janeiro 2014 - n° 22 moradora da vila são josé … · gfip, rais, caged e dirf, não garante a...

8
Janeiro 2014 - N° 22 Moradora da Vila São José começa o ano com carro zero Pronatec/FAJ oferecem cursos técnicos gratuitos Página 6 Solidariedade presente no Natal da ACIJ Página 5 Governo divulga datas dos feriados de 2014 Página 3 A ACIJ fechou a campanha Natal da Sorte com o sorteio de vários prêmios, entre eles, um VW Gol 0km. Foi o secretário de Turismo e Cultura de Jaguariúna, Fernando Husch Pereira, quem retirou, entre os mais de 200 mil concorrentes, o cupom preenchido por Renata Rodrigues Silva, do São José, que começa o ano de carro zero. Nesta edição, confira a lista completa dos premiados. Página 4 Pela segunda vez, a JRS Computação fica entre as finalistas do MPE Brasil (Prêmio de Competitividade às Micro e Pequenas Empresas), ciclo 2013, na categoria Serviços de Tecnologia da Informação (TI). Página 7

Upload: phungkiet

Post on 03-Aug-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Janeiro 2014 - N° 22

Moradora da Vila São José começa o ano com carro zero

Pronatec/FAJ oferecem cursos técnicos gratuitos

Página 6

Solidariedade presente no Natal da ACIJ

Página 5

Governo divulga datas dos feriados de 2014

Página 3

A ACIJ fechou a campanha Natal da Sorte com o sorteio de vários prêmios, entre eles, um VW Gol 0km. Foi o secretário de Turismo e Cultura de Jaguariúna, Fernando Husch Pereira, quem retirou, entre os mais de 200 mil concorrentes, o cupom preenchido por Renata Rodrigues Silva, do São José, que começa o ano de carro zero. Nesta edição, confira a lista completa dos premiados.

Página 4

Pela segunda vez, a JRS Computação fica entre as finalistas do MPE Brasil (Prêmio de Competitividade às Micro e Pequenas Empresas), ciclo 2013, na categoria Serviços de Tecnologia da Informação (TI). Página 7

2

JAN2014

O eSocial à espera de um milagre?

O empreendedor de sucesso

Esperança e reflexão

Artigos assinados não representam,

necessariamente, a opinião deste órgão

PRESIDENTEReinaldo Vitório Chiavegato VICE-PRESIDENTEAirton Pelles 1º SECRETÁRIARosangela Frizzi Machado de Souza 1º TESOUREIROVanildo Pereira da Silva2º TESOUREIROCarmen Rita Gonçalves Falciroli

DIRETOR DE PATRIMÔNIOCarmen Rita Gonçalves Falciroli DIRETORA DE MARKETINGAmanda Roberta MelroCONSELHO DELIBERATIVOFábio Roberto Jorge Murilo Cerri RamosRenato Paoliello MachadoCONSELHO FISCALWagner Lima - Jean Carlo Santos

EXPEDIENTEPublicação mensal da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna

Rua Júlia Bueno, 651 - CentroJaguariúna-SP - CEP 13820-000

Telefone: (19) 3867-7070www.acijaguariuna.com.br [email protected]

Jornalista responsável: Elaine Mischiatti Ferrari - MTb 15965Colaboração: Luiza Lisum, Michele Galtério e Thiago Yob

[email protected]

Editorial Artigo

Artigo

Roberto Dias Duarte

“A carteira de trabalho é antiquada. Para a empresa contratar 100 trabalha-dores, tem que dar 100 carimbadas, isso já era”. A frase é do coordenador do Projeto eSocial, Samuel Kruger, e foi proferida durante um evento sobre o tema reali-zado em 10 de dezembro de 2013, pela Câmara Americana de Comércio, em São Paulo. Também no ano passado, passa-gem semelhante ocorreu quando a chefe do Poder Executivo federal discursou na abertura do 14º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, em Campinas. Apoiada mais no achismo leigo do que propria-mente abalizada por conceitos técnicos, Dilma Rousseff declarou: “não podemos informatizar a burocracia, temos de faci-litar, porque a burocracia provoca custos e desperdícios”.

A exemplo da Presidente, as equipes técnicas de três importantes ministérios – Fazenda, Previdência Social e Trabalho – parecem desconhecer um fato já per-cebido pelo chamado mundo real. Após a implantação do eSocial, ao contratar 100 empregados a empresa terá que “ca-rimbar”, com sua assinatura digital, pelo menos 100 arquivos e continuar “carim-bando” eletronicamente outras tantas centenas por mês. Além disso, cada even-to trabalhista transmitido ao eSocial será validado e autorizado digitalmente pelas autoridades, que fornecerão um proto-colo similar ao recibo das declarações de imposto de renda. Na prática, não troca-mos seis por meia dúzia, mas sim por 600.

