jornal bons ventos edição 236

16
Ano IV Edição 236. Osório Litoral Norte/RS. 23 fevereiro 2012. Distribuição gratuita na Rede Super Dalpiaz pág. 5,8 e 9 Público prestigia Carnaval de rua de Osório Milhares de foliões em Atlântida Sul pág. 6 Rosângela Sacramento rainha do Carnaval de Osório

Upload: jornal-bons-ventos88d

Post on 28-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Bons Ventos do dia 23 de fevereiro de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Bons Ventos edição 236

Ano IV Edição 236. Osório Litoral Norte/RS. 23 fevereiro 2012. Distribuição gratuita na Rede Super Dalpiaz

pág. 5,8 e 9

Público prestigia Carnaval de

rua de Osório

Milhares de foliões em

Atlântida Sul pág. 6Rosângela Sacramento rainha do Carnaval de Osório

Page 2: Jornal Bons Ventos edição 236

C M

Y K

Editorial

[email protected]

CNPJ 11.867.250/0001-40Av. Jorge Dariva, 1153, sala 61

Centro - Osório/RSFone: 3601.0009 - 3601.0005

3663.9511 - 3601.0123Jornalista responsável:Antão Sampaio RMT 5514

Diagramação e arte: Romário MarquesProjeto Gráfi co: Renan Sampaio

Auxiliar administrativo: Bruna FangueiroReportagem: Anelize Sampaio

Assinaturas/Publicidade: Sandra MoraesImpressão: Zero Hora-Mídia Gráfi ca

Assinatura Anual - R$ 50,00Ofi cio de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Livro B-1,

fl s. 03 a 04, sob n° 9, em 25/4/2007

Expediente

O jornal que faz a diferença

PersonaAntão [email protected](51) 8405.2702

Chicão, o solitário

A crise dos clubes sociais não é algo que acontece só no Grêmio esportivo Sulbrasileiro de Osório. esta crise é em todo o estado. hoje o surgimento das casas de espetáculos, atrai muito mais gente do que um clube social que cobra mensalidades e oferece muito pouco em troca. A instituição clube social está falida como um todo. hoje vivemos novos tempos e é preciso se readaptar para continuar sobrevivendo.

hoje temos o maior exemplo que é o GeSB de Osório, cujo carnaval já foi considerado o maior do litoral.

O que não pode acontecer é uma diretoria que trabalhe apenas no papel. O clube tem um conselho que resolveu largar tudo na mão de um homem só. hoje o presidente chicão está solitário e sem muito apoio. e o clube como o nome do GESB não pode fi car nesta situação. O conselho precisa urgente se reunir para tomar uma posição a respeito das promoções do GeSB que nos últimos tempos só dão prejuízo.

Até a última comenda do catavento acabou dando um prejuízo enorme, e isso vem acontecendo nos últimos anos. Tem conselheiro que nunca mais compareceu ao clube, e tem seu nome lá somente porque um dia deve ter prestado algum serviço de relevância ao clube. Se isso é permitido pelo estatuto, então está na hora de renovar o estatuto.

precisamos de lideranças novas que levem pra dentro do clube a juventude osoriense. É preciso que tenhamos bom senso. Será que não pode haver um meio termo a respeito de proibir a entrada de menores de 18 anos no clube? Será que a justiça não exagerou neste item? O próprio baile do Queijo e do Vinho, que antes era permitido a entra de menores acompanhados pelos pais, tendo a ser um fracasso e até terminar com esta nova determinação. Ou seja, a nossa Justiça, por mais certa que esteja está acabando com a vida social da cidade. e o pior, nossos menores de 18 então nas ruas convivendo com a bebida e com as drogas, ao invés de estarem dentro de um clube em total segurança se divertindo. e o problema das ruas? e os 500 menores que fi caram em frente ao GESB, o que a Justiça fez por eles, além de proibirem de entrar no clube?

Outros estão indos para o litoral, enquanto no GeSB não resta nada mais além de fechar as portas para as promoções sociais.

Mas o conselho do GeSB tem que tomar uma providência urgente. Deixar o clube somente nas mãos do presidente chicão realmente não é uma boa solução. O GeSB não pode morrer. O GeSB está pedindo socorro. e o competente conselho tem que entrar em campo.

com Renan Sampaio

2 Osório, 23 de fevereiro de 2012 OJORNALQUEFAZADIFERENÇA

Atlântida Sul

O Carnaval de Osório de agora em diante vai ser assim: Desfi le das Escolas de Samba na avenida e o grande carnaval de Atlântida Sul.

Edinho o idealizador

O meu amigo edinho do cAV postou no Facebook uma idéia original. Segundo ele, uma forma de retomar o carnaval de salão de Osório, é com antecedência convocar os blocos e incentivar o seu retorno, e o GeSB armar uma grande arena no seu campo de futebol, com DJ e atrações . cobraria o preço simbólico dos blocos e outro especial do grande público. com isso certamente concorreria com as casas noturnas do litoral, e grande parte da população carnavalesca fi caria em Osório. Uma média de mil pessoas desfi laram na avenida pelas escolas. este público iria todo para o campo do GeSB se divertir a vontade. e a média de 5 mil pessoas que foram na avenida.? Será que estes também não iriam? Acho bom conversarem mais com o edinho. ele tem umas idéias ótimas e está disposto a colaborar para não deixar morrer o carnaval de Salão de Osório.

