jornal da campanha edição nº53

20
1 Quarta-feira, 13 de outubro de 2010 Jor or or or ornal da Campanha nal da Campanha nal da Campanha nal da Campanha nal da Campanha Ano II Nº 053 R$ 1,50 Preso suspeito de roubar produtor Quarta-Feira, 13 de outubro de 2010 Imagens da 75ª Expofeira Agropecuária de Caçapava. Três podem ter participado do crime. Dois já confessaram e um é menor de idade. págs. 4 e 5 Em 60 dias começa a obra no acesso a Santana. pág. 9 Ricardo Macedo Lipiman é acusado por dois comparsas de efetuar quatro disparos contra o pequeno produtor J.B.O. de 82 anos, e de participar do assalto. Um menor de 17 anos e outro maior deram detalhes do incidente que aconteceu na Cancha dos Fagundes, próximo a Coxilha São José. Mesmo com todos os indícios Ricardo afirma que é inocente. Nem mesmo depois de passar por acareação e ser apontado como autor dos disparos pelos outros dois suspeitos ele continua alegando inocência. Foi decretada a prisão temporária por 30 dias. Polícia aguarda resultado da perícia feita em objetos encontrados na casa das vítimas que tinham digitais. Prisão foi possível com trabalho conjunto entre Brigada Militar e Polícia Civil. pág. 11 Lavras realiza curso de capacitação para atender melhor turistas. pág. 7 Estão abertas as inscrições para o concurso público de São Gabriel. pág. 6 Comerciantes reclamam de Área Azul em Caçapava Prefeito não comparece a Comissão Processante. pág. 18 Comerciantes e comerciários de Caçapava reclamam de decreto que implantou o estacionamento rotativo. Morro da Angélica atrai pilotos de todo Estado pág. 10 Paraglider chegou em Caçapava em julho de 2009 e cada dia conquista mais apaixonados. contracapa

Upload: jornal-da-campanha

Post on 29-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Preso suspeito de roubar produtor

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal da Campanha Edição nº53

1Quarta-feira, 13 de outubro de 2010JJJJJororororornal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanha

Ano II Nº 053 R$ 1,50

Preso suspeito de roubar produtorQuarta-Feira, 13 de outubro de 2010

Imagens da75ª Expofeira

Agropecuária deCaçapava.

Três podem ter participado do crime. Dois já confessaram e um é menor de idade.

págs. 4 e 5

Em 60 diascomeça a obra

no acesso aSantana.

pág. 9

Ricardo Macedo Lipiman éacusado por dois comparsas deefetuar quatro disparos contra opequeno produtor J.B.O. de 82 anos,e de participar do assalto.

Um menor de 17 anos e outromaior deram detalhes do incidenteque aconteceu na Cancha dosFagundes, próximo a Coxilha SãoJosé. Mesmo com todos os indíciosRicardo afirma que é inocente. Nemmesmo depois de passar poracareação e ser apontado comoautor dos disparos pelos outros doissuspeitos ele continua alegandoinocência. Foi decretada a prisãotemporária por 30 dias.

Polícia aguarda resultado daperícia feita em objetos encontradosna casa das vítimas que tinhamdigitais. Prisão foi possível com trabalho conjunto entre Brigada Militar e Polícia Civil.pág. 11

Lavras realizacurso de

capacitação paraatender melhor

turistas.pág. 7

Estão abertas asinscrições para o

concursopúblico de São

Gabriel.pág. 6

Comerciantes reclamam deÁrea Azul em Caçapava

Prefeito nãocomparece a

ComissãoProcessante.

pág. 18

Comerciantes e comerciários de Caçapava reclamamde decreto que implantou o estacionamento rotativo.

Morro da Angélica atraipilotos de todo Estado

pág. 10

Paraglider chegou em Caçapava em julho de 2009e cada dia conquista mais apaixonados. contracapa

Page 2: Jornal da Campanha Edição nº53

2 Quarta-feira, 13 de outubro de 2010 JJJJJororororornal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da CampanhaOpinião

O Brasil tem muitos problemas ainda por resolver, num passado ainflação, divida externa e a falta de liberdade dos tempos ditatoriaiseram os que mais atormentavam o brasileiro. Passado os anos, novosproblemas foram surgindo, entre eles o mais terrível de todos, acorrupção que se instalou nos meandros da sociedade. Como um virus,ela vem infectando muita gente, tornando-se sem dúvida nenhuma nomais nefasto de todos os males que afetam esse país.

Mas a mais cruel das corrupções é aquela que permeia o poder,aquela que as pessoas praticam por meio de cargos políticos, a corrupçãopolítica significa o uso ilegal por parte de governantes, funcionáriospúblicos e agentes privados - do poder político e financeiro deorganismos ou agências governamentais com o objetivo de transferirrenda pública ou privada de maneira criminosa para determinadosindivíduos ou grupos de indivíduos ligados por quaisquer laços deinteresse comum.

Nos últimos anos vários casos vieram a tona, como o “mensalão”,”Dinheiro na cueca” caso Renan que usava ’lobista’ para pagar aspensões da sua filha fora do casamento com Mônica Veloso, citei apenasalguns dos tantos casos que são divulgados no meio político, masinfelizmente a corrupção passou a ser uma prática quase queincontestável ou na pior das hipóteses, aceita pelo brasileiro que já nãosabe mais o que fazer para se livrar dela. O poder paralelo advindo doscorruptos e a extorsão que eles praticam, penaliza quem realmente éhonesto e cria uma casta de malfeitores que se infiltram na sociedade,minando os conceitos dos bons costumes, fazendo com que passemosa questionar o que é certo e o que é errado, levando a repensarmos anossa forma de agir, tudo isso acaba criando uma cultura do levarvantagem em tudo, que se espalha no seio da sociedade, começa naspequenas coisas, como ficar com o troco que foi dado a mais na bodegada esquina, passando por dar gorjeta ao policial para não ser multado,chegando aos políticos que usam do poder para benefício próprio, tudoisso faz com que a corrupção torne-se uma prática cotidiana.

O pior de tudo isso é que não esta sendo feito nada para mudar essaprática, visto que, quem poderia mudar, ou não tem interesse ou érefém dos malfeitores e assim continuamos vendo o nosso país se tornaro campeão mundial de corrupção e com isso o poder paralelo cada vezmais toma conta do nosso querido país. Dizer que o Brasil está podrefoi uma maneira de expressar a minha indignação pelo que estáacontecendo e pelo pouco que tem sido feito para mudar essa realidade,pois, inacreditavelmente vivemos num país que andar errado é o que écerto.

Brasil, paraíso dos corruptos

*Eraldo Vasconcelos de SouzaEconomista/professor universitárioConsultor em Gestão Empresarial

Caçapava do Sul

Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não expressando necessariamentea opinião do jornal.

Diretora

Iloiva Ismério

Editor

Cleber Ismério

MTb/SP 24.635

Reportagens

Vítor Ogawa

MTb/PR 4.656

Repórter Fotográfico

Luiz Henriques

E-mail:[email protected]

www.jornaldacampanha.webnode.com.br

Consultor Ortográfico

Oldemar Santos

Administrativo

Rogéria de Miranda

Assinaturas

Katiucha Fernandes

Diretor Comercial

Oldemar Santos

Executivas de Contas

Ingrid Trindade

Santana da Boa

Vista:

Zenilda

São Gabriel:

Jojô

Lavras do Sul:

Ana Cristina Munhos

Circulação semanal:Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Santana da Boa Vista,Santa Margarida do Sul, São Gabriel e Vila Nova do SulTiragem: 2.000 exemplares - Jornal da Campanha Ltda. -

CNPJ: 11.305.361/0001-62Fone: (55) 3281-3247

Eraldo Vasconscelos de Souza*

No dia 13 de outubro de 2009iniciamos a caminhada com oJornal da Campanha. O iníciomodesto na cidade de Caçapava doSul projetou o veículo para atingir,hoje, ao todo seis municípios. Umaposição que consolida a cadasemana.

O nome: Jornal da Campanhasem dúvida ajuda muito. Vivemostodos em uma região consideradaa mais pobre de todo o Rio Grandedo Sul. A nossa metade, como nãorende dinheiro, só aparece nonoticiário quando há algum fatoacidente, morte ou escandalospolíticos.

Para superar esse desafioampliamos a equipe e trouxemosum jornalista com experiênciainternacional. O Vitor Ogawatrouxe a vivência internacional e degrandes redações como a RedeGlobo. Como ele muitosprofissionais colaboraram com onosso veículo.

No esporte destacamos aparticipação do Marcel Junqueira.Com dedicação, responsabilidade,credibilidade e originalidade ele foio responsável pelo crescimento dacobertura esportiva no nossoveículo. Na maioria das edições acobertura da região era feita em trêspáginas, mas já tivemos edições queo esporte tomou conta de quatro eaté seis páginas.

Por questões pessoais perdemoso senhor Marcel. Um a fera emconcursos ele atua hoje no IBGE efoi aprovado no concurso daprefeitura de Caçapava do Sul.Conciliar tudo isso com o jornal e afaculdade sem dúvida não é umatarefa das mais fáceis.

Tentaremos manter o nível queo sempre empregou nas páginasesportivas. Vamos continuarcobrindo o esporte local e cada vezmais dentro dos municípios que nos

Cléber Ismério*

Um ano de compromisso com o leitor!

* Jornalista diplomado e sócio fundadordo Jornal da Camanha

cercam.Neste sábado, 16 de outubro,

receberemos alguns candidatos paratestes aqui na redação. Aplicaremoso sistema utilizado quando daadmissão na Rede Globo e no GrupoRBS. Procuramos profissionaisqualificados que tenham vontade edisposição para fazer com que oJornal da Campanha se torne umareferência na região.

Nesse período que passoutivemos várias pessoas que nosauxiliaram na administração dojornal. Alguns não conseguiramatender as expectativas emcompensação outro superaramtodas. Entre os que gostaria dedestacar está o Anderson Lima. Porfalta de competência doadministrador que era responsávelpor acompanhar o seu trabalho nãofoi aproveitado da melhor maneira.Na seqüência ele deixou o jornalpara seguir carreira como assessorparlamentar.

A frente do setor chegou então asenhorita Camila Trindade. Entãouma universitária de administraçãoda Urcamp. Durante sete mesesficou a frente do administrativo dojornal e nos deixou em função dacarga extra que precisou assumir nomomento que começou a cursar aUnipamp. Hoje na função temosoutra competente universitária docurso de administração da Urcamp:a senhora Rogéria Vivian que contacom a auxiliar Cléia no setor deassinaturas. Aliás, um setor queenfrentamos sérios problemasquando uma empresa de informáticaesteve prestando um serviço eperdeu o nosso banco inteiro deassinaturas. Até hoje os nossosassinante e nós enfrentamosproblemas com a entrega deexemplares. Mas estamosresolvendo tudo isso. Por essemotivo contamos com uma

profissional que tem como principaltarefa atender aos nossos assinantes.

No setor comercial a contrataçãode Oldemar Santos, radialista,publicitário e como autônomotrabalhou com o grupo RBS paraa região, mostrou uma novarealidade. Com o apoio deexecutivos de contas como Gislaine,Amanda e Matheus houve umaalavancada de anúncios emCaçapava do Sul. Essa equipe sesomará as representantes de Lavrasdo Sul, Ana Cristina Munhos (umtalento que garantiu 5 páginas depublicidade no aniversário demunicípio) e a de Santana da BoaVista, Zenilda.

Agora buscamos mais jornalistaspara que nossa equipe possa atendertoda a nossa região de cobertura. Oscomentários dos nossos leitores...críticas, sugestões são o combustívelpara que continuemos prestando umserviço a comunidade. Nossaprincipal e indiscutível missãocontinuará e sempre será atendermelhor aos nossos leitores.

Passou o primeiro ano e com aGraça de Deus atingiremos muitosanos mais. O nosso veículo veiopara ficar. Trabalhamos como umaempresa grande porquepretendemos nos tornar uma empouco tempo. No que depender decada um que trabalha conosco seique conseguiremos isso. O maisimportante de tudo é quecontinuemos prestando um serviçoresponsável para a comunidade eoferecendo o que de melhor temospara você nosso leitor. Você que é arazão da existência do Jornal daCampanha. Obrigado pelaconfiança nesse primeiro ano denossa existência.

Sr Editor do Jornal da Campanha

Felicito o Jornal por haver dedicado duas páginas, inclusive a contra-capa, para Anderson Henriques, destaqueno atletismo nacional, e o editor de esportes, pelo texto. Essa merecida reportagem exalta os feitos do adolescenteda Terra, informa aos leitores sobre esse novo orgulho da nossa comunidade e serve de estímulo para a infânciae juventude locais, ao demonstrar que um jovem saído dos rincões de Caçapava já se projeta nas pistas atléticasinternacionais, uma vez aproveitadas suas potencialidades físicas. Com certeza, será o primeiro caçapavano aparticipar de uma Olimpíada.

Sds Rivadavia Severo

Page 3: Jornal da Campanha Edição nº53

3Quarta-feira, 13 de outubro de 2010JJJJJororororornal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanha

Os homens fazem as obras, masas mulheres fazem os homens.Chaiani, esposa de Jeferson Spolti da Candeia Serviços

Elétricos de Bento Gonçalves, Elisabete, mulher e sócia deNelson da Silveira da Art Center Comunicação Visual deFarroupilha e Yanê Montenegro, “cara metade” dopernambucano Alceu Valença e principal trampolim nacarreira do músico. O que elas têm em comum? Todasapostam na parceria com os maridos para gerirempreendimentos e crescer no mercado. São mulheres quenão conseguem separar o casamento dos negócios e estão àfrente da empresa com o parceiro, dividindo o mesmoambiente de trabalho, apostando na divisão deresponsabilidades e na comunhão de vitórias e frustrações.

– É óbvio que existe um lado difícil nessa história. Osproblemas relativos ao trabalho invadem a nossa casa e nãoé fácil administrar isso. Mas, se colocarmos numa balança,certamente encontraremos mais pontos positivos quenegativos. – salienta Yanê, que após assumir os negóciosde contratos, fechamento de turnês e coordenação de equipesque trabalham para Alceu tornou-se peça fundamental nosucesso do cantor.

A verdade é que há mulheres que, além de administrarema casa, estão por dentro de tudo que se passa na vidaprofissional dos maridos. Essa atitude reforça a celebre fraseque diz que “do lado de um grande homem há sempre umagrande mulher”. E é atestada pelo filósofo francês JulesMichelet: "Nas horas graves as mulheres se impõem pelasensibilidade, paixão e iniciativa, superiores às doshomens”.

Conta-se que numa ocasião, o presidente americano,Barack Obama, saiu para jantar com sua esposa, Michelle,e foram a um restaurante não muito luxuoso, porque queriamfazer algo diferente e sair da rotina. Estando sentados àmesa, o dono pediu aos guarda-costas para aproximar-se ecumprimentar a primeira dama, e assim o fez. Quando ohomem se afastou, Obama perguntou a Michelle:

– Qual é o interesse deste homem em te cumprimentar?Michele respondeu:– Acontece que na minha adolescência, ele foi apaixonado

por mim.Obama disse então:- Ah, quer dizer que se você tivesse se casado com ele,

hoje você seria dona deste restaurante?Michelle rebateu:– Não, meu querido, se eu tivesse me casado com ele,

hoje ele seria o presidente dos Estados Unidos.Portanto, maridos, mesmo que vocês torçam o nariz,

reconheçam que os homens fazem as obras, mas as mulheresfazem os homens.

www.contramaodomundo.com.brwww.twitter.com/sjcalmeida

Opinião

Sérgio da Silva Almeida*Caçapava do Sul

Apesar de algumas distorções,a democracia sempre se aprimora,e a cada eleição, o povo enviarecados sutis à classe política.Neste primeiro turno de eleiçãopresidencial, não foi diferente.Diante da sofreguidão com que acandidatura do governo tudo fezpara “liquidar a fatura” em apenasum turno eleitoral, o eleitorado sealertou e fez a opção por uma novarodada de discussões. Agora, emcondições de maior igualdade, osdois principais projetos levados àapreciação do eleitorado voltam adialogar com a sociedadebrasileira, com a oportunidade derealizar um debate de maiorprofundidade, que toque emquestões de relevância verdadeirapara o futuro do país.

Aguardamos que neste segundoturno os candidatos atentem paraa necessidade de apresentar ao paísa agenda de cada um para aAgricultura brasileira,sabidamente o setor que respondepelos melhores êxitos daeconomia, sem contudo garantir ao

Tarso Teixeira*

Eleições: um debate necessário

Presidente do Sindicato Rural de São GabrielVice Presidente da Farsul

produtor uma justa rentabilidade,apesar de prover ganhossatisfatórios ao comércio eindústria. O país é carente de umaPolítica Agrícola definida, que leveao campo mais desenvolvimentocientífico e menos mistificaçãoideológica, que divide osprodutores na falsa dicotomia de“pequenos” e “grandes”, com aclara intenção de satanizar aagricultura empresarial, justamenteaquela que sustenta o bomdesempenho da moeda frente aocâmbio garantindo alimento baratona mesa do trabalhador brasileiro.

As soluções que o campodemanda dependem de açõesefetivas no campo da segurançajurídica, investimento em logísticapara o escoamento das safras ecorreção de assimetrias em acordosinternacionais como o Mercosul.Noprimeiro turno, por conta de umaevidente divisão política no espectropartidário mais identificado com oagronegócio, perdemos aoportunidade de um segundo turnopara uma discussão madura dos

destinos do Estado do Rio Grandedo Sul, e agora o agronegóciogaúcho terá que conviver com umestilo já conhecido, que quandoesteve à frente do Estado alimentoufranca hostilidade ao agronegócio.E isto por culpa da placidez com quemuitos de nós assistimos a tudoacontecer, e de uma campanhapolítica pasteurizada, quesimplesmente não discutiu temascomo política agrícola, segurançajurídica, as assimetrias do Mercosule o status sanitário da nossaprodução, entre outros fatores.

