informativo são gonçalosaogoncaloporto.com.br/wp-content/uploads/2019/11/infset.pdf · são...

10
1 Informativo Paróquia São Gonçalo São Gonçalo INFORMATIVO SALESIANOS Paróquia São Gonçalo - Porto - Cuiabá Distribuição Gratuita Ano XIV - nº 06 - Setembro

Upload: others

Post on 08-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: INFORMATIVO São Gonçalosaogoncaloporto.com.br/wp-content/uploads/2019/11/infset.pdf · São Gonçalo INFORMATIVO SALESIANOS Ano XIV - nº 06 - Setembro Paróquia São Gonçalo -

1Informativo Paróquia São Gonçalo

São GonçaloINFORMATIVO

SALESIANOS

Paróquia São Gonçalo - Porto - Cuiabá Distribuição GratuitaAno XIV - nº 06 - Setembro

Page 2: INFORMATIVO São Gonçalosaogoncaloporto.com.br/wp-content/uploads/2019/11/infset.pdf · São Gonçalo INFORMATIVO SALESIANOS Ano XIV - nº 06 - Setembro Paróquia São Gonçalo -

2Informativo Paróquia São Gonçalo

Querido paroquiano, querido leitor. Espero que goste da comparação que vou apresentar entre o amor que você têm por sua família e a Bíblia.

Você quer conhecer tudo de seus pais, de seus avós, onde nasceram, como era o mundo no tem-po deles, o que aconteceu de importante durante a infância deles, doenças, acidentes, estripulias, atos heroicos. Amigos importantes. Paixões, esportes, ti-mes preferidos, etc.

Sua curiosidade deriva da vontade de conhecer melhor os seus familiares e entrar em seu mundo e em sua vida. Sentir-se da mesma árvore, amá-los mais e melhor, tornar-se íntimos deles.

E qual é a sua curiosidade com relação a Deus? E a Jesus, o nosso Salvador e Mestre, quem nos falou de Deus com competência, pois de Deus Ele veio?

Faz tanto tempo que Jesus morreu. Quem se lembra dEle? Será que existiu? Essas dúvidas nas-cem da ignorância.

Os primeiros discípulos de Jesus não quiseram perder os seus ensinamentos, os fatos de sua vida, pois entenderam que colocar por escrito as lem-branças impediria que elas fossem modificadas, até sem querer, pelas imperfeições da memória.

Eles seguiram o exemplo de seu povo, o povo escolhido por Deus, o povo da Promessa que Deus fez a Abraão, e a recomendação deixada por Moi-sés depois da libertação do Egito, de celebrar a cada ano, com solenidade, os milagres operados por Deus em favor de seu povo.

Começaram a escrever sobre Jesus, na base de suas lembranças, de feitos presenciados pessoal-mente ou escutado descrever por pessoas próximas de Jesus, tudo o que os discípulos julgaram ser im-portantes para os filhos, os demais discípulos, para o futuro.

Os Apóstolos recolheram esses escritos e fize-ram uma seleção, pois alguns escritores tinham mui-ta fantasia que modificou os fatos da vida de Jesus ou até os inventou. Esses escritos não foram des-truídos, mas não foram considerados verdadeiros, e não fazem parte da tradição da Primeira Igreja. Nós conhecemos esses escritos como Evangelhos apó-crifos (não verdadeiros, com falsidades). Não fazem parte da fé cristã, mas são interessantes para en-tender melhor os próprios Evangelhos “canônicos”, verdadeiros.

Os Evangelhos reconhecidos como verdadeiros são somente quatro, os três Sinóticos (que seguem o mesmo itinerário dos fatos da vida de Jesus) MA-TEUS, MARCOS e LUCAS e o Quarto Evangelho,

EditorialSetembro, mês da Bíblia

escrito bem depois e com outro esque-ma de narração, Evangelho de JOÃO.

Um católico adulto, que frequentou as escolas mas que não tenha lido pes-soalmente os Quatro Evangelhos, de-veria ser considerado um cristão anal-fabeto e sem amor a Cristo, pois não se pode ter amor a uma pessoa que não se conhece. Só podemos conhecer Je-sus através dos Evangelhos, escritos ou proclamados.

