interpúblicos maio / 2010

4
Habilitação em RP completa 40 anos Esta edição do Interpú- blicos é especial, porque comemora os 40 anos da habilitação em Relações Públicas da Universidade Feevale. Em clima de comemoração e buscando resgatar um pouco das ori- gens do curso, o InteRPpú- blicos conversou com Ciro Domingos Ferreto, gradu- ado na primeira turma de Relações Públicas, em 1973. Atualmente, Ciro é em- presário do ramo de imóveis. Segundo ele, a formação foi fundamental em sua vida profissional. “Fazer parte da primeira turma de RP é um orgulho. Foi um desafio na época, porque muitas eram as expectavas”, lembra. Na época, já se sabia que, para as empresas, era impor- tante contar com este profissional. “A confiança na instui- ção foi fundamental para connuar no caminho da graduação”, ressalta. Uma das lembranças mais mar- cantes que Ciro tem da instuição foi o discurso do reitor na formatura. “Ele pediu que sempre lem- brássemos da Feevale com carinho”, conta. Os alunos da primeira turma foram pioneiros, segundo o entrevistado. Por isso, viviam certa incerteza quanto ao curso. “Hoje fico muito feliz porque o curso ainda existe e coloca pessoas no mercado que podem se direcionar mais especificamente para o ramo”. “Tenho um grande car- inho pela Feevale, por tudo o que vivi lá.” Não foram apenas conheci- mentos profissionais que Ciro adquiriu. Mudanças nas atudes pessoais tam- bém foram proporcionadas pelo curso. Ele lembra que era muito mido - vindo do interior. Quando alguém falava com ele, ficava ver - melho “feito bombeiro”. As aulas o ajudaram a ter mais desenvoltura para se mani- festar diante das pessoas. “Meus professores tam- bém notaram isso. Vinicius Bossle, que foi meu profes- sor, muitas vezes me pedia: Ciro, fica monitorando a turma ali’. Com isso, ad- quiri desenvoltura e hoje consigo me comunicar com bastante tranqüilidade”, explica. A experiência da vida acadêmica é, sem dúvida, uma das mais árduas e di- verdas. Os alunos de hoje também estão colhendo e colherão no futuro frutos desta dedicação, e terão muitas histórias para contar. Confira a entrevista de Ciro Fer- reto na íntegra no blog do núcleo de RP: www.rpresente.blogspot. com Programação: 19/05 - Encontro de professores de Relações Pú- blicas Horário: 14h às 18h 10/06 - Aula Magna com Profº Roberto Porto Simões: Trajetória da Função Políca de Relações Públicas Horário: 19h30 às 22h Local: a definir Mais informações sobre a programação você en- contra no endereço www.rpresente.blogspot.com Formado em 1973, Ciro foi aluno da primeira turma de Relações Públicas da Feevale

Upload: adriano-schneider

Post on 06-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Desenvolvido pelos alunos do núcleo de Relações Públicas da Agência Experimental de Comunicação (Agecom) da Universidade Feevale, o periódico Interpúblicos é elaborado semestralmente e direcionado aos acadêmicos do Curso com o objetivo de discutir temas relevantes à profissão de Relações Públicas. O periódico é construído com 4 páginas, sendo 2 coloridas e 2 preto e branco, nas quais se dividem reportagens de profissionais atuantes na área, entrevistas com professores, alunos em fase inicial do Curso e concluintes. Seu processo de criação caracteriza-se como experimental, desta forma se apresenta como produto do desenvolvimento de experiências e geração de conhecimento produzido pelos alunos do curso de Relações Públicas da Agecom. Estima-se que o aprendizado desenvolvido neste produto de comunicação interna se mantenha na vida profissional dos acadêmicos como forma de efetivar os processos de comunicação para as organizações.

TRANSCRIPT

Page 1: Interpúblicos Maio / 2010

Habilitação em RP completa 40 anosEsta edição do Interpú-blicos é especial, porque comemora os 40 anos da habilitação em Relações Públicas da Universidade Feevale. Em clima de comemoração e buscando resgatar um pouco das ori-gens do curso, o InteRPpú-blicos conversou com Ciro Domingos Ferreto, gradu-ado na primeira turma de Relações Públicas, em 1973.