Quis a Providência Divina que aomenos no âmbito nacionaltivéssemos a oportunidade de trazerà luz este debate. E nesta hora nãopodemos ser tíbios na defesa dosnossos valores. Se não queremosinvasões em massa, desmandos emortes no campo, insegurançajurídica e frouxidão das instituiçõese da própria democracia, devemosexpressar com clareza nossasposições.

Caçapavado Sul

Espaço Empreendedor

O Galpão do Produtor Rural deSantana da Boa Vista ofereceprodutos de qualidade para osturistas que passam pela BR 392e também para os moradores daregião. O funcionário ArcelinoTeixeira explica que o Galpão émantido pela Associação Galpãodo Produtor Rural. “A associaçãopossui cerca de 400 sócios etrabalha em benefício dacomunidade”, expõe Teixeira. Elediz que o local oferece uma gamabastante variada de produtos, entreeles artesanatos, doces, pães,cucas, almofadas, compotas,própolis, xarope de própolis,artesanato em lã, palas, cobertores,calda, marmelada, melado decana, rosquinha de cachaça equeijos. “São mais de 100 itensdisponíveis para o consumidor”,diz Teixeira. “Dentre os produtosque possuem mais saída estão osdoces, como as queijadinhas, etambém os pães caseiros”,comenta o funcionário. Ele diz queo valor dos produtos varia deprodutor para produtor, mas que amédia dos preços é bastanteacessível para todos os bolsos. “Opão caseiro custa em média R$ 3,a compota sai também por cercade R$ 6 e o mel está sendo vendidopor R$10 o quilo”, conta. Eledestaca que os palas saem porcerca de R$ 90 os de tamanho

Galpão do Produtor oferece produtos dequalidade (Santana da Boa Vista)

março. “Durante as férias, opessoal vai para a Praia doCassino e passa por aqui e acabacomprando uma coisa ou outra”,conta Teixeira.

O presidente da Associação éJosé Francisco Teixeira. O Galpãodo Produtor Rural de Santana daBoa Vista fica localizado narodovia BR 392, Vila Trevo,Santana da Boa Vista. O telefonepara contato é (55) 9965-7100.

grande e por R$ 75 os menores.Além desses produtos,

Teixeira destaca também osquadros e o artesanato em couro,com produtos voltadosprincipalmente para a montaria eque possuem grande aceitação naregião. O prédio é cedido pelaprefeitura e os produtores nãopagam aluguel. Teixeira destacaque o período de mais movimentoé durante o verão, de novembro a

Page 4: Jornal da Campanha Edição nº53

4 Quarta-feira, 13 de outubro de 2010 JJJJJororororornal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanha

75ª Expofeira Agropecuária de Caçapava do SulExpofeira

Confira algumas imagens do evento que encerrou no dia 12 de outubro e aconteceu no parque do Sindicato Rural

Nascimento: às 10h10 do dia 10 deoutubro de 2010 durante a Expofeira

Page 5: Jornal da Campanha Edição nº53

5Quarta-feira, 13 de outubro de 2010JJJJJororororornal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanha Expofeira

75ª Expofeira Agropecuária de Caçapava do Sul (provas)

Felipe Leão (planilheiro), Uéslhei Cavalheiro (narrador),Gabriel Lucas (planilheiro), Gustavo Chaves e Bruna Oliveira.

Page 6: Jornal da Campanha Edição nº53

6 Quarta-feira, 13 de outubro de 2010 JJJJJororororornal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da CampanhaGeral

Grandes atrações se farão presentena 17ª Estância da Canção Gaúcha,que ocorre de 14 a 17 de outubro noEstádio Municipal Sílvio de FariaCorrêa. A primeira noite terá asapresentações das composições daFase Local, a chamada "Estancinha"e a segunda e terceira noites, asmúsicas da fase estadual. A Estânciaé um evento organizado em parceriada CTM com a Prefeitura Municipal.

A banca de jurados será compostapor João de Almeida Neto (cantor ecompositor nativista), Miguel Bicca

Edição 2010 da Estância da Cançãoem São Gabriel Gaúcha promete

superar todas as expectativasShows reunirão a fina flor do nativismo na cidade da Campanha.

Alunos compareceram na sededo Jornal da Campanha emCaçapava do Sul, na rua UlhoaCintra, 233. Foi apresentado aosestudantes todos os passos naelaboração de um jornal.

Do momento que o jornalistaVitor Ogawa captou a imagem,passou pela escolha da foto (coma participação de todos os alunos),ao tratamento da mesma e amontagem da página.

O Jornal da Campanhaagradece a visita e deixa a redaçãodisponível para as demaisinstituições de ensino.

Alunos da Escola Inocêncio Prates Chavesvisitam o Jornal da Campanha

Festivais em outubroDois festivais estão Previstos para o mês de outubro, a 17ª

Estância de São Gabriel de 14 a 17 e a 18ª Escaramuça de Triunfode 21 a 23.

NovembroPrevistos para 5 a 7 de novembro o 2º Expocanto de Arroio

Grande, de 12 a 14 acontece a 18ª Tertúlia em Santa Maria, 26 a28 tem a 10ª Semeadura de Tupanciretã.

Ponche Verde de Dom PedritoEstá previsto para os dias 12, 13 e 14 de novembro em Dom

Pedrito a 25ª Edição do Ponche Verde da Canção Gaúcha(JUBILEU DE PRATA) e 9ª Mostra do Canto Campeiro. Asinscrições foram até dia 21 de setembro.

TertúliaA 18ª Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria, será realizada

de 12 a 14 de novembro, no largo da Gare, Centro Ferroviário deCultura. A ajuda de custo será de R$ 2,5 mil para as 20classificadas, e mais 500 reais para as 16 finalistas. O vencedorreceberá R$ 5 mil; o 2º lugar R$ 3 mil; e o terceiro colocado R$2 mil. Já as premiações paralelas, entre 800 reais e R$ 1 mil. Asinscrições encerrarão no dia 8 de outubro, e não mais no dia 9,como havia sido divulgado anteriormente pelos organizadores.Cada autor poderá inscrever quantas músicas quiser, mas apenaspoderá classificar duas. Serão selecionadas 20 composições queserão apresentadas nos dias 12 e 13 de novembro. Destas, 16classificam-se para a final, no dia 14, e integrarão o CD e DVD.Cada intérprete poderá defender somente uma música, e osinstrumentistas, duas cada um e cada composição, deverá serdefendida por um grupo com no mínimo três pessoas. É o retornode um grande festival!

ProjetoJá está disponível, o CD com a coletânea de músicas de minha

autoria e parcerias, são trabalhos apresentados em festivais, como“Razões da Terra”, vencedora da 5ª edição da Sentinela da CançãoNativa, música minha e do talentoso Pedrinho Porto, além dasinéditas, “Devaneios” e “Férias de Peão”, que são muito solicitadasnas programações locais. É um projeto antigo que com apoio dealguns amigos consegui realizar no ano em que completo 25 anosde música.

Em BreveEm seguida estará chegando o primeiro trabalho do intérprete

Derli Trindade, produzido pelo Accústico 33, sob a batuta docompetente Glisser Brito. A seleção das músicas é excelente e foiacompanhado pela gaita do maestro gaúcho Elias Rezende, violãode Jair Medeiros, baixo de Rodrigo Maia, vocais de PedrinhoPorto e a participação especial de Nilton Ferreira.

TalentoParticipou do 1º CONATI a prenda Luana Raquel, como jurada

na categoria Declamação e apresentando-se na abertura do evento,Luana que por sinal, tem destacado-se no âmbito regional, comoum dos mais promissores talentos da terra, e alíás, como pudeconferir no evento, tem aprimorado suas qualidades imensamentetambém na interpretação vocal. Com certeza ainda nos dará muitasalegrias e orgulho para Caçapava.

Empresas interessadas em apoiar esta coluna entrem emcontato: [email protected], ou fone 99669943

Bueno Gauchada!Ivanói Brito

(compositor e fundador do Grupo OsAngueras, de São Borja), SabaniFelipe de Souza (cantor ecompositor), Gujo Teixeira(vencedor em várias edições daEstância) e Miguel Marques (cantore compositor, vencedor da 12ªedição, Estância das Estâncias,interpretando "Por Onde Anda aAlma Inquieta do Poeta", letra deGujo Teixeira).

Os shows ficarão a cargo do GrupoAnda Pago (Jari Terres e LuizMarenco, dia 14), João de AlmeidaNeto (dia 15), Leonardo Paim (dia 16)e no encerramento, na noite de 17 de

outubro, Elton Saldanha. Os ingressospor noite terão o preço único de R$ 3.

O festival contará este ano, comuma Cidade de Lona, que utilizaráuma estrutura inédita e diferenciadavoltada para eventos de grande porte,que abrigará 5 mil pessoas e contarácom praça de alimentação, banheirosquímicos e total segurança.

O evento terá transmissão ao vivopela internet, pelo sitewww.saogabriel.rs.gov.br. Diversasrádios do Estado, também farãocobertura ao vivo. A TV Educativa,de Porto Alegre, também farátransmissões do evento.

Anderson Almeida

Especial para o Jornal da Campanha

Diminuir a poluição e apoiariniciativas de promoção social - tudoisso através da separação deresíduos. Para esse fim foi criadoprojeto de extensão “Reciclar – Umfim inteligente ao material que nãoprecisa ter fim”, uma iniciativa daComissão Local de Coleta SeletivaSolidária no Campus Caçapava doSul da Universidade Federal doPampa (UNIPAMPA). O eventoocorre nos dias 18, 19, 20 e 21 deoutubro no Campus da UNIPAMPA

A Comissão Local foi criada nodia 13 de agosto de 2010, visandoatender ao que dispõe o Decreto5.940 de 25 de outubro de 2006. Odocumento legal determina que osórgãos e entidades daadministração pública federaldireta e indireta façam a separaçãode seus resíduos descartáveis e osdestinem a associações ecooperativas de catadores demateriais recicláveis. A ComissãoLocal é constiuída por servidorese alunos do Campus Caçapava e

UNIPAMPA realiza projeto de coleta seletivasolidária em Caçapava do Sul

integra a Comissão de ColetaSeletiva Solidária da UNIPAMPA,que, em reunião realizada no dia27 de julho de 2010 com a reitoraMaria Beatriz Luce, instituiu o dia21 de outubro de 2010 como o diada Coleta Seletiva Solidária nainstituição.

Para colocar em prática asdeterminações, alguns membros daComissão Local de Caçapava doSul desenvolveram o projeto deextensão, cujo objetivo ésensibilizar a comunidade local eacadêmica para a necessidade deimplantar a coleta seletiva e de suaimportância para o ambiente e paraprópria comunidade, especi-ficamente para a Associação dosGuerreiros da Ecologia –ASGUECOL, única associação derecicladores do município. Paraisso, o projeto prevê minicursos,dinâmicas de grupo, ciclo de filmese oficinas temáticas direcionadas àcomunidade acadêmica e aosassociados da ASGUECOL, naprimeira edição do evento. Confiraos detalhes da programação:

Data: 18 a 20/10/2010 das18h30min às 20h30min e dia 21/10/2010 das 13h30min às17h30min.Local: Auditório da UNIPAMPA -Caçapava do SulValor de inscrição: Materialreciclável (latinhas de alumínio,pets, caixas de papelão, revistas oujornais, etc...).Obs: O material deve estar limpo.Data de inscrições: 13 a 15/10/2010Local das inscrições: DiretórioAcadêmico e sala da AssistênciaEstudantil.Carga Horária do Certificado: 12h

A Asguecol retira lixo no campusda Unipampa em Caçapava.

Assessoria Comunicação Unipampa

Especial para o Jornal da Campanha

Page 7: Jornal da Campanha Edição nº53

7Quarta-feira, 13 de outubro de 2010JJJJJororororornal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanha Cidades

A Secretaria de Turismo deLavras do Sul realizou entre os dias4 e 8 de outubro o curso decapacitação "SimSenhor" paraatendimento ao cliente. O curso foirealizado no Clube Comercial e opúblico alvo foi constituído porcomerciantes, hoteleiros,restaurantes, frentistas e diversaspessoas que trabalham noatendimento ao público em geral.Cerca de 80 pessoas foram divididasem três turmas que receberam novasinformações e técnicas decomunicação para melhor atenderturistas, clientes internos e externos.

Segundo Fernanda Teixeira,Secretária de Turismo de Lavras doSul, a busca de qualificação nosserviços e produtos é um indício dopotencial turístico da cidade.

“Hoje, a histórica cidade de cercade 8,5 mil habitantes aposta nacapacitação dos segmentos quecompõem a cadeia turística: Aspousadas (Terra do Ouro, La Bellae Raio do Sol), surpreendem pelaqualidade e a gastronomia e o

Estive analisando o orçamento de 2011. Constatei que foi diminuídaa verba do CODESC de R$ 150.000,00 para R$ 10.000,00.

Sabemos que o município está em dificuldades, também sabemosque precisamos fortalecer as empresas já existentes e tentar atrair outraspara que nossos jovens tenham trabalho. Será que com este valorconseguiremos cumprir este objetivo?

Outro fato que me preocupou foi o valor repassado para a APAE.Passou de R$ 95.000,00 para R$ 36.000,00. Será que vamos deixarfechar a APAE? O que será daquelas crianças? Como professor sei queas escolas convencionais não estão preparadas para receber criançascom necessidades especiais. Para onde irão estas crianças?

Estive na Câmara para ver o depoimento do Sr. Prefeito. Oqual não ocorreu. Mas saí muito preocupado. A CPP era formadapela vereadora Rosilda, vereadora Rosane e o vereador Toninho.Para minha surpresa o diretório do PT mandou um documentoexigindo a troca do Toninho pelo vereador Paulo Sérgio Pereira.Sabemos que o Toninho é um dos fundadores do PT caçapavano,tem mais de 20 anos de trabalho pela comunidade, está no seusegundo mandato, sempre defendendo seus princípios e o povocaçapavano. Agora, porque não concorda com a maneira comovem sendo administrado o município, foi retirado. Perdeu o lugarpara um vereador que voltou para a câmara para defender oexecutivo. Vereador este que está sendo acusado de mentir para acâmara.

Sabemos que esta CPP custa caro para o município. EntãoSenhores. Vereadores não gastem o dinheiro do povo em vão. Secomeçaram, vão até o fim. Não gostaria de ver a câmara devereadores desmoralizada.

Fiquei sabendo que o governo municipal vai dar uma ajuda para amanutenção da Policia Civil e Brigada (manutenção do prédio). Voudar os parabéns para esta iniciativa. Precisamos aumentar o efetivo danossa policia. É melhor prevenir do que remediar. Ou ajudamos aspolicias ou vamos cada vez mais nos enjaular. Nós estamos presos e osbandidos soltos.

Devemos seguir o exemplo da nossa cidade vizinha, São Sepé quedá incentivo em dinheiro para que as policias se mudem para lá.

Caçapava recebeu dois brigadianos e os dois foram embora. SãoSepé recebeu oito. Devemos fazer o mesmo e dar ajuda para estaspessoas que fazem um ótimo trabalho.

Estacionamento Rotativo: Vou me posicionar a favor doestacionamento rotativo. Só que vejo duas coisas:

1º - Não se pode criar imposto por decreto. É necessário criarLei para isso. Já pensaram se vira moda? Cada vez que a prefeituraestiver com dificuldades financeiras cria um novo imposto?

2º - Até onde eu entendo que poderia receber o dinheiro é asecretaria da fazenda. Nós já temos o Melão e a Secretaria daAgricultura que aluga os tratores e recebem direto os valores. Comovamos saber quanto é arrecadado? E para onde vão estes valores?Não será uma nova cooperativa? Servirá para tapar furo ou paraajudar a população carente?

Fiquei muito feliz ao constatar que o calçamento da avenida CasteloBranco começou. Esta obra, se bem sinalizada, poderia tirar o trânsitode caminhões do centro da cidade. Tornando mais fácil o tráfego deveículos na Coriolano Castro. Parabéns, desta vez não perdemos a verba.

Olhem na foto abaixo o exemplo que as autoridades estão dando.Parabéns!

* Professor de Biologia, suplente devereador do PT em Caçapava do Sul

Luiz Fernando Torres (Boca)*

Boca do PBoca do PBoca do PBoca do PBoca do PooooovvvvvoooooLavras realiza curso de capacitaçãopara atendimento ao turista

Caminhão da prefeitura faz mudança em período eleitoral

Flagrante estava integrado na coluna Boca do Povo mas por falha na edição foi publicada no local errado.

Senhores pequenos agricultores, atenção! Em minha opinião os senhores estão enganados emdizer que a secretaria municipal de Agropecuária não está trabalhando. Podem não ter dinheiro paraarrumar os tratores, terem gasto os R$ 47 mil que tinham em caixa, não fazerem as terras paraauxiliar os pequenos produtores, mas eles não estão parados! Analisem a foto:

Este fato aconteceu no dia 30 de setembro, quinta-feira, às 11 horas, na rua Coronel CoriolanoCastro com a rua 15 de Novembro, ou seja, dois dias antes das eleições. Tirem as suas própriasconclusões.

Cerca de 80 pessoas receberam treinamento para melhorar aqualidade dos serviços

comércio são irresistíveis”, diz aSecretária.

Fernanda ressalta que Lavras doSul se destaca no cenário do turismonacional pelas Minas de Ouro,Romaria de Santo Antônio e peloCarnaval de Rua. “O carnaval tem

um valor memorável e conta comvisitantes de todo o país, em buscade diversão com segurança”,ressalta Fernanda. Segundo ela, a

"Terra do Ouro" atrai investidores,pesquisadores e curiosos.

O curso foi ministrado porCarolina Gonçalves, de PortoAlegre, que publicou em seumicroblog sua impressão: “Meadmira o dinamismo da jovemSecretária de Turismo de Lavrasdo Sul, Fernanda Teixeira.Exemplo de iniciativa,determinação e trabalho”.

