jornal de gravataí. 5 de maio de 2015. edição 2225

12
De forma lúdica, espetáculo e DVD ensinam sobre os cuidados com os dentes MEC diz que esgotou a verba para novos contratos do Fies Chupeta e o Bicho da Cárie reestreia no Teatro do SESC Página 9 Contracapa Gravataí, 5 de maio de 2015 ANO IX | Edição # 2225 Terça-feira ter qua qui 19º 21º 22º Mulher é executada na Itacolomi Página 10 Outros dois ocupantes do carro ficaram feridos. Duas crianças, de cinco e sete anos, saíram ilesas

Upload: jornal-de-gravatai

Post on 21-Jul-2016

222 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal de Gravataí. 5 de maio de 2015. Edição 2225

Gravataí, 5 de maio de 20151

De forma lúdica, espetáculo e DVD ensinam sobre os cuidados com os dentes

MEC diz que esgotou a verba

para novos contratos do Fies

Chupeta e o Bicho da Cárie reestreia no Teatro do SESC

Página 9 Contracapa

Gravataí, 5 de maio de 2015

ANO IX | Edição # 2225

Terça-feirater qua qui

19º 21º 22º7º 8º 9º

Mulher é executada na Itacolomi

Página 10

Outros dois ocupantes do carro ficaram feridos. Duas crianças, de cinco e sete anos, saíram ilesas

Page 2: Jornal de Gravataí. 5 de maio de 2015. Edição 2225

Gravataí, 5 de maio de 20152

A presidente Dilma Rousseff optou por não fazer, neste ano, o seu tradicional discurso do Dia do Trabalho na televisão. Preferiu se manifestar via internet, utilizando--se de outros “modais da comunicação”. Em entrevista a jornalistas, o ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, negou que a decisão fosse resultado do panelaço realizado em inúmeras cidades brasileiras durante a fala da mandatária sobre o Dia Internacional da Mulher. Será verdade?

A telinha ainda é o carro-chefe da comunicação no Brasil, logo, fica difícil entender o porquê da omissão. Talvez o real motivo tenha sido não agendar um horário para novas represálias semelhantes ao panelaço, isto é, evadir-se das críticas e das ironias em ambientes contro-lados na internet. Destarte, uma coisa não anula a outra. O discurso poderia – e deveria – ter sido veiculado tanto na TV quando na web. Que o ministro não zombe de nos-sa inteligência.

Sempre atenta, a oposição mostrou-se ágil nas críticas. O senador Aécio Neves disse que a presidente se acovar-dou ao evitar o pronunciamento. “Esse 1º de maio vai ficar lembrado como o dia da vergonha. O dia em que a presi-dente da República se acovardou e não teve coragem de dizer aos trabalhadores brasileiros porque eles é que vão pagar o preço mais duro deste ajuste (fiscal)”, lamentou. Sem avaliar o mérito político da declaração do tucano, esta foi exatamente a impressão que ficou.

O PT liderou grandes lutas no Brasil, amealhou milhões de militantes em favor de causas que visassem o bem dos trabalhadores. Quando chegou ao poder em nível nacio-nal, construiu programas sociais importantes às classes pobres, garantindo condições dignas a quem antes vivia em situação de extrema vulnerabilidade. Essa é a faceta positiva das gestões de Dilma e Lula. Sempre há outras visões a respeito, diametralmente opostas. No momento, entretanto, é notório que a sigla passa por uma crise de identidade, sobretudo frente aos princípios que sempre defendeu.

O poder é um conceito metafísico, enigmático. Há quem o despreze, há quem faça tudo por ele. Fato é que a história da civilização confirma: a união por um ideal logo se dissipa, pois os vitoriosos começam a fomentar suas próprias intenções. É o que acontece com o PT. Criticado por aliados e opositores, o partido precisa se reinventar caso queira sobreviver ao torvelinho político que se assentou no Brasil. Poderia começar pela própria presidente, que anda escondida demais para a posição que ocupa. Aguardemos os próximos capítulos.

Opinião

Diretor geral: Moacir Menezes

Diretor administrativo: Gabriel Diedrich

Editor-chefe: Jacson Dantas

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

51 3421.3381 / 3423.1792

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64 - Bairro São Vicente - CEP 94070-001 - Gravataí - RS - Brasil

www.2mnoticias.com.br [email protected]

Diagramador: Jacson Dantas

Redação: Filipe Foschiera e Jacson Dantas

Depto. Comercial: Adilson Mendes

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda

CNPJ nº 03.851.285/0001-62

Registro nº 39987 do livro A-4

Tiragem: 8.000 exemplares

Fundação: 22 de março de 2005

Filiado:

Faltou o discurso na TV CHARGE

Gabriel Bocorny Guidotti

Bacharel em Direito e estudante de Jornalismo

RADAR

Espaço para o leitor ENVIAR imagens da cidade ou do seu cotidiano (algo que queira compar-tilhar conosco) além de poder denunciar problemas da comunidade em busca de soluções.

Participe pelo e-mail [email protected] Whatsapp (51) 9415.3122

Alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini, Augusto Longoni, Getúlio Vargas e Vila Neópolis receberam kit contendo uniforme escolar, distribu-

ído pela Prefeitura, na última quinta-feira (30).

Page 3: Jornal de Gravataí. 5 de maio de 2015. Edição 2225

Gravataí, 5 de maio de 20153Cidade

Iniciam as atividades do MAIO AMARELO

Com o intuito de organizar atividades educativas alusivas ao Maio Amarelo e conscientizar a população sobre a necessidade de se respeitar as leis de trânsito para diminuir o número de mortes por acidente, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DETRAN-RS), irá realizar na próxima quinta-feira (7), uma blitz educativa para alertar motoristas e pedestres sobre os riscos existentes ao não se respeitar a sinalização viária. A atividade, que irá ocorrer a partir das 14h, no Parcão da parada 79, terá distribuição de material educativo e visa chamar a atenção para a preservação da vida.

