instituiÇÃo de utilidade pÚblica diploma de mÉrito...

40
1 INSTITUIÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA DIPLOMA DE MÉRITO ASSOCIATIVO 75 ANOS DAS COLECTIVIDADES DA CULTURA E RECREIO MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO, GRAU OURO

Upload: phunglien

Post on 14-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

INSTITUIÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA

DIPLOMA DE MÉRITO ASSOCIATIVO75 ANOS DAS COLECTIVIDADES DA CULTURA E RECREIO

MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO, GRAU OURO

2

Campo Futebol de Onze

Futebol Juniores

3

Para quem como eu nasceu na Ajuda e em particular no Bairro da Boa-Hora, este clube sempre fez parte do “nosso” mundo. Recordo a antiga sede, onde fiz ginástica, o campo pelado, o ringue, as futeboladas que se faziam regularmente e onde se juntavam muitos dos jovens da Ajuda e de Alcântara, mas também as equipas do Clube, as taças, as glórias e os sucessos ao longo do tempo. Já nessa altura eramos a continuidade de muitas gerações que tinham construído o Boa-Hora Futebol Clube.Tive a honra de trabalhar com alguns Presidentes de Mesa que fizeram história no clube e, depois deles, tive ainda a honra maior de integrar essa lista restrita de sócios que presidiram à Mesa da Assembleia Geral do Boa-Hora Futebol Clube, muitos deles que recordo com saudade e a quem agradeço profundamente não só pelo seu trabalho e pelo que com eles aprendi, mas sobretudo pelo seu exemplo, entrega ao Clube e espírito associativo. O Boa-Hora do século XXI é um clube renovado, em espírito e instalações, que a cada dia atinge novas metas, que se recria e se renova, e que vai conseguindo responder às necessidades dos tempos modernos. Não menosprezando as modalidades tradicionais, antes pelo contrário renovando a aposta nelas e que só por si levam o nome do Boa-Hora a todo o país, cada vez mais o Clube atrai jovens para outras modalidades que apesar da sua recente actividade já contribuem com vitórias, títulos, medalhas e taças para o historial do Boa-Hora. São 100 anos de esforços, de glórias, de sonhos, de imensos problemas típicos de um Clube pequeno em dimensão mas com um enorme coração e muita coragem, que se integra na sociedade e na vida das instituições que o rodeiam e com as quais sempre contou e sempre interagiu para potenciar a vida desportiva, cultural, associativa e social de uma Zona da cidade de Lisboa que se projeta pelo Clube e com o Clube para todo o País. Muito obrigado a todos.Falta dizer que é um imenso prazer poder nesta data dizer em meu nome, mas muito acima disso em nome de todos os que foram Presidentes da Mesa da Assembleia Geral do Boa-Hora Futebol Clube, e neles também representando todos os sócios ao longo do tempo mas, como diria um dos meus mais prezados colegas, com a amizade e a informalidade que nos caracteriza. MUITOS PARABÉNS BOA-HORA.

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERALNuno Braz

4

Escalões Formação Futebol

Equipa de Futebol - 1972

5

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOAFernando Medina

Conhecida pela sua abertura ao mundo e tradição de acolhimento de povos e culturas, com uma identidade de tolerância e respeito pela diversidade, Lisboa é a maior potência nacional desportiva, acolhendo diversos clubes e associações que têm ajudado a moldar a identidade desportiva e cultural da cidade.A Câmara Municipal de Lisboa tem acompanhado o Boa Hora Futebol Clube desde a sua fundação em 1918. Nessa altura ainda sem campo ou instalação desportiva para a prática do futebol, modalidade de eleição da juventude de então, os fundadores e adeptos do Clube, logo após a filiação na Associação de Futebol de Lisboa, e depois de treinarem em campos improvisados ou de outros Clubes, procuraram os responsáveis da edilidade para que pudessem usufruir de espaço próprio para o sonho que acalentavam.Nos anos quarenta a CML cedeu, a título precário o terreno onde está instalado o Parque Desportivo. A cedência do terreno, a construção de instalações desportivas aliada ao labor e empenho dos associados permitiu o crescimento do Clube não só do ponto de vista desportivo, mas também cultural e recreativo.O Boa Hora tem sido uma referência cultural da cidade no âmbito de várias manifestações culturais, dinamização das Marchas Populares, pequena feira popular, conhecida por Verbena do Boa-Hora Futebol Clube, palco por onde passaram artistas de nomeada, tais como: Amália Rodrigues, Hermínia Silva, Max, Francisco José, Alberto Ribeiro, Humberto Madeira, Maria da Graça, Toni de Matos, Fernando Maurício, Alfredo Marceneiro, entre outros.Nestes cem anos de vida, muitos foram os atletas que este Clube formou, apoiou e desenvolveu em diversas modalidades, nomeadamente o basquetebol que se incrementou a partir da construção do Campo de Basquetebol.O Boa Hora Futebol Clube faz hoje parte do ADN da nossa cidade. No ano em que comemora o seu centenário, a CML orgulha-se de contar com este Clube na sua vivência associativa, desportiva, cultural, recreativa e social, saudando todos os seus associados e dirigentes com a certeza de que poderão sempre contar com o apoio do município de Lisboa.

