issn 2176-4409 ano 20 - nº 109 - mai/jun 2011 anúncios ... inovação é a implementação de um...

16
Jornal do Conselho Regional de Química - IV Região (SP) Ano 20 - Nº 109 - Mai/Jun 2011 ISSN 2176-4409 Anúncios destacam a magia da Profissão Campanha do Dia do Profissional da Química terá anúncios em TV, rádio, jornal, revista e Metrô Pág. 8 Artigo destaca o outro lado da radioatividade Pág. 12 Divulgada a programação de minicursos Pág.16

Upload: vuthien

Post on 30-Dec-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ISSN 2176-4409 Ano 20 - Nº 109 - Mai/Jun 2011 Anúncios ... Inovação é a implementação de um produto ou processo novo ou signifi-cativamente melhorado. Também pode ser entendida

Jornal do Conselho Regional de Química - IV Região (SP)Ano 20 - Nº 109 - Mai/Jun 2011

ISSN 2176-4409

Anúncios destacam a magia da Profissão

Campanha do Dia doProfissional da Química

terá anúncios emTV, rádio, jornal,revista e Metrô

Pág. 8

Artigo destacao outro lado daradioatividade

Pág. 12

Divulgada aprogramaçãode minicursos

Pág.16

crq109.pmd 3/6/2011, 13:171

Page 2: ISSN 2176-4409 Ano 20 - Nº 109 - Mai/Jun 2011 Anúncios ... Inovação é a implementação de um produto ou processo novo ou signifi-cativamente melhorado. Também pode ser entendida

Informativo CRQ-IV Mai-Jun20112

Leitores

PRESIDENTE: MANLIO DEODOCIO DE AUGUSTINIS

VICE-PRESIDENTE: HANS VIERTLER

1º SECRETÁRIO: LAURO PEREIRA DIAS

2º SECRETÁRIO: DAVID CARLOS MINATELLI

1º TESOUREIRO: ERNESTO HIROMITI OKAMURA

2º TESOUREIRO: SÉRGIO RODRIGUES

CONSELHEIROS TITULARES: DAVID CARLOS MINATELLI,ERNESTO H. OKAMURA, HANS VIERTLER,JOSÉ GLAUCO GRANDI, LAURO PEREIRA DIAS,NELSON CÉSAR FERNANDO BONETTO,RUBENS BRAMBILLA, SÉRGIO RODRIGEUS

E WALDEMAR AVRITSCHER

CONSELHEIROS SUPLENTES: AIRTON MONTEIRO,ANA MARIA DA COSTA FERREIRA,ANTONIO CARLOS MASSABNI,

Os artigos assinados são de exclusivaresponsabilidade de seus autores e podem

não refletir a opinião desta entidade.

Conselho Regional de Química - IV Região

Técnicos

Expediente

Rua Oscar Freire, 2.039 - Pinheiros - CEP 05409-011 - São Paulo - SP - Tel. (11) 3061-6000 - Fax (11) 3061-5001

Internet: www.crq4.org.br www.twitter.com/crqiv e-mail: [email protected]

O Informativo CRQ-IV é uma publicação bimestral. Tiragem desta edição: 88 mil exemplares

CARLOS ALBERTO TREVISAN, CLÁUDIO DI VITTA,GEORGE CURY KACHAN, JOSÉ CARLOS OLIVIERI,REYNALDO ARBUE PINI E MASAZI MAEDA

CONSELHO EDITORIAL: MANLIO DE AUGUSTINIS

E JOSÉ GLAUCO GRANDI

IMAGEM DA CAPA: CONTEXTO PROPAGANDA

JORNALISTA RESPONSÁVEL: CARLOS DE SOUZA (MTB 20.148)

ASSISTENTES DE COMUNICAÇÃO: ANA CRISTINA VELASCO

(MTB) 43.167 E MARI MENDA (MTB 4606)

PRODUÇÃO: PÁGINAS & LETRAS EDITORA E GRÁFICA LTDA.TEL.: (11) 3628-2144 - FAX: (11) 3628-2139

Augustinis é homenageado

Editorial

Eletrônico - Gostaria de solicitar o can-celamento do envio da versão impressado Informativo, uma vez que é possívelacessar todo o seu conteúdo no site.Bacharel Aluisio V. de Castro Ferreira

São Paulo

Outros leitores têm feito o mesmopedido, mas só será possível suspendero envio da versão impressa depois queo Conselho concluir a reestruturaçãode seu Banco de Dados. A partir deentão, serão oferecidos diversos servi-ços on-line, inclusive este.

Interessante - Parabéns pelo Infor-mativo Nº 108, Mar/Abr 2011, que gos-tei do início ao fim. Creio que deva serdifícil compor todos os números comassuntos chamativos e interessantes.

Eng. Químico Renato Nunes RangelSão Paulo

Agradecemos o comentário. De fato, aprodução de cada número é trabalhosaprincipalmente em função dos váriospúblicos a serem atendidos: Técnicos,Bacharéis, Engenheiros, professores,estudantes etc, cada um com diferentesinteresses relacionados às suas áreas deatuação. Mas esta é a nossa tarefa eprocuramos cumpri-la com dedicaçãoe profissionalismo.

Santos - O CRQ4 poderia montar umaregional na Baixada Santista (Santos)para promover cursos e desenvolveralgumas atividades administrativas, poiso deslocamento dos profissionais atéSão Paulo está cada vez mais caro.

Téc. Químico Paulo R. G. SantosSantos/SP

O Conselho inaugurou seu escritório emSantos em fevereiro de 2010. Ele estána Praça Dom Idílio José Soares, 42 -Cj. 33 - Centro - Tel. 13 3223-2265.Com relação aos treinamentos, este anoSantos será incluída no programa decursos gratuitos. Visite o site para seinteirar da programação.

Essencial, masdesconhecida

Em entrevista concedida recente-mente ao site do CRQ-IV, o professorGuilherne Marson, da USP, afirmou que“para a maior parte das pessoas, aquímica não existe”. Referia-se o pro-fessor ao fato de convivermos dia-riamente com coisas que simplesmentenão existiriam se não houvesse pro-fissionais que se dedicam ao estudo etransformação dos elementos da natu-reza em produtos e serviços essenciaisà qualidade de vida.

A avaliação de Marson é compar-tilhada pelo CRQ-IV, daí a razão de aentidade vir desenvolvendo há anosações destinadas a desmistificar a quí-mica e aproximá-la do cotidiano. Foinessa linha de pensamento que se ba-seou a campanha publicitária que o Con-selho fará neste mês de junho. Além dehomenagear os profissionais, as peçasproduzidas fazem uso de uma situaçãoinusitada – um mágico que retira coisasimprováveis de sua cartola – para mos-trar o quanto a química está presentena vida de todos.

Comissão aprovaprojeto de piso

A Comissão de Constituição eJustiça (CCJ) da Câmara dos Depu-tados aprovou, em maio, o projeto delei que institui um piso salarial para ostécnicos de nível médio inscritos nosConselhos Regionais de Química eConselhos Regionais de Engenharia.Atualmente, apenas os profissionaisde nível superior têm o piso definidoem lei (4.950 -A).

