instituto rui barbosa - conohaサポート de gestao_web.pdf · 2.2. convênio tce/ba a convite do...

40

Upload: others

Post on 18-Aug-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo
Page 2: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo
Page 3: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

INSTITUTO RUI BARBOSARelatório de Gestão 2010/11

3

Page 4: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

O Instituto Rui BarbosaO Instituto Rui Barbosa (IRB) é o grande fomentador de es-tudos, pesquisas e capacitações dos Tribunais de Contas do Brasil. Até o fim de 2011, a sede do IRB funciona na capital do Tocantins, Palmas. Isso porque o atual presidente, Severiano Costandrade, também é conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.

O Instituto Rui Barbosa apoia e promove iniciativas que favo-recem novos aprendizados para novos modelos de políticas públicas. O IRB também estimula a publicação de trabalhos, monografias, revistas e impressos em geral relacionados aos seus objetivos.

Como surgiu

O Instituto Rui Barbosa foi idealizado em 1973 durante o VII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, onde foi realiza-da a primeira reunião da associação.

Ele foi oficialmente criado no dia 12 de outubro daquele ano, com escritura pública lavrada em Belém do Pará, e já nasceu com a missão de aprimorar as atividades exercidas pelos Tri-bunais de Contas. Na época ficou estabelecido que a institui-ção funcionaria no Estado de São Paulo.

Por que Rui Barbosa?

O Instituto faz uma homenagem a Ruy Barbosa, considerado o patrono dos Tribunais de Contas do Brasil. Foi ele quem acreditou e insistiu na criação de um órgão de controle para fiscalizar as contas públicas.

Ruy Barbosa era Ministro da Fazenda na época do governo provisório de Marechal Deodoro da Fonseca e orientou a promulgação do Decreto nº 966-A, de 01 de novembro de 1890, criando o Tribunal de Contas da União – TCU, que foi instalado três anos mais tarde.

4

Page 5: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

5

Page 6: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

Ações, Evoluções e Novos DesafiosO Instituto Rui Barbosa tem por vocação ser o grande promotor de ativi-dades ligadas aos estudos e às pesquisas relativas aos Tribunais de Contas de Estados, Municípios e Distrito Federal. Assim tem sido feito desde sua criação, ainda em meados dos anos 70.

Nos últimos anos, entre-tanto, ao IRB coube um honroso papel: coordenar as ações do Programa de

Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Municípios e do Distrito Federal, o PROMO-EX. Não é exagero dizer que o PROMOEX promoveu uma revolução sem precedentes nas Cortes de Contas brasileiras.

Dividido em Grupos Temáticos que abordam diversos temas ligados às nossas atividades meio e fim, o PRO-MOEX promove integração constante entre membros e técnicos, além do compartilhamento de soluções entre os Tribunais. Hoje são inúmeros casos de exem-plos de sucesso que foram importados ou exporta-dos, repetindo o êxito em outros Tribunais. É a nossa própria globalização.

Além disso, novos produtos tornam possível a abertu-ra de outros horizontes para o exercício do Controle Externo. Cito rapidamente as Normas de Auditorias Governamentais (NAGs) e as Auditorias Operacionais, que já movimentaram 350 servidores de 17 Tribunais de Contas. Sinal de interação e modernização.

Severiano Costandrade Presidente

6

Page 7: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

Ferramenta de gestão indispensável, o Planejamento Estratégico hoje já é uma realidade em 100% dos TCs. Em parceria com o Grupo de Planejamento Organiza-cional, o IRB adquiriu junto a uma empresa particular e distribui para os Tribunais o Channel, um software de gerenciamento de projetos e processos que pos-sibilitará a padronização das ações entre todos. Sinal dos tempos.

É com satisfação que a diretoria do IRB apresenta nas páginas seguintes o relatório de atividades de 2010 e 2011. São vários e significantes os resultados alcança-dos, o que nos impõem um desafio ainda maior para os anos que virão.

... o IRB tem por vocação ser o grande promotor

de atividades ligadas aos estudos e às pesquisas

7

Page 8: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

ComposiçãoPresidente: Cons. Severiano José Costandrade de Aguiar (TCE/TO)1º Vice-Presidente: Cons. Manoel Figueiredo Castro (TCE/BA)2º Vice-Presidente: Cons. Luiz Sérgio Gadelha Vieira (TCM/CE)3º Vice-Presidente: Cons. Valdecir Fernandes Pascoal (TCE/PE)4ª Vice-Presidente: Cons. Júlio de Assis Correa Pinheiro (TCE/AM)5º Vice-Presidente: Cons. Renato Martins Costa ((TCE/SP)1º Secretário: Cons. Marli Vinhadeli (TC/DF)2º Secretário: Cons. Antônio Carlos Andrada (TCE/MG)Tesoureiro: Auditor Rafael Sousa Fonseca (TCE/SE)

Suplentes da DiretoriaCons. Valter Albano da Silva (TCE/MT) Cons. Yêdo Flamarion Lobão (TCE/MA) Cons. Manoel Dantas Dias (TCE/RR) Consª. Maria Adélia de Arruda Sales de Sousa (TCE/RN)

Conselho FiscalCons. Hélio Saul Mileski (TCE/RS)Consª. Soraia Thomaz Dias Victor (TCE/CE)Cons. Eurípedes Salles (TCM/SP)Cons. Heinz Georg Herwing (TCE/PR)

Suplentes do Conselho FiscalCons. Walter José Rodrigues (TCM/GO)Cons. Sebastião Carlos Ranna de Macedo (TCE/ES)Cons. Luiz Eustáquio Toledo (TCE/AL)Cons. Manoel Pires dos Santos (TCE/TO)

O Instituto Rui Barbosa assinou diversos convênios que contribuiram com o controle externo

Page 9: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo
Page 10: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

ConvêniosAs atividades desenvolvidas pelo Instituto Rui Barbosa no exercício de 2010 seguiram as linhas traçadas nos convê-nios firmados entre os Tribunais de Contas e o IRB. Dentre essas, merecem atenção especial as voltadas ao estudo e pesquisa, bem como benchmarking da organização, méto-dos e procedimentos de controle externo.

O IRB executou ações dos seguintes convênios:

2.1. Convênio SDS

Em outubro de 2009, o IRB e o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desen-volvimento Sustentável celebraram convênio para realiza-ção do “I Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas”.

O citado Simpósio Internacional foi realizado em Manaus (AM), de 16 a 19 de novembro de 2010. Em uma iniciativa

Os Tribunais de Contas debatem o meio ambiente e seu efetivo controle

10

Page 11: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

Estavam presentes em Manaus conselheiros, auditores, procuradores e técnicos de todo país.

inédita, os Tribunais de Contas do Brasil se reuniram para debater meio ambiente, a sustentabilidade socioambiental e seu efetivo controle, com a presença de nomes reconhe-cidos no Brasil e no exterior, como John Mcneill (Georgeto-wn University), Bakary Kante (Programa da Nações Unidas para o Meio Ambiente),Nicholas Robinson (Pace Universi-ty), Parvez Hassan (Ex-Presidente da Comissão Mundial de Direito Ambiental), Ministro Herman Benjamin (Superior Tribunal de Justiça), Ministro Mauro Campbell (Superior Tribunal de Justiça), além de vários representantes de Cor-tes de Contas Europeias.