6

Piscina com cobertura insuflável

Piscina descoberta

7

PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE ALCÂNTARADavide Amado

É um orgulho um clube da freguesia atingir a importante e bonita marca de 100 anos de existência! São 100 anos de histórias, de luta, de desafios, de conquistas!Boa-Hora Futebol Clube, clube com origem no futebol, como o próprio nome indica, desenvolveu ao longo destes muitos anos diversas atividades de âmbito desportivo e cultural.Foi, durante muitos anos, referência na Cidade de Lisboa na dinamização de atividades culturais, como o teatro e a música. No Desporto, a sua história é bem reveladora do sucesso alcançado em diversas modalidades ao longo dos anos, como o Basquetebol, o Andebol e, mais recentemente, o Ténis-de-Mesa.Nos últimos anos, o papel do Boa-Hora junto da

comunidade tem sido de extrema importância para a freguesia de Alcântara. As centenas de jovens e adultos que praticam desporto diariamente no clube, a par da colaboração que este tem tido nos projetos e atividades da autarquia, em muito tem contribuído para a melhoria das condições de vida saudável na freguesia.Destaque ainda para os projetos desenvolvidos, nos últimos anos, junto das escolas de Alcântara e ao nível desportivo a presença da Equipa de Andebol Sénior no primeiro escalão da modalidade.Ao longo destes 100 anos, muitos foram aqueles que contribuíram para a história e sucesso do clube. Dirigentes, equipas desportivas, atletas, funcionários e colaboradores. A eles, muitos já desaparecidos porém sempre recordados, uma palavra de reconhecimento pelo esforço e dedicação. O resultado está à vista! Nesta data tão significativa em que o Clube comemora o seu centenário dou, em meu nome e em nome da Junta de Freguesia de Alcântara, os meus sinceros parabéns ao Boa-Hora Futebol Clube, desejando as maiores felicidades para os anos que se seguem! Um clube com um passado rico, um sólido presente e um futuro promissor.Viva o Boa-Hora Futebol Clube! Viva Alcântara!

8

Escalões de Formação - Natação

Construção do Pavilhão

9

PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DA AJUDAJorge Marques

O Boa-Hora Futebol Clube é uma instituição de grande prestigio na cidade de Lisboa. É, para nós, um grande orgulho ter esta instituição, fundada na Ajuda, como parceira na promoção do desporto na nossa Freguesia.Os cem anos de História têm sido exemplares.O Boa-Hora Futebol Clube é uma instituição de referência para os Ajudenses, desenvolvendo um notável trabalho de promoção e incentivo ao desporto. Hoje, seja nas escolas ou nas associações e coletividades, o Boa-Hora Futebol Clube é um parceiro essencial na fidelização para a prática desportiva junto dos mais novos.O Boa-Hora Futebol Clube tem um vasto palmarés e um registo histórico invejável, com inúmeras vitórias, momentos marcantes e muitas estórias, em várias modalidades. Realce para o Andebol e Ténis de Mesa, marcas distintivas desta instituição.Temos a certeza que o Boa-Hora Futebol Clube continuará a ser um parceiro essencial para a Junta de Freguesia da Ajuda, para a promoção da prática desportiva, na valorização de Homens e Mulheres através do desporto e na formação de campeões. Estamos certos que o Boa-Hora continuará a posicionar-se como uma instituição histórica e de referência, não só na nossa freguesia, mas em toda a cidade de Lisboa. No centenário do Boa-Hora Futebol Clube, este é o meu voto: que continuem a ser um marco e uma referência na cidade.Podem contar com a Junta de Freguesia da Ajuda para trabalhar em prol dos Ajudenses.

