jornal 1 semestre 2013

17
Edição: Jan/ Fev/Mar de 2013

Upload: escolhas-vivas

Post on 18-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal do primeiro semestre do projeto Escolhas Vivas-E5G.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal 1 semestre 2013

Edição: Jan/ Fev/Mar de 2013

Page 2: Jornal 1 semestre 2013

Índice1- Desporto2- Oficina de Artes3- Festival Intercultural4- Música e Dança Flamenca5- Apoio Escolar6- Educação Possoal e Social7- Formação

ContactosEscolhas VivasTel: 281543629Morada: Beco da Praça de Touros8900-322 Vila Real de Santo António

Email: [email protected]@gmail.comBlog: escolhasvivas.blogspot.comFacebook: Escolhas VivasYoutube: www.youtube.com/user/EscolhasVivas02

Page 3: Jornal 1 semestre 2013

Assembleia de Jovens

No mês de Fevereiro realizámos a 1.ª Assembleia de Jovens, onde se falou sobre as regras do projeto, preenchemos um ques-tionário acerca das nossas opiniões sobre o projeto, as ativi-dades que podíamos ser nós a dinamizar, as atividades que mais gostámos e o que melhorávamos no Escolhas Vivas. No final, avaliámos as atividades realizadas até esse momento e as ativi-dades desportivas foram as grandes vencedoras. No mês de Março realizámos a 2.ª Assembleia de Jovens para planearmos as atividades das férias da Páscoa.

03

Page 4: Jornal 1 semestre 2013

No dia 2 de Março de 2013dirigimo-nos à Mata do Cama-leão para participar na iniciati-va “Vamos Florestar Portugal”.A iniciativa contou com a participação de várias enti-dades do concelho e com a aju-da de todos conseguiu-se plan-tar cerca de 300 pinheiros!Adorámos esta atividade e es-peramos que os nossospinheiros possam crescermuito, para que possa haverum bom ambiente com a nossa ajuda.

04

Page 5: Jornal 1 semestre 2013

Entre Janeiro e Março de 2013 decorreram várias sessões de Desporto, onde tivemos a possi-bilidade de praticar diversas mo-dalidades.No pavilhão do projeto praticá-mos: Ping-Pong, Dança, Matra-quilhos, Ginástica e desafios des-portivos.No exterior, praticámos as seguintes modalidades: Ténis, Futsal, Basquetebol, Caminhada e Padel.Todas as atividades foram diver-tidas embora umas atividades tenham agradado mais a uns do que a outros.Mas o que realmente interessa é praticarmos desporto.

05

Page 6: Jornal 1 semestre 2013

O Uso livre é uma atividade do Projeto Escolhas Vivas muito fixe.Acontece de segunda a sexta, às 19 horas e termina às 20 horas.Durante 30 minutos, pode-se jogar ao computador, verifi-car o Em@il, etc. Após esses 30 minutos começa a troca de pessoas.Uma pessoa saí dum computador e entra a outra no com-putador.E querem saber o que acontece se nós jogarmos jogos de violência?Temos de sair do jogo ou do computador porque esses jogos são proibidos.

06

Page 7: Jornal 1 semestre 2013

07

Page 8: Jornal 1 semestre 2013

08

No dia 9 de Março, o projeto Escolhas Vivaslevou dois jovens até Tavira para participaremna Oficina “Escrita para Rap” inserida no eventoMaré de Contos.A oficina foi dinamizada pelo Rapper Chullage,um grande artista muito apreciado pelos jovensdo projeto, que ficaram muito entusiasmados!Ao longo da oficina foram realizadas váriasdinâmicas de palavras e rimas. Aprenderam-se várias técnicas para conseguir produzir rimas.A oficina terminou com Chullage dando alguns con-celhos àqueles que pretendem seguir com a e escrita rap.

Foi um dia inesquecível que concretizou o sonho destes jovens.

Page 9: Jornal 1 semestre 2013

Num final de tarde aproveitá-mos uma sessão de relaxamen-to. Deitados sobre uma manta grande, ouvindo uma música relaxante e com incenso na sala estava criado o ambiente ideal para a sessão.Na sessão todos sonhámos com muitas coisas divertidas.No final fizemos alguns exercí-cios de ginástica e também con-támos os nossos sonhos e apaga-mos o incenso.

