informativo fiema brasil 2016

5
Um legado com o que há de mais atual em gestão ambiental, inovação e tecnologia em resíduos, águas, efluentes e energia – com essa valiosa combinação, a FIEMA Brasil encerra sua sétima edição surpreenden- do pelos resultados apresentados após três dias de intensa programação. A comprovação desse sucesso aparece expressa pelos números: a feira reuniu, de 05 a 07 de abril, em Bento Gonçalves, cerca de 130 expositores, entre na- cionais e internacionais, que atraíram um público de mais de 8 mil visitantes vindos de todos os Estados brasileiros e de mais nove países, entre eles Portugal, Itália, Alemanha, Canadá, Argentina, Áustria, Espanha, Paraguai e Uruguai. “Somos unânimes, organizadores e participan- tes, em dizer que a FIEMA Brasil 2016 foi excelente. A feira cumpriu, mais uma vez, seu propósito de ofere- cer oportunidades de desenvolvimento em gestão am- biental, mostrando novas tecnologias para a indústria. O público focado na geração de negócios e na busca por conhecimento contribuiu para resultados asserti- vos, o que torna a participação no encontro muito mais eficiente e rentável”, analisa o presidente da sétima edição, Jones Favretto. Com um formato de encontro dinâmico, a feira prio- rizou a geração de negócios, ampliação de networking e prospecção de mercado. “A contribuição da Fiema para o setor é inquestionável, tanto a nível nacional quanto internacional. Com mais esse desafio supera- do, unimos esforços para alinhar os preparativos para a edição de 2018”, afirma o presidente da Fundação Proamb, entidade promotora da feira, Neri Basso. Resultados superam expectativas em negócios, conhecimento e relacionamento na FIEMA Brasil 2016 Sétima edição da feira recebeu mais de 8 mil visitantes e expositores de dez países Antes mesmo de a sétima edição estar concluída, as equipes trabalhavam nos preparativos para garan- tir o sucesso do próximo encontro, que já tem data marcada: a oitava FIEMA Brasil ocorre nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2018, em Bento Gonçalves. Além das FIEMA NEWS Edição 2018 tem data confirmada definições no calendário, também foram anunciados os nomes dos profissionais que estarão à frente da organização: Jones Favretto, reconduzido ao cargo de presidente da feira, o vice-presidente, Vitalino Ni- chetti.

Upload: carolproamb

Post on 29-Jul-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo da FIEMA Brasil 2016 que aconteceu de 05 a 07 de abril em Bento Gonçalves

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo FIEMA Brasil 2016

Um legado com o que há de mais atual em gestão ambiental, inovação e tecnologia em resíduos, águas, efluentes e energia – com essa valiosa combinação, a FIEMA Brasil encerra sua sétima edição surpreenden-do pelos resultados apresentados após três dias de intensa programação.

A comprovação desse sucesso aparece expressa pelos números: a feira reuniu, de 05 a 07 de abril, em Bento Gonçalves, cerca de 130 expositores, entre na-cionais e internacionais, que atraíram um público de mais de 8 mil visitantes vindos de todos os Estados brasileiros e de mais nove países, entre eles Portugal, Itália, Alemanha, Canadá, Argentina, Áustria, Espanha, Paraguai e Uruguai.

“Somos unânimes, organizadores e participan-tes, em dizer que a FIEMA Brasil 2016 foi excelente.

A feira cumpriu, mais uma vez, seu propósito de ofere-cer oportunidades de desenvolvimento em gestão am-biental, mostrando novas tecnologias para a indústria. O público focado na geração de negócios e na busca por conhecimento contribuiu para resultados asserti-vos, o que torna a participação no encontro muito mais eficiente e rentável”, analisa o presidente da sétima edição, Jones Favretto.

Com um formato de encontro dinâmico, a feira prio-rizou a geração de negócios, ampliação de networking e prospecção de mercado. “A contribuição da Fiema para o setor é inquestionável, tanto a nível nacional quanto internacional. Com mais esse desafio supera-do, unimos esforços para alinhar os preparativos para a edição de 2018”, afirma o presidente da Fundação Proamb, entidade promotora da feira, Neri Basso.