Conforme dados da Semurb e do DETRAN-RS, contabilizando o número de acidentes com vítimas fatais ocorridos nas ERS 118, ERS 020, ERS 030 e BR 290, somados aos das vias urbanas, Gravataí registrou em 2013 um total de 58 mortes. Já em 2014, foi registrado um total de 42 pessoas mortas em acidentes, representando uma diminuição de 27% em dados gerais. O percentual de redução, somadas as vias urbanas, estaduais e federais que cruzam o município, também é o maior entre as 11 cidades com frota superior a 100 mil veículos no Rio Grande do Sul.

Para dar continuidade a este trabalho, o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro, afirma que no mês do Maio Amarelo ocorrerão diversas atividades de conscientização. “O Maio Amarelo é uma campanha mundial e aqui em Gravataí não pode ser diferente. Nós temos buscado de forma incessante, tanto na parte educativa, quanto na fiscalizatória, diminuir o número de mortes por acidente de trânsito na nossa cidade. Felizmente conseguimos melhorias significativas, mas isso só demonstra que não podemos parar por aqui. Ainda temos muitos atropelamentos e registros de excesso de velocidade e embriaguez ao volante, o que nos diz que nós estamos no início de um grande processo. Estamos fortalecendo estas ações e durante o mês ainda teremos outras blitzes que irão reforçar a conscientização da população“, explica. O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Mês que busca chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de morte por acidente de trânsito terá blitz educativa promovida pelo poder público municipal

O presidente da Acigra, Régis Marques Gomes, e o vice-presidente de Desenvolvimento, José Luis Silveira, estiveram reunidos com o presidente da Federasul, Ricardo Russowsky, e com a vice-presidente Simone Leite. Na pauta, o UTIL Card, cartão de gestão de benefícios que a Acigra comercializa em Gravataí através de uma parceria com a Federasul. Uma das demandas tratadas é a ampliação da rede de credenciadas, incluindo grandes varejistas e hipermercados, através da atuação institucional da Federasul.

Segundo o presidente Régis, a consolidação de uma rede consistente para utilização do UTIL Card é o próximo passo para ampliação da parceria com os associados da Acigra. Na ocasião, Simone Leite formalizou o convite para que o presidente da Acigra integre o Conselho Superior da Federasul. Régis Marques Gomes aceitou e estará atuando na diretoria da Federação juntamente com José Luis Silveira que é vice-presidente para Região Metropolitana.

Os presidentes da Acigra, Régis Marques Gomes (Albimar), e Semmegra, Dilque Dionis Westphal, reuniram-se com o objetivo de renovar a parceria histórica das entidades e alinhar algumas ações para 2015, com foco nas indústrias associadas das duas entidades. Segundo o que foi debatido no encontro, as entidades serão parceiras para a realização de uma Rodada de Negócios entre outras ações. O presidente do Semmegra também foi convidado a participar do Conselho da Indústria da Acigra.

Acigra e Federasul reforçam parceria no UTIL Card

Acigra e Semmegra alinham estratégias

Page 4: Jornal de Gravataí. 5 de maio de 2015. Edição 2225

Gravataí, 5 de maio de 20154

A violenta dis-cussão entre o presi-dente do Legislativo Municipal, Juarez Souza (PMDB) e o vereador Carlito Nico-lait (PT) ainda vai dar muito que falar. Ao ler na coluna tópico referente ao entrevero da semana passada, ocorrido durante sessão da Câmara de Gra-vataí, o presidente fez questão de esclarecer que foi ofendido em plenário e que, após a ses-são, ainda foi chamado de covarde por Nicolait. Juarez garante que tem vergonha na cara e não aceita ser ofendido dessa forma, e que vai levar o fato à Comissão de Ética da Casa. Demonstrando não estar nada satisfeito com a situação criada pelo petista, Juarez lembra que

Carlito tem prece-dente de discussões em plenário, com vereadores como Levi Melo, no man-dato anterior, e com Marcio Souza na at-ual legislatura. “Dis-cussões inapropria-das que perpassam a razoabilidade”,

diz o presidente. Juarez argumenta que Carlito Nicolait atropela e extrapola em questões que não dizem respeito a Gravataí, e está sempre querendo ser padrinho de obras do atual Gov-erno do Estado, obras que no governo anterior não foram feitas, como o acesso na ERS-030 e a instalação de uma agência do Banrisul no Passo da Caveira. Pelo visto, essa pendenga terá muitos desdobramentos ainda.

Política

GABRIEL [email protected]

Homenagem a trabalhadores

Alba vai romper com a Corsan

Arranca-rabo vai para a comissão

de ética

Aproveitando a passagem do Dia do Trabalho, o vereador Carlito Nicolait (PT) elaborou um projeto que entende como diferenciado. Diz que durante o ano, a Câmara de Gravataí faz uma série de hom-enagens a diversas pessoas e apesar de não existir restrição a isso, é muito raro homenagear-se ali (exclu-sivamente e como tal) um trabalhador ou trabalhadora, ou ainda uma pessoa das classes sociais menos favorecidas. Carlito diz que foi pensando nisso que elaborou a proposta para que, anual-mente, na semana do Dia 1º de Maio, a Câmara homenageie 21 Trabalhadores ou Trabalhadoras. Ele listou 31 atividades econômicas, desde os trabalhadores da indústria, comércio, serviços e também de serviços públicos concedidos. Carlito aponta que será a oportunidade de ver a Câmara homenagear, por exemplo: o mo-torista de ônibus, a balconista da padaria, o gari, a cabeleireira, o pedreiro, a costu-reira, o médico, a arquiteta, o professor, a técnica de enfermagem, o faxineiro, e outros tantos. Nicolait argumenta que com isso, mesmo que de forma tardia, a Casa faça esse reconhecimento aos homens e mulheres que trabalham diariamente para a construção de um mundo melhor.

