edição 2247

16
Ele casou com duas e não contou pra nenhuma JUIZ INOVA E RECONHECE POLIGAMIA EM MANAUS Após a morte do garanhão, viúvas souberam de tudo Tiras prendem ‘Fernando Collor’ Bandido criminoso da Zona Leste sofre impeachmeant Gretchen elogia performance da filha Terceirização aumenta 13,9% no PIM Josué de olho em Brasília Jantou chumbo em lugar de Kikão ANO 15 - Nº 2.247 - MANAUS/AM -10/04/2013 - www.maskate.com.br Rebecca desmente fofocas Jovens consomem mais açúcar que carne Obesidade no Brasil começa a preocupar Sites disseram que ela estaria em guerra com Arthur Ponta Negra entregue na quarta REABERTURA Andressa Urach, dançarina do Latino será capa da Sexy de maio/2013

Upload: jornal-maskate

Post on 22-Feb-2016

240 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 2247

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 2247

Ele casou com duas e não contou pra nenhuma

JUIZ INOVAE RECONHECEPOLIGAMIAEM MANAUSApós a morte do garanhão, viúvas souberam de tudo

Tiras prendem ‘Fernando Collor’

Bandido criminoso da Zona Leste sofre impeachmeant

Gretchen elogia performance da filha

Terceirização aumenta 13,9%

no PIM

Josué de olho em Brasília Jantou chumbo em lugar de Kikão

ANO 15 - Nº 2.247 - MANAUS/AM -10/04/2013 - www.maskate.com.br

Rebecca desmente fofocas

Jovens consomem mais açúcar que carne

Obesidade no Brasil começa a preocupar

Sites disseram que ela estaria em guerra com Arthur

Ponta Negra entregue na quarta

REABERTURA

And

ress

a U

rach

, dan

çari

na d

o La

tino

ser

á ca

pa d

a Se

xy d

e m

aio/

2013

Page 2: Edição 2247

FALA

SÉRI

O!

|02|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 10 de abril de 2013

maskate.com.br

Justo e oportuno O governador Omar Aziz foi

direto ao assunto: “...a partir do próximo vestibular para o curso de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), os alunos aprovados na cota do interior terão o compromisso de cumprir um ano de serviço, de-pois de formados, nos seus mu-nicípios de origem”. Ou seja, o custo do investimento terá um mínimo de contrapartida e quem ganha é o ribeirinho.

Pra minimizar o abandono Atualmente, 50% das vagas oferecidas pela UEA

para o curso de Medicina são para estudantes do interior do Estado. A medida, que constará de projeto de lei a ser encaminhado para aprovação da Assembleia Legis-lativa do Estado (ALE-AM), visa minimizar a falta de médicos no interior.

Apelo dramático Omar já havia recorrido à

presidente Dilma para ameni-zar a dificuldade crônica de se manter um médico no beiradão, especialmente os mais distantes e empobrecidos. Ele reivindi-cava a legalização de médicos estrangeiros que já atuam ile-galmente no interior.

Dever de casa Omar Aziz entregou a representantes de prefeituras

do interior do Amazonas 24 ambulâncias, nove veículos do tipo picape, 218 motocicletas, 12 semi-reboques, 29 equipamentos de termonebulização (UBVs costais) e 17 motores de popa (de 15 e 40HPs), num total de R$ 5,4 milhões para reforçar o serviço de remoção de pacientes e as ações de vigilância em saúde.

Abandono permanece “Isso ajuda a resolver problemas como o transporte

de pacientes, mas não elimina as necessidades de aten-dimento médico especializado”, disse Omar que também aguarda medida do Governo Federal que permita a con-tratação de médicos estrangeiros, caso as vagas em pro-cessos seletivos não sejam preenchidas por brasileiros.

Déficit assustador O governador mostrou o tamanho da encrenca: “O

déficit atual é de 1.500 médicos no Amazonas”. O Mi-nistério da Saúde já aprovou a implantação do serviço na região metropolitana e municípios do Alto Solimões e a meta é implantar o Samu em todos os 61 municípios do interior até o final de 2014.

Região metropolitanaA Região Metropolitana de Manaus, também conhe-

cida como Grande Manaus, é uma das 52 regiões me-tropolitanas do Brasil, situada no estado do Amazonas. Criada pela Lei Complementar Estadual nº 52 de 30 de maio de 2007, é formada pela união de oito municípios: Manaus, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Mana-capuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. O termo refere-se à extensão da capital amazo-nense com seus municípios vizinhos, apesar de distantes, e com baixa densidade demográfica, 21,44 hab./km².

Ponte Rio NegroEm 24 de outubro de 2011 foi inaugurada a Ponte

Rio Negro, com o objetivo de conurbar com mais faci-lidade os municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão com a capital amazonense. Além disso, a Região Metropolitana de Manaus é um dos maiores parques in-dustriais da América Latina. Sozinha, representa 60% da população do estado do Amazonas e cerca de 14,89% da população de toda a Região Norte do Brasil.

NINGUÉM MERECE!• Enquanto isso, servidores públicos concursados, salvas honrosas exceções, seguem tratando os pacientes como gado, sem qualquer resquício de respeito humano.

• Nas repartições o livro de ponto é motivo de chacota e as ausências são religiosamente justificadas por atestados médicos falaciosos.

• Segunda-feira é o dia fatal. Os excessos de fim de semana são chamados viroses secundárias, pra descrever o dia da ressaca geral da segundona.

Versículo do Dia

Santo do Dia - SSanta Madalena de Canossa

Ótimo - MP propõe audiência pública para discutir transporte coletivo em Manaus. Um dos itens a serem discutidos será o aumento na tarifa de ônibus.

Por que estás ao longe, SENHOR? Por que te escondes nos tempos de angústia?Salmos 10:1

A santa de hoje é fundadora das ‘Filhas da Caridade’, congre-gação que iniciou em

Veneza, Itália. Nasceu em Ve-rona, no ano de 1774 e faleceu com 61 anos. Mas viveu o céu já aqui, acolhendo a salvação e sendo canal dela para muitos. Perdeu cedo seus pais. Teve seu chamado à vocação religiosa,

numa consagração total, mas não foi aceita na primeira ten-tativa, porém, não parou no pri-meiro obstáculo. Uma mulher mística. Pela sua vida de oração e seu amor a Jesus Crucificado, galgou degraus para uma místi-ca profunda, sendo muito sen-sível à dor dos irmãos. Viveu num tempo difícil, de guerras, precisando refugiar-se em Vene-

za. Ali, ela discerniu o carisma como fundadora, e na prática - por causa dos órfãos, enfermos e vítimas da guerra - sua cari-dade era ardente e reconhecida por muitos. Napoleão Bonapar-te conhecia seu testemunho e a chamava de ‘anjo da caridade’. Entrou na glória de Deus, por-que deixou a glória de Deus a transformar aqui.

Bom - Cidades do Amazonas atingidas por cheia vão receber ajuda humanitária. Cinco municí-pios da calha do Rio Juruá serão os primeiros beneficiados.

Péssimo - Cesta básica de Manaus chega ao valor de R$ 328,49 em março, alta de 4,55%. Diante deste cenário, a capital amazonense passou a ocupar a 3ª colocação.

O dia 10 de abril na História

1912 - O RMS Titanic deixa o porto de Southampton, Inglaterra, com destino à cidade de Nova Ior-que (EUA).

1921 - Sun Yat-sen é eleito pre-sidente da República da China.

1970 - Paul McCartney anuncia publicamente o fim dos Beatles.

1992 - Emancipação dos Mu-nicípios de Areal e Rio das Ostras no Estado do Rio de Janeiro.

847 - É eleito o Papa Leão IV.1241 - Batalha de Mohi, o

exército húngaro esmagado pelo exército mongol, liderado por Batu e Subedei.

1808 - Napoleão oferece a co-roa da Espanha a seu irmão, José.

1815 - Erupção vulcânica do Monte Tambora, na ilha indonésia de Sumbawa, sendo a maior re-gistada até a actualidade, matando mais de 100 000 pessoas.

1741 - Frederico II, da Prússia, derrota os austríacos e conquista a Silésia, na Polônia.

1861 - Inicia a Guerra da Se-cessão entre os Estados do Norte e do Sul, nos Estados Unidos.

CIDADE DOS MALUCOS

CASTANHEIRAS - Piscina particular na rua 16, quadra 12

Diretor: Miguel Jorge Mourão | [email protected] executivo: Mário Bakunin | [email protected] adm.: Joyce Tavares |[email protected]. de redes sociais: |[email protected]

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

[email protected]ção: (092) 3673-6333 | [email protected]: (092) 3673-9333 | [email protected].: (092) 3673-7445 | [email protected] São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Page 3: Edição 2247

maskate.com.br |03|MaskateManaus, 10 de abril de 2013

Salomão, o mais sábio e romântico de todos os reis de Israel, construtor do Templo de Jerusalém, tinha setecen-tas mulheres e, obviamente, muita riqueza para atendê--las. Seus súditos pagavam tributos em ouro e de ouro eram os acessórios todos da corte salomônica. Seria por ocaso essa razão para tanto contentamento no harém? O fato é que Salomão mantinha um relacionamento estável com todas elas, devidamen-te consignado na legislação do Talmude. No Amazonas, a coisa é mais devagar e só agora a justiça admite a união estável de um homem com duas mulheres. A decisão é considerada incomum nas Varas de Família e abre possi-bilidade para que outras famí-lias em situações semelhantes possam pedir esse direito na Justiça. Na prática, a Lei se curva aos fatos e é obrigada a reconhecer a poligamia.