10

Andebol Sénior - 1968/69 Vitor| Barata Aires | Melo | Xico | Tobel Oiveira | Vasco Virgilio | João Romana | Raúl LopesTreinador: José Canhoso

Andebol Sénior

11

O saudoso Teodoro e a Dª Etelvina que completou 50 anos ao serviço do Boa-Hora

ETELVINA E TEODORO

12

Equipa de Basquete BHFC e Sócios | Década de 1940

BHFC - Associação Académica da Amadora | 13-05-1945

Passeio de sócios do BHFC

13

VEREADOR DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOADuarte Cordeiro

O centenário do Boa Hora Futebol Clube representa um marco na história do associativismo na cidade de Lisboa.Um clube que, por tudo o que desenvolveu ao longo dos tempos, é unanimemente considerado um parceiro de excelência e um pilar do desporto na nossa cidade.O Boa Hora, para além de todo o trabalho que tem desenvolvido em prol das crianças e jovens da freguesia de Alcântara, assumindo um papel de clube formador, decisivo nos dias de hoje, faz parte da história do andebol português pelo enorme contributo para o desenvolvimento desta modalidade no nosso país.Enquanto Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa é para mim uma enorme honra testemunhar este singular momento. Desta forma, felicito o Boa Hora Futebol Clube pelo seu 100º aniversário, esperando que continue a marcar o desporto em Lisboa.

D E S P O RT O

14

Basquetebol

Equipa Andebol - Séniores

15

EX-VEREADOR DO DESPORTO DA CÂMARA M. LISBOAJorge Máximo

A comemoração de um aniversário é sempre um momento especial, mas ganha outra dimensão quando um clube cumpre os 100 anos de existência.Enquanto Vereador do Desporto da cidade de Lisboa é sempre para mim uma honra e motivo de orgulho poder celebrar um aniversário com esta dimensão.O Boa-Hora Futebol Clube sempre representou para mim um dos símbolos desportivos da nossa cidade. Ao longo da sua história foram muitas as suas conquistas, mas fundamentalmente fica todo o trabalho social desenvolvido na zona ocidental de Lisboa. Foram muitas as gerações que beneficiaram do projecto desenvolvido pelo Boa-Hora. E, passados estes 100 anos, esse será sempre o mérito que qualquer instituição desportiva conquista, quando atinge esta bonita idade. Durante estes 4 anos de mandato tenho acompanhado o trabalho que este emblema histórico da cidade de Lisboa tem desenvolvido e posso garantir que é notável o esforço de todos os dirigentes, treinadores e atletas. A todos eles e a todos os sócios do Boa-Hora Futebol Clube faço votos de um futuro carregado de esperança e de sucessos.Parabéns Boa-Hora Futebol Clube!

16

Primeira pedra do Pavilhão

Corpos Sociais do BHFC recebidos na Câmara Municipal de Lisboa - Década de 1980

17

PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DAS COLETIVIDADESDr. Augusto Flor

A comemoração de um centenário é sempre motivo de grande regozijo. São muitas as Colectividades, Associações e Clubes que já atingiram esta bonita idade e o Boa Hora Futebol Clube vai juntar-se a estas instituicões, reforçando o já grandioso leque das “Centenárias”.As relações entre a Confederação e o Boa Hora Futebol Clube vem de longe. Tenda sido fundada em 13 de Junho de 1918 e com Alvará de 7 Março de 1935, filia-se 14 de Maio de 1937 na então Federacão Distrital de Colectividades de Educação e Recreio que está na origem da nossa actual Confederação.Os seus Estatutos, aprovados em AG de 2 de Maio de 1923, apresentam alguns aspectos particulares como a possibilidade das Mulheres se associarem, o que era raro; o impedimento de jogos de azar; o ano social começava a 1 de Junho.É ainda de destacar o facto de, a então Federação, ter sido chamada a intervir quando o Boa Hora foi impedido de praticar o jogo “Burro Americana” que, à data, era permitido a outras congeneres. Não serviu de nada.As relações ao longo destes quase 80 anos foram muito diversificadas, tendo-se atingido o ponto alto por altura da inauguração da nova sede em 3 Maio de 1967, mediação nas relações com a Sociedade Portuguesa de Autores ou com a Declaração de Utilidade Pública obtida em 6 de Março de 1985. As comemorações do 75º aniversário em 1993 foram outro importante momento de presença da Federação na vida do Boa Hora. Muito havia a dizer desta relação com oito décadas. Muitos foram os Dirigentes de uma e outra instituição que se cruzaram e se apoiaram mutuamente. Por tudo isto, não poderia deixar de contribuir com este breve memorando que desejo tenha utilidade para as gerações vindouras e para o estreitamento dos laços associativos e da solidariedade que existe entre as nossas instituições.Por fim, desejo os maiores exitos associativos e felicidades pessoais aos Dirigentes, associados e família.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESADAS COLECTIVIDADESDE CULTURA, RECREIO E DESPORTO

