jornal contém - edição 27 - 04/12/2009

16

Upload: jornal-contem

Post on 07-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal Contém - Edição 27 - 04/12/2009

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Contém - Edição 27 - 04/12/2009
Page 2: Jornal Contém - Edição 27 - 04/12/2009

”“

Expediente

Não nos responsabilizamos peloconteúdo de matérias assinadas eanúncios publicados, ficando osmesmos sob responsabilidade deseus autores.

Impressão: Jornal de JundiaíTiragem : 3 mil exemplaresCirculação: Quinzenal – 6ª FDistribuião Gratuita

Socorro, Lindóia, Águas deLindóia, Monte Alegre do Sul,Serra Negra, Pinhalzinho,Bragança e Monte Sião

Jornal Conté[email protected](19) 8199-1974 - Jemal(19) 8178-7177 - Henrique

04.d

ezem

bro.0

902

Rafael Pompeu

DiretorPublicitário

[email protected]

EditorialQual sua opinião sobre a voltado Contém e o que você acha

que está faltando nacomunicação socorrense?

Henrique Cézar

DiretorEditor

[email protected]

Jesse Zerlin

DiretorAdministrativo

[email protected]

Jemal Fingolo

DiretorExecutivo

(19) 8199-1994

[email protected]

ThomasMuciacito

Colunista

[email protected]

NúcleoAmbientalista

Colunista

[email protected]

[email protected]

BrunoMarchese

Colunista

Opinião

Valter Alexandre deOliveira

Professor

É interessante a volta do Contém. Um Jornal Tablóideque possa abordar a cultura e seus realizadores,estimulando um crescimento no número de partici-pantes, apoiadores e integrantes dessa área. Todacidade necessita reverenciar seus talentos.Acompanhar os incentivadores da cultura, também écriar oportunidades para que as coisas aconteçam, eisso é extremamente importante.

Marli Rose de FariaProfessora

Com a volta do Contém, Socorro ganha mais um veículode comunicação, e isso é importante, já que diferentespontos de vistas sobre um mesmo assunto podemdespertar o senso crítico das pessoas. A respeito doque falta na comunicação, seria importante esclareceras inter-relações econômicas existentes em nossomunicípio, como o turismo, por exemplo, mostrandoseu potencial na geração direta e principalmenteindireta de empregos e renda.

A Volta do Jornal Contém é muito importante paraSocorro, por seu formato diferenciado, sessõesmodernas e artigos da atualidade, prezando por umaleitura fácil e clara, facilitando a compreensão dosleitores. Acredito que faltam artigos relacionados comdicas para as relações comerciais, como, por exemplo,orientações ao atendimento no comércio, mostrandoa importância do bom atendimento aos socorrenses eturistas.

Ricardo LuandaMúsico

02A essência de se fazer

um Jornal

Segundo John Gunther “A primeira essênciado jornalismo é saber o que se quer saber, asegunda é descobrir quem o vai dizer”. Nos diasde hoje, a todo o momento, em qualqueroportunidade, se discute o papel da imprensa emuma sociedade. Os veículos de comunicação sãoacusados frequentemente de influenciar fatospolíticos e tomarem partidos de situações. Há quemdiga que o Regime Militar durou até quando teve oapoio e o respaldo de poderosos veículosmidiáticos. Nas primeiras eleições diretas após aDitadura, o Brasil presenciou mais uma polêmicaenvolvendo política e imprensa. A Rede de Globode Televisão teria favorecido Fernando Collor deMelo em edições do Jornal Nacional contra osindicalista Luís Inácio Lula da Silva. Em apenasdois exemplos, evidenciamos o poder da imprensasobre a sociedade que vivemos. A partir daí, outradiscussão surge: Qual o verdadeiro papel daimprensa? Formar opiniões ou oferecer condiçõespara que o povo forme sua própria opinião.Aprofundar este assunto é sempre interessante eimportante, quando se busca a formação de umaimprensa consistente que não influencie, mas quecontribua com a sociedade.

Sabendo do papel a ser desempenhado, comesta edição, surge novamente o Jornal Contém.Após um ano fora de circulação, volta com o intuitode ser um jornal alternativo para Socorro e região.Abordando assuntos diversificados, apoiando acultura, abrindo espaço para moda e variedades,prestigiando o esporte, reverenciando os valoreslocais e sem dúvida, informar o povo socorrense.Proporcionar uma leitura de qualidade, interativa,que possa abrir ou incentivar os pensamentos dosleitores, será com certeza nosso papel. Manteratravés da rede de interatividade uma comunicaçãoconstante com o leitor Contém também é nossaproposta. Saber a opinião e o ponto de vistadaqueles que nos acompanham é extremanteimportante, para que, com as críticas e sugestões,possamos aprimorar e oferecer aquilo que realmentefalta à comunicação de Socorro.

Contudo, a proposta surgida há alguns anosse aprimorou. O intuito de buscar na mídia escritauma nova proposta de comunicação para ossocorrenses ganhou mais maturidade e mentehumana. Novos integrantes, novos colunistas,novas sessões e o mesmo compromisso: “pre-encher o espaço vago na comunicação local eregional com novas propostas e ideias”.

Convictos da grande discussão sobre overdadeiro papel da imprensa e certos dasnecessidades de se aprimorar cada vez mais acomunicação socorrense, o Jornal Contém voltapassa a ser mais um veículo de informação eprestação de serviços, buscando manter ocompromisso pioneiro com o leitor e com osprincípios básicos daquilo que se diz papel dosjornais. Incentivar o debate, levantar questões,saber o que pensa os munícipes, acompanhar otrabalho dos poderes e viabilizar a interação dasociedade com todos esses assuntos é um dosobjetivos do Jornal Contém. Oferecer um conteúdodiversificado e envolvente que mostre o trabalhoe histórias de um povo também são nossasintenções.

Shimu

Colunista

[email protected]

www.jornalcontem.com.br

Page 3: Jornal Contém - Edição 27 - 04/12/2009

Capa 0303

04.d

ezem

bro.0

9

Vinte anos de tradição e dedicaçãona arte de fazer pizza

A Pizzaria Fornelli completa no próximo ano duas décadas de trabalho, fazendo e servindopizzas que ganharam o prestígio não só dos socorrenses, mas também, de visitantes que

saboreiam as tradicionais receitas da família Fornelli

Henrique Cézar

“todo dia é dia depizza”. É assim que há20 anos uma das maistradicionais famíliassocorrenses encara atarefa de fazer eservir pizzas a seusmilhares de clientes.Já com experiênciasno comércio local epercebendo que fal-tava em Socorro umapizzaria que explo-rasse originalidadesna produção, como oforno a lenha, osirmãos Fornelli, comseus pais, decidiramconhecer melhor estesegmento alimentício,contando com o apoiode Nadir da Lan, queos ajudaram no sen-tido de aprofundar osconhecimentos sobretécnicas de produçãodas pizzas. Foi assim,que no início da décadade noventa, surgiu aPizzaria Fornelli, com o quede melhor existia naregião e pioneira, emSocorro, na pizza de fornoa lenha, nas bordas decatupiry em torno dasmassas e também nasentregas em domicílio.

Questionados sobreo segredo de terem al-cançado tamanho su-cesso ao longo dos anos,os irmãos destacam otrabalho em família. “Onosso segredo é uni-camente o emprenho e adedicação ao nosso cli-ente. Trabalhamos o diatodo na preparação paraque possamos servir coma máxima qualidade pos-sível. Inclusive, costu-mamos dizer que se dese-ja encontrar os Fornelli,que venha para a pizzariae não só à noite”, contamos irmãos que, segundoeles, conquistaram a

clientela de hoje graças,além do trabalho, dospróprios clientes, queapós conhecerem aspizzas da casa, “faziam apropaganda”.

Sobre as receitasdas pizzas, destacam otrabalho da família naelaboração do cardápio,com ênfase para os irmãospizzaiolos, que entre as67 especialidades, des-tacam a Pizza Xuxa, umahomenagem a apresenta-dora e também a Calzonemassa fechada, que pos-suem particularidadesespeciais criadas peloschefes da casa, além, éclaro, da tradicional mas-sa.