GESBcompletamente abandonado

pelo conselho do GeSB, o presidente chicão tentou salvar o carnaval de Salão de Osório levando, na segunda-feira, as escolas de samba para o salão, ao preço de r$ 10,00 o ingresso. Achei excelente a idéia. Mas para o ano que vem, onde seria feito um acordo com as escolas e firmado a parceria. É uma grande saída já que as escolas não têm um lugar oficial para comemorar o carnaval.

Paulo Santanacoluna do paulo Santana de terça-

feira fala da decadência do carnaval de salão e a falência dos clubes neste quesito. Até parece que se baseou no GeSB para escrever a coluna.

Bloco Balança mas não cai

O Bloco de Atlântida Sul levou para a beira da praia o legítimo samba brasileiro. no domingo, uma roda de samba encantou a todos durante a tarde inteira. e nada de modernismo. era o legítimo samba de raiz. parabéns aos organizadores e a prefeitura de Osório que cedeu o espaço para o grupo se reunir.

BaianasAla das Baianas da

escola de Samba rosa dos Ventos deu um show a parte na avenida. parabéns a escola, pois escola de Samba que não tem Ala das Baianas não é escola de samba. A rosa dos Ventos sabe disso.

Jorge CavalhadaFantasiado de capitão Gancho,

o ex secretário de Turismo foi destaque no carro alegórico da rosa dos Ventos. na segunda-feira, sem carro alegórico, ele desceu e foi para o asfalto sambar à vontade.

Baiana

A baiana rosangela Sacramento, a nossa rainha do carnaval , deu espetáculo a parte. com graça e beleza encantou a todos. E no desfi le da Rosa dos Ventos, a sua escola do coração, ela se misturou com todas as alas sambando a vontade. pela beleza e encanto é a capa desta edição dos Bons Ventos.

MultidãoO carnaval de Atlântida

Sul é uma coisa natural. Imagina se a prefeitura resolve investir mais nesta área na nossa praia. Tem tudo para ser a praia do carnaval gaúcho. Basta boa vontade e planejamento. Os carnavalescos de Atlântida Sul fazem o resto. Aliás, espero que os candidatos a prefeito coloquem isso nos seus planos de governo.

Sem atrasona possibilidade de

haver atraso no início do desfi le, o secretário Eduardo renda pegou o microfone e deu por aberto o carnaval com o desfi le do Bloco da Secretaria da Saúde. Se não fosse essa atitude o carnaval teria um atraso muito grande. parabéns ao secretário pela iniciativa. horário tem que ser cumprido em respeito ao público.

AplausoO aplauso foi uma

constante no carnaval de rua. É o símbolo maior do bom trabalho realizado pelas escolas de samba.

ManinhoManinho Moni interpreta o

samba com o coração. É um dos que precisa ser ouvido para que seja melhorado o carnaval de Osório.

Rádio Osóriorádio Osório, como sempre,

com a cobertura completa do carnaval de rua de Osório. equipe competente coordenada pelo elias.

AnelIze SAMpAIO

Page 3: Jornal Bons Ventos edição 236

3Osório, 23 de fevereiro de 2012OJORNALQUEFAZADIFERENÇA

Se você realmente quiser saber sobre amor e casamento, compre dois livros diferentes.

como diz um amigo meu, a noite quando o álcool entra as revelações saem!

NO TE OLVIDES

en el idioma español no existe “SS”, lh”, “nh”, “Ç”. pero cuando una palabra esté escrita con “s” la pronúncia siempre será como si estuviese escrita con “ss”, mira estos ejemplos: casa>se dice cassa, Brasil>se habla Brassil, cosa>se dice cossa. ?Se quedó claro? nunca escribas con “ss” y si en algún sitio lo ves escrito es porque hubo un error de quien lo escribió. También nunca escribas palabras con terminación en “m”, pues hay solamente un grupo pequeño terminadas en “M” que son estas: (curriculum, referendum, idem, item). no te confundas con el idioma portugués, al fi nal de la palabra en español siempre “n” así como: (con, andan, leen, saltan, venden...) Aún, en general la terminación “ão” del portugués en español: “ón”, comilão=comilón. no te olvides de esto y si por acaso ves en algún sitio escrito diferente, es que alguien cometió un error al escribir. en otra columna te daré, más “dicas”. !Buenas vacaciones y, aprovecha bien la playa que más te guste!

Adiós. hasta la semana que viene.pedagoga: Maria Basilisa

Ibáñez Solaz da Silva

AnuncieEm breve, edição especial do Dia

Internacional da Mulher

no jornal que faz a diferença

Fone: (51) 3663.9511End: Jorge Dariva, nº 1153 Edífi cio Hamurabi - Sl. 61Site: www.jornalbonsventos.com.br.

Faça já sua matrícula no Yázigi osório

(3601-1701) ou no Yázigi Tramandaí (3684-5462).

Novas turmas iniciam em Março

Page 4: Jornal Bons Ventos edição 236

C M

Y K

4 Osório, 23 de fevereiro de 2012 OJORNALQUEFAZADIFERENÇA

Claudia [email protected]

esta semana senti uma saudade do carnaval. não como é agora, mas como um dia foi.

Aquele carnaval nos clubes, que tinha toda uma preparação, comprar lantejoulas e bordar alguma peça de roupa, passar gel com glitter nos cabelos bem presos num penteado, sandália alta, ás vezes até uma máscara; porque carnaval era sinônimo de fantasia... Uma coisa mais elaborada e requintada e também mais saudável.

Antes os casais de todas as idades iam, o que impunha um ambiente de mais respeito, mas nem por isso era menos divertido. Agora é meia dúzia de gurizada de camiseta e tênis, bebendo além da conta e trocando saliva uns com os outros.

