jornal abcd maior

20
www.abcdmaior.com.br ANO 7 | Nº 451 | 2 E 3 DE AGOSTO DE 2012 EXEMPLAR GRATUITO DIVULGAÇÃO Nova lei escancara trabalho desumano dos caminhoneiros Após a suspensão da paralisação dos caminhoneiros, representantes da categoria e do governo federal negociam mudanças na lei que regulamenta a profissão. A nova regra, contestada por empresários e autônomos, impede o trabalho exaustivo que provoca acidentes nas estradas. PáG. 9 AMANDA PEROBELLI DIVULGAçãO DIVULGAÇÃO BETO E AS AULAS DE VIOLãO QUE TRANSFORMAM PáG. 3 EU ABCD CIDADES MERCADOS NãO OFERECEM SACOLA BIODEGRADáVEL Os supermercados já deveriam estar oferecendo aos consumidores sacolas de plástico biodegradável ou de papel. Mas não é o que está acontecendo na Região, onde as grandes redes ignoram a determinação judicial. PáG. 6 O Parque Salvador Arena, em São Bernardo, será palco no próximo domingo (05/08) do primeiro mamaço do ABCD. A iniciativa, na Semana Mundial de Aleitamento, é para estimular a amamentação em locais públicos, depois que mães foram proibidas de dar o peito a seus filhos na Capital. PáG. 7 REGIÃO TERÁ PRIMEIRO ‘MAMAÇO’ NO DOMINGO O Masp abre nesta quinta-feira (02/08) exposição com obras do pintor Caravaggio, gênio do século 17. Pág. 16 ESPORTES SãO BERNARDO E S.CAETANO PODEM ESTAR NA COPA Duas cidades do ABCD foram eleitas para compor o catálogo de municípios disponíveis aos países que disputarão a Copa no Brasil. São Bernardo e São Caetano foram incluídas por itens que classificam hotéis e estádios. PáG. 14 CANDIDATOS DE RIO GRANDE PRIORIZAM SAÚDE POLÍTICA Os candidatos que disputam a cadeira de prefeito nas eleições de outubro em Rio Grande da Serra priorizam a área da Saúde. A cidade, que tem 44,5 mil habitantes, não tem pronto-socorro, maternidade nem hospital. PáGs. 10 e 11

Upload: julio-gardesani

Post on 12-Mar-2016

258 views

Category:

Documents


36 download

DESCRIPTION

Edição impressa de número 451

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal ABCD MAIOR

www.abcdmaior.com.br

AnO 7 | nº 451 | 2 E 3 DE AGOSTO DE 2012EXEMPLAR GRATUITO

DIV

uLG

ãO

DIV

uLG

ãO

Nova lei escancara trabalhodesumano dos caminhoneirosApós a suspensão da paralisação dos caminhoneiros, representantes da categoria e do governo federal negociam mudanças na lei que regulamenta a profi ssão. A nova regra, contestada por empresários e autônomos, impede o trabalho exaustivo que provoca acidentes nas estradas. páG. 9

AMAnDA peROBellI

DIVUlGAçãO

DIVuLGAçãO

BEto E AS AulAS dE Violão quE tRAnSFoRmAm páG. 3

Eu ABCDCIDADES

mERCAdoS não oFERECEm SAColA BiodEGRAdáVElOs supermercados já deveriam estar oferecendo aos consumidores sacolas de plástico biodegradável ou de papel. Mas não é o que está acontecendo na Região, onde as grandes redes ignoram a determinação judicial. páG. 6

o parque Salvador Arena, em São Bernardo, será palco no próximo domingo (05/08) do primeiro mamaço do ABCd. A iniciativa, na Semana mundial de Aleitamento, é para estimular a amamentação em locais públicos, depois que mães foram proibidas de dar o peito a seus filhos na Capital. páG. 7

REGIãO TERÁ pRIMEIRO ‘MAMAçO’ nO DOMInGO

O Masp abre nesta quinta-feira (02/08) exposição com obras do pintor Caravaggio, gênio do século 17. pág. 16

ESpORTES

São BERnARdo E S.CAEtAno podEm EStAR nA CopADuas cidades do ABCD foram eleitas para compor o catálogo de municípios disponíveis aos países que disputarão a Copa no Brasil. são Bernardo e são Caetano foram incluídas por itens que classifi cam hotéis e estádios. páG. 14

CAndidAtoS dE Rio GRAndE pRioRizAm SAÚdE

pOLíTICA

Os candidatos que disputam a cadeira de prefeito nas eleições de outubro em Rio Grande da serra priorizam a área da saúde. A cidade, que tem 44,5 mil habitantes, não tem pronto-socorro, maternidade nem hospital. páGs. 10 e 11

Page 2: Jornal ABCD MAIOR

2 ABCDMAIOR | 2 e 3 de agosto de 2012

opinião

TIRAGEM 25 mil ExEMplAREs

FONE 4193-5357

certificação:

Olimpíada e os resíduos sólidos

ABCD MAIOR na internet, veja mais artigos www.abcdmaior.com.br

Os Jogos Olímpicos de londres-2012 tiveram início oficial nesta semana e já estamos de olho na or-ganização, imaginando como será a Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016. Um fato merece destaque na organização de um evento de caráter mundial: o tratamento que damos aos nossos resíduos.

londres buscou gerenciar todos os resíduos gerados na construção e reforma de seus ginásios, estádios e outras instalações destinadas a abrigar os jogos. Estabeleceu uma meta ambiciosa: reciclar ou reutili-zar pelo menos 80% dos resíduos deste processo! O resultado foi mais de 90% reciclado ou reapro-veitado, desde a terra movimentada até as latas de tinta, pinceis rolos, fitas e fios utilizados.

E o Brasil, a quantas anda com a preparação dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo? Ainda pre-cisamos avançar nisso, mas o país já possui instrumentos para que números como os alcançados pela Grã-Bretanha também sejam obti-dos por aqui.

primeiro, temos uma legislação novinha em folha, a pNRs (políti-ca Nacional de Resíduos sólidos),

aprovada em 2010. segundo, te-mos os vários setores da economia e da sociedade se mobilizando para efetivar a referida política nacional. E, em terceiro, uma demanda e um potencial enorme de incrementar a cadeia econômica da reciclagem dos diversos tipos de resíduos pra-ticamente 100% reaproveitáveis ou recicláveis.

Necessitamos de planejamento das ações. E isso é que podemos aprender com os ingleses, que pla-nejaram ações, preparando e or-ganizando cada uma das etapas, inclusive os usos futuros destas instalações.

No Brasil, a pNRs criou um con-junto de instrumentos para sua im-plementação, com destaque para os planos de Gestão Integrada de Resíduos sólidos (pGIRs). Estes planos têm a função de definir as ações, metas e prazos para que estas ações aconteçam. A lei fede-ral definiu prazo para a elaboração destes planos, que vence neste 2 de agosto.

Cumprimos este prazo? Qual-quer que seja a resposta, a per-gunta que devemos fazer, na verdade, é: estamos planejando nosso futuro? E que futuro é este, que realmente desejamos?

Imagino que seja um que con-temple a participação de todos nós, com o consumo de produtos de fácil reciclagem. Um futuro que contemple ações de coleta sele-tiva solidária, inclusiva, onde os catadores de material reciclável sejam uma categoria de trabalha-dores valorizada por sua contribui-ção para a cadeia econômica da reciclagem. Em que as empresas assumam sua responsabilidade e instituam sistemas de recolhimen-to dos materiais gerados após o consumo.

E, um futuro em que o poder público, como gestor principal de políticas de interesse coletivo, con-tribua para ordenar estes sistemas, supervisionando e fiscalizando a execução das atividades, sempre “olho” nas tentativas de exclusão ou de prevalência dos interesses particulares em detrimento dos in-teresses coletivos.

A pNRs está aí, ao nosso alcan-ce, para ser utilizada, empregada, implantada e seguida, não apenas para “inglês ver”.

Carlos Henrique Andrade de Oliveira*

* Carlos Henrique Andrade de Oliveira é arquiteto urbanista, consultor do Ministério do Meio Ambiente, docente da Universidade Metodista na área de Gestão Ambiental.

EDITORIAL

Viagem para o século 21

O Brasil passa por transformações sociais, políticas e econômicas talvez comparáveis às que ocorreram durante a chamada “Revolu-ção de 30” e as mudanças realizadas pelo presidente Getúlio Vargas. Conquistas como as do registro profissional em carteira e apo-sentadoria, conseguidas há mais de 70 anos, estão no mesmo nível dos avanços que os trabalhadores brasileiros realizam nesse início de século. Um exemplo do avanço é a nova lei federal que regulamenta o trabalho dos moto-ristas de caminhão, especificamente os que cruzam as estradas do país.

por décadas, tais profissionais são obriga-dos a dirigir seus caminhões sem dormir du-rante as noites, em jornadas de dois ou três dias sem descanso. O resultado desse traba-lho desumano é o elevado número de mortos e feridos em acidentes noticiados rotineira-mente em jornais e telejornais. para evitar tais tragédias, o governo federal aprovou lei que determina, entre outros procedimentos, que o caminhoneiro descanse 30 minutos a cada quatro horas ao volante, que tenha uma hora para a refeição e que repouse 11 horas entre um dia e outro de trabalho.

Com as determinações da nova lei, os ca-minhoneiros entram no século 21 e deixam para trás condições insalubres de trabalho, típicas de relações de servidão. É o Brasil dei-xando seu passado de exploração, em vigor durante séculos. portanto, estamos tratando de mudanças significativas.

É certo que na briga pela sobrevivência, os caminhoneiros autônomos ficam em uma posição difícil com a nova lei, porque correm o risco de ficar com os custos das transforma-ções, até porque podem ter suas rendas redu-zidas. A negociação que começa dia 8 entre os caminhoneiros e o governo é, na verdade, a negociação entre o passado de exploração e o futuro que todo o país busca, de condi-ções de trabalho dignas. Diante de todas as posições e diferenças, a certeza é que não podemos aceitar jornadas desumanas e que ameaçam a vida de todos que trafegam pelas estradas.

SupER BAnCAAv lino Jardim, 1168- santo André

AqUI teM

ABCD MAIOR

Ver lista completa no www.abcdmaior.com.br

ExpEdiEntE Mp Editora ltda | Endereço: Trav. Monteiro lobato, 95, Centro, sBC | CEp 09721-140 | (11) 4128-1430 | diretor e Jornalista Responsável: Celso Horta (Mtb 140002/51/66/sp) diretor Executivo: silvio Berengani |diretor de redação: Walter Venturini | Editores: Juliana Finardi, Mauricio Milani, Niceia Climaco e Júlio Gardesani| Redação: Angela de paula, Caio luiz, Carol scorce, Claudia Mayara, Fabiola Andrade, Felipe Rodrigues, Gislayne Jacinto, Marina Bastos, Michelly Cyrillo, Nicole Briones, Vinicius Morende, Rodrigo Bruder, Rosângela Dias, Karen Marchetti, Vladimir Ribeiro e Walter Fernandes | Fotografia: luciano Vicioni, Amanda perobelli, Andris Bovo e Rodrigo pinto | projeto Gráfico: ligia Minami |diagramação e editoração: Guilherme Horta | Assistente de Arte: Viviane Araujo | tratamento de imagem: Fabiano Ibidi | Comercial: Jader Reinecke (11) 4335-6017 | [email protected] | distribuição: [email protected] (11) 4128-1430 | www.abcdmaior.com.br | [email protected]. Os artigos são de responsabilidade dos autores e não expressam necessariamente a opinião deste jornal. publicação trissemanal

CIRCUlAçãO EM SAnto AndRé, São BERnARdo, São CAEtAno, diAdEmA, mAuá, RiBEiRão piRES E Rio GRAndE dA SERRA

Page 3: Jornal ABCD MAIOR

2 e 3 de agosto de 2012 | ABCDMAIOR 3

AMAnDA peROBellI

Eu ABCD

É natural da nossa ambição buscar a melhora na vida e em certas ocasiões correr atrás da transformação e da novidade. Para tanto, várias alternativas estão à disposição.