Os alunos do Arco deAdministração do ProgramaProjovem Trabalhador de SãoGabriel visitaram nos dias 30 desetembro e 1º de outubro a regiãodo Vale dos Vinhedos.

A viagem serviu como metafinal de um projeto idealizado pelainstrutora da Fundação Conesul,Taís Bernardes, professora de 2turmas da disciplina.

Este projeto teve como objetivoaliar à teoria ministrada em sala

Alunos do Projovem visitam Vale dos Vinhedos

Carro do sr. Prefeito Municipal de Caçapava do Sul na Expofeira.

de aula com as práticas docotidiano administrativo.

Segundo a instrutora, osalunos tiveram noções deplanejamento, fluxo de caixa,capital de giro, investimento,trabalho em equipe, motivação,através de promoções durante operíodo do curso como: festas,rifas, galetos, dentre outros,ocasião em que aprenderam quese pode alcançar grandes feitoscom criatividade, cooperação ebom humor. As turmas 3 e 4 daUrcamp e do Carlota, viajaram

com custo zero, agregando aosseus currículos práticasadministrativas de grandesempresas como Vinícola Salton,Peterlongo, Cooperativa Aurorae Tramontina, além de muitacultura e lazer perfazendo umasérie de visitas, bem comopercorrendo parte do projetouma antiga Maria Fumaça, queembora possua um valor culturale turístico, refez parte do projetopercorrido pelos imigrantesitalianos que colonizaram aSerra Gaúcha.

Anderson Almeida

Especial para o Jornal da Campanha

Page 8: Jornal da Campanha Edição nº53

8 Quarta-feira, 13 de outubro de 2010 JJJJJororororornal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da CampanhaGeral

A Prefeitura de Santana da BoaVista inaugurou neste mês umaacademia ao ar livre que estarádisponível aos seus moradoresgratuitamente. DenominadaAcademia Espaço Livre, a academiaproporciona melhorias na saúde deseus usuários. Alguns estudos indicamque em outras cidades onde essasacademias foram implantadas, onúmero de consultas e consumo deremédios das pessoas acima dos 60anos de idade diminuíram em 30%.

“Para saúde é uma ótima opção,principalmente para os idosos, oGrupo da Terceira Idade de Santanatem usado diariamente”, diz EtelcaSpacsek, chefe de gabinete daPrefeitura de Santana da Boa Vista.

Além dessa melhoria na saúde deseus usuários, um outro benefício coma implantação de uma academia ao arlivre é o de resgatar locais públicosantes não utilizados adequadamentepela população. Os locais tornam-semais atrativos e interessantes para quetodas as pessoas possam frequentá-los, mas não apenas para desenvolveratividades fisicas, mas também parao entretenimento, o que incentiva acomunicação social e também asegurança pública.

Santana da Boa Vista ganhaacademia ao ar livre

Grupo da Terceira Idade da cidade tem usado diariamenteVitor Ogawa

Da Redação

A partir da última semana desetembro, quinze bolsistas doPrograma Institucional de Bolsas deIniciação à Docência (PIBID) daUniversidade Federal do Pampa(UNIPAMPA), Campus Caçapavado Sul, iniciaram a implantação demódulos didáticos nas escolas deensino fundamental de Caçapava doSul. A Escola Estadual de EnsinoFundamental Professora JanuáriaLeal e a Escola Estadual de EnsinoFundamental Professora ElianaBassi de Melo participam doPrograma.

O subprojeto de Ciências Exatasda UNIPAMPA tem a supervisãodos professores Rafhael BrumWerlang, Zilda Baratto Vendramee Ângela Maria Hartmann. Segundoeles, a proposta dos módulosdidáticos que serão desenvolvidospelos bolsistas em aulas de Ciênciasde 8ª série e de Matemática emturmas de 6ª série apoia-se emteorias construtivistas, quecompreendem o aprendizado comointeração professor/estudante/conhecimento. Durante essainteração ocorre um diálogo,mediado pelo professor, entre asconcepções prévias dos estudantese o conhecimento cientifico,levando o estudante a reelaborar

UNIPAMPA implanta módulos didáticos emescolas de Caçapava do Sul

Depois de escondermos os pés nas estações mais friasdo ano, vai chegar a hora de mostrá-los em belas sandálias,sejam elas de salto ou rasteirinhas. Para isso, é precisosanar qualquer problema como frieiras ou rachaduras queos deixam com péssimo aspecto.

Segundo especialistas, as frieiras são muito comuns noinverno, pois quando os pés ficam úmidos, quentes eirritados, o fungo se multiplica e infecta as camadassuperiores da pele, sendo que os principais sintomas sãococeira, ardência e descamação. A fim de prevenir, épreciso secar bem entre os dedos, usar meias de algodãoevitando as sintéticas, pois não absorvem a umidade, ecolocar talco antifúngico nos sapatos.

Já a rachadura, especialmente nos calcanhares, é umproblema comum dermatológico chamado de queratose eque ocorre mais seguidamente no verão. O resultado desseproblema é o espessamento da camada mais externa dapele, pelo acúmulo de células mortas.

As células do corpo, incluindo as da pele, estãoconstantemente se renovando, amadurecem e morrem e sãodescartadas. O ciclo do processo dura 28 dias e, emalgumas pessoas ele não se completa, pois não descarta ascélulas mortas, formando as terríveis rachaduras.

A queratose é mais comum em época de calor, pois atranspiração é maior e consequentemente colabora paradesidratação e o ressecamento da pele. Para evitar essasrachaduras, é importante hidratarmos os pés e ficarmosatentos à presença de fungos e outros microorganismos,que se alimentam das células mortas.

Os portadores de queratose devem consultar umdermatologista para diagnosticar a causa. Na maioria dasvezes se resolve o problema hidratando os pés com cremescompostos de uréia e queratolítico, que promoverá aesfoliação da área acometida. Por isso, é importante usarcremes hidratantes específicos para os pés, já que muitasvezes o hidratante comum não consegue combater aqueratose.

Vai aqui uma dica de ouro: uma vez por semana, ao sairdo banho, passe uma pedra pomes ou uma lixa própria naszonas mais ásperas, a planta do pé e o calcanhar. Osmovimentos devem ser retos e lentos, de baixo para cimaou da esquerda para direita.

Depois de alisar as zonas ásperas, aplique um cremepróprio para a região, com os pés ainda úmidos paraotimizar a absorção.

Outro truque é aplicar o creme e colocar meias dealgodão antes de dormir ou ainda envolver os pés empelícula aderente, colocar as meias de algodão e deixar ocreme agir durante uma hora.

A Farmácia Vitalfarma desenvolveu para você umalinha de cremes específicos para os pés.

# CREME PARA RACHADURA DOS PÉS.# CREME HIDRATANTE PARA OS PÉS À BASE DE

URÉIA.# CREME VITALTRAT (PARA PÉS DE DIABÉTICOS).

Para pacientes com Diabete Mellitus cuidar dos pés é maisque uma questão de estética é uma questão de necessidade.Com a evolução da doença, pode haver alterações nervosasou vasculares, dificultando a circulação nos membrosinferiores que predispõe a lesão nos pés, conhecida comopé diabético.

Pés saudáveis e bonitos.

Farmácia Vitalfarma - em Caçapava do Sul e Santana da Boa VistaFarmacêutica responsável: Regiane T. K. Dalmazo.

Regiane T.K. Dalmazo*

Spacsek diz que a AcademiaEspaço Livre foi inaugurada comouma opção de lazer. “São seisaparelhos que estão disponíveis paraa população”, informa. Ela diz que olocal por enquanto não tem professor,mas conta que foi instalada umacâmera de segurança, que permite omonitoramento do local à distância.“O local vai ficar 24 h à disposiçãodo povo de Santana”, explica.

A idéia de se criar uma academiaao ar livre tem inspiração na China,onde já existe há décadas e permiteque o país tenha uma das mais altastaxas de longevidade. A primeiraacademia deste tipo no Brasil foiimplantada em Maringá, Paraná, elogo foi difundida pelo Brasil afora.

A Academia Espaço Livre ficalocalizada ao lado do CTG Marca dosTempos, na saída para o interior.

suas percepções prévias acerca dosfenômenos naturais e tecnológicose de suas relações com os conceitoscientíficos.

A partir dessa compreensão deensino, o projeto centra esforços nainserção de atividade didáticas nasdisciplinas de Ciências eMatemática do Ensino Funda-mental, tendo como base a teoriasociointeracionista vygotskyana –originada do trabalho do psicólogobielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934), cujos trabalhos apontam paraa ligação entre o desenvolvimentointelectual das crianças e osestímulos e condições do ambienteem que vivem.

As atividades visam ainteratividade entre os alunos e arelação entre os alunos e o educadora fim de promover umaaprendizagem significativa com aconsequente formação de alunoscríticos e preparados para o mundodo trabalho. O projeto oferececondições para que os graduandosdo curso de Licenciatura emCiências Exatas tomem pé darealidade vivida nas escolas edesenvolvam competências quearticulam os conhecimentos, ashabilidades e as atitudes de alunosdessas duas escolas da cidade.Aprendizado com criatividade

Os módulos didáticos buscam

contribuir para a qualidade doensino de Ciências no EnsinoFundamental, estimulando aexcelência da formação docente pormeio do estudo de conceitos eprincípios fundamentais da Física,Química e Matemática. A produçãodesses módulos por alunos daUNIPAMPA completa a cargahorária de atividades comple-mentares no curso de Licenciaturaem Ciências Exatas, valoriza aformação de professores para oensino de ciências, desenvolveatividades experimentais naperspectiva vygotskyana e ofereceum ensino de ciências com autilização de tecnologiascontemporâneas.

As atividades na área deMatemática envolvem arealização de uma atividade emque os alunos são incentivadosa criar empresas, com direito afuncionários com carteira detrabalho e a poder de comprapara movimentar empreendi-mentos comerciais inventadospor eles. Os alunos aprendemconteúdos matemáticos comoporcentagem e juros de umaforma lúdica e ética, enquantolidam com orçamentos, controlede estoque, encargos sociais,descontos, promoções, prejuízose lucros.

Assessoria de ComunicaçãoEspecial para o Jornal da Campanha

Page 9: Jornal da Campanha Edição nº53

9Quarta-feira, 13 de outubro de 2010JJJJJororororornal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanha

O Governo Federal realizou alicitação para a reforma do acessode Santana da Boa Vista, quecontempla o recapeamento de 1,8km do acesso da cidade. A Chefede Gabinete da Prefeita AlineTorres Freitas (PTB), EtelcaTerezinha Freitas Spacsek,informa que a empresa vencedoraterá 60 dias para a execução doserviço a partir da publicação doedital. Ela explica que a reformacontempla instalação dailuminação e o recapeamento totaldo acesso. Segundo ela, apenasuma empresa participou doprocesso de licitação e o Dnit vaianalisar a documentação daempresa para verificar se elapossui condições de assumir asobras e só a partir disso o nomeda empresa vencedora serádivulgado.

O Secretário Municipal deObras e Viação e ex-Prefeito deSantana da Boa Vista, RuyAntonio de Freitas, diz que oacesso a Santana da Boa Vista foifeito quando o Governo Federalconstruiu a rodovia BR 392, em1965. “Desde então ele nuncarecebeu a capa final, ficou só abase”, informa Freitas. Ele serecorda que, ao assumir aprefeitura em 1997, os buracosestavam terríveis. “O acesso

Governo Federal realizará revitalização doacesso de Santana da Boa Vista

Pequena Biografia de Allan KardecA vida de Allan Kardec pode ser contada de várias maneiras.Para melhor compreensão de alguns aspectos, preferimos dividi-la

em duas fases distintas: a primeira em que, desde o seu nascimento atéa idade dos 50 anos, foi conhecido por Hippolyte Léon Denizard Rivail;e a segunda, quando se tornou espírita e passou a assinar Allan Kardec.

1ª fase: Allan Kardec nasceu em Lyon (França), a 3 de outubro de1804 e foi registrado sob o nome de Hippolyte Léon Denizard Rivail.

Iniciou seus estudos na escola de Pestalozzi (em Yverdun, Suiça). Aeducação transmitida por Pestalozzi marcou profundamente a vida futurado jovem Rivail.

Tornou-se educador e entusiasta do ensino, tendo sido várias vezesconvidado por Pestalozzi para assumir a direção da escola, na suaausência. Durante 30 anos (de 1824 a 1854), dedicou-se inteiramenteao ensino e foi autor de várias obras didáticas, que em muito contribuírampara o progresso de educação, naquela época.

2ª fase: Em 1855, o prof. Rivail depara, pela primeira vez, com o“fenômeno das mesas que giravam, saltavam e corriam, em condiçõestais que não deixavam lugar para qualquer dúvida”.

Passa então a observar estes fenômenos; pesquisa-os cuidadosamente,graças ao seu espírito de investigação, que sempre lhe fora peculiar, nãoelabora qualquer teoria pré-concebida, mas insiste na descoberta dascausas.

Aplica a estes fenômenos o método experimental com o qual já estavafamiliarizado na função de educador; e, partindo dos efeitos, remonta àscausas e reconhece a autenticidade daqueles fenômenos.

Convenceu-se da existência dos espíritos e de sua comunicação comos homens.

Grande transformação se opera na vida do prof. Rivail: convencidode sua condição de espírito encarnado, adota um nome já usado emexistência anterior, no tempo dos druidas: Allan Kardec.

De 1855 a 1869, consagrou sua existência ao Espiritismo; sob aassistência dos Espíritos Superiores, representados pelo Espírito daVerdade, estabelece as bases da Codificação Espírita, em seu trípliceaspecto: Filosófico, Científico e Religioso.

Além das obras básicas da Codificação(Pentateuco Kardequiano),contribuiu com outros livros básicos de iniciação doutrinária, como: Oque é o Espiritismo, O Espiritismo na sua mais simples expressão,Instruções práticas sobre as manifestações espíritas e Obras Póstumas.

A estas obras junta-se a Revista Espírita, “jornal” de estudospsicológicos, lançado a 1º de janeiro de 1858 e que esteve sob sua direçãopor 12 anos.

É também de sua iniciativa a fundação da Sociedade Parisiense deEstudos Espíritas, em 1º de abril de 1858 - primeira instituiçãoregularmente constituída com o objetivo de promover estudos quefavorecessem o progresso do Espiritismo.

Assim surgiu o Espiritismo: com a ação dos Espíritos Superiores,apoiados na maturidade moral e cultural de Allan Kardec, no papel decodificador.

Com a máxima “Fora da caridade não há salvação”, procuraressaltar a igualdade entre os homens, perante Deus, atolerância, a liberdade de consciência e a benevolência mútua.

E a este princípio cabe juntar outro: “Fé inabalável é aquelaque pode encarar a razão face à face, em todas as épocas dahumanidade”. Esclarece Allan Kardec:

“A fé raciocinada que se apóia nos fatos e na lógica, nãodeixa qualquer obscuridade: crê-se, porque se tem certeza esó se está certo, quando se compreendeu”.

Denominado “o bom senso encarnado” pelo célebreastrônomo Camille Flammarion, Allan Kardec desencarnouaos 65 anos, a 31 de março de 1869.

Em seu túmulo, no cemitério de Père Lachaise (Paris), umainscrição sintetiza a concepção evolucionista da DoutrinaEspírita: “Nascer, Morrer, Renascer ainda e progredir semcessar, tal é a lei”.

Jesus Sempre Conosco.Contato: [email protected]

Perguntas, Dúvidas, Comentários.

Nesta segunda-feira (11),foram abertas oficialmente asinscrições para o ConcursoPúblico da Prefeitura Municipalde São Gabriel, que proverá 178vagas em 46 cargos e áreastécnicas. As inscrições devem serfeitas pelo site da Objetiva Con-

Abertas as inscrições doConcurso Público Municipal

Período vai até 25 de outubro. Informações podem serencontradas no site da Prefeitura

cursos, www.objetivas.com.br, e oedital e as leis municipaissolicitadas no programa deestudos estão a disposição no siteda Prefeitura. O período deinscrições vai até o dia 25 deoutubro, e os salários variam deR$ 371 a R$ 2.207.

O valor das inscrições é deR$30 para os cargos de Níveis

Médio e Fundamental, e R$ 50 parao Nível Superior. Estas devem serfeitas somente no site da ObjetivaConcursos, até a meia-noite do dia25 de outubro e pagas até o diaseguinte. As provas ocorrerão em28 de novembro, em local e horárioa serem divulgados no dia 12 domesmo mês, quando dahomologação das inscrições.

Marcelo Ribeiro

Especial para o Jornal da Campanha

Os cargos e vagas oferecidos são os seguintes: Advogado (2), Agente de Saúde (2), Arquiteto (1),Assistente Social (4), Auditor Fiscal (1), Bibliotecário (1), Biólogo (1), Cadista (1), Cirurgião Dentista(3), Enfermeiro Padrão (4), Engenheiro Agronomo (1), Engenheiro Civil (2), Escriturário (5),Farmaceutico Bioquímico (2), Fiscal (4), Fisioterapeuta (4), Fonoaudiólogo (2), Médico Cardiologista(1), Médico Clínico-Geral (4), Médico Gineco-Obstetra (1), Médico Pediatra (3), Médico Pneumologista(1), Motorista de Transporte Escolar (2), Motorista de Veículo Leve (8), Motorista Veículos Pesados (8),Nutricionista (1), Operador de Máquina Pesada (6), Pedagogo (3), Professor de 1ª a 4ª Séries do EnsinoFundamental (20), Professor Anos Finais do Ensino Fundamental nas disciplinas de Artes (3), CienciasFísicas e Biológicas (5), Educação Física 2 (10), Espanhol (1), Geografia (5), História (5), Ingles (4),Matemática (8), Portugues (14), Professor de Ensino Médio de Biologia (1), Contabilidade (2), Direito(1), Filosofia (1), Física (1), Infomática (2), Química (1), Psicólogo (5), Técnico Agrícola (1), Técnico emContabilidade (2), Técnico em Enfermagem (4), Terapeuta Ocupacional (1), Tesoureiro (1), Topógrafo(1), Tratorista (2) e Veterinário (1). Mais informações podem ser obtidas também emwww.saogabriel.rs.gov.br.

estava cheio de remendos feitospelo outro prefeito e eu fui atrásde recursos”, conta. Ele diz queesteve com o Ministro AlcidesSaldanha, com o Ministro EliseuPadilha, com dois vice-presidentesda República, com Secretários deEstado e com os Governadores deEstado, pois relembra queenquanto foi Prefeito, trêsgovernadores passaram peloPiratini: Antônio Brito, OlívioDutra e Germano Rigoto. “Eudevo ter mais de vintecorrespondências e fotos minhastentando resolver o problema doacesso e acho que o prefeitoanterior também deve ter tentadoe não conseguiu”, conta.

