informativo eg em foco - edição 4 / ano 2 / 2013

36
Informavo interno Ano 2 nº4 2013 www.egemfoco.com.br NOVIDADES 2014 Saiba de alguns dos projetos que estão em andamento para o próximo ano letivo Compromisso de educar para transformar. misso de educar para transfo Alunos do 3º ano se despedem do Colégio e iniciam uma nova etapa em suas vidas QUANTA 2013 Conheça os alunos que foram à Índia representar o Brasil

Upload: colegio-eduardo-gomes

Post on 11-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Informativo interno

Ano 2 nº4 2013 www.egemfoco.com.br

Novidades 2014Saiba de alguns dos projetos que estão

em andamento para o próximo ano letivo

Compromisso de educarpara transformar.Compromisso de educar para transformar.

Alunos do 3º ano se despedem do Colégioe iniciam uma nova etapa em suas vidas

QUaNTa 2013Conheça os alunos que foram à Índia

representar o Brasil

Ed. InfAntIl Ens. médIo sEçõEs

9 10 21 4espaço do leitor

tECnologIA

EsportEs

29 24 26

7o eg para você

30fundaçãode rotarianos

32calendÁrio 2014

Ens.fund.

ArtE ECulturA

revista

o fAtor nEEplanejamentos para 2014incluem palestras sobre ainclusão dos alunos comnecessidades especiais

eg em foco entrevista governador do rotary

VIdA dE InsEtoAtividade sobre as formi-gas amplia conhecimen-tos dos alunos do nível i

rElEmbrAr é rEVIVErexposição traz lembran-ças de um passado re-moto

ConCursotrAVEssIA fEIalunos constroem pro-tótipo de ponte em com-petição de engenharia

WI-FI no ColégIoEduArdo gomEspara 2014, o setor de Tecnologia da Informa-ção do colégio prepara conexão Wi-fi que con-templará toda a institui-ção

II CopAmAr dEl plAtAem torneio internacio-nal, escola de atletas conquista mais prêmios para o Brasil

fEstA do lIVroProposta da oficina de Daniel Cabral estimula o desenvolvimento multi-disciplinar dos alunos do 2º ano

musEus A um ClIQuEconhecimento e cultura sem sair de casa

fiquem atentos às mu-danças para o próximo ano letivo

FUNDAÇÃO DE ROTARIANOS DE SCSUL

CONSELhO DE CURADORESPresidente: charly farid curySuperintendente: vanderlei antonio Moreira dos santosTesoureiro: luiz emilianiSecretário: célio Brait rodrigues

Titularescarlos eduardo Marchiirineu luiz vencigueriJosé Aurélio MartinsMauro souza MoraesMozavi aparecida ribeiropatrícia ishireinaldo nascimbenivalderez gonçalez rubinho

CONSELhO DELIbERATIvOPresidente: amâncio da cruz dos santosvice-Presidente: Marcelo Peinado PiottoSecretário: neves celeste suhadolnik

TitularesJosé luiz cabrinoMauro russonelson ferrarirenato luiz cazellarubens Bernardo

CONSELhO FISCALPresidente: Wagner colombo

Titularesdaniel ascarieugênio pessoa freireJosué rios velarde

Editorial

O infomativo EG em Foco é uma publicação do Colégio eduardo gomes, com distribuição interna gratuita.

No primeiro Informativo do Colégio Eduardo Gomes de 2013, foi dito que INÍCIO era a palavra que melhor definia tal publicação. Agora estamos dois números depois, final de 2013 e, mesmo assim, não podemos dizer que a palavra da vez seja fiM.

Mesmo que o tempo tenha cronologicamente passado, mesmo que 2013 tenha chegado praticamente ao fim, nós sabemos que nada disso representa um término real.

para muitos, a jornada apenas começou; para outros, ela ainda está em andamento e, para aqueles que estão despedindo-se do que foi, muitas vezes, um segundo lar, ela apenas está sofrendo pequenas alterações.

O Informativo EG em Foco buscou, ao longo do ano, acompa-nhar as mudanças que passamos, juntos: alunos, pais, professores e funcionários. Graças à atenção e à cumplicidade dos leitores, nos-so trabalho vem crescendo.

nesta edição, mais do que em outras, podemos notar isso, por exemplo, com a participação de pais, agradecendo e deixando suas mensagens pessoais na editoria Espaço do Leitor.

também preparamos várias matérias para as mais diversas oca-siões. para aqueles que ainda iniciam sua caminhada pelo conheci-mento, acompanhamos as mais diversas atividades realizadas, des-de uma emocionante noite passada nas dependências do colégio até a criação de um novo mundo.

Aos que continuam sua jornada no EG, acompanhamos diver-sos acontecimentos importantes que contribuirão para que o ano de 2014 seja inovador, como as melhorias estruturais e ciberné-ticas, programadas já para o início do ano, e reuniões de plane-jamentos sobre diversos temas, como os métodos aplicados para alunos com necessidades especiais.

sobre os alunos que estão no ensino Médio, mostramos uma experiência única com o Quanta 2013, evento realizado na Índia, que promoveu diversas disputas de conhecimento; apresentamos emocionantes aulas de dissecação e, para fechar com chave de ouro, abrimos um espaço dedicado aos alunos da 3ª série. vale a pena conferir.

esta edição traz ainda matéria exclusiva com o governador ro-tary do distrito 4420, José Joaquim do amaral ferreira, que visitou as dependências do colégio em novembro. o governador conhe-ceu mais sobre as atividades e cursos oferecidos aos alunos, bem como a infraestrutura local.

A todos que, direta ou indiretamente, estiveram envolvidos com os trabalhos realizados no colégio, nossos sinceros agradeci-mentos.

portanto, caro leitor, desejamos a todos um feliz natal, um próspero Ano Novo, um até breve e, é claro, uma ótima leitura!

É o que deseja a equipe eg em foco, o colégio eduardo gomes e o presidente do conselho de curadores da fundação de rotaria-nos de são caetano do sul, charly farid cury.

Direção GeralJanice ap. guizelini

Direção Pedagógicafilomena M. fieri

Direção de Esportee Culturarenata trevelin

Editora ResponsávelJanice ap. guizelini

Editores/Diagramadores/Design GráficoCamila Bottecchiacamila Harumi gilRafael Teodoro Paulo

Revisão de TextoMaria alice Banin

COLÉGIO EDUARDO GOMES

Atendimento ao Leitortel.: (11) [email protected]

Mantenedora do Colégio Eduardo Gomes

3www.egemfoco.com.br

O ano está se acabando e, com ele, o sonho de ter meu filho estudan-do no EG transborda de felicidade... As expectativas foram enormes e, dia a dia, foram supridas com muita alegria, comprometimento e muita competência de uma equipe MARAVILHOSA!!! Só tenho a agra-decer, agradecer e agradecer!!!

Karina Camata Martinelli,mãe do aluno Yuri Martinelli 1° ano F ( Fundamental )

É com muita satisfação que dedico a todos vocês o meu “Muito abri-gada”!!! Pela dedicação, carinho e respeito, ao longo do ano letivo, considerem-se todos cumprimen-tados pelo excelente trabalho du-rante todo o ano !! E que venha 2014 com mais conquistas e rea-lizações !!! Abraços

Viviane Ramos Nunes da Silva, mãe da aluna Valentina Martins Nunes Ramos, do Maternal B

aproveito a oportunidade para agradecer o atendimento da san-dra perin, que me recebeu com toda a sua gentileza. Fiquei encan-tada com o colégio eduardo go-mes. Simplesmente perfeito.

Mabia Porto

Quero agradecer a vocês que nos proporcionam esses momentos, matérias, fo-tos. A comunicação é um meio fascinante quando bem administrado, e vocês fa-zem tudo com amor, sem distinção, sempre procurando parceria com todos.É uma delícia ler tudo o que publicam, poder ver as conquistas dos alunos e poder torcer mesmo quando não são os nossos filhos, mas é aí que entra a parceria: um por todos e todos por um. o eg, em geral, está sempre em nossas orações porque tem sido uma extensão de nossas casas, gerando amizades, solidariedade, carinho, acrescentando tudo o que há de bom e útil para a vida de nossos filhos e para a nossa também. tenho um carinho imenso por todos pelo modo como trabalham.Nós, que estamos do lado de fora, muitas vezes, não imaginamos o quanto é difícil o dia a dia de vocês todos. parabéns a toda a equipe e obrigada.Que possamos permanecer todos juntos em 2014.

Sueli e Lucas Liebana

Espaço do leitor

Espaço do leitor

4 www.egemfoco.com.br

o que é museu? segundo o ICom – Internacional Council of mu-seums – trata-se de “uma instituição permanente, sem fins lucra-tivos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os tes-temunhos materiais do homem e do seu entorno, para educação e deleite da sociedade”.

o conceito moderno de museu está atrelado ao segundo milênio a.C., quando, na mesopotâmia, os estudiosos copiavam inscrições antigas e as guardavam em locais específicos, visando garantir a educação dos jovens.

na grécia Antiga, também havia os museus. Eles eram templos de musas e divindades, onde a poesia, a música, a oratória, a história, a dança, a astronomia eram resguardadas.

segundo o Instituto brasileiro de museus, existem, em território nacional, mais de 3100 museus, incluindo 23 museus virtuais. da-dos divulgados pelo ministério da Cultura mostram que, entre os meses de janeiro a setembro de 2013, museus e palácios receberam mais de 2,5 milhões de visitantes.

é comum serem associadas à palavra “museu” coleções de obje-tos antigos, porém, a importância dessas instituições vai além dessa exposição: trata-se de centros difusores de conhecimentos, criados pelo interesse das sociedades em manter aspectos da sua cultura, identidade e memória intactos.

Alguns antropólogos acreditam que a leitura de cada discurso presente em um museu realiza-se de maneira diferente para cada visitante, pois está relacionada à trajetória de vida pessoal.

A Equipe Egemfoco listou alguns sites na web em que é possível ter acesso a mais informações sobre esse universo. Aproveite!

