informativo de piripiri #1 #100dias

8
COMEÇA A MUDANÇA Homens vão às ruas de Piripiri recuperar nossas principais vias de tráfego. O progresso vai chegar. Prefeito Odival Andrade dá pontapé inicial do torneio amador Pé de Chulé Foram 100 dias de muito trabalho, principalmente se considerado o legado de problemas que encontramos em janeiro de 2013. Mas os avanços já são sentidos. Escolas melhoradas, postos de saúde funcionando, médicos atendendo, ruas cuidadas, respeito ao cidadão. Bem-vindos. A mudança de Piripiri já começou.

Upload: r-2-comunicacao

Post on 19-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Realização: R2 Comunicação / Jornalista responsável: Raimundo Filho / Projeto e diagramação: Franciberto Ribeiro / Objetivo: divulgação das ações da Prefeitura de Piripiri (Piauí, Brasil) / Período: Abril de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo de Piripiri #1 #100dias

COMEÇA A MUDANÇA

Homens vão às ruas de Piripiri recuperar nossas principais vias de tráfego. O progresso vai chegar.

Prefeito Odival Andrade dá pontapé inicial do torneio amador Pé de Chulé

Foram 100 dias de muito trabalho, principalmente se considerado o legado de problemas que encontramos em janeiro de 2013. Mas os avanços já são sentidos. Escolas melhoradas, postos de saúde funcionando, médicos atendendo, ruas cuidadas, respeito ao cidadão. Bem-vindos. A mudança de Piripiri já começou.

Page 2: Informativo de Piripiri #1 #100dias

Assim nós encontramos PIRIPIRI

Caçamba da prefeitura Quadra Prof. Hidelbrando Caminhão do lixo danificado Retroescavadeira quebrada

Cadeiras do terminal rodoviário Teto do Museu de Pery Pery

Ambulância do município Merenda escolar vencida

Teto da SETAS destruído Cadeira do prefeito danificada

Mesas destruídas Entulhos na sede da PMP

Banco destruído na sede

Material amontoado na rodoviáriaQuadra do Colégio José Teixeira de sousa

SETAS em estado precárioCupins destruindo paredes da sede da SETAS Medicamentos foram desperdiçados e jogados no lixo

Veículos da Prefeitura quebrados e avariados

Cadeiras do gabinete

Longarinas rasgadas Teto da garagem da prefeitura

Galpão que servia de garagem

Estratégia da TERRA ARRASADA: Moderna sede da Prefeitura Municipal de Piripiri destruída após venda do patrimônio público

Estado em que se encontrava o patrimônio público de Piripiri em 1º de janeiro de 2013

Bens do município encontrados quebrados e abandonados

Chegamos. Vimos. AvançamosChegamos. Vimos. AvançamosNão são fáceis os primeiros

dias de um governo que se propõe a mudar um cenário implantado por 30 anos a

fio. Os que saíram criam focos de resistência. Os que chegam têm de, ao mesmo tempo, recuperar a máquina e imprimir um novo ritmo, desviando-se das armadilhas da resistência inconformada. Tem sido esta a nossa missão e a desempenhamos de maneira positiva. Já fizemos muito em 100 dias. Não só em

obras e serviços, que explanaremos nas próximas páginas, mas, principalmente, em ouvir a população, em tratá-la bem, em compartilhar com ela os rumos que o Município deve tomar para progredir. Como todos sabem, encontramos um caos – físico e administrativo – quando chegamos à Prefeitura de Piripiri. Dívidas, sucateamento, irregularidades, barricadas administrativas para que perdêssemos tempo desmontando-as. Não perdemos. Ganhamos t empo . Avançamos .

Reformamos escolas, climatizamos colégios, doamos fardamentos e livros, tapamos buracos, recolhemos lixo, recuperamos postos de saúde, recontratamos médicos, botamos a saúde do município para funcionar. Melhoramos o social, investimos em cultura e lazer, endireitamos procedimentos. Mas isso não é tudo. É, isto sim, apenas o começo. Diante da realidade encontrada, um excelente começo. E o melhor estar por vir. Inicialmente será o asfalto garantido

pelo Governo do Estado, em parceria com o município, para abrir novos corredores de trânsito na cidade. São frentes de calçamentos em várias ruas da periferia. São mais PSF´s e Academias Populares nos bairros. É a construção de novos colégios e aparelhamento de ginásios poliesportivos nos que já existem. É muito mais trabalho, porque é isso que o povo espera da gente. E, agora, mais do que nunca, PIRIPIRI É PARA O POVO.

