jornal da educação - julho de 2011

4
{SAIBA MAIS} >> Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades de sacolas plásticas a cada ano. >> No Brasil, por mês, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados, o que dá 66 sacolas por brasileiro. >> Uma sacola plástica leva de 100 a 500 anos para se decompor na natureza. >> Belo Horizonte foi a primeira cidade do Brasil a adotar uma lei que proíbe a venda e a distribuição de sacos plásticos. As cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro também contam com legislação semelhante, mas ainda estão no período de adaptação. >> Em 2010, o Brasil reduziu o uso de sacolas plásticas. Por meio da campanha Saco é Um Saco, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o País conseguiu evitar o uso de 5 bilhões de sacolas plásticas. educaçao Informativo do mandato do vereador Guilherme Julho 2011 VEREADOR {@} Confira no www. guilhermesampaio.com.br o projeto de lei que trata da substituição das sacolas plásticas no comércio da Capital e acompanhe também pelo site a data de votação em plenário desta matéria. que determina a substituição no comércio da Capital das sacolas plásticas convencionais disponibilizadas aos clientes por sacolas retornáveis, produzidas em material biodegradável ou de comprovado baixo impacto ambiental. O projeto também prevê campanhas de conscientização da população, adoção de um selo verde para reconhecer os estabelecimentos que se destacarem nesta ação e ainda uma multa aos infratores. Faça a sua parte e ajude a construir um futuro melhor para todos! O saco é um saco! www.guilhermesampaio.com.br Siga o Guilherme: Guilherme Sampaio @VerGuilherme A s sacolas plásticas se popularizaram por volta de 1950 como mais uma consequência das demandas criadas em nossas vidas a partir do processo de Revolução Industrial. Em meio século, elas passaram de símbolo de modernidade a grandes vilãs do meio ambiente. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras cidades já aprovaram leis limitando ou substituindo o usa de sacolas plásticas no comércio. Agora é a vez de Fortaleza dar seu sim à natureza e à qualidade de vida! Tramita na Câmara Municipal um projeto de lei do vereador Guilherme Projeto de lei quer substituir as sacolas plásticas distribuídas pelo comércio de Fortaleza por opções ecologicamente sustentáveis

Upload: guilherme-sampaio

Post on 09-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo do mandato do vereador Guilherme Sampaio.

TRANSCRIPT

{SAIBA MAIS}

>> Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades de sacolas plásticas a cada ano.

>> No Brasil, por mês, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados, o que dá 66 sacolas por brasileiro.

>> Uma sacola plástica leva de 100 a 500 anos para se decompor na natureza.

>> Belo Horizonte foi a primeira cidade do Brasil a adotar uma lei que proíbe a venda e a distribuição de sacos plásticos. As cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro também contam com legislação semelhante, mas ainda estão no período de adaptação. >> Em 2010, o Brasil reduziu o uso de sacolas plásticas. Por meio da campanha Saco é Um Saco, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o País conseguiu evitar o uso de 5 bilhões de sacolas plásticas.

educaçaoInformativo do mandato do vereador Guilherme Julho 2011

vereador

{@}

Confira no www.guilhermesampaio.com.br o projeto de lei que trata da substituição das sacolas plásticas no comércio da Capital e acompanhe também pelo site a data de votação em plenário desta matéria.

que determina a substituição no comércio da Capital das sacolas plásticas convencionais disponibilizadas aos clientes por sacolas retornáveis, produzidas em material biodegradável ou de comprovado baixo impacto ambiental.

O projeto também prevê campanhas de conscientização da população, adoção de um selo verde para reconhecer os estabelecimentos que se destacarem nesta ação e ainda uma multa aos infratores. Faça a sua parte e ajude a construir um futuro melhor para todos!

O saco é um saco!

www.guilhermesampaio.com.brSiga o Guilherme: Guilherme Sampaio @verGuilherme

As sacolas plásticas se popularizaram por volta

de 1950 como mais uma consequência das demandas criadas em nossas vidas a partir do processo de Revolução Industrial. Em meio século, elas passaram de símbolo de modernidade a grandes vilãs do meio ambiente. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras cidades já aprovaram leis limitando ou substituindo o usa de sacolas plásticas no comércio. Agora é a vez de Fortaleza dar seu sim à natureza e à qualidade de vida!

