interfaces avmc 1.2015

18
Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Mídias de Comunicação GRUPO 63 Rosalia Rocha [TD]

Upload: rosalia-rocha

Post on 09-Aug-2015

163 views

Category:

Education


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: Interfaces AVMC 1.2015

Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Mídias de Comunicação

GRUPO 63

Rosalia Rocha [TD]

Page 2: Interfaces AVMC 1.2015
Page 3: Interfaces AVMC 1.2015

COSTA, Rosa  Maria E. M. da ; MARINS, Vânia  Interfaces. Material Didático. Disciplin---a AmbientesVirtuais  e Mídias de Comunicação. PiGEAD. LanTe.UFF.Disponível em http://pigead.lanteuff.org/pluginfile.php/4254/mod_resource/content/6/InterfacesN.pdf .Acesso em 01 de Junho de 2014.

Page 4: Interfaces AVMC 1.2015

http://pigead.lanteuff.org/mod/url/view.php?id=27957

Passeio Virtual a Caverna de Lascaux

Page 5: Interfaces AVMC 1.2015

Dinâmica da interação no fórum: Vamos discutir, aqui neste fórum, possíveis respostas para a pergunta: "Como uma interface pode auxiliar o professor a disponibilizar informação de forma interessante para o aluno, ou como fazer a integração proposta por Wertsch?“

Que tal comentar a resposta apresentada por um colega? Responder ao questionamento do tutor?

Proponho a disponibilização de materiais did\aticos, em diferentes linguagens, que tenham conexão com o tema, ok?

Meu carinhoso abraço

Rosalia Rocha [TD]

Page 6: Interfaces AVMC 1.2015

COSTA, Rosa  Maria E. M. da ; MARINS, Vânia  Interfaces. Material Didático. Disciplin---a AmbientesVirtuais  e Mídias de Comunicação. PiGEAD. LanTe.UFF.Disponível em http://pigead.lanteuff.org/pluginfile.php/4254/mod_resource/content/6/InterfacesN.pdf .Acesso em 01 de Junho de 2014.

Page 7: Interfaces AVMC 1.2015

 Novos meios informacionais e comunicacionais destinados à veiculação e construção do conhecimento estão sendo desenvolvidos, tendo como característica a capacidade de integração de diversos meios em um único. Ao contrário do livro, um meio estático capaz de servir de suporte apenas a representações visuais, os novos meios articulam representações visuais animadas, representações sonoras e o próprio texto escrito, que também pode ganhar movimento. Alguns se referem a esses novos meios como multimídia, hipertexto e hipermídia.

Meleiro, Alessandra; Giordan, Marcelo. Hipermídia no ensino de modelos atômicos.http://www.lapeq.fe.usp.br/textos/ec/ecpdf/giordan-lapeq-n9-2003.pdf.

Page 8: Interfaces AVMC 1.2015
Page 9: Interfaces AVMC 1.2015

LUANA

Page 10: Interfaces AVMC 1.2015

Janine

www.nead.feituverava.com.br/.../30-o-ambiente-virtual-de-aprendizagem

Page 11: Interfaces AVMC 1.2015

Jorge

Page 12: Interfaces AVMC 1.2015

Fonte da Imagem: tiqx.blogspot.com

Júlia

Page 13: Interfaces AVMC 1.2015

Everson

Page 14: Interfaces AVMC 1.2015

http://image.slidesharecdn.com/resumodasdiscussesdofrumdasemana2-130807104925-phpapp01/95/resumo-das-discusses-do-frum-da-semana-2-13-638.jpg?cb=1375872607

Simone

Page 15: Interfaces AVMC 1.2015

Interface. www.dicionarioinformal.com.br/interface/ B-lerning  https://pt.wikipedia.org/wiki/Blended_learning

Layout http://www.significados.com.br/layout/ E-lerning  http://www.eadbuilder.com.br/blog/Educa%C3%A7%Con-line-EaD-e-e-learning-qual-%C3%A9-a-diferen%C3%A7a

COSTA, Rosa Maria E. M. da; MARINS, Vânia. Interfaces. Disponível em: http://pigead.lanteuff.org/pluginfile.php/39309/mod_resource/content/6/InterfacesN.pdf.