Resultados superam expectativas em negócios, conhecimento e relacionamento na FIEMA Brasil 2016

Sétima edição da feira recebeu mais de 8 mil

visitantes e expositores de dez países

Antes mesmo de a sétima edição estar concluída, as equipes trabalhavam nos preparativos para garan-tir o sucesso do próximo encontro, que já tem data marcada: a oitava FIEMA Brasil ocorre nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2018, em Bento Gonçalves. Além das

FIEMA NEWS

Edição 2018 tem data confirmadadefinições no calendário, também foram anunciados os nomes dos profissionais que estarão à frente da organização: Jones Favretto, reconduzido ao cargo de presidente da feira, o vice-presidente, Vitalino Ni-chetti.

Page 2: Informativo FIEMA Brasil 2016

A comprovação desse sucesso aparece expressa não só pelos números – a feira recebeu mais de 8 mil visitantes – mas também pela opinião de quem cons-trói a FIEMA Brasil 2016: os expositores. Confira o de-poimento de alguns dos participantes.

“Foi bastante gratificante ‘abraçar’ essa tarefa du-rante a FIEMA Brasil e ver os saldos positivos que tive-mos nesta experiência, a valorização de nosso traba-lho de transformar resíduo de espuma e madeira em matéria prima. É importante destacar o excelente aten-dimento, agilidade e a qualidade dos serviços da Pro-amb como organizadora da feira. A FIEMA Brasil 2016 para a Ecoespuma foi simplesmente sensacional”.

Fabrício Silva – Ecoespuma

Expositores comprovam sucesso da feira.

Os conceitos de ética e sustentabilidade dos negó-cios, sob a ótica de profissionais que são ícones em gestão, foram amplamente debatidos no 3º Meeting Empresarial. Com público superior aos 300 participan-tes, o evento colocou em pauta as adversidades en-frentadas pelas empresas no dia a dia e exemplos de como os valores corporativos podem ser ferramentas importantes nas estratégias de crescimento.

O diretor da Plataforma Ideia Sustentável e media-dor do evento, Ricardo Voltolini, abriu o painel de pa-lestras e destacou as seis competências de um líder sustentável com foco específico em ética. “Estamos vivendo hoje uma crise de valores e uma crise ética no mundo todo. Por isso, acredito que o tema seja bas-tante oportuno. O líder atualmente precisa enfrentar os desafios de negócios e para isso precisa colocar os valores no centro das tomadas de decisão”, afirma.

Para Erino Tonon, vice-presidente de Estratégias e

Reconhecida como uma das maiores feiras de gestão ambiental, a FIEMA Brasil confirma a sua pro-jeção internacional ao reunir, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, expositores, visitantes e congres-sistas de diversas partes do mundo. A cada ano, os participantes internacionais crescem em representa-tividade – na sétima edição da feira eles constituem 15% do total. A geração de negócios, a assertividade do público e as oportunidades de ampliação de ne-tworking influenciam diretamente nesse percentual.

Ao oferecer contrapartidas objetivas, tanto para quem expõe como para quem visita, a FIEMA Brasil 2016 torna-se uma ampla vitrine também para o mer-cado internacional por reunir informação, tecnologia e inovação.

“Aproximar cada vez mais as companhias locais e nacionais de grandes desenvolvedores e parceiros

Expositores internacionais comprovam representatividade da

Empresas estrangeiras configuram 15% do total de participantes da sétima edição

Desenvolvimento da Randon, reunir pessoas influen-tes, engajadas e preocupadas com a pauta ambiental é um passo importante para a sociedade. “Hoje é um dia muito feliz para Bento Gonçalves que recebe no-mes importantes da comunidade para transformar, jun-tos, essa realidade. Sustentabilidade é toda uma filoso-fia que faz com que nos preocupemos com o futuro do nosso planeta. A ética é toda uma arte da convivência, de como vamos conviver para termos um planeta sus-tentável”, afirmou Tonon.

Paulo Renato Herrmann, presidente da John Deere, apresentou destaques dos 179 anos da empresa, e os momentos mais marcantes dessa trajetória. “Precisa-mos ter alguns cuidados com a sazonalidade do mer-cado, mas isso não é uma particularidade do Brasil, é uma realidade para muitos. Valores como ética, inte-gridade, qualidade e comprometimento precisam ser aliados dos nossos negócios”, destacou Herrmann.

internacionais é um dos grandes objetivos desta edi-ção. Queremos ampliar essas relações e apresentar os grandes diferenciais que o Brasil tem a oferecer, abrindo também o caminho para investidores”, afirma o presidente da feira, Jones Favretto.

