informativo seecovi - fevereiro 2011

13
INFORMATIVO SEECOVI Ano XIII Dir. Resp.: José Alves Amorim (Presidente) Jor. Respons. Benedito Ap. Silva (MTB 17.590) E-mail: [email protected] nº 01 Na sexta-feira, 14 de janeiro, o recém eleito deputa- do estadual, Antonio de Sousa Ramalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo e Vice-presidente da Força Sindical, esteve reunido com a diretoria do SEECOVI para agradecer o apoio in- dividual que recebeu dos diretores durante o pleito de 2010. Além de destacar a amizade e o empenho recebido na conquista dos 62.387 votos — que o elevaram a con- dição de primeiro parlamentar eleito pelos trabalhado- res da Construção Civil em São Paulo—, Ramalho, um lavrador que veio da Paraíba e em 1990 ingressou no meio sindical como 2º suplente da diretoria do Sintracon, aproveitou para lançar a Frente Parlamentar da Constru- ção Civil. A convite de José Alves Amorim, presidente do SEECOVI, o deputado conheceu as dependências do Sin- dicato e recebeu apoio total da nossa diretoria para de- senvolver os projetos do seu mandato. No SEECOVI, Ramalho agradece o empenho da categoria nas eleições de 2010 No dia 31 de dezembro nosso Sindicato completou 56 anos de existência. Já são mais de cinco décadas de lutas e conquistas em prol da principal categoria do setor imobili- ário no país e uma das maiores, também do setor, na América Latina. Como presente, a diretoria não mediu esforços para fazer um antigo sonho da ca- tegoria virar realidade. No município de Ita- nhaém, a 110 km da Capital, no bairro de Su- arão, associados e dependentes contam com uma Colônia de Férias cujo a infraestrutura lembra um hotel cinco estrelas. Além do lazer, o associado e seus depen- dentes também podem aprimorar a cultura, pois Itanhaém, fundada em 1532 por Martim Afonso de Souza, é considerada a segunda cidade mais antiga do Brasil. A frente do principal empreendimento da categoria nos últimos anos, está a compa- nheira Neusa Aparecida de Almeida Causs, contratada para gerenciar os interesses da nossa Colônia. Leia mais sobre o assunto na pá- gina dois, na coluna Palavra do Presidente. Deputado foi ao Sindicato agradecer o apoio individual dos diretores do SEECOVI No aniversário do Sindicato a categoria ganhou uma Colônia de Férias de presente Neusa Causs (no des- taque) foi contratada para gerenciar o principal investimento da nossa diretoria. Nas outras fotos, vistas da Colô- nia e da Igreja Matriz. Fotos: Arquivo do SEECOVI Edição Especial Fevereiro 2011 Foto: Ronaldo Gama

Upload: euripedes-r-torres-junior

Post on 05-Aug-2015

749 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Colônia de Férias na Praia de Suarão em Itanhaém, Deputado Ramalho agradece o empenho da categoria nas Eleições 2010, Acordos Coletivos de Trabalho, Cálculos de rescisões contratuais serão preciso e rápidos, Departamento Jurídico a serviço do trabalhador, Acordo de PPR sem a presença do Sindicato é nulo, Programa do Governo traz benefício direto à nossa categoria, Alcoolismo no trabalho passa a ser visto como problema de saúde e Serviços assistenciais que o SEECOVI oferece aos associados e seus dependentes.

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo SEECOVI - FEVEREIRO 2011

INFORMATIVOSEECOVIAno XIII Dir. Resp.: José Alves Amorim (Presidente)

Jor. Respons. Benedito Ap. Silva (MTB 17.590)E-mail: [email protected]º 01

Na sexta-feira, 14 de janeiro, o recém eleito deputa-do estadual, Antonio de Sousa Ramalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo e Vice-presidente da Força Sindical, esteve reunido com a diretoria do SEECOVI para agradecer o apoio in-dividual que recebeu dos diretores durante o pleito de 2010.

Além de destacar a amizade e o empenho recebido na conquista dos 62.387 votos — que o elevaram a con-dição de primeiro parlamentar eleito pelos trabalhado-res da Construção Civil em São Paulo—, Ramalho, um lavrador que veio da Paraíba e em 1990 ingressou no meio sindical como 2º suplente da diretoria do Sintracon, aproveitou para lançar a Frente Parlamentar da Constru-ção Civil.

A convite de José Alves Amorim, presidente do SEECOVI, o deputado conheceu as dependências do Sin-dicato e recebeu apoio total da nossa diretoria para de-senvolver os projetos do seu mandato.

No SEECOVI, Ramalho agradece o empenho da categoria nas eleições de 2010

No dia 31 de dezembro nosso Sindicato completou 56 anos de existência. Já são mais de cinco décadas de lutas e conquistas em prol da principal categoria do setor imobili-ário no país e uma das maiores, também do setor, na América Latina.

Como presente, a diretoria não mediu esforços para fazer um antigo sonho da ca-tegoria virar realidade. No município de Ita-nhaém, a 110 km da Capital, no bairro de Su-arão, associados e dependentes contam com uma Colônia de Férias cujo a infraestrutura lembra um hotel cinco estrelas.

Além do lazer, o associado e seus depen-dentes também podem aprimorar a cultura, pois Itanhaém, fundada em 1532 por Martim Afonso de Souza, é considerada a segunda cidade mais antiga do Brasil.

A frente do principal empreendimento da categoria nos últimos anos, está a compa-nheira Neusa Aparecida de Almeida Causs, contratada para gerenciar os interesses da nossa Colônia. Leia mais sobre o assunto na pá-gina dois, na coluna Palavra do Presidente.

Deputado foi ao Sindicato agradecer o apoio individual dos diretores do SEECOVI

No aniversário do Sindicato a categoria ganhou uma Colônia de Férias de presente

Neusa Causs (no des-taque) foi contratada para gerenciar o principal investimento da nossa diretoria. Nas outras fotos, vistas da Colô-nia e da Igreja Matriz.

Foto

s: A

rqu

ivo

do

SEE

CO

VI

Edição Especial Fevereiro 2011

Foto: Ronaldo Gama

Page 2: Informativo SEECOVI - FEVEREIRO 2011

Av. Prestes Maia, 241 - 21° andar conjs. 2114 à 2l28 - Centro - CEP: 01031-000 - São Paulo - SP - Home page: www.cvl.org.br - e-mail: [email protected] Telefones: (11) 3229-0944 / 3229-0026/3229-0913SEECOVI - nº 1 - Junho / Julho 2008 — Infor. doTrabalhador do Ramo Imobiliário e das adminis-tradoras dos Shopping Centers

DIRETORIA

EFETIVOS:José Alves Amorim

Osmar Vicente da SilvaEurípedes Rodrigues Torres

Fabiano Amoedo AlbuquerqueManoel Mecias Porto

SUPLENTES:Rubens Mola

Sandra Regina Barbosa RosaClebe Pereira dos Santos

CONSELHO FISCAL

EFETIVOS:Clésio do Carmo Quirino

Célia São JoséJosé Vítor Correia

SUPLENTES:Dirce MarquesPedro Nunes

DELEGADOS REPRESENTANTES

FEDERATIVA E CONFEDERATIVAS

EFETIVOS:José Alves Amorim

Osmar Vicente da SilvaEurípedes Rodrigues Torres

Manoel Mecias Porto

SUPLENTES:Fabiano Amoedo Albuquerque

José Vítor Correia

• Diretor Responsável: José Alves Amorim

• Coordenação: José Alves Amorim

• Jornalista Responsável - Benedito Aparecido da Silva

- Mtb n.° 17.510• Tiragem 5.000 exemplares• Fotolito e impressão: JCL

- Fone: (11) 3599-6626

Localizada na Praça N. Senhora do Sion, 67, na Praia de Suarão, em Itanhaém, a Colônia de Férias do SEECOVI conta com 22 apartamen-tos, 5 com varanda, ventilador de teto, ar con-dicionado, frigobar, televisão, salão de jogos, salão de convenções, piscina, playground, ½ quadra de basquete, churrasqueira e estacio-namento.

ReservasAs reservas devem ser feitas

pessoalmente, na Secretaria do Sindicato, ou pelo telefone

3229-0944, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h.

O associado deverá fazer a reserva, no mínimo, 5 dias antes da data prevista para utilização e com-parecer ao Sindicato para assinar a guia de reserva e quitar as diárias.

Baixa temporada: março a maio e agosto a novembro (exceto feriados prolongados).

Alta temporada: período de férias escolares, natal, ano novo, carnaval e feriados prolongados.

expediente

A diretoria deste Sindicato não se responsabili-za por conceitos emitidos em artigos assinados. Por esses respondem seus autores.

Aniversário do SindicatoPalavra do Presidente

José Alves Amorim

O SEECOVI completou no dia 31 de dezembro de 2010, 56 anos de muitas lutas e conquistas que orgulhosamente representando a categoria dos Trabalhadores do segui-mento Imobiliário, conta em seu quadro associativo com mais de 1.500 associados. Como presente de aniversário recebeu uma Colônia de Férias, localizada na Praça Nos-sa Senhora do Sion n° 67, em Suarão no Município de Ita-nhaém. (Antigo Hotel das Freiras)

Com muito esforço e empenho nossa administração realizou este sonho, que representa mais lazer para nossos associados e toda categoria que dela desejarem fazer uso.

Para conhecimento, assinamos a Escritura definitiva no dia 28 de dezembro de 2010, junto ao 22° Tabelião de No-tas de São Paulo.