Museus a um clique

camila gil

envie e-mails para esta seção, com nome completo, identificando se é aluno, responsável por alu-no ou outros. O informativo EG em Foco reserva-se o direito de, sem alterar o conteúdo, resumir e adaptar os textos publicados. os e-mails devem ser enviados para [email protected]

fAlE ConosCo

5www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

www.egemfoco.com.br

Portal do InStItuto BraSIleIro de MuSeuSApresenta um guia elaborado pelo próprio Ibram, com dados dos mais de 3 mil museus brasileiros. o guia os traz separados por regiões e com infor-mações como ano de criação, situação atual, en-dereço, horário de funcionamento, tipologia do acervo, acessibilidade e infraestrutura para rece-bimento de turistas estrangeiros.

http://www.museus.gov.br/guia-dos-museus-brasileiros/

Portal HIStórIa dIgItalresultado do google Art project, vários links fo-ram disponibilizados na internet para o inter-nauta poder realizar passeios virtuais nos mais famosos museus do mundo. é possível analisar as obras em alta resolução, como se estivessem sen-do vistas de perto. A galeria nacional, na Ingla-terra; o metropolitan museum, nos EuA; o palá-cio de Versalhes, na frança; o Van gogh museum, na Holanda e muitos outros estão presentes na listagem.

http://www.historiadigital.org/noticias/grandes-mu-seus-do-mundo-em-3d-parte-1/

museu Imperial,petrópolis/rJ

museu do Louvre, frança

Portal era VIrtual22 museus em território nacional estão presentes no endereço da web. lá é possível fazer visitas virtuais em museus localizados em estados como minas gerais, rio de Janeiro, são paulo, goiás e santa Catarina, entre outros.

http://www.eravirtual.org/pt/

museu oscar niemeyer (mon), Curitiba/pr

o Eg para você

6 www.egemfoco.com.br

Realizada no dia 17 de outubro, a palestra de Luiz Schetti-ni, intitulada Educar com Afeto, encerou o II Ciclo de Palestras do colégio eduardo gomes.

Em sua palestra, Luiz incentivou a adoção de crianças com idade avançada, expondo como a educação pode ajudar a criar condições de felicidade para crianças que não tiveram um lar, ao nascer.

Definitivamente, encerramos o II Ciclo de Palestras de uma maneira excepcional. o colégio eduardo gomes agra-dece a todos aqueles que participaram dos encontros reali-zados. parabenizamos os pais e alunos que aproveitaram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e aplicá-los no dia a dia.

Agradecemos também aos palestrantes, que nos oferece-ram seus horários, experiências e conhecimentos.

finalizamos esta mensagem, deixando um novo convite. fiquem atentos para as novidades de 2014 e preparem-se para o iii ciclo de palestras, que será também uma experiên-cia para a vida inteira.

Evento fechou com chave de ouro oII Ciclo de palestras- Rafael Teodoro -

Dia doProfessor

Para comemorar o Dia do Professor, celebrado no dia 15 de outubro, o Colégio Eduardo Gomes reuniu professores e funcionários em um delicioso jantar realizado na Churrasca-ria vivano grill, em são caetano do sul, no dia 9 de outubro.

A comemoração contou com outros atrativos, como uma apresentação musical e a presença de caricaturistas, que fize-ram “retratos” de todos os convidados interessados em levar sua caricatura para casa.

o eg agradece a todos os envolvidos e reitera a importân-cia dos profissionais que não só ensinam, mas ajudam a mol-dar uma sociedade melhor, formando cidadãos melhores.

- Rafael Teodoro -

não se pode falar de educação sem amor...Educar é impregnar de sentidoo que fazemos a cada instante.

Paulo Freire

créd

ito: s

tudi

o Be

rnar

di

o ano de 2013 chegou ao fim. Durante o ano, esforços não foram medidos para que conseguíssemos melhorar, a

cada dia, a qualidade do ensino oferecido aos nossos maiores bens, os alunos.

Na edição de número 2 do informativo EG em Foco, publica-da no primeiro trimestre deste ano, nossa equipe mostrou, em uma matéria especial, tudo o que havia sido minuciosamente preparado para o ano letivo. Palestras preparatórias, ativida-des iniciais e as modernizações tecnológicas que mudariam a maneira de os alunos encararem os estudos, como a lousa 3d.

Com a chegada do fim do ano letivo, o Colégio já se move para que a evolução não pare e promete muitas surpresas para pais e alunos em 2014. Muitas dessas novidades ainda não po-dem ser reveladas, mas, para não deixarmos nossos leitores ansiosos, conseguimos descobrir duas dessas novidades.

Expansãoa procura dos pais pelo período integral cresceu de maneira

incrível durante o ano, deixando a todos no eg extremamente orgulhosos, pois trata-se do reflexo e do reconhecimento de um trabalho bem feito. Portanto, uma das prioridades para 2014 é atender a essa grande demanda.

Antes mesmo do término das aulas e provas finais, em de-zembro, o eg já iniciou as obras para a ampliação do prédio 2, que atenderá a nova demanda de alunos do integral.

A novidade é aguardada com ansiedade pelos funcionários, que estão curiosos para saber como ficarão as novas salas de aula para o ano que vem.

Wi-Fi e Firewallo wi-fi existe no Colégio há algum tempo, mas sempre foi

restrito às áreas administrativas, através de uma rede simples. Para 2014, a equipe de TI do EG já iniciou os preparativos para que o serviço esteja disponível aos alunos, durante os horários de intervalo, e aos professores, em sala de aula.

Mas, como tudo é minuciosamente organizado e direcionado para a segurança e educação de nossos estudantes, deve haver algum tipo de controle. Para isso, está sendo implantada a úl-tima tecnologia em firewall, garantindo a segurança dos usuá-rios e um controle de 100% do conteúdo acessado.

Mais detalhes sobre as novidade tecnológicas você pode en-contrar na sessão tecnologia, página 29.

essas são apenas algumas das novidades que estarão dispo-níveis durante o próximo ano. estamos sempre à procura da união entre inovação e conhecimento, afinal, nós temos o com-promisso de educar para transformar. Até 2014!

já começou

no EG2014

ConCurso do lIonsIntErnAtIonAl dE

CArtAZEs sobrE A pAZ

Alunos do Colégio Eduardo gomesparticipam de concurso de arte - Camila Gil

a Lions Clubs International Foundation ajuda os le-ões do mundo inteiro, imbuídos de um espírito de do-ação e dedicação, a melhorarem a vida de outras pes-soas. os projetos são realizados através de programas de subsídios que são destinados a quatro áreas princi-pais: preservação da visão, serviço aos jovens, ajuda a vítimas de catástrofes e atendimento às necessidades humanitárias.

tendo em vista tais áreas de atuação, todo ano, os lions clubes de todo o mundo patrocinam o chama-do “Concurso Internacional de Cartaz sobre a Paz do Lions”. Nele, escolas e grupos de jovens são estimula-dos a expressarem, por meio da arte, sua visão sobre a paz. não há restrições nos materiais, tudo pode ser utilizado: desde giz de cera e lápis até tinta e carvão.

Os jovens de 11 a 13 anos são incentivados a pensar e exprimir criativamente seus sentimentos, além de com-partilhar com outros suas visões de mundo, experiên-cias de vida e cultura.

Segundo o site oficial lionsclubs.org, nos últimos 25 anos, mais de quatro milhões de crianças de aproxima-damente 100 países participaram do concurso.

o tema escolhido para o concurso sobre a paz de 2013-2014 é “nosso mundo, nosso futuro”.

aqui, no colégio eduardo gomes, após uma reunião com representantes do Lions International, cinco obras de alunos foram aprovadas para a competição:

Bryan Allan O. Santiago – 6ºBLívia Aiko K. de Toledo – 6ºDGiovanna Christe – 7ºABianca C. dos Santos – 7ºBVinícius Santos Ferreira – 7ºC

nós, do colégio eduardo gomes, parabenizamos es-ses representantes e transmitimos-lhes nosso orgulho. Desejamos a todos muita sorte na próxima etapa!

No site do EG em Foco, você pode conferir as fotos dos alunos e dos trabalhos escolhidos para a compe-tição.

7www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

No último trimestre de 2013, a Equipe técnico – pedagógica do colégio, sob a supervisão da diretora pedagógica, filomena Maria fieri, direcionou as reuniões pedagógicas com estudos e discussões de temas relevantes para o corpo docente e discen-te. Um dos temas abordados foi a Educação Inclusiva.

Sendo o educador um agente de transformação, compete--lhe entender que o homem não foi criado para ficar à sombra da realização de outros homens.

a inclusão dos alunos com nee (necessidades educacionais Especiais) é uma via de mão dupla, pois eles têm muito a ofe-recer para os colegas e muito a receber deles. essa troca de ex-periências e saberes, além de afetos, competências e habilida-des só faz crescer a amizade, a cooperação e a solidariedade.

Algumas reuniões pedagógicas são destinadas à abertura de espaços de reflexão e escuta entre grupos interdisciplinares (neurologista, fonoaudiólogo, psicólogo), dispostos a acompa-nhar, sustentar e interagir com o corpo docente.

além disso, analisamos e replanejamos, quando necessá-rias, as estratégias adotadas e a elaboração de instrumentos de avaliação específicos, pois não há um modelo, uma cartilha, para trabalhar com alunos com nee.

assim sendo, é preciso tempo e ocasiões para a troca de in-formações sobre os alunos e para cada professor percorrer sua trajetória pessoal em relação a essa questão.

O importante é deixar claro que o Colégio incentiva, apoia e oferece a estrutura necessária para que os profissionais pos-sam atuar da melhor forma possível, cada um a sua maneira.

planejamento de 2014contará com palestras sobre a inclusão dos alunos com

necessidades especiais- Filomena Maria Fieri -

O fator NEE

8 www.egemfoco.com.br

Educação Infantil

Alunos do maternal, níveis I e II e 1º ano passam a noite no Colégio

Acantonamento

“Os filhos crescem muito rápido”. Essa frase pode ser ouvida com muita frequência em reuniões de pais reali-zadas no colégio eduardo gomes.

Muitas vezes, essa constatação parece exagerada para quem a ouve, mas uma atividade realizada pelas coordenado-ras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental mostra que eles realmente se desenvolvem muito rápido, chegando até a passar a noite fora de casa!

O acantonamento, projeto que tem como objetivo a intera-ção entre os alunos, foi realizado no mês de outubro e contou com diversas atividades divertidíssimas para entreter os pe-quenos do Maternal, nível i, nível ii e 1º ano do ensino funda-mental. A atração principal do evento foi a oportunidade de os pequeninos dormirem no eg, ao lado dos amigos.

Mas podem ficar tranquilos, papais, mamães e responsá-veis. eles reconheceram que pretendem permanecer em casa por muito tempo, ao lado daqueles que lhes oferecem amor e carinho.

A professora Miriam, docente de Música, organizou uma apresentação dos alunos da Educação Infantil para celebrar o início da primavera.

no início do evento, explicou-se às crianças a importância de cuidar do meio ambiente para garantir um aproveitamento futuro da natureza e suas características típicas: o Sol escaldan-te do Verão, o frio do Inverno, as folhas secas do Outono e as flores coloridas da Primavera.

A professora ainda defendeu a preservação da natureza como forma de garantir às gerações futuras o acesso aos mes-mos bens naturais que nós temos.

Os alunos das três turmas estavam vestidos a caráter – de plantinhas, chuva, árvores, ou até mesmo de príncipes e prin-cesas – e realizaram apresentações coreografadas, com músi-cas festivas relacionadas a esse momento do ano.

o Maternal representou pequenina flor, os alunos do nível ii cantaram rosa Juvenil, e os estudantes do primeiro ano can-taram distante noruega.

