jornal a tribuna regional de cravinhos

32
ANO XXVIII • Nº 1287 • PROP. PUBLICIDADE JORNALISMO MORCANTI LTDA Exemplar Avulso R$ 2,00 EDIÇÃO DA SEMANA 32 PÁGINAS na internet: www.atribunaregional.com.br Caderno A Opinião............................. 02 Capa ......................... 04 e 05 Cidade .............................. 06 Eleição.............................. 07 Lançamento ...................... 08 Caderno B Cidade .............................. 10 Cultura.............................. 11 Entretenimento ......... 14 e 15 Política ............................. 16 Caderno C Esporte ..................... 18 a 22 Flash ................................. 24 Caderno D Classificados ............ 24 e 25 Imobiliárias ...................... 26 Perfil ................................. 28 Caderno E Saúde ................................ 29 Polícia ...................... 30 e 31 Tempo Hoje Amanhã Segunda-feira 36º 33º 31º 21º 21º 20º Pancadas de Chuva Chuva a qualquer hora Pancadas de Chuva Página 20 Página 07 Página 07 Página 07 Páginas 08 Páginas 20 e 21 CRAVINHOS, 08 DE DEZEMBRO DE 2012 Colunista do jornal A Tribuna lança livro Primeira-dama faz balanço de seus quatro anos Nossa reportagem foi a primeira a entrevistá-la antes de assumir o seu cargo em 2009, e na época ela se com- prometeu que quando saísse da administração o jornal A Tribuna Regional seria o primeiro veículo de imprensa a saber, bem como fazer a entrevista. Exonerada do cargo nessa semana, nós a recebemos em nossa redação, momento que ela fez revelações bombásticas, relatou suas alegrias, tristezas e o que mais poderia ter feito para o município de Cravinhos. Handebol de Cravinhos conquista 4 medalhas Conselheiros tutelares são eleitos Cravinhense tem conto publicado em livro Prefeito Cabelim começa a construir Posto de Saúde

Upload: leandro-cavalcanti

Post on 28-Mar-2016

288 views

Category:

Documents


39 download

DESCRIPTION

Edição 1287 - 08-12-2012

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

ANO XXVIII • Nº 1287 • PROP. PUBLICIDADE JORNALISMO MORCANTI LTDA

Exemplar Avulso

R$ 2,00

EDIÇÃO DA SEMANA 32 PÁGINAS na internet: www.atribunaregional.com.brCaderno AOpinião .............................02Capa .........................04 e 05Cidade ..............................06Eleição ..............................07Lançamento ......................08

Caderno BCidade ..............................10Cultura ..............................11Entretenimento .........14 e 15Política .............................16

Caderno CEsporte .....................18 a 22Flash .................................24

Caderno DClassifi cados ............24 e 25

Imobiliárias ......................26Perfi l .................................28

Caderno ESaúde ................................29Polícia ......................30 e 31

TempoHoje Amanhã Segunda-feira

36º 33º 31º

21º 21º 20ºPancadas deChuva

Chuva a qualquerhora

Pancadas deChuva

Página 20

Página 07

Página 07

Página 07

Páginas 08

Páginas 20 e 21

CRAVINHOS, 08 DE DEZEMBRO DE 2012

Colunista do jornal A Tribuna lança livro

Primeira-dama faz balanço de seus quatro anos

Nossa reportagem foi a primeira a entrevistá-la antes de assumir o seu cargo em 2009, e na época ela se com-prometeu que quando saísse da administração o jornal A Tribuna Regional seria o primeiro veículo de imprensa a saber, bem como fazer a entrevista. Exonerada do cargo nessa semana, nós a recebemos em nossa redação, momento que ela fez revelações bombásticas, relatou suas alegrias, tristezas e o que mais poderia ter feito para o município de Cravinhos.

Handebol de Cravinhosconquista 4 medalhas

Conselheiros tutelaressão eleitos

Cravinhense tem conto publicado em livro

Prefeito Cabelim começa a construir Posto de Saúde

Page 2: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

2 • Caderno A • • Sábado, 08 de dezembro de 2012

Política

Maria do Carmo

Olivito

Ecos das comemoraçõesde São Simão

São Simão representou e representa, ainda, o Berço da Proclamação da República, pois ali se plantou a semen-te para a derrubada da mo-narquia. Na verdade, vários cidadãos, homens públicos da comunidade participaram ativa e ardorosamente, da histórica convenção de Itu.

Foi sem duvida, uma ci-dade de grande projeção nos tempos idos, ao lado de Campinas, Moji Mirim e Casa Branca.

Dois fatos marcantes na vida de São Simão foram a defesa da autonomia munici-pal e a luta pela proclamação da República, e este motiva a cidade a reclamar o cog-nome de “Berço da Repúbli-ca”. Outro título reclamado por São Simão, que já existe em âmbito municipal é o de “Vale da Saúde”, tendo uma vista sua altitude e estar in-crustada em um vale, circun-dada por serras, é a região benefi ciada por um clima ameno e saudável.

Existem, ainda, na cida-de casas construídas intei-ramente de pedras e a igre-ja Matriz erguida em 1894, apresenta rara beleza, e seu altar- mor importado da Itá-lia é preservado graças a co-laboração de fi éis.

Surgida da devoção de um corajoso sertanista de fé, Simão da Silva Teixeira,

que a localidade exigiu uma capela em louvor ao Santo de seu nome, o progresso se estendeu na região a passos largos, sendo o primitivo nú-cleo habitacional elevado a município pela Lei nº 75, de 22-04-1865.

Preservando suas tradi-ções, São Simão, uma das mais antigas cidades do inte-rior paulista, comemora a 28 de outubro o Dia do Municí-pio, também consagrado ao Santo Padroeiro da Comuni-dade.

Marcelino RomanoMachado

Baile do CTC foi sucessoO baile do Cravinhos Tê-

nis Clube foi o maior suces-so, com um grande publico, e uma excelente organiza-ção. A orquestra do mais alto nível agradou a todos os pre-sentes.

A diretoria do Cravinhos Tênis Clube, através do seu Presidente Ernani Guima-rães Nogueira, e do Diretor Social, Jorge Namem, está de parabéns, por organizar e realizar eventos de alto nível.

Os associados do Tênis, só tem que elogiar o trabalho desta dinâmica equipe, que visa o melhor para este tradi-cional clube cravinhense.

(Notícias extraídas do jornal A Tribuna Regional

de 12 de dezembro de 1987, edição nº 117)

“No quartel eles ensinam a morrer pela pátria e viver sem razão”.

(Geraldo Vandré)

Aplausos ao Supremo Tribunal Federal

Esta via foi denomi-nada na gestão do então prefeito José

Vessi (1973/76), na im-plantação do Parque Indus-trial, no prolongamento do bairro Jardim Independên-cia. Esta via, rua Maria do Carmo Olivito, é composta de dois quarteirões, com imóveis residenciais e es-tabelecimentos comerciais.

Ela inicia na rua Elizabe-th Dezolt, acesso a rua Heitor Benassi e termina na margi-nal Rua Marechal Deodoro da Fonseca.

É pavimentada, têm todos melhoramentos, e um grande fl uxo de veículos.

Quem foi Maria doCarmo Olivito?

Nasceu na cidade de Cra-vinhos (SP), no dia 26 de ju-nho de 1945, fi lha do casal de italianos João Olivito e Maria De Gasperi Olivito.

Os italianos, como todos os demais imigrantes, deixa-ram seu país basicamente por motivos econômicos e socio-culturais. A Itália, depois de mais de 20 anos de lutas para a unifi cação do país, sua po-pulação, particularmente, a rural e mais pobre, tinha di-fi culdade de sobreviver seja nas pequenas propriedades que possuía ou onde simples-mente trabalhava.

A família Olivito deixou seu país de origem, vindo morar e trabalhar no Brasil, na cidade de Cravinhos (SP). Aqui nasceram os fi lhos de João e Maria, a jovem Maria do Carmo, Antonio Carlos, João e Maria Rita.

Ainda na infância e ado-lescência, Maria do Carmo, estudou no colégio interno “Sagrado Coração de Jesus”, na cidade de Jardinópolis (SP). Ao concluir o grupo escolar, veio para Cravinhos trabalhar com o irmão Anto-nio Carlos (Toninho Olivito), na loja de roupas Estela Maris Modas, primeiramente na rua Epitácio Pessoa, posterior-mente na rua XV de Novem-

bro (onde hoje funciona o res-taurante Sabor de Família).

Maria do Carmo, era co-nhecida como “Loira”, pela sua desenvoltura e uma pes-soa carismática, foi uma co-laboradora assídua na So-ciedade Italiana “Lavoro e Fratelanza”.

A convite do jovem presi-dente do Clube Recreativo na época, o advogado Dr. Carlos Alberto Damião, ocupou por muito anos o departamento social e de eventos, na organi-zação de bailes inesquecíveis. Na cidade todos a conheciam e apreciavam o trabalho da “Loira”, que também era uma exímia vendedora.

Quando foi vítima fatal

de um acidente de carro no Km 286 da Via Anhangue-ra, na madrugada do dia 02 de junho de 1974, cursava o Normal, na Instituição Uni-versitária Moreira Moraes, o equivalente ao Magistério, pois sonhava ser professora.

Ao longo de sua vida, Ma-ria do Carmo Olivito – Loira, dentro de suas atividades na área social e vendas, sempre se mostrou ser uma cidadã sé-ria e honesta, dotada do mais alto espírito de solidariedade humana, prestando relevantes serviços a comunidade.

Optou em fi car solteira, e faleceu em Cravinhos, no dia 03 de junho de 1974, aos 29 anos de idade.

Redação: Rua Cristiano Barreto, 54 - Centro - Cravinhos/SPFone: 3951-2228 - Fone/Fax: 3951-4819

e-mail: [email protected]

Diretor ResponsávelFrancisco J. Cavalcanti da Silva - MTB 33.717 - Fone 9145-3295

Jornalista ResponsávelKennedy Oliveira Gomes - MTB 46.290 - Fone 9143-8292

Projeto Gráfi coLeandro Bionês Cavalcanti da Silva - MTB 66.822 - Fone 9201-0942

Departamento ComercialSistema Impacto de Comunicação - Fone 3482-1208

Editado pela PublicidadeJornalismo Morcanti Ltda - ME

CGC 50.492.040/0001-76Inscrição Municipal 1021

Filiado ABRAJORI / ADJORIRepresentante Em todo o Brasil

ESSIÊ PUB. COMUNICAÇÃO Ltda.

NR. Não devolvemos originais. A Direção do Jornal não se responsabiliza por conceitos emiti-

dos por seus colaboradores.

ImpressãoSangaletti Editora e Gráfi ca Ltda ME

CNPJ: 04.001.259/0001-08End: Rua Santa Isabel, 250 – Vila Izabel – CEP:

13570-790 – São Carlos/SPFone: (16) 3368 3435 / 3368 1413

A semana passada não foi de boas notícias de eco-nomia para o Brasil. A

carga tributária subiu, o PIB fi -cou abaixo das expectativas, o país está muito mal colocado em dois rankings importantes – de crescimento e da qualidade da educação – e ainda perdemos o jornalista Joelmir Beting, um dos mais importantes analistas da área.

Como os números não men-tem, indicam que o sinal verme-lho está aceso. O crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma de todas as rique-zas geradas, fi cou abaixo das ex-pectativas do próprio governo. Em relação ao mesmo período do ano passado, esse índice foi de 0,9%, o pior resultado entre os países emergentes, os cha-mados BRICs – China (7,4%), Índia (5,3%), Rússia (2,9%) e África do Sul (2,3%).

No ranking de crescimento para este ano, elaborado pela OCDE (Organização para a Co-operação do Desenvolvimento Econômico), entre os BRICs, o Brasil terá o menor crescimen-to – 1,5%, bem abaixo da média mundial, de 2,9%.

Em outro levantamento, de desempenho educacional, fi ca-mos na penúltima posição entre 40 países analisados. O ranking, feito pela Pearson Internacional, mede os resultados de três testes internacionais aplicados em alu-nos do 5.º e do 9.º ano do ensino fundamental.

E há, ainda, outros aspectos muito preocupantes: no Brasil, os investimentos apresentaram resultado negativo pela terceira vez seguida, como ocorreu em 2008 e 2009, em plena crise. E as notícias ruins não param por aí. A carga tributária, no ano passado, foi recorde e atingiu 35,31% do PIB.

Em resumo: o país não

cresce e quem paga a conta é o cidadão. E mais: os números mostram uma realidade bem di-ferente daquela que o governo federal e suas propagandas ten-tam mostrar. E o que está erra-do? Não há planejamento para o crescimento sustentado a médio e longo prazo. E temos alertado para isso há muito tempo. Não foi por falta de aviso.

A maior preocupação do go-verno é como estará o país nos anos de eleição. E uma das pou-cas estratégias que demonstra ter é fazer com que as pessoas saiam às compras.

O consumo traz satisfação às pessoas, injeta recursos na eco-nomia, mas tem limites. Não se troca carro, geladeira, fogão, to-dos os anos. E o nível de endivi-damento dos brasileiros já indica que estamos próximos desse li-mite. O governo optou em usar a estratégia mais fácil, porém limi-tada, para estimular a economia.

Abandonou as reformas es-truturais, que começaram a ser feitas pelo PSDB nos dois gover-nos de Fernando Henrique Car-doso, e ao invés de uma ampla reforma tributária, que verdadei-ramente alivie o cidadão e o se-tor produtivo, opta por medidas pontuais, que podem representar um alívio momentâneo, mas que não resolvem o problema.

Sem uma mudança nos ru-mos e no comportamento do go-verno, o país caminhará a passos largos para a estagnação. Se a economia não cresce, as empre-sas param de contratar ou demi-tem. Sem emprego, as famílias perdem renda e podem passar por apertos. A questão de como o governo conduz a economia pode parecer complexa e distan-te, mas afeta todos os brasileiros.

*é deputado federal. Foi líder do PSDB na Câmara. conta-

[email protected]

OPINIÃO

Números não mentem

*SESSÃO DA DESPEDIDA. Na terça-feira que passou, foi a sessão de despedida para alguns, e um “até a próxima legislatura” para outros. Assuntos polêmicos foram colocados na pauta.*E O TEMPO PASSA... Estamos há 24 dias para a posse dos novos eleitos no dia 1º de janeiro de 2013.*DIPLOMAÇÃO. Na próxima sexta-feira, dia 14, às 14h, na Câmara Municipal, acontece a diplomação dos eleitos de Cra-vinhos e Serra Azul. Solenidade presidida pelo Juiz Eleitoral e funcionários do Cartório Eleitoral. *PARECIA PLEITO POLÍTICO. A movimentação de pessoas e a mobilização de cabos eleitorais na eleição dos novos Conse-lheiros Tutelares mostrava um clima de pleito político. A presen-ça de políticos, próximo ao local de votação reforçou esta visão de quem passava pelo local, ou de quem estava ali para votar. Marcou presença 1213 eleitores, um número surpreendente. *INCÊNDIO NO FACEBOOK. O vereador eleito e ex-prefeito Francisco Vessi postou em sua página no Facebook e no grupo Transformar Cravinhos, informação sobre os trabalhos Legislativos da última terça-feira, que mobilizou a cidade inteira. O prefeito Ca-belim, foi a Câmara prestar informações aos vereadores e munícipes. *DESPEDIDA I. Dos quatro vereadores não reeleitos, apenas dois ocuparam a tribuna da Câmara para agradecer apoio e dese-jar boas festas aos moradores de Cravinhos. Foram os vereadores Marquinhos da Padaria e Antonio Marques. Os dois discursaram de forma emotiva. *DESPEDIDA II. Os outros dois não reeleitos, vereadores Nilo Rossi e Wagner da Cadeira de Rodas, fi caram calados. Ambos ainda alimentam sonhos. A esperança é a última que morre. *CADÊ ELES?!? Das centenas de fi liados ao SASSOF, na elei-ção dos novos membros na quinta-feira (06/12), apenas 26 apare-ceram. O vereador Marquinhos da padaria se mostrou indignado na sessão extraordinária de ontem (07/12).*O DISCURSO ESTAVA BOM, MAS... Trocar Chico Anísio por Chico Xavier, foi hilário..... *PERU DE NATAL. Papai Noel já chegou ao apartamento dos senadores, trazendo 50 fogões top de linha, 30 fornos e 30 máqui-nas de café, sem pó. Ainda.*PENSANDO BEM... Lula saiu do Brasil para escapar do fi m do mundo, previsto pelos maias para 21 de dezembro, sexta-feira.

Temos certeza que pou-cos acreditavam, mas estamos chegando ao

fi nal daquele que é, provavel-mente, o julgamento judicial mais importante da história de nosso País.

Todos os quarenta acusa-dos (onde estaria Ali Babá?) foram, em sua maioria, apena-dos, ou seja, condenados pela prática de diversos crimes, en-tre eles corrupção ativa e pas-siva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Não tenho o intuito de con-cluir pelo acerto ou erro da de-cisão (o processo tem milhares de páginas), mas ouso dizer que, mais que jurídico esta de-cisão tem contornos políticos e sociais que já entraram para a história de nosso País.

Quem, como eu, na faixa dos 50 anos, ousaria dizer que, nesta terra de “petra-lhas”, alguém seria punido por qualquer crime de “cola-rinho branco”?

Alteração de votação (pai-nel) no Senado, ganhos forja-dos em loteria, funcionários fantasmas, corrupção, caixi-nhas, lavagem de dinheiro, monstros que assombraram (e certamente ainda continuarão assombrando) o Brasil, e cuja

Duarte Nogueira*

Ministro Joaquim Barbosa

PARA A POSTERIDADE

Diplomação dos atuais vereadores, prefeito Cabelim e vice Sebastião dos Móveis, em dezembro de 2008. Momento que

fi cará para a história política de Cravinhos.

punição parecia algo irreal.Julgamento extremamen-

te complicado, com muitos réus, uma quantidade impen-sável de documentos, advo-gados “medalhões”, contatos, ligações telefônicas e demais tipos de pressões.

Enfi m, tudo isso parece ter sido superado por nosso “Jo-aquim” e sua Corte. A Justiça não pode temer os poderosos!

Estamos neste momento numa fase muito importante, que é o afastamento defi ni-tivo do Congresso Nacional dos três deputados envolvidos – João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT).

De toda forma, aplausos ao nosso “Joaquim” e seu STF.

Page 3: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

Sábado, 08 de dezembro de 2012 • • Caderno A • 3

Page 4: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

4 • Caderno A • • Sábado, 08 de dezembro de 2012

Kennedy OliveiraFotos:A Redação

BALANÇO – Cleusa Maria Machado Ferdinando fala, com exclusividade, como foi seu trab

“No início do meu menos favorecidos e

O Fundo Social de Solidariedade de Cravinhos tem o

objetivo de mobilizar a co-munidade para atender às ne-cessidades e problemas so-ciais locais. Preocupado com problemas, o Fundo enfatiza a importância do trabalho in-tegrado, do voluntariado e de cursos de capacitação e gera-ção de renda.

Para concretizar estas ações sociais, o Fundo So-cial tem como parceiros o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Prefei-tura Municipal, Secretarias Municipais: da Assistência Social, Educação e Cultura que atendem a diversos pro-gramas, cursos de capacita-ção profi ssional e geração de renda, bem como campa-nhas sazonais.

Desde 1º de janeiro de 2009 o Fundo Social de So-lidariedade de Cravinhos teve uma nova presidente que também acumulou os cargos de primeira-dama e secretária da Assistência So-cial, trata-se de Cleusa Ma-ria Machado Ferdinando, 60 anos, casada com o prefeito José Francisco Matasso Fer-dinando (Cabelim) e mãe das jovens Renata e Juliana.

Cleusa que é aposentada como técnica de Enferma-gem e se especializou em Radiologia, é catequista há mais de 12 anos e ainda fez parte do Grupo do Sagrado Coração da Paróquia São José, Conferência Santa Te-rezinha, coral da Matriz São José e Conferência São Luiz Gonzaga. E ainda sempre desenvolveu um trabalho social na Paróquia São José.

“Assumi o Fundo Social no dia 1º de janeiro e desen-volvo um trabalho de forma

integrada e com espírito de equipe. Para viabilizar nos-sos objetivos contei com o apoio essencial do setor pú-blico e da sociedade civil, por isso saio agora com a cabeça erguida e com a cer-teza que eu e minha equipe fi zemos um grande trabalho em prol de Cravinhos”, diz Cleusa Ferdinando.

Nossa reportagem foi a primeira a entrevistá-la an-tes de assumir o seu cargo em 2009, e na época ela se comprometeu que quando saísse da administração o jornal A Tribuna Regional seria o primeiro veículo de imprensa a saber, bem como fazer a entrevista. Exonera-da do cargo nessa semana, nós a recebemos em nossa redação, momento que ela fez revelações bombásticas, relatou suas alegrias, triste-zas e o que mais poderia ter feito para o município de Cravinhos.

ATR – A senhora con-seguiu cumprir a meta que havia programado de quando assumisse o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria da Assistência Social?

Cleusa Maria Machado Ferdinando – No início de meu trabalho, a minha meta era acolher os menos favo-recidos pela sorte, e tenho certeza que isso foi cumpri-do. Mas para que esse traba-lho pudesse ter sucesso, só foi possível graças ao envol-vimento de muitas pessoas.

ATR – Quando assumiu o cargo a senhora recebeu muitas críticas?

Cleusa Ferdinando – Sim, principalmente de mi-nha família. Mas sei que muitas pessoas no início ri-ram de mim, inclusive uma me disse que eu era burra e não merecia o cargo. Já ou-tras disseram que eu iria so-mente rezar. Para todas mos-trei o meu valor e gostaria mesmo que houvesse tempo para rezar um terço no Plan-tão Social, mas isso não é possível devido o dinamismo que é aquele local.

ATR – Qual o momen-to que mais fi cou marcado para a senhora durante es-ses quatro anos?

Cleusa Ferdinando – Quando assumi vi que o Fundo Social dependia mui-

Entrevista

to da Prefeitura Municipal, por isso achei que deveria realizar festas e a verba re-verter para o Fundo, assim adquirindo o necessário para as pessoas carentes. Fizemos a 1ª Feijoada do Centro de Referência do Idoso e todas as pessoas que participaram se doaram para realizá-la, sem receber nada em troca e sim pelo simples amor de ver outras pessoas sendo auxilia-das. Mas nenhuma assistente social do município compa-receu e nem ajudou, entre-tanto quando era para pedir as coisas sempre corriam lá para solicitar pra mim.

ATR – A senhora foi a primeira a inserir o Fundo Social de Solidariedade de Cravinhos em todas as fes-tas benefi centes. Isso lhe deixa orgulhosa?

Cleusa Ferdinando –

Não havia nem pensado nis-so, mas realmente é verdade fui a primeira a inserir o Fundo Social nos eventos da Prefeitura. Mas fi z isso por-que fi cava incomodada de ir toda vez pedir as coisas para o Cabelim, então quando o Departamento Jurídico disse que poderia realizar essas promoções não tive dúvida, e auxiliou muito participar desses eventos, porque toda a verba arrecadada serviu para ser revertida na compra de equipamentos para gera-ção de renda e emprego aos mais necessitados.

ATR – Qual foi o mo-mento de maior alegria durante o seu trabalho nesses quatro anos?

Cleusa Ferdinando – Muitos fatos me deixaram contentes, inclusive na se-mana passada uma pessoa

Page 5: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

Sábado, 08 de dezembro de 2012 • • Caderno A • 5

balho durante os quatro anos que fi cou à frente do Fundo Social de Solidariedade de Cravinhos e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

trabalho, a minha meta era acolher os tenho certeza de que isso foi cumprido”

apareceu desesperada no Plantão Social, porque ne-cessitava de um emprego, pois tinha que sustentar a casa. Imediatamente fui conversar com o gerente do Supermercado Mialich [Josué] e falei o que estava acontecendo, passados dois dias a mesma pessoa me encontrou e agradeceu, pois havia sido contratada para trabalhar no supermercado. Outras empresas também me auxiliaram muito quan-do pedia uma oportunidade de emprego para as pessoas carentes.

ATR – O que te deixou mais triste?

Cleusa Ferdinando – Ficava muito triste quando não podia resolver alguns problemas, isso realmente me deixava chateada.

ATR – Alguma coisa te incomodou muito nesses quatro anos?

Cleusa Ferdinando – A única coisa que sempre me incomodou foi quando as pessoas de determina-dos setores tinham medo de eu assinar documentos, pois achavam que eu pode-ria prejudicá-las, assim iam

logo falar com o prefeito Cabelim. Isso me deixava incomodada, porque eu sou uma pessoa estudada e com formação, além de saber que a única coisa errada que não se pode fazer é roubar. Por isso hoje essas pessoas deveriam ter fi cado quietas, pois viram que tinha muita competência para estar no cargo que ocupava.

ATR – Como foi a re-ceptividade da população ao seu trabalho?

Cleusa Ferdinando – Sou muito grata a comu-nidade de Cravinhos, as empresas e o comércio em geral, pois acreditaram no trabalho de minha equipe e foram diversas as doações de roupas de adulto e crian-ças, enxovais de bebê e ou-tros utensílios. A comunida-de de Cravinhos é generosa, e quero dizer a todos que doaram que eles nem imagi-nam quantas pessoas vesti-ram, calçaram e aqueceram!