Sem contar o custo para a adaptação de sistemas, processos empresariais, ca-pacitação de equipes e consultorias en-volvidas na adequação à nova sistemáti-ca. Para se ter uma ideia, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo estima que os custos para o co-mércio podem chegar a R$ 5,15 bilhões. O eSocial, que resumidamente pode ser entendido como o registro eletrônico dos eventos da vida dos trabalhadores brasileiros, é um novo componente do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e promete transformar a rotina de cerca de 6 milhões de empresas e de 7,2 milhões de empregadores pessoas físicas. Participam do projeto, além dos três Ministérios já citados, o INSS e o Conselho Curador do FGTS, represen-tado pela Caixa Econômica Federal.

São três os seus objetivos: viabilizar a garantia dos direitos trabalhistas e pre-videnciários, simplificar o cumprimento das obrigações e aprimorar a qualidade de informações das relações de trabalho,

previdenciárias e fiscais.O projeto provavelmente reduzirá

os bilhões de reais em fraudes no segu-ro desemprego e sonegação de FGTS, impostos federais e recolhimentos pre-videnciários. Certamente também con-seguirá aumentar a atenção do governo em relação à qualidade das informações coletadas.

Mas, ao substituir obrigações como GFIP, Rais, Caged e Dirf, não garante a simplificação de seu cumprimento. Se pensarmos apenas no trabalho operacio-nal de digitação das informações pelas empresas haverá um ganho, é verdade. Mas o problema da burocracia trabalhis-ta, previdenciária e tributária está longe de ser resolvido com uma simples mu-dança operacional.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, é enfático ao afirmar que a nossa legisla-ção trabalhista é cheia de lacunas, excessi-vamente detalhista e confusa, o que “gera insegurança jurídica e, inevitavelmente, descumprimento”. Não é sem motivo que o Brasil ostenta o título de campeão mundial de processos trabalhistas, com mais de 2 milhões por ano. Esse volume de disputas consome R$ 12 bilhões anu-ais para mantermos a Justiça Trabalhista.

Por outro lado, anualmente temos 250 mil empresas fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho, das quais 22% são autuadas. Se é inevitável o descumprimento das normas trabalhistas, quantas serão puni-das a partir de uma fiscalização eletrônica e conjunta promovida pelo eSocial?

O objetivo da Presidência da República em acabar com a burocracia é sensato. Insano é pensar que a informática po-derá substituir a simplificação da com-plexidade regulatória brasileira. Surreal é acreditar que o País não precisa de reformas na área tributária e trabalhista. Irresponsável é desconsiderar o alerta do Banco Mundial ao publicar no relatório anual Doing Business que, nos últimos 10 anos, 180 países implementaram re-formas para redução da complexidade e do custo dos processos regulatórios.

Neste triste contexto, só o Brasil con-tinua à espera de um milagre promovido pela tecnologia da informação. Afinal, a informatização da burocracia é chique, mas continua sendo burocracia.

Roberto Dias Duarte é administrador de empresas, professor, autor da série de

livros “Big Brother Fiscal” e membro do GT Tecnologia da Informação do Conselho

Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG)

Bruno Caetano

Todo empreendimento nasce, basica-mente, de um sonho. Sonho que o em-presário ou futuro empresário tem de construir um negócio em que acredite e com o qual tenha verdadeira identifica-ção. Sonho de fazer as coisas do seu jeito, ganhar dinheiro trabalhando com o que gosta e que represente a ponte para a re-alização profissional e pessoal.

Ao abrir um negócio próprio, o em-preendedor vislumbra conquistas. Porém, entre o desejo e a efetiva concretização dos objetivos existe um longo caminho cheio de altos e baixos. Tal trajetória exi-ge muita dedicação para deixar de ser apenas uma promessa.

Mas como se tornar um empreen-dedor de sucesso? Podemos identificar características comuns entre os que se destacam. São traços que fazem com que essas pessoas tenham um desempenho acima da média.

O empreendedor de sucesso é, antes de tudo, alguém com iniciativa. É um lí-der que vai atrás de soluções e está sem-pre atento ao mercado. Ele se antecipa e faz acontecer, pois vê oportunidades onde outros não as enxergam.

Ele é persistente. Convicto de que tem uma ideia ou projeto com possibilidades, não desanima diante dos problemas,

traça metas e se empenha ao máximo para atingi-las.