Justiça abre brechas para reconhecer poligamiaq “Não se pode permitir que em nome da moral se ignore a ética”

Na teoria a prática é outra

Pensões e partilha de patrimônio

“O que importa são as pessoas!”

O que é Poligamia

Maomé autorizou

A vida não se apreende apenas na teoria. Durante as audiências com o testemu-nho das duas mulheres e dos interessados (filhos do fale-cido), além de depoimentos de vizinhos, colegas de tra-balho e conhecidos dos en-volvidos no caso, ficou claro ao magistrado que as duas conviventes não tinham co-nhecimento da existência uma da outra e nem dos fi-lhos gerados nesses rela-

cionamentos. Segundo o magistrado, a jurisprudência nos Tribunais, quando se analisa união estável para-lela, é variada e, de modo geral, “grande parte nega proteção com base no Direi-to de Família, no princípio da monogamia, ou com base na mera diferenciação entre concubinato e união estável, gerada pela simples presen-ça de um impedimento ma-trimonial”.

O fato agitou as Varas de Família de todo o país. A união estável simultânea de um ho-mem com duas mulheres foi re-conhecida pelo juiz de Direito da 4ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Manaus, Luís Cláudio Cabral Chaves, esta semana. O processo é de 2008, iniciado quase dois anos depois do envolvido nos relacionamen-tos ter falecido. É uma decisão incomum na jurisprudência fa-miliar. As duas mulheres, após a morte do companheiro, ficaram impedidas de receber os direi-tos previdenciários e de resolver questões patrimoniais. A partir de agora, com a sentença transi-tada em julgado, as duas poderão requerer esse direito. A decisão também abre possibilidade para que outras famílias em situações semelhantes possam pedir esse direito na Justiça.

Por mais que as Leis e a Igreja alimentem com intransigência o conceito tradicional de família que se constitui pelos pais e filhos unidos por um casamento, regulado pelo Estado, a própria Constituição Federal de 1988 ampliou esse conceito, reconhecendo como entidade familiar a união estável en-tre homem e mulher. Agora, com o apelo ao casamento gay também isso está atropelado pelos fatos. O Direito deve proteger todas as formas de família, não apenas aquelas consti-tuídas pelo casamento, o que significou uma grande evolução na ordem jurídica brasileira, impulsionada pela própria realidade. Esta foi a argumentação ética do magistrado. Segun-do seu ponto de vista, “Deixar de reconhecer famílias simultâneas não fará com que dei-xem de existir. Não se pode permitir que em nome da moral se ignore a ética, assim como que dogmas culturais e religiosos ocupem o lugar da Justiça até porque o Estado brasilei-ro é laico, segundo a Constituição Federal”.

Poligamia, do grego muitos matrimônios, é a união reprodutiva entre mais de dois indivíduos de uma espécie. No reino ani-mal, a poligamia se refere à relação onde os animais mantém mais de um vín-culo sexual no período de reprodução. Nos humanos, a poligamia é o casamento entre mais de duas pessoas. Os casos mais típicos são a poliginia, em que um ho-mem é casado com várias mulheres, e a poliandria, em que uma mulher vive casada com vários homens. Não deve confundir-se com o amantismo, que é tam-bém comum nas socieda-des humanas, mas em que o laço com um parceiro sexu-al para além do casamento não é, nem aceite pela lei, nem na maior parte das ve-zes, de conhecimento públi-

co. permitida por algumas religiões e pela legislação de alguns países.

A poligamia já foi regra nos grupos humanos em estado natural]. Durante a história, a poligamia foi amplamente usada, ten-do como principal causa a grande diferença numérica entre homens e mulheres ocasionada pelas guerras. Atualmente mesmo em países onde esta é uma pra-tica legal esta caindo em desuso, sendo amplamente usada somente em áreas de conflito. A questão sempre esteve também no centro do debate religioso. O Velho Testamento fala de um per-sonagem como Jacó, que teve duas mulheres, duas servas e doze filhos (vários deles com as servas). Essa prole viria a dar origem às doze tribos de Israel.

No Islão, por outro lado, ela tem sido pratica-da desde sempre (o próprio profeta Maomé teve 16 casamentos simultâneos). O Alcorão sugere a poliga-mia como uma alternativa ao homem que não se con-sidera capaz de cuidar dos órfãos, indicando que este deve tomar duas, três ou quatro esposas, porém se não for capaz de lidar jus-tamente com elas, deve se restringir a apenas uma es-posa. Hoje, continua a ser adotado em alguns países muçulmanos e em proces-so de adoção em outros, o costume é regulamentado pelo Alcorão que tolera a poligamia e permite um máximo de 4 esposas.

A poligamia faz parte da cultura de várias socie-dades humanas, mas tem geralmente causas econó-micas. Como consequên-cia das guerras, em que muitos povos estiveram envolvidos e em que par-ticipavam principalmente os homens, muitas mulhe-res (e seus filhos) ficavam viúvas (e órfãos) e uma forma de prestar assistên-cia a essas pessoas sem meios de subsistência, era o casamento. Outras cau-sas incluem o êxodo rural, em que muitos homens tro-cam o campo pela cidade, ou migram para outros pa-íses, em busca de emprego, deixando um “excesso” de mulheres nas aldeias.

Page 4: Edição 2247

POLÍT

ICA

|04|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 10 de abril de 2013

maskate.com.br

Na cidade de Boa Vista do Ramos, no último sábado (6), a deputado federal licenciada e secretária de governo (SE-GOV) Rebecca Garcia (PP) negou haver “declarada guer-ra” contra o vice-governador José Melo (PMDB) e o pre-feito de Manaus Artur Neto (PSDB) em decorrência do

processo eleitoral, como foi implantado em sites de pesso-as ligadas ao senador Eduardo Braga (PMDB). Ela partici-pou ao lado do governador Omar Aziz (PSD) da entrega de implementos agrícolas as pessoas ribeirinhas e visitou obras do estado.

A secretária afirmou que

todos são aliados quando o tema é desenvolvimento do Estado do Amazonas, feito através de políticas públicas. “Tenho uma ótima relação com o professor Melo e con-tato direto com ele. Com o prefeito Artur tenho ótima re-lação também. Mas não tenho tido contato com ele”, disse.

Ela negou ainda haver procurado ou mantido con-tato com o vice-prefeito de Manaus Hissa Abraão (PPS) oferecendo cargos numa

chapa em 2014. “Não é ver-dade. Assim como eu nunca fui procurada para tratar do assunto. Só tive com o vice--prefeito (Hissa) duas vezes

em visita dele a sede do go-verno estadual. Nunca para tratar de política”, afirmou.

Ex-vice-líder da presi-dente Dilma Roussef (PT) na Câmara dos Deputados em Brasília, Rebecca Garcia em 2010 estava cotada para ser candidata à prefeita de Ma-naus e abdicou desse direito após “manobras nada repu-blicadas”, que resultaram no afastamento político entre ela e o senador Eduardo Bra-ga (PMDB). Agora, ela tem se destacado na SEGOV e é nome forte para concorrer ao cargo de vice-governadora ou ajudar disputando outro cargo, no grupo do governa-dor Omar Aziz (PSD)

O Amazonas pode terminar esse dia nove de abril mais for-te politicamente em Brasília, caso o STE vote favoravel-mente ao aumento do número de deputados federais do esta-do, em sessão a ser realizada hoje à tarde. O presidente da Assembleia Legislativa, Josué Neto recebeu vinte e uma mo-ções de apoio de câmaras mu-

nicipais do interior, assinadas por mais de 100 vereadores em apoio a essa causa. Josué Neto vai acompanhar pessoalmente a votação.

Nas justificativas, as câma-ras municipais lembram que o aumento do número de parla-mentares federais do Amazo-nas é legal e está previsto na Constituição Brasileira, em

acordo com o número de ha-bitantes. Entre as câmaras que oficializaram apoio estão as lo-calizadas nos seguintes muni-cípios: Manicoré, Apuí, Novo Airão,Autazes, Manacapuru, Beruri, Lábrea,Caapiranga, Boca do Acre, Codajás, En-vira, Tonantins. Iranduba, Anori, Maués e Japurá, entre outras.

Rebecca desmente guerra contra ArthurqA secretária afirmou que todos são aliados quando o tema é desenvolvimento do Estado do Amazonas

Só falatórios, diz a bela

Josué de olho em Brasília

Universitários discutem Plano Diretor

Trabalhos começarão mais cedo

Previsto para chegar a Câmara Municipal de Ma-naus (CMM) já no mês de maio, o novo Plano Diretor de Manaus poderá também ser discutido entre os es-tudantes dos cursos de Ar-quitetura e Urbanismo das Faculdades e Centros de Ensino Superior de Manaus. A informação foi dada pelo presidente da Câmara Mu-nicipal de Manaus, vereador Bosco Saraiva (PSDB) ao presidente do Conselho Re-gional de Engenharia (Crea--AM) Telamon Barbosa Fir-mino Neto e ao presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Amazo-

nas (Sinduscon-AM), Eduar-do Lopes que estiveram na manhã desta segunda-feira (8), na CMM para assegurar que as duas entidades estão a disposição do Legislativo Municipal para acompanhar os debates sobre a revisão do Plano.

