jan_fev 2011

12

Upload: crea-sc-creasc

Post on 18-Feb-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

boletim informativo

TRANSCRIPT

Prezados(as) profissionais,

Os trabalhos e projetos da fiscalização norteiam e impulsionam todos os demais prestados pelo CREA-SC e o resultado final das ações nesta área é sempre um direcionamento para novas metas. Por ser prioridade número um da atual gestão e referência no sistema Confea/Creas, não impomos limites para a modernização e aperfeiçoamento deste importante serviço, que valoriza a cada dia os nossos profissionais e empresas. Lembro que um de nossos objetivos estratégicos é tornar os serviços de fiscalização do Conselho padrão de excelência em todo o sistema.

Por isso comemoramos neste início de semestre o lançamento de mais um importante incremento para a área, com a entrega da frota própria de veículos. No dia 21 de janeiro o Conselho disponibilizou aos agentes fiscais de todas as 30 inspetorias e escritórios regionais, 60 carros novos equipados com sistema de rastreamento via satélite e identificação visual, que já estão circulando em todo o estado, modernizando os serviços com mais agilidade e segurança às visitas e vistorias.

A ação integra o Projeto de Modernização da Fiscalização Regionalizada, somada a contratação de 12 novos fiscais e a implantação definitiva do Sistema PDA em todas as regiões com o treinamento de toda a equipe.

Em 2010 foram realizadas cerca de 58 mil visitas em obras e serviços de fiscalização no estado, registrando-se 14.306 notificações que geraram 3.785 autos de infração, sendo 60% aplicados a profissionais leigos, provando que a atuação de nossa equipe é sempre orientativa.

Junto a primeira Plenária deste ano, onde foi eleita a diretoria 2011, promovemos o 5º SEC – Seminário Estadual de Conselheiros, importante evento que reúne os representantes das entidades e instituições de ensino no Plenário do CREA e é mais uma ferramenta de aperfeiçoamento dos serviços honoríficos prestados por estes profissionais, que em suas Câmaras Especializadas trabalham e norteiam as ações da Fiscalização.

Inauguramos em fevereiro o escritório de Palmitos, unidade vinculada à Inspetoria Regional de São Miguel do Oeste, e queremos registrar e agradecer a parceria e o apoio significativo por parte da administração de Palmitos, que nos cedeu importante espaço para instalar o escritório, contribuindo de forma significativa para a concretização de mais esta unidade.

Nos próximos meses transformaremos ainda os escritórios regionais de Curitibanos, São Joaquim e São Lourenço do Oeste em Inspetorias, decisão já aprovada pelo Plenário do Conselho, sonho de mais de 10 anos destas regiões. Vamos ainda viabilizar mais três novas sedes até o final do nosso mandato, em 31 de dezembro próximo, além de ampliar e melhorar o prédio da Sede em Florianópolis.

Ressalto o grande desafio deste 2011, que será a organização e realização da 68ª SOEAA – Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, e a Feira Tecnológica, de 27 a 30/09/2011, no Centrosul em Florianópolis, o maior evento do setor tecnológico no País, que deverá reunir cerca de 3000 profissionais e 500 estudantes do Brasil e da América Latina. O evento tem como tema central “Pesquisa e Inovação Tecnológica: Conhecimento Profissional a Serviço do Desenvolvimento Sustentável”. Desde já convido todos a se programarem para participar.

Por fim, lembramos que foi aprovada em 31 de dezembro de 2010 a Lei nº 12.378, que cria o CAU/BR – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. A Lei impõe mudanças ao sistema e estabelece prazos para as devidas adequações com a saída dos Arquitetos. O Confea e os Creas manterão as mesmas siglas e passam a se denominar, respectivamente Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia.

Estamos aguardando as diretrizes do Conselho Federal para iniciar as ações necessárias e estaremos dispostos a contribuir, junto às lideranças e entidades de classe da área, durante todo o processo de transição, que tem prazo máximo para acontecer até 31.12.2011.

Um forte abraço,

Eng. Agrônomo Raul ZucattoPresidente CREA-SC

Me

ns

ag

em

do

Pre

sid

en

te

DIRETORIA

Eng. Agr. Raul ZucattoPresidente Eng. Civil Laercio Domingos Tabalipa 1° Vice-Presidente Eng. Eletric. João Reus de Camargo2º Vice-Presidente Eng. Civil João de Oliveira1º Secretário Eng. Quím. Paulo Antonio Constantino2º Secretário Tec. Agropec. Edson Carlos de Quadra3º secretário Eng. Agr. Germano Fuchs1º Tesoureiro Eng. Mec. Wilson Cesar Floriani Junior2º Tesoureiro

CREA-SCO informativo é uma publicação do CREA-SC dirigida a todos os profissionais e empresas registradas. Artigos assinados não são de responsabilidade do CREA-SC.Endereço: Rodovia Admar Gonzaga, 2125 - Itacorubi - Florianópolis-SC - CEP: 88034-001Fone/Fax: 48- 3331-2000 / 3331-2009 www.crea-sc.org.br / [email protected]: 0800-481166

COMITÊ EDITORIAL

Téc. Agropec. Edson Carlos de Quadra

Eng. Civil Luiz Henrique Pellegrini

Eng. Eletric. José Antônio Latrônico Filho

Jorn. Claúdia de Oliveira

Jorn. Patrícia Francalacci

Jorn. Adriano Comin

ASSESSORA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

Jorn. Claúdia de Oliveira (MTB/SC 00536/JP)

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Jorn. Patrícia Francalacci (MTB/SC01016/JP)

REDAÇÃO

Jorn. Adriano Comin ( MTB/SC 02114/JP)

Jorn. Patrícia Francalacci (MTB/SC01016/JP)

Estagiária Janaina Laurindo

COLABORAÇÃO

Designer Gráfica Larissa Elena B. Pavan

EDITORAÇÃO

Fábrica de Comunicação

CONTATO COM A REDAÇÃO

Telefone: 48-33312044 – [email protected]

IMPRESSÃO

Gráfica Posigraf

TIRAGEM

48 mil exemplares

Reunião de Comissões, Coord. de Câmaras e Diretoria: 17.03 e 14.04.11 Reunião de Câmaras Especializadas e Plenária: 18.03 e 15.04.11

Agenda:

Esta publicação tem apoio do Confea – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

CREA-SC

2

Conselho elege nova diretoriaO CREA-SC realizou no dia 21.01, durante

a primeira plenária do ano, a eleição da nova diretoria gestão 2011. Inicialmente aconteceu a votação para os cargos de 1º Vice-presidente e 1º Tesoureiro, indicados pela presidência, conforme prevê o Regimento Interno do Conselho. Para 1º Vice-presidente foi indicado o Eng. Civ. Laércio Domingos Tabalipa e para 1º Tesoureiro, o Eng. Agr. Germano Fuchs. Ambos receberam, em votação aberta, cem por cento dos votos favoráveis.

