informativo novo tempo - fevereiro/2012

8

Upload: paroquia-nossa-senhora-da-gloria

Post on 13-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo da Paróquia Nossa Senhora da Glória - Juiz de Fora (MG)

TRANSCRIPT

2

“Consolador”, Carl Bloch Cam

panh

a“Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos

aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu

sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as

vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.”

(Mt 11, 28-30)

Oração da CF 2012 Senhor Deus de amor,

Pai de bondade, nós vos louvamos e agradecemos

pelo dom da vida, pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos

e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.

Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais,

solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a terra.

Amém.

40 DIAS NO DESERTO COM JESUS de Jejum e Oração

O SENTIDO DE DESERTO

“Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado

pelo demônio durante quarenta dias.” (Lc. 4, 1-2a)Também nós queremos que o Espírito Santo nos conduza ao

deserto! Na tradição bíblica e também nos primeiros séculos da Igreja, o deserto é considerado um lugar especial de encon-tro com Deus: “Por isso a atrairei, conduzi-la-ei ao deserto e falar-lhe-ei ao coração” (Os. 2, 16).

Ir ao deserto com Jesus durante esse tempo de quaresma – ou outro tempo que você mesmo eleger (não necessariamente a quaresma) – é colocar-se no fi rme propósito de ter um en-contro com Deus e com nossa própria verdade. O deserto não é um lugar, mas uma disposição espiritual.

Os “demônios” que precisamos enfrentar estão, antes de tudo, dentro de nós. São nossos próprios traços de personalidade, incli-nações, atitudes que precisam ser reconciliados ou até mesmo ven-cidos, “exorcizados” para vivermos debaixo da Vontade de Deus.

Uma batalha que se trava no decorrer de toda a vida. Sem-pre precisaremos de mudança, conversão. Ninguém se sinta pronto por ter percorrido um determinado trecho de sua senda espiritual. Sempre haverá a necessidade de se colocar novamente a caminho, de se confrontar, de mudar, de crescer. É tarefa de uma vida inteira.

É preciso ainda lembrar que, sem a graça de Deus, toda ascese (disciplina espiritual) é vã. A iniciativa é de Deus! É o Espírito Santo quem conduz Jesus ao deserto. “Porque é Deus quem segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar” (Flp. 2, 13).

ENTRANDO NO DESERTOEntre no deserto! Mas entre com a determinação de abrir-

se à Palavra e à Graça de Deus. Ninguém julgue estar pronto para essa empreitada por si mesmo. Não temos que provar nada a Deus. Não temos que “obrigá-lo” a fazer algo por nós, pois suas ações em nosso favor são sempre amorosas. O jejum é uma prática voltada para nosso crescimento e não para um Deus que exige sacrifício. Jesus já realizou o único e defi nitivo sacrifício, oferecendo-se por todos nós na cruz (Hb. 10, 10).

Os 40 DIAS nos lembram os 40 dias que Jesus esteve no monte das tentações, os 40 dias e noites em que Noé esteve na arca, os 40 anos de peregrinação do povo de Israel no deserto, os 40 dias que Moisés esteve na presença no Senhor. É tempo de buscar a Deus, de estar diante da face de Deus. E quem se coloca diante da face de Deus sempre sai iluminado: “Moisés não sabia que a pele de seu rosto se tornara brilhante, durante sua conversa com o Senhor” (Êx. 34, 29).

O tempo dedicado ao jejum é reservado para buscar o Se-nhor, mesmo em meio às atividades cotidianas. Em Mt 6, 1-18, vemos como Jesus indica o jejum, a oração e a esmola como sinais característicos da vida de um cristão fi el. Em al-guns momentos de decisão, porém, somos convocados a in-tensifi car nossa comunhão com o Senhor. Segundo o desejo Continua na página 4

3

Cam

panh

a

Texto e Coordenação: Padre Sérgio Luiz e Silva, CSsR

de Jesus, devemos fazer isto sem ostentação, mas com discri-ção e buscando agradar somente ao Pai.

Outro fator importante em um tempo de jejum é o propósi-to que nos move a fazê-lo. Um jejum sem propósito defi nido é como vagar num túnel escuro, sem se saber de onde ou para onde se vai. Olhando as Sagradas Escrituras, encontraremos muitas razões que levaram as pessoas ao jejum. Se vamos jeju-ar temos que ter objetivos fi rmes e claros pelos quais lutar:

• Estar com Deus;• Receber sua Palavra e alguma orientação concreta;• Interceder por alguém ou alguma situação;• Enfrentar o “inimigo” e suas tentações; etc...

