introduÇÃo - if.ufrgs.br

16

Upload: others

Post on 15-Oct-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: INTRODUÇÃO - if.ufrgs.br
Page 2: INTRODUÇÃO - if.ufrgs.br

INTRODUÇÃO

Page 3: INTRODUÇÃO - if.ufrgs.br

Este projeto tem como tema a radioatividade de uma forma interdisciplinar, utilizando a abordagem Ciência , Tecnologia e Sociedade, considerando não só o produto da ciência, mas sua história, sua natureza e seu desenvolvimento.

http://patriciareis.wikispaces.com/file/view/ciencias22.jpg/154867885/452x402/ciencias22.jpg

Page 4: INTRODUÇÃO - if.ufrgs.br

OBJETIVOS

Page 5: INTRODUÇÃO - if.ufrgs.br

Tornar as informações científicas, desenvolvida na escola, que muitas vezes fica distante do educando, um conhecimento útil e envolvente, favorecendo o interesse e consequentemente aumentando o aprendizado.

Page 6: INTRODUÇÃO - if.ufrgs.br

JUSTIFICATIVA

Page 7: INTRODUÇÃO - if.ufrgs.br

- A radioatividade constitui um dos tópicos da Física que mais tem aplicação no cotidiano de toda a sociedade; - A maioria das notícias sobre radioatividade não informam de maneira completa como podemos utiliza-la; - Pouco se estuda, na escola, o tema radioatividade.

Page 9: INTRODUÇÃO - if.ufrgs.br

METODOLOGIA

Page 10: INTRODUÇÃO - if.ufrgs.br

Nosso trabalho será desenvolvido no sentido de promover a entrada de conceitos de física moderna e contemporânea para estudantes do terceiro ano do ensino médio, da rede pública, abordando radioatividade de uma forma integrada com as outras disciplinas, de forma que a física não seja uma disciplina a ser compreendida somente no período da aula do professor de física, mas de forma contextualizada e vinculada com o cotidiano.

Page 11: INTRODUÇÃO - if.ufrgs.br

O desenvolvimento do trabalho contará com varias ferramentas de ensino, com o intuito de despertar as várias capacidades cognitivas do educando.

http://www.alunosonline.com.br/upload/conteudo_legenda/32ebf306fcfd5435c2ebc64ad2d0eaf2.jpg

Page 12: INTRODUÇÃO - if.ufrgs.br

O projeto será aplicado em uma turma de terceiro ano do ensino médio com aproximadamente 20 alunos, na rede pública, em uma escola do interior do RS.

Serão elaborados 5 encontros de duas horas aula cada, totalizando 10 horas.

Os alunos serão organizados em grupos de 4 ou 5

integrantes para as diferentes atividades de sala de aula (construção de mapas conceituais, aulas expositivas e aplicativos computacionais, etc...), e extra classe (entrevistas com profissionais, reportagens, etc...)

Page 13: INTRODUÇÃO - if.ufrgs.br

Após uma introdução inicial, cada grupo, já organizado, procura na internet, informações, das mais variadas formas referentes ao tema e a limitação de escolha.

As dúvidas e os aspectos mais relevantes de cada pesquisa serão encaminhados para um profissional da área de pesquisa que irá, através de vídeo, responder e expor sobre o assunto.

Todas as pesquisas e entrevistas serão organizadas pelos grupos e apresentados para os demais colegas conforme cronograma.

Ao final do processo, todo o material: materiais utilizados e produzidos nas aulas, textos, gravações das entrevistas e filmagens formarão um produto educacional para consulta de alunos e professores.

Page 14: INTRODUÇÃO - if.ufrgs.br

Realização das entrevistas elaboradas por cada grupo: - Professor de História, Filosofia e Sociologia (Contexto histórico e social de 1800 e 1900, motivos de pensar a ciência e sua importância, como a ciência influenciava o mundo e como o mundo influenciava a ciência, como a sociedade via a mulher cientista); - Professor de química (explicação do fenômeno, importância para a química); - Professor de Biologia (explicação do fenômeno, importância para a biologia); - Professor de matemática (explicação da função matemática relacionada com os fenômenos radioativos); - Professor de energia nuclear (conceitos, utilizações, manejo e riscos da energia nuclear no mundo, no Brasil e em nosso estado); - Profissional da área de radiologia (conceitos, utilização, manejo e riscos); -Profissional da área de tecnologia em agricultura (utilização, manejo e riscos da radioatividade).

Page 15: INTRODUÇÃO - if.ufrgs.br

AVALIAÇÃO

Page 16: INTRODUÇÃO - if.ufrgs.br

A avaliação será contínua e progressiva, com o uso de mapas conceituais para cada grupo. Um mapa no início dos trabalhos e outro no final do projeto. Este último será apresentado com todo o trabalho na vídeo conferência no final do ano letivo da escola.