jornal de gravataí. 15 a 17 de maio de 2015. edição 2233

12
Gravataí, 15, 16 e 17 de maio de 2015 ANO IX | Edição # 2233 Sexta-feira, sábado e domingo sex sáb dom 26º 27º 26º 13º 14º 15º Identidade é a atração do Lechiguana neste sábado Contracapa Trabalhadores fazem apelo por medidas que protejam os empregos na indústria em Gravataí Página 5

Upload: jornal-de-gravatai

Post on 22-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal de Gravataí. 15 a 17 de maio de 2015. Edição 2233

Gravataí, 15, 16 e 17 de maio de 20151

Gravataí, 15, 16 e 17 de maio de 2015

ANO IX | Edição # 2233

Sexta-feira, sábado e domingo sex sáb dom

26º 27º 26º13º 14º 15º

Identidade é a atração do Lechiguana neste sábadoContracapa

Trabalhadores fazem apelo por medidas que protejam os empregos na indústria em Gravataí

Página 5

Page 2: Jornal de Gravataí. 15 a 17 de maio de 2015. Edição 2233

Gravataí, 15, 16 e 17 de maio de 20152

O Brasil está cansado de ser afrontado pela corrupção (e da politização em volta dela). Entre dezenas de de-núncias, o Mensalão já culmi-nou em um processo des-gastante, que levou embora a confiança do povo no atual sistema parlamentar – vide os protestos ocorridos nos últimos anos. Entretanto, os escândalos não pararam por aí. O mais recente, o caso da Petrobras, reacendeu uma impressão nacional de que, em um país polarizado, tudo descamba para a troca de acusações.

Em Nova York, partici-pando de um seminário com empresários e investidores, o ex-presidente Fernando Hen-rique Cardoso colocou fogo no jogo político. Ele afirmou que os atuais casos de cor-rupção no Brasil têm origem no governo de Lula. “Es-ses malfeitos vêm de outro governo, isso tem que deixar bem claro. Vêm do governo Lula, começou aí”, declarou. FHC aproveitou também para defender o aprofundamento das investigações da Lava Jato para que o país saiba quem são os responsáveis.

Sobre um possível impe-achment de Dilma, o ex-pre-sidente manteve a posição a qual vem defendendo cate-goricamente: não concorda. Para o tucano ainda faltariam aspectos jurídicos a uma decisão dessa magnitude. No seminário, enfatizou que um processo de impeachment não “pode ser discutido em abstrato e depende da com-provação de vínculo entre o governante e irregularida-

des”.Há de se lembrar que no

pleito de 2014, Dilma Rous-seff rebateu os ataques de Aécio Neves sobre a Petro-bras com a tese do engave-tamento. Ela afirmou que na gestão do PSDB supostas ocorrências de corrupção eram arquivadas pela Procu-radoria Geral da República. A presidente reeditou esse ar-gumento inúmeras vezes en-quanto a Operação Lava Jato estava em vias de conclusão. Farpas de um terceiro turno eleitoral? Talvez um prólogo do primeiro turno de 2018.

O julgamento do escânda-lo deixará muitos feridos pelo caminho – de partidos dife-rentes, pelo visto. A política brasileira está em convulsão. Destarte, o interminável em-bate entre direita e esquerda esconde a inação, ou seja, a inoperância que tanto nos governos do PT quanto do PSDB a população precisou conviver. É por essa razão que, há décadas, muitos dos mesmos problemas perma-necem assolando a vida do cidadão. Até quando? E quem será o próximo ao qual a culpa será atribuída? Não há justificativa a esse jogo público de mesquinharias eleitoreiras. Já passou da hora de mudar o país, para sempre.

Opinião

Diretor geral: Moacir Menezes

Diretor administrativo: Gabriel Diedrich

Editor-chefe: Jacson Dantas

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

51 3421.3381 / 3423.1792

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64 - Bairro São Vicente - CEP 94070-001 - Gravataí - RS - Brasil

www.2mnoticias.com.br [email protected]

Diagramador: Jacson Dantas

Redação: Filipe Foschiera e Jacson Dantas

Depto. Comercial: Adilson Mendes

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda

CNPJ nº 03.851.285/0001-62

Registro nº 39987 do livro A-4

Tiragem: 8.000 exemplares

Fundação: 22 de março de 2005

Filiado:

CUTUQUE NOS VERMELHOS

Gabriel Bocorny Guidotti

Bacharel em Direito e estudante de Jornalismo

RADAR

Espaço para o leitor ENVIAR imagens da cidade ou do seu cotidiano (algo que queira compar-tilhar conosco) além de poder denunciar problemas da comunidade em busca de soluções.

Participe pelo e-mail [email protected] Whatsapp (51) 9415.3122

Estudantes do município realizaram caminhada pela paz no trânsito na tarde de terça-feira (12). A atividade faz parte

do cronograma da programação do Maio Amarelo e contou com a participação de mais de 150 pessoas.

CHARGE

Page 3: Jornal de Gravataí. 15 a 17 de maio de 2015. Edição 2233

Gravataí, 15, 16 e 17 de maio de 20153

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 serão abertas no próximo dia 25 de maio e seguem até 5 de junho. O anúncio foi feito na quinta-feira (14) pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. As provas do exame estão marcadas para os dias 24 e 25 de outubro. Interessados poderão se inscrever pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - http://enem.inep.gov.br/.

Para se inscrever, são necessários os documentos de identidade e CPF. Aqueles que quiserem utilizar o Enem para retirar a Certificação de Conclusão do Ensino Médio devem indicar o desejo no ato de inscrição.

Uma novidade para esta edição do Enem é o aumento da taxa de inscrição, que passa a ser de R$ 63 - até o ano passado era R$ 35. Apenas os alunos de escolas públicas e os candidatos que se encontram em situação de carência socioeconômica são isentos do pagamento.

O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior. Desde 2009, a prova passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais com a criação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A prova também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira, além do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

No ano passado, mais de 8,7 milhões de estudantes se inscreveram no exame.

Projeto Mais Educação é retomado em

36 escolas municipais

Seis mil alunos participam do programa, além de receberem café da manhã, almoço e lanche, participam de diversas oficinas

O Programa Mais Educação, realizado através de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura, atende seis mil alunos que fazem parte do Bolsa Família ou que encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, está sendo desenvolvido em 36 escolas da rede municipal de educação.

Para a secretária de Educação, Sonia Oliveira, o programa cumpre um papel social na comunidade escolar. “O Mais Educação contempla outras iniciativas, como Escola Aberta e Projeto de Vida – jovens de 15 a 17 anos. Os jovens se integram através deste

projeto. Esperamos que o Governo Federal mantenha os repasses para este ano”, declarou Sonia.

A coordenadora do programa no município, Maria Aparecida dos Santos, ressaltou que este ano o programa está sendo aberto em 36 escolas municipais. “As escolas estão abrindo o programa com recursos que sobraram do ano de 2014, pois o Ministério da Educação (Mec), ainda não efetuou o repasse para o primeiro semestre de 2015”, observou.