Beto Marsola do Carmo aponta uma delas para quem quer se transformar e melhorar a qualidade de vida: “Toque uma música, ouça uma músi-ca”, sugere.

Beto faz isso todos os dias e por horas seguidas. Seu traba-lho é dar aulas de violão. Seu forte é encantar quem está ao seu lado. O seu maior prazer no trabalho é ensinar crianças e pessoas da terceira idade. “São elas que têm mais tempo e de-

dicação para estudar e por isso apresentam melhor resultado.”

Resultado? Bem, não se trata de formar virtuosos músicos. Resultado, para Beto Marsola, é perceber as pessoas tornarem-se mais sensíveis, mais ligadas nas coisas que ocorrem ao seu redor, derrubarem preconcei-tos. Resultado, mesmo, insiste, é ver transformação na vida de quem aprende. Tocar o instru-mento é uma consequência.

Essa transformação vai além da alma das pessoas. No caso de crianças e adolescentes, o que Beto sabe é a mudança que a entrada dos jovens no mundo da música provoca também nas relações familiares. “Os pais

descobrem outros lados de seus filhos ao vê-los tocar, sentem mais orgulho e geralmente es-tabelecem uma nova relação”, observa o violonista. Isto é transformar.

O começo de Beto no univer-so musical foi na bateria, lá em meados dos anos 1970. O estí-mulo vinha do pai, Luiz Gon-zaga do Carmo, que se enchia de orgulho ao ver qualquer dos quatro filhos, ou todos eles, to-car para seus amigos. Assim, seu Luiz formou músicos os quatro filhos. Foi a irmã mais velha, Raquel, quem iniciou Beto no violão. Aos 16 anos, ele já ga-rantia seu sustento como pro-fessor do instrumento. Ainda

na adolescência conheceu seu mestre e guia, Claudio Nucci, músico de renome, produtor, arranjador e letrista, e também cunhado.

Esse contato abriu o mundo profissional do nosso persona-gem. Foi trabalhando no antigo estúdio de Nucci, o Cameratti, no Bairro Jardim, em Santo An-dré, que Beto se aperfeiçoou no instrumento. Montou grupos musicais, foi para a noite, tocou em cruzeiros e mudou-se para o Interior do Estado. E continuou a ensinar...

Na volta ao ABCD, casou-se com Eliane e é pai de João, seis anos. Hoje, aos 47 anos, ensi-na em escolas de São Caetano,

onde mora; de Santo André, cidade na qual cresceu; e em São Paulo, na escola de músi-ca da irmã Mônica, no mesmo local de funcionamento do es-túdio Jaburu, do irmão caçula, Duda, como qual divide a ad-ministração.

Beto perdeu a conta de quanta gente importante acompanhou ao violão. O maior troféu foi ter tocado com Roberto Menescal. O sonho é receber um convite para tocar com João Bosco. Aí, sim, seria o reconhecimento definitivo do trabalho de um sujeito destinado a transformar vidas.

Um tocador de transformações

para Beto Marsola do Carmo, música melhora

qualidade de vida

Silvio Berengani

Page 4: Jornal ABCD MAIOR

4 ABCDMAIOR | 2 e 3 de agosto de 2012

Lanchonete Escola O projeto lanchonete escola está com

inscrições abertas até 3 de agosto para 24 vagas. podem se inscrever jovens entre 17 e 21 anos. Interessados devem comparecer à rua Marechal Deodoro, 1.058, Centro.

cidades

Rebeliões aterrorizam vizinhos da Fundação CasaMenores infratores ofendem pedestres que passam em frente à unidade de São Bernardo

Renan [email protected]

Maria Alves Santos, 52 anos, mora no Bairro Batistini, em São Bernardo, na rua conhe-cida como Servidão Particular. Quando sai de casa logo pela manhã escuta, aos gritos, al-gumas súplicas e ofensas. “Tia! Tô com fome, tia. Tira a gente daqui”, berram algumas vozes juvenis que transpõem as gra-des do internato da Fundação Casa, na estrada da Servidão. Não, nenhum sobrinho de dona Maria cumpre medida na unidade. Os gritos são de pro-vocação, mas ela já se acostu-mou e nem liga.

“A gente sabe que a qualquer hora eles podem fugir e entrar em casa. Fazer o quê? Temos de ter fé”, diz com tranquilida-de, observando os prédios em frente a sua casa. Na noite de segunda-feira (30/07), os mais de 120 jovens infratores pro-moveram a segunda rebelião deste mês, que durou cerca de cinco horas. Vidros foram que-brados e o barulho assustou novamente os moradores pró-ximos.

A rua Servidão Particular (que

tem o mesmo nome e fica pró-xima à estrada onde está a Fun-dação Casa) possui poucas casas e alguns bares. Mas é a mais pró-xima do complexo de duas alas de internação de adolescentes detidos. A vizinhança conta que ao longo deste ano outros mo-tins foram feitos pelos menores, com menor duração, mas tão barulhentos quanto a rebelião de segunda-feira.

“A gente foi obrigado a se acostumar com isso. Fomos contra a construção da unida-de. Mas agora o jeito foi ter fé e não pensar no que acontece lá dentro”, disse outra moradora que preferiu não se identificar.

Já o vigia Milton Anário San-tos, 67 anos, reclama com ênfa-se. “Não dá para dormir direito aqui. Como podemos ir para a cama sabendo que a qualquer hora um desses menores pode invadir a nossa casa”, esbra-vejou. Ele estava de trabalho na noite da rebelião e, como a empresa também fica pró-xima à Fundação Casa, pôde acompanhar o levante. “Eles (os jovens) quebraram tudo e no outro dia ficaram xingando todos que passavam em frente à unidade”, relatou.

AnDRIS BOVO

Unidade do Bairro Batistini tem 128 jovens, 15% acima da capacidade, o que é permitido pelo tribunal de Justiça

Região conta com três unidades

Menores reclamam de maus-tratosperto a situação dos jovens ins-talados na Fundação Casa. Ao longo de julho, os conselheiros colheram depoimentos de me-nores que relataram maus-tra-tos por parte dos funcionários e falta de higiene nos quartos, entre outros problemas. As de-núncias foram encaminhadas na terça-feira (31/07) para o Ministério Público.

O Conselho informou que a rebelião da noite de segunda-feira (30) começou com um atrito entre alguns jovens e funcionários da Casa 1. Me-nores usaram uma lâmina para raspar o cabelo de um jovem no formato da folha de maco-nha. Os agentes tentaram re-colher a lâmina e o confronto

começou. Os internos da Casa 2 aderiram ao motim devido a um pacto entre gangues.

Além disso, a entidade expli-cou que os jovens da unidade de São Bernardo, assim como as demais Casas do Estado, possuem uma rotina preen-chida com atividades pedagó-gicas, além de alimentação e atendimento técnico e de saú-de. “Os adolescentes estudam nas aulas da educação formal, realizada por professores de escolas estaduais, na parceria entre a instituição e a Secre-taria de Estado da Educação. Os conteúdos e disciplinas se-guem a grade prevista no en-sino estadual”, informou em nota.

Em Santo André, está sendo construído um complexo simi-lar ao de São Bernardo, tam-bém com duas alas, chamadas de Casa 1 e Casa 2, sendo a capacidade de 56 adolescen-tes em cada unidade, 40 em regime de internação e 16 em regime de internação provisó-ria, período em que aguarda a decisão do juiz. A unidade fica ao lado do CDP (Centro de Detenção Provisória), na Vila Palmares.

Em São Bernardo, cada Casa possui 64 adolescentes, con-forme dados colhidos pelo Conselho Tutelar. Represen-

ta 20 menores a mais dentro das duas Casas. Isso porque o Tribunal de Justiça permitiu que cada unidade da Funda-ção Casa abrigasse 15% a mais de jovens acima da capacidade predial das unidades (de 54 va-gas cada). “Isso se soma a tan-tos outros problemas internos da Fundação que acabam por gerar as revoltas e confrontos entre menores e funcionários”, explicou Júlio Alves, presiden-te do Cintraemfa (Sindicato dos Trabalhadores em Entida-des de Assistência e Educação à Criança ao Adolescente e à Fa-mília do Estado de São Paulo).

A Fundação Casa mantém na Região, atualmente, três espaços para jovens infratores. Em Mauá, na avenida Papa João 23, a estatal mantém 56 menores (16 cumprem medida provisória) e a unidade é rema-nescente da antiga Febem. Pas-sou por reformas nos últimos dois anos e até este mês não registrou nenhuma revolta dos internos.

Outra unidade, em Diade-ma, atende 20 menores em semiliberdade, mas está no cronograma da Fundação Casa a construção de mais uma uni-dade, para internação.

O Conselho Tutelar de São Bernardo tem acompanhado de

Page 5: Jornal ABCD MAIOR

2 e 3 de agosto de 2012 | ABCDMAIOR 5

AMAnDA peROBellI

1,5 MILHãO COnSOMEM MACOnHA pesquisa divulgada nesta quarta-feira (01/08) pela Unifesp revelou que 1,5 milhão de brasileiros consomem maconha diariamente. O 2º lenad (levantamento nacional de Álcool e Drogas) aponta que dos 3,4 milhões de pessoas que usaram maconha no último ano, mais de um terço (37%) é dependente.

Vacinação contra a gripe A secretaria estadual de

Saúde convoca doentes crônicos para tomarem a vacina contra a gripe, para ampliar a cobertura de imunização contra o vírus.

Claudia [email protected]

O prazo final previsto na Po-lítica Nacional de Resíduos Só-lidos para os municípios apre-sentarem os planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos acaba nesta quinta-feira (02/08). Quem não finalizar o documen-to perderá verbas federais desti-nadas a limpeza urbana, trata-mento e manejo do lixo.

No ABCD, apenas São Ber-nardo e Ribeirão Pires consegui-ram cumprir o prazo. As demais cidades, apesar de terem tido dois anos de prazo, ainda estão na fase de elaboração do planejamento,

o que poderá implicar na falta de recursos da União para a gestão do lixo em parte da Região.

Em Diadema, o documento está em elaboração e deverá ficar pronto em até 90 dias. São Caeta-no está elaborando o plano, mas não revelou prazos para rentregar para a União. Em Mauá, a reda-ção do plano foi concluída, mas precisa passar por audiência pú-blica. Santo André e Rio Grande da Serra não se manifestaram até o fechamento desta edição.

Para o professor de Gestão Ambiental da Universidade Me-todista Carlos Henrique de Oli-veira, o ABCD não difere do ce-nário nacional. Para o analista, a

maioria dos municípios não con-seguirá cumprir o prazo, apesar de o tempo ter sido o suficiente. “É uma pena, pois o plano é um instrumento importante para re-verter o quadro atual na gestão e no manejo de resíduos sólidos, onde há pouca eficiência, altos custos e desperdício de mate-riais”, avaliou.

O Ministério do Meio Am-biente tem adotado postura rígida e diz que a data não será prorrogada. Portanto, as cidades que não entregarem seus planos até esta quinta perderão o repasse federal destinado a empreendi-mentos e serviços relacionados à gestão dos resíduos sólidos.