18

19

Equipa de Andebol

Equipa de Andebol

20

Rua Pinto Ferreira, 14A

1300-488 Lisboa

215 819 854

[email protected]

CassefazemCassepagam

21

Equipa Andebol - Séniores - 1995

Jogadores BHFC e árbitros internacionais Carlos José (esquerda) e Barata Aires (direita)

22

23

CAMPEÕES DE TÉNIS DE MESA

CAMPEÃS NACIONAIS DE PARES - INFANTIS

CAMPEÕES DA 2ª DIVISÃO NACIONAL Barcarena 14 Maio 2016

SARA GUERREIRO INÊS MATOS

24

BOA-HORA RUMA AO CENTENÁRIO

Equipa de Andebol - Minis

25

Entre 1913 e 1914 um grupo de rapazes adeptos do Futebol, que se juntavam nas imediações da Boa-Hora na Freguesia da Ajuda, idealizavam formar uma equipa de Futebol que mais tarde levasse à criação de um Clube desportivo no próprio bairro.Como se tratava de rapazes muito jovens, na maioria com idade para prestar o serviço militar, foram, entretanto, incorporados e pouco tempo depois integrados num contingente de tropas para combater na Primeira Grande Guerra. Por esse motivo, só em 13 de Julho de 1918 após o seu regresso e reencontro, se formalizou a tão ambicionada ideia do nascimento desse Clube, ao qual foi dado o nome de BOA-HORA FOOT BALL CLUB.

A Assembleia Geral Ordinária que deu lugar à primeira ata, realizou se no dia 23 de Novembro de 1918 e foi efetuada em casa do associado Jorge Mendes Loureiro (sócio nº1), residente na Calçada da Boa- Hora, em que estiveram presentes 22 associados, número suficiente para que entre si formasse duas equipas e assim pudessem treinar e jogar futebol. Esta ideia partiu dos dois primeiros sócios mencionados no respetivo “REGISTO”, Jorge Mendes Loureiro e Vicente Seabra.De 1918 a 1920 a equipa participou em diversos jogos e torneios particulares. Só a 3 de Janeiro de 1921 é que o Boa-Hora Futebol Clube se filiou na Associação de Futebol de Lisboa para começar a competir oficialmente nos campeonatos de “promoção” e “iniciação” onde conquistou alguns trofeus.Continuava assim a ser o futebol o desporto rei no Boa-Hora. Daqui saíram atletas para

vários clubes entre outros: Eduardo Azevedo, Júlio Marques, Alfredo Anacleto, José Tavares e Francisco Marques e mais tarde quando ainda jovem o Serafim das Neves que passou a representar Os Belenenses e o guarda-redes Lapa que jogou na primeira categoria do Atlético. Também o internacional Nogueira deu os primeiros passos no Boa-Hora.