Desenvolvido em sete horas diárias, de segunda a sexta-feira, os alunos, além de receberem café da manhã, almoço e lanche, participam de oficinas de acompanhamento pedagógico, cultura e artes, esporte e lazer, meio ambiente, tecnologias e mídias, entre outras. O valor do repasse é para subsidiar o ressarcimento do transporte e alimentação dos monitores voluntários que trabalham no programa e a aquisição de materiais para as oficinas.

Maria Aparecida lembrou que o Mais Educação tem,

além da questão social, o objetivo de auxiliar os alunos na aprendizagem, através do acompanhamento pedagógico e trabalhar as demais habilidades, como o esporte a dança, a música, o teatro no contra turno escolar.

A Escola Municipal de Educação Fundamental Ivete Serafim, localizada na parada 90, no Bairro Dona Mercedes, é um exemplo que o Mais Educação é um programa aceito pela comunidade escolar. Basta chegar à escola e conversar com alunos, professores, funcionários e monitores, todos sem exceção estão felizes com a volta do Mais Educação.

A professora comunitária do Mais Educação, Maria Zélia Beltrame Nunes, está muito realizada com a volta do Mais Educação. “Apesar de termos começado com um número mínimo de alunos, o programa volta com toda a força”, referiu Maria Zélia.

Segundo Maria Zélia, o foco do Mais Educação na escola é ensinar aos alunos a viver na sociedade, ser um cidadão de bem. “Os pais destes alunos saem cedo de casa para trabalhar, os filhos vem à escola e no resto do tempo ficam pela rua ou em casa, sozinhos. Nosso propósito é de que estas crianças permaneçam no ambiente escolar e busquem um caminho na vida. Atualmente temos 30 alunos no programa que não possuem alimentação regular em casa, por isso o Mais Educação é fundamental para esta comunidade escolar”, acrescentou a professora comunitária.

Educação

ENEM 2015 Inscrições começam

no dia 25 de maio As provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro em todo o país

Page 4: Jornal de Gravataí. 15 a 17 de maio de 2015. Edição 2233

Gravataí, 15, 16 e 17 de maio de 20154 Política

A Câmara de Vereadores de Gravataí es-tará homenageando na próxima terça, dia 19, a Escola Adelaide de Lima Linck (Polivalente), pela passagem dos seus 40 anos.

O convite para a cerimônia – que será real-izada na própria escola (Rua dos Ciprestes ,nº 100, Castelo Branco) - é extensivo à direção, alunos, ex-alunos, professores, diretores e todos que deram sua contribuição nesses 40 anos do Polivalente.

No detalhe, faixa confeccionada pela di-reção da Escola convidando a comunidade a prestigiar a cerimônia.

GABRIEL [email protected]

Paulo busca solução

Moção de parabenização

CAMPANHA DO AGASALHO 2015

O vereador Paulo Silveira (PSB) esteve na Secre-taria Municipal de Obras Públicas onde foi recebido pelo titular, Paulo Ricardo Martins, o Paulão. Eles trataram sobre problemas na Travessa Belém, do bairro Mato Alto. Silveira solicitou a canalização da rede cloacal em toda sua extensão. A ação foi solicitada pelo morador Raul Machado que pediu que o vereador buscasse sen-sibilizar o poder público para problemas da comunidade. P secretário disse que a região vai receber serviços de infraestrutura em breve.

Os vereadores Carlito Nicolait, Alemão da Kipão, Alex Peixe, Carlos Fonseca, Dimas Costa, Paulinho da Farmácia, Fred Pinho e Robertinho Andrade apresentaram uma Moção de Parabenização pelos 15 anos de carreira do MC Capella.

A Prefeitura, através do Gabinete da Primeira-dama Patrícia Bazotti Alba, com o apoio do prefeito Marco Alba e da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social, lançou oficialmente na quarta-feira (13) a Campanha do Agasalho 2015, que seguirá até 15 de agosto. Durante a tarde, uma comitiva, conduzida pela primeira-dama Patrícia, realizou uma blitz de divulgação da Campanha no Centro, com a distribuição de material informativo sobre os pontos de arrecadação das doações que foram entregues aos motoristas, pedestres e ao co-mércio local. Parabéns pela iniciativa que é muito válida para agasalhar os mais necessitados no inverno que se aproxima.

Bom senso prevalece

Trabalhadores aceitam redução

A Câmara de Porto Alegre manteve o veto do prefeito José Fortunati ao projeto que autor-izava a venda de bebida alcoólica nos estádios de futebol da capital gaúcha. Prevaleceu o bom senso. Permitir a volta do trago seria um grande retrocesso na luta pela paz no futebol.

Os trabalhadores da Dana, que fabrica peças para a Mercedes Benz, em Gravataí, aprovaram, na manhã de quinta-feira, uma redução na carga horária. A proposta da empresa, que foi aceita, é de uma diminuição de 10% na carga horária e redução no salário de 5%. Outra assembleia ocorreu no período da noite. No entanto, con-forme o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, o resultado foi o mesmo. A crise econômica nacional atinge em cheio a indústria e, inevitavelmente, as fábricas instala-das na cidade e fornecedoras de montadoras de automóveis sentem as consequências. A junção de esforços de todas as partes envolvidas nesse processo é a única forma de garantir a manuten-ção dos empregos.

40 ANOS DO POLIVALENTE

Page 5: Jornal de Gravataí. 15 a 17 de maio de 2015. Edição 2233

Gravataí, 15, 16 e 17 de maio de 20155Cidade

Com a exigência de medidas urgentes, trabalhadores metalúrgicos fizeram um apelo para assegurar empregos no munícipio diante de um cenário econômico ruim. O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, ressaltou o momento é muito crítico, mas que os problemas não foram originados recentemente.

- As montadoras do Brasil inteiro estão com os pátios entupidos de automóveis. O debate é necessário. Se o trabalhador perder o emprego, o consumo cai e acaba com o comércio - disse.

Em sua manifestação o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí lembrou também que a queda no volume de produção dos veículos é fruto de uma diminuição do poder aquisitivo da população.

- Estamos pagando o custo de um projeto que se esgotou e quem está pagando isso é a sociedade brasileira. Trabalhadores pagam com seus empregos e o povo com o aumento do custo de vida e com a inflação que está trazendo um efeito avassalador na economia. Trabalhadores não são culpados e nem empresários, mas sim o Governo Federal. O problema é que não vemos uma solução a curto e médio prazo - discursou o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Edson Dorneles.

Um dos temores dos gaúchos é que se repitam aqui, ações tomadas nacionalmente. Recentemente a General Motors abriu o segundo

plano de demissões voluntárias (PDV). A medida foi aplicada na fábrica de São Caetano do Sul (SP) e teve como objetivo adequar a produção à atual demanda do mercado.

- Sabemos o quanto essa crise pode afetar o Rio Grande do Sul. Começou em Charqueadas, foi para Rio Grande e atinge a região metropolitana, especificamente em Gravataí onde há uma montadora que possui um trabalho forte de conquistas da classe trabalhadora e com as vendas sempre em alta - declarou o diretor de relações da Força Sindical-RS, Cláudio Correa.