As gurias que iam com o namorado, levavam o irmão mais novo de acompanhante “para cuidar”, ou então os pais acompanhavam.

Os guris convidavam as gurias para pular no salão, e morriam de medo de serem rejeitados, ou melhor, levarem “um fora”. na pista pulavam as marchinhas de carnaval andando em círculos, lembram? Tem gente que nem sabe o que é uma marchinha!

Tempos bons que pode ser que voltem, tudo é fase e o mundo dá voltas. Os hábitos vão mudando, mas lá adiante alguém resgata as coisas boas do passado. esperemos.

Agora as pessoas que querem aproveitar o carnaval vão para alguma praia e ficam na rua, perto de alguma batucada, num quiosque ou atrás de um trio elétrico e era isso. e de chinelo de dedo, foi-se o glamour.

por outro lado, a maioria dos casais não quer agito mesmo e sim descansar da correria do dia a dia, do estresse profissional, transformar o feriadão num retiro. Talvez por isso o carnaval tenha tomado outros rumos e mudado de formato.

O que segurava um pouco do povo aqui na cidade eram os blocos e suas concentrações, mas esse ano, nem isso! Outra tradição que está se perdendo...

Só sobrou a gurizada que não curte marchinha e nem fantasia, aliás, eles nem gostam de carnaval, querem é balada, ”batidão” mesmo!

Mas chega de lamúria, vou enterrar essa nostalgia junto com os ossos no próximo sábado!

Carnaval

Bloco de carnaval alerta para a prevenção da Aids no Litoral“Camisinha Tô Dentro” invadiu as praias do Litoral Norte

O bloco de carnaval “camisinha Tô Dentro” invadiu, neste sábado (18), as praias do litoral Norte, participando do desfi le das escolas de samba de Osório e desfi lando nas principais avenidas do centro de Tramandaí. A iniciativa integra a campanha de prevenção de DSTs e Aids do Governo do estado, realizada pela Secretaria da Saúde.

O grupo é formado por 15 jovens fantasiadas de “camisinha”, que, acompanhadas de uma charanga, se apresentam cantando e dançando o jingle da campanha e fazem a entrega das camisinhas ao público que passa na rua. Somadas às demais

ações, serão fornecidos cerca de 2,8 milhões de camisinhas durante esta época de festas.

O montante é mais do que o dobro do que foi entregue no mesmo período no ano passado, quando foram disponibilizadas 1,3 milhão de unidades. O aumento representa o reforço da campanha no Estado a fi m de conscientizar as pessoas para a prevenção.

A programação prossegue nesta segunda-feira (20), em capão da canoa, às 20h30min, e em Torres, às 23h. na terça-feira (21), o bloco desfi lará na praia do Cassino, no Litoral Sul.

Grupo foi formado por 15 jovens fantasiadas que distribuíram camisinhas ao público

FOTO

S: A

nTÃ

O S

AM

pAIO

Page 5: Jornal Bons Ventos edição 236

5Osório, 23 de fevereiro de 2012OJORNALQUEFAZADIFERENÇA

[email protected](51) 9974.9975 O melhor das festas

O Desfi le da Costa GamaFOTOS: AnTÃO SAMpAIO

na segunda-feira, a cidade de Osório viu o desfi le das escolas de samba na costa Gama. Um grande público foi ver e aplaudir os integrantes das três escolas que levaram muita alegria e samba no pé até a avenida. As fotos do interino Antão Sampaio mostram alguns dos melhores momentos.

Page 6: Jornal Bons Ventos edição 236

C M

Y K

6 Osório, 23 de fevereiro de 2012 OJORNALQUEFAZADIFERENÇA

Milhares de foliões participam do carnaval de Atlântida Sul

Foi com queima de fogos que o Bloco dos Intrusos iniciou o seu samba na Avenida Saquarema no balneário de Atlântida Sul, em Osório, na noite de sábado, dia 18. Milhares de foliões acompanharam o mini-trio elétrico com puxadores de samba que cantaram, junto com a bateria do bloco, clássicos do carnaval desde samba, axé até hits atuais como Michel Teló.

A multidão que acompanhou a festa também formou blocos com camisetas bem divertidas, fantasias e adereços para acompanhar a primeira noite de carnaval do balneário. O trio percorreu a Avenida Saquarema até a beira-mar. Já passava das 3h da madrugada, quando o bloco encerrou a festa. A programação realizada pela prefeitura de Osório, através da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo.

FOTOS: AnelIze SAMpAIO

Page 7: Jornal Bons Ventos edição 236

7Osório, 23 de fevereiro de 2012OJORNALQUEFAZADIFERENÇA

Políbio BragaCláudio Leal Domingos

[email protected]

há uns dias, escrevi e editei um pequeno livreto sobre uma comunidade do litoral norte, sob o título “Três Forquilhas Auto-retrato”. para obtenção de dados, andei conversando com algumas pessoas da comunidade. com uma delas, obtive muitas informações simples, mas, além de curiosas, importantes.

A urbanização cresceu muito no Brasil nos últimos vinte anos. Mas, até então, era um país profundamente rural, sobremodo em face do seu gigantesco território. As pessoas viviam da terra, da agricultora, da caça e da colheita. Quase tudo era feito em casa. Mesmo na periferias das cidades, criava-se animais no terreiro, porcos, galinhas, e cultivava-se uma horta nos fundos do quintal. no armazem (o mercado de antigamente), além da roupa, a compra mais corriqueira era a da querosene, como combústível da iluminação a lamparina, a pixirica. Também se fabricavam velas de sebo.