A busca por informação faz parte de sua rotina. Sabe que um maior conheci-mento sobre clientes, fornecedores, con-correntes, produtos e serviços é o atalho para obter diferenciais em meio a tanta competição. E não hesita em consultar especialistas que possam lhe orientar. Além disso, é um ouvinte atento, pois boas ideias vêm tanto da pessoa mais hu-milde quanto de alguém extremamente preparado.

Planejamento é sua palavra de ordem. Todas as suas ações são pensadas, revis-tas, monitoradas e ajustadas conforme as circunstâncias. Organizado, mantém re-gistros financeiros e a partir deles toma decisões fundamentadas.

Outro aspecto marcante é a exigência permanente de qualidade e eficiência. Sua intenção é surpreender o cliente po-sitivamente e compromete-se a ajudar a equipe para cumprir as tarefas.

O empreendedor de sucesso não quer ser apenas mais um. Ele pensa grande. Por isso ousa, arrisca – de forma calcula-da, pois tem o pé no chão – e sempre crê que é capaz de construir o que idealizou.

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP

Mais um ano se inicia. É chegada a hora em que todos nós, inevitavelmente, somos levados por uma onda de esperan-ça e reflexão sobre o que devemos fazer de diferente neste novo período. A ACIJ, sem dúvida, fez muito em 2013 e, a cada dia, demonstra o potencial que tem para fazer ainda mais.

E, quando a ACIJ faz, significa que todos - colaboradores, diretores e asso-ciados - fazem, afinal, nossa entidade é constituída graças ao esforço dos colabo-radores - com seu trabalho incansável e competente, diretores - com sua atuação voluntária e determinada, e você, nosso associado - com sua confiança, sua con-tribuição e, principalmente, nos trazendo suas demandas e necessidades, razão da própria existência da Associação. Nossos parceiros também não ficam de fora des-ta engrenagem, pois também são respon-sáveis pela viabilização de muitas ações realizadas.

Nesta edição, destacamos o Natal da Sorte 2013 e o Jaguariúna em Festa no Natal, projetos realizados com êxito e que levaram alegria a muitas famílias jagua-riunenses. A cada ano estamos buscando nos aperfeiçoar para fazer um Natal cada vez mais encantador e atraindo cada vez mais consumidores para nossa cidade.

Este ano inovamos, recolhendo as

cartinhas entregues ao Papai Noel para adoção do empresariado e pessoas físicas, como forma de realizar sonhos. Todos nós temos direito de sonhar, mas princi-palmente as crianças, e os pedidos foram muitos.

Em várias cartinhas foram relatadas a realidade vivida pela família, mostrando que desde cedo a criança já convive com a falta de emprego dos pais, a desestru-tura no ambiente familiar, mas com base no amor ao próximo, pediu presentes para si, para o irmãozinho, ainda bebê, e para a mãe. Passar de ano, ser obediente, não brigar com os irmãos, com os cole-gas, também foram os motivos aponta-dos como mote para que o pedido fosse atendido.

O planejamento da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna para 2014 está pronto e com muitas novidades! Mas gostaríamos que fosse compartilhado com todos os associados. Procure a ACIJ, conheça todos os bene-fícios que a entidade preparou e usufrua. Fica aqui o convite.

Sucesso a todos!

Reinaldo Vitório Chiavegato - presidente

3

JAN2014

Comércio precisa de termo de adesão para abrir em feriados

O Governo Federal publicou, logo no início do ano, o calendário oficial de-feriados de 2014. Do total, apenas cin-co cairão em dias úteis, com as demais datas ocorrendo em finais de semana. A portaria, não estabeleceu os dias dos jogos da Copa do Mundo, que ocorre-rão entre 12 de junho e 13 de julho, em 11 Capitais e no Distrito Federal, onde os expedientes serão suspensos.

Para evitar constrangimentos e multas, em caso de fiscalização, a Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna sugere aos comercian-tes que têm o hábito de abrir as por-tas durante esses dias específicos, que protocolem, com antecedência, pedi-do de Adesão ao Regime Especial de Trabalho em Feriados, para obtenção de Certificado de Funcionamento do estabelecimento, de acordo com a legis-lação vigente e convenção coletiva dos funcionários. Para isto, primeiramente, ele deve estar quites com o sindicato patronal e dos comerciários, no caso de Jaguariúna, oSindilojas de Campinas e Sindcomerciários de Bragança Paulista e Região, respectivamente.