“Tão logo chegue à CMM, o Plano receberá pro-postas dos vereadores e pas-sará por uma intensa discus-são técnica provocada pelos parlamentares. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CRAU) tam-bém será convidado para acompanhar os trabalhos na CMM”, assegurou Bosco.

O presidente da Câma-ra Municipal de Manaus (CMM), vereador Bosco Sa-raiva (PSDB) propôs que as sessões plenárias iniciem às 8horas a partir de segunda -feira (15) e não mais as 9h como é hoje. A justificativa é para que dê tempo para to-dos os vereadores se pronun-ciarem e também discutam as matérias, o que hoje não vem dando tempo. Segundo Bosco, a ideia entrará em vo-tação amanhã, quando o ple-nário tiver cheio.

“Eu acordo cedinho, en-tão, amanhã quando o ple-nário tiver cheio, vamos co-

locar em votação”, destacou. A maioria dos vereadores presentes, cerca de 24 não se manifestou, apenas alguns cinco concordaram com o Bosco. A discussão come-çou porque os vereadores, Marcelo Serafim (PSB), Luiz Alberto Carijó (PDT), Mário Frota (PSDB), Elias Ema-nuel (PSB) e Waldemir José (PT), entre outros, alegaram que o grande expediente, está sendo menor que o pequeno expediente, pois os vereado-res falam em bloco e existem bloco com oito vereadores, onde não há tempo restante para a discussão.

Page 5: Edição 2247

maskate.com.br |05|MaskateManaus, 10 de abril de 2013

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde (MS) revela que aumentou a par-cela da população residente em Manaus que está acima do peso ideal ou que é obe-sa. O percentual de pessoas com sobrepeso cresceu de 45% para 50% e o de obesos passou de 15% para 18%, se-gundo o levantamento, reali-zado no ano passado, ‘Vigi-lância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crô-nicas por Inquérito Telefôni-co’. Os resultados, apontam os indicadores da pesquisa, refletem o baixo porcentual de famílias que consomem regularmente frutas e hor-taliças, associado a elevada quantidade de pessoas inge-rindo alimentos nocivos à saúde, como o leite com teor integral de gordura e ao re-duzido índice populacional praticando atividade física. A quantidade populacional da capital do Amazonas que está acima do peso conside-rado ideal passou de 43,7% para atuais 50%, e a de obe-sos subiu de 13,5% há cinco anos para 18%, segundo a pesquisa realizada pelo MS em todas as capitais do País.

O Ministério da Saúde considera a obesidade infan-til uma epidemia. Os dados mais recentes (referentes a 2009) indicam que uma em cada três crianças brasileiras entre 5 e 9 anos está acima do peso ou obesa. Os resulta-dos da pesquisa são alarman-tes. Mostram que, além de o leite e a água praticamente desaparecerem da dieta dos jovens, na média geral, as crianças e os adolescentes consomem cerca de 21 quilos de açúcar por ano só conside-rando as bebidas. A pesquisa indica, por exemplo, que um adolescente de 11 a 17 anos ingere cerca de 26 quilos de açúcar por ano com as bebi-das - quase 45% a mais do que ele poderia consumir no período (18 quilos), conside-rando o açúcar presente em todo tipo de alimento, não apenas nas bebidas.

Sobrepeso e obesidade acendem sinal de alerta qJovens estão consumindo em média 26Kg de açúcar por ano

“Estamos vivendo um fenômeno universal de aumento dos casos de so-brepeso e obesidade in-fantil. No Brasil, isso vem se acentuando nos últimos 20 anos, especialmente em decorrência da maior oferta de alimentos e das melho-res condições econômicas das famílias”, diz Cláudio Leone, professor da Facul-dade de Saúde Pública da USP e um dos autores do

estudo. Segundo o profes-sor, muitas famílias subs-tituem o refrigerante por sucos industrializados por considerarem mais saudá-vel, sem ter ideia de que esse tipo de produto muitas vezes tem tanto açúcar ou mais do que uma latinha de refrigerante. “As mães acham que o fato de ter uma fruta estampada na embalagem significa que é saudável”, diz. .

Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose processo mórbido) é uma doença crônica mul-tifatorial, na qual a reser-va natural de gordura au-menta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade. É resultado do balanço energético po-sitivo, ou seja, a ingestão alimentar é superior ao gasto energético. Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é vista, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública: o excesso de peso predispõe o orga-

nismo a uma série de doen-ças, em particular doença cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2, apneia do sono e osteoartrite.

Segundo o IBGE, em pesquisa feita em 2008 e 2009, no Brasil a obesida-de atinge 12,4% dos ho-mens e 16,9% das mulhe-res com mais de 20 anos, 4,0% dos homens e 5,9% das mulheres entre 10 e 19 anos e 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas entre 5 a 9 anos. A obesidade au-mentou entre 1989 e 1997 de 11% para 15% e se man-teve razoavelmente estável desde então sendo maior no sudeste do país e menor no nordeste.

As crianças e os adolescen-tes brasileiros estão trocando o consumo de água e leite por bebidas açucaradas, como re-frigerantes e sucos industria-lizados ou em pó - o que têm aumentado consideravelmente os casos de obesidade infantil, além dos riscos para o desen-volvimento de doenças antes

observadas em adultos, como diabete tipo 2 e hipertensão. A constatação - que reforça a necessidade de mudanças de hábitos alimentares - está no primeiro estudo epidemioló-gico brasileiro que avaliou o consumo de bebidas entre crianças e adolescentes de 3 a 17 anos em cinco capitais: São

Paulo, Rio, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. A pesqui-sa, desenvolvida por pesquisa-dores da Faculdade de Saúde Pública da USP, da Faculdade de Medicina do ABC e do Ins-tituto da Criança do HC, foi publicada no BMC Public He-alth, de acordo com O Estado de São Paulo.

A obesidade pode ser definida por termos rela-tivamente absolutos. Na prática, a obesidade é ava-liada em termos absolutos e também pela sua distri-buição na circunferência da cintura ou pela razão entre as circunferências da cintu-ra e do quadril. Além disso, a presença de obesidade deve ser avaliada enquanto fator de risco cardiovascu-lar e outras condições mé-

dicas que podem aumentar o risco de complicações.

IMC, ou índice de mas-sa corporal, é um método simples e amplamente di-fundido de se medir a gor-dura corporal. A medida foi desenvolvida na Bélgica pelo estatístico e antropo-metrista, Adolphe Quéte-let. É calculado dividindo o peso do indivíduo em qui-los pelo quadrado de sua altura em metros.

Pandemia preocupante

Entenda a obesidade

Obesidade infantil é epidemia

Água por refrigerante

Classificação do problema

Page 6: Edição 2247

AMAZ

ONAS

|06|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 10 de abril de 2013

maskate.com.br

A Praia da Ponta Negra, localizada na Zona Oeste de Manaus, será reaberta nesta quarta-feira (9), confirmaram os titulares da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Márcio Noronha, e do Instituto Municipal de Planejamento Ur-bano e Ordem Social (Implurb), Roberto Moita. De acordo com

a Semcom, o balneário receberá a visita do prefeito Artur Neto (PSDB) às 17h da quarta-feira, para um ato oficial, e será aber-to em definitivo ao público na quinta-feira (10), a partir das 6h.

A Semcom informou ainda que o prefeito vai verificar a instalação de todos os equipa-mentos necessários para a se-

gurança dos banhistas, como as dez placas de sinalizações nas áreas de uso proibido ou sem condições de balneabi-lidade. Além disso, Artur co-meçará a distribuir a cartilha elaborada pelo Instituto Muni-cipal de Planejamento Urbano (Implurb) para auxiliar os fre-quentadores do local.

A Praia da Ponta Negra, localizada na Zona Oeste de Manaus, será reaberta nesta quarta-feira (9), confirmaram os titulares da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Márcio Noronha, e do Instituto Municipal de Planejamento Ur-bano e Ordem Social (Implurb), Roberto Moita. De acordo com

a Semcom, o balneário receberá a visita do prefeito Artur Neto (PSDB) às 17h da quarta-feira, para um ato oficial, e será aber-to em definitivo ao público na quinta-feira (10), a partir das 6h.

A Semcom informou ainda que o prefeito vai verificar a instalação de todos os equipa-mentos necessários para a se-

gurança dos banhistas, como as dez placas de sinalizações nas áreas de uso proibido ou sem condições de balneabi-lidade. Além disso, Artur co-meçará a distribuir a cartilha elaborada pelo Instituto Muni-cipal de Planejamento Urbano (Implurb) para auxiliar os fre-quentadores do local.

Em menos de seis meses em 2012, a Praia da Ponta Negra registrou 12 mortes por afogamento em um tre-cho de cerca de 300 metros de extensão. A estatística po-deria subir para 13, mas não

há confirmação de que um corpo encontrado nas águas da praia perene no dia 16 de novembro seja decorrente de afogamento no local.

O número de mortos por afogamento na praia de Ma-

naus é quatro vezes maior do que o registrado na Praia de Copacabana, no Rio de Ja-neiro, ao longo de oito me-ses. O balneário está interdi-tado desde novembro do ano passado.