Para tentar amenizar os impactos da crise, foi criado na última semana o Comitê de Acompanhamento Permanente da Crise, que conta com participação do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí e apoio do prefeito Marcos Alba e do presidente da Câmara, vereador Juarez Souza.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos da Borracha de Gravataí, Moacir Bittencourt, fez um apelo para autoridades presentes para que ajudem a recuperar o desempenho da indústria na cidade.

- Além do desemprego que a queda na produção vai gerar, há um desaquecimento e perda de arrecadação do município - disse.

O prefeito municipal de Gravataí, Marcos Alba, destacou que a mobilização da sociedade gravataiense busca preservar o direito sagrado dos trabalhadores em

ter seu emprego e poder ter recursos para sustentar a si e seus familiares.

- O polo industrial da cidade, consagrado e reconhecido, foi reforçado pela presença da GM aqui. Entre 2003 e 2013 tivemos um crescimento médio de 14% na economia do município. Em 2014 e em 2015 já percebe-se um decréscimo nesses índices, reflexo da crise econômica quer afeta o Brasil. Agora ocorre a cobrança de erros cometidos pela condução da economia nacional - afirmou Alba.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Juarez Souza, reforçou a necessidade de preservar os índices de emprego na cidade.

- A crise econômica que o pais está enfrentando chegou com forca em Gravataí. Por isso, precisamos estar mobilizados para evitar o crescimento do desemprego em nossa cidade. O perfil econômico do município, baseado na indústria, já está sofrendo os efeitos ruins das demissões que grandes empresas estão promovendo. É fundamental estancar esse processo e resgatar a forca trabalhadora do município - salientou.Uma reunião entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí e a direção da General Motors, será marcada para continuidade dos debates. A data e local ainda não estão definidas.

Esta quarta-feira (13) teria sido mais um dia de Feira de Adoção na Praça Borges de Medeiros, se um fato inédito não tivesse ocorrido. Um cão, que se encontrava perdido no Centro de Gravataí, foi reconhecido por um rapaz que parou para ver os animais e identificou o animal, que foi levado de volta para seu lar. A realização da Feira é da Prefeitura, através da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA) e do Canil Municipal e ocorre semanalmente, sempre as quartas-feiras, no horário entre 10h e 16h.

Logo que a equipe do Canil Municipal chegou a Praça Borges de Medeiros, um cachorro de grande porte aproximou-se dos gradeados com os cães para serem adotados e por ali ficou durante todo o dia. Dócil e simpático, o animal chamava

a atenção de quem passava pelo local da feira. Pedestres eram surpreendidos com “abraços” do cão, apelidado de Malhado devido à mesclagem das cores branco e preto de seu pêlo. Quando Cristiano Silveira avistou o cão, o reconheceu na hora.

“Eu conheço ele cachorro, é o Malhado. Faz três dias que ele sumiu lá da rua onde eu moro”, disse o morador do Bairro Neópolis. “Sentimos falta dele, pois o Barbudinho, o Malhado e a Amarela não tem donos. Eu e alguns vizinhos é que cuidamos deles, dando comida e agasalho para passar a noite”, contou o rapaz enquanto acomodava o Malhado no banco do carro. “Graças ao fato de estar ocorrendo a feira e eu ter parado para ver os cães que estavam para adoção, o

Malhado e eu nos reencontramos e vamos voltar juntos para casa”, completou.

A responsável pela Feira do Canil, Nelma Rosangela Scheid, disse que em alguns dias, são adotados até sete animais. “Lá no Canil a média diária é de quatro adoções e a feira tem ajudado a aumentar esse número, porque o resultado é sempre positivo, pois a gente faz a divulgação, alerta para os cuidados que é preciso ter com os pets e esclarece dúvidas sobre o serviço que realizamos”, explicou Nelma. A

coordenadora do Canil Municipal, Luana Trindade, esclareceu como funciona o processo de adoção. “Quem quiser adotar qualquer um dos animais deve preencher uma ficha com seu nome completo e contato, para que possamos ter um controle”, declarou. No início de cada feira, são disponibilizados cinco cães. À medida que são adotados, mais animais são trazidos do canil. “É bem simples: só chegar e adotar. Se a pessoa não tiver condições de transportar o cão até sua casa, nós mesmos levamos”, completou Luana.

Feira de Adoção do Canil Municipal ajuda cão a voltar para casa

Trabalhadores fazem apelo por medidas que protejam os empregos na indústria em Gravataí

Page 6: Jornal de Gravataí. 15 a 17 de maio de 2015. Edição 2233

Gravataí, 15, 16 e 17 de maio de 20156 Esportes

Canoas Vôlei tem novo técnico

Campeonato de Bocha da Associação Amigos do Parque termina na próxima segunda-feira

Canoas (RS) - O Canoas Vôlei, modalidade que conta com apoio da Prefeitura de Canoas, a partir desta semana tem novo técnico para a temporada 2015/2016. O gaúcho Marcelo Fronckowiak é o contratado para preparar a equipe canoense para as disputas do Gauchão, Copa Brasil e Superliga de Vôlei. Na quarta-feira (13), Marcelo visitou o pre-feito Jairo Jorge em encontro que marcou o início oficial de suas ativi-dades.

O técnico gaúcho disse que estava muito feliz por voltar ao Rio Grande do Sul para atuar em um projeto sério, em parceria com a Prefeitura de Canoas. Ele também falou do desafio que terá e das boas expectativas em buscar resultados positivos. Marcelo lembrou que o voleibol tem, ao longo de vários anos, mostrado resultados muito legais e importantes para o país. Ex-jogador e técnico da Ulbra, o gaúcho foi um dos primeiros a executar a função de líbero no vôlei. Passou 11 anos fora do Estado, seis deles na França, os últimos seis meses na Rússia e o restante em outros estados brasileiros.

O prefeito Jairo Jorge deus as boas-vindas e desejou boa sorte ao recém-contratado. Durante a conversa, o técnico destacou os valores do esporte relacionados à educação e colocou-se à disposição para ações nesse sentido. Lembrou que o voleibol gaúcho, em seus melhores resultados, contou com atuação de atletas natos como Paulão, Renan e Gustavo. O secretário municipal de Esporte e Lazer, EdimilsonTresoldi, afirmou que o time tem muito a ganhar com um nome de expressão na história do voleibol, como Marcelo. Citou que ele tem perfil agregador e certamente atrairá muitos bons atletas para Canoas, pois se tornou conhecido por revelar novos talentos. O secretário da Fazenda, Marcos Bosio, o assessor técnico da SMEL, Rogério Pulga, e os representantes da Associação de Pais e Amigos do Vôlei - APV, Almir Beltrame e Fábio Senna prestigiaram a apresentação do novo treinador.

Gravataí (RS) - O Campeonato de Bocha da Associação dos Amigos do Parque tem sua partida final marcada para a próxima segunda-feira (18). O tradicional certame, que completa 22 anos em 2015, iniciou em 28 de março, com 16 duplas inscritas. Na próxima semana mais uma dupla sairá campeã.

O sócio fundador da Associação, Luiz Corrêa, comentou que este ano o troféu leva o nome de um dos sócios: Alex Mendinger.

“Todo ano homenageamos um de nossos associados. São 30 sócios que con-tribuem mensalmente para manter o espaço. Jogamos bocha diariamente das 15h30min até 20h30min, só damos folga no domingo para ficar com a família”, as-segura Corrêa.