Na sequência, foi realizada a eleição da chapa com a composição dos demais cargos em votação fechada. Participaram 84 conselheiros, entre eles os com mandato em andamento e os novos, que tomaram posse na noite anterior durante o encerramento do 5º SEC – Seminário Estadual de Conselheiros, realizado na FIESC. A chapa foi eleita com 78 votos favoráveis, 5 brancos e 1 nulo. (Veja no box ao lado a composição da nova diretoria).

O processo eleitoral foi coordenado pelo Conselheiro Arq. Silvio Hickel do Prado, da Câmara Especializada de Arquitetura, e secretariado pelos conselheiros Eng. San. Amb. e Seg. Trab. Fernanda Vanhoni Biz, da Câmara Especializada de Engª. Segurança do Trabalho e Eng. Metal. Luiz Carlos Ferraro, da Câmara Especializada de Engenharia Industrial. Em seguida foram aprovados os Coord. e Adjuntos das Câmaras Especializadas e compostas as Comissões Permanentes e Especiais 2011.

A Diretoria é o órgão que auxilia a Presidência no desempenho de suas funções e decide sobre questões administrativas. Compete à Diretoria: propor alteração do Regimento do Crea; elaborar o calendário de reuniões plenárias, de diretoria, de câmaras e comissões para aprovação em plenária; analisar o orçamento a ser encaminhado ao Plenário para apreciação; propor diretrizes administrativas e supervisionar a gestão dos recursos materiais, humanos e financeiros; responsabilizar-se

perante o Plenário e as Câmaras Especializadas pelos serviços de apoio técnico e administrativo; bem como, aprovar a organização da estrutura auxiliar, o plano de cargos e salários e o regulamento de pessoal do Crea, desta gestão do Conselho.

O CREA-SC realizou na quinta-feira, 20.01, no auditório da FIESC em Florianópolis, o 5º SEC – Seminário Estadual dos Conselheiros. O objetivo do evento foi treinar os novos conselheiros, além dos que continuam com mandato, destacando a importância da função honorífica e uma de suas atividades fundamentais: analisar, fundamentar seus pareceres, relatar e votar processos de registro, autos de infração e notificação, de ética,

entre outros, além de participar das Câmaras Especializadas, Comissões Permanentes e Especiais e outras missões que lhes são delegadas.

A programação contou com debates sobre temas relevantes como “A Caracterização dos Conselhos Profissionais - Responsabilidades dos conselheiros e suas implicações legais”, pela Juíza Federal Dra. Luiza Hickel Gamba, além de minicursos sobre Legislação, Processos Éticos e Tramitação de Processos.

As atividades encerraram com uma apresentação teatral do Grupo Reaja, de Criciúma, abordando a importância do trabalho em equipe e de manter um relacionamento de respeito, humildade, ética e transparência com os colegas nas atividades profissionais e pessoais, tendo o sentimento de amor com o princípio para uma vida mais harmoniosa e feliz.

Posse dos novos conselheiros – Na véspera da primeira sessão plenária de 2011 aconteceu às 20h30 na FIESC a solenidade de posse dos novos conselheiros (Renovação do Terço) e o lançamento oficial da Frota Própria de Veículos da Fiscalização, com a entrega de 60 carros oficiais para os fiscais das 30 inspetorias e escritórios regionais do Estado, ação importante do Projeto de Modernização da Fiscalização.

Seminário Estadual debate responsabilidade dos conselheiros In

stitu

cio

na

l

Presidente Eng. Agr. Raul Zucatto

1º Vice-Presidente Eng. Civ. Laércio Domingos Tabalipa

2º Vice-Presidente Eng. Eletric. João Reus de Camargo

1º Secretário Eng. Civ. João de Oliveira

2º Secretário Eng. Quim. Paulo Antonio Constantino

3º Secretário Tec. Agropec. Edson Carlos de Quadra

1º Tesoureiro Eng. Agr. Germano Fuchs

2º Tesoureiro Eng. Mec. Wilson Cesar Floriani Junior

DIRETORIA

Adria

no C

omin

Adria

no C

omin

Diretores gestão 2011: Téc. Agropec. Edson Carlos de Quadra (E), e Engs. Paulo Constantino, João de Oliveira, Raul Zucatto, Laércio Tabalipa, João Reus de Camargo, Germano Fuchs e Wilson Floriani.

Evento reuniu os 66 novos conselheiros e os que continuam mandato

Ano 10 - nº 74 - Jan/Fev 2011

3

Ca

pa

Ações integradas de fiscalização na região da Grande Florianópolis no dia 21.01, marcaram o lançamento da frota

própria de veículos do CREA-SC e o encerramento do curso de capacitação para os fiscais, realizado nos dias 19 e 20. As atividades integram o Projeto de Modernização da Fiscalização, uma das grandes metas da atual gestão. O objetivo principal é garantir maior segurança à sociedade por meio de uma fiscalização mais ágil, eficiente e transparente em todas as áreas de atuação profissional.

Segundo o Eng. Agr. Raul Zucatto, Presidente do CREA-SC a frota vai proporcionar maior qualidade, controle e avaliação dos procedimentos de fiscalização, permitindo o mapeamento e o planejamento estratégico de todas as atividades desenvolvidas no Estado. O projeto é uma diretriz política do sistema Confea/Crea e atende a uma antiga reivindicação dos profissionais e das Entidades de Classe.