ABCD pode perder recursos Apenas duas prefeituras finalizaram o plano de Gestão de Resíduos Sólidos e destinação do lixo

Coleta de lixo não terá verbas federais em cidades que não apresentarem projeto

Page 6: Jornal ABCD MAIOR

6 ABCDMAIOR | 2 e 3 de agosto de 2012

cidades pesquisa de Mobilidade O Metrô iniciou nesta quarta

(01/08) a pesquisa de Mobilidade da Grande São paulo em cerca de 8 mil domicílios. A pesquisa também será feita no ABCD.

lojas de grandes redes no ABCD desobedecem decisão judicial; apenas alguns sacolões fazem a distribuição das sacolinhas

Claudia [email protected]

De acordo com decisão da Justiça, os supermercados de todo o Estado de São Paulo deveriam fornecer gratuita-mente aos consumidores, des-de o último domingo (29/07), sacolas de papel ou plásticas biodegradáveis, que se de-compõem mais rapidamente do que as de plástico comum. No entanto, no ABCD a pre-sença das sacolas ambiental-mente corretas nos mercados é inexistente. Os hipermerca-dos Extra, Carrefour, Walmart e Coop, visitados pelo ABCD MAIOR nesta quarta-feira (01/08), oferecem apenas sa-colas de plástico comum, cai-xas de papelão e sacolas retor-náveis para seus clientes.

A ideia de substituir as saco-las comuns pelas biodegradá-veis ou de papel partiu da ju-íza Cynthia Torres Cristófaro, da 1ª Vara Cível Central, em 25 de junho. Além de deci-dir o fornecimento gratuito e em quantidade suficiente das novas sacolas, a magistrada determinou o retorno da dis-tribuição das sacolas plásticas comuns pelo prazo de um mês, o que foi prontamente atendi-do pelos supermercados.

Os mercados tiveram pra-zo de 30 dias para se adequar e substituir as sacolas comuns pelas biodegradáveis ou de pa-pel. Porém, até agora, as redes

Supermercados não oferecem sacolas biodegradáveis ou de papel

não oferecem esse tipo de sa-colinhas na Região. Dos locais visitados pela reportagem, as biodegradáveis foram encon-tradas apenas em alguns saco-lões, como é o caso do Xirata Feira Limpa, na rua José Lins do Rego, em Santo André.

EMpRESASA assessoria do Walmart ex-

plicou que a notificação, emiti-da pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, chegou a cada rede em uma data di-ferente. No caso do Walmart, o prazo de 30 dias vence na segunda semana de agosto, o que dá ao supermercado mais uma semana para se adequar à medida da Justiça. As demais redes foram procuradas pela reportagem, mas não se ma-nifestaram até o fechamento desta edição.

FOtOS: AMAnDA peROBellI

Grandes redes ainda não se adequaram a decisão judicial e continuam oferecendo sacolinhas de plástico comum

Biodegradável, só em sacolões

Apas garante que orienta associadosEm nota, a Apas (Associação

Paulista de Supermercados) ga-rantiu orientar os associados, desde junho, a cumprir a deci-são judicial. A entidade destacou ainda que o problema ambiental causado pelas sacolas não está restrito ao material utilizado na fabricação, mas ao enorme vo-lume de sacolas distribuídas e ao seu descarte inadequado.

A Associação informou que

atualmente, por ano, são dis-tribuídas 7 bilhões de sacolas plásticas descartáveis no Estado e que substituí-las por qualquer outro tipo de material não ame-nizará o problema ambiental.

JuLGAMEnTONa tarde desta terça-feira

(31/07), o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo adiou o julgamento dos recursos da

Apas, Carrefour, Pão de Açúcar e Sonda que tentam derrubar a liminar que garante a distribui-ção das sacolas plásticas.

Os desembargadores toma-ram apenas uma decisão admi-nistrativa, transferindo o caso da 27ª Câmara de Direito Pri-vado para a Câmara Reservada ao Meio Ambiente. Diante da mudança, o recurso segue sem nova data para julgamento.

Page 7: Jornal ABCD MAIOR

2 e 3 de agosto de 2012 | ABCDMAIOR 7

S. Bernardo terá no domingo primeiro ‘mamaço’ da RegiãoOrganizadores estimam que 50 mães devam comparecer ao evento no parque Salvador Arena

No próximo domingo (05/08), o parque Engenheiro Salvador Arena, em São Bernar-do, será palco do primeiro ma-maço do ABCD. Organizado pelo MaternaMente, grupo de mães da Região, a estimativa é que até 50 mães compareçam para amamentar seus filhos no local. A ação faz parte das ati-vidades da Semana Mundial de Aleitamento Materno, criada há 20 anos para promover os bene-fícios do aleitamento materno exclusivo até seis meses de idade e do aleitamento prolongado até dois anos ou mais.

De acordo com uma das par-ticipantes do grupo, Carla Ca-puano, o objetivo é promover e incentivar o aleitamento mater-no em locais públicos. “A ação começou quando uma mãe foi impedida de amamentar seu fi-lho em um local público da Ca-pital.” O mamaço ocorrerá em vários locais do Brasil, durante o final de semana.

O obstetra do Hospital As-sunção, Luiz Henrique Firmino da Silva, destacou que a ama-mentação durante os seis pri-meiros meses de vida da criança é importante, para que a mãe transmita as defesas do organis-mo por meio do leite. “A mãe irá passar todo o histórico de defesa dela e todos os nutrientes necessários para o bebê, que são componentes perfeitos para essa etapa da vida da criança”, expli-cou.

A CADA TRÊS HORASSilva destacou que o reco-

mendado é que a criança mame a cada três horas, porém isso depende de cada caso. “Temos essa recomendação, porém se a criança sentir fome com mais frequência, a mãe deve dar o peito. A amamentação é algo que faz bem até para a mãe, pois ajuda na recuperação do parto”, disse.

O médico disse ainda que não há um momento certo para a

Vladimir Ribeiro

[email protected]

retirada do peito. “A partir do momento que a criança começa a comer outros alimentos, a mãe não precisa mais oferecer o leite materno. Porém, se a criança pe-dir, não há problema”, afirmou.

Quanto às mães que traba-lham fora e que podem tirar o leite do peito para dar na ma-madeira para a criança, o médi-co alerta que isso pode oferecer riscos à saúde do bebê. “A ma-madeira deve estar muito limpa, pois isso pode ocasionar infec-ções na criança. Nestes casos, a mãe pode oferecer outros tipos de leite, porém o ideal é o ma-terno”, salientou.

Mãe de dois filhos, a assisten-te de vendas Monise Santana de Carvalho amamentou as crian-ças durante os primeiros cinco meses de vida. “Depois disso voltei a trabalhar e contei com a ajuda da minha mãe. No caso do meu filho mais novo, eu dava o leite normal e à noite, quando chegava do trabalho, dava o pei-to. Porém, é um corte de víncu-lo muito brusco”, disse.

Amamentação nos primeiros seis meses é fundamental para passar às crianças as defesas do corpo da mãe

DIVUlGAçãO

A AMAMEnTAçãO FAz BEM ATé pARA A MãE, pOIS AJuDA nA RECupERAçãO DO pARTO

LuIz HEnRIquE SILVA, obstetra

Bancos de leite da Região precisam de doações

licença de 180 dias beneficia bancárias

Os três bancos de leite huma-no do ABCD precisam de do-ações para atender a demanda. No Banco de Leite do HMU (Hospital Municipal Univer-sitário), em São Bernardo, são necessários 300 litros por mês. Hoje o espaço tem 134 litros doados por 108 voluntárias, que beneficiam 101 recém-nascidos.

De acordo com a responsável pelo banco do HMU, Nerli Pascoal Andreassa, em perío-dos como o inverno e férias, o estoque sofre queda de até 30%. Além da produção de leite cair naturalmente, as mães também tiram menos leite de-vido ao frio. Interessadas em contribuir com o banco devem entrar em contato pelo telefo-

ne é 4365-1480.Em Santo André, o banco

do Hospital da Mulher conta com estoque de 11 litros em média, que supre a necessida-de da Unidade Neonatal. Nos últimos dois meses houve uma queda 40 % no número de do-adoras. Os telefones do banco são 4478-5048 ou 4478-5027.

Já o banco de leite do Hos-

pital Estadual Mário Covas está com o estoque baixo para atender a demanda das crian-ças internadas na UTI Neona-tal. “Hoje trabalhamos somen-te com o leite necessário para atender a demanda dos bebês internados, sem reserva”, des-tacou Luiz Fernando Trigo, co-ordenador da UTI. O telefone do banco é o 2829-5021.

A Constituição Federal ga-rante licença maternidade de 120 dias para as gestantes, contrariando o que preconiza a OMS (Organização Mundial da Saúde) de que a criança tem que ser amamentada pela mãe durante os 180 primeiros dias de vida.

No caso dos bancários, 100% da categoria é beneficiada com a licença de 180 dias e de acor-

do com a diretora do Sindicato dos Bancários do ABC Maria Rita Serrano a negociação com os bancos teve inicio há dois anos. “Não foi uma pauta fá-cil para discutir. Os primeiros bancos a aderirem foram a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, para depois os bancos privados adotarem o beneficio”, disse.

A advogada trabalhista Célia

Rocha de Lima explicou que as empresas podem aderir ao Pro-grama Empresa Cidadã, que garante a opção para a gestan-te de ter a licença de seis me-ses. “Nesse caso, não é o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) quem paga a trabalha-dora, mas sim a empresa, que pode deduzir isso no imposto de renda pessoa jurídica”, ex-plicou.

FESTA ITALIAnA EM SãO CAETAnOA Festa Italiana de São Caetano começa neste sábado (04/08), às 18h, na região da praça Comendador ermelino Matarazzo e das ruas 28 de Julho e Mariano pamplona, no Bairro Fundação. A entrada é gratuita e os visitantes poderão saborear diversos pratos típicos durante todos os finais de semana deste mês.

Aquarela - Terceira Idade As aulas do programa

Aquarela – terceira Idade na Metodista começam na próxima segunda-feira (06/08). Informações: 4366-5598.

Page 8: Jornal ABCD MAIOR

8 ABCDMAIOR | 2 e 3 de agosto de 2012

nesta segunda, esposa do bicheiro, Andressa Mendonça, teria chantageado juiz ameaçando de publicar dossiê na revista

Redaçã[email protected]

O diretor da sucursal da re-vista Veja em Brasília, o jor-nalista Policarpo Junior, será convocado para depor na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga os crimes cometidos pela organi-zação criminosa chefiada pelo contraventor Carlos Augusto

CpI convocará repórter da revista Veja para depor no caso Cachoeira

Ramos, o Carlinhos Cachoei-ra. “Com os acontecimentos desta segunda-feira (30/07), está colocada a relação do jornalista com a organização criminosa. Já iremos discu-tir a convocação na primeira reunião da CPMI”, afirmou à Carta Maior o vice-presidente da Comissão, deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

Nesta segunda, a mulher de

Cachoeira, Andressa Mendon-ça, foi detida sob a acusação de tentar chantagear o juiz da 11ª Vara Federal de Goiânia, Alderico Rocha Santos, com base em dossiê produzido por Policarpo Junior, no qual o magistrado apareceria ao lado de políticos e empresários. O juiz relatou a chantagem ao Ministério Público Federal, que pediu a prisão da mulher

do contraventor. Andressa foi detida pela Polícia Federal e liberada após firmar compro-misso de pagar fiança.

“Isso demonstra que esta organização criminosa está ativa, buscando corromper e constranger autoridades pú-blicas. E que Andressa não é apenas esposa de Cachoeira, mas um membro atuante des-ta quadrilha, que precisa ser

desarticulada”, disse o vice-presidente da CPMI. Segundo ele, a acusada está convocada para depor na CPMI no dia 7. Já Policarpo ainda terá data agendada. O jornalista tam-bém foi citado nas gravações da Polícia Federal, em conta-tos com Cachoeira.