QuEM caNtaseus males espanta

números musicais foram organizados

pelas turmas do Infantil para

celebrara primavera

camila gil

créd

ito: c

olég

io e

duar

do g

omes

Professora Miriam e os alunos do Maternal cantam para celebrar a primavera

Formatura dosalunos do Nível II

Rafael Teodoro

No dia dois de dezembro, os alunos do Nível II comemo-raram o fim de uma etapa e o início de uma nova: agora os desafios serão outros, bem como os conhecimentos, mas tudo feito com a mesma alegria, dedicação e superação de sempre.

No teatro Paulo Machado de Carvalho, as crianças parti-ciparam da Formatura, uma cerimônia oficial que uniu pais, parentes e professores para celebrar esse momento espe-cial na trajetória estudantil dos alunos.

Com certeza, os ensina-mentos transmitidos pelas professoras Kellyn, Daniela e Débora e os momentos vivi-dos com os colegas de sala não serão esquecidos e esta-rão sempre presentes na me-mória dessa turma.

Camila Gil

9www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

Vida de Inseto

CABEÇA DE ALPISTEuma cidade em miniatura

O MINIMuNDO

Alunos no nível I aprenderam um pouco mais a respeito das formigas - Camila Gil

Fui no mercado comprar caféveio a formiguinha e subiu no meu pé

Eu sacudi,sacudi,sacudiMas a formiguinha não parava de subir

Os professores Carlos e Thayane programaram, para o nível i, uma atividade relacionada ao estudo das pequeninas formigas. Os professo-res, juntamente com as professoras de cada sala, trouxeram os animais e fizeram um experimento.

em um pequeno reservatório, ha-via formigas, água, terra e outros elementos. O estudo consistia em colocar substâncias como água, bo-

lacha salgada e chocolate e observar a reação dos insetos.

Quais são as partes do corpo de uma formiga? Elas possuem ante-nas? Essas perguntas foram respon-didas, e algumas curiosidades foram repassadas para os alunos.

No final da aula, os professores mostraram um vídeo que retratava o interior de um formigueiro.

com apenas 3 anos de idade, os alunos do Maternal a e B ini-ciaram, no ano de 2013, suas vidas escolares. um processo que parecia difícil e complicado, mas que, com o passar do tempo, foi se tornando um exercício de alegrias e surpresas.

Com o acompanhamento das professoras Patrícia Furlan e An-dressa Coscito, os pequenos foram descobrindo coisas novas, surpreendendo-se com cada assunto diferente e começando a entender como as coisas funcionam.

Entre as atividades trabalhadas pelas professoras está a chama-da “Senhor Cabeça de Alpiste”, atividade que agregou diferentes valores, como os cuidados com a natureza e a importância da vida.

Utilizando-se de materiais como terra, água e alpiste, os alunos realizaram todo o processo de plantio até a colheita. Outro ponto positivo da atividade é que os alunos identificaram as substâncias utilizadas e como cada um poderia contribuir para o sucesso do exercício.

esse contato auxilia no desenvolvimento do raciocínio e aumen-ta o entendimento dos pequenos. o ano está acabando, mas os desafios dos pequenos apenas começaram. 2014 os aguarda com grandes surpresas.

Atividade auxilia alunos do maternalno desenvolvimento do raciocínio

- Rafael Teodoro

Fui no mercadocomprar batata roxa

veio a formiguinha e subiu na minha coxa

Eu sacudi,sacudi,sacudiMas a formiguinha não

parava de subir (...)

Alunos do nível II criam seu próprio mundo- Rafael Teodoro -

o planeta terra possui um diâmetro de 12.756 km, pesan-do 6 sextilhões, 586 quintilhões, 242 quatrilhões e 500 tri-lhões de toneladas (6.586.242.500.000.000.000.000). nela residem mais de 7 bilhões de seres humanos, incluindo os alunos do nível ii do colégio eduardo gomes, que acharam complicado demais imaginarem o mundo dessa maneira.

Assim, as professoras Daniela, Débora e Kellyn encontra-ram uma outra forma de ensinar aos pequeninos noções de espaço: criar um novo mundo!

Para que isso fosse possível, as professoras solicitaram que os alunos trouxessem caixas e embalagens vazias, além de suas imaginações.

Foi criado, após muito esforço e dedicação de todos os envolvidos, o Minimundo, uma representação do mundo visto pelos olhos de nossos pequenos cidadãos. os traba-lhos ficaram lindos e existe até mesmo o prédio do EG nele. Confira outras fotos no site do EG em Foco.

10 www.egemfoco.com.br

créd

ito: c

olég

io e

duar

do g

omes

crédito: colégio eduardo gomes

Ensino fundamental

Quem nunca se pegou sorrindo ao ver fotos antigas? Ou o contrá-rio? Quem nunca estranhou e perguntou “Mãe, esse neném aqui é você?”, ao olhar uma fotografia em preto e branco, mas que também está amarela por causa dos anos que passaram? Quem nunca quis saber a origem da própria família? “O que o vovô fazia quando era pequeno?”, “Como era sua escola?”, “Como era a guerra?”, “Seu ves-tido de casamento tinha a cauda longa?”, “Taco? Como se joga isso?”. Quem nunca esteve em um almoço de domingo junto à família e ou-viu várias histórias sobre “como a vovó conheceu o vovô”, ou “como foi seu primeiro dia na escola”, ou “na minha época era tudo diferente de hoje em dia...”.

culturas no mundo inteiro possuem tradições de reverência à me-mória de antepassados. No Japão e em lares de descendentes nipôni-cos, por exemplo, muitas vezes, existe o Butsudan, um oratório budis-ta destinado a oferendas aos ancestrais. Sua importância geralmente está ligada à lembrança, ao culto diário e à oferenda em homenagem.

O mundo é feito de curiosidades, perguntas e respostas. Quando essas questões estão relacionadas diretamente ao nosso passado, de certa maneira, elas ganham uma importância maior para nós.

“Os nossos antepassados” foi uma exposição organizada pelo se-gundo ano, que buscava ampliar o conhecimento dos alunos a res-peito de seus ancestrais. cada aluno poderia trazer todo e qualquer objeto que remetesse a suas origens e contasse um pouco de sua his-tória: um vestido de noiva, fotos antigas, discos de LP, lenços, relógios de bolso, lembranças do período da guerra, rádios, máquinas fotográ-ficas. Tudo foi redescoberto pelas crianças e mostrado aos amigos, com histórias e narrativas agregadas a eles. Uma experiência e tanto para os pequenos: uma forma de manter e fortalecer os laços que conectam os membros mais antigos com os mais jovens de uma linha genealógica que se estende ao longo dos anos.

Nossos sentidos – olfato, audição, visão, tato e paladar – são responsáveis pela interação entre nós e o meio em que vive-mos.

Para demonstrar o funcionamento de cada um deles, os pro-fessores Carlos e Thayane organizaram uma série de experiên-cias para os alunos do segundo ano.

Para testar a audição, foram escolhidos quatro instrumentos musicais: tambor, triângulo, flauta e chocalho. Depois que to-dos os alunos foram devidamente vendados, os instrumentos foram tocados, para que as crianças descobrissem quais eram os instrumentos e de onde o som vinha.

Depois, foi a vez de alimentos como chocolate, bolacha água e sal, chá de boldo e limão. Através do olfato, os alunos tinham de descobrir o que era e, através do paladar, se era azedo, amargo, doce ou salgado.

Relembrar é reviver

Exposição “Os nossos antepassados”, organizada pelo segundo anotraz objetos e lembranças de

um passado inesquecível.camila gil

É para perceber melhorAtravés de sequência de experimentos, o segundo ano

vivencia os cinco sentidos humanos - Camila gil

11www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

alguns ensinamentos são atemporais, imutáveis e quanto mais cedo se tem contato com eles, melhor: respeitar o pró-ximo, estudar e se empenhar na escola, ter uma alimentação balanceada, cuidar da saúde, cultivar as amizades e aprender, desde cedo, a fazer um bom uso do dinheiro.

Nas aulas de Educação Financeira, a professora Juliana transmitiu aos alunos do quinto ano alguns conhecimentos es-senciais para que eles aprendam, desde já, como administrar o próprio dinheiro, a diferença entre débito e crédito, o que significa ter o “nome sujo”, o que é pagar com cheque pré--datado e o que é pagar à vista. Esses e outros termos foram explicados e assimilados.

Na internet, também é possível encontrar, no site oficial do Banco Central do Brasil, uma série de quatro cartilhas educa-tivas que discorrem sobre economia por meio de textos sim-ples, curiosidades e muitas ilustrações divertidas. Temas e conceitos clássicos como inflação, dinheiro e banco são abor-dados nas publicações.

Para conhecer os cadernos, basta acessar o link http://www.bcb.gov.br/?RED-CADERBC

“Au au au, hi-ho hi-ho,miau miau miau, cocorocó...O animal é tão bacana”

biólogo André Costa traz animaisem palestra para alunos do 3º ano

Desde pequenos, nós temos contato com as diferentes es-pécies de animais e, muitas vezes, sabemos diferenciá-las logo que as avistamos, mas existem algumas características e es-pecificidades que não são visíveis a olho nu e que apenas um estudo detalhado é capaz de mostrar: o “au-au” não pode voar como o “piu-piu”, porém nem todos os “piu-pius” podem; nem todo bichinho que mora no mar é “peixe”, apesar de todos na-darem; uns animais têm pelo, outros, penas; uns bicos, e ou-tros garras e dentes; uns ouvem melhor, e outros veem.

os alunos do terceiro ano receberam, no mês de setembro, a visita do biólogo André Costa, para explicar as diferenças en-tre as cinco classes dos vertebrados: mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios. Mais do que apenas comentar, o biólogo trouxe exemplos... vivos.

As crianças divertiram-se e tiveram um grande momento ao ver de perto animais como lagarto, rã, chinchila, coruja e co-bra.

Trecho da música ’Bicharada’,de Chico Buarque de Holanda.

créd

ito: c

olég

io e

duar

do g

omes

EducaçãoFINaNcEIra

camila gil

camila gil

crédito: colégio eduardo gomes

Ensino fundamental

12 www.egemfoco.com.br

Atividades mostraram habili-dades dos alunos em diversas áreas - rafael teodoro

durante o ano de 2013, o Colégio Eduardo gomes foi “pal-co” de diversos eventos e 3 deles agitaram o Ensino funda-mental II. nesta matéria, explicaremos o que são e como fun-cionam as atividades.

SHow de talentoS originalmente organizado para ser mais uma entre as tantas atividades disponíveis no Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro.

Mas a repercussão foi tamanha que ganhou destaque por todo o colégio e chamou a atenção não apenas de alunos de ou-tras turmas, mas também de professores e funcionários do EG.

Com o espaço da sala de multimídia disponível, o Show de talentos trouxe diversas surpresas apresentadas pelos próprios alunos, que acabaram tornando-se pequenas estrelas, ao du-blarem músicos famosos, como Luan Santana e Anitta; interpre-tarem lindas peças de teatro; contarem piadas e, até mesmo, fazerem mágicas.

