iv - a6 - trauma infantil

2

Click here to load reader

Upload: atila-barros-magalhaes

Post on 06-Jul-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: IV - A6 - Trauma Infantil

8/17/2019 IV - A6 - Trauma Infantil

http://slidepdf.com/reader/full/iv-a6-trauma-infantil 1/2

ESTUDAR A EPIDEMIOLOGIA DO TRAUMA INFANTIL (PRINCIPAIS

ACIDENTES NA INFANCIA )

O trauma é uma das principais causas de morte em pacientespediátricos. Atua como primeira causa em crianças na faixa etária entre 1 e 14anos. Mas além do trauma existem outros tipos de acidentes na infância quepossuem elevados índices de morbimortalidade e relevância epidemiol!"ica#as causas de !bitos mais observadas neste aspecto s$o% o afo"amento# asqueimaduras e as quedas# em crianças de um a 4 anos# e os acidentes detrânsito nas crianças de faixas etárias maiores.

O tipo de les$o e circunstâncias que envolvem o acidente est$oestreitamente relacionados ao crescimento normal e os comportamentospr!prios do desenvolvimento &exemplo desta conclus$o é o alto índice de '()em crianças de * a + anos que ainda n$o possuem o reflexo de proteç$o dacabeça,. A medida que a criança se desenvolve# sua curiosidade inata a

impede de investi"ar as atividades e a imitar o comportamento das outras. Oestá"io de desenvolvimento da criança determina# parcialmente# os tipos deacidentes mais prováveis de ocorrer em uma faixa etária específica e destaforma# fornece indicaç-es de medidas preventivas que poderiam ser evitadas.

 A comunidade científica está implantando uma nova vis$oepidemiol!"ica na análise do contexto do trauma para a realiaç$o de aç-esprofiláticas que se/am mais incisivas nos n0meros atuais. )sse novo prismacientifico sur"iu para retirar o paradi"ma de acidente# de sua normalidade e doquanto ele é inevitável. tiliouse os su/eitos da parasitolo"ia &a"enteetiol!"ico2 3ospedeiro2 ambiente, para or"aniar esta nova vis$o daepidemiolo"ia do trauma infantil.

preciso entender o crescimento e desenvolvimento da criança# a fimde manter um ambiente se"uro de acordo com cada fase# assim como oesforço contínuo das atitudes do adulto responsável e da família. Al"unsfatores podem estar relacionados com os acidentes% condiç-es de 3abitaç$o#nível s!cioecon5mico# condiç-es de se"urança do ambiente externo# aus6nciade locais adequados para a recreaç$o# falta de informaç-es sobre a prevenç$odos acidentes# características psicol!"icas e físicas da criança# condiç-esespecíficas de re"i-es e épocas do ano# condiç-es dos meios de locomoç$o#nível de desenvolvimento da criança# dentre outros. As crianças menoressofrem mais acidentes fora de casa# e as crianças pequenas acidentamse emcasa ou nos arredores# crianças andando desacompan3adas nas ruas.

Os tipos de acidentes mais comuns durante a infância s$o osatropelamentos# acidentes automobilísticos# queimaduras# afo"amentos e asíndrome da criança espancada# quedas. Os traumas mais freq7entes nosacidentes durante a infância s$o% trauma crânioencefálico# trauma de abdome#fraturas# contus-es# politraumatismo e intoxicaç-es ex!"enas.

 A maioria das vítimas situamse entre a faixa etária de 8 a 1* anos#sendo maior no sexo masculino. A maior exposiç$o das crianças do sexomasculino aos acidentes# pode estar relacionado ao fato deste "rupo sempreoptar por brincadeiras mais a"ressivas ou em ambiente extradomiciliar.

 A maior parcela dos acidentes ocorrem# respectivamente# nos dias dequartafeira e domin"o. )ste fato se deve# principalmente pela proximidade dofinal de semana# onde "eralmente os pais est$o ausentes em casa# e nos finaisde semana# as crianças encontramse com mais liberdade# porém# os

Page 2: IV - A6 - Trauma Infantil

8/17/2019 IV - A6 - Trauma Infantil

http://slidepdf.com/reader/full/iv-a6-trauma-infantil 2/2

responsáveis n$o requerem a devida atenç$o aos fil3os. A maioria das criançasque sofrem acidentes est$o acompan3adas dos pais e moram na área urbana.