Uma pessoa analfabeta de verdade, pelo fato de não saber ler, desenvolve a memória de um jeito tão maravilhoso que, se frequentar as missas regularmen-te e prestar atenção à proclamação da Palavra, poderá envergonhar tantos cristãos “Doutores”. Esses últimos serão conhecedores de tantas coisas do mundo, sem dúvidas importantes, úteis, mas que não são necessá-rias para produzir felicidade e paz nesta vida e ganhar o Céu após a morte.

Você tem que ler, conhecer, saber explicar aos seus filhos e netos os Evangelhos, assim como você fala dos fatos de sua infância ou dos seus pais e avós.

Essas pessoas são importantes, mas Jesus é o mais importante.

Pense bem: quer amar a Cristo Jesus? Deve conhe-cer e amar os Evangelhos!

Vou ler os Evangelhos desta forma: ou na ordem como eles estão na Bíblia, ou do jeito como eu gosto: Lucas, Marcos, Mateus, João.

Leia um Evangelho, releia três vezes. Vai ao se-gundo Evangelho, leia três vezes, depois ao terceiro e, enfim ao de João.

Ficará maravilhado e começará a perceber que as palavras se tornam vivas, Jesus se torna vivo para você, em sua vida. Será feliz e querer conhece-lo mais e mais. E o seu amor passará para toda a Bíblia.

Após os Evangelhos, leia os outros livros do Novo Testamento. Só depois leia o Antigo Testamento. Os Salmos, se você gostar deles, poderá rezá-los em qualquer tempo.

Isso que escrevi é a minha opinião, meu conselho. Se encontrar outros conselhos melhores, siga o que achar melhor, mas não deixe de conhecer em primeiro lugar os Evangelhos.

“Jesus te ama”!

Pároco Pe. Giulio Boffi

AOS DOMINGOS: Igreja São Gonçalo: 6h30 - 8h30 - 17h - 19h Nossa Sra. Auxiliadora: 7h - 8h30 - 10h30 - 17h - 19h S. Domingos Sávio: 8h - 19h Nossa Sra. de Fátima: 7h São Vicente: 8h N. Sra. Bom Conselho: 18h

Santa Rita: Terça-feira: 12h Quinta-feira: 18h São Pedro: 19h

Horário das Missas

Page 3: INFORMATIVO São Gonçalosaogoncaloporto.com.br/wp-content/uploads/2019/11/infset.pdf · São Gonçalo INFORMATIVO SALESIANOS Ano XIV - nº 06 - Setembro Paróquia São Gonçalo -

3Informativo Paróquia São Gonçalo

* 9971-7747

19º ECC aconteceu na comunidadeSão Vicente

De 30 de agosto a 1º de setem-bro, nos ambientes da Comunidade de São Vicente, se realizou o 19º En-contro de casais com Cristo (ECC), 1ª Etapa, do qual participaram, também, oito casais de Rondonópolis. Foi um ECC missionário pois nosso serviço de evangelização se dirigiu a apoiar a instalação do ECC em Rondonópolis, na Paróquia São João Batista.

O Encontro foi conduzido pelo ca-sal Rachid e Ana. Cinco sacerdotes se ofereceram de atender às confis-sões dos que desejaram. Pe. Giulio, auxiliado pelo Pe. Euller, foi o Diretor Espiritual.

ECC - A 1ª etapa, paroquial, tem o intuito de ajudar os casais a fomen-tar ou reencontrar a fé na família e na Comunidade paroquial. A 2ª eta-pa, setorial (uma parte da Diocese), é de formação doutrinal. É formati-va, atualizando os casais sobre os pontos mais importantes da fé. A 3ª etapa visa ao engajamento, não mais somente nas comunidades eclesiais, mas na sociedade como um todo: visa ao compromisso social e à cida-dania política.

Paróquia realiza 1ª Semana de LiturgiaDe 10 a 13 de setembro foi reali-

zada, sob organização do Pe. Euller Silva, a I Semana de Liturgia. O en-contro visou a formação de comenta-

ristas e leitores. Foram realizadas palestras sobre

oratória, dinamismo nas celebrações e liturgia em geral.

Mais de 100 pessoas, de todas as nossas comunidades, participaram da semana e receberam o certificado de participação.

