instalação da nova Área missionária: “são brás!” · comemorar e reaprender com nossa...

6
Jornal Boas Novas.com Ano V Nº 52 Fevereiro de 2017 www.saomiguelsd.com “Eis que faço novas todas as coisas.” (Ap 21, 5) A Paróquia São Miguel e Almas atualmente é formada por 13 comunidades: Rosa Mística, Senhora da Piedade (Soledade), Senhor dos Passos e Senhora das Dores, Santa Edwiges, Santa Rita, Santo Antônio (Patrimônio dos Paivas), São Cristovão, São Judas Tadeu, São Pedro, São José (Capela do Hospital), São Sebastião (Barra) a comunidade mais antiga com 122 anos de fundação e as duas mais novas: Perpétuo Socorro (Variante) que celebrou a sua primeira Missa em 26 de junho de 2008 e Santo Expedito localizada na Vila Brandão inaugurada em 10 de abril de 2014. Estamos comemorando dois grandes momentos na vida da Igreja do Brasil e em nossa Paróquia. O primeiro momento o Ano Nacional Mariano que deseja celebrar, comemorar e reaprender com Nossa Senhora e o segundo momento a Paróquia São Miguel e Almas que esta comemorando seu Ano Jubilar, 150 anos evangelizando vidas, com o lema: “Eis que faço novas todas as coisas.” (Ap 21,5). E é neste clima de festa, muitas orações e iluminados pelo Espírito Santo de Deus, surgiu a ideia de criar a Área Missionária São Brás, que foi um homem de fé, valoroso médico que não só curava as pessoas de suas doenças, mas também dos males da alma. Tinha grande compaixão dos mais necessitados e usava de seu ofício para ajudar a todos sem discriminação. Quando se cria uma Área Missionária às pessoas que ali frequentam devem encontrar oásis de misericórdia, lugar de amor e de carinho, de ser recebido como uma festa. Deve ser um lugar de misericórdia de Deus, sobretudo com um olhar de ternura. Devemos apostar na presença da Igreja em todos os cantos e recantos do território paroquial. As comunidades e as áreas missionárias bem orientadas e unidas na caminhada de Igreja podem ser um bom caminho de renovação da Paróquia, porque possibilitam responder à vocação cristã que se realiza sempre em comum. E para que esta festa seja completa convidamos o povo de Deus para a Procissão que sairá da Igreja dos Passos e Senhora das Dores no dia 03 de fevereiro de 2017 às 19h, em direção a Rua Sebastião David da Fonseca – Bairro São Miguel (Granja) – para a primeira Missa campal em honra a São Brás, com benção da garganta. Pedro Menezes e Marcus (PASCOM) Instalação da nova Área Missionária: “São Brás!”

Upload: phamkhanh

Post on 25-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Instalação da nova Área Missionária: “São Brás!” · comemorar e reaprender com Nossa Senhora e o segundo ... O termo “cátedra” vem do grego “káthedra” e ... pela

Jornal Boas Novas.com

Ano V Nº 52

Fevereiro de 2017

www.saomiguelsd.com

“Eis que faço novas todas as coisas.” (Ap 21, 5)

A Paróquia São Miguel e Almas atualmente é formadapor 13 comunidades: Rosa Mística, Senhora da Piedade(Soledade), Senhor dos Passos e Senhora das Dores, SantaEdwiges, Santa Rita, Santo Antônio (Patrimônio dos Paivas),São Cristovão, São Judas Tadeu, São Pedro, São José(Capela do Hospital), São Sebastião (Barra) a comunidademais antiga com 122 anos de fundação e as duas mais novas:Perpétuo Socorro (Variante) que celebrou a sua primeiraMissa em 26 de junho de 2008 e Santo Expedito localizadana Vila Brandão inaugurada em 10 de abril de 2014.