HISTÓRIA DO BOA-HORA FUTEBOL CLUBE

26

Futebol-1ª Categoria (1920). Os iniciadores de uma obra que dura à 100 anos

Em 1920 o Boa-Hora FC teve a sua primeira sede social na Travessa do Machado, no Bairro da Ajuda, nesse mesmo ano passou para o Largo da Boa-Hora. Em Março de 1925, o Boa-Hora FC mudou a sua sede para a Rua do Calhariz; passado 10 anos para a Rua Aliança Operaria, e em 1951 para a Rua D. Vasco. Sempre com o anseio de melhorar as condições para os associados, em 1967 a sede passou para a Calçada da Boa-Hora. Em Maio de 1970 foi construído um ginásio no edifício da sede.Por volta dos anos 40, já a Câmara Municipal de Lisboa tinha cedido a título precário, o terreno onde hoje se encontra o parque desportivo Boa-Hora FC / Roff. Nessa altura foi contruído um campo de Basquetebol. Em 1949 junto a esse campo, foi montado um palco de grandes dimensões, onde se realizava vários espetáculos de fados e variedades, por ali passaram artistas famosos como: Amália Rodrigues, Hermínia Silva, Max, Francisco José, Alberto Ribeiro, Fernando Maurício, Alfredo Marceneiro, Tony de Matos, etc.Nos terrenos anexos, funcionava uma pequena feira popular (mais conhecida pela verbena do Boa-Hora FC), onde havia circo, carrosséis e barracas de diversões. Também foi aqui que começaram as marchas populares de Lisboa.Com a construção do campo de basquetebol, o clube desenvolveu esta atividade desportiva, chegando mesmo a atingir a divisão de Honra. Destacou-se o jogador Álvaro Tomás, que veio a integrar as Seleções dessa época. Hoje é sócio de mérito do Clube.A primeira fase da construção do parque desportivo ocorreu em 1962. Em 1988 o então campo de futebol foi remodelado assim como a sua iluminação. E foi lançada a primeira pedra da piscina, a qual foi inaugurada a 24 de Junho de 1989. O Presidente Francisco Mateus teve um papel primordial no desenvolvimento das atividades no clube, tendo sido dado o seu nome ao polidesportivo.Nos últimos 25 anos, muitas alterações aconteceram. Em 1992 acabou o futebol, o campo foi

27

demolido, dando lugar ao pavilhão Gimnodesportivo, inaugurado em 1995, como também aos 3 courts de Ténis.Foi a 3 de Junho de 1992, que se celebrou com a Câmara Municipal de Lisboa a escritura para a cedência dos terrenos do atual parque desportivo. Com a construção do pavilhão, o Andebol passou a ser a modalidade rainha do nosso clube. Foram conquistados muitos títulos regionais e nacionais, além de vários trofeus ganhos no país assim como em Espanha, França, Bélgica e Inglaterra. A equipa de seniores masculinos chegou a atingir a 1ª Divisão Nacional, destacando-se vários jogadores que integraram as Seleções Nacionais: Artur Ferreira, Frederico Adão, João Romana, Raul Lopes, Tobel e João Branco Lopes. Mais recentemente, foram nossos jogadores os internacionais Ricardo Andorinho e Jorge Menezes.Em 2012, deu-se o encerramento definitivo das piscinas. Sobre a piscina de crianças, foi construída a sala de Ténis de Mesa; na cuba da piscina de 25 metros, foi construída a estrutura do Crossfit. No 1º andar deste edifício, foi inaugurado o ginásio de musculação em 2014 assim como uma Clínica de fisioterapia.No antigo ringue, hoje coberto foi colocado um piso de relva sintética.Em 2015, foi construído no antigo ginásio do pavilhão gimnodesportivo, a sala de artes marciais e no antigo ginásio de musculação a Casa do Jogador com 3 quartos. No edifício das piscinas na antiga sala das máquinas, foi transformada numa sala para aprendizagem de Ténis de Mesa.Em 2016, o antigo posto médico foi transformado na sala de refeições com cozinha, que dá apoio à Casa do Jogador.A iluminação do pavilhão e dos courts de ténis, foi substituída por lâmpadas leds.As nossas atuais instalações constam de um pavilhão gimnodesportivo com capacidade para 650 espectadores, um polidesportivo coberto com piso de relva sintética, 2 courts de ténis de piso sintético, 1 de padel, 1 sala ténis de mesa, salão de crossfit, ginásio de musculação, ginásio de artes marciais, sala de Ténis de Mesa para iniciados, casa do jogador, sala de refeições, gabinete de fisioterapia e bar.As modalidades praticadas no clube são: andebol, ténis de mesa, ténis, musculação, crossfit, artes marciais, cicloturismo e dança.O Boa-Hora FC, foi considerada Instituição de Utilidade Pública pelo Decreto de Lei 460/77; foi-lhe atribuída a medalha Municipal de mérito Grau Ouro a 6 de Abril de 1993.Diploma de Mérito Associativo, 75 anos de Federação Portuguesa das Coletividades de Cultura e Recreio.