ATR – O trabalho vo-luntário das costureiras também foi positivo?

Cleusa Ferdinando – Agradeço as costureiras voluntárias (Mara, Maria

Luísa, Dona Angelina e Vera), que com seu trabalho possibilitaram a doação de roupas, principalmente para recém-nascidos. Todas fo-ram costuradas com muito carinho e dedicação.

ATR – Se pudesse fazer um pedido, qual seria?

Cleusa Ferdinando – Al-guns setores da Prefeitura de Cravinhos quando promo-vem reformas encostam os móveis antigos, mas todos ainda estão em boas condi-ções e podem ser aproveita-dos. Eu e a equipe do Paraná pegamos muitas coisas que estavam abandonadas no galpão do agronegócio, e depois de um trato coloca-mos à disposição dos mais necessitados.

Um certo dia a equi-

pe passou em frente a uma escola e viu que seriam jo-gados 30 berços fora, ime-diatamente me avisaram e eu mandei recolher todos, inclusive até ontem [quinta--feira] ainda distribui al-guns que sobraram. Mas muitos setores dizem que não podem doar, devido a ‘plaquinha de Patrimônio’, entretanto para mim isso é somente um pretexto para as pessoas não terem trabalho, porque é só tirar a ‘plaqui-nha’ e entregar na Prefeitura para dar baixa. Por isso peço que pensem nos mais neces-sitados antes de falar: “não”.

ATR – Gostaria de acrescentar mais alguma coisa ao seu pedido?

Cleusa Ferdinando – So-mente gostaria de comuni-

car que existe um setor da Prefeitura Municipal que guardou mesa, cadeira e ou-tros objetos, mas não quer repassar porque diz que os mesmos serão utilizados, entretanto isso não é verda-de, porque o prefeito Cabe-lim comprou novos. Só que-ro que essa pessoa saiba que muitos não tem uma mesa para comer e nenhuma ca-deira para sentar.

ATR – O que de mais importante a senhora aprendeu durante esses quatro anos?

Cleusa Ferdinando – “Uma primeira-dama ajuda a comunidade não por sta-tus, mas sim por um chama-do de Deus”.

ATR – Quem você gos-taria de agradecer nesse fi nal de mandato?

Cleusa Ferdinando – Em primeiro lugar agradeço a Deus, depois ao Cabelim por ter me dado a oportuni-dade de trabalhar na Secre-taria da Assistência Social. Também quero dizer que o jornal A Tribuna Regional sempre foi um grande par-ceiro, pois tudo que pedia para ser publicado quanto

a divulgação de cursos e inscrições sempre fui bem atendida. O Kelce Costa, coordenador da Visual Mí-dia e seus funcionários tam-bém fi cam com meus agra-decimentos pelas doações de brinquedos no dia das Crianças. Muito obrigado a toda equipe da Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade, bem como a equipe do Paraná, funcioná-rios da Garagem Municipal e o Departamento Jurídico da Prefeitura. Também foi ótimo trabalhar em parceria com a Secretaria da Cultura.

Mais uma vez obrigada a toda comunidade pela ge-nerosidade das doações. Um Feliz Natal para todos e um próspero Ano Novo!”.

ATR – Obrigada por cumprir com a palavra e nos conceder essa entrevis-ta, após quatro anos.

Cleusa Ferdinando – Nada mais justo, porque a minha primeira entrevista foi feita por vocês, que me ajudaram a expor os meus planos quando assumi o meu cargo. Agora venho aqui dar uma satisfação de tudo que fi z durante esses quatro anos. Muito obrigada!

Page 6: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

6 • Caderno A • • Sábado, 08 de dezembro de 2012

Cidade

Kennedy OliveiraFotos: A Redação

LITERATURA – Durante o evento, todos os participantes foram agraciados com um exemplar do livro, puderam participar de um maravilhoso coquetel e ainda trocar ideias.

Cravinhense tem conto retratado em Antologia

Kennedy OliveiraFotos: A Redação

ALINHAMENTO – Evento envolverá prefeitos e vereadores eleitos na região de Ribeirão Preto pelo PSDB.

Boi participará de encontro regional do PSDB

Será realizado neste sábado (08/12), em Sertãozinho, a reu-

nião regional do PSDB de Ribeirão Preto. O evento reunirá prefeitos, verea-dores eleitos e lideranças do partido.

O objetivo do encontro é fazer um balanço das

eleições na região, apre-sentar prefeitos e verea-dores eleitos, e discutir a elaboração de um plano de trabalho.

O presidente estadu-al do PSDB e deputado estadual Pedro Tobias, o deputado federal Duarte Nogueira, e o deputado estadual Welson Gaspa-rini confi rmaram parti-cipação no evento. Além

do prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos, o popular Boi, que volta à administração municipal através do voto da população cravinhen-se.

“O PSDB se fortalece a cada eleição na região e essa integração entre lide-ranças, gestores e militan-tes facilita a troca de ex-periências, especialmente

de programas e projetos exitosos desenvolvidos nas administrações tuca-nas”, ressalta o deputado Duarte Nogueira.

O evento acontecerá no Sindicato dos Trabalha-dores da Indústria de Ali-mentação, Açúcar, Álcool e afi ns, que fi ca localizada na Rua Terêncio Ricciard, 1048, no município de Sertãozinho.

Por mais um ano a apre-sentadora e profes-sora, Irene Coimbra,

realiza a “Antologia Ponto & Vírgula – Poesias, Con-tos e Crônicas”, que reunirá 118 textos de escritores inde-pendentes de Ribeirão Preto e região. O evento sempre tem sido destaque em todos os veículos de comunicação, uma vez que é um apoio in-condicional para aqueles que querem demonstrar os seus trabalhos.

O evento que aconteceu na sexta-feira (07/12), no

A escritora Lucimara Souza teve o conto “Romance de novela” retratado na Antologia

A escritora Lucimara Souza com a coordenadora da Antologia, Irene Coimbra

Prefeito eleito, Boi, para os próximos quatro anos par-ticipará de reunião que acontecerá em Sertãozinho

Hotel Nacional, em Ribei-rão Preto, também contou com a participação da cra-vinhense Lucimara da Silva

de Souza, que tem o conto “Romance de novela” retra-tado nessa obra.

“É um orgulho muito

grande participar desse even-to e ter um de meus contos retratados nessa grande obra. Estou muito lisonjeada e continuarei desenvolvendo o meu trabalho para que no futuro possa publicar meu próprio livro”, diz a escritora Lucimara Souza.

Durante o evento, todos os participantes foram agra-ciados com um exemplar do livro, puderam participar de um maravilhoso coquetel e ainda trocar ideias.

“Foi uma noite maravilhosa de confraternização entre escri-tores, poetas, declamadores e o público em geral! Mais uma oportunidade de conhecer no-

vas pessoas e fazer novas ami-zades”, relata a idealizadora da Antologia, Irene Coimbra.

O evento contou com a participação do professor e escritor Antônio Carlos Tór-toro, o qual realizou uma sin-gela homenagem a todos os participantes. Além dos de-clamadores Antonio Ventu-

ra, Débora Soares Perucello Ventura, Elisa Alderani, Lu-cília Junqueira de Almeida Prado, Maria Lúcia Cardo-so dos Santos, Nely Cyrino de Mello e Nilva Mariani. Os músicos presentes foram Gustavo Molinari, Carolina Strackovinch, Leandro Silva e Raphael Heijy.

Page 7: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

Sábado, 08 de dezembro de 2012 • • Caderno A • 7

EleiçãoRESPONSABILIDADE – Os conselheiros serão empossados em 1º de janeiro de 2013 e permanecerão no cargo até 31 de dezembro de 2015.

Kennedy OliveiraFoto: A Redação

O conselheiro tute-lar deve zelar pelo cumprimento de

direitos, garantir efetiva-ção desses direitos e orien-tar a construção da política de atendimento. Também é dever do conselheiro traba-lhar diretamente com pes-soas que, na maioria das vezes, vão ao Conselho Tutelar ou recebem sua vi-sita em situações de crises e difi culdades.

Visando preencher os cargos para o triênio 2013/2015, um processo seletivo foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, para qua-lifi car os sete melhores candidatos a disputar uma eleição por escolha de voto popular, realizada no úl-

timo domingo (02/12), na EMEB. João Nogueira. A eleição contou com 1213 votantes, foi democrática e dividida em 6 seções.

“Todo processo eleitoral se desenvolveu da melhor maneira possível, uma vez que os candidatos se res-peitaram, agiram com ética e exerceram em plenitude a democracia. A população de Cravinhos também está de parabéns, porque mais de 1200 cidadãos saíram de suas casas em pleno do-mingo e foram votar, uma vez que a eleição para a escolha do conselheiro tu-telar não é obrigatório. En-tão isso mostra o envolvi-mento da sociedade civil e podemos ver o exercício da cidadania”, comenta o Pro-motor de Justiça, Dr. Wan-derley Baptista Trindade Jr.

O Conselho Tutelar funciona 24 horas diárias,

População de Cravinhos escolheseus conselheiros tutelares para

o próximo triênio

Presidentes de seção e fi scais dos candidatosdurante a apuração dos votos

Autoridades municipais se fi zerampresentes durante todo o dia da eleição

sendo que os conselheiros prestam serviços por um período de 8 horas por dia, seguindo a escala de traba-lho a ser adotada em con-senso pelos membros do Conselho.

Dos concorrentes ao Conselho Tutelar cinco foram os eleitos, sendo Ri-

cardo de Carvalho Morei-ra (298 votos), Fernanda Adriana Ferreira Barbosa (271 votos), Bárbara Ca-roline de Souza Schmidt (242 votos), Andréa Costa Merlo (157 votos) e Anto-nio José Perrino Bitarian (129 votos). Como suplen-tes fi caram Giovana Gal-

dona Floriano (91 votos) e Simone Manella da Cruz (35 votos).

Nossa reportagem es-teve em contato com os conselheiros eleitos e eles puderam expor um pouco do que pretendem fazer à frente do Conselho Tute-lar. A conselheira Fernan-

da Barbosa foi procurada por nossa reportagem, mas devido ao nascimento de seu fi lho na quinta-feira (06/12) não pôde nos re-ceber seguindo o conselho de seu médico. Na próxi-ma edição do semanário ela também responderá as perguntas pertinentes.

Nome completo: Ricardo de Carvalho MoreiraIdade: 23 anosFormação: estudante de engenharia mecânica

ATR – Por que decidiu se candidatar ao Con-selho Tutelar de Cravi-nhos?

Ricardo Moreira – De-cidi porque como trabalho na área de assistência so-cial me identifi quei com tal cargo que poderia a vir ocupar.

ATR – Você já sabe quais serão suas princi-pais funções?

Ricardo Moreira – Sei algumas, mas terá um cur-so que faremos no início do ano, o que possibilitará que nos especializemos.

ATR – O que a popula-ção de Cravinhos pode es-perar de sua participação na defesa dos Direitos da Criança e Adolescente?

Ricardo Moreira – A cidade está com muitos problemas de drogas, prin-cipalmente, entre crianças e adolescentes. Por isso pretendo ajudar em todas as circunstâncias dentro de meus parâmetros para que

esse problema seja diminu-ído e quem sabe até mesmo totalmente erradicado.

ATR – Suas considera-ções fi nais.

Ricardo Moreira – Ve-nho publicamente manifes-tar a minha gratidão e os meus agradecimentos a to-dos amigos, que de forma voluntária compareceram na eleição dos novos Con-selheiros Tutelares, no últi-mo dia 02 de dezembro, e votaram no meu nome para ocupar uma vaga no Con-selho.

Nome completo: Andréa Costa MerloIdade: 26 anosFormação: estudante de Direito

ATR – Por que decidiu se candidatar ao Con-selho Tutelar de Cravi-nhos?

Andréa Merlo – Me candidatei por ter conhe-cimento e aptidão para desenvolver um trabalho sério e respeitado junto aos conselheiros eleitos, cons-cientizando, inclusive, a população dos seus direi-tos e deveres, pois além dos órgãos específi cos, a

sociedade também deve se manifestar e contribuir para que nossas crianças e adolescentes cresçam de forma saudável e íntegra, para que no futuro tenha-mos gerações conscientes e responsáveis.

ATR – Você já sabe quais serão suas princi-pais funções?

Andréa Merlo – Acredi-to que as funções do Con-selheiro Tutelar, por serem de elevada importância social para a comunidade vão além das elencadas no art. 136 da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), porém sem extrapolar os limites legais. Tendo em vista que a fun-ção de proteger a criança e o adolescente desdobra-se em várias vertentes, exi-gindo que os profi ssionais que integram o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente desenvolvam um trabalho de integração em equipe priorizando o bem estar e a dignidade so-cial destes seres humanos em plena formação.

ATR – O que a popula-ção de Cravinhos pode es-perar de sua participação na defesa dos Direitos da Criança e Adolescente?

Andréa Merlo – Meu desempenho será diário e incessante para que todos os direitos da Criança e do Adolescente sejam respei-tados de forma integral, ze-lando para que não sejam violados, e agindo da melhor forma para benefi ciá-los.

ATR – Suas considera-

ções fi nais.Andréa Merlo – Gosta-

ria de agradecer a todas as pessoas que estiveram pre-sentes no último domingo na eleição para a formação do novo Conselho Tutelar, isso demonstra o quanto sabem a importância des-ta entidade na proteção de nossos jovens, e que estão exercendo o seu papel de cidadãos da sociedade cra-vinhense.

Nome completo: Antônio José Perrino BitarianIdade: 24 anosFormação: estudante de Direito

ATR – Por que decidiu se candidatar ao Con-selho Tutelar de Cravi-nhos?

Antônio Perrino – A princípio como sou estu-dante de direito optei por algo em minha área. Mi-nha mãe me deu a ideia de concursos, mas como achei interessante e importante para a sociedade decidi por participar da prova e tentar ser conselheiro.

ATR – Você já sabe

quais serão suas princi-pais funções?

Antônio Perrino – Tra-balhar com leis e isso tem a ver com minha área.

ATR – O que a popu-lação de Cravinhos pode esperar de sua participa-ção na defesa dos Direitos da Criança e Adolescen-te?

Antônio Perrino – Terá um curso para os conse-lheiros no início do ano que vem, onde será passa-do tudo o que será feito. Eu sei que a ideia é ajudar os menores incapazes entre outros.

ATR – Suas considera-ções fi nais.

Antônio Perrino – Como disse na campanha, eu trabalho com empenho em tudo que faço. O míni-mo que podem esperar da minha parte é esforço físi-co e mental, e vou cumprir com tudo que me destina-rem.

Nome completo: Bárbara Caroline de Souza Sch-midtIdade: 25 anosFormação: Magistério completo

ATR – Por que decidiu se candidatar ao Con-selho Tutelar de Cravi-nhos?

Bárbara Schmidt – Mi-nha pastora é conselheira tutelar já há 2 mandatos, e eu acompanhando o seu trabalho me interessei, pois sempre trabalhei com crianças, fi z Magistério e me interessou, pois gosto da área.

ATR – Você já sabe quais serão suas princi-pais funções?

Bárbara Schmidt – A principal é a defesa da criança, pois vemos muitos casos de crianças abando-nadas, violentadas, entre outros males. A gente tem que defender o direito das crianças.

ATR – O que a popu-lação de Cravinhos pode esperar de sua participa-ção na defesa dos Direitos da Criança e Adolescen-te?

Bárbara Schmidt – O conselheiro está para aju-dar, ou seja, é um mediador para auxiliar os pais a edu-car a criança da melhor for-ma, mostrando os direitos e os defendendo.

ATR – Suas considera-ções fi nais.

Bárbara Schmidt – Quero fazer o melhor pos-sível, já conversei com pessoas envolvidas na Educação, pois precisamos fazer uma parceria. Preten-do estar bem presente nas escolas e na população em geral.

Page 8: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

8 • Caderno A • • Sábado, 08 de dezembro de 2012

LançamentoLANÇAMENTO – Livro “Cidade de Todos” pretende que população e poder público refl itam sobre o seu verdadeiro papel na preservação do Meio Ambiente.

Colunista do jornal A Tribuna Regional lança livro no próximo dia 13

Kennedy Oliveira Fotos: Divulgação

A organização do es-paço da cidade é visível e invisível

ao mesmo tempo. Vê-la nestes dois aspectos depen-de da acuidade do olhar de cada um. A maneira como se vê uma cidade em fun-cionamento está relaciona-da ao nível de percepção que se consegue ter da sua realidade. Alguns fatos são visíveis a umas pessoas e não a outras.

A sensibilidade, os in-teresses, a idade, o estado civil, as condições físicas, o nível escolar e de renda, a formação profi ssional, o humor, a hora do dia ou da noite, a religião, o lugar, o barulho, o silêncio estão

entre as condicionantes da interpretação do “como” a cidade realmente é.

Para fazer a população refl etir sobre os problemas e soluções r e l a c i o n a -das ao Meio A m b i e n t e , o geógrafo Elias Antonio Vieira decidiu por escrever o livro “Cidade de Todos”, que reproduz a di-nâmica de uma cidade em for-ma de artigos e fotos, que leva os leitores à re-fl exão.

“Esse livro surgiu com o apoio e incenti-

vo de três jornalistas, que sempre relatavam aconte-cimentos que prejudica-vam o Meio Ambiente em diversas cidades da

região de Ribeirão Preto e do litoral paulista. Mas são situações que com certeza também ocorrem em outros municípios brasileiros, por isso achei que com o meu conhecimento não deveria somente apontar os erros, mas ajudar a solucioná-los. E o resultado disso é o livro ‘Cidade de Todos’”, expli-ca o autor Elias Vieira.

O livro ainda conta com o prefácio do Promotor de Justiça, Dr. Wanderley Baptista Trindade Jr. e de depoimentos do empresá-rio Ricardo Pagano e do jornalista Roberto Ribeiro.

O lançamento do li-vro “Cidade de Todos” acontecerá na quinta-feira

(13/12), às 19h30, no Me-morial Casa Libaneza – Espaço Cultural de Cravi-nhos”, e espera contar com a presença de um grande

público para participar des-se evento que promete dar uma nova visão ao Meio Ambiente das cidades da região.

Geógrafo Elias Vieira lançará o seu primeiro livro na quinta-feira (13/12), no Memorial Casa Libaneza

Page 9: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

Sábado, 08 de dezembro de 2012 • • Caderno B • 9

Page 10: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

10 • Caderno B • • Sábado, 08 de dezembro de 2012

EMOÇÃO – Lágrimas e lembranças marcaram a última sexta de novembro, já que uma singela e linda homenagem foi realizada as antigas funcionárias da Casa da Criança.

Francisco CavalcantiFoto: Divulgação

Na sexta-feira (30/11), a Casa da Criança acordou

mais animada. As antigas funcionárias Therezinha Silvério (Tia Therezinha), Aparecida Pelegi (Tia Gor-da) e Irma Calegione Zec-ca (Tia Irma Zecca) foram recebidas para um café da manhã especial, repleto de homenagens e emoções.

Sem desconfi ar de nada, as homenageadas compa-receram a instituição pen-sando que iriam celebrar os 80 anos de Dona There-zinha, antiga colaboradora que trabalhou por 23 em prol das crianças de Cravi-nhos.

Visivelmente emocio-nadas, as “tias”, como são conhecidas pelas crianças, não conseguiam esconder a felicidade e as lágrimas ao rever a história da institui-ção e momentos especiais que ali viveram.

Uma apresentação foi criada, com fotos e depoi-mentos das “tias” que sem nem imaginar, foram entre-

vistadas durante a semana da comemoração. Dentre muitas histórias, chamava a atenção o carinho e a sau-dade que sentiam ao relata-rem os anos que trabalha-ram no local.

O responsável pela ho-menagem foi o empresário Fábio Simonetti. Junta-mente à Casa da Criança, Fábio, que esteve na ins-tituição dos seus 7 a 11 anos, aproveitou as come-morações dos 80 anos de sua mãe de coração, Tia

Therezinha, e realizou algo que há muito tempo plane-java: “agradecer essas três mulheres que, com muita garra e determinação, en-frentaram as difi culdades e alegraram a vida de muitas crianças”.

HistóriaFundada em 08 de de-

zembro de 1964 pelo promotor Dr. José Henri-que Pierangeli, a Casa da Criança surgiu para atender o grande número de crian-

ças que fi cavam nas ruas quando não estavam nas escolas. Livre de qualquer envolvimento político, a instituição é reconhecida pelo município, pela co-munidade e tem um único objetivo: integrar as crian-ças de Cravinhos junto à sociedade através de ati-vidades culturais e espor-tivas. Atualmente, a Insti-tuição atende 160 crianças com idade entre 7 e 11 anos durante os períodos diurno e vespertino.

Casa da Criança homenageia antigas funcionárias

Cidade

ATITUDE – O projeto parte da pesquisa de histórias que envolvam a cidade de Cravinhos, e passa por ofi cinas de literatura, artes integradas e confecção de livros artesanais.

Leandro CavalcantiFoto: Jamila Grecco

O ano de 2013 co-meça com boas notícias e muito

trabalho para a ONG Sara. O projeto “Nossa história na Biblioteca”, idealizado pelo arte-educador e agora colaborador da instituição, Felipe Pereira foi aprova-do pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) e será de-senvolvido pela ONG Sara a partir do próximo ano.

O projeto parte da pes-quisa de histórias que en-

volvam a cidade de Cravi-nhos, e passa por ofi cinas de literatura, artes integra-das e confecção de livros artesanais, estabelecendo pontes entre as histórias lo-cais, histórias escritas con-sagradas presentes no acer-vo da Biblioteca Municipal e outras manifestações ar-tísticas, assim estimulando a leitura e a valorização da cidade e sua história, além de aproximar o público da biblioteca a partir da iden-tifi cação entre as histórias de cada indivíduo e os li-vros disponíveis no acervo.

O ProAC é um proje-to do Governo do Estado São Paulo, com o objetivo de disponibilizar recursos

fi nanceiros públicos para atender demandas da so-ciedade civil na produção artístico-cultural.

ONG Sara tem projeto aprovado pelo Programa de Ação Cultural

Sugestão ao Tenente Klemp

Quem lê a A Tribu-na Regional com atenção vem sendo

benefi ciado com as suges-tões e orientações publica-das pelo Tenente Klemp, que buscam proporcionar segurança e tranquilidade aos cidadãos que deveriam acautelar-se diante do risco iminente de roubo, furto, assaltos e violências, em que pesem a exaustiva re-pressão da Polícia Militar de Cravinhos sob seu co-mando.

No entanto Tenente, entre os seus comanda-dos existe um policial que destoa e deixa de oferecer segurança aos cidadãos de Cravinhos, quando compe-te a ele atender ocorrências corriqueiras, portando-se de maneira arrogante e in-compatível com sua fun-ção, além de promover atos de intimidação desne-cessária como ocorreu co-migo no último dia 04/12, quando solicitei a presença da Polícia Militar para ave-riguar caso de embriaguez de uma pessoa ou possível acontecimento de mau sú-bito, dado a inércia do pa-ciente que se encontrava debruçado na calçada de minha casa.

Constatado que se trata-va de embriaguez o referi-do policial esbravejou que a Polícia tinha assuntos mais importantes a resol-ver, e diante de meu argu-mento de que eu não sabia a situação do averiguado, sacou sua pistola e disse ao motorista da viatura: va-mos, vamos deixa esse mal educado para lá.

A viatura partiu com o policial portando a pistola na mão direita – fato cons-tatado por testemunha.

Fico imaginando como vai se portar esse poli-cial despreparado quando for acionado para atender ocorrência periculosa.

Seu Tenente, deixo de mencionar aqui a identida-de do policial, que me foi fornecida por Vossa Senho-ria quando das tratativas via telefone. Concluindo com a sugestão: submeta referido policial a avalia-ção psicológica e, em sen-do o caso, requisite tam-bém o laudo do psiquiatra.

Pessoa despreparada e inconsequente não pode compor os quadros da ze-losa Polícia Militar, esse é o meu entendimento.

Paulo Coelho

Joelmir Beting

Na quinta-feira (29/11), recebi a notícia de seu fale-

cimento. Fiquei triste.Perdeu o Brasil um ta-

lento e uma pessoa íntegra. Tivemos um gratifi cante re-lacionamento.

Joelmir começou sua carreira como cronista es-portivo do centenário e la-mentavelmente

desaparecido “Diário Popular”, de São Paulo, de cuja diretoria administrativa eu era assessor. Contraria-mente ao que todos imagi-nam, não era economista, mas assistente social (e mui-to competente em ambas as áreas do conhecimento).

Compartilhamos bons papos. Apreciava o seu hu-mor inteligente (e, às vezes, cáustico), que sempre me encantou. Admirava-o.

Prefi ro, no entanto, lem-brar dos nossos melhores momentos. Especialmente um deles.

Não me lembro do ano. Ele ainda era da “Globo”. O fato ocorreu na Escola de Aperfeiçoamento de Ofi -ciais da Aeronáutica (EAO-Ar), na Base Aérea de São Paulo (Cumbica), da qual fui (com extremado orgu-lho) aluno e professor.

Numa determinada se-mana, eu havia estado, com a minha esposa, no Clube Paulistano, na Rua Hondu-ras, em São Paulo, em um show do Ray Conniff, após o qual houve um jantar dan-çante... “lamentável” – a sua orquestra era exclusivamen-te para show. Havia. então, uma outra “boa” orquestra para o baile. Mas, as pesso-

as (inclusive nós), simples-mente jantaram... e foram embora. Qualquer orquestra que se apresentasse depois do R.C. seria, apenas, um “conjuntinho de m...”