02

Page 3: Informativo de Piripiri #1 #100dias

Prefeitura doa livros para criançasSEDUC

A Secretaria de Educação de Piripiri garantiu a doação de livros didáticos às crianças da educação infantil de Piripiri.

Estão garantidos dois livros para cada aluno do ensino infantil, tanto da zona rural como da zona urbana. Estão sendo beneficiadas as crianças de 3 a 5 anos, matriculadas no maternal, pré-escolar I e II da rede municipal, numa iniciativa inédita da Prefeitura de Piripiri.

Para Joselane Dias, moradora do bairro Flor dos Campos, mãe de um aluno, os livros só irão somar ao ensino de seu filho e observa que as crianças passaram a ter um novo tratamento pelo poder público Municipal. “Isso só vai enriquecer os conhecimentos da criança e vai trazer benefícios no dia a dia, porque, antes, livros no ensino infantil só era para os colégios particulares e, hoje, com investimento na educação, nessa nova gestão, melhorou a situação do ensino infantil”, finalizou.

MERENDA ESCOLAR DE QUALIDADEO prefeito de Piripiri, Odival Andrade,

garantiu aos pais de alunos que todas as escolas do município teriam merenda escolar de qualidade durante todo o ano letivo.

Os alunos da rede municipal de ensino terão mais conforto nas salas de aulas na hora do aprendizado. A Prefeitura de Piripiri, através da Secretaria de Educação, climatizou quatro escolas, que são os centros educativos Carolina Lira, Antônio Resende, Irmã Ângela e Antônio Ferreira.

A meta da Prefeitura de Piripiri é climatizar todas as escolas do Município. “Nós queremos proporcionar o máximo de qualidade aos nossos estudantes, para que isso seja revertido em boa educação aos nossos alunos”, finaliza a secretária municipal de Educação, Clarinda Andrade.

O prefeito de Piripiri Odival Andra-de garantiu, no dia 7 de fevereito, um aumento de 10% no salário dos professores do município, superior, inclusive, ao reajuste concedido pelo Governo Federal, que é de 7,9%. O investimento faz parte da política do novo prefeito de valorizar a educação local, aparelhando as escolas, prestigiando o professor e zelando pelo aluno.

“Não se faz educação sem recursos e investimentos. Nós temos recursos e vamos investir na Educação como, de fato, a pasta merece. E, nisso, eu peço ajuda de todos: os que votaram e os que não votaram em mim”, ressalta.

A Prefeitura Municipal de Piripiri, através da Secretaria de Educação, realizou a aula inaugural do cursinho do Pré-vestibular “Uma Nova Chance para Crescer”. A solenidade foi realizada no dia 11 de março, no Auditório Osíris Neves de Melo, com a presença dos 60 alunos aprovados, familiares, professores e autoridades do Município de Piripiri.

Odival também garantiu que to-das as escolas do município terão suas estruturas recuperadas. Haverá também construção de creches-escolas nos bairros Petecas, no Recreio, bem como de quadras esportivas cobertas nas escolas Linoca Pires, Carolina Lira e Joaquim Cavalcante, além de uma unidade escolar no Residencial Recreio com seis salas de aula. O prefeito disse, ainda, aos educadores que estes podem contar com a prefeitura no que diz respeito a investimentos, mas que ele também cobrará professores e diretores para que as metas para melhorar a Educação de Piripiri sejam atingidas.

O Prefeito de Piripiri, Odival Andrade anunciou uma parceria com o Governo do Estado para a municipalização da rede estadual do transporte escolar.

A Prefeitura de Piripiri aderiu ao Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (PEATE), em que o Município passa a assumir todas as linhas do ensino fundamental, infantil e médio na cidade. “O governo do Estado irá repassar parte dos recursos, além de doar um ônibus novo e 520 bicicletas. Cada Município irá ter um gasto a mais, porém, em compensação, todos sairão ganhando na qualidade do transporte”, garantiu Odival Andrade.

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, e a secretária de educação, Clarinda Andrade, participaram, no dia 18 de fevereiro, no Centro Educativo Paulo Machado, do início do ano letivo da Rede Municipal de Ensino. Na ocasião, Odival anunciou que a farda dos alunos será paga pelo Município e o uniforme será padronizado com as cores da bandeira de Piripiri.