Estamos comemorando dois grandes momentos navida da Igreja do Brasil e em nossa Paróquia. O primeiromomento o Ano Nacional Mariano que deseja celebrar,comemorar e reaprender com Nossa Senhora e o segundomomento a Paróquia São Miguel e Almas que estacomemorando seu Ano Jubilar, 150 anos evangelizandovidas, com o lema: “Eis que faço novas todas as coisas.”(Ap 21,5). E é neste clima de festa, muitas orações eiluminados pelo Espírito Santo de Deus, surgiu a ideia decriar a Área Missionária São Brás, que foi um homem defé, valoroso médico que não só curava as pessoas de suasdoenças, mas também dos males da alma. Tinha grandecompaixão dos mais necessitados e usava de seu ofício paraajudar a todos sem discriminação.

Quando se cria uma Área Missionária às pessoas queali frequentam devem encontrar oásis de misericórdia, lugarde amor e de carinho, de ser recebido como uma festa.Deve ser um lugar de misericórdia de Deus, sobretudo comum olhar de ternura.

Devemos apostar na presença da Igreja em todos oscantos e recantos do território paroquial. As comunidadese as áreas missionárias bem orientadas e unidas nacaminhada de Igreja podem ser um bom caminho derenovação da Paróquia, porque possibilitam responder àvocação cristã que se realiza sempre em comum.

E para que esta festa seja completa convidamos opovo de Deus para a Procissão que sairá da Igreja dosPassos e Senhora das Dores no dia 03 de fevereiro de 2017às 19h, em direção a Rua Sebastião David da Fonseca –Bairro São Miguel (Granja) – para a primeira Missa campalem honra a São Brás, com benção da garganta.

Pedro Menezes e Marcus (PASCOM)

Instalação da nova ÁreaMissionária: “São Brás!”

Page 2: Instalação da nova Área Missionária: “São Brás!” · comemorar e reaprender com Nossa Senhora e o segundo ... O termo “cátedra” vem do grego “káthedra” e ... pela

Jornal Boas Novas.com - Ano V - Nº 52 - Fevereiro de 2017Página 02 - www.saomiguelsd.com

Meus queridos irmãos e irmãs, estamosiniciando uma nova caminhada, um novotempo com 365 oportunidades de sermosmelhores, de mostrar para todo o mundoque somos portadores da paz verdadeiraque jorra do Coração de Jesus, aberto naCruz, que nos lava de toda culpa e nos tornasensíveis aos acontecimentos do mundo.

Testemunhamos, no ultimo ano, a imagemnegativa de nossa sociedade, fragilizada pelacorrupção que nada mais é do que o desejopelo poder exageradamente. São João nosalerta a permanecermos firmes no amor paraedificarmos o Reino de Deus, que nãoencontra suas bases edificadas no egoísmo,no hedonismo e no individualismo. É claroque estas imagens não fazem apenas partede nosso século, são elas, na verdade, opecado presente no coração do homem queafasta do amor verdadeiro. Por issodeixemos nosso coração aberto para que oSenhor Jesus possa reinar.

Celebramos há pouco o Natal; enfeitamosnossas casas, iluminamos nossa vida, nãoousamos caminhar novamente nas trevas,pois o Senhor é a nossa Luz e nossaSalvação e se O temos ao nosso lado a quetemeremos?

Somos mais que agraciados pois o Senhor,nossa Páscoa, veio nos visitar e desejoupermanecer conosco pelo Amor.

Neste ano Mariano tomemos o exemplo deMaria e seu testemunho: “Eis aqui a Servado Senhor, faça em mim segundo a Vossapalavra.”