“Estamos cumprindo com excelência nosso principal compromisso, o de proporcionar melhor qualidade de vida à sociedade por meio de um CREA mais presente, participativo e envolvido nas grandes questões profissionais e da sociedade catarinense,” ressalta Zucatto. Ele explica que os fiscais passam a exercer suas atividades com um veículo oficial, identificado visualmente, proporcionando maior credibilidade aos serviços, melhor visibilidade ao Conselho e, sobretudo, maior segurança, conforto e valorização profissional. “Um dos nosso objetivos estratégicos é exatamente tornar a fiscalização padrão de excelência no sistema profissional.”

Divididos em quatro grandes grupos, os fiscais do Conselho saíram da Praça Portugal, na Beira Mar Norte, local onde os veículos foram expostos à comunidade, com o objetivo de fiscalizar empreendimentos em Palhoça, São José, Norte da Ilha e Itacorubi. A fiscalização teve caráter educativo, orientativo e de divulgação.

Segundo o gerente do Departamento de Fiscalização do CREA-SC, Eng. Civ. Paulo Ruaro, ações similares serão desenvolvidas no decorrer do ano nas macrorregiões do estado. A programação das atividades será definida em conjunto com o Colégio de Diretores Regionais.

Ruaro destaca que a frota de veículos aliada a implantação definitiva do Sistema PDA ampliam as possibilidades de planejamento das ações de fiscalização em todo o estado e permitem melhor controle e avaliação dos resultados. “Por meio do registro documental dos roteiros e locais de visita otimizaremos os serviços de fiscalização e os recursos do Conselho. Os resultados serão avaliados somente no decorrer do ano”, completa.

Mais visibilidade e credibilidadeO Agente Fiscal Jonas Borchardt, da Inspetoria de Blumenau,

destaca a praticidade do novo modelo, a padronização e emissão exata e automática dos relatórios de visita, com georreferenciamento de cada local fiscalizado. A visualização das ações de fiscalização pela comunidade durante as abordagens também foi frisada como aspecto positivo por Jonas. “Nas primeiras visitas com o carro oficial e com os novos equipamentos já foi possível perceber a identificação imediata com a fiscalização do CREA-SC.”

O Agente Fiscal Rivaldir Antonio Dalmina, da Inspetoria de São Miguel do Oeste, afirma que o treinamento constante é fundamental para o processo de modernização uma vez que o Conselho foca suas ações cada vez mais nos interesses da sociedade. Para ele, a implantação da frota de veículos representa o início de um novo ciclo na fiscalização, com ferramentas importantes de controle e avaliação e também de maior visibilidade, credibilidade e reconhecimento por parte da comunidade dentro de um modelo

Modernização da Fiscalização é prioridade

Lançamento da frota própria e diversas outras ações proporcionam mais agilidade e eficiência aos serviços da Fiscalização do CREA-SC

Adria

no C

omin

CREA-SC

4

Ca

pa

moderno de gestão.O lançamento da frota foi realizado na noite do dia 20.01, durante

o encerramento do 5º SEC - Seminário Estadual de Conselheiros do CREA-SC, na FIESC, paralelamente a posse dos novos Conselheiros. O Conselho disponibilizou aos fiscais que atuam nas 30 inspetorias e escritórios regionais do Estado, 60 carros novos equipados com sistema de rastreamento via satélite (GPS) e identificação visual.

Na opinião do 1º Vice-presidente do CREA-SC, Eng. Civ. Laércio Domingos Tabalipa a modernização é uma tendência natural para que a fiscalização do Conselho não caia numa rotina improdutiva. “O treinamento e a capacitação dos fiscais, bem como a implantação de novas e modernas tecnologias devem ser constantes para assegurar melhor eficiência nos serviços”, afirma.

Tabalipa destacou como aspecto fundamental do projeto de modernização, a visibilidade proporcionada à àrea de fiscalização com a implantação da frota própria de veículos. “O CREA-SC realiza um excelente trabalho de fiscalização e é preciso que a sociedade tenha consciência disso. Este é um consenso que norteou a decisão pela implantação da frota no sentido de apresentar e comprovar a atuação do Conselho em prol da sociedade.”

Fiscalização em númerosA fiscalização educativa e orientativa tem sido a prioridade

número um da atual gestão. Em 2010 foram registradas 14.306 notificações que geraram 3.785 autos de infração, sendo 60% aplicados aos profissionais leigos, evidenciando uma atuação mais orientativa que punitiva e de valorização do exercício profissional. No total foram realizadas cerca de 58 mil visitas em obras e serviços no Estado. Em 2010, também foram contratados doze novos fiscais para atuar no Estado, sendo sete de nível superior.

Entre outras ações destacam-se: o aperfeiçoamento e a implantação definitiva do sistema de fiscalização inteligente PDA, visando a padronização dos relatórios com acesso ao banco de dados do Conselho; a implantação do planejamento estratégico e a realização de reuniões mensais em todo o estado para definir as metas, os objetivos e os roteiros de visitas bem como para identificar as particularidades e pontencialidades de cada macrorregião. Veja no box mais ações desenvolvidas:

Ações da Fiscalização em 2010

• Aproximadamente 58 mil visitas em obras/serviços no estado;

• Emissão de 14.306 notificações de obras/serviços irregulares que geraram 3.785 autos de infração;

• Aperfeiçoamento e implantação do sistema de fiscalização inteligente PDA;

• Implantação do Programa de Gestão das Inspetorias;

• Fiscalização especial em eventos de grande porte (mostras de decoração, feiras, shows, festas de outubro, carnaval, entre outros);

• Vistoria técnica em escolas, aeroportos, asilos, cadeias, estádios de futebol e demais locais públicos em parceria com o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Ministério Público Estadual;

• Fiscalização na construção civil juntamente com o Ministério Público do Trabalho e Vigilância Sanitária;

• Fiscalização especial nas obras do trecho Sul da BR 101;

• Participação nas reuniões do Comitê Permanente Regional (CPR/SC);

• Representação junto ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H);

• Contratação de 12 novos fiscais sendo sete de nível superior nas áreas de industrial, civil, arquitetura e agronomia;

• Realização, juntamente com o DNPM, da 2ª Semana Nacional de Fiscalização na Produção Mineral;

• Realização do 13º Seminário Estadual de Fiscalização;

• Realização de palestras para formandos nas instituições de ensino superior e escolas técnicas de nível médio;

• Realização de treinamentos específicos e constante para os agentes fiscais através de seminários e cursos de capacitação.