José Alves Amorim é o presidente do SEECOVI e da FENEECOVI

Outras colônias conveniadas ao SEECOVI• COLÔNIA DE FÉRIAS DOS TRABALHADORES TÊXTEIS. — PRAIA GRANDE.

Av. dos Sindicatos, n° 1136 — Vila Mirim

• POUSADA BOA VISTA. (PRAIA GRANDE):- Rua. Santana de Ipa-nema, n° 38 - Vl.Mirim - Praia Grande.

• COLÔNIA DE FÉRIAS (SUZA-MAR):- situado em várias locali-dades: Bertioga - Ilha Bela — Pe-

ruíbe - Campos do Jordão - Praia Grande - Caldas Novas - Monga-guá - Ubatuba - Caraguatatuba. Reservas com Sr. Fontanezi, pelo Tel. 6621.3165

• COLÔNIA DE FÉRIAS - PAR-GOS CLUB DO BRASIL:- situado em várias localidades;- Belém — Fortaleza - Natal - Salvador - Guarapari - Rio das Ostras (RJ) - Cabo Frio (RJ) - Nova Friburgo (RJ) — Ubatuba - Atibaia e Cal-

das Novas. Reservas na Sede do Sindicato, pelos Tels.: 3229.0913 — 3229.0944 (ANDRÉA/TÂNIA)

• CLUB FÉRIAS - Colônia de Fé-rias em várias localidades (Des-contos também em parques de diversões) www.clubdeferias.com.br

• Pousada SEECOVI (Itanhaém) - Reservas no próprio Sindicato - Fones: 3229-0944 / 3229-0913 com Tânia ou Andreia.

Fotos: Arquivo do SEECOVI

| INFORMATIVO SEECOVI |Página 02 |Edição Especial - Fevereiro 2011

Page 3: Informativo SEECOVI - FEVEREIRO 2011

A CLT fala sobre acordo cole-tivo de trabalho no § 1° do seu ar-tigo 611: “É facultado aos sindica-tos representativos de categorias profissionais celebrar Acordos Co-letivos com uma ou mais empre-sas da correspondente categoria econômica, que estipulem con-dições de trabalho, aplicáveis no âmbito da empresa ou das em-presas acordantes às respectivas relações de trabalho.

Por exemplo: uma empresa procura o sindicato de seus em-pregados para através do acordo coletivo eliminar o trabalho nos dias de sábado e distribuir as 4 ho-ras do sábado, portanto os 240 mi-nutos de trabalho nesse dia da se-mana, entre os demais 5 dias úteis (de segunda a sexta-feira), em ra-zão do que, o horário de trabalho nesses 5 dias, que era das 8h30 às 12h30 e das 13h30 ás 17h30, será acrescido de 48 minutos por dia, portanto em lugar de os funcio-nários que cumprem essa jorna-da diária (de segunda-feira a sex-ta) saírem às 17h30, passam a sair às 18h18, para compensarem os 240 minutos que deixarão de tra-balhar aos sábados, prorrogando sua jornada diária, de segunda a sexta-feira, em mais 48 minutos por dia.

Claro que sem prejuízo aos funcionários que estudam à noite, os quais terão seu horário de tra-balho reduzido o suficiente para um lanche e chegar a tempo à pri-meira aula, se isso mostrar-se ne-cessário. Menores de 18 anos de idade, estudantes, e as grávidas

Acordos Coletivos de Trabalho

ficam de fora dessa prorrogação da jornada diária de trabalho, as-sim como de participante de ban-co de horas, até que alcançada a maioridade de um e transcorridos cinco meses após o parto (artigo 10, inciso 11, “b”, das disposições Constitucionais Transitórias).

As horas de trabalho extra-ordinário, para quem atende a jornada diária de 8 horas, são no máximo até duas por dia, de se-gunda à sexta-feira. O artigo 61 da CLT é claro ao estabelecer: “Ocorrendo necessidade impe-riosa poderá a duração do tra-balho exceder do limite legal ou convencionado, seja para fazer face a motivo de força maior, seja para atender à realização ou con-clusão de serviços inadiáveis ou cuja inexecução possa acarretar prejuízo manifesto”.

(Alerta aos afoitos: necessida-de imperiosa não é a que ocorre o ano inteiro; nem aquela que se exige durante 6 meses sim e nos

outros 6 meses, não, ou mesmo a que se exige a cada dois me-ses; isso tudo NÃO é necessida-de imperiosa; os que se servem desses exemplos (de excesso de trabalho) estão precisando não de horas (constantes) de traba-lho suplementar, mas sim de um terceiro turno e turma. E o que se encontra de gente fugindo dessa necessidade, por não querer me-xer no custo da mão de obra, pre-ferindo sacrificar a saúde dos seus colaboradores, nem o diabo acre-ditaria no número!!!).

Voltando ao nosso assunto: a parcela do DSR deve ser paga em pecúnia, e o montante dos últi-mos 12 meses (em real) de hora extra, com seu DSR, deverá reper-cutir nas férias, no 13° salário, no aviso prévio e no FGTS, como se faz quando se paga em pecúnia as horas extras e seu DSR.

Finalizando: o acordo coleti-vo de trabalho serve à inúmeras ocorrências na vigência dos con-

João Medeiros Gambôa é advogado do SEECOVI

tratos de trabalho. Mais alguns exemplos: a) alteração do horário de trabalho; b) redução da carga horária de trabalho com igual re-dução do salário (em situações especialíssimas, como no caso de logo após o parto a emprega-da entender necessário estar ao lado do bebê o maior tempo du-rante o dia, portanto, uma redu-ção temporária (no máximo de três meses, podendo chegar a seis meses, sem perda do depósito do FGTS pelo salário não reduzido e da contribuição previdenciária por esse mesmo salário, tornando proibida sua dispensa nesse pe-ríodo, a não ser fundada em jus-ta causa reconhecida pela Justiça do Trabalho) e assim mesmo ten-do o salário real, e não o reduzido, como base para cálculo das ver-bas rescisórias; c) transferência de funcionários do período noturno para o diurno e vice versa; d) ado-ção de programa de desligamen-to voluntário (PDV); e) instituindo banco de horas ou prorrogação e compensação de horas de traba-lho; f ) instituindo programas de participação em lucros e resulta-dos; g) instituindo benefícios aos empregados de determinada em-presa, que não constem da con-venção coletiva, ou melhorando uma ou outra cláusula, acrescen-do, pois, alguma nova conquista aprovada pela empresa e por seus empregados, estes assistidos por seu sindicato; h) transferindo em-pregado de empresa do interior para a Capital e da Capital para o interior do Estado; i) etc... etc....

Campanha permanente de sindicalizaçãoO SEECOVI começou o ano empenhado em sindicalizar o maior número possível de trabalhadores. Ficando sócio você passa a ter direito a benefícios que disponi-bilizados apenas para quem está inscrito no quadro associativo. Os benefícios também são extensivos aos seus dependen-tes filhos de até 14 anos, entre eles: dentista, colônia de férias, plantão jurídico entre outros.Além do trabalho dos diretores de base, o SEECOVI também contratou uma funcionária que diariamente visita as empresas exclusivamente para associar o trabalhador no seu local de trabalho. Essa funcionária

chama-se Sileide de Souza e está identificada e credenciada pelo Sindicato.“A cada dia o resultado é mais animador e mostra que a nossa política de sindicalização é uma proposta sindical, comprome-tida com os reais interesses da categoria. Por isso a campanha será um sucesso”, comenta José Alves Amorim, presidente do SEECOVI. “É importante destacar a presença constante da nossa funcionária nas empresas e que o trabalhador entenda que o Sindicato não é só a sede, o prédio, as salas ou os seus dire-tores. Não existe sindicato sem o trabalhador.

Ficar sócio é uma atitude de-mocrática de cada trabalhador. Significa acreditar no sindicato e fazer dele o seu representante legal junto ao patrão, ao gestor público, entre outros fatores.O Sindicato só é forte e con-quista alguma coisa, quando tem a participação da cate-goria. “Por isso, é importante que a entidade tenha muitos sindicalizados. Isso garantirá sua representatividade e mais conquistas serão agregadas aos trabalhadores”, finaliza o presidente. Se você ainda não foi visitado por nossos diretores ou pela nossa funcionária, venha até o Sindicato. Aqui é a casa do tra-

balhador. Veja nas páginas dois e onze alguns dos benefícios que estão disponíveis aos associados do SEECOVI.

Foto: Arquivo do SEECOVI

Foto

: Arq

uiv

o d

o S

EEC

OV

I

| INFORMATIVO SEECOVI | Edição Especial - Fevereiro 2011 | Página 03

Credenciada pelo SEECOVI, Sileide vai angariar novos sócios.

Page 4: Informativo SEECOVI - FEVEREIRO 2011

Cálculos de rescisões contratuais serão mais precisos e rápidos

O Ministério do Trabalho e Emprego disponibiliza des-de 18 de agosto do ano passa-do, uma nova ferramenta que permite que todas as fases da rescisão contratual sejam mais bem controladas, desde a ela-boração do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho até a homologação da rescisão.

Chamado de Homolognet, o sistema on-line disponibili-zado pelo MTE promete reduzir para cinco dias o tempo entre a homologação da rescisão do contrato de trabalho e o recebi-mento do seguro-desemprego. Segundo a coordenadora geral de Relações do Trabalho, Paula

Polcheira, o HomologNet per-mite o cálculo dos valores da rescisão de forma automática, possibilitando à empresa faci-lidade na hora da emissão do Termo de Rescisão. “Hoje, cada empresa tem seu próprio sis-tema de cálculo. Com o Homo-logNet, as partes vão ganhar mais segurança em relação aos cálculos da rescisão do contra-to de trabalho, uma vez que se-rão realizados por um sistema único e confiável”, afirmou a co-ordenadora.

