informativo do hospital ribeirão pires•ano v•nº 33•março ... · “o avc é uma doença...

4
Informativo do Hospital Ribeirão Pires•Ano V•Nº 33•Março/Abril - 2011 Missão: Oferecer atendimento médico hospitalar humanizado. Visão: Melhorar continuamente a qualidade e a satisfação de nossos clientes. Valores: Ética, Responsabilidade Social; Desenvolvimento; Profissionalismo. É tempo de celebrar a vida: Feliz Páscoa! A Páscoa tem três significados: Para os cristãos, é a celebração da ressurreição de Jesus. Para os judeus, comemora o fim da escravidão dos hebreus no Egito. A palavra páscoa teve origem em peseach que, em hebreu, signfica passagem (da escra- vidão para a liberdade). Para os grupos pastoris de antigamente, era a in- vocação da proteção divina durante a travessia de Canaã para a região das planíceis mais fértéis. Os símbolos da Páscoa O ovo é o princípio da vida e simboliza a ressurreição de Cristo. Os povos antigos cozinhavam e pintavam ovos de galinha com motivos inspirados na Primavera e davam de presente a parentes e amigos. Apenas no século XVII foram lançados os ovos de chocolate e recheados de bombons como conhecemos hoje. Há várias versões sobre o Coelho da Páscoa. A mais aceita é que ele simboliza a fertilidade e a igreja gostaria que seus discípulos aumentassem na mesma proporção que os coelhos se multiplicam. Uma lenda diz que uma mulher pobre cozinhou e pintou ovos de galinha e colocou num ninho para que seus filhos encontrassem. Ao achar o presente, havia um coelho próximo, e as crianças deduziram que os ovos eram dele. Daí a história se propagou... Na página 2, saiba como a doença se manifesta e o que é possível fazer para prevenir. Na página 3, veja como a fonoaudióloga pode contribuir para a recuperação. AVC Edi ªo 33 - HRP bk.qxp 17/03/2011 10:40 Page 1

Upload: phamphuc

Post on 10-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Informativo do Hospital Ribeirão Pires•Ano V•Nº 33•Março/Abril - 2011

Missão: Oferecer atendimento médico hospitalar humanizado.Visão: Melhorar continuamente a qualidade e a satisfação de nossos clientes.Valores: Ética, Responsabilidade Social; Desenvolvimento; Profissionalismo.

É tempo de celebrar a vida:Feliz Páscoa!

A Páscoa tem três significados:

Para os cristãos, é a celebração da ressurreição deJesus.

Para os judeus, comemora o fim da escravidão doshebreus no Egito. A palavra páscoa teve origem empeseach que, em hebreu, signfica passagem (da escra-vidão para a liberdade).

Para os grupos pastoris de antigamente, era a in-vocação da proteção divina durante a travessia deCanaã para a região das planíceis mais fértéis.

Os símbolos da Páscoa

O ovo é o princípio da vida e simboliza aressurreição de Cristo. Os povos antigos cozinhavame pintavam ovos de galinha com motivos inspirados naPrimavera e davam de presente a parentes e amigos.Apenas no século XVII foram lançados os ovosde chocolate e recheados de bombons comoconhecemos hoje.

Há várias versões sobre o Coelho da Páscoa. Amais aceita é que ele simboliza a fertilidade e aigreja gostaria que seus discípulos aumentassemna mesma proporção que os coelhos semultiplicam.

Uma lenda diz que uma mulher pobre cozinhou epintou ovos de galinha e colocou num ninho para queseus filhos encontrassem. Ao achar o presente, haviaum coelho próximo, e as crianças deduziram que osovos eram dele. Daí a história se propagou...

Na página 2, saiba como a doença se manifesta e o que é possível

fazer para prevenir.

Na página 3, veja como a fonoaudióloga pode contribuir

para a recuperação.AVC

Edi ªo 33 - HRP bk.qxp 17/03/2011 10:40 Page 1

2 - Leitura Saudável

Neurocirurgia

Se alguém apresentar, subitamen-te, uma forte dor de cabeça,dificuldade para falar e entender

o que lhe é dito, fraqueza ou ador-mecimento de um lado do corpo,perda parcial da visão, deve ser levadoimediatamente a um pronto socorro.Essas manifestações – isoladas ou emconjunto-podem ser sintomas de umAcidente Vascular Cerebral (AVC), aprincipal causa de incapacitação físicae mental e uma das maiores respon-sáveis por mortes em todo o mundo.