O prefeito também autorizou a compra de novos móveis para as

escolas e a implantação de rede de internet em todas elas, tanto da cidade como no interior. Na oportunidade, Odival Andrade também apresentou o novo modelo de uniforme das escolas do município, com as cores da bandeira de Piripiri, que será distribuído gratuitamente aos alunos. “Os pais não irão comprar farda para seus filhos. Quem tem que doar o fardamento é a prefeitura que tem recurso para essa finalidade”, garantiu.

Escolas da Rede Municipal são climatizadas

Professores ganham aumento acima do piso federal

Lançado cursinho Pré-vestibular

Odival garante reforma das

escolas e ginásios

Educação municipaliza o

transporte escolar

Fardamento escolar será gratuito

SECRETÁRIA Clarinda Andrade conversa com criança na hora da merenda, em colégio do município

PREFEITO Odival Andrade prestigia lançamento do curso Pré-Vestibula Municipal

03

Page 4: Informativo de Piripiri #1 #100dias

Feira Agroecológica aquece comércio e gera renda

Alunos do PETI comemoram a Páscoa com celebração

Foi realizada, em Piripiri, no dia 27 de março, na praça do Parque Curumim, a Feira Agro-ecológica da Agricultura Familiar e Econo-mia Solidária, O evento teve uma grande

movimentação de pessoas conhecendo e comprando os produtos da região, como artesanato, ovos, goma, farinha, puba, entre outros produtos. Durante a re-alização da feira, houve música ao vivo com Joel e

Banda, atendimentos de saúde e expedição da carteira de trabalho. Mais de R$ 100 mil foram negociados durante a feira.

A Secretária da SETAS, Socorro Mesquita, falou do sucesso desta edição e da busca para torná-la rotina na cidade. “Conseguimos fazer parcerias, trazer mais produtores e visitantes. Vamos buscar resgatar esse hábito de semanalmente ir à feira”, disse Socorro.

A Secretaria de Trabalho e Ação Social, através do PETI (Programa de Erradicação do Tra-balho Infantil), realizou uma comemoração alusiva à Páscoa com alunos do programa.

Participaram a secretária da SETAS, Socorro Mes-quita, o secretário de governo, Raimundo Filho, e o presidente da Câmara Municipal, o vereador Genival Sales (PT).

A comemoração iniciou com uma celebração re-flexiva, teve brincadeiras e distribuição de ovos de páscoa para as crianças.

Participaram 100 alunos, divididos entre manhã e tarde. A comemoração também ocorre com jovens assistidos pelo programa na zona rural. Em Piripiri, atualmente, o PETI atende 200 crianças.

SETAS

FEIRANTES negociaram mais de R$ 100 mil em mercadorias após a mudança da Feira para o Parque Curumim

CRIANÇAS do PETI foram presenteadas com ovos da Páscoa entregues pela Secretária Socorro Mesquita

Adolescentes, pais e uma equipe da Secretaria do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento So-cial - SETAS - estiveram reunidos na noite de 15 de março, no auditório Osires Neves de Melo, na Praça de Eventos, para o lançamento das atividades do Pro-Jovem Adolescente em 2013. Os cerca de 250 jovens que irão participar do pro-grama já puderam ter noção das atividades que irão realizar neste ano. A Secretária Municipal de Assistência Social, Socorro Mesquita, esteve à frente do evento. Segundo Socorro, os jovens precisam de um grande apoio, uma vez que são muitas as vulnerabilidades que os acometem.

A secretaria de assistência social - SETAS - re-alizou o I Seminário da Mulher Piripiriense, com o Tema: “Mulher e Gênero: Conhecimento e Ação Política”. O Seminário reuniu, durante dois dias (15 e 16 de março) cerca de 1000 pessoas, entre parlamentares, o prefeito Odival Andrade, a secre-tária de Assistência Social do Município, Socorro Mesquita, o Secretário de Assistência Social do Estado, Francisco Guedes, pesquisadoras, repre-sentantes de Conselhos Estaduais e Municipais dos Direitos da Mulher, dentre outras autoridades.

A Secretaria de Assistência Social do Município de Piripiri pôs em discussão o Plano Municipal de Assistência Social que propõe ações, programas e projetos que vêm ao encontro das principais ne-cessidades existentes na comunidade. O objetivo do Plano é buscar a melhoria da qualidade de vida da população carente e fazer cumprir a Lei Orgânica da Assistência Social e a Constituição Federal de 1988, buscando a universalização dos direitos sociais.