Os Agentes Fiscais do CREA-SC de todo o Estado participaram de treinamento visando a excelência dos serviços

Adria

no C

omin

Ano 10 - nº 74 - Jan/Fev 2011

5

O CREA-SC realizou nos dias 20 e 21 de janeiro, na sede da ACE – Associação Catarinense dos Engenheiros, em Florianópolis, a primeira reunião do Colégio de Diretores Regionais. Em pauta, as prioridades para o ano de 2011 tendo em vista os inúmeros projetos em andamento como o Programa de Modernização da Fiscalização, lançamento da frota própria de veículos e providências em relação a Lei 12.738/2010 que criou o CAU/BR - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Foram definidas também as prioridades do planejamento estratégico para este ano, em parceria com o Colégio de Inspetores regional e as datas dos encontros macrorregionais do Programa de Gestão das Inspetorias (PGI) e do Programa de Gestão da Sede (PGS). A apresentação do novo gerente de fiscalização do escritório de Palmitos e das inspetorias de São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Curitibanos, que hoje são escritórios, e os resultados do PEC – Programa de Educação Continuada e do Programa de Capacitação de 2010 foram outros assuntos em destaque. Veja as datas das reuniões do colégio de Diretores Regionais no site www.crea-sc.org.br .

Ins

pe

tori

as

O CREA-SC inaugurou no dia 04.02 o Escritório Regional de Palmitos reunindo lideranças profissionais e empresariais da região, representantes da administração municipal, entidades de classe e do Conselho. Com estrutura eficiente, a nova unidade funciona dentro da Prefeitura Municipal de Palmitos, está vinculada à inspetoria de São Miguel do Oeste e atende prioritariamente as cidades de Palmitos, Mondaí, Riqueza, Caibi, Cunhataí, São Carlos e Águas de Chapecó. Como Diretor Regional foi designado o Eng. Agr. José Inácio Battistel.

“O Escritório de Palmitos é reivindicação antiga dos profissionais da área de engenharia, arquitetura e agronomia e das lideranças da região e traz inúmeros benefícios à comunidade profissional que agora poderá utilizar os serviços do CREA, ampliando a rede de contatos e de serviços até então realizados nas Inspetorias de São Miguel do Oeste, Chapecó e Xanxerê. Este é mais um compromisso assumido durante a nossa gestão que concretizamos com muito orgulho e satisfação, além de integrar uma das nossas grandes metas”, destacou o presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Raul Zucatto.

Palmitos: Inaugurado Escritório Regional

Diretores Regionais definem prioridades para 2011

Joinville: Conselho assina escritura da nova sedeNo dia 20.12.10, o Conselho assinou a escritura do imóvel da nova Inspetoria Regional de

Joinville, na sede da W Prime Imobiliária. Estavam presentes o presidente, Eng. Agr. Raul Zucatto, os proprietários do imóvel e o Diretor Regional da Inspetoria, Eng. Agr. Gilmar Jacobowski. O imóvel possui terreno com área de 1.150m², um prédio em alvenaria, com área de 240,8 m2, localizado na Rua Rio Grande do Sul 335, no centro da cidade. O investimento foi de R$ 1,1 milhão. O Diretor Gilmar destacou a importância da nova sede para qualificar os serviços do Conselho e melhor atender aos mais de 4.000 profissionais e 1.200 empresas da região, e disse que a mesma estará funcionando ainda no primeiro semestre de 2011. Segundo ele está prevista uma reforma e a construção de mais um pavimento, para abrigar um auditório, destinado a realização de cursos e eventos, e as sedes das entidades de classe: SENGE, AJECI e CEAJ, duplicando a área para 480 m2. No outro pavimento serão realizadas atividades rotineiras da inspetoria, haverá um posto de atendimento da CredCrea, Mutua/Caixa de Assistência dos Profissionais e uma sala destinada especificamente aos profissionais.

O Conselho assinou em dezembro o contrato para construção da sede da Inspetoria de Jaraguá do Sul. A empresa vencedora da licitação é a Construtora e Incorporadora Jaraguá Ltda. O documento foi assinado na sede da Inspetoria pelo presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Raul Zucatto e pelo diretor-proprietário da construtora, Roland Walter Janssen. O contrato prevê a conclusão da obra em nove meses. “Se tudo correr bem, os profissionais e a comunidade regional contarão com uma nova sede antes mesmo do prazo estabelecido”, assegurou o Diretor Regional, Eng Agr. Celso Wassmansdorf. Sustentabilidade, transparência, otimização dos espaços e identificação visual foram alguns dos conceitos que nortearam a elaboração do projeto. A sede contará com área de 530 m² em terreno doado pela Prefeitura Municipal.

Jaraguá do Sul: obras em andamento

Clau

dia

de O

livei

ra

Diretores reunidos traçam metas para a gestão das inspetorias.

Adria

no G

arce

z

Nova Inspetoria fica a rua Rio Grande do Sul, nº 335.

Obras da nova inspetoria: Sustentabilidade norteou a elaboração do projeto.

Eng. Agr. Raul Zucatto (E), Prefeito e o Vice de Palmitos, Norberto Gonzatti e José Roberto Gomes, Dir. Reg. de São Miguel do Oeste, Eng. Agr. José Carlos Paiva Filho, Dir. Geral da Mutua/Caixa-SC, Eng. Civ. Carlos Alberto Xavier e o Dir. Reg. de Palmitos, Eng. Agr. José Inácio

Battistel, durante solenidade.