QueM SaBe SaBe Competição realizada anualmente no Colégio eduardo gomes, que consiste em premiar os alunos que se des-tacaram ao longo da disputa. Outro fator importante é que ela avalia todo o conteúdo absorvido pelos alunos, já que suas ativi-dades são relacionadas diretamente aos planos de curso do eg.

Neste ano, 25 equipes participaram e responderam a per-guntas pedagógicas, disputaram o Soletrando e outros desafios como mímicas, desenhos e exercícios de habilidades motoras.

No site do EG em FOCO, você pode conferir os nomes dos ganhadores. acesse.

talk SHow desenvolvida especialmente para os alunos do 5º ano, a atividade “Talk Show” mostrou-se, além de educativa, muito surpreendente. orientados a dividirem-se em grupos, os alunos teriam de imitar as celebridades de que mais gostavam.

assim, com um aluno sendo o entrevistador, eles responde-ram a perguntas sobre a vida pessoal e profissional dos famosos escolhidos. Com um detalhe, toda a entrevista deveria ser feita em inglês.

As entrevistas garantiram, além de boas notas, muitas risadas e surpresas com as respostas de celebridades como Cristiano Ro-naldo, Nicki Minaj, Kaká, Selena Gomes e até mesmo os falecidos leonardo da vinci e steve Jobs.

Que lista de convidados impressionante, não é mesmo, leitor?

EGoS talentoS do

Confira as fotos no site do Eg em foco.

Utilizado diariamente por milhões de paulistanos, o Metrô é, hoje, um dos maiores meios de transporte no Brasil. só em são paulo, existem 5 linhas que, juntas, contabilizam 64 estações, interligando todas as regiões da cidade.

para que nada de errado aconteça, uma equipe está alta-mente preparada para atender a todas as necessidades dos passageiros. E foi essa equipe que os alunos do 1º ano foram visitar, na tentativa de entenderem como funcionam as com-plicadas operações diárias.

Ao visitarem a Sala de Operações do Metrô, as crianças co-nheceram o dia a dia dos profissionais que, de longe, ajudam no controle dos vagões, impedindo qualquer tipo de acidente.

A visita de nossos alunos foi, inclusive, matéria no site UOL, que destacou a história de um do aluno ian van riemsdijk, que é bisneto de Udo Carlos Einkenscheidt, um dos primeiros fun-cionarios da empresa, e que ajudou na construção das primei-ras estações paulistanas.

Hoje aposentado, Udo utilizou o auditório do Metrô para contar suas histórias e experiências vividas durante o processo de construção das linhas . a matéria completa e uma galeria de fotos você pode conferir acessando o site do EG em Foco onde está disponibilizado o link para a matéria completa do uol.

http://criancas.uol.com.br/novidades/2013/11/26/ex-funcionario--conta-a-criancas-como-funciona-o-metro-de-sao-paulo.jhtm

Visita ao Metrô

Alunos descobrem como funcionamas estações de metrô - Rafael Teodoro

Compromisso de educar para transformar.

13www.egemfoco.com.br

Os benefícios de uma experiência com intercâmbio são nu-merosos: valorização do currículo, conhecimento cultural di-ferenciado, novas experiências e fluência em uma segunda língua são apenas alguns desses benefícios.

Mas o que fazer quando o aluno não tem idade necessária para realizar o processo? Em uma conversa informal com a co-lega de profissão Angélica de Freitas, a Teacher Roberta Vale-riano organizou um projeto diferenciado com seus students.

“durante uma conversa com a teacher angélica, ela comen-tou que a sobrinha dela fez, no Canadá, um trabalho escolar em que eles enviaram diversas cartas, inclusive para ela. eu achei bem interessante e disse: vou customizar essa ideia, pos-so?“

Com o consentimento da amiga, Roberta resolveu juntar dois projetos para trabalhar com os alunos do 7º ano do en-sino fundamental. um que ela já havia iniciado, chamado de exchange program, com um novo, chamado people around the World.

“No Exchange Program, o objetivo era mostrar a importância de se fazer um intercâmbio, como se faz a escolha de uma HO-MestaY, as regras da Host faMilY.”

O Homestay e a Host Family são dois pontos importantíssi-mos para o processo de intercâmbio. O primeiro refere-se ao local em que o estudante estará hospedado durante sua ex-periência internacional. Já o segundo refere-se às famílias que recebem os intercambistas, proporcionando-lhes as melhores condições possíveis para se sentirem bem e integrados na cul-tura local.

os students ficaram extremamente animados com as carac-terísticas do projeto, mas um pouco decepcionados por não poderem realizar o processo devido à idade. roberta, então, apresentou o segundo projeto.

“No People Around The World, criamos as Little Dolls, pe-quenos bonecas chamadas de João e Maria, que iriam viajar por toda parte do mundo, trazendo diversas informações cul-turais, como hábitos, pratos típicos e esportes”.

Os alunos buscaram diferentes endereços com seus conheci-dos e trouxeram para a teacher, que iniciou o processo.

“foram enviadas, na primeira parte, 146 letters (cartas) e, na segunda parte, 48. após alguns dias, as letters começaram a retornar, e a emoção dos alunos foi grande, muitos ainda estão ansiosos, pois muitas ainda não voltaram, mas com as que che-garam, aprendemos bastante. eles adoraram os souviners e,

Letters Around The World

alunos do 7o ano realizaram

projeto inovador e multicultural

- rafael teodoro

com certeza, guardaram bem algumas palavras como os Sassi (contruções na pedra, localizadas em Matera, na itália), crous-toli, open house, além de várias curiosidades.”

Segundo Roberta, o projeto foi trabalhado paralelamente com a apostila, com conteúdos como simple present, personal pronouns, articles e adverbs, o que possibilitou até mesmo a realização da prova parcial com o objetivo de interpretar uma das letters, arrancando elogios por parte dos alunos, ouvindo--se, inclusive, um “wow, perfect” na sala de aula.

Para finalizar, a teacher lembra o que realmente importa quando se realiza um trabalho como esse, além de agradecer àquela que lhe deu a ideia.

“de tudo isso, o importante é lembrar que a troca e o traba-lho em equipe são muito bons, além de ser recompensadora a motivação dos alunos. Thanks, Teacher Angélica, for your tip”.

a troca de trabalhos em equipes, citado pela teacher rober-ta, tomou proporções maiores e acabou alavancando parce-rias entre outras turmas de anos diferentes. Esse assunto será abordado no próximo número do Informativo EG em Foco. Fi-quem atentos.

crédito: colégio eduardo gomes

Ensino fundamental

14 www.egemfoco.com.br

8º ano realiza projeto que unegestão empresarial com solidariedade

- rafael teodoro -

poucas canções são atemporais. poucas canções, avós, pais e filhos reconhecem e sabem cantar juntos. Sítio do Pica-pau -amarelo, de gilberto gil, encaixa-se nessa categoria.

impossível ouvir os primeiros versos e não lembrar-se da his-tória de uma boneca de pano e de um sabugo de milho que viraram gente e vivem em um sítio com muitos outros perso-nagens.

na cidade de Mairiporã, próximo à capital paulista, existe o Espaço Temático Sítio do Picapau Amarelo Mairiporã. Baseado na obra de Monteiro lobato, o espaço proporciona às crianças o contato com o universo criado pelo autor: a decoração, o mobiliário, tudo é igual ao que foi descrito por Lobato.

durante os dias 25 e 26 de novembro, os alunos do maternal, Nível I e II, 1º, 2º e 3º anos foram para o sítio em uma excursão organizada pelo colégio.

crédito: colégio eduardo gomes

Alunos visitam mundo criado por monteiro lobato

nossa EMprEsa 2013

realizado anualmente com os alunos do 8º ano, o projeto Empresa, organizado e monitorado pelo Professor Marcelo Maurício dos Santos, tem como objetivo demonstrar a presen-ça da Matemática no dia a dia das grandes empresas.

Para isso, a proposta para os alunos foi a seguinte: eles de-veriam organizar grupos e fundar empresas. Para iniciar o pro-jeto, os ”novos empresários” realizaram uma pesquisa para descobrir quais deveriam ser os produtos a serem comercia-lizados.

Os grupos investiram um pequeno capital para iniciar seus projetos e, com o auxílio de uma tabela, contabilizavam os gas-tos e os lucros.

O investimento não serviu apenas para a confecção dos pro-dutos, mas para divulgação, compra de embalagens e várias outras técnicas que eram escolhidas pelos “novos empresá-rios” para alavancar o sucesso de seu negócio.

Com a finalização do projeto, no mês de novembro, o Pro-fessor Marcelo pôde orgulhar-se da dedicação de seus alu-nos, que arrecadaram aproximadamente r$4.500. ele, então, convidou os alunos a realizarem uma tarefa de cidadania. O dinheiro seria doado para uma instituição, em forma de pro-dutos.

A instituição escolhida foi o Lar Nossa Senhora das Merce-des, em são caetano do sul, que recebeu diversos produtos, como fraldas geriátricas, lençóis descartáveis, alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal. um projeto maravi-lhoso com um final maravilhoso.

a equipe eg em foco parabeniza todos os envolvidos.

projEto

créd

ito: c

olég

io e

duar

do g

omes

VIsItA Ao

“Marmelada de banana, bananada de goiabaGoiabada de marmelo

Sítio do Pica-pau-amarelo”

Camila Gil

Compromisso de educar para transformar.

15www.egemfoco.com.br

Em 1912, ricciot-to Canudo propôs uma lista que continha as 7 grandes formas artís-ticas criadas pelo ho-mem.

dentre elas, encontrava-se a pintura. os benefícios pro-porcionados por ela são inúmeros: a pintura atua na co-ordenação motora, na capacidade de concentração, no controle das emoções e, também, no desenvolvimento da imaginação. tendo isto em vista, professoras do Ensino fundamental criaram atividades interdisciplinares que en-volviam a educação artística dos alunos.

arte deensinar

V

PrOjEtO alDEMIr MartINs ........................................................Língua Portuguesa, Artes e Informática em um único projeto

destinado aos quintanistas.Baseado no texto Por causa de um pintor famoso e no vídeo

biográfico do pintor Aldemir Martins, os alunos fizeram ativi-dades específicas para cada uma das três matérias:

- para Português, a atividade trabalhou com leitura, interpre-tação e compreensão do texto;

- para Informática, o projeto possibilitou aos alunos o con-tato com algumas ferramentas, tais como apresentações em slide Power Point. Para formulá-las, foi possível utilizar a in-ternet como ferramenta de pesquisa. Esta etapa ressaltava a importância de buscar fontes confiáveis e idôneas.

- Para Artes, os alunos fizeram uma releitura, em tela, de al-gumas produções do pintor.

A atividade foi organizada pelas professoras Ana Maria, Elia-na, nilza e vitória.