Durante os vinteanos, o que não faltou àfamília foram curiosidadese fatos pitorescos en-volvendo entregas depizzas. Os irmãos contam,por exemplo, de um acon-

tecimento, no qual houvecerta confusão com opedido e o local da en-trega. Na ocasião, ocliente ligou para o diskpizza e solicitou sua en-comenda, identificando asuposta Rua Otávio Zu-catto e o posterior nú-mero da residência. En-tretanto, quando o entre-gador, Valdemar “ligei-rinho”, chegou à RuaOtávio Zucato, constatouque o número da entreganão existia e, por co-nhecer muito bem a clien-tela, percebeu a confusãode que não se tratava daRua Otávio Zucato e simde um cliente chamadoOtávio Zucato. Outraocasião curiosa foi quandoao ato de uma entrega decinco pizzas, ocorreu umapagão. O entregador,desorientado pelo escuro,chegou próximo a resi-dência da entrega que

ficava ao lado de um bar.Devido ao escuro, osfrequentadores do bar,que estavam à beira dacalçada disseram que aencomenda pertencia aeles. Efetuaram o paga-mento e comeram aspizzas que na verdadepertenciam à casa vizinhado bar, sendo necessário,após se desfazer a con-fusão, o envio das pizzasao local correto. Um dosirmãos Fornelli, inclusive,conta um fato que acon-tecia com ele próprio,quando fazia entregas.“Eu tinha o costume de irentregar as pizzas can-tando, desde a pizzariaaté o local. Isso acabavaincomodando, por exem-plo, os porteiros dosprédios que me pediampara subir em silêncio,entretanto, os clientes, jáacostumados com meujeito, me pediam o contrá-rio, para cantar. Lembro-

me de uma opor-tunidade que acabeicantando junto comum cliente por umtempo, já que eleestava tocando vio-lão quando chegueicom a pizza”, contaele. De maneira des-contraída, a famíliaFornelli salienta quea pizza hoje é bemrecebida de formageral pelo público e,por isso, fazemquestão de deixarum recado para asdonas de casa so-corrense. “Que asqueridas donas decasa, que passam odia todo lavando,passando e limpan-do, não fiquem tam-bém à noite quei-mando panela nacozinha. Venha ouligue para o Fornelli

e peça uma pizza”, brin-cam eles.

Finalizando, a famíliaFornelli cumprimentou aoportunidade de falar umpouco de sua história,agradeceu e deixou umamensagem para seus cli-entes. “A família Fornellinão pode deixar de agra-decer a toda a cidade deSocorro, a região e osinúmeros visitantes quehá vinte anos prestigiamnossa pizza e nosso tra-balho. Aproveitando aoportunidade, com muitocarinho, gostaríamos dedesejar um Feliz Natal eum próspero Ano de 2010a todos nossos clientes eamigos”, finalizam.

A Pizzaria Fornelli seencontra à Avenida Vicen-te Lomônico, no número1472, em um ambientediferenciado na Pompéia,com o Disk Pizza 3895-8048.

Page 4: Jornal Contém - Edição 27 - 04/12/2009

0404

04.d

ezem

bro.0

9

A “excessiva ba-gunça”, na opinião dealguns munícipes, quevem acontecendo nosfinais de semana na praçada matriz vêm incomo-dando alguns moradores.Para Dirceu de Lima, oapresentador Candinho daRádio Socorro, é precisoque se faça alguma coisapara impedir a propagaçãodas ações que vêm ocor-rendo e corrigir os errospara oferecer maior tran-quilidade para os so-correnses e turistas. Nointuito de fortalecer asreivindicações, Candinhoestá organizando um a-baixo assinado, que pre-tende colher assinaturasde cidadãos que tambémestejam incomodados comos recentes aconteci-mentos.

Abaixo assinado pretendereunir apoio popular para

reivindicaçõesAcabar com a con-

centração dos “grupi-nhos” nas noites da pra-ça, aumentar a segurançado local, diminuir os furtosque estão ocorrendo comfrequência, juntamentecom as depredações devândalos nos comércios,principalmente na RuaMarechal Deodoro, puniros ciclistas que transitamna contra mão, amenizaro alto som em horáriosindevidos e aumentar ailuminação em algunspontos da cidade são asprincipais reivindicaçõesreunidas no abaixo as-sinado. Outra preocu-pação é com o dia 31 dedezembro, data da viradado ano em que as pessoascostumam se concentrarna praça da matriz paraa queima de fogos. Limarelata que a grande con-

centração de pessoas e aação dos “desocupados eembriagados” que portamgarrafas de vidro podemocasionar fatalidades co-mo ferimentos em pessoasque possam ser atingidaspelas garrafas que podemse quebrar.

A intenção, segundoseu organizador, é reunirno abaixo assinado o apoioda sociedade e assimdialogar com o poderpúblico sobre possíveissoluções para os pro-blemas, impedindo o aco-ntecimento de tragédias.Ao longo das próximassemanas, o abaixo as-sinado estará disponívelem pontos estratégicospara ser assinado, além demobilizações que acon-tecerão nas ruas centraisda cidade.

“A compaixão para com osanimais é das mais nobresvirtudes da natureza”. Écom essa mensagem queacontece no domingo, 13,a quarta edição da Cão-minhada de Socorro. Or-ganizada pela Pet Agro-fértil e com o apoio daPrefeitura Municipal, ointuito da Cãominhada éreunir uma colaboraçãofinanceira para a reali-zação de castrações emcães de rua. Jane, orga-nizadora do evento, sali-enta que em seu trabalho

Cãominhada, bandeira emfavor dos animais

desamparadosvoluntário, há anos pegaos cães da rua, castra-os, e realiza os devidostratamentos e se nãoconsegue alguma famíliapara fazer a doação,devolve-os para rua, coma certeza de, pelo menos,não procriarem. A ar-recadação da campanhaé conquistada atravésdos patrocinadores, querealizam doações e tam-bém por meio da venda dacamiseta promocional daCãominhada, que é en-contrada no valor de R$

Acontece

25,00. No dia da cãomi-nhada, a partir das 8horas, serão realizadossorteios de brindes, ra-ções e sorvetes para osparticipantes. O recado épara que as pessoasprestigiem o movimento eprocurem participar ad-quirindo a camiseta e osprodutos da campanha, jáque a causa é extre-mamente nobre. A aquisi-ção dos produtos dacampanha e maiores infor-mações, através do Tel.3895-2161.

Tucano-toco e sua dieta alimentarO Tucano-toco (Ramphastos toco) é o maior

dos tucanos, possui cerca de 56 cm de comprimento,sendo 22 centímetros só de bico. É também um animalnativo da nossa região.

Seu sistema digestório é extremamente curto,o que explica sua dieta alimentar variada, já que asfrutas são facilmente digeridas e absorvidasrapidamente pelo trato gastrointestinal.

É uma ave frugívora (que se alimenta de frutos)e não só frutos, mas também necessitam de um certonível protéico para sobreviver, como: vários tipos deinsetos, pequenos largartos e pererecas.

Os tucanos são alvos de caça devido sua dietaalimentar também se basear em ovos e filhotes deoutras aves. Diante disso, muitas pessoas acabamnão gostando deste hábito alimentar e os matam.

Esta situação precisa mudar, pois podemospensar da seguinte maneira: nós, humanos,necessitamos de diferentes tipos de alimentos, paratanto, comemos frutos, folhas, ovos, carne e etc. Omesmo acontece com outros animais, como o tucano,que, por necessidade e muitas vezes por falta defrutos de sua preferência, acaba buscando outrosalimentos, como ovos de pequenas aves.

Além de ter que enfrentar o problema da caça,sua beleza o faz alvo do tráfico de animais, e muitaspessoas se vêem no direito de tê-lo como um animaldoméstico ou uma ave de estimação. Porém, é umaespécie que vive mal em cativeiro, pois precisa demuito espaço e de dieta variada.

O tucano-toco ainda não é uma espécieameaçada de extinção, entretanto tem sidocapturado e traficado para outros países a fim deser vendido em lojas de animais. O tráfico tem comoconsequência a diminuição de sua população nasmatas, o que pode tornar a espécie ameaçada, alémde provocar a morte de muitos animais durante otransporte.