Adria

no C

omin

CREA-SC

6

O CREA-SC e o Governador do Estado discutiram em 19.01 parceria para a realização da 68ª SOEAA – Semana Oficial Engenharia, Arquitetura e Agronomia e EXPOSOEAA – Feira Tecnológica, maior evento do setor tecnológico da América Latina. O Evento acontecerá no Centrosul, em Florianópolis, de 27 a 30 de setembro, com o tema: “Pesquisa e Inovação Tecnológica: Conhecimento Profissional a Serviço do Desenvolvimento Sustentável” e previsão de público de 3 mil profissionais e quinhentos estudantes da área tecnológica. O Governador do Estado, Raimundo Colombo, garantiu sua participação na abertura do evento e assegurou apoio institucional e financeiro. A SOEAA é uma promoção do Sistema Confea/Crea, com o apoio das entidades de classe, Mútua/Caixa de Assistência dos Profissionais, CredCrea e CEDEC – Colégio Estadual das Entidades de Classe. A Semana irá debater temas de relevância mundial relacionados ao desenvolvimento sustentável, à valorização profissional e à melhoria da atuação do Sistema no estado e no país. Mais informações: www.soeaa.org.br .

Governo do Estado garante apoio a 68ª SOEAA

Prorrogado prazo para recuperação de ART até 31.12.2011O Confea prorrogou, até 31 de dezembro deste ano, o prazo para o registro de ARTs de obras, serviços e/ou empreendimentos que não foram

registrados durante a sua execução (ARTs à posteriori), para serviços iniciados até 31.12.2010. A decisão foi aprovada na plenária 1376, em dezembro/2010, e beneficia milhares de profissionais que terão mais um ano para atualizar o documento que permite a comprovação do Acervo Técnico. A proposta foi pré-apresentada no 7º Congresso Nacional de Profissionais que defendia a extinção de prazo para o registro de ARTs à posteriori. O profissional interessado deve procurar o Conselho e preencher o requerimento referente às ARTs em atraso. Vale lembrar que o pedido de Certidão de Acervo Técnico, junto aos Creas, pode ser feito a qualquer tempo, independente do prazo relativo ao registro de ARTs à posteriori.

Palmitos: Inaugurado Escritório Regional

Jaraguá do Sul: obras em andamento

Guia de Manutenção do CondomínioA Activa Contabilidade & Condomínio, com apoio institucional do Conselho e Corpo de Bombeiros lançou em janeiro o Guia de Manutenção

e Conservação do Condomínio. A publicação tomou como base o Manual do Síndico - Manutenção Predial 1ª ed. 2010, publicada pelo CREA-SC, Inspetoria de Lages e Secovi Florianópolis/Tubarão, mas com uma abordagem distinta que contempla a premissa da NBR 5674 sobre os procedimentos de orientação para organização de um sistema de manutenção de edificações. Além de oportunizar o registro e controle das manutenções preventivas e proporcionar autonomia para planejar o rateio de manutenções e reformas, o Guia traz orientações para preservar a garantia, aumentar a vida útil dos equipamentos e manter um histórico de cada gestão, ressaltando sempre a necessidade de contratação de um profissional registrado e habilitado para esses serviços. Veja a edição completa em www.crea-sc.org.br .

Ex

pre

ss

as

Atenção: expediente nas inspetorias alterado em março e abrilDurante os meses de março e abril de 2011 a Assessoria de Planejamento e Gestão (APG) realizará cinco encontros macrorregionais no Estado

reunindo diretores regionais, conselheiros, inspetores, funcionários das inspetorias e gerências do Conselho. O objetivo é dar andamento ao Projeto de Planejamento da Fiscalização Regionalizada e Gestão das Inspetorias, debatendo os resultados das metas do planejamento estratégico referentes a 2010 e apresentando as metas para 2011. Os encontros possibilitam também a troca de experiências e uma análise ampliada das ações, visando o aprimoramento das rotinas de trabalho, sobretudo na área de fiscalização.

Confira as datas e locais dos Macro Encontros: 23.03 - Região Sul, na Inspetoria de Criciúma; 29.03 - Região do Vale, na Inspetoria de Blumenau; 30.03 - Região Norte, na Inspetoria de São Bento do Sul; 05.04 - Região do Planalto, na Inspetoria de Lages; 06.04 - Região Oeste, na Inspetoria de São Miguel do Oeste. Nas datas mencionadas haverá expediente especial nas respectivas inspetorias. Saiba mais em: www.crea-sc.org.br.

Sinduscon lança 18º Salão do ImóvelO Sinduscon lançou em dezembro o 18º Salão do Imóvel, Construfair-

SC e Expo Condomínio, que acontecerá em Florianópolis, de 24 a 28 de agosto de 2011. O Presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Raul Zucatto reafirmou a parceria com o Sinduscon para 2011. O evento na FIESC reuniu lideranças empresariais e políticas, representantes de entidades de classe, instituições da construção civil e do setor tecnológico. Para o presidente do Sinduscon, Hélio Bairros, o lançamento marca o início de novas discussões sobre assuntos importantes como planejamento urbano, plano diretor, desenvolvimento sustentável, saneamento e outros. Na ocasião foi assinado o Protocolo de Intenções para o Desenvolvimento Sustentável do Mercado Imobiliário de Florianópolis.

Governador Raimundo Colombo (centro) recebe Comissão Regional Organizadora 68ª SOEAA

Desenvolvimento Sustentável: Presidentes do Sinduscon (E), Hélio Bairros, do Secovi Florianópolis/Tubarão, Fernando Amorin Wilrich e do CREA, Raul Zucatto durante

assinatura do protocolo

Cláu

dia

de O

livei

ra

Adria

no C

omin

Ano 10 - nº 74 - Jan/Fev 2011

7

Ex

pre

ss

as

Congresso Panamericano de Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano: de 22 a 24.05

“A Engenharia, a Arquitetura e a Agronomia com sustentabilidade ambiental no desenvolvimento das nações” será o tema do Congresso Panamericano de Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, que acontece em Florianópolis, de 22 a 24 de maio. A promoção é uma parceria do Comitê UPADI de Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, Sistema Confea/Crea, Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae) e Associação Catarinense de Engenheiros (ACE). O Comitê UPADI é vinculado à Union Panamericana de Asociaciones de Ingenieros.