Atualmente, Ciro é em-presário do ramo de imóveis. Segundo ele, a formação foi fundamental em sua vida profissional. “Fazer parte da primeira turma de RP é um orgulho. Foi um desafio na época, porque muitas eram as expectativas”, lembra. Na época, já se sabia que, para as empresas, era impor-tante contar com este profissional.

“A confiança na institui-ção foi fundamental para continuar no caminho da graduação”, ressalta. Uma das lembranças mais mar-cantes que Ciro tem da instituição foi o discurso do reitor na formatura. “Ele pediu que sempre lem-brássemos da Feevale com carinho”, conta.

Os alunos da primeira turma foram pioneiros, segundo o entrevistado. Por isso, viviam certa incerteza quanto ao curso. “Hoje fico muito feliz porque o curso ainda existe e coloca pessoas no mercado que podem se direcionar mais especificamente para o ramo”.

“Tenho um grande car-inho pela Feevale, por tudo o que vivi lá.”

Não foram apenas conheci-mentos profissionais que Ciro adquiriu. Mudanças nas atitudes pessoais tam-bém foram proporcionadas pelo curso. Ele lembra que era muito tímido - vindo do interior. Quando alguém falava com ele, ficava ver-melho “feito bombeiro”. As aulas o ajudaram a ter mais desenvoltura para se mani-festar diante das pessoas.

“Meus professores tam-bém notaram isso. Vinicius Bossle, que foi meu profes-sor, muitas vezes me pedia: ‘Ciro, fica monitorando a turma ali’. Com isso, ad-quiri desenvoltura e hoje consigo me comunicar com bastante tranqüilidade”, explica.

A experiência da vida acadêmica é, sem dúvida, uma das mais árduas e di-vertidas. Os alunos de hoje também estão colhendo e colherão no futuro frutos desta dedicação, e terão muitas histórias para contar.

Confira a entrevista de Ciro Fer-reto na íntegra no blog do núcleo de RP: www.rpresente.blogspot.

com

Programação:

19/05 - Encontro de professores de Relações Pú-

blicasHorário: 14h às 18h

10/06 - Aula Magna com Profº Roberto Porto

Simões: Trajetória da Função Política de Relações

PúblicasHorário: 19h30 às 22h

Local: a definir

Mais informações sobre a programação você en-

contra no endereço

www.rpresente.blogspot.com

Formado em 1973, Ciro foi aluno da primeira turma de Relações Públicas da Feevale

Page 2: Interpúblicos Maio / 2010

O profissional Flávio Schmidt, proprie-tário da PróImagem Consultoria de Relações Públicas, já trabalhou com Vera Giangrande e Carlos Eduardo Mestieri e tem um currículo extenso. Foi sócio-di-retor da Inform Comunicação Integrada (1989 a 1992), sócio-proprietário da VG&S Comunicação Empresarial (1992 a 1995), associado à LVBA Comunicação e Propaganda (1995 a 1997), assessor de comunicação da Lojas Arapuã (1997), diretor-executivo da Sine Qua Non, de 1998 a 2001 e diretor da divisão de Comunicação Corporativa da Ketchum Estratégia durante o período de 2002 a 2009. Flávio palestrou na Feevale no dia 15 de abril, na aula magna em comemo-ração aos 40 anos da habilitação em Re-lações Públicas. Durante a palestra sobre reputação e sustentabilidade, Schmidt afirmou que, hoje, as relações públicas vivem o seu melhor momento de reco-nhecimento no mercado e na sociedade. Para o InteRPúblicos, o profissional falou sobre a necessidade de cada um ter seu estilo profissional e sobre o papel trans-formador dos relações públicas.

Considerando um dos aspectos do tema de sua palestra na Feevale - a reputação: como você vê a reputação da profissão de Relações Públicas? Guardando-se as devidas proporções, em todos os tempos, todos os momentos foram muito bons para relações públicas no mercado, mas agora, com o mercado internacionalizado e a expansão da comu-nicação global, essa área toma importância fundamental para todas as instituições e organizações. Nesse contexto, reputação se dá com a construção do reconhecimento da importância de uma atividade para o

Flávio Schmidt:Ser RP é ser agente de mudanças

Cada profissional habilitado precisa fazer valer o seu diferencial de conhecimento, adotar postura adequada e ter atitudes corretas

mercado, para as organizações e para as pes-soas. Hoje, a atividade de relações públicas tem o seu melhor momento de reconhecimento e uma excelente reputação no mercado e na sociedade, pois é cada vez mais reconhecida como essencial para a permanência e sobre-vivência das empresas no mercado. Desse modo, transferir esse conceito para a profissão, do ponto de vista do profissional de relações públicas, que hoje é habilitado na área, é uma questão de postura profissional de cada um. Cada profissional habilitado precisa fazer valer o seu diferencial de conhecimento, adotar postura adequada e ter atitudes corretas em relação a esse diferencial incontestável.