Podemos contemplar essa ave tão bonitaapenas observando-a em seu meio natural. Vamosdeixar a natureza seguir seu caminho, sendo que omelhor a fazer é: não interferir. Cada ser vivo tem oseu ciclo natural e se relaciona com os demais,visando sua própria sobrevivência.

Ecos da Natureza

Ana Paula Balderi - BiólogaCRBio 064307/ 01

Page 5: Jornal Contém - Edição 27 - 04/12/2009

03

/Ju

l/0

805

05

Está endividado? Veja como aproveitar o 13ºe planejar seu orçamento

Com o fim do ano, uma pergunta incomoda a cabeça dos brasileiros: O que fazer com o 13ºsalário? Pagar contas, poupar ou gastar com as festividades? Confira a entrevista com o eco-

nomista Heraldo Marcon e esclareça essas dúvidas.

Dezembro é mês dereceber o 13º Salário, umalívio no orçamento damaioria das famílias brasi-leiras, que aguardam estemomento como a oportu-nidade de realizar um so-nho ou mesmo se livrar dedívidas que incomodaramdurante todo o ano. Alémdisso, começam a apare-cer as faturas especiais,os presentes com familia-res e colegas, gastos narealização de festas etambém as contas do no-vo ano, como IPVA, IPTU,matrícula e material esco-lar entre outras. Planejartudo isso não é missãodas mais fáceis. Por isso,o Jornal Contém entrevis-tou o economista HeraldoMarcon, diretor comercialfinanceiro e de recursoshumanos, atuando naárea de Saneamento Am-biental. Acompanhe aentrevista:Jornal Contém: Paraaqueles que estão comas mais diversas dívi-das, do cartão de cré-dito ao cheque espe-cial, a dica é que se uti-lize o 13º salário paraquitá-las?Heraldo Marcon: Os atuaisjuros praticados pelasprincipais instituiçõesfinanceiras do Brasil re-comendam que evitemoscontrair dívidas. Nemsempre isto é possível. Secontraídas, todos os nos-sos esforços devem priori-zar a quitação dessescompromissos no menorprazo possível. Com o re-cebimento do décimo ter-ceiro salário nos finais deano, surge a oportunidadede liquidar ou pelo menosdiminuir o estoque das dí-vidas contraídas. Istosignifica economizar emuito. Outro ponto é queatualmente não há inves-timento disponível no mer-cado a pequenos poupa-dores que consiga com-petir com as taxas de ju-ros praticadas no chequeespecial, no crédito pes-

soal ou mesmo no cartãode crédito.JC: Se o 13º não for su-ficiente para acabarcom todas as dívidas, oque se deve priorizar?HM: A priorização no pa-gamento das dívidas deveconsiderar um princípiobásico e óbvio: livrar-seprimeiro daquilo que maiscausa prejuízo. Exata-mente por parecer sim-ples, este princípio muitasvezes nos passa desper-cebido. Devemos quitarem primeiro lugar aquelesdébitos que comprometemparte significativa denossa renda, independen-temente de seus valorestotais ou de quão antigoseles sejam. Se existe umagrande dívida acumuladapela qual pagamos umapequena taxa de juros euma dívida de menor valorassociada a altas taxasde juros, comprometendosobremaneira nossa ren-da, é esta última quetemos de priorizar.JC: É possível renego-ciar algumas dívidaspara poder gastar umapequena parte do 13ºcom as festividades?HM: Sim é possível. Algu-mas instituições financei-ras e administradoras decartões de crédito ofere-cem oportunidades dequitação integral dasdívidas de seus clientes,principalmente as maisantigas, mediante des-contos bastante atra-tivos. Mas convém lem-brar que essa possi-bilidade é acompanhadade percalços e desgastes,já que renegociar débitosnão é nada fácil. Antes deser disponibilizada umaproposta para renegocia-ção da dívida, haveráexcessiva cobrança porparte da financiadora.Esse desgaste pode levaro nome do inadimplenteao Serasa e só assim,depois de constatar adificuldade em receber,poderá oferecer algumarenegociação.JC: Como se prepararpara as contas de início

de ano e de que formaaproveitar o 13º nessecaso?HM: A dica principal éplanejar. Façamos umfluxo de caixa. Nossacasa é uma empresa queprecisa ser administradacom competência. Umasimples tabelinha conten-do receitas a serem rece-bidas e despesas a serempagas e suas respectivasdatas é suficiente paranão sermos pegos despre-venidos. É importantedestacar que é comum aempolgação, nesta épo-ca, com o clima de finalde ano. Gastar menos doque recebemos, isto é,poupar um pouco paraenfrentar os dias maisdifíceis de nossas vidas éprudente e recomendável.Outra dica é tomar cuida-do quando receber noinício do mês uma “bola-da” com salário, 13º e 1/3 das férias. Ou seja,gastar demais no começodas férias significa passara míngua no mês subse-quente.JC: Tendo o dinheiro emmãos, é melhor com-prar a vista ou a prazo?E como identificar se ataxa de juros está baixae acessível?HM: Em raríssimas situa-ções contrárias, comprara vista é sempre maisvantajoso para quem temdinheiro em mãos. É pos-sível negociar descontos.A famosa “pechincha”entra em cena e conse-gue proporcionar paraquem compra vantagensinacessíveis em compa-ração aos que não dispõede recursos para paga-mento imediato. A estesúltimos resta à alternativanão menos importante depesquisar preços e taxasde juros e compará-los desorte a realizar a melhorcompra possível.JC: Como utilizar o Car-tão de Crédito correta-mente?HM: Para não se complicarcom a compra fácil docartão de Crédito é ne-cessário cumprir a risca os

preceitos do planejamen-to. Gastar menos do querecebe e estabelecerpreviamente qual é arestrição orçamentáriasão fundamentais. Umadesvantagem do cartãode crédito é a cobrançade taxas de administraçãodos lojistas. Porém, oscartões trazem muitasvantagens, principalmentea segurança contra ainadimplência. Do lado doconsumidor, há a grandeconveniência de eliminar anecessidade de carregardinheiro ou talão de che-ques.JC: Algumas lojas ofe-recem preços a prazo esem juros. Como identi-ficar se realmente setrata de um benefício ouse os juros estão em-butidos?HM: Para início de conver-sa não existe almoçográtis. O que queremosdizer é que a oferta deparcelamento sem juros émais uma estratégia demarketing que propria-mente um produto finan-ceiro à disposição dosconsumidores. A únicaforma de saber se estárealizando uma boa com-pra é comparar o preço domesmo produto ou servi-ço, ou ao menos similar,oferecido pela concor-rência, com o preço avista sendo o ponto departida.JC: Alguma outra dicapara o planejamentofinanceiro dos socor-renses neste final deano e para o início doano que vem?HM: É importante enfati-zar a necessidade doplanejamento para sus-tentar o tripé em que se

apóia o orçamento: arenda, o consumo e apoupança. Para os endivi-dados, reitero que aden-trar 2010 sem dívida ouao menos mais adimplenteque no ano velho, é umbom começo. Para osendinheirados, o caminhodo equilíbrio é sempre orecomendável: poupar umpouco e nunca deixar deconsumir. Afinal, o consu-mo, aliado ao investimen-to, é o motor do cres-cimento de qualquer eco-nomia. Acredito que com-prar em Socorro trazmuitos benefícios para oconsumidor. Tenho com-parado os preços locaiscom o de outras cidadesda região e posso afirmarque os preços em Socorrosão bem menores, dentrodo mesmo padrão dequalidade.

Acesse o Site do JornalContém e Confira a

íntegra da entrevista deHeraldo Marcon em um

conteúdo exclusivowww.jornalcontem.com.br

Heraldo Marcon, economista,atualmente atua na área de

Saneamento ambiental

Henrique Cézar

04.d

ezem

bro.0

9

Page 6: Jornal Contém - Edição 27 - 04/12/2009

0606

04.d

ezem

bro.0

9Educação

Após ter sido can-celado pelo Ministério daEducação (MEC) em 1ºde outubro por suspeitade fraude, aconteceneste final de semana, 5e 6 de dezembro, oExame Nacional do Ensi-no Médio (ENEM)2009. A prova seráaplicada em 1.826municípios brasileiros,distribuídas em 10.385escolas diferentes,totalizando 113.857salas de prova, com onúmero de candidatossuperando os 4 mi-lhões. Em Socorro, aprova acontece nasescolas José FrancoCraveiro, que receberá500 alunos, Narciso Pie-roni, que aplicará a provapara 491 alunos e Insti-tuto XV de Agosto queacomodará 448 alunos,totalizando 1.439 alunosparticipando do examena cidade.

