informativo digital 011 - janeiro/fevereiro 2016

8
janeiro-fevereiro 2016 ANÁPOLIS Instituto Tecnológico Governador Onofre Quinan www.cepeduc.com Página 1 ANÁPOLIS TCC's no ITEGO Anápolis Thiago Peixoto é o novo secretário de Desenvolvimento Econômico ANÁPOLIS Projeto

Upload: informativo-digital-cepa

Post on 28-Jul-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Este é o Informativo Digital do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás Governador Onofre Quinan Anápolis com notícias dos meses de janeiro e fevereiro de 2016. Boa leitura!

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Digital 011 - janeiro/fevereiro 2016

janeiro-fevereiro 2016

ANÁPOLIS

Instituto Tecnológico Governador Onofre Quinan

www.cepeduc.com Página 1ANÁPOLIS

TCC's no ITEGO Anápolis

Thiago Peixoto é o novo secretário de Desenvolvimento Econômico

ANÁPOLIS

Projeto

Page 2: Informativo Digital 011 - janeiro/fevereiro 2016

ANÁPOLIS

Instituto Tecnológico Governador Onofre Quinan

Página 2 ANÁPOLIS

janeiro-fevereiro 2016

www.cepeduc.com

Editor e jornalista responsável:

Dirceu Pinheiro

Coordenadora de Integração

Escola Comunidade:

Lana Líbia Guimarães

Secretária Geral:

Sandra Lúcia da Silva

Diretora:

Joyce Cristina Germano da Costa

Criação, Diagramação e Ilustração:

Márcio Antônio Ferreira

Contribua com informações e

sugestões, enviando e-mail para

[email protected] ou

ligando para (62) 3328-2478.

Departamento de Integração

Escola Comunidade.

Expediente:

Editorial

A r e c l a m a ç ã o d e g r a n d e p a r t e d o mercado de trabalho é

justamente a falta de mão de obra qua l i f i cada . Nessa perspect iva , o Inst i tuto Tecnológico do Estado de Goiás Governador Onofre Quinan Anápolis oferta cursos técnicos para atender às exigências do mercado e faz parcerias para capacitar colaboradores de empresas que procuram a direção da Instituição. Recentemente duas turmas de colaboradores da Gravia foram capacitadas pelo ITEGO Anápolis. Ainda mais recente, foram abertas vagas para o curso de Aconselhador em Dependência Química, numa parceria com o Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED) e com a Associação Cruzada pela Dignidade.Além dessas parcerias, o ITEGO Anápolis oferta constantemente vagas em cursos técnicos presenciais e a distância, voltados para atender à demanda da cidade e da região. Nesta edição do Informativo Digital, trazemos matérias sobre o andamento desses cursos e ainda a capacitação que o ITEGO proporcionou aos professores e coordenadores dos colégios tecnológicos, presentes em vários municípios goianos. Uma semana de discussões acerca de assuntos pedagógicos e administrativos também é tema de matéria contida nesta edição.O Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores e servidores administrativos é outro assunto de destaque.Boa leitura!

Para a Matemática, capicuas nada mais são do que aqueles números que podem ser lidos da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda da mesma forma. Os exemplos são vários, entre eles 99, 737, 5225...

Que pode se deparar todos os dias com números capicuas?

ANÁPOLIS

VOCÊ SABIA?

Page 3: Informativo Digital 011 - janeiro/fevereiro 2016

Página 3 ANÁPOLIS

Servidores de COTEC's são capacitados em Anápolis

ANÁPOLIS

www.cepeduc.com

Uma capacitação para servidores dos Colégios Tecnológicos (COTEC's) de Novo Gama, Posse, Nerópolis, Luziânia, Santo Antônio do

Descoberto, Pirenópolis, Vianópolis, Damianópolis e Abadiânia foi realizada no final do mês de janeiro, no auditório do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás Governador Onofre Quinan – ITEGO Anápolis.

A coordenadora pedagógica do ITEGO Anápolis, Rosália Santana, abriu o encontro dando boas-vindas aos participantes e, na sequência, todos se apresentaram. Joyce Costa, diretora do ITEGO, cumprimentou os presentes e passou informes sobre andamentos de cursos e sobre assuntos que seriam tratados na sequência.

Rossani Teixeira e Karla Biagi, responsáveis pelo

controle do ponto dos servidores do ITEGO, falaram sobre a forma correta de se fazer as frequências e o prazo máximo para envio das mesmas.

Numa dinâmica, o assessor de Comunicação do ITEGO, Dirceu Pinheiro, mostrou aos colaboradores a importância da comunicação clara e efetiva.

A ética profissional foi lembrada pela coordenadora Rosália com um vídeo que trouxe uma entrevista com o filósofo e educador Mário Sérgio Cortella, que citou uma frase de Kant para exemplificar como deve ser a atitude de uma pessoa ética: “Tudo que não puder contar como fez, não faça”.