Corrêa explicou que o campeonato foi formado com quatro chaves e cada uma teve quatro duplas. Jogaram todos contra todos em cada chave e saíram dois classificados. Depois do mata-mata na segunda fase nesta segunda-feira (18) saem os vencedores. “A entrada é franca e estão todos convidados para participarem a partir das 15h30min”, relata. Corrêa é o técnico do time da Associação e o capitão.

Cenário esportivo

Page 7: Jornal de Gravataí. 15 a 17 de maio de 2015. Edição 2233

Gravataí, 15, 16 e 17 de maio de 20157Esporte

Gravataí enfrenta cidade peruana de Carabayllo no Dia do Desafio

Felipão cogita mudar Grêmio contra Coritiba após lesão de Luan

Aguirre confirma Inter reserva: 'Libertadores é o principal objetivo'

Gravataí (RS) - A cidade desafiante de Gravataí no Dia do Desafio de 2015 é o Distrito de Carabayllo, em Lima, no Peru. O nome da cidade foi divulgado na noite de terça-feira, 12, em sorteio realizado na cidade de São Paulo. O distrito peruano de Carabayllo é um dos 43 distritos que formam a Província de Lima, na zona central do Peru e possuí 188 mil habitantes.

O titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), Luciano Oliveira, destacou que pela localização do Distrito de Carabayllo, em Lima, ele corresponde à nossa Região Metropolitana de Porto Alegre. “Ele está localizado perto da capital do Peru, tem menos habitantes e será um bom concorrente”, observou o secretário.

Segundo Oliveira, o distrito de Carabayllo fica situado na região chamada de Lima Norte, ou seja a área urbana de Lima Metropolitana. É uma região que vem se desenvolvendo economicamente a partir de 2001. “No decorrer dos próximos dias vamos nos interar mais a cerca deste distrito para aprendermos um pouco mais da cultura desta região”, comentou o secretário.

Oliveira referiu que a equipe da Smel está trabalhando para fechar a programação do Dia do Desafio, firmando parcerias com os segmentos sociais, culturais e esportivos da cidade.

Passeio Ciclístico que encerra o Dia do Desafio terá saída no Shopping Gravataí

A coordenadora técnica do Dia do Desafio pela Prefeitura, Cristina Fonseca, revelou que a previsão é de que o Dia do Desafio seja encer-rado com um Passeio Ciclístico, que deverá ocorrer a partir das 19h do dia 27 de maio. “O trajeto será de um kg, com saída do Shopping Gravataí, com concentração a partir das 18h30, até a Praça Borges de Medeiros, onde será realizado o encerramento oficial do evento”, comu-nicou a coordenadora.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), está fechando a programação para o Dia do Desafio. “Estamos fechando a programação e viemos falar com os parceiros para combinarmos o evento”, explicou o secretário da Smel, Luciano Oliveira. Conforme o secretário a inscrição para participar deverá ser realizada diretamente no local. Este é o se-gundo ano que o Shopping Gravataí participa do Dia do Desafio e terá várias atividades programadas para o dia 27 em suas dependências.

O secretário revelou que esta atividade será dedicada ao Ciclista Joel Fagundes, pai da gerente do SESC Gravataí, Rita Fagundes. O ciclista foi morto em Porto Alegre no ano de 2014. “Fagundes era um arquiteto porto-alegrense, com 60 anos, que morreu na zona norte de Porto Alegre, atropelado por um taxi, e que utilizava a bicicleta com principal meio de transporte para circular dentro e fora da cidade”, revelou Olivei-ra.

Como se não bastasse a dificuldade em formar o ataque e a ausência de Yuri Mamute, o técnico do Grêmio, Luiz Felipe Scolari, pode ser obriga-do a mudar o time que vai enfrentar o Coritiba neste sábado, às 18h30min, no Couto Pereira. Luan deixou o gramado do estádio Rei Pelé com um problema no pé e é dúvida, segundo Felipão.

"O Luan saiu com um problema no pé. Então, pode ser que para sábado ele não tenha condições. São situações que acontecem no futebol. Vamos ter que achar uma solução para jogar com outro menino contra o Coritiba. Se ele tiver condições, a formação deve ser mantida. Vamos esperar até sábado para ter uma definição", explicou. Na manhã desta quinta, após a classificação sobre o CRB, o Grêmio realizou um treino regenerativo em Maceió. Alguns jogadores fizeram atividades em piscinas, enquanto outros apenas correram no estádio Rei Pelé. O Tricolor não retorna a Porto Alegre e vai direto para Curitiba para o próximo compromisso pelo Brasileirão.

Passada a euforia da vitória sobre o Atlético-MG, o Inter já começa a pensar nas quartas de final da Copa Libertadores. O duelo contra o Santa Fé (COL) começará na próxima quarta-feira, em Bogotá. Mas antes disso, o Colorado tem um desafio pelo Campeonato Brasileiro.

No domingo, às 18h30min, o Inter fará sua primeira partida em casa no Brasileirão-2015. Mas o técnico Diego Aguirre já confirmou que colocará uma equipe alternativa em campo, poupando a maioria dos jogadores que atuaram na vitória de 3 a 1 sobre o Galo. “É difícil, a intensidade da Lib-ertadores é a máxima. Na quinta-feira, alguns jogadores se machucaram, fizeram um esforço absoluto. São jogos que tem uma pressão psicológica muito grande. Jogaram uma final na quinta e não estão em condições de jogar no domingo. Nós damos importância para todas competições, mas a Libertadores é nosso principal objetivo. Vamos priorizar e colocaremos time misto no Brasileiro, mas tentaremos ganhar o jogo de domingo”, disse Aguirre ao ''Seleção Sportv''.

Bicampeão da Libertadores, em 2006 e 2010, o Colorado entra forte na briga pelo terceiro título continental, segundo Aguirre. Porém, o treinador uruguaio, que teve seu trabalho contestado no início da temporada, afirma que a boa fase do Internacional não pode iludir sua equipe. Aguirre citou o exemplo do Corinthians como alerta. “Temos a ilusão e o objetivo máximo. Internacional é um time muito grande e tem que pensar em coisas muito grandes. No começo da Libertadores, ninguém acreditava que o Interna-cional poderia estar onde está. E outros times que diziam que jogavam um futebol perfeito, estão fora. Então o futebol tem dessas coisas”, disse.

O duelo contra uma equipe brasileira também foi destacada por Aguirre. Superar o Atlético-MG deixa o Inter ainda mais forte e confiante para a sequência da Copa Libertadores.

“Destaco que eliminamos um time espetacular, com muita personalidade e muita história, além de um grande treinador. Como todo mundo sabe, conquistou coisas grandes. Eliminamos um grande candidato. Por que não acreditar que tudo é possível?”, concluiu Aguirre.

Cenário esportivo

Na tarde de segunda-feira (11) o titular da Smel, Luciano Oliveira, foi recebido pela assistente de marketing do Shopping Gravataí, Fernanda Ramos, para tratar do encerramento do evento com o Passeio Ciclístico

Page 8: Jornal de Gravataí. 15 a 17 de maio de 2015. Edição 2233

Gravataí, 15, 16 e 17 de maio de 20158 Economia

Quem conhecer algum impedimento, acuse-o na forma da Lei.