A utilização da ferramenta é opcional para as empresas e vale apenas para a assistência realizada no âmbito do MTE,

ficando garantida a preferên-cia sindical, quando houver o sindicato representante do trabalhador.

Para auxiliar as empresas, o ministério preparou um arqui-vo com perguntas e respostas que visam esclarecer as dúvi-das mais freqüentes. O docu-mento está disponível na pró-pria página do MTE: WWW.mte.gov.br

Os empregadores podem ainda solicitar à Superinten-dência Regional do Trabalho e Emprego mais próxima, orien-tações, cursos ou palestras a respeito do sistema, que serão oferecidos gratuitamente.

Decisão do STF garante dinheiro extra para 1 milhão de aposentados

Podem receber essa dife-rença, pessoas que se aposen-taram até 2003 e recebiam va-lores perto do teto da época, cerca de 10 salários mínimos. O INSS calcula que mais ou menos 6% dos aposentados têm direito a receber esta di-ferença.

A decisão na verdade foi para uma pessoa de Sergipe, mas o Supremo Tribunal Fede-

ral liberou os juízes para deci-direm desta mesma forma em situações parecidas. Ou seja, em ações de aposentados que reclamam de duas medidas do INSS que achataram os bene-fícios, uma de 1998 e outra de 2003.

Para virar uma regra para todos os benefícios falta ape-nas o STF editar a chamada ‘súmula vinculante’.

Quem já entrou na Justi-ça não precisa se preocupar, porque o processo vai seguir normalmente e vai receber o dinheiro quando sair a senten-ça. De acordo com a Advocacia Geral da União, quem ainda não reclamou este direito, não precisa entrar na Justiça. O INSS vai cuidar dos pagamen-tos depois que for oficializada esta decisão.

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal vai permitir que um milhão de beneficiários do INSS recebam uma diferença na aposentadoria, ainda não calculada pelo governo.

Seguro-desemprego tem novos valores

Com o aumento do salário-mínimo a partir de 1º de ja-neiro para R$ 540, a tabela do seguro-desemprego, aprovada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Tra-balhador (Codefat), também sofreu alterações. O valor do benefício passa a figurar entre R$ 540 e R$ 1.010,34.

O seguro é pago com base na média dos três últimos sa-lários recebidos pelo trabalha-dor. O número de parcelas, que varia de acordo com o tempo trabalhado, pode ser de no mí-nimo três e no máximo cinco

meses: três parcelas, se o tra-balhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo seis e no máximo 11 meses, nos últimos 36 meses; qua-tro parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatí-cio de no mínimo 12 e no má-ximo 23 meses, nos últimos 36 meses; cinco parcelas, se o tra-balhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo 24 meses, nos últimos 36 meses.

Têm direito ao seguro-de-semprego os trabalhadores demitidos sem justa causa, o pescador artesanal e o domés-

tico, desde que o empregador esteja recolhendo o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

O trabalhador pode re-querer o benefício a partir do sétimo até 120º dia após a de-missão sem justa causa. Para tanto, deve procurar as Supe-rintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs), Gerências do Trabalho, Sines, ou postos/sindicatos conve-niados ao MTE.

Os recursos são do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT).

Com o aumento do salário-mínimo em 5,9%, em 1º de janeiro, o benefício fica entre R$ 540 e R$ 1.010,34

Brasil bateu recorde de empregos com carteira em 2010

O mercado formal de trabalho criou 2.524.678 vagas com carteira assinada em 2010, segundo dados divulgados na terça-feira (18 de ja-neiro) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Foi o melhor resultado na série histórica do Cadastro Ge-ral de Empregados e Desemprega-dos (Caged), iniciada em 1992, e a primeira vez que o saldo superou 2 milhões. O recorde anterior era de 2007 (saldo de 1.617.392 em-pregos formais, alta de 5,85%). Com isso, o saldo do Caged nos oito anos de governo Lula chegou a 11.240.760. Nos oito anos de go-verno FHC, o saldo foi de 796.967. Para fechar o resultado de 2010, o ministério considerou dados infor-mados após o prazo.

Se forem considerados os nú-meros da Relação Anual de Infor-mações Sociais (Rais), que inclui os estatutários, o total de 2003 a 2010 deverá ficar próximo dos 15 milhões de empregos formais – os números da Rais 2010 só sairão no ano que vem. Segundo o Ministé-rio do Trabalho, o número chega a 15.048.311.

Apenas em dezembro do ano passado, o mercado formal elimi-nou 407.510 vagas (-1,15%). Con-forme a série histórica do Caged, o emprego com carteira sempre cai nesse mês, por fatores sazonais.

Em 2010, o setor de serviços abriu 1.008.595 empregos formais. Em seguida, veio o comércio, com 601.846. A indústria teve saldo de 536.070 vagas e a construção ci-vil, de 329.195. A agricultura foi o único setor com saldo negativo (-2.580).

O Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, projeta novo recorde para este ano. Ele estima que serão abertas 3 milhões de vagas. “O Bra-sil tem muito a desenvolver. O mer-cado está crescendo, e por isso a circulação de mão de obra é maior. Temos o PAC 2, o Minha Casa, Mi-nha Vida, as Olimpíadas e a Copa, que contribuirão para seguirmos avançando. O controle da inflação e a economia crescendo justificam esse avanço.”

| INFORMATIVO SEECOVI |Página 04 |Edição Especial - Fevereiro 2011

Page 5: Informativo SEECOVI - FEVEREIRO 2011

Após 39 homens ocuparem a Presidência da República, Dil-ma Rousseff, do PT, fez história e foi escolhida por mais de 55,7 milhões de votos ou 56,1% do total. O tucano José Serra fi-cou com 43,7 milhões de votos (43,9%).

Dilma representa a continui-dade de um projeto inaugurado há oito anos, com a eleição do sindicalista e metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva.

Em seu primeiro pronuncia-mento após vencer as eleições, Dilma emocionou-se ao falar do presidente Lula e se comprome-teu em honrar as mulheres bra-sileiras. “Para que este fato hoje inédito se torne natural e possa se repetir nas instituições civis, empresas e todos os setores da sociedade, gostaria que os pais e mães das meninas pudessem olhar hoje nos olhos delas e di-zer ‘sim a mulher pode’.”, disse a nova presidente, finalizando seu discurso e mandando o recado: “Passado o debate de projetos agora é hora de união. União pela educação, união pelo de-senvolvimento, união pelo país.

Brasil tem a sua primeira mulher eleita presidente da República

Dilma Rousseff, do PT, fez história e foi escolhida por mais de 55,7 milhões de votos.

No primeiro discurso como presidente, Dilma assumiu compromisso com os trabalhadores .

Brasil dobrou o número de mestres e doutores em dez anos

Junto comigo foram eleitos no-vos governadores, deputados, e senadores. Ao parabenizá-los, convido a todos, independente de cor partidária, para uma ação determinada pelo futuro de nosso país. Sempre com a con-vicção de que a Nação Brasileira será exatamente do tamanho

daquilo que, juntos, fizermos por ela.”

A nova presidente assumiu compromissos com a Platafor-ma da Classe Trabalhadora, do-cumento elaborado em julho, durante o 2º Conclat que acon-teceu no estádio do Pacaembú e reuniu mais de 30 mil trabalha-

dores. Entre as pricipais revindi-cações contidas no documento estão a política de valorização do salário mínimo, a atualização da tabela do imposto de renda, a redução da jornada de traba-lho para 40 horas semanais e a ratificação da Convenção 158 da OIT.

O número de mestres e dou-tores titulados no Brasil dobrou nos últimos dez anos. De 2001 a 2010, a quantidade de pesquisa-dores formados por ano no país passou de 26 mil para cerca de 53 mil, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com o órgão, só em 2010, 12 mil receberam o título de doutor e 41 mil o de mestre. Esses dados constam do balanço final do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inova-ção divulgado pelo governo fe-deral no fim do ano passado.

O documento compila infor-mações de vários órgãos liga-dos à pesquisa no país e avalia o resultado de um plano de investimento lançado pelo Mi-nistério da Ciência e Tecnologia

em 2007.Segundo o documento, só

em 2009, 161 mil estudantes estavam matriculados em pro-gramas de mestrado e doutora-do de universidades brasileiras. O número equivale a 90% da soma dos mestres e doutores titulados no país de 2003 até 2009.

“Esses números são extre-mamente significativos”, afirmou o pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan. “Para pa-drões latino-americanos, é um crescimento muito grande. Mas ainda temos que avançar”.

Agopyan disse que o au-mento na titulação de pesqui-sadores deve-se principalmente ao investimento governamental. Segundo ele, governo federal

e de alguns estados como São Paulo, Paraná e Bahia entende-ram a importância da pesquisa para o desenvolvimento do país e, por isso, passaram a dar mais atenção ao setor.

Por conta disso, nos mesmos dez anos, o número de cursos de pós-graduação no país também cresceu. Em 2001, eles eram 1,5 mil. Já em 2009, subiram para 2,7 mil. Só as universidades federais têm quase 1,5 mil programas de mestrado ou doutorado.

Além disso, cresceu o número de bolsas de estudo concedidas a estudantes. Em 2001, a Capes e Conselho Nacional de Desen-volvimento Científico e Tecnoló-gico (CNPq) concederam 80 mil bolsas de mestrado e doutorado. Em 2010, foram 160 mil.

