informativo eg em foco - edição 3 / ano 2 / 2013

32
II CICLO DE PALESTRAS tem como objetivo estreitar a relação “pais, alunos e escola”. Informavo interno Ano 2 nº3 2013 www.egemfoco.com.br OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA Alunos do Colégio Eduardo Gomes conquistam medalhas na maior competição do mundo. CRIOTERAPIA Saiba quais os cuidados que se devem tomar com o uso do gelo para o tratamento de lesões mus- culares. Compromisso de educar para transformar. isso de educar para transfor Foto: Studio Bernardi

Upload: colegio-eduardo-gomes

Post on 26-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição 3 - Ano 2 - 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

II cIclode palestrastem como objetivo estreitar a relação

“pais, alunos e escola”.

Informativo interno

Ano 2 nº3 2013 www.egemfoco.com.br

olimpíada de matemáticaAlunos do Colégio Eduardo Gomes conquistam medalhas na maior competição do mundo.

crioterapiaSaiba quais os cuidados que se devem tomar com o uso do gelo para o tratamento de lesões mus-culares.

Compromisso de educar para transformar.

Compromisso de educar para transformar.

Foto: Studio Bernardi

Page 2: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013
Page 3: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

Ed. infantil Ens. médio sEçõEs

11 12 16 4eSpAço do leItor

tEcnologia

EsportEs

20 21 24

8o eg pArA você

26FundAçãode rotArIAnoS

28 nutrIção

Ens.fund.

artE Ecultura

revista

EngaJamEnto dagalEra E rEdE fEminina dE comBatE ao cÂncErprojeto desenvolvido com professores e funcionários arrecada doações

Youth ExchangEprogramSaiba como foram asexperiências de quatro intercambistas durante o1º semestre de 2013

BolichE do alfaBEtoconheça a nova forma de aprendizagem do al-fabeto

roda da lEituraInterpretação de livros marcam a atividade

BErtioga E JurEiaconfira a atividade realizada para o estudo do meio

tutorialMovie Maker: aprenda a editar, converter e finalizar seus vídeos corretamente

Escola dE atlEtas campeonato regionalequipe tamoyo/egconquistaSancaetanense

fEsta JuninaSaiba como foi um dos principais eventos do colégio em 2013

oficina dE nutriçãoconheça o projeto que reforça a importância da alimemtação saudável para os alunos do Integral

a importÂnciada lEituraveja os benefícios da leitu-ra para o desenvolvimento das crianças

Page 4: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

FUNDAÇÃO DE ROTARIANOS DE SCSUL

CONSELhO DE CURADORESPresidente: charly Farid curySuperintendente: vanderlei Antonio Moreira dos SantosTesoureiro: luiz emilianiSecretário: célio Brait rodrigues

Titularescarlos eduardo MarchIrineu luiz vencigueriJosé Aurélio MartinsMauro Souza MoraesMozavi Aparecida ribeiropatrícia Ishireinaldo nascimbenivalderez gonçalez rubinho

CONSELhO DELIbERATIvOPresidente: Amâncio da cruz dos Santosvice-Presidente: Marcelo peinado piottoSecretário: neves celeste Suhadolnik

TitularesJosé luiz cabrinoMauro russonelson Ferrarirenato luiz cazellarubens Bernardo

CONSELhO FISCALPresidente: Wagner colombo

Titularesdaniel Ascarieugênio pessoa FreireJosué velardi rios

Editorial

o infomativo eg em Foco é uma publicação do colégio eduardo gomes, com distribuição interna gratuita.

É com grande satisfação que o Colégio Eduardo Gomes apre-senta a terceira edição do informativo Eg em foco. Continu-ando com a produção que se iniciou há um ano, o novo número busca manter o compromisso que temos com nosso leitor — in-formação de qualidade, visual atraente e cumplicidade.

Desde sua criação, o informativo foi idealizado como um veí-culo cuja principal função seria promover a aproximação entre o dia a dia de pais e filhos, relatando os principais acontecimentos e atividades do Colégio, além de fornecer alguns dados de utilidade pública.

Foi pensando nisso que a Equipe do EG em Foco formulou a terceira edição. Primeiramente, no Espaço do Leitor, seguindo a sugestão de uma aluna, organizamos uma lista de filmes e livros para entreter todos os tipos de públicos.

O EG para você, mantendo a tradição, traz uma série de ma-térias, comunicando ações que Colégio tem organizado para apri-morar cada vez mais o desempenho e o funcionamento da insti-tuição. Além disso, contamos um pouco a respeito de projetos internos e seus resultados, como o Engajamento da Galera.

Nas editorias de Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio, temos relatos de diversas atividades, viagens, excursões e exposições que ocorreram durante os meses de maio, junho e agosto.

Em Arte e Cultura, tudo o que você quer saber sobre as gran-des festas que foram organizadas pelo Colégio: Dia das Mães, Fes-ta Junina e Dia dos Pais.

Em Tecnologia, contamos sobre o processo seletivo da Equipe de Robótica AC/DC/EG e preparamos um pequeno tutorial a res-peito do uso do programa Movie Maker.

A importância do esporte na formação da cidadania é um dos temas que foram abordados em Esportes. Alguns cuidados que se devem tomar em lesões e a conquista da medalha de ouro da Escola de Atletas na Liga Sancaetanense de Futebol complemen-tam a editoria.

Para finalizar, noticiamos a Campanha do Agasalho 2013, or-ganizada pela Fundação de Rotarianos, o projeto de Intercâmbio Rotary Youth Exchange e as Oficinas de Nutrição.

Para mais informações, acessem o site EG em FOCO, no qual se podem encontrar fotos e matérias de outros conteúdos. Espe-ramos que gostem e desejamos uma ótima leitura!

Direção e Equipe EG em FOCO

Direção GeralJanice Ap. guizelini

Direção PedagógicaFilomena M. Fieri

Direção de Esportee Culturarenata trevelin

Editora ResponsávelJanice Ap. guizelini

Editores/Diagramadores/Design Gráficocamila Bottecchiacamila Harumi gilrafael teodoro paulo

Revisão de TextoMaria Alice Banin

COLÉGIO EDUARDO GOMES

Atendimento ao Leitortel.: (11) [email protected]

Mantenedora do Colégio Eduardo Gomes

Page 5: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

3

Rua Major Carlo Del Prete, 1120 - Bairro Santo Antônio / S .C. do Sul - CEP.: 09530-001 Tel.: 4229.2919 / [email protected]

www.colegioeduardogomes.com.br www.egemfoco.com.br

Durante o mês de agosto, os pais e responsáveis dos alu-nos do EG receberam um comunicado sobre o Young Le-arners English (YLE), sua data e os procedimentos para as inscrições na prova. Com as inscrições encerradas no dia 30 do mesmo mês, alguns pais e responsáveis que realiza-ram as inscrições, fizeram diversas perguntas sobre o YLE.

Para esclarecer todas as dúvidas, o Informativo EG em FOCO preparou uma pequena matéria para explicar todo o procedimento.

A PArceriAO Colégio Eduardo Gomes agregou, à suas parcerias, a

Universidade de Cambridge, tradicional instituição de en-sino superior do Reino Unido, considerada uma das mais prestigiadas e importantes do mundo.

Assim, o Colégio tornou-se um centro preparatório e sede de aplicação dos exames da Cambridge, o YLE, o KET e o PET, que avaliam a proficiência do idioma inglês.

AS PrOVASO YLE (Young Learners English) O KET (Key English Test) e

o PET (Preliminary English Test) são ferramentas de avalia-ção aplicadas aos alunos sobre o desenvolvimento de habi-lidades com a língua inglesa. São elas a leitura, a escrita, a compreensão auditiva e a expressão oral.

Os testes são especialmente elaborados para crianças e pré-adolescentes e adolescentes, motivando e reconhe-cendo o sucesso no aprendizado do idioma. Outro fator importantíssimo é o certificado recebido pelo aluno após a correção das provas.

Receber o certificado com a aprovação da Cambridge Uni-versity é um grande diferencial em qualquer currículo.

PArticiPAçãO LiVreUma das principais dúvidas relatadas foi exatamente so-

bre a participação livre. Para todos os que realizaram as inscrições, seja em nome do aluno ou para si, a prova será aplicada normalmente, portanto pais, mães e irmãos que se inscreveram realizarão a prova.

As indicações de idade são apenas sugestões, deixando o caminho livre para o candidato participar de qualquer exa-me de sua escolha.

Parceria entre o colégioe a UNiVerSitY OF cAMBriDGe eSOL

Compromisso de educar para transformar.colégio eduardo Gomes

Cambridge English:Young LearnersMotiva crianças e pré-adolescentesna conquista de 3 certificados:

• Starters (7 a 9 anos)• Movers (9 a 11 anos)• Flyers (a partir de 11 anos)

No dia 26/10, será realizado o exameYoung learners english (Yle).esse exame é indicado para alunosdo ensino Fundamental I e II.

No dia 06/12, serão realizados os exames KET (Key English Test) e oPET (Preliminary English Test).

Fique atento a novos comunicados sobre as inscrições para a realização do KET e do PET.

Rafael Teodoro

Page 6: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

Espaço do Leitor

A Política Nacional do Livro, instituída pela lei nº 10.753, de 2003, reconhece ao cidadão brasileiro o direito de acesso e uso do livro como meio principal e insubstituível da difusão da cultura e transmissão de conhecimento, do fomen-to à pesquisa social e científica, da conservação do patrimônio nacional, da transformação e aperfeiçoamento social e da me-lhoria da qualidade de vida.

Quanto mais cedo a criança tiver acesso à literatura e passar a culti-var o hábito de ler, mais benefícios serão proporcionados a ela. Segun-do o Ministério de educação (Mec), a leitura é responsável por desen-volver o repertório do leitor, ampliar o acesso a informações, ajudar na formação do senso crítico, aprofun-dar conhecimentos, melhorar o vo-cabulário, estimular a criatividade, facilitar a escrita, além de emocio-nar e impactar.