Na semana seguinte, o Jo-elmir e eu tínhamos palestras agendadas no mesmo dia e, a dele, antes da minha (azar desgraçado, o meu). Nos fundos do auditório havia uma sala envidraçada (que chamávamos de “Aquário”), na qual as pessoas que esta-vam no seu interior viam e ouviam o que se passa no seu exterior, sem que os ofi ciais--alunos e convidados, naque-la sala, os vissem. O Joelmir fez, brilhantemente, como sempre, a sua palestra. E em seguida, eu faria a minha.

Após o cumprimen-tar, pedi-lhe que fi casse no “Aquário” para ouvir o iní-cio da minha palestra.

Contei aos ofi ciais o ocorrido na semana anterior (o show do R.C.) e lhes dis-se: - “Bem, vocês acabaram de assistir ao show do Ray .... e, agora, vocês terão pa-lestra do “conjuntinho de m. ...”. E, após as risadas, fi z a minha apresentação... e so-brevivi a ela.

Ao seu término, o Joel-mir limitou-se a me dizer, “Pô, meu. Que absurdo você disse!”

Foi um dos melhores elo-gios (merecidos ou não) que recebi na minha vida. Assim era ele, generoso.

Joelmir, você deixou um vazio. Restam-me poucos companheiros com os quais continuarei aprendendo.

Roberto L. M. Glingani

Page 11: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

Sábado, 08 de dezembro de 2012 • • Caderno B • 11

Projeto Guri encanta no Dia do Músico

Jamila GreccoFoto: Divulgação

CulturaMÚSICA – Para homenagear o Dia do Músico foi realizado no fi nal do mês de novembro, uma grande apresentação do Projeto Guri, polo de Cravinhos.

O Projeto Guri tra-balha com forma-ção de orquestras

corais e grupos musicais, uma oportunidade para que crianças e jovens possam pensar, criar, agir e viver em sociedade utilizando a música. Existem inúmeros polos distribuídos em todo o Estado de São Paulo, in-clusive em Cravinhos.

No fi nal de novembro os integrantes do polo de Cravinhos realizaram, na escola estadual Cel. João de Souza Campos, uma grande apresentação em homenagem ao Dia do Mú-sico. Uma das apresenta-

ções aconteceu para os alu-nos do período da manhã e a outra para os estudantes da tarde.

“Foram apresentadas obras de Luiz Gonzaga, pois estamos trabalhan-do no semestre músicas desse grande músico. En-tre as canções estiveram ‘ABC do Sertão’, ‘Suíte’ e e ‘Xote das Meninas’. No mesmo dia os integrantes da percussão apresenta-ram-se com a música ‘Sol’, do grupo Jota Quest”, ex-plica a coordenadora do Projeto Guri de Cravinhos, Adriana Duarte de Sousa.

Neste domingo (09/12) acontecerá o encerramento do Projeto Guri em 2012, assim será realizada uma

grande apresentação no Parque Ecológico “Dr. Re-nato e Armando Pagano”, a partir das 9h.

InscriçõesAs pessoas que tem o

interesse em ser integrante do Projeto Guri, devem ter idade de 6 a 8 anos para o coral e de 8 a 18 anos para instrumentos musicais.

“As inscrições abrem na segunda quinzena de janeiro, os responsáveis devem comparecer no Projeto Guri portando RG da criança ou adolescente e comprovante escolar”, conclui Adriana Duarte.

O Projeto Guri se localiza na Casa de Projeto que fi ca na Avenida Fagundes, 123.

Page 12: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

12 • Caderno B • • Sábado, 08 de dezembro de 2012

A todos os aniversariantes, os cumprimentosda equipe A Tribuna Regional.

Hoje – Maria Conceição Francisco Ringer, João Fer-reira de Lima Filho, Patrícia N. de Souza Oliveira, Esília Benedini Damião, Laurinda C. Costa Merlo, Marta Bersi Cortecione, Julia Gaspar do Nascimento, Priscila Pires Dias, Claudio José Alves Ma-tos.Amanhã – Ivan Stella Mora-es, Guilherme Colucci Rodri-gues da Silva, Maria Cabral Galan, Ana Paula Belloni Dias, Alex Nunes de Souza, Sebastião Nelson Chaves.Dia 10 – Rodrigo Roque Pin-to, Tereza Adolfo, Miguel Ângelo G. Fernandes, Olavo Euzébio de Souza, José Euzé-bio de Souza, Luís Fernandes P. Filho, Renata Moreira Ale-xandre, Agda da Silva Cam-pos, Rodrigo Roque Pinto, Dussi Karina Alves.Dia 11 – Jones de Souza, Fernando Terra Laplechade, Afonso Almeida Lisboa, José Mauro Neves, Luciano Alves Matos. Dia 12 – Antonio Zanatto Ar-jona, Thalita Delapieri Car-rascoza, Andreza dos Santos Tutini, Valter A. Fernandes, Adriano Alberto Faria, Rober-to da Silva Lourenço, Sirlene

Isabel Oliveira Fernandes.Dia 13 – Joceslaine M. Zo-telle Nogueira, Luiz Ângelo Ribeiro, Luciano Paulosso, Bruna Caroline V. Dal Bem.Dia 14 – José Carlos Rodri-gues dos Santos, Paulo Rogé-rio Zecca, Ilda Bombiani de Almeida, Natália Ambrósio Lóio, Victor Berbel Calura, Sérgio Luis Tagliari.

Amanhã – Fátima e Antonio das Graças Fernandes, Rita de Cássia e Antonio Fernando J. Mello Saraiva.Hoje – Alenir e Wilson José da Costa, Andréa e Antonio L. Terra Silveira, Maria José e Carlos Augusto Margatho.Amanhã – Maria Terezinha e Valdelino Zinato Bueno, Lu-cia Helena e João Medeiros Mosna.Dia 12 – Carolina Maria e Luiz Roberto Braz Sertório, Rita de Cássia e Jairo Leite Castilho, Marineide e Gerson Lourenço.Dia 13 – Maria Aparecida e Roberto Romero Grupioni.Dia 14 – Maria José e Alcides Pioli Esperancine.

Aos pequenos herdeiros, votos de muita saúdee felicidades, extensivo aos seus.

N Nasceu dia 3 de dezembro, o garotão Enzo Ribei-ro Caetano, fi lho de Eduardo Pereira Caetano e Patrícia Maria Pinheiro Ribeiro.

Nasceu dia 27 de novembro, o garotão Caio Kayan Mer-lini dos Santos, fi lho de Paulo César Scaioni dos Santos e Jessica Yara Merlini.

Nasceu dia 27 de novembro, a garotinha Rhafaella Vito-ria Mello Campos dos Santos, fi lha de Juliano Campos dos Santos e Aline Elias de Mello.

Nasceu dia 19 de novembro, o garotão Victor Hugo Ca-rola Galdino, fi lho de Rodrigo Moura Galdino e Bruna Aparecida Faramiglio Carola.

Nasceu dia 3 de novembro, o garotão Gabryel Antonio de Lima Pires, fi lho de Jeferson Roberto Pires e Maria Flávia de Lima.

Nasceu dia 2 de novembro, a garotinha Gabriela Aparicio Arruda, fi lha de Reginaldo Barbosa de Arruda e Jaqueli-ne Narciso Aparicio.

Aos noivos, votos de muito sucesso e felicidades,nesta nova etapa de suas vidas. Parabéns!

Acontece neste sábado, 08 de dezembro, o enlace matri-monial do casal THIAGO D’OLIVEIRA e MARIA RITA AL-VES ANDRADE. Ele fi lho de Sergio Aparecido D’Oliveira e Luciana Cristina Carneiro D’Oliveira, e ela, fi lha de João Luis Pontólio Andrade e Dalva Alves Andrade.

Acontece neste sábado, 08 de dezembro, o enlace matri-monial do casal ALEXANDRE PEREIRA LIMA e GABRIE-LA ELIAS RODRIGUES VIEIRA. Ele fi lho de Crispim Pe-reira Lima e Teresa Oldra Pereira Lima, e ela, fi lha de Lazaro Rodrigues Vieira e Maria Antonia Elias Vieira.

Acontece neste sábado, 08 de dezembro, o enlace matri-monial do casal AMAURI ALVES DE OLIVEIRA e RENA-TA PAULOSSO BONFIGLIOLI. Ele fi lho de Sebastião Alves de Oliveira e Deonisia do Carmo J. de Oliveira, e ela, fi lha de Renato Betti Bonfi glioli e Zilda Adriana Paulosso Bonfi glioli.

Acontece neste sábado, 08 de dezembro, o enlace ma-trimonial do casal MARIO SERGIO CABRAL DA SILVA e MARIA CELINA FIGUEIREDO CASTELLANO. Ele fi lho de Ademar José da Silva e Maria Cristina Cabral da Silva, e ela, fi lha de Angelo Castellano Junior e Maria Aparecida Figueiredo Castellano.

Acontece neste sábado, 08 de dezembro, o enlace ma-trimonial do casal ALEXANDRE JAYME RICCI e DAIA-NE APARECIDA CORTEZ CARVALHO. Ele fi lho de Pedro Ricci Filho e Marcia Jayme Ricci, e ela, fi lha de Donizeti Aparecido Carvalho e Eliana de Carvalho Cortez Carvalho.

Acontece neste sábado, 08 de dezembro, o enlace matri-monial do casal ÉZIO MIRANDA GONÇALVES e MARIA-NE GUSMÕES RIBEIRO. Ele fi lho de Domingos Pereira Gonçalves e Valdelice M. Gonçalves, e ela, fi lha de Márcio Luiz Ribeiro e Adriana Gusmões Ribeiro.

Acontece neste sábado, 08 de dezembro, o enlace ma-trimonial do casal ALESSANDRO BRAZ DA COSTA e VI-VIANE CRISTINA MOLESINI GALAN. Ele fi lho de Jorge Luis da Costa e Mary Ap. Braz, e ela, fi lha de Luis Carlos Cabral Galan e Marli Cristina Molesini Galan.

Acontece neste sábado, 08 de dezembro, o enlace ma-trimonial do casal DANILO DONIZETI SERAFIM DOS ANJOS e ELISANGELA CORREA DE BRITO. Ele fi lho de Jamilo Serafi m dos Anjos e Silvia Helena Faiani Serafi m dos Anjos, e ela, fi lha de José Donizeti de Brito e Mercia Correa de Brito.

Acontece neste domingo, 09 de dezembro, o enlace matrimonial do casal MURILO CÉSAR ANDRUCIOLI e HENDY DAIA DA COSTA. Ele fi lho de Marcos Antônio Andrucioli e Ana Cristina Garoffalo Andrucioli, e ela, fi lha de Antônio José Passilongo da Costa e Maria Imaculada da Conceição Daia da Costa.

ASTRA SEDAN MILENIUM: ANO 2001/01, PRATA, GASO-LINA, PREÇO R$ 17.500,00.

CELTA LIFE: ANO 2008/08, PRETO, DIREÇÃO HIDRÁULI-CA, FLEX, R$ 17.900,00.

S-10: 2010/11, BRANCO, FLEX, PREÇO R$ 33.900,00, AR+VIDRO+DH+TRAVA.

GOL GIV: MOTOR 1.0, 2P, ANO 2009/09, PRATA, FLEX, PRE-ÇO R$ 17.900,00.

C4 PALLAS: ANO 2009/09, PRATA, FLEX, PREÇO R$ 37.900,00.

DAKOTA C.D.: ANO 2001/01, PRETO, RODAS FLEX, PREÇO R$ 32.900,00.

COROLLA XEI: ANO 2004/04, PRETO, RODAS, GASOLINA, PREÇO R$ 28.900,00.

FIORINO: ANO 2008/08, BRANCO, FLEX, PREÇO R$ 21.900,00.

GOLF: ANO 2005/05, PRATA, GASOLINA, RODAS, PREÇO R$ 26.900,00.

CORSA SEDAN: ANO 2003/03, PRATA, ÁLCOOL, PREÇO R$ 16.900,00.

Page 13: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

Sábado, 08 de dezembro de 2012 • • Caderno B • 13

Page 14: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

14 • Caderno B • • Sábado, 08 de dezembro de 2012

CURTAS E EVENTOS

O Sol é para todos

Em 1962 o cinema adaptava esse ótimo romance da escrito-

ra Happer Lee.No fi lme, o ator Gre-

gory Peck, que ganhou o Oscar pela atuação faz o advogado sulista Atticus Finch, que oferece aos fi -lhos lições de cidadania ao defender um rapaz in-justamente acusado de um crime.

A autora Haper Lee

conquistou o Premio Pulit-zer pelo excelente texto.

Se estiverem disponí-veis, veja o fi lme ou leia o livro.

Temos certeza, você vai gostar!

PS: Para refl etir: “Às vezes, o passado pode es-tar mais próximo do pre-sente do que imaginamos”. (Stieg Larsson – escritor da Suécia).

Show IÍcones da música ser-

taneja, vestidos com seus chapelões mexicanos, típi-cos dos mariachis, os ve-teranos Pedro Bento & Zé da Estrada arrebanham os adoradores da música ser-taneja que brotou com for-ça nas roças paulistas na metade do século passado. E prometem realizar mais um show especial nesse sábado (08/12), às 16h30, no SESC Ribeirão Preto. A entrada é gratuita. Mais informações no telefone (16) 3977-4477.

TeatroO integrante do CQC,

Maurício Meirelles, leva para Ribeirão Preto todo o seu humor e irreverência neste domingo (09/12), às 19h30, no Theatro Pedro II. Considerado um dos melhores humoristas dos últimos anos ele apresen-tará o espetáculo “Não leve a sério” e promete ar-rancar muitas risadas dos presentes. Os ingressos custam R$ 50. Mais infor-mações no telefone (16) 3977-8111.

Show IIA banda Aeromoças

e Tenistas Russas traz ao palco toda a diversidade mostrada no disco Kad-mira. Tudo culmina em composições dançantes recheadas de efeitos ana-lógicos e digitais, com ar-ranjos musicais criativos e que representam a con-temporaneidade musical brasileira. O show aconte-ce na sexta-feira (14/12), às 20h, no Teatro do SESI Ribeirão Preto. Entrada gratuita.

Ribeirão Country FestA 3ª edição do Ribeirão

Country Fest, último gran-de evento sertanejo do ano no Brasil, reunirá Jorge & Mateus, César Menotti & Fabiano, Humberto & Ronaldo, Israel Novaes, Maria Cecília & Rodolfo, Rogério & Adriano, Júlio César & Adriano e Carlos Victor & Thiago, além de DJs. O evento acontece no dia 15 de dezembro, no Parque Permanente de Exposições, a partir das 20h. Os ingressos custam de R$ 30 a R$ 250 e po-dem ser adquiridos em diversos pontos de venda em Ribeirão Preto. Mais informações no telefone (16) 3610-1632.

A vida é alegria quando es-palhamos apenas otimismo e amor em redor de nós.Busque sempre ajudar e servir, derramando felici-dade em torno de você, é a alegria voltará para você mesmo. Procure viver integrado na energia cósmica que se da igualmente a todos, e você verá que sua vida se trans-formara num ato puro amor e num paraíso de felicidade sem limites.

Um peregrino caminhava pela estrada de Damasco, quando um homem a cava-lo passou por ele, e quase o atropelou.Assustado, percebeu que o cavaleiro tinha a expressão malvada, e as mãos cheias de sangue.Minutos depois, outro ca-valeiro aproximou-se a todo galope. O peregrino reconheceu Paulo de Tarso, cidadão Romano, apóstolo de um movimento religio-so chamado cristianismo.- Você viu um cavaleiro por aqui?Perguntou Paulo de Tarso. - - Vi, respondeu o peregrino.- Quem era ele? - Um mal feitor, preciso alcança-lo!

- Para que? - Para entrega--lo a justiça?- Não respondeu, Paulo. - Para ensinar-lhe o caminho!

De onde sai feijão, também entra linguiça.O Aldo criava uma vaca leiteira e foi levar o leite para o laticínio.Lá o gerente queixou-se. - Tem muita água no seu lei-te, Aldo!O Aldo protestou. - Não é possível, isso é mentira!O gerente completa: - En-contrei ate um lambarizinho no latão.O Aldo respondeu: - Com o preço que pago pelo leite, você queria o que? Achar um salmão?

Obs.: Gente, eu gostaria de pedir desculpas adiantadas pelas idiotices que por aca-so escrevo!

Felicidade é igual acender churrasqueira sem álcool, até dá, mas não dura três minutos.

Greve de sexo: existe ho-mem com quase 70 anos se masturbando, duvida? Esse cara sou eu!Não é machismo é situação...

Questão de escolha

Muitas vezes o cer-to é diferente do justo. O melhor e

fi car com o primeiro, porque é baseado em coisas sólidas: tudo que faz bem é certo. Já a justiça não é cega, mas tem astigmatismo, porque pode ser visto de vários jeitos e então ela se embaralha.

Se tiver que escolher en-tre a forma ou o conteúdo, não hesite em fi car com o segundo. Melhor um objeto feio e útil do que uma linda embalagem vazia.

Quando estiver em dúvi-

da do caminho a seguir, use o raciocínio: faça uma lista dos pontos positivos e negativos de cada um. E então, decida com o coração.

O segredo da felicidade é manter bons sentimentos. O segredos de ter bons senti-mentos é se autoeducar. Mas isso leva tempo e empenho, e muitos estão ocupados de-mais mantendo sua infelici-dade.

Seja gentil, mas quando for ofendido, demonstre toda sua força: continue gentil.

Não deixe para amanhã o

que já era pra ter sido feito ontem.

Quando alguém lhe pedir conselho, não dê a resposta precisa, só o relembre do que está envolvido nas escolhas. A pessoa então estará apta a decidir.

Não se incomode em fi -car de fora desse frenesi de querer “se dar bem”. Na so-ciedade atual, o doente é o normal.

Cultive o verdadeiro amor pra colher a verdadeira feli-cidade. Todo o resto é mero exercício de vocabulário.

COMPETIÇÃO – As bandas The Black Keys, Mu-mford & Sons e Fun, os rappers Jay-Z e Kanye West e o cantor Frank Ocean são os maiores indicados ao Grammy 2013, que acontece no próximo dia 13 de fevereiro. A premiação anunciou quem compete nas 81 categorias dessa edição. Depois de uma vitória arre-batadora de Adele em 2012, o Grammy 2013 promete ser marcado pela volta do rock à premiação. Quem puxa a lis-ta é o The Black Keys, dupla americana que vem ao Brasil para o próximo Lollapalooza. Eles concorrem a Álbum do Ano e Melhor Álbum de Rock por “El Caminho”, Gravação do Ano, Melhor Canção de Rock e Melhor Performance de Rock pela música “Lonely Boy”, além de uma indicação a Produtor do Ano para o guitar-rista Dan Auerbach.

QUASE PRONTO – Depois de liberar seu novo álbum para audição, Bruno Mars divulgou um vídeo com imagens dos bastidores das gravações de “Unorthodox Jukebox”. O vídeo tem pouco mais de dois minutos e mostra os produtores do disco e ban-da juntos com o cantor. Para a trilha sonora, Mars escolheu o primeiro single “Locked Out Of Heaven”. O vídeo não foca apenas no trabalho de estúdio, mas também mostra momen-tos de descontração do cantor e sua equipe.

PRÓXIMO ANO – Richie Sambora (foto) disse que o Bon Jovi vem ao Brasil, ano que vem. Em en-trevista para o jornal O Globo, o guitarrista falou sobre a visita ao País e também o novo disco da banda. Sam-bora, que está promo-vendo seu álbum solo “Aftermath of the Lo-wdown”, falou também sobre a possibilidade de cantar suas músicas para o público brasi-leiro. “A única certeza é de que estarei no Brasil com o Bon Jovi no ano que vem. Se tiver uma folga entre shows, vou tentar fazer uma apresentação solo”.

BAFO – Ke$ha resolveu uma disputa judicial com o seu antigo produtor, David Sonenberg. O músico havia processado a estrela de “Tik Tok”, alegando tê-la desco-berto e ser parcialmente res-ponsável pelo seu sucesso. De acordo com o New York Post, Sonenberg também afi rmou ter sido demitido injustamente em função da insistência do compositor de Ke$ha, Dr. Luke, e pediu US$ 14 milhões de cada um. Os detalhes relativos à soma a ser paga pela artista e seu novo produtor e compositor não foram divulgados, mas um porta-voz afi rmou que todas as partes estavam de acordo com os termos.

LANÇAMENTO – O quinteto The Wanted revelou que abril deverá ser a data em que os fãs poderão adquirir seu novo álbum. Em entrevista à revista Billboard, Jay McGuin-nes contou que o trabalho de-veria chegar às lojas nesse fi m de ano, mas o grupo continuará produzindo novas canções por mais algum tempo. “Acho que sai em abril. Deveria ser nesse Natal, mas o álbum ainda não está pronto. Nós o adiamos e acreditamos que em abril de-veremos ter algo pronto”.

NOVIDADE – O líder do My Chemical Romance, que está no estúdio com a banda preparando novo trabalho, usou seu Twitter para liberar uma faixa inédita aos fãs. In-titulada “Zero Zero”, a canção foi postada no Soundcloud na conta sob o nome DannyTheS-treet. Gerard Way no entanto não revelou qual o propósito da nova canção, se será inclu-ída no disco do My Chemical Romance ou se é apenas um projeto paralelo solo.

Depois de uma manhã estafante e de aulas estressantes,fui pra casa almoçar.

Almocei e fui pra sala ver um pouco de TV.

Nesse ínterim cochilei, e ouça só o que sonhei:

Sonhei que fora convocada pra resolver uma questão, de difícil

solução.Havia qualquer coisa com um

sujeito indeterminadoque num tribunal estava sendo

julgado.O sujeito tinha um passado

imperfeitoe seu caso era sério, todo envol-

to em mistério.

Assim que entrei na sala, o juiz acenou-me com a mão,

pediu silêncio no tribunal,

indicou-me onde sentar e come-çou a falar:

“- Esta cidadã foi convocada pra

representar o povo,porque hoje iniciamos um pro-

cesso novo!Foi-lhe dado o direito de julgar

esse sujeito.”

Olhei pra aquele sujeito de olhar dissimulado e,

mentalmente, fi z uma oração invocando minha Intuição.

Um silêncio profundo se fez na sala quando iniciei minha fala.

No fi nal do julgamento todos

me aplaudirem de pé,dizendo que em mim tinham fé.E quando o juiz ia bater o mar-telo pra dar o veredicto fi nal...

Acordei!

Na TV, o juiz do Supremo Tri-bunal, interrompia a sessão

dizendo que estava encerrado o Julgamento do Mensalão.

Mudei de canal e um jornalista

assim falava:- Preparem-se porque após o

julgamento do Mensalãovem mais julgamento por cor-

rupção.

E não é que ele tinha razão?

Muita gente agora está em apuro,

com essa “notícia bomba” da “Operação Porto Seguro”!

Fiquei pensando e me interro-

gando:

Quanto tempo diante da TV cochilávamos

enquanto maus políticos nos roubavam?

Felizmente o povo agora está

alertae a resposta pra essa cambada é

certa!

Nada de cochilar mais diante da TV!

Avante, Brasil!

Chegou a hora de mudar nossa História!

Vamos todos lutar contra a

corrupção, colocando na cadeia todo político ladrão!

Do livro: “Poemas de Irene” 2ª. Edição – Irene Coimbra

Nada de cochilar mais diante da TV!

Grupo de apoio Amor-ExigenteCaminhando Juntos – Cravinhos

Para quem é o grupo de Amor-Exigente?Para você; Para o casal; Para os pais, na prevenção dos problemas;

Para os pais com problemas; Para os jovens.

Somos um grupo de auto e mútua ajuda, aberto a todos, sem distinção de raça, cor, sexo ou religião. Somos um grupo pluralista.

Venha conhecer!

Reuniões: Quartas-feiras, às 20h30,no Salão Paroquial da Igreja Matriz Santa Luzia

Contato: Coordenadora Alexandra - 3951.6445 / 9218.2471Sandra - 9109.0803

Page 15: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

Sábado, 08 de dezembro de 2012 • • Caderno B • 15

ÁriesHoje- Esta noite promete ser bem agra-dável. Aproveite para se divertir junto dos familiares. Amanhã- Terá a chance de fazer uma reconciliação. Fique na sua para recuperar as energias. Dia10- Seu romantismo tomará conta deste dia. Sua determinação trará bons resultados. Dia11- Invista no seu poder de conquis-ta sem medo. Aprenda a respeitar o rit-mo das pessoas. Dia12- Paquera anima-da á vista. Você tem tudo para ganhar uma promoção no trabalho. Dia13- Deixe a conquista rolar numa boa e afaste a timidez na convivência com quem tanto ama. Dia14- Seu coração vai balançar por um ex-amor e viverá experiências inesquecíveis no sexo.

TouroHoje- Pode pintar uma atração por quem não conhece direito. Afaste a timidez na paquera. Amanhã- Com o gato, o clima será cheio de magia e doçura, mas não vá com muita sede ao pote. Dia10- Seja tolerante e reveja sua opinião na conquista. Tente agradar quem ama. Dia11- Algumas parcerias receberão todo apoio dos astros. Curta o aconchego da sua casa. Dia12- No lance com o carinha, vai querer mais liberdade. Coloque suas ideias em prá-tica. Dia13- Confi e nos sentimentos do seu amor. Conseguirá atrair a atenção de pessoas do bem. Dia14- Algumas oportunidades vão surgir na sua vida. Mostre o que você tem de melhor.