O candidato quenão tiver recebido ocartão de confirmaçãode inscrição pelos Cor-reios deverá acessar apágina de consulta doInep (enem.inep.gov.br/consulta) ou entrar emcontato com o ProgramaFala Brasil, pelo telefone0800-616161. Se o

Prova do ENEM serárealizada neste fim de

semanaHenrique Cézar

inscrito precisar de aten-dimento especial e essainformação não estiver nodocumento, é necessárioentrar em contato com oInep, que pede aos estu-dantes que consultem olocal de prova no endere-ço www.enem.inep.gov.br.

No site, é possível imprimiro cartão de confirmaçãode inscrição e o questio-nário sócio-econômico.

Os portões de aces-so aos locais de provaserão abertos às 12h efechados às 12h55, horá-rio de Brasília (DF). Asprovas serão aplicadas às13h, em todo o territórionacional. Os locais deprova serão os mesmosnos dois dias. É recomen-dável que o inscrito com-pareça ao local de realiza-ção da prova com antece-dência de uma hora, por-tando documento de iden-tificação, cartão de con-firmação de inscrição,

folha de respostas doquestionário socioeconô-mico, caneta esferográ-fica de tinta preta, lápispreto nº. 2 e borracha.Apenas depois de decor-ridas quatro horas doinício do exame o partici-pante poderá deixar suasala. A prova 1 abordaráciências da natureza eciências humanas e suasrespectivas tecnologias.A prova 2 reunirá ques-tões relacionadas a lin-guagens, códigos e ma-temática e suas res-pectivas tecnologias,além da redação. Cadaárea concentrará 45

itens de múltipla escolha,totalizando 180 questões.

Nutricionistas indi-cam que os estudantesque forem realizar a pro-va, se alimentem correta-mente, evitando alimen-tos carregados de gordu-ra, dando preferênciapara um prato com arroz,feijão, bife e salada.Também não aconselhamo jejum, pois segundoeles, a fome tira a con-centração. Garantem quea melhor dica é tomar umcafé da manhã reforçadocom frutas e optar por umpão com queijo branco.

O “Ser” HumanoTanto ódio. Não é Mesmo?

“Eu odeio meus pais”“Eu odeio meus professores”

“Eu odeio minha mulher”“Eu odeio meu chefe”

“Eu odeio, eu odeio, eu odeio!”

Meu Deus, pra que tanto ódio? E se pelomenos nós pensássemos antes de falar. E se pelomenos nós falássemos isso para as pessoas quenós “odiamos” e não para as outras...Mas, naverdade, ocorre exatamente o contrário. No casode um chefe ou professor, por exemplo. Na frentedeles nós respeitamos, chamamos de “senhor” eaté pegamos uma água ou um cafezinho, mas, é sóeles virarem as costas que começamos com os “euodeio”.

O ser humano é um bicho hipócrita mesmo,não é? É tão difícil ver o lado bom das pessoas?Enxergar as qualidades? Dizer “eu amo”? Devido aonosso egoísmo e arrogância, sim. Mas não custavatentar, não é? Tentar ser uma pessoa diferente.Uma pessoa melhor. Eu não digo que isso é umacoisa fácil. Uma coisa rápida. Na verdade, é umadas coisas mais difíceis que existem. Ser diferente.É uma coisa que exige nosso esforço diário. É umacoisa que poucos conseguem concretizar. É umacoisa de louco. Porém, é uma coisa maravilhosa.

Mas não. Meu pai não me deixou ir à festa sóporque nela havia bebida alcoólica, então ele échato. Meu professor me deu ponto negativo poreu não ter feito a tarefa então ele é insuportável.Minha mulher não me deixa beber no bar da esquinaporque pensa que as pessoas que frequentam obar são más companhias, então ela é controladora.Meu chefe, mesmo me ajudando quando preciso eme pagando no dia certo, me pediu para fazer horaextra um dia, então ele é cruel.

Agora, eu acredito que é bom ressaltar quequando você está com um problema sério, são estaspessoas que você odeia, esses chatos, insuportá-veis, controladores e cruéis, que você recorre. Nãoé?

Thomas Muciacito

Participe(19) 8199-1974

Jemal

Page 7: Jornal Contém - Edição 27 - 04/12/2009

“ ”

03

/Ju

l/0

807

07 0

4.dez

embr

o.09

CuturaConheça o grupo Inspiração do Samba no dia

nacional do gêneroEm um 2 de dezembro de algum ano, Ary Barroso pisava pela primeira vez em Salvador. O

acontecimento foi motivo para a Câmara da Cidade criar, como homenagem ao compositor, o diado samba. Nessa edição, conheça o grupo Inspiração do Samba, responsável por propagar umadas maiores riquezas cultural do Brasil na cidade de Socorro e região.

O samba é conhe-cido como o ritmo naci-onal por excelência. Umgênero musical, do qualderiva um tipo de dançacondiderado um dos maispopulares do Brasil.

Apesar de suasraízes históricas comSalvador e Rio de Ja-neiro, o samba é bemaceito e recebido emtodo o país. Em Socorro,a receptividade ao gê-nero tradição do paísnão é diferente. O grupo“Inspiração do Samba”,fundado em 2002 é pro-

ba, surgiu àideia de seformar umgrupo musi-cal. Wilson,o popular Vi-ola, um doslíderes efundadoresdo grupo,conta queno inícioeram oitointegrantes

e que foram, aos poucos,reunindo os instrumentospara fazerem um som, jáque todos gostavam eapreciavam este gêneromusical.

va de que samba não fazsucesso apenas na Bahiae no Rio. Aproveitando asocasiões proporcionadaspela Copa do Mundo, nasquais os amigos se reu-niam para curtir um sam-

O grupo começou asaprentações como formade lazer. Durante o perí-odo de profissionalização,alguns integrantes dei-xaram e outros novospassaram a integrar ogrupo que passava aconquistar cada vez maiso prestígio do público.

Sobre o prazer deser sambista, Wilson ga-rante que a satisfaçãomaior é a resposta dopúblico. “Além de ser umgênero que cada in-tegrante do grupo seidentifica, vejo a respostado público em relação aonosso trabalho. Pessoas

pedindo fotos, contatos,novos trabalhos, e atéturistas que vêm até acidade só para acom-panhar nosso samba. Tudoisso é muito gratificante”,salienta ele. O grupoInspiração do Samba, quehoje conta com quatrointegrantes, Wilson (Vi-ola), Luiz Carlos, Tiago eRafael, sob a coorde-nação de José CarlosLucena, agradece a todosos apoiadores do grupo econvida os interessadospara entrarem em con-tato, através do (19)9238-6663, (19) 3895-5676 e (35) 3465-7214.

Henrique Cézar

Page 8: Jornal Contém - Edição 27 - 04/12/2009

0808

04.d

ezem

bro.0

9

Page 9: Jornal Contém - Edição 27 - 04/12/2009

0909

04.d

ezem

bro.0

9

Page 10: Jornal Contém - Edição 27 - 04/12/2009

1010

04.d

ezem

bro.0

9

Page 11: Jornal Contém - Edição 27 - 04/12/2009

1111

04.d

ezem

bro.0

9

Cidinha Tasca, uma professora que sepreocupou com o “sentir” de seus alunos.

Meu Mestre “A maior conquista começa no interior de nós mesmos, através da prática dasvirtudes e, para isso, temos que fazer silêncio e voltar-se para dentro de nós”

Cidinha Tasca não foi uma professora que se limitou a transmitir o conhecimento adquirido nafaculdade. Percebeu que faltava algo em suas aulas e desenvolveu técnicas para que as

pessoas sintam seu próprio interior.

