Ìtans nos caminhos de odù

2
Ìtans Nos Caminhos De Odù 1 – Òkanràn – Fala Èxù em 5 caminhos (ese). 1º. Caminho de Odù: Na antiga época, o galo era um dos maiores olhadores e a sua fama corria muito longe. Foi por isso chamado pelo chefe de um povoado para fazer-lhe uma consulta com os búzios, pois assolava uma grande seca naquela área. Antes de sair, o galo fez um ebó com sete varetas, sete preás e sete acarajés. Ao chegar ao portão do povoado, o porteiro advertiu-o que não conhecia a sua procedência e, assim não podia entrar. Ao ser impedido, o galo irritou-se e retirou de sua capanga uma arma, provocando um grande derramamento de sangue. O porteiro então lhe rogou pragas que em minutos a qualidade do tempo mudou naquele lugar, fazendo com que o sol sumisse e viesse uma grande tempestade. Com isso, o galo seguiu direto para a casa do dono do lugar. Ao chegar, foi recebido com admiração e louvor, e, em decorrência do grande feito recebeu uma enorme quantia de búzios e acomodações de luxo, tornando-se rico além de famoso. Observações: A qualidade-momento apresenta uma série de situações: Dificuldades iminentes, falta de entendimento, conflito com luta e mau presságio. Interpretação: Por ter feito o ebó recomendado pela mesa de jogo, o galo reverteu à situação de forma a sair favorecido e fortalecido pelo reconhecimento do chefe do lugar, tornando-se rico e prestigiado.

Upload: joseoberg

Post on 03-Jul-2015

736 views

Category:

Documents


33 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ìtans Nos Caminhos De Odù

Ìtans Nos Caminhos De Odù

1 – Òkanràn – Fala Èxù em 5 caminhos (ese).

1º. Caminho de Odù: Na antiga época, o galo era um dos maiores olhadores e a sua fama corria muito longe. Foi por isso chamado pelo chefe de um povoado para fazer-lhe uma consulta com os búzios, pois assolava uma grande seca naquela área.

Antes de sair, o galo fez um ebó com sete varetas, sete preás e sete acarajés.

Ao chegar ao portão do povoado, o porteiro advertiu-o que não conhecia a sua procedência e, assim não podia entrar. Ao ser impedido, o galo irritou-se e retirou de sua capanga uma arma, provocando um grande derramamento de sangue. O porteiro então lhe rogou pragas que em minutos a qualidade do tempo mudou naquele lugar, fazendo com que o sol sumisse e viesse uma grande tempestade. Com isso, o galo seguiu direto para a casa do dono do lugar. Ao chegar, foi recebido com admiração e louvor, e, em decorrência do grande feito recebeu uma enorme quantia de búzios e acomodações de luxo, tornando-se rico além de famoso.

Observações:

A qualidade-momento apresenta uma série de situações: Dificuldades iminentes, falta de entendimento, conflito com luta e mau presságio.

Interpretação:

Por ter feito o ebó recomendado pela mesa de jogo, o galo reverteu à situação de forma a sair favorecido e fortalecido pelo reconhecimento do chefe do lugar, tornando-se rico e prestigiado.

O impedimento foi temporário porque o galo enfrentou com coragem e determinação a dificuldade inesperada que impossibilitava a realização do seu trabalho, transformando uma qualidade-momento negativa em um momento de mudança inesperada à seu favor.

Muitas vezes encontramos nos nossos caminhos de realização profissional pessoas que não estão dispostas a facilitarem as coisas para o nosso crescimento, com isso, muitos de nós perdemos a fé no nosso caminho ao primeiro sinal de dificuldade. Quando numa mesa de jogo de búzios um caminho como esse se apresenta, além de

Page 2: Ìtans Nos Caminhos De Odù

fazermos o ebó recomendado, devemos encarar a situação de frente para poder transformá-la a nosso favor.

Como podemos ver Èxù sempre que está presente nos traz como princípio dinâmico uma situação inesperada, porém, que pode ser resolvida usando a mesma energia como contraparte. Para isso, devemos dar admú (dar caminho) em primeiro lugar, como fez o galo antes de sair para a sua missão.