COMO FAREMOS NOSSO JEJUM?Jejuaremos às QUARTAS E SEXTAS-FEIRAS durante o perío-

do de nossa Campanha, como estará indicado no roteiro à frente.Mas, durante os 40 dias, evitaremos alimentos pelos quais

buscamos mais saciar nosso gosto do que as necessidades de nosso organismo (doces, refrigerantes, excesso de frituras ou outros alimentos que constituem hábitos alimentares aos quais estamos apegados). Além disso, evitando extravagân-cias, vamos escolher entre duas opções:

• Iniciar a alimentação diária só a partir das 12h, ou• simplesmente cortar uma das refeições do dia.Cuidado somente para não “descontar” na próxima refeição

para compensar o que não foi comido. Pessoas que fazem uso de medicação devem estabelecer o jejum em conformidade com o horário dos remédios, bem como aquelas com proble-mas de pressão alta, diabetes ou outro tipo de limitação de saúde ou restrição alimentar podem fazer jejum de televisão, conversas ou outras coisas. Mas lembre-se: inicialmente o je-jum consta de algum sacrifício na alimentação.

UM CAMINHO ORACIONAL COM A PALAVRA Você é chamado a percorrer este caminho na PERSPECTI-

VA DO DESERTO. Os 40 dias estão divididos em oito par-tes, indicando um aprofundamento na vivência do deserto. Deixe-se guiar e inspirar-se pelo Espírito Santo, aquele que conduziu Jesus ao deserto. Seja criativo em sua forma de orar. Uma dica: faça um diário espiritual nesses 40 dias, anotando a moção que o Espírito suscita em você. Não precisa escrever muito, mas deixe pelo menos uma marca do que você viven-ciou em sua meditação/oração.

Venha participar da Consagração da Campanha no dia 26 de fevereiro, às 17h, durante Missa celebrada pelo Padre Sérgio. Traga seu Pedido de Oração por es-crito e deposite-o na Urna de Oração, aos pés do altar.

27/02 a 06/04/2012

Roteiro para a Campanha “40 DIAS NO DESERTO COM JESUS” de Jejum e OraçãoOFERECIMENTO DIÁRIO DA ORAÇÃO E JEJUMPai misericordioso que sondas todas as coisas e que vês o que está oculto, dedico este dia de oração (e jejum) para que eu pos-sa entrar em comunhão profunda com teu amor. Inspira-me com tua luz, defenda-me com tua graça, santifica-me com teu Espírito. Possam me valer o preciosíssimo sangue de Jesus, a in-tercessão da bem-aventurada Virgem Maria e de São Miguel Arcanjo. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

I – ENTRANDO NO DESERTO1° dia: 27/02, segunda-feira – Medite em Oséias 2, 16-25.

É o Senhor quem o chama para falar ao seu coração. Aceite o convite!

2º dia: 28/02, terça-feira – Medite no Êxodo 12, 35-42. Che-gou a hora da libertação! Dedique “um tempo” à noite para orar, em memória daquela Vigília de Libertação.

3º dia: 29/02, quarta-feira – DIA DE JEJUM – Medite em Lucas 3, 1-20. Através de João Batista, o grande profeta do deserto, acolha o apelo à conversão.

4º dia: 1º/03, quinta-feira – Medite em 1Coríntios 4, 6-13. Entre no deserto para crescer na simplicidade de vida.

5º dia: 02/03, sexta-feira – DIA DE JEJUM – Medite em Ma-teus 6, 24-34. Entre no deserto para descobrir o essencial na vida: buscar o Reino de Deus em primeiro lugar.

II – ENCONTRO COM DEUS NO DESERTO6º dia: 03/03, sábado – Medite em Números 10, 11-36 e, no

encontro com Deus, deixe que Ele disperse seus inimigos.7º dia: 04/03, domingo – Medite em Números 23, 1 – 24, 10

e, no encontro com Deus, deixe que Ele transforme as maldições em bênção.

8º dia: 05/03, segunda-feira – Medite no Salmo 105 e, re-vendo a história do Povo de Israel, prove a fidelidade de Deus.