*Reprodução de matéria assi-nada por Najla Passos, publica-da pela Carta Maior.

nacional/internacional Maligno O tumor do presidente

nacional do ptB, Roberto Jefferson, é maligno. O petebista já passou por cirurgia, no sábado.

nassif rebateu críticas: “Serra é um psicopata”

StF se prepara para julgamento

paulo Henrique mantém site Conversa Afiada, que critica Serra

procuradoria eleitoral solicita arquivamento contra blogueiros

Começa nesta quinta julgamento do Mensalão

A Procuradoria Geral Elei-toral pediu o arquivamento da representação apresentada pelo PSDB contra os blogues acusa-dos pelo candidato à Prefeitura da Capital, José Serra (PSDB), de serem “sujos” e “nazistas”. Entre os blogueiros acusados por Serra estão Paulo Henri-que Amorim e Luiz Nassif. Os tucanos levantaram, mais uma vez, suspeita sobre o financia-mento com dinheiro público de sites que criticam Serra.

O parecer contrário ao pedi-do do PSDB é de autoria do procurador regional adjunto da República, José Jairo Gomes.

O STF (Supremo Tribunal Federal) começa a julgar nes-ta quinta-feira (02/08) os 38 réus do processo do chamado “mensalão”, denunciado em 2005. Apesar dos questiona-mentos apresentados pelo PT, o julgamento será realizado no meio das eleições municipais.

O Supremo fará, a partir desta quinta, sessões diárias para análise do processo até o fim da primeira quinzena do mês. Depois, devem ser realizadas três sessões sema-nais para discutir a ação.

A segurança do STF e a Polícia Militar do Distrito Federal vão garantir a tran-quilidade da Corte durante o julgamento. De acordo com a assessoria do STF, o pre-sidente da Suprema Corte,

“A representação não se fez acompanhar de começo de prova hábil a ensejar qualquer investigação de que houve des-vio de recursos públicos em prol de blogueiros ou titulares de páginas na internet para que estes atuassem em prol ou contra candidaturas”, diz Go-mes em trecho do parecer.

Ainda de acordo com Go-mes, o PSDB fundamentou o pedido de investigação apenas em notícias vinculadas em jor-nais e revistas que não chega-ram nem a ser anexadas junto ao requerimento encaminha-do à Procuradoria.

ministro Carlos Ayres Britto, pode pedir ainda o reforço da Força Nacional de Segurança e da Polícia Federal.

Dos 243 assentos do plená-rio da Suprema Corte, 152 estão destinados aos réus e advogados do processo e 75 lugares foram reservados para jornalistas.

internacionalRAFAEl CoRREA quER SuSpEndER puBliCidAdE oFiCiAl nA GRAndE mídiANo que depender do presidente equatoriano, Rafael Correa, os grandes jornais, revistas e canais de rádio e televisão do país já não poderão contar com as receitas da publicidade oficial para financiar sua programação. No último sábado (28/07), o mandatário anunciou que deixará de contratar anúncios pagos nos meios de comunicação comerciais.“Não temos por que, com o dinheiro dos equatorianos, beneficiar o negócio de seis famílias do país”, constatou o presidente.

Em 12 mESES, São 2 milhõES A mAiS SEm tRABAlho nA EuRopA A taxa média de desemprego nos países da zona do euro ficou em 11,2% em junho, estável em relação a maio e acima de igual mês do ano passado (10%). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (31/07) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da Comissão Europeia. A estimativa é de que, em 12 meses, o número de desempregados aumentou em 2,165 milhões na União Europeia, para 25,112 milhões, e em 2,024 milhões na zona do euro, para 17,801 milhões.

CháVEz diz quE inGRESSo dA VEnEzuElA no mERCoSul não Foi opoRtuniSmoO presidente da Venezuela, Hugo Chávez, negou nesta terça-feira (31/07) que o país tenha sido oportunista ao ter a entrada no Mercosul aprovada justamente quando o paraguai, que era contra a adesão, está suspenso.“Estamos no Mercosul porque a Venezuela tinha que estar no Mercosul. porque apenas a extrema direita do paraguai, que de maneira irracional, ia contra todo o interesse do Brasil, da Argentina, Venezuela e do Uruguai”.

FOtOS: DIVUlGAçãO

DIVUlGAçãO

Page 9: Jornal ABCD MAIOR

2 e 3 de agosto de 2012 | ABCDMAIOR 9

economia Juros menores trabalhadores da Volks

Anchieta conseguiram redução dos juros no cheque especial do Itaú, que chegarão a 4,75%.

Trabalho desumano é o debate dos caminhoneiros

A paralisação de caminhonei-ros contra a lei federal que re-gulamenta a profissão terminou nesta semana quando começou uma negociação com o governo. Começa também o debate sobre uma atividade desumana e que mantém traços de exploração in-compatíveis com o século 21. A lei de regulamentação não agra-dou autônomos e empresários. Argumentam perdas no rendi-mento mensal com a nova jorna-da trazida pela lei. Outros itens, como a necessidade de paradas a cada período, serão negociados. A fiscalização do cumprimento da lei, que teria início em 30 de julho, foi adiada por 30 dias.

A lei federal 12.619, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em abril deste ano e em vigor des-de 15 de junho, determina que os caminhoneiros descansem meia hora a cada quatro no volante. Com as novas normas aumentará a segurança dos caminhoneiros que muitas vezes abusam da ve-locidade para chegar mais rápido ao destino. Os que são contrata-dos pelas empresas vão ganhar o mesmo salário, com menos horas de direção. Já os autônomos lu-crarão menos, pois ganham por carga entregue.

“Somos a favor da lei, precisá-vamos estipular algumas regras para evitar o excesso que alguns motoristas cometem. Mas, ga-nhamos por frete e com a nova jornada vamos ter uma diminui-ção de 30% na renda”, explicou o vice-diretor do Simoc (Sindi-cato dos Motoristas Cegonhei-ros) Adalberto Pinto.

SEM LOCAL DE pARADAAssociações dos autônomos e

as empresas frotistas dizem ser a favor do controle do descanso, mas argumentam que faltam lo-cais nas estradas para as paradas dos motoristas. “É necessário os governos federais, estaduais e as concessionárias que administram as vias entrarem em acordo para construir pontos. Muitos postos

não permitem a permanência do motorista a não ser que ele abas-teça o caminhão ou pague uma taxa de R$ 60”, disse Adalberto.

A CNTA (Confederação Na-cional dos Transportadores Au-tônomos) também se declara a favor da lei, mas alega que o pro-blema é o ponto de descanso. O Setrans (Sindicato das Empresas de Transporte e Carga do ABC) tem o mesmo posicionamento. “Apoiamos integralmente a lei. Finalmente foram definidas re-gras de trabalho com os motoris-tas. Antes não havia controle”, diz Marco Aurélio, assessor jurídico do sindicato. “Mas, os pontos de parada são um problema. Postos de gasolina pedem convênio. É mais barato abastecer nas sedes das empresas”, explicou Marco Aurélio.

ACIDEnTES ACOnTECEMEntretanto, para Rodolfo Ri-

zzotto, fundador do site Estradas.com.br e autor dos livros “Aci-dentes não Acontecem” e “Re-call”, não existe um problema de falta de pontos de paradas. “no-venta e oito por cento dos postos de gasolina no Brasil não fazem cobrança pela parada”, disse.“No Brasil tem mais de 1.500 postos com capacidade de atender os caminheiros. Isso é um argumen-to usado pelas empresas que não querem o controle da jornada e pelos autônomos irresponsáveis que querem ganhar mais”.

Para o especialista, os bolsões também não são obrigação do governo. “Ele tem de se preocu-par em construir hospitais, esco-las. Isso é obrigação da iniciativa privada”, argumenta. “Essa lei é equivalente à abolição da es-cravatura. Tem que haver limite de tempo na direção.”Ainda de acordo com Rizzotto, o autô-nomo é o mais explorado pelas empresas. “sessenta por cento dos caminhoneiros são autônomos. As empresas só querem saber se a carga vai chegar a tempo. Agora vão ter que contratar mais com a diminuição do tempo no volan-te e um possível revezamento de motoristas na cabine”.

Arthur Gandini eMichelly Cyrillo

novas regras estabelecem descanso e controle de jornada; fiscalização começa em 30 dias

O quE A nOVA LEI DETERMInA AOS MOTORISTAS

AnDRIS BOVO

30 minutos de descanso a cada 4 horas ao volante, com prorrogação de até 1 hora.

Repouso de 11 horas entre uma dia e outro de trabalho (podendo ser fracionado o descanso e a jornada).

Descanso semanal de 35 horas e 36 horas em viagens de mais de uma semana.

1 hora de intervalo para refeição.

Motorista enquanto aguarda carga e descarga ganha salário hora + 30% de adicional.

Revezamento de motoristas na cabine mais 30% do salário/hora como adicional.

Controle da jornada por diário de bordo, papeleta ou ficha de trabalho externo.

parte da categoria protestou

Motoristas usam estimulantes

Durante uma semana, cami-nhoneiros realizaram protestos em diversos pontos de estradas no País contra alguns pontos da nova lei. A mobilização termi-nou terça-feira (31/07) após o governo determinar um outro prazo para ouvir as reivindica-ções. Governo federal e repre-sentantes da categoria se reúnem em 8 de agosto, em Brasília. Na Região, os cegonheiros apoiaram

o movimento. Eles deixaram de carregar 12 mil veículos dos pá-tios das montadoras às conces-sionárias.

Na Região, o protesto ocorreu no dia 31 de julho e não impediu o tráfego nas rodovias. Os cego-nheiros apenas retiraram os car-ros das montadoras. O sindicato que representa os cegonheiros na Região possui 3,4 mil motoristas autônomos. “A expectativa é que

algumas mudanças sejam viáveis à rotina do trabalhador. Vamos aguardar as negociações”, disse José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho.

Para a Confederação dos Tra-balhadores em Transporte da CUT, os protestos são parte de uma ação dos empresários (lo-caute) que querem suspender a lei que regulamenta a profissão.

A maioria dos motoristas de caminhão usa estimulante para enfrentar a jornada extenuante nas estradas.

De acordo com Vilma Leyton, professora de medicina legal da USP e coordenadora de uma pesquisa com 1009 caminhonei-ros, foram detectados na urina de 8,9% dos motoristas (numa amostra de 90) o uso de maconha, cocaína ou anfetamina (conheci-

do como rebite). “A maconha foi encontrada em caminhoneiros que fizeram trajetos curtos”, ex-plicou. “Eles dizem que a anfe-tamina é usada todos os dias nas viagens e a cocaína quando não tem ainda anfetamina”. Outro problema é o término do efeito. “O motorista apaga”.

Conforme Rodolfo Rizzotto, é comum caminhoneiros dirigirem até 30 horas sem descanso, apenas

parando para abastecer. “Muitas vezes se dá um bônus para quem chega a tempo com a carga”.

Marcos Antonio Aleixo, ex-motorista de caminhão, hoje con-dutor de ônibus urbano em San-to André, disse que abandonou a profissão porque queria ficar mais com a família. “Muitos usam esti-mulantes, mas agora a nova lei vai ajudá-los a não rodar tanto.”

Cegonheiros da Região aderiram a protesto da categoria

(Michelly Cyrillo)

(Arthur Gandini)

Page 10: Jornal ABCD MAIOR

10 ABCDMAIOR | 2 e 3 de agosto de 2012

Retorno ao trabalho A Câmara de Diadema volta à

ativa nesta quinta (02/08) e os vereadores apreciarão projetos como o de liberação de terrenos para o Minha Casa, Minha Vida.

política

Saúde é maior preocupação dos candidatos de Rio Grande

Sem hospital, pronto-socorro ou maternidade, Rio Gran-de da Serra é o município do ABCD com maior dificuldade no acesso a equipamentos de Saúde. Por esse motivo, a área tornou-se a principal preocupa-ção dos candidatos a prefeito da cidade.

De acordo com o Censo de 2010, Rio Grande da Serra tem aproximadamente 44,5 mil ha-bitantes. Porém, a cidade não tem nenhum equipamento estadual ou federal de saúde. Os moradores dispõem de um Casmi (Centro Atendimento Saúde da Mulher e Infância), duas Unidade Básicas de Saúde (uma na Vila Arnoud e outra no Bairro Santa Tereza) e quatro Unidades da Saúde da Família (Parque América, Vila Conde, Vila Niwa e Vila Lopes).