Ele diz que sua esposa Alineconseguiu o que nenhum dosantecessores conseguiu. “Elaentrou e foi mais inteligente quetodos nós, pois não pediu verbapara recapear o acesso, mas pediuque a União assumisse aresponsabilidade pela manutençãodo acesso”, diz o Secretário deObras. Ele explica que se oproblema era não fazer a reformapor uma questão deresponsabilidade, a Prefeitasimplesmente pediu para a Uniãoassumir a responsabilidade.“Quando esteve em Brasília, eladescobriu que havia uma portariaou uma norma pela qual a Uniãopoderia assumir a

responsabilidade pelamanutenção de acessos até 5 kmda rodovia federal”, revela. Ele dizque a partir disso representantesda União vieram para cá. “Houveo interesse do Diretor de Infra-estrutura Terrestre do DNIT,Hideraldo Luiz Caron, com oapoio do gabinete do SenadorSérgio Zambiasi (PTB)”, recordaFreitas. Ele diz que a PrefeitaAline teve sete audiências com oHideraldo Caron e todas elasacompanhadas pelo gabinete doZambiasi. “E quando não era oZambiasi, era o Ronaldo Santini(PTB)”, conta relembrando quetambém houve três audiênciascom o Vladimir Roberto Casa,Superintendente Regional doDnit, de Porto Alegre.

“A Aline fez uma pressão muitogrande e aí eles se sensibilizaramcom o problema”, conta. Ele dizque além do pessoal do Dnit deBrasília aqui, vieram para Santanada Boa Vista um pessoal dePelotas, que fizeram olevantamento completo e apesquisa de tráfego e a BrigadaMilitar também apoiou aPrefeitura no processo. “Agoratoda vez que forem arrumar aBR392, eles vão arrumar o nossoacesso também”, ressaltando quea Prefeita conseguiu a façanha dearrumar um problema que eracrônico no município.

Vitor Ogawa

Da Redação

Page 10: Jornal da Campanha Edição nº53

10 Quarta-feira, 13 de outubro de 2010 JJJJJororororornal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da CampanhaCidades

Comerciários e empresários reclamam de área azul em CaçapavaAlguns deles cogitam fazer um abaixo assinado contra o decreto municipal que implantou a Área Azul

O estacionamento rotativo,implantado em Caçapava doSul por meio de um decreto doExecutivo, conseguiu abrirvagas na Rua 15 de novembro,mas causou um efeitocolateral que desagradoualgumas pessoas ligada aocomércio. Paula Dutra, daÓtica Líder, diz que ainiciativa é “muito legal”, masque para o comércio foiterrível. “Na ótica mesmo,depois da implantação da ÁreaAzul, o movimento caiu emuito”, conta. Quandoindagada o quanto teriadiminuído o fluxo de clientes,ela diz que caiu cerca de 90%.“A gente está bem apavorado,pois o que vai ser do comérciode Caçapava se as lojas dacidade se concentram na 15 denovembro e na 7 desetembro?”, questiona. Eladiz que até pensou em

Vitor Ogawa

Da Redação

mobilizar o comércio daregião para fazer um abaixoassinado contra a medida. “Agente vive disso. Emboratenham sido poucos dias, foio suficiente para sentir ummonte”, conta. Ela diz queantes da Área azul entravam20 pessoas só na parte damanhã e depois daimplantação doestacionamento rotativo essenúmero caiu para duaspessoas. Paula diz que muitaspessoas estacionam para olharas vitrines e passear, e se ocliente olha algo que gosta,entra e compra.

A gerente da Casa dosCelulares, Milene, diz queconcorda com Paula sobre aqueda do movimento. “a genteestá sentindo a queda domovimento”, relata a gerente.

Milene diz que hoje as pessoastêm entrado na loja apenaspara pedir informações esempre o mais rápido quepodem. “Eles não olham maisa vitrine e, quando entram,devido a pressa o atendimentonão é como deveria ser”,conta. Ela diz que a loja temmetas a cumprir. “Osfuncionários precisam mostraros produtos e isso levatempo”, expõe. A gerenteconta que a cada mês entrampromoções novas e é precisoexplicá-las para seus clientes.“Hoje quem estaciona aqui,fica pouco tempo e sai bemrápido”, conta.

O cabeleireiro AirtonOliveira diz que ainda não deupara sentir ainda como vaificar com a implantação doestacionamento rotativo, mas

diz que a única coisa quequestiona é se a Área Azul foiimplantada de maneiraconstitucional. “Quero saberse passou pela Câmara devereadores e se a Prefeiturapode cobrar taxas domunicípio sem a aprovação dolegislativo”, questiona. Elediz que o Presidente daRepública não pode cobrartaxas por decreto e indagaporque o Prefeito de Caçapavado Sul pode cobrar. “Nãoexiste isso, de cobrar impostosdessa maneira, porque isso éimposto”, conta. Ele perguntase o Detran está ciente dessacobrança, pois diz que sómunicípios com mais de 50mil habitantes poderiamrealizar este tipo de cobrança.

O diretor do DepartamentoMunicipal de Trânsito, LuizFernando Pereira, diz que ofato da Área Azul não ter sido

aprovada na Câmara nãoimpede a sua implantação pordecreto. “O decreto foiinspirado em um que foiimplantado no município emque o Prefeito Tiaraju deCastro trabalhou antes de vira Caçapava, em SantaCatarina”, conta o diretor. Elediz que a intenção não éprejudicar o comércio e que,se for necessário, a Área Azulpode sofrer alguns ajustes.Pereira recebeu a sugestão dealguns comerciantes de que aprefeitura cobrasse apenasapós a primeira hora doestacionamento e fez umacontra proposta de que oscomerciantes poderiam pagaro estacionamento rotativopara seus cl ientes. Oscomerciantes que ouviram aproposta do diretor torceramo nariz com a ideia de arcarmais essa despesa.

Page 11: Jornal da Campanha Edição nº53

11Quarta-feira, 13 de outubro de 2010JJJJJororororornal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanha

Os três autores foram identificados em menos de uma semana

Com rapidez e eficiênciaa polícia conseguesolucionar mais um crimeem Caçapava do Sul. No dia26 de setembro, domingo, opequeno produtor ruralJ.B.O. teve a sua terra, naCancha dos Fagundespróximo a Coxilha São José,invadida por três assaltantes.Eles espancaram, balearame amarraram o senhor de 82anos.

Eles fugiram do local comR$ 15 mil reais, uma armade caça calibre 22, umacartucheira com aproxi-madamente 15 cartuchos eum revólver calibre 22.

Depois que os ladrões oabandonaram J.B.O. nochão da sua residência,amarrado e sangrando, eleconseguiu se soltar. Percor-reu cerca de 2 quilômetrosaté encontrar um vizinho queprestou auxílio. Ele foilevado para o ProntoSocorro local e foi atendido.Hoje está recuperado e nãocorre mais risco de morte.

A Polícia Civil iniciou asinvestigações logo no diaseguinte. A partir deinformações do serviçoreservado da Brigada Militarchegou aos primeirossuspeitos. A BM colheuinformações e identificoudois homens que teriamfechado uma “zona” no altoda Meia Légua logo depoisdo roubo. A Políciaconseguiu assim identificartambém um rapaz que teriatrocado de carro “coinciden-temente” logo depois datentativa de latrocínio.

As investigações leva-ram a quatro suspeitos. Umdeles foi descartado logo noinício. Dois confessaram,entre eles um menor de idade(com 17 anos). Os réusconfessos apontaramRicardo Macedo Lipiman,20 anos como o autor dosdisparos contra J.B.O.

O inspetor GustavoCarlos Gonçalves afirmaque ainda aguarda oresultado da perícia dosobjetos que estavam na casacheios de digitais: “recolhipelo menos 5 tampas depotes que estavam comdigitais nítidas. Elesdevem ter aberto elas aprocura de dinheiro”.

Polícia

Os réus confessos deram detalhes da tentativa de latrocínio. Vítima precisou percorrer dois quilômetrosbaleada para procurar ajuda. Uma das balas continua alojada no corpo do produtor.

No dia 26 desetembro, domingo,três assaltantesestiveram nesselocal.

Foram recebidos afaca pelo

proprietário do local.Houve luta!

Assaltantes teriamefetuado quatro

disparos.

Depois de ser baleado e espancado a vítima foiamarrada.

Mesmo ferido J.B.O.percorreu

aproximadamente 2km a pée sangrando. Foi socorrido

por um vizinho econseguiu informar a

polícia.

Os três fugiram com R$ 15mil, uma arma de caça

calibre 22, umacartucheira com

aproximadamente 15cartuchos, e um revólver

calibre 22.

A Polícia Civil começouas investigações nasegunda-feira, 27 desetembro. Recolheprovas no local eencaminha para perícia.

Foi socorrido no ProntoSocorro Municipal e agora

já está recuperado.

A Brigada Militar conseguedeter dois suspeitos queteriam fechado a Zona do Altoda Meia Légua logo depois doincidente. Eles são liberadosmas a Polícia Civil éinformada sobre as suspeitas.

A partir dessas pista aPolícia Civil conseguedeter o primeiro suspeito.A prisão leva aos outroscúmplices e o caso éencerrado uma semanadepois da tentativa delatrocínio.

Geison de Oliveira Branco

Ricardo Macedo Lipiman

L.S.S.

Page 12: Jornal da Campanha Edição nº53

12 Quarta-feira, 13 de outubro de 2010 JJJJJororororornal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da CampanhaEleições 2010

Confira o desempenho dos candidatos em:São Gabriel Caçapava do Sul Santana da Boa Vista

PresidentePos. Candidato Nro. Partido Votação1 DILMA VANA ROUSSEFF 13 PT 2.8552 JOSÉ SERRA 45 PSDB 1.8813 MARINA SILVA 43 PV 3544 PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO 50 PSOL 215 JOSE LEVY FIDELIX DA CRUZ 28 PRTB 56 JOSÉ MARIA DE ALMEIDA 16 PSTU 37 JOSE MARIA EYMAEL 27 PSDC 1

Brancos 429Nulos 258

GovernadorPos. Candidato Nro. Partido Votação1 TARSO GENRO 13 PT 2.8842 JOSÉ FOGAÇA DE MEDEIROS 15 PMDB 1.1623 YEDA RORATO CRUSIUS 45 PSDB 9454 MONTSERRAT MARTINS 43 PV 195 JULIO CEZAR FLORES 16 PSTU 236 PEDRORUAS 50 PSOL 137 AROLDO MEDINA 44 PRP 88 CARLOS OTAVIO SCHNEIDER 33 PMN 29 HUMBERTO CARVALHO 21 PCB 2

Brancos 543Nulos 229

SenadorPos. Candidato Nro. Partido Votação1 PAULO RENATO PAIM 131 PT 3.1852 ANA AMELIA DE LEMOS 111 PP 2.6643 GERMANO ANTÔNIO RIGOTTO 151 PMDB 1.7904 ABGAIL RODRIGUES PEREIRA 651 PC do B 1.0565 MARCOS MONTEIRO 430 PV 296 VERA JUSTINA GUASSO 161 PSTU 127 JOSE LUIS SCHNEIDER 333 PMN 228 BERNADETE DE MENEZES 500 PSOL 99 ROBERTO GROSS 361 PTC 2

Brancos 1.722Nulos 1.123

Quadro-Resumo da Votação MajoritáriaAptos 7.105Comparecimento 5807 81.73%Abstenção 1298 18.27%

Deputado FederalPos. Candidato Nro. Partido Votação1 SERGIO IVAN MORAES 1412 PTB 8652 ALCEU MOREIRA DA SILVA 1500 PMDB 6423 PAULO PIMENTA 1307 PT 6204 JOSE ALFONSO HAMM 1166 PP 4805 DIONILSO MATEUS MARCON 1355 PT 3016 DANRLEI DE DEUS 1401 PTB 2457 JOSE OTAVIO GERMANO 1112 PP 2128 MENDES RIBEIRO FILHO 1510 PMDB 1829 LUIZ CARLOS BUSATO 1414 PTB 15710 FABIANO PEREIRA 1321 PT 7611 MANUELA D AVILA 6565 PC do B 7512 CLAUDIO CASTANHEIRA DIAZ 4512 PSDB 6813 LUIS CARLOS HEINZE 1144 PP 5714 JERONIMO GOERGEN 1133 PP 5315 RONALDO DE OLIVEIRA 1423 PTB 3716 FRANSCISCO ESPINDOLA 1418 PTB 3417 FERNANDO MARRONI 1345 PT 3318 OSMAR GASPARINI TERRA 1522 PMDB 2419 LUCIANA KREBS GENRO 5050 PSOL 2320 VILSON LUIZ COVATTI 1111 PP 21

Deputado EstadualPos. Candidato Nro. Partido Votação1 JOÃO EDEGAR PRETTO 13655 PT 9622 RONALDO SANTINI 14470 PTB 9043 LEILA MARIA WULFF FETTER 11800 PP 3894 GILBERTO CAPOANI 15160 PMDB 3675 LUÍS AUGUSTO LARA 14789 PTB 3476 NELSON HARTER FILHO 15602 PMDB 2377 MARLON DA ROSA 12512 PDT 1958 ALEXANDRE POSTAL 15150 PMDB 879 RONALDO TROJAHN 15111 PMDB 8310 CELSO DE MORAES PINTO 14120 PTB 7111 PEDRO OSORIO PEREIRA 45600 PSDB 5812 JOSE OSEAS DA COSTA 14233 PTB 5613 MARIZA HELENA ESLABAO 11211 PP 4514 LUIZ FERNANDO MAINARDI 13555 PT 4315 JESUS HUMBERTO COFFI R 45650 PSDB 3916 ERNANI POLO 11411 PP 3817 FLAVIO VELEDA MACIEL 40123 PSB 3118 PAULO CESAR BRUM 45122 PSDB 3119 CAIO TIBERIO DA ROCHA 15123 PMDB 2720 MARCELO PIRES MORAES 14114 PTB 27

Quadro-Resumo da Votação ProporcionalAptos 7105Comparecimento 5807 81.73%Abstenção 1298 18.27%

PresidentePos. Candidato Nro. Partido Votação1 DILMA VANA ROUSSEFF 13 PT 9.8112 JOSÉ SERRA 45 PSDB 8.6823 MARIA SILVA 43 PV 1.4534 PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO 50 PSOL 1065 JOSE LEVY FIDELIX DA CRUZ 28 PRTB 216 JOSÉ MARIA DE ALMEIDA 16 PSTU 117 JOSE MARIA EYMAEL 27 PSDC 78 IVAN MARTINS PINHEIRO 21 PCB 69 RUI COSTA PIMENTA 29 PCO 1

Brancos 1.216Nulos 853

GovernadorPos. Candidato Nro. Partido Votação1 TARSO GENRO 13 PT 11.3842 JOSÉ FOGAÇA DE MEDEIROS 15 PMDB 5.1583 YEDA RORATO CRUSIUS 45 PSDB 2.8834 MONTSERRAT MARTINS 43 PV 1845 PEDRO LUIZ FAGUNDES RUAS 50 PSOL 576 AROLDO MEDINA 44 PRP 467 JULIO CEZAR LEIRIAS FLORES 16 PSTU 168 CARLOS OTAVIO SCHNEIDER 33 PMN 7

Brancos 1.676Nulos 756

SenadorPos. Candidato Nro. Partido Votação1 PAULO RENATO PAIM 131 PT 12.4512 ANA AMELIA DE LEMOS 111 PP 10.2383 GERMANO ANTÔNIO RIGOTTO 151 PMDB 8.5224 ABGAIL RODRIGUES PEREIRA 651 PC do B 4.8235 MARCOS MONTEIRO 430 PV 2256 VERA GUASSO 161 PSTU 1297 JOSE LUIS SCHNEIDER 333 PMN 898 BERNADETE DE MENEZES 500 PSOL 369 ROBERTO GROSS 361 PTC 16

Brancos 4.723Nulos 3.082

Quadro-Resumo da Votação MajoritáriaAptos 25.624Comparecimento 22.167 86.51%Abstenção 3.457 13.49%

Deputado FederalPos. Candidato Nro. Partido Votação1 PAULO PIMENTA 1307 PT 4.2212 LUIS CARLOS HEINZE 1144 PP 1.7313 JOSE OTAVIO GERMANO 1112 PP 1.1664 MANUELA D AVILA 6565 PC do B 1.1155 MARCO MAIA 1314 PT 1.0406 FABIANO PEREIRA 1321 PT 7107 ALCEU MOREIRA DA SILVA 1500 PMDB 6758 LUIZ FERNANDO ZÁCHIA 1511 PMDB 6359 JOSE ALFONSO HAMM 1166 PP 60210 ELISEU LEMOS PADILHA 1566 PMDB 53511 DANRLEI DE DEUS 1401 PTB 52412 HENRIQUE FONTANA JÚNIOR 1313 PT 48013 ONYX LORENZONI 2522 DEM 39114 JERONIMO GOERGEN 1133 PP 37215 ENIO BACCI 1277 PDT 35016 RONALDO DE OLIVEIRA 1423 PTB 28517 LUCIANA KREBS GENRO 5050 PSOL 20918 VILSON LUIZ COVATTI 1111 PP 18319 EMILIA FERNANDES 1311 PT 18220 NELSON MARCHEZAN JUNIOR 4545 PSDB 178