9º dia: 06/03, terça-feira – Medite no Salmo 106 e louve o Senhor por sua misericórdia.

10º dia: 07/03, quarta-feira – DIA DE JEJUM – Medite nos Atos 9, 1-9. Espelhe-se na experiência de Paulo em seu deserto e seu encontro consigo mesmo e com Jesus.

III – CONFRONTANDO-SE NO DESERTO11º dia: 08/03, quinta-feira – Medite em Mateus 4, 1-12.

Tentações que advêm em nossa vida na linha dos três “P”s : poder, posse e prazer.

12º dia: 09/03, sexta-feira – DIA DE JEJUM – Medite no Êxodo 15, 22-27. Confrontando-se com as amarguras e deixar-se curar.

13º dia: 10/03, sábado – Medite no Êxodo 17, 1-7. Confrontan-do-se com a murmuração e recebendo a Água da Vida.

14º dia: 11/03, domingo – Medite no Êxodo 32, 1-35. Con-frontando-se com os ídolos em nós e renovando a fide-lidade ao Senhor.

15º dia: 12/03, segunda-feira – Medite em Números 12, 1-16. Confrontando-se com o espírito de rebeldia em relação aos Servos do Senhor.

IV – CRESCENDO EM INTIMIDADE NO DESERTO16º dia: 13/03, terça-feira – Medite no Êxodo 33, 7-11 e

peça a Deus a graça de “entreter-se” com o Senhor em intimidade.

17° dia: 14/03, quarta-feira – DIA DE JEJUM – Medite em Daniel 3, 1-50. O deserto pode ser uma fogueira. Aprenda a louvar a Deus em meio às provações.

18º dia: 15/03, quinta-feira – Medite em Jonas 2, 1-11. O deserto pode ser o ventre de um peixe. Experiencie o livramento de Deus nas horas de escuridão da vida.

19º dia: 16/03, sexta-feira – DIA DE JEJUM – Medite nos Cânticos 8, 5-14. Intimidade é aliança de amor onde a alma (amada) ouve a voz do Senhor (amado).

20º dia: 17/03, sábado – Medite em Marcos 6, 30-32. Intimi-dade é retirar-se com Jesus e provar seu descanso.

V – APRENDENDO A OBEDECER NO DESERTO21º dia: 18/03, domingo – Medite em Deuteronômio 4,

1-40. Obedecer é colocar em prática o que o Senhor nos diz.

22º dia: 19/03, segunda-feira – Medite em Deuteronômio 10, 12 – 11, 1. Só existe amor verdadeiro se existe obe-diência.

Roteiro para a Campanha “40 DIAS NO DESERTO COM JESUS” de Jejum e Oração23º dia: 20/03, terça-feira – Medite em Mateus 21, 28-32.

Obedecer é vencer a resistência e cumprir a vontade do Pai.

24º dia: 21/03, quarta-feira – DIA DE JEJUM – Medite em Romanos 13, 1-10. Obediência é uma forma concreta de viver o mandamento da caridade.

25º dia: 22/03, quinta-feira – Medite em João 15, 1-11. Per-manecer e obedecer a Deus são uma única realidade. Quem obedece frutifica.

VI – TORNANDO-SE ADORADOR NO DESERTO26° dia: 23/03, sexta-feira – DIA DE JEJUM – Medite em

Êxodo 33, 12-23. Adorar é estar diante de Deus, firme na Rocha que é Jesus.

27° dia: 24/03, sábado – Medite em Deuteronômio 6, 1-25. Adorar é amar a Deus sobre todas as coisas e a Ele ser fiel.

28º dia: 25/03, domingo – Medite em 2Rs 5, 15-19. Adorar é oferecer ao Senhor o sacrifício de sua vida e do que você tem.

29º dia: 26/03, segunda-feira – Medite em João 4, 19-26. Em Jesus nos tornamos adoradores em espírito e verdade.

30º dia: 27/03, terça-feira – Medite em 1Pedro 1, 13-21. Adoração e santidade são inseparáveis.

VII – APRENDENDO A LUTAR NO DESERTO31º dia: 28/03, quarta-feira – DIA DE JEJUM – Medite em

Josué 1, 1-9. Revestidos de coragem e firmeza para lutar como Josué.

32º dia: 29/03, quinta-feira – Medite em Josué 6, 1-17. Derrube as muralhas de Jericó em sua vida na força do louvor.

