07 interfaces

20
Interfaces de Áudio

Upload: josiassillva

Post on 10-Feb-2016

253 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Interfaces de Audio

TRANSCRIPT

Page 1: 07 Interfaces

Interfaces de Áudio

Page 2: 07 Interfaces

Como vimos anteriormente, uma vez que as vibrações no ar foram convertidos em um sinal contínuo elétrico por um microfone e em seguida, executado através de um pré-amplificador, a próxima etapa é a conversão para um sinal digital não contínuo por um Conversor Analógico para Digital ADC. Para em seguida ser armazenado, editado, e processado digitalmente, e novamente será convertido em um sinal analógico por um Conversor Digital para Analógico DAC que por sua vez é convertido em vibrações no ar que, eventualmente, chegar a seus ouvidos.Para a gravação e reprodução de áudio digital, o ADC e DAC forma o núcleo da interface de áudio digital.

Interfaces de Áudio

Page 3: 07 Interfaces

A maioria dos computadores já estão equipados com pelo menos uma saída de áudio estéreo básico (DAC) através de um jack de 3,5 mm (P2 estero) para fones de ouvido ou alto-falantes do computador, além de muitos computadores terem uma entrada de microfone e uma entrada de linha estéreo (ADC). Essas conexões fornece todas as funções básicas de áudio para atividades como gravação de voz, tocar músicas, filmes ,etc. No entanto, para semi-profissionais e profissionais do áudio, o qualidade destas entradas e saídas são geralmente insuficiente, e uma interface digital de áudio é necessária.

Interfaces

Page 4: 07 Interfaces

Ter uma interface de áudio não é ter garantia de qualidade de áudio. Interfaces de baixo custo podem não ser muito melhor do que as entradas e saídas básicas de um computador. O preço pode ser muitas vezes um tipo de indicador de qualidade, mas talvez funcione melhor para carros e eletrodomésticos. O melhor indicador de qualidade, provavelmente, lhe chegará a partir de opiniões das mídias independente sobre tecnologia, conhecedores da tecnologia, e sua própria experiência. Nem todas as interfaces funcionam igualmente bem com qualquer computador ou software. Mais uma vez, opiniões e experiências de outros usuários serão úteis aqui. O software geralmente inclui uma lista de hardwares compatíveis para seu melhor desempenho.

Interfaces

Page 5: 07 Interfaces

Decidir a interface apropriada geralmente envolve a melhor combinação de características desejadas(incluindo a qualidade) e orçamento disponível. As interfaces de áudio possuem em uma variedade de formas, incluindo unidades externas que se conectam ao computador via USB ou FireWire, placas PCI para desktops com racks ou cabos externo para ligações e placas PC para laptops.As interfaces de áudio também têm uma variedade de características que vão desde a entrada e saída estéreo simples para dezenas de entradas e saídas com pré-amplificadores de microfone, entradas e saídas de áudio digital, sincronização de áudio e vídeo, MIDI ins e outs, etc. Assim, os preços de uma interfaces podem variar de cem dólares para um sistema simples, ou 10 mil dólares para sistemas high-end para estúdios profissionais.

Interfaces

Page 6: 07 Interfaces

Uma interface básica de áudio normalmente tem duas entradas de vários tipos, geralmente com jacks mistos de XLR e TRS, e duas saídas de nível de linha, e se conecta ao computador via USB ou FireWire. Cada interface de áudio possui seu próprio conjunto exclusivo de recursos, mas vamos olhar para as características que são mais comuns para este nível de interface.

Uma Interface Básica de Áudio

Page 7: 07 Interfaces

• Geralmente possuem duas entradas, que podem acomodar tanto nível de microfone, instrumento ou nível de linha, usando XLR e jacks P10 ou versões "combo“, jacks que podem aceitar os dois tipo de conexões. Conectores RCA podem ser encontrados para sinais de linha, em particular para interfaces voltadas para DJ´s.• Botão Trim ou Ganho, para ajuste dos níveis de amplificação da entrada.• Switch de Phantom Power, que fornece energia para microfones de condensador.• Pad switch que reduz o nível de sinal para um determinado número de dBs. Isso é útil para fontes com sinais muito fortes, como tambores, kikcs ou amplificadores de guitarra, onde o sinal pode distorcer mesmo com o botão de ganho estando em “zero”.