Deputado EstadualPos. Candidato Nro. Partido Votação1 LUIZ FERNANDO MAINARDI 13555 PT 2.6292 MÁRCIO DELLA VALLE BIOLCHI 15500 PMDB 1.2693 MARLONDA ROSA 12512 PDT 8554 FREDERICO ANTUNES 11122 PP 6735 CARLOS DE MENEZES (MAGRÃO) 10500 PRB 6706 PEDRO WESTPHALEN 11233 PP 6127 LUIZ VALDIR ANDRES 11250 PP 6008 LUÍS AUGUSTO LARA 14789 PTB 5959 ERNANI POLO 11411 PP 58110 GILBERTO CAPOANI 15160 PMDB 45811 TUBIAS MACHADO CALIL 15015 PMDB 45512 EDSON MEURER BRUM 15200 PMDB 41013 OVIDIO DA SILVA MAYER 14666 PTB 39314 CELSO DE MORAES PINTO 14120 PTB 28715 CRISTIANO AQUINO 13607 PT 27416 PAULO BORGES 25000 DEM 21817 ANTÔNIO VALDECI DE OLIVEIRA 13713 PT 20518 SERGIO LUIS STASINSKI 13900 PT 19119 CLAUDIO RENATO DA SILVA 12700 PDT 18320 JOAO CARLOS FERREIRA 12434 PDT 159

Quadro-Resumo da Votação ProporcionalAptos 25.624Comparecimento 22.167 86.51%Abstenção 3.457 13.49%

PresidentePos. Candidato Nro. Partido Votação1 DILMA VANA ROUSSEFF 13 PT 15.7472 JOSÉ SERRA 45 PSDB 14.8463 MARINA SILVA 43 PV 3.8774 PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO 50 PSOL 1715 JOSE MARIA EYMAEL 27 PSDC 436 JOSE LEVY FIDELIX DA CRUZ 28 PRTB 157 JOSÉ MARIA DE ALMEIDA 16 PSTU 88 IVAN MARTINS PINHEIRO 21 PCB 4

Brancos 1.238Nulos 1.021

GovernadorPos. Candidato Nro. Partido Votação1 TARSO GENRO 13 PT 19.8422 JOSÉ FOGAÇA DE MEDEIROS 15 PMDB 9.0603 YEDA RORATO CRUSIUS 45 PSDB 4.5534 MONTSERRAT MARTINS 43 PV 4335 AROLDO MEDINA 44 PRP 1736 PEDRORUAS 50 PSOL 1067 JULIO CEZAR FLORES 16 PSTU 238 CARLOS OTAVIO SCHNEIDER 33 PMN 179 HUMBERTO CARVALHO 21 PCB 11

Brancos 1.738Nulos 1.014

SenadorPos. Candidato Nro. Partido Votação1 PAULO RENATO PAIM 131 PT 23.8462 ANA AMELIA DE LEMOS 111 PP 19.3363 GERMANO ANTÔNIO RIGOTTO 151 PMDB 13.6434 ABGAIL RODRIGUES PEREIRA 651 PC do B 7.8475 MARCOS MONTEIRO 430 PV 4276 VERA JUSTINA GUASSO 161 PSTU 1297 JOSE LUIS SCHNEIDER 333 PMN 418 BERNADETE DE MENEZES 500 PSOL 409 ROBERTO GROSS 361 PTC 28

Brancos 4.825Nulos 3.778

Quadro-Resumo da Votação MajoritáriaAptos 46.006Comparecimento 36.970 80.36%Abstenção 9.036 19.64%

Deputado FederalPos. Candidato Nro. Partido Votação1 AFONSO ANTUNES DA MOTTA 1200 PDT 6.3642 LUIZ DE ALBUQUERQUE 4040 PSB 5.0633 PAULO PIMENTA 1307 PT 2.2354 DANRLEI DE DEUS 1401 PTB 1.9245 MANUELA PINTO D AVILA 6565 PC do B 1.7246 LUIS CARLOS HEINZE 1144 PP 1.1827 ONYX LORENZONI 2522 DEM 1.1468 MARCO MAIA 1314 PT 8689 KALIL SEHBE NETO 1250 PDT 83110 VILSON LUIZ COVATTI 1111 PP 79811 FABIANO PEREIRA 1321 PT 73812 NELSON MARCHEZAN JUNIOR 4545 PSDB 71713 MARIA DO ROSARIO NUNES 1370 PT 56514 LUIS PRESTES DE OLIVEIRA 2020 PSC 55015 JERONIMO GOERGEN 1133 PP 40316 GIOVANI CHERINI 1221 PDT 38717 CLAUDETE MACHADO 4023 PSB 38118 LUCIANA GENRO 5050 PSOL 37219 FLAVIO PERCIO ZACHER 1234 PDT 35420 CLAUDIOMIRO BARRETO 2222 PR 336

Deputado EstadualPos. Candidato Nro. Partido Votação1 BALTAZAR BALBO TEIXEIRA 40150 PSB 13.5382 ARLINDO ROSO DE VARGAS 23456 PPS 3.4953 TANI MARIA NUNES VIEIRA 13800 PT 2.0254 JESUS COFFI RODRIGUES 45650 PSDB 1.1885 FREDERICO ANTUNES 11122 PP 7866 JOSÉ CLEMENTE CORRÊA 13190 PT 6787 ANTÔNIO VALDECI DE OLIVEIRA 13713 PT 6148 PAULO EUCLIDES AZEREDO 12244 PDT 6129 MAURO CESAR ZACHER 12180 PDT 55410 GERSON BURMANN 12312 PDT 47211 PAULO CESAR BRUM 45122 PSDB 38812 JULIANA BRIZOLA 12001 PDT 35513 FABRICIO VALLE DUTRA 12000 PDT 33814 MARCELO CARDOSO LEMOS 12912 PDT 28415 LUIZ FERNANDO MAINARDI 13555 PT 27016 LORENA DE FATIMA DIAS 45233 PSDB 26617 ALVARO DAVI BOESSIO 15170 PMDB 26218 CRISTIANO AQUINO 13607 PT 25319 CLAUDIO RENATO DA SILVA 12700 PDT 25120 JOAO LUIZ VARGAS 12345 PDT 245

Quadro-Resumo da Votação ProporcionalAptos 46.006Comparecimento 36.970 80.36%Abstenção 9.036 19.64%

Page 13: Jornal da Campanha Edição nº53

13Quarta-feira, 13 de outubro de 2010JJJJJororororornal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanha Eleições 2010

Lavras do SulConfira o desempenho dos candidatos em:

Vila Nova do Sul Santa MargaridaPresidentePos. Candidato Nro. Partido Votação1 JOSÉ SERRA 45 PSDB 9322 DILMA VANA ROUSSEFF 13 PT 7783 MARINA SILVA 43 PV 1624 PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO 50 PSOL 95 JOSE MARIA EYMAEL 27 PSDC 36 JOSE LEVY FIDELIX DA CRUZ 28 PRTB 27 JOSÉ MARIA DE ALMEIDA 16 PSTU 2

Brancos 75Nulos 47

GovernadorPos. Candidato Nro. Partido Votação1 TARSO GENRO 13 PT 8502 JOSÉ FOGAÇA DE MEDEIROS 15 PMDB 7023 YEDA RORATO CRUSIUS 45 PSDB 3014 MONTSERRAT MARTINS 43 PV 165 PEDRORUAS 50 PSOL 56 AROLDO MEDINA 44 PRP 37 JULIO CEZAR FLORES 16 PSTU 18 CARLOS OTAVIO SCHNEIDER 33 PMN 19 HUMBERTO CARVALHO 21 PCB 11

Brancos 82Nulos 49

SenadorPos. Candidato Nro. Partido Votação1 PAULO RENATO PAIM 131 PT 1.1862 ANA AMELIA DE LEMOS 111 PP 1.0223 GERMANO ANTÔNIO RIGOTTO 151 PMDB 1.0244 ABGAIL RODRIGUES PEREIRA 651 PC do B 2895 MARCOS MONTEIRO 430 PV 136 VERA JUSTINA GUASSO 161 PSTU 117 JOSE LUIS SCHNEIDER 333 PMN 28 BERNADETE DE MENEZES 500 PSOL 1

Brancos 244Nulos 228

Quadro-Resumo da Votação MajoritáriaAptos 2.229Comparecimento 2.010 90.17%Abstenção 219 9.83%

Deputado FederalPos. Candidato Nro. Partido Votação1 AFONSO ANTUNES DA MOTTA 1200 PDT 4952 LUIS CARLOS HEINZE 1144 PP 1923 ROBERTO DE ALBUQUERQUE 4040 PSB 1284 MANUELA D AVILA 6565 PC do B 1065 DANRLEI DE DEUS 1401 PTB 836 ONYX LORENZONI 2522 DEM 767 JOSE ALFONSO HAMM 1166 PP 668 DIONILSO MATEUS MARCON 1355 PT 559 PAULO PIMENTA 1307 PT 4110 FABIANO PEREIRA 1321 PT 3611 ELVINO JOSÉ BOHN GASS 1320 PT 3212 NELSON MARCHEZAN JUNIOR 4545 PSDB 2813 VILSON LUIZ COVATTI 1111 PP 2814 ALCEU MOREIRA DA SILVA 1500 PMDB 2515 RONALDO DE OLIVEIRA 1423 PTB 2516 KALIL SEHBE NETO 1250 PDT 2317 MAURÍCIO DZIEDRICKI 1477 PTB 2318 GIOVANI CHERINI 1221 PDT 2119 ENIO BACCI 1277 PDT 1920 MARIA DO ROSARIO NUNES 1370 PT 18

Deputado EstadualPos. Candidato Nro. Partido Votação1 BALTAZAR BALBO TEIXEIRA 40150 PSB 5432 MARCO ALBA 15234 PMDB 3473 ARLINDO ROSO DE VARGAS 23456 PPS 1664 TANI MARIA NUNES VIEIRA 13800 PT 965 JOÃO EDEGAR PRETTO 13655 PT 546 LUÍS AUGUSTO LARA 14789 PTB 457 FREDERICO ANTUNES 11122 PP 338 LUCAS PAULESKY 45100 PSDB 309 PAULO EUCLIDES AZEREDO 12244 PDT 2410 ELISABETE DE VARGAS 15555 PMDB 2311 FABRICIO VALLE DUTRA 12000 PDT 2012 JOAO LUIZ VARGAS 12345 PDT 2013 JESUS RODRIGUES 45650 PSDB 1914 CELSO DE MORAES PINTO 14120 PTB 1815 CRISTIANO AQUINO 13607 PT 1816 PAULO BORGES 25000 DEM 1817 ANTÔNIO VALDECI DE OLIVEIRA 13713 PT 1518 MARLON SANTOS DA ROSA 12512 PDT 1519 JULIANA BRIZOLA 12001 PDT 1220 PAULO CESAR BRUM 45122 PSDB 10

Quadro-Resumo da Votação ProporcionalAptos 2.229Comparecimento 2.010 90.17%Abstenção 219 9.83%

PresidentePos. Candidato Nro. Partido Votação1 DILMA VANA ROUSSEFF 13 PT 1.4032 JOSÉ SERRA 45 PSDB 1.2363 MARINA SILVA 43 PV 1614 PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO 50 PSOL 215 JOSÉ MARIA DE ALMEIDA 16 PSTU 86 JOSE LEVY FIDELIX DA CRUZ 28 PRTB 67 JOSE MARIA EYMAEL 27 PSDC 1

Brancos 153Nulos 125

GovernadorPos. Candidato Nro. Partido Votação1 TARSO GENRO 13 PT 1.5342 JOSÉ FOGAÇA DE MEDEIROS 15 PMDB 7003 YEDA RORATO CRUSIUS 45 PSDB 5334 MONTSERRAT MARTINS 43 PV 135 PEDRO RUAS 50 PSOL 116 AROLDO MEDINA 44 PRP 77 JULIO CEZAR FLORES 16 PSTU 3

Brancos 178Nulos 127

SenadorPos. Candidato Nro. Partido Votação1 ANA AMELIA DE LEMOS 111 PP 1.7412 PAULO RENATO PAIM 131 PT 1.5603 GERMANO ANTÔNIO RIGOTTO 151 PMDB 1.2614 ABGAIL RODRIGUES PEREIRA 651 PC do B 5505 JOSE LUIS SCHNEIDER 333 PMN 296 MARCOS MONTEIRO 430 PV 277 VERA JUSTINA GUASSO 161 PSTU 4

Brancos 558Nulos 482

Quadro-Resumo da Votação MajoritáriaAptos 3.767Comparecimento 3.106 82.45%Abstenção 661 17.55%

Deputado FederalPos. Candidato Nro. Partido Votação1 PAULO PIMENTA 1307 PT 3642 JERONIMO GOERGEN 1133 PP 3273 LUIS CARLOS HEINZE 1144 PP 2554 ALCEU MOREIRA DA SILVA 1500 PMDB 2275 AFONSO ANTUNES DA MOTTA 1200 PDT 2156 ONYX LORENZONI 2522 DEM 1627 JOSE ALFONSO HAMM 1166 PP 1378 NELSON MARCHEZAN JUNIOR 4545 PSDB 1259 ELMAR ANDRÉ SCHNEIDER 1515 PMDB 10710 MANUELA D AVILA 6565 PC do B 10311 JOSE OTAVIO GERMANO 1112 PP 7312 LUIS AMARO DE OLIVEIRA 2020 PSC 5013 DANRLEI DE DEUS 1401 PTB 4214 FABIANO PEREIRA 1321 PT 3515 RONALDO DE OLIVEIRA 1423 PTB 3416 ROBERTO DE ALBUQUERQUE 4040 PSB 3117 MARCO MAIA 1314 PT 2818 MATTEO ROTA CHIARELLI 2545 DEM 2619 KALIL SEHBE NETO 1250 PDT 2520 GENTIL SANTALUCIA 2300 PPS 23

Deputado EstadualPos. Candidato Nro. Partido Votação1 JOAO LUIZ VARGAS 12345 PDT 3122 PEDRO WESTPHALEN 11233 PP 2973 MARCO ALBA 15234 PMDB 2614 LUCAS PAULESKY 45100 PSDB 2475 BALTAZAR BALBO TEIXEIRA 40150 PSB 2166 ANTÔNIO VALDECI DE OLIVEIRA 13713 PT 1557 TUBIAS MACHADO CALIL 15015 PMDB 908 JOSE FRANCISCO GORSKI 11444 PP 879 LUIZ FERNANDO MAINARDI 13555 PT 6910 ARLINDO ROSO DE VARGAS 23456 PPS 5211 GERSON BURMANN 12312 PDT 5212 ADROALDO MOUSQUER 12412 PDT 4613 TANI MARIA NUNES VIEIRA 13800 PT 4114 GILBERTO CAPOANI 15160 PMDB 3915 JESUS HUMBERTO RODRIGUES 45650 PSDB 3916 FREDERICO ANTUNES 11122 PP 3517 SEBASTIÃO DE ARAUJO MELO 15686 PMDB 3418 OVIDIO DA SILVA MAYER 14666 PTB 2919 VILMAR DE OLIVEIRA 12605 PDT 2920 MARLON ARATOR DA ROSA 12512 PDT 24

Quadro-Resumo da Votação ProporcionalAptos 3.767Comparecimento 3.106 82.45%Abstenção 661 17.55%

PresidentePos. Candidato Nro. Partido Votação1 DILMA VANA ROUSSEFF 13 PT 2.3912 JOSÉ SERRA 45 PSDB 2.0183 MARINA SILVA 43 PV 3104 PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO 50 PSOL 195 JOSE MARIA EYMAEL 27 PSDC 36 JOSE LEVY FIDELIX DA CRUZ 28 PRTB 37 JOSÉ MARIA DE ALMEIDA 16 PSTU 28 IVAN MARTINS PINHEIRO 21 PCB 4

Brancos 215Nulos 209

GovernadorPos. Candidato Nro. Partido Votação1 TARSO GENRO 13 PT 2.3892 YEDA RORATO CRUSIUS 45 PSDB 1.1723 JOSÉ FOGAÇA DE MEDEIROS 15 PMDB 1.0854 MONTSERRAT MARTINS 43 PV 345 AROLDO MEDINA 44 PRP 66 PEDRORUAS 50 PSOL 47 HUMBERTO CARVALHO 21 PCB 38 JULIO CEZAR FLORES 16 PSTU 1

Brancos 282Nulos 194

SenadorPos. Candidato Nro. Partido Votação1 PAULO RENATO PAIM 131 PT 2.8602 ANA AMELIA DE LEMOS 111 PP 2.5883 GERMANO ANTÔNIO RIGOTTO 151 PMDB 1.7734 ABGAIL RODRIGUES PEREIRA 651 PC do B 1.2435 MARCOS MONTEIRO 430 PV 826 VERA JUSTINA GUASSO 161 PSTU 137 JOSE LUIS SCHNEIDER 333 PMN 158 BERNADETE DE MENEZES 500 PSOL 69 ROBERTO GROSS 361 PTC 18

Brancos 1.005Nulos 737

Quadro-Resumo da Votação MajoritáriaAptos 6.215Comparecimento 5.170 83.19%Abstenção 1.045 16.81%

Deputado FederalPos. Candidato Nro. Partido Votação1 JOSE ALFONSO HAMM 1166 PP 7512 PAULO PIMENTA 1307 PT 4763 ONYX LORENZONI 2522 DEM 4614 JERONIMO GOERGEN 1133 PP 3285 ALCEU MOREIRA DA SILVA 1500 PMDB 2906 MARCO MAIA 1314 PT 1927 MANUELA D AVILA 6565 PC do B 1618 LUIS CARLOS HEINZE 1144 PP 1609 FABIANO PEREIRA 1321 PT 15510 JOSE OTAVIO GERMANO 1112 PP 13611 MARIA DO ROSARIO NUNES 1370 PT 13112 MAURÍCIO DZIEDRICKI 1477 PTB 11313 DANRLEI DE DEUS 1401 PTB 10314 JOSE GARIBALDI BORIN 6522 PC do B 10215 CLAUDIO CASTANHEIRA DIAZ 4512 PSDB 8716 FLAVIO PERCIO ZACHER 1234 PDT 6817 AFONSO ANTUNES DA MOTTA 1200 PDT 6318 ROBERTO DE ALBUQUERQUE 4040 PSB 5419 NELSON MARCHEZAN JUNIOR 4545 PSDB 5020 RONALDO DE OLIVEIRA 1423 PTB 50

Deputado EstadualPos. Candidato Nro. Partido Votação1 CLAUDIO RENATO DA SILVA 12700 PDT 4762 LUIZ FERNANDO MAINARDI 13555 PT 4283 LUÍS AUGUSTO LARA 14789 PTB 3944 PEDRO WESTPHALEN 11233 PP 3275 PAULO CESAR BRUM 45122 PSDB 2456 JOÃO NUNES RAMIS 13677 PT 1707 FERNANDO TEIXEIRA 15100 PMDB 1558 MARLON SANTOS DA ROSA 12512 PDT 1359 BALTAZAR BALBO TEIXEIRA 40150 PSB 13010 ERNANI POLO 11411 PP 11711 JOSE TARCISO DE SOUZA 12007 PDT 10212 PEDRO OSORIO PEREIRA 45600 PSDB 9613 ADÃO VILLAVERDE 13013 PT 7914 TUBIAS MACHADO CALIL 15015 PMDB 7415 GILBERTO CAPOANI 15160 PMDB 6916 JOSÉ DA SILVA CORRÊA 13190 PT 6617 PAULO ROBERTO BORGES 25000 DEM 6418 JOSE FRANCISCO GORSKI 11444 PP 5619 SANDRA MARIA REBELATO 11123 PP 5420 LORENA ARRUE DIAS 45233 PSDB 52

Quadro-Resumo da Votação ProporcionalAptos 6.215Comparecimento 5.170 83.19%Abstenção 1.045 16.81%

Page 14: Jornal da Campanha Edição nº53

14 Quarta-feira, 13 de outubro de 2010 JJJJJororororornal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da CampanhaGeral

Natal Luz em Gramado pelo SescSesc realiza excursão para o

Natal Luz em Gramado. Aexcursão será realizada de 26 a 28de novembro deste ano e terá aduração de 3 dias e 2 noites . Otransporte será realizado pelotrajeto Caçapava do Sul/Cachoeirado Sul / Gramado / Canela emônibus leito turismo (semileito). Ahospedagem será no Hotel SESCGramado, que oferecerá café damanhã; almoço e jantar (Excetonos horários que coincidirem comos deslocamentos).