33º dia: 30/03, sexta-feira – DIA DE JEJUM – Medite em 1Samuel 17. Vá em nome do Senhor contra os gigantes que se apresentarem em seu caminho.

34º dia: 31/04, sábado – Medite no Salmo 17. O Senhor adestra nossas mãos para o combate (v. 35).

35º dia: 1º/04, domingo – Medite em Efésios 6, 10-20. Nos-

sos reais inimigos contra os quais o Senhor nos capacita a lutar no deserto.

VIII – PARA CHEGAR À TERRA DAS PROMESSAS36º dia: 02/04, segunda-feira – Medite no Salmo 21 e una

seus desertos pessoais a Jesus, o Servo sofredor por nos-sos pecados.

37º dia: 03/04, terça-feira – Medite em Isaías 50, 4-11 e con-temple Jesus, aquele que atravessou o deserto do peca-do e da morte por você.

38º dia: 04/04, quarta-feira – DIA DE JEJUM – Medite em Mateus 26, 36-46 e reafirme em sua vida a busca da Vontade de Deus em primeiro lugar.

39° dia: 05/04, quinta-feira –Medite em João 6, 22-71 e pro-ve com Jesus o verdadeiro maná que Ele mesmo nos dá: seu corpo e sangue.

40º dia: 06/04, sexta-feira – DIA DE JEJUM e ABSTINÊN- CIA DE CARNE – João 18, 1 - 19, 42 e contemple a cruz, a grande e final travessia do deserto em direção ao jardim da ressurreição.

Faremos a entrega desse tempo de jejum e oração no Domingo de Páscoa, dia 08/04, participando da Procis-são da Ressurreição com o Santíssimo Sacramento, às 18h30, saindo da Capela São Roque até a Matriz, onde acontece a Solene Missa da Páscoa!

Cristo está vivo entre nós, confirmando nossa fé, tornan-do-nos herdeiros de todas as suas promessas. Alegre-se!

Nesse dia, não se esqueça de trazer pelo menos UM QUI-LO DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL para partilhar com nossos irmãos mais carentes e CONSAGRAR O SEU DÍZIMO como sinal concreto de seu compromisso com o Senhor e a Comunidade.

Um abençoado caminho quaresmal e FELIZ PÁSCOA!

6

Marcelo Tertuliano

Atividades ParoquiaisIGREJA DA GLÓRIA

Missas- 2ª feira: 7h (Missa e Novena de São Geraldo)- 3ª feira: 7h, 15h e 19h (Missa e Novena de N. Senhora do Perpétuo Socorro)- 4ª a 6ª feira: 7h e 19h- Sábado: 7h, 16h e 18h30- Domingo: 7h, 8h30, 10h, 17h e 19h30- 1ª sexta-feira do mês: 7h, 15h e 19h- 1º domingo do mês: 19h30 - Celebração da Juventude

Confi ssões Individuais- 3ª, 5ª e 6ª feiras: 8h30 às 10h30 e das 14h30 às 18h- 4ª feira: 14h30 às 18h- Sábado, domingo e 2ª feira: não há atendimento

Adoração ao Santíssimo Sacramento1º domingo do mês: 18h (Juventude)5ª feira: 8h às 19h

Inscrições para BatismoToda terça-feira, entre 19h30 e 21h, na Secretaria

CAPELA SÃO ROQUE

Missas- 5ª feira: 18h- Sábado: 16h, 18h (Missa dos Surdos – todo 1º sábado)- Domingo: 9h- 1ª sexta-feira do mês: 18h

Adoração ao Santíssimo Sacramento5ª feira: 14h às 18h (19h - Padre Sérgio)

Novena de N. Sra. do Perpétuo Socorro3ª feira: 12h

Novena da Sagrada Face3ª feira: 16h

Terço da Misericórdia6ª feira: 15h

AMBULATÓRIO N.SRA. DA GLÓRIA

Missas aos domingos: 18hRua Sen. Feliciano Pena, 187 - Mariano Procópio

PRAÇA DO JARDIM GLÓRIA

Missa toda 1ª sexta-feira do mês: 8h

HORÁRIOS DA SECRETARIA PAROQUIAL- Segundas-feiras: das 7h às 19h- De terça-feira a sábado: das 7h às 21h- Domingos: das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30- Feriados: das 8h às 12h

Endereço: Av. dos Andradas, 855 – M. da GlóriaTelefone: (32) 3215-1831

Novo Tempo

A Igreja da Glória viveu dias de fes-ta com as comemorações de Bo-

das de Profi ssão Religiosa dos padres Sérgio, Braz e Antônio Luiz. No dia 25 de janeiro, Padre Braz comemorou 60 anos de Profi ssão Religiosa. Emociona-do, o sacerdote relembrou o momento em que pronunciou os votos de pobre-za, castidade e obediência pela primei-ra vez, como uma oferta à Deus e à igreja. “Foi um dia marcante e mais feliz da minha vida.”