A notícia vazou e está no blog do Políbio Braga. O jornalista diz que o prefeito Marco Alba confirmou que vai romper com a Corsan. Ele reclama da inoperância da estatal estadu-al. Gravataí tem serviço de água para apenas 72% da população. Tratamento de esgoto só existe para 22% dos habitantes. A Prefeitura fará licitação para conceder os serviços, mas com metas de atendimento, podendo a con-cessionária ser privada ou pública, no caso a própria Corsan. Quem apresentar a melhor proposta leva, porém com o compromisso de atender de fato às exigências dos con-sumidores da Aldeia, que estão cansados da ineficiência do serviço de abastecimento de água.

Por mais paradoxal que possa parecer, esse simples gesto de amor ainda encontra certa resistência no Brasil. Agora, além da cidade de São Paulo, o vereador Dilamar Soares (PMDB) quer transformar em lei por aqui o direito das mulheres amamentarem seus filhos em qualquer estabelecimento comercial, cultural, recreativo ou de prestação de serviço público ou privado, independente-mente da existência de áreas segregadas para as mães.

O vereador Juarez Souza (PMDB) partici-pou no Passo da Caveira de uma ação social entre amigos para arrecadação de fundos para auxiliar nos custos do tratamento de câncer dos jovens Cristiano Rabaioli e Leon-ardo Konarzewski. Cristiano, que luta contra a Leucemia, está internado no Hospital Santa Rita, Complexo Santa Casa. Leonardo está em tratamento do câncer nos Estados Uni-dos, a família no Brasil luta para conseguir os recursos necessários para o custeio do tratamento médico.

Direito à amamentação

Ação social

CPI da Máfia das PrótesesColaboração! O vereador

Dilamar Soares (PMDB) ressalta que mesmo não participando da Comissão Parlamentar de Inquérito instalada na Câmara para investigar ramificações em Gravataí da Máfia das Próte-ses, fez questão de entregar ao presidente da CPI, vereador Gerson Rovisco (PV), uma série de documentos que pesquisou e que podem ajudar a elucidar a questão.

Page 5: Jornal de Gravataí. 5 de maio de 2015. Edição 2225

Gravataí, 5 de maio de 20155Notícias

Meio de locomoção e de sobrevivên-cia durante muitos anos no município, as carretas de boi seguem vivas na extensa área rural de Gravataí. Neste sábado e domingo (2 e 3), a 13º Pousada dos Car-reteiros reuniu moradores das regiões da Costa do Ipiranga, Morro Agudo, Santa Tecla, Itacolomi e Morungava, além de visitantes de outros municípios na área próxima ao CTG Estância do Gravatá. O evento, realizado pela entidade tradicio-nalista com o apoio da Prefeitura, através da Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc), reuniu famílias inteiras durante o final de semana.

A diretora-presidente da Fundarc, Fernanda Fraga, ressaltou que a cultura das carretas é fortalecida através de eventos como a Pousada e a Carreteada Estadual de Gravataí, ambas realizadas anualmente. “Em 2014, o Prêmio Famurs/Codic reconheceu a iniciativa como mais importante do Estado na categoria Cultura Popular, Étnica e Folclore. Este prêmio re-força a essência e o papel destes encon-tros, que mantém viva a cultura de nosso município”, ressaltou. Fernanda destacou ainda, que a Prefeitura, por meio da Fun-

darc é apoiadora do evento. Para a patroa do CTG Estância do

Gravatá, Patrícia Bitelo, a Pousada dos Carreteiros mantém a tradição entre as gerações. “A comunidade valoriza muito o evento e a visita de pessoas de outros locais. Todos trabalham voluntariamente para fazer o evento. Estamos satisfeitos pelo público, que neste ano, com certeza, reuniu mais de 2 mil pessoas. Agradec-emos a parceria da prefeitura e agora, pensamos na próxima Pousada dos Car-reteiros”, declarou Patrícia, que cresceu em meio às carretas e está à frente da entidade há 4 anos.

Já o coordenador do departamento de Carretas do CTG, Maurício Bitelo, ressal-tou que o evento reuniu 178 carretas, de Gravataí e das cidades de Novo Ham-burgo, Cachoeirinha, São Leopoldo e Sa-pucaia do Sul. Segundo Bitelo, a Pousada dos Carreteiros é uma grande confrater-nização e considerada uma preparação para a Carreteada Estadual. O carreteiro destacou que neste ano, além do baile e das atividades, a premiação do Boi do Futuro foi entregue ao carreteiro Leonardo Bitelo, de Novo Hamburgo.

Ainda durante este domingo (3), o proprietário da área onde acontece a Pousada dos Carreteiros, Paulo Closs, foi homenageado pela diretora-presidente da Fundarc, Fernanda Fraga, e pelo presi-dente da Associação dos Amigos da Car-reteada de Gravataí, Nelson Bitelo.

O próximo encontro de todo o grupo de carreteiros deve acontecer durante a Car-reteada Estadual de Gravataí, que deve realizar sua 28ª edição nos dias 7 e 8 de novembro, no Recanto dos Carreteiros.

A Pousada dos Carreteiros teve apoio das secretarias municipais de Serviços Ur-banos (SMSU), Saúde (SMS), Mobilidade Urbana (Semurb), Segurança Pública (Smasp), por meio da Guarda Municipal e 17º Batalhão de Polícia Militar.

Pousada dos Carreteiros mantém viva tradição das carretas de boi

Atendimento ao público será feito pela assessoria do gabinete nesta terça-feira

Entidades programam atividades do

DIA DO DESAFIO

A Prefeitura informa que, nesta terça-feira (5), o atendi-mento à população será realizado pela assessoria do Gabi-nete do Prefeito. As manhãs de terça-feira são reservadas pelo Gabinete do Prefeito para o atendimento ao público, reafirmando o compromisso da administração municipal de receber os cidadãos gravataienses. O atendimento ocorre a partir das 8h30, na sede da Prefeitura, localizada na Ave-nida José Loureiro da Silva, 1350, no Centro.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Gravataí participou na última semana na Sala Multiuso do Sesc Gravataí de uma reunião com entidades parceiras que realizarão na cidade, na última quarta-feira do mês de maio (dia 27), o tradicional Dia do Desafio. Ficou decidido que a coordenação técnica do evento será de responsabilidade da coordenadora dos Núcleos Esportivos da Smel, Cristina Fonseca.