EDITAL DE CASAMENTO Edital nº 036/2015

Gravataí, 15 de maio de 2015 - Valecy Cabeleira Bitelo - Oficial de Registros

* ÉDISON DA SILVA DE JESUS e DAIANI SILVA MARQUES * JOSIEL MOISÉIS DUARTE e ANA PAULA VARGAS GONÇALVES

AV. JOSÉ LOUREIRO DA SILVA, 1826 - Fone: 3488.1800

VALECY CABELEIRA BITELO - Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais, faz saber, que se habilitaram para casar por este Cartório:

Trabalhadores da Dana aceitam reduções de trabalho e salário

GM retoma produção

'Gravataí. Aqui eu Moro. Aqui eu Compro' chega na Avenida Dorival de Oliveira

Os trabalhadores da Dana, que fabrica peças para a Mercedes Benz, em Gravataí, na região Metropolitana de Porto Alegre, aprovaram, na manhã desta quinta-feira, uma redução na carga horária. A proposta da empresa, que foi aceita, é de uma diminuição de 10% na carga horário e redução no salário de 5%. Uma outra assembleia ocorre no período da noite. No en-tanto, conforme o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, a reunião deve ter o mesmo resultado.

O pedido de redução se deve à crise no setor automotivo. Hoje, diversos setores debatem em uma audiência pública a situação financeira do mu-nicípio. Segundo Ascari, o objetivo é trabalhar uma solução definitiva para a crise. De acordo com os metalúrgicos, os pátios da General Motors estão lotados. Estacionamentos foram contratados para colocar os veículos novos que não foram vendidos.

Com a paralisação dos cegonheiros, a produção foi suspensa. Os camin-honeiros pararam pela falta de acordo sobre o reajuste no preço do frete. Além da greve dos motoristas, uma empresa sistemista também está para-da. Conforme Ascari, desde essa quinta-feira, os funcionários da IPA, que fabrica os tanques de combustíveis do Prisma, estão parados. Segundo o diretor, o salário, que deveria ser depositado na sexta-feira, não foi pago.

A GM retomou a produção na tarde de quinta-feira. Desde terça, um impasse com as trans-portadoras Tegma e Transzero, que cobravam um reajuste no valor do frete, fez com que houvesse a suspensão do trabalho.A retomada ocorreu no segundo turno de trabalho, às 15h15min, após acordo com o Sindicato dos Cegonheiros. Em dois dias, mais de 1,900 veículos deixaram de ser produzidos.

Nesta sexta-feira (15), o Sindicato dos Met-alúrgicos da cidade deve se reunir com repre-sentantes da empresa. O objetivo, segundo a

entidade, é tentar evitar a extinção do terceiro turno de trabalho. A GM busca reduzir a produção e adequar o estoque à queda da demanda.

Também entrou em vigor, na segunda-feira, o lay off na Pirelli de Gravataí. A fabricante de pneus suspendeu o contrato de 450 trabalhadores por cinco meses.

Já os funcionários da sistemista IPA entraram em greve nesta quarta, alegando que a empresa não cumpriu a promessa de pagar o PPR. O trabalho foi retomado hoje, após acordo com a empresa. *Rádio Gaúcha

Na manhã de quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tur-ismo (SMDET), divulgou a campanha ‘Gravataí. Aqui eu Moro. Aqui eu Compro’ no centro comer-cial da Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, principal via do município. O projeto visa fomentar o comércio local, contribuindo para o desenvolvi-mento econômico da cidade.

Basicamente, a força-tarefa realizada pela

equipe da SMDET tem o objetivo de conscientizar os moradores de que o centro comercial de Gravataí é completo, nãosendo necessário se deslocar até outro município para fazer compras. A campanha, baseada na divulga-ção de flyers e adesivos, busca, também, a parceria dos próprios comerciantes na propagação da ideia, funcionando como multipli-cadores do projeto.

Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Gerson Scherer, o pro-jeto “é muito importante porque, se aderida pela população, vai contribuir de forma contun-dente para o desenvolvimento

econômico do município”. Além disso, Scherer ainda valoriza a recepção positiva da campanha por parte da comunidade: “Em todos os locais que fomos até o momento, que englobam os mais diversos bairros de Gravataí, podemos dizer que atingimos um índice de 100% de adesão por parte da população e dos comerciantes. O saldo está sendo muito positivo”, analisou.

ATOS OFICIAIS

ANUNCIE

3423. 1792

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPODER JUDICIÁRIO

A GVT informa que em 04/05/2015, das 11h20min às 11h22min, e em 09/05/2015, das 20h14min às 20h15min, alguns assinantes da cidade de

GRAVATAÍ sofreram interrupção devido a obras na rede. A GVT tomou as medidas para restabelecer

prontamente o serviço e lamenta os inconvenientes que possa ter causado aos seus clientes.

AFA_GVT_6491-228_Comunicado_83x30_Gravatai_04MAI

Serão considerados somente os currículos que mencionarem cargo e área desejados, escolaridade, experiências profissionais, pretensão salarial e endereço residencial, até o dia 19/5/2015. Para mais informações sobre vagas, etapas, critérios de seleção e recurso, acesse o site www.senacrs.com.br, clique em Contato/Trabalhe Conosco/Lista de Vagas e consulte o e-mail para envio de CV.

Pessoas com deficiência são muito bem-vindas em nossa empresa.

O Senac-RS – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Administração Regional no Estadodo Rio Grande do Sul, está selecionando profissional para desenvolver suas atividades no cargo de:

ORIENTADOR(A) DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL B (Gravataí) - 1 vaga Área: Saúde

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE 1º e 2º PÚBLICOS LEILÕES

Pelo presente edital, por estar(em) em lugar ignorado, fica(m) notificado(s) o(s) mutuário(s) abaixo arrolado(s), para ciência de que estamos autorizados, na forma da lei (Decreto-Lei n.º 70, de 21.11.66, Lei n.º 8.004/90 e regulamentação complementar), a dar prosseguimento a execução extrajudicial da(s) hipoteca(s) que onera(m) o(s) imóvel(is) abaixo identificado(s), notificando-o(s) das datas aprazadas dos leilões e demais informações que seguem: JOSÉ ANTONIO LEAL, brasileiro, eletricista, inscrito no CPF sob nº267.500.900-87, estado civil de separado judicialmente, residente e domiciliado em Gravataí/RS – CONTRATO: 8.0958.0000.004-8 - SED: E-13.862/12 – IMÓVEL: O apartamento nº305, do edifício DOM FELICIANO, a Rua Dr. Luis Bastos do Prado, esquina com a Rua Frei Tomé, nº2.257, situado no BAIRRO DOM FELICIANO, na cidade de Gravataí/RS. CREDOR DA HIPOTECA: EMPRESA GESTORA DE ATIVOS - EMGEA. Primeiro Público Leilão: Dia: 03/06/2015 Hora: 13 horas e 30 minutos. Segundo Público Leilão: Dia: 22/06/2015 Hora: 13 horas e 30 minutos. Local dos Leilões: Rua Anápio Gomes nº1191, Centro – Gravataí/RS. O leiloeiro está à disposição para maiores esclarecimentos na Rua dos Andradas, nº 1.781, sala 202, em Porto Alegre/RS ou pelo fone 51-3227.3143. Porto Alegre, 14 de maio de 2015. NAIO DE FREITAS RAUPP - Leiloeiro Oficial. Publicidade nos dias 14/05/2015, 15/05/2015 e 18/05/2015 no Jornal de Gravataí.