28

29

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DAS COLETIVIDADESPedro Franco

Contar a história dos 100 anos do Boa-Hora é avivar a memória coletiva desta grande família, e como todas as famílias a sua história é feita de vivências e de recordações, anseios e de sonhos, de épocas douradas e de crise, de evolução e estagnação, de alegrias e tristezas.E como todas as famílias, todos os seus componentes, para mais numa história de cem anos tiveram o seu papel importante. Bem se sabe que nem todos coube um grande papel, mas a todos coube um toque indelével nesta história repleta de realizações e de metamorfoses, mesmo que tal nunca se tenha apercebido.O Boa-Hora com os seus cem anos, continuará a preservar a história grandiosa desde a sua fundação até aos dias de hoje e dos que seguem semeando os frutos para que os vindouros continuem a acreditar nesta grande família.Em nome da Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa, de transmitir singelamente aos presentes e aos vindouros as maiores felicidades e a continuação dos êxitos alcançados como até aqui.Gostaria de saudar toda a Direção em exercício pelo excelente trabalho realizado, mostrando a grande continuidade dos seus fundadores. Saudações Associativas O PresidentePedro Franco

30

Campeões Andebol

31

PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANDEBOLMiguel Laranjeiro

“Quero felicitar o Boa-Hora F.C.pela comemoração do seu centenário. Não é todos os dias que se chega a esta data. É certamente fruto do trabalho de muitos dirigentes, treinadores atletas, que ao longo de décadas deram o seu contributo para o desenvolvimento de um importante clube como o Boa-Hora. É inegável para todos que o Clube constitui uma marca importante para o Andebol nacional e assim certamente vai continuar por muitos anos. Uma aposta continuada no andebol, mas também noutras modalidades que dão ao clube uma função eclética, com implantação na cidade de Lisboa e visibilidade no País.O Andebol é uma grande família, que é constituída por grandes exemplos como o do Boa-Hora FC, que promovem e levam cada vez mais longe uma modalidade praticada por cerca de 50.000 pessoas.Quero felicitar todos os dirigentes, treinadores e atletas que, certamente com esforço e dedicação, mantém viva uma “chama” reconhecida por todos. É com orgulho que a Federação de Andebol de Portugal conta, entre os seus membros, com um clube que comemora o seu centenário. Parabéns.Em boa hora nasceram. Em Boa-Hora vão continuar.Desejo as maiores felicidades para os próximos 100 anos.

Saudações desportivasMiguel Laranjeiro

32

peças de prestígio que gravam a memória

www.gravymedal.comfacebook.com/gravymedalTel.: 243 709 000

Ténis e Padel

Ginásio Musculação Crossfit

Pavilhão

33

Existem datas importantes e momentos a celebrar. O Boa Hora Futebol Clube está filiado na Associação de Andebol de Lisboa (AAL) eu como atual Presidente tenho um enorme orgulho em poder parabeniza-lo pelo seu centenário.São 100 anos de história, com um ilustre passado, preenchido com um orgulhoso palmarés desportivo.Nada se afirma sem objetivos, união, dedicação e horas e horas de muito trabalho.Trabalho árduo e exaustivo, muitas vezes, invisível, desconhecido e nem sempre valorizado por todos.E por isso atirmo que TODOS são importantes na continuação de um Boa-Hora Futebol Clube cada vez maior, melhor e capaz de aumentar a sua vitalidade e a sua capacidade de ação, dando a conhecer o trabalho que executam, para que haja uma base de confiança no vosso enorme espírito de união e de conquista.O futuro do Boa-Hora Futebol Clube só terá significado se tiver primeiramente, o reconhecimento e apoio de toda a sua comunidade. O Clube precisa de TODOS, e porque todos nunca serão demais, quero convosco partilhar a mensagem de que da minha parte, as portas da AAL estarão sempre abertas para ajudar a encontrar as melhores soluções para os problemas. Porque juntos somos sempre mais fortes!Por tudo isto, aproveito este espaço para apresentar minha especial saudação e gratidão ao Boa-Hora Futebol Clube.Muitos parabéns, Boa-Hora Futebol Clube, em “boa hora” nasceste!Bem haja,