Durante a segunda grande guerra, a querosene sumiu de muitos armazens, certamente porque tornou-se prioritária para suprir veículos de guerras no estrangeiro, aviões, etc. As comunidades do nosso interior ficaram com dificuldade de obter iluminação. As velas também escassearam. Uma solução aqui nesta região do litoral norte foi aproveitar um fruta nativa, a bicuva, ou bicuíva, do tamanho de uma nóz, muito oleosa, cuja seiva é combustível. Bastava por fogo direto na fruta que ela queimava, em chamas. então, conforme informação que me deu um cidadão do litoral norte, colhia-se a bicuva e, numa panela ao fogo, derretia-se a sua seiva, que servia como óleo para iluminação e substituia a lamparina a querosene.

O que chama a atenção nessa singela referência é saber que talvez estejamos ignorando uma fruta nativa de muita importância, sobremodo hoje. Quem sabe se poderia extrair dela óleo combustível para substituir outros óleos minerais mais danosos ao ambiente? Mas, cadê a bicuva? Bem, pelo que ouvi, ela é uma árvore nativa, parece que não muito comum, que somente existia nas florestas mais densas. como destruímos as florestas, hoje, praticamente, não se a conhece mais. Ou ela ainda existe e basta que se dê a ela um interesse maior? não sei.

Infelizmente, com toda a evidência, continuamos desconhecendo muitas virtudes do nosso país, outrora uma rica e portentosa floresta, o paraíso que a cultura ocidental não soube preservar e ainda não sabe. Quantas outras virtudes a natureza esconde, como a bicuva, com o seu óleo combustível. A extinção não é apenas da flora e da fauna, é também de conhecimentos, que ficaram soterrados em algum lugar da nossa incompetência.

A cada dia, a natureza se esvai um pouco mais e outros conhecimentos ficarão perdidos para sempre...

As perdas

http://polibiobraga.blogspot.com

Lula, Overton, Yoani e Mário Covas O que sei de lula, José nêumanne pinto, Topbooks, 522 páginas – O retrato de um oportunista aético, populista, demagogo e sem princípios. escreve o autor: “lula é, sim, filho do Brasil de pais canalhas”. r$ 69,00. A Janela de Overton, Glenn Beck, novo conceito, 384 páginas, r$ 34,90 – Uma conspiração contra os EUA vem sendo preparada há cem anos, e agora está prestes a ser colocada em prática, mas sobretudo o uso da engenharia social e da força do pensamento para manipular as pessoas.

De cuba com carinho, Yoani Sánchez, editora contxto, r$ 35,00 – A mais conhecida blogueira cubana, adversária do regime sanguinário cubano, conta histórias contemporâneas de cuba.

Mário covas – A ação conforme a pregação, 403 páginas, r$ 45,00 – São 20 depoimentos sobre a revolução ética realizada em São paulo pelo pSDB, a partir de covas. O livro começa com falas de pedro Simon e Fernando henrique, contando como nasceram pMDB e pSDB.

O artigo do jornal O estado de S. paulo tem nome menos pomposo do que o título usado pelo editor, mas signifi ca o que está aí acima.

A promessa do governo de cortar r$ 55 bilhões dos gastos orçamentários, sem afetar os investimentos e os programas sociais, vale menos que uma declaração de boas intenções, porque já vem com o selo da baixa credibilidade. parte da economia será apenas corte de vento, para compensar uma redução de r$ 29,5 bilhões na arrecadação estimada pelos congressistas. Deputados e senadores, como de costume, infl aram a projeção da receita para acomodar despesas de

seu interesse. A tesourada, portanto, deve atingir em primeiro lugar a previsão de impostos e contribuições e, como contrapartida, pelo menos parte das emendas apresentadas por parlamentares. Mas o ceticismo em relação aos ajustes anunciados pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do planejamento, Miriam Belchior, é justifi cável também por outros motivos. A redução de r$ 20,5 bilhões nas despesas obrigatórias - incluídos r$ 7,7 bilhões de benefícios previdenciários - é uma promessa irrealista demais para ser levada a sério. O governo já descumpriu no ano passado a promessa de podar r$ 15,8 bilhões desses itens.

Homenagem dos amigos à Bani, que faleceu em um trágico acidente de moto no dia 11 de fevereiro.

Amigos são a família que Deus nos permite escolher. o Giovani fazia e continua fazendo em nossos corações uma parte muito linda da nossa grande familia. Que o grande pai o abençõe.

E no fi m apenas a saudade e uma certeza: não importa onde esteja, estará sempre nos corações daqueles que te amam. Saudades eternas... dos teus amigos de Osório:

“Todos sabemos

Que não somos eternosMas passamos a vida

A adiar a vidaAmanhã façoAmanhã digoAmanhã vou...

Mas virá um diaem que não

haverá amanhãe o que era para ser feito

Ficou por fazerembrulhado

na promessaDe o ser...

O que era para ser ditoFicou por dizer

e as palavrasAcabaram por

morrer cá dentroQuando afi nal

não custava nada dizerUm simples... gosto de ti!Onde era para se ter ido

não se foie o querer envelheceu

Abraçado ao desejo de ainda ir...

poderá haver um diaAquele dia em que

Acordamos e já é tardeAcabou-se o tempo

A morte não esperou..”