Page 9: Jornal de Gravataí. 15 a 17 de maio de 2015. Edição 2233

Gravataí, 15, 16 e 17 de maio de 20159Notícias

Governo e magistério iniciam negociações

Thamy Spencer | JG/ADI

Governo do Estado e magisté-rio reuniram-se oficialmente pela primeira vez ontem (14) – agora com quatro secretarias envolvi-das nas negociações – para discutir a pauta de reivindica-ções dos professores. Nenhuma proposta foi apresentada pelos secretários, que reafirmaram a disposição ao diálogo mas que os cofres estão vazios.

Segundo o secretário de Edu-cação, Vieira da Cunha, somente com a ajuda do governo federal será possível atender o magisté-rio, já que haveria um impacto de R$ 3 bilhões para o Estado. Os professores querem, entre outras pautas, os pagamentos do piso nacional da categoria, reajusta-do em 13,01% em janeiro, de 34,67% que ainda restam a ser pagos do piso atual e de mudan-ças de níveis.

Ao final da reunião, a presi-dente do Cpers/sindicato, Hele-nir Aguiar Schürer, disse que a entidade só voltará à mesa de negociação quando o governo tiver proposta a apresentar. “Saí-mos com uma frustração. Apesar de considerarmos um avanço a constituição dessa mesa de negociação (agora negociaram pelo governo os secretários da Fazenda, da Educação, da Casa Civil e Geral de governo, viemos com a expectativa de que haveria uma proposta.” Segundo Helenir, a categoria vai aumentar a mobi-lização e deve começar em junho caravanas no interior para discutir a possibilidade de greve. “Esta-mos recebendo 48% do que nós deveríamos estar recebendo”, lamentou.

“O governo vem enfrentando dificuldades severas, por isso não podemos ser definitivos em relação aos pedidos, sob pena de darmos uma negativa”, justi-ficou o secretário da Casa Civil, Márcio Biolchi. “Reconhecemos a importância do magistério e da educação, inclusive fizemos nomeações”, acrescentou. Mas

disse que não há ainda como apresentar uma proposta. Biolchi não sinalizou quando poderão fazê-la.

Já o secretário da Educação considerou positivo o começo da negociação. “Instalamos a negociação”, assinalou Vieira da Cunha. “Não vamos querer que em um primeiro dia tivés-semos resposta para uma pauta que é complexa.” Conforme o secretário, o governo conta com a ajuda da União para reajustar salário ao magistério. “Ou o gov-erno federal repassa aos estados e aos municípios os recursos necessários para pagar o piso ou o piso continuará sendo descum-prido, pelo RS e por vários estados.” Vieira da Cunha apon-tou como solução os royalties do pré-sal. “Aprovou-se que 75% desses recursos sejam investidos na educação e vamos batalhar por essa complementação junto ao governo federal”, afirmou. “Sob pena de esses movimentos como o do Paraná, Goiás, Pará, se espalhem por todo o País, disse, referindo-se a greves de professores.

Sem reajustes na LDOO secretário da Casa Civil,

Márcio Biolchi, confirmou nesta quinta-feira que o governo deve entregar hoje à Assembleia Legislativa a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e que o percentual de revisão para o salário do funcionalismo ficará em pouco menos de 3%. “Isso é o que está na peça e a estamos acabando para que até amanhã (hoje) se possa fazer a apresen-tação”, comentou. Ele disse que a discussão sobre salários poderá ser feita na própria Assembleia. “Sabemos do tensionamento das carreiras, do Executivo e das demais, em função de projetarem variação maior, mas o caixa do governo não permite fugir deste patamar.” Porém, 2,7% são de crescimento vegetativo, ou seja, de pagamentos de adicionais por tempo de serviço e outras alter-ações.

Notas de Agradecimento

Pedido a comunidadeA Associação de Moradores de Morungava, está precisando de

uma cadeira de rodas para banho, já esgotou todas as possibilidade de pedidos junto aos órgãos públicos; então através deste espaço solicita a quem tenha conhecimento de alguém que possa doar esta cadeira, entrar em contato pelo fone 85951050.

POR CLEBER CORNELY

COLUNA DE MORUNGAVA

[email protected]

A Associação de Moradores de Morungava e direção do Colégio Santa Luzia, agradece a empresa RGE, especialmente a Gerente de Relacionamento da empresa, Polyana Souza da Cunha, pelo serviço de aumento da carga na rede, solicitado por estar causando transtornos na utilização dos equipamentos elétricos pela escola.

O vereador Carlos Fonseca, agradece a Secretaria de Serviços Urbanos, setor de Iluminação Pública, em especial a servidora Eliane Rangel; pelos serviços prestados de colocação de poste com luminária, na Rua David Canabarro, em Morungava. Possibilitando assim o melhor deslocamento do senhor Marco, que faz uso de cadeira de rodas e precisa se deslocar de Morungava até Porto Alegre, duas vezes por semana para atendimento na AACD. (foto Rua)

Page 10: Jornal de Gravataí. 15 a 17 de maio de 2015. Edição 2233

Gravataí, 15, 16 e 17 de maio de 201510 Notícias

BM apreende armas e recupera veículo roubado em Gravataí

Suspeito é preso com as calças nas mãosPatricia Mello

Uma prisão inusitada aconteceu na manhã de quinta-feira, no Parque dos Anjos, em Gravataí. Um suspeito por crime de homicídio, acabou sen-do preso com as calças nas mãos, pois ele estava no trono. Kelvin Cardoso Schimidt, 23 anos, estava sendo investigado por uma tentativa de homicídio e acabou sendo preso em flagrante por porte ilegal de arma e por roubo, pois em sua bolsa estavam quatro celulares, dois deles, recém tinham sido roubados.

Eram cerca de 8h30, quando os tiras de delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) chega-ram até a casa do suspeito, que era acusado de ter tentado matar D.A.B., 23 anos. O crime aconteceu no dia 10 de abril, por volta das 2h40, no beco Antônio Correia, no Passo dos Ferreiros. Na ocasião, conforme depoimento de uma testemunha, ele teria entrado na casa da vítima e desferido três tiros. Dois deles na

boca e um na nunca. A vítima foi socorrida e encaminhada ao hospi-tal Dom João Becker e conseguiu sobreviver.

Pois segundo o comissário Jair Gonçalves, que é o chefe da DHPP, foi para cumprir mandado de busca referente a esse crime que a polícia foi até a casa dele, na manhã de quinta-feira. O objetivo era encon-trar a arma utilizada no crime. Pois quando os policiais chegaram na casa, onde ele morava com a com-panheira e com a avó da companhei-ra, o acusado recém tinha chegado do trabalho, em Viamão. Tinha ido para o banheiro, onde pretendia to-mar banho. Só que antes do banho. Quando os tiras abriram a porta, encontraram Kelvim no trono.