Todo esse investimento,

entretanto, não atingiu às ex-pectativas do ministério. No lançamento do plano de ação, a previsão era de que o Brasil passasse a investir o equivalen-te a 1,5% do seu Produto In-terno Bruto (PIB) em pesquisas até 2010. O montante chegou a 1,25%.

“Empresas também preci-sam investir em pesquisa”, com-plementou Agopyan, apontan-do uma das falhas que o país precisa resolver. “O Brasil é gran-de. Precisamos formar pelo me-nos 20 mil doutores por ano”.

A China, por exemplo, inves-tiu 1,44% do seu PIB em 2007. Com isso, formou 36 mil dou-tores. Já o Japão, um dos países mais inovadores do mundo, investiu 3,44% e formou 17 mil doutores em um ano.

Foto: Arquivo

| INFORMATIVO SEECOVI | Edição Especial - Fevereiro 2011 | Página 05

Page 6: Informativo SEECOVI - FEVEREIRO 2011

Prezados SenhoresVimos lembrá-los da con-

veniência e ao mesmo tempo necessidade de se dispensar à Assembleia Geral para os seus funcionários representados por este Sindicato, portanto sem a presença dos diferenciados (não pertencentes à nossa categoria profissional), os cuidados exigi-dos por esse ato formal e legal.

O número mínimo de pre-sentes a esse ato deverá corres-ponder a três quintos dos nossos representados nessa empresa. O local deverá manter, senta-dos, os participantes e, quando necessário, contar com serviço de som na mesa que dirigirá os trabalhos e um microfone fixo, no centro do auditório, para as perguntas que os presentes pre-tendam formular. O local deverá ser bem arejado, especialmente se o vidro das janelas for fixo e se a porta for mantida fechada, e ter, junto à porta, uma peque-na mesa para as assinaturas das

presenças e, ao final, da votação.O local não deverá ter sido

improvisado de modo a dificul-tar não apenas a acomodação dos três quintos, como e princi-palmente a livre manifestação dos participantes, sob pena de se correr o risco de cancelamen-to do ato e se ter de designar nova data.

Pois o ato, solene, poderá vir a ser contestado e considerado nulo em razão da inobservância de suas formalidades de instala-ção e desenvolvimento, geran-do obviamente danosas conse-quências ao acordo coletivo de trabalho.

Contamos, portanto, com sua indispensável colaboração no que é do nosso recíproco in-teresse, que o ato seja eficaz, na forma e no conteúdo, e válido.

RespeitosamenteJosé Alves AmorimPresidente

Assembleia Geral para tratar de PPR para 2011

Confira as empresas que já firmaram acordo de PPR

COLLIERS INTERNATIONAL DO BRA-SIL CONSULTORIA LTDA INVEST TUR PARTICIPAÇÕES LTDABHG S.A. – BRAZIL HOSPITALITY GROUPGOLDENTREE INSITE BRASIL EM-PREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA CIPASA DESENVOLVIMENTO URBANO S.A. REP – REAL ESTATE PARTNERS DE-SENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO S/AGR – ADMINISTRAÇÃO E PARTICIPA-ÇÃO LTDA MOROCÓ PARTICIPAÇÕES E CO-MÉRCIO S.A.JONES LANG LASALLE S.A.BRACOR INVESTIMENTOS IMOBILI-ÁRIOS S.A.CAMARGO CORRÊA DESENVOLVI-MENTO IMOBILIÁRIO S/AGWI EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁ-RIOS S/ASÃO CARLOS EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S.ASETIN EMPREENDIMENTOS IMOBI-LIÁRIOS LTDACUSHMAN & WAKEFIELD NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS LTDALINDENCORP PARTICIPAÇÕES, AD-MINISTRAÇÃO E SERVIÇOS S.A.LINDENCORP PARTICIPAÇÕES E IN-CORPORAÇÕES LTDATSP PARTICIPAÇÕES LTDATSM DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁ-RIO LTDATM PLANEJAMENTO IMOBILIÁRIO LTDAMULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S/ALPS BRASIL CONSULTORIA DE IMÓ-VEIS S/AEBC – SOLUÇÕES IMOBILIÁRIAS LTDALIL – INTERMEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA LTDA

SATI – ASSESSORIA TÉCNICA E DO-CUMENTAL LTDAHABIT CASA – CONSULTORIA DE IMÓVEIS LTDASEI INCORPORAÇÃO E PARTICIPA-ÇÕES LTDAMUDAR INCORPORAÇÕES IMOBILI-ÁRIAS LTDASCOPEL DESENVOLVIMENTO UR-BANO S.A.BROOKFIELD BRASIL SHOPPING CENTERS ADMINISTRADORA LTDABROOKFIELD GESTÃO DE EMPRE-ENDIMENTOS S.A.PLAZA SÃO PAULO ADMINISTRADO-RA E SERVIÇOS LTDACONDOMINIO WEST PLAZA SHOP-PING CENTER IEMPREENDIMENTO RAPOSO SHO-PPINGCONDOMINIO COMERCIAL SHOP-PING PATIO HIGIENÓPOLISBRASCAN ASSESSORIA E SERVI-ÇOS DE ADMINISTRAÇÃO S.A.CONDOMINIO PLAZA SHOPPING AD-MINISTRAÇÃO LTDAHINES DO BRASIL EMPREENDIMEN-TOS LTDAHINES GERENCIAMENTO DE PRO-PRIEDADES LTDABRASILAGRO – COMPANHIA BRASILEI-RA DE PROPRIEDADES AGRICOLAS

BANCO DE HORAS

JONES LANG LASALLE S.A.SETIN EMPREENDIMENTOS IMOBI-LIÁRIOS LTDAORGANIZAÇÃO INGLÊS DE SOUZA ADMINISTRAÇÃO E EMPREENDI-MENTOS LTDASEI INCORPORAÇÃO E PARTICIPA-ÇÕES LTDABRASILAGRO – COMPANHIA BRASI-LEIRA DE PROPRIEDADES AGRICO-LAS

Departamento Jurídico a serviço do trabalhadorAumento da demanda faz Sindicato personalizar o atendimento e transformar setor em departamento especializado em acordos coletivos de trabalho

“Em razão do acentuado interesse das empresas da nossa categoria por acordos coletivos de trabalho em suas inúmeras serventias, este sin-dicato transformou o setor de acordos coletivos de trabalho em departamento, em decor-rência da natureza múltipla desses acordos, como Acordos para Banco de Horas, Prorroga-ção e Compensação de Horas, transferência de funcionários do turno diurno para o notur-no e vice versa, Acordos Cole-tivos instituindo programas de participação nos resultados, acordos alterando horários de trabalho e implementando novos benefícios aos empre-gados, entre outros.

Estamos registrando aqui a velocidade com que se mul-tiplicam os acordos coletivos de participação dos empre-gados em lucros e resulta-dos, o que também motivou a transformação do setor do departamento especializado, que irá propiciar às empre-sas um atendimento rápido e personalizado. A destacar-se o número de cada vez maior de empresários conscientes do que seja um programa de participação nos lucros e re-sultados.

Atendimento com a Dra. Magda Cristina Grasselli Lo-pes, de 2ª a 6ª feira das 9h00 as 17h00 pelo telefone 3229-0944 ramal 28.”

Foto: Arquivo do SEECOVI

| INFORMATIVO SEECOVI |Página 06 |Edição Especial - Fevereiro 2011

Page 7: Informativo SEECOVI - FEVEREIRO 2011

Acordo de PPR sem a presença do Sindicato é nuloO Programa de Partici-

pação nos Resultados ou Participação nos Lucros ou nos Resultados (PLR), co-mo é mais conhecido, é o pagamento que a empre-sa faz ao empregado em virtude da distribuição de lucros ou resultados.

O dispositivo veio sendo regulamentado por medi-das provisórias, que se su-cediam a intervalos de 30 dias. A primeira delas tinha o número 974 e foi publica-da em 31 de dezembro de 1994 e a última de número 1.982-76 de 26 de outubro de 2000. Todas elas r e g u -

lamentaram o dispositivo constitucional que conce-de aos trabalhadores o di-reito de participar nos lu-cros ou nos resultados das empresas (Artigo 7º, inciso XI). A partir de dezembro de 2000, a PLR foi regula-mentada definitivamente pela Lei 10.101/2000.

Para que o acordo te-nha validade é obrigatória a participação da entidade sindical da categoria, e as empresas “devem obser-var alguns procedimentos para que surta os efeitos legais”

orienta José Alves Amorim, presidente do SEECOVI, (veja box na página seis). O beneficio, no entanto, não tem natureza salarial e de-ve ser corrigido todo ano.

Tema de discussão nas negociações coletivas da nossa categoria, há anos o assunto é tratado com desconfiança pelos empre-sários, que agora se mos-traram receptivos, já que

também vi-

sam o lucro. Para agilizar as discussões e prestar assis-tência às empresas, inclusi-ve acordos para Banco de Horas, Prorrogação e Com-pensação de Horas, a dire-toria do SEECOVI criou um departamento exclusivo, agregado ao Departamen-to Jurídico da entidade. O Novo departamento está a cargo da Dra Magda Cris-tina Grasselli Lopes.

A PLR é um benefício Constitucional e não pode ser considerado salário

| INFORMATIVO SEECOVI | Edição Especial - Fevereiro 2011 | Página 07

Sob a supervisão do SEECOVI, os trabalhadores da Jones Lang LaSalle (foto) aprovam Acordo de PPR e o Banco de Horas.