O que o levou a criar a PróImagem? Boa parte da minha carreira profissional se deu dentro da Inform, onde trabalhei por doze

anos ao lado de nomes como Vera Giangrande e Carlos Eduardo Mestieri. Ao final desse período me tornei sócio de Vera Giangrande com a agên-cia VG&S. Quando nos separamos, resolvi criar a minha própria agência, a PróImagem Consultoria de Relações Públicas.

No seu texto “A arte, o conceito e o estilo”, disponível no Blog do Flávio, você fala que cada profissional deve impor sua maneira própria de praticar o conceito de RP no mercado. Como os estudantes da área podem começar a identificar e a impor seu próprio estilo? Como disse no artigo citado, o estilo é o homem, quer dizer, o estilo é você do jeito que você é. Porém, se você for medíocre, seu estilo será medíocre, se você for excelente, seu estilo será excelente. Para começar, o aluno precisa se preparar e desenvolver o melhor conhecimento sobre a atividade que escolheu, precisa conhecer profundamente seus princípios e fundamentos e depois praticá-los do modo correto e permanente-mente. Sempre, depois que deixar a universidade e durante toda a carreira profissional, mesmo diante dos maiores desafios que se apresentarem. Impor seu estilo é não se submeter aos caprichos do mercado e não deixar se corromper por sua

Palestra de Flávio Schmidt abre comemorações dos 40 anos

Page 3: Interpúblicos Maio / 2010

Jornal TRI - Maio/ Junho 2010

imposição. Ter segurança pessoal e profissional e fazer valer seus conhecimentos, praticando-os em todos os momentos e situações. Seguir rigorosa-mente os passos do que está definido como arte, conceito e estilo, no artigo de referência, citado nessa pergunta.

Ainda no Blog do Flávio, pode-se ler um artigo intitulado “Futuro Perfeito”. Você acredita que os profissionais de RP agem praticando o futuro perfeito, hoje? Nem todos os profissionais estão conscientes desse fato ou agem dessa maneira. Para atuar e fazer acontecer o Futuro Perfeito é preciso que o profissional esteja consciente de sua responsa-bilidade e atue de maneira sustentável para que sua atividade alcance o resultado esperado pela sociedade e não aqueles esperados por interesses individuais específicos ou de grupos econômicos.

O curso de Relações Públicas da Universidade Feevale está completando 40 anos em 2010.

A atividade profissional de Relações Públicas está sempre mudando. As formas de lidar com os públicos, trabalhar a comunicação interna e externa, dentre outras funções, se aprimoram com a evolução da tecnologia e das ferramentas de trabalho que estão disponíveis para o profissional. Pensando nisto, o InteRPúblicos conversou com profissionais e alunos de Relações Públicas para saber como eles imaginam que será a profissão daqui a 40 anos.

O RP será, cada vez mais, peça fundamental dentro das organizações, como na divulgação correta da imagem da empresa e no trabalho para prevenir crises. Daqui a 40 anos, muita coisa vai rolar em termos de tecnologias. Mas talvez ainda volte um pouco a questão da “informalidade”. Eu penso e acredito que RP vai trabalhar muito naquele “mo-delo da vovó”, ou seja, de aproximação. Por isso, será, cada vez mais, uma peça chave no mercado.Adriana Wordell, 41 anos, estudante do 7º semes-tre de RP na Feevale

O RP, assim como os profissionais de outras áreas, deverá estar por dentro das tecnologias, das redes sociais e da informática. A cada ano que passa, conhecemos novos cases; vemos o que está acontecendo na mídia. Eu sempre me pergunto: como profissional, o que eu faria nesta situação? Acredito que o profissional de 2050 será um mes-tre da comunicação, e reconhecido por isto. Aline Ramos Barros Shimoda, 28 anos, estudante do 7º semestre de RP na Feevale