PrOjEtO “FazENDO artE POPular” ....................................O tema escolhido foi cordel. Na aula de Língua Portuguesa, com a professora Neide,

os quartanistas trabalharam com versos à maneira dos cor-delistas. as rimas, relacionadas com o tema proposto, eram reproduzidas em folhetos.

concomitantemente, os alunos produziam, com as pro-fessores Vitória e Nilza, capas para ilustrar o poema escrito em conjunto pela classe. O desafio era reproduzir a arte cor-delista com suas características específicas e criatividade, mas mantendo a coerência com as rimas.

PrOjEtO “HIbIscO” ...................................................................Dessa vez, para unir Arte e Ciências, as professoras do

sétimo ano, Maria Bykovas e Nilza, trabalharam com as an-giospermas.

Em sala de aula, a professora Bykovas ensinava sobre as estruturas específicas que permitem a identificação e classi-ficação de uma planta como angiosperma.

Tendo em vista o esquema representativo dessas estrutu-ras, a professora Nilza pôde organizar a turma em uma ativi-dade na qual os alunos criariam um quadro com um hibisco de madeira, utilizando tintas, lápis de cor e cola.

crédito: colégio eduardo gomes

Camila Gil

16 www.egemfoco.com.br

Ensino médio - EspECIAl

3a série A

3a série B

O fim de um ciclo, o início de uma nova etapa. Essa é uma das muitas definições usadas para demonstrar os sentimentos dos alunos, ao final do 3º ano do Ensino Médio.

Quando receberem suas últimas notas, no mês de dezembro, eles não terão mais a mesma rotina que se repetiu durante, apro-ximadamente, 15 anos, em suas vidas. Será uma mudança significativa.

Quando escolherem seus novos caminhos, saibam que sempre haverá um espaço na história do Colégio Eduardo Gomes para vo-cês. Sentimo-nos honrados em fazer parte de suas histórias e, como uma última for-ma de homenagem, disponibilizamos este espaço no Informativo EG em FOCO para que possam deixar recados a vocês mes-mos, para que, quando bater aquela ponta de nostalgia, vocês possam abrir este exem-plar e recordar uma das melhores épocas de suas vidas.

Parabéns a todos, que seus desejos e an-seios se realizem e que, daqui a 15 anos, vo-cês possam se orgulhar de tudo o que cons-truíram.

Boa sorte!

Lembramos sempre dos momentos vividos, nesse Colégio, com pessoas especiais, que estarão guardadas para sempre em nossos corações. Nada será esquecido, pois somos parte de uma história especial, compartilhada por professores, funcionários, colegas e amigos, que permnecerá na memória, como felicidade.

Não dividimos simplesmente um espaço em uma sala de aula, dividimos alegrias, triste-zas, momentos de diversão e companhia. Conhecemos pessoas novas e fizemos do tempo um aliado para a amizade.

De agora em diante, a vida segue em caminhos diferentes para cada um, mas a saudade ficará guardada, para que, no futuro, lembremo-nos do começo de tudo, em uma sala de aula, com pequenos sonhos que se tornaram realidade.

O importante é lembrar que valeu a penae saber que viveríamos tudo outra vez.Para sempre, 3o A.

Maria Victória Silveira MartinsRepresentante da 3aA do Ens. Médio

Depois de tantos a

nos na escola, che

gamos

aqui. Finalmente f

ormandos e, por ma

is que

isso seja animador,

é também triste. Che

gamos

ao momento em que di

remos adeus àqueles

que se

tornaram nossos ir

mãos e parceiros e

também

àqueles que, em to

dos os dias, contr

ibuíram

com a formação do

nosso caráter e co

nheci-

mento.

Esse momento não é

só despedida, mas

tam-

bém de agradecimento

àqueles que foram n

ossos

mestres nessa long

a trajetória. Agra

decemos

aos nossos professor

es e pais, não apena

s pelo

conhecimento, mas p

elos valores éticos

e so-

ciais. Devemos agr

adecimento a eles p

or nos

acompanhar, nessa f

ase de nossas vida

s, com

compreensão, dedicaç

ão, paciência, luta

e sa-

bedoria. Porque como

Isaac Newton disse

: “Se

conseguimos ver mais

longe hoje, foi por

estar

em pé sobre ombros d

e gigantes.”

A vocês, professores

e pais, o eterno ag

ra-

decimento por nos to

rnar quem somos hoje

.

Lívia Souza Puerta

s Prates

Representante da 3

aB do Ens. Médio

17www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

3a série C

3a série D

O fim de um ciclo, o início de uma nova etapa. Essa é uma das muitas definições usadas para demonstrar os sentimentos dos alunos, ao final do 3º ano do Ensino Médio.

Quando receberem suas últimas notas, no mês de dezembro, eles não terão mais a mesma rotina que se repetiu durante, apro-ximadamente, 15 anos, em suas vidas. Será uma mudança significativa.

Quando escolherem seus novos caminhos, saibam que sempre haverá um espaço na história do Colégio Eduardo Gomes para vo-cês. Sentimo-nos honrados em fazer parte de suas histórias e, como uma última for-ma de homenagem, disponibilizamos este espaço no Informativo EG em FOCO para que possam deixar recados a vocês mes-mos, para que, quando bater aquela ponta de nostalgia, vocês possam abrir este exem-plar e recordar uma das melhores épocas de suas vidas.

Parabéns a todos, que seus desejos e an-seios se realizem e que, daqui a 15 anos, vo-cês possam se orgulhar de tudo o que cons-truíram.

Boa sorte!Rafael Teodoro

Me deram uma missão e uma lição de casaFazer um texto de despedidamas com linhas limitadas Parei, pensei um pouco e logo veio essa ideia Uma rima, ou apenas versos,que fazem levantar a plateia

Um resumo desse ano, agora eu vou tentar fazerEspero que vocês gostem do que eu vou dizerPalavras lidas aqui vão pra cada um de vocêsSalve minha nova família, 3 ano C

Tudo começou meio misturadoAlguns desse lado e outros do outro ladoIntrigas, confusões serviram de aprendizado Pra mostrar que tudo isso estava meio errado

Foi passando o tempoe quem pegou o barco andando Conseguiu se enturmar feito pássaro voando Pronto, tá bolado o plano pro futuro 3 ano C explodir porto seguro As risadas predominaram em meio à preocupaçãoVestibular é o de menos,o que vale é a diversão

Meninos engraçados e Meninasirresistíveis por dentro e por foraFizeram essa sala ficar na memória Que pena que não posso continuare falar mais um montãoMas tenho certeza de que esse anovai ficar em nosso coração Com um ponto finaleu podia acabar esse texto meio insano Mas nada acabou, então eu terminocom 3 pontinhos esse ano...

Amizade: sentimento de amigo; afeto que liga as pes-soas.

Juntos aprendemos que a amizade vai além de risadas, choros e bons momentos. Ela é a união, o respeito que aprendemos com aqueles que nos cercam. No decorrer de nosso tempo juntos, aprende-mos a aceitar uns aos outros como realmente somos: bri-gas que terminam em risadas, opiniões diversas que levam a aprendizados, o quanto um ajuda o outro a ser melhor, a amadurecer.

Já imaginaram como será a vida de cada um daqui pra frente?

Esse é o término de um ci-clo e o nascimento de outro que ainda não conhecemos, mas que estamos próximos de conhecer. Cada momento jun-tos fiserá marcado para sem-pre, deixando saudade, pois parte de quem somos hoje foi lapidada por essas amizades.

Existirão diversos cami-nhos que serão trilhados da-qui pra frente e não pode-mos temer o futuro, devemos manter nossas janelas aber-tas para novas oportunida-des para que, no final dessa história, não nos esqueçamos daqueles que nos ajudaram a construir quem somos.

Larissa Fernandes Mirella MonteiroRepresentante da 3aD do Ens. Médio

Thiago Queiroz Caetano e Bruno Pinheiro MelimRepresentantes da 3aC do Ens. Médio

Ensino médiocr

édito

: col

égio

edu

ardo

gom

es

durante o mês de novembro, foi realizado, na Ín-dia, o Quanta 2013, evento que tem como finalidade estimular o interesse dos alunos por estudos sobre matemática, Arte, Ciências e Engenharia.

Como foi publicado na edição passada do Infor-mativo Eg em foco, o Colégio Eduardo gomes este-ve entre os selecionados para participar do evento devido ao excelente desempenho de seus alunos nas competições “olimpíadas de matemática (usp E universidade metodista), IYpt (física-usp) e desafio national geografic (geografia).

E, como se fosse a realização de um sonho anti-go, nossos alunos/heróis embarcaram no dia 10 para aquela que seria uma jornada educativa e multicul-tural.

Os alunos que representaram o EG e o Brasil foram ana paula rodrigues Borges, andré Hergersheimer ruzsicska, gabriel gerizani, gilmar correia Jeronimo, gustavo Miyahira luz, isabella gonçalves alvarenga e pedro Henrique Moreira olyntho, acompanhados das professoras Kátia Veloso e Rosemeire Pacheco que, juntamente com outros professores do Colégio, empenharam-se na preparação de nossos estudantes.

inscritos nas modalidades aqua challenge, Mental Ability Test, Quiz Science, Quiz Acta Mathematica, In-sight e debate, eles se prepararam intensamente du-rante os meses de setembro e outubro, até o momen-to de embarcar para Lucknow, na Índia.

O evento foi realizado na City Montessori School, escola que, devido ao seu tamanho, é semelhante a uma pequena cidade. Lá, nossos alunos tiveram a chance de, além de participar das disputas, conhecer outros competidores de diversos países participantes, como rússia, alemanha, Jordânia e nigéria.

Os grandes destaques da participação do EG no Quanta foram a menção honrosa de Isabella Gonçal-ves no debate e a 1ª colocação de gustavo Miyahira no Mental ability test.

o eg em foco procurou os alunos para saber me-lhor como foi a experiência de participar de um tor-neio internacional. em uma pequena entrevista, eles contam suas experiências e o que significou a viagem para cada um. Confira.

a competição

ÍNDIA

2013

18 www.egemfoco.com.br

19www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

(eg em FoCo) - Como foi a preparação para o Quanta?(André ruzsicska) – “Foi intensa. Assim que soubemos do resultado da seleção para a viagem, já iniciamos os estudos. Estudávamos de manha, a tarde e, muitas vezes, nos fins de semana”.

(eg em FoCo) - Quais as principais dificuldades que vocês encontraram na hora das competições?(gilmar Correia) – Acho que a grande dificuldade foi mesmo a língua. A dificuldade de comunicação e compreensão tanto de nossa par-te quanto dos aplicadores. Não era permitido que nossas profes-soras estivessem conosco no momento das competições”.(gabriel gerizani) – Outro ponto que, acredito eu, dificultou foi a fal-ta de conhecimento da nossa cultura por parte dos aplicadores. Na prova Insight, nós construímos uma escultura de acordo com nossos conhecimentos do Brasil. Os avaliadores não compreende-ram nosso objetivo e acabaram, por desconhecer, não dando uma nota boa”.