(No destaque o Vice - presidentre da entidade, Osmar Vicente da Silva acompanhado dos advogados

José Medeiros Gamboa e Marcelo do Prado Sanches)

Os trabalhadores da LPS Brasil, (foto) — que pertence ao Grupo Lopes — sob a supervisão da assessoria especializada do SEECOVI aprovam o Acordo e PPR. (No destaque, o presidente José Amorim e advogados Sidney Bombarda e José Medeiros Gamboa).

Foto

s: A

rqu

ivo

do

SEE

CO

VI

Page 8: Informativo SEECOVI - FEVEREIRO 2011

Denúncia da Fethesp não tem fundamento

Lançado a dois anos do fim do mandato, o pla-no de habitação que pretendia construir um mi-lhão de moradias para quem ganha até três salá-rios mínimos, cumpriu seus objetivos. Segundo a Caixa Econômica Federal o programa “Minha casa, minha vida” contabilizou 630.886 unidades contra-tadas no período de março de 2009 a setembro de 2010. Do total, 160.883 mil moradias foram entre-gues.

Durante o ano de 2010, foram fechados 355.358 contratos, com um total de R$ 21,8 milhões em re-cursos. Segundo a CEF, outras 418.860 unidades ainda estavam sendo analisadas. Caso 100% delas fossem contratadas, o banco esperava superar a meta estabelecida pelo governo de um milhão de unidades, com 1.044.276 contratos assinados.

Só para lembrar, no lançamento do programa o ex-presidente Lula avisou que “a conclusão da construção não tem data. Não tem limite, não tem data. Portanto, ninguém me cobre que nós vamos fazer um milhão de casas em dois anos”.

O SEECOVI também acompanha com interes-se a conclusão e entrega de moradias ligadas ao programa Minha Casa, Minha Vida, pois a compra, venda, locação e administração destes imóveis é efetuada por empresas e trabalhadores ligados à nossa categoria. A conclusão do programa benefi-cia diretamente a nossa categoria avalia José Alves Amorim, presidente do SEECOVI.

◘ Habitação

No campo ou na cidade, objetivo do programa é garantir casa ao trabalha-dor de baixa renda.

Progama do Governo traz benefício direto à nossa categoria

A Federação dos Empre-

gados em Turismo e Hospi-

talidade do Estado de São

Paulo, em seu “Jornal da

FETHESP” de novembro de

2010 (pág.8), em nome do

Sindicato dos Empregados

em Edifícios, Condomínios e

Empregados em Turismo e

Hospitalidade de Araçatuba e

Região, ataca o Sindicato dos

Empregados em Empresas

de Compra, Venda, Locação

e Administração de Imóveis

Residenciais e Comerciais de

São Paulo, Guarulhos, Barueri,

Diadema e São Caetano do

Sul (SEECOVI-SP), alegando

que solicitou ao MTE uma

atualização de dados pere-

nes, numa tentativa de burlar

o sistema de informática do

Ministério, alterando dados

sobre o Sindicato de Araçatu-

ba e Região, com o objetivo

de obter autorização para fi-

liar o Sindicato da FETHESP à

FENEECOVI - uma federação

(esta última) que não possui

registro sindical, pois o mes-

mo, diz “foi impugnado pela

Justiça”. Estamos, como se vê,

tentando legalizar a nossa Fe-

deração. (Essa é a bronca da

FETHESP!). Nenhum de nós

tentou burlar sistema de in-

formática do MTE. Isso é coisa

de gente irresponsável. Nós

não nos incluímos entre irres-

ponsáveis. Quisemos saber do

MTE quais eram as categorias

da representação do Sindica-

to de Araçatuba, e soubemos

que também alcançava a dos

empregados em empresas de

administração de imóveis, que

aliás, é uma das nossas. Isso

nos levou, responsavelmente,

a admitir que essa faixa justi-

ficaria, por si só, que pedísse-

mos ao companheiro Clemen-

te, que estudasse a filiação à

nossa federação (FENEECOVI),

sem prejuízo de nenhuma ou-

tra. Foi isso que lhe pedimos.

Nada mais que isso, e sem ata-

car qualquer outra, inclusive

quem nos ataca, entendendo

decerto que, direito a ter sua

própria Federação, quem tem

é a FETHESP. A FENEECOVI,

não. Mas o pedido da FENE-

ECOVI está com exigência

que vem sendo cumprida.

Logo, logo estará em plena

atividade, quer queiram ou

não nossos companheiros

da FETHESP. É esperar para

ver. Malgrado essa bronca de

ciúme adoçado com inveja e

regada com molho despei-

toso, a gente perdoa a ligeira

intenção irresponsavelmen-

te maldosa e fuinha. Isso sim

é que é atitude antisìndical!

Não a nossa.

José Alves AmorimPresidente

Fotos: Arquivo do SEECOVI

| INFORMATIVO SEECOVI |Página 08 |Edição Especial - Fevereiro 2011

Page 9: Informativo SEECOVI - FEVEREIRO 2011

Enchentes Os trabalhadores das cidades

reconhecidas pelo Ministério da Integração Nacional como em esta-do de calamidade pública poderão sacar o valor equivalente a até dez salários mínimos da conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O valor atual é de R$ 4.650, que poderá ser elevado para R$ 5.400.

A medida foi anunciada no dia 13 de janeiro pelo ministro do Tra-balho, Carlos Lupi, em entrevista coletiva. Ele informou também que os trabalhadores dessas cidades po-derão receber por mais dois meses o pagamento do seguro-desemprego. A medida ainda será referendada pelo Conselho do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

A ONU Mulheres ou Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres já iniciou suas atividades. A organização consolida e expande as ações da Organização das Nações Unidas (ONU) no que se refere à igualdade de gênero. Suas ativida-des serão voltadas ao progresso no cumprimento dos direitos das mu-lheres em todo o mundo.

ONU Mulheres

O Índice do Custo de Vida (ICV) de dezembro de 2010, calculado pe-lo Departamento Intersindical de Es-tatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) ficou em 0,65%, queda de 0,39 ponto percentual em relação a novembro. O grupo alimentação foi o que mais pesou para a forma-ção da taxa (1,54%) e, mesmo assim, ficou abaixo da variação de novem-bro (2,81%). Os aumentos de preços em transporte (0,47%) e habitação (0,28%) também foram determinan-tes para a inflação de dezembro

No acumulado de 2010, o ICV apresentou alta de 6,91%, a maior variação desde 2004,

ICV

AgressãoRapazes pobres e negros (pre-

tos e pardos, segundo critérios es-tatísticos) são as principais vítimas de agressão física no país, constatou pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realiza-da com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) de 2009.

Alcoolismo no trabalho passa a ser visto como problema de saúdeMudança na legislação brasileira proíbe demissão e determina que funcionário seja afastado para receber tratamento

O problema do uso do álco-ol no trabalho está prestes a ga-nhar uma nova abordagem no Brasil. No início de dezembro, a Câmara dos Deputados apro-vou uma proposta que proíbe que as empresas demitam por

justa causa funcionários com problemas de alcoolismo. A proposta foi aprovada pela Co-missão de Constituição e Justiça da Câmara e modifica uma lei de 1943, que dava liberdade às empresas para demitir os em-

pregados que fossem trabalhar embriagados. A expectativa é que o projeto seja sancionado no começo do mandato da pre-sidente, Dilma Roussef, que to-mou posse no dia 1º de janeiro de 2011.

Desconto de empréstimo em folha não deve ultrapassar 30% dos vencimentos

A soma mensal das presta-ções referentes às consignações facultativas ou voluntárias, como empréstimos e financiamentos, não pode ultrapassar o limite de 30% dos vencimentos do trabalhador. Essa foi a decisão da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao aten-der o recurso de uma servidora pública gaúcha contra o Banco Santander Banespa S/A, que aplicava um percentual próximo dos 50%.

A servidora ajuizou ação con-tra a instituição financeira para limitar os descontos em folha de pagamento, decorrentes de em-préstimos consignados, a 30% da remuneração. Em primeira instância, o pedido foi negado. A Décima Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) rejeitou a apelação por unanimidade, pois entendeu que o desconto era regular e que só deve haver li-mitação quando a margem con-signável for excedida.

No recurso especial, a mulher sustentou que havia omissão e contradição no acórdão do TJRS. Alegou ainda que o entendi-mento do TJRS diverge da juris-prudência de outros tribunais, que determinam a limitação dos descontos em folha em 30%, de-vido ao caráter alimentar e ao princípio da razoabilidade.

O relator, ministro Massami Uyeda, afastou a alegação de que o acórdão do TJRS foi omis-so ou contraditório por conside-rá-la genérica. O ministro obser-vou que não houve indicação clara dos pontos contestados, incidindo por analogia a Súmula 284/STF.

Quanto à porcentagem do desconto, o ministro apontou que a divergência jurispruden-cial ocorre entre o TJRS, que admitiu o desconto próximo de 50% da renda da mulher, e o Tribunal de Justiça de São Pau-lo (TJSP), que determinou que o percentual máximo de abati-mento era de 30%.

O ministro argumentou que “deve-se levar em consideração a natureza alimentar do salário e o princípio da razoabilidade” para atingir o equilíbrio entre os objetivos do contrato firmado e a dignidade da pessoa. Com isso, “impõe-se a preservação de par-te suficiente dos vencimentos do trabalhador, capaz de suprir as suas necessidades e de sua família, referentes à alimentação, habitação, vestuário, higiene, transporte, etc.”, complementou.