De acordo com o Eng. Civ. Valmir Antunes da Silva, Presidente do Comitê, o Congresso busca a participação efetiva dos profissionais das áreas tecnológicas na tomada de decisões, planejamento, projeto e execução de obras com sustentabilidade ambiental diante dos problemas sociais decorrentes das inúmeras catástrofes naturais. Serão discutidos temas como a fragilidade das áreas de risco ocupadas pela população, sobretudo no grandes centros urbanos; os poucos ou inexistentes planos de uso e ocupação do solo; a necessidade de programas de monitoramento das condições climáticas mais eficientes; o crescimento das populações e desigualdades sociais e outros.

Os conferencistas estarão socializando conhecimentos sobre as novas tecnologias desenvolvidas e aplicadas na construção das cidades sustentáveis, busca de soluções mais adequadas na ocupação das áreas urbanas e rurais, produção de alimentos, conservação dos recursos naturais e tratamento adequado de resíduos domésticos e industriais. Outro viés será a viabilização de oportunidade de negócios entre profissionais e empresas da área tecnológica.

Mais informações: www.comiteupadimadh.org.br

Eixos temáticos:• O meio ambiente e as sociedades humanas: desafios da produção de alimentos;• As profissões das áreas tecnológicas, a agenda 21 Panamericana e o desenvolvimento sustentável do planeta;• A água e a sustentabilidade socioambiental;• A energia e desenvolvimento sustentável;• Cidades sustentáveis;• Alterações climáticas.

1° Seminário Internacional de Pesagem em MovimentoA Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Associação Catarinense de Engenheiros (ACE) e International Society for Weigh-in-Motion

(ISWIM) realizam, de 3 a 7 de abril, na sede da ACE, em Florianópolis, o 1° Seminário Internacional de Pesagem em Movimento. Conhecidos pela sigla WIM, do inglês Weigh-in-Motion, os sistemas de pesagem em movimento são objetos de inúmeras pesquisas em diversos países, as quais estimulam a inovação tecnológica, o desenvolvimento da cadeia produtiva fornecedora de equipamentos e soluções automatizadas para coleta, processamento e armazenamento de informações sobre o transporte rodoviário de carga. Tais informações são essenciais para o planejamento, projeto e gerenciamento da infraestrutura rodoviária. Mais informações em www.wimbrasil.com.br .

Conselho aprova 310 cursos do PEC para 2011A proposta dos investimentos do CREA para o PEC – Programa

de Educação Continuada 2011, foi aprovada na última plenária. De acordo com o Assessor de Capacitação Profissional, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann, 36 entidades de classe remeteram um total de 310 propostas, com previsão orçamentária de R$ 1 milhão. “O programa é muito importante para aproximar o CREA-SC das entidades de classe e dos profissionais, além de oferecer a possibilidade de atualização e aperfeiçoamento constante”, explica.

Segundo relatório de 2010, o Conselho apoiou financeiramente 31 entidades de classe, que captaram cerca de R$ 674 mil e realizaram 194 cursos de atualização profissional, com a participação de 7.718 profissionais. Desde 2006, quando foi criado o Programa, foi registrada a capacitação de um total de 33.604 profissionais, com a realização de 890 cursos e investimento de R$ 3 milhões.

Na forma de parcerias, o CREA-SC apoiou em 2010 a realização de 27 eventos beneficiando 20 entidades de classe e de ensino, com valor total de R$ 83,8 mil. Através de convênio celebrado com o CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, foram beneficiados também mais cinco entidades regionais registradas, com valor de R$ 31,5 mil, visando a execução de projetos de capacitação profissional. Com recursos deste convênio as entidades realizaram cinco eventos, que contaram com 936 participantes.

Profissionais e Assessores do CREA em curso apoiado pelo PEC ano de 2010. Este ano o orçamento é de 1 milhão.

Divu

lgaç

ão C

REA-

SC

CREA-SC

8

Lideranças do sistema visitam Câmara Federal O presidente Raul Zucatto participou de 21 a 25.02

da sexta edição do Encontro de Lideranças do Sistema Confea/Crea, realizado em Brasília. O objetivo do encontro foi o de alinhar as organizações que compõem o sistema, definir as prioridades para 2011 e concretizar as ações do Planejamento Estratégico de 2011 a 2022, que inclui as propostas resultantes do 7º Congresso Nacional de Profissionais. Ao longo de todo o dia (23), lideranças do sistema Confea/Crea e Mútua visitaram, em grupos, os deputados e senadores de seus estados. O objetivo foi apresentar o posicionamento do Sistema acerca de projetos de lei considerados prioritários para a área tecnológica e para a sociedade e, por isso, inseridos na Agenda Parlamentar 2011.

Indicações para Medalha do Mérito Catarinense para 2011Entidades de Classe e Instituições de Ensino vinculadas ao Conselho já podem iniciar os procedimentos para a indicação de profissionais, empresas

e universidades de destaques no estado para receber a Medalha e Livro do Mérito Catarinense do CREA-SC em 2011, conforme determina o Ato Normativo nº 004/2009. O assunto esteve na pauta da primeira reunião da Comissão do Mérito realizada em 10.02.

A edição de 2010 aconteceu no dia 10.12, na FIESC em Florianópolis, com homenagem aos profissionais Arq. Valter Alceu Pellizaro, Eng. Civil Afonso Veiga Filho e Eng. Quím. Luismar Marques Porto; as universidades UnoChapecó, Univali e Unisul; a empresa Embrapa Suínos e Aves; e no Livro do Mérito o Eng. Agr. Renato Luiz Pescador. Na ocasião foi lançado também o Livro do Mérito Catarinense reunindo os homenageados das quatro edições do evento.

BR-101 Sul não sai antes de 2015, mostra FIESCAs obras do trecho sul da BR-101 não ficarão prontas antes do segundo semestre de 2015, mostra estudo da Federação das Indústrias (FIESC)

apresentado no dia 28 de janeiro, durante reunião da diretoria. Este é o terceiro trabalho que a entidade realiza. O levantamento, feito pelo engenheiro Ricardo Saporiti, tem o apoio do CREA-SC. Considerando as obras contratadas, hoje falta construir 31% dos trechos previstos e a restauração de 40% das pistas antigas, a construção de 48% dos viadutos e passagens inferiores; 77% das passarelas de pedestres, além de 10% das pontes novas e 47% dos reforços e alargamentos de pontes antigas.