EDITORIAL

No dia 11 de fevereiro comemora-se a devoção àNossa Senhora de Lourdes, que em 1858, em uma grutachamada Massabielle, apareceu a uma humildecamponesa chamada Bernadete, que vivia em umapequena vila chamada Lourdes, na França.A família de Bernadete era de origem muito pobre,viviam com poucos recursos, e a situação ficou aindamais difícil depois que seu pai se acidentou no moinhoem que trabalhava e acaba perdendo a visão de um dosolhos.A primeira aparição de Nossa Senhora à jovem, ocorreuquando em dia frio, Bernadete, sua irmã e uma amigasaem para buscar lenha. Chegando perto de um riacho,as outras meninas atravessaram, porém Bernadete ficou,já que sofria de graves crises de asma e a água estavamuito gelada. Estava ela perto de uma gruta quandoouviu uma ventania e quando olhou para cima e viuuma senhora vestida de branco, um véu branco, umrosário e duas rosas douradas nos pés. Neste primeiroencontro a Virgem faz o sinal da Cruz e junto com ela,Bernadete reza o santo terço. Em um período de quinzedias Bernadete encontrou-se com a misteriosa Senhoraque pediu que fosse construída uma capela e que sefizessem uma procissão até à gruta. Depois de muitasaparições, ela finalmente revelou que era a ImaculadaConceição.Em suas aparições, Maria pedia que fossem feitapenitências e que todos rezassem pela conversão dospecadores. Este é o apelo que Nossa Senhora nos fez efaz até hoje para que vivamos em oração e penitência adquirindo uma conduta de verdadeiros seguidores deCristo. Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!

Patrícia Honório(PASCOM)

Produção: Pastoral da ComunicaçãoResponsável: Pe. João Paulo Teixeira DiasCorrespondência: Praça Cesário Alvim n°

49 - Centro Santos Dumont-MG cep:36240000-(32) 3251-4839

e-mail: [email protected]ção, revisão, editoração, arte

final e impressão: Pastoral daComunicação

Periodicidade: MensalTiragem: 1000 exemplares

Nossa Senhora de Lourdes Cátedra de São Pedro

No dia 22 e fevereiro o calendário litúrgico marca acomemoração da Cátedra de São Pedro. Esta festa,atualmente pouco conhecida por nós, remonta ao séc.IV, quando já era celebrada em Roma. A existência destafesta cristã é atestada por uma inscrição do PapaDamaso, datada do ano 370. Nela o Papa fala daexistência da importante cadeira no Vaticano, honradapor festas litúrgicas por sua intrínseca relação com Pedro,o Príncipe dos Apóstolos e primeiro bispo romano.O termo “cátedra” vem do grego “káthedra” e significacadeira. No vocabulário eclesiástico refere-se,sobretudo, à sede do Bispo na igreja principal daDiocese. Esta igreja, denominada “Catedral” desde oConcílio de Tarragona (celebrado em 516), deve seunome à cátedra episcopal nela localizada. A cátedra,por sua vez, simboliza a tríplice missão do Bispo: reger,ensinar e santificar o povo a ele confiado.São Pedro, a quem foi dado por Cristo o cuidado daIgreja (Mt 16,16-20; Jo 21,15-18), enriqueceu aCátedra episcopal com o significado novo absorvidopela festa litúrgica que se estendeu até os dias atuais.Trata-se do forte apelo à unidade eclesial evidente nestacelebração. Ter presente a festa da Cátedra de SãoPedro, é regressar ao Símbolo da Fé quando diz: “Creiona Igreja una, santa, católica e apostólica”. Essa unidadeestá radicada na unicidade de Jesus Cristo comoRedentor da humanidade. Nas Palavras do Catecismoda Igreja Católica: “Tal como só há um único Cristo,também só pode haver um único ‘corpo’ de Cristo, umaúnica ‘esposa’ de Cristo, isto é, uma única Igreja deJesus Cristo” (129).Padre Fransérgio Garcia da Silva

(Vigário Paroquial)

Podemos adorar Maria? Não. Só devemos adorar aDeus. Mas podemos honrá-la como mãe, pois Deus ahonrou primeiro. A adoração é o culto que prestamosexclusivamente a Deus, reconhecê-Lo como Criador,Salvador e dono de tudo o que existe. A Veneração nãotem outro sentido senão valorizar algo,um sinal que nosremete a Deus e seu chamado de conversão a nós. O

lugar de Maria é Jesus, seja na anunciação, namanjedoura ou ao pé da Cruz. Todos os que amamosCristo somos gratos e devemos amar a Maria, sua mãe,a bendita entre todas as mulheres. ''Maria é a escadaceleste pela qual Deus desceu à Terra e os homenssobem a Deus'' - São Fulgêncio.Ana Karolina (PASCOM)