As conferências trataram de diversos assuntos, sob as mais diversas óticas, alcançando o objetivo inicial de pro-porcionar a membros e servidores dos Tribunais de Contas do Brasil uma visão abrangente, holística e técnica sobre a relação entre homem e meio ambiente.

O público, superior a 700 participantes, foi formado por conselheiros, auditores, procuradores e técnicos de Tribu-nais de Contas de todos as Unidades Federativas do País, além de estudantes universitários, pesquisadores e jorna-listas.

11

Page 12: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

Em uma das oficinas os servidores discutiram a evolução das auditorias ambientais

Oficinas

Como atividade paralela à programação, o Instituto Rui Barbosa realizou uma série de oficinas técnicas sobre Audi-torias Ambientais, reunindo alguns dos mais importantes técnicos do País no assunto.

As oficinas tiveram uma parte teórica e outra prática, com o estudo de casos específicos sobre licenciamento ambien-tal, Sistema DOF e uso racional de recursos naturais na ad-ministração pública federal.

12

Page 13: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

Temas Abordados

•Evoluções e Tendências em Auditorias Ambientais (Rafael Torres – Secretário da 8ª Secex de Controle Externo do TCU)

•O Controle Externo da Gestão Ambiental – Auditorias Ambientais (Luiz Henrique Lima – Auditor do TCE/MT)

•Auditoria no Controle do Trânsito de Pro- dutos Florestais (Juliana Cardoso Soares – Analista de Con- trole Externo do TCU)

•Levantamento de Auditoria no Processo de Licenciamento Ambiental Federal de Obras (Fernando Dorna – Analista de Controle Externo do TCU)

•Auditoria sobre o Uso Racional de Recur- sos Naturais no Âmbito da Administração Pública Federal (Juliana Cardoso Soares – Analista de Con- trole Externo do TCU)

•Matriz de Planejamento - Auditoria de Ações do Governo Federal para Adaptação de Zonas Costeiras (Juliana Cardoso Soares – Analista de Con- trole Externo do TCU)

13

Page 14: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

Ao final do Seminário, foi firmada a Carta da Amzônia, conjunto de compromissos dos TCs em relação ao meio ambiente:

Carta da AmazôniaOs Tribunais de Contas do Brasil e os participantes do I Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Contro-le de Contas Públicas, reunidos de 16 a 19 de novembro de 2010 em Manaus, Coração da Amazônia

Considerando a inquestionável importância da Amazônia, dos demais biomas brasileiros e de sua riquíssima biodiver-sidade para a existência e manutenção da vida em todas as suas formas, e das presentes e futuras gerações, sobretu-do em tempos de mudanças climáticas,

Reconhecendo que o real progresso e crescimento econô-mico somente são possíveis por meio do desenvolvimento ecologicamente sustentável, que seja também social e eco-nomicamente justo,

Considerando a necessidade de os governos nacional, es-taduais, distrital e municipais agirem de forma integrada, preventiva, precautória e eficaz para cumprir as obrigações

14

Page 15: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

internacionais e nacionais de proteção do meio ambiente,

Conscientes do papel fundamental dos Tribunais de Con-tas, instituições preventivas por excelência, para a adequa-da formulação e execução de políticas governamentais re-lativas à gestão pública ecologicamente sustentável e para a implantação da “Economia Verde”, por meio do controle contábil, orçamentário, financeiro e, agora, ambiental das contas públicas,

Considerando que o conceito de “Contas Públicas” é, si-multaneamente, intrageracional e intergeracional, deven-do incluir os impactos ambientais a serem sofridos pelas futuras gerações.

Convencidos de que as auditorias ambientais, para serem adequadas e eficazes, exigem alto grau de conhecimento especializado, não apenas das ameaças ambientais e dos impactos sociais e econômicos de projetos e empreendi-mentos públicos e privados, mas também dos instrumen-tos técnico-científicos necessários para o correto exame de conformidade e de desempenho ambientais,

Aprovam a seguinte Carta da Amazônia:

1. Os Tribunais de Contas do Brasil devem orientar sua atua-ção no sentido de agregar valor à gestão ambiental, produ-zindo conhecimento e perspectivas, impulsionando os go-vernos a agir de forma preventiva e precautória, garantindo efetividade às normas internacionais, constitucionais e legais de proteção do meio ambiente.

2. O controle das contas públicas das diversas esferas gover-namentais deve considerar a competência comum relacio-nada à proteção do meio ambiente, o que leva à necessária colaboração entre os Tribunais de Contas, nos vários níveis de organização do Estado brasileiro, com intercâmbio contí-nuo de conhecimento e atuação conjunta, quando indicada.

3. Os Tribunais de Contas deverão promover o estudo das orientações da Organização Internacional de Instituições

15

Page 16: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

Superiores de Auditoria (Intosai) e de outros organismos internacionais, buscando a harmonização dos métodos e pa-drões de auditoria ambiental utilizados no país, adaptando--os, quando necessário, às realidades regionais e locais.

4. Para que os Tribunais de Contas cumpram seu papel constitucional em relação à proteção do meio ambiente é imperativo que incluam as questões ambientais em todas as dimensões das auditorias de sua competência, capacitando continuamente os profissionais e proporcionando-lhes meios adequados para sua atuação.

5. Os Tribunais de Contas envidarão esforços para criar e manter Grupos de Trabalho permanentes ou extraordiná-rios, formados por profissionais da área ambiental das diver-sas Cortes brasileiras, para continuar o diálogo iniciado no I Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas, buscando a produção e o intercâmbio de conhecimento técnico-científico especializado.

6. Os Tribunais de Contas comprometem-se, desde já, com a realização do II Simpósio Internacional sobre Gestão Am-biental e Controle de Contas Públicas em 2011, em local e data a serem definidos.

Manaus, 19 de novembro de 2010.

16

Page 17: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

2.2. Convênio TCE/BA

A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo de Convênio de Co-operação Técnica para o apoio institucional à execução do Projeto Fortalecimento da Auditoria Subnacional Brasilei-ra, na forma do Acordo de Doação nº TF0958683, do BIRD e o Governo do Estado da Bahia.

PROFORT – Projeto de Fortalecimento da Auditoria Subnacional Brasileira

O Instituto Rui Barbosa, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) realizam, com o apoio do Banco Internacio-nal para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD), este programa que proporcionará o aprimoramento técnico dos auditores do País, com o objetivo de atender a pa-drões internacionais de auditoria.