Também é preciso estar atento às datas, já que o documento emitido tem como base o dissídio da categoria co-merciária, que acontece em 1º de setem-bro. De acordo com a convenção coleti-va, quem protocolar o pedido de adesão até 20 de janeiro e/ou a regularização

Calendário de feriados 2014

1º de janeiro – Confraternização Universal (quarta-feira) 18 de abril – Paixão de Cristo (sexta-feira) 21 de abril – Tiradentes (segunda-feira) 1º de maio – Dia do Trabalho (quinta-feira) 7 de setembro – Dia da Independência (domingo) 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (domingo) 2 de novembro – Dia de Finados (domingo) 15 de novembro – Proclamação da República (sábado) 25 de dezembro – Natal (quinta-feira)

São considerados pontos facultativos os dias: 3 de março – segunda-feira de carnaval 4 de março – terça-feira de carnaval 5 de março – Quarta-Feira de Cinzas (até às 14h) 19 de junho – Corpus Christi (quinta-feira) 28 de outubro – Dia do Servidor Público (terça-feira) 24 de dezembro – véspera da Natal (a partir das 14h) 31 de dezembro – véspera de Ano-Novo (a partir das 14h)

Prefeitura encerra 2013 com finanças em dia

Após tomar medidas para sanar o déficit financeiro deixado pela ad-ministração anterior, o prefeito de Jaguariúna, Tarcísio Chiavegato, anunciou que o município inicia 2014 com as contas equilibradas, o que pode refletir em novos investi-mentos na cidade. Da dívida ativa de R$ 54 milhões a 900 credores, foram pagos R$19 milhões a 869 credores, faltando ainda R$ 35 milhões, mon-tante que já foi negociado para futu-ra quitação.Para recuperar as finanças públicas, segundo o Prefeito, foram necessá-rias cerca de 50 ações administrativas e que trouxeram resultados positi-vos. Dentre as medidas de contenção de despesas, foram cortados cerca de 50 cargos em comissão, destituí-da cinco secretarias, rescindido 300 contratos temporários de trabalho, revisados e renegociados contratos de aluguel de imóveis ocupados pela Prefeitura e realizados controles de materiais em diversos departamen-tos, chegando a uma economia, em alguns casos, de até 50% em relação ao exercício de 2012.Outra ação de controle financei-ro foi implantação do programa de Recuperação Fiscal (Refis), que pos-sibilitou aos contribuintes a regulari-zação dos débitos junto à Prefeitura, o que contribuiu para o aumento de receita do município. “O ano de 2013 foi de controle das contas públicas e colocamos em prática uma das re-gras basilares da administração: não se gasta mais do que se arrecada. As medidas tomadas priorizaram o res-guardo do dinheiro público e a ma-nutenção dos serviços municipais, beneficiando a população. Nenhum serviço público foi prejudicado com as atitudes de contenção de gastos”, comentou Tarcísio Chiavegato.

FOCOC O T I D I A N O

das pendências, terá certificado valendo de1º de setembro de 2013 até o últi-mo dia de agosto. Já quem protocolar

o pedido a partir de 21 de janeiro, os certificados somente produzirão efeito a partir da data de expedição.

Os pedidos devem ser renovados a cada data-base dos comerciários, para que atualização em caso de alterações na convenção coletiva acordada entre empresa e funcionário. Em caso de pro-moções, como por exemplo o Liquida Jaguariúna, o comércio deve enviar de autorização para acordo com os funcio-nários, especificando benefícios e outros itens descritos em convenção coletiva.

Serviço:

Sindlojas Campinas e Região Tel. 3236 1817www.sindilojascampinas.com.brSindcomerciários de Bragança Paulista e Regiãowww.sindcomerciarios.com.brTel. (11) 4033 7028 / (11) 2277 3422

arquivo

4

JAN2014

Campanha Loucura de Prêmios 2013 supera expectativas da ACIJ

Em 2013, a Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna (ACIJ) inovou. Ao invés de realizar promoções isoladas, implantou o projeto Loucura de Prêmios, dividido em campanhas pré-agendadas, com adesão dos comerciantes e presta-dores de serviços logo no início do ano, planejamento em campanhas mais qua-lificadas e melhores prêmios em datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal.

Além de vales-compra e prêmios ex-tras, como bolsa de estudos de um semes-tre no CNA, jantares, cestas de café da manhã, SPA Day estético, entre outros, muitos consumidores ganharam TVs, re-frigerador, máquinas fotográficas, GPS, e até mesmo um VW Gol 0km, que saiu para Renata Rodrigues Silva, moradora da Vila São José, em sorteio realizado no último sábado, 11 de janeiro. Em relação a 2012, os números também se mostra-ram positivos. “A participação do consu-midor foi crescente no decorrer de todo ano de 2013, mas superou as expectativas nos meses de novembro e dezembro com a campanha Natal da Sorte, quando mais de 200 mil cupons foram depositados nas urnas distribuídas no comércio. Tivemos que improvisar uma piscina de 1.000 li-tros para colocar todos os cupons parti-cipantes do sorteio, uma vez que a urna instalada na sede da ACIJ não compor-taria todo o volume”, explica a secretária executiva da ACIJ, Michele Galtério.