Neste circuito de representantes estrangeiros, a Itália é um dos destaques com a presença do Labo-ratório de gestão Labio Srl; Open Risorse Srl, grupo envolvido em pesquisa de novas tecnologias para tra-tamento, recuperação e matérias; e a Idroclean S.r.l., especializada em tratamento de resíduos e efluentes industriais perigosos. Além das empresas renoma-das, duas instituições de ensino italianas integram o grupo de expositores: Universidade de Pavia e Uni-versidade de Brescia. Portugal, Alemanha, Argentina e Espanha compõem o grupo de países presentes na FIEMA Brasil 2016.

“Na feira buscamos expandir os negócios no Rio Grande do Sul a partir de novos contatos. A FIEMA Bra-sil possibilitou uma aproximação bastante eficaz com consultores ambientais e profissionais do setor”.

Ivan Bovi Sganderla – Genética Group

“Voltamos da feira otimistas, com ótimos contatos. Recebemos o apoio dos profissionais da área ambien-tal que visitaram nosso estande, reforçando a solução em resíduos para as empresas que necessitam ter transparência e rastreabilidade nos processos de co-leta”.

Alison Mann – Tekann

“Posso dizer que a participação da Be Drone foi um sucesso. Para nós, a receptividade e os depoimentos dos próprios visitantes ao nosso estande nos surpre-enderam, afinal, estamos proporcionando algo muito inovador para o segmento. Esta inovação gerou muito interesse e curiosidade aos que nos visitaram. Temos muito agradecer a FIEMA e a PROAMB”.

Douglas Fontoura - Be Drone

FIEMA BRASIL 2016: sucesso comprovado com resultados

FIEMA BRASIL reuniu grandes nomes do setor no3º Meeting Empresarial

FIEMA Brasil 2016

Page 3: Informativo FIEMA Brasil 2016

A FIEMA Brasil 2016 foi palco de um importante anúncio para o setor energético do Estado. No dia 07 de abril, a feira recebeu a quarta reunião do Comitê de Pla-nejamento Energético do Rio Grande do Sul (Copergs), no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Durante o encontro, que pela primeira vez ocorreu fora de Porto Alegre, o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, anunciou a publicação de um decreto estadual de incentivo à energia fotovoltaica que vai desonerar a micro e minigeração fotovoltaica.

De acordo com Redecker, a iniciativa é resultado dos estudos desenvolvidos no Plano Energético, recentemente lançado pelo governo do Estado, que apresenta um conjunto de diretrizes e propostas para o setor energético estadual e aponta os obstáculos que precisam ser enfrentados para um abastecimento de energia con-tinuado e com qualidade ao longo da próxima década. Segundo ele, o RS possui potencialidades energéticas que estão na ponta de tração de investimentos do país com destaque para energia hídrica, eólica e biomassa.

Conforme o presidente do Copergs, Roberto Sartori, as obras de transmissão são os principais focos do Comitê, que deve estar sempre à disposição para deba-ter os temas de relevância, considerados importantes para a sociedade gaúcha. O evento também contou com uma apresentação do Panorama da Energia Fotovoltai-ca no Brasil, pelo presidente-executivo da Absolar, Rodrigo Sauaia. “O consumidor

Copergs anuncia incentivo à energia fotovoltaica

Durante a reunião, o presidente da Rio Grande Energia (RGE), Roberto Sartori, que também preside o Copergs, confirmou a implantação de uma nova subesta-ção em Bento Gonçalves. Conforme Sartori, a concessionária planeja a estrutura e o local que deverá abrigar a subestação, ainda sem prazo de realização. No

Palco para a apresentação do que há de mais atual em soluções ambientais, a Fiema Brasil 2016 vem cumprindo, também, a proposta de fomentar concretização de bons negócios. Aproveitando as oportunidades de networking da sétima edição da feira, Lindner-Recyclingtech GmbH e Fundação Proamb estreitaram os laços de uma parceria que já existe desde 2012.

A empresa austríaca, referência em tecnologia para trituração, comemorou a ofi-cialização da venda de um novo equipamento para a entidade. “Essa é a primeira vez que realizamos, efetivamente, negócios durante a participação em uma feira. Geralmente esse tipo de encontro é válido para prospecção de contatos que, no futuro, podem se traduzir em vendas, mas a FIEMA Brasil surpreendeu pelo foco e assertividade, tanto de expositores quanto de público”, avaliou o gestor da Lindner, André Gomes.