Ana Maria Cabral(Presidente da AAL)

ASSOCIAÇÃO DE ANDEBOL DE LISBOAAna Maria Cabral

34

Veteranos Andebol Esferantástica

Ginásio

Ténis de Mesa

35

FERNANDO MENDESAtor/Apresentador

Sendo eu Alcantarense quero deixar aqui o meu testemunho de agradecimento ao Clube, por ter contribuído na formação de homens, atletas, tendo para isso desenvolvido muitas actividades culturais e desportivas ao longo destes Cem Anos de vida da Instituição.Muita coisa aconteceu para poderem estar a disputar o campeonato da primeira divisão de andebol.Por tudo isto, dou os meus Parabéns e faço votos de outros cem anos de grandes glórias.

Parabéns Boa HoraBem hajam

ESPETÁCULO!!!

36

CAMPEÕES II DIVISÃO - ANDEBOL SÉNIORES

37

FERNANDO CORREIAJornalista

O Boa Hora FC faz cem anos de vida. Mas, muito mais do que isso, completa cem anos de amor às causas desportiva, cultural e social a que se propôs na data da sua formação, facto que deve ser realçado nesta altura de apagar de velas e de cantar “parabéns a você”.Todas as pessoas bem formadas e devidamente informadas pela história reconhecem (e sabem) que os “pequenos” clubes, de implantação bairrista, eram, ao tempo do regime ditatorial que “assolou” Portugal como uma tempestade, os baluartes da democracia escondida, nem que fosse pela força e pelo significado do associativismo, associado ao potencial por ele produzido, no seu aspecto social. E bem se sabe como ao regime salazarista importava evitar reuniões, exactamente para que não fosse possível inverter a situação, abrindo portas à democracia e ao Estado Social, obviamente desejado pela maioria. Daí que o Boa Hora FC não fuja a esta regra política que somada à vertente cultural e à vertente lúdica, resultou naquilo que o Clube agora é, ou seja, UM BALUARTE DESPORTIVO da freguesia de Alcântara, na qual me orgulho de ter crescido e de me ter feito homem de bem.Não é fácil falar sobre tudo aquilo que o Boa Hora fez nestes cem anos. Nem a mim me compete o feito.No entanto reconheço, pelo que sei, a sua acção meritória a vários níveis e entendo o orgulho com que alguns dirigentes, antigos e actuais, me têm falado dos atletas que ali se “fizeram” e da obra social que o Clube vem destinando aos mais jovens naturalmente na área da formação, desportiva e mental.Gostaria de cumprimentar o andebol e de reconhecer quanto o Clube tem feito pela modalidade, mas ao mesmo tempo sinto – me feliz por perceber o carinho e o desvelo como o andebol é tratado, sendo o orgulho de muita gente e com toda a razão de ser.A Rua Aliança Operária pertence à minha infância, bem como muitas ruas do bairro onde moraram familiares meus. Mas sei que nunca se pôs, com tanta propriedade o nome a uma rua, nem que seja em termos de representação da história de Portugal. Ainda para mais é nessa enorme ladeira de luta por um desporto mais são, o que significa uma vida mais salutar, que se encontra sediado o Boa Hora FC.Sou um lisboeta orgulhoso e um bairrista sem cedências.Parabéns ao Boa Hora e que prossiga, em boa hora, a sua obra e, prol do desporto, do associativismo, da família e da liberdade!

GOOOLOO!!!

38

PROGRAMA COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO

Actividades Desportivas10 Fevereiro | Andebol - Torneio de Minis17 e 18 Fevereiro | Andebol - Seleções Regionais Iniciados Masculinos17 Março | Ténis de Mesa - “Olisipíadas”18 Março | Ténis de Mesa - Torneio “Corbillon” 31 Março | Gala de Kik Boxing “Heroes Night”6 Abril | Torneio Páscoa - Andebol MinisMaio | Torneio de Ténis5 e 6 Maio | Andebol - Torneio Internacional “Masters” 2 e 3 Junho | Andebol - Campeonato Nacional - Final Séniores Femininos23 Junho - 12 Horas | Andebol A.A.Lisboa30 Junho | Futsal Juvenis - Torneio Comércio de Alcântara (X Aniversário)7 Julho | Basquetebol Juvenis -Torneio Jornal Comércio de Alcântara (X Aniversário)14 Julho | Andebol Juvenis -Torneio Jornal Comércio de Alcântara (X Aniversário)Agosto | Torneio Futsal Séniores Masc. - Colab. e Organização do Clube Futebol Os BelenensesAgosto | Torneio Andebol Séniores Masculinos (Benfica - Sporting - Boa-Hora Futebol Clube)6 Outubro | Torneio de “Crossfit”