Participando do evento, o secretário Luciano Oliveira lembrou que teremos a Corrida e Caminhada Noturna com largada ao primeiro minuto do dia 27, que abrirá a program-ação do Dia do Desafio na cidade. Luciano informou que a secretaria já está se movimentando para fazer desse Dia do Desafio um grande acontecimento esportivo na cidade.

A diretora do Sesc Gravataí, Rita Fagundes, revelou que neste ano serão parceiros do evento: Prefeitura de Gra-vataí, Ulbra Gravataí (com o Curso de Educação Física), Grupo de Escoteiros Murialdo, Sindilojas, Liga das Equipes de Gincana de Gravataí (Lieeg), Brigada Militar, Academia Cooperativa do Corpo, Shopping Gravataí, Acigra, Bom-beiros, Junior Damiani, Ameg e Gensa/Facensa.

No dia 27 de maio, a partir de 8h, haverá intensa pro-gramação com teatro, ginástica, dança, arte circense, caminhão do BiblioSesc, entre outros, na Praça Borges de Medeiros, e em outros locais do Município como escolas, academias, clubes, estabelecimentos comerciais, empre-sas que estiverem interessadas em fazer algo, em prol da saúde de seus frequentadores ou funcionários e sair da zona de conforto e praticar no mínimo 15 minutos de exer-cícios físicos.

A reunião no Sesc abordou as metas e o planejamento para a edição deste ano salientando que é muito impor-tante o apoio de todos os setores tais como poder público, legislativo e demais segmentos sociais. Para a coorde-nadora técnica do Dia do Desafio, Cristina Fonseca, esta é uma grande união em prol do bem-estar, movimento e atividade física.

Encontro ocorreu neste final de semana, reunindo cerca de 180 carreteiros e mais de 2 mil pessoas na zona rural de Gravataí

Page 6: Jornal de Gravataí. 5 de maio de 2015. Edição 2225

Gravataí, 5 de maio de 20156 Esportes

Cenário esportivo

Page 7: Jornal de Gravataí. 5 de maio de 2015. Edição 2225

Gravataí, 5 de maio de 20157Esportes

Cenário esportivo

Page 8: Jornal de Gravataí. 5 de maio de 2015. Edição 2225

Gravataí, 5 de maio de 20158 Economia

A balança comercial – diferença entre exportações e importações – registrou em abril o superávit mais baixo em dois anos. No mês passado, o país exportou US$ 491 milhões a mais do que importou. O resultado é o segundo pior da série histórica para o mês, só perdendo para abril de 2013, quando o indicador tinha apresentado déficit de US$ 989 milhões.

Em relação ao ano passado, o superávit da balança em abril caiu 3%. Em abril de 2014, o país exportou US$ 506 milhões a mais do que importou. No mês passado, as exportações somaram US$ 19,724 bilhões, com queda de 23,2% em relação a abril do ano passado pela média diária. As importações totalizaram US$ 19,218 bilhões, recuo de 23,7% na mesma comparação.

O resultado positivo em abril ajudou a reduzir para US$ 5,066 bilhões o déficit acumulado na balança comercial em 2015. No mesmo período do ano passado, a balança acumulava resultado negativo de US$ 5,573 bilhões.

Nos quatro primeiros meses do ano, as exportações caíram mais que as impor-tações. De janeiro a abril, o país exportou US$ 57,931 bilhões, queda de 16,4% pela média diária em relação ao mesmo período de 2014. As importações somaram US$ 62,997 bilhões, retração de 15,9% também pela média diária.As três principais categorias de produtos exportados tiveram queda no acumulado do ano. As vendas de produtos básicos caíram 23,6% na comparação com os quatro primeiros meses do ano passado. Os principais itens que puxaram a queda foram o minério de ferro (-45,1%), a soja em grão (-41%) e a carne bovina (-24,2%). Esses produtos atraves-sam queda de preços no mercado internacional.

As exportações de manufaturados caíram 11,3%, por causa principalmente de motores e geradores (-22,9%), máquinas de terraplanagem (-20,8%) e automóveis (-19%). As vendas externas de semimanufaturados caíram 2,5% no acumulado do ano, com destaque para açúcar em bruto (-13,8%), couros e pelos (-12,2%) e ferro fundido (-10,9%).

Começam a valer nesta segunda-feira as novas regras para financiar a casa pró-pria pela Caixa Econômica Federal. Em geral, tornou-se mais difícil financiar o imóvel e especialistas já têm apontado o consórcio como uma opção.

Três medidas da Caixa causam impacto direto na decisão de quem pretende to-mar crédito. A primeira delas é o limite de financiamento de imóveis novos, que passou a ser de 90% do total do valor. Além disso, para usados, o teto passou a ser de 50% do total do imóvel, dentro do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), ou seja, imóveis que valem até R$ 750 mil nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. Nos demais Estados, o valor máximo é de R$ 650 mil. A terceira medida engloba imóveis mais caros. Para usados acima de R$ 750 mil, enquadrados no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), o limite de financiamento passa a ser de 40% do valor total do imóvel.

As medidas foram anunciadas pelo banco público no fim do mês passado com o objetivo de driblar a falta de recursos no Sistema Brasileiro de Poupança e Emprés-timo, utilizados para liberar crédito pelo Sistema de Amortização Constante (SAC). Na prática, a Caixa passa a liberar menos dinheiro para as operações, principalmen-te no caso de imóveis usados e mais caros.

Vale lembrar que, no caso do financiamento popular (Minha Casa, Minha Vida), as regras anteriores permanecem inalteradas. O mesmo vale para empréstimos con-cedidos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). No caso das operações feitas pela tabela Price, em que as parcelas aumentam progressiva-mente, o limite de financiamento pelo SFH já havia sido reduzido para metade do valor do imóvel.