Soube muito bem esta sessão de relaxamento! 09

Page 10: Jornal 1 semestre 2013

No dia 26 de Março fomos até à Capitana de VRSA, através de uma atividade organizada pela Casa da Marioneta.Primeiro fomos para perto da marina e aí deram-nos coletes de salva vidas e vestimos pois íamos andar na lancha da Polí-cia Marítima. E foi ESPECTACULAR! Andámos Super Rápido e apanhá-mos com alguma água mas foi muito muito muito fixe!Queríamos muito ter continuado a andar mas a nossa vez tinha chegado ao fim. Depois seguimos em direção ao ISN (Instituto de Socorro a Náufragos), pelo caminho apanhámos muita chuva.Chegando ao ISN visitámos as instalações e tivemos a opor-tunidade de fazer muitas perguntas. Por último, fomos visitar o farol mas como estávamos todos molhados não subimos!

No final, recebemos muitas prendas!10

Page 11: Jornal 1 semestre 2013

11

As férias da Páscoa serviram também para realizar alguns torneios no Pavilhão do projeto. No dia 20 de Março, realizámos o torneio de PES 2012, um jogo de playstation que a maioria dos ra-pazes adora! O vencedor deste torneio foi o David Negrão, que foi também o jovem que organizou esta atividade.Dois dias depois tiveram lugar os torneios de 4 em linha e Dominó, estes exigiram muita concentração e alguma sorte!Vencedores: . 4 em linha – Nuno Pereira;. Dominó – Andriy .

Torneios

Page 12: Jornal 1 semestre 2013

É verdade que durante as férias da Páscoa comem-se muitos ovos de cho- colate, amêndoas cheias de açúcar mas para informar e alertar recebemos no Escolhas Vivas a visita de alguém espe-cial que nos deu conselhos sobre a ali-mentação.Recebemos com muito gosto os conse-lhos da Dra.Cecília Santos (nutricio-ni-sta) que nos ensinou todas as refeições que devemos fazer ao longo do dia e fizemos um jogo onde tivemos que escolher alimentos adequados para cada refeição. Foi uma sessão muito interessante e útil para a nossa saúde.

Sessão de Nutrição

12

Page 13: Jornal 1 semestre 2013

Após uma tarde bem animada dedicámo-nos às artes culinárias! Preparámos para o lanche uma deliciosa salada de frutas e uma tosta, cada um de nós preparou a sua salada de frutas – cortando as frutas e fazendo sumo e a tosta cada um fez com os ingredientes que mais gosta, tínhamos como escolha: manteiga, fiambre, queijo, tomate, cebola e orégãos. Enchemos a nossa barriga e foi bem bom! 13

Sessão Culinária

Page 14: Jornal 1 semestre 2013

Durante o 1.º semestre de 2013, o Es-colhas Vivas iniciou a intervenção junto das turmas PCA de VRSA e PEIF de VRSA e Monte Gordo. A turma PCA participou na atividade de Educação para a Saúde através da dinamização por parte do MAPS de ses-sões sobre a sexualidade e ainda partici-param no pavilhão do projeto em ses-sões sobre Internet Segura. Nas turmas PIEF de VRSA e Monte Gordo a intervenção foca-se sobretudo na aquisição de competências através da abordagem de diversos temas inseri-dos na atividade de Educação Pessoal e Social, ex.: Bullying.

Intervenção nas turmas

PCA e PIEF

14

Page 15: Jornal 1 semestre 2013

Dedicámos uma tarde, a uma das atividades mais desejadas por al-gumas crianças e jovens - sessão fotográfica. Preparámos alguns acessórios, trouxemos outros de casa, preparou-se a máquina de filmar e fotográfica, fizemos as nossas mel-hores poses e… foram só flashes! O resultado foi muito bom, ficámos com fotos muito giras.

Sessão Fotográfica

15

Page 16: Jornal 1 semestre 2013
Page 17: Jornal 1 semestre 2013

Só Estilo...