Muitos empecilhos são aponta-dos para a sua realização. Muitas vezes, o de maior destaque é o pre-ço dos livros no mercado brasileiro. pesquisas feitas pela universidade Federal do rio de Janeiro reve-laram que o valor das obras não corresponde ao poder aquisitivo da população. um livro publicado no Brasil custa aproximadamente três vezes mais que a mesma pu-blicação em países como França e Japão.

Mesmo assim, existem alternati-vas que possibilitam à leitura tornar-

-se uma prática diária. criar um “es-paço da leitura” em casa pode ser o primeiro passo para incentivar o exercício da atividade. A promoção de feiras de livros também é uma opção. Seja entre amigos, familia-res ou vizinhos, a troca de livros e de experiências de leitura é sempre produtiva e enriquecedora.

para facilitar, ainda há, como alternativa, o acesso a acervos on--line e gratuitos. dicas podem ser encontradas no “guia dos Acervos e Bibliotecas digitais”, uma cria-ção do governo do estado de São paulo que envolve conselhos de especialistas, servindo de referên-cia para professores, pais e alunos interessados.

É importante destacarmos que todos os “universos” devem parti-cipar da elaboração de formas para dinamizar a leitura: desde o acadê-mico e familiar até o político. Quan-to antes a sociedade conscientizar--se da necessidade de tornar tais práticas habituais, melhor será para a comunidade.

A importância da leituraTexto adaptado por Camila Gil. Fonte: www.educarparacrescer.abril.com.br

- Sugestão de Fernanda Lujan Torolio Gonzalez, aluna da 1ª série C do Ens. Médio

4 www.egemfoco.com.br

Page 7: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

envie e-mails para esta seção, com nome completo, identificando se é aluno, responsável por aluno ou outros. o informativo eg em Foco reserva-se o direito de, sem alterar o conteúdo, resumir e adaptar os textos publicados. os e-mails devem ser enviados para [email protected]

falE conosco

5www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

começa com o palco escuro e um facho de luz no centro. eu e mi-nha guitarra. “no final dos tem-pos, existia um homem que co-nhecia o caminho e tudo estava escrito e decidido”. Agora há uma pequena fumaça sob meus calca-nhares. “nos tempos antigos, havia um artista que liderava, mas ninguém parecia compreendê--lo. Mas, quando ele descobriu seus semelhantes, a len-da da escola de rock teve início”. luzes se apagam.(Filme: Escola de Rock, de Richard Linklater)

A equipe egemFoco separou uma lista de sugestõese dicas de filmes e livros para todas as idades! - camila gil e rafael teodoro

o que os grandes ídolos do rock têm para ensinar? o livro de Macoriello responde a essa pergunta. O camaleão do rock mostra às crianças que é necessário respeitar as di-ferenças; o quarteto de liverpool, que deve-mos atravessar as ruas com segurança; o rei do rock, o príncipe das trevas, rolling Stones

e ramones: todos eles têm suas dicas.(Livro: Rock para pequenos, de Laura Macoriello)

Quando uma tragédia trans-forma completamente a vida de uma família, o pai decide que mudar é necessá-rio, para preservá--la e manter unidos seus membros. problemas surgem, fa-zendo com que pais e filhos aprendam a se relacionar novamente. com um enredo tranquilo, o filme transmite valio-sos ensinamentos, de forma despretensiosa.(Filme: Compramos um zoológico, de Cameron Crowe)

lendas da mitologia grega junto com aventuras no século XXI: essa é a proposta. Através de uma narrativa dinâmica, histórias clássicas, como o confronto entre Medusa e perseu, e personagens marcantes como o Minotauro, unem-se em um conto moderno. trata-se da volta da magia da mitologia para os dias de hoje. (Coleção de livros:Percy Jackson, de Rick Riordan)

um herói improvável e en-cantador fala a respeito dos

desafios da puberdade:as dificuldades de encaixar-se

no ambiente escolar e, até mesmo, familiar.

(Coleção de livros: Diário de um ba-nana, de Rachel Renée Russell)

Mais uma adaptação da Marvel comics, o filme conta como thor, o

deus nórdico do trovão, é expulso de seu lar e enviado à terra por ter

reiniciado uma antiga guerra.obrigado a conviver com mortais, ele deverá aprender a ser um verdadeiro

herói, para combater as forças do mal que ameaçam a terra.

(Filme: Thor, de Kenneth Branagh)

A base da teoria consiste em uma gigante linha do tempo que une todos os filmes da empresa. cada evento que ocorre em algum filme influencia os outros de alguma forma. ratatouille, up, Wall--e, valente, Monstros S.A: todas as personagens fazem parte de um mesmo universo.

o artigo pode ser encontrado na internet, tanto o texto original, em inglês, quanto a tradução.

Destaque Jon Negroni e Teoria Pixar

Pra ler e ver

Algumas dessas obras podem ser encontradasno Espaço Multimeios do Colégio Eduardo Gomes

Page 8: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

O EG para você - Capa

6 www.egemfoco.com.br

devido ao grande sucesso de 2012,o evento tornou-se anual.Confira os destaques deste ano.

durante o ano de 2012, o colégio eduardo gomes organi-zou o I ciclo de palestras. com o objetivo de trabalhar temas transversais (Ética, cidadania, trabalho e consumo), o evento conseguiu aproximar ainda mais o colégio eduardo gomes, os pais, responsáveis e alunos, unindo todos em torno das mais variadas discussões sobre esses temas.

participaram do evento o prof. Marcos ueda, especialista em didática para línguas estrangeiras e Semiótica na edu-cação; Mario Sérgio cortella, filósofo e escritor, além de leo Fraiman, especialista em psicologia educacional e autor de 21 livros.

os temas das palestras foram “paradoxo do tempo: temos menos tempo para nossos filhos?”, “educação e gestão do co-nhecimento – um desafio urgente” e “As 10 forças da alma na construção do caráter e da integridade”.

devido ao enorme sucesso das palestras, o ciclo de pales-tras tornou-se um evento anual. nos meses de maio, julho e agosto deste ano, três palestrantes emocionaram pais e alu-nos, no teatro paulo Machado de carvalho: emília cipriano, eduardo Moreira e rosely Sayão.

Rafael Teodoro

ÉtIca, cIdadanIa,trabalho e consumo

Temas relevantespara a educação

a importância do professorA primeira, de uma série de cinco palestras, foi realizada

no dia 22 de maio, e o evento não poderia ter-se iniciado de forma melhor. com o tema “educar para o Melhor da vida”, a profª. dr.ª emília cipriano trabalhou o comportamento dos pais para com os filhos e sua importância no desenvolvimento de um cidadão.

emília já participou de outras atividades no colégio, incluin-do a semana de planejamento para os funcionários e professo-res do eg, realizada no início do ano. como uma das convidadas para participar do projeto, cipriano deixou clara a importância do papel dos professores na vida dos alunos.

o encantador de cavaloso convidado para dar sequência ao ciclo de palestras, no dia 19 de ju-

lho, foi eduardo Moreira, formado em engenharia civil e de produção pela puc-rJ e em economia pela universidade da califórnia. eduardo exerceu a profissão de engenheiro, trabalhando em comunidades carentes do rio de Janeiro, até 1997, quando ingressou no mercado financeiro. Hoje é cofun-dador de uma das maiores empresas do setor no país, a plural capital.

conhecido pela alcunha de o encantador de cavalos, eduardo é o autor dos livros “um livro chamado vida”, “o encantador da Montanha” e o best--seller “encantadores de vida”.

o homem que, com seu livro, mudou o pensamento e a atitude de pes-soas ao redor do mundo deixou a todos os presentes no auditório, com a palestra “encantadores de vida”, uma mensagem que, segundo débora de villa rodrigues, aluna do 3º ano d do ensino Médio, estará presente em muitas decisões em sua vida: “não há idade certa para mudar o mundo”.

créd

ito: c

olég

io e

duar

do g

omes

crédito: Studio Bernardi

Page 9: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

7www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

somos tão jovens?realizada no dia 21 de agosto, a palestra da prof. dr. rosely

Sayão, psicóloga, consultora educacional e colunista da Folha de São paulo e da Bandnews, foi impactante. Apresentada ape-nas para os pais e responsáveis, com o tema “valores e compe-tências da educação Familiar e da escolar”, a palestra consistiu em demonstrar como a mentalidade dos adultos mudou nos últimos tempos e como ela afetou o desenvolvimento dos mais jovens. rosely mostrou a todos os presentes no teatro paulo Machado de carvalho que temos medo de aceitar a ideia de

que envelhecemos e tentamos compensar isso com atitudes e vestimentas inadequadas à idade e, principalmente, alterando a noção de felicidade.

outro assunto debatido foi a noção da chegada da idade adulta para os jovens. A preocupação com a dificuldade dos novos adultos de sentirem que são realmente adultos está inti-mamente ligada à dificuldade de os mais velhos aceitarem que a idade também os alcançou.

as próximas palestrasnovamente um grande sucesso, o II ciclo de palestras

registrou um intenso aumento no número de pessoas que se interessam pela vida escolar dos filhos. conside-rando a grande procura de pais e responsáveis por uma vaga nas palestras, o eg em Foco informa as datas dos próximos eventos e como realizar as inscrições.

Palestrante: Eduardo Shinyashiki – consultor, escritor, conferencista nacional e internacional e especialista em desenvolvimento das competências de liderança apli-cadas à Administração e à educação. especializado em preparação psicológica de equipes de Alto rendimento.

para mais informações sobre os eventose inscrições, acesse o site do colégio:www.colegioeduardogomes.com.br

25/09 a arte do conviver e do aprender –o caminho do conhecimento

Palestrante: Prof. Dr. Luiz Schettini – psicólogo clínico de crianças, adolescentes e adultos; teólogo e filósofo; conferencista em congressos nacionais e internacio-nais; professor em cursos de capacitação pedagógica em universidades e escolas, em 15 estados brasileiros; autor de 18 livros na área das relações interpessoais e educação de filhos.

17/10 educar com afeto“uma verdadeira viagem de

descoberta não é procurar novas terras, mas ter um olhar novo.”