Balança comercial registra pior abril em dois anos

Novas regras da Caixa para compra de imóveis começam a valer

ANUNCIE NO JG 3423.1792

Quem conhecer algum impedimento, acuse-o na forma da Lei.

EDITAL DE CASAMENTO Edital nº 033/2015

Gravataí, 5 de maio de 2015 - Valecy Cabeleira Bitelo - Oficial de Registros

* LUCIANO OLIVEIRA MACHADO e LUCIANA DA SILVA * PAULO SÉRGIO BITENCOURT ROSA e MARIA NANCI DA ROSA * RAFAEL POERSCHKE TITOW e ANA PAULA SOUZA DA SILVA * LEONARDO RAMOS BARCELLOS e TAIANE ALVES MARCELINO

AV. JOSÉ LOUREIRO DA SILVA, 1826 - Fone: 3488.1800

VALECY CABELEIRA BITELO - Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais, faz saber, que se habilitaram para casar por este Cartório:

PUBLICAÇÃO LEGAL

Page 9: Jornal de Gravataí. 5 de maio de 2015. Edição 2225

Gravataí, 5 de maio de 20159Notícias

MEC usou R$ 2,5 bilhões para financiar 252.442 novos contratos do Fies. Segunda edição do Fies dependerá do orçamento, diz Janine Ribeiro

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou na tarde desta segunda-feira (4) que o MEC já esgotou a verba de 2015 para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ele disse que a abertura de uma segunda edição do programa, no se-gundo semestre deste ano, não está garantida, e explicou que, no caso dos estudantes que não puderam se inscrever no primeiro semestre, seria "in-útil" reabrir as inscrições, que foram encerradas na última quinta (30). Segundo o MEC, o montante destinado para novos contratos do Fies neste ano era de R$ 2,5 bilhões.

No mesmo dia, a Justiça Federal de Mato Grosso deter-minou que esse prazo fosse prorrogado por tempo indetermi-nado, para garantir que estu-dantes que tiveram problemas técnicos com o site pudessem se inscrever. "Entendemos que, não havendo mais recursos, a reabertura do sistema seria meio inútil. De qualquer forma, nós ainda não fomos notifica-dos, mas vamos recorrer", afir-mou ele em entrevista coletiva em Brasília.

Apesar da decisão judicial, desde que o sistema foi fechado para novos contratos, após a quinta-feira, ele não voltou a ser reaberto. No site aparece o frase "o prazo para inscrição no Fies encerrou dia 30.4.2015". Para quem já tem contrato, a renovação pode ser feita até 29

de maio.Sobre a possibilidade de abrir

o Fies para novos contratos no segundo semestre, Janine disse que ainda não sabe o que vai ocorrer. "Depende da disponibi-lidade orçamentária", disse. "Es-tamos trabalhando nisso, mas não podemos prometer algo que não temos certeza."

Segundo o secretário-ex-ecutivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, a verba do Fies para novos contratos neste ano é de R$ 2,5 bilhões. Ele afirmou que, "mesmo em ano de ajuste fiscal, há compromisso do governo com a educação".

No primeiro semestre de 2015, o Fies teve um total de 252.442 novos contratos com o processo concluído pelo site oficial. "Esse número pode mu-dar porque haverá casos, talvez, de alunos que não cumprem requisitos, quando forem ao banco. Pode haver queda, mas acreditamos que pode ser muito pequena", explicou o ministro.

No total, o sistema recebeu cerca de 500 mil pedidos de novos contratos, uma demanda maior que no ano passado, segundo Luiz Cláudio, quando

foram cerca de 480 mil candida-tos.

"Na próxima edição, quere-mos que todos saibam quantas vagas serão. Ele vai saber que o curso X na instituição X tem tantas vagas. Ele vai concorrer de forma transparente pela sua nota do Enem", explicou Costa.

A principal reclamação dos estudantes que tentaram um novo contrato foi o "erro M321" no sistema. "Tivemos um per-sonagem chamado erro M321. Houve uma comunidade no Facebook reclamando desse erro. Foi falha nossa colocar esse número. O M321 na maior parte dos casos era: acabou o número de vagas neste curso. Nós mandamos substituir por 'não há mais vagas para este curso'. Houve uma parte de queixas que foi fruto de a nossa comunicação não ser clara ou de pessoas quererem um curso que estava esgotado", reconhe-ceu Janine. Costa disse, porém, que as instituições de ensino que informaram aos estudantes ainda ter vagas disponíveis no Fies, mesmo após o estudante encontrar esse erro, passaram uma informação incorreta.

A Receita Federal (RF) começou ontem a receber retificações do Imposto de Renda e ainda declarações atrasadas daqueles que perderam o prazo, encerrado no último dia 30. Até a segunda-feira o sistema da RF havia contabilizado 1,979 milhão de declarações entregues no Estado. A quantidade é 1,49% maior do que o inicialmente previsto pelo Fis-co. De todo o Rio Grande do Sul, Porto Alegre é a cidade com maior número de contribuintes e declarações prestadas, à frente das regiões das delegacias da RF de Novo Hamburgo e de Caxias do Sul.

O supervisor do IR da Receita no Estado, o auditor fiscal César Roxo Machado, lembra que tanto aqueles que ainda terão de entregar a declaração quanto os que possuem retifica-ção a fazer deverão baixar novamente os re-spectivos programas no site da Receita. Isso porque o programa recebeu uma nova versão que já calcula o valor da multa a ser paga, no caso dos atrasados.

A multa mínima é de 1% do valor do imposto devido limitado ao máximo de 20%. De qualquer forma, o mínimo ficará em R$ 165,74. E se o contribuinte era obrigado a pagar imposto e não o fez, terá ainda o acrés-cimo de 0,33 ao dia (no limite de 20%) mais a taxa Selic.

