iwfo¨ue - sedes.df.gov.br

11

Upload: others

Post on 05-Oct-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Informe GADP - Agosto, 2021

IFO EO EP ADP

Gerê cia de Acompa hame to e Dese olime to de Pessoas

Informe GADP - Agosto, 2021

ÍNDICE3 PÁGINA 3

Assédio Moral e Sexual

4 PÁGINA 4 Atendimento Psicológico Especializado

5 PÁGINA 5 Identificação Funcional

6 PÁGINA 6 Dia do Psicólogo

7 PÁGINA 7 Dia dos Pais

8 PÁGINA 8 Solicitação de Adicional e Gratificação

9 PÁGINA 9Avaliação de Desempenho - Estágio Probatório

10PÁGINA 10 - 11Avaliação de Desempenho - Efetivo

Informe GADP - Agosto, 2021

Página 3

Ou diretamente pelo linkhttps://bit.ly/3f6FZFi

Confira a live por meio do QR CODE

O Que é o Assédio Moral? Refere-se a comportamentos de uma pessoa que, intencionalmente, colocam outra em situações humilhantes, ofendendo a dignidade e a integridade física ou psíquica dela no ambiente de trabalho. A habitualidade da conduta é imprescindível para a definição desse tipo de assédio. O assédio moral pode se manifestar fora do ambiente de trabalho. Segundo a Organização Internacional do Trabalho: “assédio Moral interpessoal é toda e qualquer conduta abusiva e reiterada, que atenta contra a integridade do tra-balhador com intuito de humilhá-lo, constrangê-lo, abalá-lo psicologicamente ou degra-dar o ambiente de trabalho”

O Que é o Assédio Sexual? Caracteriza-se por constranger alguém mediante palavras, insinuações, gestos ou atos, para obter vantagem ou favorecimento sexual. Maurice Drapeau conceitua o as-sédio como “toda conduta de natureza sexual não solicitada, que tem efeito desfa-vorável no ambiente de trabalho ou consequências prejudiciais no plano de emprego para as vítimas”. Ele pode se dar de forma sutil, verbalizada ou apenas insinuada. É caracterizado as-sédio mesmo que ocorra uma única vez ou que os fatores sexuais não sejam concretiza-dos.

ASSÉDIOMORAL E SEXUALVOCÊ SABE A DIFERENÇA?

No dia 24/06 a COGEP/GADP promoveu a Live “Assédio Moral e Sexual” como forma de estimular o debate e destacar a importância de falar sobre o tema. A ação foi mediada pela Psicóloga Sizian Baltasar e contou com a participação da palestrante Michelle Heringer, chefe da

AAssessoria de apoio aos julgamentos da CGDF

Informe GADP - Agosto, 2021

Página 4

“Quem olha pra fora sonha, quem olha pra dentro desperta” Carl Jung

A COGEP/GADP, como forma de cuidado com a saúde mental dos servidores, organizou abaixo uma lista de lugares que realizam atendi-mento psicológico especializado e gratuito ou de baixo custo no DF

É TEMPO DE CUIDARDA SAÚDE MENTAL!

Informe GADP - Agosto, 2021

Seu uso proporciona muitos benefícios para a organização:

• Controle de acesso eficiente e econômico - O uso de crachá facilita o controle de acesso na unidade, sendo prático para a portaria tanto agilizar a entrada de funcionários como evitar a entrada de estranhos. Isso é essencial para levar segurança e bem-estar ao ambi-ente de trabalho. Esse controle continua dentro da organização, permitindo o acesso de servidores com funções específicas, por exemplo, a locais internos que são restritos.

• Identificação - Com o uso de crachá, os profissionais ficam devidamente identificados, o que evita dificuldades na comunicação.

• Fortalece a credibilidade do órgão - Usuários e demais clientes externos costumam asso-ciar o uso de crachás à seriedade da organização.

• Promove a integração - A utilização de crachá por todos aproxima a equipe, que se sentirá mais unida e parte da organização, e fortalece o sentimento de pertencimento àquele órgão, e, consequentemente, o vínculo e a dedicação ao trabalho

Servidor, acesse o processo 00431-00013278/2021-64, no sei, para mais informações sobre como enviar a sua foto atualizada para

compor seu novo crachá

Você Sabia?A SEDES está atualizando sua forma de identificação funcional e para isso está ad-quirindo novos crachás em PVC, com porta crachás e cordão personalizados

para a secretaria

IDENTIFICAÇÃO FUNCIONAL

Página 5

Informe GADP - Agosto, 2021

Página 6

Profissional que deve sempre buscar estar atento aos processos de sofrimento instalados nas comunidades e nos territórios onde as famílias estabelecem seus laços mais significativos, desnaturalizando situações de violação dos direitos e lutando pela superação das desigualdades sociais. Sua prática não deve categorizar, patologizar, nem objetificar, mas, sim, compreender os processos em suas particularidades e circunstâncias, de forma articulada aos aspectos histórico-culturais da sociedade.