O projeto é de autoria do senadorAlvaro Dias (PSDB-PR). Aprovadopelo Senado em dezembro de 2007,ele seguiu depois para a Câmara, on-de já foi aprovado pela Comissão deTrabalho, Administração e ServiçoPúblico.

A etapa seguinte – sem data paraocorrer – é a votação pelo Plenárioda Câmara. Se aprovado, o projetoseguirá para sanção da Presidênciada República.

Pelo projeto de Alvaro Dias, o pisosalarial dos técnicos estaria hoje emR$ 1.940,00. A correção seria anualcom base no IGP-M.

crq109.pmd 3/6/2011, 13:172

Page 3: ISSN 2176-4409 Ano 20 - Nº 109 - Mai/Jun 2011 Anúncios ... Inovação é a implementação de um produto ou processo novo ou signifi-cativamente melhorado. Também pode ser entendida

Informativo CRQ-IV Mai-Jun/20113

Prêmio CRQ-IVrêmio CRQ-IV

crq109.pmd 3/6/2011, 13:173

Page 4: ISSN 2176-4409 Ano 20 - Nº 109 - Mai/Jun 2011 Anúncios ... Inovação é a implementação de um produto ou processo novo ou signifi-cativamente melhorado. Também pode ser entendida

Informativo CRQ-IV Mai-Jun20114

Artigo

A necessária busca pela inovação“A sobrevivência ou a extinção de cada organismo é determinada, nem pelo mais forte ou mais rápido,mas pela habilidade em se adaptar ao ambiente”. (Charles Darwin, 1859, livro A Origem das Espécies)

por Antonio Eugênio Queiroz Rocha Brito

Ao iniciar este artigo com a frasede Charles Darwin, pretendo mostraraos leitores que a busca pela inovaçãonão se encontra fora das organizaçõese que é necessário desenvolver habili-dades que permitam adequar a práticada inovação nas ações do dia a dia oufazer o novo a cada dia.

Empreendedor é o termo utilizadopara especificar o indivíduo que de for-ma inovadora transforma conheci-mentos e bens em novos produtos ouserviços. O termo também é utilizadopara designar o fundador de uma em-presa ou entidade, aquele que criou oque ainda não existia.

Inovação é a implementação de umproduto ou processo novo ou signifi-cativamente melhorado. Também podeser entendida como um novo métodode marketing ou um novo método orga-nizacional nas práticas de negócios, naorganização do local de trabalho ou nasrelações externas. (Manual de Oslo,publicado pela Organização para aCooperação e Desenvolvimento Econô-mico - OCDE). A inovação, portanto,não é só tecnologia e processo. Elaabrange a gestão da inteligência do ne-gócio, tornando o conhecimento em di-ferencial de competitividade.

Inovar é surpreender a concorrên-cia, transformando habilidades e atitu-des em soluções para a empresa, paraos stakeholders (os envolvidos direta-mente no processo) e para a sociedadecomo um todo.

Inovação difere de invenção. In-venção é uma solução para um proble-ma, enquanto que a inovação é umainvenção comercialmente relevante

para a empresa. A inovação pode serclassificada em cinco tipos:

(i) Produto - Quando um novo pro-duto é colocado no mercado ou é signi-ficativamente melhorado;(ii) Serviços - Quando se oferece umnovo serviço, melhoria ou agregaçãode um serviço a um produto;(iii) Processo - Quando se introduz umnovo método ou melhoria de produçãoe de gestão;(iv) Marketing - Quando há a imple-mentação de um novo método de mar-keting, com alterações significativas naconcepção de um produto, em sua apre-sentação ou comercialização; e(v) Organizacional - Quando há inova-ções de caráter gerenciais voltadas àgestão de pessoas, à redução de custosadministrativos, de produção ou de su-primentos, por meio da utilização de mé-todos organizacionais novos (Shum-peter, 1934).

Podemos dizer que os processos deinovação nas empresas possuem osseguintes objetivos: alinhar as ações deinovação da organização às suas ini-ciativas estratégicas; motivar e orien-tar a capacitação do capital intelectualem processo de aprendizagem contí-nua; estimular a Pesquisa, Desenvolvi-mento e Inovação (P&D&I) para aper-feiçoar os processos internos da orga-nização; desenvolver estratégias com-petitivas que contenham proposiçõesde valor imbatível no mercado e; apoiaros processos de busca para a captaçãode recursos subsidiados.

Desta forma, para que as empresasalcancem um maior valor no mercado,

precisam contar com uma economiabaseada no conhecimento, o qual gerainovações criadas pelas pessoas queformam o seu capital intelectual e sãoo seu maior patrimônio.

No Brasil, assim como em outrospaíses, a inovação e o empreendedoris-mo têm sido colocados como agentesfacilitadores para o crescimento dacompetitividade das empresas.

Para constatarmos as ações de em-preendedorismo e inovação brasileirasfrente aos outros países, utilizamos aspesquisas do Global EntrepreneurshipMonitor (GEM). Considerado o maisabrangente estudo sobre o assunto nomundo, ele é realizado em 54 países.No Brasil, o GEM é elaborado pelo Ins-

crq109.pmd 3/6/2011, 13:174

Page 5: ISSN 2176-4409 Ano 20 - Nº 109 - Mai/Jun 2011 Anúncios ... Inovação é a implementação de um produto ou processo novo ou signifi-cativamente melhorado. Também pode ser entendida

Informativo CRQ-IV Mai-Jun/20115

Artigotituto Brasileiro de Qualidade e Pro-dutividade.

A pesquisa realizada em 2009 (a maisrecente) mostrou que, no Brasil, o totalde pessoas na faixa dos 18 aos 64 anos,envolvidas em atividades empreende-doras com menos de 42 meses de exis-tência, passara de 12%, em 2008, para15,3%. Esse expressivo aumento garan-tiu ao Brasil a 14ª colocação no rankingmundial de empreendedorismo.

Na mesma pesquisa, outra tendên-cia animadora apurada foi que o índicede empreendimentos desenvolvidospor oportunidade está se distanciando,com margem positiva, daqueles criadospor necessidade. No entanto, negóciosinovadores ainda são minoria. Pergun-tados sobre a intenção que tinham deinaugurar um empreendimento inova-dor, os brasileiros favoráveis à ideiaeram apenas 8,2%. Índice muito dis-tante, por exemplo, dos 48% de chine-ses que responderam positivamente.Boa parte das iniciativas brasileirasainda está destinada ao consumidorfinal, geralmente em atividades comoconfecções ou produtos alimentícios,por conta da tendência à informalidade.

“O gasto com P&D pelas empresase o Governo é de 0,9% do PIB. Esta-mos muito aquém de países desenvol-vidos, como Finlândia, Suécia e Japão,no topo da lista dos que mais investemna área, com 4%, 3,7% e 3,4% do PIB,respectivamente” (José H. Arrym Fi-lho, consultoria Pieracciani Desenvol-vimento de Empresas).

QUÍMICA - Ao lado da aeronáutica,segmentos da indústria química estãoentre os mais abertos às iniciativas depesquisa e desenvolvimento no Brasil.Entre eles podemos destacar os setoresde açúcar e álcool, biocombustíveis,pneus, alimentos, bebidas, petróleo egás. Isso indica excelentes oportunida-des para o desenvolvimento de projetostecnológicos nesse importante setor daeconomia brasileira.

