jararaca tityus serrulatus tityus bahiensis serrulatus (escorpião amarelo) e tityus bahiensis...

2
JARARACA -A jararaca é a serpente que mais causa acidentes no Brasil; -Apresenta desenhos no corpo semelhantes a um "V" invertido; -Seu corpo pode chegar até a 1,5 m de comprimento total; -Algumas espécies são bastante agressivas. Geralmente são encontradas em locais úmidos. CASCAVEL -Apresenta guizo ou chocalho no final da cauda; uma serpente menos agressiva que a jararaca e encontra-se geralmente em locais mais secos. -Seu corpo pode chegar até a 1,2 m de comprimento total. Micr urus corallinus Informações Gerais - Principal característica: coloração padrão em anéis vermelhos, pretos e brancos (ou amarelos); -Seu corpo pode chegar até a 80 em de comprimento total. Os acidentes envolvendo serpentes ocorrem principalmente nas pernas e nos pés. As serpentes em geral têm hábitos noturnos e atacam principalmente quando se sentem ameaçadas. - Destacam-se duas espécies de maior importância médica no Brasil: Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e Tityus bahiensis (escorpião preto ou marrom) . Tityus serrulatus (escorpião amarelo) - Têm hábitos noturnos, mantendo-se escondidos durante o dia em troncos, galhos, buracos e rochas. O escorpião amarelo é a espécie mais perigosa. Nas áreas urbanas são encontrados principalmente nos entulhos em torno das residências e terrenos baldios. Outros escorpiões de coloração marrom ou preta causam acidentes de menor gravidade. - Injetam o veneno pelo ferrão que fica no último segmento da cauda. Sua picada é dolorida e pode ser muito grave em crianças e idosos. Ti tyus bahi ensis (es corpião preto ou ma rrom) -São larvas de mariposas ou borboletas. Os acidentes mais graves geralmente ocorrem com a espécie Lonomia obliqua, que é comumente encontrada em grupos nos troncos de árvores. Seu veneno pode provocar hemorragias. Grupo de Lonomia obliqua -O contato com as cerdas do corpo da lagarta libera o veneno que causa dor, queimação, vermelhidão e inchaço. As manchas hemorrágicas ou sangramentos pelo nariz, gengivas ou urina podem aparecer entre 8 a 72 horas após o contato. F oto: Emanuel Marqu es da Silva Lonomia ob/iqua - Em caso de acidente com lagartas, se possível leve o animal para auxiliar no diagnóstico e tratamento.

Upload: buidung

Post on 11-Feb-2019

224 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

JARARACA -A jararaca é a serpente que mais causa acidentes no Brasil; -Apresenta desenhos no corpo semelhantes a um "V" invertido;

-Seu corpo pode chegar até a 1,5 m de comprimento total; -Algumas espécies são bastante agressivas. Geralmente são encontradas em locais úmidos.

CASCAVEL

-Apresenta guizo ou chocalho no final da cauda; - É uma serpente menos agressiva que a jararaca e encontra-se geralmente em locais mais secos. -Seu corpo pode chegar até a 1,2 m de comprimento total.

Micrurus corallinus

Informações Gerais

- Principal característica: coloração padrão em anéis vermelhos, pretos e brancos (ou amarelos); -Seu corpo pode chegar até a 80 em de comprimento total.

Os acidentes envolvendo serpentes ocorrem principalmente nas pernas e nos pés. As serpentes em geral têm hábitos noturnos e atacam principalmente quando se sentem ameaçadas.

- Destacam-se duas espécies de maior importância médica no Brasil: Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e Tityus bahiensis (escorpião preto ou marrom).

Tityus serrulatus (escorpião amarelo)

- Têm hábitos noturnos, mantendo-se escondidos durante o dia em troncos, galhos, buracos e rochas. O escorpião amarelo é a espécie mais perigosa. Nas áreas urbanas são encontrados principalmente nos entulhos em torno das residências e terrenos baldios. Outros escorpiões de coloração marrom ou preta causam acidentes de menor gravidade.

- Injetam o veneno pelo ferrão que fica no último segmento da cauda. Sua picada é dolorida e pode ser muito grave em crianças e idosos.

Tityus bahiensis (escorpião preto ou marrom)

-São larvas de mariposas ou borboletas. Os acidentes mais graves geralmente ocorrem com a espécie Lonomia obliqua, que é comumente encontrada em grupos nos troncos de árvores. Seu veneno pode provocar hemorragias.

Grupo de Lonomia obliqua

-O contato com as cerdas do corpo da lagarta libera o veneno que causa dor, queimação, vermelhidão e inchaço. As manchas hemorrágicas ou sangramentos pelo nariz, gengivas ou urina podem aparecer entre 8 a 72 horas após o contato.

Foto: Emanuel Marques da Silva Lonomia ob/iqua

- Em caso de acidente com lagartas, se possível leve o animal para auxiliar no diagnóstico e tratamento.

- É muito agressiva. É encontrada em bananeiras, troncos, madeiras e pode

entrar nas residências. -A picada causa dor imediata no local, e pode ser grave em crianças e idosos.

- Pode atingir cerca de 1 O em de diâmetro e não constroi teia.

- É pouco agressiva, com hábitos noturnos. - É muito comum no ambiente domiciliar, podendo ser encontrada em pilhas de tijolos, telhas, madeiras, frestas, atrás e no interior de móveis, em roupas e calçados. - A picada é pouco dolorosa e os sintomas podem aparecer várias r horas após o acidente. f

ARANHA MARROM

IV O>

'" ,.::: c: iE ·c: > - Pode atingir cerca de 4 em de dià'metro

quando adultas. ~--------~--~ ~

Outras espécies

Aranhas caranguejeiras e aranhas de jardim, apesar da picada dolorida, não têm veneno muito ativo em seres humanos. Acidentes com esses animais geralmente são de baixa gravidade.

C..0Mo ~ví1dv- acJd~nte-Ç

·Utilizar equipamentos de segurança adequados em ambientes propícios à ocorrência desses animais (ex.: botas e luvas de couro); ·Não colocar as mãos em buracos no solo, árvores ou folhagens; • Sempre examinar calçados, roupas pessoais e de cama e banho antes de usá-los; ·Vedar frestas e buracos de paredes e assoalhos que permitam a entrada desses animais no ambiente doméstico; ·Manter a casa e o quintal limpos, livres de entulho e lixo; ·Redobrar os cuidados e atenção nas épocas quentes, pois é quando esses animais são mais ativos e se reproduzem.

C..0Mo a9v- ~M e--aÇo d~ acJd~nte-Ç

·Não cortar, furar ou fazer torniquete no membro afetado; ·Não sugar o local da ferida e não colocar produtos caseiros no ferimento; • Lavar o ferimento com água e sabão; ·Manter a vítima calma e em repouso; ·Levar a vítima para atendimento médico o mais rápido possível; ·Em caso de acidentes com lagartas, ficar atento ao surgimento de sangramentos ou hematomas nas primeiras 48 horas; ·Sempre que possível levar ao posto de atendimento, junto com a vítima, o animal causador do acidente, mesmo morto, para facilitar o diagnóstico.

EM CASO DE DÚVIDAS, ENTRE EM CONTATO COM O CENTRO DE CONTROLE DE ENVENENAMENTOS

0800 410148

Pacto Global sust•nrl~~t!~:.J: /SE r;;'] Rede Brasileira Empr<sartal 20 1 2 ~

s~ COPEL rfJWta~

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

www.copel.com