Proamb e Lindner-Recyclingtech GmbH ampliam

A aquisição do novo equipamento permitirá a Proamb ampliar sua atuação no coprocessamento de resíduos. Sua instalação deve ocorrer até o fim deste ano, estendendo a relação colaborativa que começou a ser construída quatro anos atrás, quando a empresa austríaca visitou a unidade de destinação de resíduos sólidos industriais da entidade em Bento Gonçalves. Em seguida, uma comitiva da Funda-ção retribuiu o intercâmbio para conhecer os processos, equipamentos e a realida-de de atuação da Lindner. O primeiro negócio em conjunto ocorreu em 2015, com a compra de um pré-triturador Júpiter. “O equipamento garantiu muitas vantagens competitivas à Proamb. Desde então a Lindner acompanha o processo evolutivo da unidade de blendagem da Fundação e procura contribuir da melhor forma para o avanço dos serviços ali prestados por meio da tecnologia que tem a oferecer”, conta Gomes.

parceria na FIEMA BRASIL 2016

A Lindner-Recyclingtech GmbH, carro-chefe do Grupo Lindner, tem longa tra-dição em tecnologia de trituração, oferecendo uma gama versátil de produtos que consistem em trituradores de eixo único, transportadores e tecnologia de separa-ção, além de uma rede de distribuição e de serviços em todo o mundo. Com design modular e tecnologias inovadoras, consegue atender com competência os requisi-tos específicos de seus clientes.

Isso significa a possibilidade de triturar uma variedade de componentes: resídu-os para recuperação térmica e sistemas completos para o processamento de com-bustíveis alternativos (CDR), plástico, papel, tecidos sintéticos, borracha, madeira, têxteis, etc. Todos os anos, cerca de 200 shredders e componentes como tecnologia de transporte e separação deixa nossas instalações de produção na Áustria, sendo 93% deles para a exportação.

residencial tem o maior potencial para a mini e microgeração, porque são os que mais pagam pela energia, que é cara no RS. O Estado é o terceiro com maior núme-ro de conexões no país, são 186”, destacou.

mesmo dia, o presidente inaugurou uma subestação em Farroupilha para bene-ficiar o sistema de distribuição de energia da Serra Gaúcha – com a subestação “Farroupilha II” a cidade terá um aumento real de 67% em sua capacidade de crescimento de carga.

RGE confirma nova substação em Bento Gonçalves

durante a FIEMA Brasil 2016Quarta reunião do comitê foi realizada no dia 07 de abril, em Bento Gonçalves

Referência em tecnologia

Page 4: Informativo FIEMA Brasil 2016

Em 2016, a FIEMA Brasil avançou no conceito de facilitar o acesso ao conhecimento e à inovação. Di-versidade de assuntos, profissionais renomados e a profundidade de debates marcaram a edição do Fie-maCon: um palco que reuniu tecnologia e experiên-cias sobre inovação e sustentabilidade. A programa-ção paralela à feira apontou as principais diretrizes capazes de transformar a preocupação ambiental em vantagem competitiva para empresas e organiza-ções.

Evento cresce em conhecimento e supera

A escassez de recursos naturais, a adoção de tec-nologias mais eficazes nos processos produtivos e os desafios do planejamento e da gestão ambiental estiveram em pauta durante o 5º Congresso Interna-cional de Tecnologia para o Meio Ambiente em Ben-to Gonçalves. O encontro que reuniu, de 05 a 07 de abril de 2016, palestrantes especializados em diver-sos segmentos, cresceu em conhecimento e superou a expectativa de público. A edição, que apresentou alternativas inteligentes e competitivas diante de um cenário desafiador para a cadeia produtiva reuniu mais de mil participantes durante três dias de progra-mação. O 5º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, realizado simultaneamente à FIEMA Brasil, foi organizado pela Universidade de Ca-xias do Sul.

Para a coordenadora do Congresso, professora Vania Elisabete Schneider, a maturidade da edição foi um dos grandes destaques do evento assim como a constante participação do público e o número de tra-balhos técnicos inscritos e selecionados. “O Congres-

5º Congresso Internacional de Tecnologia para o

Três títulos foram escolhidos como os melhores. Além de-les, cada área temática apre-sentou um vencedor

Projetos e estudos científicos que apresentam al-ternativas inteligentes e competitivas relacionadas à adoção de tecnologias ambientais eficazes tiveram seu reconhecimento expresso durante o 5º Congres-so Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente. Na quinta-feira, dia 07 de abril, o Congresso realizou a premiação dos melhores trabalhos da edição de 2016, confirmando a condição de palco para apresentação de tendências na busca pelo conhecimento especiali-zado. A edição contou com participação expressiva de inscritos: mais de 300 títulos de qualidade compuse-ram a lista de finalistas. Entre os premiados, dez títulos de diferentes instituições se destacaram em diversas categorias.