Uma professora nãosó preocupada com atransmissão do conhe-cimento, mas também,voltada e preocupadacom a vida. Assim pode-mos definir parte da car-reira de Maria AparecidaTasca de O. Santos, ousimplesmente CidinhaTasca, para os milhares deadmiradores que con-quistou ao longo dos anosem sala de aula. Naturalda capital, Cidinha chegoua Socorro ainda criança eestudou na Escola CoronelOlímpio Gonçalves do Reise no antigo InstitutoNarciso Pieroni, realizandotambém, um curso naEscola Comercial Socor-rense. Com o diploma domagistério, conquistadocom o término dos estu-dos do antigo ginásio,começou a lecionar noentão primário, cursandoparalelamente a facul-dade de desenho emBragança Paulista. Já for-mada, chegou a trabalharem Cosmópolis, até retor-nar à Socorro como pro-fessora no Narciso Pieroni.Em sua segunda formação,estudou na faculdade deBelas Artes em São Pauloe sua terceira faculdadefoi a de Filosofia e Peda-gogia em Ouro Fino. Leci-onou durante dois anos emeio em Itapira, voltandoem definitivo para Socor-ro. Professora efetiva doNarciso Pieroni, tambémfoi coordenadora da mes-ma escola, professora naEscola José Franco Cra-veiro e vice-diretora doCoronel Olímpio Gonçalvesdos Reis. Após se aposen-tar como professora noNarciso, foi coordenadorae orientadora pedagógicadurante nove anos doInstituto XV de Agosto.

Como professora deArtes, buscava despertarem seus alunos o máximo

da criatividade e de imagi-nação de ca-da um. Foiassim, quepercebeu anecessidadede se traba-lhar a subje-tividade doaluno, suasnecessidades,seus pensa-mentos, sen-timentos eexplorar umarelação do in-terno para oexterno enão só o con-trário. Sen-tido essa ne-cessidade eacreditandoque a educa-ção não seresumia atransmissãodo conheci-mento, co-meçou a de-senvolver a subjetivação.Após a realização decursos sobre formas de sealcançar e se sentir, criousuas próprias técnicaspara o desenvolvimentointegral do cérebro a-través da arte, aplicando-as em sala de aula eobtendo significativosresultados. Fazer comque o homem tomeconsciência do seu inte-rior, conhecendo a sipróprio, resultou no pri-meiro livro de CidinhaTasca. Mostrando aosleitores técnicas para aspessoas realizarem umaauto-reflexão, o livro“Sentir os Sentidos”,lançado em 1992, ganhoudestaque em todo o paíse também em diversaspartes do mundo. Com olivro, as técnicas criadasforam ganhando maioresproporções. As expe-riências em sala de aulacom as técnicas reunidasno livro “Sentir os Sen-tidos” foram o tema do

segundo livro, “Luz e Paz”,

segundo livro, “Técnicasde Relaxamento”. Lançadoem 2000, além de trazernovas técnicas de rela-xamento buscando o plenoencontro com o própriointerior, relata as expe-riências, da professora,vividas em sala de aulacom seus alunos na apli-cação dos métodos denão só explorar o externo,mas sim, as relaçõesinternas que resultam nasinterações externas.

As técnicas e méto-dos de relaxamento, en-tretanto, não foram osúnicos trabalhos de Cidi-nha Tasca em prol do apri-moramento da educação.Em 1998, trouxe, jun-tamente com apoiadores,a proposta do “Amor Exi-gente” para ser desen-volvida em Socorro, nointuito de trabalhar juntocom pais e orientadorescom formas de prevenir esolucionar problemas comfilhos e alunos. O trabalhodo grupo, segundo Tasca,

começa a partir do dina-mismo geradopelos questio-namentos de oque fazer paraajudar jovensque se encon-tram nas dro-gas, e sem limi-tes. “Assim,com essesquestionamen-tos e com aluz da fé, nosencorajamospara fazermosalgo em favore no resgatede vidas,amando verda-deiramente eajudando-nosuns aos ou-tros”, salienta.Frente aos re-centes rumostomados pelaeducação co-mo um todo,destaca que

além da falta de inves-timentos e atenção dosgovernos, existe umaquestão de mudança devalores. “Antigamente osjovens eram empenhadose interessados em apren-der. Havia um relacio-namento, com valores,respeito e disciplina. Hoje,nos deparamos com a to-tal inversão desse relacio-namento. A ganância dohomem, o desrespeito, aviolência, a influência damídia, tudo isso reflete di-retamente nas relaçõeseducacionais e pedagó-gicas, assim como, refletena própria vida”, acres-centa.

Cidinha Tasca foiprofessora de Artes. Emseu dia-a-dia com osalunos percebeu que algofaltava em suas aulas.Identificou a necessidadede se abordar o interior doaluno, seus sentimentos epensamentos. Para isso,desenvolveu técnicas derelaxamento e reflexão no

intuito de despertar nohomem o interesse de sedescobrir. Com o sucessode seu trabalho, tornou-se escritora de sucesso.Seus conhecimento eexperiências a tornaramuma personalidade requi-sitada para palestras,cursos, programas detelevisão e rádio. Por tudoisso, e um pouco mais,Maria Aparecida Tasca deO. Santos é hoje modelonão só para seus alunos,mas também para novoseducadores. Contudo,fica evidente que CidinhaTasca se preocupou emacrescentar e preencherum espaço não valorizadona vida, considerado oprincipal caminho para asconquistas. “É muitoimportante o entendi-mento do propósito daeducação. Por isso, énecessário ao professor osentimento de afeição ecompreender as dificul-dades de seus alunos,com uma mente ágil,reflexível e sem precon-ceitos. As técnicas de-senvolvidas têm comoobjetivo levar as pessoasabertas à vida, que aindapossuem confiança eesperança em si, a seredescobrirem para en-frentarem a atual socie-dade”, finaliza.

Henrique Cézar

Acesse o site e veja10 dicas de Cidinha

Tasca para“Encontrar a Paz

Interior”www.jornalcontem.com.br

Page 12: Jornal Contém - Edição 27 - 04/12/2009

1212

04.d

ezem

bro.0

9

Há quase meio século atrás, no início dos anos60, formava-se na cidade de Liverpool, na Inglaterra,uma banda que veio revolucionar a cultura populardo mundo inteiro e propor uma renovação nasmaneiras de pensar e agir de toda uma geração. Éclaro que estou me referindo aos Beatles, ou TheBeatles na grafia original em inglês.

Como se sabe os Beatles são muito importantesna história da música mundial e influenciam até hojeartistas das mais diferentes vertentes possíveis. Maso que torna o sucesso da banda tão duradouro,mesmo tantos anos depois de sua dissolução, queaconteceu oficialmente no ano de 1970, é o quemaravilha os fãs, apreciadores da música e tambémjornalistas e escritores, prova disso são os inúmeroslivros e documentários existentes em torno daintrigante história do quarteto formado por JohnLennon, Paul McCartney, George Harrison e RingoStarr.

São inúmeros os exemplos para comprovar osucesso recorrente da banda, como o recém-lançadogame “Rock Band: The Beatles”, onde é possívelreproduzir as músicas da banda com os joysticksem forma de instrumentos e microfone, a exemplodo que acontece no conhecido “Guitar Hero”. Ouaté mesmo o espetáculo “LOVE” do Cirque Du Soleil,atualmente o mais visto em Las Vegas, inteiramentebaseado na obra dos Beatles, em cartaz desde 2006.

Toda a obra da banda também foi revitalizadaatravés da coleção de seus álbuns remasterizados,relançados em setembro. A remasterização, alémde “limpar” o som e adicionar um novo brilho àsmúsicas, consegue apresentar detalhes que antesnão eram possíveis de serem ouvidos, devido à baixaqualidade do áudio antigo.

O que gosto do som dos Beatles é a formamágica como conseguem criar histórias epersonagens, um bom riff de guitarra ou um “yeahyeah yeah” no momento certo, o que também deveser creditado ao produtor George Martin, queproduziu o quarteto do começo ao fim. Associado aisso tudo, as personalidades dos integrantes, o quefica muito interessante em situações como os showse filmes que fizeram ou entrevistas, tornam os Beatlescontroversos e alinhados ao mesmo tempo, como aépoca requeria.