(eg em FoCo) - O quanto a escola contribuiu no desempenho de vocês?(grabriel gerizani) - Muito. O apoio que nós tivemos desde o começo foi fundamental. Os professores sempre se disponibilizaram para nos ajudar, mesmo que fosse em horários complicados. Inclusive a Janete (Ferreira, Assistente de Orientação do Ensino Fundamental II e Médio), que, mesmo quando todas as salas de aula estavam ocupadas, sempre conseguiu dar um jeitinho de arranjar um local apropriado para nossos estudos.(Isabella gonçalves) – A dedicação dos professores foi fundamental também. Lembro que, em um sábado, logo cedo, eu e a profes-sora Kátia nos reunimos para a minha preparação para o Debate e fomos tomar um café da manhã em uma padaria. Durante o café, nós estudávamos e comíamos ao mesmo tempo. Esse tipo de atitude, de mesmo durante o tempo vago nos dar a atenção que precisávamos, marcou todos nós.

(eg em FoCo) – gustavo e Isabella, qual momento, das provas em que vocês se destacaram, foi o mais marcante?(gustavo miyahira) – Sem dúvida foi o momento em que soube que havia ganhado a prova. Foi uma sensação de alívio e dever cum-prido. (Isabella gonçalves) – Eu lembro que, durante a minha disputa, eu fiquei nervosa e preocupada, sem saber o que eu poderia respon-der. Então eu olhei para a plateia, mais especificamente para o local onde nossa equipe estava sentada, assistindo à minha parti-

cipação. Foi então que olhei para a professora Kátia e lembrei de tudo o que estudamos. Ali eu soube que tudo ficaria bem.

(eg em FoCo) - além das provas, quais outros aspectos envolvem e ajudam a transformar o Quanta em um evento especial?(Ana paula borges) – A experiência de você conhecer e interagir com pessoas de outros países é especial. Você acaba descobrindo quan-tos estereótipos nós usamos para identificar um povo e acaba se surpreendendo como eles são diferentes do que imaginamos. (pedro Henrique olyntho) – Conhecer novas culturas. Sem dúvida, aprendemos muitas coisas novas. Costumes de outros lugares, diferenças sociais e políticas, além de conhecer melhor outras na-cionalidades.

(eg em FoCo) - O quanto a experiência multicultural influenciou na pers-pectiva social de vocês?(pedro Henrique olyntho) – A percepção de que existe um mundo muito diferente daquela a que estamos acostumados. É impressionante e, ao mesmo tempo, chocante como existem diferenças sociais e fi-nanceiras contrastantes ao redor do planeta. Lá nós conhecemos o verdadeiro significado de extremos. Presenciamos pessoas muito abençoadas financeira e culturalmente, e outras abaixo de qual-quer situação considerada digna de vida.(Ana paula borges) – Isso nos ajudou a amadurecer. Ao conhecermos os contrastes, nós começamos a compreender como funciona o mundo. As diferenças não são apenas essas. Assuntos que caíram nas provas do Quanta são comumente ensinados na escola média, enquanto aqui no Brasil nós só aprendemos na faculdade.

(eg em FoCo) - Qual a importância da participação no Quanta para a vida de vocês?(Isabella gonçalves) – Nos ensinou muito. Amadurecemos, ganha-mos novas experiências e conhecimentos culturais, conhecemos pessoas novas e vimos o mundo como ele realmente é. A noção de empatia que desenvolvemos foi muito grande. Esses elementos não podem ser substituídos e levaremos para a vida toda.(gustavo miyahira) – Será algo para levar para sempre conosco. O que aprendemos lá nos ensinou que podemos aplicar muitas coi-sas aqui. Nós somos os responsáveis pelo amanhã, pelo futuro do Brasil. As experiências nos ensinaram que podemos fazer muita coisa aqui, além de tudo o que levaremos como experiência para nossas vidas profissionais e pessoais.

Para finalizar a entrevista, pedimos para que os alunos deixas-sem um recado a todos aqueles que fizeram parte desse momen-to único e mágico em suas vidas. eles mandaram para nossa reda-ção o seguinte recado:

Aqueles que passam por nósnão vão sós, e não nos deixam sós.

deixam um pouco de sie levam um pouco de nós.

Entrevista

“ ”Antoine de Saint-Exupéry

20 www.egemfoco.com.br

Ensino médio

Alunos do Eg dEstACAm-sE nAsolImpÍAdAs dE mAtEmátICA do grAndE AbC

texto: professor fernando Zechetti

desde o ano de 2004, o colégio eduardo gomes participa das Olimpíadas de Matemática do Grande aBc (oMaBc), sendo premiado em quase todas as edições.

Com essa participação, o Colégio procura contri-buir para a melhoria do conhecimento matemático dos alunos de ensino fundamental ii e Médio. além disso, esse tipo de atividade intelectual valoriza a competência e o saber.

A partir de 2009, os alunos vêm desenvolvendo um papel brilhante na oMaBc. tornamo-nos um dos co-légios com o maior número de medalhas já ganhas.

Além disso, o EG foi homenageado pelo desem-penho dos alunos, recebendo três troféus, nos anos 2009, 2011 e 2012. lembramos que mais de 5000 alunos participam da OMABC, de mais de 100 esco-las, públicas e particulares.

O mais importante é que a participação do aluno é voluntária, indicando seu gosto pela Matemática e o excelente trabalho que é desenvolvido pelos profes-sores de Matemática desde a Educação Infantil até o ensino Médio.

gostaríamos de destacar os alunos leonardo fabrí-cio Gerlach (ouro), Rafaella Bernardinelli Machado e Hélcio prado de lima (prata); isabella gonçalves de alvarenga, giovanna Marie crystal novi, laura alves goldberg, gustavo Baena ferreira, ingrid okamoto Telli e Kauai Machado Louro Staingel (bronze) pelas

medalhas e colocações conquistadas nas olimpíadas deste ano.

Queremos parabenizar todos os alunos participan-tes, pois demonstraram muita garra e muita disposição. Saibam que nós, do Colégio Eduardo Gomes, ficamos muito felizes e honrados por todos vocês. Continuem participando e representando o EG.

obrigada a todos.Equipe de matemática

olI

mpÍ

AdAs

dE

mAt

Emát

ICA

do g

rAn

dE A

bCcrédito: colégio eduardo gom

es

21www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

Durante o ano de 2013, o leitor conferiu diversas matérias sobre atividades realizadas no laboratório do Colégio Eduardo Gomes, como o “Projeto Herbário” e o “Pulmão Artificial”.

Novas experiências foram proporcionadas quando, durante múltiplas aulas no laboratório, os alunos do Ensino Médio pu-deram presenciar e estudar, de uma forma mais dinâmica, tudo aquilo que fora abordado durante as aulas teóricas. As aulas práticas funcionaram como um complemento ao aprendizado.

As dissecações, comandadas pela professora Valquiria Fernan-des nunes, auxiliada por carlos sebode e thayane guagliardi, trouxeram para os alunos uma nova forma de aprender. Foram diversas datas em que os alunos do 2º ano a, B c e d realizaram aulas práticas de dissecação de lulas, peixes, rãs, frangos e vís-ceras de porco e boi.

Todo o conteúdo visto em sala de aula foi observado atenta-mente pelos alunos e, segundo a professora Valquiria, existem, entre nossos alunos, vários talentos para a área da Biologia. tal-vez essas aulas influenciem a escolha profissional.

No site do EG em Foco, você poderá conferir as fotos das dissecações realizadas, além de um vídeo realizado pela aluna Marcella luna lopes (3º ensino Médio a).

Aula de dissecação complementa teoria vista em sala de aula

- Rafael Teodoro

Dissecações

neste ano, oito alunos representaram o colégio durante os dias 13 e 14 de novembro. Com os professores Wanderlei e alexandra, eles compareceram ao campus da universidade fei, em São Bernardo, para participar da competição.

Os alunos do Ensino Médio deveriam construir um protótipo miniatura da estrutura representativa de uma ponte com ta-buleiro celular protendido. os materiais para realizar tal tare-fa incluíam desde palitos de sorvete e cola, sempre presentes na competição, como também, numa escolha inédita, cordão, barbante e clipes. os critérios de avaliação incluem de design até resistência da ponte.

O Concurso Travessia visa a estimular habilidades específicas nos estudantes, além de desenvolver raciocínio, precisão, tra-balho em equipe, cooperação: práticas altamente necessárias para o estudante, tanto em ambiente escolar, pessoal, quanto profissional. Confira mais no site do EG em Foco.

mais uma vez, alunos do Colégio Eduardo gomesparticiparam do Concurso travessia fEI.

Camila gil

Esportes

22 www.egemfoco.com.br

créd

ito: d

ep. d

e es

port

e e

cultu

ra d

o eg

judôDurante os dias 04/11 e 08/11, aconteceram as trocas de faixa de judô do Infantil ao 3º ano EF e do 4º ano EF ao Ensino Médio, res-pectivamente. Os professores Marcos e Gabriel premiaram seus alunos, realizando passagem para um novo nível do judô. O evento contou com a participação do presidente da Fundação de Rotaria-nos de são caetano do sul, charly farid cury.

NataçãoAs atividades que encerraram a área da Natação foram realizadas em 3 datas diferentes.15/10 – Apresentação aquática, performances realizadas pelos alu-nos do Maternal e níveis i e ii, nas quais demonstraram grande ha-bilidade.16/10 – Os alunos de 1º a 3º ano apresentaram-se para todos os presentes. Ao final, todos receberam uma medalha de participação.17/10 – Em disputas intensas, alunos do 4º ano ao Ensino Médio realizaram competições para medir seu desempenho. Curioso para conhecer os ganhadores?Acesse o conteúdo esportivo no site do Colégio.

apresentação de músicaRealizada no dia 12/11, no Teatro Paulo Machado de Carvalho, a apresentação mostrou todo o talento dos alunos do colégio, co-mandados pelos professores Nelson, Miriam e Fernando. A surpre-sa da noite ficou por conta da apresentação da Orquestra Filarmô-nica de Heliópolis.

créd

ito: d

ep. d

e es

port

e e

cultu

ra d

o eg

crédito: studio Bernardi

Fim de ano é um correria, não é verdade? Para os alunos do EG, não é diferente. Trabalhos com prazos para serem entregues, provas

finais e, para alguns, a pressão do vestibular fazem parte de um dos momentos mais cansativos do ano. Mas tudo é recompensado

quando seus objetivos são alcançados, e foi exatamente isso que ficou comprovado nos meses de outubro e novembro, quando

aconteceram as apresentações finais de diversas modalidades esportivas e artísticas do Colégio. Em diferentes datas, tivemos a opor-

tunidade de admirar todos os esforços e trabalhos de um ano inteiro, e de nos emocionar com a felicidade nos olhos de cada um dos

envolvidos.

Abaixo, o leitor pode conferir os eventos que finalizaram o ano de 2013.Para conferir as fotos dos eventos, acesse o site do Colégio

eduardo gomes.