Com o desenvolvimento das econo-mias e da sociedade, as instituições deensino superior e os centros de pesqui-sas tiveram de se adaptar e de se desen-volver. Criaram novos eixos de atuaçãoinstitucionais de forma a atuar comoum instrumento importante para a trans-formação da pesquisa aplicada em ino-vações tecnológicas. Incentivaram pes-quisadores e seus grupos a estimula-rem a geração de renda (e mais empre-gos) através da aplicação das pesquisasinovadoras na sociedade.

Sob essa ótica, leis federais e esta-duais vêm alinhando e facilitando odesenvolvimento de projetos que po-dem ser realizados por estes centrosde competências em conjunto com asempresas. O marco regulatório brasilei-ro para estas ações está organizado emtorno de três vertentes:

1 - A constituição de um ambiente pro-pício às parcerias estratégicas entre asuniversidades, institutos tecnológicose empresas;2 - Estímulo à participação de institui-ções de ciência e tecnologia no proces-so de inovação da empresa e;3 - Incentivo à inovação para a empresa.

Um desses incentivos é a Lei deInovação - nº 10.973, de 2004, que criaambiente propício às parcerias estra-tégicas entre o poder público, agênciasde fomento, empresas nacionais, insti-tuições científicas e tecnológicas e asorganizações voltadas para as atividades

de P&D&I. Outra medida importante ea chamada Lei do Bem – nº 11.196, de2005, que oferece incentivos fiscais paraapoiar as atividades de P&D&I nas em-presas. Ambas permitem a captação derecursos não reembolsáveis ou subsidia-dos para o desenvolvimento de projetostecnológicos e a distribuição de bolsasde pesquisas (Finep Subvenção/FundosSetoriais, CNPq, Fapesp, BNDES, Fun-dos internacionais etc).

A Lei de Inovação também regula acriação dos Núcleos de Inovação Tec-nológica (NITs), para que atuem comoagentes de propriedade intelectual, tra-balhando diretamente com os pesquisa-dores e inventores independentes. OsNITs desempenham papel importantena proteção (patentes), na transferênciada invenção e na utilização da infraes-trutura de laboratórios das instituiçõesde ensino superior.

PALESTRA – Para detalhar a importância dos investimentos em inovaçãocomo ferramenta para aumentar a competitividade das empresas, asestratégias para fomentar a cooperação entre as universidades e o setorprivado e mostrar as fontes de recursos públicos destinados a facilitaresses processos, o autor fará uma palestra gratuita na sede do CRQ-IV, emSão Paulo, no dia 22/07/2001, das 13h às 17h. Poderão participar pro-fissionais da química, professores, estudantes e representantes de empresasda área química que estejam envolvidos em projetos de inovação ou quetenham interesse pelo assunto. As inscrições deverão ser feitas, de 11 a 15/07, pelo telefone 11 3061-6239, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h.

Bacharel em Química, o autoriniciou a carreira como

pesquisador industrial na áreade pigmentos e tintas. Depois,

migrou para a área deadministração científica e

tecnológica, tendo atuado nosúltimos onze anos em projetos

de desenvolvimento ecapacitação tecnológica no

setor aeroespacial pelaCassimiro Montenegro Filho,

Fundação de Apoio ao InstitutoTecnológico de Aeronáutica.

É, desde 2009, diretor da RedePaulista de Inovação.

crq109.pmd 3/6/2011, 13:175

Page 6: ISSN 2176-4409 Ano 20 - Nº 109 - Mai/Jun 2011 Anúncios ... Inovação é a implementação de um produto ou processo novo ou signifi-cativamente melhorado. Também pode ser entendida

Informativo CRQ-IV Mai-Jun20116

Estudantes

Saem os vencedoresda edição 2011 do

Prêmio CRQ-IV

Química de Nível MédioOs vencedores foram Tiago Tolone Craveiro de Oliveira

e Adriana Ferreira Santana. Eram alunos da Escola TécnicaEstadual Getúlio Vargas, de São Paulo, em 2010, quando seinscreveram para o Prêmio CRQ-IV, mas agora estão nagraduação. Tiago passou no vestibular e está cursandoQuímica na USP São Carlos. Adriana foi para a mesma cidade,só que optou por estudar Engenharia Química na UFSCar.Eles ganharam nessa modalidade com o trabalho Oleoquí-mica: reutilização de óleo de soja para produção de resinasalquídicas.

Adriana contou que os dois queriam apresentar umaproposta inovadora para a reutilização do óleo de soja, saindodos tradicionais usos na fabricação de sabão e biodiesel.“Pesquisamos o que era possível fazer com este óleo edescobrimos as resinas alquídicas. As indústrias de tintas evernizes só utilizam óleo novo para este fim e, com a nossaproposta, conseguimos chegar a um resultado extremamentesatisfatório”, salientou. Ela acredita que com o reúso doóleo de soja a indústria poderia economizar com a comprade matéria-prima, além de contribuir para diminuir a poluiçãogerada pelo descarte incorreto de óleo de cozinha.

O orientador do trabalho foi o Bacharel e Licenciado emQuímica Melqui Nunes Beserra. Pós-graduado em Gestão

Empresarial, ele é funcionário da Akzo Nobel, uma das líderesglobais da área de tintas e vernizes e que abriu suas portaspara que os dois estudantes pudessem conhecer melhor osetor e assim desenvolver o trabalho premiado pelo CRQ-IV. Utilizando o laboratório da escola nos testes e por meiode pesquisas na literatura voltada a polímeros eles consegui-ram produzir tintas a partir de resinas feitas com óleo dereúso com resultados bem similares aos obtidos com resinastradicionais. Com o conhecimento de um profissional quetrabalha diretamente com o desenvolvimento de resinas,Melqui Nunes Beserra avaliou que o experimento de Tiago eAdriana tem potencial para chegar à indústria. “Foi umorgulho ter orientado o trabalho deles”, disse.

No laboratórioda Akzo Nobel,

Melqui, Tiagoe Adrianamostram

resultado dapesquisa

O Conselho anunciou em maio os vencedores do Prêmio CRQ-IV. A entrega ocorrerá durante a cerimônia quecomemorará o Dia do Profissional da Química, em 18 de junho, na sede da entidade, em São Paulo. Os autores dos traba-lhos vencedores receberão R$ 10 mil. Para os orientadores, a premiação será de R$ 4,6 mil. Os valores – dos quais serãodescontados os impostos – serão divididos para os casos de trabalhos feitos em grupo. Estudantes e orientadores tambémreceberão certificados de participação.

A edição 2011 do concurso promovido pelo Conselho para estimular a pesquisa entre os estudantes recebeu 57 inscrições,o que representou um recorde em sua história. Daquele total, 47 trabalhos disputaram o prêmio, uma vez que dez foramdesclassificados por estarem em desacordo com o regulamento. Mesmo assim, o número de trabalhos analisados peloPlenário do Conselho para a escolha dos vencedores foi o maior desde que o prêmio foi reinstituído, em 1998.

As modalidades Química de Nível Médio e Química de Nível Superior foram as que receberam o maior número deinscrições (18 cada). A seguir, vieram as modalidade Engenharia da Área da Química (14) e Química do Nível Superiorcom Tecnologia (7). Segundo pesquisa publicada na edição nº 108 do Informativo, a divulgação e o reconhecimento queo prêmio confere aos seus ganhadores foram os principais motivos que estimularam a forte participação neste ano.