O Natal Luz nasceu de umasugestão da ComissãoOrganizadora da 12ª Festa dasHortênsias, em dezembro de 1986.Criou-se um passeio pela principalavenida de Gramado, no qualdiversos corais levando nas mãosvelas acesas e entoando cânticosnatalinos numa caminhada com aparticipação da comunidade eculminando na Praça da IgrejaMatriz, onde a Orquestra Sinfônicajá aguardava para dar início a umgrande concerto com músicasclássicas e natalinas, numespetáculo de muita luz e emoção. Passeios

Em Gramado visita a Igreja SãoPedro, à Prefeitura Municipal, aoPalácio dos Festivais, à RuaCoberta, ao Lago Negro, ao LagoJoaquina Rita Bier, ao BelvedereVale do Quilombo e ao Museu doChocolate;

Em Canela visita à Catedral dePedra – Matriz de Nossa Senhorade Lourdes e ao Alpen Park(atividades não inclusas).

Valores por PessoaA partir de R$ 281,00 ou

financiados em até nove vezes deR$ 31,22 para comerciários emapartamentos duplos e triplos.

Roteiro turístico rodoviário1º dia (26/11) – Caçapava do

Sul Cachoeira do Sul / GramadoApresentação dos passageiros e

encontro com guia acompanhanteem frente ao SESC Caçapava do Sul(Av. XV de Novembro, 167) às06:00h e deslocamento até o SESCCachoeira do Sul ( Rua Sete deSetembro, 1324) ás 07:30h.Embarque e início da viagem aGramado. A partir das 14h, checkin (registro de entrada) no HotelSESC Gramado. Após, encontrocom guia acompanhante parapasseio em Gramado, destacando aPrefeitura Municipal, a Igreja SãoPedro, a Rua Coberta, o Palácio dosFestivais, o Lago Negro, o LagoJoaquina Rita Bier, o BelvedereVale do Quilombo e o Museu doChocolate, na Prawer, primeirafábrica de chocolate caseiro doBrasil. Às 21h30 acontece o Showde Acendimento das Luzes noCentro de Gramado. Ao final do

show, retorno para aproveitar aestrutura do Hotel SESC Gramado,sala de fitness, sala de TV, sala deestar com lareira, sala de jogos,sauna seca, deck, banheira de spa episcina térmica coberta. Jantar nohotel incluso.

2º dia (27/11) – Gramado /Canela / Gramado

Após café da manhã, encontrocom guia acompanhante narecepção do hotel e embarque paravisita a Canela, destacando aCatedral de Pedra e o Alpen Park(atividades não inclusas). Retornoao hotel e almoço (incluso). Tardelivre para usufruir as atividades doNatal Luz de Gramado (ingressosnão inclusos). A programação contacom: O povo na Vila de Natal,Teatro de Marionetes, Parada deNatal, Arca de Noel, ÁrvoreCantante, Nativitaten. Jantar nohotel incluso.

3º dia (28/11) – Gramado/Cachoeira do Sul / Caçapava do Sul

Manhã livre para usufruir a infra-estrutura do hotel. Check out(registro de saída) até o meio-dia.Almoço no hotel incluso. Às 14h,embarque dos passageiros e inícioda viagem de retorno a Cachoeirado Sul. Desembarque em frente aoSESC e fim dos nossos serviços.

** O pacote inclui:- Transporte Caçapava do Sul /

Cachoeira do Sul /Gramado /Canelaem ônibus leito turismo (semileito);

- Duas noites de hospedagem noHotel SESC Gramado incluindocafé da manhã, almoço e jantar;

- Passeios mencionados noroteiro acompanhados de guiacadastrado no Ministério doTurismo;

- Seguro Viagem - Assistência aoViajante (exclusivo para acidentes);

- Acompanhamento de guiacadastrado no Ministério doTurismo durante todo o percurso.

** O pacote não inclui:- Ingressos;- Atividades no Alpen Park;- Despesas extras (lavanderia,

frigobar, telefonemas, bebidas,mesmo nas refeições inclusas);

- Refeições não mencionadas no

roteiro acima;- Refeições nos dias e horários

que coincidam com os horários dasviagens;

- Passeios e deslocamentosopcionais.

Valores por pessoa:Duplo: Disponibilidade de vinte

e quatro lugaresTriplo: Disponibilidade de seis

lugaresComerciário em apto. Duplo/

Triplo: R$ 281,00 à vista ou novevezes de R$ 31,22

Empresário em apto. Duplo/Triplo: R$ 293,00 à vista ou seisvezes de R$ 48,83

Usuário em apto. Duplo/ Triplo:R$ 305,00 à vista ou seis vezes deR$ 50,83

CRIANÇAS*:Sete a doze anos:

Disponibilidade de três lugaresComerciário: R$ 255,00 à vista

ou oito vezes de R$ 31,87Empresário: R$ 266,00 à vista ou

seis vezes de R$ 44,33Usuário: R$ 277,00 à vista ou

seis vezes de R$ 46,16Zero a cinco anos (Colo=

Cortesia): Disponibilidade de doislugares

* Quando acompanhada de doisadultos no mesmo apartamento.

** Importante:- Os apartamentos duplos podem

ser equipados com camas de casalou camas de solteiro, assim comoos triplos podem ser equipados comcamas de casal mais uma cama desolteiro ou três camas de solteiro;

- A programação do Natal Luzde Gramado ainda está disponívelno site: http://www.natalluzdegramado.com.br;

- Valores e formas de pagamentoestão sujeitos a alterações semprévio aviso;

- Os passeios previstos no roteiropoderão ser alterados (trajetos, diase horários) ou cancelados,considerando possíveis transtornoscausados pelas condiçõesclimáticas, de trânsito e outrosfatores externos.

- O mínimo de participantes paraa saída do roteiro é de 26 pessoas.

Como marido e mulher...até que nossos pais nos

separem...

Já disponível em DVD

Nossa união, muitaconfusão

Todos estão convidados para Nossa união, muitaconfusão, uma hilária e terna comédia interpretada porum elenco de astrosa que incluem Forrest Whitaker(ganhador do OSCAR) e u superastro do Stand-upcomedy Carlos Mencia. Quando os universitários Marcuse Lucia (Lance Gross, e america Ferrera de Ugly Betty)surpreende a família anunciando seu noivado, seus pais(Whitaker e Mencia) ameaçam transformar o casamentodos sonhos em um verdadeiro campo de batalhas.Adicione parentes excêntricos e culturas diferentes eteremos uma receita infalível de diversão leve eagradável que você não pode perder.

Oferecimento: Universal VídeosRua Benjamin Constant,509Caçapava do Sul - RSFone: (55) 3281 4274

Page 15: Jornal da Campanha Edição nº53

15Quarta-feira, 13 de outubro de 2010JJJJJororororornal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanha

VASCONCELOS IMÓVEISCreci 15.407 / 32.820

Rua Benjamin Constant, 735.(55) 3281-2438

VendaPrédio Comercial - R.Vinicius de Moraes, VilaHenriques. c/200m³, terrenoc/360m², Térreo: 1 salão ebanheiro. Superior: 1 salãoe 2 banheiros; o pátio écoberto c/área, possuindochurrasqueira. Confira naVasconcelos Imóveis.

Prédio - R. Sete deSetembro, B. Central, atrásdo Mercado Peruzzo, ótimoPonto Comercial c/173m²,c/3 dormitórios, sala,varanda, lareira, cozinha,banheiro, garagem c/portãoeletrônico, pátio murado.R$ 250.000,00.

Casa - R. Barão deCaçapava, B. Central, c/186m², terreno c/328m² c/3dormitórios, sala de estar,sala com lareira e jantar,cozinha, banheiro,churrasqueira, garagem eárea com churrasqueira.R$ 165.000,00.

IMÓVEIS PARA VENDAIMÓVEIS RESIDENCIAIS

CASA – Sala de estar, dois dormitórios,copa/ cozinha, banheiro, área deserviços, churrasqueira, abrigo paracarro, gradeada. Vila Henriques(próximo ao Posto de Saúde).R$45.000,00

CASA – Sala de estar, sala de jantar,sala tv com lareira, quatro dormitórios,dois banheiros, dependência, cozinha,despensa, lavanderia, duas garagens eum box. Rua 7 de Setembro.R$ 300.000,00

CASA – Sala de estar e jantar, doisdormitórios, suíte, copa/ cozinha,garagem e grade. Rua Silva Jardim.R$ 156.000,00

CASA – Parte superior: sala estar, salajantar com lareira, sacada, banheirosocial, suíte, dois dormitórios, cozinhae garagem para dois carros. Parteinferior: duas suítes, dependência, salãode festas com churrasqueira, lavanderiae jardim inverno. Rua Gal. Osório. R$220.000,00

CASA - Sala de estar com lareira, salade tv, sala de jantar c/ lareira, quatrodormitórios, dois banheiros, copa/cozinha, despensa, lavanderia,garagem, área de lazer c/ churrasqueira,lareira, banheiro. Rua Ulhoa Cintra .R$ 300.000,00

APARTAMENTO – Sala de estar,dormitório, cozinha, banheiro, pátiopara estacionamento. Rua Gal. Neto.VALOR – R$55.000,00

APARTAMENTO – Sala estar/ jantar,copa/ cozinha, lavanderia, suíte, doisdormitórios, banheiro social e sacada.Rua Cel. Romão. R$ 130.000,00

APARTAMENTO - Sala estar e

jantar com lareira, sacada, banheirosocial, dois dormitórios, suíte, copa/cozinha, Lavanderia, lavabo, garagem c/Churrasqueira, grade. Rua Silva Jardim.R$ 145.000,00

CASA – Sala de estar e jantar comlareira, cuité com closet, doisdormitórios, banheiro social, escritório,copa, cozinha com churrasqueira,lavanderia garagem ampla. Rua LúcioJaime.VALOR – R$ 230.000,00

CASA – Sala de estar, sala de jantar comlareira, escritório, dois dormitórios,banheiro social, cozinha, área deserviços, lavanderia, banheiro, garagemcom portão eletrônico, grade. Rua Barãodo Rio Branco.VALOR – R$160.000,00

CASA – Térreo: sala de estar doisambientes, lareira, lavabo, escritório,copa/ cozinha, lavanderia, sacada,garagem e abrigo para carro. Partesuperior: suíte, dois dormitórios,banheiro social, sacada. Avenida CasteloBranco. VALOR – R$190.000,00CASA – Térreo: sala estar/ jantar comlareira, copa/ cozinha, banheiro, sala defestas, garagem. Superior: trêsdormitórios, banheiro e sacada. RuaOdino Duarte.R$155.000,00

CASA - Sala de estar com lareira, trêsdormitórios, cozinha, banheirosocial,dependência com banheiro, peçaauxiliar, churrasqueira, área de Serviçose garagem. Rua Félix da Cunha.R$140.000,00

CASA – Sala de estar e jantar, lareira,banheiro social, suíte, dois dormitórios,copa/ cozinha, salão de festas,churrasqueira, garagem para três carros.Avenida Pinheiro Machado.R$ 160.000,00

Casa - R. General Neto/Av.Castelo Branco, com aprox.181m², terreno c/334m².Térreo: Garagem eDespensa. 1° Piso: Sala c/2ambientes, lareira, 1dormitório, cozinha elavanderia revestidas c/azulejo, banheiro c/box. 2°Piso: Sala, 1 suíte c/banheirade hidromassagem, 2dormitórios e banheiro.Terreno murado e fechadocom grades. R$ 160.000,00.

Apartamento - R. Cel.Coriolano Castro, B.Central, c/90m², c/3dormitórios, sala, varanda,cozinha, área de serviço,fogão de chapa e 2banheiros. R$ 110.000,00.

Casa - R. João Francisco daSilveira, B. Negrinho doPastoreio, c/36m², c/1dormitório, sala, cozinha,banheiro, garagem eterraço. R$ 25.000,00.

Se você quiser fazer um financiamento ou

um consórcio imobiliário e não tem tempo

de ir até a Caixa e não quer enfrentar fila,

venha até a Vasconcelos Imóveis.

Vasconcelos Imóveis é Correspondente

Caixa.

Você não precisa ir até a Caixa para saber

o que ela tem para você. Encaminhamos

financiamentos de imóveis, consórcios

imobiliários, abertura de contas e outros

serviços. Prestamos esses serviços

gratuitos e não geram custos para os

clientes. Estamos a sua disposição para

esclarecer todas as duvidas e encaminhar

um financiamento, flexibilizando datas e

horários para você. Venha fazer um

simulado e tirar suas duvidas conosco ou

faça um simulado em nosso site

www.imobiliariavasconcelosrs.com.br.

Confira algumas ofertas de imóveis:

CONFIRA

OUTRAS OFERTAS

NA VASCONCELOS

IMÓVEIS

Estamos a sua espera.

Nossos horários de

atendimento:

8h30 às 12h/ 13h30 às

18h15

Sábados: 8h30 às 12h00

Vasconcelos Imóveis

há 14 anos em Caçapava

do Sul ajudando você a

fazer bons negócios

Vende-se chácara

3 hectares, casa c/ 5 peças, galpão, açude, e demais

benfeitorias. Rincão dos Seixas.

Aceita-se carro. Contato: (55) 9191 0293/9164 0260

Anuncie até 10 palavras por R$ 5,00 a edição.

Ligue: (55) 3281 3247

Casa - R. Afonso Fabrício,B. Santa Rita c/37m²,terreno c/360m², c/2dormitórios, sala, cozinha,banheiro e área.R$ 12.000,00.

Terreno - 11.420m²localizada ao lado daUnipampa, semi plano, terrac/planagem, frente p/estradac/60 m² e terra macia.R$ Valor a Combinar.

Rural - Serra do SantaBárbara, c/7.800 m², 6 kmda cidade; PossuiBenfeitorias, 2 casas dealvenaria, c/2 dormitórios,sala,cozinha, e banheiro.Luz elétrica, águaencanada;cercas boas;R$ 32.000,00 todapropriedade

Residencial - Casa c/2dormitórios, sala, sala c/

lareira, varanda c/lareira,cozinha, banheiro, garageme pátio. R. General Neto, B.Central. R$ 430,00.

CASA – Sala de estar com lareira, salade jantar, suíte, três dormitórios, banheirosocial, copa/ cozinha, lavanderia,varanda, garagem para quatro carroscom churrasqueira, todas as aberturascom grade. Rua Lucio Jaime. R$190.000,00CASA – Sala de estar e jantar comlareira, suíte, dois dormitórios, banheirosocial, copa/ cozinha, lavanderia, salãode festas, churrasqueira. Rua UlhoaCintra – R$ 155.000,00

PRÉDIO – Composto por doisapartamentos, ambos com suíte e doisdormitórios, garagem para quatro carros.Rua Bento Gonçalves.R$ 400.000,00

IMÓVEIS COMERCIAISSALA COMERCIAL – Rua XV deNovembro, medindo 58,19m2. VALOR– 80% CUB

SALA COMERCIAL – Rua XV deNovembro, medindo 29,23m2. VALOR- 80% CUB

SALA COMERCIAL – Rua XV deNovembro, medindo 36,84m2.VALOR – 80% CUB

PRÉDIO – Composto por um salãocomercial e três apartamentos.Localizado na Avenida Santos Dumont.R$100.000,00.