GêmeosHoje- A dois, evite brigas ou discus-sões. Assim, seu romantismo tomará conta deste dia. Amanhã- Pode pintar uma forte atração por um colega e vi-verá momentos inesquecíveis no sexo. Dia10- Arrisque-se numa nova paixão. Mantenha o pensamento positivo em qualquer situação. Dia11- Não dê ou-vidos as criticas de gente invejosa nem perca seu senso de justiça. Dia12- Sai-ba que o ciúme pode estragar a alegria do namoro. Concentre-se nos seus ob-jetivos. Dia13- Seu coração deverá fi -car apertado de saudade de alguém do passado. Afaste a tristeza. Dia14- Você vai precisar mudar algumas atitudes se quiser fi car numa boa com os amigos.

CâncerHoje- Não se esqueça de que a pres-sa é inimiga da perfeição. Dedique-se mais aos estudos. Amanhã- Com de-terminação, conquistará seus objetivos. Receberá todo o apoio de que precisa. Dia10- Lute pelo que deseja com bom humor e não faltará garra para resolver os problemas. Dia11- Aproveite este dia para tomar decisões importantes e fi que longe de gente interesseira. Dia12- Li-vre-se da tristeza e tente enxergar o lado bom dos acontecimentos. Afaste as cri-ticas. Dia13- Aprenda a respeitar o rit-mo dos outros, mas tenha cuidado com o excesso de otimismo. Dia14- Viva os encontros a dois com mais otimismo. Aposte na lealdade com os amigos.

LeãoHoje- Afaste-se de confusão com os co-legas. Deixe-se levar pela empolgação dos familiares. Amanhã- Relaxe na companhia de quem gosta de você, mas tente evitar problemas com a galera. Dia10- Conquistará alguém muito in-teressante e o carinha precisará de todo seu apoio. Dia11- O lance com o gato vai pegar fogo na intimidade. Mantenha o pensamento positivo. Dia12- Com criatividade, conseguirá fazer sua gra-na render. Seja generosa com o lindo. Dia13- Vai esbanjar saúde e bom astral. Livre-se de fofoca e tenha jogo de cin-tura no emprego. Dia14- Aja com mais confi ança no sexo. Não é hora de desis-tir dos seus sonhos, pense nisso!

VirgemHoje- Seus sentimentos estarão inten-sos no lance com o gato. Confi e mais nos seus instintos. Amanhã- Siga a sua intuição sem medo de errar e dê ouvi-dos aos conselhos do pessoal de casa. Dia10- Resolva o que possa prejudicar a relação com o gato. O sucesso estará em suas mãos. Dia11- Um assunto mal resolvido deverá afastar o carinha, mas você conseguirá ser feliz. Dia12- Seu otimismo deixará as pessoas animadas. Leve o garoto a loucura na intimidade. Dia13- O diálogo será fundamental no lance com o gato. Atenção com a falsi-dade dos amigos. Dia14- Dê uma chan-ce para alguém na paquera. Bom dia para fazer programas em família.

LibraHoje- Seu entusiasmo contagiará a to-dos e a relação com os parentes estará agitada. Amanhã- Os momentos a dois serão de muito carinho. Confi e no seu poder de sedução na cama. Dia10- Com sua alegria, conseguirá deixar o astral do namoro mais leve. Evite discussões. Dia11- Deixe seu jeito tímido de lado e algumas oportunidades vão surgir para você na paixão. Dia12- Seu crescimen-to só vai depender dos seus esforços e da sua criatividade, pense nisso! Dia13- Alguns desafi os no lance com o gato podem estragar seu humor. Deixe a pa-quera rolar. Dia14- Supere seus limites assumindo novas responsabilidades no trabalho. Aposte no diálogo.

EscorpiãoHoje- Aprenda a guardar segredos. Sen-tirá muita necessidade de demonstrar suas emoções. Amanhã- Relaxe para poder pensar com calma e não tome de-cisões difíceis de cabeça quente. Dia10- Esta noite promete ser inesquecível no prazer a dois. Dê toda sua atenção ao ca-rinha. Dia11- A empolgação exagerada poderá atrapalhar. Aguarde novidades no lance com o garoto. Dia12- Atenção para não ir com muita sede ao pote na paquera. Curta os encontros com o gato. Dia13- Espere o melhor momento para agir e não se deixe levar pelas energias ruins deste dia. Dia14- Podem ocorrer mudanças no namoro. Fortaleça os laços de afeto com os familiares.

SagitárioHoje- Curta o clima de paixão intensa, mas tente controlar melhor sua agressi-vidade com o gato. Amanhã- Contará com muita garra para atrair o que pre-cisa. Dê uma chance ao seu coração. Dia10- Terá sucesso em questões en-volvendo outra cidade. Abuse da sua comunicação. Dia11- Podem surgir decepções na paquera, mas esta noite promete novidades na paixão. Dia12- Mantenha o otimismo nas coisas do coração. Desligue- se um pouco dos problemas. Dia13- Preocupe-se mais com a sua aparência e tire esta tarde para cuidar melhor de você. Dia14- Os astros enviam boas vibrações para sua vida a dois, mas deixe o ciúmes de lado.

CapricórnioHoje- Evite os pressentimentos negati-vos e dedique-se para atingir todos os seus objetivos. Amanhã- Cuidado para não se deixar enganar pelas aparências. Enfrente os desafi os com garra. Dia10- Tente melhorar o astral do namoro pe-gando menos no pé do garoto. Aja com paciência! Dia11- O clima será de lua de mel com quem ama. Terá coragem para superar os obstáculos. Dia12- Pro-cure não criar muitas expectativas e curta as carícias do seu amor na hora do sexo. Dia13- Se estiver sozinha, dê o primeiro passo na paquera. Astral ex-celente com os amigos. Dia14- Fique esperta e aprenda a guardar segredos de alguém que confi a bastante em você.

AquárioHoje- Defenda seu ponto de vista nas discussões. Seus sentimentos estarão exagerados. Amanhã- Terá sucesso em algo ligado a artes. Saia da rotina e procure distrair mais sua cabeça. Dia10- Confi e na sua intuição no namoro. Prefi -ra a noite para se entender com os fami-liares. Dia11- O sentimento por alguém de outra cidade deve aumentar. Abuse do seu bom humor. Dia12- Acredite no que o garoto sente por você. Algumas oportunidades vão surgir na sua vida. Dia13- Conhecerá pessoas interessantes e sua cabeça fi cará cheia de planos para o amor. Dia14- Mostre a quem ama o que você tem de melhor. Planeje uma viagem a dois com cuidado.

PeixesHoje- Procure dar atenção a quem ama. No trabalho, a relação com os chefes estará bem. Amanhã- Fique longe de discussões com os familiares e seus esforços serão recompensados. Dia10- Alguém interessante deve pintar no seu caminho e a paixão vai tirar seus pés do chão. Dia11- Aguarde surpresas no amor. As cobranças podem trazer pro-blemas com os amigos. Dia12- A dois, o momento será de entrosamento. De-verá conquistar algo que parecia difícil. Dia13- Abra-se para as novas amizades e dê uma chance as suas habilidades no trabalho. Dia14- Acredite que dará a volta por cima nas coisas do coração e abuse da sua sensualidade.

Câmara de Serra Azul passa a transmitir sessões pela internet

A Mesa Diretora da Câmara Munici-pal de Serra Azul,

através de seu presidente vereador Marcos Antônio Moreira Junior (PT), im-plantou uma inovadora e moderna forma de levar à população serrazulense as atividades dos vereadores quando da realização das sessões legislativas. Trata--se da transmissão, ao vivo, pela internet do áudio e ví-deo das sessões da Câma-ra Municipal. O sistema já está implantado e foi testa-do na sessão do último dia

30 de novembro, as 20hs. A equipe responsável

no monitoramento da par-ticipação de internautas, comentou que o número de acesso foi recorde, o que demonstra o interesse do eleitor de Serra Azul, em acompanhar a vida politica da cidade.

A Mesa Diretora for-mada pelos vereadores – Presidente Marco Anto-nio Moreira Junior, vice--presidente Salézio Sousa Almeida (PT), 1º secretário Paulo César Bento Batista (PDT), 2º secretario Má-

rio Virgílio Valdevite (PT) comunica também que já está disponibilizado no Portal do Legislativo Mu-nicipal o acesso de uma série de serviços on-line como por exemplo consul-ta à base de leis municipais e o acompanhamento das proposituras apresentadas pelos vereadores.

O atual site da Câmara, apesar de sua simplicidade de recursos, disponibiliza-rá informações relevantes sobre os gastos da Câmara Municipal e as exigências da Lei de Responsabilida-

de Fiscal (Gestão Fiscal). Todos poderão consul-

tar os balancetes das des-pesas realizadas, inclusive a Lei Orgânica do municí-pio, o Regimento Interno da Casa, um contato mais próximo com os vereado-res e ainda fazer sugestões e reivindicações ao Legis-lativo Municipal.

A modernização da Câ-mara Municipal, tem apoio dos demais vereadores Andreza Giollo de Moura (DEM), Aparecido Doni-zete Afonso (PDT), Célia Soares da Silva (PT), Eu-

zébio Marciano Freitas da Silva (DEM) e José Sebas-tião Matias (PPS).

Acompanhe a sessão da

Câmara Municipal na pró-xima terça-feira (02/08) pelo site: www.camaracra-vinhos.com.br

Page 16: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

16 • Caderno B • • Sábado, 08 de dezembro de 2012

Câmara retira projetos do Executivoe aprova parcelamento

Política Publicação Ofi cialCâmara Municipal de Cravinhos

Na terça-feira, dia 04 de dezembro de 2012, por volta das

20:00hs, a Câmara Munici-pal de Cravinhos reuniu-se em sessão ordinária, com a presença dos vereadores: Antônio Geraldo Aníbal (PSDB), Éder Agrella Al-ves (PSDB), Itamar Go-mes Bueno (PSDB), Már-cio Luis de Lima Barroso

(DEM), Marco Antonio Capecci Ribeiro (PSD), An-tonio Marques (PDT), Nilo Sérgio Rossi (PTB), Valter Pereira Benzi (PDT) e Wag-ner Jandozo Perez (PSDB.

A sessão foi presidida pelo vereador Éder Agrella Alves, que conduziu os trabalhos, auxiliado pelos secretários vereadores An-tonio Marques e Wagner

Jandozo Perez. Foram colocados em

discussão e votados, pro-jetos encaminhados pelo Poder Executivo, além de indicações e requerimentos apresentados pelos nobres edis.

Antes do inicio da sessão ordinária, o prefeito José Francisco Matasso Ferdi-nando, solicitou a permis-

são para usar a tribuna da Casa, para explanar sobre os projetos de lei enviados relacionados ao FAPEM. Informou que assumiu o Fundo com aproximada-mente R$ 13 milhões em caixa, e está deixando R$ 23 milhões para a próxima administração. Em virtude da polêmica criada em tor-no do assunto, optou por

retirar e parcelar o débito junto ao Fundo. O projeto de lei foi aprovado ontem (14/12) pelos vereadores.

Na sessão ordinária de terça feira, os projetos de lei foram retirados pelo vereador Nilo Rossi, para estudos.

No pequeno expedien-te, ocupou a tribuna os ve-readores Marco Antonio

Capecci Ribeiro, Antonio Geraldo Anibal, Antonio Marques e o presidente Eder Agrella Alves, para saudar os novos vereadores eleitos que acompanhavam a sessão, agradecer o apoio nestes quatro anos de ges-tão, cumprimentou funcio-nários e autoridades, e de-sejaram a todos Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

DO LEGISLATIVO - Indicações, requerimentos, ofícios, moções, projetos e outros

Trabalho daMesa Diretora

PROJETO DE RESOLU-ÇÃO Nº 37/2012. De auto-ria da MESA DIRETORA.“Altera a resolução nº 20/98 e posteriores alte-rações que dispõe sobre plano de classifi cação fun-cional dos servidores da Câmara Municipal, através da criação e extinção de cargos públicos de provi-mento em comissão e dá outras providencias”.

Trabalhos do vereadorMárcio Luis de Lima

Barroso

INDICAÇÃO Nº 2313/2012 – De autoria do vereador MARCIO LUIS DE LIMA BARROSO.Indico, na forma regimen-tal, para que se ofi cie exce-lentíssimo senhor prefeito municipal, para que jun-tamente com o setor com-

petente da administração, verifi que a possibilidade de benefi ciar com Vale Alimentação todos os fun-cionários municipais que são regidos pelo regime de CLT. INDICAÇÃO Nº 2314/2012 – De autoria do vereador MARCIO LUIS DE LIMA BARROSO.Indico, na forma regimen-tal, para que se ofi cie Ex-celentíssimo Senhor Pre-feito Municipal, para que juntamente com o setor competente da administra-ção, estude a possibilidade de se implantar em nosso município a coleta de lixo seletiva. INDICAÇÃO Nº 2315/2012 – De autoria do vereador MARCIO LUIS DE LIMA BARROSO.Indico, na forma regimen-tal, para que se ofi cie Ex-celentíssimo Senhor Pre-feito Municipal, para que juntamente com o setor competente da administra-ção, estude a viabilidade de estruturar perante o funcio-nalismo publico a Gestão

de Segurança do Trabalho.

Trabalho do vereadorAntônio Marques

REQUERIMENTO Nº 1718/2012 – De autoria do vereador ANTONIO MARQUES.Requeiro, observadas as formalidades legais e re-gimentais, e aos ouvido o douto plenário, para que se ofi cie ao Prefeito Muni-cipal, para que juntamente com o setor competente da administração tome as de-vidas providencias quanto a possibilidade de se arran-car uma arvore na rua José da Cunha em frente ao nú-mero 208, no bairro Fran-cisco Castilho. INDICAÇÃO Nº 2312/2012 – De autoria do vereador ANTONIO MARQUES.Indico, na forma regimen-

tal, para que se ofi cie exce-lentíssimo senhor prefeito municipal, para que jun-tamente com o setor com-petente da administração, tome as devidas providen-cias quanto a possibilidade de se colocar sinalização de solo nos cruzamentos da rua Antonio Thomazi-ne com a avenida Oswal-do Henrique de Mattos no bairro Nova Cravinhos.

Trabalho do vereador Wagner Jandozo Perez

PROJETO DE LEI Nº 1811/2012, DE 14 DE NO-VEMBRO DE 2012. De au-toria do vereador WAGNER JANDOZO PEREZ.“Dispõe sobre a instituição do Dia Municipal da “Mar-cha para Jesus” a ser come-morado, anualmente, no pri-meiro sábado subseqüente aos 60 (sessenta) dias após a celebração da Páscoa”.

Trabalho do vereadorMarco Antonio Capecci

Ribeiro

REQUERIMENTO Nº 1719/2012 – De autoria do vereador MARCO ANTO-NIO CAPECCI RIBEIRO.Requeiro, observadas as formalidades regimentais e após aprovação do Douto Plenário, no que tratar do caso FAPEM e transação imobiliária cogitada vela-damente pelo Poder Exe-cutivo:1 – Que se ofi cie o Poder Judiciário na pessoa e fun-ção do Promotor de Justiça para que, se for de direito, seja impedida a imoralida-de e golpe, até aqui fruto de oportunismo, incompetên-cia e malversação do bem público. 2 – Que tal atitude de pu-nição rigorosa cabe ao Presidente da Câmara que convocará a assessoria o

Departamento Jurídico ao qual cabe responsabilidade profi ssional.3 – Que todo e qualquer envolvimento de pessoas e funções venha a público para rigor do julgamento popular e salvaguardar do Poder Legislativo e seu presidente Éder Agrella.

Trabalho do vereadorValter Pereira Benzi

INDICAÇÃO Nº 2311/2012 – De autoria do vereador VALTER PEREI-RA BENZI.Indico, na forma regimen-tal, para que se ofi cie Exce-lentíssimo Senhor Prefeito Municipal, para que jun-tamente com o setor com-petente da administração, tome as devidas providen-cias quanto a possibilidade de se limpar todos os terre-nos nos bairros Jardim San-tana e Francisco Castilho.

Page 17: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

Sábado, 08 de dezembro de 2012 • • Caderno C• 17

Page 18: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

18 • Caderno C • • Sábado, 08 de dezembro de 2012

A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de

benefícios que se manifes-tam sob todos os aspectos do organismo. Auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da fl exibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.

Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, re-dução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o “co-lesterol bom”).

Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas.

Uma pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa dimi-nui o risco de morte por do-enças do coração em 40%. Isso mostra que uma peque-na mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saú-de e na qualidade de vida.

Já no campo da saúde mental, a prática de exercí-cios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fl uxo de sangue para o cére-bro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse.

A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indiví-duo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.

Fonte: www.mexa-se.com.br

Quais são os benefícios da atividade física?

FOI QUASE – Com derrota no primeiro jogo e empate na segunda partida, a equipe de Cravinhos fi ca com o vice--campeonato no Torneio de Bocha.

Bocha de Cravinhos empata e fi ca com o vice

Kennedy OliveiraFotos: Jamila Grecco

O jogo de bocha é um esporte joga-do entre duas pes-

soas ou duas equipes, que consiste em lançar bolas e situá-las, o mais perto pos-sível de um bolim (bola pequena), previamente lan-çado. O adversário por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim ou remover as bo-las dos seus oponentes. O comprimento da cancha--padrão é 20,5 metros.

E o município de Cra-vinhos tem sido muito bem representado no Es-tado de São Paulo, já que a equipe de bocha do mu-nicípio está entre as quatro melhores do Estado, o que tem orgulhado o técnico

Fernando Soares.Durante o 2º semestre

o time de Cravinhos ini-ciou a disputa do Torneio Regional de Bocha e após enfrentar 12 participantes, conseguiu jogar contra Dumont nas quartas-de--fi nal e golear por 6 a 0 e 4 a 2. Com isso conquis-tou a vaga na semifi nal do torneio quando enfrentou a AABB de Ribeirão Pre-to, sendo que empatou em 3 a 3 na primeira partida e venceu a segunda por 4 a 2, com isso chegou a Grande Final da competição.

O primeiro jogo que vale o título da competição foi realizado e envolveu os times de Cravinhos e Ba-tatais, com um rendimento bem abaixo do esperado a equipe cravinhense acabou sendo derrotada por 4 a 2.

Secretaria Municipalde Esportes

A partida decisiva aconteceu na sexta-feira (30/11), às 20h, no Giná-sio Municipal de Batatais, e Cravinhos iniciou bem já que começou vencendo por 2 a 0, mas possibilitou que o time da casa empatasse e no fi nal fi cou em 3 a 3, mas como Batatais havia vencido a primeira partida, isso fez com que levantasse o troféu de campeão e para Cravinhos restou se con-tentar com o vice-campeo-

nato do torneio.“O baixo rendimento

da partida em casa nos prejudicou muito, já que perdemos por uma dife-rença que não estávamos acostumados e com isso o empate deu o título para Batatais. Parabenizo a todos os integrantes da equipe e em breve esta-remos disputando novas competições”, diz o técni-co de Cravinhos, Fernan-do Soares.

Barbosa e Fernanda agradecem

Venho publicamente agradecer a todas pessoas que de forma espontânea compareceram na eleição para a escolha dos novos Conselheiros Tutelares, e de forma expressiva, votaram em minha fi lha Fernanda Barbosa, a elegendo para o cargo nos próximos três anos.

A todos muito obrigado, e fi rmamos o compromisso de um excelente trabalho em prol de nossa comunidade.

Barbosa

BREVE LANÇAMENTOLOTEAMENTO JARDIM ALIANÇA

Últimas unidadesLotes 10x20 (200m2) – Prolongamento

da Av. Pedro AmorosoSem burocracia / sem comprovação de rendas / Direto com o loteador em 151

Parcelas a partir de R$ 479,00. Informações no local:

Vanessa 9292-0052 / CRECI 97654Alex - 9336-2100 CRECI 99523

(8/12)

Buraco negro giganteconfunde cientistas

Uma nova descoberta as-tronômica está confun-dindo cientistas que se

dedicam a vasculhar diferentes galáxias e sistemas solares.

Um grupo de astrônomos identifi cou um buraco negro gi-gante - o segundo mais pesado já observado da Terra - em uma galáxia menor até do que as que costumam abrigar formações desse tipo, bastante modestas.

A galáxia NGC 1277, tem só um quarto do tamanho da Via Láctea, onde fi ca a Terra. No en-tanto, ele abriga um buraco ne-gro 4.000 vezes maior do que a formação que se localiza no cen-tro da Via Láctea - o buraco ne-gro conhecido como Sagitário A.

Além disso, tem uma mas-sa cerca de 17 bilhões de vezes maior que a do nosso Sol.

A descoberta contradiz os atuais modelos de crescimento dos buracos negros, que susten-tam que eles evoluem juntamen-te com as galáxias em que se en-contram.

Medir a massa de buracos ne-gros é um processo complicado. Para fazer isso, os astrônomos observam sua “esfera de infl uên-cia” - ou os efeitos gravitacionais que eles provocam nas nuvens de gás e nas estrelas que estão à sua volta.

No caso do Sagitário A, a massa é calculada com base na identifi cação de estrelas indivi-duais. Mas, para os mais de 100 buracos negros que já foram ob-servados em outras galáxias, é feita uma estimativa aproximada a partir da velocidade de “disper-são” das estrelas que estão em suas imediações.

As observações do buraco negro da NGC 1277 foram feitas pelo telescópio Hobby-Eberly, localizado no Estado americano do Texas, como parte de um pro-jeto no qual estão sendo observa-das 900 galáxias.

O astrônomo Remco van den Bosch e seus colegas fi caram surpresos ao se dar conta que grandes buracos negros pode-riam ser encontrados em peque-nas galáxias.

Os buracos negros são for-

mações extremamente densas e com uma força gravitacional for-tíssima que atrai e “engole” até a luz que está a seu redor.

Um “buraco negro médio” poderia ter uma massa equiva-lente a 1.000 sóis, mas ser menor que a Terra.

Acredita-se que haja uma dessas formações no centro de todas as grandes galáxias.

A galáxia NGC 1277 está a 220 milhões de anos-luz de dis-tância da Terra, mas aparece nas imagens de alta resolução feitas pelo telescópio Hubble.

“Em geral fazemos um mo-delo da galáxia (que estamos estudando) e calculamos todas as órbitas possíveis das estrelas (que pertencem a ela)”, explicou Van den Bosch à BBC. “É como montar um quebra-cabeça, ana-lisamos essas órbitas (possíveis) para tentar reproduzir uma galá-xia que tem as mesmas velocida-des estelares que medimos (com ajuda do telescópio).”

Com tais cálculos, a equipe descobriu que o buraco negro da NGC 1277 era tão grande quanto o nosso Sistema Solar e concen-trava cerca de 14% da massa de sua galáxia.

“Essa é a única maneira em que você poderia ter esse padrão de dispersão das estrelas: com um buraco negro muito gran-de (no centro da galáxia NGC 1277)”, disse Van den Bosch.

A equipe também observou outras cinco galáxias pequenas que também poderiam ter bura-cos negros gigantes em seu cen-tro.

A observação da NGC 1277 poderia ajudar os astrônomos a entenderem como os buracos ne-gros evoluem.

“Essa galáxia parece ser mui-to antiga”, disse Van den Bosch. “De alguma forma, seu buraco negro cresceu rapidamente há muito tempo, mas desde então está estabilizado, sem formar mais estrelas.”

“Estamos tentando descobrir como isso acontece. Ainda não temos resposta para esse proble-ma, mas é isso que é interessan-te”, completou o astrônomo

Page 19: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

Sábado, 08 de dezembro de 2012 • • Caderno C• 19

Esporte

Campeonato Brasileiro chega ao fi m com surpresas e decepções

CONSOLIDADO – Fluminense, Atlético (MG), Grêmio e São Paulo estão classifi cados para a disputa da Libertadores da América. Já Palmeiras, Sport, Figueirense e Atlético (GO) terão que jogar suas vidas na Série B do Brasileirão em 2013.

Kennedy OliveiraFoto: Jornal Extra

Com o fi m da 38ª rodada do Campe-onato Brasileiro de

2012, já é possível fazer um balanço sobre o torneio

e o que esperar das equi-pes para o próximo ano. O time do Fluminense que entrou na competição de-sacreditado acabou saindo com a taça de campeão, já o Atlético (MG) que tinha Ronaldinho Gaúcho como

sua grande estrela vacilou em momentos importantes e teve de se contentar com o vice-campeonato. Mas as duas equipes estão classi-fi cadas diretamente para a disputa da Copa Libertado-res da América.

