jet sistemas · web viewno quadro abaixo, estão representados os resultados da reação de...

17
ESCOLA ESTADUAL “DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA” PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDOS ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 ANO 2014 PROFESSOR (a) João Jório e Michelle Mendes DISCIPLINA Biologia ALUNO (a) SÉRIE 3º ANO 1. OBJETIVO Direcionar os estudos independentes para a realização da prova de recuperação final. 2. CONTEUDOS A SEREM ESTUDADOS Genética: 1º lei de Mendel, 2º lei de Mendel, heredrograma, polialelia, herança quantitativa e herança sexual. Evolução: Lamarck, Darwin, seleção natural, convergência adaptativa, irradiação adaptativa, especiação. Origem da vida: Ecologia: Conceitos básicos, níveis ecológicos, cadeia alimentar, fluxo de energia, biomas mundiais, ciclos biogeoquímicos. . ATIVIDADES Valor: 30 Pontos 40 (quarenta) questões objetivas e subjetivas . AVALIAÇÃO FINAL Valor: 70 Pontos 20 (vinte) questões objetivas e subjetivas

Upload: others

Post on 17-Nov-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jet Sistemas · Web viewNo quadro abaixo, estão representados os resultados da reação de aglutinação de hemácias de quatro indivíduos, na presença de anticorpos anti-A, anti-B

ESCOLA ESTADUAL “DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA”PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDOS

ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012

ANO 2014PROFESSOR

(a)João Jório e Michelle Mendes

DISCIPLINA Biologia

ALUNO (a)SÉRIE 3º ANO

1. OBJETIVODirecionar os estudos independentes para a realização da prova de recuperação final.

2. CONTEUDOS A SEREM ESTUDADOS

Genética:1º lei de Mendel, 2º lei de Mendel, heredrograma, polialelia, herança quantitativa e herança sexual.

Evolução:Lamarck, Darwin, seleção natural, convergência adaptativa, irradiação adaptativa, especiação.

Origem da vida:

Ecologia:Conceitos básicos, níveis ecológicos, cadeia alimentar, fluxo de energia, biomas mundiais, ciclos biogeoquímicos.

. ATIVIDADES Valor: 30 Pontos

40 (quarenta) questões objetivas e subjetivas

. AVALIAÇÃO FINALValor: 70 Pontos

20 (vinte) questões objetivas e subjetivas

SUPERVISOR PEDAGÓGICO RESPONSÁVEL PELO ACOMPANHAMENTO

Rejane Cruz

Questões

1) O heredograma mostra a incidência de uma anomalia genética em um grupo familiar.

Page 2: Jet Sistemas · Web viewNo quadro abaixo, estão representados os resultados da reação de aglutinação de hemácias de quatro indivíduos, na presença de anticorpos anti-A, anti-B

O Após a análise deste heredograma, pode-se afirmar:a) todos os indivíduos normais são homozigotos recessivos.b) a anomalia é condicionada por um gene recessivo.c) a anomalia ocorre apenas em homozigotos dominantes.d) todos os indivíduos normais são homozigotos dominantes.e) todos os indivíduos normais são homozigotos dominantes ou heterozigotos.

2) A fenilcetonúria caracteriza-se por um distúrbio metabólico provocado pelo acúmulo de fenilalanina no organismo, podendo acarretar danos ao sistema nervoso e debilidade mental. O alelo para a fenilcetonúria é recessivo e tem herança autossômica.

No heredograma representado, o indivíduo preenchido em negro é afetado. Qual será a probabilidade, em porcentagem, de o casal 5 e 6 ter um filho afetado?

3) O esquema a seguir representa determinados genes alelos, localizados no mesmo par de homólogos.

Assinale a alternativa correta.a) Em I, a freqüência de crossing over é mais significativa.b) Em II, a probabilidade de ligação é maior.c) Em II, a probabilidade de recombinação gênica é menor.d) Em I, a ligação é menos freqüente.e) Em II, a probabilidade de recombinação é maior.