Page 4: INFORMATIVO São Gonçalosaogoncaloporto.com.br/wp-content/uploads/2019/11/infset.pdf · São Gonçalo INFORMATIVO SALESIANOS Ano XIV - nº 06 - Setembro Paróquia São Gonçalo -

4Informativo Paróquia São Gonçalo

Projeto cultural “Pantanal em Canto” O Encontro Nacional de Corais ini-

ciou suas apresentações à população mato-grossense na Igreja São Gon-çalo, na noite do dia 6 de setembro. A Igreja lotada apreciou os números de

12 corais da região e de um coral de Mariana/MG.

Também participaram os corais: Coral Luz e Verde, Coral Infanto-juve-nil Arte Cidadã (MT), Coral da 3ª Ida-

de da UFMT (MT), Coral Municipal de Cuiabá (MT), Coral Tom Maior (MG) e Coral Flauta Mágica (MT).

Page 5: INFORMATIVO São Gonçalosaogoncaloporto.com.br/wp-content/uploads/2019/11/infset.pdf · São Gonçalo INFORMATIVO SALESIANOS Ano XIV - nº 06 - Setembro Paróquia São Gonçalo -

5Informativo Paróquia São Gonçalo

Festa de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

A Festa em honra a Nossa Se-nhora Desatadora dos Nós, realizada pela Capela de Santa Rita, de nos-sa Paróquia, foi celebrada no 8 de setembro, com procissão e missa, acompanhadas pelo jantar festivo no Asilo Santa Rita.

O Rei Ricardo da Silva Monteiro e

a Rainha Marta Maciel Metello Man-sur Bumlai trabalharam maravilhosa-mente com suas equipes continuan-do a tradição de grandiosidade e fé desta Festa, tão procurada pelo povo, em suas dificuldades de vida.

Parabéns a todos os que traba-lharam nesta iniciativa, que possibi-

lita à comunidade de dar assistência às meninas do Asilo Santa Rita. Fé, alegria, caridade e bênçãos de Nossa Senhora estiveram presentes mais uma vez nesta pequena igreja, que consegue reunir uma grande comu-nidade.

Page 6: INFORMATIVO São Gonçalosaogoncaloporto.com.br/wp-content/uploads/2019/11/infset.pdf · São Gonçalo INFORMATIVO SALESIANOS Ano XIV - nº 06 - Setembro Paróquia São Gonçalo -

6Informativo Paróquia São Gonçalo

24 horas

Transporte gratuito para consultas

banho - tosa - vacinas

|

Comemoração do centenário dosenhor Adriano Amorim

Na missa da matriz São Gonçalo do dia 17 de setembro celebrou-se o centenário natalício de Adriano Gonçal-ves de Amorim.

Sétimo de nove filhos, Adriano ca-sou-se em 28 de setembro de 1944 com Maria Adelina de Amorim e tive-

ram12 filhos. Maria Adelina, profes-sora, catequista, poetisa, dedicada à igreja e à família e Adriano, militar galgando o grau de capitão.

O centenário foi celebrado com missa, festa dos familiares e gesto de solidariedade: doação de 200 saco-

lões em favor das famílias assistidas pela matriz São Gonçalo.

Essa celebração foi digna de imi-tação, pela vida do festejado, pela sua família e pelo coração cristão de todos os participantes da festa.

Padre Umberto comemora 16 anos de sacerdócio

Nas missas que celebrou no dia 20 de setembro e no almoço da Co-munidade Salesiana de São Gonçalo, Pe. Umberto Pereira comemorou 16 anos de padre. Quando ele completar 100 anos, em 2027, irá celebrar suas Bodas de prata sacerdotais. Ele ga-

rante que (se Deus quiser) será um grande dia e haverá uma “festa de arromba”.

Rezemos por ele, a fim de que Deus lhe conserve as forças físicas e mentais até aquele dia. O lema que se pode formular observando seu

ritmo de vida é “morrer na brecha, a serviço de Deus e dos irmãos, se-guindo Dom Bosco”!

Padre Umberto, continue ofere-cendo seus dons de sabedoria a to-dos os que o procuram!