Veja abaixo os trabalhos vencedores e um pouco da história de seus autores. Os textos já estão disponíveis paraconsulta na Biblioteca do CRQ-IV.

Fotos: CRQ-IV

crq109.pmd 3/6/2011, 13:176

Page 7: ISSN 2176-4409 Ano 20 - Nº 109 - Mai/Jun 2011 Anúncios ... Inovação é a implementação de um produto ou processo novo ou signifi-cativamente melhorado. Também pode ser entendida

Informativo CRQ-IV Mai-Jun/20117

Estudantes

Química de Nível Superior

Cheng: muitos dias nos laboratórios da USP

A preocupaçãocom o meio ambi-ente também este-ve entre os com-ponentes que de-ram a Jing RuCheng o PrêmioCRQ-IV na moda-lidade Química deNível Superior. In-titulado Métodoverde de obtenção de esferas híbridas de carbono/CeO² esua aplicação no tratamento de compostos poluentes, a alunado Instituto de Química da Universidade de São Paulo foiorientada pelo professor Renato Sanches Freire. Segundoele, o estudo demorou 18 meses para ser concluído: “passa-mos vários dias no laboratório da USP”, lembrou. O esforçovaleu a pena, pois o resultado final tornou o processo deozonização catalítico cerca de 25% mais eficiente na mine-ralização do fármaco em comparação com o processo deozonólise, segundo destacam os autores. Baseados nos prin-cípios da chamada química verde, “escolhemos materiaisde fontes renováveis, no caso o açúcar, para ser o principalcomponente do trabalho”, destacou o orientador. Nascidaem Taiwan e vivendo no Brasil há 14 anos, Cheng disse quepensa primeiro em chinês, por isso ainda usa livros escritosem seu idioma para estudar.

Química de Nível Superiorcom Tecnologia

O trabalho vencedor é de autoria de Nilto Cândido Faus-tino, aluno da Faculdade de Tecnologia em Saneamento Am-biental da Universidade de Campinas, campus de Limeira, ese intitula Aplicação da tecnologia de ultrafiltração em estaçãode tratamento de água para abastecimento público: avaliaçãopreliminar em escala piloto de remoção de interferentes físico-químicos e microbiológicos. Nilto trabalha em uma estação de

tratamento de água e buscava uma tecnologia inovadora emais limpa para o tratamento de água. “Fizemos algumaspesquisas e nos propusemos a utilizar membranas de ultrafil-tração como tecnologia para tratar a água destinada ao abas-tecimento público. Fizemos avaliações qualitativas equantitativas, um piloto, e obtivemos bons resultados nostestes, constatando que a água sai com certo grau depurificação. Além disso, conseguimos a redução do uso deprodutos químicos”, explicou.

Sua orientadora, a professora Maria Aparecida CarvalhoMedeiros, disse que a área de pesquisa em membranasfiltrantes é bastante atual e o trabalho de seu orientadocomprovou a eficiência dessa tecnologia, em que pese aindaserem necessários mais testes. “Fizemos parceria com aNorit, fabricante de membranas, e a empresa Foz do Brasil,que trata a água e o esgoto de Limeira, para aprofundaresses estudos”, disse a professora.

Engenharia da Área Química

Trabalho de NiltoFaustino permitiuparcerias

A utilização de subprodutos da agroindústria para geraçãode enzimas utilizadas em reações bioquímicas foi o tema dapesquisa vencedora. Depois de mais de 300 ensaios no la-boratório do Centro Universitário da FEI, em São Bernardodo Campo, os alunos Frederico Dalyson C. Araujo, CamilaVieira Ruas e Michelli Maciel concluíram que o substrato queobteve a melhor produção de enzima celulase foi o de sabugode milho. Além deste, os ensaios envolveram, entre outros,materiais como casca de arroz, bagaço e palha de cana, cascae palha de coco. Sob o título Produção de celulase por fer-mentação semissólida do fungo filamento aspergillus níger, otrabalho foi orientado pela professora Adriana Célia Lucarini.“Minha parte foi dar suporte; todo o trabalho de pesquisa foideles”, salientou. O estudo também teve a orientação da pro-fessora Maristhela Marin, da área de Tecnologia da Informaçãoda mesma instituição.

Camila Vieira Ruas, Michelli Maciel e Frederico Dalyson Araujo

crq109.pmd 3/6/2011, 13:177

Page 8: ISSN 2176-4409 Ano 20 - Nº 109 - Mai/Jun 2011 Anúncios ... Inovação é a implementação de um produto ou processo novo ou signifi-cativamente melhorado. Também pode ser entendida

Informativo CRQ-IV Mai-Jun20118

Divulgação

Conselho faz campanha na mídiapara homenagear profissionais

A magia da química é o gancho das peças produzidas para TV, rádio e impressos

CRQ-IV

Criada pela Contexto Propaganda, acampanha publicitária que o CRQ-IVfará este ano para comemorar o Dia doProfissional da Química prevê a veicu-lação de comerciais de TV, jornais erevistas em todo o estado de São Paulo.Na capital, o plano de mídia será refor-çado com inserções de anúncios emrádio e na TV Minuto, que são aquelastelas existentes dentro dos vagões dostrens do Metrô. Ao contrário do divul-gado na edição anterior, a campanha, quetambém incluirá peças referentes ao AnoInternacional da Química, tem inícioprogramado para junho.

Com base na diversidade de áreas emque a atuação do Profissional da Químicaé essencial e na constatação de que amaioria das pessoas desconhece tal ver-satilidade, a Contexto desenvolveu umacampanha que chama a atenção para estefato. A proposta é mostrar que a Químicanão é algo obscuro e perigoso como muitospensam, mas sim uma ciência cuja magiaé transformar os elementos da naturezaem produtos e serviços sem os quais osavanços tecnológicos e a qualidade de vida

estariam comprometidos.Para isso, tomou-se

emprestado a figura deum mágico, personagembastante popular e quetem por ofício encantaras pessoas com a suamagia. Na campanha deTV, o personagem ini-ciará retirando da cartolacoisas que são comunsnesse tipo de espetáculo.Mas depois, começarão a aparecer obje-tos inesperados, como uma lata de tinta,um copo com água, uma lata de molhode tomate, um vidro de perfume, umcelular e outros produtos cuja fabri-cação depende da atividade química.

A seguir, a câmera entrará na cartolae se deparará com várias pessoas dejaleco branco e óculos de segurança olhan-do e sorrindo para ela. A imagem seamplia e mostra que o cenário é umlaboratório de química. Ao mesmo tem-po, uma locução feminina diz a seguintefrase: “os profissionais da química trans-formam conhecimento em inovação,

saúde e sustentabilidade. Às vezes vocênem percebe, mas o trabalho deles estáo tempo todo na sua vida”.