Cerimónias13 Julho - 19 Horas | Missa na Igreja da Boa Hora13 Julho - 20 Horas | Jantar de Gala - Salão J. F. Alcântara

EspetáculoFernando Mendes - Data a anunciar

39

ROMARIA DE SANTO AMAROQuim Barreiros

TIAGO GONÇALVESProdutor de Vídeo

Actividades Desportivas10 Fevereiro | Andebol - Torneio de Minis17 e 18 Fevereiro | Andebol - Seleções Regionais Iniciados Masculinos17 Março | Ténis de Mesa - “Olisipíadas”18 Março | Ténis de Mesa - Torneio “Corbillon” 31 Março | Gala de Kik Boxing “Heroes Night”6 Abril | Torneio Páscoa - Andebol MinisMaio | Torneio de Ténis5 e 6 Maio | Andebol - Torneio Internacional “Masters” 2 e 3 Junho | Andebol - Campeonato Nacional - Final Séniores Femininos23 Junho - 12 Horas | Andebol A.A.Lisboa30 Junho | Futsal Juvenis - Torneio Comércio de Alcântara (X Aniversário)7 Julho | Basquetebol Juvenis -Torneio Jornal Comércio de Alcântara (X Aniversário)14 Julho | Andebol Juvenis -Torneio Jornal Comércio de Alcântara (X Aniversário)Agosto | Torneio Futsal Séniores Masc. - Colab. e Organização do Clube Futebol Os BelenensesAgosto | Torneio Andebol Séniores Masculinos (Benfica - Sporting - Boa-Hora Futebol Clube)6 Outubro | Torneio de “Crossfit”

Cerimónias13 Julho - 19 Horas | Missa na Igreja da Boa Hora13 Julho - 20 Horas | Jantar de Gala - Salão J. F. Alcântara

EspetáculoFernando Mendes - Data a anunciar

Tiago Miguel Martins Gonçalves nascido a 6 de Março de 1989, natural de Tavira e Licenciado em Multimédia no INUAF - Instituto Superior D. Afonso III em Loulé. Veio para Lisboa no ano de 2013 estudar na ETIC onde finalizou o curso de Operador de Imagem e Iluminação, foi no módulo de jornalismo que o Tiago e o Boa-Hora Futebol CLube tiveram o seu primeiro contacto onde foi feita uma reportagem sobre o clube no

âmbito escolar. Em 2016 houve um novo contacto com o fim de ser feita uma grande reportagem sobre o centenário do clube, com a subida do escalão sénior da modalidade de andebol à primeira divisão na época 2016/2017 foi feita uma parceria para a captação dos jogos da equipa em sua casa e no final dessa mesma época deu-se início ao canal de Internet do clube com o nome de Boa-Hora TV que tem como principal função a transmissão dos seus jogos.

40

PARIZ ONEArtista de Grafites

Pariz One has born in 1984, graduated in audiovisuals, recognized international graffiti artist, Creative Director and art Curator. The artist began by doing graffiti in 1999, he collaborate and perform works of graffiti on a professional level, for individuals, private companies and brands nationally and internationally.Since 2003 Pariz started his travels in Europe, which sparked the artist to a different cultural and artistic overview.He has worked in more than 60 cities around the Globe.His style is characterized by being large, wild and colorful, the true Wildstyle. Passionate by letters and the magic that they transmit, Pariz merges elements of old school style graffiti with futuristic and colorful elements.“The Future is now” says Pariz One.

Um Enorme Reconhecimento aos que ao longo destes anos conseguiram que o Boa Hora Futebol Clube atingisse o Centenário, com todo este ecletismo e dinamismo.Vamos continuar o nosso trabalho.O futuro será assegurado.

JOSÉ RAMOSPresidente da Direção