Eventos finalizam ano corrido nas áreas de Esporte e Cultura do Eg - Rafael Teodoro

Final de ano

23www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

III Mostra de Exercícios teatraisRealizada em quatro datas, 25/11, 27/11, 03/12 e 04/12, a Mostra contou com as apresentações de iniciação dos alunos dos níveis i e ii e as maravilhosas apresentações dos alunos um pouco mais velhos, que o professor Dudu Oliveira chama de Nível III.

Noite de Gala Ginástica rítmicaO evento, que aconteceu no dia 22/11, no Colégio Eduardo Gomes, foi especial. Tendo como tema principal o filme Rio, de carlos sal-danha, os alunos encantaram os pais e convidados com lindas apre-sentações, que encenavam momentos distintos do filme.

Encerramento de Ginástica artísticaRealizado no dia 22/11, o encerramento contou com maravilhosas e emocionantes apresentações de alunos desde o Maternal até o Ensino Médio. O tema deste ano foi Michael Jackson.

Gincana de Xadrezem uma alucinante gincana, alunos do 1º ao 5º ano disputaram emocionantes partidas de xadrez, realizadas na Sala Multimeios do Colégio. Confira as fotos no site.

crédito: studio Bernardicr

édito

: stu

dio

Bern

ardi

créd

ito: d

ep. d

e es

port

e e

cultu

ra d

o eg

24 www.egemfoco.com.br

créd

ito: d

ep. d

e es

port

e e

cultu

ra d

o co

légi

o ed

uard

o go

mes

II Copa

Mar DEl PlataEquipes da Escola de Atletas têm desempenhos dignos de louros em competição internacional - rafael teodoro

A Copa Mar Del Plata, realizada na Argenti-na, apresentou, neste ano de 2013, a sua 2ª edição, de 16 a 20 de outubro. foram reali-zadas competições de diversas modalidades, como voleibol, Handebol e Basquete, em di-ferentes categorias (Mirim, Infantil e Cadete).

Selecionadas para participar do torneio, as equipes do Co-légio Eduardo Gomes/SESI-CN competiram em diversas mo-dalidades e categorias, com destaque, chegando às finais em quase todas elas.

o campeonato tem um enorme nível técnico e serve de pa-râmetro para diversas categorias de base, como é o caso do handebol, modalidade em que as equipes do colégio eduardo Gomes/SESI-CN obtiveram alguns de seus melhores resulta-dos.

Em finais disputadas contra as equipes do Clube Atlético Ri-ver Plate, as categorias Infantil Feminino, Infantil Masculino, cadete feminino e cadete Masculino sagraram-se campeãs, mas não sem antes enfrentarem jogos disputadíssimos e ex-tremamente equilibrados, alguns terminando apenas na pror-rogação.

os méritos também devem ser atribuídos às equipes de vo-leibol Mirim, que sagrou-se campeã, Voleibol Infanto-Juvenil Masculino e Basquete sub16 Masculino, que terminaram a competição com o vice-campeonato.

A união faz a força

em entrevista para o portal da federação paulista de Hande-bol, a diretora de esportes do colégio eduardo gomes, renata trevelin, ressaltou que os resultados alcançados devem-se ao trabalho intenso, realizado pelos técnicos, atletas e parceiros.

Renata fez questão de ressaltar que a participação das equi-pes no torneio internacional foi possível graças à parceria rea-lizada entre colégio, pais e sesi-cn.

Patrocinador das equipesde competição do EG.

escola de Atletas

25www.egemfoco.com.br

O Colégio Eduardo Gomes, entidade mantida pela Fundação de Rotarianos de São Caetano do Sul, fir-mou, em 2013, uma parceria com o Supera Ginástica para o Cérebro. A iniciativa tem o objetivo de aproxi-mar os alunos e professores da metodologia de estí-mulo cognitivo.

O SUPERA, primeiro método de Estimulação Cogni-tiva da América Latina, é um dos métodos mais inova-dores da atualidade, porque não trabalha conteúdos disciplinares e auxilia educadores na evolução dos processos de ensino e aprendizado, através do desen-volvimento das capacidades cognitivas dos alunos.

o curso supera de desenvolvimento pessoal é volta-do para todas as pessoas a partir de 8 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva, aumentando a criatividade, a concentração, o foco, o raciocínio lógico, a segurança, a autoestima, a perse-verança, a disciplina e a coordenação motora. as au-las, ministradas uma vez por semana, com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com ativida-des que agradam a todo tipo de público.

Em 2013, foram realizadas três palestras para os pais e para um grupo de 110 professores e professoras, que puderam conhecer mais a respeito dessa ferramenta que auxilia o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, o que totalizou um público de aproximada-mente 280 pessoas e três turmas, entre elas, um gru-po do corpo docente e outros dois grupos de alunos do colégio.

Em 2014, essa parceria continua, pois o objetivo é oferecer a todos os alunos o curso SUPERA como dis-ciplina complementar, que contribui para aumentar o rendimento das crianças em sala de aula e também para a preparação de sua vida profissional, pois as ha-bilidades adquiridas quando se exercita o cérebro são para toda a vida.

pArCErIA EduArdo gomEsE método supErA

Compromisso de educar para transformar.

26 www.egemfoco.com.br

crédito: studio Bernardi

Arte e Cultura

Mergulhando fundona produção de texto

oficina de texto de daniel Cabral é organizada para alunos do segundo ano

- Camila Gil -

Em um mundo subaquático, muitas surpresas aguardam a Caixalote, uma baleia feita de caixas de papelão: ela está em perigo, pois questões ambientais estão alterando o ecossiste-ma em que ela vive, e, por isso, ela precisa da ajuda de seus amigos. sabendo disso, aqui na terra, um grupo de crianças resolveu socorrê-la.

Em uma atividade que exigiu muita criatividade e dedicação, os alunos do segundo ano participaram da Oficina de Texto “Caixalote, uma baleia em perigo!”.

Idealizada pelo artista Daniel Cabral, a oficina propõe à tur-ma a criação de uma história e de todos os seus elementos. para ele, nada é proibido nessa empreitada: um grampo de prender roupas pode virar um peixe; um lacre de lata de refri-gerante, uma máscara de mergulhador – o importante é recriar e conscientizar as crianças das questões ecológicas atuais.

a proposta é que os alunos, juntos, aprendam a inventar histórias, enredos e personagens, estimulando a oralidade e o diálogo entre eles. inseridos nessa situação lúdica, os grupos aprendem muito mais: a respeitar a opinião dos colegas e a expressar-se, cada vez com mais facilidade.

Formatura PROERD

o proerd (programa educa-cional de resistência às drogas e à violência) visa a ensinar, desde cedo, os riscos que as drogas podem oferecer para a saúde, segurança e bem-estar dos alunos, estimulando-os a dizer não.

Preventivo e estratégico, o Proerd age no meio natural de ensino das crianças, a escola. Com o auxílio de professores e policiais fardados, os alunos desenvolvem atitudes positivas em relação às autoridades e ao respeito às leis, aprendem li-ções de autoestima, controle de tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros que incentivam o uso de drogas.

os alunos do 5º ano passaram por todo o processo durante o ano de 2013 e garantem que aprenderam lições valiosíssimas, que levarão para a vida toda.

Eles receberam, no dia 19 de novembro, o certificado, em uma linda formatura realizada no Teatro Paulo Machado de carvalho, que contou com um emocionante discurso da dire-tora pedagógica do colégio eduardo gomes, filomena M. fieri, representando todas as diretoras de escolas de são caetano do sul.

Para conferir as fotos, acesse o site do EG em Foco.

Rafael Teodoro

crédito: colégio eduardo gomes

27www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

Entrega deCertificadopara os alunosdo quinto anoCerimônia oficialem dezembro

No dia 19 de dezembro, foram entregues os certificados para os alunos do quinto ano.

A cerimônia simboliza a passa-gem dos alunos para o sexto ano, no qual as atividades, os exercí-cios e desafios serão diferentes; porém, a dedicação e a determi-nação dos alunos permanecerão

as mesmas, para, cada vez mais, atingirem seus objetivos e se re-alizarem, pessoal e academica-mente.

o colégio orgulha-se de ter par-ticipado do processo que levou os alunos ao sexto ano.

tEAtro

O Santo e a Porca

EspEtáCulo dE dAnçA

Shrek EG

crédito: studio Bernardicr

édito

: stu

dio

Bern

ardi

No dia 22 de abril de 2001, foi lançado, nos Esta-dos Unidos, o primeiro filme da série Shrek. Depois disso, três outras animações foram divulgadas pelo estúdio DreamWorks. Apenas em 2008, Shrek – The Musical estreou na Broadway.

Este ano, no dia 6 de novembro, foi a vez do Co-légio eduardo gomes prestar sua homenagem ao desenho.

Com a direção de Fabíola Bittar, o espetáculo de dança “shrek eg” ocorreu no teatro paulo Machado de Carvalho. Foi dividido em 16 atos focados em di-ferentes personagens do enredo, incluindo o burro falante, o gato de botas e o biscoito.

o colégio eduardo gomes parabeniza todos alu-nos, professores e demais envolvidos na organiza-ção desse grande espetáculo.

ariano suassuna nasceu em 1927. É dramaturgo, romancista e poeta brasileiro, mais especificamen-te, de João pessoa, capital da paraíba. suassuna é o idealizador do Movimento armorial, que busca de-senvolver uma arte erudita com base nos elementos da cultura popular nordestina. O movimento envolve diversas expressões artísticas: desde música, dança e literatura, até artes plásticas, cinema e arquitetura.

em 1955, escreveu o “auto da compadecida”, peça que o projetou em todo o país. dois anos depois, produziu “O Santo e a Porca – O casamento Suspeito-so”. Essa comédia, escrita em três atos, foi encenada pelos alunos de teatro do colégio eduardo gomes.

A peça, dirigida por Verônica Menezes, foi apre-sentada nos dias 28 e 29 de outubro de 2013. o texto narra a história de euricão arábe, um velho avarento que esconde, em sua casa, uma porca cheia de di-nheiro.

parabéns a todos!

rEAlIsE ofICIAl

28 www.egemfoco.com.br

tecnologia

Comunicado Oficial

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul recebeu, na última sexta-feira (4/10), no Palácio das Águas, a visi-ta de alunos de Robótica do Colégio Eduardo Gomes, que vieram conhecer o trabalho contra enchentes desenvolvido na cidade. Os estudantes obtiveram mais informações dos técnicos da autarquia para participar do FIRST LEGO League (FLL), o maior torneio desse ramo educacional.

Segundo o professor de Robótica da instituição de ensino, José Reginaldo Pereira, a escola marca presença na competição desde 2008. “Nas edições regionais, sempre conseguimos classificação para as etapas nacionais. Em 2011, participamos de um dos três torneios mundiais na Holanda. Neste ano, o tema é NATURE’S FURY (Fúria da Natureza), e estamos elaborando um projeto cien-tífico sobre enchentes. O objetivo é ajudar, de alguma forma, a comunidade no qual estamos inseridos”, esclareceu.