Para tornar o comercial mais realista,a cineasta e diretora da AvalancheFilmes, Ana Cal, fez questão de que amaioria dos personagens que aparecemno laboratório fossem químicos de ver-dade. Com base no perfil dos “atores”que ela definiu, o CRQ-IV fez uma pes-quisa em seus bancos de dados e sele-cionou 20 pessoas com vivência emlaboratório. Sete foram aprovadas paraparticipar da gravação, ocorrida no fimde maio nos laboratórios da FEI, emSão Bernardo do Campo: AntoinetteAntoun Santos (Guarulhos), ArnaldoJosé Sesnique (Mauá), Gustavo AlvesCapruni (Campo Limpo Paulista), Julia-na Costa Monteiro Leal da Silva (Ca-pital), Rodolfo Baglioni Silva (S. Ber-nardo do Campo), Rodrigo dos AnjosCampos (Mauá) e o estudante EduardoKazuhiko Higa (Capital).

Com 30 segundos de duração, ofilme será exibido em rede nacional nosdias 16, 17 e 18 de junho, entre 19h e01h, nos canais Discovery, NatGeo eGloboNews. Nos canais abertos, a

Monitor registra a participação de Gustavo Capruni

crq109.pmd 3/6/2011, 13:178

Page 9: ISSN 2176-4409 Ano 20 - Nº 109 - Mai/Jun 2011 Anúncios ... Inovação é a implementação de um produto ou processo novo ou signifi-cativamente melhorado. Também pode ser entendida

Informativo CRQ-IV Mai-Jun/20119

Divulgação

veiculação ocorrerá nos dias 17 e 18nas TVs Globo, Record, Bandeirantes,SBT e em suas retransmissoras noestado de São Paulo, em programascomo Jornal Nacional, Jornal Hoje, BomDia (Praça), Jornal da Record, CâmeraRecord, Série CSI e SBT Brasil. Acessea versão on-line desta edição para vera grade de programação e também paraassistir ao filme.

OUTROS MEIOS - O plano de mídia in-clui a utilização de outros meios paradivulgar o Dia do Profissional da Quí-mica. No período de 13 a 18 de junho,a TV Minuto, do Metrô, exibirá umaversão reduzida, de 15 segundos, dofilme feito para a TV. A exibição ocor-rerá nos trens das linhas Verde, Azul eVermelha nas seguintes faixas horárias:4h30 às 9h e 13h às 21h.

Ainda no meio eletrônico, as rádiosJovem Pan (AM e FM), Bandeirantes(AM e FM), CBN (AM e FM), BandNews (FM), Estadão/ESPN (AM e FM)e SulAmérica (FM), todas de São Pau-lo, transmitirão um comercial de 30 se-gundos de duração, com uma versãoadaptada da história do mágico. Asveiculações ocorrerão nos dias 16 e 17,na parte da manhã, durante os principaisprogramas jornalísticos daquelas emis-soras. No dia 18, a Estadão/ESPN vei-culará três vezes o comercial durantesua programação esportiva, entre 15h30e 21h30.

No dia 18 junho, os dois principaisjornais da Capital (Folha e O Estado deS. Paulo), publicarão anúncio seme-lhante ao usado na capa desta edição. Amesma peça e no mesmo dia será publi-cada nos seguintes jornais do Interior:Folha da Região (Araçatuba), O Impar-cial (Araraquara), Jornal da Cidade(Bauru), Correio Popular (Campinas),Jornal de Piracicaba (Piracicaba), ACidade (Ribeirão Preto), A Tribuna(Santos), Diário da Região (São Josédo Rio Preto), O Vale (São José dosCampos) e Cruzeiro do Sul (Sorocaba).

Em página inteira, três revistas es-pecializadas na área química tambémveicularão o anúncio. São elas: Quími-ca e Derivados, Petro & Química e Re-vista do Meio Ambiente Industrial.

AIQ - Por conta de um acordo que aagência de publicidade contratadafechou com a TV Record, criaram-seas condições para que o Conselho pu-desse divulgar os benefícios proporcio-nados pela química e por seus profis-sionais para um público bem superiorao anteriormente projetado para a cam-panha relacionada ao Ano Internacionalda Química (AIQ). Até então, pensava-se em concentrá-la na TV Minuto, oque alcançaria apenas os paulistanosusuários de Metrô. Com o acordo, dejulho a novembro, a TV Record veicu-lará, em rede estadual, cerca 20 inser-ções mensais do AIQ nos intervalos deprogramas de grande audiência. O filmepara este fim está em produção e seusdetalhes serão divulgados na próximaedição do Informativo.

A campanha relativa ao AIQ se com-pleta com um anúncio, em junho, na Re-vista Nova Escola. Nele, o Conselhoconvida os educadores a solicitarem ainclusão de suas escolas no programade palestras que a entidade fará este anopara alunos do ensino fundamental e mé-dio. Com início em julho, as palestrasvisam desmistificar a química e mostrarsua importância para a qualidade de vida.

Ique, o menino mais curioso domundo - é o nome do personagem queilustra as revistas educativas que serãodistribuídas após as palestras voltadaspara estudantes do ensino fundamental.Produzidas pela Ediouro, que edita asfamosas revistas Coquetel, elas tra-zem uma série de jogos e passatemposque têm a química como tema central.

Já os alunos do ensino médio rece-berão um folder com informações so-bre as carreiras da área, as oportuni-dades que o mercado de trabalho ofe-rece, além de dicas sobre como esco-lher um curso. Um game eletrônicotambém será disponibilizado para essepúblico. Até o fechamento desta edição,os técnicos avaliavam se o jogo poderiaser utilizado on-line ou se seria colo-cado para download.

Contexto Propaganda

crq109.pmd 3/6/2011, 13:179

Page 10: ISSN 2176-4409 Ano 20 - Nº 109 - Mai/Jun 2011 Anúncios ... Inovação é a implementação de um produto ou processo novo ou signifi-cativamente melhorado. Também pode ser entendida

Informativo CRQ-IV Mai-Jun201110

AIQ

Parceiros distribuirão5 mil kits para medir pH

Uma parceria envolvendo a associa-ção e o sindicato das empresas de dis-tribuição de produtos químicos (Associ-quim/Sincoquim), o Sindicato dos Pro-fissionais da Química (Sinquisp), oCRQ-IV e a Universidade de Campinaspossibilitará a distribuição gratuita, paraescolas paulistas, de cinco mil kits des-tinados a medir o pH da água. As enti-dades empresariais e o Sinquisp garan-tirão os recursos para a compra das ma-térias-primas, a Unicamp produzirá oskits e o CRQ-IV fará a distribuição,disponilizando-os em sua sede e nosescritórios que mantém no Interior. Partedesses kits será entregue às Diretoriasde Ensino do Estado para distribuiçãodireta à rede de escolas.

A iniciativa busca estimular a adesãodos estudantes paulistas no programa pHdo Planeta, que integra uma série deeventos propostos pela Organização dasNações Unidas para a Educação, a Ciên-cia e a Cultura (Unesco) e União Inter-nacional de Química Pura e Aplicada(Iupac) para o Ano Internacional da Quí-mica (AIQ). É uma atividade em que es-tudantes do ensino fundamental e mé-dio coletam uma amostra de água de fon-tes como rio, mar, lagoa e chuva, medem

o pH usando um kit com soluçõescoloridas indicadoras, e incluem os re-sultados em um banco de dados na in-ternet, chamado Global ExperimentDatabase, juntamente com informaçõesda escola envolvida. No Brasil, o projetopH do Planeta é coordenado pela So-ciedade Brasileira de Química (SBQ) epode ser acessado pelo portal QNInt (http://qnint.sbq.org.br/qni).