Para receber atendimento de emergência ou para internação, os moradores devem se dirigir a Ribeirão Pires ou Mauá, ci-dades onde há hospitais mu-nicipais. A situação levou Rio Grande a receber neste ano nota 4.52 (em uma escala de 0 a 10) do SUS (Sistema Único de Saúde), o segundo pior re-sultado da Região (o primeiro foi Ribeirão Pires).

Diante desse quadro, o ABCD MAIOR entrevistou os prefeituráveis e pediu que todos elencassem as três prin-cipais áreas de seus programas de governo. Além da saúde, também apareceram educação e desenvolvimento econômico entre as áreas citadas. (Leia na página ao lado)

A preocupação do candida-to Claudio Manoel Melo, o Claudinho da geladeira (PT), é melhorar a qualidade no aten-dimento. “Hoje a situação está caótica no município, o siste-ma é desorganizado e deixa o povo desacreditado do serviço público. Queremos cuidar das pessoas com carinho, para que se sintam bem”. Para o petis-ta, é preciso ter um cadastro de todas as famílias para saber qual a forma correta para cada tratamento. “É preciso fazer um cadastro de todos os mu-

Fabíola [email protected]

nícipes, um mapeamento da cidade. Depois, fazer o geren-ciamento por região, e a partir daí fazer encaminhamento para exames nas unidades de saúde e nos hospitais dos municípios vizinhos”, disse.

Nilson Perez de Souza, o Nilson do Mercado Filho (PC do B), defende a implantação de um equipamento de Saúde em Rio Grande. “Propomos a criação de um hospital e ma-ternidade com infraestrutura e profissionais específicos para atendimento digno para a po-pulação, a ampliação no qua-dro de profissionais especiali-zados que atendam as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o aumento de atendimento dos especialistas na cidade”, sugere.

Luiz Carlos Alexandre, o Luiz Internet (PSDC), quer uma ci-dade com saúde humanizada, além da terceirização do servi-ço. “Queremos a terceirização profissional do setor de saúde, que deverá ser administrado por alguma fundação ou rede de hospitais reconhecidamente capacitados como ocorre hoje no Hospital Regional Mário Covas e não centralizada ape-nas no secretário municipal. É possível e nós sabemos como fazer”, declarou o candidato.

O candidato governista Luís Gabriel da Silveira, o Mara-nhão (PSDB), foi o único dos pleiteantes que não informou as propostas. O tucano foi pro-curado pela reportagem, mas não retornou ao contato nem respondeu as solicitações de en-trevista.

Sem hospital municipal, moradores devem se dirigir a Ribeirão pires ou Mauá para receber atendimento; quadro estimula prefeituráveis a citarem a área como prioritária em investimentos na cidade

Rio Grande tem aproximadamente 44,5 mil moradores, de acordo com dados do Censo 2010; setor da Saúde não dispõe de hospital, pronto-socorro ou maternidade

Claudinho diz que deve-se investir em educação visando o desenvolvimento luiz Internet defende investimento de olho na preservação ambiental

FOtOS: AnDRIS BOVO

Page 11: Jornal ABCD MAIOR

2 e 3 de agosto de 2012 | ABCDMAIOR 11

Ministra de São BernardoA ministra do planejamento, Miriam Belchior, receberá nesta sexta-feira (02/08), na Câmara, às 19h30, o título de cidadã sãobernardense. Miriam nasceu em Santo André e foi casada com o ex-prefeito Celso Daniel. O autor é o vereador Antonio Carlos da Silva (pt), o toninho da lanchonete.

programa Regional Os candidatos do pSOl da

Região lançam, nesta sexta (03/08), em São Bernardo, um programa de governo regional do partido.

Saúde é maior preocupação dos candidatos de Rio GrandeSem hospital municipal, moradores devem se dirigir a Ribeirão pires ou Mauá para receber atendimento; quadro estimula prefeituráveis a citarem a área como prioritária em investimentos na cidade

Rio Grande tem aproximadamente 44,5 mil moradores, de acordo com dados do Censo 2010; setor da Saúde não dispõe de hospital, pronto-socorro ou maternidade nilson do Mercado quer instalação de novas unidades para atender demanda Maranhão não respondeu aos questionamentos da reportagem

lUCIAnO VICIOnI

educação e economia também são destaquesOutras áreas destacadas pe-

los candidatos ao Paço de Rio Grande a Serra são educação, cultura e desenvolvimento econômico. Para os quatro pleiteantes ao Executivo, os setores dividem o espaço na segunda colocação de priori-dades para a cidade.

Na área da educação, de acordo com dados do IBGE, 61% da população de Rio Grande concluiu o ensino médio. Porém, o município ainda tem 17% dos morado-res considerados como anal-fabetos funcionais (sabe ler e escrever, mas tem dificuldades com interpretações de tex-tos).

Para Claudinho da Gela-deira (PT), deve-se investir na educação preocupando-se com o desenvolvimento eco-

nômico do município. “Que-remos investir no social, atra-vés da economia solidária. Mas com o cuidado na pes-soa, com a profissionaliza-ção, permitindo que se tenha autoestima e qualificação de jovens”, afirmou.

A maior preocupação de Nilson do Mercado Filho (PCdoB) ainda é com a edu-cação infantil. “Queremos a instalação de novas unidades para atender a grande deman-da do número de vagas para o período integral, e para o bom atendimento do ensino infantil, oferecemos psicólo-gos, fonoaudiólogos e psico-pedagogos para crianças com dificuldades em seu desenvol-vimento”, sugeriu. Além dis-so, o candidato ainda propõe a criação de Fatec (Faculdade

de Tecnologia), e de um cam-pus de Universidade Federal no município.

InFRAESTRuTuRARio Grande da Serra tem

uma extensão de 33 km², sen-do toda a área considerada 100% de manancial. Porém, apenas 10% deste território é urbanizado. Com isso, os governantes alegam que exis-te uma maior dificuldade em atrair a vinda de indústrias e empresas para o município.

Claudinho da Geladeira acredita que a saída é planejar projetos para Rio Grande. “Te-mos que pensar nosso municí-pio para o futuro, o que que-remos da nossa cidade daqui a 20 anos. Temos que planejar para que Rio Grande se desen-volva. Queremos humanizar a

maquina pública, essa é a nos-sa meta”, opinou o petista.

Como alternativa, Luiz Internet (PSDC) defende o investimento no desenvolvi-mento econômico, ressaltan-do a preservação ambiental. “Propomos valorizar as belezas e ressaltar os recursos naturais e paisagísticos do município. O objetivo é desenvolver o setor como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de emprego e renda, com inclu-são social. Queremos estabe-lecer metas e diretrizes para o desenvolvimento do turismo, através de uma reserva de in-vestimentos exclusivas para o turismo”, opinou o candidato, que também quer transformar a cidade em estância turística ou cidade histórica.

2 e 3 de agosto de 2012 | ABCDMAIOR 11

DIVUlGAçãO AMAnDA peROBellI

Page 12: Jornal ABCD MAIOR

12 ABCDMAIOR | 2 e 3 de agosto de 2012

Crítica O candidato a prefeito pt de

Santo André, Carlos Grana, criticou Aidan Ravin (ptB) pela ausência de investimentos que desqualificou a cidade para aclimatação da Copa.

política

Salles se livra da impugnação da candidatura em Santo André

FOtOS: RODRIGO pIntO

Raimundo Salles diz que mudará estratégia de campanha a partir do deferimento de sua candidatura

equipe de Diniz lopes espera resposta favorável da Justiça nesta semana

Outros seis candidatos a prefeito da Região aguardam por sentenças dos juízes eleitorais até este domingo (05/08)

Gislayne Jacinto [email protected]

O candidato a prefeito de Santo André, Raimundo Salles (PDT), foi o primeiro candida-to do ABCD a se livrar de pedi-do de impugnação. Outros seis prefeituráveis de Santo André, São Bernardo e Mauá aguardam por sentenças que serão profe-ridas pelos juízes até domingo (05/08), de acordo com o calen-dário eleitoral.

Dos 37 candidatos a prefeito na Região, um teve o registro in-deferido por conta de solicitação de impugnação. Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS-Ribeirão Pires), foi considerado inapto para a disputa devido à rejeição de contas administrativas, quan-do era presidente da Câmara. Dedé recorreu da decisão.

Salles disse que, a partir do deferimento de sua candida-tura, mudará até a estratégia de campanha. “Sofri muito quando tive problemas com minha candidatura a deputa-do estadual em 2010. Foi uma situação dramática e avassala-dora em minha vida, porque o julgamento a meu favor só saiu depois das eleições e fui prejudicado. Nunca respondi a nenhuma ação criminal em minha vida”, disse Salles.

O juiz eleitoral Jairo Oliveira Júnior achou improcedente a ação movida por Paulo Bona-dies, ex-advogado do prefeiturá-vel do PMDB, Nilson Bonome, que pedia o enquadramento do pedetista na Lei da Ficha Limpa, por abuso do poder econômico, quando era secretário de Co-municação de São Bernardo na gestão do prefeito William Dib (PSDB). O processo causou até a queda do advogado da coorde-nação jurídica da campanha do peemedebista.

“A decisão vai limpar minha biografia. Felizmente, a decisão saiu em tempo hábil, antes da realização destas eleições munici-pais”, afirmou Salles.

OuTROSEm São Caetano, há dois can-

didatos a prefeito que sofrem pedidos de impugnação: Regina

Maura Zetone (PTB) e Paulo Pinheiro (PMDB). A petebista foi acionada pelo advogado Éder Xavier (PC do B), que quer seu enquadramento na Lei da Ficha Limpa devido à desaprovação de contratos na área da Saúde. Regina foi secretária da Saúde da Prefeitura e presidente da Fu-musa (Fundação Municipal da Saúde).

Paulo Pinheiro sofre questio-namentos da filiação partidária pelo grupo do prefeito José Au-ricchio Júnior (PTB).

Outros candidatos na Região enfrentam problemas, todos li-gados à Ficha Limpa. Aldo dos Santos (PSOL-São Bernardo) é acusado de ter incentivado inva-sões e já existe sentença de con-denação sobre o caso, enquanto Diniz Lopes (PR-Mauá) teve rejeitadas as contas administra-tivas de 2005, quando era pre-sidente da Câmara (leia reporta-gem abaixo).

Também em Santo André, o prefeito Aidan Ravin (PTB) so-fre pedido de impugnação por conta da convenção partidária, enquanto Nilson Bonome tem problemas por conta da ausência de uma certidão, que de acordo com ele já foi apresentada.

InDEFERIDOSApesar de não terem sofrido

pedidos de impugnação, Vla-dão Trombini Campos (PC do B-Diadema), Ivanci dos San-tos (PSTU-Diadema) e Nilson Gonçalves, o Nilson do Mer-cado (PC do B-Rio Grande da Serra) foram considerados inaptos para a disputa por fal-ta da apresentação de docu-mentos.

Diniz lopes aguarda liminar em MauáEm Mauá, entre os oito can-

didatos à Prefeitura, somente Diniz Lopes (PR) não teve o registro de candidatura deferi-do pela Justiça Eleitoral, pelo menos até o fechamento desta edição. A reportagem do ABCD Maior apurou junto ao Cartório Eleitoral, zona 217ª, na tarde desta quarta-feira (01/08), que todos os processos de registro de candidaturas (incluindo os pos-tulantes ao cargo de vereador) devem ser concluídos antes de sábado (05/08).

Lopes ainda não recebeu o deferimento, porque aguarda liminar para se livrar da de-saprovação pelo TCE (Tribu-nal de Contas do Estado) das contas da Câmara referentes a 2005, período no qual o repu-blicano deixou a presidência da Casa para assumir interina-mente a Prefeitura. O advogado Luiz Custódio, que defende o prefeiturável, disse ao ABCD MAIOR que está na iminência de conseguir desobstruir juridi-camente o caminho político de

Lopes. “Acredito que até o final do dia de hoje (quarta-feira), nossa equipe tenha uma respos-ta favorável”, disse o advogado.