Novidades para 2014

Em pesquisa qualitativa, realizada com aproximadamente 40% dos associa-dos participantes das campanhas, divi-didos em segmentos de pequeno, médio e grande porte, a maioria, ou seja, 83% aprovaram a iniciativa e afirmaram que as promoções contribuíram com o aumen-to das vendas, principalmente, o Liquida Jaguariúna e o Natal da Sorte. Em questão dissertativa, aberta a comentários, além de confirmarem aumento das vendas (a maioria em torno de 5 a 10% em relação a 2012), os organizadores divulgaram algu-mas citações como a necessidade de mais união por parte do comércio para que as campanhas se fortaleçam, adequação de horários de funcionamento durante os

períodos de campanha e atribuíram a fal-ta de resultados ainda melhores devido ao momento econômico vivido pelos brasi-leiros. “A ACIJ fez tudo que podia, mas o cliente é que tinha menos dinheiro para gastar”, comenta um dos pesquisados.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna, Reinaldo Chiavegato, concorda. “No decorrer de 2013, vivemos em meio a um cenário de recessão e as vendas só começaram a crescer efetivamente a partir do segundo semestre do ano. Fizemos a nossa parte, com a organização de campanhas para incentivar o consumo consciente e cola-borar para com o aquecimento do merca-do, o que reflete na geração de emprego e renda à população”.

O calendário das campanhas da ACIJ para 2014 já está definido. A novidade fi-cará por conta de dois Liquida Jaguariúna, um de Verão, programado para os dias 20 e 21 de fevereiro próximo, e outro de in-verno, com data prevista para o segundo semestre do ano. “É uma oportunidade para o consumidor aproveitar descontos

de 15% a 70% nas mercadorias, para o lojista baixar o estoque e aumentar o ca-pital de giro para novos investimentos”, frisa o presidente da ACIJ, e conclui di-zendo que 2014 é um indefinido econo-micamente devido a Copa do Mundo e eleições. “Os lojistas devem tomar muito cuidado com relação a estes dois eventos, mesmo assim, acredito que os setores de

alimentação, de serviços podem ter bons resultados, mas depende da felicidade e poder aquisitivo do consumidor, já que o medo, a tristeza pode refletir em queda do consumo”.

De acordo com dados da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna, dezembro fechou com volume de vendas 7,28% maior que o registrado em 2012

Renata não acreditou quando recebeu a ligação avisando que tinha ganho o carro do Natal da Sorte 2013, com o cupom da loja Moda 10. Mãe de dois filhos,

Renata disse que teve que vender o carro da família por motivos financeiros e que já estava até pensando em comprar um baú para poder entregar as encomendas

de doces que faz para complementar a renda da família. “Este ano estávamos torcendo para ganhar o carro, por necessidade. Participamos do sorteio interno da Delphi, onde meu marido trabalha, do sorteio do Bon-Netto, e deste da Associação

Comercial e graças a Deus conseguimos. Ele veio na hora certa”, afirmou.

Renata Rodrigues Silva, acompanhada pelo marido, José Roberto, foi recepcionada por dirigentes da ACIJ e pelo proprietário da Moda 10, Samir Jabour, que disse se senti emocionado por poder proporcionar alegria à família de uma de suas clientes

5

JAN2014

Diversão e presentes para crianças de todas as idades

As crianças foram o foco principal da programação da campanha Natal da Sorte 2013, organizada pela Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna (ACIJ), que teve como palco a Praça Umbelina Bueno. O espaço foi decora-do especialmente para a data, com di-reito a presépio, anjos, árvores de Natal e luzes coloridas (apoio da Prefeitura Municipal).

Música, brinquedos infláveis, passeio de trenzinho, distribuição de sorvete e a presença do Papai Noel foram motes para que a população comparecesse em massa, dando mais vida ao clima de festas e à região central da cidade, que teve o comércio com portas abertas em horário estendido. Patrícia Cezário, mãe de Ana Júlia, de seis anos, aprovou. “A programa-ção foi ótima. Minha filha adorou e que-ria vir brincar na Praça todo dia. Viemos pelo menos três vezes”, afirma.

Ana Júlia, assim como milhares de crianças que visitaram a casa do Papai Noel, pode entregar cartinha com pedi-do de presente ao bom velhinho. Ao todo, foram mais de 2.000 cartinhas e aproxi-madamente 500 sonhos realizados, com a ajuda de comerciantes e pessoas físicas residentes na cidade.