Além de fazer a distribuição dos kits,o CRQ-IV atuará como difusor do pro-grama, que será incluído no conteúdodas palestras que realizará. O programade palestras, que vai de junho a novem-bro, visa divulgar a ciência para alunosdo ensino fundamental e médio e fazparte das ações da entidade para o AnoInternacional da Química. A meta é quesejam ministradas 1.500 palestras quemostrarão aos estudantes a presença daquímica no cotidiano e a sua importânciana qualidade de vida das pessoas.

Para organizar as palestras e buscaro apoio de palestrantes, entre abril emaio, o CRQ-IV promoveu 13 reuniõescom representantes de instituições deensino, na capital e no interior. De acordocom Wagner Lopes, gerente de fiscali-zação do Conselho e responsável por es-

se programa, a iniciativa já obteve a ade-são de 157 palestrantes. Nas reuniões,93 instituições de ensino foram represen-tadas e se tornaram parceiras do progra-ma. Foram recebidos até o momento 198pedidos de palestras, que poderão alcan-çar mais de 87 mil estudantes.

As escolas que quiserem receber gra-tuitamente os kits deverão se cadastrarno portal do QNInt. A seguir, a SBQindicará os locais de retirada.

crq109.pmd 3/6/2011, 13:1710

Page 11: ISSN 2176-4409 Ano 20 - Nº 109 - Mai/Jun 2011 Anúncios ... Inovação é a implementação de um produto ou processo novo ou signifi-cativamente melhorado. Também pode ser entendida

Informativo CRQ-IV Mai-Jun/201111

JurídicoEspaço Sinquisp

O SINQUISP iniciou uma campanha de apoio à der-rubada do veto e aprovação do Projeto de Lei 762/2007,do deputado estadual João Caramez (PSDB). De extre-ma importância para a saúde pública, o projeto determi-na, entre outros pontos, a manutenção de um Profissio-nal da Química como Responsável Técnico pelo trata-mento e controle da qualidade da água de piscinas deuso coletivo para garantir que a água dos banhistasatenda aos padrões de potabilidade previstos na legis-lação sanitária.

O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa em2009, mas o então governador José Serra o vetou inte-gralmente. Depois, o texto voltou a tramitar por comissõese todas deliberaram pela derrubada do veto. Como oprojeto está pronto para ser analisado pelo Plenário, oSindicato elaborou uma petição pública pedindo que aCasa delibere rapidamente sobre o assunto. Para parti-cipar desse movimento de interesse da sociedade e dosprofissionais da química, acesse www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N9103 e preencha o formulário.

Reação Química na redeAntenado com as tendências tecnológicas, no ano

em que comemora 80 anos de criação, o SINQUISPlança a versão on-line do informativo Reação Química.Com essa novidade, a entidade reforça a atualizaçãodo portal (www.sinquisp.com.br), promove maiorinteração nas redes sociais como Twitter (@sinquisp),Facebook (facebook.com/sinquisp) e YouTube(youtube.com/sinquispvideos) e busca aproximar aindamais os leitores com conteúdo de qualidade, aliado àvelocidade e praticidade da internet.

Piscinas:campanha querderrubar veto

Fabricação de artefatosde borracha exigeregistro no CRQ-IV

por Catia Stellio SashidaGerente Jurídico do CRQ-IV

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em 10/03/2011, manteve a decisão de primeira instância proferida,em 27/08/2007, a favor da empresa Retengax VedaçõesTécnicas Ltda no sentido de que a sua atividade – indus-trialização de artefatos de borracha, poliuretano e nylon,como gaxetas, diafragmas e guarnições (fabricação depeças) – requer registro apenas no CRQ e não no CREA.A empresa se mantém registrada neste CRQ desde 1991,mas pelas insistentes exigências do CREA, ingressou comação judicial contra aquele Conselho para a definição doimpasse. O CRQ-IV atuou no processo como assistenteda empresa.

A perícia judicial concluiu que o conhecimento principalenvolvido neste labor é a formulação de produtos químicos,coordenação de trabalhos de análise da matéria prima, doproduto acabado e a supervisão de produção. Portanto,trata-se de atividade básica da química e não da engenharia.

CONCLUSÃO – Esta recente decisão é de grande definiçãoe orientação ao segmento que congrega um vasto campo,tais como peças automobilísticas, calçados, mineração esiderurgia, eletroeletrônicos/eletrodomésticos, entreteni-mento, saúde e outros. A Associação Brasileira da Indústriade Artefatos de Borracha (ABIARB) divulgou a decisãoaos seus associados por meio da Circular 33/11.

As íntegras das decisões judiciais estão no site www.crq4.org.br – Seção Jurisprudência.

crq109.pmd 3/6/2011, 13:1711

Page 12: ISSN 2176-4409 Ano 20 - Nº 109 - Mai/Jun 2011 Anúncios ... Inovação é a implementação de um produto ou processo novo ou signifi-cativamente melhorado. Também pode ser entendida

Informativo CRQ-IV Mai-Jun201112

Artigo

A radioatividade que salva vidaspor Fábio Luiz Navarro Marques

Para muitas pessoas, a palavra“radioatividade” é sinônimo de doençae morte. Embora parcialmente verdade,isso somente acontece em eventos ex-tremos. Na prática, a radioatividade temsido utilizada em benefício da huma-nidade: geração de energia elétrica, con-trole de processos industriais, na agri-cultura e na medicina, onde tem ajuda-do a curar doenças.

A aplicação da radioatividade na áreade saúde foi possível a partir de estudosiniciados por Marie Curie (Prêmio Nobelem 1903 e 1911) que, juntamente comseu marido Pierre Curie (que com eladividiu o Nobel de 1903), lançaram asbases da radioquímica e da radioanáliseao utilizarem a deteção da radioatividadepara indicar onde estava o material deinteresse. No estudo inicial, o casalCurie percebeu que amostras brutas dominério pitchblende eram mais radioati-vas que amostras de urânio purificado,obtidas do mesmo minério, e concluí-ram que deveria haver ali outro elemen-to que também emitisse radioatividade.Assim, Madame Curie pôs-se em árduotrabalho de separação, conseguindoobter 9 ng de polônio, a partir de 100 g

do mineral, e 100 mg de rádio, proces-sando toneladas de pitchblende.

Depois desse trabalho, outros pes-quisadores seguiram estudando o fenô-meno da radioatividade, como o físicoe químico Ernest Rutherford (Nobel de1908), que realizou a transmutação deelementos, produzindo oxigênio a partirda reação de partículas alfa com áto-mos de nitrogênio. Esta mesma reaçãofoi utilizada por Irène Curie (filha de Ma-rie) e seu marido, Frédéric Joliot (Nobelde 1935) para produzir o primeiro radio-isótopo artificial, o fósforo-30. Aindaneste campo, o físico Ernest Lawrence(Nobel de 1939) desenvolveu o ciclo-tron, um sistema capaz de acelerar par-tículas, como íons de hidrogênio, deuté-rio e alfa, permitindo a criação de novosradioisótopos artificiais. Outro importan-te trabalho foi realizado pelo químicoGeorge de Hevesy (Nobel de 1943), queutilizou radioisótopos para estudar ometabolismo de plantas e animais, lan-çando os fundamentos para as aplicaçõesmédicas dos radioisótopos. Por fim, adescoberta da fissão do urânio – fenô-meno elucidado pelo químico Otto Hahn(Nobel de 1944) –, que permitiu a cons-trução dos reatores nucleares, respon-sáveis pela produção de energia elétricae radioisótopos.