POS Equipes J PG V D E GP GC S1º Fluminense 38 77 24 05 11 61 33 282º Atlético (MG) 38 72 20 06 12 64 37 273º Grêmio 38 71 20 07 11 56 33 234º São Paulo 38 66 20 12 06 59 37 225º Vasco da Gama 38 58 16 12 10 45 44 016º Corinthians* 38 57 15 11 12 51 39 127º Botafogo 38 55 15 13 10 60 50 108º Santos 38 53 13 11 14 50 44 069º Cruzeiro 38 52 15 16 07 47 51 -0410º Internacional 38 52 13 12 13 44 40 0411º Flamengo 38 50 12 12 14 39 46 -0712º Náutico 38 49 14 17 07 44 51 -0713º Coritiba 38 48 14 18 06 53 60 -0714º Ponte Preta 38 48 12 14 12 37 44 -07 -1015º Bahia 38 47 11 13 13 37 41 -0416º Portuguesa 38 45 10 13 15 39 41 -0217º Sport 38 41 10 17 10 39 56 -1718º Palmeiras* 38 34 09 22 07 39 54 -1519º Figueirense 38 30 07 22 09 39 72 -3320º Atlético (GO) 38 29 07 22 09 37 67 -30

1º ao 4º lugar serão classifi cados para a Copa Libertadores5º ao 12º serão classifi cados para a Copa Sul-americana17º ao 20º serão rebaixados para a Série B*As equipes do Corinthians e Palmeiras já estão classifi cadas para a Libertadores de 2013.

Jogos realizados – 38ª rodadaFlamengo 2 x 2 BotafogoSantos 3 x 1 Palmeiras

Fluminense 1 x 2 Vasco da GamaSão Paulo 3 x 1 CorinthiansGrêmio 0 x 0 Internacional

Atlético (MG) 3 x 2 CruzeiroPortuguesa 0 x 0 Ponte Preta

Coritiba 3 x 0 FigueirenseNáutico 1 x 0 Sport

Atlético (GO) 0 x 1 Bahia

Inauguração do Es-tádio Cícero Pom-peu de Toledo, o popular Morumbi, com a partida entre o São Paulo Fute-bol Clube e o Spor-ting de Portugal. Os donos da casa venceram por 1 a 0, com gol de Pei-xinho. 02/10/1960. (foto cedida por

Chico Pessoa).

Aos são-paulinos um momentoinesquecível!

Grêmio e São Paulo que fi caram, respectivamente, com o 3º e 4º lugares tam-bém se classifi caram para a Libertadores do próximo ano, entretanto terão que passar primeiramente pela Pré-Libertadores em 2013.

O time do Corinthians sur-preendeu a todos, uma vez que além de ganhar o iné-dito título da Libertadores em 2012 ainda terminou na 6ª colocação no Brasilei-rão.

Entre as decepções do torneio estão Vasco da Gama, Internacional e San-tos. O time carioca come-çou bem o torneio só que a falta de pagamento aos jogadores e a demissão do técnico Cristovão prejudi-cou o andamento na com-petição. Já a equipe gaúcha tinha um elenco renomado e que era indicado para a briga ao título, entretanto a falta de comando do téc-nico Fernandão impossibi-

litou que o time fosse mais longe no torneio. E o time paulista de Vila Belmiro se contentou em ganhar o Paulista e desde quando foi eliminado na Libertado-res pelo Corinthians fi cou devendo na competição. Outro fator foi a constan-te convocação de Neymar pela seleção brasileira, as-sim deixando o time sem nenhum substituto.

E os rebaixados da com-petição realmente foram aqueles que não tiveram um grande desempenho durante todo o campeona-to. Por isso disputam a Sé-rie B em 2013, os times do Palmeiras, Sport, Figuei-rense e Atlético (GO).

Técnico Abel Braga conduziu o Fluminense para o tetracampeonato Brasileiro

Page 20: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

20 • Caderno C • • Sábado, 08 de dezembro de 2012

Handebol de Cravinhos conquista duas medalhas de ouro e duas de prata

FOCO – Equipe Sub-14 e Adulta Feminina de Cravinhos são campeãs da Liga de Handebol de São José do Rio Pardo. Já os times Sub-16 e Adulta Masculina fi caram com o vice-campeonato.

Secretaria Municipal de EsportesSecretaria Municipal de Esportes

Tarde Benefi cente“SHOW DE PRÊMIOS”

da APAE de Cravinhos em prol do atendimento de 98 pessoas com defi ciência, de 03 meses a 78 anos de idade.

Grandes prêmios: Geladeira, TV de LCD, fogão, bicicleta, tanqui-nho, batedeira, liquidifi cador, ventilador, sanduicheira e muito mais...

Data: 09/12/2012Horário: 14h30Local: CTC

Kennedy OliveiraFoto: Divulgação

No sábado (01/12) foram realizadas as fi nais da Liga

de Handebol de São José do Rio Pardo, todas as ca-tegorias de handebol de Cravinhos se classifi caram para as fi nais, e o dia co-meçou com a fi nal do sub-14, em um jogo emocio-nante e vibrante, a equipe cravinhense terminou o primeiro tempo com qua-tro gols de desvantagem no placar, mas com muita raça, garra, determinação voltou para a etapa com-plementar e foi logo tiran-do a diferença do placar, quando faltavam apenas 30 segundos para terminar o jogo fez o gol da virada,

assim vencendo Caconde (MG) pelo placar de 17 a 16, e sagrando-se campeão da competição.

Destaque para os goleiros Nathan Jakulowisk e Nathan Vasconcelos, além de Ma-theus Bianco, Matheus We-ber, Gabriel e Gean soltando bolas incríveis.

Equipe FemininaLogo depois entrou em

quadra a equipe feminina adulta de Cravinhos contra o forte time de Guaxupé (MG). Em um jogo difícil, a equipe cravinhense fi cou o tempo todo atrás no pla-car, e com muita técnica e disciplina terminou o pri-meiro tempo perdendo de 12 a 10, mas após uma con-versa no intervalo a equipe foi acertada e voltou con-

centrada, assim partiu pra cima do adversário forçan-do a defesa mais agressiva e conseguindo realizar o contra-ataque. Com isso a partida fi cou dominada e Cravinhos acabou ven-cendo o time mineiro pelo placar de 23 a 16.

Com o resultado o time cravinhense conquistou mais um título, com desta-que para as atletas Priscila (goleira) e Karina e Gaú-cha (armadoras).

Categoria Sub-16Após o feminino en-

trou em quadra a equipe sub-16 masculina de Cra-vinhos também para mais uma fi nal contra a equipe de Guaxupé (MG), o time cravinhense entrou deter-minado e abriu uma di-

ferença de quatro gols na partida, mas no fi nal do jogo o time errou muitas fi nalizações, que vieram a fazer muita falta, já que o adversário se aproximou e virou a partida. No fi nal 10 a 9 para o time mineiro, e Cravinhos fi cou com o vice-campeonato na cate-goria.

O destaque do jogo foi o goleiro de Guaxupé que praticou excelentes defe-sas, e pelo lado de Cravi-nhos o atleta Pedro Neves, 14 anos, foi quem mais se apresentou.

Masculino LivreA equipe masculina li-

vre promoveu o jogo mais esperado da competição e do dia, pois disputava o título do campeonato con-

tra a forte campeã mineira Poços de Caldas, a equipe de Cravinhos começou a partida cometendo muitos erros defensivos e de fi nali-zações no ataque, com isso a equipe adversária apro-veitou as oportunidades para ampliar o placar e ter-minar vencendo o jogo por uma diferença de 09 a 04.

“No intervalo tentamos motivar a equipe que vol-tou com dois atletas do sub-16 o Daniel e o Yuri que fi zeram a diferença no jogo onde roubaram bo-las e evitaram os gols de contra-ataque da equipe de Poços”, diz a técnica das equipes de Cravinhos, Fernanda Barboza.

Com isso Cravinhos reagiu e chegou a encos-tar no placar caindo a di-

ferença de gols para 17 a 16, quando faltavam três minutos para terminar o jogo, o time cravinhense insistiu em perder oportu-nidades de gols, e isso fez com que fosse derrotada por 21 a 17, assim fi cando com o vice-campeonato do torneio.

“Acreditamos que esta-mos no caminho certo va-mos continuar trabalhando e treinando cada dia mais com dedicação e esforço para atingirmos nosso ob-jetivo, que é transformar crianças em atletas para re-presentarem a cidade. Obri-gada ao apoio da Secretaria Municipal de Esportes, por tornar os sonhos de muitos atletas possível”, relata, emocionada, a técnica cra-vinhense.

Equipes masculina adulta fi cou com o vice-campeonato. Em pé: José Roberto (as-sistente técnico), R. Ronny, Paulão, Leandro, Guilherme, Caio, Thiago, Eric, Fer-nanda (técnica) e Lucas. Agachados: Kleber, Lucas S., Eduardo, Leôncio, Daniel,

Pedro, Yuri e Cristiano

Equipe Sub-14 masculina foi campeã. Em pé: Fernanda (técnica), Matheus B., Matheus R. e José Roberto (assistente técnico). Agachados: Gustavo, Gean, Lucas,

Gabriel, Matheus Weber, Hiaguinho, Nathan J. e Nathan V.

Equipe Feminina Adulta foi campeã. Em pé: Fernanda (técnica), Adriana, Jeni-ffer, Simone, Camila, Karina, Priscila e José Roberto (assistente técnico). Agacha-

dos: Alice, Raissa, Gabriela, Dayane, Gislaine e Amanda

Equipe masculina Sub-16 fi cou com o vice-campeonato. Em pé: José Roberto (as-sistente técnico), R.,Ronny, Kleber, Matheus, Hariel, Murilo, Eduardo B., Edu-ardo U. e Fernanda (técnica). Agachados: Cristiano, Matheus H., Yuri, Daniel e

Pedro

Informações para convites notelefone 3951-6980.

Participe! Colabore! Ganhe muitos prêmios!

AgradecimentoObrigado amigos!

Venho publicamente manifestar a minha gratidão e os meus agradecimentos a todos amigos, que de forma voluntária compareceram na eleição dos novos Conselheiros Tutelares, no último dia 02 de dezembro, e votaram no meu nome para ocupar uma vaga no Conselho.

Foram 298 amigos, isto fez-me o mais votado. Motivo de honra e satisfação. Meu abraço a cada um de vocês e a minha eterna gratidão.

Muito obrigado amigos e familiares que se empenharam de todo coração.

Ricardo de Carvalho Moreira

Page 21: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

Sábado, 08 de dezembro de 2012 • • Caderno C• 21

Equipe Sub-15 está na fi nal daCopa Paulista de Garotos

MOMENTO – As equipes Sub-15 e Sub-17 de Cravinhos estarão em campo para disputar medalhas nesse sábado (08/12), a partir das 8h.

Secretaria Municipal de EsportesSecretaria Municipal de Esportes

DECRETO LEGISLATIVO Nº001/2012“DISPÕE SOBRE A APROVAÇÃO DAS CONTAS DO EXECUTIVO MUNICI-PAL DE SERRA AZUL, RELATIVAS AO EXERCÍCIO DE 2010, NA GESTÃO DO PREFEITO MUNICIPAL, MARCELO AFON-SO DE QUEIROZ”.

MARCOS ANTONIO MOREIRA JUNIOR, Presidente da Câmara Mu-nicipal de Serra Azul, no uso de suas atribuições legais, faz saber que o Plenário desta Casa de Leis aprovou, e ele promulga e publica o Decreto Legislativo de autoria da Comissão Permanente de Finan-ças, Orçamento,Administração, Planejamento, Obras e Serviços Públicos da Câmara Municipal de Serra Azul, a saber:

Art. 1º - Ficam APROVADAS as contas do Executivo Municipal de Serra Azul, relativas ao exercício de 2010, gestão do Prefeito Muni-cipal Marcelo Afonso de Queiroz, em conformidade com o r. Parecer do E. Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, exarado no sen-tido daaprovação das contas, nos termos do processo administrativo TC- 2946/026/10.

Art. 2 º- O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo exarou Parecer

pela aprovação das contas com fundamento nos seguintes tópicos: I - investimento no Ensino (Constituição Federal, art. 212) 27,41%;II - despesas com Profi ssionais do Magistério (ADCT da Constitui-ção Federal, art.60, XII) em 62,81%;III - utilização dos recursos do Fundeb (art. 21, §2º, da Lei Federal nº 11.494/07) em 98,82 (parcela residual aplicada em 2011);IV - investimento em Saúde (ADCT da Constituição Federal, art. 77, inciso III) em 27,42%;V - despesas com pessoal (Lei de Responsabilidade Fiscal, art. 20, III, “b”) em 48,19%;VI - défi cit orçamentário: 4,76%.

Art.3º - A Comissão Permanente da Câmara Municipal resolve pela APROVAÇÃO das Contas da Prefeitura Municipal, exercício de 2010, visto que os índices analisados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo indicam que a Administração Municipal aplicou sufi cien-temente em prol do ensino e das ações e serviços de saúde; inves-tiu, em relação aos recursos do Fundeb, o mínimo obrigatório com profi ssionais do magistério e despendeu a totalidade dos recursosrecebidos desse fundo; e que as despesas de pessoal situaram-se abaixo do limite máximo estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal; e, no que tange aos precatórios, o procedimento adotado pela Administração Municipal não se revela sufi ciente a embasar a rejei-

ção das contas municipais.

Art.4º - Em pormenorizada análise ao processo administrativo em pauta, a Comissão Permanente da Câmara Municipal não vislum-brou qualquer ato doloso, de má-fé ou contrário ao interesse público, capaz de motivar a rejeição das contas do Executivo Municipal de Serra Azul, exercício 2010.

Parágrafo único - A Comissão Permanente constatou a ocorrência de recomendações feitas pelo E. Tribunal de Contas nos seguintes tópicos: Saúde, Dívida Ativa, Pessoal, Licitações e Execuções Con-tratuais.

Art.5º - Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua pu-blicação.

Art.6º - Revogam-se as disposições em contrário.

Serra Azul, 21 de novembro de 2012.

Marcos Antonio Moreira JuniorPresidente da Câmara Municipal

Serra Azul/ Sp.

Equipe Sub-15 busca vaga na próxima fase da competição

Uma grande parte das crianças nas-cem com o sonho,

muitas vezes sustentado pelos pais, de ser um gran-de jogador de futebol, dis-putando partidas inesque-cíveis e com grande nomes do mundo futebolístico. Muitos talentos fi cam es-condidos nos diversos re-cantos do Brasil e às vezes muitos não são nem mes-mo descobertos.

Kennedy OliveiraFoto: Divulgação

Kennedy OliveiraFoto: Divulgação

Por isso está acontecen-do por mais um ano a Copa Paulista de Garotos – Fute-bol de Campo, que pretende revelar grandes talentos, e ser uma vitrine aos grandes clubes do futebol nacional.

Os times de Cravinhos novamente estão participan-do da competição, e as cate-gorias Sub-15 e Sub-17 en-traram em campo no sábado (01/12) pelas semifi nais da competição. A equipe Sub-15 fez a sua parte e conse-guiu vencer o Olé Brasil pelo placar de 2 a 1, assim se

classifi cou para a Grande Fi-nal da competição que acon-tecerá no sábado (08/12), às 8h, no Estádio J.D. Martins. Já o time Sub-17 decepcio-nou e acabou derrotado pelo Meninos da Vila pelo placar de 1 a 0, assim tendo que disputar somente o 3º e 4º lugar, às 10h30, do dia 08 de dezembro.

O time Sub-11 já estava eliminado quando entrou em campo, mas mesmo as-sim demonstrou muito brio e acabou empatando com o Meninos da Vila por 1 a 1.

BOM JOGO – Equipe comercialina venceu Cravinhos com três gols de Gaspar, e os cravinhenses ainda descontaram com Pilanga.

Comercial goleia Cravinhos emúltimo jogo dos veteranos

Para fechar o ano dos veteranos as equipes de Cravinhos e do

Comercial de Ribeirão Pre-to fi zeram um grande amis-toso no domingo (02/12), no estádio municipal do Bela Vista “Andrea Ippoli-

to”. O público se fez pre-sente no estádio e apoiou os craques do passado, que exibiram todo o seu talen-to e desenvoltura durante toda a partida.

O time de Cravinhos contou com jogadores como Raul Pratalli, Wil-sinho, Brasa, Jacaré, Má-rio Capecci e Molina. Já a

equipe do Comercial teve Márcio, Gaspar, Grafi te, Davi e o comando do eter-no Tomires e de Pitter, o carrasco do Rei Pelé.

“Essa é uma partida de festa, mas que ninguém quer perder por isso teve muita rivalidade dentro de campo. No fi nal o resul-tado não o que esperáva-

mos, mas serviu para rever os amigos e bater muito papo”, diz o goleiro de Cravinhos, Raul Pratalli Filho.

O técnico das categorias de base de Cravinhos e ex--jogador do Comercial, Pe-reira, também prestou uma singela homenagem ao atleta Gasparzinho que por

muito tempo atuou pelas duas equipes, mas infeliz-mente nenhum familiar do mesmo pôde comparecer, já que o cravinhense se en-contra com problemas de saúde.

A partida terminou com vitória do Comercial por 3 a 1, sendo os gols comer-cialinos anotados pelo atle-

ta Gaspar, e descontou para Cravinhos o jogador Pilan-ga, que entrou durante a se-gunda etapa de jogo.

No fi nal uma confrater-nização entre atletas e di-rigentes empolgou a todos que puderam bater papo e discutir muito sobre fute-bol regional, nacional e in-ternacional.

Prefeito Boi com ex-atletas do Comercial e ocravinhense Jair Gonçalves

Equipe do Comercial de Ribeirão PretoEquipe de Cravinhos

Page 22: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

22 • Caderno C • • Sábado, 08 de dezembro de 2012

de segundaa quinta-feira,das 9 às 18 horas.Valor R$ 10,00.

Rua CristianoBarreto, 54 - CentroAniversários

Casamentos

Declarações

Homenagens

Formaturas

Nascimentos

Bodas as.

ntro

Trocam alianças!Neste sábado, 08 de dezem-bro, trocam alianças perante os amigos e familiares, o jo-vem casal Thiago D’Oliveira e Maria Rita Alves Andrade. “Receba nossos votos de uma noite inigualavelmente bela e doce, prometendo frutos doces e recheados de paz e harmonia pela vida à fora. Parabéns por este momento

eterno!”. Cumprimentos de todos amigos!

Bodas de OliveiraNo próximo dia 14, come-mora 34 anos de união con-jugal feliz, Bodas de Olivei-ra, o simpático casal Dalva e João Luis Andrade (Burrim). “Neste dia, onde tudo é ale-gria, precisamos lembrar que nosso caminho como família hoje, não foi fácil, e nem de-veria pois o que é fácil nem sempre valorizamos. O que

somos hoje, devemos a vocês. Sempre vimos exemplos dignos de serem seguidos: humildade, cumplicidade, es-forço, honestidade, educação e tantos outros, nos mol-daram e nos fi zeram pessoas diferenciadas, dignas, dis-postas e preparadas a enfrentar o mundo. Temos muito orgulho em poder dizer que somos parte desta família”. Homenagem carinhosa dos fi lhos Cleber, Fernanda, Ma-ria Rita e neta Izabela. Parabéns!

Bela Amanda!Neste sábado, 08 de dezembro comemora seus dezoito anos de idade, a bela e simpática jovem Amanda Marques, fi -lha de nossos amigos Sueli e vereador Antonio Marques. “Que seu caminhar seja sem-pre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos

e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias, sejam constantes em seus dias. Parabéns por hoje, mas felicidades sempre”. Cumprimentos carinhosos dos amigos e familiares, em especial de sua irmã Fernanda e seu namorado Rogério Ortei-ro. Felicidades!

A vida é bela!Ela é uma pessoa muito especial e feliz com a vida. Dna. Maria Terezinha Ferreira da Silva, que reside em Cravinhos desde 1996 (16 anos), comemora mais um ano com seus amigos na pre-feitura, é funcionária pública. Agradece o apoio dos amigos, evangélicos, católicos, enfi m todas religiões, em especial ao

grande amigo e parceiro Paulim Materiais para Cons-trução, e o Sr. João Carniel, do JC Materiais de cons-trução. Feliz Natal e próspero ano novo a todos!

Doce PitucaNo próximo dia 10 de dezem-bro, é comemorado o Dia do Palhaço. Queremos homena-gear nossa amiga, Veronica Bis, a animada palhaça Pituca. “Para você que é só poesia! O palhaço é uma poesia, traz de volta uma criança, Quando veste a fantasia e transforma dor, em dança! É poesia quan-

do pinta sua cara mascarada, E a cada cor de tinta faz de si uma piada! É poesia quando imita o jeito de alguém falar, Quando fi nge fazer “fi ta” e começa a soluçar! É poesia quando cai tropeçando por querer, E a gargalhada sai tor-nando leve o viver! O palhaço é poesia alegria, paz!”. Pa-rabéns Veronica Bis! Abraços de sua família, com carinho.

KauãNa última quinta-feira, 05 de dezembro, completou três aninhos de vida, o ga-rotão sapeca e inteligente Kauã Gomes de Freitas, fi lho do casal Elitta e An-derson. “Parabéns! Você tem todo direito de ser feliz e de se sentir feliz. É o seu aniversário. É dia

de festa. Que Deus continue te abençoando e dobrando seus dias de vida, com muita saúde. Feliz aniversário, que o céu, te cubra com as bênçãos!” Beijos carinhosos dos pais Elitta e Anderson, avós maternos Elizete e Edmilson, avós paternos, tios e tias. Abraços!

Page 23: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

Sábado, 08 de dezembro de 2012 • • Caderno D • 23

Page 24: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

24 • Caderno D • • Sábado, 08 de dezembro de 2012

a c e s s e : w w w . r e s i n a i m o v e i s . c o m . b r /

CASA JD SANTANAVendo. 01 casa no Jardim Santana, com piso frio, laje, 02 dorm, sala, coz, comercio na frente de lava rápido. Tra-tar com Conceição, fones 9300-5018/ 8837-8409/ 8245-6285. (08/12)

_______________CASA JD. BELA VISTAVendo. 01 casa no Jd. Bela Vista, 03 dorms, sala, coz, 02 wc, laje, piso frio, na rua Santi Pieri, 272. Tratar com Concei-ção, fones 9300-5018/ 8837-8409/ 8245-6285. (08/12)

_______________VENDO CASACom 3 dorm, suíte, copa, cozinha e ba-nheiro revestidos, garagem, área de serviço, toda com piso frio e laje. Terreno medindo 250m² (10x25m). Preço R$ 250 mil. Tratar com Antonio Neves pelo fone 9271-3741. (08/12)

_______________CLUBE JD. BOTÂNICOAluga-se. Clube no Jardim Botânico para 80 pessoas em média, com pis-cina, área de chur-rasco, amplo salão. Tratar com Miguel pelos fones 3951-3642/ 8819-1557. (08/12)

_______________CASA JOÃO BERBEL IVendo. Casa com 03 dorms, sendo 1 com suíte, 02 salas, copa, co-zinha, 2 áreas de serviços, área de lazer, piso e laje, garagem 02 carros. Escritura registra-da. Direto com pro-prietário. Preço R$ 230 mil. Tratar fone 3951-5937. (08/12)

_______________CASA FRANCISCO CASTILHO Vendo. 02 dorms, sendo que tem um outro com laje e banheiro, sala, coz, piso frio, varanda nos fundos, sem garagem, murada, com portão. Preço a combinar. Tratar com Romildo pelo fone 9292-1160. (22/12)

_______________CASA JD. SANTANAVendo. Casa nova, laje, piso frio, sala, cozinha americana, banheiro, 02 dor-ms, área de lavan-deria, ótimo acaba-mento, pronto para fi nanciamento. R$ 120 mil. Falar com Rodrigo Chimenes Creci – 68443 – fone 9154-3800/ veja fotos no site chimenesimóveis.com.br (05/01/13)

_______________2 ALQUEIRESEM CRAVINHOSCom cerca. Uma pequena mata na área. 10 km do centro de Cravi-nhos. Doc OK. R$ 110 mil. Tratar 9114-7367. CRECI 98.505. www.leilai-moveis.net

ÁREA 6.000 METROS500 metros do cen-tro de Cravinhos. Localização fácil e prática. Excelente para chácaras, de-pósitos, pequenas indústrias. Tratar 9114-7367. CRECI 98.505. www.leilai-moveis.net_______________CASA NAS ACÁCIAS3 dorm (1 suite), sala ampla, copa e cozinha, garagem coberta, laje e piso. Cômodos grandes. R$ 280 mil. Tratar 9114-7367. CRECI 98.505. www.leilai-moveis.net_______________TERRENOBem localizado com 640 metros. 40 metros de fren-te. Local tradicional da cidade. Com uma casa antiga sobre o mesmo. R$ 210 mil. Tratar 9114-7367. CRECI 98.505. www.leilai-moveis.net_______________LOTE NAS ACÁCIAS2 quarteirões do parque. 11 x 25. Com escritura. Ok para fi nanciamen-to. R$ 93 mil. Tratar 9114-7367. CRECI 98.505. www.lei-laimoveis.net_______________CASA NOSANTA CRUZ2 dorm, sala, copa e cozinha, garagem coberta, laje e piso. Espaço no fundo para ampliação ou área de lazer. Doc OK para fi nancia-mento. R$ 165 mil. Tratar 9114-7367. CRECI 98.505. www.leilaimoveis.net_______________CASA ALVORADANova. Com 2 dorm, sala, cozinha, área de serviço, entra-da para carro, laje e piso. R$ 140 mil. Doc OK para fi nan-ciamento. Tratar 9114-7367. CRECI 98.505. www.leilai-moveis.net_______________APARTAMENTOCAMPINASVendo ou troco por imóvel Cravinhos ou Ribeirão Preto. Excelente localiza-ção. 2 dorm com armários, sala, co-zinha com gabine-te e armários, wc com blindex, área de serviço, saca-da, garagem. Andar alto. Face som-bra. Prédio com elevador. Tratar 9114-7367. CRECI 98.505. www.lei-laimoveis.net_______________APARTAMENTOPEDREGALLocalização privile-giada com 2 dorm, sala, coz, wc, área de serviço e gara-gem, últimas unida-des. Agende visita no apartamento decorado. Entrada mais fi nanciamen-to bancário. Tratar 9114-7367. CRECI 98.505. www.lei-laimoveis.net