Segundo ainda o supervisor, aquele que declarou e quer corrigir a declaração está isento da multa e pode fazer a alteração que precisar. Por exemplo, se esqueceu de colo-car um filho como dependente, ainda pode fazer isso tranquilamente. Agora, se tinha imposto a pagar e, portanto, não foi pago, o contribuinte terá de arcar com as correções legais – o juro.

César Roxo dá uma dica para quem ficou em dúvida sobre a declaração. Para isso bas-ta entrar no site da Receita e depois no Cen-tro de Atendimento Virtual ao Contribuinte, fazer um código de acesso, entrar no sistema e pesquisar no Extrato IRPF. O declarante poderá verificar de antemão se houve al-gum problema e se antecipar na solução. O sistema já indicará se houve algum problema. Thamy Spencer | Especial JG/ADI

Organizar as finanças pessoais para não entrar no vermelho pode ser a melhor receita para encarar a crise. Isso, claro, significa ter de esperar para fazer algum tipo de compra ou investimento ou pelo menos ser mais seletivo. Pesquisa da Federação do Comér-cio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) divulgada ontem apontou que a intenção de consumo das famílias gaúchas recuou19,6% em abril em relação ao mesmo período do ano passado e 5% em comparação a março. É a primeira vez desde o começo do levantamento, em 2010, que o indicador demonstra pessimismo. A pesquisa ouviu 600 famílias. “É a tradução da situação econômica e política do Brasil para a vida co-tidiana”, resume o presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn.

Dentre os indicadores considerados no levantamento, o maior recuo ficou com o consumo de bens duráveis (45% na compa-ração com idêntico período de 2014). “Essa situação somente irá mudar quando o ajuste fiscal começar a colher os seus frutos. Porém antes, vamos vivenciar ainda um período em que a situação piora para depois melhorar”, indica Bohn.Thamy Spencer | Especial JG/ADI

MEC diz que esgotou a verba para novos contratos do Fies em 2015

Agora são os atrasadosque entregam declaração

Cai intenção de compra

Page 10: Jornal de Gravataí. 5 de maio de 2015. Edição 2225

Gravataí, 5 de maio de 201510

Patricia Mello

Dois homens foram presos na manhã desta segunda-feira depois de aprontar em Gravataí. A dupla, arrombou uma casa no bairro Rosa Maria e quando se preparava para arrombar outra, foi pega pelas autoridades. Para tentar escapar da prisão, ofereceram dinheiro para os policiais e não deu outra, acabaram presos.

Eram cerca de 11h dessa segunda feira, quando uma viatura da 2ª CIA do 17º BPM seguia pela rua dos Cravos, no bairro Rosa Maria quando receberam a informaçao de que a dupla tinha arrombado uma casa. Os polici-ais seguiram para o local e quando chegaram, pegaram a dupla se preparando para invadir a casa do lado. Foram presos Marcelo J.A.M., 41 anos, com antecedentes por furtos e ar-rombamentos a residências. Ele estava em liberdade por indulto desde 2013. O outro preso foi Emiliano S.R., 37, também com anteceden-tes por furtos e arrombamentos a residência, furto de veículo, furto qualificado, falsa identi-dade, receptação de veículo, posse e tráfico de entorpecente, desacato. Ele também estava em liberdade por indulto desde o último dia 1 de abril.

No carro em que estavam os criminosos, um Ford Versailles branco que estava com as placas adulteradas por fita isolante, foram encontrados os eletroeletrônicos furtados da casa. O material todo foi recolhido e o carro apreendido. Quando os pms se preparavam para levar os acusados para a DPPA, a sistua-ção dos malacabados ficou ainda pior.

É que para se livrar da cana, eles tentaram subornar os pms. Ofereceram R$ 350,00, além de mais R$ 1 mil que iriam sacar no banco, para que fossem liberados levre, live e soltos. Os bandidos, que moram no bairro Sarandi, em Porto Alegre, foram encaminhados à DPPA onde foram autuados em flagrante pelos crimes de furto e arrombamento a residência e ten-tativa de suborno. Após foram recolhidos ao Presídio Central.

Nesta segunda-feira (04/05), policiais da 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Alvorada real-izaram a prisão de um homem de 22 anos, indi-ciado por três homicídios. Segundo o delegado Cassiano Cabral, havia contra o indivíduo dois mandados de prisão preventiva em aberto. Após os tramites legais, ele foi encaminhado para o Presídio Central.

Polícia

Homens são presos após tentarem subornar policiais

Preso homem suspeito de homicídio em Alvorada

Mulher é executada na ItacolomiOutros dois ocupantes do carro ficaram feridos. Duas crianças, de cinco e sete anos, saíram ilesas

Filipe Foschiera Colaboração: Patricia Mello

Um ataque criminoso deixou uma mulher morta e outros dois feridos no final da tarde de segunda-feira (04). O veículo em que Ana Paula Pedroso estava, com seus dois filhos, foi interceptado por outro, que efetuou diversos disparos contra os seus ocupantes. O crime ocorreu por volta das 16h30min, na Avenida Itacolomi, próximo ao Campus da Ulbra de Gravataí.

O veículo Pálio, na cor azul, onde Ana Paula estava, trafegava no sentido bairro-cen-tro da Avenida Itacolomi quando foi abordado por um Corsa Classic, na cor prata, e com um giroflex - equipamento que emite sinais luminosos intermitentes em viaturas - ligado. Os criminosos desceram do veículo e alve-jaram o Pálio com dezenas de tiros calibre 9mm. Após, fugiram no mesmo carro pela rodovia ERS-118. Ana Paula não resistiu aos ferimentos e faleceu no local, outros dois ho-mens foram encaminhados ao Hospital Dom João Becker com ferimentos. Um dos feridos estava no regime semi-aberto, e utilizava tornozeleira eletrônica. As duas crianças eram

filhas da vítima fatal, e não foram atingidas pelos disparos. O caso vai ser investigado pela delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A execução do maridoA morte de João Gabriel, 24 anos, marido

de Ana Paula, aconteceu por volta das 23h45 de quinta-feira, dia 30 de abril, na rua Vinícius de Moraes, Vila Natal. A vítima foi atingida por sete tiros, sendo três na cabeça e quatro no tórax. Ao lado do corpo ficou uma moto que era de propriedade da vítima. Segundo a polí-cia, João possuía antecedentes por ameaça, roubo de veículo e lesão corporal, além de posse ilegal de armas. Nenhum suspeito foi identificado até o momento.