Atualmente são conhecidos mais detrês mil radioisótopos produzidos emcíclotrons ou reatores. Destes, cercade 30 são rotineiramente utilizados emmedicina, tanto para o diagnóstico,quanto para tratamento de algumasdoenças, principalmente o câncer. Emambos os casos, os radioisótopos nor-malmente precisam ser incorporados amoléculas que os levem até o órgão aser tratado. Por terem uma aplicaçãomedicinal, são submetidos a processos

de produção controlados e passam aser chamados de radiofármacos.

Para uso em diagnóstico, a principalcaracterística dos radioisótopos é emi-tir radiação eletromagnética (radiaçãogama) com energia apropriada para ul-trapassar o tecido do corpo e ser detec-tada por equipamentos específicos.

O principal radioisótopo utilizado nodiagnóstico de várias doenças é o[99mTc] tecnécio, que é capaz de formarcomplexo organometálico com um gran-de número de ligantes. Como exemplostemos: o [[99mTc](OH)

2 (MDP)

2]2-, utili-

zado na cintilografia óssea (Na figuraao lado, as setas indicam a hipercapta-ção do radiofármaco nos focos metas-táticos de tumores); o [[99mTc] O(ECD)],utilizado em estudos de perfusão cere-bral, permitindo detectar doenças comAlzheimer, epilepsia e outras alteraçõesno fluxo e metabolismo cerebral; [[99mTc](MIBI)

6]+, utilizado em estudos de per-

fusão do miocárdio permitindo locali-zar regiões de isquemia antes que ocorraum infarto.

Um radiofármaco que tem seu usoem expansão no Brasil, graças ao au-mento no número de cíclotrons, é a (18F)fluorodeoxiglicose [(18F)FDG], umanálogo da glicose com um átomo de(18F)flúor na posição 2 da molécula. Aprincipal utilização da (18F)FDG é nadetecção de tumores e é baseada namaior taxa de consumo de glicose pelascélulas tumorais, quando comparada àscélulas normais. Vários outros compos-tos com (18F)flúor são produzidos. Umque deve estar disponível em breve noBrasil é a (18F)fluorotimidina [(18F)FLT],utilizada para avaliar se as células deum tumor estão se multiplicando. Como uso destes dois radiofármacos é pos-sível avaliar efetivamente a eficácia do

crq109.pmd 3/6/2011, 13:1712

Page 13: ISSN 2176-4409 Ano 20 - Nº 109 - Mai/Jun 2011 Anúncios ... Inovação é a implementação de um produto ou processo novo ou signifi-cativamente melhorado. Também pode ser entendida

Informativo CRQ-IV Mai-Jun/201113

Artigo

tratamento quimioterápico, uma vez quealguns tumores, apesar de não semultiplicarem mais depois do tratamen-to, continuam consumindo glicose.

Para utilização no tratamento docâncer, os radioisótopos devem emitirpartículas alfa ou beta. Elas possuemgrande energia e são capazes de provo-car danos irreversíveis às células tumo-rais, levando-as a morte. Todavia, háde ser considerado que essas partículas

também podem atingir células saudá-veis, daí a necessidade de que os radio-isótopos estejam ligados a moléculasque possam se concentrar principal-mente na superfície ou no interior dascélulas tumorais. Com esta condição,a maioria dos radiofármacos para tera-pia são anticorpos ou peptídeos, conju-gados a grupos quelantes que coorde-nam metais como o (90Y)ítrio e o 177Lu(lutécio), ainda que existam radiofár-macos complexados com moléculasmais simples, como o [[153Sm](EDTMP)]2- ou o uso do sal 223RaCl

2.

IPEN - No Brasil, as atividades comradioisótopos começaram em 1949,com a criação do Laboratório de Isóto-pos da Faculdade de Medicina da USP,dirigido pelo casal Tedd e Verônica Es-ton. Já o primeiro reator nuclear paraprodução de radioisótopos da AméricaLatina foi inaugurado, em 1958, no Ins-tituto de Pesquisas Energéticas e Nucle-ares, em São Paulo (Ipen/SP), e estáem funcionamento até hoje. Com a cres-cente demanda por radioisótopos, emquantidade e variedade, o Ipen/SP plane-ja construir um novo reator, na cidadede Iperó/SP. Na área de cíclotrons,após mudanças legais, empresas priva-das e de economia mista puderam insta-lar seus próprios equipamentos. Assim,além daquela pertencente ao Ipen e ada administrada pelo Instituto Nacional

Imagem produzida pelo autor

Doutor em Ciências (oncologia),o Bacharel em Química Fábio

Luiz Navarro Marques éresponsável pelo Laboratório de

Radiofarmácia do Inst. deRadiologia do Hospital dasClínicas da Faculdade de

Medicina - USP e organizador daIV Escola de Inverno de

Radiofarmácia e Radioquímica,evento marcado para julho (vejadetalhes no site do Conselho).

Contatos podem ser feitos peloe-mail

[email protected]

de Energia Nuclear (IEN/RJ), o Paíspassou a contar com unidades no Cen-tro de Desenvolvimento da EnergiaNuclear (CDTN/MG) e no Centro Re-gional de Ciências Nucleares (CRC N/PE). O setor privado possui outras trêsinstalações: a da Villas Boas Radio-fármacos (Brasília/DF), a da Cyclobras(Campinas/SP) e a da R2 Soluções emRadiofarmácia (Porto Alegre/RS). Exis-te, ainda, a unidade do Hospital das Clí-nicas de São Paulo, considerada de ca-ráter universitário por ter forte viés depesquisa, que se dedica ao atendimentodos pacientes da rede pública de saúde.

O aumento do número de instala-ções reflete a forte demanda pelo usode materiais radioativos na área de saú-de. Por decorrência, tal cenário repre-senta uma oportunidade ímpar para osprofissionais da química que tenhaminteresse em trabalhar neste campo.

Também aumenta consideravelmen-te a possibilidade de realização de pes-quisa como, por exemplo, a utilizaçãode moléculas marcadas com (11C)car-bono, (18F)flúor ou outros metais, co-mo o (64Cu)cobre, com realização deestudos farmacocinéticos e farmacodi-nâmicos em modelos animais, atravésda visualização da distribuição dos pro-dutos em tempo real, e da possibilida-de de quantificação da concentraçãodos produtos, em cada órgão, em cadafração de tempo.