Ponta Negra será reaberta na quarta-feiraqAto oficial vai marcar reabertura; banhistas terão acesso na quinta-feira. Balneário está interditado desde novembro

Equipamentos de segurança

Mortes e interdição

Estudantes de medicina

Ambulâncias e equipamentos

Médicos atendem ribeirinhos

Os aprovados no curso de medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) através da cota destinada ao interior do Estado deverão prestar serviço em suas cida-des natais depois de formados. A nova medida foi anunciada pelo governador do Ama-zonas, Omar Aziz, durante pronunciamento na noite de segunda-feira (8). Atualmente,

50% das vagas oferecidas pela UEA para o curso de Medici-na são para estudantes do inte-rior do Estado.

Segundo ele, o projeto de lei será encaminhado para ser aprovado na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM). De acordo com Omar, a medida visa dimi-nuir a falta de médicos no interior do Amazonas.

Na solenidade realizada em uma casa de shows na Avenida do Turismo, Zona Oeste de Manaus, o governa-dor entregou a representantes de prefeituras do interior do Amazonas 24 ambulâncias, nove veículos do tipo picape, 218 motocicletas, 12 semi--reboques, 29 equipamentos de termonebulização (UBVs costais) e 17 motores de popa (de 15 e 40HPs), todos vol-tados para o atendimento do setor de saúde do Estado. O investimento, segundo o go-verno estadual, está orçado em R$ 5,4 milhões e visa reforçar

o serviço de remoção de pa-cientes e as ações de vigilância em saúde.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, res-saltou que foram compradas ambulâncias novas para to-dos os municípios, embora só tenha sido possível entregar 24 agora. “As outras serão entregues num prazo de 60 a 90 dias”, destacou, ressaltando ainda que os municípios tam-bém deverão receber 60 am-bulanchas para a implantação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) no interior.

O Ministério da Saúde vai trazer para o Amazonas o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Bá-sica (Provab). Pela previsão do órgão, serão 39 médicos que vão atuar nos serviços de Atenção Básica benefician-do a população de 12 muni-cípios do Estado. Segundo o Ministério, a iniciativa pro-move a qualificação médica por meio de atendimento em unidades básicas na periferia de grandes cidades, municí-pios do interior, com popu-lações carentes e de regiões remotas. Para a edição deste ano, estão previstas a espe-cialização em Saúde da Fa-

mília para os médicos, com bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais, custeada inte-gralmente pelo Ministério da Saúde. Os médicos já estão atuando nos municípios des-de o dia 1º de março.

Em todo o País, o Pro-vab promoverá a atuação de 4.392 médicos nos ser-viços de Atenção Básica de 1.407 municípios.O número de médicos pode, no entan-to, aumentar uma vez que os profissionais inscritos no Provab, mas que ainda não conseguiram ser alocados no município pleiteado, estão sendo remanejados pelo Mi-nistério da Saúde.

Page 7: Edição 2247

maskate.com.br |07|MaskateManaus, 10 de abril de 2013

A evolução da mão de obra terceirizada entre as indústrias do Polo Industrial de Ma-naus (PIM) assegurou 4,9 mil postos de trabalho e tornou--se responsável pela produ-tividade de 11, 7 milhões de quilograma líquido de partes e peças para aparelhos eletro (injeção plástica). O segmento alcançou primeiro em lugar no ranking de insumos produzi-dos em janeiro deste ano.

O crescimento no uso de mão de obra terceirizada foi de 13,9% na comparação entre os 4.919 trabalhadores terceiriza-dos em janeiro de 2013 e os 4.320 registrados no mesmo período do ano anterior, se-gundo os dados mais recentes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Terceirização aumenta em 13,9% no DistritoqMão de obra terceirizada alcançou 4.919 postos de trabalho no Polo Industrial de Manaus. Especialista dá dicas de como contratar

Fora da responsabilidade

Eixo Norte-SulRessalvas sobre procedimento

Dicas importantes

Obras do monotrilho começam

Por perder a característica de “obra para a Copa”, a construção do monotrilho saiu da responsa-bilidade da UGP Copa e passou para a Secretaria de Estado de In-fraestrutura (Seinfra). A titular da pasta, Waldívia Alencar, informou que os trabalhos estão em anda-mento. As obras foram iniciadas com a realização da prospecção e mapeamento do solo onde serão colocadas as vigas de sustentação do transporte. Das 700 sondagens previstas no projeto, 660 serão específicas para a colocação de pilares de sustentação das vigas.

Nas palavras da secretária, esse serviço “está bem adiantado”.

Questionada sobre as obras atuais de infraestrutura estarem relacionadas ao monotrilho, a se-cretária explicou que não há obra paralela especificamente para o projeto. “As ações desenvolvidas em termos de mobilidade urba-na, como os anéis viários Leste e Sul, por exemplo, fazem parte de outro projeto, embora venha a contribuir consideravelmen-te com a melhora da fluidez do tráfego de veículos na cidade”, salientou.

Ao todo, o monotrilho terá 20 quilômetros de extensão, partindo do Eixo Norte-sul (desde o Centro de Manaus) até a zona Leste, no Terminal de Ônibus 4 (no bairro Jorge Teixeira). Serão implantadas nove estações em todo o percur-so, conforme mapa abaixo. Cada trem motorizado terá capacidade para 900 passageiros. As obras do monotrilho começam pelo bair-ro Cidade Nova (zona Norte), ao contrário do primeiro projeto, com

a fase inicial começava na Avenida Constantino Nery, uma das vias de acesso à Arena da Amazônia - complexo esportivo onde ocorre-rão os jogos da Copa do Mundo de Futebol da Fifa, em 2014.

A modificação é necessária para amenizar a interferência no fluxo principal das Avenidas Tor-quato Tapajós e Constantino Nery. A construção das estações de pas-sageiros são as últimas etapas do processo.

De acordo com o economista Francisco Mourão Junior, apesar de muitos gestores e empresas terem ressalvas sobre a terceiri-zação, esse estilo de parceria vale a pena e pode ajudar a oferecer mais soluções e de forma mais ágil. “Terceirizar a mão de obra é uma boa alternativa durante os picos de produção muito comuns

no polo industrial. E, ainda conti-nua sendo uma boa saída para o empregador e para o funcionário a curto, médio e longo prazo – depende do desempenho de cada um”, avaliou.

Segundo o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Péri-co, a modalidade de terceirização

serve para reduzir o volume de in-vestimento do empresário no pro-duto final. Além de oferecer no-vas oportunidades como a criação do segmento componentista, ao transformar empregado em em-pregador especialista e parceiro na produção de bem final, criando mais oportunidades de geração de emprego e renda na indústria lo-

cal. “A vantagem da terceirização de etapas pelas indústrias reside na opção de conter a depreciação fabril ao abrir novas oportunida-des como concentrar investimen-tos e manter empregos. O mundo caminha nessa direção. É um mo-mento cíclico, já aconteceu na dé-cada de 1990 e hoje retorna com força”, afirmou Périco.

Produzir dentro de casa ou contratar alguém? Esta dúvida é comum na maioria das empresas em todos os segmentos, segundo o consultor Eduardo Kruger. Se

for terceirizar, procure um par-ceiro, não apenas um fornecedor. Procure uma empresa especiali-zada e capacitada tecnicamente, mas que também possa apoiar

estrategicamente a gestão da área em que atua, e que tenha conhe-cimento sobre o negócio da ins-tituição, como aconselha Kruger.

“Um fornecedor cumpre o contrato, um parceiro vai ajudar a identificar oportunidades de mercado e sempre vai buscar a relação ganha-ganha”, apontou o consultor. Qualquer que seja o tamanho de sua empresa, não é bom negócio tentar reduzir cus-tos exigindo que os trabalhado-res envolvidos na atividade prin-cipal da empresa abram firma ou se associem em cooperativas de trabalho. Os especialistas garan-tem que não há forma legal para escapar de assinar a carteira de trabalho dos empregados e dei-xar de pagar férias, décimo ter-ceiro salário e horas extras.

As obras de construção do monotrilho de Manaus come-çam em julho deste ano. Pelo menos é o que garantiu o coor-denador da Unidade Gestora da Copa – Amazonas (UGP Copa), Miguel Capobiango, caso ocorra a liberação de R$ 600 milhões do Programa de Ace-leração do Crescimento (PAC) – ainda análise em Brasília. A obra vai custar R$ 1,4 bilhão, sendo R$ 800 milhões que a Caixa Econômica Federal (Cai-xa) deve emprestar, em maio, ao executivo estadual.

A previsão de conclusão da obra é de 40 meses. “(O dinhei-ro da Caixa) É um financiamen-to como outro qualquer, pois

não está mais relativa ao cam-peonato mundial. A tramitação é a mesma: análise, solicitação, crédito. No caso deste proje-

to, ainda teremos uma segunda operação, a contrapartida de R$ 600 milhões, por meio da Caixa Econômica Federal”, explicou.

Page 8: Edição 2247

DEPOSITE SEU CUPOM EM QUALQUER UMA DE NOSSAS LOJAS.