Além de bonecas, carrinhos com con-trole remoto, bolas, bicicletas, skate, entre outros presentes, muitos pediram mate-rial escolar com personagens da TV e tra-je completo (roupa e sandália ou tênis) para usar na noite de Natal. Carrinho de bebê, móbile e cesta de Natal para a fa-mília, também fizeram parte da lista de pedidos atendidos.

A ACIJ agradece à Agropecuária Santo Antônio, Croa Calçados, Crystal, Dó-Ré-Mi Brinquedos, Casa de Calçados Alvorada, Bicicletaria Batista, João e Maria, Casa Tenan, Gonçalves Presentes, SPS Comunicação, O Bortolettão, MR Ferramentas, Jaguar Hobby, Ótica Santa Rita, Foto São Paulo, Basiko.com, Fernandez Imóveis, Salvador Transportes e à concessionária Lombardi, pela adoção de cartinhas; aos funcionários da entida-de que, unidos, realizaram o desejo de várias crianças; e às pessoas físicas que, sensibilizadas com a proposta, também fizeram a sua parte, contribuindo com as doações.

Mais presentes também foram distri-buídos através de sorteio e muita gente começou o ano com um belo sorriso es-tampado no rosto. Confira os ganhadores do Natal da Sorte 2013.

Quer começar o ano e pagar menos imposto? As empresas aptas à tributação pelo Simples Nacional devem correr, pois, o pra-zo para adesão ao sistema, que possibilita diversos benefícios tributários, vai até 31 de janeiro, mas para que a opção seja vá-lida é necessária a eliminação de possíveis pendências que podem inviabilizar o pro-cesso. Para as que já aderiram, também é importante atenção, pois as que não ajus-tarem sua situação de débitos tributários serão excluídas da tributação.

Crédito imobiliário bate recorde O crédito imobiliário na RMC deve ba-ter recorde em 2013. De acordo com a Caixa Econômica Federal, principal financiador do setor, 2013 deve fechar com um volume de R$ 3 bilhões. No ano passado, o valor foi de R$ 2,26 bilhões, alta de aproximadamente 32,74%. Entre janeiro e novembro de 2013, foram as-sinados mais de 31.507 contratos, que ultrapassaram R$ 2,71 bilhões. A região representou 9,05% do estado de São Paulo, cujo total no mesmo período foi de R$ 29,92 bilhões. O avanço dos finan-ciamentos imobiliários, entre os anos de 2011 e 2012, foi de 10,68%.De acordo com o levantamento da Caixa, em 2012 foram firmados 25.916 contra-tos. Se o dado for comparado com o vo-lume de 31.057 firmados até novembro, houve alta de 21,57%. Correio Popular

Cai movimento do comércio em 2013O movimento no comércio varejista au-mentou 5,2% ao longo de 2013, se com-parado a 2012, mas o índice foi o mais baixo dos últimos dez anos, segundo indicadores de Atividade do Comércio. Até agora, o menor nível no período de 2004 a 2012 tinha sido registrado em 2009, quando a demanda havia cresci-do 6,1%. Naquele ano, as atividades do setor sofreram o impacto da crise finan-ceira internacional de 2008.Especialistas da área financeira desta-cam que o desempenho de 2013 reflete a situação mais desfavorável da econo-mia. “Foi fruto da escalada das taxas de juros no mercado doméstico, da alta da inflação, especialmente durante o pri-meiro semestre do ano, e do menor grau de confiança dos consumidores, ainda em situação de elevado endividamento e, por isso, mais preocupados em sair da inadimplência do que em assumir novos financiamentos”, explicam.O setor de supermercados, hipermerca-dos, de alimentos e bebidas cresceu aci-ma da média, com expansão de 6,4%. No segmento de combustíveis e lubrifican-tes foi constatada elevação de 4,5%; nas lojas de veículos, motos e peças a alta foi 3,8% e em pontos de venda de material de construção, 3,7%. As menores taxas de crescimento ocorreram nas lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessó-rios (3,3%) e nos estabelecimentos de móveis, eletroeletrônicos e informática (3,1%). Agência Brasil

CENÁRIO E C O N O M I A E N E G Ó C I O S

Natal da Sorte 2013Confira os cupons premiados e,

caso você esteja entre os sortudos, por favor, entre em contato com a ACIJ para retirar o prêmio.