(marcel proust)

crédito: colégio eduardo gomes

Page 10: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

O EG para você

8 www.egemfoco.com.br

o engajamento da galera consiste em uma competição para fun-cionários do colégio, que visa a melhorar a qualidade de vida de seus participantes, por meio do estímulo de atividades físicas, além de in-centivar práticas sustentáveis e de responsabilidade social. As ativida-des envolvem o desenvolvimento e a incorporação de bons hábitos de saúde, além de estimular e reforçar o espírito de equipe entre os cola-boradores do colégio.

o projeto engajamento da galera de 2013 teve seu primeiro resulta-do durante o mês de junho. A primeira atividade organizada, conhecida como Big Prova 1, foi a arrecadação de latas ou pacotes de leite em pó. o alimento foi doado para a rede Feminina de combate ao câncer, de São caetano do Sul.

A diretora geral do colégio, Janice guizelini, os representantes do rotary São caetano do Sul, Magda Sinopoli e José luiz cabuno, e a rota-riana patrícia Ishi realizaram a entrega oficial, que foi recebida pelo fun-cionário da rede Feminina, Bonifácio Silva. os pacotes foram arrecada-dos pelas equipes participantes, do início do ano até o dia 07 de junho.

Primeira atividade do projeto arrecada doações de pacotes de leite para a instituição - Camila Gil

crédito: colégio eduardo gomes

da esquerda para a direita estão Bonifácio Silva,Magda Sinopoli, patrícia Ishi, Janice guizelini e José luiz cabrino

no dia 24 de julho, no período da tarde, o colégio eduardo gomes realizou uma palestra com o Subtenente do corpo de Bombeiros carlos Augusto Santana. A “Brigada contra Incên-dio” buscou transmitir alguns conhecimentos básicos e neces-sários para professores e funcionários da instituição. dicas de primeiros socorros, como manusear extintores e mangueiras, como proceder em caso de incêndio: tudo foi explicado duran-te a palestra, com demonstrações, em seguida.

Palestra “Brigada contra Incêndio”Camila Gil

o sentimento de time que compõe o ambiente escolar deve ser, sempre que possível, estimulado e aperfeiçoado. dessa for-ma, no mês de junho, o colégio organizou uma palestra para funcionários, na qual o espírito de coletividade e a imagem da escola foram os temas discutidos. A palestrante cláudia de oli-veira, fundadora da coplanning gestão educacional, realizou exercícios e discussões em grupo, com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho realizado na escola, principalmente nos âmbitos ope-racional e administrativo.

Palestra visa a melhoraro desempenho coletivo - Camila Gil

Engajamento da Galera e Rede Feminina de Combate ao Câncer

Mais uma vez, o Colégio Eduardo Gomes tem o orgulho e a satisfação de informar que pais e responsáveis lotaram as depen-dências do Colégio para garantir a vaga de seus filhos no EG, ou para matricular e torná-los, em 2014, membros, alunos, compa-nheiros da equipe Eduardo Gomes.

Agradecemos aos pais e responsáveis pela confiança e por procurar-nos, tornando-nos parte de uma fase tão importante na vida de seus filhos. Havendo vagas, as matrículas podem ser feitas durante todo o ano letivo.

matrÍculas 2014O primeiro dia de matrículas começou cedo para alguns.

Para garantir suas vagas, às 3 da manhã, já haviapais e filhos nos portões do Colégio - Camila Gil

Page 11: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

9www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

Projeto Supera

PASSEIO CEL-LEP AO ‘THE BURGER MAP’

Para outras informações, entre em contato conosco. Tel. 4229.9133 ou [email protected]

crédito: colégio eduardo gomes

o colégio eduardo gomes está sempre à procura de ativida-des que possam proporcionar formas variadas de interação entre o estudo e o ambiente familiar. em mais uma iniciativa inovadora, o eg organizou, para os pais, duas palestras especiais sobre o mé-todo “Supera ginástica para o cérebro”.

de forma interativa, os pais puderam conhecer os benefícios do exercício cerebral e os ganhos que podemos ter, exercitando o cérebro. A palestra foi ministrada pela psicóloga e diretora da

unidade Supera no grande ABc, lucilene lera Alciati, que, com o uso das ferramentas do método, demonstrou, aos pais, algumas técnicas para o fortalecimento de atenção, concentração, foco e velocidade de raciocínio. com isso, os estudantes poderão obter melhores resultados em sala de aula e na vida.

no site do eg em Foco, há uma galeria de fotos dos eventos realizados nos dias 13 e 24 de junho, nas dependências do colé-gio. Acesse e confira.

Método ajuda a potencializar características cognitivas como atenção, concentração e foco - Rafael Teodoro

lucilene lera Alciati, psicóloga e diretora da unidade Supera, em palestra para pais, no colégio

Mais de 70 alunos do cel-lep eduardo gomes participaram do passeio ao restaurante the Burger Map, em Santo André. nossas atividades iniciaram-se no momento em que os alunos entraram no ônibus e continuaram durante toda a tarde. no restaurante, os alunos fizeram seus pedidos em inglês e participaram de jogos e brincadeiras. no final da tarde, estavam todos satisfeitos, não apenas com a refeição, mas também com seu sucesso na hora de se comunicar em inglês.

Agradecemos a todos que participaram e esperamos contar com vocêspara nos divertirmos ainda mais da próxima vez!

NO CEL-LEP, VOCÊ APRENDE INGLÊS PARA A VIDA

Alunos se divertem e praticam inglês de uma maneira diferente

www.projetoescolarsupera.com.br

Page 12: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

Educação Infantil

10 www.egemfoco.com.br

créd

ito: c

olég

io e

duar

do g

omes

Visita ao Parque Salvador Arena excursão organizada pelo colégio leva os alunos do Maternal a parque em São Bernardo do campo - Camila Gil

o parque engenheiro Salvador Arena, inaugurado em 2005, é procurado por pessoas de todas as faixas etárias, seja para a prática de atividades esportivas, seja para contemplar a natu-reza.

ele é conhecido por possuir um imenso aquário de água doce, com capacidade de armazenamento de 380 m³ de água, o que o torna o maior, para exposição de peixes, no país. pe-dras coloridas e artificiais e peixes de diversas espécies são en-contrados ali.

Acompanhados pelas professoras Andressa, Maitê, pati e rosi, os alunos do Maternal A e B realizaram uma excursão até o parque, em maio deste ano. lá eles analisaram os peixes, principalmente o peixinho dourado, que é objeto de estudo dos alunos no caderno dois, além de explorar a vegetação local: flores e folhas de diversoso formatos e aspectos foram alvo de olhares curiosos e interessados. no final do passeio, as crianças fizeram um pequenique descontraído na companhia de seus amigos. A diversão estava garantida!

Junho chegou e, com ele, festas, quitutes e brincadei-ras invadiram nosso dia a dia. Aqui no eduardo gomes, as crianças do primeiro ano integral A e B, das professoras cida e Marlene, tiveram uma tarde superagradável nesta quinta-feira, 27. elas puderam experimentar um pouqui-nho do que vai ser a festa junina do colégio. os alunos brincaram de argola, pescaria, boliche, além de degus-tarem um lanchinho da tarde com pipoca, paçoca, pé de moleque e suco.

E começaram os preparativos da festa juninado Eduardo Gomes - Camila Gil

organizada pelas professoras, a festa junina contou com diversas brincadeiras e comidas típicas, garantindo a diversão das crianças

créd

ito: c

olég

io e

duar

do g

omes

o parque engenheiro Salvador Arena localiza-sena Avenida caminho do Mar, 2.980, em rudge ramos

Damas,cumprimentemos cavalheiros!

“Pula a fogueira, iaiáPula a fogueira, ioiô

Cuidado para não se queimarPois essa fogueira já queimou o meu amor”

(música: Pula a Fogueira, de Eliana)

Page 13: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

11www.egemfoco.com.br

Bolichedo Alfabeto

um dos primeiros passos na educação formal é a aprendiza-gem do alfabeto. para um adulto, conhecer o alfabeto costuma ser um fato corriqueiro, mas nem todos se lembram de como o aprenderam.

os métodos de alfabetização são variados, mas a participação ativa do aluno nesse processo é essencial. pensando dessa forma, o trio de professoras do nível II A, B e c, formado por daniela Ma-chado viana, débora de cássia dantas e Kellyn regina Sposito de Moura, formulou uma brincadeira para facilitar a aprendizagem dos alunos – o Boliche do Alfabeto.

As professoras enfileiraram 26 rolos, que simulavam pinos de boliche, cada um com uma letra do alfabeto. uma bolinha foi en-tregue aos alunos, e começou o aprendizado.

Ao atirar a bolinha em direção aos pinos, cada aluno teria de acertar o máximo de peças que conseguisse. Após o tiro certeiro, os pequenos recolhiam os pinos derrubados e, junto com os cole-gas de classe, identificavam as letras que haviam acertado.

A galeria de fotos do eg em Foco está repleta de lindas ima-gens desse e de outros exercícios realizados pelas professoras do nível II. Acesse a matéria ”nível II em Ação”, para conferir.

charles perrault, Jacob e Wilhelm grimm, Hans christian An-dersen, lewis carroll. todos eles dedicaram a vida à escrita de histórias infantis. de geração em geração, essas histórias marca-ram a puerícia* de quem as lia e, de certa maneira, transmitia valores culturais e conhecimentos particulares, além de favorecer momentos de prazer, enriquecer o imaginário da criança, valori-zar o livro como fonte de conhecimento e entretenimento. esse tipo de literatura instrui a respeito de qualidades como verdade, honestidade e confiança.

A fábula Pedro e o Lobo é um exemplo disso. um pastorzinho chamado pedro costumava inventar histórias para não se sentir entediado no trabalho e, um dia, essas mentiras tiveram uma consequência grave em sua vida.

A história foi objeto de estudo dos alunos do nível I, que aproveitaram a oportunidade e foram ao parque estoril, locali-zado em São Bernardo do campo, onde conheceram lobos que vivem no minizoológico. Após a visita ao zoo, os alunos foram divididos em grupos e fizeram um delicioso piquenique.