Somente assim vai se promover a construção de novos significados para o lugar do sujeito/cidadão autônomo, pois, atravessar o cotidiano de desigualdades e violências e promover o enfrentamento e superação das vulnerabilidades, passa, inevitavelmente, pela apropriação, por todos, do lugar de protagonista na conquista e afirmação de direitos, onde tenham vez e voz no processo de tomada de decisão e de resolução das dificuldades e problemas vivenciados.

Ao valorizar a experiência subjetiva, os profissionais da Psicologia contribuem para que o sujeito reconheça sua identidade, fortalecendo-os pessoalmente e propiciando condições subjetivas de (re)inserção social.

A COGEP/GADP, em nome de toda a SEDES, parabeniza os psicólogos e psicólogas colaboradores da nossa secretaria e transformadores sociais do nosso Distrito Federal.

Feliz Dia do Psicólogo!

27 de AGOSTODIA DO PSICÓLOGO

Informe GADP - Agosto, 2021

Página 7

PAI

Presença Que Traz PazAmor GenuínoPilar De Uma VidaÉ Ter Muito A Ensinar

É SeguÉ Segurança Que AcalmaForça Que Impulsiona Coragem Que InspiraÉ Ser Referência

É Dar O Melhor De SiÉ Ser Proteção

É Apoio E OrientaçãoÉ É Aquele Que InspiraQue EncorajaQue Cuida

E PrincipalmenteAquele Que Ama.

A COGEP/GADP deseja a todos os pais um

FELIZ DIA DOS PAIS!

Informe GADP - Agosto, 2021

Página

Os requerimentos somente são aceitos via SEI

Um único processo deve ser aberto para cada servidor e sempre que novos requerimentos forem necessários devem ser inseridos nesse mesmo processo

Para solicitar o adicional ou gratificação é necessário preenchimento de formulário próprio dis-ponível no SEI

odos os certificados que não contiverem código de verificação de autenticidade devem ser autenticados eletronicamente via SEI por outro servidor que não o requerente

O processo deve ser aberto pelo servidor no SEI com o nome PESSOA : GRAIFICA O DE I-U A O E ADICIONA DE UA IFICA O (servidores da carreira da assistncia social) ou PES-SOA : GRAIFICA O POR A IIA O E ADICIONA DE UA IFICA O (servidores da carrei-ra de políticas públicas e gestão governamental, e planejamento e gestão urbana)

O processo deve ser encaminhado para a Gerncia de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas-GADP (SEDES/SEEDS/SUAG/COGEP/GADP)

Assinar o requerimento Autenticar os certificados (caso não tenha código de verificação de autenticidade) Guardar o número do processo Anexar o histórico do curso para ser verificada a carga horária, em caso de titulação.

N O E E A

Para mais informações, acesse a cartilha no lin

https://bit.ly/3rDT4

Ou escaneie o R Code

CO O OLICITAR Adicional de ualificação - A Gratificação de itulação - GTIT Gratificação por abilitação - GH GH

ValoresAD NAL D AL A G AT A D TT LA G AT A P A LTA

Informe GADP - Agosto, 2021

Página 9

Sobre a Avaliação de Estágio Probatório

A Avaliação de Estágio Probatório é um instrumento utilizado para acompanhar o desempenho do servidor recém-empossado durante o período previsto para o estágio (LEI COMPLEMENTAR Nº 840, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011). A avaliação de estágio probatório afere a performance do servidor conforme seis critérios previstos em lei: Assiduidade, Pontualidade, Disciplina, Iniciativa, Produtividade e Responsabilidade. O formulário com a Avaliação de Estágio Probatório deve ser preenchido e entregue via SEI com assinatura do servidor e da chefia.

Qual o período de realização da avaliação?

A avaliação é feita semestralmente até o fim do estágio probatório (03 anos). Ex: Tomei posse dia 01/12/2020, logo serei avaliado(a) até o dia 30/05/2021. Minha segunda avaliação será feita dos dias 01/06/2021 - 30/11/2021, 01/12/2021 – 30/05/2022 (...) e assim por diante até o período de término do meu estágio probatório.

Não concordo com a avaliação dada pela minha chefia. O que fazer?

O servidor deve assinar a avaliação juntamente com a chefia e registrar um recurso por meio de um despacho com as alegações que discorda da nota, no mesmo processo em que a avaliação de estágio probatório foi realizada. A partir do recurso, a Comissão entrará em contato com a chefia e informará sobre as alegações. O chefe tem autonomia para aumentar, diminuir ou permanecer com a nota. Se ainda assim o servidor discordar, poderá encaminhar reconsideração ao Gabinete.

Realizei a avaliação, para onde devo enviá-la?

Deverá ser enviada para a Comissão de Avaliação de Desempenho via SEI no endereço: SEDES/SEEDS/SUAG/COGEP/CAD.

Informação Adicional

A contagem do tempo de estágio probatório fica suspenso nos casos em que o servidor estiver cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargo de natureza especial ou de equivalente nível hierárquico, quando ocorrer licença remunerada por motivo de doença em pessoa da família do servidor, ou no caso de afastamento para frequência em curso de formação previsto como etapa de concurso público. (Art. 26, II e Art. 162 da Lei Complementar nº840, de 23 de dezembro de 2011).