Olhando para o futuro, existe a possibilidadede ano que vem termos Sir Paul McCartney (um dosdois Beatles ainda vivos, o outro é o baterista RingoStarr), se apresentando em palcos brasileiros, paraa alegria de fãs tupiniquins do “quarteto fantástico”de Liverpool, que encontram no show de Paul umelo para os sucessos dos Beatles que em suasmemórias, independente de remasterizações, sempretiveram muito brilho e magia.

Rafael Pompeu, publicitário, cantor e compositor,vocalista da banda Rockstrada e fã de carteirinha dosBeatles. – [email protected] |www.twitter.com/rafaelpompeu

Ponto de Vista

Rock’n roll, psicodelia,paz e amor!

ADOLESCÊNCIA,significa crescer, desen-volver-se, tornar-se JO-VEM. Como em toda mu-dança, existe a exigênciade novas adaptações.-No físico: Todas asmudan-ças hormonaisdefinem o desenvolvimen-to do esqueleto e dascaracterísticas sexuais;-No Intelectual: Uma vezdesenvolvida uma hipó-tese, ele é capaz deconstruir um experimentocientifico a fim de testá-la e deduzir se é ou nãoverdadeira;-Formação de Identidade:Pelo desenvolvimento dospróprios valores, peloorgulho em realizações,pelo relacionamento intimocom amigos e pelos rela-cionamentos com o sexooposto;-Desenvolvimento Moral:Sobre o que é certo ouerrado. Ao buscar suaidentidade eles natu-ralmente desafiam a figurados pais e dos respon-sáveis.

Alguns fatores pre-sentes neste momento devida influenciam no sen-tido do adolescente violarpadrões em sua volta, taiscomo:-Ir contra a sociedade: Oadolescente questiona asleis e se revolta contra oscostumes.-Ansiedade: A ansiedadeestá presente em vários

aspectos na vida do ado-lescente, tais como: pres-são familiar, problemas naescola, mudanças naaparência física, decisãoprofissional, o inicio davida sexual...-Necessidade de con-trariar as autoridades: Osadolescentes necessitamda atenção dos pais,fazendo tudo para sernotado e querendo estarno centro das questõesfamiliares.-A procura de novassensações: Muitos dosatos cometidos pelosadolescentes, que sãoreprovados socialmente,se caracterizam como umanecessidade de obternovas sensações. Estasnovas sensações nor-malmente são obtidasatravés de testes delimite.

São muitas as for-mas que o adolescenteencontra para questionare infringir as regras sociaisvigentes, como por exem-plo:-consumir drogas leves epesadas

-desrespeitar pais, pro-fessores e autoridades;-humilhar os mais pobres,os negros e os portadoresde deficiência física;-dirigir sem carteira demotorista.

Quanto ao transitoo adolescente encontradiversas formas de trans-gredir as normas vigentes,uma delas é fazendoracha ou pega, porémcolado com a traseira docarro da frente é fácilperder o controle e quan-do isso acontece... Jápode imaginar o prejuízo.A paixão pela velocidadeacompanha a adoles-cência, os jovens tem asensação que são eternose não medem conse-qüências quando decidemcometer infrações notransito.

Somente a partir deuma definição melhor decomo os jovens percebemo transito é que se poderárealizar um trabalho pre-ventivo efetivo, pois selocalizará o ponto onde oadolescente será sensibi-lizado para esta questão.

Adolescente no VolanteTrânsito

Notícias

Na terça-feira, 1º dedezembro, durante a 63ºreunião ordinária daUnidade RegionalColegiada do Sul de Minasdo Conselho Estadual dePolítica Ambiental (URC/COPAM), realizada emVarginha (MG), quatroconselheiros do COPAMpediram vistas aoprocesso que permitia ainstalação da CentralGeradora Hidrelétrica(CGH) no rio Cachoeirinhano bairro do Limoeiro, emBueno Brandão. Com isso,o parecer favorável àlicença ambiental para oempreendimento, emitidopela Supram em 16 denovembro, está barrado.A próxima reunião do

Processo que autoriza construção deCGH do Limoeiro está paralisado.

COPAM, na qual seráapresentada uma novaanálise do projeto porparte dos conselheiros,está prevista parafevereiro de 2010. A CGHda Cachoeirinha, segundoo projeto, é a primeirahidrelétrica de duasplanejadas para funcionarno rio Cachoeirinha. Adecisão do conselho foiacompanhada e articuladapor um grupo dea m b i e n t a l i s t a s ,empresários, vereadores eautoridades de Socorro,que lutam em favor dascachoeiras da região. OCopam é o órgãoresponsável pelaaprovação da licençaambiental em Minas Gerais

e, nesse caso, examinavaa possibilidade de emitirl icença prévia e deinstalação ou não parausina, que tem comoempreendedor a empresaMauá - Empresa Brasileirade ParticipaçõesSocietárias EstruturadasLtda.

S e g u n d oinformações obtidas peloJornal Contém, o processoestava em andamentoapós o Prefeito de BuenoBrandão, Jair Asbahr, atéentão contrário e depoisindeciso sobre oempreendimento, emitirdeclaração da prefeiturabueno-brandense queautorizava o andamentodo processo.

Shimu

Page 13: Jornal Contém - Edição 27 - 04/12/2009

1313

04.d

ezem

bro.0

9

Fim de ano é épocade férias, natal, ano novo,confraternizações e ou-tros encontros. Com tan-tas festas, é imaginávelresistir às ceias e ban-quetes organizados paracontemplar a reunião deamigos e familiares. Sãodoces, bolos, carnes,massas, pratos exóticos,sobremesas diversas emuito mais. Entretanto,exagerar na “comilança”pode causar alguns pre-juízos, como ganhar al-guns quilinhos indese-jáveis ou mesmo perderuma dieta realizada aolongo do ano. Existemtambém os casos em queas pessoas não equilibramsua alimentação e, apósas festas, vêm o de-sespero em perder o quefoi adquirido. Outro pro-blema enfrentado com aalimentação é com as cri-anças. Nas férias, devidoàs brincadeiras e ativi-dades, acabam acordan-do tarde e quebrando suarotina alimentar. Viagenstambém ocasionam preo-cupações em relação aocardápio a seguir. Como sepercebe, as dúvidas emrelação à alimentaçãocorreta nesta época doano são inúmeras. Parasolucioná-las, o JornalContém entrevistou a nu-tricionista Renata Artioli,supervisora da merendaescola da rede municipal,pela empresa COAN eassessora do cardápio daeducação infantil do Colé-gio Horizonte. Confira aseguir a entrevista eesclareça suas dúvidas:Jornal Contém: Qual aimportância e como or-ganizar uma alimen-tação equilibrada paraas crianças em um pe-ríodo de férias, em queas crianças acordamtarde e não se alimen-tam corretamente?Renata Artioli: É precisousar a criatividade na

SaúdeVeja as dicas de como não engordar nas férias e

festas de fim de anoNesta edição, o Jornal Contém entrevista a nutricionista Renata Artioli, que dá dicas de comopassar pelas festas de fim de ano sem engordar. Confira também, as orientações de como

organizar a alimentação de seus filhos nestas férias.alimentação, estabelecerlimites e oferecer o que ésaudável. Recomenda-seconsumir sempre vegetaise cereais. A alimentaçãopouco saudável e a au-sência de atividade físicacom regularidade cons-tituem as principais cau-sas das enfermidadescrônicas mais importan-tes. As crianças vêmcomendo cada vez maisgordura. Essa tendênciamundial favorece cla-ramente ao sobrepeso eà obesidade.JC: O que é permitido eem que quantidade pa-ra que não se compro-meta a alimentaçãodas crianças durante asférias?RA: Tudo é permitido, mascomer com moderação eem poucas quantidades.Nas férias, as refeiçõesdevem ser feitas, depreferência, em um inter-valo de três em trêshoras. Se a criança acor-da mais tarde pode-secomeçar com um café damanhã mais leve, paranão atrapalhar o almoço.Nem sempre é simples daràs crianças os alimentosque elas precisam, mas énecessário. Cereais inte-grais, frutas, verduras,legumes, leite e deri-vados, leguminosas, ole-aginosas e carnes sãoalguns dos alimentos que,se bem distribuídos e naquantidade certa, propor-cionam aos pequenos umdesenvolvimento físico emental equilibrado, alémde prevenir uma série dedoenças.JC: Devido à correria dodia-a-dia, as pessoasacabam optando poruma alimentação maisconvencional. Quais osriscos e como equilibraresse tipo de alimen-tação?RA: O sabor verdadeirodas frutas é, sem dúvida,mais saudável. Evitarsempre os refrigerantes,líquidos sem valor nu-