O relator esclareceu ainda que a Lei n. 10.820/2003, que dispõe sobre a autorização para desconto de prestações em fo-lha de pagamento, e o Decreto n. 6.386/2008, regulamento do artigo 45 da Lei n. 8.112/1990, que trata da consignação em fo-lha de pagamento dos servido-res públicos, determinam que a soma mensal das prestações destinadas a abater os emprés-timos realizados não deve ultra-passar 30% dos vencimentos do trabalhador.

| INFORMATIVO SEECOVI | Edição Especial - Fevereiro 2011 | Página 09

Page 10: Informativo SEECOVI - FEVEREIRO 2011

Relação dos sócios aniversariantes no mês de dezembro de 201001/12 01/12 02/12 02/12 04/12 04/12 04/12 05/12 06/12 07/12 07/12 08/12 08/12 08/12 08/12 08/1209/12 10/12 10/12 10/12 10/12 11/1211/12 11/12 12/12 12/12 12/1213/12 14/12 14/12 14/12 14/1214/12 14/1215/1215/1215/12 15/12 15/12 16/12 16/12 16/12 16/1217/1217/1217/12 18/12 18/12 18/1218/12 19/12 19/1219/12 19/12 20/12 20/1220/12 21/12 22/1223/1223/12 24/1225/1227/1227/12 28/12 28/12 29/12 29/12 29/12 30/12 31/12

GEILSON SANTOS RESENDE. NELSON DE FREITAS CORRÊA. EDER BUENO. ELISABETE APARECIDA DA SILVA. GRAZIANE CRISTINA PEDRO. ROBERTO SALLAI. VALDIZA SALES DA CRUZ. DÉBORA OLIVEIRA DA ROCHA. LORENA AP. TRINDADE DE AGUIAR. FÁTIMA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA. RICARDO ALVES DE MOURA. ALMIR EDUARDO A. FERREIRA. GERALDA C. SILVEIRA. IVETE APARECIDA AMÉRICO. NÍVEA LÚCIA DE OLIVEIRA BATISTA. PAULO ROBERTO G. BISPO DOMINGOS. CLÁUDIA SAYURI NAKAMOTO SOLER FERRE. ELMO DE CARVALHO MATA.JOSIAS L Ul1 DA SILVA. LUCAS ANTONIO SIGNORETTi. MARIA HELENA SILVA. CELINA NOEMI DOS SANTOS. CRISTINA DA SILVA OLIVEIRA. EURÍPEDES RODRIGUES TORRES. ARNALDO VEGI. DENI DA SILVA DOS SANTOS. GILBERTO VILARIM. SILVIA LUZIA LOPES R. DA SILVA. ANGELO MANUEL DA SILVA. ANTONIO DIAS TOMAZ. LILIAN SALETE MILANO BOBILHO. MARCOS ANTONIO PERES. PRISCILA LIMA OLIVEIRA DE QUEIROZ. PRISCILA CESARINO SILVA. ANDRÉ LUIZ DE SOUZA. ANDRÉ SOARES SANTOS. JOSEFA R. DE LIMA SILVA. PRISCILA SOUSA MONTEIRO. TAIZ APARECIDA MATA. JOSENILDO GONÇALVES NOGUEIRA. LUANA CHRISTINO GUSSON. LUIZ FERNANDO DE OL. ROMANI.MÁRCIA DE FRANÇA LIMA. JORGE BORGES RAPOSO. MARCELLO DOS SANTOS FERNANDES. MARIA RAMOS DA SILVA. CÉSAR AUGUSTO DE TOLEDO. CLAUDIANA ALVES DA SILVA. FÁTIMA AP. CRUZ DO CARMO. SÔNIA AP. F. FERREIRA DOS SANTOS. CIBELE COLADELLO. REGINA COELHO DE LIMA. RITA ELAINE BEZERRA. SELMA BRITO SANTOS. CLODOALDO COPPI. REGIANE LUCIA DA S. SCOLEZI. VERA LÚCIA DE A. BICALHO CILIRIO. DINÁ DAS DORES PERES FILIPE. MÁRCIA SANNAE ASSANO. GIDEON GALDINO DA SILVA. LÚCIA BEZERRA DE MENEZES. RAFAEL MOREIRA ALVES. SILVIA REGINA PADOANI. JOSÉ VALDEMAR DA SILVA. VANESSA DA SILVA. ANA LÚCIA FELIX DEARALÍJO.ANA LÚCIA MARTINS PINHEIRO. ANA LÚCIA VIEIRA SANTOS. HELENA AMARA LINS DOS SANTOS.SANDRA GONSALVES DUARTE.LEONIDAS CORTES MODESTO FILHO.IAGO ROCHA NASCIMENTO.

Diretoria do SEECOVI saúda os novos associados admitidos no mês de

dezembro de 2010Novos companheiros tomaram conciência de classe, arregassaram as mangas e entraram

na luta ao lado do seu Sindicato. A diretoreia do SEECOVI saúda esses novos companheiros e trabalha para a conceintização de um número cada vez maior de trabalhadores. Só desta forma vamos ter um Sindicato cada vez mais forte e atuante.

VILMA APARECIDA BAHIAMARLI SANTOS MARCONDESEMERSON CARVALHO DA SILVARONALDO SILVA DA PAZJOÃO PAULO ANACLETOLEONARDO DOS SANTOS SANTORATTOJOSINALDO DA CRUZ SILVAAPARECIDA GONÇALVES BATISTA LIMA

AUGUSTO TERESINHO PEREIRA COSTA FABIANA DA SILVA JOAQUIMNORECY MENESES DE ANDRADEANA PAULA DE CAMPOS MORGADOTAIZ APARECIDA MAIAJEFERSON DOS SANTOS S ILVALILIAN DIAS TARGINO

Boas FestasEsta entidade, recebeu cartões de Boas Festas das seguintes autoridades, Entidades, Empresas e Amigos:01- Presidência da Republica Luiz Inácio Lula da

Silva e sua esposa - primeira Dama Marisa Le-tícia Lula da Silva;

02 - Câmara dos Deputados: Michel Temer - Pre-sidente;

03 - Gabinete da Presidência -Tribunal Regional do Trabalho -Dr. Nelson Nazar

04 - SINDEBELEZA - Sindicato dos Empregados em Institutos de Beleza e Cabeleireiros de Se-nhoras de São Paulo e Região;

05 - Presidência do SECOVI - Dr. João Crestana; 06 - SINDASP - Valdir Santos - Presidente; 07-Complexo Comercial do Shopping Interlagos; 08 - FETHEMG - Federação dos Empregados em

Turismo e Hospitalidade do Estado de Minas Gerais;

09 - SINDIFÍCIOS - Sr. Paulo Roberto Ferrari - Pre-sidente;

10 - SECOVELAR - Chayene Bernardi - Presiden-te;

11- SINTHOGASTRO - Diretoria; 12 - FECOMERCIÁRIOS - Luiz Carlos Motta - Pre-

sidente; 13 - DEMAREST E ALMEIDA -ADVOGADOS - Dr.

Serg e Mauaez; 14 -SINDICATO DOS EMPREGADOS EM TURIS-

MO E HOSPITALIDADE DE BAURU E RE-GIÃO - Elza Eugenio Pinto - Presidente;

15 - Deputada Federal - Luiza Erundina; 16- SESC-Av. Alvaro Ramos; 17- Da. Marilene, Genivaldo e Rafael; 18 - Marcelio Advogados; 19 - Dra. Alaide e Ores-

tes Quercia; 20 - LARCON - Imóveis e Administração S/C Ltda; 21 - D° Mirian P. de A. Ribeiro de Carvalho;

22 - Manasés Oliveira da Silva - Rua Duque de Ca-xias Curitiba - Paraná;

23 - D° Palmira Francisco; 24 - MSANTOS Publicidade - Dá Selma; 25 - ESPAÇO Phoenix - Rua Brig. Tobias 26 - SESC- TURISMO SOCIAL e suas diversas

unidades; 27-SINDEAC-Sindicato dos Empregados em Edifí-

cios e Condomínios de Belo Horizonte - MG. 28 - ESCRITORIO DE CONTABILIDADE ARRIVA-

BENE - Sr. Mario Alberto - Sindical; 29 - SECRETARIA DE RELAÇAO DO TRABALHO

E EMPREGO - Dra. Zilmara David de Alencar;30 - SINDICATOS DOS COMERCIÁRIOS DE

SÃO PAULO - Sr. Ricardo Patah -Presidente;31- SINTRACON - Deputado Estadual Antonio de

Souza Ramalho;32 - EX-SECRETÁRIO DE RELAÇÕES DO TRA-

BALHO E EMPREGO - Deputado Federal Luiz Antonio Medeiros.

33 - FETHEBASA - Sr. Aloísio Conceição Barbosa - Presidente;

34 - CGTB e CSP - Dá Janaína Boneti;35 - FETHEGO -TO - Sr. Rooserlvelt Dagoberto

Silva;36 - DIÁRIO DE GUARULHOS - Srá Eliana San-

tana;37 -SERUGELA - Brindes;38 - CONTRATUH - Confederação Nacional dos

Trabalhadores em Turismo eHospitalidade - Sr. Moacyr Roberto Tesch Auers-

vald39 - SINTHORESP - Sr. Francisco Calazans La-

cerda

PARCERIA DE ANUÊNCIAEMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS

06/01/2010 - Condomínio Comercial Shopping Pátio Higienopolis

06/01/2010 - Associação dos Lojistas West Plaza Shopping Center

06/01/2010 - Associação dos lojistas do Shop-ping Center Paulista

06/01/2010 - Empreendimento Raposo Shopping

06/01/2010 - Plaza São Paulo Administração e Serviços Ltda.