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHOESTÁGIO PROBATÓRIO

Informe GADP - Agosto, 2021

Página 10

O que será avaliado na Avaliação de Desempenho?

De acordo com Decreto 29.814/2008, serão avaliados e mensurados o desempenho do servidor em suas principais atividades laborais exercidas, bem como aspectos comportamentais como: assiduidade, disciplina, iniciativa, produtividade e responsabilidade.

Quem irá me avaliar?

O servidor será avaliado pela chefia imediata ou substituto legal. A avaliação é realizada em conjunto, ou seja, pelo avaliado e pelo avaliador.

Qual o período de realização e entrega da Avaliação de Desempenho?

A avaliação deve ser realizada na primeira quinzena de outubro até a mesma data do ano subsequente. A data uniforme vai de 16/10 do ano presente até 15/10 do ano posterior.

Minha chefia imediata mudou no período de avaliação. Como proceder?

Em casos como esse, deverá ser realizada uma Avaliação Parcial por chefia de acordo com o período de permanência desta na unidade. Exemplo: Dos dias 16/10/2019 até 16/01/2020 uma unidade fica sob a égide de um chefe, e no restante do período de entrega da avaliação (17/01/2020 até 15/10/2020) é chefiado por outro servidor, nesta situação hipotética, os servidores da unidade devem realizar duas avaliações parciais: uma com a chefia de 17/01/2020-15/10/2020. Nos casos em que a chefia permanece na unidade por menos de 60 dias, o período deve ser integrado ao período de avaliação realizada com a chefia anterior, como normalmente seria.

Mudei de lotação no período de avaliação. Como proceder?

Assim como nos casos de mudança de chefia, o servidor deve realizar as avaliações parciais de acordo com o período pelo qual passou pelas unidades. Exemplo: Um servidor foi lotado no CRAS Estrutural no dia 16/10/2019 e foi removido de lá no dia 16/01/2020 para o CRAS Guará, onde permaneceu pelo restante do período de avaliação (17/01/2020-15/10/2020). Nessa situação, é necessário que o servidor realize uma avaliação parcial para o período no qual esteve lotado no CRAS Estrutural e outra para o período no qual permaneceu no CRAS Guará. Nos casos em que o período de exercício do servidor em determinada unidade é menor que 60 dias, ele deve ser integrado à avaliação realizada de acordo com os critérios da unidade anterior, como normalmente seria.

A Avaliação de Desempenho é um instrumento utilizado pela secretaria para mensurar a performance do servidor, com a finalidade de otimizá-la e/ou identificar suas dificuldades, caso existam. Tem como função complementar a valorização do servidor, aperfeiçoamento e fortalecimento da Organização.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHOEFETIVO

CONTINUA

Informe GADP - Agosto, 2021

Página 11

Realizei a avaliação de desempenho, para onde devo enviá-la?

Deverá ser enviada para a Comissão de Avaliação de Desempenho via SEI no endereço: SEDES/SEEDS/SUAG/COGEP/CAD.

Não concordo com algum aspecto da minha avaliação. O que fazer?

O servidor deve assinar a Avaliação de Desempenho juntamente com a chefia e formalizar um recurso dentro do seu processo de avaliação de desempenho no SEI para ser encaminhado à comissão. O recurso será analisado pelo chefe que realizou a avaliação, juntamente com os integrantes da Comissão, e a nota poderá ser alterada ou não. Caso o servidor ainda discorde da avaliação, poderá encaminhar reconsideração ao gabinete.

A chefia imediata foi exonerada no período de avaliação. O que fazer?

Em casos nos quais a chefia não pode responder ao processo por questões de estrutura ou cargo, é necessário realizar a avaliação com a chefia superior à imediata do período.

Fiquei afastado por mais de 60 dias no período de avaliação. O que fazer?

Nos casos em que o(a) servidor(a) ficou afastado(a) por períodos maiores que 60 dias, a avaliação deve ser feita com os critérios e pontuação do período anterior ao afastamento. No caso de afastamento por motivo de saúde, o servidor só não realizará a Avaliação de Desempenho se o afastamento ocorrer por período maior que 2 anos. Exemplo: Uma servidora chamada Rita fica afastada do trabalho por um problema crônico por 3 meses a partir do dia 07/05/2020. Nesse caso, a avaliação de desempenho deve utilizar os critérios que Rita utilizaria com sua chefia dos dias 06/05/2020 desde o início do período (16/10/2019).

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHOEFETIVO

CONFIRA A CARTILHA NA ÍNTEGRA

https://bit.ly/3lud9Tm

https://bit.ly/3yeS56L

Você Sabia?O Decreto Nº 42.268, de 06 de julho de 2021 alterou a estrutura administrativa da Subsecretaria de

Administração Geral da SEDES. Face às disposições deste decreto, a Diretoria de Gestde Gestão de Pessoas (DIGEP) passa a ser definida como Coordenação de Gestão de Pessoas (COGEP)