Contratada pelo IRB, uma empresa de consultoria traçou um mapeamento das capacidades institucionais dos Tribu-nais de Contas subnacionais.

17

Page 18: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

A partir desse diagnóstico, foram selecionadas para rece-berem treinamento e, posteriormente agirem como multi-plicadores, as seguintes Cortes de Contas:

Tribunal de Contas do Estado da Bahia Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco Tribunal de Contas do Município do Ceará Tribunal de Contas do Estado do Amazonas Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás Tribunal de Contas do Estado do Tocantins

A partir de um convênio firmado entre IRB e Banco Mun-dial e balizado nos resultados da pesquisa nacional, foi montado um treinamento para técnicos dos TCs acima, além do mapeamento de processos auditoriais com ênfase nas prestações de contas de governo, análise de políticas institucionais e de práticas para melhoria organizacional, e pesquisa sobre experiências internacionais na criação de unidades de auditoria operacional.

18

Page 19: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

2.3. Convênio TCE/PR

O Instituto Rui Barbosa celebrou Termo de Cooperação com o TCE/PR, em julho de 2010, com objetivo de promo-ver a produção de relatório e parecer prévio em mídia áudio visual (vídeo), com conteúdo institucional voltado para o esclarecimento da sociedade sobre essa importante atividade das Cortes de Contas.

2.4. Convênio ATRICON

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON e o IRB tem convênio firmado que visa a cooperação para manutenção operacional do IRB, como forma de garantir a consecução dos objetivos institucio-nais, em especial, os relacionados ao Programa de Moder-nização do Sistema de Controle Externo dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios Brasileiros – PROMOEX.

19

Page 20: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

As atividades realizadas em 2010, com recursos do PROMOEX, objetivaram o alcance das metas constantes.

PROMOEXO objetivo do PROMOEX é o fortalecimento institucional e a modernização do sistema de controle externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios, garantindo sua in-tegração nacional e aumentando a eficiência e eficácia das ações de fiscalização e controle, com a finalidade de servir de instrumento de cidadania e contribuir para a efetiva, transparente e regular gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade.

20

Page 21: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

Grupos Temáticos

Para apoiar o IRB no desenvolvimento de produtos do componente nacional, foram criados os seguintes Grupos Temáticos:

Grupo Lei Responsabilidade Fiscal - GRF Objetivo: desenvolver, em conjunto com o Governo Federal, a harmonização de conceitos da LRF e implementar, em conjun-to com o GTI, solução para divulgação – no portal e rede - dos dados da LRF fiscalizados pelos TCs.

Grupo Tecnologia da Informação - GTI Objetivo: desenvolver e implantar o Portal e Rede Nacional dos Tribunais de Contas, coordenar o compartilhamento de solu-ções em TI e implementar solução para divulgação – no portal e rede - dos dados da LRF fiscalizados pelos TCs.

Grupo de Controle Fiscal – GCF Objetivo: desenvolver o Sistema de Acompanhamento de Ges-tão Fiscal - SAGF, em conjunto com o governo federal, a harmo-nização de conceitos da LRF e implementar, em conjunto com o GTI, solução para divulgação – no portal e rede - dos dados da LRF fiscalizados pelos TCs.

Grupo Comunicação e Relações Institucionais - GCI Objetivo: desenvolver e manter o Portal Nacional e a Rede dos TCs e apoiar o aprimoramento da comunicação interna e exter-na dos TCs.

Grupo de Atos de Pessoal – GAP Objetivo: Promover integração e intercâmbio de práticas entre os Tribunais de Contas sobre registro de atos e fiscalização de pessoal, bem como divulgar e compartilhar recursos tecnológi-cos para utilização na análise dos atos para fins de registro.

Grupos de Procedimentos Contábeis, Padronização de Relató-rios e Sistematização de Informações – GPC, GPR E GSIObjetivo: desenvolver, em conjunto com o governo federal, a harmonização de conceitos contábeis, padronização dos rela-tórios da LRF e requisitos de segurança e contábeis dos sistemas informatizados dos entes da federação e sua aplicação na fiscalização da administração pública.

21

Page 22: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

Grupo Gestão de Pessoas – GGP Objetivo: apoiar o desenvolvimento da gestão de pessoas nos TCs. Grupo Contas de Governo – GCG Objetivo: apoiar o desenvolvimento da gestão, relacionada à estrutura organizacional, normatização, participação externa, treinamento de pessoal envolvido na elaboração do Relatório Analítico e Parecer Prévio das Contas de Governo junto aos TCs.

Grupo Planejamento Organizacional – GPL Objetivo: apoiar o desenvolvimento do planejamento estraté-gico nos TCs.

Grupo de Educação Corporativa – GEC Objetivo: promover a integração e a troca de experiências en-tre as unidades de educação corporativa dos Tribunais de Con-tas, visando ao desenvolvimento de ações compartilhadas e ao apoio às ações locais.

Grupo Normas de Auditoria Governamental – GNA Objetivo: assegurar os princípios fundamentais, os padrões mínimos necessários, assim como a sistematização do proces-so auditorial aplicável ao Controle Externo brasileiro.

Grupo de Auditoria Operacional - GAO Objetivo: Apoiar execução de auditorias operacionais pelos TCs.

Page 23: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

SubcomponentesA execução global do Componente Nacional já atingiu o objetivo esperado com uma efetiva integração dos Tribu-nais de Contas e uma sensível redução de diferenças de desenvolvimento técnico e administrativo. A rede de rela-cionamentos ampliou-se ao corpo técnico dos Tribunais.

As soluções desenvolvidas, de forma compartilhada, pro-curaram contemplar as distintas realidades organizacionais sem perder de vista os resultados estratégicos comuns do PROMOEX. Praticamente, todas as metas físicas já foram alcançadas, conforme demonstrado a seguir:

Subcomponente 1.1

Desenvolvimento de vínculos interinstitucionais entre os Tribunais de Contas e destes com o Governo Federal

A execução deste subcomponente seguiu a previsão dos projetos, com a realização de fóruns e reuniões temáticas. O Portal e a Rede Nacional dos TCs foram criados e implan-tados. São 32 Tribunais de Contas integrados à Rede e ao Portal Nacional do TCs, apontando para um grande engaja-mento no fortalecimento do Sistema de Controle Externo brasileiro.

Subcomponente 1.2

Redesenho dos procedimentos de controle externo con-templando, inclusive, o cumprimento da LRF

Dos 28 pontos de controle da LRF definidos para harmo-nização, por meio dos fóruns de discussão patrocinados pelo PROMOEX, sob a coordenação da ATRICON e do IRB, 27 já se encontram harmonizados entre os técnicos dos Tribunais, superando a meta estabelecida no Projeto. Tais conceitos, harmonizados, estão sendo apresentados aos

23

Page 24: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

Tribunais de Contas para reafirmação daqueles já usados e implantação dos demais.