Dr. Erik Evandro Donatto, médiconeurocirurgião do Hospital Ribeirão Pires, alerta quequando mais rápido for o socorro, menor é o risco desequelas e de o AVC evoluir para óbito. Ele explicaque há dois tipos de AVCs: o isquêmico, quando nãohá passagem ou o fluxo sanguíneo ao cérebro é re-duzido; e hemorrágico, também conhecido como der-rame, quando o vaso sanguíneo se rompe, espalhandosangue por diversas áreas cerebrais.

O médico acrescenta que o AVC isquêmico podeser trombótico, quando o coágulo se forma no pró-prio cérebro, ou embólico, quando surge em outraspartes do organismo, se desprende e migra para océrebro. Já o AVC hemorrágico pode ser aneuris-mático, quando há uma dilatação da parede arterialformando uma bolha, ou não aneurismático.

Mas qualquer que seja o tipo, o AVC pode causardanos irreparáveis, daí a importância do rápidodiagnóstico e tratamento. Dr. Érik explica que aprimeira providência é submeter o paciente ao exameclínico por um neurocirurgião. O próximo passo éfazer uma tomografia do crânio. Para confirmar, podeser necessário realizar também uma ressonânciamagnética ou angiografia.

Confirmado o diagnóstico, se forum AVC isquêmico, o médico devecontrolar a pressão arterial, garantir oaporte de oxigênio e usar medicaçãopara diminuir a lesão e também a áreaque a circunda, chamada de área depenumbra. Em alguns casos, é ne-cessária uma intervenção cirúrgicapara remoção da obstrução.

Já no AVC hemorrágico, é precisodrenar o hematoma e, se necessário,remover o aneurisma”, explica dr.Erik.

Dependendo da parte cerebralatingida, o paciente pode apresentar sequelas quedificultarão sua alimentação e comunicação e quedeverão ser tratadas por uma fonoaudióloga. Já assequelas de movimento deverão ser corrigidas por umfisioterapeuta. Ele também deverá passar regulamentepor um neurocirurgião em ambulatório.

O especialista vai investigar o fluxo de sangue nasartérias e controlar doenças associadas, comohipertensão e diabetes, já que o AVC pode voltar aocorrer.

“O AVC é uma doença degenerativa e evolutiva. Omais importante é adotar medidas para que ele nãoaconteça. A prevenção inclui o controle do colesterole triglicérides, dieta balanceada e pobre em gorduraanimal, atividade física, não fumar, e se tiver diabetesou hipertensão, controlar essas doenças”, alerta dr.Erik.

O médico lembra que embora seja mais frequentea partir dos 40 anos, ninguém está livre o ter um AVC.“O problema costuma atingir mulheres adultas queusam pílula anticoncepcional. Se além disso, houveroutro fator de risco, como tabagismo, a probabilidadede um AVC aumenta”.

Pronto atendimento reduz sequelas do AVC

Convênios atendidos pelo Hospital Ribeirão Pires

l Abet/Plantell Afuse

l Amafrespl Allianz Saúde

l Amico/Dix Amico/Amplal Amil

l Apeoespl Blue Lifel Bradesco

l Caaspl Cabesp

l Care Plusl Cassi-Banco do Brasil

l Cet-Cia De Trafegol Fundação Cesp

l Fundação São Francisco Xavier (COSIPA)l Gama Saúde

l Golden Crossl Green Linel Intermédica

l Marítimal Medial (AMESP)

l Mediservicel Metrus

l Multi Carel Novelis (Alcan)

l Notre Damel Õmega

l Particularl Petro Ambep

l Petrobrás Distribuidoral Petrobrás Petróleo Bras.

l Porto Saúdel Prev Saúde (Prevscânia)

l Santa Helenal Saúde Caixa

(Caixa Econômica)l Sul América

l Transmontanol Unibancol Unihospl Unimed

l Volkswagen

Especialidades

l Alergologia

l Anestesiologia

l Cardiologia

l Cirurgia Buco-Maxilar

l Cirurgia Cabeça e

Pescoço

l Cirurgia Geral

l Cirurgia Infantil

l Cirurgia Plástica

l Clínica Médica

l Dermatologia

l Endocrinologia

l Gastroenterologia

l Ginecologia

l Hematologia

l Infectologia

l Neurocirurgia

l Neurologia

l Obstetrícia

l Oftalmologia

l Ortopedia

l Otorrinolaringologia

l Pediatria

l Pneumologia

l Psiquiatria

l Reumatologia

l Urologia

l Vascular

Serviços

l Audiometria

l Biomedicina

l Colposcopia

l Ecodopplercardiografia

l Endoscopia

l Eletrocardiografia

l Eletroencefalografia

l Fisioterapia

l Fonoaudiologia

l Holter

l Impedanciometria

l Mamografia

l M.A.P.A.