CASA NO SANTA CRUZ2 dorm, sala, copa e cozinha, gara-gem coberta, laje e piso. Espaço no fundo para amplia-ção ou área de la-zer. Doc OK para f i n a n c i a m e n t o . R$ 165 mil. Tratar 9256-2717/8153-6232. CRECI 104.810. www.imo-veissamuel.com.br_______________CASA ALVORADANova. Com 2 dorm, sala, cozinha, área de serviço, entra-da para carro, laje e piso. R$ 140 mil. Doc OK para fi nan-ciamento. Tratar 9256-2717/8153-6232. CRECI 104.810. www.imo-veissamuel.com.br_______________APARTAMENTO CAMPINASVendo ou troco por imóvel Cravi-nhos ou Ribeirão Preto. Excelente localização. 2 dorm com armários, sala, cozinha com gabinete e armá-rios, banheiro com blindex, área de serviço, sacada, garagem. Andar alto. Face sombra. Prédio com eleva-dor. Tratar 9256-2717/8153-6232. CRECI 104.810. www. imoveissa-muel.com.br_______________APARTAMENTOPEDREGALLocalização pri-vilegiada com 2 dorm, sala, coz, wc, área de ser-viço e garagem, últimas unidades. Agende visita no apartamento deco-rado. Entrada mais fi nanciamento ban-cário. Tratar 9256-2717/8153-6232. CRECI 104.810. www. imoveissa-muel.com.br_______________CASA ALTODAS ACÁCIAS3 dorm com suíte, sala, copa, cozi-nha, despensa, piso porcelanato, aquecedor solar, carpete de madei-ra, garagem co-berta para 2 carros Terreno 13 x 25. Doc OK para fi -nanciamento. Casa Linda. R$ 430 mil. Tratar 9256-2717/8153-6232. CRECI 104.810. www. imoveissa-muel.com.br_______________CASA JARDIMALVORADA3 dorm, sala, cozi-nha ampla, banhei-ro, laje e piso. Área de serviço coberta. R$ 150 mil. Doc OK para fi nanciamen-to. Tratar 9256-2717/8153-6232. CRECI 104.810. www. imoveissa-muel.com.br_______________LOTE NOCONDOMÍNIOAcácias Village. 12 x 25m. Doc OK. R$ 100 mil. Tratar 9256-2717/8153-6232. CRECI 104.810. www.imo-veissamuel.com.br

CASA REGIÃOCENTRAL2 dorm (1 suite), sala ampla, laje e piso. Localização privilegiada. Terre-no 10 x 42. R$ 250 mil. Tratar 9256-2717/8153-6232. CRECI 104.810. www. imove issa-muel.com.br_______________CASA NO SANTANACom 3 dorm, laje e piso. Entrada para vários carros. R$ 95 mil. Aceito ter-reno no negócio. Não dá fi nancia-mento. Tratar 9256-2717/8153-6232. CRECI 104.810. www. imove issa-muel.com.br_______________CASA NO PEDREGALCom 2 dorm, de-mais dependência. Terreno grande com 679 metros. Excelente loca-lização. R$ 250 mil. Tratar 9256-2717/8153-6232. CRECI 104.810. www. imove issa-muel.com.br_______________CASA BELA VISTACom 2 dormitórios , banheiro, sala, co-zinha e garagem. Mais edícula no fundo com dorm, sala, cozinha e banheiro. Entra-da independente. R$ 150 mil. Tratar 9256-2717/8153-6232. CRECI 104.810. www.imo-veissamuel.com.br_______________CASA ALVORADA2 dorm, sala, co-zinha e banheiro. Piso e forro. Ga-ragem coberta e área de serviço nos fundos coberta com telha de barro. R$ 135 mil. Tratar 9256-2717/8153-6232. CRECI 104.810. www.imo-veissamuel.com.br_______________CASA PERTO DAPRAÇA DO ITAMARATI2 dorm, sala, co-zinha e banheiro. Localização privile-giada. Doc Ok para f i n a n c i a m e n t o . R$ 170 mil. Tratar 9256-2717/8153-6232. CRECI 104.810. www.imo-veissamuel.com.br

LEITOAS E FRANGOS CAIPIRAS LIMPOSVendas e enco-mendas. Reserva o quanto antes. Ligue agora 3951-4251/ 9189-6641. (22/12)

_______________PORTÕESVendo. Portão de garagem para 01 carro medindo 2,50 x 2,10, e 01 portão social cinza, chapa 16, medindo 0,90 x 2,10. Preço a com-binar. Tratar Moni-ca Bis fones 9198-1449/ 3951-4116. (08/12)

CASA NOVASÃO JOSÉ2 dorm, sala, cozi-nha, banheiro, laje e piso. R$ 125 mil. Doc OK para fi nan-ciamento. Tratar 9256-2717/9114-7367. CRECI 104.810. www.lei-laimoveis.net_______________CASA BELA VISTACom 2 dorm, wc, sala, cozinha e ga-ragem. Mais edí-cula no fundo com dorm, sala, cozinha e banheiro. Entra-da independente. R$ 150 mil. Tratar 9256-2717/9114-7367. CRECI 104.810. www.lei-laimoveis.net_______________CASA NAS ACÁCIAS3 dorm (1 suite), sala grande, cozi-nha, garagem co-berta, com armá-rios. Aceito imóveis menor valor em Cravinhos. Tratar 9256-2717/8153-6232. CRECI 104.810. www.imo-veissamuel.com.br_______________CASA NOVANo Jardim Santa-na. 2 dorm, sala cozinha e banhei-ro. Laje e piso. En-trada para carro. Doc para fi nancia-mento OK. Bem localizada. R$ 120 mil. Tratar 9256-2717/8153-6232. CRECI 104.810. www. imove issa-muel.com.br_______________ÁREA 6.000 METROS500 metros do cen-tro de Cravinhos. Localização fácil e prática. Excelente para chácaras, de-pósitos, pequenas indústrias. Tratar 9256-2717/8153-6232. CRECI 104.810. www.imo-veissamuel.com.br_______________CASA NAS ACÁCIAS3 dorm (1 suite), sala ampla, copa e cozinha, garagem coberta, laje e piso. Cômodos grandes. R$ 280. mil. Tratar 9256-2717/8153-6232. CRECI 104.810. www.imo-veissamuel.com.br_______________TERRENOBem localizado com 636 metros. 40 metros de fren-te. Local tradicional da cidade. Com uma casa antiga sobre o mesmo. Doc OK (escritura e registro). R$ 210 mil. Tratar 9256-2717/8153-6232. CRECI 104.810. www. imove issa-muel.com.br_______________LOTE NAS ACÁCIAS2 quarteirões do parque. 11 x 25. Com escritura. Ok para fi nanciamen-to. Tratar 9256-2717/8153-6232. CRECI 104.810. www. imove issa-muel.com.br_______________LOTE NO JARDIMSANTA CRUZFace sombra. Com escritura. R$ 60 mil. Tratar 9256-2717/8153-6232. CRECI 104.810. www. imove issa-muel.com.br

CASA ALTO DASACÁCIAS3 dorm com suíte, sala, copa, cozinha, despensa, piso por-celanato, aquece-dor solar, carpete de madeira, gara-gem coberta para 2 carros Terreno 13 x 25m. Doc OK para fi nanciamen-to. Casa Linda. R$ 430 mil. Tratar 9114-7367. CRECI 98.505. www.leilai-moveis.net_______________CASA NOVA NOJARDIM SANTANA2 dorm, sala cozinha e banheiro. Laje e piso. Entrada para carro. Doc para fi -nanciamento OK. Bem localizada. R$ 120 mil. Tratar 9256-2717/9114-7367. CRECI 104.810. www.leilaimoveis.net_______________CASA JARDIMALVORADA3 dorm, sala, cozi-nha ampla, wc, laje e piso. Área de ser-viço coberta. R$ 150 mil. Doc OK para fi nanciamento. Tra-tar 9256-2717/9114-7367. CRECI 104.810. www.leilai-moveis.net_______________CASA REGIÃOCENTRAL2 dorm (1 suite), sala ampla, laje e piso. Localização privile-giada. Terreno 10 x 42. R$ 250 mil. Tra-tar 9256-2717/9114-7367. CRECI 104.810. www.leilai-moveis.net_______________CASA NOVASANTA CRUZ2 dorm (1 suite), sala, cozinha e área de serviço, garagem. Doc ok para fi nanciamento. R$ 165 mil. Tratar 9256-2717/9114-7367. CRECI 104.810. www.lei-laimoveis.net_______________CASA NO SANTANACom 3 dorm, laje e piso. Entrada para vários carros. R$ 95 mil. Aceito terreno no negócio. Não dá fi nanciamento. Tra-tar 9256-2717/9114-7367. CRECI 104.810. www.leilai-moveis.net_______________CASA NO PEDREGALCom 2 dorm, demais dependência. Terre-no grande com 679 metros. Excelente localização. R$ 250 mil. Tratar 9256-2717/9114-7367. CRECI 104.810. www.leilaimoveis.net_______________2 ALQUEIRESEM CRAVINHOS10 km do centro de Cravinhos. Doc OK. R$ 110 mil. Tratar 9256-2717/8153-6232. CRECI 104.810. www.imo-veissamuel.com.br_______________CASA JOÃO BERBELCom 3 dorm, sala, cozinha, banheiro e garagem. Piso e forro. R$ 140 mil. Tratar 9256-2717/8153-6232. CRECI 104.810. www. imove issa-muel.com.br

CASAS PRAIAILHA COMPRIDAAluga-se casas em Ilha Comprida, litoral Sul. Ótimo ambiente para fa-mílias. Tratar pelos fones (16) 3951-5351._______________APTO. PRAIAGRANDEAluga-se aparta--mento na Praia Grande (Canto do Forte), de frente para o mar, com elevador, garagem para 1 carro, com interfone e portaria 24h. Acomodação para 8 pessoas. Tratar pelos fo-nes 3951-4820 ou 3951-5907._______________APTO PRAIAGRANDEAluga-se aparta-mento na Vila Gui-lhermina a uma quadra da praia. Acomodação para 06 pessoas, gara-gem para 01 carro, ótima localização, portaria 24 horas. Tratar pelos fones 3951-4825/ 9770-0379. (29/12)

_______________CASAILHA COMPRIDAAluga-se casa mobiliada na Ilha Comprida, próximo ao mar, ampla es-trutura. Bem acon-chegante, Tratar pelo fone 3951-4205/ 9176-4236/ com João Jomar, ou 9145-4097 com Telles. (22/12)

_______________FLAT GUARUJÁAlugo Flat no Cen-tro de Pitangueiras, a uma quadra da praia, com piscina, sauna e sala de jogos. Tratar pelo fone 3951-1818. (15/12)

_______________SALÃO DE FESTASAluga para aniver-sários, casamen-tos, confraterniza-ções. Preço ótimo. No Centro da ci-dade. Tratar 3951-1818. (15/12)

_______________APARTAMENTOSAluga-se aparta-mento no Guaru-já e Pitangueiras. Maiores informa-ções tratar pelos fones 3951-1380/ 9133-6325/ falar com Nim. (31/12/2013)

_______________PRAIA GUARUJÁAluga-se. Apar-tamento na Praia do Guarujá, aco-modação para 08 pessoas. Local privilegiado, ótimo. Tratar pelos fones 9349-6944/ 9796-6877. (23/02)

CASA CDHUVendo. 01 casa no bairro Jardim Traja-no Stella (CDHU). Tratar pelo fone 9211-6537/ Sebas-tião. (08/12)

EDÍCULA ACÁCIASVendo. 01 edícula no Jardim das Acá-cias, ótima localiza-ção. Preço R$ 145 mil. Tratar pelo fone 9211-6537/ Sebas-tião. (08/12)

_______________CASA JD. ALVORADAVendo. Casa com 04 comodos, muito boa. Vale a pena ver e conferir. Pre-ço R$ 127 mil. Tra-tar com Sebastião pelo fone 9211-6537. (08/12)

_______________CASA NOVACasa nova com 70m2 de área cons-truída, próximo ao Centro, terreno 381 m2, 02 portões de entrada para 02 carros, 17,50 de frente x 22,50 fun-dos. Tem espaço para construir mais uma casa. R$ 125 mil. Aceito terreno no negócio. Fone 3951-1455 /9137-2003._______________CASA JD. SANTANAVendo. 01 casa nova 65m2, com laje, piso cerâmica, terreno esquina, parte alta do bairro, com 222m2, sendo 10x20. Serve para comércio. Acei-to fi nanciamento. R$ 120,00. Fones 9137-2003 / 3951-1455. _______________CASA NOVAJD. SANTANAVendo. 02 dorms, sala, coz. Ameri-cana, área de ser-viço, banheiro e garagem. Com laje, piso, revestimento na coz./ banheiro, paredes amaciadas e paredes externas com textura, exce-lente acabamento. Aceita fi nanciamen-to. Valor R$ 120 mil. Tratar 9185-5906/ 3951-4754. (15/12)

_______________VENDO OU TROCOPOR CASATerreno no Jardim Botânico, com mu-ros altos, portão basculante, água e luz ligados, pronto para construir, de frente com a ave-nida e área verde. Tratar na rua Ro-mualdo Martineli, 138/ Jd. Primave-ra ou fone 9125-5644. (22/12)

_______________EDICULA ACÁCIASTerreno 10 x 25 - 250 m quadrados, 64 m² de cons-trução, 1 quarto, banheiro, sala, co-zinha americana, área de serviço, varanda, murada, portão social e da garagem, pronta para morar. Tratar com Mônica Bis pe-los fones 3951-4116 / 9198-1449. (08/12)

_______________CASA JD. ALTOACÁCIASVendo. Com 03 dorms sendo 02 suítes, sala, sala de jantar, coz, área churrasco, piscina, aquecedor solar. Não dá fi nancia-mento. Valor R$ 370 mil. Só parti-cular. Fone 9116-9688. (22/12)

CADEIRA DE BANHOVendo. Semi nova, sobre peso grande, exposta na farmá-cia Santa Rita – rua XV Novembro, 429, ou ligar 3951-1802. (22/12)

_______________TÍTULO CTCVendo. 01 título fa-miliar do Cravinhos Tênis Clube, com pagamentos de taxa em dia. Preço a combinar. Tratar 3951-4014/ 9118-8573. (08/12)

_______________FILHOTE DECACHORROVendo fi lhotes de Shih Tzu, macho. Tratar pelos fo-nes 9154-2478 ou 9364-4539. (08/12)

MOTO YBR/YAMAHAVendo. 01 moto YBR/Yamaha 125 ES, partida elé-trica, ano 2004, prata, documenta-ção ok. Preço R$ 2.500,00. Tratar 3951-6920/ 9265-5713. (15/12)

______________UNO MILLE 95/96Particular, 2º dono, manual, 86 mil/km, azul, gasolina, 04 portas, alarme, trava, vidro elétri-co, 04 pneus no-vos, selado frente/trás. Preço R$ 9.900,00. 3951-7031. (15/12)

______________MONTANA 2003/04Vendo. 01 Monta-na 1.8, 2003/2004, completa, direção hidráulica, vidro elétrico, trava, ar condicionado, fa-rol neblina e rodas de liga leve muito conservada. Fone 9123-6340/ Willian. (08/12)

______________CAMINHONETE FORDVendo. Caminho-nete Ford F 1000, ano 84, Diesel, Cinza. Falara com Monica Bis. Fo-nes 9198.1449 / 3951.4116. (22/12)

_______________CADEIRA DE BANHOVendo. Semi nova, sobre peso grande, exposta na farmá-cia Santa Rita – rua XV Novembro, 429, ou ligar 3951-1802. (22/12)

_______________TÍTULO CTCVendo. 01 título fa-miliar do Cravinhos Tênis Clube, com pagamentos de taxa em dia. Preço a combinar. Tratar 3951-4014/ 9118-8573. (08/12)

_______________FILHOTE DECACHORROVendo fi lhotes de Shih Tzu, macho. Tratar pelos fo-nes 9154-2478 ou 9364-4539. (08/12)

FAZER YAMAHA/06Vendo. 01 Fa-zer Yamaha, ano 2006/06, preta, 63 mil/km, pneus no-vos, muito conser-vada. Avikal fone 3951-7926. (08/12)

MOTO YBR/YAMAHAVendo. 01 moto YBR/Yamaha 125 ES, partida elé-trica, ano 2004, prata, documenta-ção ok. Preço R$ 2.500,00. Tratar 3951-6920/ 9265-5713. (15/12)

______________UNO MILLE 95/96Particular, 2º dono, manual, 86 mil/km, azul, gasolina, 04 portas, alarme, trava, vidro elétri-co, 04 pneus no-vos, selado frente/trás. Preço R$ 9.900,00. 3951-7031. (15/12)

______________MONTANA 2003/04Vendo. 01 Monta-na 1.8, 2003/2004, completa, direção hidráulica, vidro elétrico, trava, ar condicionado, fa-rol neblina e rodas de liga leve muito conservada. Fone 9123-6340/ Willian. (08/12)

______________CAMINHONETE FORDVendo. Caminho-nete Ford F 1000, ano 84, Diesel, Cinza. Falara com Monica Bis. Fo-nes 9198.1449 / 3951.4116. (22/12)

APARECIDA DONORTESaida dia 16/03/13 as 20hs, na Igreja Matriz São José. Vai para Frei Gal-vão. Retorna a Cravinhos dia 17/03/13. Tratar fones 3951-8331/ 3951-8332/ 9158-5999/ 3951-2493/ 9773-6739. (09/03/13)

HF CONCERTOSFogão e máquina de costura. Fone 3951-6244/ rua Jorge Jacob, 126 / Nova Cravinhos. (22/12)

______________PALHAÇAPITUKALigue para a PA-LHAÇA PITUKA, Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Fique sossegado na festinha do seu fi lho. Fale com Verônica Bis – 3951-1449 / 9183-7819. (22/12)

_______________CONVÊNIOSMÉDICOSCONVENIOS DE SAÚDE E ODON-TOLÓGICO. São Francisco, Santa Casa RP, Amil e outros. A sua saú-de está em pri-meiro lugar, ligue e saiba os preços dos convenios de saúde com: MO-NICA BIS, nos fones 3951-4116 ou 3951-1449, ou 9198-1449, e (16) 3636-6262. (08/12)

Page 25: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

Sábado, 08 de dezembro de 2012 • • Caderno D • 25

DALVABOLOS

Fazemos bolo sob encomen-da para Aniversários, Casa-mentos e Comemorações. Entre em contato pelo telefo-ne 9301-6576 e peça já o seu!

PALIO 97/98Vendo. 01 Pálio, ano 97/98, prata, 04 portas, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, retrovisores auto-mático. Preço R$ 8.500,00. Tratar com Aline pelos fones

8128-2866/ 9284-3645. (08/12)

SUPERMIXCONTRATA:

- Mecânico- Op. de pá carregadeira

- BalanceiroEnviar currículo com foto para: [email protected]

ou para Caixa Postal 695(08/12)

IMÓVEIS A CRAVIIMÓVEIS Imobiliária está cadastrando imóveis para locação. Caso você tenha in-teresse cadastre o seu imóvel pelo fone: (16) 3482-1369. Te-mos vários clientes aprovados só aguardando o seu imóvel.

[email protected](22/12)

ASSISTENTE DEPRODUÇÃO

Indústria de artefatos de concreto contrata, preferen-cialmente com experiência em fábricas de blocos e pi-sos. Tratar com Sérgio pelo

fone (16) 9229-9252. (15/12)

TERRENOCRAVINHOS

Vendo 2 terrenos Jardim Acácias, 275 m2(cada), frente praça, parte alta. Tratar (16) 3627.8032/

8174.7417 particular. (05/01)

UBATUBA

Aluga-se apartamentos mobi-liados para temporada e fi nais de semana. Preço especial para fechar pacotes. Tratar pelos fones (16) 3368-4117/

3368-1865/ 9278-4090. (22/12)

APARTAMENTO THERMAS DOS LARANJAIS

Aluga-se. Apartamento em Thermas dos Laranjais, para temporada, mobiliado, para 06 pessoas. Interes-sados ligar p/ Therezinha

3951-4564(22/12)

LIONS ALUGAAluga salão para festas.

Capacidade: 140 pessoas.com mesas e cadeiras.

Fones: Carlos 3482-1028Osmar 3951-8286João 3951-1572

(18/12)

JL ANTENASInstalação e manuten-

ção de antenas em geral. Ótimo preço!

Faça um orçamento!Tratar direto com Jhonatan pelos fones3951-5763 / 3951-3080 / 9236-2332

(10/10)

Convênios: APASe São Francisco

JD SANTANA – R$ 95.000,00REF A03

02 DORM, SALA, COZINHA, WC SO-CIAL, LAVANDERIA, TODA EM LAJE, PISO FRIO, LOCALIZAÇÃO PRIVILE-GIADA. ACEITA FINANCIAMENTO.

NOVA CRAVINHOS – R$ 170.000,00NOVA – REF A12

03 DORM, SALA, COZ , LAVANDERIA, CASA TODA COM LAJE, PISO FRIO 98M2 DE ÁREA CONSTRUÍDA E TERRNO COM 250M2. OK PARA FINANCIAMENTO.

COND. ACÁCIAS VILLAGE - NOVA - R$ 650.000,00 - REF A91

CASA DE ALTO PADRÃO COM 03 DORM, 01 SUÍTE COM HIDRO, SALA AMPLA, LAREIRA, COZ PLANEJA-DA, LAVANDERIA, SISTEMA DE AQUECEDOR SOLAR, CASA TÉRREA AVARANDADA, ÁREA DE LAZER COM PISCINA, PIA E CHURRASQUEIRA, ACABAMENTO DE

1º QUALIDADE, PISO EM PORCELANATO.

CENTRO – R$ 250.000,00 – REF A2102 DORM, 01 SUÍTE, SALA AMPLA, WC, COZ, LAVANDERIA, GARAGEM P/ 04 AUTOS, TODA EM LAJE, PISO FRIO, PORTÃO BASCULAN-TE COM MOTOR, QUINTAL GRAMADO+ TER-RENO GRANDE, ESTILO FAZENDINHA .

JD DAS ACÁCIAS - NOVA -R$ 450.000,00 - REF A51

03 DORM, 01 SUÍTE, SALA AMPLA, COZ TIPO AMERI-CANA, SISTEMA DE AQUECEDOR SOLAR, CLOSET, 04 WC, 02 GAR. COBERTAS, ÁREA DE LAZER COM PIA E CHURRASQUEIRA E LINDA JARDINAGEM, PORTÃO ELETRÔNICO, 196M2 CONSTRUÍDOS. ÓTIMO ACABA-MENTO E PORCELANATO EM TODA CASA.

JD SANTANA – REF A10202 LOTES DE ESQUINA, SENDO 01 DE FUNDO COM O OUTRO, 01 MEDINDO 200M2 E O OUTRO DE 289M2, COM ES-CRITURA OK. ÓTIMA LOCALIZAÇÃO.

JD DAS ACÁCIAS – R$ 95.000,00 CADA - REF A104

02 LOTES JUNTOS OU SEPARADOS, ME-DINDO 250M2 CADA. ÓTIMA LOCALIZAÇÃO! PRÓXIMOS AO PARQUE ECOLÓGICO.

JD SANTANA – R$ 120.000,00 REF A04

02 DORM, SALA, COZINHA, WC SOCIAL, PAREDES AMACIADAS, TODA EM LAJE PISO FRIO. ÓTIMA LOCALIZAÇÃO. ACEI-TA FINANCIAMENTO.

JD ACÁCIAS – NOVA – R$ 700 MIL – REF A109CASA ALTO PADRÃO EM FASE DE ACABAMENTO, CONS-TRUÍDA EM DOIS LOTES 800M2 DE ÁREA CONSTRUÍDA, TERRENO 500M2, PARTE TERREA SALA 100M2, LAVABO, COPA/COZ, BAR, WC DE EMPREGADA, GARAGEM P/ 06 AUTOS, PARTE SUPERIOR, 04 DORM TODOS COM SUÍTE, O DORM DO CASAL COM 100M2, MAIS UM TERRENO AO LADO MEDINDO 250M2. ACEITA IMÓVEIS NO MENOR VALOR.

JOÃO BERBEL - R$ 380.000,00 - REF A41EXCELENTE CASA, LINDO PROJETO. 02 CASAS NO MESMO TERRENO, TOTALMENTE INDEPENDENTE UMA DA OUTRA, UMA COM 03 DORM, 01 SUÍTE, SALA, WC, COPA/COZ, LAVANDERIA, DISPENSA, GARAGEM CO-BERTA DE LAJE E PISO FRIO, A OUTRA COM 03 DORM, SALA, COZ, WC, LAVANDERIA, GARAGEM COBERTA DE MADEIRA APARELHADA. ÓTIMA LOCALIZAÇÃO.