Composta de alunos dos ensinos fundamental e médio, a equi-pe conheceu, por meio do diretor geral do DAE/SCS, Welington Kalil, o planejamento de saneamento nas áreas de água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos e, assim, puderam tirar di-versas dúvidas. “No combate às cheias, os esforços estão focados em obras de ampliação e limpeza contínua de galerias de águas pluviais, além de campanhas de conscientização. O intercâmbio de conhecimento é fundamental. Ainda cumprimos o papel de subsi-diar escolas e universidades de conteúdo educativo”, completou.

O chefe da Divisão Técnica da autarquia, Osmar Silva Filho, acrescentou que a manutenção corretiva e preventiva permanente do sistema de drenagem urbana contempla a limpeza das galerias pluviais, Poços de Visita (PVs), bocas de lobo e de leão, sobretudo, nos pontos de alagamentos críticos em períodos de forte chuva. “90% das inundações são ocasionadas por entupimento das bocas de lobo”, concluiu.

Devido a isso, durante o mês de outubro, foi veiculada uma grande campanha de conscientização para não jogar lixo nas ruas, nos terrenos baldios, nas margens dos córregos e rios.

No site do EG em Foco o leitor pode conferir algumas fotos da visita, além de ter acesso ao link do material publicada no site do DAE.

Os alunos da Equipe de Robótica AC/DC/EG, lide-rada pelo Professor Reginaldo, realizaram uma visita ao dae (departamento de Água e esgoto de são ca-etano do Sul) na quarta-feira (04/10) para buscarem informações que os ajudem na First Lego League.

o dae, através de seu site, divulgou uma nota in-formado sobre a visita de nossos estudantes. Confira.

AC/dC/Eg no dAEEm preparação para a Firtst Lego

League, alunos do AC/dC/Egvisitaram as instalações do dAE

(11) [email protected]

www.daescs.sp.gov.brAv. fernando simonsen, 303, bairro Cerâmica

são Caetano do sul - sp - CEp 09540-230

Rafael Teodoro

créd

ito: c

olég

io e

duar

do g

omes

no dia 9 de novembro, aconteceu a 6ª fei-ra de Incentivo à Ciência & tecnologia e meio Ambiente (fICtec), na unidade 1 da fundação Bradesco. A equipe de Robótica AC/DC/EG não perdeu tempo e marcou presença no evento.

Segundo o professor e coordenador da equi-pe, Reginaldo Pereira, a experiência foi incrível. “vimos trabalhos espetaculares. Muito bom saber que existem instituições no Brasil, como a fundação Bradesco, que levam a sério o es-tudo de ciências. levamos o nosso projeto de pesquisa, preceve, para ser apresentado e, no final, foi premiado, ficando em 3º lugar na Ca-tegoria Desafio - Pesquisa Científica.”

Mais uma vez, a equipe AC/DC/EG está um passo à frente, procurando sempre expandir e melhoras suas técnicas e conhecimentos.

6º FIctecEquipe de robótica participa

do evento e se destaca - Rafael Teodoro

29www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

Wi-Fi no colégio Eduardo Gomes

com a crescente explosão do uso da internet na educação e o desafio de suprir um conteúdo on-line de qualidade, o colégio eduardo gomes decidiu prover acesso Wi-Fi a toda a sua estrutura. em diversos momentos, nós, da equipe EGemFoco, divulgamos atividades realizadas pelos alunos que envolviam diretamente o uso de tecnologias: desde simples vídeos no Youtube, até arquivos em 3d.

O Colégio não oferecia acesso Wi-Fi a todos os alunos, sendo ele restrito a algumas áreas administrativas e através de uma rede Wi-Fi simples.

pensando nisso e após a realização de diversas pesquisas de qualidade a respeito do assunto, o colégio eduardo go-mes decidiu implantar a solução apresentada pela empresa Ruckus. A Ruckus combinou performance com um número reduzido de access points tanto em áreas internas quan-to externas do colégio. todas as soluções Rukus ZoneFlex Smart APs permitem uma maior taxa de transferência efeti-va de dados com um aumento da capacidade total da rede.

o acesso será livre aos alunos em todos os intervalos e entre períodos, bem como quando solicitado pelo profes-sor, em sala de aula.

segurançaporém, tudo isso requer muita segurança. tendo isso em

vista, o Colégio Eduardo Gomes implantou a última gera-ção de tecnologia em Firewall Fortinet. O modelo Fortigate--800C possui performance suficiente para tratar o tráfego de até 1500 usuários, considerando a tecnologia de geren-ciamento dos dispositivos de acesso sem fio, controle de acesso à web e aplicações, proteção de antivírus no ga-teway e prevenção de intrusão (IPS), garantindo segurança aos usuários do colégio, que serão 100% monitorados.

Waldemar b. da silva - Corrdenador de t.I.

Fortigate-800C temperformance suficientepara garantir segurançaaos usuários

Ruckus Zone Director para gerenciamentocentralizado e ajuste automático dos Access Point

access points permite uma maior taxa de transferência efetiva de dados com um

aumento da capacidade total da rede

30 www.egemfoco.com.br

fundação de rotarianos

ViVer rotary é transformar Vidasgovernador rotary do distrito 4420,

José Joaquim do Amaral ferreira, visita Colégio Eduardo gomes

na primeira semana do mês de novembro, o colé-gio eduardo gomes teve o prazer de receber o gover-nador rotary do distrito 4420, José Joaquim do amaral ferreira e sua esposa, célia Maria corrêa ferreira.

José Joaquim é responsável por um distrito alta-mente importante no contexto brasileiro, uma vez que engloba grande parte do piB de são paulo. responsável pelo gerenciamento de instituições com muito reco-nhecimento e importância, o governador é conhecido por ser uma figura de liderança e de influência política.

O rotariano destacou que um dos objetivos de sua gestão é incentivar, tanto os membros do Rotary quan-to outros cidadãos a viver Rotary de uma forma mais profunda. Para ele, viver Rotary significa trabalhar ar-duamente para conseguir instrumentos capazes de mudar a sociedade, “ajudar o outro reflete, de maneira positiva, em nós mesmos”, afirmou o governador.

É nesse contexto que o colégio eduardo gomes encaixa-se. tanto o colégio como a fundação seguem esse princípio: ambos sobrevivem de objetivos sociais, pedagógicos que visam a transformar a vida das pes-soas.

na visita realizada pelos rotarianos, a diretora, Ja-nice guizelini, acompanhou-os pelas dependências da instituição, apresentando o local e informando-os sobre algumas atividades com as quais o Colégio está envolvido. a respeito disso, o governador destacou a importância da inserção internacional que o colégio proporciona a seus alunos, do conhecimento e da par-

ticipação em competições e olimpíadas em outros paí-ses: transformar o aluno em cidadão do mundo.

O governador e também professor da Universidade de são paulo, no departamento de engenharia de pro-dução da poli, ainda destacou que o lema deste ano do Rotary é “Viver Rotary é transformar vidas”: trans-formar a sociedade de maneira positiva e profunda.

ajudar o outroreflete, de maneira positiva,

em nós mesmos.

governador do rotary, José Joaquim do amaral ferreira e sua esposa, célia Maria corrêa ferreira, em visita ao

colégio eduardo gomes

“”

Camila Gil

31www.egemfoco.com.br

1. rotary Club de são Caetano do sulreuniões às segundas-feiras, às 19h30minlocal: Colégio Eduardo gomesrua major Carlo del prete, 1120

2. rotary Club de são Caetano do sul-oeste reuniões às terças-feiras, às 20hlocal: Colégio Eduardo gomesrua major Carlo del prete, 1120

3. rotary Club de são Caetano do sul-lestereuniões às quartas-feiras, às 20hlocal: Casa da Amizaderua Cav. Ernesto giuliano, 1253

4. rotary Club de são Caetano do sul-olímpicoreuniões às quintas-feiras, às 20h 30minlocal: Casa da Amizaderua Cav. Ernesto giuliano, 1253

5. rotaract Club de são Caetano do sul-olímpicoreuniões a cada 15 dias, aos domingos, às 20hlocal: Casa da Amizaderua Cav. Ernesto giuliano, 1253

6. Interact Club de são Caetano do sul- Eglocal: Colégio Eduardo gomesrua major Carlo del prete, 1120

7. rotary Kids de são Caetano do sul-olímpicoreuniões a cada 15 dias, aos domingoslocal: Casa da Amizaderua Cav. Ernesto giuliano, 1253

onde contatar o rotaryem são Caetano do sul

créd

ito: c

olég

io e

duar

do g

omes

Calendário 2014Compromisso de educar para transformar.

32 www.egemfoco.com.br

JAn

EIro

29 InÍCIo dAs AulAs pArA todos os Alunosdo pErÍodo normAl (manhã e tarde)

Fiquem atentos às datas

JAn

EIro

251ª rEunIÃo dE pAIs *das 8h às 11h - Ens. fund. (6º ao 9º ano) e Ens. médio*das 14h às 17h - Ed. Infantil e Ens. fund. (1º ao 5º ano)

* sujeito a aleração

Assunto: Calendário escolar 2014 – Copa do mundo

senhores pais ou responsável

Reiteramos as informações que constam no Comunicado nº 56/13, ou seja, “os sistemas de ensino deverão

ajustar os calendários escolares de forma que as férias escolares decorrentes do encerramento das atividades

letivas do primeiro semestre do ano, nos estabelecimentos de ensino das redes pública e privada, abranjam

todo o período entre a abertura e o encerramento da Copa do Mundo FIFA 2014 de Futebol” (artigo 64 da Lei

Geral da Copa) e Parecer Homologado (DOU de 19/03/2013) – Ministério da Educação e Conselho Nacional

de educação.

Sendo assim, informamos que de 12 de junho a 11 de julho de 2014 ocorrerá nosso recesso escolar. o

reinício das aulas será em 14/07/2014. atenciosamente

a direção

!JA

nEI

ro

InÍCIo dAs AulAs do IntEgrAl E sEmI-IntEgrAl13

Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança,fazendo-a funcionar no limite da exaustão.Doze meses dão para qualquer ser humano

se cansar e entregar os pontos.

Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez,com outro número e outra vontade de acreditar

que daqui para adiante vai ser diferente...

Para você,Desejo o sonho realizado.

O amor esperado.A esperança renovada.

Para você,Desejo todas as cores desta vida.Todas as alegrias que puder sorrir.

Todas as músicas que puder emocionar.

Para você neste novo ano,Desejo que os amigos sejam mais cúmplices,

que sua família esteja mais unida,que sua vida seja mais bem vivida.

Gostaria de lhe desejar tantas coisas...Mas nada seria suficiente...

Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.Desejos grandes... e que eles

possam te mover a cada minuto, aorumo da sua felicidade!

Carlos Drummond de Andrade

Feliz Natal ePróspero Ano Novo!