Preço à vista para pagamento em dinheiro. No plano de 1+3 não haverá acrescimo de juros com entrada de 25%. Para o plano 1+4 a entrada será de 20%. O plano de 1+11 será acrescido de 7% de juros ao mês. Para retirar seu cartão TV Lar dirigir-se às lojas TV Lar, Setor Crediário. O cartão TV Lar está sujeito à análise de crédito. Ofertas válidas de 09/04/2013 a 10/04/2013. Fotos meramente ilustrativas, garantimos um estoque de duas peças por produtos anunciado. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Para possíveis erros de digitação, erratas estarão disponíveis nas lojas TV Lar. Não jogar este anúncio em via pública. Convênios TV Lar: CÂMERA - ASSALE - ASTC - ASSESI - PRODASA - SESC - SMARJ - SEBRAE - MANAUSTRANS - SMTU (GREMIO) - SEDUC.

www.tvlar.com.br | Twitter: @lojastvlar | Facebook: Lojas TV Lar

GARANTIAESTENDIDA

R$ 57,47

BEBEDOURO ESMALTEC COLUNA EGC35B BR Cód. 57950-5À Vista R$ 488,00ou 1+3x R$ 122,00 s/ juros

• 02 Torneiras• Temperatura da Água: 07 • Bandeja Removível

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 41,65

MÁQUINA LAVAR ROUPA ARNO LAVETE SUPER ML20 Cód. 67597-1À Vista R$ 328,00ou 1+3x R$ 82,00 s/ juros

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 43,97

R$ 38,63 R$ 103,40

MAXMAXMAXMAXMAXMAX

1 ANO R$ 129,68• Capacidade de lavagem• Secagem 8 Kg• Cor: branca• Ajuste de nível de água• 12 Programas de lavagem• Bivolt: 110v / 220v

MÁQUINA LAVAR ROUPA ELECTROLUX 8KGLTE08 / Cód. 66219-4À Vista R$ 878,00ou 1+3x R$ 219,50 s/ juros

1 ANO R$ 129,68• Capacidade de lavagem• Secagem 8 Kg• Cor: branca• Ajuste de nível de água• 12 Programas de lavagem• Bivolt: 110v / 220v

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 53,12

R$ 74,78COND AR ELECTROLUX 7500BTUS MAXI EC07F 110V Cód. 57434-1À Vista R$ 635,00 ou 1+3x R$ 158,75 s/juros

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 44,00

R$ 46,99

FOGÃO CONTINENTAL ASTRA 4BFGCT004PCód. 67656-2À Vista R$ 399,00 ou 1+3x R$ 99,75 s/ juros

REFRIGERADOR ELECTROLUX 380L 2P F DW42X INOX Cód. 67627-3À Vista R$ 1.958,00 ou 1+3x R$ 489,50 s/ juros

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 83,28

R$ 230,58

REFRIGERADOR ELECTROLUX 380L 2P Cód. À ou

R$ 26,50FORNO MICRO-ONDAS ELECTROLUX 18L MEF28 BR - Cód. 63400-0À Vista R$ 225,00ou 1+3x R$ 56,25 s/juros

• 18 litros• Menu Faça-Fácil / Kids• Menu Descongelar• Trava de segurança

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 43,15

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 14,51CAFETEIRA MONDIAL BELLA AROME 14X C-09 Cód. 67504-1À Vista R$ 54,00ou 1+3x R$ 13,50 s/juros

• Tampa basculante• Sistema corta pingos• Colher dosadora

R$ 15,78

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 20,31

VENTILADOR MONDIAL COLUNA 40CM NV-06Cód. 66282-8À Vista R$ 134,00ou 1+3x R$ 33,50 s/juros

Page 9: Edição 2247

ANO 15 - Nº 2.247 - MANAUS/AM - 10/04/2013 - www.maskate.com.br

Saia do vermelho investindo no Fala Mourão

A Regina Ferreira foi com o filhote (Tá no Sangue, hein!) no pro-grama. Ela telefonou e ganhou R$ 50. Ganhou nos Dados, tudo pelo Telefone no Ar, e foi esta terça-feira matar a pau a parada. Miguel Mourão fez a proposta de conceder R$ 200,00 para ela não rodar a roleta e ela, mas ela foi até o fim. Ganhou uma oncinha.

Natan Balieiro bate ponto

O internacional Natan Balieiro bateu ponto no programa Fala Mourão e falou um pouco de seu começo profissional até chegar o sucesso na TV.

R$ 1.600,00 para você

Esta é a grana que está no Acumulado. Ele pode ser seu. Basta ligar para o número 2101 7026, às terças-feiras e quintas-fei-

ras, diga a senha correta e aí é só jogar. O Ismael, do Alvorada III, acreditou, ligou, ganhou e vai nesta quarta, só receber a onça.

Page 10: Edição 2247

|10|MaskateManaus, 10 de Abril de 2013

maskate.com.br

Será realizada no dia 1º de junho, em Manaus, a 20ª edi-ção da “Marcha para Jesus”, evento que espera reunir mais de 700 mil pessoas na capi-tal, segundo a organização. A concentração será a partir das 14h, na Rua Japurá, área cen-tral da capital, e os participan-tes caminharão até o Centro de Convenções (Sambódro-mo), Zona Centro-Oeste.

Trios elétricos e carros tam-

bém devem seguir o percurso até o Sambódromo. Em se-guida, haverá shows regionais e louvores. O presidente da Ordem de Ministros Evangé-licos do Amazonas (OMEAM), Valdiberto Rocha, que orga-niza o evento, informou que a atração nacional para esta edição ainda passa por acer-to de detalhes. “Está tudo em negociação com a atração na-cional, mas ainda não pode-

mos anunciar”, disse Rocha. A edição do último ano reuniu quase 400 mil pessoas duran-te show gospel do Diante do Trono no Sambódromo. “Es-peramos superar a expectati-va de público como todos os anos. Anualmente, o evento vem superando as expecta-tivas com uma média de au-mento de cem mil pessoas. Esperamos, pelo menos, 700 mil pessoas”, disse.

Marcha para Jesus pretende reunir 700 mil pessoas

REDE

S SOC

IAIS

jorn

al@

mas

kate

.com

.br

Filarmônica apresenta quinteto de Sopros

O projeto “Sesc Partitu-ras” apresenta, no próximo sábado (13), em Manaus, o Quinteto de Sopros da Amazonas Filarmônica. A apresentação ocorre na na Sala Cláudio Santoro, no Sesc Centro, com entrada gratuita, às 19h. De acordo com o Sesc, no concerto se-rão apresentadas composi-ções de Ernesto Hartmann,

Othonio Benvenuto, Rafael Bezerra de Souza, Fernan-do Cerqueira, Guerra-Peixe, Francisco Mignone, Azael Neto.

O Sesc Partituras é uma biblioteca digital sem fins lucrativos que visa preser-var e difundir o patrimônio musical brasileiro, demo-cratizando o seu acesso através da disponibilização

de partituras digitalizadas e editoradas. As obras podem ser obtidas no portal do projeto, o www.sesc.com.br/sescpartituras. O projeto foi lançado em 2012.

O Quinteto de Sopros da Amazonas Filarmônica foi criado em 1998 pelos músi-cos da orquestra com obje-tivo de divulgar a música de câmara.

Facebook

Twitter

Michele Feitosa

Douglas@pim654

Jose Luiz Oliveira

♥ Eliane Mota ♥@_ElianeMota

Larissa Santos

Tadeu Araujo@jtaraujo

Josiel Wladimir Abreu

ronne cassio lopes d@ronne_eletricis

Page 11: Edição 2247

Mischa Barton apro-veitou a tarde de ontem para passear pelas ruas de Los Angeles na se-gunda-feira, 8. Além de seu short rasgado e cur-tíssimo, o que realmente chamou atenção foram as novas curvas da atriz. Com alguns quilinhos a mais, ela andou pelo lo-cal com look despojado enquanto tomava seu suco.

No início do ano, Mis-cha foi acusada de dar calote em uma clínica médica que a ajudou du-rante uma fase de rehab, em 2009.

Um dia depois de Chris Brown ter aparecido com loira em boate, Rihanna tam-bém foi curtir a noite de Los Angeles, na segunda-feira, 8. A cantora chegou sozinha e com vestido curtinho na boa-te Greystone Manor e parecia estar bem, mesmo com o fim da namoro. Mais cedo RiRi era pura sensualidade com dança ousada durante apre-sentação que aconteceu no Staples Center.

O anúncio do término do relacionamento foi feito por Chris durante uma en-trevista a uma rádio de Los Angeles.”Você ainda está com Rihanna?”, perguntou o jor-nalista ao rapper que respon-deu com um “Uh, não. Essa é a resposta curta”.

maskate.com.br |11|MaskateManaus, 10 de Abril de 2013

Grávida, Kate Midd-leton será madrinha do cruzeiro Royal Princess. Personalidades como a princesa Diana, Audrey

Hepburn, Sophia Loren e Margaret Thatcher tam-bém já foram madrinhas do navio. “É uma grande honra para nós que a du-

quesa de Cambridge te-nha aceitado nosso convi-te”, diz Alen Buckelew, CEO da empresa. O navio que tem capacidade para qua-

se 4 mil passageiros irá na-vegar pelo Mediterrâneo durante o verão seguindo para o Caribe Oriental no outuno.

Kate Middleton será madrinha de cruzeiro

Charlize Theron e Seth Macfarlan podem estar apaixonados

Prestes a começar a trabalhar juntos na comédia “A Million Ways to Die in the West”, Charlize Theron e Seth Macfarlane podem estar tendo um affair fora das telas, diz informações do site “Daily Mail”. Os dois atores janta-ram em um restaurante japonês em West Hollywood na segunda-feira, 8.