4) Em tomates, o fruto vermelho (V) é dominante sobre fruto o amarelo (v). A planta alta (A) é dominante sobre a planta baixa (a). Os dois genes estão localizados no mesmo cromossomo e não apresentam crossing over. Quais os fenótipos esperados para os descendentes de dois indivíduos com o seguinte genótipo:

Page 3: Jet Sistemas · Web viewNo quadro abaixo, estão representados os resultados da reação de aglutinação de hemácias de quatro indivíduos, na presença de anticorpos anti-A, anti-B

5) Em cães labradores, dois genes, cada um com dois alelos (B/b e E/e), condicionam as três pelagens típicas da raça: preta, marrom e dourada. A pelagem dourada é condicionada pela presença do alelo recessivo e em homozigose no genótipo. Os cães portadores de pelo menos um alelo dominante E serão pretos, se tiverem pelo menos um alelo dominante B; ou marrons, se forem homozigóticos bb. O cruzamento de um macho dourado com uma fêmea marrom produziu descendentes pretos, marrons e dourados. O genótipo do macho é?

6) Na herança da cor do fruto da moranga, estão envolvidos dois pares de genes A/a e B/b. O gene B produz frutos amarelos, mas, na presença do gene A, ele é inibido e produz frutos brancos, como o seu alelo b. O indivíduo duplo recessivo produz frutos verdes. Uma planta homozigota, produtora de frutos amarelos, é cruzada com outra, produtora de frutos verdes. Uma planta, filha desse cruzamento, que será chamada de planta I, foi cruzada com outra planta, II, produtora de frutos brancos. O cruzamento entre a planta I e a planta II produziu 4/8 de plantas com frutos brancos, 3/8 de plantas com frutos amarelos e 1/8 de plantas com frutos verdes. Responda: a) Que denominação se dá a este tipo de interação entre os genes A e B? b) Quais os genótipos das plantas I e II?

7) Suponha que na espermatogênese de um homem ocorra não-disjunção dos cromossomos sexuais na primeira divisão da meiose, isto é, que os cromossomos X e Y migrem juntos para um mesmo pólo da célula. Admitindo que a meiose continue normalmente, a) qual será a constituição cromossômica dos espermatozóides formados nessa meiose, no que se refere aos cromossomos sexuais? b) quais serão as possíveis constituições cromossômicas de crianças geradas pelos espermatozóides produzidos nessa meiose, no caso de eles fecundarem óvulos normais?

8) Uma mulher deu ‡ luz um menino com hemofilia. Como nenhum de seus parentes próximos era hemofílico, ela supôs que o problema teria surgido porque o pai da criança trabalhava em uma usina nuclear e teria ficado exposto a radiações que alteraram seu material genético. A mulher tem razão? Justifique.

9) Assim, a forma do corpo e os membros em forma de barbatanas são caracteres puramente semelhantes quando se compara a baleia com os peixes, porque constituem, nas duas classes, uma adaptação especial em virtude do modo de locomoção aquática. (Charles Darwin, in A origem das Espécies)

No trecho acima, ao comparar os caracteres citados, Darwin está se referindo a uma situação hoje conhecida por:

Page 4: Jet Sistemas · Web viewNo quadro abaixo, estão representados os resultados da reação de aglutinação de hemácias de quatro indivíduos, na presença de anticorpos anti-A, anti-B

a) convergência adaptativa, resultante da ação da seleção natural em ambientes com as mesmas características. b) convergência adaptativa, resultante da ação da seleção natural em ambientes com características distintas. c) divergência adaptativa, resultante da ação da seleção natural em ambientes com as mesmas características. d) divergência adaptativa, resultante da ação da seleção natural em ambientes com características distintas. e) irradiação adaptativa, resultante da competição entre diferentes espécies em um dado ambiente.

10) Analise a tirinha a seguir:

11) Levando-se em consideração as asas desses animais, as baratas não são pássaros porque esta estrutura é uma evidência da evolução, pelo fato de representar uma a) analogia, ou seja, têm desenvolvimento embrionário reduzido nas baratas b) analogia, ou seja, têm diferente origem embrionária e mesma função. c) analogia, ou seja, têm a mesma origem embrionária e função. d) homologia, ou seja, têm diferente origem embrionária e mesma função. e) homologia, ou seja, têm a mesma origem embrionária e função.