Tramita na Câmara Municipal um projeto de lei do vereador Guilherme

Projeto de lei quer substituir as sacolas plásticas distribuídas pelo

comércio de Fortaleza por opções ecologicamente sustentáveis

Junho 2008

22 Julho 2011

Vereador ocupa pela terceira vez a presidência da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal

BIÊNIO 2011/2012

Comissão de educação elege seis prioridades de trabalho. Confira!

planejamento

1fUndo mUniCipal de CUltUra: debater, propor e acompanhar o processo de criação deste instrumento.

2GeStão eSColar: propor critérios e metodologias de composição de núcleos gestores das escolas, além de

programas de formação e acompanhamento dos professores.

3plano mUniCipal de edUCação: participar da construção do Plano, a partir das diretrizes definidas no

Plano Nacional de Educação (PNE).

4 tempo inteGral: propor agenda de visitas e estudos para implantação do tempo integral em toda a rede

escolar do Município.

5 CampoS de várzea: articular com o Executivo a reforma e manutenção dos campos de várzea, a fim de

qualificar estes espaços para a cidade.

6 feSteJoS JUninoS: reforçar o apoio do poder público aos festejos juninos e populares na Capital.

eStá maiS fáCil Comparar preçoS noS SUpermerCadoS

Para se comunicar com a Comissão de Educação da Câmara Municipal procure as assessoras técnicas da comissão Lara Paz e Suzana Costa pelo telefone: 3444 8372.

LEI DO PrEçO CLArO

GUilHerme vai a Havana ConHeCer modelo edUCaCional qUe é referênCia no mUndo

{OPINIãO}

“A Lei do Preço Claro (nº 9.545/2009) representou um ganho concreto para o consumidor, pois explicita o preço real

do produto, dando às pessoas a oportunidade de avaliar se sai mais em conta comprar tal ou qual quantidade da mercadoria. Parece simples, mas é um mecanismo de especial importância para quem quer economizar”, João ricardo franco vieira, Secretário Municipal de Defesa do Consumidor (Procon)

A Lei do Preço Claro, de autoria do vereador Guilherme Sampaio, mudou a relação dos consumidores com os produtos na hora de comparar os preços. Se antes as pessoas escolhiam o que levar para casa apenas pelo valor da etiqueta, elas hoje têm outro referencial: o quanto

está sendo cobrado por unidade de medida da mercadoria, ou seja, o valor real do quilo, litro, metro ou unidade do produto. A lógica, antes aplicada apenas a alguns itens, como os frios, foi estendida, a partir da lei, a todas as mercadorias à venda. Quem saiu ganhando foram os consumidores!

O vereador Guilherme foi em viagem oficial para Havana. Na capital de Cuba, cumpriu agenda de visitas e reuniões a fim de conhecer o sistema público de educação daquele país, referência de qualidade e resultados

no mundo. Os encontros foram articulados pela Embaixada de Cuba no Brasil, via Itamaraty. Ele também participou das solenidades do Dia do Trabalho e do aniversário de 52 anos da Casa de Las Americas.

Junho 2008a educação faz um mundo

ana maria aSSUme GeStão da Saúde A secretária da Educa-ção, Ana Maria Fonte-nele, assumiu em maio a Secretaria Municipal de Saúde e passou a acu-mular, interinamente, as duas funções. Econo-mista, com Doutorado pela USP, a gestora já coordenou o curso de Economia e foi chefe do Departamento de Teoria Econômica da Federal. Desde 2005 ela é se-cretária da Educação.

2 pReFeItURa

3Julho 2011a educação faz um mundo

artUr BrUno é viCe-líder do ptO deputado federal Artur Bruno (PT) foi escolhido como um dos vice-líderes doPT na Câmara dos Deputados. O parlamentar também compõe as comissões de Educação e Cultura e de Desenvolvimento Urbano da Casa. Bruno é o único representante da bancada cearense no colegiado e foi recentemente eleito como segundo vice-presidente.

