instruções gerais para exercícios dos músculos do ... · informação para doentes ... este é...

2
Informação para Doentes - http://patients.uroweb.org Fig. 1b: Músculos do pavimento pélvico no homem. urethra rectum uterus ureter pubic bone bladder Fig. 1a: Músculos do pavimento pélvico na mulher. bladder urethra pubic bone prostate rectum pelvic floor muscles pelvic floor muscles Este é um programa genérico de exercícios dos mús- culos do pavimento pélvico. Discuta com o seu médico o calendário do seu programa individual. Faça sempre os exercícios com a bexiga vazia. O primeiro exercício visa o pavimento pélvico anterior. Encontre uma posição confortável para si, que pode ser deitada, sentada ou em pé. Contraia e puxe para cima os músculos do seu pavimento pélvico como se tentasse parar o flu- xo de urina, e relaxe imediatamente. Repita este exercício rápido até 10 vezes. Depois, faça o mesmo exercício, mas, desta vez, tente manter a contracção durante 5 segundos antes de relaxar. Repita este exercício mais lento até 10 vezes. Pode demorar algumas semanas até conseguir manter a contracção durante os 5 se- gundos. Os seus músculos terão de ganhar força. Os músculos do pavimento pélvico suportam a bexi- ga e o reto (Fig. 1a e 1b). Podem enfraquecer com a idade, doenças, ou alterações hormonais. Músculos do pavimento pélvico fracos podem levar a perda de urina. A gravidez e o parto podem enfraquecer os mús- culos do pavimento pélvico nas mulheres. A cirurgia prostática, particularmente a prostatectomia radical, pode enfraquecer os músculos do pavimento pélvico nos homens. Um programa estruturado de exercícios para fortale- cer os músculos do pavimento pélvico pode melhorar a incontinência urinária. Consiste numa série de exer- cícios para treino muscular, que será concebido espe- cificamente para as suas necessidades. Consulte sempre o seu profissional de saúde an- tes de tentar estes exercícios. Instruções Gerais para Exercícios dos Músculos do Pavimento Pélvico Português Informação para Doentes ©2017 patient.uroweb ALL RIGHTS RESERVED ©2017 patient.uroweb ALL RIGHTS RESERVED

Upload: buikhanh

Post on 08-Feb-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Informação para Doentes - http://patients.uroweb.org

Fig. 1b: Músculos do pavimento pélvico no homem.

urethra

rectum

uterusureter

pubic bone

bladder

Fig. 1a: Músculos do pavimento pélvico na mulher.

bladder

urethra

pubicbone prostate

rectum

pelvic floor muscles pelvic floor

muscles

Este é um programa genérico de exercícios dos mús-culos do pavimento pélvico. Discuta com o seu médico o calendário do seu programa individual.

Faça sempre os exercícios com a bexiga vazia.

O primeiro exercício visa o pavimento pélvico anterior.

• Encontre uma posição confortável para si, que pode ser deitada, sentada ou em pé.

• Contraia e puxe para cima os músculos do seu pavimento pélvico como se tentasse parar o flu-xo de urina, e relaxe imediatamente. Repita este exercício rápido até 10 vezes.

• Depois, faça o mesmo exercício, mas, desta vez, tente manter a contracção durante 5 segundos antes de relaxar. Repita este exercício mais lento até 10 vezes. Pode demorar algumas semanas até conseguir manter a contracção durante os 5 se-gundos. Os seus músculos terão de ganhar força.

Os músculos do pavimento pélvico suportam a bexi-ga e o reto (Fig. 1a e 1b). Podem enfraquecer com a idade, doenças, ou alterações hormonais. Músculos do pavimento pélvico fracos podem levar a perda de urina. A gravidez e o parto podem enfraquecer os mús-culos do pavimento pélvico nas mulheres. A cirurgia prostática, particularmente a prostatectomia radical, pode enfraquecer os músculos do pavimento pélvico nos homens.

Um programa estruturado de exercícios para fortale-cer os músculos do pavimento pélvico pode melhorar a incontinência urinária. Consiste numa série de exer-cícios para treino muscular, que será concebido espe-cificamente para as suas necessidades.

Consulte sempre o seu profissional de saúde an-tes de tentar estes exercícios.

Instruções Gerais para Exercícios dos Músculos do Pavimento Pélvico

PortuguêsInformação para Doentes

©2017 patient.uroweb ALL RIGHTS RESERVED ©2017 patient.uroweb ALL RIGHTS RESERVED

Informação para Doentes - http://patients.uroweb.org

O exercício seguinte visa o seu pavimento pélvico posterior.

• Contraia e puxe para cima os músculos como se tentasse para o fluxo no seu reto, e depois relaxe. Repita este exercício até 10 vezes.

• Depois, faça o mesmo exercício, mas, desta vez, tente manter a sensação de contracção e suspen-são durante 5 segundos antes de relaxar. Repita este exercício até 10 vezes.

Estes exercícios funcionam melhor se forem repetidos todos os dias. Demora cerca de 3 meses até os músculos ganharem força e tónus. Lembre-se de que está a treinar músculos e de que o treino excessivo os pode danificar. Não tente fazer mais de 10 repetições em cada exercício, e não faça mais de 3 ciclos de exercícios por dia. O seu enfermeiro especialista ou o seu urologista dar-lhe-ão um programa personalizado.

PortuguêsInformação para Doentes

Este folheto faz parte da Informação da EAU para os Doentes, sobre Incontinência Urinária. Contém informação geral sobre o diagnóstico, avaliação do problema e opções de tratamento disponíveis. Se tiver algumas questões específicas sobre a sua situação médica individual, deve consultar o seu médico ou outro profissional de saúde. Nenhum folheto pode substituir uma conversa pessoal com o seu médico.

Esta informação foi produzida pela European Association of Urology [Associação Europeia de Urologia]— (EAU), em colaboração com a EAU Section of Female and Functional Urology (ESFFU) [Secção Para a Urologia Funcional e Feminina da EAU] e a European Association of Urology Nurses (EAUN) [Associação Europeia de Enfermeiros de Urologia].

O conteúdo deste folheto está em linha com as Guidelines da EAU.

Poderá encontrar esta e outra informação sobre doenças urológicas no nosso website: http://patients.uroweb.org

Colaboradores da série:Prof. Dr. Frank van der Aa Lovaina, BélgicaDr. Jean-Nicolas Cornu Paris, FrançaMs. Sharon Holroyd Leeds, Reino UnidoProf. Dr. José Enrique Robles Navarra, EspanhaMs. Eva Wallace Dublin, Irlanda

Tradutores:Dr. Ricardo Pereira e Silva Lisboa, PortugalDr. Tito Leitão Lisboa, Portugal

Esta informação foi atualizada em novembro de 2014.