Era uma vezum garotinho

e um loboVisita das turmas do Nível I ao Parque Estoril torna possível o contato dos alunos com alguns

animais - Camila Gil

crédito: colégio eduardo gomes

Atividade busca facilitar o ensino do alfabeto- Rafael Teodoro

Compromisso de educar para transformar.

Alunos do nível II se preparam para a atividade

créd

ito: c

olég

io e

duar

do g

omes

Alunos do nível I observam o tamanduá Bandeira

* Puerícia - idade pueril, isto é, período entre a infância e adolescência.

Page 14: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

Ensino Fundamental

12 www.egemfoco.com.br

durante a última semana do mês de maio, alunos do quinto ano c e d participaram de uma atividade diferente para a disciplina de língua portuguesa, que visava a de-senvolver o gosto dos alunos pela leitura.

o exercício “Roda de Lei-tura”, elaborado pela profes-sora Ana Maria, consiste na apresentação de um livro. o aluno deveria ler uma obra e contar a história para seus amigos. Mas como fazer isso? cada criança utilizou sua ima-

ginação para fazê-lo do jeito que desejava, e o resultado não poderia ter sido melhor: alguns fizeram peças de tea-tro, outros fizeram fantoches, e outros até gravaram vídeos!

As obras iam de clássicos como Pollyana, de eleanor porter, e Sonhos de uma noite de verão, de Shakespeare, até enredos atuais, como a cole-ção do pirata Jack Sparrow. A próxima etapa da atividade será a criação da própria his-tória, para desenvolver a es-crita de cada aluno.

Joanne rowling é uma escritora britânica de obras de fic-ção. Autora dos sete livros da premiada série Harry Potter, Jr foi a primeira pessoa a se tornar bilionária, escrevendo. na pre-mière do último filme que adaptou seu sétimo livro, em meio a lágrimas e em um momento de muita emoção, ela declarou: “As histórias que amamos vivem em nós para sempre. então quando você voltar pelas páginas ou pelos filmes, Hogwarts [escola de bruxos presente nas obras] sempre estará lá para recebê-lo em casa”.

A importância dos livros encontra-se aí: proporcionar ao leitor um momento único, uma experiência inefável, sentimen-tos e sensações singulares e particulares. não foi por acaso, então, que o filósofo voltaire creditou à leitura a capacidade de “engrandecer a alma”.

Acompanhados pelas professoras do terceiro ano do ensi-no Fundamental, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o parque gráfico da editora paulus, onde tiveram acesso ao processo de elaboração, construção e finalização de um livro.

Após essa experiência, a vez é dos alunos: incentivados pe-las professoras, os alunos gravarão um cd com algumas histó-rias.

crédito: colégio eduardo gomes

créd

ito: c

olég

io e

duar

do g

omes

Roda de LeituraQuinto ano envolve-se ematividade de apresentação de livros de literatura - Camila Gil

créd

ito: c

olég

io e

duar

do g

omes

A imaginação dos alunos tornou a apresentaçãodas obras um espetáculo à parte

EDiToRA PAuLuS de portas abertas

Visita dos alunos do terceiro ano do Ensino Funda-mental ao Parque Gráfico da editora incentiva Proje-to de leitura e oralidade - Camila Gil

o passo a passo e as diversas etapas que compõem a criaçãodos livros atraíram a atenção dos alunos que visitaram a editora

Page 15: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

Compromisso de educar para transformar.

13www.egemfoco.com.br

Minha casa é assim...É fácil perceber as vantagens pedagógicas quando pais e

professores unem-se para promover o aprendizado das crian-ças. os benefícios oriundos desse tipo de atividade vão além da sala de aula e afetam diretamente o relacionamento entre pais e filhos.

Segundanistas continuam estudando dimensões e redução de espaços reais. desta vez, a atividade foi retratar um cômo-do da própria casa, à escolha de cada um. Quartos, cozinhas, banheiros, quintais – tudo era possível. os alunos utilizaram caixas, folhas de papel sulfite, canetinhas, plástico, madeira, toalhas e tudo o que a imaginação permitiu.

no dia 25 de junho, os alunos mostraram suas maquetes para os amigos e para a professora da própria sala, mas a exposição foi aberta a todas as turmas de primeiro e segundo anos.

As maquetes produzidas agora foram de cômodos - Camila Gil

créd

ito: c

olég

io e

duar

do g

omes

realizada durante o mês de abril, a olimpíada Internacio-nal Matemática sem Fronteiras contou com a participação de mais de 700 classes de 100 escolas de 15 estados (Al, ce, go, MA, Mg, MS, Mt, pB, pI, pr, rJ, rS, Sp, Sc, to) além do distrito Federal, totalizando mais de 12 mil estudantes de escolas pú-blicas e privadas do 4° ano do ensino Fundamental à 3ª série do ensino Médio. Isso apenas no Brasil. levando-se em conta o

Alunos recebem medalhas devido à excelentecolocação alcançada na competição - Rafael Teodoro

créd

ito: c

olég

io e

duar

do g

omes

Mais imagens de como ocorreu a exposição das maquetespodem ser encontradas no site egemfoco

cenário mundial, a maior competição educacional interclasses do mundo reuniu mais de 200 mil estudantes em 29 países.

o colégio eduardo gomes novamente tem o privilégio de caminhar entre as primeiras colocações graças ao empenho e dedicação de nossos alunos e professores. durante o dia 08 de agosto, foi realizada a entrega das medalhas de bronze para os alunos das turmas 7º e e 9º B do ensino Fundamental e 2ª B do ensino Médio, e das medalhas de prata para os participantes dos anos 4º d, 5º A e 8º e do ensino Fundamental e 3ª B do ensino Médio.

parabenizamos todos os participantes da prova e agradece-mos a vocês, alunos e professores, por novamente nos darem a oportunidade de estar nas posições de destaque.

para saber mais sobre a olimpíada Internacional Matemá-tica sem Fronteiras e conferir uma galeria de fotos da entrega das medalhas, acesse o egemFoco.com.br .

Page 16: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

14 www.egemfoco.com.br

Ensino Fundamental

A nostalgia é uma sensação de saudade dos momentos vividos no passado, associada a um desejo sentimental de regresso, impulsionado por lembranças de momentos fe-lizes e antigas relações sociais. A verdade é que os adultos amam a nostálgica sensação de lembrar-se dos brinque-dos da infância, das amizades, dos amores inocentes e, até mesmo, das broncas que tomavam dos pais.

Mas qual a idade em que a nostalgia começa a tomar conta de nossos pensamentos? tente lembrar-se de quan-do suas recordações mais distantes começaram a acom-panhá-lo(a) — 25, 30, 35 anos?

para os alunos do 9º ano, não é preciso pensar tanto, afinal, eles tiveram a primeira oportunidade de experi-mentar essa sensação durante as aulas de Inglês, com a teacher roberta valeriano.

projeto associa a língua inglesacom lembranças dos alunos

Our Childhood

o projeto “our childhood”, que, segundo a própria ro-berta, nasceu de uma série de textos da apostila que tra-tam da infância, trabalhando o termo “used to” (costuma-va ser) e o tempo verbal “simple past” (passado simples).

A ideia consistiu em dividir os alunos em grupos e in-centivá-los a trazer diversos materiais que faziam parte da infância deles. Fotos, brinquedos e vocabulário que uti-lizavam nas mais diversas brincadeiras.

Animados com o conteúdo, os alunos construíram tex-tos em inglês, contando o que gostavam de fazer na infân-cia e finalizaram o projeto, montando vídeos que explica-vam seus costumes, alegrias e até mesmo medos durante a época em que, segundo eles, mais se divertiam.

A teacher roberta disponibilizou os vídeos, filmados pelos alunos, para os leitores terem a oportunidade de assistir a esse trabalho maravilhoso, que movimentou in-tensamente o 9º ano durante o primeiro semestre.

Acesse o site do egemFoco e confira todos os vídeos, além de uma linda galeria de fotos.

crédito: colégio eduardo gomes

Rafael Teodoro

Page 17: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

15www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

Passando as fériascom o Dudu Gomes

Alunos dos períodos Integral e Semipassam as férias no Colégio

e têm um mês de julhototalmente diferente!

- Camila Gil

uma coisa é certa: o fim do primeiro semestre, com a che-gada do dia primeiro de julho, traz o mesmo significado para todos os alunos, de todas as idades e de todas as escolas: é a vinda de um mês inteiro de férias. para algumas crianças, brincadeiras, jogos, reuniões com amigos e parentes, descan-so e viagens: tudo está incluído no projeto férias. para outras crianças, as férias de julho são totalmente diferentes. o que para uns pode parecer estranho, para os alunos do período Integral e do Semi do colégio eduardo gomes é uma realidade normal – o que os outros alunos fazem em casa eles fazem na própria escola.

os setores da coordenação e orientação montaram uma programação específica para o mês de julho, para essas tur-mas, levando em consideração que as crianças ficariam o dia inteiro na Instituição. Muitas ideias surgiram, e atividades fo-ram criadas para tornar esse período o mais prazeroso possí-vel.

diariamente, havia atividades que não poderiam ser deixa-das de lado: desde café, lanches e refeições, até higiene bucal; sem esquecermos a hora do descanso, porque depois de todas as atividades que as professoras organizaram, era sempre bom ter algumas horinhas de sono, já que ninguém é de ferro!

Alguns destaques foram brincadeiras com dobraduras e origamis e oficinas de mosaico e de biscuit, que ajudaram os alunos a desenvolver e aprimorar as habilidades motoras e a criatividade. Segundo e terceiro anos também criaram uma história coletiva, na qual todos os alunos desenhavam uma parte do enredo em uma grande faixa de papel.