tritivo, também vale apena. Outra dica é ofe-recer líquidos antes e apósas refeições, não durante.As guloseimas não valemà pena. Muitos sabem, poroutro lado, que compensainsistir em um cardápiodiversificado, equilibrado,incluindo preparaçõescriativas de boa acei-tação. Por isso, horário erotina são fundamentais.É certo que assim, bonshábitos estarão sendoinstituídos.JC: É comum nas festasde final de ano as pes-soas exagerarem na“comilança”. Quais asdicas para “não engor-dar” no Natal e no AnoNovo, participando dasceias?RA: Coma de tudo, masem pouca quantidade. Oimportante é não restringiro consumo e passar von-tade. A palavra chavepara o sucesso é mo-deração. Abra mão dacarne de porco, como opernil, que é extrema-mente gorduroso. Troquepelo Peru, Chester ouLombo que são deliciosos,mais saudáveis e magros.Troque o panetone dechocolate, que tem apro-ximadamente 250 calorias,pelas mesmas delícias nosabor frutas secas, comapenas 180 calorias. Nãose esqueça das saladas.Apesar da fartura de

alimentos, é es-sencial consumirfolhagens, comorúcula, durante aceia. Geralmente, oarroz da ceia levaingredientes espe-ciais para ficar maisbonito e gostoso.Na hora de escolher,opte pela castanha,pelas passas ouamêndoas que nãotem teor de gorduraextremamente alto.Prefira as frutas.Elas são ótimas ali-adas no quesitosobremesa. Apro-

veite as delicias naturais.Vinhos e champagne sãoótimos, mas devem serconsumidos moderada-mente. Dependendo damarca, as delícias podemter mais colorias do querefrigerantesJC: Mesmo com essasdicas, algumas pessoasirão exagerar. Quais sãoas principais orienta-ções para quem come-çar uma dieta?RA: Somente aprenda co-mo balancear sua alimen-tação. Você pode aco-modar seus alimentos pre-feridos e saborear as re-feições enquanto promovesua saúde. Prefira alimen-tos integrais, arroz, grãos,pães, cereais; vegetais;frutas; laticínios com poucagordura; carne magra,frango, peixe e legumes.Essas comidas são a es-trutura para uma dietasaudável. Não há alimento“bom” ou “ruim”, a suadieta, como um todo, queé importante. Toda comidapode se encaixar numadieta variada, moderada ebalanceada.JC: Como já foi colocado,fim de ano é tempo deférias. Quais os cuidadoscom a alimentação paraaqueles que viajarão,principalmente para aspraias?RA: É importante se hidra-tar bem, beber bastanteliquido, de dois a três litros

de água por dia. Sucosde frutas e água de cocotambém ajudam. Prefirasucos naturais. Evitealimentos fritos. Dê pre-ferência aos grelhadosou cozidos. Embutidos(mortadela, presunto,salame) devem ser evi-tados. Enlatados sãoricos em sódio, por isso,prefira os alimentosnaturais.JC: Com a proximi-dade do verão, qual aimportância da hidra-tação e o que muda naalimentação nesta é-poca do ano?RA: No verão, quantomais líquidos melhor,mesmo no horário dolanche. Abuse de vita-minas com leite e frutasou de sucos super nutri-tivos. Faça com que ascrianças tomem muitolíquido: chás, sucosnaturais, ou com pro-teína de soja. Água decoco também é indicada,pois ajuda a manter acriança hidratada.JC: Algo mais a acres-centar?RA: É importante queseus filhos aprendam acomer de forma corretadesde cedo, uma vezque os hábitos alimen-tares são formados nainfância e geralmente semantêm por toda a vida.Ensinar seus filhos a terhábitos alimentares eestilo de vida saudáveisirá contribuir para queeles cresçam e se de-senvolvam adequada-mente e que tenham umaboa saúde no futuro.

Henrique Cézar

Page 14: Jornal Contém - Edição 27 - 04/12/2009

1414

04.d

ezem

bro.0

9

Da farmácia ao su-permercado. Do ponto deônibus a loja de conveni-ência. Da escola ao con-sultório do dentista. Nascasas, nas ruas, no céu.Nas artes, nas ciências,nos comércios, transpor-tes, economia, lazer,educação, cultura, cotidi-ano. Algo novo surge.Uma ponte que liga todosos cantos do mundo etodas as etnias, que uneos pensamentos e exaltanovas idéias e maneirasde interação. E com elesurge um novo mundo. Omundo da comunicação,da velocidade, da interati-vidade e das novidades.Um Mundo brilhante, ale-gre e colorido. Um mundoem que todas as barreirasforam quebradas, dandolugar a uma nova maneirade se viver. Trata-se doMundo Digital.

Se você parar parapensar um segundo, vocêverá que sua vida é com-pletamente modificada e

TecnologiaO mundo Digital

Bruno Marchese influenciada pela tecno-logia. Para perceber me-lhor, imagine-se sem ela.Sem computadores, celu-lares, câmeras e lâm-padas. Sem e-mail, MSNnem Web Cam. Sem pi-lhas, vídeo games e ar-condicionado. Sem fil-mes, televisores neminternet.

Já não é mais ques-tão de escolha, estamosrendidos a ela. Para serum bom profissional, umapessoa atualizada e paramanter uma conversa comquem quer que seja, hojeem dia, é preciso, pelomenos, conhecer e domi-nar algumas das novastecnologias do nossoséculo.

Você, em sua roti-na, deve usar a tecno-logia para um monte decoisas que isso nem émais perceptível. Maspare para pensar emtodas as ligações quevocê faz, os e-mails quevocê manda, as planilhasque você monta ou até osimples ato de acender

sua luminária. O serhumano está diferente. Avida está diferente. Mu-damos. Para melhor? Bem,isso só o tempo dirá.

Uma coisa é certa,muita coisa está por vir:Novas ideias, produtos emaneiras de interaçãocom o mundo digital. Acada ano que passaduplica a velocidade deevolução nas áreas dasciências e das tecno-logias, novidades apa-recem e novos conceitosse recriam, é precisoestar aberto a todas asmudanças que ocorremconstantemente no mun-do para ser um bomprofissional, um bomaluno ou apenas umapessoa bem informada.

Fique ligado, aqualquer momento tudoque você conhece podesofrer uma drástica meta-morfose e fazer vocêmudar todos os seusconceitos. Bem vindo aoSéculo XXI.

www.gamesfever.com.brBruno Marchese

Let’s PlayO homem joga. Sempre jogou. Jogava na

antiguidade, no Egito, na Grécia. Competiam emAthenas desde 776 A.C, modalidades de esportese jogos diversos. Jogavam baralho, dominó, jogoscom pedrinhas e até jogos falados. Continuamosjogando, só que agora, podemos viajar até ondea criatividade e talento de nossos produtoresalcançarem. Visitamos países distantes, travamosbatalhas com alienígenas e sentimos na pele comoé ser um elfo. O mundo mudou, e com ele, a artedos jogos também.

Jogar é um processo bem mais complexo doque assistir a um bom filme, pois hoje em dia, osjogos têm histórias comoventes, e o rumo daspersonagens está em suas mãos. Quem não selembra e sente saudades de jogos antigos do SuperNintendo ou do Mega Drive? Histórias como “FinalFantasy” fazem muita gente chorar e se envolvercom as personagens muito mais do que em filmesou séries.

A mídia foi abalada pelos jogos, que jáultrapassaram os ganhos de Hollywood e só perdempara o mercado de música. Se você ainda nãotem contato com este mundo ou é um jogadorativo, esta coluna foi feita para você! Vamosabordar tudo sobre Vídeo Games e o mercado dejogos eletrônicos. Boa Jogatina!