Entradas Analógicas

Page 8: 07 Interfaces

Mbox 2 - USB audio interface

Interfaces Básicas

Page 9: 07 Interfaces

Edirol UA-25EX - USB audio interface

Interfaces Básicas

Page 10: 07 Interfaces

M-Audio Mobile Pre USB

Interfaces Básicas

Page 11: 07 Interfaces

Notem que o número limitado de entradas significa que a maioria das faixas de áudio multi-tracks a gravação será gravada separadamente com estas interfaces. Portanto, essas interfaces são típicas para pequenas composições ou home-estudios e não para estúdios profissionais.

Interfaces Básicas

Page 12: 07 Interfaces

• Geralmente essas interfaces possuem duas saídas principais com jacks P10 balanceadas ou desbalanceadas, ou com conectores RCA desbalanceados. A escolha de uma interface com saídas balanceadas ou desbalanceadas determinará como o sinal ao longo do percurso do cabo, para um mixer ou alto-falantes, percorrerá sem a interferência de ruído adicional.• Saídas não balanceadas RCA são úteis para equipamento para DJs, ou conexões curtas;• Saídas para fones de ouvido com controle de volume separado.

OBS.: Alguns modelos também poderão contar com mais saídas para fazerem mixagens mulitcanais. (5.1)

Saídas analógicas

Page 13: 07 Interfaces

• S/PDIF* digital Input(2 canais) e output (2 canais) com conectores RCA ou Toslink**.

Obs.: Em algumas interfaces, as duas entradas e saídas digitais são independentes das duas entradas e saídas analógicas, resultando em uma possível ligação de até quatro entradas e quatro saídas simultâneas.

Saídas Digitais

* Sony/Philips Digital Interface Format. As duas companhias foram as principais responsáveis pelo desenvolvimento do formato S/PDIF. S/PDIF é essencialmente uma pequena modificação do padrão original AES/EBU para uso doméstico, trazendo pequenas diferenças no protocolo e requerendo hardware mais barato.O conector SPDIF pode ser do tipo óptico como também metálico (muito parecido com o RCA). (fonte: wikipedia.org)

** O conector TOSLink (TOShiba LINK, a partir do nome da empresa que o criou) é um conector óptico que permite a transmissão de dados áudio ou vídeo através de um cabo de fibra óptica. (fonte: wikipedia.org)

Page 14: 07 Interfaces

Entradas e saídas MIDIs são importantes na medida que eliminamos a possibilidade de se ter outra interface para a conexão de dispositivos MIDI que necessitam desse tipo de conexão, porém, a maioria dos dispositivos MIDI atuais são conectados diretamente no computador via USB.

MIDI ins/outs

Page 15: 07 Interfaces

• Conectam-se via USB ou FireWire. Conectores USB são comuns em PCs e Macs e FireWire são comuns em Macs e placas adaptadoras estão disponíveis para PCs e laptops.

• A interface pode ser “bus-powered”, o que significa que a conexão USB ou FireWire fornece energia para a interface através do computador ou a interfaces pode utilizar um adaptador de alimentação para supri-la de energia. A capacidade de extrair energia a partir da conexão USB ou barramento FireWire, permite uma maior flexibilidade nas gravações móveis com um computador portátil.

Conexão com o computador e Fonte de Alimentação

Page 16: 07 Interfaces

Principais saídas numa interface básica

Page 17: 07 Interfaces

Aqui um resumo das mais importantes diferenças que distingue uma interface mais complexa de áudio de uma básica.• Mais entradas e saídas analógicas, que são em sua maioria balanceadas, exceto para entradas e saídas destinadas a interface com equipamentos para DJs;• Maior quantidade de pre-amplificadores de microfone• Sincronização de áudio digital, tais como wordclocks. • Suporte para entradas/saídas digitais profissionais (AES / EBU) e suporte para múltiplos canais de entrada/saída digital, tais como Lightpipe(ADAT)*, TDIF** ou MADI***(Multi Audio Digital Interface).

Interfaces de Áudio mais complexas

*Padrão para a transferência de áudio digital entre os equipamentos desenvolvido pela Alesis.** Padrão para a transferência de áudio digital entre os equipamentos desenvolvido pela TASCAM.*** Esse tipo de conexão pode enviar até 64 canais simultâneos por interface.

Page 18: 07 Interfaces

Avid Pro Tools|HD Native (Core + HD I/O 8 x 8 Analog)

Interfaces

Page 19: 07 Interfaces

Digidesign PRE – 8 Channel High-Definition Microphone PreAmp

Mixers

Page 20: 07 Interfaces

Apogee Big Bem – master sync

Master sync