Corte de R$55 bilhões é pura empulhação

Unir diversão com dicas sobre cidadania é um dos objetivos do projeto lazer e cidadania promovido pelo 8º Batalhão de polícia Militar – BpM, em Osório. na manhã desta última quarta-feira, dia 15, as crianças que participam do projeto estiveram visitando o gabinete do prefeito de Osório, romildo Bolzan Júnior, acompanhados da juíza Maria conceição canho Sampaio e do instrutor do

grupo, o soldado Mauro paim.na visita, eles ouviram

do prefeito, as funções do chefe do poder executivo no município e puderam fazer perguntas. As visitas integram a programação do projeto que iniciou no dia 10 de janeiro e desenvolvem atividades com 19 crianças na faixa etária dos 12 anos, todas as manhãs de segundas às sextas-feiras, durante o período de férias das escolas públicas.

Crianças do Projeto Lazer e Cidadania visitam o prefeito Romildo

Page 8: Jornal Bons Ventos edição 236

C M

Y K

8 Osório, 23 de fevereiro de 2012 OJORNALQUEFAZADIFERENÇA

Público prestigia carAntão Sampaio

o público que lotou as arquibancadas da Marechal Floriano, no sábado, e na rua costa Gama na segunda-feira, prestigiou o carnaval de rua de osório. as escolas de samba rosa dos Ventos, Zona leste e os artistas junto com os blocos Turma da Swat e Kqdu levaram muita alegria nas avenidas com brilho e muito samba no pé. o bloco da Secretaria da Saúde do estado abriu o carnaval distribuindo camisinhas para o público.

FOTO

S: A

nTÃ

O S

AM

pAIO

Page 9: Jornal Bons Ventos edição 236

9Osório, 23 de fevereiro de 2012OJORNALQUEFAZADIFERENÇA

naval de rua de Osório

Page 10: Jornal Bons Ventos edição 236

C M

Y K

10 Osório, 23 de fevereiro de 2012 OJORNALQUEFAZADIFERENÇA

Nova academia ao ar livre é instalada no bairro Glória de OsórioQuarta academia é instalada no município com o objetivo de estimular a atividade física na população

A prefeitura de Osório, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, esporte e lazer inaugurou na tarde desta última terça-feira, dia 14, mais uma academia ao ar livre, desta vez no bairro Glória. É a quarta academia a ser instalada no município, dentro da política pública de promover e estimular a atividade física entre a população.

São 13 aparelhos de ginástica, acompanhados por um painel com instruções de uso, mas a praça do Glória, onde foi instalada a academia, ainda conta com a orientação de um professor de educação Física que, com exceção de segunda-feira,

está todos os dias no local. Os equipamentos tiveram um custo de 24 mil reais e outras seis academias ao ar livre ainda serão instaladas nos distritos e bairros do município.

A inauguração do novo espaço de lazer foi marcada pela presença da comunidade do bairro e autoridades. O Secretário da Juventude, esporte e lazer, Gilmar luz alertou a população sobre o uso correto da academia. “Os equipamentos não foram feitos para crianças, a ergometria deles são para adultos, temos que alertar que isso não é um palyground”, disse Gilmar. Academia contará com intrutor de educação física

FOTO

: GA

Br

IelA

pAc

he

cO

Gabriela Pacheco

O clima ensolarado e quente durante o carnaval tem atraído um grande público aos balneários de Atlântida Sul e Mariápolis, pertencentes ao município de Osório. Além da programação oferecida pela prefeitura de Osório, através do Verãozão que reúne diversos serviços das secretarias municipais em atividades de lazer e entretenimento aos visitantes e veranistas, outros projetos e empresas oferecem atividades divertidas à beira-mar. Neste final de semana, o projeto Bola na cesta e o circuito da corsan fizeram a diversão de crianças e adultos.

no Bola na cesta que ocorreu durante o sábado, dia 18 e no domingo, dia 19, a iniciativa promoveu o basquetebol levando cestas de basquetebol de várias alturas para desde crianças a idosos tentarem seus arremessos. Além de estimular a prática esportiva, quem acertava ainda recebia brindes distribuídos no local, foram mais de mil prêmios. Um grande palco ainda foi montado na beira-mar de Atlântida Sul, estimulando o público a dançar e participar do esporte.

no domingo, dia 19, a corsan montou um grande playground à beira-mar, com variados brinquedos infláveis que fizeram a alegria da criançada: futebol ensaboado, escalada, piscina de bolinhas, labirinto, além de distribuírem copos de água para os participantes e darem dicas de bom uso da água potável e preservação ambiental.

Já os comerciantes à beira-mar, costumam registrar um aumento nas vendas quando

atividades extras são realizadas na beira da praia. “O carnaval está sendo muito bom de movimento, em janeiro choveu muito e quando têm eventos na beira da praia traz mais pessoas”, avalia Andreia de Oliveira Silva, há dois anos alugando um quiosque para a venda de quitutes em Atlântida Sul.

A programação do Verãozão segue até o dia 26 de fevereiro, garantindo diversas opções de lazer como water ball, beach rafting, aula de ritmos, yoga, escalada, playground, internet, cama elástica, vôlei de praia, jogos de tabuleiro. A programação completa está no site www.osorio.rs.gov.br.

Atlântida Sul oferece muita diversão à beira-marProjeto Bola na Cesta e Circuito Corsan animaram os veranistas

Projeto Bola na Cesta distribuiu brindes no local

Gabriela Pacheco

Sirvo-me destas linhas para informar a todos os colegas professores, pais e principalmente aos alunos do Marquês que, no dia 5 de janeiro passado, fui demitido da escola pela Direção e coordenação. Depois de 21 anos trabalhando na cnec de Osório, fui afastado sem justa causa. A coordenação informou que meu afastamento foi por questões ligadas aos pais, que não estariam contentes com meu trabalho. Também foi me dito que as fichas diagnósticas onde os alunos avaliam os professores levaram a coordenação e a Direção a me afastar da escola. Ainda não consegui compreender muito bem tudo que aconteceu. Mas a vida segue!