Além disso, foram organizados, pela administração do co-légio, passeios educativos. o espaço verde chico Mendes, o Zoo Safári de São paulo e o parque da criança foram alguns dos destinos.

com uma alta frequência, os alunos também podiam trazer seus próprios brinquedos de casa para mostrar aos amigos: bi-chinhos de pelúcia, bonecas, carrinhos; mas patins, patinetes, skates e bicicletas foram os preferidos da criançada.cr

édito

: col

égio

edu

ardo

gom

es

Page 18: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

16 www.egemfoco.com.brw

Ensino Médio

todos os anos, as professoras valquíria Fernandes nunes e patrícia Meira desenvolvem diversas atividades que unem a Biologia e o prazer de aprender. uma dessas atividades tornou--se parte do calendário escolar dos alunos de 1ª e 2ª séries do ensino Médio.

com o objetivo de levar os alunos à aproximação dos con-ceitos, explorados em sala de aula, sobre os ecossistemas da Mata Atlântica, região de restinga e de manguezal do litoral norte de São paulo e costão rochoso do litoral sul de São paulo, suas características típicas de fauna e flora e os fatores físico--químicos, as professoras, juntamente com as biólogas Bárbara chagas e thayane guagliardi, visitam as praias de Bertioga (1ª série eM) e Jureia (2ª série eM).

A repercussão é tamanha, e os benefícios aparecem tão rapidamente, que os alunos aguardam ansiosos o dia da ex-cursão. os relatórios desenvolvidos pelos alunos surpreendem pela grande quantidade de informações oriundas do processo, algo que normalmente não acontece quando a matéria é pas-sada apenas na teoria, sem a vivência.

conheça um pouco mais sobre o projeto, acessando a ma-téria “Bertioga e Jureia”, no site do eg em Foco.

Bertioga e Jureia 2013 Excursão incorpora práticaà teoria - Rafael Teodoro

o Colégio é convidado para representar o Brasil em competição internacional - Rafael Teodoro

créd

ito: c

olég

io e

duar

do g

omes

o leitor conhece o QuANTA?o evento foi criado em 1994, na Índia, com a finalidade de es-

timular o interesse dos alunos indianos por estudos sobre Ma-temática, Arte, ciências e engenharia. A repercussão do evento foi tamanha que, já na edição seguinte, em 1995, a competição ganhou caráter mundial, reunindo alunos de até 40 países.

o colégio eduardo gomes, devido ao excelente desempenho de seus alunos nas competições “olimpíadas de Matemática (uSp e universidade Metodista), IYpt (Física-uSp) e desafio na-tional geografic (geografia)”, foi selecionado para participar da edição 2013 do QuAntA.

A competiçãocada país participa com uma delegação formada por times

de estudantes de escolas diferentes, formados por, no máximo, 7 (sete) estudantes com um professor, o qual tem a função de “team leader”. os estudantes podem estar matriculados em qual-quer série do ensino Médio.

A competição é dividida m debate, quiz, testes de habilidade mental, escultura e um desafio de modelos de barcos.

Nossos representantespara a participação do colégio na competição, serão selecio-

nados entre 6 e 7 alunos do ensino Médio. eles viajarão em no-vembro, acompanhados de dirigentes e professores do colégio eduardo gomes, para a Índia.

Agora é aguardar e torcer muitopara nossos heróis no QuAntA 2013.

Fonte: http://www.redepoc.com/2011/01/quantapoc/

Page 19: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

17www.egemfoco.com.br

como divulgamos na edição anterior, a equipe projeto eg participou do IYpt Brasil, competição científica, a partir da qual é selecionada a equipe brasileira para o torneio Inter-nacional de Jovens Físicos, ou International Young phisicists’ tournament.

A competição foi destaque em diversos meios de comunica-ção e, entre eles, o site de notícias g1, das organizações glo-bo. A equipe projeto eg esteve entre os destaques da compe-tição e, apesar de não conseguir a classificação para a disputa do IYpt taiwan, nossos alunos foram considerados merecedo-res da Menção Honrosa, concedida apenas a equipes que, por detalhes mínimos, não ficaram entre os primeiros colocados.

o colégio eduardo gomes sente-se honrado por ter uma equipe que, mesmo tendo sido formada há pouco tempo, tem habilidade, capacidade e garra para surpreender, quebrar bar-reiras e conquistar uma colocação maravilhosa no IYpt Brasil.

nós, do eg em Foco, parabenizamos os alunos Matheus Azevedo Silva pessoa, Matheus gomes Messias, Felipe cha-mas Biondi, letícia cristina pereira e vitório José celandroni neto, além do professor e orientador da equipe, Wanderlei Alexandrino pirolo.

Ciências IYPT Brasil - Rafael Teodoro

Compromisso de educar para transformar.

VestibularConfira as datas dos principais vestibulares 2013/2014

Calendário sujeito a alterações.

FUVEST / www.fuvest.com.br- Inscrições: de 23/ago a 09/set- Exame da 1ª fase: 24/nov- Exames da 2ª fase: de 05 a 07/jan/2104- Primeira chamada: 1º/fev/2014

UNESP / www.unesp.br- Inscrições: de 16/set a 11/out- Exame da 1ª fase: 17/nov- Exames da 2ª fase: dias 15 e 16/dez- Primeira chamada (matrícula virtual): 27/jan/2014

UNICAMP / www.unicamp.br- Inscrições: de 19/ago a 13/set- Exame da 1ª fase: 10/nov- Exames da 2ª fase: de 12 a 14/jan/2014- Prova de habilidades específicas: de 20 a 23/jan/2014- Primeira chamada: 03/fev/2014

UNIFESP / www.unifesp.br- Inscrições: de 13/set a 25/out- Exame de fase única: dias 12 e 13 /dez- Primeira chamada: 19/jan/2014

ITA / www.ita.br- Inscrições: data ainda não definida- Exame de fase única: de 10 a 13 /dez- Primeira chamada: 17/dez

PUC-SP / www.pucsp.br- Inscrições: de 14/out a 13/nov- Exame de fase única: 1º/dez- Primeira chamada: 19/dez

Camiseta dos vestibulandos 2013

Layout desenvolvido pelos alunosda 3ª série do Ens. Médio

em 2013, os alunos do 3º ano terão a oportunidade de es-colher qual será a profissão que desejam exercer pelo resto de suas vidas. uma decisão nada fácil, não é verdade?

Ao escolher uma profissão, eles terão a oportunidade de in-gressar no concorrido mercado de trabalho. tudo muito bem descrito, exceto por um detalhe: como explicar para os alunos o que é o mercado de trabalho? Ao tentar realizar essa difí-cil tarefa, o professor de geografia, Flávio nenflidio, resolveu inovar.

Apresentando sua ideia para os alunos, o professor convi-dou-os a realizarem uma entrevista com um empresário. A ideia foi prontamente aceita com animação e, divididos em grupos, os estudantes procuraram seus entrevistados.

Flávio afirma que ficou impressionado com a qualidade dos trabalhos e ressalta que os alunos atingiram, com louvor, o ob-jetivo de compreensão do universo do trabalho.

os alunos elaboraram de relatórios escritos e vídeos com os entrevistados.

o professor, gentilmente, cedeu alguns dos vídeos para a equipe do egemFoco, aos quais o leitor pode assistir, aces-sando o link da matéria. Acesse.

O mercado de trabalho - Rafael Teodoro

Através de entrevistas com empresários, alunos ten-tam aprender como ingressar no mercado de trabalho

Equipe de Física recebe menção honrosapor participação em torneio

Page 20: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

18 www.egemfoco.com.br

créd

ito: c

olég

io e

duar

do g

omes

Arte e Cultura

o mês de junho marca diversas atividades para os alunos do colégio. entre elas, estão atividades e provas, mas um

evento marca a celebração de um trabalho que é fruto da união entre alunos, professores e funcionários do eg.

realizado no dia 29 de junho, o Arraiá do dudu gomes tornou--se uma tradição não apenas para aqueles que passam boa parte de seu tempo nas dependências do colégio, mas para a cidade de São caetano do Sul.

durante a última semana letiva antes das férias, os alunos con-feccionaram a decoração da festa, montaram as barracas e ensaia-ram suas coreografias. o trabalho e a união deixaram todo o colégio alegre. com liberdade para produzirem o que desejavam, os alunos ouviam músicas e assistiam a vídeos enquanto eram orientados e acompanhados pelos professores. o ambiente alegre deu resulta-do, e todo o trabalho desenvolvido pôde ser observado durante as 11 horas em que o evento foi realizado.

o tema escolhido para a festa no ano de 2013 foi o centená-rio de Amácio Mazzaropi, sendo o seu personagem, o Jeca tatu, a grande inspiração para o evento. Mazzaropi nasceu em 9 de abril de 1912, no bairro de Santa cecília, em São paulo. Amácio atuou em grupos de teatro, na rádio tupi e no cinema, com 32 filmes produzidos.

Foi em 1959 que o artista deu vida a um de seus personagens mais marcantes, o Jeca tatu, inspirado em uma das obras de Mon-teiro lobato. Mazzaropi deu uma entonação diferente ao persona-gem, inserindo o caipira na sociedade.

no site do eg em Foco, o leitor pode conferir outras informa-ções sobre o artista e a festa realizada no colégio, além de uma galeria de fotos do evento, que contou com diversas atividades, como as barracas de comidas e brincadeiras, o bingo, as atividades desenvolvidas entre pais e filhos, as maravilhosas quadrilhas e o aterrorizante “Jecospício”.

Tradicional festa do Colégio reuniu maisde 7.000 participantes e homenageou

um dos maiores artistas da cultura brasileiraRafael Teodoro

Page 21: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

19www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

Simples e objetivas, as definições não deixam claro o que a palavra “mãe” representa na vida de cada lei-

tor. um sorriso, um almoço de domingo, aquele olhar que era suficiente para você saber que estava encrencado... tudo nos remete a lembranças e sentimentos variados.

pensando em homenagear todas as mães que fazem parte da família eg, o colégio eduardo gomes organizou algumas atividades para as mamães, durante o mês de maio. elas rece-beram presentes como os sabonetes de camomila, produzidos pelos alunos do 9º ano, com auxílio das professoras Mara lúcia Martins Melati e thayane guagliardi Fieri.