Subcomponente 1.3

Desenvolvimento de política e gestão de soluções com-partilhadas e de cooperação técnica (de TI e outras)

Houve grande compartilhamento de metodologias (audito-ria operacional, planejamento estratégico, política de ges-tão de pessoas, normas de auditoria governamental), de sistemas de uso comum (sistema de planejamento estraté-gico, SAGF) e sistemas compartilhados entre os TCs.

24

Page 25: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

Produtos PROMOEX

Aquisição de Software de Planejamento Estratégico

O Instituto Rui Barbosa (IRB) contribui decisi-vamente na consolidação dos avanços alcan-çados com a implantação do planejamento estratégico nas Cortes de Contas.

Com o apoio do Grupo Temático de Planeja-mento Organizacional (GPL/PROMOEX), o IRB disponibilizou gratuitamente aos Tribunais de Contas o software Channel, para monitora-mento da execução dos planos estratégicos. A ferramenta foi adquirida com recursos do

PROMOEX, com base nas especificações definidas a partir de uma oficina realizada com técnicos das áreas de informática e planejamento dos Tribunais de Contas, no TCE/BA. A novida-de vai poder possibilitar a aferição dos resultados dos planos estratégicos, além de uniformizar conceitos e metodologias.

No início de 2011, técnicos de 27 Tribunais estiveram reunidos em Brasília, no TCDF, onde receberam uma capacitação da empresa J Experts – desenvolvedora do programa – sobre a utilização do Channel.

Análise Situacional (Diagnóstico)

Ainda dentro da programação de 2011, foi iniciada a Análise Situacional dos Institutos (Escolas) de Contas e/ou departa-mentos afins de todos os TCs do País.Ação de grande relevância, pois seu resultado subsidiará tan-to o GEC/PROMOEX quanto o IRB a planejar com segurança o Plano de Ação 2012.

No fim de 2011, em Florianópolis (SC), os TCs terão uma radiogra-fia das distintas realidades das Cortes de Contas brasileiras. Esse produto será apresentado pela Consultoria contratada pelo IRB.

25

Page 26: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

Normas de Auditoria Governamental (NAGs)

O IRB participou na gestão do Projeto de Normas de Au-ditoria Governamental Aplicáveis ao Controle Externo – NAGs, cuja proposta foi desenvolvida por auditores do TCE/BA, tendo por base normas internacionais de auditoria governamental, normas de auditoria aplicadas ao setor privado brasileiro e a experiência profissional das EFs.

O projeto NAG foi desenvolvido com apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação dos membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), Associação Brasileira dos Tribu-nais de Contas dos Municípios (ABRACOM) e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), no âmbito do PROMOEX, que tem por objetivo geral fortalecer o sistema de controle externo como instrumento de cidadania, incluin-do o aperfeiçoamento das relações intergovernamentais e interinstitucionais, com vistas, inclusive, ao controle do cum-primento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000).

As NAGs contemplam princípios básicos que regem a ativi-dade de auditoria dos TCs em todas as suas modalidades, oferecem subsídio para adoção de procedimentos utiliza-dos nas modernas práticas de auditoria e estão convergen-tes com as normas emanadas pela Organização Internacio-nal de Instituições Superiores de Auditoria (INTOSAI).

26

Page 27: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

* Depois de finalizados os quatro módulos, está programada a realização, em novembro, no Instituto Serzedello Corrêa, de uma oficina presencial para o fechamento do programa.

Programa de Formação em EaD

Capacitar todos os Tribunais para o oferecimento de cursos de Educação a Distância. Esse é o objetivo do Programa de Formação em EaD, promovido pelo Grupo Temático de Educação Corporativa (GEC/PROMOEX), com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB). A iniciativa formará, até o fim de 2011, 68 servidores (dois por unidade) de todos os Tribu-nais de Contas do Brasil para atuarem como multiplicado-res do processo.

O Programa é dividido em quatro módulos:

Tema Responsável Módulo 1 “Rumo à aprendizagem

Virtual” Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)

Módulo 2 Plataforma Moodle Instituto de Integração Homem-Trabalho (Insight)

Módulo 3 Design Instrucional Lettera, empresa da mestre em didática da Universidade de São Paulo (USP), Andrea Filatro

Módulo 4 Tutoria Tribunal de Contas da União (TCU)

Técnicos de TCs reunidos em evento do GECPROMOEX no TCERJ

27

Page 28: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

EVENTO EVENTOS de 2010

DATA LOCAL Reunião dos Grupos Temáticos do PROMOEX

3 a 5/02 TCDF

Oficina com UELs e Reunião com Coordenadores Gerais

25 e 26/02 TCDF

Sistemas de Monitoramento do Planejamento Estratégico

3 a 5/03 TCE/BA

Avaliação e Ajustes do Portal e Rede dos TCs 3 a 6/03 TCE/BA

3ª Oficina sobre o Sistema Mapa 22/03 ENAP

Reunião Técnica do Grupo Escolas de Contas – GEC

23/03 TCDF

Seminário sobre o Projeto de Lei Complementar de Qualidade Fiscal

22 a 24/03 TCE/SP

III CONINTER 7 a 9/04 Rio de Janeiro

Reunião Técnica do Grupo de Tecnologia da Informação - GTI (SAGF) 8 e 9/04 TCE/SC

2º Encontro Técnico de Gestão de Pessoas 12 e 12/04 TCE/PE

2ª Oficina em Planejamento Estratégico 15 e 16/04 TCE/RN

1ª Reunião Conjunta do GT Contábil e Padronização de Relatórios da LRF

26 a 28/04 Brasília

Encontro de Corregedores 29 e 30/04 TCE/PE

1ª Reunião do GPC 3 a 5/05 Brasília

VII Fórum Brasileiro de Contratação e Gestão Pública sobre os Dez Anos da Lei de Responsabilidade Fiscal

6 e 7/05 Brasília

Encontro sobre “Control Del Gasto em Contextos de Austeridad: Uma Oportunidad para la Efeciencia”

10 a 12/05 Sevilha (ESP)

2ª Reunião Técnica do Sistema de Acompanhamento de Gestão Fiscal – SAGF 17 e 18/05 TCE/SC

2º Seminário de Comunicação dos Tribunais de Contas do Brasil 7 a 9/06 TCE/TO

Audiência Pública sobre a Criação do CNTC 29/06 Brasília

Reunião no Ministério do Planejamento Gestão e Orçamento – MPGO

29 e 30/06 Brasília

Encontro Internacional de Órgãos de Controle Externo

21 a 23/07 Ilhas Canárias (ESP)

Reunião do Comitê Deliberativo PROMOEX 29/07 Brasília

I Encontro Técnico sobre Normas de Auditoria Governamental Aplicáveis ao Controle Externo Brasileiro – NAGs