Gostaria de agradecer a todos que já se manifestaram sobre o ocorrido. Agradeço o apoio de colegas professores e funcionários do Marquês e também dos alunos pelas diversas manifestações. espero que todos tenham um ano letivo muito proveitoso. não tenho dúvidas de que a educação é fundamental para que tenhamos um mundo melhor.

Adoro minha profissão. Adoro ser professor. não

tenho dúvidas das minhas falhas. Sei que elas existem, mas estou com minha consciência tranqüila em relação ao fato de ter sido sempre verdadeiro com meus colegas e meus alunos. Dificilmente deixei de dizer algo que julgava ser importante sobre a educação ou sobre o comportamento de meus alunos. continuarei assim. Acredito numa educação com Verdades.

O Marquês vai me fazer muita falta. no dia 1º de março de 1991, iniciei minhas atividades como porteiro da escola. O caminho para ser professor não foi fácil. levo comigo lembranças fantásticas desde os momentos maravilhosos como porteiro até outros tantos como docente. Agradeço mais uma vez aos colegas e amigos verdadeiros! encerro com uma frase de rubem Alves.

“ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma

forma, permanecemos vivos naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo

pela magia da nossa palavra.” (rubem Alves)

com carinho... prof. Dalpaz

Carta do leitor

Mais um ano letivo iniciando

Page 11: Jornal Bons Ventos edição 236

11Osório, 23 de fevereiro de 2012OJORNALQUEFAZADIFERENÇA

Page 12: Jornal Bons Ventos edição 236

C M

Y K

12 Osório, 23 de fevereiro de 2012 OJORNALQUEFAZADIFERENÇA

Page 13: Jornal Bons Ventos edição 236

13Osório, 23 de fevereiro de 2012OJORNALQUEFAZADIFERENÇA

Rafael Lopes

[email protected]

Solano Reisemail: [email protected]

blog: www.ssreis.blogspot.com

Uma vitória para a sociedade brasilera e para processo eleitoral. A palavra fi nal do Supremo, através da declaração de constitucionalidade da lei complementar n.º 135/2010, irá garantir, de forma concreta, a probidade e a moralidade no âmbito da Administração pública. Grosso modo, o político com “fi cha suja” não poderá mais se colocar à disposição para ser votado.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) concluíram nesta quinta-feira (16) a análise conjunta das Ações Declaratórias de constitucionalidade (ADcs 29 e 30) e da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4578) que tratam da lei complementar 135/2010, a lei da Ficha limpa.

por maioria de votos, prevaleceu o entendimento em favor da constitucionalidade da lei, que poderá ser aplicada nas eleições deste ano, alcançando atos e fatos ocorridos antes de sua vigência. Os ministros que votaram a favor da integralidade da lei foram Joaquim Barbosa, rosa Weber, cármen lúcia, ricardo lewandowski e carlos Ayres Britto.

Aprovação é comemorada pela OAB

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir cavalcante, comemorou a decisão favorável do STF sobre a lei da Ficha limpa. Destacou: “não vamos acabar com todos os males da política brasileira, entretanto, a lei será um passo e aqueles carreiristas que querem fazer de seus mandatos uma extensão de seus interesses privados, vão pensar duas vezes, pois a punição será muito grande”, disse cavalcante.

Fonte: STF

Falsas previsõesLei da Ficha Limpa poderá ser aplicada já em 2012

PsicologiaViviane Heckler

[email protected]

Especialista em Saúde Pública - ESP Mestranda em Psicologia Clínica - UNISINOS

Diversas vezes, nos questionamos sobre o motivo de estarmos passando por alguma situação desagradável e pensamos que as coisas poderiam ser melhores. Acabamos comparando nossa vida com a do vizinho, do amigo ou do colega de trabalho e a vida deles parece sempre mais divertida, tranquila ou interessante.

Ocorre que, na maioria das vezes, trata-se apenas de uma espécie de ilusão, aquela mesma em relação ao fato de que o jardim do vizinho sempre é mais verde, mais bonito que o nosso. O que de fato acontece, é que estamos sempre olhando para nossas vidas e nossos problemas sob o mesmo ângulo.

Uma verdadeira mudança de atitude significa buscar apreciar as situações e as vicissitudes da vida através de um olhar otimista. Valorizar nossa caminhada, nossos desafios e nossas conquistas, mas isso baseado em nossa própria história. Ou seja, se nos compararmos a nós mesmos há dez anos, certamente enxergaremos nossas conquistas realizadas, nossas lutas, nossos desejos e o que foi possível ou o que não foi possível conquistar. comparar nossas conquistas com as dos outros se torna muito injusto, pois afinal o vizinho pode estar cuidando do seu jardim há muito mais tempo.

Mudar nossas atitudes em relação aos fatos da nossa vida significa sermos mais generosos com nós mesmos e com as demais pessoas... significa ser mais tolerante, paciente e justo com nossos sonhos e aspirações... significa ainda ser uma pessoa mais leve, alegre e agradável de se conviver. experimente!! comece a mudar suas atitudes nas pequenas situações do cotidiano e verá as conseqüências.