Page 7: INFORMATIVO São Gonçalosaogoncaloporto.com.br/wp-content/uploads/2019/11/infset.pdf · São Gonçalo INFORMATIVO SALESIANOS Ano XIV - nº 06 - Setembro Paróquia São Gonçalo -

7Informativo Paróquia São Gonçalo

Paróquia comemora o mês da BíbliaO último do-

mingo de se-tembro, mês da Bíblia, foi come-morado na Igre-ja São Gonçalo com uma ceri-mônia significa-tiva, no itinerário de preparação dos jovens para a Crisma.

No decorrer da missa das 8h30, os pais dos crismandos entregaram o Livro Sagrado aos seus filhos recomendando que o leiam em espírito de fé, para que as palavras produzam seu efeito na vida deles.

As crianças lembraram, no final da missa, os Santos Arcanjos, acolhidas com alegria pelos fiéis, que sempre gostam do que as crianças apresen-tam. Elas são preparadas pelas cate-quistas com carinho durante a missa.

A “Corte” da Festa de Nossa Se-nhora Aparecida e São Benedito es-teve presente na Missa das 17 horas, convidando os fiéis à participação das

iniciativas organizadas. A Rainha Gláucia, com sua alegria e caris-ma, incentivou os presentes.

Foi lembrado a todos que esta festa tem, além da intenção de alimentar a fé, visa oferecer recursos para a reforma do pa-ra-raios e dos aparelhos de ar-condicionado da igreja. O tempo muito quente é a maior prova da urgência dessas iniciativas.

As bênçãos de Nossa Se-nhora e de São Benedito sejam copiosas para os generosos de-votos!

Crianças são convidadas para a Caminhada com Maria

No dia 15 de setembro, para motivar as fa-mílias a participar da 1ª Caminhada com Maria, que vai se realizar no próximo 26 de outubro, a partir da Igreja Nossa Senhora do Bom Con-selho até a Arena Pantanal, no final da missa das 8h30, as criancinhas da pré-catequese en-traram na Igreja acompanhadas por um gran-de boneco vivo representando Nossa Senhora Aparecida.

A motivação foi dada pela Tia Hana e todas as crianças com a comunidade ficaram muito contentes com a entrada e a motivação.

Quem ama as crianças e Nossa Senhora tem grande fantasia. Preparemo-nos para a ca-minhada.

Page 8: INFORMATIVO São Gonçalosaogoncaloporto.com.br/wp-content/uploads/2019/11/infset.pdf · São Gonçalo INFORMATIVO SALESIANOS Ano XIV - nº 06 - Setembro Paróquia São Gonçalo -

8Informativo Paróquia São Gonçalo

Comunidade São Pedro passa por reformas

A Comunidade de São Pedro está contente com a realização das obras tão almejadas e esperadas. A comunidade teve a paciência de recolher, com pro-moções e festas, os recursos necessários e está, agora, colhendo os frutos de seus esforços.

Foram reforçados os alicerces e embelezado o interior da igreja. Veio a hora do salão: alicerces, te-lhado e parede lateral. Trabalho árduo, supervisiona-do pelo engenheiro Rachid. Marcos acompanhou to-dos os trabalhos e sente-se, justamente, orgulhoso, com toda a comunidade, pela realização alcançada.

Parabéns e São Pedro os abençoará sempre, co-munidade e bairro Dom Aquino.

Page 9: INFORMATIVO São Gonçalosaogoncaloporto.com.br/wp-content/uploads/2019/11/infset.pdf · São Gonçalo INFORMATIVO SALESIANOS Ano XIV - nº 06 - Setembro Paróquia São Gonçalo -

9Informativo Paróquia São Gonçalo

Festa de São Vicente e Nossa Senhora das Dores

A Comunidade de São Vicente de Paulo venera, como co-padroei-ra, Nossa Senhora das Dores. São Vicente e Nossa Senhora das Dores festejam-se no mesmo período, com práticas distintas. Nossa Senhora das Dores é celebrada na capela dentro do cemitério do Porto, com um trí-duo, onde se rezam, de manhã cedo o terço e é celebrada a missa, às 5h30min. São Vicente foi celebrado com novena, de 18 a 26 de setembro.