O TCE viu irregularidades nas contas do Legislativo de 2005, como pagamento de 13º salário aos vereadores e auxílio-moradia. Ao assumir interina-mente o Executivo nesse perío-do, Lopes deixou o comando da

Casa para o ex-vereador Carlos Polisel. Tais benefícios também provocaram a desaprovação das contas da Câmara referentes aos anos de 2003 e 2004, quando Lopes era presidente da Casa. Entretanto, pouco antes de ini-ciar o processo eleitoral, o pre-feiturável conseguiu derrubar os julgamentos desfavoráveis. (Ro-drigo Bruder)

DECISãO VAI LIMpAR MInHA BIOGRAFIA. FELIzMEnTE, A DECISãO SAIu EM TEMpO HÁBIL

RAIMunDO SALLES, candidato do pDt a prefeito

Page 13: Jornal ABCD MAIOR

2 e 3 de agosto de 2012 | ABCDMAIOR 13

classificadosImóveis

Grupo de Comunicação do ABCD contrata para início imediato

Executivo de ContasExperiente na venda de

espaço publicitário em mídia impressa.

Com boa desenvoltura e comunicação. Prospecção e abertura de novos clientes, vivência

em negociação, veículo próprio.

Salário, comissões, CLT, convênio médico, seguro de vida. Enviar curriculum para [email protected]

COOPERATIVA DE CATADORES EM COLETA E TRIAGEM DE MATERIAIS RECICLAVEIS

ReluzCONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA

GERAL ORDINARIA – AGOA Presidenta da COOPERATIVA DE CATADORES EM COLETA E TRIAGEM DE MATERIAIS RECICLAVEIS, conforme escrito no CNPJ: 12.069.810/0001-83-uso das atribuições estatuárias, convoca para a Assembléia Geral Ordinária – AGO, a realizar-se no dia 16/08/2012, às 09:00 horas em primeira convo-cação, às 10:00 horas em segunda convocação e ás 11:00 horas em terceira convocação, a ser realizada na sede, da Cooperativa situada à Rua Batuira 256 Bairro Assunção – São Bernardo do Campo SP . A Assembléia Geral Ordinária deliberará sobre os se-guintes assuntos: 1-Prestação de contas dos órgãos de administração: A- Relatório de gestão: B - Balanço Patrimonial: C - Demonstrativo das sobras apuradas ou das perdas decorrentes da insuficiência das contri-buições para cobertura das despesas da Cooperativa e o parecer do Conselho Fiscal. 2 - Destinação das sobras apuração ou rateio das perdas. 3 – Eleição do Conselho de Administração. 4 – Eleição do Conselho Fiscal. 5 - Quaisquer outros assuntos de interesse da Cooperativa. Para efeito de quorum, conta-se com 20 cooperados. Em condições de votar.São Bernardo do Campo 20 de junho de 2012.Francisca Maria Lima Araujo - Presidenta

Negócios oportunidades

Editais

Apareça,anuncie

Faça depilação completa, e ganhe

manicure ousobrancelha

Vende-se chácaraem Suzano

Terreno de 4 mil m² com casaCasa com três quartos, cozinha,banheiro e área externaTerreno todo cercado e arborizadoLocalizada há 8 Km de Suzano e 1,5 Km do asfalto

Excelente localizaçãoPreço: R$ 120 mil

entrada de R$ 60 mile saldo facilitado. Aceita automóvel

na negociaçãoFalar com Luís nos telefones 9500-0740 e 2012-6173.

Page 14: Jornal ABCD MAIOR

14 ABCDMAIOR | 2 e 3 de agosto de 2012

São Bernardo e São Caetano são as duas cidades do ABCD que agora estão oficialmente incluídas pelo COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo da Fifa (Federação Internacional de Futebol) no Catálogo de Centros de Trei-namentos e Aclimatação de Seleções para o Mundial de Fu-tebol de 2014. As duas cidades da Região já passaram por uma primeira escolha de municípios que se credenciam a ceder equi-pamentos esportivos para sele-ções da Copa 2014.

As escolhas aconteceram na manhã desta quarta-feira (01/08) no auditório de im-prensa do Museu de Futebol, no Pacaembu, pelos membros do COL aos dirigentes das 16 regiões pré-qualificadas. São Bernardo teve as presenças do prefeito Luiz Marinho (PT) e do secretário de Esportes, Edu-ardo Tadeu Costa. Marcos Siar-vi, secretário de Esportes de São Caetano, não pôde comparecer, mas foi representado pela coor-denadora de Turismo, Cristiane Coradini.

“A indicação dá um novo olhar à cidade e mais credibilidade aos esportistas em tudo o que temos feito pelo esporte de base e prin-

São Bernardo e São Caetano poderão abrigar equipes na Copa

cipal. Até o fim do ano, o estádio Anacleto Campanella já estará apto com as obras gerais e a do novo setor de arquibancadas”, disse Cristiane.

O estádio 1º de Maio, na Vila Euclides, virou referência do COL pelos gestores do comitê diante dos seus equipamentos esportivos. Poderá ser utilizado pelas seleções que disputarão a competição mundial para trei-namentos e aclimatações. Além das 16 cidades aprovadas no ca-tálogo, outras 53 espalhadas pelo Brasil ainda sonham em conse-guir vagas até o final do ano.

O prefeito Luiz Marinho não escondeu a alegria. “É muito bom para a cidade tudo isso. A seleção que nos escolher para treinamen-tos será motivo de muita felicida-de. Nossos equipamentos foram colocados à disposição e têm chamado atenção, como o Gi-násio Poliesportivo, um dos mais modernos, e agora o estádio 1º de Maio, que tem gramado com qualidade excepcional e cabines de imprensa totalmente isoladas por vidro e salas para imprensa, autoridades e visitantes”, disse o prefeito.

BASESOs Centros de Treinamento

de Seleções são locais que servi-rão como base para as equipes durante a Copa do Mundo. São

Edélcio Cândido

[email protected]

equipamentos esportivos do ABCD fazem parte das 16 cidades escolhidas; estádio 1º de Maio, de São Bernardo, é referência do catálogo

DIVUlGAçãO

prefeito luiz Marinho diz que equipamentos de São Bernardo foram colocados à disposição e têm chamado atenção

Mauaense perdia no primeiro tempo, mas encontrou fôlego para empatar no fim

O Grêmio Mauaense ficou no empate (1 a 1) contra o Prima-vera de Indaiatuba na tarde desta quarta-feira (01/08), no estádio Pedro Benedetti, em Mauá, pelo grupo 11 da segunda fase da Se-gunda Divisão.

O time mauaense perdia por 1 a 0, no primeiro tempo, mas en-controu fôlego para empatar na etapa final. O público pagante não passou de 157 torcedores.

O técnico Souza, do Grêmio, voltou a reclamar de que o time ainda precisa de maior “acerto na troca de passes e arriscar mais a gol, principalmente quando chega próximo a área”. No todo, Souza admite que a equipe não

jogou mal. “A gente está sem sorte. Mes-

mo quando criamos as chances, os gols acabam não saindo”. O time do ABCD credita a derrota em casa para o Tupã (1 a 0) no jogo anterior como causa de a equipe ter jogado mal.

O zagueiro Igor e o meia William desfalcaram a equipe, já que estavam suspensos. A equi-pe de Mauá volta a campo do-mingo (05/07), às 10h, contra o Guariba, em Guariba.

CACHORRãOO Esporte Clube São Bernar-

do, o Cachorrão, já eliminado da segunda fase da Segundinha,

iniciou nesta quarta o processo de “desmanche” no elenco.

De acordo com o diretor de Futebol, Waldemar Loureiro, os jogadores Mancuso, Daniel Cruz, Deivid e Eduardo já fo-ram liberados e tiveram os con-tratos rescindidos na Federação paulista de Futebol.

O goleiro Jéferson o meia Schuk e o ala Ransés, destaques do grupo, permanecem no São Bernardo. Waldemar declarou que há dois ou três clubes inte-ressados em levar Schuk. Os três também estariam interessando para testes no São Bernardo Fu-tebol Clube.

Mauaense empata com o primavera de Indaiatuba em casa

arte e ação espor tesMaratona em São Bernardo

São Bernardo está pronta para o grande evento esportivo deste domingo (05/08), a 10º Meia-maratona, que deve contar com mais de 2 mil participantes.

compostos por um local de trei-namento e um hotel oficial, que no caso de São Bernardo será o Liau Hotel Park Plaza, na Cháca-ra Inglesa. O catálogo será apre-sentado às seleções classificadas, a quem cabe a decisão final sobre o local onde ficarão concentra-das. A escolha das delegações acontecerá após o sorteio dos grupos, marcado para dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, na Bahia.

A análise dos técnicos levou em conta mais de 100 detalhes nos campos e hotéis. São consi-derados, por exemplo, o sistema de abastecimento elétrico, de água, os acessos para as equipes e para a imprensa, local para realização de entrevistas, vestiá-rios, demais instalações para os atletas, tipo de solo, drenagem, entre outros.

A Fifa ainda abrirá novas jane-las para inscrições de cidades nos

próximos meses. Uma segunda versão do catálogo será divul-gada no primeiro semestre de 2013 e a versão final no segun-do semestre do mesmo ano. Até o momento, já foram enviadas ao Comitê Organizador Local 279 inscrições de locais de trei-namento. Nas próximas janelas, mesmo os locais que não foram incluídos na primeira versão do catálogo poderão se adequar e fazer parte da lista.

(Edélcio Candido)

lUCIAnO VICIOnI

Page 15: Jornal ABCD MAIOR

2 e 3 de agosto de 2012 | ABCDMAIOR 15

Medalhas Até o momento, o Brasil ocupa a

décima sétima posição no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos. O país conta com três medalhas, sendo uma de ouro, de prata e de bronze.

CLASSIFICADASA seleção brasileira feminina de handebol (foto) massacrou a Grã-Bretanha na terceira rodada da fase preliminar dos Jogos Olímpicos de londres e conquis-tou sua vaga para as quartas de final do torneio. A dupla feminina da seleção brasileira de voleibol de praia, Juliana e larissa, venceu por 2 sets a 0 (21/12 e 21/18), as atletas da República Tcheca.

A equipe feminina profissional de voleibol do BMG/São Ber-nardo perdeu nesta quarta-feira (01/08) o jogo-treino disputa-do contra o Sesi/SP, no Ginásio Paulo Cheidde, o Baetão, em São Bernardo. Atuando ainda sem as principais contratações para a temporada, a equipe da Região encontrou dificuldades para superar as atletas paulistas e mostrou que precisa melhorar o

Felipe [email protected]

BMG/São Bernardo perde jogo-treino contra o Sesi/SP equipe do ABCD encontrou dificuldades para superar as atletas da Capital no Baetão

partida serviu para que meninas pudessem ganhar ritmo de jogo

poder de concentração durante a partida para vencer adversários mais fortes. A partida serviu ain-da para que as meninas pudes-sem ganhar ritmo de jogo para se preparar para a Copa São Paulo, que ocorre entre os dias 9 e 11 de agosto, no ginásio do E.C. Pi-nheiros, na capital paulista.

De acordo com o treinador da equipe do ABCD Robson Guer-reiro, o jogo-treino com a equipe da Capital paulista foi positivo e serviu para que todas as atletas pudessem participar da partida

e ganhar ritmo de jogo. “Nosso time é jovem e está em evolução. A equipe está crescendo a cada competição. O jogo-treino de hoje serviu para que pudéssemos observar o nosso desempenho e ver o que precisamos fazer para melhorar o nosso ataque durante uma partida”, disse.