Page 11: Jornal de Gravataí. 5 de maio de 2015. Edição 2225

Gravataí, 5 de maio de 201511Variedades

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 2

"(?) você!",bordão deFernandoVannucci

Vale,CBMM eSamarco(Econ.)

Aparelhocomo

o Xboxe o PS4(?) Var-

gas: 1930a 1945,

no Brasil

MedidaProvisória(abrev.)

Fonte dochope ser-vido na me-sa de bar

(?) Norte,bairro

nobre deBrasília

Sigla dopartidoDemo-cratas

Festa do(?), cele-braçãobaiana

Ator de "Uma Linda

Mulher"(Cin.)

Antigo,em inglês

Aquiles,Hérculesou Ajax(Mit. gr.)

CésarMaia,

políticocarioca

Sentidoapuradono cão de caça

"(?) therocks":

o uísquecom gelo

Móvel noqual se

guardamroupas

Proprietá-rios deprédios

alugados

Tonelada,em inglêsCongelar-se(o orvalho)

Dificuldadedo ranzinza

Maior(red.)

Círculoluminosoda Lua

Tombado

Julgado emação cívelO númerocomo o 3

SobBota-(?),festa de

despedida

O "P", nasigla TPM

Cem ares

Alvo docombatedo herói

Reza

Em + aEmprega-do de fa-culdades

Músico lembrado em12/2014 pelos 20

anos do falecimentoLadrão; larápio

Inclinação dehomens de bem

"Todos os caminhos vão (?) a Roma" (dito)

Benéfica

"Coraçãofinanceiro"da cidade

MensagemPrefixo deprodutos"verdes"

Formato do corpo decertas guitarras

Fonte de lucro delojas esportivas

Aero-náutica(abrev.)

(?) Brazil:criou oInstitutoButantan(1898)

VTVIDEOGAMEERAMALMP

CENTROTORRE

DUREUASA

SADIANASDEMBONFIM

EPRETONRICHARDGERE

AEREEARMCOLAHA

VITALRECADO

SADERIRFAROCOMODA

SENHORIOS

2/on. 3/old — ton. 7/hectare. 9/videogame. 11/richard gere.

Dia em que você estará mais comunica-tivo e voltado para firmar boas negocia-ções e acordos. O dinheiro é negociado com mais liberdade e bons resultados.

Mercúrio e Sol unidos nos últimos graus de seu signo, livres de tensão, indicam um momento em que tudo o que era confuso, ganha equilíbrio e movimento.

A tensão emocional vivida nas últimas semanas e os problemas em seu tra-balho, ficam definitivamente para trás. Aproveite este dia para aparar arestas

O momento é ótimo para uma reorga-nização e revisão do que, de fato, vale a pena dar continuidade. Novas opor-tunidades de trabalho podem surgir.

Um projeto em equipe começa a ca-minhar com mais fluidez. Tudo o que esteve confuso e difícil, caminha com tranquilidade.

Uma volta não está descartada, ou mes-mo a possibilidade de se encantar por uma outra pessoa. Fique tranquilo, pois toda tensão ficou no passado.

Dia em que você coloca todos os pingos nos is, com relação a um projeto profis-sional ou plano de negócio.

Depois de um tempo de grande tensão emocional você encerra esse ciclo e to-dos os problemas ficam para trás.

Toda tensão e dificuldades enfrentadas nas últimas semanas ficam para trás e você consegue retomar seu otimismo e fé de que está no caminho certo.

O momento agora envolve a possiilida-de de novos acordos e negociações e o possível fechamento de um contrato. Um novo horizonte começa a se abrir.

Toda tensão emocional ultimamente fica para trás e você começa a vislum-brar novas saídas para um problema vivido em uma sociedade ou parceria.

Uma negociação ou um acordo envol-vendo o aumento de seus rendimen-tos também fica para trás. O dinheiro, agora, entra com mais facilidade.

Príncipe William e Kate Middleton divulgam o nome da filha. Saiba qual é!

Rafael Vitti confessa: beijos com Isabella Santoni em Malhação não são técnicos

Na manhã desta segunda-feira (4), segundo o Twitter oficial da realeza britânica, Príncipe William e Kate Middleton anunciaram o nome de sua mais nova filha, que nasceu no último sábado (2), em Londres, na Inglaterra.

A princesa terá o nome de Charlotte Elizabeth Diana, contendo uma homenagem à sua bisavó, que se chama Elizabeth, e sua avó que se cha-mava Diana. Ela será conhecida como Sua Alteza Real Princesa Charlotte de Cambridge.

A nova princesa do país (que ocupa a quarta posição na linha de suces-são) chegou ao mundo às 8h34 (no horário de Brasília) no sábado e pesando 3, 7 kg, de acordo com o Twitter do próprio Palácio de Kensington, residência oficial da família real.

Rafael Vitti e Isabella Santoni formam a dupla sensação de Ma-lhação e estão com a agenda lotada para além das gravações da nove-linha teen global. Mas, o ator, que já assumiu o namoro com a colega de cena, arrumou um tempinho para conversar com o Jornal Extra e falar dos bastidores das filmagens.

Inclusive, para delírio dos fãs, ele

confessou que não tem beijo técnico em frente às câ-meras. Apesar de muito profissionais, é tudo feito com muito realismo para dar o máxi-mo de verdade à história de Pedro e Karina. "Para passar veracidade e a intensidade dos personagens, sempre foram beijos de verdade. É complicado isso de beijo técnico", declarou Rafael, de 19 anos, que não desgruda mais

da namorada aonde quer que vá.Apesar de já se conhecerem há

algum tempo, porque estudaram atuação juntos, o intérprete de Pedro contou que é um poço de paciência com a amada. "Ela é linda e muito talentosa. Não tem nada específi-co que faça eu me irritar com ela", disse.