JD ALVORADA –NOVA - R$ 150.000,00 – REF A01

02 DORM, SALA, COZINHA, WC SO-CIAL, TODA DE LAJE, PISO FRIO, ÓTIMA LOCALIZAÇÃO. ACEITA FI-NANCIAMENTO.

AV PEDRO AMOROSO - R$ 290.000,00 - REF A31

EXCELENTE LOCALIZAÇÃO PARA PONTO COMERCIAL COM 250M2. VENHA CONFERIR!

COND. ACÁCIAS VILLAGE - NOVA - R$ 380.000,00 - REF A42

EM FASE DE ACABAMENTO! 03 DORM, 01 SUÍTE, SALA AMPLA, LAVABO, COZ TIPO AMERICANA, WC, LAVANDERIA, ÁREA DE LAZER COM PISCINA, CHURRASQUEIRA E JARDINAGEM. SERÁ ENTRE-GUE COM ACABAMENTO DE 1º QUALIDADE. OK PARA FINANCIAMENTO, ÓTIMA OPORTUNIDADE.

JD SANTA CRUZ – REF A10502 LOTES JUNTOS MEDINDO 200M2 CADA, EXCELENTE LOCALIZAÇÃO! ECRITURA OK. ÓTIMA OPORTUNI-DADE!

COND. ANA CAROLINA – R$ 150.000,00 – REF A103

01 LOTE DE 700M2, TODO PLANO, MU-RADO NAS LATERAIS, PADRÃO ILHA, CASAS VIZINHAS DE ALTO PADRÃO. EX-CELENTE TOPOGRÁFIA!

3482-1369

9357-3131Plantão aos sábados,

domingos e feriados no fone

KOMBIBAÚ / 96

Vendo. 01 perua Kombi, baú de alumínio, ano 96, amarela, gasolina, SEMI NOVA. Preço abaixo da tabela. Direto com o proprietário. Fones 9119-7535/ 9773-2295/ José Carlos.

(17/11)

TRATOR

Vendo. 01 trator Massey Ferg-non, ano 73, modelo 65X, freio a óleo, estado NOVO. Preço a combinar. Direto com o pro-prietário. Fones 9119-7535/ 9773-2295/ José Carlos.

(17/11)

LOTES COND.ACÁCIA VILLAGEVendo. 02 lotes no Condo-mínio Acácia Village, medin-do 275m2 cada lote. Total de 550m2. Preço a combinar. Só vendo juntos. Direto com o proprietário. Fones 9119-7535/ 9773-2295/ José Carlos. (17/11)

Page 26: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

26 • Caderno D • • Sábado, 08 de dezembro de 2012

RESIDENCIAL

CENTROSaldanha Marinho

02 dorms, sala, cozinha, wc social, garagem, toda reformada.

CENTRO – Cód 02Rua Bernardino de Campos

02 dorms, sala, coz, wc social, área de serviço coberta e garagem 01 carro.

BELA VISTA – Cód 03Rua Tiradentes

03 dorms, sendo 1 suite com hidromassagem, sala, cozinha com armários, lavanderia coberta, armários embutido, quartinho no

fundo, garagem.

BELA VISTA – Cód 04Rua Tiradentes

03 dorms, sala, coz, wc social, área serviço coberta, wc área de serviço e

garagem 03 carros

BELA VISTA - Cód 05Rua Padre Jácomo de Petris, 368 –

02 dorms, sala, coz, wc social, garagem descoberta.

CENTRO01 dorm, sala, coz, wc social

laje e piso frio

ACÁCIAS – Cód 07Avenida Salvador Pagano

03 dorms, sala, coz, wc social,área de serviço coberta comquartinho, garagem 4 carros.

ALVORADARua Jeronimo Stella

01 dorm, sala, coz, wc social,alarme, cerca elétrica

ACÁCIAS - Cód 10Rua José Stella

02 dorms, sala, coz, wc social, área de serviço e garagem.

ACÁCIAS – Cód 11Rua José Stella

05 dorms (1 suite, 3 internos e 2 externos), sala, coz, wc social, área de serviço, área de churrasco e garagem.

ACÁCIAS – Cód 12Rua Salvador Minardi

Dormitórios, sala, cozinha, wc social, área de serviço e garagem.

ALVORADA - 2ª locaçãoRua Nazareno Castelhano Costa, com 02 dorm, sala, coz, wc, garagem.

ALVORADA - 1ª locaçãoRua José Vulcani, com 2 dorm, sala,

coz, wc, toda reformada

CENTRORua Prudente de Moraes, 3 dorm, 1 suíte, sala, sala TV e jantar, coz,

laje, piso frio, garagem

JD. ACÁCIAS - 1ª locação03 dorm, 1 suíte e closet, sala, sala tv, coz, churrasqueira, rica em armários

INPERDIVÉL, OPORTUNIDADE ÚNICA – 03 LOTES JUN-TOS NO JARDIM SANTA CRUZ COM UMA ÁREA TOTAL DE 832 METROS QUADRADOS EXCELENTE TOPOGRA-FIA. CONSULTE NOSSOS CORRETORES. REF 374

R$ 65.000,00 - TERRENO JD BOTÂNICO – EM FRENTE A PRAÇA, ÁREA DO TERRENO 250 M2 . REF 395

TERRENO JD BOTÂNICO ENTRADA DE R$ 45.800,00, E DEMAIS PARCELAS. VENHA CONFERIR. REF 383

TERRENO NO JARDIM SANTANA - 01 LOTES 8X25 TODO MURADO NAS LATERAIS E FUNDOS DOCUMENTAÇÃO OK COM ESCRITURA. ÓTIMA E LOCALIZAÇÃO. VENHA CONFERIR. CONSULTE NOSSOS CORRETORES .REF 338

R$ 50.000,00 - TERRENO NO ALVORADA – 8 X 20 = 160 M2, QUITADO. VENHE CONFERIR. REF.405

R$ 95.000,00 – TERRENO JD ACACIAS- 10X25 = 250 M2 EXCELENTE TOPOGRÁFIA. VENHA CONFERIR. REF 411

R$ 180.000,00- ALTO DAS ACÁCIAS – 02 LOTES JUNTOS CADA LOTE 10x25 COM ÁREA TOTAL DE 500 m2, TODA INFRAESTRUTURA, ÓTIMA TOPOGRÁFIA. REF 220

Fone:

3951-1460

R u a G a l d i n o Ta v e i r o s , 28 - a c e s s e : w w w. i m o b i l i a r i a s a n c l e i . c o m

Antes de alugar ou comprar, consulte as nossas ofertas, as melhores do mercado, por valores mais justos, confi ra

R$ 500,00 – JD DAS ACÁCIAS – 01 DORM, SALA, COZINHA, WC SOCIAL, GARAGEM, LAJE, PISO FRIO. R$ 600,00 – JD ALVORADA – 03 DORM, SALA, WC, COZINHA, GARAGEM COBERTA P/ 01 AUTO.

R$ 700,00 – JD ALVORADA – 02 DORM, SALA, COZ, WC, LAJE, PISO FRIO, GARAGEM P/ 01 AUTO, NOS UMA FUNDOS EDÍ-CULA COM 01 DORM, COZ, WC.

R$ 750,00 – SANTA CRUZ – 03 DORM, SALA, COZINHA, WC, TODA EM LAJE, AZULEJO, PISO FRIO, GARAGEM P/ 02 AUTOS.

R$ 700,00 – CENTRO – 02 DORM, SALA, COZINHA, WC, GARA-GEM P/ 01 AUTO COBERTA, FORRADA EM PVC E PISO FRIO. R$ 1.000,00 – JD ACÁCIAS – 02 DORM, SALA, WC COPA/COZ, HIDRO COMPLETA, LAJE, PISO FRIO, GARAGEM P/ 03 AUTOS.

R$ 1.100,00 – CESÁRIO MOTA – 03 DORM, 01 SUÍTE, SALA, COZ, WC, NOS FUNDOS 01 DORM E WC, GAR. P/ 01 AUTO COBERTA.

R$ 400,00 – CENTRO – SALÃO COMERCIAL COM DUA POTAS DE AÇO – EXCELENTE LOCALIZAÇÃO.

R$ 2.500,00 – JD ALVORADA - GALPÃO COMERCIAL COM 367M2 NOVO, EXCELENTE ALTURA ENTRADA E SAIDA P/ 2 RUAS.

R$ 2.000,00 – PERDO AMOROSO – SALAO COMERCIAL NOVO MUITO BEM LOCALIZADO, VENHA CONFERIR.

TERREA COMERCIAL–CENTRO–EM UM ÚNICO PRÉDIO, 10 SA-LAS, RECEPÇÃO, SALA DE ESPERA, 5 WC, GARAG 10 AUTOS.

R$ 330.000,00 – JD ACÁCIAS – 03 DORMITÓRIOS, COM ARMÁRIOS EMBU-

TIDOS, SUÍTE, ÁREA DE FESTAS, GARAGEM. VENHA CONFERIR. REF 375

R$ 250.000,00 – TERREA CENTRO - 03 DORMITÓRIOS, SALA, COZINHA, WC,

EM FORRO, PISO FRIO, QUINTAL CIMENTADO, GARAGEM P/ 05 AUTOS,

EDÍCULA COM 01 DORMITÓRIO, COZINHA, WC COM LAJE, PISO. REF 380.

R$ 320.000,00 – TERREA JD DAS ACÁCIAS – 03 DORMITÓRIOS, 01 SUÍTE,

SALA, COZINHA, 02 BANHEIROS, JARDIM DE INVERNO, GARAGEM PARA

03 AUTOS, LAJE, PISO PORCELANATO, PORTÃO ELETRONICO. REF 381.

R$ 330.000,00 – TERREA JD ACACIAS – 03 DORM, 1 SUITE , SALA 2 AMB.,

COZINHA, ÁREA DE SERVIÇO, , GARAGEM, PISO FRIO E LAJE. REF 401

IMÓVEIS EM CONSTRUÇÃO CRAVINHOSA PARTIR DE R$ 150 MIL, COM 2 DORM E DEMAIS DEPENDÊNCIAS. ÁREA

CONSTRUÍDA APROX. 59M2. EXCELENTE LOCALIZAÇÃO. VENHA CONFERIR

R$ 110.000,00 – TERREA JD ALVORADA – 02 DORMITÓRIOS, SUÍTE, SALA,

COZINHA, BANHEIRO SOCIAL, ÁREA DE SERVIÇO, QUINTAL CIMENTADO GA-

RAGEM, PISO FRIO. VENHA CONFERIR E FAÇA UM BOM NEGÓCIO. REF 408

R$ 150.000,00 – TERREA JD ALVORADA – 02 DORMITÓRIOS, SALA, BANHEIRO

SOCIAL, COZINHA, ÁREA DE SERVIÇO COBERTA, QUARTO DE DESPEJO, GA-

RAGEM PARA 02 AUTO COM COBERTURA DE MADEIRA APARELHADA, QUIN-

TAL CIMENTADO. VENHA CONFERIR E FAÇA UM BOM NEGÓCIO. REF 377

R$ 190.000,00 – TERREA JD ITAMARATI II- 03 DORM COM SUÍTE, SALA, COZ/

COPA, VENTILADORES DE TETO, ÁREA DE SERVIÇO, CHURRASQUEIRA, GA-

RAGEM COBERTA PARA 03 AUTOS, QUINTAL EM PISO, TODA EM LAJE AZU-

LEJO, PISO FRIO, PORTÃO BASCULANTE COM MOTOR. REF 339.

R$ 150.000,00- TERREA JD SANTANA- 03 DORMITÓRIOS, SENDO 01 SU-

ÍTE, SALA, COZINHA, BANHEIRO SOCIAL, ÁREA DE SERVIÇO, QUINTAL

CIMENTADO, GARAGEM PARA 02 AUTOS. VENHA CONFERIR. REF 382.

R$ 380.000,00 – JD ACACIAS VILLAGE – 03 DORMITÓRIOS, SENDO 01 SU-

ÍTE, ARMARIOS EMBUTIDOS, SALA, COZINHA AMERICANA, BANHEIRO,

ÁREA DE SERVIÇO, GARAGEM, PISCINA E CHURRASQUEIRA. REF 415

R$ 150.000,00 – TERREA NOVA CRAVINHOS – 02 DORMITÓRIOS, SUÍTE,

SALA, COZINHA, BANHEIRO SOCIAL, ÁREA DE SERVIÇO, QUINTAL EM

PISO, LAJE, PISO FRIO, GARAGEM PARA 02 AUTOS COBERTA. REF 394.

RUA XV DE NOVEMBRO, 196 - CENTRO - CRAVINHOS - FONE/FAX: (16) 3951-2000RUA JOSÉ ADOLFO BIANCO MOLINA, 2291 - JD CANADÁ - RIBEIRÃO PRETO - FONE/FAX: (16) 2133-2000

(16) 3951-2000ALUGUEL VENDAS

SANCLEIIMOBILIÁRIA Confi ança não se

compra, se conquista

Plantão:

9197-4829

Creci 32.999Creci 32.999

JARDIM DAS ACÁCIASR$ 430 MIL. TÉRREA ESQUINA, 03 DORM, SUÍTE, COM CLOSET, RICA EM ARMÁRIOS, SALA, TV, SALA JANTAR, ESCRITÓRIO, LAVABO, COZ PLANEJADA, LAVANDERIA, DESPENSA, ÁREA DE CHURRASCO,

GARAGEM 4 CARROS.

JARDIM BOTÂNICOR$ 80 MIL. TERRENO 250 M² (10X25), TODO MURADO, PORTÃO BASCULANTE, EXCELENTE

LOCALIZAÇÃO.

JARDIM ALVORADAR$ 150 MIL. 02 DORM, SALA, COZ E WC REVESTIDOS, EDÍCULA, GARAGEM, PORTÃO ELETRÔNICO, FRENTE A PRAÇA.

CENTROR$ 430 MIL. 03 DORM, SUÍTE, ARMÁRIOS, WC, COZ PLANEJADA, LAVANDERIA, ÁREA DE LAZER COMPLETA, COM SAUNA, DUCHA,

PISCINA, GARAGEM 01 VAGA

ROGIÃO RODOVIAANHANGUERA

ÁREA DE 2.000M² + GALPÃOEM ALVENARIA.

R$ 1.000,00.CONSULTE!

JARDIM ACÁCIASR$ 320 MIL. 03 DORM., ARMÁRIOS, SUÍTE, SALA TV, SALA JANTAR,

ESCRITÓRIO, A.S. GARAGEM,PARTE ALTA.

CHÁCARAR$ 250 MIL. 6000m² (60x100m), SEM BENFEITORIAS, PRÓXIMO AO SAN-

TA CRUZ, ESCRITURA NO ATO.

JARDIM DAS ACÁCIAS.R$ 370 MIL. TÉRREA NOVA, 3 DORM, SUÍTE, SALA 2 AMBIEN-TES, WC, COZ PLANEJADA, LAVANDERIA, ÁREA DE CHUR-

RASCO.

ANA CAROLINAR$ 140 MIL. TERRENO 700M²

(20X35M). ÓTIMA LICALIZAÇÃO.

JARDIM DAS ACÁCIASR$ 290 MIL. TÉRREA. 03 DORMI-TÓRIOS, SUÍTE, AMPLA SALA, CO-ZINHA, BANHEIRO SOCIAL, POR-CELANATO, GRAFIATO, CERCA ELÉTRICA, GARAGEM 2 VAGAS.

CENTROR$ 230 MIL. SALÃO COMERCIAL, RUA XV DE NOVEMBRO, ESCRI-TÓRIO, WC E COZINHA EM ANE-

XO, ÓTIMA OPORTUNIDADE.

SUMARÉR$ 450 MIL, 03 DORM, SUÍTE, SALA DE TV, SALA DE JANTAR, LA-VABO, COZINHA PLANEJADA, EX-CELENTE ÁREA DE CHURRASCO,

PISCINA, JARDIM. CONSULTE.

JOÃO BERBEL I03 DORM, SUÍTE, SALA, COZ, WC, ÁREA DE SERVIÇO, ACABAMEN-TO EM LAJE, PISO, vaga 01 carro

VENDA TERRENOS

JARDIM DAS ACÁCIAS300M² - AV. FAGUNDES, TERRENO 12X25M.

275M² - PARTE ALTA, ÓTIMA LO-CALIZAÇÃO, VENDE. MOTIVO MU-DANÇA. CONSULTE.

576M² - 2 LOTES JUNTOS, PARTE ALTA DO BAIRRO, OPORTUNIDADE.

SÍTIO - 05 ALQUEIRESEXCELENTE LOCALIZAÇÃO, 1 KM DA CIDADE, SEDE 03 DORM, SU-ÍTE, SACADA, COZ PLANEJADA, ÁREA DE CHURRASCO COMPLE-TA, PISCINA, CASA CASEIRO, PO-MAR, LAGO, NASCENTE, CURRAL.

FINANCIAMENTO ATRÁVES DA CAIXAIMÓVEIS COM EXCLUSIVIDADES. APROVEITEM A FACILIDADE E OS JUROS

ÁREAS E TERRENOSÁREA RESIDENCIAL / COMERCIAL

LOCAÇÃO

VÁRIOS SALÕES INDUSTRIAIS ECOMERCIAIS CONSULTE-NOS

SALÃO CENTRO - 03 salas novas– 1ª locaçãoCENTRO - 10 salas -1ª locaçãoRUA PRUDENTE DE MORAESRUA TIRADENTESAV. FRANCISCA ALMADAJD. ALVORADA HORÁCIO SABINO COIMBRABARRACÃO 320 m2, Jd. Alvorada

SALÃO E BARRACÃO COMERCIAIS

R$ 580.000,00 – SOBRADO NOVO- ACÁCIAS VILLAGE – 03 DORM, 02 SUÍTES, SALA P/ 03 AM-BIENTES, COZ, DESPENSA, ÁREA DE FESTAS, GAR P/ VÁRIOS AUTOS, PISO PORCELANATO RETIFICADO, O MESMO REVESTIMENTO DAS PAREDE , FINISSÍMO ACABAMENTO. REF 368

Page 27: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

Sábado, 08 de dezembro de 2012 • • Caderno D • 27

DECRETO Nº 1773/2012, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012. “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A ABRIR UM CRÉ-DITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NO VALOR DE R$ 49.271,00 (QUARENTA E NOVE MIL, DUZENTOS E SETENTA E UM REAIS), PARA COBRIR DESPESAS QUE ESPECIFICA”

DECRETO Nº 1774/2012, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012. “AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A ABRIR UM CRÉ-DITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NO VALOR DE R$ 42.000,00 (QUARENTA E DOIS MIL REAIS), DESTINADOS A COBRIR DES-PESAS QUE ESPECIFICA”.

Ofi cio N.º 057/2012Assunto: Resultado da Eleição de 2012

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cravinhos SP, a Vice Presidente Sra. Camila Baraldi Lemes Araujo ,no cumprimento de suas atribuições , venha através deste , comunicar o resultado da eleição para conselheiro tutelar de cravi-nhos para o triênio de 2013 á 2015 , abaixo relatório dos candidatos eleitos :

Cravinhos 05 de dezembro de 2012

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO

ADOLESCENTEC.N.P.J. 07.143.366/0001-69

Edson MartinezSecretario do CMDCA

Camila Baraldi L. AraujoVice Presidente do CMDCA

“SINKO INDÚSTRIA DE COMPONENTES ELETRO MECÂNICO, tor-na público que requereu na CETESB de forma concomitante a Licença Prévia e a Licença de Instalação, para a fabricação de abraçadeiras, cantoneiras e suportes metálicos à rua 15 de Novembro n. 952, bairro Sumaré, Cravinhos-SP”

ORIGEM QUIMICA S/A, torna público que requereu à CETESB de forma concomitante a Licença Prévia/Instalação/Ampliação, para FABRICA-ÇÃO DE FERTILIZANTES QUIMICOS DE USO AGRICOLA E DOMES-TICO, sito à Rua , sito à Rua Manoel Gomes dos Santos, 2511 – Distrito Industrial/ Cravinhos/SP.

ORIGEM QUIMICA S/A, torna público que requereu à CETESB, a Licen-ça de Operação para FABRICAÇÃO DE FERTILIZANTES QUIMICOS DE USO AGRICOLA E DOMESTICO, sito à Rua Manoel Gomes dos Santos, 2511 – Distrito Industrial/ Cravinhos/SP.

Nome do Candidato n.º Inscr VotosJosé Ricardo C. Moreira 033 298

Fernanda Adriana F. Barbosa 020 271Barbara Caroline de S. Schmidt 019 242

Andrea Costa Merlo 017 147Antonio Jose P. Bitarian 031 91

LAR SÃO VICENTE DE PAULORua Floriano Peixoto, 248 CEP 14.230-000 Serra Azul/SP

CNPJ nº 56.883.838/0001-25

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL

A diretoria do Lar São Vicente de Paulo, vem por meio legais de suas atribuições e de acordo com o Estatuto em vigor. CONVOCAR a comuni-dade de Serra Azul-SP, para a realização da ASSEMBLEIA GERAL, onde será eleita a nova diretória para o biênio de 2.013 - 2.014. Todos devem participar e contribuir na continuidade desta obra de caridade aos idosos do Município. A assembleia esta marcada para o dia 11 de dezembro ás 19h30, no salão á rua acima citada. A presença da comunidade nos dará a certeza e a edifi cação do Lar em Serra Azul e assim acolher os idosos mais necessitados. Tragam os documentos de RG e CPF.

Pe Manoel Aparecido do Espírito Santo

Pároco e Diretor da obraRG. 12.920.621- CPF. 045.583.588-76

Clovis Luís Tunes BasílioPresidente da Obra

RG 30.647.107 e CPF. 254.174.548-69

Maria Salete Zanirato Giolo2ª Secretária da obra

RG 11.517.512

Ofi cio :058/2012 Assunto: Agradecimento Faz

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cravinhos SP , A Vice Presidente Sra. Camila Baraldi Lemes Araujo , vem Agradecer a Administração Publica Municipal , Secreta-ria da Educação , A Diretora da Assistência Social , Todos os Mem-bros do Conselho Municipal e a Promotoria Publica neste Processo Eleitoral para Conselheiros Tutelares que deu inicio no mês de se-tembro ate a data do dia 02 de dezembro de 2012 no qual ocorreu a Eleição que transcorreu na maior serenidade e respeito dentro de um processo eleitoral e em especial agradecer os funcionários da Secre-taria da Educação e os Conselheiros Municipais que se dispuseram sem medir esforços em trabalhar ocupando os cargos dentro deste processo eleitoral .

E ainda a importância dos munícipes em participar das eleições e salientar a importância dos Conselheiros Tutelares junto a Criança e o Adolescente e bem como a sociedade em geral .

Sem mais para o momento, meus Sinceros Agradecimentos.

Cravinhos 05 de dezembro de 2012

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO

ADOLESCENTEC.N.P.J. 07.143.366/0001-69

Edson MartinezSecretario do CMDCA

Camila Baraldi L. AraujoVice Presidente do CMDCA

RESOLUÇÃO Nº 66/2012De 06 de Dezembro de 2012

“Altera a Resolução nº 20/98 e posteriores alterações que dispõe sobre o Plano de Classifi cação Funcional dos Servidores da Câmara Municipal, através da criação e extinção de Cargos Públicos de Provimento em Comissão e dá outras providências”.

A MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CRAVINHOS, Estado de São Paulo, torna público a aprovação e a promulgação da seguinte resolução:

ARTIGO 1º. – Fica criado o cargo de provimento em comissão, de livre nomeação e exoneração 01 (um) de Gerente Geral de Finanças.

PARÁGRAFO 1º. – É assegurado aos cargos de provimento em co-missão de que trata o “caput” do presente artigo os direitos e be-nefícios legais concedidos pela Administração Pública Municipal e contemplados nos respectivos recibos de salário.

ARTIGO 2º. – Reputa extinto na vacância do cargo de provimento em comissão 01 (um) cargo de Diretor Financeiro.

ARTIGO 3º. – Anexo I, da Resolução nº. 20/98, passa a vigorar com a seguinte redação:

ANEXO I – CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS CARGOS:SITUAÇÃO ANTIGA:

QUANTIDADE CARGOS REFERÊNCIA01 DIRETOR FINANCEIRO IV

SITUAÇÃO NOVA:

QUANTIDADE CARGOS REFERÊNCIA01 GERENTE GERAL DE

FINANÇASV

ARTIGO 4º. – Anexo II, da Resolução nº. 20/98, passa a vigorar com a seguinte redação:

ANEXO II – RELAÇÃO DE CARGOS, REFERÊNCIAS, CARGA HO-RÁRIA E REQUISITOS:

CARGOS CARGA HORÁRIA REQUISTOSGERENTE GERAL

DE FINANÇAS40 HORASSEMANAIS

2º GRAU COMPL. - CRC

ARTIGO 5º. – Anexo III, da Resolução nº. 20/98, passa a vigorar com a seguinte redação:

ANEXO III – QUADRO DE CARGOS EM PROVIMENTO EM CO-MISSÃO:

CARGOS REFERÊNCIA QUANTIDADEGERENTE GERAL

DE FINANÇASV 01

ARTIGO 6º. – Anexo IV, da Resolução nº. 20/98, passa a vigorar com a seguinte redação:

ANEXO IV – QUADRO DE CARGOS A SEREM EXTINTOS NA VA-CÂNCIA:

CARGOS REFERÊNCIA QUANTIDADEDIRETOR FINANCEIRO IV 01

ARTIGO 7º. – Anexo V, da Resolução nº. 20/98, passa a vigorar com a seguinte redação:

ANEXO V – ESCALA DE VENCIMENTOS:

CARGOS NÍVEL/REFERÊNCIA VALORGERENTE GERAL

DE FINANÇASV R$ 6.933,41

ARTIGO 8º. – Resulta criado o ANEXO XIV, correspondente, respec-tivamente, ao Cargo de Gerente Geral de Finanças.