A situação mais complicada é o túnel do Morro dos Cavalos, obra que inviabiliza a conclusão antes do segundo semestre de 2015 numa previsão otimista, segundo Saporiti, já que projeto não foi licitado e não tem licenciamento ambiental. A situação é similar na ponte sobre o Rio Tubarão, que precisa de reforço e alargamento. No caso do túnel do Morro do Formigão e do Canal Laranjeiras a licitação está em curso. Veja o relatório completo em www.crea-sc.org.br

Ex

pre

ss

as

/ A

ge

nd

a d

o P

res

ide

nte

Rodo

lfo S

tuck

ert

Presidente da Câmara dos Deputados, Dep. Fed. Marco Maia (centro) recebe em Brasília Presidentes do Confea, Eng. Civil Marcos Túlio de Melo e dos CREAs, entre eles o Eng. Agr. Raul Zucatto.

Patr

ícia

Fra

ncal

acci

Medalha do Mérito 2010: Vice-Reitor Eng. Cláudio Jacoski. e Arq. Antônio Carlos Baccarin Rodrigues, conselheiro do CREA-SC.

Conselheira Silvia Santos (E), Reitor da Univali, Prof. Mário Cesar dos Santos e Arq. Carlos Barbosa de Souza.

Patr

ícia

Fra

ncal

acci

Ano 10 - nº 74 - Jan/Fev 2011

9

Ple

ria

, C

âm

ara

s e

En

tid

ad

es

AEAAVRP inaugura sede em JoaçabaA Associação dos Engenheiros, Arquitetos e

Agrônomos do Vale do Rio do Peixe (AEAAVRP) inaugurou no dia 22.12.2010 a sede da entidade, anexa à Inspetoria Regional do CREA-SC em Joaçaba. O evento contou com a presença do Presidente e de representantes do Conselho e da associação, além de lideranças profissionais, empresariais e políticas da região.

A viabilização do empreendimento contou com investimento de mais de R$ 100 mil e apoio financeiro do CREA-SC, do SENGE, do SEAGRO e de outros trinta fornecedores e colaboradores. No evento também foi realizada a eleição e posse da nova diretoria da associação, assumindo a presidência o Eng. Civ. e de Seg. Trab. Cássio Cecconello. O espaço recebeu o nome do Eng. Agr. Ângelo Colbert De Carli, uma homenagem ao profissional pela sua contribuição na fundação da associação em 1975.

O presidente Cássio Cecconello destacou a luta do ex-presidente, Eng. Civ. José Dagostini Neto, para união da classe profissional e prometeu manter o diálogo e a parceria entre associação, profissionais e Conselho. “Vamos manter com os profissionais o mesmo bom relacionamento que temos recebido das entidades superiores.”

O presidente Eng. Agr. Raul Zucatto reafirmou o compromisso com as Entidades de Classe, destacou a contribuição dos ex-presidentes da associação e ressaltou o pioneirismo dos profissionais que fundaram a entidade numa época diferente da atual, com o mínimo de infraestrutura. “Vamos continuar trabalhando pelo fortalecimento das inspetorias regionais, melhorando suas estruturas administrativas, físicas e gerenciais, a exemplo de Joaçaba, onde o Conselho investiu cerca de R$ 760 mil na construção”.

Conselho compõe comissões especiais e permanentes para 2011O CREA-SC realizou na primeira reunião plenária

do ano, no dia 21.01, a composição das nove comissões permanentes e duas especiais para o exercício de 2011.

A Comissão Permanente é o órgão deliberativo da estrutura de suporte com a finalidade de auxiliar o plenário no desenvolvimento de atividades contínuas relacionadas a temas específicos de caráter legal, técnico ou administrativo. São elas: Ética, Orçamento, Tomada de Contas, Renovação do Terço, Educação e Atribuição Profissional, Meio Ambiente, Acessibilidade, Legislação Profissional e Mérito.

Já as Comissões Especiais – Capacitação Profissional e Valorização e Salário Mínimo Profissional – têm por finalidade auxiliar os órgãos da estrutura básica no desenvolvimento de atividades temporárias relacionadas com temas específicos, também de caráter legal, técnico ou administrativo.

Veja a composição das comissões e das Câmaras Especializadas no site do CREA-SC.

UNEAGRO/SC completa 15 anos com homenagem aos ex-presidentesA UNEAGRO/SC – Cooperativa dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina realizou em dezembro, em Florianópolis, a comemoração dos 15

anos de fundação. No evento foram homenageados os ex-presidentes da cooperativa: Eng. Agr. Sebastião Cesar Krauss Niederauer, Eng. Agr. Raul Zucatto e o Eng. Agr. Íris Silveira. Além da entrega de placa alusiva foi inaugurada a galeria de fotos. A cooperativa reúne atualmente cerca de 620 cooperados de todo o estado, tendo como presidente o Eng. Agr. Diogenes Eleyson y Castro e como Vice-presidente o Eng. Agr. e de Seg. Trab. Leonel Ferreira Júnior.

Adria

no C

omin

Adria

no C

omin

Conselheiros do CREA-SC durante primeira sessão Plenária de 2011

Eng. Agr. Ângelo Colbert De Carli (E), Eng. Agr. Raul Zucatto, Eng. Civ. José Carlos Rauen, Eng. Agr Luiz Carlos Coelho e Eng. Civ. e Seg. Trab. Cássio Cecconello, presidente empossado da AEAAVRP.

CREA-SC

10

Expansão de mercado CREDCREA

O Presidente do Confea, Eng. Civ. Marcos Túlio de Melo, solicitou no dia 19.01 ao Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Defesa Civil, do qual é membro. O objeto da reunião, conforme sugere em ofício expedido, é analisar as medidas tomadas pelos órgãos municipais, estaduais e nacionais em relação às consequências das chuvas no Sudeste, bem como definir diretrizes para um plano nacional de prevenção de tragédias.

Segundo Marcos Túlio há um número enorme de ocupação de áreas inundáveis e de risco geológico. “A nossa falta de planejamento levou à expansão urbana que saiu de 20% de ocupação para cerca de 85%, concentrando pessoas em áreas que geram grandes problemas como esse. A política urbana brasileira, com rápida expansão, não teve planejamento adequado e eficácia na fiscalização. Nesse sentido, uma política de remoção será inevitável”, acrescenta.