Surpreendido, ele não teve rea-ção. Os policiais, com o mandado nas mãos, foram revistar a casa. Nem tiveram muito trabalho, pois ao revistar a bolsa encontraram um revólver municiado, além de quatro telefones celulares. Durante a prisão,

dois celulares passaram a tocar sem parar. Os policiais atenderam e a descoberta foi mais surpreendente. Os dois celulares tinham sido rouba-dos instantes antes, em Gravataí. "A gente acredita que ele aproveitava a vinda do trabalho para assaltar as vítimas em seu deslocamento para o trabalho", disse Jair.

Junto com os telefones e a arma, os tiras também apreenderam uma moto preta. Acreditam que a moto era usada por ele para a prática de seus crimes. "Quem reconhecer ele pode procurar a policia para fazer o reconhecimento", destacou.

No sábado (9), às 17hs, na Rua Francisco de Souza, bairro Morada do Vale I, em Gravataí, ao serem alertados por uma vítima do roubo de seu veículo Fiat Pálio, Policiais Militares da PATRES do 17º BPM, prenderam Lindomar O.S., 31 anos, com antecedentes criminais por homicídio, receptação, porte ile-gal de arma, roubo a farmácia e a residência, latrocínio e falsa identi-dade, e Rodrigo O.P., 26 anos, com antecedentes criminais por homicídio doloso e associação criminosa. Du-rante a tentativa de abordar o veícu-lo, os criminosos atiraram contra os PMs, que revidaram e atingiram os pneus do carro. Ninguém ficou ferido na ação. Com os delinquentes os policiais apreenderam um revólver calibre 38 registrado em nome de outra pessoa, dois celulares e R$

141,50. Os criminosos foram en-caminhados à DPPA em Gravataí, autuados em flagrante pelos crimes de roubo de veículo e porte ilegal de arma e recolhidos ao Presídio Central.

Ainda no sábado, às 22hs, na Rua Barbosa Filho, bairro Salgado Filho, em Gravataí, próximo ao cemitério, durante uma averigua-ção referente a um tiroteio no bairro União, Policiais Militares da 1ª Cia prenderam Douglas C.N.B., 18 anos, com antecedentes criminais por homicídio e tráfico de drogas. O criminoso conduzia um veículo GM Corsa de cor verde, com mais dois indivíduos. Durante a abordagem foi encontrado com Douglas uma pistola calibre 380 com a numeração raspada carregada. O criminoso foi encaminhado à DPPA em Gravataí,

autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma e recolhido ao Presídio Central.

Já na segunda-feira (11), às 19h30min, na Rua Josué Gui-marães, no bairro Águas Claras, em Gravataí, Policiais Militares do POE do 17ºBPM prenderam William N.D., 24 anos, vulgo “XARADA”, com antecedentes criminais por tráfico de entorpecente, que estava em liber-dade provisória desde o último dia 23 de abril. O criminoso foi flagrado conduzindo uma motocicleta Fazer

de cor vermelha, portando uma pistola calibre 380, registrada em nome de uma mulher. Ele alegou aos Policiais que fazia tele entrega de drogas para o traficante Vini-cius da ladeira, e que a arma era para a sua segurança. Com ele os Policiais apreenderam mais dois aparelhos celulares e R$ 400,00. O criminoso foi encaminhado à DPPA em Gravataí, autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma e recolhido ao Presídio Central.

Page 11: Jornal de Gravataí. 15 a 17 de maio de 2015. Edição 2233

Gravataí, 15, 16 e 17 de maio de 201511Variedades

A Lua em Sagitário em ótimo aspecto com Júpiter promete um dia de abertu-ras e crescimento em seus negócios e projetos com estrangeiros.

O momento envolve crescimento e ex-pansão, especialmente relacionados a um projeto em equipe.

Um negócio com imóveis ou uma nova sociedade e parceria comercial podem ganhar um novo impulso. Fique atento às oportunidades.

Um benéfico triângulo de energias en-volvendo seu trabalho e carreira pode trazer expansão e crescimento aos seus projetos.

Um bom acordo pode ser negociado e trazer benefícios a você. O momento envolve um passo adiante em um pro-jeto em equipe.

Apesar do peso da responsabilidade deste momento, um benéfico triângulo de ener-gias envolvendo sua vida afetiva e os ro-mances movimenta seu coração.

O dia segue bastante beneficiado por um maravilhoso triângulo de energias trazendo crescimento e evolução a um projeto que envolve o aumento de seus rendimentos.

Apesar de você estar meio para baixo nos últimos dias, hoje o céu o beneficia com um benéfico triângulo de energias que traz ex-pansão e equilíbrio às suas emoções.

Dia de boas vibrações, crescimento e benefícios em projetos que envolvem via-gens e pessoas e empresas estrangeiras. Fique atento às oportunidades.

Seus pensamentos retomam o equilíbrio perdido há algumas semanas e o baixo as-tral fica para trás. Um benéfico triângulo de energias que traz crescimento e expansão.

Um triângulo de energias extrema-mente benéfico, envolvendo plane-tas poderosos, movimenta positiva-mente seu mundo emocional.

Depois de algumas dificuldades, um triân-gulo de ótimas energias envolve o setor, trazendo crescimento e expansão aos seus negócios e dinheiro.

Programa de Xuxa tem data de estreia definida na Record

Após a contratação mais alardeada pela Record des-de Gugu, em 2009, Xuxa já tem data para estrear na emissora. Seu programa, intitulado de "Xuxa Mene-ghel", será levado ao ar às segundas-feiras, ao vivo, a partir do dia 3 de agosto, e não às quartas, como era cogitado. Com informações da coluna Canal 1.

Às quartas, a loura en-frentaria os jogos de futebol na Globo, além de Ratinho no SBT, mas a Record não quer fazer alterações no programa de Gugu Liberato, que vem dando boa audiência.

Agora, Xuxa enfrentará os filmes da "Tela Quente", uma das maiores au-diências da linha de shows da Globo, o "Programa do Ratinho" no SBT com seu "Show de Calouros" versão moderna e o "Máquina da Fama" na sequên-cia, além do "CQC", na Band.

Xuxa foi anunciada em um grande evento no dia 5 de março e desde en-tão vem formatando seu programa, que será rodado diretamente do Recnov, centro de novelas da Record no Rio.O diretor da atração foi contratado junto à Globo e será Mariozinho Vaz. A loira está muito animada, já que poderá fazer tudo o que sempre sonhou na nova casa.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 21

Braçoarmadodo PoderJudiciário

Aumentoude tama-

nho ou im-portância

Pequeno(abrev.)

Siglainglesada ONU

Divisão dahistória e-conômicado Brasil

Designa-ção

poética doinferno

A parte comestí-

vel dopalmito

Divisão dapartida de

vôlei

Formaprimitiva

decomércio

Blindadomilitar

fabricadono Brasil

Corajoso;destemido

Grandeêxito (gír.)

