informativo sintsep-pa 23 março 2010

2
INFO MATIVO R 20 os An Filiado à CONDSEF Informativo do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Pará www.sintseppa.org.br 23 de março de 2010 Intoxicados da FUNASA abandonado em Belém Rosenildo Leão está osenildo Leão Moura é servidor da FUNASA de R Conceição do Araguaia. Foi intoxicado no exercício de suas atividades como guarda de endemia. Como resultado da intoxicação, Rosenildo sofre, principalmente, de problemas no nervo de seu braço, no coração (na veia Mitral) e de diabetes. Desde o dia 13 de fevereiro, encontra-se em Belém para tratamentos médicos. Chegou a ser internado na UTI. Sentia fortes dores nas costas, sua veia tinha 40% de comprometimento e seus pés estavam bastante inchados. Para piorar a doença retirava completamente seu apetite o que fez emagrecer muito. O companheiro se submeteu a um cateterismo e a um ecocardiograma. Está tomando remédios cardíacos (para aliviar as dores e recuperação das veias) além de diuréticos. Rosenildo tem uma decisão judicial que obriga a FUNASA a arcar com todas as despesas de seu tratamento. Porém, o órgão se nega a comprar uma cinta lombar, indicada pelos médicos. O SINTSEP-PA visitou o companheiro no Hotel Luna, localizado no bairro de São Brás, em Belém. O pequeno quarto é divido com sua esposa e sua filha, que o auxiliam nos tratamentos. Na oportunidade, Rosenildo relatou a assessoria de imprensa do sindicato “que a FUNASA deveria dar mais assistência aos intoxicados”. Reclamou que “jogam a gente dentro do Hotel, nos empurram aqui, dão alimento, mas não sabemos a quem recorrer quando necessitamos”. “jogam a gente dentro do Hotel, nos empurram aqui, dão alimento, mas não sabemos a quem recorrer quando necessitamos”. Descaso da FUNASA FUNASA desrespeita decisão judicial

Upload: julio-sintsep-pa

Post on 13-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo especial sobre o caso do servidor intoxicado com DDT Rosinaldo Leão

TRANSCRIPT

INFO MATIVOR20 osAn

Filiado à

CONDSEF

Informativo do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Pará www.sintseppa.org.br 23 de março de 2010

Intoxicados da FUNASA

abandonado em BelémRosenildo Leão está

osenildo Leão Moura é s e r v i d o r d a F U N A S A d e R

Conceição do Araguaia. Foi intoxicado no exercício de suas atividades como guarda de endemia. Como resultado da intoxicação, Rosenildo sofre, principalmente, de problemas no nervo de seu braço, no coração (na veia Mitral) e de diabetes.

Desde o dia 13 de fevereiro, encontra-se em Belém para tratamentos médicos. Chegou a ser internado na UTI. Sentia fortes dores nas costas, sua veia tinha 40% de comprometimento e seus pés estavam bastante inchados. Para piorar a doença retirava completamente seu apetite o que fez emagrecer muito.

O companheiro se submeteu a um cateterismo e a um

ecocardiograma. Está tomando remédios cardíacos (para aliviar as dores e recuperação das veias) além de diuréticos.

Rosenildo tem uma decisão judicial que obriga a FUNASA a arcar com todas as despesas de seu tratamento. Porém, o órgão se nega a comprar uma cinta lombar, indicada pelos médicos.

O SINTSEP-PA visitou o companheiro no Hotel Luna, localizado no bairro de São Brás, em Belém. O pequeno quarto é divido com sua esposa e sua filha, que o auxiliam nos tratamentos.

Na oportunidade, Rosenildo relatou a assessoria de imprensa do sindicato “que a FUNASA deveria dar mais assistência aos intoxicados”. Reclamou que “jogam a gente dentro do Hotel, nos empurram aqui, dão alimento, mas não sabemos a quem recorrer quando necessitamos”.

“jogam a gente dentro do Hotel, nos empurram aqui, dão alimento,mas não sabemos a quem recorrer quando necessitamos”.

Descaso da FUNASA

FUNASA desrespeitadecisão judicial

Informativo do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Pará www.sintseppa.org.br 23 de março de 2010

Últimas ações do SINTSEP em defesa dos trabalhadores IntoxicadosAudiência Pública sobre intoxicados na ALEPA

III Enconto de Intoxicados da FUNASA durante FSM

Documentário produzido pela TV Câmara

Audiência Pública debate sobre intoxicados na câmara dos deputados

Denúncia do SINTSEP-PA à OIT (Organização Internacional do Trabalho)

sobre descaso do governo brasileiro com os servidores Intoxicados da

FUNASA

SINTSEP-PA conseguiu através do Tribunal Federal, manter servidores intoxicados afastados de suas funções.

Governo manteve o adicional de insalubridade/periculosidade

Dois Projetos de Lei (PL) estão em tramitação no Legislativo Federal visando à reparação dos guardas e agentes de endemias da FUNASA intoxicados por DDT e Malathion. O primeiro é o projeto de Lei Nº 4.485/2007, do Dep. Fed. Zequinha Marinho (PMDB-PA). O segundo é o projeto de Lei de Nº 4973/2009, de autoria da Deputada Federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC). O SINTSEP-Pa elaborou uma análise dos PL's para a categoria.

MPF realizou audiência com FUNASA

No mês de maio o presidente Lula sancionou a Lei 11.936 que proíbe a fabricação, importação, exportação e estocagem do DDT em solo nacional

Rosenildo Leão foi o primeiro a

Em agosto de 1996, durante o III congresso do SINTSEP-PA, foi realizada a primeira denuncia de intoxicação por DDT e Malathion no estado.

Dois delegados relataram os fatos. Genival Rodrigues, hoje diretor do SINTSEP-PA e Rosenildo Leão Moura.

Desde aquele evento, 14 anos se passaram, mas a FUNASA e o governo federal seguem renegando os servidores.

O SINTSEP-PA vem buscando através dos meios de comunicação expor para a população a situação dos trabalhadores intoxicados.

Na semana passada os companheiros de nossa sub-sede em Santarém foram procurados pela rede Record para realizar matéria para veiculação local e nacional sobre os intoxicados. A equipe da Record entrevistou a família de Arquilau Ruiz, a última vítima do descaso do governo e nosso assessor político Messias Flexa.

denunciar a intoxicação

Denúncia na Mídia: Rede Record realiza matéria sobre intoxicados