FiemaCon: informação aliada ao conhecimento

Três grandes atividades tradicionais e consolida-das marcaram o FiemaCon: o 5º Congresso Interna-cional de Tecnologia para o Meio Ambiente, 5º Semi-nário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária e 4º Seminário de Segurança do Trabalho. O Semi-nário de Energias Alternativas e o Ciclo de Palestras foram as principais novidades deste ano: os eventos reforçaram sobre a importância da prática de ener-gias renováveis e promoveram discussões sobre te-mas como tecnologia em resíduos, águas e efluentes.

so confirma que crescemos não só em tecnologia, mas em conhecimento e essa é a base se quisermos avançar. O evento cumpriu sua função de dissipar o conhecimento e instigar a produção de diferentes tec-nologias”, avalia.

Dividido em três eixos (Águas, Efluentes e Resídu-os) o Congresso iniciou sua programação no dia 05 de abril, terça-feira, com a palestra de Frei Jaime Bettega. O professor da UCS apresentou o tema “Ética e Meio ambiente em tempos de mudanças: crise econômica, ambiental ou de valores?”. Ramiro Neves, Ludmilson Abritta Mendes, Pedro Antônio Roehe Reginatto e Jú-lio César Palhares estiveram entre os destaques do primeiro dia. Lademir Luiz Beal abriu a programação do painel Efluentes, na quarta-feira, dia 06 de abril, seguido pelo italiano Matteo Canato e pelo alemão Erwin Thomanetz. No dia 07 de abril, quinta-feira, o Congresso recebeu nomes como o do italiano Andrea Perteghella, o alemão Gerold Hafner, Marcelo de Pau-la Neves Lelis, José Fernando Jucá, Geraldo Antonio Reichert e Sílvia Kohlmann.

Meio Ambiente premia trabalhos acadêmicos

expectativa de público

Page 5: Informativo FIEMA Brasil 2016

REALIzAção:

EXPEDIENTE:

A FIEMA Brasil é realizada pela Fundação Proamb, en-tidade com 25 anos de atuação direcionada para a dis-seminação de conhecimento e oferecimento de soluções completas e seguras em tecnologias para o mercado am-biental. www.proamb.com.br

FIEMA News. Publicação da FIEMA Brasil, feira de negócios e tecnologia em resíduos, águas, efluentes e energia.Sede administrativa: Rua São Paulo, 505 - Borgo, Térreo - 95.700-000. Bento Gonçalves – RSPresidente da edição 2016: Jones Favretto

Primeira edição do Ciclo de Palestras apresentasoluções eficientes para indústriaTecnologia em resíduos, águas, efluentes e energia marcam programa-ção de estreia do evento que ocorreu durante a FIEMA Brasil 2016

Para ampliar o debate sobre as oportunidades, tendências e inovação que mo-vimentam o setor, a FiemaCon promoveu o primeiro Ciclo de Palestras. A atração inédita ocorreu durante a programação paralela da FIEMA Brasil 2016 e envolveu profissionais e especialistas para um debate pertinente sobre os principais temas propostos pela feira. Tecnologia em resíduos, águas, efluentes e energia estiveram em pauta durante o Ciclo de Palestras.

O projeto paralelo representou uma oportunidade para que os participantes pu-dessem ampliar conhecimento, estabelecendo novas conexões com empreende-dores ou pesquisadores. “Esta foi mais uma das novidades que fizeram parte de uma proposta ampla de conhecimento e tecnologia que envolveu a sétima edição da feira. Concentrar nomes importantes para uma troca de ideias e consolidação de

negócios é o desafio desta diretoria que trabalhou para apresentar ao público um evento de sucesso”, avalia o presidente da FIEMA Brasil 2016, Jones Favretto.

Quem abriu o Ciclo de Palestras foi o engenheiro químico e CEO da Genética Group do Brasil, Ivan Bovi Sganderla. Com mais de 15 anos de experiência em biotecnologia aplicada, Sganderla apresentou a palestra “Soluções biotecnológi-cas avançadas e econômicas para tratamento de efluentes”. “Compartilhar infor-mações com profissionais, empresas e no meio acadêmico é fundamental para a representatividade da nossa marca e para avanços em gestão ambiental”, afirma Sganderla. A programação também contou com as palestras de Alexandre Kunkel da Costa (WEG), Thales Souza (SuperBAC) e Lisiane Emilia Grams Metz (CNTL/UNIDO UNEP).

Fotos: Ana Cris Photo