12) Nos trabalhos de Oparin, as estruturas especiais coacervados correspondem:a) À reunião de íons minerais a partir de gases simples.b) A complexos estruturais de lipídios.c) A proteínas que se mantém em pequenos grupos circundantes por um substrato líquido.d) À reunião de espécies de seres vivos já definidos.e) À reunião de microrganismos constituintes da flora de vida livre.

13) A respeito das teorias evolucionistas, analise as alternativas abaixo e some a(s) correta(s):

01) Uma ginasta que desenvolveu músculos fortes, através de intensos exercícios, terá filhos com a musculatura bem desenvolvida. (Teoria Darwinista).02) Os ancestrais da girafa apresentavam pescoços de comprimentos variáveis. Após várias gerações, o grupo mostrou um aumento no número de indivíduos com pescoço mais comprido devido à seleção natural. (Teoria de Lamarck).04) Darwin admitia que o homem descende do macaco.08) As características que se desenvolvem pelo uso são transmitidas de geração em geração. (Teoria Lamarckista).

Page 5: Jet Sistemas · Web viewNo quadro abaixo, estão representados os resultados da reação de aglutinação de hemácias de quatro indivíduos, na presença de anticorpos anti-A, anti-B

16) As bactérias desenvolveram resistência aos antibióticos devido ao uso frequente e indiscriminado no tratamento das infecções. (Darwin).32) Por terem o intestino longo, os herbívoros podem comer vegetais. (Darwin).64) As mutações não influenciam o processo de evolução

14) Ao longo do processo evolutivo do homem, várias mudanças adaptativas ocorreram. As afirmativas a seguir se referem a algumas delas. Assinale a INCORRETA.a) A adoção da postura ereta e o aperfeiçoamento das mãos possibilitaram o uso regular de instrumentos para obtenção de alimentos.b) As modificações nos dentes, na arcada dentária e nos hábitos alimentares contribuíram para o aumento da capacidade de adaptação.c) A postura bípede foi decorrente de um aumento do cérebro e da inteligência, acompanhado de alterações no esqueleto.d) As alterações no ritmo do desenvolvimento dos humanos resultaram na necessidade de um período mais prolongado de cuidados maternais.e) O aumento da capacidade craniana e o desenvolvimento dos centros da inteligência propiciaram um aumento na capacidade de comunicação e de comportamento comunitário organizado.

15) À luz do conhecimento atual, observe a ilustração abaixo e aponte a alternativa que melhor responde a pergunta: o homem é originário do macaco?

a) A espécie Homo sapiens se distingue de outros hominídeos e, portanto, não se originou dos macacos, que são primatas.b) Os gêneros Homo e Australopithecus representam o homem moderno e conviveram na mesma época com os macacos; assim, não são seus descendentes.

c) Chimpanzés são bípedes e parecidos morfologicamente com o homem; portanto, os chimpanzés deram origem ao homem.d) Os seres humanos e chimpanzés possuíam um ancestral em comum e divergiram ao longo da evolução.e) Os seres humanos e chimpanzés convergiram ao longo da evolução desenvolvendo características análogas.

16) O famoso cientista Eugene Rabinowitch, em artigo publicado na revista Scientific American, declarou:

Page 6: Jet Sistemas · Web viewNo quadro abaixo, estão representados os resultados da reação de aglutinação de hemácias de quatro indivíduos, na presença de anticorpos anti-A, anti-B

“O homem é o rei do mundo animal, ultrapassando, pela inteligência e pelo poder, todos os outros animais”. Apesar disso, é menos auto-suficiente que a mais humilde erva daninha do campo. Fisiologicamente falando, todos os animais, inclusive o homem, não passam de uma prole de parasitas, vivendo à custa do grande corpo que é o reino vegetal.O que o autor quis dizer, referindo-se:a) ao homem como um ser menos auto-suficiente que uma erva daninha?b) ao homem e a outros animais como uma “prole de parasitas”?

17) O gráfico da figura I mostra a distribuição de três espécies de esquilos que vivem nas mesmas árvores de uma floresta, e o da figura II mostra os alimentos preferidos por essas espécies.

a) Com base nas informações fornecidas pelas figuras, dê dois motivos que expliquem por que as três espécies podem coexistir no mesmo ambiente.

b) Supondo que uma quarta espécie de esquilo fosse introduzida no mesmo local, explique como essa espécie poderia coexistir nesse ambiente.