ANEXO XIV

DESCRIÇÃO DO CARGO

CARGO: GERENTE GERAL DE FINANÇAS

Descrição sumária:

Executa, coordena e supervisiona serviços inerentes a RH, Financei-ro e Contabilidade Geral da Câmara Municipal.

Descrição detalhada:

a administração fi nanceira lida com a dimensão monetária da ati-vidade;

contribui para o objetivo da organização, aumentando sua efi ciên-cia ou controlando seus custos;

cuida da capacidade da organização de pagar suas dívidas e se manter em funcionamento;

A administração fi nanceira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais efi caz possível planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para fi nanciar operações e atividades, visando sempre o desenvol-vimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução fi nanceira;

Desenvolver e/ou participar de pesquisas salariais, coordenar a elaboração e manutenção de planos de cargos e salários, acompa-nhar os programas de treinamento e controlar serviços prestados por terceiros;

Supervisionar as atividades da área de recursos humanos envol-vendo recrutamento e seleção, administração salarial, treinamento e folha de pagamento;

Manter o regime disciplinar dos funcionários da instituição, de acor-do com as normas internas;

Contribuir para a manutenção da satisfação e motivação dos recur-sos humanos, juntamente com a Ouvidora, observando as políticas e diretrizes estabelecidos pela instituição;

Acompanhar os casos de alterações de cargos, exonerações e outros tipos de movimentação de pessoal, observando as normas e procedimentos aplicáveis, visando contribuir para a tomada de deci-sões nesses assuntos;

Examina/Elabora a escritura analítica, os atos contábeis e fi nan-ceiros, efetuando os correspondentes lançamentos contábeis para possibilitar o controle orçamentário e contábil;

Promove a prestação, acertos e conciliação de contas em geral, conferindo saldos, localizando e retifi cando possíveis erros, para as-segurar a correção das operações fi nanceiras e contábeis;

Examina empenhos despesas verifi cando a classifi cação e a exis-tência de recursos nas dotações orçamentárias para o pagamento de funcionários, contratos e demais compromissos assumidos;

Elabora demonstrativos fi nanceiros e contábeis na forma mensal, trimestral, semestral e anual inerentes a execução orçamentária e fi nanceira em consonância com as leis, regulamentos e normas vi-gentes, para apresentação da situação patrimonial, econômica e fi -nanceira do Legislativo Municipal;

É responsável pela verifi cação/elaboração e publicação dos rela-tórios exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, Instruções do E. Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e Sistema AUDESP.

Especifi cações:Escolaridade: segundo grau completo, técnico em contabilidade e registro no Conselho Regional de Contabilidade – CRC;Experiência: de comprovada de dois anos;Iniciativa/Complexidade: executa, supervisiona e coordena tarefas especializadas que exigem conhecimento técnico;Esforço Físico: nenhum;Esforço Mental: exige concentração, atenção e raciocínio;Esforço Visual: normal;Responsabilidade/Dados Confi denciais: tem acesso a documentos e informações, cuja, divulgação poderá causar sérios prejuízos à Câ-mara Municipal e Admistração Pública em Geral;Responsabilidade/Patrimônio: manipula e tem acesso a recursos elevados;Responsabilidade/Supervisão: executa e supervisiona trabalhos de terceiros;Responsabilidade/Segurança de Terceiros: nenhuma;Ambiente de trabalho: normal, de escritório.

ARTIGO 9º. – Esta Resolução entra em vigor em 01 de janeiro de 2013.

ARTIGO 10º. – As disposições em contrário fi cam revogadas espe-cialmente dispositivos e anexos da Resolução nº. 57/2007.

Cravinhos, 06 de Dezembro de 2012

Éder Agrella AlvesVereador Presidente

Márcio Luis de Lima BarrosoVereador Vice Presidente

Antônio Marques1º Secretário

Wágner Jandôzo Peres2º Secretário

Publicado, afi xado em local de costume e registrado em Livro Próprio na Secretaria da Câmara Municipal de Cravinhos aos 06 dias do mês de Dezembro de 2012.

Estevam Ricardo Estella dos SantosDiretor Legislativo

VALORES DOS SUBSÍDIOS E DAS REMUNERAÇÕES DOS CARGOS E EMPREGOS PÚBLICOS DO EXERCÍCIO DE 2012.

CARGOS EM COMISSÃOQTDE CARGO VALOR

01 Assessor Legislativo 1.343,8109 Assessor Parlamentar 2.069,7601 Assessor Gabinete

Mesa Diretora2.279,20

01 Assessor Jurídico 2.895,2001 Diretor Legislativo 3.222,0701 Procurador Jurídico

Legislativo6.933,41

VEREADORESQTDE CARGO VALOR

09 Vereador 4.147,49

Page 28: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

28 • Caderno D • • Sábado, 08 de dezembro de 2012

Nome: Adriana Ribeiro Fernandes.Idade: 17 anos.Signo: Libra.Cursando: 2° colegial.Música que marcou sua vida: Raul Seixas (Tente Outra Vez).Um fi lme inesquecível: Titanic e Se Beber Não Case.Esporte: Caminhada.Passatempo: Internet ou leio peças de teatros.Um sonho a realizar: Título Miss Plus Size.Um lugar especial: Minha casa.Uma coisa que me tira do sério: Difi cilmente algo me tira do sério, mas com certeza a injustiça.Como gosto de me vestir: roupas que valorizam o meu corpo.Um cantor(a): The Doors, Jorge e Matheus, e ou-tros.Um ator(a): Paola Oliveira e Johnny Depp.Um fi lme marcante: E se fosse verdade.Uma grande admiração por: Minha família.Traços fortes de minha personalidade: Sou ex-trovertida e muito sincera, às vezes isso faz as pessoas se afastarem de mim.Para me manter em forma eu: Faço caminhada e como coisas saudáveis.Meu vicio é: Internet.Para relaxar eu: Ouço musicas.Os amigos me chamam de: Drih.Adoraria aprender: Tocar violão.Quero estar: Feliz a todo momento.Frase especial: “Nunca troque o que você quer na vida pelo que você quer no momento. Mo-mentos passam e a vida continua!”

Nossa convidada da semana é muito pé no chão em relação a tudo em sua vida. Dona de um jeito meigo e carinhoso, odeia mentiras e pessoas fal-sas. Dá valor às pessoas que ama e faz amizade facilmente. Considera-se uma pessoa verdadeira nas palavras, e às vezes assusta um pouco as pes-soas que conhece.É modelo Plus Size e atriz de teatro, “sou apaixo-nada pelo que faço, e muito responsável no tra-balho que é para construir minha carreira” diz.Acompanhe o bate-bola:

Page 29: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

Sábado, 08 de dezembro de 2012 • • Caderno D • 29

Saúde

Kennedy OliveiraFoto: Francisco Cavalcanti

Prefeito Cabelim inicia importanteobra da Saúde

Faltando apenas 24 dias para a atual ad-ministração munici-

pal fi nalizar o seu mandato, entretanto o prefeito José Francisco Matasso Ferdi-nando, o Cabelim, conti-nua a realizar algumas im-portantes obras, sendo que as mesmas fi carão para o seu sucessor terminar e co-locar em andamento para o benefício da população de Cravinhos.

“Temos trabalhado in-cansavelmente para deixar um grande legado para Cravinhos, mas algumas obras não poderemos ter-minar. Entretanto tenho certeza que o meu sucessor [Boi] fará todas, assim pos-sibilitando mais benefícios à população cravinhense”, comenta o prefeito Cabe-lim.

Mais uma grande obra teve início da sexta-feira (07/12), trata-se do início da construção do Posto de Saúde no bairro Bela Vista, o qual benefi ciará também os moradores do Jardim Primavera e Jardim Al-vorada. A construção tem um investimento de apro-ximadamente R$ 500 mil,

Processo de fundação teve iníciona sexta-feira (07/12)

Operários da obra com o prefeito Cabelim durante início dos trabalhos

Prefeito Cabelim (ao centro) ouve as ex-plicações do secretário de Obras, José Augusto Catapani (esquerda) e do dire-

tor de Obras, Josué Bueno

Projeção de como fi cará o Posto de Saúde do bairro Bela Vista

sendo desses R$ 200 mil conquistados junto ao Mi-nistério da Saúde.

“Adquirimos o terreno e o regularizamos junto ao Estado de São Paulo, mas o tramite legal demorou um pouco e com isso atra-samos o início das obras. Mas a fundação do projeto teve início hoje [sexta-fei-

ra], entretanto, infelizmen-te, não iremos terminar. Te-nho certeza que o próximo prefeito terminará, porque é nosso parceiro e também quer o bem de nossa popu-lação”, explica Cabelim.

Ainda segundo o chefe do Executivo, o setor de Engenharia se destacou pela dedicação e afi nco que

trabalhou para regularizar o local, bem como realizar o projeto.

Com o início dessa obra o prefeito Cabelim atende a um compromisso fi rma-

do durante 2008, em sua campanha eleitoral, uma vez que essa era uma das reivindicações dos mora-dores da proximidade.

Vale salientar que o

Posto de Saúde do Bela Vista levará o nome de Argemiro Bonato, avô de Rogério Bonato, que é proprietário da Boraquí-mica.

Page 30: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

30 • Caderno E • • Sábado, 08 de dezembro de 2012

Mantidas as penas doscondenados

O Supremo Tribunal Federal, por 7 votos a dois, rejeitou a pro-

posta de rever as penas dos 25 réus do mensalão, mantendo, assim, todas as punições esta-belecidas durante o julgamen-to.

O ministro Marcos Va-lério, apoiado pelo ministro Ricardo Lewandowski, defen-deu a revisão das sanções e, pela sua proposta, a pena do empresário Marcos Valério cairia de 40 para 10 anos de cadeia.

O presidente da Corte e relator do processo, Joaquim Barbosa, rejeitou o pedido, que ele afi rmou não ter “am-paro legal e jurisprudencial.” Acompanharam seu voto os ministros Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Tofoli, Cármen Lú-cia, Gilmar Mendes e Celso de Mello.

O Supremo programou mais duas sessões – uma na quinta-feira e a outra na pró-xima segunda-feira, para de-cidir ainda três pontos do jul-gamento: revisão de algumas multas impostas a diversos réus, decisão sobre pedido do Procurador Geral da Repú-blica de prisão imediata dos condenados e decisão sobre a cassação dos mandatos dos deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP--MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP).

Findo o julgamento, o STF tem prazo de 60 dias para pu-blicar o acórdão uma espécie de resumo da decisão. Em se-guida, será aberto prazo para defesa e Ministério Público recorrerem com embargos declaratórios. Depois, as pri-sões. A jurisprudência do tri-bunal demonstra que prisões imediatas são determinadas em crimes de morte ou de gra-ve agressão à vítima.

Uma semana péssima para Dilma

Nesta semana certamente a presidente Dilma Rousseff vai querer passar uma borra-cha.

Elevou-se a temperatura no Congresso Nacional por conta de duas decisões toma-das por ela: 1 – o veto parcial da lei recém aprovada pelos deputados e senadores que fi xa novas normas para a dis-tribuição dos royalties do pe-tróleo; 2 – o não pagamento das emendas parlamentares ao Orçamento da União de 2012 e dos restos a pagar dos anos anteriores.

Sem esses benefícios para suas bases eleitorais, os parla-mentares ameaçam paralisar as atividades da Câmara neste fi nal de ano, deixando de vo-tar inclusive o Orçamento da União de 2013.

Com o apoio dos gover-nadores de 24 estados, passa-ram a pressionar o presidente do Senado, José Sarney, para convocação do Congresso Na-cional para exame dos vetos da presidente Dilma à nova lei dos royalties. Um dos ve-tos impede a possibilidade da divisão entre todos os estados e 5.565 municípios brasileiros dos recursos arrecadados com os atuais contratos. “A distri-buição justa das riquezas ge-radas pela exploração do pe-tróleo entre todos os estados e municípios da Federação, de forma como aprovou o Con-gresso, reafi rma o sentimento

de unidade nacional” – dizem os governadores em nota à imprensa.

De acordo com a decisão de Dilma, os estados produto-res – Rio de Janeiro e Espírito Santo continuarão receben-do os royalties dos contratos assinados até agora. Só da-qui por diante, com os novos contratos, é que os demais estados e municípios passarão a usufruir dos royalties petro-líferos. A previsão é que isso vai acontecer lá por 2018.

Para deixar o Palácio do Planalto mais preocupado, na terça-feira, a Praça dos Três Poderes e a Esplanada dos Ministérios foram tomadas por três movimentos de pro-testos. Um foi de pequenos agricultores rurais endivida-dos, vindos de vários pontos do país, que querem o perdão de seus débitos junto a ban-cos do governo. Outro movi-mento foi de sindicalistas que querem o fi m do fator previ-denciário. O terceiro protesto foi de um grupo de índios que reivindicam a demarcação de suas terras.

Para azucrinar mais ainda a presidente Dilma, a oposi-ção passou a colher assinatu-ras em requerimento para a formação da já denominada CPI da Rosemary.

O objetivo é investigar o escândalo envolvendo a ex--chefe do Escritório da Presi-dência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, com a máfi a que fraudava pareceres em órgãos ofi ciais, em benefi cio de empresas inescrupulosas. A oposição desconfi a que o Palácio do Planalto está manobrando para evitar que apareça neste escândalo o nome do ex-pre-sidente Lula, já que Rosemary era bem próximo dele, a ponto de em certos momentos cha-má-lo de seu namorado.

FHC quer Aéciocandidato

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lançou o senador mineiro Aécio Neves como candidato à Presidência da República em 2014 com o argumento de ser ele nome consensual e portador das qualidades para a empreitada. Esta posição foi encampada pelo presidente do PSDB, de-putado Sergio Guerra.

Essas manifestações acon-teceram, aqui em Brasília, du-rante reunião que contou com a presença de 500 prefeitos tucanos recém eleitos.

Aécio Neves, como bom mineiro, pediu tempo, um pouco de paciência. Disse que sua prioridade é construir a nova direção nacional do PSDB, a ser eleita, em maio próximo, e preparar a mudan-ça no programa da legenda. E, em seguida, apresentar ao Brasil uma nova agenda para os próximos 20 anos. Ai, en-tão “vamos pensar em ser can-didato à Presidência.”

Aécio anunciou que no ini-cio de 2013 vai viajar por todo o Brasil. Ele destacou que o maior problema do país hoje é o desequilíbrio federativo. “A Federação precisa ser repactu-ada” – diz ele. “O centralismo fi scal da União empobrece es-tados e municípios a cada vez que o governo federal resolve desonerar algum setor de im-postos que compõem os fun-dos de participações.”

A Policia Civil orien-ta a população a não aceitarem che-

ques da empresa, Ouro Fino do Banco Cocred, pois a empresa não possui conta no banco citado e um estelionatário esta passan-do este cheque falso no co-mércio local.

A advogada da empre-sa procurou a Policia Civil após desconfi arem de que haviam falsifi cado folhas de cheques em nome da empresa.

Um estabelecimento comercial que recebeu al-gumas folhas deste che-que, entrou em contato com a empresa avisando que havia voltado o cheque do banco Cocred o qual a empresa não possui conta.

O autor passou este cheque falso em vários es-tabelecimentos comerciais principalmente em super-mercados, este cheque não é feito pela empresa e ain-da foram informados pelo Cocred de que outros che-ques em nome da empresa teriam sido passados para eles.

Dois garotos de 13 anos foram surpre-endidos pela PM

no dia 30 de novembro por volta das 10:30h andando em uma motocicleta rou-bada.

A PM estava em patru-lhamento quando deparou com dois indivíduos em uma motocicleta em atitu-de suspeita. Os garotos ao avistarem a viatura, empre-enderam fuga andando pela calçada em alta velocidade, onde foi feito o acompa-nhamento da Policia Mili-tar, durante a fuga o menor

Jamila GreccoFotos: A Redação

Jamila GreccoFotos: A Redação

Policia Civil orienta a população de cheques clonados

Polícia Todas as informações desta sessão são retiradas dos boletins de ocorrência registrados nos distritos policiais.

“Foi instaurado um in-quérito, nos possuímos imagens de circuito inter-no de estabelecimentos que sofreram este golpe,

em breve será divulgado as imagens do autor deste crime” diz o Delegado de Policia Civil de Cravinhos, Renato Saverio.

Menores são fl agrados com moto roubada e vão para a delegacia

perdeu o controle e veio a cair fi cando com ferimen-tos leves os dois ocupantes

da motocicleta.Foram levados ao Pron-

to Socorro Médico Munici-

dosis.

O cheque está em nome da empresa Ouro Fino, po-rém a empresa não possui conta no Banco Cocred

A motocicleta era produto de furto realizadoem Cravinhos há poucos dias

pal, e posteriormente para a Delegacia de Policia.

Foi constatado que a motocicleta que estava sem placas era produto de furto realizado em Cravi-nhos há alguns dias atrás.

O condutor da motoci-cleta disse em depoimen-to a policia que a trocou a quantidade de 15 pedras de crack com uma pessoa desconhecida e pegou a moto, já o passageiro dis-se que saiu apenas para dar uma volta de moto com seu amigo.

Diante fatos foram en-caminhados ao Comissário de Menores que tomou as devidas providencias.

Observa-se o ressurgi-mento de ideias e dis-cursos do meio políti-

co regional em que se defende a instituição da chamada região metropolitana de Ribeirão Pre-to como estratégia de solucio-nar problemas dos municípios nela situados.

Na verdade a discussão desse tema iniciou a cerca de 10 anos na Assembleia Legis-lativa do Estado de São Paulo e depois foi abandonada talvez pela difi culdade de caracterizar como tal o estágio de desen-volvimento urbano atual das cidades abrangidas. Para a ge-ografi a urbana uma região me-tropolitana deve ter pelo menos dois pré-requisitos: 1) ajunta-mento físico da malha viária das cidades, também chama-do conurbação; e 2) interde-pendência social, econômica, cultural, política etc. entre as cidades. O primeiro não ocorre apesar de haver intenso proces-so de expansão imobiliária de Ribeirão Preto em direção às cidades limítrofes, principal-mente Cravinhos e vice-versa. Quanto ao segundo deve-se admitir que Ribeirão Preto mantenha interdependência

Rede 8econômica com os municípios vizinhos, pois o seu sistema de produção e consumo não teria o mesmo dinamismo não fossem os consumidores e tra-balhadores da região. Na área da saúde e educação o mode-lo concentrador de recursos e infra-estrutura que orienta a destinação de verbas do gover-no estadual e federal submete os municípios próximos aos serviços oferecidos por Ribei-rão Preto.

A despeito dessas conside-rações não se pode abrir mão do imperativo de governar de forma integrada, no que pesem as eventuais vaidades. ou inte-resse pessoal, desse ou daquele prefeito ou prefeita. Nesse sen-tido se propõe aqui a criação consensual do que neste artigo se denomina “rede 8”, de mu-nicípios limítrofes a Ribeirão Preto, ou seja, um governo voltado para o desenvolvi-mento sustentado das questões

sociais, econômicas e ambien-tais dessa rede. São eles: Bro-dowski, Cravinhos, Dumont, Jardinópolis, Ribeirão Preto, Serra Azul, Serrana e Sertão-zinho. No mínimo será uma oportunidade de aprendizado da moderna ferramenta chama-da “governança colaborativa” já aplicada de modo informal entre alguns governantes que neste artigo se chama “a união [em benefício do interesse pú-blico] faz a força”.

Page 31: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

Sábado, 08 de dezembro de 2012 • • Caderno E • 31

Policia Civil prende assaltantes que aterrorizavam o Jardim das Acácias

Jamila GreccoFoto: A Redação

Nos últimos dias, várias residências foram roubadas

neste ano, mas a Policia Civil resolveu dois dos ca-sos de assaltos na cidade.

O setor de investigações da Policia Civil de Cravi-nhos juntamente ao setor de investigações do 4º DP de Ribeirão Preto através de interceptações telefônicas e investigações realizadas

nas cidades de Cravinhos e Ribeirão Preto, prendeu a quadrilha que estava ater-rorizando os moradores dos bairros de classe média alta nas cidades da região.

Até o momento 10 inte-grantes da quadrilha espe-cializada em roubos nestas residências foram presos, dentre os eles, dois parti-ciparam de dois furtos em residência no bairro do Jar-dim das Acácias em Cra-vinhos. Tarcisio de Baco Oliveira, 19 anos e Alys-

son Richard Rodrigues am-bos moradores de Ribeirão Preto no bairro João Rossi.

A quadrilha observava e investigava os locais que seriam alvo por eles na ci-dade de Ribeirão Preto e região, pois eram selecio-nados por olheiros, recep-tadores entre outros.

O 4º DP de Ribeirão Preto através de intercep-tação telefônica conseguiu chegar até os integrantes da quadrilha, chegaram a autoria dos fatos e através

Polícia Todas as informações desta sessão são retiradas dos boletins de ocorrência registrados nos distritos policiais.

O Setor de investigação de Cravinhos juntamente ao setor de investigação do4º DP desmantelou a quadrilha. No centro o delegado Dr. Renato Saverio

Alysson era o agressordas vítimas

Tarcisio foi preso em fl agrante e con-fessou ter participado dos furtos

de uma prisão em fl agrante que teve em Ribeirão Pre-to conseguiu desmantelar a quadrilha.

A Policia tinha a sus-peita de que seria a mes-ma quadrilha que estaria atuando em Ribeirão em Cravinhos, pois as víti-mas eram agredidas inde-pendente sendo mulheres,

crianças, homens e idosos.As vítimas de Cravi-

nhos foram reconhecer os assaltantes e apenas dois deles foram reconhecidos, mas o processo de reco-nhecimento continua para que possa prender todos.

Os assaltantes confes-saram os roubos, a maioria dos objetos foram recupe-

rados e devolvidos as víti-mas.

Alysson, mais conheci-do como “Macarrão” era o agressor de todas as víti-mas. Os presos foram enca-minhados á Cadeia Pública de Santa Rosa do Viterbo, após ao CDP de Ribeirão Preto onde permanecem a disposição da Justiça.

Page 32: Jornal A Tribuna Regional de Cravinhos

32 • Caderno D • • Sábado, 08 de dezembro de 2012

Acontece

Kennedy Oliveira e Francisco CavalcantiFoto: A Redação

CONFUSÃO – Inicialmente o projeto consistia em repassar o imóvel onde funciona a escola municipal Maria Moreira Moraes, no Centro, para o FAPEM.

Administração municipal consegue parcelamento de dívida em 240 vezes

Os prefeitos de Serrana e Cravinhos - respectivamen-te, Nelson Garavazzo (PT) e Francisco Matasso Ferdi-nando (PSDB), o Cabelim -, ambos não reeleitos, (Cabe-lim não disputou a reeleição) tentam repassar as dívidas acumuladas em suas adminis-trações para seus sucessores.

A atitude visa evitar pro-blemas com a Lei de Res-

ponsabilidade Fiscal (LRF). O prefeito Cabelim havia retirado o projeto na última hora, mas o mesmo foi vo-tado e aprovado, em Sessão Extraordinária, na sexta-feira (07/12) por 6 a 2.

Inicialmente o projeto consistia em repassar o imó-vel onde funciona a escola municipal Maria Moreira Moraes, no Centro, para o FAPEM (Fundo de Aposen-tadoria do Município), o lo-cal avaliado em R$ 960 mil quitaria parte da dívida que a

Prefeitura tem com órgão, já a outra parte, de cerca de R$ 400 mil, seria parcelada em 36 vezes.

Surpreendendo os verea-dores, o prefeito apareceu na sessão e preferiu retirar a pro-posta. Ele informou aos par-lamentares que a diminuição do repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) em R$ 6 milhões foi o culpa-do pela dívida com a Fapem.

Por isso foi feito outro projeto que enviado para a Câmara na sexta-feira (07/12)

teve a sua apreciação e apro-vação por 6 a 2, o mesmo consistia em parcelamento da dívida total em 60 vezes, mas mostrando seu bom rela-cionamento com a Câmara de Vereadores os edis deixaram o parcelamento em 240 me-ses.

“O FAPEM é regido por um Conselho Administrativo de funcionários responsáveis e de carreira. Nenhum pre-feito por mais autoridade que tenha poderes para gastar ou movimentar este dinheiro.

Quando assumi a Prefeitura em 2009, o saldo do órgão era de aproximadamente R$ 15 milhões. Fazendo os de-pósitos mensalmente em 45 meses na atual administração este saldo passou para apro-ximadamente R$ 24 milhões, ou seja, somente na atual ad-ministração foram deposita-dos mais de R$ 8 milhões”,

explica o prefeito Cabelim.Diferentemente o que vem

repercutindo na cidade, nem o funcionalismo, nem mes-mo o Poder Público sofreu ou sofrerá qualquer prejuízo. O que o município deverá arre-cadar nos próximos anos, tem plena condições em cumprir este compromisso de parce-lamento.