Page 12: Jornal de Gravataí. 5 de maio de 2015. Edição 2225

De forma lúdica, espetáculo e DVD ensinam sobre os cuidados com os dentes

Filipe Foschiera

O espetáculo Chupeta e o Bicho da Cárie, da Companhia de Sorrisos, reestre-ia nos próximos dias 08 e 09 de maio, às 15h Teatro do SESC, em Gravataí. Os ingressos para as apresentações já estão disponíveis e podem ser adquiridos no local (Rua Anápio Gomes, 1241). O texto, de autoria da atriz e odontóloga Greice Morelli, foi elaborado a partir de sua vivên-cia na área da saúde e busca, por meio do teatro, orientar as crianças sobre os cuidados para com a saúde bucal, de for-ma lúdica e bem-humorada. A direção do espetáculo é de Ivo Schergl Jr e tem no elenco a protagonista Daine Oliveira, Pe-dro Martins, Vilma Loner, Yonara Karam e Henrique Gonçalves, que é gravataiense, no papel antagonista de Bicho da Cárie

Com uma linguagem simples e direta, os personagens vivenciam situações do dia a dia das crianças e adultos com rela-ção aos cuidados para com a saúde bu-cal. As cores vibrantes, bem como a trilha sonora específica para cada momento, remetem o espectador para o seu cotidi-ano, favorecendo a imediata identificação com as situações propostas em cena.

Além disso, o espetáculo incute men-sagens éticas que estimulam a elevação da autoestima e superação de obstáculos como os efeitos do bullying, largamente praticado entre as crianças”, observa Greice, e acrescenta: “unir o artístico e o educativo é uma forma de conhecer e explicar o mundo. Simbolizar é forma de humanização”. Ao superar suas barreiras em realizar a higiene bucal e passar a frequentar o dentista, a personagem Chu-peta promove a metáfora de superação de dificuldades, vencendo seus próprios medos.

A atriz Yonara Karam, que interpreta a “Mãe” e “Kassandra”, destaca que é enriquecedor experimentar a sensação de ver a criançada se divertindo com a turma da Chupeta. “Ver os pequenos torcendo por nossa heroína, ao mesmo tempo que absorvem informações relevantes sobre a saúde bucal nos move a continuar bus-cando sorrisos no rostinho de cada um”, finalizou.

A intérprete de “Chupeta”, Daiane Oliveira, considera incrível como através do espetáculo, eles conseguem passar informações relevantes e fundamentais para as crianças. “Os pais comentam so-bre a resistência dos filhos nessa questão, e depois do espetáculo as crianças compreendem, e até prometem escovar os dentes após cada refeição”, destacou a atriz.

O elenco do espetáculo conta ainda com Pedro Martins como “Edinho”, Vilma Loner como “Vó” e “Apresentador”, e Hen-

rique Gonçalves como “Bicho da Cárie” e “Kadinho”. Os figurinos e adereços são de Margarida Rache e direção de Ivo Schergl Jr.

Associando o trinômio educação – cultura – saúde, “Chupeta e o Bicho da Cárie” revela-se como instrumento de grande valia para transformação social ao promover a prevenção das cáries e doenças bucais por meio da educação. Por esta razão, conta com o patrocínio da Uniodonto, cooperativa odontológica que prima pela responsabilidade social, e o apoio de entidades de peso, como o Conselho Regional de Odontologia (CRO) e da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), entre outras.

#TUDO COMEÇOU NA ALDEIA:

O espetáculo que já circulou pelo Brasil teve o início de sua trajetória na cidade de Gravataí e após 21 anos atinge a maiori-dade e retorna à sua terra natal. Chupeta e o Bicho da Cárie é fruto da sensibilidade visionária da Dra Marisa Favarine. Em 1994, ela ocupava o cargo de Chefe da Odontologia da Secretaria Municipal de Gravataí, e teve a iniciativa de convidar a Dra. Greice Morelli, que além de dentista, atriz, compositora, cantora e dramaturga seria a pessoa perfeita para o diferente projeto: montar uma esquete teatral com finalidade de incentivar os pequenos cidadãos de Gravataí para a realização da higiene bucal.

Topado o desafio, Dra. Greice passou a escrever e dirigir uma mini peça teatral, que foi apresentada nas escolas munici-pais , juntamente a atividades de esco-vação assistida e bochechos fluorados. O trabalho deu certo, e Greice resolveu investir no trabalho, transformando o projeto em um grande espetáculo teatral para crianças entre 3 e 10 anos de idade. Assim, em 1995, Chupeta e o Bico da Cá-rie estrearia no Teatro do SESC em Porto Alegre, para nunca mais parar, levando sua mensagem de valorização do sorriso para milhares de crianças. “Voltar, após 20 anos de estrada, à querida Gravataí, cidade berço desse espetáculo é verda-deiramente muito especial p mim”, desta-cou Greice.

#ESPETÁCULO TAMBÉM EM DVD

Chupeta e o Bicho da Cárie o espe-táculo também pode ser encontrado na versão em DVD, que estará sendo com-ercializado no local. O DVD foi dirigido por Rene Goya e produzido pela Estação Filmes. O filme recebeu o prêmio de Mel-hor Vídeo Independente no 7º Gramado Cine Vídeo, realizado no 27° Festival de Cinema de Gramado e também foi vence-dor da Mostra Latino-Americana de Vídeo Científico-Odontológico, no 14° Congres-so Internacional de Odontologia no Rio de Janeiro.

Gravataí, 5 de maio de 2015

Chupeta e o Bicho da Cárie reestreia dia 8 e 9 de maio no Teatro do SESC

12 +Shows