VW Gol 0km Renata Rodrigues Silva - Loja Moda 10

Capacete para motoIsaura Nogueira - Gonçalves Presentes

Bolsa de Estudos do CNA (um semestre)Franciane Mathias de Oliveira

- Supermercado Pare e Leve

Rádio para carroValéria Aparecida Reis Pereira

- Padaria e Confeitaria Ki Pão Vales-compra no valor de R$ 100,00• Edson Roberto Villelo - Tropical Jeans• Adriana Candido Assis Ferreira - Zu Moda Fashion• Tiyoco Okamoto Elias - Supermercado Irmãos Marconato• Sonia Venturini Camata - O Bortolettão• Bruno Nascimento - Gonçalves Presentes

• Maria Helena Dias Felicio - Supermercado Paulista• Priscila Marion Sisti - Basiko.com• Luciete Eschionato - Detalhes Moda Intima• José Eduardo Martins de Souza - Minimercado J&R Silva• Geraldo Camarini - Açougue do Mineiro• Eny Odete Costa da Silva - Papelaria Estrela• Carolina Marmo Pepe – Yukibella• Irene de Marchi Ribeiro - Supermercado Ferrari• Daniela Paulani - Lojão Tem D Tudo• Mariana Aparecida Venturini - Cantinho do Bebê• Ricardo Roberto Junqueira - Gonçalves Presentes• Rosa Maria Especial – Crystal• Luciano Aparecido André - Mega Mat. para Construção• Beatriz Lopes de Souza - Papelaria Estrela• Mariana Cruz de Oliveira Robles - Do Ré Mi Brinquedos

6

JAN2014

Semana do Empreendedor IndividualA Associação Comercial e Industrial de Campinas realizará entre os dias 20 e 24 de janeiro, na sede da entidade (Rua José Paulino, 1111, Centro), a 1ª Semana do Empreendedor Individual. O evento, gratuito, tem como objetivo mobilizar e auxiliar iniciantes e empresários indivi-duais da região de Campinas, oferecen-do a eles conhecimento para transfor-marem ideias em verdadeiros negócios empreendedores.No período da manhã, no Posto SEBRAE , os participantes receberão informa-ções técnicas e gerenciais para o desen-volvimento de seus potenciais. A tarde serão oferecidos workshops e oficinas gratuitas sobre os principais pilares de gestão e fortalecimento dos negócios empreendedores – recursos humanos, marketing, gestão de tempo, vendas e finanças e, no período noturno, pales-tras sobre temas importantes e apresen-tação de ‘cases’ de sucesso. Para partici-par, o interessado deve se inscreverição até 17 de janeiro no site www.acic.bz

Prouni Municipal 2014Termina nesta sexta-feira, 17, as ins-crições para o processo seletivo que visa a concessão de bolsas de estu-do do Programa Universidade para Todos (Prouni Municipal) 2014. Serão concedidas 500 bolsas parciais a alu-nos matriculados nos cursos de gra-duação da Faculdade de Jaguariúna (FAJ). O valor será de 70% sobre a mensalidade, sendo 35% de respon-sabilidade da Prefeitura, 35% do Instituto Jaguary e complementação de 30% por parte do aluno.O critério para concessão será socio-econômico, escolaridade e tempo de moradia no município, com avalia-ção feita pela Comissão Permanente de Acompanhamento e Avaliação do Programa Municipal Universidade para Todos. O benefício será exclusivo para o ano letivo de 2014, exigindo novo pro-cesso de inscrição e seleção em 2015. Os candidatos deverão fazer as inscrições pelo site da Prefeitura de Jaguariúna (www.jaguariunna.sp.gov.br)

AGENDA

A Faculdade de Jaguariúna, em parceria com o Governo Federal

e Prefeitura de Jaguariúna, abre nova oportunidade para jovens e adultos que concluíram o ensino médio e querem dar continuidade aos estudos em cursos de qualificação profissional. Trata-se do

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação.

Neste ano, a oferta de cursos ofere-cidos foi ampliada, principalmente em áreas com alta demanda no mercado de trabalho, que vão da saúde à informática,

Pronatec e Faculdade Jaguariúna oferecem cursos técnicos gratuitos

do agronegócio à biotecnologia, e do tu-rismo à gastronomia. As aulas são gratui-tas e acontecem nas instalações da FAJ, com opções para nos períodos da manhã, tarde e noite.

“Por meio do Programa, jovens e tra-balhadores têm acesso à formação profis-sional de qualidade, que poderá ajudá-lo na busca por um bom emprego, por me-lhores condições de salário e, consequen-temente, de vida. Nosso objetivo é que o curso técnico seja a porta de entrada para a graduação superior e a formação con-tinuada”, explica a diretora do FAJTEC, Profa. Silvia Raizza Prado.

Os interessados devem entrar no site www.faj.br/pronatec e preencher uma pesquisa de interesse, informando dados pessoais e o curso de preferência. Através

dos dados informados, assim que as ins-crições para 2014 forem abertas, a FAJ entrará em contato para orientações so-bre o procedimento a ser seguido para que efetuar a inscrição na área desejada.