Antônio Cláudio (PASCOM)

Page 3: Instalação da nova Área Missionária: “São Brás!” · comemorar e reaprender com Nossa Senhora e o segundo ... O termo “cátedra” vem do grego “káthedra” e ... pela

Revitalização da Igreja Nosso Senhordos Passos e Nossa Senhora das Dores

Primeiramente eu queria agradecera honra do convite e à confiança doPadre João Paulo, assim como aParóquia que também me recebeucom muito acolhimento e confiança,para sugerir e auxiliar projetos esoluções de cores para a Reformada Igreja do Senhor dos Passos.Em abril de 2016, busquei fotos eimagens antigas para tentarmosresgatar a história da Igreja Senhordos P assos e apresente i àcomunidade da Paróquia algumasreferências de Igrejas Nacionais eInternac ionais . Avaliamos evisualizamos pontos vulneráveis, masprincipalmente as potencialidades daIgreja do Senhor dos Passos quepossui referências da arquiteturaRomânica, e composição de arcosGóticos. Por se tratar de uma Igrejacom um traçado singular, vimos entãoa necessidade de uma Revitalização,ou seja, trabalhar um conjunto ou

Jornal Boas Novas.com - Ano V - Nº 52 - Fevereiro de 2017Página 03 - www.saomiguelsd.com

Esta fes t iv idade litúrgica écomemorada no dia 02 de fevereiro,sendo uma das fest iv idadesreligiosas mais importantes daIgreja Católica Romana, ficandoentre as festas da Conversão de SãoPaulo, no dia 25 de janeiro e a festado Trono de São Pedro, no dia 22de fevereiro.Depois da reforma litúrgica doConcí lio Vaticano II , estafestividade é conhecida como aApresentação do Senhor.Comemora-se o duplo mistério daApresentação de Jesus Cristo noTemplo e a Purificação de Maria.Maria se encaminha para Jerusalém,para oferecer o f ilho , emcumpr imento à profecia deMalaquias: vai chegar ao seuTemplo o Senhor que procurais omensageiro da Aliança, que desejais(Ml 3,1). Apresenta-se ao lugar dosacrifício levando em seus braços avítima tão amada, para apresentá-la ao Senhor.De acordo com o Evangelho, aVirgem Maria e São José levaramo Menino Jesus para o Templo deJerusalém, quarenta dias após o seunascimento para a cerimônia depurificação de Maria, após o partoe a realização da redenção doprimogênito. Maria compreendeuque Jesus devia ser conduzido aoTemplo, não para O resgatar comoa outros primogênitos ,mas para seroferecido a Deus em verdadeirosacrifício. No Templo encontraramSimeão, que conforme relato doEvangelho, recebeu uma promessade que “não morreria semantes ver o Cr is to doSenhor” (Lucas 2,26).

ações que buscavam dar novo vigor,força e energia, para destacar asvirtudes da Igreja.Para isso, foi feito também umProjeto de Revitalização para oAltar-Mor na parte interna, para oentorno da Igreja, e a escolha dast in tas das Fachadas junto dacomunidade.A Revitalização da Fachada foiconcluída no segundo semestre de2016, e foi necessário fazer a trocadas pastilhas da Torre, uma novaIluminação para a Imagem doCristo, que também recebeu novapintura e destaque. A Revitalizaçãomanteve as carac te rí s ticasarquitetônicas sem perder suareferência e renovou a Igreja doSenhor dos Passos.