2/08 Brasília

Encontro Técnico para Consolidação dos Relatórios 9 a 11/08 Brasília

1º Encontro Técnico de Educação Corporativa dos TCs

11 a 13/08 TCE/MS

Capacitação em Gestão de Pessoas 16 a 18/08 TCU

2ª Oficina de Planejamento Estratégico (Indicadores e Metas/Acompanhamento de Resultados)

23 a 27/08 TCU

Reunião dos Grupos Temáticos e Coordenadores do PROMOEX

30/08 TCDF

Reunião Técnica – Atos de PessoalApreciação de Contas de Governo nos TCs

13 e 14/09 Brasília

Reunião do Grupo de Tecnologia da Informação – GTI 14/09 TCDF

Encontro Anual da ATRICON e dos Presidentes dos TCs 15/09 Brasília

Seminário de Sustentabilidade da Auditoria Operacional 27/09

I Seminário Internacional sobre Gestão Fiscal para Resultados

5 e 6/10 Washington (EUA)

2º Encontro Técnico sobre Normas de Auditoria Governamental Aplicáveis ao Controle Externo Brasileiro – NAGs

18 e 19/10 Brasília

III Encontro Nacional de Educação a Distância para Redes de Escolas de Governo

27 a 29/10 Rio de Janeiro

Reunião do GPR Brasília

I Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle das Contas Públicas

16 19/11 Manaus

Oficina sobre Ensino a Distância – EAD 17 a 19/11 ESAF (Brasília)

Reunião do Grupo de Comunicação Institucional - GCI Brasília

Reunião de Apresentação e Discussão das NAGs com os Presidentes dos Tribunais de Contas

16 a 19/11 Manaus

Reunião com os Presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil – Apresentação das NAGs

7/12 Brasília

Reunião com os Coordenadores dos Grupos Temáticos

7 a 10/12 Brasília

Reunião Geral das UELs 9 e 10/12 TCE/SP

Treinamento do Sistema de Acompanhamento de Gestão Fiscal

9 e 10/12 TCE/SP

EventosEm 2010 e 2011, o Instituto Rui Barbosa promoveu,

apoiou e se fez presente em eventos de relevância não apenas nacional, mas também internacional, pautando-se sempre pelo conhecimento, técnica e novos conceitos de controle externo na administração pública. O Instituto, também, incentivou encontros que envolveram temas de interesse dos Tribunais de Contas.

28

Page 29: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

EVENTO EVENTOS de 2010

DATA LOCAL Reunião dos Grupos Temáticos do PROMOEX

3 a 5/02 TCDF

Oficina com UELs e Reunião com Coordenadores Gerais

25 e 26/02 TCDF

Sistemas de Monitoramento do Planejamento Estratégico

3 a 5/03 TCE/BA

Avaliação e Ajustes do Portal e Rede dos TCs 3 a 6/03 TCE/BA

3ª Oficina sobre o Sistema Mapa 22/03 ENAP

Reunião Técnica do Grupo Escolas de Contas – GEC

23/03 TCDF

Seminário sobre o Projeto de Lei Complementar de Qualidade Fiscal

22 a 24/03 TCE/SP

III CONINTER 7 a 9/04 Rio de Janeiro

Reunião Técnica do Grupo de Tecnologia da Informação - GTI (SAGF) 8 e 9/04 TCE/SC

2º Encontro Técnico de Gestão de Pessoas 12 e 12/04 TCE/PE

2ª Oficina em Planejamento Estratégico 15 e 16/04 TCE/RN

1ª Reunião Conjunta do GT Contábil e Padronização de Relatórios da LRF

26 a 28/04 Brasília

Encontro de Corregedores 29 e 30/04 TCE/PE

1ª Reunião do GPC 3 a 5/05 Brasília

VII Fórum Brasileiro de Contratação e Gestão Pública sobre os Dez Anos da Lei de Responsabilidade Fiscal

6 e 7/05 Brasília

Encontro sobre “Control Del Gasto em Contextos de Austeridad: Uma Oportunidad para la Efeciencia”

10 a 12/05 Sevilha (ESP)

2ª Reunião Técnica do Sistema de Acompanhamento de Gestão Fiscal – SAGF 17 e 18/05 TCE/SC

2º Seminário de Comunicação dos Tribunais de Contas do Brasil 7 a 9/06 TCE/TO

Audiência Pública sobre a Criação do CNTC 29/06 Brasília

Reunião no Ministério do Planejamento Gestão e Orçamento – MPGO

29 e 30/06 Brasília

Encontro Internacional de Órgãos de Controle Externo

21 a 23/07 Ilhas Canárias (ESP)

Reunião do Comitê Deliberativo PROMOEX 29/07 Brasília

I Encontro Técnico sobre Normas de Auditoria Governamental Aplicáveis ao Controle Externo Brasileiro – NAGs

2/08 Brasília

Encontro Técnico para Consolidação dos Relatórios 9 a 11/08 Brasília

1º Encontro Técnico de Educação Corporativa dos TCs

11 a 13/08 TCE/MS

Capacitação em Gestão de Pessoas 16 a 18/08 TCU

2ª Oficina de Planejamento Estratégico (Indicadores e Metas/Acompanhamento de Resultados)

23 a 27/08 TCU

Reunião dos Grupos Temáticos e Coordenadores do PROMOEX

30/08 TCDF

Reunião Técnica – Atos de PessoalApreciação de Contas de Governo nos TCs

13 e 14/09 Brasília

Reunião do Grupo de Tecnologia da Informação – GTI 14/09 TCDF

Encontro Anual da ATRICON e dos Presidentes dos TCs 15/09 Brasília

Seminário de Sustentabilidade da Auditoria Operacional 27/09

I Seminário Internacional sobre Gestão Fiscal para Resultados

5 e 6/10 Washington (EUA)

2º Encontro Técnico sobre Normas de Auditoria Governamental Aplicáveis ao Controle Externo Brasileiro – NAGs

18 e 19/10 Brasília

III Encontro Nacional de Educação a Distância para Redes de Escolas de Governo

27 a 29/10 Rio de Janeiro

Reunião do GPR Brasília

I Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle das Contas Públicas

16 19/11 Manaus

Oficina sobre Ensino a Distância – EAD 17 a 19/11 ESAF (Brasília)

Reunião do Grupo de Comunicação Institucional - GCI Brasília

Reunião de Apresentação e Discussão das NAGs com os Presidentes dos Tribunais de Contas

16 a 19/11 Manaus

Reunião com os Presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil – Apresentação das NAGs

7/12 Brasília

Reunião com os Coordenadores dos Grupos Temáticos

7 a 10/12 Brasília

Reunião Geral das UELs 9 e 10/12 TCE/SP

Treinamento do Sistema de Acompanhamento de Gestão Fiscal

9 e 10/12 TCE/SP

EVENTO DATA LOCAL

29

Page 30: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

Reunião da Diretoria do IRB 3 a 06/02/2011 - Exposição sobre o atual estágio do PROMOEX e avaliação de resultados