06/01/2010 - Plaza Shopping Administradora

Ltda. 06/01/2010 - Associação dos Lojistas do Sho-

pping Pátio Higienopolis 06/01/2010 - Condomínio West Plaza Shop-

ping Center I 16/04/2010- Hubert Imóveis e Administração

Ltda. 24/05/2010- PMA Innova Administração e Par-

ticipações Ltda. 18/05/2010-Jones Lang Lasalle S/A.

| INFORMATIVO SEECOVI |Página 10 |Edição Especial - Fevereiro 2011

Page 11: Informativo SEECOVI - FEVEREIRO 2011

pé - Santo Amaro - São João Clímaco - Osasco - Santana - São Miguel Paulista - Guarulhos - Paraíso - Itapecerica da Serra - Vila Maria - Jabaquara - Jandira - Barueri. Central de Atendimento pelo Tel.: 5014.2199 — 0800-550877.

SERVIÇOS MÉDICOS CONVÉNIOS EM GUARULHOS E REGIÃO.

• 001 - GINECOLOGIA/OBSTETRICIA - DRº HELOÍSA HELENA S.F. DE CAS-TRO, com consultório à Rua. Arminda de Lima,, n° 378 - Vl.Progresso, que aten-de diariamente pelo TeL.: 6461.2800. - MASTER CLIN.

• 002 - CONSULTÓRIO ODONTOLOGI-CO.: PRº FÁBIO MALUF, com consultório à R. Leonardo Vallardi, n° 142 — Cen-tro, que atende diariamente pelo Tel. : 6440.7201 — 3435.3960.

• 003 - CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTE-GRADA TAKAKI.: Dr HIROTIKA

TAKAKI FILHO, com consultório à Av. Pau-lo Faccini, n° 1909 - Centro, que atende diariamente pelo Tel. 6408.9417— 6443.0856.

• 004 - CENTRO MÉDICO DA VISÃO:- com consultório à Rua. Felício Marcon-des, n° 144/B, devendo marcar consulta pelo TeL.: 6209.6871.

• 005 -CLÍNICA INTEGRADA REVIVA:- PSICÓLOGO, MASSOTERAPEUTA , FO-NOAUDIÓLOGO, ACUNPUTURA - com consultório à Pça. Comendador Hum-berto Reis Costa, n° 87 - Centro (Grs.) - Próx. A Santa Casa, devendo marcar

consulta pelo Tel.: 6409.1581

SERVIÇOS MÉDICOS E ODONTOLÓ-GICOS EM SÃO CAETANO DO SUL

- CONVÉNIOS.

• CIMED - CENTRO INTEGRADO DE ME-DICINA E DIAGNÓSTICO:- com consul-tório a Rua. Baraidi, n° 910 - Centro, que atende diariamente com hora marcada pelo Tel.: 4225.5020, com as seguintes especialidades:-

Angiologia - Cir .Vascular - Cardiologia - Ortopedia - Fonoaudiologia - Ge-riatria -- Pneumologia - Clínica Geral - Dermatologia - Otorrinolaringologia - Medicina do Trabalho - - Pediatria - Ginecologia - Psicologia - Neurologia - Reumatologia .

BENEFICIOS

• AUXÍLIO NATALIDADE:- Mediante a

apresentação da Certidão de Nasci-mento até 30 dias da data do nasci-mento, o associado terá direito ao rece-bimento do referido auxílio, na base de 50% (Cinquenta por Cento), do salário mínimo vigente da época. Há todavia nesse caso um período de carência de 10 (Dez) meses.

• AUXÍLIO FUNERAL:- Em caso de faleci-mento do associado, os dependentes le-gais, receberão o referido auxílio na base de 01 (Um) salário mínimo da época, me-diante a apresentação do Atestado de Óbi-to, até 60 dias da data do Falecimento.

• DEPENDENTES:- Os dependentes para usufruírem dos benefícios que o Sindi-cato oferece às famílias dos associados serão considerados como dependen-tes:-A) Esposa e filhos com idade até 16 anos completos sem rendimentos pró-prios;B)Para os associados solteiros, são con-siderados seus dependentes os pais e irmãos que comprovadamente vivem sob sua dependência econômica.

CONVÊNIO COM FACULDADES:

• FACULDADE DRUMMOND / FACUL-DADE JOÃO XXIII / COLÉGIO ALVORA-DA.Campus Tatuapé / Campus Ponte Rasa / Campus Penha / Campus Vila Formosa Site: www.drummond.com.br

• FMU- CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS• UNIFIG - CENTRO UNIVERSITÁRIO

METROPOLITANO DE SÃO PAULO Disque - UNIFIG (0800 559330)

Site www.unifig.edu.br

• UNIVERSIDADE SECOVISite: www.universidadesecovi.com.br

Fone: 5591.1304 / 5591.1307

• SIND ESCOLA:Cursos de Qualificação Profissional www.sindescola.com.br Tel. 3115.1029 — 3115.4669

• MICROLINSFormação Profissional (Central de Aten-dimento. Tel. 0300 789.1220)

CONTABILIDADE

Escritório de Contabilidade Arrivabe-ne - Av. São João, 802 - Cj 23 e 24 - Centro - São Paulo ; Fone 3222-2911 - [email protected]

devendo marcar consulta pelo Tel. : 3231.2224

• 014 - GINECOLOGIA:- DRª IRACEMA QUEIROZ RIBEIRO, com consultório Av. Vergueiro, nº 2.045 — Cjs. 908/9/10, que atende diariamente, devendo marcar consulta pelo Tel.: 5084.9949 — 5084.9950.

• 015 - ORTOPEDIA/TRAUMATOLOGIA:- DRº JOEL LA BANCA JÚNIOR, com con-sultório à Pça. Dom José Gaspar, nº 30 — 18º And., devendo marcar consulta pelo Tel.: 3259.9440.

• 016 - ODONTOLOGIA:- DRª PRISCILA SOUSA MONTEIRO, com consultório na Sede da Entidade, à Av. Prestes Maia, n° 241 - 21° And. Sala 2114, que atende dia-riamente, devendo marcar consulta pelo Tel.: 3229.0913 — 3229.0026. O Associa-do terá direito sem despesa aos Serviços de: Consulta Inicial, Limpeza Simples (Profilaxia), Extrações, Restaurações e Radiografias. Os demais serviços, serão cobrados pelo profissional, diretamente do paciente, em bases reduzidas.

• 017 - ODONTOLOGIA:- DRª HIROMI-TI TAKAKI, com consultório à R. Benja-min Pereira, n° 55 - Cj. 14 - Jaçanã, que atende diariamente pelo Tel. 3461.6968 — 2597.9755

• 018 - MED-CENTER:- com consultório à Pça. Dom José Gaspar, n° 30 - 6° And., que atende diariamente com hora marcada pelo Tel.: 3255.8122— 3255.8312, com as seguintes especialidades:- Dermato-logia, Gastroenterologia, Cirurgia Cabeça e Pescoço Ginecologia, Obstetrícia, Proc-tologia, Ortopedia, Urologia, Cardiologia, e Clínica Geral.

• 019 - MED-AMPLA:- com consultório à Rua. Sete de Abril, n° 404 - Cj. 24, que atende diariamente com hora marcada pelo Tel.: 3257.6521 — 3256.5785, com as seguintes especialidades:- Oftalmolo-gia, Otorrinolaringologia.

• 020 - CONSULTA MÉDICOS ASSOCIA-DOS:- com consultório à Rua. Fernão Dias, n° 782 - 1° Andar - Pinheiros, que atende diariamente, com hora marcada pelo Tel.: 3814.4966 — 3032.1799, com as seguintes especialidades:- Cardiolo-gia, Dermatologia, Pneumologia, Clínica Geral, Ginecologia/Obstetra, Neurologia, Otorrinolaringologia e Oftalmologia

CONVÊNIOS COM LABORATÓRIOS DE ANÁLISE CLÍNICAS.

• CLÍNICA RADIOLÓGICA:- DRº YEO-CHUA AVRITCH1R -CRYA: - à Rua.

Marquês de Itú, n° 633 - Tel.: 3352.1344. Filial:- Rua. do Oratório, n° 1.377 - Moóca - Tel.: 6601.1107/6604.8513.

• LABORATÓRIO “SCHILLING DE ANÁ-LISE E PESQUISAS CLÍNICAS, com consultório à Rua. Major Sertório, n° 330, devendo marcar horário pelo Tel.: 3259.1097.

• BIOTECH (LABORATÓRIO), com consultório à Rua. Drº Arthur Guima-rães, nº 262, que atende diariamen-te, devendo marcar horário pelo Tel.: 6979.7367/4994.7900.

• MELLO CENTRO DE DIAGNÓSTI-CO:- com unidades em: Aclimação - Centro - Lapa - Santo André - Tatua-

SERVIÇOS ASSISTENCIAIS OFERE-CIDOS AOS ASSOCIADOS E SEUS

DEPENDENTES.

• 001 - CLÍNICA GERAL:- DR° JOSÉ SU-CHODOLSKI, com consultório à Rua. Tanabi, n° 50 - Água Branca, que atende diariamente, devendo marcar consulta pelo TeL.: 3862.1829.

• 002 - CLÍNICA GERAL/GERIATRIA/EN-DOCRINOLOGIA:- DRº CANTIDIO F. LEMOS NETO, com consultório à Rua. Sete de Abril, n° 235 - 5° And. Sala 501, que atende diariamente, devendo mar-car consulta pelo Tel.: 3255.4232.

• 003 - NEUROLOGIA:- DR° GERALDO DE MAJELA KARAM, com consultório à Rua. Sete de Abril, n° 235 - 5° And. Sala 501, que atende diariamente, devendo marcar consulta pelo Tel.: 3255.4232.