Quando deixaram o local, Charlize parecia um pouco envergonhada com a situação enquanto Seth Macfar-lane distribuia sorrisos. A atriz, de 36 anos, adotou seu primeiro filho em março de 2012. Em entrevista a revista “Easy Living” ela aproveitou para dizer que leva uma vida normal, apesar de ser uma estrela de Hollywood, e que precisa controlar o apetite para manter a boa forma “Eu engordo, preciso me exercitar. Tengo espinhas e estou fi-cando velha. Tudo está acontecendo comigo exatamen-te como acontece com qualquer outra pessoa”, contou.

Halle Berry exibe barriguinha em première

Usando um vestido colado ao corpo, Halle Berry exi-biu barriguinha de três meses de gravidez em première de filme na Argentina. A atriz posou com a mão na bar-riga e desfilou no tapete vermelho da sessão especial do longa “Chamada de Emergência” nesta segunda-feira,8, em Buenos Aires.

Halle Berry, de 46 anos, e seu noivo, Olivier Martinez, de 47, esperam seu primeiro filho. Halle já tem uma fi-lha de 5 anos, fruto de um relacionamento anterior com o modelo canadense Gabriel Aubrey. A atriz chega no próximo dia 10 para lançar o filme “Chamada de Emer-gência”.

Paris Hilton tem noite romântica com o namorado

Paris Hilton teve uma noite romântica com o namo-rado, River Viiper, em uma piscina. Na madrugada desta terça-feira, 9, a socialite postou no Instagram foto do ca-sal. Assim que viu a mensagem, River usou a rede social para se declarar para a namorada: “Te amo”, escreveu ele.

Mischa Barton exibe quilinhos a mais

Rihanna curte noite em boate

Page 12: Edição 2247

POLÍC

IA

|12|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 10 de Abril de 2013

maskate.com.br

Ronda no Bairro pegasuspeitos no Educandos

Marcelo de Lima Souza, 22, Wenderson Ferreira Manço, 18, e Josivaldo Silva de Souza, 20, foram presos nesta última madrugada por volta das 02h30, no beco São Francisco, localizado na rua Nova, no bairro Edu-candos. A prisão foi registrada por Policiais Civis no 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

De acordo com os registros, a prisão ocorreu quando policiais militares faziam ronda no local e desconfiaram do comportamento de um homem que saiu correndo para uma casa, assim que viram a viatura.

Nesta casa, os policiais encontraram a41 trouxinhas de substâncias com características de entorpecentes, sacos para embalagem, colher e faca. De acordo com testemunhas, esta é uma área de grande periculosidade devido ao tráfico de entorpecentes.

Dupla envolvida em crime de homicídio

Ação policial coordenada pela delegada titular do 11º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Tatiana Feijó, re-sultou na prisão de, Antônio Pereira da Silva Filho, 43, e Humberto Luiz Camelo Girão, 57. Antônio, que é natural de Teresina (PI), e Humberto estavam sendo investiga-dos por envolvimento em homicídio ocorrido durante as eleições do 2º turno, em outubro do ano passado. O crime ocorreu quando os dois estavam voltando da Ponta Negra e se envolveram em uma confusão.

De acordo com testemunhas, a vítima foi atacada com uma barra de ferro e pisadas na cabeça e, segundo os familiares, veio a óbito em consequência da violên-cia. As prisões aconteceram no bairro de São Francisco e Coroado. Os dois homens foram autuados por homi-cídio (Art. 121/CPB) e serão levados para a Cadeia Pú-blica Raimundo Vidal Pessoa, onde ficarão à disposição da Justiça.

Preso após assaltono estacionamento

Ladihone Ferreira dos Santos, 27, foi preso por rou-bo no bairro Nova Cidade, Zona Norte, por tiras da 6ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). Ele e um comparsa já investigado pela Polícia Civil abordaram a vítima no estacionamento de um comércio na avenida Nepal. Com uma arma calibre 38, Ladihone e o com-parsa, que fingiu estar armado, ameaçaram a vítima e a obrigaram a entregar a chave do carro, um Siena preto, placas NOL – 1258.

O fato foi testemunhado pelo dono do estabeleci-mento, que junto com um grupo de mototaxistas con-seguiu segurar Ladihone até a chegada da polícia. La-dihone foi autuado em flagrante por roubo (Art. 157/CPB) no 15º DIP e encaminhado para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa.

A Força Tática do Comando de Policiamento de Área Leste da Polícia Militar prendeu na madrugada desta terça-feira (9), o taxista, Luiz Carlos dos Santos Pacheco, 18, Rodrigo Souza Fernandes, 21, e dois irmãos Thiago dos Santos, 19 e Camili dos Santos, 21, e também um adolescente de

17 anos que estava na compa-nhia do grupo foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Apurações de Atos Infracionais (DEAAI).

A prisão dos quatro foi du-rante patrulhamento na Ave-nida Brigadeiro Hilário Gurjão, Jorge Teixeira 3. Os policiais avistaram o grupo de sus-

peitos dentro de um taxi, de-monstrando nervosismo. Na abordagem eles encontraram com os suspeitos, duas armas calibre 38 e seis munições in-tactas. Em depoimento o gru-po negou conhecer o taxista Luiz Carlos, que foi liberado, mas não quiseram explicar porque estavam armados.

Thiago, Rodrigo e Cami-li, foram conduzidos ao 30º DIP, onde foi feito o auto de flagrante por porte ilegal de arma de fogo (Art. 14/CPB) formação de quadrilha (Art. 288/ CPB) e corrupção de

menores (Art. 218). Todos fo-ram encaminhados à Cadeia Pública Desembargador Rai-mundo Vidal Pessoa e o ado-lescente foi levado para a De-legacia Especializada em Atos Infracionais (Deeai). Ainda

conforme a polícia, um dos detidos, um homem de 19 anos, é suspeito de ser autor de um homicídio, ocorrido no dia 28 de outubro de 2011, também no bairro Jorge Tei-xeira, Zona Leste da capital.

Táxi lotado de bandidos é abordado pela Força Tática

Menor levado para a DEAAI

População colabora com SSP e secretário agradece

O secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, confirma mais uma vez o apoio que toda a polícia do Amazonas, vêm recebendo da população. As ligações telefô-nicas e cartas anônimas denunciam crimino-sos e através da Força Tarefa, coordenada pelo delegado Oscar Cardoso, ações são desenca-deadas e muitos bandidos acabam presos em flagrante delito em seus redutos de crimes.

Assaltantes, estupradores, traficantes, este-lionatários e também fugitivos de Justiça, Já foram para a cadeia com ajuda de informa-ções recebidas pelo Disk-Denúncia da SSP/AM. Um exemplo recente de participação da

população, ocorreu nesta terça-feira de ma-nhã, quando foi preso, Fernando Bernardo de Souza, 25, vulgo “Fernando Collor”. Ele co-mandava crimes de furto, receptação e até trá-fico de entorpecentes, na Rua Nova, bairro de Santo Agostinho (Zona Centro-Oeste).

Page 13: Edição 2247

maskate.com.br |13|MaskateManaus, 10 de Abril de 2013

ESSA TAL LIBERDADE

Uma rotineira discussão entre ex-namorados aca-bou em giratórias e golpes de artes marciais, na noite de ontem no bairro União da Vitória, zona Leste. Celso Gonçalves Souza, 25, se estressou com sua ex-amada Gislaine Mota da Silva, 21, que estava com umas con-versas erradas de querer ter mais liberdade para sair com as amigas e que o namoro a estava sufocando demais. Celso analisou as reivindicações e chegou a conclusão que o problema era falta de porrada na cara, já que até então ele vinha respeitando muito a infeliz. Ele não contou conversa e enquanto a mulher tagarelava, virou com uma giratória na lata que a fez embiocar. Gislaine queria fazer novas amizades, mas depois das porradas mudou de ideia e passou a apre-ciar mais a companhia única e exclusiva do Celso. Toda fumada, ela foi bater no João Lúcio.

PRIORIDADE MÁXIMAO viciado em drogas e agressivo por natureza

Edson Laborda Gomes, 19, conseguiu encurtar sua temporada na Terra, ao arranjar confusão com Deus e o mundo e ser brutalmente assassinado, na noite de domingo. O bichinho morreu no Pronto-Socorro Dr. Platão Araújo, depois de pegar porrada na rua de ninguém sabe quem. O povo da casa dele estava as-sistindo TV, quando ele apareceu nas últimas todo es-bagaçado. Edson não conseguiu nem apontar quem o tia arrebentado. Ele foi levado ao PS, mas foi pro saco rapidinho. O crime está sendo visto como prioridade mais do que prioritária na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

O belíssimo Deyvid do Nasci-mento Calheiros, também conheci-do pelo simpático apelido de ‘Café’, 21, infelizmente veio a óbito, ontem, mesmo estando no auge de sua saú-de. Ele pegou dois balaços no seu cérebrozinho e morreu na rua Tama-rindo, no João Paulo 2, na Zona Les-te, no domingo à noite.

O mais interessante dessa história toda é que quem matou nosso ami-go era um brother dele, identificado pelo singelo apelido de ‘Galo Preto’.

Galo Preto é traficante e costu-ma ser bastante persuasivo quando quer contratar alguém para traba-lhar para ele. Deyvid trabalhou um tempo e estava gostando do empre-

go no tráfico porque lhe dava moral e grana para gastar com altas gatas. O problema é que tentaram matar ele a um tempo atrás e ele acabou sendo hospitalizado. Depois que saiu do hospital, ele ficou cabreiro e passou a evitar o Galo Preto com medo de que a concorrência o elmi-nasse de vez.