Reunião GAP 23 a 24/02/2011 - Ajustar datas de Reuniões e discussão do Plano de Ação do Grupo Temático

Reunião Técnica conjunta GPL e GTI

27 a 28/02/2011 - Definição da contratação do Sistema de Planejamento e Acompanhamento do PROMOEX junto ao MPOG

Reunião GEC 15 a 16/03/2011 - Validação do Plano de Ação do Grupo Temático de Educação Coorporativa e organização do Programa de Formação em Educação à Distância

2º Encontro dos Tribunais de Contas do Norte e Nordeste

16 a 19/03/2011

Reunião da Diretoria do IRB 18/03/2011 - Na reunião da Diretoria ficou definido que seria elaborado projeto visando garantir a autonomia do IRB, através das sugestões expostas para que seja possível garantir a continuidade das atividades do IRB para os Tribunais

Reunião do Grupo técnico de Atos de Pessoal

21 a 22/03/2011 - Reunião do GAP em Porto Alegre, onde foram apresentadas propostas e programas para aperfeiçoamento dos atos inerentes à contratação, aposentadoria, pensão e concursos.

Reuniões no Ministério do Planejamento, Ministério da Saúde, Previdência, TCU e ISC – TCU

28 a 30/03/2011 - Entendimentos sobre a atual fase do PROMOEX, discussão e encaminhamento de questões de auditoria do SUS, continuado apoio do TCU às atividades do PROMOEX e acesso sobre eventos do PROMOEX a serem realizados com o apoio do ISC

Reunião GAP – Região Nordeste

11 a 12/04/2011 - Apresentação dos procedimentos de análise dos atos de pessoal, estrutura local e existência de sistemas no âmbito dos Tribunais de Contas Estaduais e Municipais – Região Nordeste.

Reunião Técnica do Grupo SAGF

07 a 08/04/2011 - Reunião realizada no Tribunal de Contas de Santa Catarina

Reunião Técnica sobre acompanhamento da execução do Plano Estratégico

02 a 03/05/2011 - Compartilhamento de conhecimentos e informações sobre o planejamento estratégico e o aprimoramento gerencial

II Seminário PROMOEX sobre a Lei de Responsabilidade Orçamentária

04 a 06/05/2011 - Apresentação de sugestões ao PLS n.º 229/2009, cujos dispositivos têm significativa repercussão sobre as atividades das Cortes de Contas. E, ainda, o mapeamento de entendimentos a respeito dos critérios de verificação do cumprimento da EC 29/2000.

Reunião com Membros da Diretoria do IRB – Salvador – BA

12 a 13/05/2011 - Sugestões acerca das atividades a serem desenvolvidas pelo IRB em 2011 e 2012, e proposta de convênio a ser firmado com os TC’s, referente a contribuição anual para com o IRB

Reunião Técnica do Grupo de Atos de Pessoal - GAP- São Paulo – SP

17 a 19/05/2011 - Avaliação dos procedimentos de análise dos Atos de Pessoal, estrutura local e existência de sistemas no âmbito dos Tribunais de Contas Estaduais e Municipais da Região Sudeste.

4º CONINTER – Rio de Janeiro – RJ

16 a 18/05/2011 - Participação de Técnicos do IRB no Encontro para capacitação de Controladores Internos e Externos – CONINTER

1º Encontro Centro-Oeste dos Tribunais de Contas – Campo Grande – MS

25 a 26/05/2011 - Participação de Técnicos do IRB no evento propiciando a discussão e interação acerca de diversos assuntos abordados por renomados palestrantes.

Encontro Técnico Regional - Região Centro-Oeste – de Atos de Pessoal, Brasília – DF

21 a 22/06/2011 - Elaboração de Diagnóstico da situação de cada Tribunal na área de pessoal, compreendendo o exame da legalidade dos atos de admissão e, também, os atos de concessões de aposentadorias, reformas e pensões para fins de registro.

Reunião Grupo de Educação Coorporativa – Brasília

27/06/2011 - Hospedagem (AVA) do curso de Tutoria; realização de oficina de encerramento do programa em EAD e curso à distância em Auditoria Governamental

Reunião dos Grupos Temáticos – Brasília – DF

28/06/2011 - Avaliação dos trabalhos de cada grupo do PROMOEX, e detalhamento da programação do plano de ação a ser conduzido até o final do exercício financeiro de 2011.

Curso de Auditoria Operacional na área de meio Ambiente – Brasília – DF

28 a 30/06/2011 - Avaliação das matrizes de planejamento dos trabalhos já desenvolvidos pelas equipes das auditorias dos Tribunais de Contas, na área do Meio Ambiente

Reunião do Grupo de Trabalho Contas de Governo– Brasília – DF

13/07/2011 - Preparação do Encontro Técnico Nacional do Grupo de Trabalho Contas de Governo, com a participação do Grupo Tecnologia de Informação, no qual foi também abordada a implantação de processo eletrônico nos Tribunais de Contas brasileiros.

EVENTO DATA ASSUNTO

Reunião do Grupo Técnico Atos de Pessoal – Manaus – AM

20 a 22/07/2011 -discussão de questões relevantes sobre a matéria e apresentação dos recursos tecnológicos e avanços alcançados pelos Tribunais de Contas no tema proposto.

EVENTOS de 2011

30

Page 31: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

Reunião da Diretoria do IRB 3 a 06/02/2011 - Exposição sobre o atual estágio do PROMOEX e avaliação de resultados

Reunião GAP 23 a 24/02/2011 - Ajustar datas de Reuniões e discussão do Plano de Ação do Grupo Temático

Reunião Técnica conjunta GPL e GTI

27 a 28/02/2011 - Definição da contratação do Sistema de Planejamento e Acompanhamento do PROMOEX junto ao MPOG

Reunião GEC 15 a 16/03/2011 - Validação do Plano de Ação do Grupo Temático de Educação Coorporativa e organização do Programa de Formação em Educação à Distância

2º Encontro dos Tribunais de Contas do Norte e Nordeste

16 a 19/03/2011

Reunião da Diretoria do IRB 18/03/2011 - Na reunião da Diretoria ficou definido que seria elaborado projeto visando garantir a autonomia do IRB, através das sugestões expostas para que seja possível garantir a continuidade das atividades do IRB para os Tribunais

Reunião do Grupo técnico de Atos de Pessoal

21 a 22/03/2011 - Reunião do GAP em Porto Alegre, onde foram apresentadas propostas e programas para aperfeiçoamento dos atos inerentes à contratação, aposentadoria, pensão e concursos.

Reuniões no Ministério do Planejamento, Ministério da Saúde, Previdência, TCU e ISC – TCU

28 a 30/03/2011 - Entendimentos sobre a atual fase do PROMOEX, discussão e encaminhamento de questões de auditoria do SUS, continuado apoio do TCU às atividades do PROMOEX e acesso sobre eventos do PROMOEX a serem realizados com o apoio do ISC

Reunião GAP – Região Nordeste

11 a 12/04/2011 - Apresentação dos procedimentos de análise dos atos de pessoal, estrutura local e existência de sistemas no âmbito dos Tribunais de Contas Estaduais e Municipais – Região Nordeste.