Mudança de atitude

O programa iniciava às 14h. Música, informação e participação do ouvinte. no meio de tudo isso “saiba como será seu dia de amanhã, com as previsões de seu signo”. O horóscopo era algo importante, tanto que zoraIonara e Omar cardoso tinham espaços generosos no jornal, no rádio e na tevê. no meu caso havia, no entanto, um problema. naqueles tempos não se conseguia horóscopo para o ano todo. restavam, porém, duas alternativas: gravar a previsão transmitida por uma rádio de porto Alegre e depois lê-la, ou, a mais fácil, criar previsões fresquinhas para todos.

não preciso dizer que a segunda alternativa era a mais tentadora, mais fácil e mais aplicável ao caso em concreto. Assim, os ouvintes do meu primeiro programa de rádio, lá no começo da década de 80, passaram a receber as previsões que eu mesmo fazia. “leão - seja mais cuidadoso, invista parte dos seus rendimentos. nunca se sabe o dia de amanhã. O período é favorável para conhecer novas pessoas”, lia com voz empostada.

houve um tempo em que guardava horóscopos antigos e simplesmente repetia no mesmo período do ano. Ou, ainda, trocava as previsões de um signo para o outro. Tudo de forma estudadamente aleatória.

não sei se cheguei a causar algum dano, neste meu arroubo de irresponsabilidade jovial. Também não fui informado se alguma vez o meu horóscopo agiu de maneira decisiva trazendo alguma fortuna a algum dos ouvintes. Tanto tempo depois é provável que ninguém lembre. por via das dúvidas, este segredo foi a guardado a sete chaves. Vai que alguém tivesse algum ímpeto em buscar alguma indenização ou coisa que o valha. Agora, com certeza, mais de três décadas depois do estelionato radiofônico, todos os efeitos positivos ou negativos já foram diluídos. Além disso, os pretensos direitos dos ofendidos já prescreveram.

Dia desses conversei com um parceiro, também comunicador, que revelou ter suado do mesmo expediente. pelo visto, a práticaera muito mais do que comum. Mesmo na capital, na rádio continental 1120, na mesma época, o escritor luís Fernando Veríssimo fazia previsões com muita graça. não tinha qualquer compromisso com a verdade, era só humor. De certo modo estas previsões aleatórias que se publicam nos jornaisnão passam disso. porém, quem quiser que leve a sério.

com o tempo deixei os programas musicais de lado e me centrei na notícia e no esporte. Ali me atinha à realidade. Minhas fantasiosas previsões foram sepultadas em defi nitivo. De tudo isso resta uma natural desconfi ança. Ainda hoje passo pela página do horóscopo de soslaio. Vai que alguém, tanto quanto fi z num passado longínquo, esteja inventando aquilo tudo! nunca se sabe!

Lei será aplicada nas eleições deste ano

FOTO DIVULGAÇÃO

Page 14: Jornal Bons Ventos edição 236

C M

Y K

14 Osório, 23 de fevereiro de 2012 OJORNALQUEFAZADIFERENÇA

Rede de Supermercados DalpiazMal. FlorianoCosta GamaJúlio de CastilhosJoão Samento

loja 1: rua Marechal Floriano, nº1139 - (51) 3663.6691 - loja 2: rua costa Gama, nº770 - (51) 3663.1961loja 3: rua Júlio de castilhos, nº 804 - (51) 3663.1552 - loja 4: rua João Sarmento, nº1037 - (51) 3601.0304

Sempre presente nos acontecimentos que envolvem a comunidade.

Agas encerra ciclo de oficinas gratuitas no Litoral com passagem por Atlântida SulProjeto Verão Agas 2012 percorreu praias de Quintão, Pinhal, Cidreira, Tramandaí e Capão da Canoa

Público recebeu a oficina de coqueteis de verão Ades

An

elIze

SA

MpA

IO

Anelize Sampaio

no último domingo (19), foi encerrado mais uma edição do projeto Verão Agas. realizada pela Associação Gaúcha de Supermercados, a iniciativa vem promovendo lazer, entretenimento e qualificação gratuitamente a veranistas e moradores do litoral norte do estado. A última parada da escola móvel foi em Atlântida Sul, e contou com a presença do diretor da Agas do Litoral Norte, Ugo Dalpiaz, no curso de coquetéis de Verão Ades na tarde do último sábado.

A programação de cursos foi a mesma em cada um dos sete destinos: antes de Atlântida Sul, a carreta passou por Quintão, Balneário pinhal, cidreira, Tramandaí, capão da canoa e capão novo. Até o momento, já recebeu a participação de 1110 pessoas. As oficinas gratuitas ocorrem sempre no interior da unidade móvel da Agas, uma carreta com expansão lateral equipada com auditório para até 50 pessoas.

Realizado há três anos pela Associação Gaúcha de Supermercados, o Projeto Verão oferece cursos e oficinas gratuitas aos veranistas de sete praias gaúchas, entre janeiro e fevereiro de 2012. Os encontros são realizados de quinta a domingo, com programação pré-definida. Os cursos e oficinas ocorrem no interior da escola móvel da entidade – que possui auditório e equipamentos para aulas com até 50 pessoas. Entre os cursos foram realizados dicas de beleza com L’Oreal, carreta kids, receitas de verão com orquídea, coquetéis de verão com Ades, dicas e cuidados com animais de estimação. Informações complementares pelo telefone (51) 2118-5200, ou através do e-mail [email protected].