“Estamos pedindo aos empresários e comerciantes de Jaguariúna e região que incentive seus funcionários e colabora-dores a aderirem ao Pronatec, pois além de ser gratuito, a formação profissional poderá melhorar a qualidade da produ-ção econômica e da sociedade como um todo”, comenta a professora Sílvia, e con-clui dizendo que a iniciativa contribuirá, num futuro breve, que o País tenha uma mão de obra mais qualificada, produtiva e preparada para responder aos desafios do desenvolvimento nos mais diversos segmentos de negócios”.

Em 2014 houve aumento na oferta de cursos oferecidos

divulgação

7

JAN2014

Pela segunda vez, a JRS Computação, dos empresários Regina e João Rodrigues dos Santos, recebe o certificado de fina-lista estadual do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade às Micro e Pequenas Empresas, ciclo 2013, na categoria Serviços de Tecnologia da Informação (TI). Agora, a empresa segue para a disputa nacional, onde concorrerá com representantes dos demais Estados brasileiros.

A premiação aconteceu em 20 de dezembro, na sede da própria JRS, em Jaguariúna, numa solenidade que reuniu autoridades municipais, representantes do Sebrae-SP, da ACIJ, funcionários, colaboradores e convidados. “Toda pre-miação é uma forma de reconhecimento do que se faz. Receber o certificado pelas boas práticas do MPE Brasil uma vez não é fácil, pela segunda vez, é só para quem realmente tem excelência na ges-tão”, comentou o gerente do Escritório Regional do Sebrae Campinas, José Carlos Cavalcanti, na abertura do evento.

A fase estadual do MPE Brasil, ciclo 2013, contou com aproximadamente 24 mil empresas inscritas, nas categorias: indústria, comércio, agronegócio, servi-ços de turismo, serviços de TI, serviços de saúde, serviços de educação e outros, além de destaques em responsabilidade social e inovação. Para chegar à final, a JRS passou por várias etapas de avalia-ção, com auditorias que avaliaram os processos de gestão, relacionamento com os colaboradores e comunidade, além de evidências que comprovassem a veracida-de das informações apresentadas na ficha de inscrição.

Desafios

“Este prêmio é mais uma prova que a JRS é capaz de transformar as dificulda-des e necessidades em ferramentas para ajudar o empresário a administrar seu ne-gócio, gerando mais lucro e contribuindo ativamente para um crescimento susten-tável”, afirmou o proprietário da empresa, João Rodrigues dos Santos, que também revelou alguns segredos. “Nas metas da JRS, em relação à equipe, em primeiro lu-gar está a saúde: em segundo, a educação

JRS Computação é finalista do Prêmio MPE Brasil 2013

(incentivo todos a terem formação supe-rior); e em terceiro o trabalho. É muito bom ver o funcionário crescer, evoluir, ter

suas próprias coisas”, argumenta.Quanto às metas para o futuro, a JRS

que hoje atende a 24 Estados brasileiros, tem como objetivo alçar vôo além fron-teiras, isto é, está se preparando para atu-ar no mercado internacional. “O MPE Brasil é um Prêmio super reconhecido a nível nacional, recebê-lo é uma mostra de

que somos bons no que fazemos e, claro, que estamos melhorando como pessoas, como profissionais e se atualizando, com a participação em cursos, eventos... É um Prêmio que nos motiva a fazer sempre algo mais”, conclui o empresário.

Durante o encontro, Reinaldo Chiavegato, presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna, disse que a entidade se sente honrada em ter, em seu quadro de associados, dois empresários que buscam a excelên-cia a ponto de terem seus trabalhos re-conhecidos a nível estadual e nacional. “São exemplos a serem seguidos”, disse, e citou a importância da parceria entre ACIJ, FAJ, Sebrae e Prefeitura. “O futuro está em nossas próprias mãos. Crescer é planejar, se capacitar, buscar a inovação e, juntos, podemos fazer mais. O que é bom para o empresário, é bom para a cidade e também para o munícipe”, frisa.

O prêmio MPE Brasil, promovido pelo Sebrae em parceria com Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), é uma premiação que reconhece, em nível estadual e nacional, as empresas que utilizam os conceitos de prática de gestão para aumentar a produtividade e a competitividade. Dirigido às micro e pequenas empresas, ele funciona como um incentivo para a busca da melhoria contínua da gestão dos negócios.

Professor Coimbra, representando a FAJ relembrou que João fez parte da primeira turma de Administração da Faculdade

Prêmio foi entregue na sede da JRS na presença de autoridades, funcionários e convidados

João Carlos Mendes, presidente da Associação

de Empreendedores de Campinas e Região também

prestigiou o evento

pAINEL DE SERVIC S& bons negócios