l Nasofibroscopia

l Otoneurológico

l Prova de Função

l Psicologia

l Radiologia

l Radioscopia

l Raio X

l Teste de Contato

l Teste Ergométrico

l Tomografia

l Ultrassonografia

l Ultrassom de Carótida

Além de todas as especialidades, o Hospital oferece

um canal direto, ondevocê poderá dar sua sugestão:ouvidoria

@hrpnet.com.br

Visite o nosso site:www.hospital

ribeiraopires.com.br

Dr. Erik Evandro Donatto,médico neurocirurgião.

Edi ªo 33 - HRP bk.qxp 17/03/2011 10:40 Page 2

Leitura Saudável - 3

Oacidente vascular encefálico (AVE), popularmentechamado de derrame cerebral, é caracterizado pelaperda rápida de função neurológica, decorrente do

entupimento (isquemia) ou rompimento de vasos sanguíneoscerebrais (hemorragia). Os comprometimentos neurológicosconseqüentes ao AVE podem provocar sequelas motoras globais,de linguagem, fala e na dinâmica da deglutição. É a terceira causa demorte em vários países do mundo e a principal causa deincapacitação física e mental.

As sequelas são variáveis, dependendo da localização e dotamanho da área cerebral que foi atingida, além do tempo que opaciente levou para ser atendido.

Dentre as sequelas decorrentes ao AVE, as alterações motoras,dificuldade de locomoção, dificuldade de comunicação e a difi-culdade para alimentação merecem destaque.

É de competência do fonoaudiólogo a reabilitação das funçõesde comunicação e de alimentação após o AVE.

O ato de se comunicar é imperial para a boa qualidade de vidado ser humano. A fala é um processo muito mais complexo do queimaginamos e para que ela ocorra de maneira adequada, se faznecessária a integridade das funções cerebrais e dos órgãosfonoarticulatórios.

A alteração na fala decorrente do AVE é denominada afasia,causada por lesão ou disfunção encefálica, principalmente no he-misfério esquerdo, que pode estar associado ou não a outras alte-rações cognitivas, interferindo na capacidade de processamentoe/ou produção lingüística. Normalmente, afeta todas as áreas dalinguagem, como compreender a fala de outros, falar, escrever, ler,efetuar operações aritméticas, mas pode envolver principalmentea expressão e a compreensão verbal.

As afasias são baseadas em opiniões de que o encéfalo édividido em duas metades conectadas por vias de substânciabranca, onde a metade anterior desempenha função motora, ametade posterior desempenha função sensorial. Desta forma, umalesão na região anterior causa uma afasia motora ou de execução;uma lesão posterior causa uma afasia sensorial ou receptiva; e umalesão entre as regiões anterior e posterior, uma afasia de condução.

Provavelmente, muitos de vocês já ouviram falar em afasia deBroca e afasia de Wernicke. Na realidade, tratam-se de alteraçõesda expressão (afasia de Broca - ocasionada por uma lesão no centromotor da fala) e de alterações da compreensão verbal (afasia deWernicke, por conseqüência de uma lesão no centro para asimagens auditivas das palavras). Com relação às alterações da falaprovindas do AVE, ainda podemos encontrar:

- afasia de condução - causada por uma lesão no percursoneurológico entre o centro motor e o centro para imagens audi-tivas das palavras;

- disartria - causada por uma lesão entre o centro motor paraa fala e os órgãos motores para a fala, ou seja, no sentido do sistemanervoso periférico;

- afasia motora transcortical - provocada por uma lesãoentre regiões corticais e a área de Broca;

- afasia sensória transcortical - ocasionada por uma lesãoentre o centro de Wernicke e outras regiões corticais do sistemanervoso;

- surdez da palavra - decorrente de uma lesão entre a áreade Wernicke e regiões auditivas mais periféricas.

Embora muitas vezes o paciente afásico tenha uma enormedificuldade para se comunicar, é de suma importância que o cui-dador sempre tenha muita calma e perseverança e estimule a falado paciente. É importante manter uma fala lenta, bem articulada,muitas vezes com ritmo, vinculado a algo concreto, para facilitar acomunicação. Não é difícil se encontrar um paciente afásico quenão consegue falar corretamente, mas quando inserido o conteúdode sua fala em ritmo musical, ele desempenhe um bom resultado.Tal fato se deve ao fator de compensação das funções cerebrais.