O Projeto

Diretor da associação da região, Ugo Dalpiaz marcou presença no último sábado

Ades realizou diversas receitas de coqueteis que foi degustado pelo público

Page 15: Jornal Bons Ventos edição 236

15Osório, 23 de fevereiro de 2012OJORNALQUEFAZADIFERENÇA

EsportesGilmar [email protected]

Circuito Sesc de Corridas

O já tradicional circuito Sesc de corridas, até então conhecido como circuito Sesc de Minimaratonas, traz em 2012, mais novidades e mudanças, além do novo nome. Atletas do rio Grande do Sul terão mais oportunidades

de praticar uma das modalidades que mais cresce na atualidade – a corrida de rua. O circuito Sesc de corridas passa a ter neste ano 13 etapas regionais, três a mais que em 2011, além da fi nal estadual que acontece em porto Alegre,

sempre em dezembro. Osório entra no circuito

e recebe prova noturna em fevereiro a largada será na Beira da lagoa do Marcelino no sábado dia 25 de fevereiro às 21h. Mais informações no site do SeSc

: http://www.sescrs.com.br/circuitodecorridas/index.htm ou na Secretaria da Juventude, esporte e lazer de Osório.

Outra novidade no circuito Sesc de corridas são as opções de percurso. A partir deste ano, a prova

adulta não contará mais com o revezamento e poderá ser disputada nas distâncias 3Km, 5Km e 10Km. Já o percurso infantil terá como opções de distância: 1Km para categoria A (10 a 12 anos) e 2Km para categoria B (13 a 15 anos).

FOTO DIVULGAÇÃO

Atlântida Sul sedia mais uma edição do Jogo Pela Vida

Gabriela Pacheco

O Jogo pela Vida, partida de futebol que reúne médicos da Santa casa de porto Alegre e transplantados, em parceria com a rádio Gaúcha, vai ser realizado mais uma vez, no balneário de Atlântida Sul, dentro do Verãozão com o apoio da prefeitura de Osório. O evento ocorrerá no dia 26 de fevereiro, na praça da Amizade, às 9h30min e o seu principal objetivo é estimular a doação de órgãos e ajudar a salvar vidas.

O jogo, marcado pela descontração, ainda terá a participação dos profi ssionais da Rádio Gaúcha e convidados. É a terceira edição do jogo em Atlântida Sul que pretende chamar a atenção dos veranistas para a questão da doação de órgãos e estimular a prática esportiva.

Segundo dados da central de Transplantes do estado, da Secretaria estadual da Saúde, em 2011, o rio Grande do Sul apresentou um crescimento de 20,8% no número de

transplantes, chegando a 1.737 órgãos e tecidos transplantados. para ser um doador, basta informar esse desejo a amigos e familiares.

JOrGe KArKlInG

Osório sedia a etapa estadual do voo livre

Acontece neste final de semana, 25 e 26 de fevereiro, a primeira etapa do gaúcho de voo livre. As provas deverão começar as 9h da manhã dependendo das condições climáticas e de ventos. Osório tem duas rampas, a das antenas

e a rampa nordeste.A realização do evento

é do Anhangava clube do Voo livre, Federação Gaúcha de Voo livre e a prefeitura Municipal de Osório por intermédio da Secretaria Municipal da Juventude esporte e lazer.

Etapa será no proximo fi nal de semana

DIVULGAÇÃO

Page 16: Jornal Bons Ventos edição 236

C M

Y K

16 OJORNALQUEFAZADIFERENÇAOsório, 23 de fevereiro de 2012

Ademir [email protected]

Crônica doCotidiano

Quase todos que andam pela estrada do Mar, conhecem estas tendas que estão instaladas ao longo da rodovia, principalmente aquelas perto de Torres. São cerca de 10 tendas, que se esmeram em atender os turistas que eventualmente param nestes locais. Uma delas, particularmente, já entrou no folclore, face as brincadeiras que os atendentes fazem com a clientela. eles são mestres na arte de animar todo mundo, principalmente as moças, usando adjetivos, versos, rimas, felicitações, brincadeiras de diversos modos, enquanto vão servindo aperitivos para o pessoal. nem mesmo quando as mulheres estão acompanhadas, eles dão sossego: “Olha a manga, gostosa.” Bradam, administrando com malícia a vírgula e o duplo sentido. “experimentem o queijo feito do leite da vaca da minha mãe!”

Sabem de longe que todos aceitam as brincadeiras, e quando uma mulher com certa idade, em um segundo sapecam um tratamento carinhoso: “pra mulher nova, bonita e carinhosa, eu não vendo...eu me dou todinho!” em dias de chuva, mandam ver de acordo com o tempo:” essa é enxuta até debaixo d’água!” O marido faz cara feia para a piada, mas eles rapidamente respondem: “Aproveitem uma fatia do salame do meu tio.” Adjetivos às pencas, elogios às dúzias, mimos, dizeres, samba exaltação, graças : “ Um suco do abacaxi da minha sogra, quem vai querer?”

nesta época de fim de ano, a cantilena deles já é praxe:”Feliz natal, Boas entradas, Feliz Aniversário, Bom carnaval, uma páscoa Feliz, um ótimo 25 de abril, Feliz Dia dos pais, Ótimo Dia das Mães, goza bem o São João, o Santo Antônio e os restantes feriados...e se espirrar, saúde! pronto já está tudo despachado e volte sempre!”

A Tenda do Pelé

Aula de ritmos agita o Verão Legal em Atlântida Sul

FOTO

S: A

ne

lIze S

AM

pAIO

Clima de Carnaval contagiou os professores e alunos da praia

Anelize Sampaio

A nona edição do Verão legal, projeto que integra a programação do Verãozão, desenvolvido no balneário de Atlântida Sul, em Osório, tem proporcionado diversas atividades aos veranistas e visitantes. na aula de ritmos os professores rafael Stenzel e Débora Bitencourt agitaram os alunos em clima de carnaval durante o último fim de semana. Veja algumas imagens da praia: