informativo sindical - 25

4
Informativo Ano IV - Número 25 - Dezembro 2014 www.stecsv.com.br [email protected] STECSV - Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios do Município de São Vicente • Av. Marechal Deodoro, nº 1233, Vila Valença, São Vicente/SP Tel.: (13) 3468-9810 Governo não fiscaliza e trabalhador sofre CEF intocável A falta de fiscalização e pul- so firme do governo na política, especialmente no que diz res- peito ao plano de saúde, inter- fere diretamente no orçamento dos nossos representados. Em setembro, a Beneficência Por- tuguesa rescindiu o contrato co- nosco. A grande verdade é que os planos, pouco a pouco, estão falindo. É a corrupção sem fim que respinga nos menos favo- recidos (leia-se: trabalhadores mais necessitados). Até quando o brasileiro vai aguentar essa roubalheira em nível nacional. A propaganda enganosa continua a ser veiculada pelas principais mí- dias, fazendo o correntista de bobo. Sem medo de errar, a Caixa Eco- nômica Federal se ainda não é, está próxima de ser o pior banco brasi- leiro. Atendimento discriminatório, principalmente quando percebem que estão diante de gente mais hu- milde que luta dia após dia para ten- tar garantir seu emprego. É o nosso caso. Diretores e funcionários do STECV chegaram a esperar mais de 45 minutos na fila, quando a Lei de- termina que o tempo de espera não pode ultrapassar meia hora. As novas e confusas regras so- bre a utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS – criado pelo governo em 1967 para servir de re- taguarda financeira ao trabalhador demi - tido sem justa causa -, seja ele registrado, avulso, temporário ou rural, mudaram para pior a vida dos mais humildes. Antigamente, qualquer trabalha- dor tinha 30 anos para reclamar. Ago- ra, houve drástica redução de tempo, caindo para apenas cinco anos. Segundo os especialistas em Pre- vidência Social, essa nova determi- nação, “favorece o setor patronal e desmerece aquele que produz”. Para o presidente do STECSV, Severino Augusto, é preciso ficar atento: “O trabalhador, para não ser enganado, tem que acompanhar a evolução de seus depósitos em conta solicitando sempre ao banco um ex- trato analítico”. Entretanto, finaliza o sindicalista, o sindicato estará à disposição para orientar a todos. “Nosso departamento jurídico está preparado para orientar e defen- der o trabalhador em condomínio em qualquer situação”. Mudanças no FGTS castigam os Trabalhadores Assista pela TV UniSantos, Canal 12 da Net, todos os sábados, das 12h30 às 13h30, o programa SINDICATO EM NOTÍCIAS com a apresentação de Valmir Amaral. Durante uma hora, semanalmente, nossos trabalhadores têm informações e comentários que lhes interessam diretamente. Você também pode participar sugerindo novos temas, entrevistas e fazer questionamentos aos convidados do programa.

Upload: cassiobueno-grafica-e-editora

Post on 06-Apr-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Diagramação: www.cassiobueno.com.br

TRANSCRIPT

Page 1: INFORMATIVO SINDICAL - 25

I n f o r m a t i v oSindicalAno IV - Número 25 - Dezembro 2014 www.stecsv.com.br • [email protected] - Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios do Município de São Vicente • Av. Marechal Deodoro, nº 1233, Vila Valença, São Vicente/SP Tel.: (13) 3468-9810

Governo não fiscaliza e trabalhador sofre

CEF intocável

A falta de fiscalização e pul-so firme do governo na política, especialmente no que diz res-peito ao plano de saúde, inter-fere diretamente no orçamento dos nossos representados. Em setembro, a Beneficência Por-tuguesa rescindiu o contrato co-

nosco. A grande verdade é que os planos, pouco a pouco, estão falindo. É a corrupção sem fim que respinga nos menos favo-recidos (leia-se: trabalhadores mais necessitados). Até quando o brasileiro vai aguentar essa roubalheira em nível nacional.

A propaganda enganosa continua a ser veiculada pelas principais mí-dias, fazendo o correntista de bobo.

Sem medo de errar, a Caixa Eco-nômica Federal se ainda não é, está próxima de ser o pior banco brasi-leiro. Atendimento discriminatório, principalmente quando percebem que estão diante de gente mais hu-milde que luta dia após dia para ten-tar garantir seu emprego. É o nosso caso. Diretores e funcionários do STECV chegaram a esperar mais de 45 minutos na fila, quando a Lei de-termina que o tempo de espera não pode ultrapassar meia hora.

As novas e confusas regras so-bre a utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS – criado pelo governo em 1967 para servir de re-taguarda financeira ao trabalhador demi-tido sem justa causa -, seja ele registrado, avulso, temporário ou rural, mudaram para pior a vida dos mais humildes.

Antigamente, qualquer trabalha-dor tinha 30 anos para reclamar. Ago-ra, houve drástica redução de tempo, caindo para apenas cinco anos.

Segundo os especialistas em Pre-vidência Social, essa nova determi-nação, “favorece o setor patronal e

desmerece aquele que produz”.Para o presidente do STECSV,

Severino Augusto, é preciso ficar atento: “O trabalhador, para não ser enganado, tem que acompanhar a evolução de seus depósitos em conta solicitando sempre ao banco um ex-trato analítico”.

Entretanto, finaliza o sindicalista, o sindicato estará à disposição para orientar a todos.

“Nosso departamento jurídico está preparado para orientar e defen-der o trabalhador em condomínio em qualquer situação”.

Mudanças no FGTS castigam os Trabalhadores

Assista pela TV UniSantos, Canal 12 da Net, todos os sábados, das 12h30 às 13h30,

o programa SINDICATO EM NOTÍCIAS com a apresentação de Valmir Amaral.Durante uma hora, semanalmente, nossos trabalhadores têm informações e comentários que lhes interessam diretamente. Você também pode participar sugerindo novos temas, entrevistas e fazer questionamentos aos convidados do programa.

Page 2: INFORMATIVO SINDICAL - 25

I n f o r m a t i v oSindicalAno IV - Número 25 - Dezembro 2014

www.stecsv.com.br • [email protected] • Página 2Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios do Município de São Vicente

PRESIDENTESeverino Augusto da Silva

VICE-PRESIDENTEFrancisco Nonato de Souza

SECRETÁRIO-GERALJosé Pereira Macedo

PRIMEIRO SECRETÁRIOVicente Flávio de Queiroz TESOUREIRO GERAL

Josinaldo Bispo dos SantosPRIMEIRO-TESOUREIRO

Gilberto Sebastião LuísDIRETOR DE PATRIMÔNIO Sandro Mendes dos Santos

SUPLENTES Irandi Nunes da Mota

José Batista Barbosa de OliveiraJosé Rodrigues dos Santos

Ramiro dos SantosRonaldo Ferreira SoaresRosivan Roberto da Silva

Jailton Dionisio Rufino Aparecido MachadoJair Dionísio Rufino

Nilson Alves da SilvaJosé Nilton Rabelo Macedo

Severino Pereira de Lima Filho

EXPEDIENTEEste informativo é uma publicação bimensal, com distribuição

gratuita, sob a responsabilidade do SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDIFÍCIOS E CONDOMÍNIOS DA

CIDADE DE SÃO VICENTE. A Diretoria não se responsabiliza por artigos assinados pelos colaboradores. Diagramação: www.cassiobueno.com.br

Edição e revisão: Mário RibeiroImpressao: Gráfica Diário do Litoral Tiragem: 2 mil exemplares

DIRETORIA EFETIVA

A incoerência é a mar-ca das autoridades políti-cas dos países de terceiro mundo. Graças à impuni-dade, a roubalheira e des-vio de impostos geram inúmeros sofrimentos diretos em quem produz honestamente, penalizan-do ao mesmo tempo em-pregadores e empregados.

A verdade é que mui-tos escândalos precisam ser esclarecidos. Como dizem os especialistas em ciências políticas e so-ciais: “doa a quem doer”. Tomara!

Entre as incoerências está o critério adotado pelo governo federal para

incentivar a prática reli-giosa. Sem querer entrar no mérito religioso em si, o que se vê na prática é que os templos, País afo-ra, sobrevivem da doação espontânea dos fiéis. Por que esse montante arre-cadado, e que não é pe-queno, não é tributado? Qual o critério adotado? Por que a discriminação com o movimento sindi-cal brasileiro?

Nós, sindicalistas, que dedicamos a maior parte do dia, ao longo de todo o ano, na heroica tentativa de administrar conflitos entre patrão e emprega-dos, além de orientar a

categoria quanto ao me-lhor caminho a seguir, somos penalizados com encargos injustificáveis e insuportáveis. Temos que custear, por exemplo, um plano de saúde razoável para que o trabalhador se associe.

A Constituição Fede-ral, nossa lei maior, diz que todos são iguais pe-rante a Lei, sejam grandes ou pequenos. Será?

E D I T O R I A L

Severino Augusto da Silva - Presidente

O Sindicato oferece aos trabalhado-res e respectivos familiares benefícios importantíssimos: médicos de diversas especialidades, exames laboratoriais,

ótica, orientação jurídica, cursos etc. Muitos deles sem qualquer custo e ou-tros com descontos especiais e parce-lados.

Traga sua esposa e filhos menores de 18 anos, Venha até nós, pois tere-mos muito prazer em recebê-lo para um cafezinho. Juntos, somos mais fortes!

AdvogadosDr. Roberto Zanarolli da Costa e Drª Roberta Francé –

quartas e sextas-feiras a partir das 10h. Ambos esclarecem dúvidas trabalhistas ao pessoal da ativa e aos aposentados sobre auxílio doença e benefícios do INSS (inclusive contagem para tempo de contribuição ou revisão). Venha ao sindicato e confira os serviços oferecidos.

PsicólogaAna Maria de Mello Barros (psicoterapia com 50% de desconto):

Rua Luís de Faria, 52, Conj. 21 – Gonzaga. Fone: 30263305Médicos

Ginecologista: Dra. Paula Cavalcanti Carturan – quartas-feiras às 9h

Clínico-Geral: Dr. Hélio da Costa Marques – quartas e sextas-feiras a partir das 16h30

Pediatra: Dr. Marco Sérgio Duarte – terças-feiras a partir das 9h30Oftalmologista – Dr. Anísio Carvalho

Dentista Dr. Eduardo Conde – segundas-feiras das 14h às 17h30,

quartas e quintas-feiras das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30

PLANOS DE SAÚDE COM DESCONTOS ESPECIAIS: Santa Casa Saúde – ligue e informe-se.

Sindicato oferece vários benefícios à categoria

Dr. Roberto Zanarolli da Costa Dra. Paula Cavalcanti Carturan Dr. Hélio da Costa Marques

A T E N Ç Ã O Trabalhadores Associados

Page 3: INFORMATIVO SINDICAL - 25

I n f o r m a t i v oSindicalAno IV - Número 25 - Dezembro 2014

www.stecsv.com.br • [email protected]

STECSV • Página 3Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios do Município de São Vicente

O assédio moral é o tipo de investida mais comum no ambiente de trabalho por-que evidencia violência psicológica contra o empregado.

Se você estiver exposto a situações hu-milhantes, sofre xingamentos na frente de outras pessoas, exigem de você metas im-possíveis de alcançar, é apelidado; então, está sofrendo assédio moral.

Caso você esteja passando por qualquer um desses constrangimentos, não tenha medo de procurar pelo sindicato e denun-ciar. Jamais se intimide porque a luta pelos direitos está prevista na convenção coletiva de trabalho.

Lembre-se: você está protegido pela lei e será devidamente orientado pelo nosso departamento jurídico.

“Foi uma experiência rica e importantíssima a nossa participação no Con-gresso Brasileiro de Traba-lhadores em Edifícios, que buscou qualificar dirigentes sindicais de todo o território nacional. E a aplicação dos ensinamentos, com certeza, beneficiará a nossa catego-ria” – comemora o presi-dente Severino Augusto ao retornar de Fortaleza, onde aconteceu o evento entre os dias 25 e 29 de novembro.

Finalizando, o sindica-lista lembra que as palestras

Diretores do STECSV participam de Congresso e se aprimoramEvento uniu Sindicatos, FENATEC e CONATEC

Dirigentes da Confederação, Federação e Sindicatos marcaram presença em importante evento de âmbito nacional

Assédio Moral no trabalho

e painéis mobilizaram espe-cialistas em assuntos de real interesse para os dirigentes

sindicais. “Esse conteúdo in-teressante serviu também para abrir nossos olhos, inclusive

no âmbito organizacional, porque os patrões são unidos e dominam há anos o setor”.

Uma ótima notícia para nosso qua-dro associativo. Todos que estão em dia com a mensalidade, independente de quitar o débito na rede bancária ou no sindicato, devem passar na sede da entidade para retirar seu cupom, sem

qualquer custo, a fim de concorrer a diversos prêmios pela extração da lo-teria federal: bicicleta, cesta básica etc. Lembre-se que o atendimento acon-tece de segunda-feira a sexta-feira no horário administrativo.

A T E N Ç Ã O Trabalhadores Associados

Page 4: INFORMATIVO SINDICAL - 25

Parceiros:

www.emprestacapital.com.br - Al. Santos, 1800 - 14º andar - CEP 01418-102 - S. Paulo - SP

Dinheiro Rápido e Fácil, com DESCONTO EM FOLHA e SEM BUROCRACIA. Crédito Pré-Aprovado*;Sem consulta a SPC e SERASA;Sem a necessidade de abertura de conta corrente;O desconto é parcelado na sua folha de pagamento,o benefício é garantido pela Lei 10.820/03;Taxas de juros mais vantajosas do que entrar no cheque especial ou �car devendo na praça.

*Crédito sujeito a análise e aprovação. Simulação com 1ª parcela para 30 dias. Seguro de crédito opcional e não incluso. Nenhuma taxa ou custo é cobrado antes do crédito ser efetivado.

Trabalhadores de Condomínios

EmpréstimoR$ 1.500,00R$ 2.000,00

Valor mensalR$ 169,00R$ 199,00

Parcelas1924

Ligue agora mesmo e faça uma simulação.

BAIXADA SANTISTA013-3472 3231/3491 3507

013-7813 8808 - id Nextel: 7*929610013-7803 9112- id Nextel: 7*27114

Sede EMPRESTA Capital - 011-3284 9816

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Anúncio Cond.Baixada Santista - 13fev2014.pdf 1 13/02/2014 10:11:52

Terminamos mais um ano dedicado à categoria!

A perfeita combinação entre qualidade de vida e saúde!

I n f o r m a t i v oSindicalAno IV - Número 25 - Dezembro 2014

www.stecsv.com.br • [email protected] • Página 4Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios do Município de São Vicente

Com muita alegria pela certeza do dever cumprido, finalizamos mais um ano com relevantes serviços pres-tados aos associados do sindi-cato e familiares. Entretanto, a diretoria da entidade não poderia deixar de agradecer aos briosos funcionários (Sil-via, Gislaine, Simone e Feli-pe) e a todos os prestadores de serviço (colaboradores) pela competência e garra. A diretoria fez questão de pres-tar essa singela homenagem e agradece a todos vocês pela dedicação e carinho!

Não é por acaso que a ADCON MED domina o mercado de produtos médi-cos e ortopédicos. Conhece-dor das inúmeras qualidades da empresa, o Sindicato man-tém convênio com há mais de dois anos. Resultado: produ-tos oferecidos são marcados pela excelência, atendimento de primeiro mundo e preços ao alcance de todos.

“Somos parceiros com muito orgulho. Sempre pro-curamos as melhores empre-sas da região para prestar ser-viço aos nossos associados” – ressalta Severino Augusto.

A representante ADCON

MED, Luciana Yuri, diz, com certa ponta de orgulho e co-nhecimento de causa, que o sucesso da empresa é fruto de se trabalhar com os melhores e variados produtos, focando sempre a satisfação do cliente.

“Temos desde cadeira de rodas passando pelos mate-riais específicos para coluna,

anel digital, para quem tem calosidade entre os dedos, e muito mais, a valores dife-renciados e facilitados, prin-cipalmente para os trabalha-dores em condomínio”.

Ainda conforme explica Yuri, “principalmente porque existe a obrigatoriedade de a administração manter, no mí-nimo, uma cadeira de rodas à disposição para atender as emergências”.

A ADCOM MED funcio-na de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h não meio-dia, na R. Padre Anchieta, 224, Centro, São Vicente.