Reunião Técnica do Grupo SAGF

07 a 08/04/2011 - Reunião realizada no Tribunal de Contas de Santa Catarina

Reunião Técnica sobre acompanhamento da execução do Plano Estratégico

02 a 03/05/2011 - Compartilhamento de conhecimentos e informações sobre o planejamento estratégico e o aprimoramento gerencial

II Seminário PROMOEX sobre a Lei de Responsabilidade Orçamentária

04 a 06/05/2011 - Apresentação de sugestões ao PLS n.º 229/2009, cujos dispositivos têm significativa repercussão sobre as atividades das Cortes de Contas. E, ainda, o mapeamento de entendimentos a respeito dos critérios de verificação do cumprimento da EC 29/2000.

Reunião com Membros da Diretoria do IRB – Salvador – BA

12 a 13/05/2011 - Sugestões acerca das atividades a serem desenvolvidas pelo IRB em 2011 e 2012, e proposta de convênio a ser firmado com os TC’s, referente a contribuição anual para com o IRB

Reunião Técnica do Grupo de Atos de Pessoal - GAP- São Paulo – SP

17 a 19/05/2011 - Avaliação dos procedimentos de análise dos Atos de Pessoal, estrutura local e existência de sistemas no âmbito dos Tribunais de Contas Estaduais e Municipais da Região Sudeste.

4º CONINTER – Rio de Janeiro – RJ

16 a 18/05/2011 - Participação de Técnicos do IRB no Encontro para capacitação de Controladores Internos e Externos – CONINTER

1º Encontro Centro-Oeste dos Tribunais de Contas – Campo Grande – MS

25 a 26/05/2011 - Participação de Técnicos do IRB no evento propiciando a discussão e interação acerca de diversos assuntos abordados por renomados palestrantes.

Encontro Técnico Regional - Região Centro-Oeste – de Atos de Pessoal, Brasília – DF

21 a 22/06/2011 - Elaboração de Diagnóstico da situação de cada Tribunal na área de pessoal, compreendendo o exame da legalidade dos atos de admissão e, também, os atos de concessões de aposentadorias, reformas e pensões para fins de registro.

Reunião Grupo de Educação Coorporativa – Brasília

27/06/2011 - Hospedagem (AVA) do curso de Tutoria; realização de oficina de encerramento do programa em EAD e curso à distância em Auditoria Governamental

Reunião dos Grupos Temáticos – Brasília – DF

28/06/2011 - Avaliação dos trabalhos de cada grupo do PROMOEX, e detalhamento da programação do plano de ação a ser conduzido até o final do exercício financeiro de 2011.

Curso de Auditoria Operacional na área de meio Ambiente – Brasília – DF

28 a 30/06/2011 - Avaliação das matrizes de planejamento dos trabalhos já desenvolvidos pelas equipes das auditorias dos Tribunais de Contas, na área do Meio Ambiente

Reunião do Grupo de Trabalho Contas de Governo– Brasília – DF

13/07/2011 - Preparação do Encontro Técnico Nacional do Grupo de Trabalho Contas de Governo, com a participação do Grupo Tecnologia de Informação, no qual foi também abordada a implantação de processo eletrônico nos Tribunais de Contas brasileiros.

EVENTO DATA ASSUNTO

Reunião do Grupo Técnico Atos de Pessoal – Manaus – AM

20 a 22/07/2011 -discussão de questões relevantes sobre a matéria e apresentação dos recursos tecnológicos e avanços alcançados pelos Tribunais de Contas no tema proposto.

EVENTOS de 2011

EVENTO DATA LOCAL

Page 32: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

Ações de Comunicação

Portal e Rede

O Portal Nacional dos Tribunais de Contas foi idealizado para conectar os servidores dos TCs em uma rede onde é possível trocar informações e postar documentos; mate-riais, como cartilhas, informativos, artigos, parecer prévio, relatórios, eventos, calendário do PROMOEX, entre outras publicações.

Por meio do site, 94% dos Tribunais estão integrados, com 8.600 servidores ligados em rede. O Portal tem, ainda, destaque para notícias, tanto sobre as Cortes de Contas, quanto de interesses das mesmas.

32

Page 33: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

Tivemos 70.617 visitas no exercício de 2010, com 210.573 páginas visitadas.

Abaixo segue detalhamento de 2010.

MÊS VISITAS PÁGINAS

ACESSADAS NOVOS

VISITANTES

Janeiro 4.100 12.535 69,22%

Fevereiro 3.974 13.109 65,12%

Março 6.810 24.094 59,32%

Abril 6.168 18.640 63,41%

Maio 6.080 19.451 66,20%

Junho 5.552 16.225 67,18%

Julho 6.295 18.084 68,20%

Agosto 6.761 19.927 63,01%

Setembro 6.283 17.036 65,96%

Outubro 6.318 17.454 63,09%

Novembro 7.020 19.246 66,44%

Dezembro 5.256 14.772 66,10%

33

Page 34: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

Nova IdentidadeUma das ações administrativas realizadas pela nova gestão do Instituto Rui Barbosa foi a reformulação do planeja-mento visual. Fontes e logomarca mais modernas.

Toda a arte foi desenhada pela equipe da Assessoria de Co-municação do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, atual sede do Instituto.

Em breve, será colocado no ar o novo site, com mais informa-ção e muito mais acessibilidade ao internauta,também sob os preceitos deste novo planeja-mento estético.

34

Page 35: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

35

Page 36: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

subnacional brasileira, proporcionando aprimoramento técnico para

as Cortes de Contas.

Com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná, um passo im-

portante para o incenti vo da transparência e do controle social. Um

termo de cooperação técnica permiti u a produção de vídeos sobre

o parecer prévio das contas do Governo de 2009 daquele Estado.

O relatório do conselheiro Fernando Guimarães foi apresentado em

forma de audiovisual, uma inovação entre as Cortes de Contas.

O maior evento do ano no âmbito dos TCs também é fruto de

um convênio. O I Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e

Controle de Contas Públicas é uma parceria entre o IRB, o TCE/AM e

o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual do Meio

Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável do Amazonas.

Além dos eventos realizados durante o ano, o Insti tuto Rui Barbo-

sa também se preocupou em assinar e renovar convênios importan-

tes para os Tribunais de Contas.