Poliana VazArquiteta Urbanista :: Técnica emEdificações

Foi então entoado por Simeão umaoração que ficaria conhecida como“O Cântico de Simeão”,profetizando assim a redenção domundo por Jesus.“Agora Tu, Senhor,despedes em paz o teuservo, segundo a tuapalavra, porque os meusolhos já viram a tuasalvação, a qual preparasteante a face de todos ospovos: Luz para revelaçãoaos gentios e glória do teupovo de Israel.” (Lucas2,29-32).Maria e José ficaram encantadoscom as palavras de Simeão que osabençoou e disse à Maria: “Este éposto para queda e levantamento demuitos em Israel e para sinal decontradição e também uma espadatraspassará tua própria alma paraque os pensamentos de muitoscorações sejam revelados.”A Igreja revive então, nesta data, omistério da Apresentação de Jesusno Templo; o Menino que é o Verboencarnado: o Redentor do homem,da História.No Brasil, a festa da Apresentaçãodo Senhor é também chamada defesta de Nossa Senhora da Luz ouNossa Senhora da Candelária.Costuma-se acender uma vela paraa Virgem Maria, em expressão defé, desejando que, como Maria,sejamos um candelabro queapresenta Jesus, Luz do Mundo.

Rita Fontes (PASCOM)

Fonte de Pesquisa: Wikipédia eLeitura Orante

Page 4: Instalação da nova Área Missionária: “São Brás!” · comemorar e reaprender com Nossa Senhora e o segundo ... O termo “cátedra” vem do grego “káthedra” e ... pela

Jornal Boas Novas.com - Ano V - Nº 52 - Fevereiro de 2017Página 04 - www.saomiguelsd.com

3º Ano de Sagração da Matriz - 01/12/16 Jantar Dançante- 02/12/16

UPAS - Distribuição de cestas básicas - 14/12/16Solenidade de Nossa Senhora da Conceição - 08/12/16 Aniversário natalício do Pe João Paulo - 10/12/16

Vista da imagem de São Miguel a Formoso - 06/12/16

Encerramento da Novena de Natal - 19/12/16

Cantata de Natal - 22/12/16 Missa do Galo - Presépio - 24/12/16Missa do Galo - 24/12/16

Missa Com. Stº Expedito - Benção Tabernáculo - 17/12/16 40 anos de vida Presbiteral de Dom Gil - 18/12/16

Page 5: Instalação da nova Área Missionária: “São Brás!” · comemorar e reaprender com Nossa Senhora e o segundo ... O termo “cátedra” vem do grego “káthedra” e ... pela

Jornal Boas Novas.com - Ano V - Nº 52 - Fevereiro de 2017Página 05 - www.saomiguelsd.com

Em meio à vibração do desfile e dosenredos, nossas raízes se tornamevidentes, revelando – em umamiscelânea de cores, contos e olhares– realidades que expressam asparticularidades de nossa construçãocultural enquanto povo e nação.Nesse evento, percebe-se, como queem um mosaico, o rosto de índios,escravos, brancos e caboclos em umabelíssima mistura que dá ao brasileiroo tom e a alegria que o faz “brilhar” nocenário dos povos. É a celebraçãoápice de nossa cultura – mesmo nãosendo genuinamente nossa –, é a festaque nos acrescenta visibilidade diantede todo o mundo!A história tem revelado que um povosem o hábito de celebrar sua culturaperde sua identidade. Contudo, emmeio à beleza dos sons, confetes eserpentinas, que fazem parte dessacelebração, todo indivíduo tem asincera missão de resga tarcontinuamente o real sentido e essênciado que celebra.Verdadeiros elementos do carnaval.Em uma sociedade que procura, a todocusto, fabricar motivos para alcançarnovos lucros, faz-se necessárioquestionar quais são os verdadeiroselementos que, de fato, são integrantesda história do que festejamos. É claroque tal raciocínio poderá não agradaraos donos de cervejarias e aosdistribuidores de “pedras mágicas” eentorpecentes, mas poderá muito nosacrescentar em vida e saúde,

educando-nos para um sóbr ioexercício de nossa alegria.