Galo Preto fez o convite de novo para Deyvid, que declinou solene-mente, com todo o respeito. Galo Preto, então, fez novamente o con-vite e novamente, Deyvid recusou. Domingo, ele foi pessoalmente à casa de Deyvid e o convidou para conversar. Ele estava sorridente e parecia muito feliz, por isso Deyvid

achou que ele estava de boa.Galo o chamou para lanchar e ele

topou na hora, porque estava bro-cada e pensando em um X-salada esperto.

No meio do caminho, quando ninguém estava olhando, Galo sacou seu trabuco e meteu dois pipocos na caixola do amiguinho, encerran-do assim a participação deste jovem rapazola na sociedade humana do planeta Terra. O trafica saiu vazado e deixou o presunto lá.

O crime será tratado como prio-ridade máxima pela Delegacia Espe-cializada em Homicídios e Seqües-tros, que todo dia está prendendo homicida, só que não.

O desocupado Abner Silva de Oliveira, 23, deu entrada na madrugada de ontem, depois de ser atingido com vários gol-pinhos de garrafa de vidro quebrada em suas costi-nhas, peito e bracinhos. O motivo foi o mais inte-ressante possível. Quem o massacrou foi a própria esposa, depois que o fla-grou penetrando o ânus de um travesti em cima da cama do casal, dentro de casa. Que maravilha! Lindo para a cara dele. A

vizinhança da Rua 48, no Japiim 1, Zona Sul, não fala em outra coisa. Parece que a mulher saiu e disse que voltava bem tarde. O Abner que é um abnegado esposo, não contou con-versa e tratou de realizar as suas fantasias doentias com um fresco de rua. Pegou o frescão e botou ele de quatro em cima da cama. Quando estava de-tonando o boga do rapaz, a mulher chegou em casa e partiu pra cima dele com a garrafa.

ACEITOU CONVITE PARA LANCHAR E MORREU COM DOIS BALAÇOS

TRAVECO GOSTOSO DESTRÓI CASAMENTO

3215-20503215-2050

Av. Castelo Branco nº 102 - Cachoeirinha

MULTIMARCAS

ASSALTO À LINHA 127Jonathan Silva da Costa, 20, achou que

já estava na hora de fazer alguma coisa no-tável em sua vida medíocre e tosca e resol-veu entrar em um ônibus com uma escope-ta, apontando para cara de todo mundo a fim de conseguir uns trocados. O resultado desta atitude inusitada foi que ele acabou preso na noite de ontem . Ele entrou em um ônibus da linha 127 da empresa Açaí Transportes, na avenida Professora Emília Cavalcante, conjunto Vila Marinho, bairro Compensa. Nesta louca empreitada ele fa-turou R$ 27 e mais um celular. O motora só fez acionar os cops e passar o bizú, que rapidinho o maluco apareceu preso e com algumas marquinhas no rosto, como se ti-vesse pego umas porradas, mas é claro que não era isso. Talvez fosse vermelhidão de vergonha, por ter roubado e sido tão tosco. Ele foi bater no xilndró do 5º DIP.

Page 14: Edição 2247

TABL

ÓIDE

|14|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 10 de Abril de 2013

maskate.com.br

Tailandês usa crocodilos como ‘guardas’

O tailandês Nathip Awirut mantém dois croco-dilos para fazer a segurança de sua casa na pro-víncia de Pitsanuklok, na Tailândia. Awirut comprou os répteis há 15 anos como animais de estimação, mas, depois que eles cresceram, decidiu usá-los como “guardas”.

Estalactites de gelo se formam em flores

Devido às baixas temperaturas, estalactites de gelo se formaram na segunda-feira (8) em flores em um jardim em Hami, na região autônoma de Xinjiang Uygur, na China.

Jovem usa corredor encerado para ‘nadar’

Em uma escola no Canadá, o jovem chamado Cole Pugsley publicou em seu canal no YouTube um vídeo de um colega “nadando” em um dos corredores da instituição. Na gravação, Chris Bell usa o chão encerado para fingir que está nadando, tomando impulso entre duas fileiras de armários (assista). A gravação se tornou bastante popular na web nos últimos dias e já foi vista mais de 2,3 milhões de vezes no site de compartilhamento de vídeos.

Dois filhotes de takin tibetano (também conhecido como sichuan takin) mediram forças e se encararam nesta terça-feira (9) no zoológico de Berlim, na Alemanha. Considerada uma espécie ameaçada, o takin tibetano é nativo de regiões do Himalaia.

Após um polêmico vídeo (assista), divulgado na sema-na passada, mostrar uma pá carregadeira destruindo uma

Mercedes, a companhia de seguros Allianz24 informou que a cena fazia parte de uma campanha publicitária. Nesta

terça-feira (9), a Mercedes destruída foi exibida perto de uma estação de trem em Zu-rique, na Suíça.

Filhotes de takin tibetano se encaram

Empresa de seguros exibe Mercedes destruída

Page 15: Edição 2247

|15|MaskateManaus, 10 de Abril de 2013

maskate.com.br

ALDEIA GLOBAL A VERDADE DOS SONHOS

PIADAS

Quarto - Bem iluminado: sucesso e lucros. Vazio: falta de dinheiro. Verse num quarto com mulher: in-trigas. Sorte: vaca.

RECEITA

RISOTO DE TOMATEIngredientes

400 g de arroz, de preferência parboilizado500 g de tomates maduros ao ponto ou 1 caixinha de purê de

tomate1 raminha de manjericão fresco1 dente de alho1 cebola pequena50 g de manteiga3 colheres (sopa) de azeite de oliva700 ml de caldo de carne magra2 colheres (sopa) de queijo raladoSal

Modo de preparo

Lave e deixe escorrer os tomates.Em seguida disponha em círculos e um prato, ou uma bandeja de

papelão, e leve ao forno microondas programado na potência máxi-ma, por 30 segundos.

Tire do forno e, depois de uns 10 minutos, tire a pele, as sementes e corte os tomates em pedacinhos.

Enquanto espera os tomates esfriarem, escolha o arroz.Corte a cebola em fatias finas e coloque no recipiente que vai usar

para cozinhar o risoto, do tipo caçarola de bordas altas.Junte os alhos esmagados, o raminha de manjericão, o azeite e

metade da manteiga.Leve o recipiente ao forno microondas programado na potência

máxima e, passado 1 minuto, junte os tomates, ponha 1 pitada de sal, mexa.

Volte com o recipiente ao forno para cozinhar por cerca de 3 mi-nutos.

Mexa uma só vez na metade do tempo.Ferva o caldo de carne no fogão.Depois de 3 minutos finais indicados acima, junte o arroz e o cal-

do fervendo aos tomates.Mexa.Recoloque o recipiente no forno microondas e deixe cozinhar por

12 minutos na potência máxima, se preferir o arroz mais cozido, au-mente o tempo cerca de 1 minuto.

Passados 5 minutos, mexa o arroz, tampe o recipiente e continue o cozimento.

Quando estiver cozido, incorpore o resto da manteiga e o queijo.Prove e, se necessário, ponha o sal.Mantenha o risoto em descanso, tampado e no forno desligado,

por 3 minutos.Depois de retirar o dente de alho e o raminho de manjericão, sirva

com queijo ralado.

No Departamento de Imigração

Sexo?3 vezes por semanaNão… eu quero dizer masculino ou feminino.Não importa.

Zezinho na paquera

Zezinho chega para aquela vizinha gostosona e pergunta:- Você quer casar comigo?- Eu nao gosto de crianças.- Nao faz mal, a gente evita…

O crack

Oque o crack falou pro usuário ?_ você me acende hoje e eu te apago amanhã!

No lar para idosos

Dois velhinhos conversando:- Você prefere sexo ou Natal?- Sexo, claro! Natal tem todo ano, enjoa.

A anestesia

O bêbado passa em frentea um templo evangélico e escuta o maior barulho,gente chorando, gritando, desmaiando, berrando, estre-mecendo.Ele pergunta a alguém que está na porta:- Que é que está acontecendo ai dentro?- Jesus está operando, irmão!E o bêbado:- Esse cara não usa anestesia não?

Antes De Ler Prenda a Respiração…

Tipos de peidosApaixonado – assume o peido da mulher amadaArtista – ensaia antes de peidarAssassino – estrangula o peidoAtleta – peida e sai correndoAzarado – aquele que peida e o peido sai altoCientista – engarrafa o peido para analisarCínico – peida e pergunta quem peidouCorajoso – avisa que vai peidarCovarde – peida e foge do mau cheiro

Horóscopo do DiaÁriesPrefira agir por conta própria, com independência e au-tonomia. E não perca tempo confrontando ninguém. A não ser você mesmo, pois é tempo de introspeção tam-bém. A Lua minguante em seu signo indica um período de finalizações importantes.

TouroPaixões tórridas estão na pauta do período, mas com a Vênus em Áries, pode ser apenas fogo de palha. Apro-veite essa energia para agir com coragem, para resolver o que for preciso e conquistar espaço. Não perca tempo remoendo questões.

GêmeosSe estiver atrasado nos estudos ou no trabalho, com a Lua em Áries, tem um bom período para colocar tudo em dia. Se quiser ampliar sua rede de contatos, este é o melhor momento também. Mas evite exaurir suas ener-gias.

CâncerPela manhã, o clima pode pesar. A Lua se encontra com Urano e briga com Plutão. Situações para as quais faz vista grossa podem vir à tona para que sejam resolvidas de vez. Tudo em nome de algo melhor no futuro.