Pela Secretaria, a servidora Marília Alves explicou como deve ser a organização e o encaminhamento da documentação dos alunos matriculados nos cursos. Já Eunice Santiago destacou como deve ser feito o registro da documentação dos cursos, como plano de aula, preenchimento dos diários, avaliações, etc.

janeiro-fevereiro 2016

Page 4: Informativo Digital 011 - janeiro/fevereiro 2016

ANÁPOLIS

ANÁPOLIS

www.cepeduc.com Página 4

Page 5: Informativo Digital 011 - janeiro/fevereiro 2016

ANÁPOLIS

ANÁPOLIS

www.cepeduc.com Página 5

Ao todo, sete grupos se apresentaram. O primeiro, composto pelos alunos André Luiz Rodrigues, Luciano José Lopes e Wellington Araújo Siqueira, analisou a gestão de armazenagem, através da otimização do layout de uma empresa que vende materiais para sorveterias da cidade. O grupo propôs um projeto dinâmico que poderá revolucionar a empresa, deixando-a mais competitiva no mercado.

Os alunos do segundo grupo (Ana Lúcia Pereira de Araújo, Anair Zambrano e Aermerson da Silva Campos) propuseram uma melhoria no layout de uma empresa de esquadrias metálicas, com a utilização do sistema racks, otimizando o espaço e diminuindo as avarias.

Já o terceiro grupo (Edna Faria de Souza, Fernando de

Oliveira e Jean Cláudio Martins), propôs mudanças no layout e a otimização no desenvolvimento logístico das feiras livres de Anápolis. Os alunos pretendem levar o projeto às autoridades do município como sugestão para melhorar a dinâmica desse setor.

O quarto grupo (Selvino Nunes da Costa, Sivaldo dos Santos Lima e Wigson Cardoso de Souza), trouxe a temática “O Papel do Pedágio no Transporte Rodoviário do Estado de Goiás”, enfatizando as melhorias da terceirização deste serviço.

O grupo seguinte (Patrícia Campista Nascimento, Pollyana Bernardo Cunha, Rafael Oliveira Cardoso e Vânia Resende), expôs uma proposta necessária para cidade de Anápolis com o tema “Gestão de Distribuição e Transporte de Mercadorias para os Atacadistas e Varejistas do Centro de Anápolis”. O Objetivo é melhorar o campo logístico destes comerciantes e flexibilizar o fluxo de mercadorias.

Uma mercearia da cidade serviu de estudo de caso para o sexto grupo. Os alunos Dirany Carvalho da Silva, Gleice Borges e Joseli Pereira Magalhães apresentaram soluções para melhorar a gestão de armazenagem com ênfase na importância do controle de estoque para obtenção de lucros da mercearia.

E, por fim, o último grupo a apresentar (Osmarina da Silva Conceição, Bianca Mendanha Figueredo e Nivaldo José Rosa) veio com temática de análise do controle de estoque de matéria-prima de uma empresa de esquadrias metálicas da cidade e propôs um sistema de endereçamento do estoque, flexibilizando o processo logístico.

Para o professor Washington Alves dos Santos, os trabalhos foram feitos como estudo de casos de empresas da cidade e locais onde a logística é ineficaz. “Os alunos puderam fazer pesquisa e detectaram problemas e sugeriram soluções para melhorar a logística dessas empresas e destes locais”, sintetizou Washington.

Page 6: Informativo Digital 011 - janeiro/fevereiro 2016

Página 6 ANÁPOLIS

ANÁPOLIS

novembro-dezembro 2015

www.cepeduc.com

Os novos alunos dos cursos técnicos em Logística, Informática, Hospedagem e Multimeios Didáticos, na modalidade a distância, do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás Governador Onofre Quinan Anápolis, foram recepcionados pela diretora Joyce Costa, pela coordenadora da EaD, Elisa Gomide, pela coordenadora Pedagógica do ITEGO Anápolis, Rosália Santana, pela coordenadora de Pólo, Edilamar Paiva, e pelos professores e tutores dos cursos, durante aula inaugural realizada no dia 16 de janeiro.

No encontro, os alunos foram informados sobre o que é educação a distância, a legislação que a rege, o perfil do aluno de EaD, bem como foram estimulados a persistirem nos estudos até o final.

Após a apresentação da equipe e da exposição feita pelo professor Gilsimar Antônio Oliveira, os alunos foram conduzidos aos laboratórios onde receberam orientações e fizeram o primeiro acesso no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

As aulas dos cursos técnicos a distância tiveram início, na plataforma, no dia 25 de janeiro.

Alunos da EaD participam de aula inaugural

Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), Aatendendo solicitação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e

Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, abriu, no dia 1º fevereiro, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para professores e servidores administrativos temporários do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás Governador Onofre Quinan – ITEGO Anápolis.

As inscrições aconteceram até o dia 20 de fevereiro. Para o ITEGO Governador Onofre Quinan Anápolis estão sendo disponibilizadas 16 vagas para professor,

Abertas inscrições para PSS de professores e servidores do ITEGO Anápolis

com salário de R$ 1.308,44 (40 horas semanais), e três para servidor administrativo, com salário de R$ 1.105,24 (40 horas semanais).