As setas indicam a hipercaptação do radiofár-maco nos focos metastáticos de tumores

Radioisótoposmas utilizados e suas finalidades

Radioisótopo Meia-vida Produção Tipo decaimento Energia (MeV) Uso

99mTc 6,02 h Gerador gama 0,14 Diagnóstico

11C 20,3 min Ciclotron Positron (gama) 0,96 (0,511) Diagnóstico

18F 110 min Ciclotron Positron (gama) 0,63 (0,511) Diagnóstico

64Cu 12,7 h Ciclotron Positron (gama) 0,653 (0,511) Diagnóstico

90Y 2,67 d Reator Beta 2,28 Terapia

124I 4,18 d Ciclotron Positron (gama) 2,15 (0,511) Diagnóstico

131I 8 d Reator Beta/gama 0,806/0,364 Terapia

153Sm 1,95 d Reator Beta/gama 0,809/0,103 Terapia

177Lu 6,75 d Reator Beta/gama 0,50/0,113 Terapia

211At 7,21 min Ciclotron Alfa/Captura de elétrons 7,45/0,688 Terapia

223Ra 11,4 d Gerador Alfa 5,99 Terapia

crq109.pmd 3/6/2011, 13:1713

Page 14: ISSN 2176-4409 Ano 20 - Nº 109 - Mai/Jun 2011 Anúncios ... Inovação é a implementação de um produto ou processo novo ou signifi-cativamente melhorado. Também pode ser entendida

Informativo CRQ-IV Mai-Jun201114

Literatura

Nehmi lança biografia;livros sobre embalagenstambém serão sorteados

O Conselho fechou uma parceria de divulgação com o Instituto de Embalagense nesta edição irá sortear três obras (um exemplar de cada) editadas por aquelaentidade. Além dos livros sobre embalagens, também serão sorteados dois exem-plares da biografia do Químico Victor Nehmi, um dos ícones da química nacionale que teve participação importante na formação de várias gerações de profissionais.Todos os títulos já estão disponíveis na Biblioteca do Conselho para consulta.

O sorteio será realizado no dia 11 de julho e o resultado publicado no diaseguinte na seção “Noticiário” do site (ww w.crq4.org.br). Para participar, enviee-mail para a Assessoria de Comunicação do Conselho ([email protected]), contendo os seguintes dados: nome completo, nº de registroe cidade onde reside. No campo assunto do e-mail escreva “Sorteio” e o nomedo livro de interesse. Caso queria concorrer aos quatro títulos, mande e-mailsseparados.

Como surge um sucesso – é a bio-grafia do químico Victor Nehmi, quepor muitos anos foi diretor da Facul-dade de Engenharia Química Oswal-do Cruz, de São Paulo. Publicou di-versos livros de grande popularidadeno meio educacional. Custa R$10,00 e pode ser adquirido pelo site(www.nehmi6.com.br/livros.html)ou pelo telefone (11) 5085-0014.

Embalagens: design, materi-ais, processos e máquinas – foiescrito por 32 profissionais, en-tre eles vários da área química, ereúne temas necessários para odesenvolvimento de embalagens.De acordo com os autores, o ma-terial é voltado para designers,profissionais da indústria (usuá-rios finais de embalagem) e con-vertedores. Preço: R$ 180,00.

Embalagens de Papel cartão,papel e micro-ondulado – trata asembalagens desde o design, concep-ção, tendências, inovações, pré-im-pressão e impressão, demais pro-cessos e projetos. Preço: R$ 60,00.

Embalagens flexíveis – a apos-tila reúne os principais temasque precisam ser conhecidospara o desenvolvimento de em-balagens flexíveis. De acordocom o Instituto de Embalagens,a obra tem todos os materiaispara que o profissional obtenhaos processos e informaçõessobre as embalagens flexíveis.Preço R$ 60,00.

Todos os livros do Instituto de Embalagenspodem ser adquiridos pelo site da Livraria Saraiva (www.livrariasaraiva.com.br)

crq109.pmd 3/6/2011, 13:1714

Page 15: ISSN 2176-4409 Ano 20 - Nº 109 - Mai/Jun 2011 Anúncios ... Inovação é a implementação de um produto ou processo novo ou signifi-cativamente melhorado. Também pode ser entendida

Informativo CRQ-IV Mai-Jun/201115

Artigo

crq109.pmd 3/6/2011, 13:1715

Page 16: ISSN 2176-4409 Ano 20 - Nº 109 - Mai/Jun 2011 Anúncios ... Inovação é a implementação de um produto ou processo novo ou signifi-cativamente melhorado. Também pode ser entendida

Informativo CRQ-IV Mai-Jun201116

Minicursos

Divulgada a programação préviados treinamentos gratuitos

Desde o dia 16 de maio, o Conselhovem divulgando em seu site os primei-ros minicursos deste ano. O programade treinamentos gratuitos existe desde2006 e, mantendo a tradição, conta como apoio da Caixa Econômica Federal. Agrade publicada no site inclui os eventosque já puderam ser confirmados. Nospróximos meses, a relação será amplia-da de modo a englobar todas as cidadesnas quais o Conselho mantém escritó-rios. Em função disso, é recomendávelque os interessados acessem o endere-ço www.crq4.org.br pelo menos umavez por semana para se atualizaremsobre a programação.

Poderão participar profissionais emsituação regular no CRQ-IV, inclusiveaqueles que solicitaram e obtiveram adispensa do pagamento da anuidade.Exceto quando especificado ou suge-rido em seus títulos, os treinamentosapresentarão um visão geral do tema aser abordado, o que significa que serãode interesse de profissionais que atuamnos mais variados segmentos.

O interessado poderá participar dequantos minicursos desejar. Serão aber-tas 35 vagas por evento, tendo partici-

pação assegurada aqueles que primeirotelefonarem para o números indicadosna tabela que está no site. Recomenda-se que a ligação seja feita logo na aber-tura das inscrições, pois é comum orápido esgotamento das vagas.

Após o preenchimento das 35 va-gas, será aberta uma lista de espera. Sehouver desistências, aqueles que estive-rem nessa lista serão contatados portelefone e deverão responder na horase confirmam ou não a participação.

Os estudantes previamente cadas-trados no Conselho também poderãoparticipar. As inscrições recebidas dessepúblico, porém, serão automaticamen-te colocadas na lista de espera. Serãochamados se houver desistências ousobras de vagas.

A reserva de vaga deverá ser feitaexclusivamente pelos telefones indica-dos na tabela publicada no site. Não serápossível fazê-la por e-mail, fax, pessoal-mente ou fora dos períodos de inscri-ção, também definidos na tabela.

O horário de atendimento será desegunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h.O profissional poderá fazer a sua pró-pria inscrição e a de um (a) colega

(apenas um). Ao ligar, tenha em mãosos seguintes dados: nome completo, nºde inscrição no Conselho (iniciado por04), formação, e-mail (se tiver, optepelo e-mail particular e não o que usana empresa), telefone pelo qual poderáser contatado em horário comercial,nome da empresa onde trabalha e cargoque ocupa. Também deverá ter emmãos os dados da pessoa para a qualestiver fazendo a inscrição.

Em até três horas após o recebi-mento da reserva, o CRQ-IV mandaráuma mensagem ao e-mail do interes-sado para que ele confirme sua ins-crição. O prazo para responder ao e-mail do Conselho será de 24h. Se issonão ocorrer, a inscrição será automati-camente cancelada.

Daqueles que confirmarem a pre-sença e não comparecerem sem prévioaviso será cobrada uma taxa de R$245,00. O valor será usado para cobriras despesas que o CRQ-IV teve paragarantir sua participação no curso. So-mente serão aceitas justificativas porfalta se estas puderem ser comprova-das com documentos (atestados mé-dicos, declarações etc).

crq109.pmd 3/6/2011, 13:1716