CURIOSIDADESExperimentos mais Bizarros já feitos Dar LSD para Elefantes

O que acontece se você der LSD a um elefante? Na sexta-feira 03 de agosto de 1962, um grupo de pesquisa-dores Oklahoma City decidiu descobrir. Warren Thomas, diretor do Zoo da cidade, disparou uma seringa conten-do 297 miligramas de LSD em um elefante. Com Tho-mas estavam dois colegas cientistas da Universidade de Oklahoma School of Medicine, Louis Jolyon West e Ches-ter M. Pierce. 297 miligramas é um monte de LSD - cerca de 3000 vezes o nível de uma dose humana típica. Na verdade, ela continua sendo a maior dose de LSD jamais dada a uma criatura viva. Os pesquisadores perceberam que, se eles iam dar LSD a um elefante, que é melhor não dar-lhe muito pouco.

Thomas, West e Pierce explicou mais tarde que o ex-perimento foi projetado para descobrir se o LSD induziria o estado de cio em um elefante, cio sendo uma espécie de loucura temporária, elefantes machos às vezes experi-mentam durante o qual eles se tornam altamente agres-sivos e secretam um líquido grudento de suas temporais glândulas. Seja qual for a razão para o experimento, qua-se que imediatamente deu errado. O elefante reagirou ao tiro, como se uma abelha havia picado. Ele alardeou em torno de sua pena por alguns minutos, e depois tom-bou ao seu lado. Horrorizados, os pesquisadores tenta-ram reanimá-lo, mas cerca de uma hora depois ele estava morto. Os três cientistas concluíram acanhadamente que, “Parece que elefantes são altamente sensíveis aos efeitos do LSD.”

ObediênciaImagine que você se ofereceu para uma experiência,

mas quando você aparece no laboratório você descobre que o pesquisador quer que você assassine uma pessoa inocente. Você protesta, mas o pesquisador declara com firmeza: “O experimento requer que você faça isso.” Você quer matar a pessoa? Quando perguntado o que faria em tal situação, as respostas quase todo mundo que é claro que eles se recusam a cometer o assassinato. Mas o experimento de Stanley Milgram sobre obediência , reali-zado na Universidade de Yale na década de 1960, revelou que esta crença é errada. Se o pedido for apresentado no caminho certo, quase todos nós muito obedientemente se tornaremos assassinos.

Um voluntário (que era, na realidade, um ator) tentaria memorizar uma série de pares de palavras. O voluntá-rio outro (o sujeito real) leria os pares de palavras e dar ao aluno um choque elétrico cada vez que ele tem uma resposta errada. Os choques aumentaria em intensidade por quinze volts a cada resposta errada. O experimento começou. O aluno começou a receber algumas respos-tas erradas, e logo os choques atingiu 120 volts. Neste ponto, o aluno começou a gritar: “Ei, isso realmente dói.” Em 150 volts o aprendiz gritou de dor e pediu para ser solto. Confuso, grande parte dos voluntários se virou e perguntou ao pesquisador o que devem fazer. Ele sempre respondeu calmamente: “O experimento requer que você continue.” Milgram não tinha nenhum interesse no efeito da punição no aprendizado. O que ele realmente queria ver era por quanto tempo as pessoas iriam pressionar o botão de choque antes que eles se recusassem a partici-par mais. Será que eles permaneceriam obedientes à au-toridade do pesquisador até o ponto de matar alguém?

LeãoTudo está mais rápido. Não é hora de ponderar nem de perder tempo com dúvidas. Finalize trabalhos e negociações, esclareça dúvidas, agilize os assuntos possíveis. É hora de arrumar a casa e mudar de as-sunto.

VirgemPeríodo acelerado. Aproveite pra colocar pendên-cias em dia, mas redobre a atenção nas que exi-gem mais atenção e detalhamento. A Lua segue em Áries, a impaciência está em pauta. Respire fundo para descansar a mente.

LibraAgilize todas as pendências possíveis hoje. Vênus seguem em Áries, a Lua também, fica mais fácil cul-tivar dinamismo e poder de decisão. Fale com fran-queza, esclareça mal entendidos nas parcerias e no romance.

EscorpiãoCultive o espírito comunitário para somar forças e multiplicar a energia. Lua, Urano e Plutão indicam possíveis turbulências, atritos e disputas para aque-les que não incorporaram devidamente o poder.

SagitárioHaja com franqueza e naturalidade para finalizar os assuntos possíveis. Autonomia e independên-cia são as palavras de ordem. Atividades ao ar li-vre, jogos e esportes estão favorecidos.

CapricórnioPeríodo de recolhimento e finalizações impor-tantes. Trabalhos independentes ou autônomos estão beneficiados, evite serviços monótonos, longos e repetitivos. Este é o momento ideal para solucionar de vez problemas do passado.

AquárioHora de tomar iniciativas, de encaminhar as devi-das soluções para questões pendentes. De colo-car ordem na casa e recarregar as baterias. A Lua nova chega amanhã. Prepare-se para uma nova arrancada determinando a direção que deve se-guir.

PeixesA mente está ágil e a palavra afiada. Dinamize tudo o que for necessário para conseguir cum-prir as metas. Tudo urge, imprevistos colocam em cheque sua capacidade de improviso.

Page 16: Edição 2247

|16|MaskateManaus, 10 de Abril de 2013

maskate.com.br

Gretchen comenta sobre Thammy na TV

Gretchen não cabe em si de alegria após ter visto a cena da filha, Thammy Mi-randa, dançando ao som de “Conga, la conga” na novela “Salve Jorge”. “Ainda estou chorando aqui por causa da novela. Ela (Thammy) é meu orgulho, minha vida meu tudo. Esse é o caminho dela. Ainda estou aneste-siada com as cenas que vi. Estou em êxtase. Não sei o que dizer, só que meu cora-ção não cabe no meu pei-to”, disse Gretchen ao EGO.

A cantora dividiu ainda a mensagem deixada no Facebook de Glória Perez, autora da novela. “Glória. Sempre te admirei pela mu-lher e mãe que você sem-pre foi. Sofri com você cada minuto pela tua filha e sei o que teu coração sentiu e sente. Recebe minha filha como tua cria também. Es-tou tão longe fisicamente e indiretamente, com esse trabalho, você tem feito por

ela o que eu talvez nao po-deria fazer. Ela nasceu como atriz pelas tuas mãos. En-tão, só tenho que dividi-la com você. E te agradecer e te amar mais ainda que já amava. Obrigada minha amiga. Gretchen”.

Durante a cena exibida no capítulo desta segunda,

8, a policial Jô, personagem de Thammy, aparece toda produzida e de peruca em uma boate da Turquia, onde ficam as mulheres trafica-das. Ao som de “Conga, la conga”, Jô dançou e rebo-lou e chamou a atenção de um dos mafiosos da trama, vividos por Adriano Garib.

Rogéria diz que adora ser homem em entrevista

Em entrevista ao pro-grama “De Frente Com Gabi”, que vai ao ar na quarta-feira, 10, a atriz e transformista Rogéria fala sobre os 50 anos de carreira, sua história e sua luta pela igualdade entre os gêneros. “Adoro o ho-mem que sou”, disse ela à apresentadora. Rogéria nasceu no interior do Rio de Janeiro em 1943, com o nome de Astolfo e co-meçou sua carreira como maquiadora e já foi ve-dete, cantora, jurada de televisão e atriz.

Durante o papo com Marília Gabriela, Rogé-ria opinou sobre assun-tos como homossexua-lidade: “Eu não acredito

que um homem de ver-dade tenha problema com isso.” Ela também comentou sobre a polê-mica que envolve o bei-

jo gay na TV: “Não sou contra nada, mas se a maioria diz que não quer ver, eu tenho que ficar calada.”

Jesus Luz e seu irmão Reynan

Jesus Luz posou ao lado do irmão, Reynan Luz, para dar aquela forcinha e apre-sentar o caçula, que dese-ja seguir seus passos no meio artístico, ao público. Em imagens divulgadas por sua assessoria, os dois aparecem de terno, fazen-do um estilo mais formal,

mas também mostram a cumplicidade entre eles em uma foto mais relaxada.

Reynan tem 17 anos e acaba de terminar o ensi-no médio. No momento, ele está fazendo aulas de canto e deve se matricular em breve em um curso de teatro. Ele também toca

guitarra desde os 9 anos e bateria e se prepara para fazer uma participação no CD da banda Blake Rim-baud. Jesus, atualmente, está no ar como ator em “Guerra dos Sexos”. Ainda este ano, ele lança seu se-gundo CD de música ele-trônica.

Daniela Mercury e Malu Verçosa voltam à Bahia

Depois de tempora-da em Portugal, Daniela Mercury e Malu Verçosa voltaram a Salvador, na Bahia, na noite desta se-gunda-feira, 8. “Voltamos à nossa cidade! Obrigada a todos pelo apoio e ca-rinho. Felizes!”, escreveu Malu Verçosa em legen-da de foto postada na rede social Instagram.

Na última quarta-feira, 3, Daniela Mercury usou o Instagram para comu-nicar que estava tendo um relacionamento com a jornalista Malu Verço-sa e postar imagens ro-mânticas das duas. “Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração pra cantar”,

escreveu Daniela, que aparece muito sorridente

nas fotos e mostra que já está até usando aliança.