Os candidatos a professor serão classificados, inicialmente, com análise curricular, e, na sequência, em caráter classificatório e eliminatório, farão prova de desempenho didático. Já quem concorre para apoio administrativo, a classificação será apenas pela análise curricular.

O Resultado final do PSS deverá ser divulgado no dia 16 de abril.

Page 7: Informativo Digital 011 - janeiro/fevereiro 2016

Página 7 ANÁPOLIS

ANÁPOLIS

novembro-dezembro 2015

www.cepeduc.com

Inscrições abertas para curso de Aconselhador em Dependência Química

O Instituto Tecnológico do Estado de Goiás Governador Onofre Quinan – ITEGO Anápolis, em parceria com o Grupo Executivo

de Enfrentamento às Drogas (GEED) e com a Associação Cruzada pela Dignidade, abriu inscrições, até o dia 28 de março, para o curso Aconselhador em Dependência Química.O objetivo do curso, que iniciará no dia 28 de março, no turno noturno, é capacitar os aconselhadores das comunidades terapêuticas, atendendo o que determina o artigo 10º da Resolução – RDC Nº 29, de 30 de junho de 2011, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.Ao todo são cinco módulos, totalizando 240 horas, divididos da seguinte forma: DPP – Desenvolvimento Pessoal e Profissional (30 horas), Saúde Coletiva (20 horas), Toxicologia, Dependência Química e Comorbidades (70 horas), Política e Noções de Legislação sobre Drogas (20 horas), Formas de

Tratamento e Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas (100 horas).O interessado deve possuir idade mínima de 20 anos e escolaridade de, no mínimo, Ensino Médio incompleto. Para se inscrever deverá procurar a Secretaria do ITEGO Anápolis, situada à Rua VP-4D – Módulos 3 a 6 Qd. 8A – DAIA, munido dos seguintes documentos: fotocópia do CPF, da carteira de identidade, uma foto 3x4 e os comprovantes de escolaridade e de endereço.

Thiago Peixoto é o novo secretário de DesenvolvimentoEconômicoNo fim de fevereiro o Governador Marconi Perillo anunciou mudanças em três secretarias da equipe de governo, incluindo a de Desenvolvimento Econômico, à qual o Instituto Tecnológico do Estado de Goiás Governador Onofre Quinan Anápolis está ligado. O novo titular da pasta é Thiago Peixoto, que estava na Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan). Thiago substitui o vice-governador José Eliton, que passou a comandar a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária. O ex-secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, será o secretário de Gestão e Planejamento, no lugar de Thiago Peixoto.Em nota, o Governador Marconi Perillo justificou as mudanças dizendo que o vice-governador, por ser o segundo na hierarquia do Estado, fortalecerá institucionalmente a área da Segurança Pública e Administração Penitenciária. “O vice-governador é um advogado altamente competente, profundo conhecedor das leis”, salientou Marconi.

Page 8: Informativo Digital 011 - janeiro/fevereiro 2016

ANÁPOLIS

ANÁPOLIS

novembro-dezembro 2015

www.cepeduc.com

Servidores e professores aprendem como usar lousa interativa

Utilizando o recurso tecnológico da web conferência, o analista de produtos da VTS Brasil, de Minas Gerais, Rodrigo Saldanha, ensinou aos professores e servidores do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás Governador Onofre Quinan – ITEGO Anápolis, como utilizar a lousa interativa.O ITEGO Anápolis recebeu cinco lousas interativas que foram adquiridas pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SED) dentro do Projeto Ambientes Multimidiáticos, com objetivo de equipar os institutos tecnológicos do Estado com um recurso inovador e auxiliar o professor em sala de aula e melhorar o processo de ensino-aprendizagem.As lousas fazem parte de um kit composto por

Página 9

computador, lousa interativa de 4 metros com acesso à internet, projetor multimídia de curta distância, amplificação para voz com alto-falante de 300w, software em integração com notebooks ou tablets.Rodrigo explicou que, para funcionar bem, a lousa deve ser ligada, por cabos, a um computador, ao projetor e ao som. As ferramentas permitem acessar, durante as aulas, vídeos, fotos, textos em sites, arquivos, bem como interferir e destacar elementos. Com uma caneta multimídia, o giz dá lugar a um instrumento moderno de comunicação escrita na lousa. Nas aulas de matemática, por exemplo, símbolos da disciplina podem ser ordenados de maneira instantânea.

ProjetoCom o Projeto Ambientes Multimidiáticos, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, realiza investimentos de R$ 3,75 milhões nos Institutos Tecnológicos (Itegos) vinculados à pasta. As demais unidades que se encontram em construção também receberão os novos equipamentos. De acordo com a SED, a meta é dotar as unidades de aparato tecnológico moderno, aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem.

Nesta primeira etapa foram investidos recursos na ordem de R$ 1,57 milhão e, na sequência, haverá a aquisição de 18 equipamentos de videoconferência, com

investimento previsto de R$ 1,68 milhão. A terceira fase compreende a aquisição de um sistema de gestão educacional (SGE), com recursos de R$ 500 mil.