Foram renovados o convênio com o Centro de Estudos e Desen-

volvimento de Tecnologias para Auditorias (C�����), autarquia do

TCE/BA responsável pela criação, programação e manutenção do

Portal Nacional dos TCs (www.controlepublico.org.br) e do site do

IRB (www.irbcontas.org.br). Sob uma demanda do Grupo de Comuni-

cação Insti tucional do

P������, o CEDASC

está realizando uma

ampla reforma no

Portal Nacional, que

deve ser concluída

em breve.Outro acordo im-

portante foi o termo

de cooperação assi-

nado entre IRB e Tri-

bunal de Contas do

Estado da Bahia, no

mês de agosto em

Salvador, durante III Workshop sobre Auditoria em projetos co-fi nan-

ciados pelo Banco Mundial. O convênio visa fortalecer a auditoria

Convênios

Convênios em 2010

• Renovação do convênio com o CEDASC (TCE/BA)

• Apoio à Auditoria Subnacional Brasileira

• Convênio com o Estado do Amazonas

• Convênio com o TCE/PR

Assinatura de convênio entre IRB e TCE/BA

Desenvolvimento de Hotsites de Eventos no Portal Nacional

O Portal Nacional dos Tribunais de Contas possui um espaço para cadas-trar eventos. Trata-se de um hot site, onde o servidor pode obter informações sobre o objetivo, a progra-mação, local, hotéis, bem como realizar a inscrição.

Produtos Gráficos

Também será realizada a impressão de outros produtos gráficos para os Grupos Temáticos do PROMOEX. Toda a diagramação e design gráfico é realizada sob um termo de cooperação com o Tribunal de Contas do Estado do Tocan-tins (TCE/TO), por meio da Assessoria de Comunicação.

• Normas de Auditorias Governamentais (NAGs)• Sumários Executivos das Auditorias Operacionais• Cartilha do Software Channel• Informativos PROMOEX• Folders do Portal Nacional

36

Page 37: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

Informativos

O Instituto Rui Barbosa foi criado, ainda, na década de 70 e, em 2010, a comunicação ganhou mais enfoque. Outra novidade do ano de 2010, foi a edição do Primeiro Informa-tivo da Associação.

O impresso, com 12 páginas, foi confeccionado com ma-terial reciclado, 150g, e apresentou as principais ações do ano de 2010, além de resgatar a história da criação do Insti-tuto. (figura acima)

subnacional brasileira, proporcionando aprimoramento técnico para

as Cortes de Contas.

Com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná, um passo im-

portante para o incenti vo da transparência e do controle social. Um

termo de cooperação técnica permiti u a produção de vídeos sobre

o parecer prévio das contas do Governo de 2009 daquele Estado.

O relatório do conselheiro Fernando Guimarães foi apresentado em

forma de audiovisual, uma inovação entre as Cortes de Contas.

O maior evento do ano no âmbito dos TCs também é fruto de

um convênio. O I Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e

Controle de Contas Públicas é uma parceria entre o IRB, o TCE/AM e

o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual do Meio

Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável do Amazonas.

Além dos eventos realizados durante o ano, o Insti tuto Rui Barbo-

sa também se preocupou em assinar e renovar convênios importan-

tes para os Tribunais de Contas.

Foram renovados o convênio com o Centro de Estudos e Desen-

volvimento de Tecnologias para Auditorias (C�����), autarquia do

TCE/BA responsável pela criação, programação e manutenção do

Portal Nacional dos TCs (www.controlepublico.org.br) e do site do

IRB (www.irbcontas.org.br). Sob uma demanda do Grupo de Comuni-

cação Insti tucional do

P������, o CEDASC

está realizando uma

ampla reforma no

Portal Nacional, que

deve ser concluída

em breve.Outro acordo im-

portante foi o termo

de cooperação assi-

nado entre IRB e Tri-

bunal de Contas do

Estado da Bahia, no

mês de agosto em

Salvador, durante III Workshop sobre Auditoria em projetos co-fi nan-

ciados pelo Banco Mundial. O convênio visa fortalecer a auditoria

Convênios

Convênios em 2010

• Renovação do convênio com o CEDASC (TCE/BA)

• Apoio à Auditoria Subnacional Brasileira

• Convênio com o Estado do Amazonas

• Convênio com o TCE/PR

Assinatura de convênio entre IRB e TCE/BA

37

Page 38: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

Elaboração de Documentário

Em 2010, foi produzido um vídeo documentário sobre o Instituto Rui Barbosa, com ênfase no PROMOEX. O refe-rido documentário explica a importância de Rui Barbosa para a implantação dos Tribunais de Contas no Brasil, re-força que seus ideais inspiram o trabalho dos técnicos dos TCs e apresenta o PROMOEX como um programa “que há seis anos promove uma verdadeira revolução nos Tribunais de Contas do Brasil.”

O vídeo especifica, ainda, as ações desenvolvidas por meio do PROMOEX, como aperfeiçoamento do controle social, revisão dos parâmetros da Lei de Responsabilidade Fiscal, implementação de uma nova política de gestão de pesso-as, entre outras.

Informativo do PROMOEX

Em parceira com o Grupo de Comunicação e Relações Institu-cionais (GCI/PROMOEX) e com o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, a Assessoria de Comunicação do IRB produz o Informativo PROMOEX, com as notícias dos produtos dos Gru-pos Temáticos e dos resultados do maior programa de moder-nização do Controle Externo da América Latina.

38

Page 39: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

Novo site do IRB

O Instituto Rui Barbosa, por meio de sua Assessoria de Co-municação, colocará no ar seu novo site, com design mais moderno, voltado para a divulgação de notícias dos con-vênios em vigência, dos Tribunais de Contas em geral, com enfoque para a Educação Corporativa, além de eventos apoiados pelo IRB.

Está em fase de desenvolvimento um ambiente interno de colaboração destinado às Escolas de Contas dos TCs, com fórum de discussões, sala de reuniões e um calendário de eventos.

Está prevista para a segunda etapa, a partir de janeiro, a confecção de um ambiente sob a plataforma moodle, que permitirá às Escolas de Contas ministrar cursos por meio de EaD, utilizando o próprio site do Instituto Rui Barbosa.Por meio de um termo de cooperação, o site – a exemplo do Portal Nacional dos Tribunais de Contas – fica hospeda-do no CEDASC, autarquia de tecnologia do TCE/BA.

39

Page 40: INSTITUTO RUI BARBOSA - ConoHaサポート de Gestao_WEB.pdf · 2.2. Convênio TCE/BA A convite do TCE/BA e por indicação do Banco Mundial, o Instituto Rui Barbosa celebrou Termo

“Convém levantar entre o poder que autorizaperiodicamente a despesa e o poder quecotidianamente a executa um mediador

independente, auxiliar de um e de outro, que,comunicando com a legislatura e intervindo

na administração, seja não só o vigia comoa mão forte da primeira sobre a segunda,

obstando a perpetuação das infraçõesorçamentárias por um veto oportuno aos atosdo executivo, que direta ou indireta, próximaou remotamente, discrepem da linha rigorosa

das leis de finanças.”

Rui Barbosa (exposição de Motivos do Decreto no 966-A,de 7/11/1890, que criou os Tribunais de Contas)