• 004 - GINECOLOGIA:- DR° JOSÉ AN-GELO BETARELLI, com consultório à Rua. Domingos de Moraes, n° 2.747 - 6° And. Cj. 62, que atende diariamen-te, devendo marcar consulta pelo Tel.: 5573.1980/5579.2290.

• Unidade II — Santo Amaro, Av. João Dias, n° 654, devendo marcar consulta pelo Tel.: 5686.5037/5686.5037.

• 005 - GINECOLOGIA:- DRº EDITH M. SCHULZ HEIN, com consultório à Rua Xavier de Toledo, n° 210 — 4° And. Cj. 43, que atende diariamente, devendo marcar consulta pelo Tel.: 31592432/34936015.

• 006 - CARDIOLOGIA/CLÍNICO GERAL:- DRº AUGUSTO G.V.C. DOS SANTOS, com consultório à Av. Vergueiro, n° 2.045 - Cjs. 908/9/10, que atende diariamen-te, devendo marcar consulta pelo Tel.: 5084.9949/5084.9950.

• 007 - CENTRO OFTALMOLÓGICO AL-VORADA S/C LTDA:-, com consultório à Rua. Nova Barão, s/n° - Loja 52, que aten-de diariamente, devendo marcar consul-ta pelo TeL.: 3259.5809.

• 008 - CLÍNICA DERMATOLÓGICA PA-RAÍSO:- com consultório à Rua. Sete de Abril, n° 296 - 1° And. Cj. 11, devendo marcar consulta pelo Tel.: 3257.9236/ — 3258.5647.

• 009 - PSICOLOGIA:- DRº WALNI CAR-DOSO LOPES, com consultório à Rua Dr Zuquim, nº 1.914 - Cj. 10, devendo marcar consulta pelo Tel.: 6862.3147

• 010 - CLÍNICA DE OLHOS: ALPHA V1SION, com consultório à Pça. Dom José Gaspar, nº 30 - 2º And. Cj. A/2, deven-do marcar consulta pelo Tel.: 3214.1275 — 3259.9080.

• 011 - CLÍNICA DE OLHOS: TADASHI & SUELI OFTALMOLOGISTAS:- com

consultórios: SÃO PAULO:- Rua. 24 de Maio, n° 77 - 4º And. Sala 410 - Tel.: 3337.4211. OSASCO: Av. Carlos de Moraes Barres, nº 266 - Tels.: 3685.3540/36S1.0990, deven-do marcar consulta antecipadamente.

• 012-PEDIATRIA:-DRª SILVIA PICCININI COSTENARO c DR ERNESTO MEKLER, com consultório à Rua. General Jardim, nº 60 - 6º And. Cj 61, que atende diaria-mente, devendo marcar consulta pelo Tel.: 3255.9674/3237.4514,

• 13 - GINECOLOGIA:- DRº ROBERTO E. DOS SANTOS, com consultório à Rua Sete de Abril, nº 127 - 13º And. Cj. 131.

Serviços assistenciais que o SEECOVI oferece aos associados e seus dependentes

Fique sócio do seu Sindicato e utilize os

benefícios que ele oferece a você e sua

família

| INFORMATIVO SEECOVI | Edição Especial - Fevereiro 2011 | Página 11

Page 12: Informativo SEECOVI - FEVEREIRO 2011

| INFORMATIVO SEECOVI |Página 12 |Edição Especial - Fevereiro 2011

Sindicato dos Empregados em Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo, Guarulhos, Barueri, Diadema e São

Caetano do Sul, Estado de São Paulo - CNPJ: 62.249.222 /0001-08.

Sede Própria: Av. Prestes Maia, 241 - 21° andar - con-juntos 2114-2115-2116-2118-2119-2120-2121-2122-2123-2124-2125-2126-2127-2128 — CEP:01031-001 - Tel.: 3229-0944 / 3229-0026 - São PauloE-mail: [email protected] - Home Page: www.cvl.org.br

Subsedes Próprias: • Rua Jacob, 318 - CEP: 07051-020 - Jardim Tranquilidade - Tel.: 2414-0399 - Guarulhos - SP. — • Rua Claro de Camargo Sobrinho, 18 - CEP: 06402-050 - Bairro São Jorge - Tel.: 4198-3415 - Barueri - SP.• Av. Conde Francisco Matarazzo, 85 - 4° andar - conjunto 41 - Centro - CEP: 09520-100 - Tel.: 4224-5369 - São Caetano do Sul - SP.

Continua como dantes o obrigatório trabalho em dias de domingo nos shopping centers, que impede os seus empregados (inclusive da limpeza e da manutenção) de participarem da mesa do almoço em dias de domingo, privando-os assim da companhia da sua esposa e de seus filhos, e isso em cada seis de sete domingos, pois em cada sete, trabalham seis... (vale também para o caso de serem terceirizados.)

Isso, do ponto de vista da convivência familiar e da edu-cação dos filhos é simplesmente cruel. Basta imaginar, ain-da que de modo rudimentar, o quanto importante podem ser a conversa entre eles, as histórias que cada um, inclu-sive os pequenos, gosta de contar, as gostosas risadas, os abraços e beijos que trocam o momento de gozação em virtude de algum fato ocorrido com um deles, o exemplo de vida dos pais na solidariedade a um vizinho ou colega de trabalho, a alegria dos filhos em ter seus pais à mesa do-minical (ao menos nesta, e ao menos duas vezes por mês) e dos pais em tê-los, alegres, à sua volta, desde a infância, passando pela juventude, pela mocidade mantendo-os como não desassistidos que são.

Mas em cada sete domingos, poder acontecer a união em um só é de fato cruel!

Temos insistido em que essa felicidade ocorra ao me-nos em dois domingos por mês. É pouco? É pouco sim, mas nem a esse pouco temos encontrado receptividade dos shoppings. Alegam que o custo não comporta novas

contratações. Mas será que não comporta mesmo?! Tem-se que se preocupam apenas com o custo da mão de obra, e aí pode ser que comporte apenas parte das (poucas) contratações necessárias ao revezamento dos ausentes da mesa do domingo.

Mas será que já teriam dado uma espiadela nos outros custos? Não daria para tirar um item deste custo, um outro daquele e quem sabe de outro custo qualquer e mesmo do custo da publicidade, por exemplo. Ratear, enfim, o cus-to desse revezamento que permitisse reservar a cada um dos participantes ao menos dois domingos por mês, para que os desfrutassem ao lado da esposa e filhos. Reservar e garantir o uso por inteiro.

Sempre dá jeito, quando se quer, assim como, quando não se quer, não dá nem com reza brava nem com paje-lança.

Temos, em nossas mensagens, pedido aos shoppings que confiem esse trabalho de busca ao seu contabilista. Ele é craque nesse assunto e decerto saberá onde ir buscar a devida compensação. Lembrando, sem esquecer, de que o que se pede ao mesmo tempo em que favorece a família do (a) empregado (a), favorece, em igual tamanho e peso, a própria sociedade civil.

RespeitosamenteJosé Alves AmnorimPresidente

Domingo nos Shoppings

50 anos de amizadeHistórico encontro en-

tre dois grandes amigos,

ex-office boys, que se co-

nhecem a mais de 5 déca-

das.José Carlos Baptistão,

hoje empresário bem su-

cedido e Eurípedes Rodri-

gues Torres, trabalharam

na Sociedade Paulista de

Terrenos S/A. Carlos foi

admitido em 20 de abril

de 1960 e Eurípedes em

03 de janeiro de 1961. Ho-

je Eurípdes é Diretor do

SEECOVI e completa 50

anos no seguimento do

ramo Imobiliário.

Eurípedes Rodrigues e José Carlos

SINDICATO, um dia você vai precisarE não adianta dizer que não. Um dia você vai ter que se aposentar, fazer homologação, poderá ter

problemas com acidente ou doen-ça do trabalho. Nesse dia você vai perceber que ele, além de defen-der o seu salário e brigar por seus diretos, é muito mais importante.

Já pensou se quando você precisar as portas estiverem fechadas?

Fique Sócio e entre para a nossa grande família

Foto: Arquivo do SEECOVI

Page 13: Informativo SEECOVI - FEVEREIRO 2011

SEECOVIINFORMATIVO

** Encarte Colônia de Férias**Ano XIII Dir. Resp.: José Alves Amorim (Presidente)

Jor. Respons. Benedito Ap. Silva (MTB 17.590)E-mail: [email protected]

DÊ UM PRESENTE INESQUECÍVEL PARA SUA FAMÍLIA

Passar um final de semana na Colônia de Férias do SEECOVI é uma emoção que não será esquecida. Garanta o seu lugar. Ligue 3229-0944

Localizada na Praça N. Senhora do Sion, 67, na Praia de Suarão, em Itanhaém, a Colônia de Férias do SEECOVI conta com 22 apartamentos, 5 com varandas, ventilador de teto, ar condicio-nado, frigobar, televisão, salão de jogos, salão de convenções, piscina, playground, ½ quadra de basquete, churrasqueira e estacionamento.

As reservas devem

ser feitas pessoal-

mente, na Secretaria

do Sindicato, ou pelo

telefone 3229-0944,

de segunda a sexta-

feira, das 8h30 às 12h

e das 13h às 17h.

O associado deve-

rá fazer a reserva, no

mínimo, 5 dias antes

da data prevista para

utilização e compa-

recer ao Sindicato

para assinar a guia

de reserva e quitar as

diárias.

Fotos:Arquivo do SEECOVI