18) A figura mostra uma teia alimentar simplificada de uma floresta brasileira. Observe-a com atenção e responda às questões.a) O que está representado na seqüência de A a E?

b) O que poderia acontecer às cobras, se os sapos fossem exterminados?

c) O que poderia acontecer aos insetos, se os sapos fossem eliminados?

d) Que organismos funcionam como decompositores?

e) Quais são os níveis tráficos dos macacos e dos pássaros?

Page 7: Jet Sistemas · Web viewNo quadro abaixo, estão representados os resultados da reação de aglutinação de hemácias de quatro indivíduos, na presença de anticorpos anti-A, anti-B

f) E dos gaviões?

g) Qual é o sentido do fluxo energético?

h) De que forma a presença de macacos influi sobre os pássaros e vice-versa?

19) Bactérias e fungos encontrados na natureza são agentes causadores de problemas para a saúde dos seres humanos. Suponha a descoberta de uma droga com uma ação bactericida e fungicida extremamente eficaz e destituída de toxicidade para animais e plantas. Imagine que essa droga fosse espalhada por toda a superfície da Terra, causando assim a completa extinção de fungos e bactérias.O que aconteceria com a produtividade primária (taxa de fotossíntese) dos ecossistemas? Justifique sua resposta.

20) Considere a afirmação:“As populações daquele ambiente pertencem a diferentes espécies de animais e vegetais’”. ’Que conceitos estão implícitos nessa frase, se levarmos em consideração:a) somente o conjunto de populações?b) o conjunto de populações mais o ambiente abiótico?

21. VunespUm pesquisador selecionou casais de ratos em queambos os pais eram cinza e tinham filhotes brancose cinza. Entre os 60 filhotes cinza encontrados naprole desses casais, o número provável de filhotesheterozigotos é:a) 40 d) 15b) 30 e) 10c) 20

22. A polidactilia (dedo a mais) é determinada por um genedominante. A mãe e o marido de uma mulher são normais, porém ela apresenta a polidactilia. Qual a probabilidade de o casal ter uma criança com esse caráter?a) 1/2 d) 1/4b) 3/4 e) 1/16c) 3/8

23. Fuvest-SPNuma certa espécie de inseto, a presença de asas é condicionada por um gene autossômico (gene que se encontra em cromossomo que não participa da definiçãode sexo) dominante A, sendo que o recessivo a, quando em dose dupla, determina a ausência de asas. Do cruzamento de uma fêmea com asas, cujo pai não tinha asas, com um macho sem asas nascem 800 descendentes. Quantos insetos sem asas esperamosencontrar entre eles?a) 50 d) 400b) 100 e) 800c) 200

24. Fuvest-SP

Page 8: Jet Sistemas · Web viewNo quadro abaixo, estão representados os resultados da reação de aglutinação de hemácias de quatro indivíduos, na presença de anticorpos anti-A, anti-B

A acondroplasia é uma doença esquelética de nanismo com encurtamento dos membros e aumento da cabeça. Uma mulher acondroplásica, casada com um primo igualmente acondroplásico, tem dois filhos; o primeiro apresenta acondroplasia e o segundo nãoapresenta a anomalia em questão. A partir desses dados, é correto afirmar que:a) a acondroplasia tem herança recessiva e o casal é homozigoto dominante.b) a acondroplasia tem herança dominante e o casal é homozigoto recessivo.c) o filho acondroplásico só pode ser homozigoto, já que é afetado pela doença.d) o filho normal é heterozigoto, pois os pais são homozigotos AA e aa.e) a acondroplasia é determinada por alelo dominante e o casal é heterozigoto.