Além dos presentes, para celebrar e homenagear as ma-mães, o colégio eduardo gomes realizou, em suas dependên-cias, a tradicional Festa do dias das Mães.

com uma agenda recheada de atrações, o dia começou com um delicioso café da manhã, ao som da banda Serenata & cia, servido no pátio do colégio. entre as atividades, havia oficinas de arte, mesas de aero-ball e pingue-pongue, piscina de boli-nhas e touro mecânico.

no espaço Multimeios, estavam talentosos caricaturistas preparados para desenhar mães e filhos juntos. na Quadra III, foi organizada a Queimada para Mães e Filhos. Já no ginásio poliesportivo, a primeira atração, logo após o café da manhã, foi a Banda paralela.

depois, os alunos do colégio realizaram uma apresentação de violão e coral. As músicas escolhidas foram A Thousand Years, de christina perri e No Meu Coração Você Vai Sempre Estar, originalmente composta e produzida por phil collins e interpretada no Brasil por ed Motta.

outras atrações no ginásio foram luizinho, vestido de She- ra, fazendo sua ginástica divertida, e o professor de dança, Alan, que, acompanhado por três de suas alunas, ensinou dife-rentes passos para as mamães, que foram acompanhadas por seus filhos.

para finalizar esse dia maravilhoso, o grupo de taiko do clu-be gonzaga presenteou as mães com uma linda apresentação, que impressionou pelo som e pela sincronia entre os músicos.

o colégio eduardo gomes e o eg em Foco parabenizam as mães e desejam-lhes muita paz, alegria, saúde e amor. espera-mos que tenham gostado das surpresas.

Galeria de fotos disponível no site do Eg em Foco.

Dia das Mães e Dia dos Pais

Há quatro mil anos, elmesu, na Babilônia, moldou em argila um cartão de congratulações a seu pai,

expressando o desejo de que ele tivesse sorte, saúde e longa vida. depois disso, tornou-se institucionalizada uma data que seria dedicada especialmente à figura paterna.

É comum ouvirmos “amor de mãe não tem igual”, mas não há mãe sem um pai. A esse ser tão especial, o colégio eduardo gomes prestou sua homenagem no dia 10 de agosto.

A comemoração contou com diversas atividades que inte-graram pais e filhos. logo no início do dia, os convidados des-frutaram um delicioso café da manhã para fortalecer e dar energia suficiente para participar de todas as atividades pro-gramadas para a manhã.

espalhadas pelo colégio, as atividades atraíram pais e fi-lhos. próximo ao ginásio poliesportivo, havia mesas de tênis de mesa e aero-ball. no próprio ginásio, uma megagincana ocor-reu. todos dançavam, jogavam bola, brincavam com bexigas e bambolê. uma bagunça mais do que organizada!

também encontravam-se alguns brinquedos destinados, principalmente, às crianças: touro mecânico, escorregador, piscina de bolinhas, mas uma das atividades mais procuradas foi o encontro com os caricaturistas no espaço Multimeios. di-ferentes profissionais, com traços distintos, retrataram as ca-racterísticas mais marcantes de cada um.

uma competição também foi organizada: a tradicional quei-mada com times mistos de pais e filhos.

Além de tudo isso, ainda havia oficinas de robótica, espalha-das pelo primeiro andar, nas quais eles construíam pequenos robôs, recebendo o auxílio do professor reginaldo pereira e de alguns alunos que compõem o time de robótica do colégio.

A última atração do dia foi uma apresentação do mágico ed, que entreteve todos com sua divertida atuação.

A festa do dia dos pais foi uma adaptação do cartão de el-mesu, elaborada pelo colégio eduardo gomes em 2013, cujos desejos continuam prevalecendo: desejamos aos pais, às mães, aos filhos e à família toda muita saúde, paz, sorte, vida longa.

Saiba como foram as homenagenspara aqueles que mais amamos - Camila Gil

Page 22: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

20 www.egemfoco.com.br

tecnologia

no mês de abril, a equipe de robótica do colégio edu-ardo gomes, Ac/dc/eg, começou o processo de escolha de novos integrantes. entre as etapas, havia treinos, tor-neios e conversas com professores, orientação educacio-nal, psicóloga e responsáveis.

em 15 de maio, ocorreu, no próprio colégio, uma dessas fases: o vI torneio Interno de robótica – Senior Solutions.

o torneio contou com a avaliação de três juízes es-pecializados, que pertencem à First Lego League: rena-to e Adriano, funcionários da LegoZoom; e Arnaldo, da National Instruments – dois grupos especializados em educação tecnológica. duas equipes que participaram do último campeonato Brasileiro, a Insert a coin, do colégio Jesus Maria José de Santo Amaro; e a coroa, de osasco, também compareceram ao colégio para presti-giar o torneio Interno. Havia sete equipes participantes – todas formadas apenas por alunos do colégio. dentre

elas, apenas uma saiu campeã: “nem Sei”, composta pe-los alunos dalton leonard Acchetta e Maycol teles costa dionísio pereira. eles e mais seis alunos pré-selecionados participaram, então, de outro processo seletivo e, só en-tão, foram escolhidos os novos integrantes da equipe de robótica Ac/dc/eg.

Além de habilidades nesse ramo, outros fatores foram considerados como pré-requisitos: as atitudes disciplina-res em todo o ambiente escolar, o aproveitamento peda-gógico e, claro, sua capacidade de trabalhar em equipe. para auxiliar nessa análise, todos eles conversaram com a psicóloga do colégio, Sandra Quinzani, e com o professor e técnico do time, reginaldo pereira.

no dia 27 de junho, foi divulgado o resultado tão es-perado, e os novos integrantes da equipe Ac/dc/eg são: rolin, Allan, Yokoyama, giovanni, dalton leonard Acchet-ta e Maycol teles costa dionísio pereira.

Durante três meses, ocorreu o processo seletivo de novos integrantes para o time de RobóticaAC/DC/EG - Camila Gil

créd

ito: c

olég

io e

duar

do g

omes

VI TorneIo InTerno de robóTIca – SenIor SoluTIonS

Page 23: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

21www.egemfoco.com.br

Como salvar filme no Movie Maker Waldemar b. da Silva - Coordenador de T.I.

O Windows Movie Maker é um editor gratuito da Microsoft. Com ele, é possível criar, editar e compartilhar vídeos. Pre-paramos um tutorial para auxiliar no uso dessa ferramenta, especialmente no momento de salvar o arquivo. Confira abaixo.

Observação: Após a organização do vídeo em um projeto, é preciso exportar o arquivo para que este funcione e possa ser visualizado em outros equipamentos. lembre-se sempre de salvar o arquivo de projeto do Movie Maker original, para que você possa fazer revisões quando necessário e, também exportá-lo em outros formatos. o formato do filme depende do objetivo do uso final. Siga as orientações abaixo para determinar a melhor configuração de filme.

Compromisso de educar para transformar.

SALVE O FILME - Salve seu arquivo de projeto Movie Maker concluído no formato apropriado.

1. clique na guia Início.2. clique no menu de conteúdo Salvar filme.3. Selecione a configuração apropriada.

Salvar o filmeConfiguração

Tamanhode Pixel Frame

(Largura x altura)notas

paracomputador

640 x 480(29 quadros/segundo)

essa é a configuração recomendada – combina compactação de arquivos com excelente qualidade de imagem.

parahighdefinition

1440 x 1080(29 quadros/segundo)

uso para apresentações high-end em displays Hd e tela de grandes projeções. o tamanho do arquivo, normalmente, é de duas ou três vezes o tamanho do filme para computador.

para e-mail 320 x 240(29 quadros/segundo)

essa configuração é boa para ser encaminhada por e-mail. como o tamanho do arquivo é pequeno (tipicamente metade ou um terço do tamanho salvo para computador) e a qualidade da imagem é reduzida, não se deve considerar a qualidade da apresentação.

Windows phone (for-

mato grande)

640 x 480(30 frames/segundo)

combina compressão do arquivo com excelente qualidade de imagem. o maior número de frames por segundo e velocidade é adequado para aplicativos do telefone.

Windows phone (for-

mato pequeno)

320 x 240(30 frames/segundo)

o tamanho do arquivo é pequeno (tipicamente metade ou um terço do tama-nho do Formato para computador) e a qualidade da imagem é reduzida. esta opção deve ser usada estritamente em aplicativos para telefones.

4. digite um nome descritivo na caixa nome do arquivo e selecio-ne o local para salvar o filme.5. clique em salvar.

6. A barra de progresso aparecerá. Salvar o processo pode demorar vários minutos.

7. clique em reproduzir, abrir pasta ou fechar quando solicitado.

utorial

Page 24: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

Esportes

22 www.egemfoco.com.br

BIOmecânIcaDe naTaçãO

durante os últimos anos, a natação brasileira revelou grandes talen-tos, como thiago pereira, Joana Maranhão e césar cielo, que fez histó-ria ao ser o primeiro nadador a conquistar o tricampeonato mundial de natação.

É óbvio que esse sucesso deve-se aos treinamentos, à disciplina e ao comprometimento do atleta, mas a tecnologia mostrou-se presente e extremamente necessária na natação, durante as últimas décadas.

A biomecânica aplicada à natação é a ciência que se dedica ao es-tudo dos sistemas biológicos a partir de uma perspectiva mecânica, e é um grande exemplo de como as máquinas auxiliam no desenvolvimento de jovens talentos e nadadores experientes. o processo funciona da se-guinte maneira: através de equipamentos específicos, a ciência da bio-mecânica capta os diversos movimentos realizados pelo(a) nadador(a), identifica os possíveis erros e auxilia na melhoria do desempenho das ações dos atletas. A ciência identifica os fatores biomecânicos nas três partes fundamentais das provas de natação: a saída, a virada e o nado.

vale ressaltar que o que está descrito na matéria é apenas um pe-queno resumo de como funciona a atividade.

durante o mês de julho, o colégio recebeu uma equipe especializa-da, que deixou à disposição seus serviços, para a equipe de natação. Alguns alunos tiveram o privilégio de realizar os testes e receberam to-das as dicas sobre seus movimentos, desempenho e necessidades de melhorias.