Encontro de Lideranças - O tema de prevenção de catástrofes foi dos assuntos discutidos no 6º Encontro de Lideranças do Sistema Confea/Crea, realizado de 21 a 25 de fevereiro, em Brasília/DF. Um dos palestrantes do painel sobre o tema foi o Secretário Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, Humberto de Azevedo Viana Filho, que ministrou a palestra: “Catástrofes: Um desafio na Gestão de Risco”. O Encontro teve outros eixos temáticos como o mercado da engenharia e formação profissional, cenário agroflorestal nacional e internacional, combate à corrupção no Brasil e no mundo, entre outros.

Novo posto de atendimento da CREDCREA em São JoséNo cumprimento das metas de expansão do planejamento para

o ano de 2011, a CREDCREA inaugura no dia 28 de março um Posto de Atendimento em São José. A nova unidade atenderá aos profissionais da área continental da grande Florianópolis, oferecendo a seus cooperados uma estrutura moderna e segura.

Jaraguá do Sul – O posto da Cooperativa em Jaraguá do Sul reinaugurou dia 28.02 em novo endereço: Rua Francisco Fischer, 90 – Centro, mais espaçoso e estrategicamente localizado. Mais informações sobre a CredCrea em www.credcrea.coop.br

Co

nfe

a/M

utu

a/C

red

cre

aPrevenção de tragédias: Confea debate o assunto

Deslizamentos no Rio de janeiro

Geni

lson

Ara

újo

APO

Glo

bo

Novo Posto da CRED CREA em São José

Divu

lgaç

ão C

REA-

SC

Diretores Regionais da Mútua reuniram-se em Brasília

Presidente do CREA-SC é eleito coordenador adjunto do colégio de presidentes

Os diretores regionais das 27 Caixas de Assistência estiveram reunidos dias 24 e 25.02 na sede da Mútua, em Brasília-DF. O objetivo do evento foi o de realizar uma reflexão sobre a Instituição como braço social do sistema e definir as diretrizes para a administração regional durante o ano de 2011. Saiba mais sobre a Caixa-SC e todos os benefícios que ela oferece em www.mutua-sc.com.br ou ligue 0800 6452317.

Os engenheiros agrônomos Agostinho Guerreiro e Raul Zucatto, presidentes dos Creas do Rio de Janeiro e de Santa Catarina foram eleitos, respectivamente, como coordenador e coordenador adjunto do colegiado que reúne 27 presidentes de Creas, o presidente do Confea e o presidente da Mútua. A eleição aconteceu na 1ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes, dias 24 e 25.02 em Brasília, onde foi também definido o calendário de reuniões para 2011. O CREA-SC sediará a 3ª reunião do colégio, de 16 a 18 de maio, em Florianópolis.

Coordenadores Nacionais - Nas primeiras reuniões ordinárias também foram definidos os coordenadores e coordenadores adjuntos das coordenadorias nacionais de câmaras especializadas (CNCE) para 2011. Três conselheiros do CREA-SC foram eleitos coordenadores: o Eng. Agr. e Seg. Trab. Nelton Luiz Baú, para a coordenadoria nacional da Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho, o Arq. Jorge Pias Raineski, para a coordenadoria da Câmara de Arquitetura, e o Eng. Agrim. Vanildo Rodrigues, para a coordenadoria da Câmara de Agrimensura.

Três conselheiros também foram eleitos coordenadores nacionais das câmaras especializadas

Ano 10 - nº 74 - Jan/Fev 2011

11

Conselho reúne-se com lideranças estaduais de Arquitetura e Urbanismo

O presidente e representantes do CREA-SC reuniram-se no dia 12.01 em Florianópolis com lideranças estaduais da área de Arquitetura e Urbanismo, para debater sobre as providências e encaminhamentos referentes a Lei nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010, que cria o CAU/BR – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAUs).

A Lei impõe mudanças ao sistema e estabelece prazos para as devidas adequações. O Confea e os Creas manterão as mesmas siglas e passam a se denominar, respectivamente Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea e Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – Creas.

Conforme consta nos Artigos 56 e 57, o processo de transição e a organização da primeira eleição para o CAU/BR e para os Caus ficará a cargo das Coordenadorias das Câmaras de Arquitetura dos atuais Creas e da Coordenadoria Nacional das Câmaras de Arquitetura do Confea.

A constituição do novo Conselho deve acontecer entre três e doze meses da data da publicação da Lei (31.12.11). Assim que for constituído o CAU, todos os profissionais com título de Arquitetos e Urbanistas, Arquitetos e Engenheiro Arquiteto com registro nos atuais Creas terão, automaticamente, registro nos CAUs, com o título único de Arquiteto e Urbanista.

Enquanto o CAU não for instalado, os arquitetos continuam vinculados aos Creas e registrando suas ARTs e Acervos Técnicos junto aos Conselhos. Além de estabelecer projeto para facilitar a transição, desde de 1º de janeiro de 2011 o CREA já cumpre o artigo 57 da Lei, destinando 90% dos valores arrecadados com

anuidades, Arts e multas recebidos dos Arquitetos e Urbanistas à uma conta específica, para utilização no custeio da instalação do CAU. Para manter funcionando normalmente a Câmara de Arquitetura, de acordo com a 12.378/10, despesas com os conselheiros, fiscalização e administrativas em geral envolvendo os arquitetos, devem ser mantidas com os 10% restantes e vindos das receitas geradas pelo Crea.

O Eng. Agr. Raul Zucatto afirmou que vai contribuir no que for necessário para o processo de transição, mas que ainda está aguardando as diretrizes do Confea para iniciar os devidos procedimentos e encaminhamentos que cabem ao Conselho.

Ca

u

Eng. Agr. Raul Zucatto (D), Superintendente do CREA, Eng. Civil Luiz Henrique Pellegrini, Presidente do IAB-SC, Arq. Edson Catoni, Assessor

da Presidência, Eng. Agr. Leonel Ferreira Júnior e Arq. Rafael Fornari Carneiro (E), durante reunião na sede do Conselho.

CREA-SC

12