Pe. Flávio Tartari, vigário da comu-nidade, Pe. Giulio e Pe. Euller, invo-caram a intercessão de Maria sobre os que sofrem. O encerramento das festividades, com procissão dos dois

santos e missa solene foi realizado no dia 27 de setembro. No dia 28, a comunidade se reuniu para a festa social.

Parabéns aos reis e rainhas, ao Capitão de Mastro, Benedito Rafa-el da Silva, e Alferes de Bandeira, Ana Maria dos Santos Silva. No final da missa os reis deste ano: de São Vicente, Jonas Bezer-ra Freire e a Rainha Ivone Fátima da Silva Freire, e de Nossa Senhora das Dores, Eric Luiz Barbosa da Silva e Rosiane Ribeiro da Silva

Barbosa, passaram as coroas para os casais que irão presidir a festa de 2020.

Page 10: INFORMATIVO São Gonçalosaogoncaloporto.com.br/wp-content/uploads/2019/11/infset.pdf · São Gonçalo INFORMATIVO SALESIANOS Ano XIV - nº 06 - Setembro Paróquia São Gonçalo -

10Informativo Paróquia São Gonçalo

Paróquia São GonçaloRua XV de Novembro, 664 – Porto

CEP: 78020-810 Cuiabá – MTFone: (65) 3623-1442

[email protected]

Informativo da Paróquia São Gonçalo - Distribuição GratuitaPároco – Pe. Giulio Boffi

Produção: Pastoral da Comunicação - Pascom Jornalista responsável – Sérgio Thompson

Redação – Padri Giulio Boffi, Maria do Carmo Monteiro e colaboradores.Relações Públicas – Wilson Maia Amorim

Expediente www.saogoncaloporto.com.br

Conhecer Jesus

Um dia ou outro da vida fazemos uma reflexão: conheço Jesus? Se o vejo apenas pelas fotos, ilustrações diversas que, muitas vezes, não con-dizem com nossas idéias? Ou nos emocionamos pelo olhar, pela Pala-vra, por uma graça recebida? Jesus, me atrevo a dizer, que me conquistou desde pequena, pelos ensinamentos da minha mãe que, ao nos corrigir, nos mostrava que Jesus não estava contente com nossas atitudes ou pe-cados.

Lembro das minhas catequistas Ir. Edwiges Siqueira, Gilda Ricci Ra-belo Leite que, com delicadeza, nos ensinava como a Virgem Maria gerou Jesus. Sentíamos essa proximidade com Jesus na Eucaristia e, ao rece-bê-lo na primeira comunhão, nosso coração sentia, sem ver, o Mestre entrando no nosso interior de criança que, ao comungar, tinha o cuidado de

recebê-lo, na boca, com todo cuida-do, crendo que o Seu corpo estava aí.

Na adolescência, ingressando no Grupo das Filhas de Maria, o propó-sito de viver a fé, a castidade e amor à comunidade nos levavam a conhe-cer Jesus, preparando para a voca-ção que Ele nos escolheria. A alegria da juventude nos fez conhecer de perto o que o agradava ou feria seu coração. Hoje, outros movimentos seguem o mesmo ideal. Pequenos passos, longe da santidade perfeita, mas vividos no objetivo de levar a Sua imagem onde a gente vivia, tra-balhava ou festava.

A Palavra nos guiava e, embora ainda sem acesso à Bíblia, a Histó-ria Sagrada e o catecismo nos mos-trava Jesus, guiadas pelas Filhas de Maria Auxiliadora do então Ginásio Coração de Jesus. No casamento, Jesus entrou antes e tive a felicida-

de de ouvir um testemunho de meu esposo (término do ECC) que ele viu Jesus quando voltávamos para casa pois Ele já estava à porta esperando o nosso retorno desse encontro que aprimorou nosso “estar e conhecer Jesus”!

E sofrendo as dores da vida como doenças, perda do esposo e de dois filhos, problemas que surgiam de or-dem material, financeira não poderí-amos deixar de falar das curas tam-bém maravilhosas de ordem física e espiritual, acreditando que conhecer Jesus (com todas as falhas humanas) é isso: sorrir, amar, doar-se aos ou-tros e sem desespero carregar a cruz que todos temos.

Com humildade pensamos que conhecer Jesus, face a face é um de-safio que depende de cada um e da Sua graça!

Maria do Carmo Monteiro da Silva