A finalidade do projeto é a busca de melhor rendimento de nossos alunos/atletas. estamos trabalhando para que os alunos do colégio edu-ardo gomes tenham sempre todo auxílio para tornarem-se grandes re-ferências no cenário esportivo.

créd

ito: c

olég

io e

duar

do g

omes

Alunos do colégio realizam treinamento

Fontes( http://www.sesisp.org.br/noticias/biomecanica-a-servico-da-equipe-de-natacao-do-sesi-sphttp://www.ivolution.com.br/news/upload_pdf/7150/Karla_e_Kelly_de_Jesus_Biomecanica_

palicada_a_natacao.pdf )

Equipe de Natação do Colégiorealizou testes, visando à melhoria de desempenho - Rafael Teodoro

05/09 – CAMPEONATO paulista dE handEBolCategoria: Infantil feminino

06/09 – CAMPEONATO paulista dE handEBolCategoria: Infantil e Cadete masculino

11/09 – CAMPEONATO paulista dE handEBolCategoria: Juvenil masculino

13/09 – CAMPEONATO paulista dE handEBolCategoria: Infantil masculino

19/09 – CAMPEONATO paulista dE handEBolCategoria: Cadete (Fem.) e Cadete (Masc.)

21/09 - COPA PINHEIROS dE handEBol finalCategoria: Sub 11 masc.

21/09 – CAMPEONATO paulista dE handEBolCategoria: Infantil feminino

22/09 - COPA PINHEIROS dE handEBol finalCategoria: Sub 15 fem.

22/09 - CIRCUITO MIRIM dE handEBolCategoria: Mirim feminino

24/09 – CAMPEONATO paulista dE handEBolCategoria: Infantil masculino

25/09 – CAMPEONATO paulista dE handEBolCategoria: Cadete masculino

27/09 – CAMPEONATO paulista dE handEBolCategoria: Cadete feminino

27/09 – CAMPEONATO paulista dE handEBolCategoria: Juvenil masculino

27/09 – CAMPEONATO paulista dE handEBolCategoria: Infantil feminino

28/09 - CIRCUITO MIRIM dE handEBol sEmifinalCategoria: Mirim masculino

03/10 – CAMPEONATO paulista dE handEBolCategoria: Infantil e Cadete feminino

03/10 – CAMPEONATO paulista dE handEBolCategoria: Infantil masculino

03/10 – CAMPEONATO paulista dE handEBolCategoria: Juvenil masculino

06/10 – CIRCUITO MIRIM dE handEBolCategoria: Mirim feminino

06/10 – CAMPEONATO paulista dE handEBolCategoria: Cadete feminino

08/10 – CAMPEONATO paulista dE handEBolCategoria: Cadete masculino

10/10 – CAMPEONATO paulista dE handEBolCategoria: Infantil Feminino e Masculino

25/10 – CAMPEONATO paulista dE handEBolCategoria: Infantil masculino

25/10 – CAMPEONATO paulista dE handEBolCategoria: Juvenil masculino

06 E 07/11 - ESPETáCULO DE DANçA “SHEREK EG”

07/11 – CAMPEONATO paulista dE handEBolCategoria: Infantil feminino

09/11 – CIRCUITO MIRIM dE handEBol sEmifinalCategoria: Mirim

11 OU 12/11 - APRESENTA-ção dE música

21/11 – NOITE DE GALA g.rítmica

22 E 23/11 – ENCERRA-mEnto dE g.artística

24/11 – Circuito Mirim de handebol finalCategoria: Mirim masculino

26, 27 E 28/11 - MOSTRA DE ExERCíCIOS CÊNICOSTurmas de iniciação II e III.

Obs.: Os eventos esportivos são específicos para cada modalidade e categoria. O aluno convocado receberá um comunicado diretamente do professor.

Para outras informações, entre em contato com o De-partamento de Esportes e Cultura.

calendário esportivo/cultural

Calendário sujeitoa alterações.

Page 25: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

23www.egemfoco.com.br

O Esporte na formação da cidadaniaA psicóloga esportiva do Colégio Eduardo Gomes,

Sandra Quinzani, escreveu um artigo sobre a impor-tância da união entre a psicologia e o esporte, para o jornal A Gazeta, da Fundação Cásper Líbero. Confira a matéria completa

Compromisso de educar para transformar.

Entendendo a cidadania como a posse de direitos civis, políticos e sociais, envolvendo os indivíduos em princípios coletivistas e igualitários, podemos dizer que o esporte é o meio mais favorável para a compreensão e a prática des-ses direitos.

Através de sua prática, promove-se o desenvolvimento tanto individual quanto social da criança. É promovida a socialização, a rotina, o cumprimento de regras, o respei-to, a persistência, o saber competir, o aguardar a vez, o romper limites, o saber ganhar, o saber perder e muitos outros quesitos que favorecem o relacionamento de forma saudável e íntegra. É uma fonte inesgotável de conceitos éticos e morais essenciais para a formação do indivíduo.

O esporte tem a magia de integrar os indivíduos, inde-pendentemente de classe social, raça ou religião. Desen-volve a capacidade de trabalhar em equipe, de cumprir horário, de saber ouvir, de reconhecer o próprio limite, assim como o próprio corpo, de admitir a necessidade de desenvolver-se, respeitando as diferenças e muitos outros aspectos tão difíceis de serem ensinados. Além de evitar o sedentarismo, extremamente comum nos dias de hoje, quando o indivíduo passa horas sentado à frente de um computador ou de um televisor, seja assistindo a progra-mas, ou interagindo em redes sociais.

Na faixa etária em que ocorre a iniciação esportiva, é surpreendente o número de jovens federados que partici-pam de esportes de modo oficial. Para que consigam sus-tentar sua posição dentro de uma carreira desportiva, faz--se necessário desenvolver suas potencialidades, ou seja, suas competências, habilidades, inteligências, atitudes e valores. Nesse sentido, a Psicologia do Esporte tem exer-cido um papel importante. Diversos clubes, instituições e centros de treinamento contam com o Psicólogo do Espor-te em sua Comissão Técnica, que auxiliará tanto os técni-cos quanto os atletas.

O Psicólogo do esporte, ao trabalhar com categorias de

base, tem de ter sua atenção voltada à promoção de saúde, comunicação, relações interpessoais, liderança e melhora do desempenho esportivo (físico e emocional). Não pode se es-quecer de que a formação do jovem atleta vai acontecendo simultaneamente com a formação de sua identidade, fase em que ocorrem diversas mudanças psicobiofisiológicas, va-riando de acordo com os fatores hereditários, ambientais, nutricionais e psicológicos.

No processo de formação de sua identidade, a criança busca referencial e autoafirmação através da aprovação, proveniente das pessoas que elege como modelo. Muitas vezes, a escolha da modalidade é para obter a atenção da família e do treinador, perdendo o foco na atividade espor-tiva em si. Nesse caso, o trabalho não deve ser apenas na melhora do desempenho, mas na conscientização e na bus-ca por uma modalidade que lhe traga prazer, mesmo que tenha de experimentar outras modalidades para definir qual aquela em que melhor se adapta.

Por essas razões, a assistência psicológica é de suma importância na equipe multidisciplinar, possibilitando a for-mação de um atleta íntegro em sua forma física, psíquica e social, capaz de lidar com as adversidades contemporâneas.

Jornal A GAZETA - Caderno Cidadania, pág. 2São Paulo, maio de 2013

créd

ito: c

olég

io e

duar

do g

omes

Page 26: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

O que é o tratamento com gelo (crioterapia)?É uma modalidade terapêutica que se utiliza do frio para promo-ver uma diminuição de temperatura de certos tecidos corporais (pele, músculos e tendões) em casos de lesões traumáticas mus-culoesqueléticas agudas, ou seja, quando a lesão acabou de acon-tecer.

Quais são os casos em que se deve fazer uso da crioterapia?em contusões, entorses, contraturas, estiramentos e fadiga mus-cular.

Quais são os efeitos do gelo?diminuição da dor, melhora do espasmo muscular, diminuição da inflamação e prevenção de edemas.

Quando e como aplicar o gelo?Imediatamente após o acontecimento da lesão. utilize o gelo den-tro de uma bolsa térmica ou sacola plástica. o contato direto en-tre o gelo e a pele oferece o risco de queimaduras. o tempo de aplicação deve ser de 20 minutos e, dependendo da gravidade da lesão, a aplicação poderá e ser feita de 2 em 2 horas, para casos mais graves; e de 2 a 3 vezes ao dia, para casos leves a moderados.

24 www.egemfoco.com.brwww.egemfoco.com.br

Esportes

Fisioterapeuta do Colégio dá dicasde como tratar uma lesão corretamente

o uso consciente

do gelo

Fonte: www.ativo.com/Default.aspxwww.minhavida.com.br

www.unesc.net/portal/capa/index/243/5026

todos estão sujeitos a lesões musculares, mas os atletas convivem “lado a lado” com as dores causadas por elas. Ao nos machucar, temos o hábito de aplicar algo gelado no lo-cal, na maioria dos casos, a famosa bolsa de gelo. Mas nem todos os tipos de dores podem ser tratados com a água em seu estado sólido, e, quando aplicado de forma errada, o gelo pode até agravar as lesões.

o fisioterapeuta do colégio, elton pirani de Souza, demonstra uma grande preocupação com a saúde física de nossos atletas e, com o objetivo de auxiliar os pais no tratamento ca-seiro de seus jovens atletas, deu-nos algumas dicas sobre a crioterapia. confira.

contusão - É o resultado de um forte impacto na superfície do corpo. pode causar uma lesão nos tecidos moles da superfície, nos músculos ou em cápsulas ou ligamentos articulares.

entorse - lesão que ocorre quando se ultrapassa o limite normal de movimento de uma articulação. normalmente, ocasiona dis-tensão dos ligamentos e da cápsula articular e, consequentemen-te, dor intensa ao redor da articulação, dificuldade de movimen-tação em graus variáveis e, às vezes, sangramentos internos.

contratura - ocorre quando o músculo se contrai de maneira in-correta e não volta ao seu estado normal de relaxamento, em resposta a uma sobrecarga de esforço continuado exercido sobre o músculo ou tendão, ao qual não estão acostumados.

estiramento - lesão indireta caracterizada pelo “alongamento” das fibras dos músculos além dos limites normais.

Fadiga muscular - declínio na capacidade de gerar tensão muscu-lar com a estimulação repetida.