{@}

As obras de urbanização e requalificação

ambiental do projeto Vila do Mar, que contemplam uma avenida litorânea, ciclovia, calçadões, praças de convivência, quadras poliesportivas, centro de artes e ofícios, anfiteatro e memorial, saneamento ambiental, proteção de encostas, engorda de praias e erradicação de áreas de risco já avançam em três quilômetros de extensão. Ao todo, a Prefeitura vai revitalizar os 5,5km do litoral oeste, limitado pelos bairros Barra do Ceará, Cristo Redentor e Pirambu. Na prática, é como se

Fortaleza ganhasse uma nova avenida Beira Mar!

A nova via, acompanhada dos equipamentos públicos de lazer, esporte e cultura vai alterar a paisagem da cidade, devolvendo aos moradores e visitantes as belezas das praias, há anos encobertas por ocupações irregulares nos três bairros contemplados com o projeto. As encostas e áreas de preservação ambiental permanente, antes degradadas e tomadas por habitações precárias, já começam a despontar exibindo sua exuberância. A visão do mar, no trecho entre o Pólo

de Lazer da Barra do Ceará e a avenida Dr. Theberge, no Cristo Redentor, já é uma realidade.

As obras de urbanização, iniciadas em agosto de 2010, somadas à infraestrutura de proteção das praias e à construção de conjuntos habitacionais (foto), também em andamento, perfazem investimentos de R$142 milhões, com recursos do PAC, Fundo Nacional de Habitação, Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza. A previsão de conclusão das obras é o segundo semestre de 2012.

vila do mar, entre nessa praia!

JUventUde e traBalHo A inserção dos jovens no mercado de trabalho foi debatida pelo mandato do deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Antonio Carlos (PT). O assunto foi discutido em seminário que contou com a presença do sociólogo e assessor político da CUT Nacional, Anderson Campos.

navegue: >www.fortaleza.ce.gov.br>www.arturbruno.com.br>www.antonio carlospt.org.br

{POr DENtrO}

GUilHerme vai a Havana ConHeCer modelo edUCaCional qUe é referênCia no mUndo

Junho 2008

{OPINIãO}

>> Segundo o gerente de licenciamento da Semam, Júlio César Costa, a discussão que antecipou a aprovação da lei teve um caráter educativo importante e com resultados visíveis. “Claramente caiu o número de abusos por parte dos donos de paredões de som e houve também um aumento da procura dos empresários do setor por regularização acústica das lojas”, afirma.

A pós mais de um ano de discussão, a Câmara

Municipal de Fortaleza aprovou, por unanimidade, a Lei do Paredão, de autoria do vereador Guilherme. No dia 17 de março, a lei foi publicada no Diário Oficial do Município e passou a vigorar. Desde então, o parlamentar vem realizando reuniões com órgãos de segurança e meio ambiente da Capital, pedindo apoio e propondo um trabalho articulado no combate à poluição sonora. O resultado já se vê nas ruas!

Representantes de Secretaria do Meio Ambiente do Município (Semam) e da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) afirmam que a ampla discussão que antecedeu a votação da lei e a consequente aprovação da matéria acabaram conscientizando proprietários de paredão de som e empresários do setor.

já gera benefícios para FortalezaLei do Paredão

>> Mesma opinião tem o major marcus Costa, comandante da Cpma. “Hoje, mesmo ainda sem a regulamentação da lei, se constata uma grande redução de ocorrências nos bairros e nos locais em que o problema se repetia com grande reincidência”, afirma.

Para fazer com que o combate à poluição sonora chegue ao Interior, Guilherme reuniu vereadores de todo o Estado para apresentar e tirar dúvidas sobre a Lei do Paredão.

24

ExPEDIENtEParticipe do mandato do vereador Guilherme. Sugira, opine! Mandato do Vereador Guilherme Sampaio -Câmara Municipal de Fortaleza - Rua Thompson Bulcão, 830, Gabinete 33, Patriolino RibeiroFone: (85) 3444-8372www.guilhermesampaio.com.br >> email:[email protected]ção é um informativo do mandato do vereador Gulherme SampaioJornalista responsável: Clovis Holanda (JP CE01395) projeto Gráfico: Manga Design

Julho 2011

meIo amBIente

{@}

Confira a lei na íntegra e um resumo, por tópicos, dos principais pontos da proposta e envie sua denúncia de abuso pelo site www.guilhermesampaio.com.br

denUnCie!

para emergências

ligue 190

em ações programadas e

recorrentes lig

ue

3452 6923

(Semam)