Games da Rodada

PS3 inFAMOUS: Sinta como é ter o destino deuma cidade inteira em suas mãos! Você está napele de Cole, uma pessoa normal até uma explosãoelétrica acontecer e mudar para sempre a vida detodos na sua cidade. Agora você é o único queadquiriu poderes elétricos e terá que decidir entreo bem e o mal e, portanto, o rumo da história.Jogasso eletrizante em todos os sentidos, exclusivopara Playstation 3.

XBO X 360 Forza Motorsport 3:Sinta o vento no rosto nestegame de corrida que veio paraconcorrer com o Gran Turismo 5para PS3. Este terceiro jogo dasérie conta com algumasnovidades, entre elas um novo

sistema de ajuda, carros e pistas novas além denovas modalidades de corridas. A velocidade corresolta em Forza Motorsport 3 e só pode ser sentidapor proprietários de XBOX360.

Wii Wii Sports Resort: É hora dejuntar a turma e se divertir comonunca. Wii Sports Resort é o jogoda família divertida. Nele vocêdescobre como é estar em umailha de luxo no meio do mar e sediverte nos mais variados estilosesportivos. Frisbie, Golf, Esgrima

e outras tantas modalidades com agilidade 1:1nos movimentos com total fidelidade. Ao contráriodo primeiro título, este jogo produzido pela própriaNintendo, veio para fazer jus à proposta inicial doWii, movimento extremamente realista. Exclusivopara Wii e faz uso obrigatório do novo acessório,o Wii Motion Plus.

A Itália é considerada opaís do café por diversasrazões. O espresso nas-ceu ali. Além disso, existea cultura do bar. Na Itália,há uma cafeteria paracada 400 habitantes, ouseja, 140 000 para umapopulação de 57 milhõesde pessoas. Consideroesse número incrível. Opaís tem ainda a mais altaconcentração de ca-feterias históricas, comdois, três séculos. Ediferentes cidades têmrelações ímpares com ocafé. É o caso de Ná-poles, onde a cultura docafé é muito forte eapresenta particulari-dades, como o sospeso.Funciona assim: quandoum napolitano vai ao bartomar um espresso, pagao seu e também o “dopróximo” cliente. Assim,quando alguém está semdinheiro, entra no bar epergunta se ali tem um

Espaço CaféJesse Zerlin sospeso, ou seja, um

“pendurado”. E toma seuespresso!

Depende da pessoa, masacho que o ideal ficaentre três e sete xícarasde espresso por dia. Cadaxícara contém 40 miligra-mas de cafeína. A cafeínaé o grande responsávelpor essas sensações, eao contrário do que mui-tas pessoas ainda pen-sam, a dose de cafeínaque encontramos no caféespresso, é em menorquantidade que a encon-trada no tradicional cafe-zinho de coador que épelo menos 3 vezes mais.Mas não é somente acafeína que causa todoesse prazer! O café émuito rico em aromas, eesse conjunto de fra-gâncias são liberadosdesde o grão até a be-bida na xícara. Outroprazer que o café nosproporciona vem atravésdo corpo da bebida.

Como acontece com ovinho, o prazer que ocafé nos proporciona vematravés do corpo dabebida; corpo é a sen-sação táctil de um liquidocom textura aveludada,que sentimos ao passara língua no céu da bocaquando degustamos umcafé, também inspira aatividade intelectual, oconvívio social, a cria-tividade. Aliás, sempre foia bebida oficial da cul-tura. Convém notar aindaque o café é produzidoem países consideradosexóticos pelos consu-midores europeus e ame-ricanos. São lugarescomo o Brasil, a AméricaCentral, a Etiópia, aIndonésia, a Índia, berçosde culturas peculiares,aspecto que não estápresente no vinho, ela-borado nos países ondeé também consumido.

SaúdeCuriosidade

Degustação

Page 15: Jornal Contém - Edição 27 - 04/12/2009

“”

1515

04.d

ezem

bro.0

9

“Quase sem querer”,Legião Urbana.Essas e outras músicas doLegião Urbana eram ouvi-das o tempo todo naminha adolescência (86 a88). Parecia um hino: “eusei que você sabe quasesem querer, que eu queroo mesmo que você”...Dava uma ideia de cumpli-cidade entre nós, colegas.

IndicaçãoRegina Máris Craveiro Fruchi Beneduzzi

Professora

“O menino do pijamalistrado”, de John BoyneO último livro que li, “Omenino do pijama lis-trado”, traz duas visõesinfantis de lados opostos(um é judeu e o outroalemão), sobre um campode concentração. Lem-brou-me o livro “diário deAnne Frank” que li naadolescência e que memarcou muito.

“O amor não tira fé-rias”, com CameronDiaz.Indico todas as comédiasromânticas do mundo, depreferência as que mefazer chorar. Uma queassisti recentemente eamei foi “O amor não tiraférias”, que mostra anecessidade, em certasocasiões, de arriscar, sairdo comum para realmenteser feliz.

Desejo que as pessoas procurem serem elasmesmas, em qualquer ocasião, sem medo de mudarquantas vezes forem necessárias para que sejam ese sintam pessoas melhores. Essa é a minha busca.Um feliz natal e um 2010 iluminado, semprepartilhando de uma boa leitura, um bom filme eapreciando uma boa música.

Programe-se: Últimas apresentações doespetáculo “O Quebra Nozes”

“Na magia dos contos de fadas que continuam encantando crianças e adultos, sonhos serealizam...”

Após sua estreia noúltimo final de semana, oespetáculo “O QuebraNozes”, com produção doStudio de Dança RogerCrivelini, entra em suasúltimas apresentações.Com o sucesso das apre-sentações iniciais, o es-petáculo trata-se de umballet de repertório, queem síntese, são belasobras de grandes com-positores, na qual é pro-posto um desafio aosbailarinos que além datécnica precisa e avan-çada, exigidas pela coreo-grafia, necessitam expres-sar através de gestos eda música a história ence-nada. O ápice do Ballet derepertório ocorre no mo-mento do “Grand Pas deDeux”, ou o grande passode dois bailarinos. “OQuebra Nozes” é o ter-

ceiro bailado deTchaikovsky, composiçãomais notável do autor enarra a história de umam e n i n a ,Clara, esua visitaao reinodos doces.Encenadad e s d e1892, ini-cia-se coma famíliaSilberhausem festapara a co-memoraçãodo natal,tornando-se umag r a n d et r a d i ç ã onatalina deagrado ao público emgeral.

Como geralmenteacontece em seus traba-lhos, o diretor RogerCrivelini ousa e distribui

setenta alu-nos de dife-rentes faixasetárias, es-tágios e es-tilos de dan-ça no palco,ocasionandouma verda-deira inte-ração entreos iniciantesaté os maisavençados.Segundo Ma-ria Silvia Ba-l a d i ,integrante doelenco, “adistribuição

dos setenta alunos nopalco tornou o espetá-culo bastante enri-

quecido e diversificado,sendo que, a concre-tização do trabalho só foipossível graças a Crivelini,que usando de sua com-petência e criatividade fezas adaptações neces-sárias às coreografias esobre as músicas originaisde Tchaikovsky”.

A apresentação éconsiderada pelos espec-tadores que já acom-panharam a primeira apre-sentação, bem apropriadapara esta época do ano.“A oportunidade de seencantar e se emocionarcom os bailarinos de nossacidade, vivenciando alémde Clara e seu boneco, aFada Açucarada, as Rai-nhas e os Flocos de Neve,os Soldadinhos de Chumboe tantos outros perso-nagens desse que é consi-derado “um ballet de

sonho”, senão a obra maisnotável de Tchaikovsky, éindescritível e deve seraproveitada”, salientaMaria Silvia Baladi.

As apresentações,que já aconteceram nosdias 28 e 29 de novem-bro, encerram-se nestefinal de semana. Apresen-tado no Centro Cultural oespetáculo acontece nosábado, 5, às 20h30 e nodomingo, 6, às 19h30. Osingressos antecipados a7,00 reais podem seradquiridos no Studio ecom os bailarinos.

www.jornalcontem.com.br

Page 16: Jornal Contém - Edição 27 - 04/12/2009

1616

04.d

ezem

bro.0

9