Padre Sérgio e Padre Antônio Luiz celebraram seus 25 anos de Profi ssão no dia 1º de fevereiro, junto a confrades, familiares e amigos. O pároco destacou que eles são vasos nas mãos de Deus. “Vivemos a experiência de sermos modelados e remode-lados pelo Senhor. Todos somos barro nas mãos de Deus. Se Ele não pega, não amassa, não nos modela, nós não somos nada. O tesouro está em vasos de barro”.

No dia 29 de janeiro, a Conferência Vicentina

São Roque celebrou 90 anos de existência, com missa presidida pelo Padre Ronal-do, CSsR, seguida de almo-ço com as famílias assistidas pelo movimento.

Conferência Vicentina celebra 90 anos

Memória agradecida

foto

s: B

rend

a M

elo,

Silv

ia C

arva

lho

e Vâ

nia

Pim

ente

l

7Novo Tempo

Quem completa mais um ano de vida neste dia 12 de feverei-ro é o Irmão Argemiro, CSsR. No dia 9 de março, a comu-

nidade celebra o aniversário de Padre Freitas, CSsR. Que Deus os abençoe!

Aniversários

No dia 14 de abril, a Arquidiocese de Juiz de Fora comemo-ra seus 50 anos com uma Romaria ao Santuário Nacional de

Aparecida (SP), que terá como tema “Na casa de Maria, à mesa com Jesus!” Às 9h, o arcebispo de JF, Dom Gil Antônio Moreira presi-dirá a Missa em Ação de Graças, que será concelebrada pelo bispo de São João Del Rei, Dom Célio Goulart, e pelo administrador dio-cesano de Leopoldina, Monsenhor Alexandre dos Santos Ferraz, e pelo clero destas cidades. A Paróquia da Glória vai integrar a peregrinação. Um ônibus executivo sairá da Igreja da Glória no dia 13 de abril, em horário ainda a ser determinado. Os interessados devem adquirir seu lugar na Secretaria Paroquial, mediante pagamento da passagem de R$ 51,00 (ida e volta) e entrega de cópia da Carteira de Identidade.

Paróquia integra Romaria da Arquidiocese de JF a Aparecida

Tem início, no dia 3 de março, o Projeto Permanecer, voltado

para os agentes de pastorais e mo-vimentos que atuam na Paróquia da Glória. O encontro acontece no Salão Paroquial, a partir das 8h.

Projeto Permanecer

O Ambulatório Nossa Senhora da Glória está precisando de profi ssionais voluntários na área

de saúde, para atuarem de segunda a sexta- feira em horários livres. Necessita-se, com urgência, de:-Médicos (Clínica Geral e Pediatria)- Dentistas- Fonoaudiólogos

Esperamos por você! Seja um voluntário no Ambulatório da Gló-ria! Venha conhecer a nossa obra: Rua Feliciano Pena, 187 - Maria-no Procópio.

Mercadinho da CaridadeEm função do Carnaval, o Projeto Domingo Solidário, com o Mer-cadinho da Caridade, acontecerá nos dias 25 e 26 de janeiro. O Am-bulatório conta com as doações de alimentos não perecíveis para compor as cestas básicas a serem doadas para as famílias carentes.

