escorpião de prata encontra tatu-man

12
Sugerido para adultos

Upload: escorpiao-de-prata

Post on 09-Mar-2016

261 views

Category:

Documents


24 download

DESCRIPTION

Série de tiras escritas por Eloyr Pacheco e ilustradas por Bira Dantas

TRANSCRIPT

Page 1: Escorpião de Prata encontra Tatu-man

Sug

erid

o pa

ra a

dulto

s

Page 2: Escorpião de Prata encontra Tatu-man
Page 3: Escorpião de Prata encontra Tatu-man

Quem é Tatu-man?

Pra quem não conhece Tatu-man, nascido Dasi Podideos, ele é um su-jeito muito tímido. Ridicularizado pelos colegas, acabou procurando um psicanalista, que o apoiou na busca pelo seu potencial escondi-do. Trabalhava como piloto de es-cavadeira e o mundo subterrâneo passou a ser seu porto seguro, lon-ge da chacota dos companheiros de trabalho. Vivia sozinho, com dificul-dade em se aproximar das garotas. Seus heróis? Peter Parker, Charlie Brown e outros azarados…

Certo dia, cansado de ser mal-tratado e vítima de pequenos fur-tos (levaram-lhe a dentadura e 25 centavos) resolve dar um basta em tudo. Juntou refugos de material de construção, caçambas, criou uma armadura e virou um super-heroi. Ou quase isso. Sem poderes es-peciais, desenvolveu uma “técnica ninja” baseado no “cavar um buraco e se esconder”, mas quando necessário parte pro pau, com suas garras “a la Wolverine” (mas que mais fazem cócegas do que rasgam).

Nos 3 anos de existência, Tatu--man contracenou com vários clás-sicos dos Quadrinhos como Nhô Quim (Angelo Agostini), Turma do Pererê (Ziraldo), Jeca Tatu, O Eter-nauta (Oesterheld), TEX (Bonelli e Gallep), The Spirit (Will Eisner), Je-rônimo o heroi do sertão (Edmundo Rodrigues) e o Escorpião de Prata. Este último foi especial, pois as ti-ras foram escritas por seu criador Eloyr Pacheco, excelente roteiris-ta, editor e grande amigo.

Espero voltar a desenhar mais aventuras da dupla, em breve.

Bira Dantasnovembro de 2013

03

Page 4: Escorpião de Prata encontra Tatu-man

Bira Dantas é um showman! Ele não é “só” um cartunista! Quando ele apare-ce, se destaca imediatamente. Sempre sorrindo, ele toma conta do evento con-versando com todos como se fossem amigos de longa data. E muitos são mesmo amigos de muitos anos, pois Bira está há muitos anos na estrada.

Geralmente nos eventos que partici-pa, Bira toca gaita (temas de desenho animado e filmes) e no final ainda pre-senteia a todos com caricaturas, que faz com maestria fazendo parecer fácil fazê-las. E garanto: não são. Bira é meu amigo de longa data. Antes de promo-vermos o encontro do Tatu-Man e do Escorpião de Prata numa série de tiras e compilado nesta edição, ganhamos o Troféu HQMIX 2007 como Melhor Prozi-ne com a publicação “A Mosca no Copo de Vidro”. Tenho muito orgulho disso.

Muito ativo, Bira faz mil coisas ao mesmo tempo. Sua produção é diária, ele mantém blogs, páginas, dá aulas (na Pandora, de Campinas-SP), produz material institucional e adapta obras lite-rárias para os Quadrinhos. Ele já trans-formou em HQ, por exemplo, Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antonio de Almeida e Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes. Ele não para desde 1979, quando no Estú-dio Ely Barbosa participou da produção da revista Os Trapalhões, publicada pela Bloch Editores.

Em 2005 Bira foi convidado para re-presentar o Brasil na 7ª World Comics Conference, realizada na Coréia do Sul. Em 2007 um trabalho seu em parceria com o escritor Gonçalo Junior foi publi-cado naquele país. Aliás, Bira trabalha para estreitar relações entre os artistas

Com vocês, Bira Dantas!!gráficos da Coréia do Sul e os do Brasil. Na época, Bira me disse que o convite surgiu depois da participação dele em salões de humor na Rússia, Franca e Chipre.

Bira Dantas é tão querido que, ao completar 50 anos de idade no dia 3 de março deste ano, uma turma de car-tunistas e desenhistas de todo o Brasil criou um “grupo secreto” no Facebook para combinar as surpresas que fariam para ele. Entre elas, ocorreu uma “Bi-rada Cultural”, alusão à Virada Cultural, em mais de um local em Campinas. Uma exposição de caricaturas feitas por muitos desenhistas na Pandora Escola de Artes. Como já mencionei neste tex-to, essa ideia é muito legal porque Bira é muito conhecido por participar de even-tos e caricaturizar os presentes e depois presenteá-los com as caricaturas.

Apesar de ter apenas 50 anos, Bira foi reconhecido como Mestre do Qua-drinho Nacional em fevereiro deste ano na cerimônia de entrega do Troféu An-gelo Agostini. Lá em 1979 Bira tinha apenas 17 anos de idade. A última vez que o encontrei pessoalmente foi no dia 09 de maio aqui mesmo em Londrina quando tive o prazer de almoçar com ele, com Carlos Latuff e com o Prof. Rozinaldo Miani, um dos organizadores do IV ENEIMAGEM - Encontro Nacional de Estudos da Imagem, evento realiza-do dos dias 7 a 10 do mesmo mês na Universidade Estadual de Londrina, em que eles participavam.

Espero que você se divirta com esta edição e... ouça! Posso ouvir o Bira to-cando gaita agora. Valeu, amigo!

Eloyr Pacheco04

Page 5: Escorpião de Prata encontra Tatu-man

05

Page 6: Escorpião de Prata encontra Tatu-man

06

Page 7: Escorpião de Prata encontra Tatu-man

07

Page 8: Escorpião de Prata encontra Tatu-man

08

Page 9: Escorpião de Prata encontra Tatu-man

09

Page 10: Escorpião de Prata encontra Tatu-man

10

Page 11: Escorpião de Prata encontra Tatu-man

11

Page 12: Escorpião de Prata encontra Tatu-man