COSTA, Rosa Maria E. M. da; MARINS, Vânia. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.http://pigead.lanteuff.org/mod/resource/view.php?id=27958.

Gestalt - Princípios da boa forma. Disponível em https://ziho.wordpress.com/2012/03/12/design-2/.

Slideshare sobre Interface Usabilidade das interfaces e história . http://pt.slideshare.net/mahtchelo/interface-e-usabilidade

SANTAELLA, Lúcia.Do texto impresso à hipermídia.https://youtu.be/3dLQ923Xi9M

Santaella, Lucia. Entrevista a Lilian Romão. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do póshumano. Disponível em http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/famecos/article/viewFile/229/174.

Lúcia Santaella e a diferença entre Cultura das Mídias e Cibercultura. https://campanhajovem.wordpress.com/2010/08/27/lucia-santaella-e-a-diferenca-entre-cultura-das-midias-e-cibercultura/

MARTINS, Onilza Borges ; MOSER,Alvino. Conceito de mediação em Vygotsky, Leontiev e Wertsch.file:///C:/Users/Michelle/Downloads/245-533-1-SM%20(2).pdf

Fontes de Referências

Page 16: Interfaces AVMC 1.2015

Fábio ressalta que “ o equilíbrio proposto por Wertsch(1993) se dá ao passo que o foco seja o usuário, com isso as mídias, materiais e os ambientes virtuais tem como foco o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, de modo a fazê-los imergir em um trajeto que venha a convergir em uma aprendizagem significativa.”

Rogério nos diz que “o diálogo entre as interfaces digitais e os dispositivos do mundo real ( real do usuário , e muito importante que seja também do proponente – o tutor ou professor criador ) com que somos confrontados quotidianamente, tem um papel fundamental como auxílio no despertar do interesse do aluno.”

Simone ressalta que “a interface expressa a presença de ferramentas para uso e movimentação de sistemas de informação[. ..] pode auxiliar o professor mediando o processo ensino aprendizagem , facilitando a compreensão do aluno, através de uma linguagem clara. Organizando a informação de forma a ser atrativa, proporcionando legibilidade na comunicação de forma a motivar o aluno.”

Rosangela nos fala: “acredito que, em se tratando de EAD, a interface auxiliará o professor a disponibilizar informação de forma interessante para o aluno à medida que o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) for de fácil manuseio, com acesso rápido, com layout atrativo, informações claras e organizadas. Além disso, é importante […] a utilização de textos curtos, com linguagem clara e simples, blocos curtos, uso hipertexto, de títulos significativos e de subtítulos etc.

Renan destaca que como descrito no texto Interfaces, “O desenho de conteúdos e atividades para e-learning é uma tarefa que envolve criatividade e um tempo considerável de planejamento.” Uma interface bem desenvolvida e planejada  facilita a interação do aluno dentro dos conteúdos propostos, podendo ajudar na construção do conhecimento.

Leda foca na questão da inclusão “ A interface  e a navegabilidade do sistema devem utilizar os conceitos de usabilidade para se tornarde fácil uso e compreensão, incluindo os usuários mais inexperientes e pessoas com necessidades especiais”

Júlia “acredita que de acordo com Wertsch (1993), devemos assegurar que nossos materiais disponibilizados nos ambientes virtuais de aprendizagem, sejam materiais com significado para o aluno, Que tomemos cuidado com o tipo de linguagem, atividades, e explicitações que são expostas. E buscar sempre ampliar esse material de forma que o aluno tenha artifícios para buscar sua aprendizagem”

Everson nos traz o pensamento de Wertsch “a ação mediada não pode ser desvinculada do meio que a torna possível”. Á priori, a interface deve promover interação, para isso deve ser dinâmica/interativa, organizada, fácil, simples e sobretudo prática. Somente assim acredito que desperte no educando o interesse devido. Por outro lado, o vídeo da caverna de Lauscaux possibilita desenvolver nos educandos algumas habilidades como observação e percepção.

Page 17: Interfaces AVMC 1.2015
Page 18: Interfaces AVMC 1.2015

Rosalia Rocha [TD] – Grupo 63