Rômulo Modesto (PASCOM)Fonte consultada: canção nova

Não existe conexão entre alegriae destruição. A melhor forma de“extravasar-se” diante das dificuldadese tensões não é tornar a vida maiscaótica. Nossas festividades precisamse tornar um palco no qual a vidaapresente belíssimos espetáculos dearte e sensibilidade, e não, em históriasde sofrimento e tragédia (muitas vezesorquestradas pelo excesso de alcoole pelo uso de drogas), com issoaumentando as estat ísticas deirresponsabilidade e destruição. Nossopovo precisa ser alegre sim, mas nadadominado por vícios e por um cenáriode autodestruição; o que não combinacom uma verdadeira alegria.Vivamos, pois, bem e com umaverdadeira alegria esse momento “tãonosso” . No trânsito, nosrelacionamentos e na avenida, pulemosmanifestando nossa verdadeiraidentidade e espontane idade,mostrando que somos apaixonadospela vida e sabemos encarar a durezados dias – como em um “belo drible”– com a sinceridade e a leveza desermos eternos aprendizes.Um bom e feliz carnaval a todos!

Padre Adriano Zandoná – Missionárioda comunidade Canção Nova

Cantinho da Criança - VAMOS COLORIR?

Por: Maria Alzira (PASCOM)

O carnaval é uma das festas que mais traduzem acultura e a identidade do povo brasileiro

Carnaval com Cristo!

O principal objetivo dos pais e da Igrejadeve ser mostrar a essa geração queexistem maneiras de comemorar o carnavalsem precisar perder a identidade decristãos, fazendo a festa com a mesmaalegria, mas sabendo onde está o limite.

Page 6: Instalação da nova Área Missionária: “São Brás!” · comemorar e reaprender com Nossa Senhora e o segundo ... O termo “cátedra” vem do grego “káthedra” e ... pela

Jornal Boas Novas.com - Ano V - Nº 52 - Fevereiro de 2017Página 06 - www.saomiguelsd.com

Dia 01 - 1ª Quarta19h - Missa Passos

Dia 02 - 1ª Quinta15h - Missa no Hospital - Pe Celso18h - Adoração na Matriz19h - Missa na Matriz com aBenção da Luz. Em seguida,Benção da Sala dos Devotos deNossa Srª do Perpétuo Socorro20h - Mulheres que Oram

Dia 03 - 1ª Sexta14h - Adoração na Matriz15h - Missa na Matriz - Pe. Joãode Souza19h - Procissão saindo da Igrejados Passos em direção a RuaSebastião David da Fonseca noBairro São Miguel (Granja), ondehaverá Missa Campal em Honra aSão Brás

Dia 04 - 1º Sábado14h - CPP no Salão - Formação:Tempo da Quaresma e CF 201719h - Missa na Barra19h - Missa Passos

Dia 05 - 1º Domingo8h - Missa Matriz10h - Missa Santa Rita comBatizados10h - Missa Matriz10h - Missa de um Ano daRessurreição do Frei Justino emNova Dores16:30h - Cel Passos18h - Adoração Matriz19h - Missa Matriz

Dia 06 - 1ª Segunda14:30h - Reunião do ConselhoPresbiteral em JF19h - Cel Passos

Dia 07 - 1ª Terça7h - Novena - Diác. Jorge9h - Missa e Novena - Pe João de

Souza14h - Novena - Diác. Hélio15:30h - Novena Diác. Roque17h - Novena19h - Missa com Novena20h - Terço dos Homens

Dia 08 - 2ª Quarta19h - Missa Passos

Dia 09 - 2ª Quinta15h - Missa Hospital - Pe Celso18h - Adoração Matriz19h - Missa Matriz20h - Mulheres que Oram

Dia 10 - 2ª Sexta19h - Missa Rosa Mística19h - Missa Matriz

Dia 11 - 2º Sábado15h - Missa na Matriz com Unçãopara os Enfermos - Pastoral dosEnfermos19h - Missa Passos - Pe João deSouza19h - Casamento Matriz - Diác.Paulo19h - Missa São Pedro

Dia 12 - 2º Domingo8h - Missa São Cristóvão10h - Missa Matriz10h - Missa Patrimônio16:30h - Cel Passos18h - Adoração Matriz19h - Missa Matriz