Preposi-ção delugar

"(?) To-day", jor-nal esta-

dunidense

CombateInforma-

ção do ca-lendário

Tia, eminglês

Norte(abrev.)

Nariz, eminglês

Eterno (?): conceitofilosófico segundo oqual todo o tempo doUniverso se repetirá

Economista gaúcho,é um dos fundadores

do MSTFunção do filtro

Obstinado

Chão

Atituderespeitosa

Símboloda agri-cultura

e docomércio

Romancede Franz

Kafkafilmado

por OrsonWelles

em 1962

Nêutron(símbolo)

Ente

Obra de engenha-ria queliga os

oceanosAtlânticoe Pacífico

OswaldoAranha,

diplomatabrasileiro

Intelec-tual como

PauloFreire

"(?) e Ta-bu", obrade Freud

Alimentoapícola

Interjeiçãovocativa

"Do Contrato (?)",obra de Jean-

Jacques Rousseau

A letra desom mais

agudo

Local deinício dapororoca,

no rioAmazonas

3/uno — usa. 4/aunt — nose. 5/urutu. 7/escambo. 8/estrênuo.

Vendedor de pastel é autor da música de abertura de "I Love Paraisópolis"

Recém-estreada no horário das 19h da Globo, a novela "I Love Paraisó-polis" não tem nenhum cantor conhecido ou superstar em sua abertura, muito pelo contrário. Segundo o jornal O Globo, um morador da comunidade retra-tada na historia é quem escreveu e cantou a música da nova trama das 19h. Trata-se do vendedor de pastel e também cantor Victor Kreutz, que foi bem cara-de-pau para tentar emplacar sua canção entre as tocadas na novela.

Certo dia, produtores do folhetim selecionavam figurantes para as grava-ções, quando Victor chegou e disse que não queria aparecer atrás das es-trelas. "Eles estavam fazendo testes para figurantes. Cada um tinha de subir num palco, olhar para a câmera e contar um pouco da sua história. Falei que

tinha feito uma música e que queria colocá-la na novela. Não passei no teste para a figu-ração", diz Victor, que depois foi encaminhado para a produção musi-cal da trama. Sua letra e música, chamada "A cara do Brasil", que fala da miscigenação do povo brasileiro, não só entrou para a trilha sonora como foi esco-lhida para embalar a abertura.

"Fiquei arrepiado da cabeça aos pés. Disseram que a música combinou com a aber-tura. As pessoas me abordaram para falar

que gostaram, elas ficam felizes por mim. É uma conquista. Que artista não quer isso?", finaliza Victor, que além de vender pastel nas ruas da comunida-de, canta em bares da região de Paraisópolis.

"I Love Paraisópolis" estreou com uma audiência de 29 pontos de Ibope na Grande São Paulo, e diversos elogios nas redes sociais.

Page 12: Jornal de Gravataí. 15 a 17 de maio de 2015. Edição 2233

Gravataí, 15, 16 e 17 de maio de 2015

IDENTIDADE é a atração do Lechiguana neste sábado

12 +Shows

Filipe Foschiera

A banda Identidade se apresenta no município neste sábado (16), e promete trazer muito rock para a aldeia. É a primeira vez que os músicos tocam no Espaço Cultural Lechiguana, no evento que conta ainda com o show da banda Monorádio. Os cinco amigos que formam a banda Identidade carregam o lema “Estrada, amizade e rock and roll”.

Mesmo depois de 17 anos de história, se tem uma coisa de que a banda gaúchaIdentidade ainda não se cansou foi de meter o pé na estrada. Os caras continuam celebrando a eterna juventude que o rock and roll traz, que soa como um riff em afina-ção aberta e tem gosto de rum.

Em 2015, a Identidade continua na ativa acu-mulando milhares de shows, muitos quilômetros de estrada percorridos, quatro discos gravados e um público fiel. A banda contabiliza participações em festivais importantes como Planeta Atlântida, an-iversário de 10 anos da rádio Pop Rock, Bananada (Goiânia/GO), GIG Rock, Aniversário da rádio Ipane-ma FM e Coca Cola PARC e indicações ao Prêmio Açorianos de Música com os álbuns “Antiguidades x Modernidades” e “Primeiro Ato(Minha Maldade)”. O grupo participou de seis coletâneas, tocou por todo o Brasil e recentemente lançou o DVD 3XROCK ao lado dos Acústicos & Valvulados e Os Replicantes.

Atualmente a banda está em estúdio preparando o segundo ato do seu quarto álbum. Mas o tempo está do lado deles, e muitas décadas de rock and roll ainda estão por vir. Afinal, os caras da Identi-dade apenas buscam, parafraseando o beatnik Jack Kerouac em no clássico “On The Road”, uma noite quente, uma noite para abraçar sua garota e viajar no cosmos.

O Espaço Cultural Lechiguana fica na Rua Ben-jamim Constant, nº 448 , no centro, e estará aberto a partir das 23h. Os ingressos estão disponíveis no local por R$ 15.

No Domingo(17), a Praça Jaime Caetano Braun, em frente ao Colégio Santa Rita será palco de at-rações culturais e diversas oficinas. Todas as ativi-dades são gratuitas no evento que inicia ás 9h. É a primeira edição do AGEC em Ação: Cultura, esporte e cidadania, promovido pela Associação Gaúcha de Esporte e Cultura e ACCOBA.

Umas das atrações é o Grupo Teatral Atuatores de Gravataí, garantindo a diversão para todas as idades com a sua apresentação. O espetáculo “Minha Sorte não é tua” também será apresentado, contando a história de três padres caipiras que se reúnem em um boteco. Este trabalho é do Grupo teatral Atuatores, desenvolvido na ACCOBA e composto por moradores da comunidade.

Oficinas de luta também estarão à disposição dos visitantes, como o Muay Thai com o professor Fa-biano Kretino Silva, o Jiu-Jitsu com os professores da Alliance Caixieiros Viajantes. A roda de capoeira fica por conta do grupo Nossas Raízes, um dos maiores grupos de capoeira da grande Porto Alegre. As ofi-cinas de dança contemporânea e ballet terão vagas limitadas.Outra grande atração do evento é Edgar Branco, um dos produtores gaúchos mais conceitua-dos da cena eletrônica. O artista que já se apresen-tou no Planeta Atlântida e W Hall vai ministrar uma oficina de DJ.

Ação social na praça

Uma iniciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc) propor-ciona o contato de alunos da rede públicacom a sétima arte. Será exibido o filme “Zarafa”, dentro do projeto Cinema no Teatro, na próxima terça-feira(19). As sessões ocorrem às 9h e às 15h.

Uma viagem apaixonante, inspirado na verídica história da primeira Girafa da França. Este é o enredo deste longa metragem que será exibido de forma gratuita no Teatro do Sesc.

Na filme, sob uma antiga árvore, um velho conta às crianças de sua aldeia uma fábula: a de uma forte amizade entre um menino, Maki e uma girafa órfã chamada Zarafa. Juntos eles viverão a aventura de suas vidas, viajando das areias do Sudão até as luzes de Paris.

Para assistir as apresentações, os responsáveis pelas escolas devem procurar a organização do teatro e reservar os lugares para seus alunos.

Cinema grátis para grupos escolares