Então fica a dica: quando você estiver ao lado de alguém quesofreu um AVE e tenha dificuldade para se comunicar, auxilie falan-do lentamente, articulando bem as palavras, mostrando se possívelalgo que esteja dentro do contexto e se necessário, com ritmomusical. Estimular o paciente a apreciar uma boa música também éuma excelente iniciativa.

Outra alteração importante após o AVE são as dificuldades parase alimentar. Há relatos freqüentes de dificuldade para mastigar,estase de alimento ou saliva na boca, engasgos, tosse entre outras.

A disfagia (dificuldade para se alimentar) merece muita atenção,pois a má deglutição, quando não tratada adequadamente, podelevar o paciente a apresentar perda de peso, broncopneumonias e,em casos mais extremos, levar a óbito.

Num primeiro momento. após o AVE, muitos dos pacientesutilizam sonda nasoenteral para alimentação, visto que engasgammuito. Casos mais graves evoluem para o uso de uma sonda degastrostomia.

O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para a reabilitaçãoda deglutição. Através de uma boa avaliação clínica e se necessáriode um Videodeglutograma (exame objetivo da deglutição), é pos-sível na maioria das vezes adequar essa função, propiciando umamelhor qualidade de vida aos pacientes.

A reabilitação destes pacientes só é possível devido àneuroplasticidade, que refere-se à capacidade dos neurônios de setransformar e de adaptar a sua estrutura e função, em resposta àsexigências externas e internas do organismo.

Fonoaudiologia

Atuação fonoaudiológica nos casos de acidente vascular encefálico

Nívia Maria da Silva Martins,

fonoaudióloga.

Edi ªo 33 - HRP bk.qxp 17/03/2011 10:40 Page 3

4 - Leitura Saudável

Leitura Saudável é uma publicação do Hospital Ribeirão Pires dirigida a seus clientes e colaboradores. Rua Guimarães Carneiro, 52 – Núcleo Colonial – CEP 09424-070 – Ribeirão Pires – SP – fone 4827-1000 – fax 4827-1099 – [email protected] – Comissão Editorial: Maria Sandra Freitas S. Barbosa, Maria Angélica TallaricoAssef e Natalia Lopez Franchi – Assessoria: S.R.Nabarrete – fone 3996-3268 – [email protected] – Jornalista Responsável: Sonia Nabarrete (MTb 10.887-SP) – Editoração: Gilberto Fernandes - [email protected] – Impressão: HM Ind. e Edit. Gráf. – Tiragem: 3.000 exemplares.

Geriatria

Mensagem da Diretoria

Aqualidade de vida que alguém vai ter na terceira idade

depende de cuidados que devem ser tomados muito antes.

Adotar hábitos saudáveis e prevenir doenças ao longo da

existência fazem com que esta fase da vida possa ser plenamente

desfrutada.

As pesquisas mostram que a expectativa de vida do brasileiro

aumentou. Passou de 54,6 anos em 1960 para 72,8 anos atuais.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a parcela

da população com mais de 60 anos já ultrapassa 21 milhões.

Viver mais não é sinônimo de viver melhor, já que com o avanço

da idade a capacidade funcional do organismo é reduzida e crescem

o risco de doenças crônicas, como hipertentão, diabetes, osteo-

porose e osteoartrose, depressão e demência. Para prevenir esses

problemas e outros que impactam a vida do idoso, é fundamental

cuidar bem da saúde desde a juventude, evitando obesidade, seden-

tarismo, tabagismo, alcoolismo e colesterol alto.

Na terceira idade também podem surgir doenças degenerativas,

como Mal de Parkinson, que provoca tremores mesmo em repouso,

e o Mal de Alzheimer, cujo principal sintoma é a perda da memória

recente. Esses males não têm cura, mas podem ter os sintomas

amenizados com o uso de medicamentos.

Para se ter uma velhice saudável, os especialistas recomendam:

controle dos fatores de risco e das doenças crónicas, nutrição

Como envelhecer com saúde

adequada, não fumar, prática constante de atividades físicas,equilíbrio emocional e uma boa rede de suporte social formadapor familiares e amigos..

Dia 9 de março, o Hospital Ribeirão Pirescomemorou 53 anos de atividades, com bonsmotivos para comemorar. Nesse período, ohospital cresceu de maneira contínua, com umtrabalho de qualidade que o fez conquistar orespeito e a confiança de todos. Agradecemos aosprofissionais que contribuem para a consolidaçãodo hospital e em especial à nossa equipe decolaboradores.

Um feliz aniversário!

Edi ªo 33 - HRP bk.qxp 17/03/2011 10:40 Page 4