Quadro de lesões

Rafael Teodoro e Elton Pirani

Page 27: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

25www.egemfoco.com.br

A equipe tamoyo/eduar-do gomes provou novamente o excelente trabalho realiza-do na escola de Atletas. em disputa pela liga Sancaeta-nense de Futebol, a equipe sagrou-se campeã da cate-goria dente de leite (99/00), em uma emocionante final contra o Ad São caetano.

Mas antes de “levantar o caneco”, a equipe coman-dada pelo professor rivaldo precisou superar adversários dificílimos, obstáculos sem-pre presentes na vida daque-les que buscam o sucesso.

Após diversos jogos pela primeira e segunda fases, os atletas acabaram classifican-do-se em segundo lugar para as semifinais, mas com um detalhe importantíssimo: eles não foram vencidos na com-petição.

em duelo contra o Ae dAe, os meninos do tamoyo/edu-ardo gomes mostraram su-perioridade em uma partida bem disputada, conseguindo a vitória pelo placar de 2x0.

para conquistar a tão de-sejada taça, a equipe teria de enfrentar o Ad São caetano, grande destaque da competi-

ção até o momento.com a bola rolando, os

espectadores acompanharam um jogo de muita raça, dispu-tas fortes pela posse de bola e uma equipe que superou todas as expectativas durante toda a competição.

pelo placar mínimo, o ta-moyo/eduardo gomes ven-ceu o Ad São caetano e con-quistou a liga Sancaetanense 2013, resultado de um traba-lho minuciosamente planeja-do pela equipe de profissio-nais da escola de Atletas.

parabéns a todos os atle-tas e profissionais envolvidos na conquista. A taça, con-quistada de forma invicta, é a confirmação de que o projeto caminha a passos largos para o sucesso.

para conhecer melhor o projeto, entre em contato com a equipe de esportes do colégio.

Atletas da equipe Tamoyo/EGconquistam título de forma invicta

Rafael Teodoro

liga sancaetanense

de Futebol

escola de atletas

Patrocinador das equipesde competição do EG.

créd

ito: d

ep. d

e es

port

e e

cultu

ra d

o co

légi

o ed

uard

o go

mes

Arthur gazzedouglas eduardo Ferreira raimundogabriel Brandãogabriel Feitosagregory MarquesJoão victor Moraesleonardo Alvarengaluiz FernandoMatheus Americo

Matheus limaMatheus ModestoMurilo BecarinMurilo Miguelpatrick Silvapedro damiãorenan Fiorerenan vitorvinicius Yuri

Equipe

tamoyo/eduardo gomes

Page 28: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

26 www.egemfoco.com.br

Fundação de Rotarianos

o intercambio não é um processo fácil. diversas dificuldades são apresentadas para aqueles que buscam sempre as experi-ências que o ensino e a vida podem trazer.

durante o primeiro semestre do ano letivo de 2013, a equipe do eg em Foco teve a oportunidade de acompanhar quatro estudantes que vieram de diferentes partes do mundo para aprender novos costumes, comportamentos, culturas e, princi-palmente, enfrentar as dificuldades de uma língua estrangeira e maravilhar-se com a oportunidade de comunicar-se através dela.

Hsin Min lo (taiwan), Momoka eno (Japão), tiffani J. Bar-rie (euA) e lin Bo Yu (taiwan) aproveitaram, cada um a sua maneira, as oportunidades que um período no Brasil poderia proporcionar-lhes.

entre as descobertas realizadas pelos intercambistas, o que mais chamou a atenção de todos no colégio foi descobrir que eles também tiveram muito a ensinar.

durante o primeiro semestre, acompanhamos diversas atividades realizadas pelos intercambistas, como a cozinha Mundial, quando lin, Hsin e Momoka explicaram as diferen-ças culturais e gastronômicas existentes entre o Brasil, Japão e taiwan, além de prepararem, com os outros alunos, uma deli-ciosa receita de sushi.

tiffani, por sua vez, fez uma palestra, apontando as princi-pais diferenças existentes entre os sistemas educacionais do Brasil e dos estados unidos. uniformes, horários e férias esta-vam entre os tópicos e desencadearam divertidas discussões nas salas de aula.

essas atividades foram apenas dois exemplos de tudo o que viveram nossos visitantes durante sua estada, mas três coisas ficarão para sempre na vida deles e na de nossos alunos: a ex-periência, o aprendizado e, principalmente, as amizades.

Alunos estrangeiros aprendeme ensinam no Eg - Rafael Teodoroexperiência mundial

As experiências acima foram realizadas graças ao rotary Youth exchange, o programa de intercâmbio da rotary International.

o programa está aberto a jovens com idade entre 15 e 25 anos, de mais de 150 países. Mais de 8000 pessoas vivem a mesma experiência de Hsin, Mo-moka, tiffani e lin Bo Yu por ano.

Se você deseja vivenciar essa experiência única, conheça melhor o rotary Youth exchange, acessando o egemfoco.com.br . clique no banner do progra-ma e descubra as possibilidades que o intercâmbio pode proporcionar-lhe.

rotary youth exchange

participantes de intercâmbio de jovensensinam sobre sua cultura e aprendem sobre outros povos

crédito: colégio eduardo gomes

Page 29: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

27www.egemfoco.com.br

1. Rotary Club de São Caetano do SulReuniões às segundas-feiras, às 19h30minLocal: Colégio Eduardo GomesRua Major Carlo Del Prete, 1120

2. Rotary Club de São Caetano do Sul-Oeste Reuniões às terças-feiras, às 20hLocal: Colégio Eduardo GomesRua Major Carlo Del Prete, 1120

3. Rotary Club de São Caetano do Sul-LesteReuniões às quartas-feiras, às 20hLocal: Casa da AmizadeRua Cav. Ernesto Giuliano, 1253

4. Rotary Club de São Caetano do Sul-OlímpicoReuniões às quintas-feiras, às 20h 30minLocal: Casa da AmizadeRua Cav. Ernesto Giuliano, 1253

5. Rotaract Club de São Caetano do Sul-OlímpicoReuniões a cada 15 dias, aos domingos, às 20hLocal: Casa da AmizadeRua Cav. Ernesto Giuliano, 1253

6. Interact Club de São Caetano do Sul- EGLocal: Colégio Eduardo GomesRua Major Carlo Del Prete, 1120

7. rotary Kids de São Caetano do Sul-OlímpicoReuniões a cada 15 dias, aos domingosLocal: Casa da AmizadeRua Cav. Ernesto Giuliano, 1253

Onde contatar o Rotaryem São Caetano do Sul

na edição anterior do informativo egemFoco, em entrevista ex-clusiva, o presidente do conselho de curadores da Fundação de ro-tarianos de São caetano do Sul, charly cury, demonstrou um desejo de que a associação rotariana passasse a participar mais ativamente dos eventos que ocorrem na sociedade que a cerca.

para a realização de tal desejo, o colégio eduardo gomes serviu como ponto de coleta para a campanha do Agasalho 2013, organiza-da pelo rotary club de São caetano do Sul.

A presidente do rotary São caetano do Sul, Magda Miranda ro-cha Sinopoli, compareceu, no dia 27 de maio, ao colégio, para entre-gar, juntamente com a diretora, Janice guizelini, as vestimentas reco-lhidas para a rede Feminina de combate ao câncer, de São caetano do Sul. A rotariana patrícia Ishi também esteve presente.

representando a rede Feminina, a presidente, Marlene depólito Santi, agradeceu pela organização da campanha do Agasalho e pelas doações.

criada em 1971, a rede Feminina de combate ao câncer visa a orientar a população, divulgando informações sobre o câncer e sua prevenção, além de prover suporte aos doentes e seus familiares. A instituição também é responsável pela arrecadação de recursos, por meio de campanhas ou voluntariado, e por seu encaminhamento ao Hospital do câncer.

Campanha do Agasalho 2013Rotary São Caetano do Sul arrecada agasalhos para serem doados à Rede Feminina de Combate ao Câncer - Camila Gil

créd

ito: c

olég

io e

duar

do g

omes

da esquerda para a direita:Marlene depólito, Magda Sinopoli e Janice guizelini

Page 30: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013

Nutrição

Projeto desenvolvido pela equipe de Nutrição do Colégio reforça aos alunos do período Inte-gral informações sobre nutrição e alimentação saudável - Camila Gil

Oficina de Nutrição

Compromisso de educar para transformar.

É com frequência cada vez maior que crianças têm de aprender a lidar com responsabilidades, decisões e suas consequências. uma das questões que geralmente causam grande embate entre pais e filhos é a alimenta-ção: o que se pode comer, a quantidade e a frequência.

como fazer uma criança, que fica mais tempo longe de casa e dos pais, manter uma dieta saudável? esse é o caso dos alunos do período Integral, por exemplo.

tendo em vista que essas crianças realizam pratica-mente todas as refeições no próprio colégio e que elas decidem o que querem comer, a nutricionista do colé-gio eduardo gomes, Michelle Sposito, desenvolveu e iniciou, em junho, um projeto chamado “oficina de nu-trição”.

A oficina consiste em reuniões quinzenais entre a equipe de nutrição e os alunos das turmas do Maternal ao quinto ano. o objetivo é transmitir conhecimentos e dados a respeito de nutrição e alimentação, mas “sem fazê-lo de forma maçante”, como explica Michelle. para isso, a solução encontrada pela nutricionista e pelo gru-po de estagiárias – composto por edys géria, débora Blanco e Aline Sgob – foi apostar no lúdico. Juntas, elas desenvolveram uma série de jogos e atividades, espe-cíficos para cada faixa etária, os quais, através da brin-cadeira, repassam as informações necessárias para uma alimentação saudável.

Jogando dominó, bingo, jogo da velha e jogo da me-mória, as crianças descobrem o que é certo e errado, quais são as melhores opções e alternativas para uma vida mais saudável.

28 www.egemfoco.com.br

Michelle SpositoNutricionista do Colégio Eduardo Gomes

crédito: colégio eduardo gomes

Page 31: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013
Page 32: Informativo EG em foco - Edição 3 / Ano 2 / 2013