Ambulatório busca voluntários

O pároco, Padre Sérgio, CSsR, e Padre Gilson, serão os pre-

gadores do Retiro de Carnaval 2012, que acontece na Casa de Re-tiros São José, em Belo Horizonte (MG), de 18 a 22 de fevereiro. O tema deste ano será: “É na vossa luz que nós vemos a luz” (Sl 35). O retiro terá início ao meio-dia do sábado de Carnaval e término previsto para a manhã da Quarta-Feira de Cinzas, após a missa. A Casa de Retiros oferece paco-tes com e sem hospedagem, com valores que vão de R$ 240,00 a R$ 400,00 por pessoa. O pagamento pode ser efetuado à vista ou em duas vezes (metade à vista e a outra parcela para 30 dias no cheque). Informações podem ser obtidas atra-vés do telefone (31) 3411-5040 ou pelo site www.casaderetirossaojose.com.br

Retiro de Carnaval

No sábado de Carnaval, dia 18, não haverá missa na Capela

São Roque às 16h. No domingo, dia 19, não acontecerão as celebrações das 17h na Igreja da Glória e das 18h no Ambulatório. Na terça-feira, dia 21, haverá missa apenas às 7h. No dia 22 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas, dia de jejum e abs-tinência, missas na Igreja da Glória às 7h, 10h e 19h. Na Capela São Roque, a celebração será às 18h, e no Ambulatório, também às 18h.

Missas no Carnaval e Quarta- Feira de Cinzas

Todas as quintas e sextas-feiras, das 15h20 às 17h, você tem um encontro com Padre Sérgio, na

Rádio Catedral FM - 102,3www.radiocatedralfm.com.br

Falando direto ao seu coração!

Informativo Mensal da Paróquia da Glória

Av. dos Andradas, nº 855 • Morro da Glória - Juiz de Fora/MG

(32) 3215-1831 www.paroquiadagloria.org.br

[email protected] Produção: Pastoral da Comunicação

Tiragem: 3.000 exemplares Impressão: D.I Grá� ca e Editora

Redação e edição: Pe. Sérgio, Silvia Carvalho e Alessandra Assis

Jornalista responsável: Silvia Carvalho MTB: 5.917

Na quinta-feira, dia 16 de fevereiro, às 20h, no Salão Paroquial, aconte-ce o Repasse da Campanha da Fraternidade (CF) 2012, que tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública” e como lema “Que a saúde se di-

funda sobre a terra!” (Eclo 38,8) Quem falará sobre o assunto é o médico João Paulo Vieira.

Nesta Campanha da Fraternidade, a Conferência Nacional dos Bispos do Bra-sil (CNBB) chama a atenção para três conceitos importantes, para melhorar a saúde da população: o cuidado com o doente, a prática de hábitos de vida sau-dável e a exigência de melhoria no sistema público de saúde, com atenção espe-cial ao SUS. O objetivo geral é “promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualifi cação, no fortalecimento e na consolidação do SUS, em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população”.

A Campanha da Fraternidade de 2012 também quer levar as pessoas a con-templarem a vida como um dom de Deus e a compreenderem que o cuidado com a saúde depende de uma alimentação saudável, da prática de esportes, das ações de prevenção, do cuidado com o corpo, a mente e o espírito.

Ainda quer sensibilizar sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de saúde pública condizente com suas necessidades e digni-dade. É uma realidade que clama por ações transformadoras.

A Igreja, nessa Quaresma, à luz da Palavra de Deus, deseja iluminar a dura realidade da saúde pública e levar os discípulos missionários a serem consolo na doença, na dor, no sofrimento, na morte. Levá-los, ao mesmo tempo, a exigir que os pobres tenham um atendimento digno em relação à saúde.

O Sistema Único de Saúde (SUS), inspirado em belos princípios como o da universalidade, cuja proposta é atender a todos, indiscriminadamente, deveria ser modelo para o mundo. No entanto, ele ainda não conseguiu ser implantado em sua totalidade e não atende a contento, sobretudo os mais necessitados desses serviços. Além disso, este sistema se baseia em ações de tratamen-to, ao invés de orientar-se por políticas públicas de pre-venção. A situação se agrava quando se aborda a vastidão de problemas enfrentados pela população, desde as do-enças crônicas, como a hiper-tensão e o diabetes, passando pelas doenças tropicais (den-gue, malária e febre amarela), e a dependência química, que também se transformou em problema de saúde pública e precisa de medidas urgentes.

Uma reflexão sobre a saúdeCampanha da Fraternidade deste ano debate tema

Secretariado de Vocações RedentoristasRua Capitão Leonídio Soares, 751 - Planalto

Belo Horizonte – MG Caixa Postal 1125 - CEP 30161-970 E-mail: [email protected]

Fone: (31) 3494-4519 / Fax: (31) 3494-3234

VOCÊ QUER SER PADRE OU IRMÃO REDENTORISTA?

8