25. UFMT modificadoQual a probabilidade de haver descendentes heterozigotos do sexo feminino nascidos de pais heterozigotos?a) 1/4 d) 1/32b) 3/8 e) 1/2c) 1/16

26. FEI-SPSabendo que o albinismo é um caráter recessivo, determine a porcentagem de descendentes com o fenótipo igual ao do pai, resultantes do casamento de um homem heterozigoto, para esse fator, com uma mulher de igual genótipo.a) 0%b) 25%c) 50%d) 75%e) 100%

27. UFPEEstabeleça a correspondência entre as colunas.1. Trypanosoma cruzi2. Entamoeba histolytica3. Plasmodium sp4. Paramecium sp( ) protozoário flagelado( ) protozoário ciliado( ) protozoário sarcodíneo( ) protozoário esporozoárioa) 1, 2, 3 e 4b) 2, 1, 3 e 4c) 3, 1, 2 e 4d) 1, 4, 2 e 3e) 4, 3, 2 e 1

28. (UFMG) Em que alternativa as duas características são comuns a todos os indivíduos do reino Monera?a) Ausência de núcleo e presença de clorofilab) Ausência de carioteca e capacidade de síntese proteicac) Incapacidade de síntese proteica e parasitas exclusivosd) Presença de um só tipo de ácido nucleico e ausência de clorofilae) Ausência de membrana plasmática e presença de DNA e RNA.

29. UFPA

Page 9: Jet Sistemas · Web viewNo quadro abaixo, estão representados os resultados da reação de aglutinação de hemácias de quatro indivíduos, na presença de anticorpos anti-A, anti-B

No quadro abaixo, estão representados os resultadosda reação de aglutinação de hemácias de quatroindivíduos, na presença de anticorpos anti-A, anti-Be anti-Rh.

Com base nos resultados apresentados no teste deaglutinação, marque qual das alternativas contém aafirmativa correta.a) Ana pertence ao grupo sangüíneo O, Rh+.b) Maria poderá receber sangue de Paulo.c) Maria possui aglutininas anti-A e anti-B no plasma.d) João possui aglutinogênio ou antígeno B em suas hemácias.e) Paulo possui aglutinogênio ou antígeno A em suas hemácias.

30. Mackenzie-SPAnalise o heredograma abaixo.

Sabendo-se que a mulher 7 pertence à mesma tipagem Rh da sua mãe, qual a probabilidade de o casal7 × 8 ter uma criança doadora universal para a tipagem Rh e ABO?a) 1/2 d) 1/8b) 3/4 e) 2/6c) 1/4

31. VunespEm ratos, a coloração do pêlo depende da ação de dois pares de genes independentes. O gene C leva àformação de pigmento e seu alelo c, em condição homozigótica, impede a formação de pigmento. O gene Bproduz cor preta e seu alelo b determina a cor marrom.Um rato preto heterozigoto (para os dois loci gênicos) é cruzado com um rato albino homozigoto recessivo (para os dois loci gênicos). Assinale a proporção fenotípica esperada na descendência desse cruzamento:a) 3 pretos : 1 albino. d) 2 pretos : 2 albinos.b) 1 preto : 1 marrom : 2 albinos. e) 2 pretos : 1 marrom : 1 albino.c) 2 marrons : 1 albino.

32. UFJF-MG

Page 10: Jet Sistemas · Web viewNo quadro abaixo, estão representados os resultados da reação de aglutinação de hemácias de quatro indivíduos, na presença de anticorpos anti-A, anti-B

Em bovinos, a pelagem colorida é determinada pelo alelo H, enquanto o alelo h determina pelagem branca.Outro gene determina a pigmentação da pelagem na cor vermelha b ou preta B. O cruzamento de um tourode pelagem preta HhBb com uma vaca de pelagem preta HhBb produzirá uma prole com:

a) 100% de animais com pelagem preta, pois o gene para a cor é dominante.b) 100% de animais com pelagem branca, pois o gene para a cor é epistático.c) 12 animais com pelagem branca, 1 com pelagem vermelha, 3 com pelagem preta.d) 4 animais com pelagem branca, 3 com pelagem vermelha, 9 com pelagem preta.e) 9 animais com pelagem preta, 7 com pelagem vermelha.

33. PUC-SPA variação da cor da pele humana pode ser explicada através da interação de dois pares de genes aditivos.Os indivíduos homozigotos para os genes A e B seriam pretos e, para os genes a e b, seriam brancos. Do casamento de indivíduos com esses dois genótipos resultariam mulatos de cor intermediária entre as dos pais. O genótipo dos mulatos mencionados acima seria:

a) AABB. d) AAbb.b) aabb. e) Aabb.c) AaBb.