TERRENOS A VENDA Avenida Presidente Kennedy, medindo12,50m x 60,00m, totalizando 750,00m².VALOR – R$ 75.000,00

Avenida Presidente Kennedy, medindo15,21m x 76,33m, totalizando área de1.160m². VALOR – R$ 55.000,00

Estrada do CRES, medindo 26,17m x207,29m, totalizando área de5.424,77m². VALOR – R$ 70.000,00

Medindo frente 20,63 com a RuaRiachuelo, 64,16 metros frente afundos por um lado e 64,00 por outrolado e 25,00 metros de frente com aRua Cel. Romão.VALOR – R$ 80.000,00

Avenida Presidente Kennedy, frentecom 92,80 metros de frente para aAvenida e área total de 23.180,00m².VALOR – R$ 500.000,00

Vende-se bercinho para viagem

Em perfeito estado e serve como trocador,

chiqueirinho e berço.

Contato: (55) 96514114

Terreno/venda

Rural

Page 16: Jornal da Campanha Edição nº53

16 Quarta-feira, 13 de outubro de 2010 JJJJJororororornal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanha

São Paulo Boat Show apresenta os principais lançamentos dosetor náutico e prevê crescimento de mais de 10% em negócios

O São Paulo Boat Show chega à13ª edição reafirmando a tradiçãode principal vitrine de lançamentospara os amantes do mar e palco domaior número de oportunidades denegócios do setor. Com 150expositores distribuídos por umaárea de 30 mil metros, o maior salãonáutico indoor da América Latinaapresentará centenas de novidadesde produtos náuticos, entre lanchas,veleiros, jet skis, motores,equipamentos para embarcações eacessórios para a prática de esportescomo mergulho, wakeboard ecaiaquismo. A feira acontece de 14a 19 de outubro no TransaméricaExpo Center, em São Paulo.

Entre as atrações deste ano estãoo Espaço dos Desejos; ambientesofisticado que reunirá marcas eprodutos luxuosos; o 13º EncontroNáutico, com 36 palestras, o maiornúmero já apresentado no salão e aparticipação de grandes nomescomo o navegador Amyr Klink;além do 2º Fórum do TurismoNáutico, que dará continuidade aosdebates sobre o desenvolvimento doturismo, dos esportes e da indústrianáutica no Brasil.

Cerca de 55 mil visitantes sãoesperados este ano no São PauloBoat Show, que prevê crescimentode mais de 10% em negócios,ultrapassando os R$ 180 milhõesmovimentados em 2009. Nossomercado tem grande potencial parachegar perto do padrão do primeiromundo. Com o Real forte, osegmento náutico brasileiro deverácrescer em todas as faixas. Provadisso é o aumento da procura porlanchas acima de 60 pés e a chegadade novos importadores ao salão,afirma Ernani Paciornik, idealizadore presidente do São Paulo BoatShow. O setor náutico tem crescido

Palco da maior concentração de negócios do setor, a maior feira náutica da América Latina espera cerca de55 mil visitantes, de 14 a 19 de outubro.

Dep. de Relação com a Imprensa

Especial para o Jornal da Campanha

em média 10% ao ano, um índiceacima do PIB. No entanto, nossopotencial de crescimento é aindamaior, devido ao grande de númerode aspirantes do universo náuticono País, conclui Paciornik. Os salõesnáuticos correspondem poraproximadamente 1/3 das vendasanuais dos estaleiros.

Na ala nacional, os maioresdestaques estarão nos estandes dosestaleiros Intermarine, Schaefer,Real, Cimitarra, Armada e Fibrafort,que anunciarão seus mais recenteslançamentos no salão. Já a Venturae a Arthmarine vão apresentar emprimeira mão no São Paulo BoatShow as suas maiores lanchas jáproduzidas.

O público poderá conferir aindaa maior quantidade de lançamentosinternacionais que a feira náutica járecebeu nesses treze anos de edição,de estaleiros como os inglesesFairline e Sunseeker, o italianoAzimut, que terá suas embarcaçõesexpostas no mega estande da YachtBrasil, os jets da Yamaha, a francesaBénéteau, que além de veleiroscomeçou a produzir tambémlanchas, e as americanas Reagal eMonterey.

Confira abaixo um poucomais das atrações do São Paulo

Boat Show 2010:

Espaço dos DesejosUma das principais atrações do

São Paulo Boat Show, o Espaço dosDesejos se consolida como o maiorambiente de alto requinte nacional,que reflete um estilo de vidasofisticado, com produtos que sãosonhos de consumo e referências deluxo e glamour. Em uma área de 4mil metros quadrados, anexa ao SãoPaulo Boat Show 2010, o públicopoderá conferir cobiçadoslançamentos de marcas, como:

FaberCastell, Samsung, SantanderPrivate, Colt Aviation, MiguelGiannini, Mercedes Benz, Mini(BMW), Rimowa e Positivo.

Expositores e lançamentosÚnico evento indoor do mercado

náutico brasileiro, o São Paulo BoatShow contará com 150 expositores,entre eles os maiores e maisrenomados estaleiros do país e domundo. Estes são alguns doslançamentos com apresentação jáconfirmada para o evento:

Vuong 1 - réplica da RivaAquarama a Ferrari do mundo dosbarcos, assim é conhecida a RivaAquarama, modelo italiano lançadonos anos 60 e que ficou conhecidopor sua beleza e velocidade. A Píer22 vai expor pela primeira vez aVuong 1, réplica de 29 pés inspiradanesse clássico, que comporta seispessoas e segue os padrões demotorização da Riva Aquaramaoriginal. Com acabamento emmadeira de mogno e de acácia, e 40mãos de verniz, esta lancha de estiloretrô é uma jóia feita para desfilar.

Targa 58 - é uma das maioreslanchas conversíveis que já esteveno Brasil. Importada da Inglaterra,esta lancha é um lançamentomundial da Fairline e um dosgrandes destaques do São PauloBoat Show. Possui acabamentoprimoroso, com teto solar ecomando único, que fica no salão.Possui três suítes e pode chegar a38 nós, com dois MAN de 1200 hpcada. O Grupo Senna é oimportador oficial da linha Fairlineno Brasil.

Flexboat SR 1000 - é o maiorinflável de lazer construído em sérieno Brasil e estará totalmenteacabado no São Paulo Boat Show.Com 10 m de comprimento, esteinflável tem até box no banheiro(interior feito de fibra) e pode serequipado com gerador. Usa dois

SERVIÇO:

13ª edição do São Paulo BoatShowData: de 14 a 19 de outubroHorário: dias da semana, das 14às 22h / sábado e domingo, das12 às 22hLocal: Transamérica ExpoCenter São Paulo - Avenida Dr.Mário Villas Boas Rodrigues,387, Santo AmaroInformações: (11) 2186-1001 /[email protected] /www.boatshow.com.brValor Normal: R$ 40Pessoas Portadoras deNecessidades Especiais: R$ 1Pessoas acima de 65 anos: R$20Estudantes: pagam valornormal (sem desconto)

motores de centro, diesel ougasolina e também duplamotorização de popa.

Cigarette 360 Open - é a maiorlancha esportiva com proa aberta doBrasil. Trata-se de um conceitodiferenciado, para quem gosta denavegar, porém não precisa decabine fechada. Este lançamento dogrupo totalmente brasileiroEcomariner, que se destaca pelagrande gama de opções deembarcações e vem exportando atépara o Dubai, é recomendadoprincipalmente para passeiosrápidos e durante o dia.

Pioner 17 - a primeira lanchade lazer nacional a utilizarpolietileno rotomoldado é tambéma primeira lancha fabricada pelaSmart Pier, empresa especializadana fabricação de caiaques epequenos barcos de polietilenorotomoldado (mesmo plásticoutilizado nos tanques decombustível de automóveis,resistente a corrosão, maresia eagentes da própria água). Comcasco de proa aberta e 17 pés decomprimento, é ultrarresistente, atémesmo contra pedras.

Cruiser 2.5 - o menor motor depopa quatro tempos à venda noBrasil será lançado no São PauloBoat Show. Estreante no mercado,a Cruiser Motores apresentarátambém sua linha completa depropulsores de baixa potência, de2,5 a 15 hp, quase todos quatrotempos.

Azimut 53 - o grandelançamento mundial da Azimut éesta lancha de luxo com duplocomando e três camarotes. A suítedo proprietário, com visãopanorâmica, ocupa toda a boca dalancha à meia-nau e tem mesa comduas poltronas. Além da cozinha, háoutros dois ambientes no salão: salade estar e sala de jantar com amplasjanelas. O flybridge é bem amplo etem capota conversível. A Azimut éuma das maiores empresas domundo no setor de barcos de esportee lazer; e será apresentada noestande da Yacht Brasil.

Ciclo de palestras - 13ºEncontro Náutico e 2º Fórum

do TurismoEntre os dias 14 e 16 de outubro,

os visitantes terão a oportunidadede participar gratuitamente do maiorciclo de palestras já realizado no SãoPaulo Boat Show. Ministrado porprofissionais reconhecidos do setor,como o navegador Amyr Klink, o13º Encontro Náutico apresentará36 temas de grande interesse sobreo mercado náutico, desde orientaçãopara a compra de um barco,manutenção, utilização deequipamentos e temas ligados aexperiências diversas, comomergulho, animais a bordo e meioambiente, por exemplo. A grandeexpectativa é por um convidadointernacional, que discorrerá sobresua experiência única ao dar a voltaao mundo sozinho em um veleiro.Seu nome ainda é mantido em sigilopela organização do evento.

Já o 2º Fórum do TurismoNáutico dará continuidade aosdebates sobre o desenvolvimento doturismo, dos esportes e da indústrianáutica no Brasil. Fontes deinvestimento, impacto da atividadenáutica na economia, pescaamadora e mergulho serão algunsdos assuntos discutidos sobre essesegmento, que se caracteriza pelautilização de embarcações comofinalidade da movimentaçãoturística.

Page 17: Jornal da Campanha Edição nº53

17Quarta-feira, 13 de outubro de 2010JJJJJororororornal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanha Guia de Compras

Caçapava do Sul

Page 18: Jornal da Campanha Edição nº53

18 Quarta-feira, 13 de outubro de 2010 JJJJJororororornal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanha

Motorista afirma que vereador usouDeputado para conseguir um álibi

No trecho ao lado é possívelacompanhar um diálogo entre omotorista e uma pessoa conhecidadele. O servidor público FranciscoRogério da Silveira Kulinski, deacordo com a gravação, conduziu oentão secretário da Agropecuária,Paulo Pereira, até a cidade de NovoHamburgo. Mais precisamente parao hotel Green Park. Depois eleafirma que levou os demais caronaspara outras localidades.

Para justificar a permanência doFiat Uno Mille, ano 2009, corbranca, com placas IPZ 2584, de usoexclusivo do Gabinete de GestãoIntegrada foi sugerido, segundo ele,pelo sr. Paulo Pereira queconseguisse uma nota falsa queatestasse algum problema mecânicono carro.

Nota que, segundo o motorista,ele teria conseguido por intermédiode um amigo em uma oficina emCanoas. Ele conta que oatendimento na referida oficina teriaacontecido por volta das 17h do dia2 de julho.

Kulinski afirma na gravação que,no retorno a Caçapava do Sul,transportou pelo menos mais duaspessoas de carona no veículo. Ocarro colidiu na traseira de umcaminhãona altura de PantanoGrande. Ninguém se feriu, mas foiacionado o seguro. O caminhão teriafugido do local e os ocupantes doveículo pegaram carona emcaminhões de uma empresa decalcário de Caçapava.

O agora vereador pelo PT, PauloPereira, deu a primeira entrevistasobre o tema no dia 22 de outubro.Na oportunidade ele relatou quehavia viajado para se encontrar como Deputado Marco Maia emCanoas. Este por sua vezencaminhou um atestado aprefeitura municipal informandoque recebeu o referido vereador emaudiência. Nossa reportagemconferiu os horários e constatou queseria impossível os dois terem seencontrado. Na edição passadapublicamos a justificativa daassessoria do Deputado que nãosoube informar em que momentodo dia 2 de julho aconteceu oencontro entre os dois

Informação foi servidor público que levou o parlamentar atéNovo Hamburgo no dia 2 de julho deste ano.

parlamentares.Ouvindo a conversa do motorista

fica claro que o vereador foi paraNovo Hamburgo por questõespessoais. Kulinski diz na gravaçãoque o veículo, depois de deixar overeador no hotel, teria seguido paradeixar caronas em outros locais. Noperíodo esteve em Novo Hamburgo,Canoas (para pegar uma nota falsa),Sapiranga (para pegar mais umcarona) e Porto Alegre.

O servidor público chegou aresponder a uma sindicância eafirma que em nenhum momentomentiu, somente omitiu alguns fatosdos responsáveis. “Não disse queestava dando carona para ninguéme falei que havia levado o Paulinhona Assembleia, isso eu menti. Masse for verificar na Assembleia nãohá nenhuma visita dele”, informa oservidor.

Nossa reportagem tentou falarcom o vereador , mas ele se recusoua dar entrevista. Respondeusomente: “para onde eu vou éproblema meu!” Explicamos a eleque aonde ele vai sem dúvida éproblema dele a não ser que ele façauso de um veículo público, comofoi o caso.

A gravação que deu origem aessa reportagem foi entregue naredação do Jornal da Campanha poruma pessoa que se sentiu ameaçadapelos acontecimentos posteriores aviagem e ao acidente envolvendo ocarro do GGI. Para que pudéssemospublicar a íntegra, entramos emcontato com o servidor FranciscoRogério e solicitamos a autorizaçãopara o uso. Segue a degravação dotrecho:

Entrevista do Vereador pelo PT Pau-lo Sérgio Pereira, Paulinho, ao Jornalda Campanha na noite do dia 22 desetembro de 2010

Paulinho: Em torno das 16h o carroestragou. Aí “levemo” para a oficina.Tem nota fiscal da oficina que já“entreguemo” na sindicância.

Jornal da Campanha: Era 17h?Paulinho: Deixamos o carro umas

17h30.Jornal da Campanha: Que horas

você se reuniu com o Marco Maia?Paulinho: A hora que nós saímos do

Marco Maia que o carro estragou.Jornal da Campanha: A hora que

você chegou no Marco Maia (...)?Paulinho: Era 16h, 16h30 da tarde.

(...). Tem tudo na sindicância. Jáentreguei a nota.Deu R$ 120 deserviço (se referindo a uma possívelquebra do Fiat do GGI no dia 2 dejulho).

Jornal da Campanha: Aí umas 17hliberaram o carro?

Paulinho: Não. O carro, liberaram nosábado. Não ficou pronto, aí nós“posemo” no sábado. Aí umas 11h nós“peguemo” o carro e viemos embora.“Almocemo” e a saída foi só depois domeio dia.

Jornal da Campanha: Posso colocaressa declaração?

Paulinho:Vai lá!

Conversa com o servidor públicoFrancisco Rogério no dia 4 de outubro:Jornal da Campanha: Eu queria saberde ti o que aconteceu naquele dia. Nodia 2 de julh. Você deixou ele (Paulinho)no Green Park em Novo Hamburgo?Rogério: Tudo que eu tinha que dizereu já disse na sindicância!Jornal da Campanha: É que nós temosuma gravação que foi feita sem o teuconsentimento. Gostaria de saber sepodemos publicar?Rogériio: Se tu tem gravação minhapode publicar. Eu não sou de ficarfalando bobagem.Jornal da Campanha: Então eu possopublicar?Rogério: Se tem gravação minha podepublicar!!

Degravação de trechos daconversa entre o servidor público euma pessoa da sua rede deamizades:

Pessoa: Como está a situação doacidente envolvendo o carro do GGI?

Rogério: Acabei de responder umasindicância.

Pessoa: Você contou tudo! Mentiu?Rogério: Eu não menti... eu só omiti

algumas coisas. A única mentira quecontei foi que o carro estragou.

Pessoa: E aquela oficina que iria dara nota falsa.

Rogério: Deu! (...)Pessoa: Mas você tem como provar

que deixou ele num hotel em NovoHamburgo.

Rogério: O que o Paulinho foi fazernão interessa… a falcatrua que vãofazer lá não pode estourar em mim…

Eu assumi tudo no meu depoimentoda sindicancia, eu assumi sozinho napolícia federal, fui eu que entrei emcontato com a seguradora, fui eu quemfoi buscar o carro… tudo fui eu… euassumi tudo… o Leomar não sabia meorientar, o secretario da fazenda naosabia me orientar e o Paulinho naosabia de nada… só falava que estátudo pronto… a unica que me orientoufoi a Michele.. A única mentira é que ocarro pousou na oficina… Mas oPaulinho foi esperto e pegou umregistro que ele estava em audiênciacom o Marco Maia… ele é muitoesperto e pegou um registro paradizer que estava em reunião com oMarco Maia para discutir questõesde seguranca publica…

Prefeito alega erro nanotificação e não

comparece na CPP

Estava marcado para esta sexta-feira, dia 08, às 14 horas, odepoimento do Prefeito ZauriTiaraju de Castro na ComissãoParlamentar Processante (CPP),formada pela Câmara de Vereadoresde Caçapava do Sul, para processarde maneira político-administrativoo Chefe do Executivo do Municípiopor supostas irregularidades nacontratação de uma cooperativa detrabalho, compra de pneus, reformade uma escola, uso de cheques daPrefeitura para pagar contasparticulares e o descumprimento deum mandato de segurança expedidopela justiça.

Mas para surpresa de todos, oPrefeito não compareceu aodepoimento, onde o seu procuradorjustificou a ausência do Chefe doexecutivo informando que Tiarajufoi notificado de maneira irregular.“ A notificação para o depoimentofoi assinado pelo Presidente daCâmara, vereador Caio Casanova(PMDB), enquanto deveria serassinado pela Presidente da CPP,vereadora Rosilda Freitas(PMDB)”, disse o procurador,advogado Edson Kossmann.

Desta forma, a Presidente daComissão então notificouformalmente o Prefeito através deseu procurador no momento dasessão, marcando o depoimento deTiaraju para o próximo dia 14 deoutubro. Esta notificação foi aceitapelo advogado.