Imagino que a profissão seja reconhecida como estratégica, ocupando cargos de gestão, como em vários países ocorre. Essa é uma visão que se espera há bastante tempo no nosso campo profissional. Daniela Salvador, 31 anos, responsável pelo Núcleo de Relações Públicas do Departamento de Marketing da Feevale, formada em RP desde 2003

Como você imagina que será a atuação profis-sional de RP daqui a 40 anos? Não tenho dúvida de que o futuro para relações públicas é muito promissor, porém não podemos esperar que as coisas mudem. O mercado, a sociedade e a própria humanidade está em per-manente transformação, com evolução contínua. Para se manter reconhecida e útil à sociedade, a atividade de relações públicas precisa, do mesmo modo, evoluir de acordo com as mudanças da sociedade. Não vejo nenhum problema em re-lação a sua concepção, mas o profissional deverá tomar o cuidado e manter-se alerta para essas mudanças que serão cada vez mais intensas e contínuas. Nesse sentido, a maior responsabili-dade é do próprio profissional de relações pú-blicas, que não pode acomodar-se na estrutura em que está inserido e ser, como já é por sua natureza, um agente de mudanças, antevendo tendências, identificando novas situações, diag-nosticando e orientando para a correta mudança de postura e atitudes.

O que você deixa como mensagem final aos futuros profissionais, nossos leitores?Se você escolheu a profissão de relações públicas, acredite que, a partir de agora, você faz parte de um grupo diferenciado de profissionais, de um grupo privilegiado, que tem, como principal diferencial, ser agente de mudanças e de transfor-mação social. Acredite que seu papel é prepon-derante e demasiadamente importante porque será responsável pela transformação do contexto onde estiver atuando. Acredite que esse é seu papel e atue aplicando todos os preceitos de sua profissão. O seu sucesso profissional será alcança-do sempre que você promover a harmonização das expectativas e a satisfação dos interesses mú-tuos dos grupos envolvidos em seu trabalho. Você se encontrará no auge de sua carreira quando descobrir que está realizando, na prática e em sua plenitude, os objetivos preconizados pela ativi-dade de relações públicas. Confira como foi o início da carreita de Flávio Schmidt no blog do núcleo de RP: www.rpresente.blogspot.com.

Page 4: Interpúblicos Maio / 2010

Renovar. Com esse intuito, o Núcleo de Relações Públicas, com a ajuda do Núcleo de Publicidade e Propaganda da Agência Experimental de Comunicação (Agecom), deu uma cara nova tanto para o Blog do Núcleo de RP quanto para o InteRPúblicos. A idéia era torná-los mais próximos do leitor.

O nome do blog deveria ter a sigla “RP.” Como re-sultado, o antes chamado “Blog do Núcleo de Relações Públicas da Agecom” tornou-se “EstaRPresente”. O novo logo representa o relacionamento entre pessoas que estão ligadas por linhas que se complementam, trabalhando com a ideia de conexão. Para conferir, acesse www.rpresente.blogspot.com.

De cara novaO blog está sendo divulgado por meio de cartazes (ima-gem ao centro), flyers e e-mail marketing.

No caso do InteRPúblicos, o foco também era renovar, com mudanças no logo e no projeto gráfico do encarte. Buscou-se criar um logo que focasse a ideia de públi-cos e, portanto, lembrasse pessoas. O resultado vocês conferem em primeira mão nesta edição.

Com essas iniciativas, os integrantes do Núcleo de RP da Agecom da Feevale pretendem mostrar que, como bons representantes da área, estão sempre buscando a melhor maneira de estabelecer relações com seu público.

Coord. do Curso de Comunicação SocialCristiano Max Pereira Pinheiro

OrientaçãoProfessoras Adriana Stürmer (Conrerp

RS 2881) e Donesca Calligaro

Direção do projeto gráficoProfessora Rosana Vaz Silveira

ColaboradoraProfessora Caroline Delevati Colpo

Núcleo de Relações PúblicasCamila Borniger, Carolina Freitas, Cín-thia Alves, Marcos Vinicius Brenner,

Romina Medina

Projeto gráficoAnieli Tondin

André Fernando Ferreira

[email protected](51) 35868800 Ramal: 8775

http://rpresente.blogspot.com

Pergunta aos formandosQuais são seus planos profissionais para depois da formatura?