Guerreiro ressaltou que a equi-pe certamente vai melhorar nas próximas partidas, pelo fato de poder contar com as atletas mais experientes recentemente con-tratadas. “Atuar sem a Renata

Colombo e a Vivi não é uma ta-refa fácil. Elas são atletas de alto nível e contribuem para o bom desempenho da equipe em qua-dra”, ponderou.

Para a capitã da equipe do BMG/São Bernardo Renata Guerreiro, a derrota não chega a ser tão prejudicial para o time. “Jogamos contra um grande time e que possui muita experiência. Acredito que foi um bom jogo-treino e certamente vamos traba-lhar para corrigir os detalhes para as próximas partidas”, salientou.

Já a levantadora da equipe do ABCD Diana Ferreira, destacou que a derrota para a equipe pau-lista não vai abalar o São Bernar-do. “Perder nunca é bom, mas a equipe está dando o seu máximo nas partidas e com certeza vai evo-luir nas competições”, finalizou.

O treinador do Sesi-SP Talmo Oliveira, ressaltou que o jogo-treino foi muito positivo para a equipe. “O São Bernardo é um time que está crescendo e acre-dito que ele ainda vai dar muito trabalho”, avaliou.

100% - A seleção brasileira masculina de futebol venceu na última quarta-feira (01/08) por três a zero a equipe da Nova Zelândia. O time verde-amarelo disputa as quartas de finais da competiçãono próximo sábado (04/08) no estádio st. James park.

ClASSiFiCAdoS – A dupla masculina de voleibol de praia, Ricardo e pedro Cunha, venceu a partida contra os atletas canadenses e passaram para a fase de oitavas de final do torneio.

nAtAção – Em dia de eliminatórias, Thiago pereira e César Cielo conse-guiram garantir o índice para participar da fase final do torneio. Os atletas entram nas piscinas nesta quinta-feira(02/08) e possuem chances de con-quistarem medalhas.

déCimo luGAR - sergio sasaki entrou na história da ginástica artística brasileira na Arena de North Greenwich.O atleta de 20 anos ficou na déci-ma colocação entre 24 competidores na final do individual geral.

tRopEço - A seleção brasileira feminina de Voleibol perdeu para a Coreia do sul, por 3 sets a 0 (25/23, 25/21 e 25/21). Com sua segunda derrota na competição, o Brasil soma dois pontos e a classificação para a segunda fase está ameaçada.

tERCEiRA dERRotA - A seleção brasileira feminina de basquete foi do-minada pelas australianas e foram derrotadas por 67 a 61, no Basketball Arena. Com o resultado, o Brasil soma a terceira derrota em três jogos e está em último lugar no grupo.

nOTíCIAS OLíMpICAS

RODRIGO pIntO

Page 16: Jornal ABCD MAIOR

16 ABCDMAIOR | 2 e 3 de agosto de 2012

Raízes estão abertas as inscrições para submissão

de artigos para a revista Raízes. Até dia 10/09 na Fundação pró-Memória de São Caetano Do Sul. normas editoriais no site www.fpm.org.br na página de downloads (menu inferior).

arte e ação cultura

agenda

Santo AndréSHOwnesta quinta-feira (02/08), no espaço Gambalaia, o guitarrista Dino linardi apre-sentará seu som cheio de ri-ffs elétricos para rock, blues e outros gêneros, tudo em um palco bem produzido, personalizado de acordo com as concepções cênicas do músico. O Gambalaia fi ca na rua das Monções, 1.018. A apresentação co-meça às 21h e a entrada custa R$ 10. Mais informa-ções no 4316-1726.

São BernardoCInEMAem agosto, o Cineclube e Biblioteca Guimarães Rosa dedicará sua programação ao mundo da animação. Serão exibidos cinco fi lmes com o que há de melhor na área. Asterix nos Jogos Olímpicos, A princesa e o Sapo, Mr. Moose Um Amigo que Caiu Do Céu, Rei leão 2 o Reino do Samba são os fi lmes. A mostra começa neste dia 2 com o fi lme Hor-ton e o Mundo dos quem. O Cineclube fi ca na rua João Firmino 900, São Bernardo. exibições sempre às 15h. A entrada é gratuita.

São CaetanoEXpOSIçãOAcontece até o dia 5 a expo-sição de trabalhos de alunos do curso de educação Artís-tica da Fundação das Artes de São Caetano. A exposi-ção é resultado da pesquisa plástica desenvolvida pelos formandos. nessa mostra, haverá trabalhos em várias linguagens. A Fundação das Artes fi ca na rua Visconde de Inhaúma, 730, Bairro nova Gerty. telefone: 4238-3030. Funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 12h. en-trada gratuita.

Caravaggio e seus Segui-dores é a mostra que começa nesta quinta-feira (02/08) no Masp, em São Paulo. A ex-posição passa por 14 artistas infl uenciados por um homem que foi um verdadeiro gê-nio das artes. Caravaggio foi grande. É grande.

Italiano, apaixonado por sua Roma, atraído pelos grandes mecenas, pelo fausto da corte papal, pelo passado artístico da cidade, Miche-langelo Merisi da Caravaggio (1571-1610) foi um artista que jamais se rendeu ao co-modismo e às benesses de zona do conforto de padrões artísticos. Preferia a huma-nidade vulgar, mas atual das feiras e tavernas.

Teve essa gente toda como modelo para introduzir um tratamento revolucionário da luz, com prisma que decom-põe e geometriza os compo-nentes de um quadro. Lição aproveitada mais tarde por Rembrandt ou Vermeer, e le-vada às últimas consequências pelo cubismo de Paul Cézan-ne. Caravaggio passa, por-tanto, breve mas fulgurante

Masp se abre para o mestre da luz CaravaggioMarcelo Mendez [email protected]

exposição será aberta nesta quinta-feira e segue até 2 de setembro no museu da avenida paulista

Maria Madalena é um dos 20 quadros em exposição em São paulo

DIVUlGAçãO

SERVIçO

Caravaggio e seus Seguidores

Mostra com 20 obras-primas do mestre e artistas por ele infl uenciados, os caravaggescos.Masp (av. paulista, 1.578). De terça-feira a domingo e feriados, das 11h às 17h30. Quintas-feiras, das 11h às 19h30. Ingresso a R$ 15 e grátis às terças-feira. Acesso para pessoas com defi ciência.Tel.: 3251.5644.

SERVIçO

noite Fora do Eixo Ao Extremoquando: sexta (03/08), 22h.onde: Cidadão Do Mundo - rua Rio Grande do sul, 73, são Caetano. Entrada: 1 kg de alimento.

pelos céus da pintura, como clarão que tudo ilumina antes de extinguir-se.

Em meio a uma confusão aqui, outra ali, gerada por seu temperamento explosivo, o pintor revoluciona o mundo das artes com obras lendá-rias como Medusa Murtola, o Retrato do Cardeal, o óleo de Maria Madalena, obras em que usava a luz jorrando pe-las faces de seus retratados. Um conceito colorista, que ele herda dos venezianos de quem era discípulo e de seus primeiros mestres em Milão, como também um conceito nitidamente plástico. Suas fi -guras destacam-se pelo ritmo dos gestos, pelo relevo quase físico das formas.

Tudo e muito mais do ar-tista poderá ser conferido pelo público de São Paulo. Com curadoria de Fábio Ma-galhães no Brasil e Giorgio Leone na Itália, a exposição foi idealizada por Rossella Vodret, uma das principais autoridades em Caravaggio na Itália. A exposição fi ca no Masp até 2 de setembro. As visitas orientadas podem ser agendadas através do email [email protected].

O Cidadão do Mundo Arte e Cultura de São Caetano re-alizará mais uma edição da Noite Fora do Eixo Ao Extremo ABC nesta sexta-feira (03/08). Desta vez apresentam-se as bandas Maldita Minoria, que lançou seu álbum recentemen-te E quem disse que eu Morri; a banda andreense Subviventes; a banda paulista Invasores de Cérebro, fundada nos anos 1980; e a banda El Bosto.

O evento é parte das ações do Circuito Fora do Eixo, uma rede de coletivos de cultura de todo o Brasil, fundada a par-tir de 2005. “O Cidadão do Mundo e o Escárnio e Osso foram os primeiros coletivos do Estado de São Paulo a fa-zerem parte do Circuito Fora

do Eixo. As Noites Fora do Eixo foram uma ação que nasceu da necessidade de se ampliar o in-tercâmbio de artistas dos cole-tivos da rede. Porque até então o intercâmbio só acontecia du-rante os festivais”, disse Rob-son Timóteo, um dos diretores do Cidadão do Mundo.

A partir de 2007, a Noite Fora do Eixo ganha uma versão punk rock. Pelo Cidadão do Mundo já passaram Inocen-tes, Garotos Podres, Cólera, Lobotomia, Chaos 64 e agora junto com as bandas citadas é a vez de receber a banda Inva-sores de Cérebro, do lendário vocalista Ariel Uliana, nome conhecidíssimo dentro do mo-vimento punk.

punk Rock ao extremo nesta sexta em São Caetano

(marcelo mendez)

A banda andreense Subviventes está entre as atrações que se apresentam

DIVUlGAçãO

Page 17: Jornal ABCD MAIOR

AnDRIS BOVO

18 a 21 de novembro de 2011 | ABCDMAIOR 177

autos2 E 3 DE AGOSTO DE 2012

produzido na fábrica da Fiat em Betim (MG), novo punto foi reformulado interna e externamente para subir na lista dos mais vendidos. Pág. 19

Falta desegurançaCidades da Região sofrem com o aumento no índice de furtos e roubos de veículos; em Santo André, município mais afetado, região central exige bastante cuidado. página 20

Page 18: Jornal ABCD MAIOR

18 ABCDMAIOR | 2 e 3 de agosto de 2012

autos

exposição reúne mais de 600 carros clássicos em São Caetanoem sua 5ª edição, ABC expocar levou raridades do universo automotivo para o espaço Verde Chico Mendes

lUCIAnO VICIOnI

Realizada entre os dias 27 e 29 de julho, a 5ª edição do ABC Expocar reuniu mais de 600 veículos antigos, rarida-des, hot rods (carros antigos equipados) e muscle cars (os chamados carros espor-tivos musculosos) no Espa-ço Verde Chico Mendes, em São Caetano.

Quem passou por lá vi-venciou uma verdadeira via-gem ao passado por meio da história do automóvel, acompanhando desde um dos primeiros carros pro-duzidos em linha de mon-tagem industrial, como o Ford T de 1913, até o ícone máximo da força e esporti-vidade sobre quatro rodas, representado por uma Fer-rari 308 GTB de 1977.

Além de exibir as atrações motorizadas, a exposição fun-cionou como um ponto de encontro para os apaixona-dos por automóveis. “Colecio-nar carros e trazê-los a esse tipo de evento é uma forma de preservar e manter a his-tória viva”, disse Alexandre Mattei, colecionador de Santo André que possui mais de 15 carros em seu acervo, a maio-ria constituída por modelos importados da Dodge.

Também morador de San-to André e dono de um Ford Maverick 1978, José Luis Silva adquiriu o veículo em um site de compras online, a contra-gosto da esposa. Para ele, a paixão por automóveis pode ser comparada ao amor por um time de futebol. “Gostar de carros é algo inexplicável. É como torcer por uma equi-pe; só quem torce sabe o que é”, brincou.

Além de atrair coleciona-dores e visitantes da Região, a ABC Expocar também contou com a presença de pessoas vindas de diversos cantos do País. Em comum, todos compartilharam a ad-miração por automóveis an-tigos.

Aline Magalhã[email protected]

Automóveis antigos, hot rods (carros antigos equipados) e muscle cars (os chamados ‘carros esportivos musculosos’) estiveram no espaço Verde Chico Mendes

Substituição na GMConforme foi antecipado pela equipe de reportagem do ABCD MAIOR, a General Motors anunciou, no fim de julho, que o Corsa saiu da linha de produção em definitivo. O mo-delo será substituído pelo Ônix, que começa a ser fa-bricado a partir desse mês na planta industrial da montadora em Gravataí (RS).