Dia 13 - 2ª Segunda19h - Cel Passos

Dia 14 - 2ª Terça7h - Novena - Diác. Jorge9h - Novena14h - Novena - Diác. Hélio15:30h - Novena Diác. Roque17h - Novena19h - Missa e Novena20h - Terço dos Homens

Dia 15 - 3ª Quarta19h - Missa Passos19h - Reunião no Salão ParoquialCapelinhas de São Miguel

Dia 16 - 3ª Quinta15h - Missa Hospital - Pe Celso18h - Adoração Matriz19h - Missa Matriz20h - Mulheres que Oram

Dia 17 - 3ª Sexta19h - Missa Matriz19h - Reunião com a PastoralFamiliar no Salão Paroquial

Dia 18 - 3º Sábado17h - Reunião com a Irmandadenos Passos19h - Missa Passos19h - Missa Santo Expedito

Dia 19 - 3º Domingo8h - Missa Matriz10h - Missa São Judas10h - Missa Matriz15h - Missa da Misericórdia naMatriz16:30h - Cel Passos19h - Missa Matriz

Dia 20 - 3ª SegundaRetiro do Clero - I Turma19h - Cel Passos

Dia 21 - 3ª TerçaRetiro do Clero - I Turma7h - Novena - Diác. Jorge9h - Novena14h - Novena - Diác. Hélio15:30h - Novena Diác. Roque17h - Novena19h - Missa e Novena20h - Terço dos Homens

Dia 22 - 4ª QuartaRetiro do Clero - I Turma19h - Formação no Salão Paroquialpara os Ministros da Palavra,

Exéquias e MESCE19h - Missa Passos

Dia 23 - 4ª QuintaRetiro do Clero - I Turma19h - Formação no Salão Paroquialpara os Ministros da Palavra,Exéquias e MESC15h - Missa Hospital - Pe Celso18h - Adoração Matriz19h - Missa Matriz20h - Mulheres que Oram

Dia 24 - 4ª SextaRetiro do Clero - I Turma19h - Missa Matriz

Dia 25 - 4º Sábado17h - Missa com a Juventude noSalão Paroquial (Todos os Jovense Grupos de Jovens da Paróquia)19h - Missa Passos - Pe João deSouza19h - Missa Variante

Dia 26 - 4º Domingo8h - Encontro de Formação com aCatequese (São Miguel e NossaSenhora das Dores)8h - Missa na Matriz8h - Missa Santa Edwiges10h - Missa Matriz15h - Missa Soledade16:30h - Cel Passos19h - Missa Matriz

Dia 27 - 4ª Segunda19h – Cel Passos

Dia 28 - 4ª Terça7h - Novena - Diác. Jorge9h - Novena14h - Novena - Diác. Hélio15:30h - Novena Diác. Roque17h - Novena19h - Missa e Novena na Matriz,com Consagração à São Miguel eAlmas. Jubileu da Paróquia20h - Terço dos Homens

Calendário das Celebrações / Fevereiro / Ano Jubilar e Mariano / 2017

* Todas as terças: Novena Perpétuo Socorro: 7h, 9h, 14h, 15:30h e 19h* Todos os domingos: Missa das crianças às 10h na Matriz de São Miguele Almas.* Todas as terças: Terço dos Homens às 20h na Matriz de São Miguel eAlmas.* Todas as quintas: Mulheres que Oram às 20h na Matriz de São Miguele Almas.* Grupo de Oração Arcanjo Rafael (Grupo de Oração por Cura eLibertação) às 15h todas as terças do mês na sede da RCC.

* Grupo de Oração Operários da Messe do Senhor às 19:30h todas asquintas na sede da RCC.* Convite da RCC: Grupo de Oração Beata Elena Guerra todas segundasdo mês às 7h na sede da RCC.

* Para o mês de fevereiro, a intenção de oração do Papa Francisco é quese reze ‘por todos os que vivem em provação, sobretudo os pobres, osprófugos e os marginalizados, para que encontrem acolhimento e confortonas nossas comunidades’.