Outro fato que aconteceu nasessão da CPP foi a troca do

vereador membro da ComissãoToninho do PT, por Paulo SérgioDutra Pereira (PT). Este fatoocorreu porque a direção local doPT junto com Pereira fizeram umoficio a Presidência da Comissãosolicitando a troca do vereadormembro da bancada, com isso, overeador Toninho do PT aceitou atroca e na próxima sessão PauloPereira assume seu lugar. Na dataque foi instaurada a CPP o vereadorToninho do PT era o líder dabancada, mas após divergênciasinternas do próprio partido essaliderança passou para as mãos dovereador Paulo Pereira, no queacarretou a troca dentro dacomissão.

Outro ponto relevante da sessão,foram alguns nomes que estãoincluídos no processo paradepoimento, como testemunhas dedefesa do Prefeito, onde a Comissãodeve intima-los nos próximos diaspara prestarem seu depoimento emCaçapava ou na comarca de suacidade, entre as testemunhasindicadas pelo Prefeito está oGovernador eleito de SantaCatarina, Raimundo Colombo e oDeputado Federal Marco Maia,além de outras autoridades doEstado.

No final do encontro, a relatorada Comissão, vereador RosaneAbdala (PP), leu as últimascorrespondências endereçadas aCPP e a Presidente encerrou ostrabalhos convidando a todos paraa próxima sessão, no dia 14 deoutubro as 9 horas, com odepoimento do Prefeito.

Lorenzo Stefani

Especial para o Jornal da Campanha

Page 19: Jornal da Campanha Edição nº53

19Quarta-feira, 13 de outubro de 2010JJJJJororororornal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanha

Caçapava vence Flamengo no Municipal

O Caçapava Futebol Clubevenceu o Esporte Clube Flamengopor dois a um em rodada válida pelaprimeira fase do CampeonatoMunicipal de Futebol de Campo -Primeira Divisão. O jogo começoubastante duro e logo aos 7 minutosDaniel Alves foi disputar uma bolapróximo da linha lateral, foi travadopelo zagueiro do Flamengo e sofreuuma contusão que o obrigou a sersubstituído por Patrick. “Foi ojoelho, escutei um barulho quandoaconteceu a jogada”, disse Alves.Aos dezessete minutos, o camisa 10do Caçapava, Jaime, reclamou deuma outra jogada dura dentro dapequena área, mas o árbitro TonicoAlves entendeu que a jogada foinormal. Logo na sequência, umabola foi cruzada na área, Jaimecabeceou e na sobra o atacanteAnderson, do Caçapava, colocoupara dentro das redes do Flamengo,abrindo o marcador. Andersonressaltou que esse gol foi importanteporque é o primeiro ano em que estájogando em Caçapava. “Foiimportante para conquistar os trêspontos”, disse o jogador. A partirdo gol o Flamengo tentou reverter

Anderson abriu o marcador em sua estreia na vitória por 2x1.Vitor Ogawa

Da Redação

o placar, procurando realizarjogadas pela direita, mas oFlamengo pecava pelos passeserrados e, quando obtinha sucessoem avançar, a defesa do Caçapavaconseguia anular as jogadas. O jogoficou concentrado no meio decampo até os 32 minutos dosegundo tempo, quando TonicoAlves marcou uma falta na entradada área do Caçapava. MarceloSouza, do Flamengo. foiaconselhado pelos companheiros a“bater forte e não tentar fazer igualo Marcelinho Carioca”. “Foi o queeu fiz, bati forte e ela entrou à direitado gol”, conta o camisa dois doFlamengo. Ele explica que na épocaem que jogou no quartel bateumuitas faltas deste tipo. “Seguindoo conselho, eu enchi o pé e o goleiroadversário não teve chances”, contaMarcelo.

Aos 35 minutos o técnico AglaerSantana, do Caçapava, trocouSérgio Garcia pelo lateral esquerdoRicardo. Dois minutos depoisFelipe, do Caçapava, tomou a bolano meio de campo e lançou paraCarlos Dartagnan, que partiu emvelocidade, fez uma linda jogadapela direita, partindo para cima dozagueiro fintando o adversário, e

concluindo com um chute cruzadopara dentro do gol. “O gol foi bonito,uma jogada em velocidade”, disseDartagnan.

No segundo tempo o Caçapavaseguiu dominando a partida. Aos 7minutos, uma bola foi lançada paraJaime, do Caçapava, e ele quaseconsegue cabecear, mas a bola foimuito longa. Aos 15 minutos, PauloSérgio cobrou uma falta e o goleirodefendeu cm tranquilidade. Aos 21minutos, o técnico do Caçapavasubstituiu o camisa 9 NedsonMorais pelo meia esquerda Martins.

Aos 25 minutos, RobsonBonoto Tolfo chutou de meiadistância e o goleiro do Flamengofez uma bela defesa. Aos 29minutos, depois de um bate rebatena área do Flamengo, Jaimeperdeu um gol incrível cara a caracom o goleiro e levou as mãos àcabeça. Aos 35 minutos, em novaofensiva do Caçapava, PauloSérgio chutou forte e o goleiro doFlamengo fez uma boa defesa.

A última chance do Flamengoaconteceu nos acréscimos, com umchute de fora da área de Régis, masa bola foi para fora. Tonico Alvesencerrou a partida com 3 minutosde acréscimo.

Pelo citatino: Vivianderrota AVC em jogo tenso

Um jogo tenso em que as equipesdo Vivian/ New Games e doAugusto Victor Costa (AVC)receberam sete cartões amarelos:quatro para a equipe do Vivian(Douglas, José Junior, Diego Pirese Carlos Lopes) e três para a equipeAVC (Anderson, Maurício,Leandro Barrozo e Cristiano deFreitas).

O jogo começou com muitamovimentação entre os dois timesno meio-campo e, aos 7 minutos,Gustavo da Silva, do AVC, cobroufalta por cima do gol. Dois minutosdepois, Diego, do Vivian, ofereceuum lance de muito perigo ao chutaruma falta próximo ao ângulo direitodo gol. Aos 13 minutos a bola éalçada na área do AVC e DouglasCarvalho, do Vivian, cabeceou e ogoleiro defendeu. Aos 19 minutos,Paulo Rodrigo, do Vivian, chutou àesquerda do goleiro para fora. Aos22 minutos Paulo Rodrigo cobrouuma falta, mas juiz voltou o lancedevido à movimentação da barreira,para o desespero dos jogadores doAVC. Na segunda cobrança Paulochutou para fora.

Aos 24 minutos Alex PercevalLuiz , do Vivian, recebeulançamento e chutou firme e ogoleiro defendeu. O primeiro gol sósaiu aos 34 minutos. Em um lancede sorte para o time do Vivian, abola bateu em David Chaves, doVivian, que afirma ter prestadoatenção no lance. Ele diz que pegoua bola livre, procurou tirar o goleirodo lance e chutou para dentro dogol. “A gente sempre procura oespaço livre e como sou volante, agente se posiciona para isso”, disseDavid sobre o lance.

Aos 38 minutos, o árbitro JoãoHonório Souza marcou apenalidade máxima contra o Vivian.Rudnei Aires Nunes chutou forte erasteiro à esquerda do goleiro e

Anderson Almeida

Especial para o Jornal da Campanha

Caçapava derrotou o Flamento por 2 a 1 no domingo, 10 de outubro.

Árbitro aplicou sete cartões amarelosdurante a partida que terminou 2x1

colocou o placar em igualdade. “Foium gol importante para tentar saircom a vitória e chegou em boahora”, disse Rudnei no intervalo dapartida. Aos 40 minutos o Vivianconsegue outra falta na entrada daárea, mas Paulo Rodrigo chuta porcima do gol. Fim de primeiro tempoe o o equilíbrio foi a tônica doprimeiro tempo.

Ao retornar do intervalo, logo noprimeiro minuto o camisa nove doAVC, Leandro Barrozo, chutouforte e o goleiro do Vivian fez umabela defesa só com uma mão. Aosdez minutos acontece um lancepolêmico. O jogador JefersonGonzaga caiu na pequena áreadepois de uma disputa de bola e ojuiz não dá pênalti, apenasescanteio. Aos 16 minutos, RobsonLopes, do AVC, dá um carrinhofaltoso dentro da área quando oVivian avançava em uma jogadapela esquerda. O juiz marca opênalti. Alex, do Vivian, bate firmeno ângulo direito do gol e o goleirofaz uma defesa fora de série.

Aos 23 minutos, um chute desviano zagueiro do AVC e o goleiro tiraa bola quase de dentro do gol,operando um verdadeiro milagre.Sete minutos depois Alex, doVivian, recebe a bola sozinho e ogoleiro defende. Aos 33 minutos,nova tentativa de Alex, que chutaforte, mas a bola passa por cima dogol.

Aos 37 minutos Willian faz o golda vitória do Vivian sobre o AVC.“Eles tentaram fazer a linha deimpedimento, que não deu certo. Aíeu chutei uma bomba e tive a sortede acertar o ângulo”, disse o jogadorao final da partida. Ele diz que émuito importante estrear com vitóriana primeira divisão, pois é umcampeonato sempre complicado.“E para mim é uma honra fazer ogol da vitória”, conclui.

Vitória por 2 a 1 garante os três pontos ao Vivian.

Torneio de Futebol sete promete agitar a 2ªSemana do Servidor em São Gabriel

A 2ª Semana do Servidor, queocorre de 25 a 28 de outubro,promete muitas atividadescomo: Gincana Solidária, Ciclode Palestras, ciclo de saúde,sorteio de brindes, méritofuncional, Cerimônia deJubilação (homenagem aosaposentados), churrasco deconfraternização (na sede daAssociação dos funcionários) eoutras modalidadesenriquecerão a programaçãodestinada ao funcionalismomunicipal de São Gabriel.

Em relação as atividadesesportivas, mais uma vez ocorreo Torneio de Futebol Sete,quando os funcionários daPrefeitura mostrarão seus

talentos futebolísticos, numclima de equipe e dedescontração.

Para tanto, cada secretariapoderá inscrever no mínimo, 10e, no máximo, 15 atletas. Cadasecretaria poderá inscrever 2dirigentes e as fichas deinscrições deverão serentregues até o dia 15 deoutubro, das 8 às 14h, naSecretaria de Educação, comMoisés, na Secretaria deTurismo, com Matheus, ou comVladimir (Vado), da Associaçãodos Servidores Municipais deSão Gabriel. Após este prazonão serão mais aceitasinscrições.

Em caso de secretaria quenão possua o número mínimode atletas para formar uma

equipe, esta poderá fazer fusãocom outra.

O sorteio dos jogos será nodia 20 de outubro, às 10h, naSecretaria Municipal deTurismo.

Os jogos serão realizados dosdias 26 a 28 de outubro, na sededa Associação dos FuncionáriosMunicipais (no Jardim Europa)e no dia 29 ocorre a final dotorneio. As partidas terão doistempos de 15 minutos, com 5minutos de intervalo. Os jogosiniciam a partir das 17h,

Quanto a premiação, do 1º ao3º lugar (masculino) e do 1º ao2º lugar, haverá entrega detroféu e medalhas. O goleiromenos vazado, o goleador, obola murcha e o bola cheiareceberão medalha.

Esportes

Page 20: Jornal da Campanha Edição nº53

20 Quarta-feira, 13 de outubro de 2010 JJJJJororororornal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanhanal da Campanha

Quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sonho de Ícaro se concretiza nos céus de Caçapava

A mitologia grega nos brindoucom a história de Ícaro e Dédalo,pai e filho que tentaram deixar oexílio ao qual foram submetidos naIlha de Creta utilizando dois paresde asas confeccionadas com penase cera. Segundo a lenda, antes dedeixarem a ilha, Dédalo avisou seufilho para não voar próximo ao sol,pois a cera derreteria com o calor, edesaconselhou seu filho a voarmuito rente ao mar, pois a umidadedeixaria as asas mais pesadas eresultaria em sua queda no mar.Fascinado pela sensação deliberdade que o voo lheproporcionou, Ícaro passou a cruzaro céu, mas se esqueceu dosconselhos do pai e aproximou-se dosol, que derreteu a cera que prendiaas penas. Ícaro continuou batendoas asas, mas já não havia sobradopenas suficientes para mantê-lo noar e caiu ao mar. O sonho de Ícarode voar permanece vivo noimaginário da humanidade e emCaçapava do Sul está mais presentedo que nunca com os praticantes dovoo livre com o paraglider e a cenade um piloto percorrendo os céusda região já não é tão incomumquanto há um ano.

Segundo Flávio Pinheiro,empresário da Cia. do Ar, deSapiranga, todo esse trabalhocomeçou há cerca de um ano,quando o piloto Sandro Abreurealizou um curso de pilotagem emsua escola. “Aí ele nos convidoupara vir para cá ministrarmos umcurso e graças a ele, ao Sr. Carlos,dono do terreno e do apoio daprefeitura para fazer o acesso aoMorro da Angélica, conseguimosformar a primeira turma”, contaPinheiro. Para tanto ele convocou oinstrutor Miguel Pelizan, que por serde Santa Maria, reunia maiscondições de organizar essetrabalho.

Ele diz que a escola deu osuporte, cedendo equipamentos,

Ordem dos Jogos

A cena de um piloto percorrendo os céus da região já não é tão incomum. Cada dia a prática ganha mais adeptos.Vitor OgawaMorro da Angélica

com o objetivo de formar uma turmada própria cidade para consolidar ovoo livre na região. “É importanteque se tenha pilotos locaisparticipando para que se possaformar um clube”, explica o

empresário. Ele diz que o pessoaldaqui já está organizado emobilizado. “A gente acreditamuito, tecnicamente, no potencialda região, para as modalidades àdistância, como o voo livre e crosscountry”, diz Pinheiro.

Enquanto o Jornal da Campanha

realizava a reportagem, pilotos quejá disputam competições estaduaispartiram do Morro da Angélica paraseus voos e alguns delespercorreram de 30km a 50 km dedistância.

Regiane Maria Rosa, a Baronesa,da Cia. do Ar, diz que o queinfluencia no voo é o relevo e aincidência do sol. O mesmo sol quederreteu a cera das asas no voo deÍcaro, agora ajuda a formar astérmicas que sustentam as velas dosparapentes. “São as nuvens e as

térmicas que os pilotos procurampara ganhar altura e fazer distânciaem seus voos”, diz Regiane. Elaexplica que o fato do Morro daAngélica ser um dos poucos lugaresno Rio Grande do Sul que permiteo voo para os quatro quadrantestorna o local um lugar com umgrande potencial para abrigarcompetições. Ela conta que a Ciado Ar iniciou os trabalhos com aulasde asa delta e que a partir de 1990começou o trabalho com oparaglider. “Como o número deadeptos cresceu muito, a gentefocou mais o nosso trabalho noparaglider”, conta. Ela diz que oaprendizado do paraglider é muitomais fácil. “A asa delta exige umpreparo físico grande, e épredominantemente praticado porhomens, já o paraglider reúne tantohomens como mulheres e atépessoas de meia-idade conseguemcurtir essa emoção de voar de umaforma tranquila”, explica Regiane.

O empresário Marcelo Spoderealizou o seu primeiro voo duplocom o professor Miguel e teve areportagem do Jornal da Campanhacomo testemunha. “Durante ocurso, em determinada etapa o alunofaz o voo duplo para que o aluno sesinta seguro e para ter contato como voo”, diz Spode. “Eu só tenho adizer que é fantástico e é uma coisatotalmente fora do comum”, relata.

Pioneiros do vôolivre. A partir daesquerda: Oscarino,Vanessa, instrutorMiguel, Sandro(primeiro piloto eresponsável peloinício do curso emCaçapava), Elvio.Agachados Iuberê eRodrigo.

Taekwondistas de Caçapava recebem faixa preta

Foi realizada no dia 09 deoutubro, em Gramado, a formaturade faixas pretas de Taekwondo de2010, onde cinco Taekwondistas daAcademia Phisical foramaprovados.

Andre Dal Molin Silva, RicardoSchaurich e Paloma Moraes Abreu,todos com seis anos de pratica noTaekwondo formaram-se faixaspretas 1° Pum. Gilberto Luis Tatschque pratica Taekwondo há 11 anosformou-se faixa preta 2° Dan eDaniel de Lima Torres que pratica

Daniel TorresEspecial para o Jornal da Campanha

Taekwondo há 16 anos formou-sefaixa preta 4° Dan, graduação esta

que promoveu Daniel a Mestre deTaekwondo.

Formandos de Caçapava com o mestre In Kyu Lee.

Ele diz que a sensação quandoavança na rampa e decola é degravidade zero. “Tu sentes que estásimplesmente parado no ar,sustentado pela vela, e a sensaçãode liberdade é muito grande. Éimpressionante, vale a penamesmo”, comenta Spode.

Ele diz que não teve nenhumadificuldade em realizar esse vooduplo. “Me senti totalmenteseguro, pois a gente recebeorientações antes de partir e duranteo voo”, conta. Ele diz que o instrutorvai comentando algumas situaçõescomo quando vai realizar uma curvaà direita, quando tem umadescendente, quando pega umatérmica e orienta a ficar em pé pararealizar o pouso. Sobre a paisagemSpode é enfático: “A paisagem émuito bonita e eu sou um fã daregião de Caçapava”. Ele relata queapoia o turismo de aventura há 20anos e que este é mais um esporteque vai apoiar. “A visão do céuolhando para o chão é muitobonita”, conta.

Os interessados em obter maisinformações sobre o voo livrepodem entrar em contato comSandro Abreu pelo telefone (55)9973-5327 ou entrar em contatocom a Cia do Ar pelo site http://www.aventuranoar.com.br/ oupelos telefones (51) 8436-2092 ou8124-3404.

O empresário Marcelo ficou animado com o primeiro vôo duplo. Pilotos experientes de Santa Maria adotaram o Morro da Angélica.

Vanessa e o instrutor Miguel observam mais uma decolagem.