34. FAAP-SPLeia com atenção a tirinha a seguir.

Calvin by Watterson

Segundo a tirinha, a amiga do Calvin tem dois cromossomos X. Com base neste dado, podemos concluir que:

a) a amiga de Calvin é mutante, por isso é hostil.b) um cromossomo X da amiga do Calvin é ativo e o outro é chamado de cromatina sexual.c) a heterocromatina ocorre no Calvin, pois ele é XY.d) os dois cromossomos X de que o Calvin fala é da cobra que quer comê-lo.e) não há cromatina sexual em meninas.

35. PUC-SP

Page 11: Jet Sistemas · Web viewNo quadro abaixo, estão representados os resultados da reação de aglutinação de hemácias de quatro indivíduos, na presença de anticorpos anti-A, anti-B

O esquema a seguir representa a genealogia de uma família.

Os genótipos dos indivíduos I, II e III são, respectivamente:

a) XDY, XDY, XDXd.b) XYD, XX, XYD.c) XDYD, XDXd, XDYd.d) Dd, DD, Dd.e) Dd, Dd, DD.

36. Fuvest-SPA árvore representada a seguir refere-se à herança da hemofilia.Com referência à pessoa indicada pelo nº 4 do heredograma a seguir, é incorreto afirmar que:

a) é obrigatoriamente portadora de um gene para a hemofilia.b) o seu gene para hemofilia proveio da mãe.c) podemos concluir, pela sua descendência, que um dos seus cromossomos X não traz o gene parahemofilia.d) doou um cromossomo com gene para hemofilia ao no 9.e) não poderá, com o homem no 3, ter filhas hemofílicas.

37. Unifor-CENa espécie humana, o albinismo é condicionado por um gene autossômico recessivo, e a hemofilia, porum gene recessivo localizado no cromossomo sexual X. Se uma mulher, heterozigota para os dois pares degenes, casar-se com um homem albino e não hemofílico, a probabilidade de vir a ter uma criança do sexomasculino, albina e hemofílica é:a) 1/2 d) 1/9b) 1/4 e) 1/16

Page 12: Jet Sistemas · Web viewNo quadro abaixo, estão representados os resultados da reação de aglutinação de hemácias de quatro indivíduos, na presença de anticorpos anti-A, anti-B

c) 1/8

38. Um homem calvo, filho de pai não-calvo, casa-se com uma mulher não-calva cujo pai era calvo homozigoto. Qual é a probabilidade de o casal ter um menino que futuramente seja calvo?a) 3/4 d) 3/8b) 1/2 e) 1/4c) 1/8

39. UFPIA figura a seguir mostra o desenvolvimento embrionáriode diferentes vertebrados. Observando-a com atenção,pode-se concluir corretamente que:

a) existe grande semelhança no desenvolvimento embrionário dos diferentes animais, sobretudo nosprimeiros estágios.b) a presença da cauda é uma característica comum nos estágios finais de desenvolvimento dos diferentesanimais.c) os estágios jovens do desenvolvimento embrionário de um animal são bastante diferentes dosestágios jovens do desenvolvimento embrionário de seus ancestrais.d) uma ancestralidade comum não pode ser evidenciada através da observação do desenvolvimentoembrionário.e) quanto mais diferentes são os organismos, maior é a semelhança embrionária entre eles.

40. ENEMO assunto na aula de Biologia era a evolução humana. Foi apresentada aos alunos uma árvore filogenética,igual à mostrada na ilustração, que relacionava primatas atuais e seus ancestrais.Legenda da ilustração.1. Símios do Novo Mundo 6. Chimpanzé2. Símios do Velho Mundo 7. Homem3. Gibão I. Hilobatídeos4. Orangotango II. Pongídeos5. Gorila III. Hominídeos

Page 13: Jet Sistemas · Web viewNo quadro abaixo, estão representados os resultados da reação de aglutinação de hemácias de quatro indivíduos, na presença de anticorpos anti-A, anti-B

Árvore filogenética provável dos antropoides. Foram feitas comparações entre DNA e proteínas daespécie humana com DNA e proteínas de diversos primatas. Observando a árvore filogenética, vocêespera que os dados bioquímicos tenham apontado, entre os primatas atuais, como nosso parente maispróximo o:a) Australopithecus.b) chimpanzé.c) Ramapithecus.d) gorila.e) orangotango.