CHARMOSOS, pOTEnTES E InESquECíVEISConfira, a seguir, alguns dos automóveis que marcaram presença na 5ª edição do ABC Expocar.

FORD T (1913)produzido pela Ford, o T foi o mais antigo carro em exposição na edição deste ano do Abc Expocar. O modelo saiu da primeira linha de montagem em larga escala mantida pela montadora norte-americana. No lugar dos faróis, o T dispõe de duas lam-parinas para serem acesas com fogo.

CADILLAC (1959)poucos carros marcam tanto uma época como o Cadillac cor de rosa. O modelo é a cara da década de 1950 e ganhou fama por ter caído nas graças do cantor Elvis presley. O rei do rock’n’roll comprou seu primeiro Cadillac em 1955 e saiu pilotando a caranga pelas ruas de las Vegas, nos Estados Unidos. O sucesso foi tanto que Elvis até menciona o carro na canção Baby, let’s play House.

VOLkSwAGEn FuSCA (1967)lançado no Brasil em 1959, o Volkswagen Fusca se tornou um queridinho nacional. Mas esse exemplar de 1967 não é um fusquinha qualquer. O modelo foi totalmente modificado para participar de competições automobilísticas. O carro atualmente disputa a Copa Clássicos de Competição na capital paulista. Nas pistas de Interlagos, ele queima o asfalto atingindo 160 km/h.

DODGE CHARGER (1975)Desde seu lançamento na década de 1960, o Dodge Charger arranca suspiros dos amantes de carros esportivos e cheios de personalidade. produzido no Brasil até 1980, o muscle car é agressivo no visual e no desempenho. para que se tenha uma ideia, a versão mais básica do carro vinha com motor V8 de 230 cv de potência.

FERRARI 308 GTB (1977)A Ferrari 308 GTB mostra porque até hoje a escuderia italiana é um mito entre as fabricantes de veículos de alto desempenho. O carro é equipado com um motor V8 central, capaz de levar o velocímetro até os 250 km/h. O desenho, extremamente ar-rojado para a época, é assinado por leonardo Fioravanti, responsável pelo visual de modelos icônicos, como a Ferrari Dino.

lUCIAnO VICIOnI

Page 19: Jornal ABCD MAIOR

2 e 3 de agosto de 2012 | ABCDMAIOR 19

Crédito fácilA concessão de facilidades para a compra de veícu-los está em alta. Dados divulgados pelo Banco Central na última quinta-feira (26/07) mostram que o saldo de crédito cresceu 22,8% em junho frente a maio de 2012, totalizando uma média diária de R$ 426 milhões.

Japa nervosa Importada do Japão, a linha 2012 da Honda CBR 1000 RR Fireblade chega ao mercado brasileiro equipada com motor de 998 cc, capaz de render 178 cv de potência e torque de 11,4 kgfm. Apesar de trazer o mesmo propulsor da versão anterior, a moto recebeu um impulso tecnológico que melhora o rendimento e poupa combustível.

FOtOS: DIVUlGAçãO

punto 2013 chega ao mercado disponível nas versões Attractive, essence, Sporting e t-Jet, que é topo de linha; desempenho do motor varia de 88 a 152 cv de potência, de acordo com a versão

Disponível em duas versões, Antos foi criado para transporte urbano de cargas

FIAt ReFORçA eSpíRItO eSpORtIVO DO pUntOHatch produzido em Betim (MG) chega às concessionárias com preços a partir de R$ 38.570

De acordo com a Fiat, o Punto 2013 pode ser defini-do como “um carro de corpo e alma esportivo”. Depois de ser renovado por dentro e por fora, o hatch produzido na fábrica da montadora em Betim (MG) vem para brigar com rivais de peso, como o novato Chevrolet Sonic e o veterano Volkswagen Polo. A meta da marca italiana é tirar o carro da modesta 22ª posição no ranking de mais vendidos do País.

Para isso, a montadora apostou em um design mais agressivo, seguindo as linhas da versão europeia do Punto. Na dianteira, o automóvel re-cebeu um filete cromado na carroceria, o chamado “bigo-

de”, já adotado pelos irmãos 500 e Palio. O interior ficou mais sofisticado, com quadro de instrumentos redesenha-do, maior nível de detalhes e acabamento de melhor qua-lidade.

A versão de entrada, Attrac-tive, sai por R$ 38.570 e con-ta com o motor 1.4 Fire Evo, que desenvolve até 88 cv de potência. As versões Essen-ce e Sporting são equipadas com propulsor 1.6 e 1.8, de 115 cv e 132 cv, e preços de R$ 41.750 e R$ 46.400, res-pectivamente.

Há ainda o modelo topo de linha, o T-Jet, que traz sob o capô o motor 1.4 turbo de 152 cv, além de itens exclu-sivos como bancos esporti-vos e sistema de som com subwoofer. O T-Jet tem preço sugerido de R$ 55.740.

O quE MuDOuAcompanhe de perto as mudanças introduzidas pela Fiat no novo punto.

Antes Agora

DIAnTEIRAMais robusta e agressiva que na versão anterior, a dianteira agora exibe faróis re-desenhados, grade inferior mais vistosa e “bigodinho” cromado na carroceria.

InTERIORpainel de instrumentos ficou mais sofisticado que o modelo antigo e as saídas de ar ganharam detalhes cro-mados. O console central recebeu um elegante tom azulado.

TRASEIRAAs novas linhas do para-choque agre-garam um ar mais parrudo ao carro em comparação à versão anterior. A traseira ganhou lanternas com iluminação em lED e um novo conjunto de luzes de ré na parte inferior.

Aline Magalhã[email protected]

Batizada de Antos, a nova linha de caminhões da Mer-cedes-Benz já tem data para estrear. Os modelos inéditos serão apresentados em se-tembro durante o Salão de Hannover, na Alemanha, con-forme anunciou a montadora na última terça-feira (31/07).

A linha contará com duas

opções de caminhões. A primeira delas será o Antos Loader, de 18 toneladas, vol-tado para uso com semirre-boques em composição de até 40 toneladas. A segunda, o Antos Volumer, de 26 to-neladas, trará compartimen-to de carga de baixa altura como diferencial.

A Mercedes não confirma quando ou se a novidade chega ao Brasil, mas, caso o modelo siga a tendência de outros veículos da marca, como o Actros e o Accelo, é possível que passe, inclusive, a ser produzido em território nacional.

Mercedes estreia nova linha de caminhõesDIVUlGAçãO

(Aline magalhães)

Page 20: Jornal ABCD MAIOR

20 ABCDMAIOR | 2 e 3 de agosto de 2012

autos Recall da ninjaA Kawasaki chamou para recall 15.150 unidades da ninja 250R na última segunda-feira (30/07). O motivo da convocação, de acordo com a montadora, foi a falha de um componente eletrônico que pode interromper bruscamente o funcionamento da motocicleta. para obter mais informações, os proprietários podem telefonar para 4422-9309.

Roubos e furtos de veículos no ABCD crescem 17% em 2012entre janeiro a junho, os ladrões levaram 10.348 carros. pM atribui elevação ao aumento da frota

Aline Magalhães

[email protected]

De acordo com o capitão do CPAM-6 (Comando de Policiamento de Área Metro-politano 6), Jefferson Aurélio Cansian, as regiões centrais das cidades são as ‘preferi-das’ pelos bandidos. “Os cri-minosos tendem a agir em lugares com maior circula-ção de pessoas e de carros”, revelou ele, que recomenda bastante atenção ao parar com o automóvel no farol e ao estacioná-lo em ruas com pouca iluminação.

Foi justamente no centro de Santo André que o moto-rista Antonio Sergio do Nasci-mento e sua esposa, a agente de registro Rosana Aparecida Rodrigues do Nascimento, ti-veram seu Volkswagen Fusca ano 1974 furtado em feverei-ro deste ano. O automóvel foi levado enquanto estava estacionado em uma rua pró-xima ao Paço Municipal.

“O escrivão da delegacia onde prestamos queixa disse que certamente não encontra-

ríamos o carro, pois furtos de modelos velhos assim são ‘en-comendas’, referindo-se à prá-tica do desmanche”, lembrou o casal, que voltou de ônibus para a casa em São Mateus, zona leste da capital, e não re-cuperou o carro até hoje.

Atualmente, a taxa de veículos recuperados pela Polícia Militar é de 40%, segundo dados da corpo-

ração. Embora os números da Secretaria de Segurança de São Paulo apontem para uma elevação crescente no índice de roubos e furtos de veículos, a Polícia Mili-tar espera fechar o ano com balanço positivo. “Nossas projeções preveem diminui-ção de 5% para crimes des-ta natureza em 2012”, disse Cansian.

Regiões centrais pedem mais atençãoSanto André e São Bernardo são as cidades com maior índice de roubos e furtos de carros do ABCD

Casal teve o Fusca ano 1974 furtado no centro de Santo André

AnDRIS BOVO

O número de roubos e fur-tos de veículos nas sete cida-des do ABCD cresceu 17% no primeiro semestre de 2012, de acordo com dados da Se-cretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo. Entre os meses de janeiro e junho deste ano, os municípios con-tabilizaram, ao todo, 10.348 casos contra 8.819 ocorrên-cias registradas durante o mesmo período de 2011.

A maior incidência desses crimes na Região aconteceu em Santo André, que somou 3.312 veículos furtados e rou-bados até junho último – 13% mais que nos primeiros seis meses de 2011.

Com exceção de Rio Gran-de da Serra, onde nenhuma ocorrência foi homologada, todas as demais cidades so-freram acréscimo frente a 2011. Três delas, ultrapassa-ram proporcionalmente o au-mento visto em Santo André.

Em Mauá, o número de ocorrências pulou de 920 para 1.266 de janeiro a ju-nho de 2012, o que represen-ta um índice 37% maior. Por sua vez, em São Caetano, os registros cresceram 20% (fo-ram 792 casos neste ano con-tra 658 em 2011), enquanto, em São Bernardo, a incidên-

cia desses crimes aumentou 19% (nos últimos seis meses, 3.115 furtos ou roubos foram computados frente aos 2.611 registrados no mesmo perío-do do ano passado).

No entanto, de acordo com o capitão do CPAM-6 (Co-mando de Policiamento de Área Metropolitano 6), Jeffer-son Aurélio Cansian, as esta-tísticas não são alarmantes. “Esses números oscilam de forma natural. Notamos que, quando há acréscimo sig-nificativo na quantidade de automóveis em circulação, a tendência é de que as ocor-rências também aumentem.”

Segundo informações do Detran (Departamento Esta-dual de Trânsito de São Pau-lo), só em Santo André houve aumento de 5% da frota em relação ao último ano, o que representa cerca de 25 mil novos veículos rodando pelas ruas da cidade.

O aumento de roubos e furtos de veículos acarretam diretamente na elevação do preço do seguro dos veículos mais visados pelos ladrões. Embora as seguradoras não confirmem, os valores das apólices devarão ser reajus-tados para cima em 2013 em todas as cidades do ABCD, com exceção de Rio Grande da Serra, que registrou queda de ocorrências.

OS ROuBOS E FuRTOS DE CARROS nA REGIãOOs registros em cada cidade no 1º semestre de 2011 e de 2012

Jan. a Jun.

de 2011

Jan. a Jun.

de 2012

Índice de

aumento

Santo André 2.928 3.312 13%

São Bernardo 2.611 3.115 19%

Diadema 1.469 1.631 11%

Mauá 920 1.266 37%

São Caetano 658 792 20%

Ribeirão Pires 226 232 2%

Rio Grande da Serra 7 0 _DADOS FORneCIDOS pelA SeCRetARIA DA SeGURAnçA púBlICA De SãO pAUlO

AlIne MAGAlHãeS