Um grande público se fez presente na so-lenidade de abertura do Programa ProJovem Trabalhador, no dia 3 de abril, no Auditório Osíris Neves de Melo, na Praça de Eventos. Estiveram presentes ao evento a secretária estadual do tra-balho, Larissa Maia; o prefeito de Piripiri Odival Andrade; a secretária de assistência social Socorro Mesquita; o médico José Pinto, autoridades muni-cipais. Na abertura foi apresentada uma projeção das ações do ProJovem Trabalhador desde a sua implantação no Estado do Piauí.

A Prefeitura Municipal de Piripiri, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou a entrega de peixes e cestas básicas para beneficiários do Programa Bolsa Família e Ca-dasto Único, para a Semana Santa.

O prefeito Odival Andrade e a secretária de Assistência Social, Socorro Mesquita fizeram a entrega dos peixes à população. A distribuição aconteceu no CRAS dos bairros Germano e Re-creio. Trezentas famílias foram beneficiadas.

Programa Pro-Jovem Adolescente é lançado

Realizado I Seminário da Mulher Piripiriense

Piripiri discute Plano Municipal de Assistência

SETAS abre programa Pro-Jovem Trabalhador

Prefeitura doa peixes e cestas básicas aos carentes

04

Page 5: Informativo de Piripiri #1 #100dias

Centro de Saúde amplia especialidades para população

Comerciários têm agora atendimento médico noturno

CEO agonizava com carências e agora retoma atividades

Postos de saúde da família voltam a

funcionar em Piripiri

O Centro de Saúde Adauto Coelho de Re-sende é hoje uma referência em média complexidade ambulatorial e tem por objetivo atender os principais problemas

da saúde da população de Piripiri. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Piripiri (SESAM) ampliou os serviços prestados por aquela casa de saúde.

De cinco especialistas até o final da administra-ção passada da Prefeitura, o Centro de Saúde passou a ter 16, que atendem em escala de serviço. Entre as especialidades de hoje estão nutrição, pediatria, cardiologia, psicologia, dermatologia, neurologia, pequenas cirurgias, fisioterapia, ortopedia, geria-tria, psiquiatria e fonoaudiologia.

A Secretaria de Saúde (SESAM) inaugurou, na gestão do prefeito Odival Andrade, dois serviços inéditos em saúde pública no município: os atendimentos odontológico

e médico noturno para os comerciários e trabalha-dores da construção civil de Piripiri.

Os novos serviços atendem à demanda de um público que normalmente não dispõe de tempo du-

rante o período diurno, e que agora pode atender às suas carências. O atendimento acontece no Centro de Saúde Adauto Coelho de Resende, localizado à Rua Padre Domingos, no centro da cidade. O atendimento é fruto de convênio firmado entre o município e a ACIP/CDL e SITRICON (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e Mobiliários).

Construído na primeira gestão de Odival An-drade, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) estava, até dezembro de 2012, com as atividades paralisadas, com falta de material, instrumental e equipamentos, e com os serviços especializados comprometidos pela carência de profissionais. Já na atual administração, foi feita reforma nas instalações e contratados especialistas, dentre eles dois endodontistas, um periodontista, um cirurgião buco-maxilo, um especialista em pró-tese, um ortodontista e um profissional para aten-dimento de pacientes com necessidades especiais. A Secretaria Municipal de Saúde também conseguiu um curso para técnico de laboratório de prótese, além da contratação de um técnico na área. Este tipo de serviço era feito fora da cidade, com ônus para o município.

Os postos de saúde da família do município de Piripiri, que se encontravam fechados em quase sua totalidade ao final da última gestão da Pre-feitura de Piripiri, retornaram às suas atividades normais. De acordo com o secretário municipal de saúde, Wilson Andrade, dos 23 postos de saúde do município, apenas dez tinham atendimento médico na gestão anterior.

Em apenas 15 dias da nova administração do prefeito Odival Andrade, dez profissionais de me-dicina já haviam sido contratados. Hoje todos os postos do município têm cobertura médica, com 21 médicos contratados. Os médicos atendem na zona rural 20 horas semanais, em quatro turnos. Na zona urbana serão 30 horas semanais, em cinco turnos.

Para o secretário Wilson Andrade, isso já e um grande avanço para a comunidade.

SECRETÁRIO Wilson Andrade acompanha atendimento médico à população de Piripiri

SESAM

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, investiu pesado no novo laboratório central de Piripiri, dotado de toda a estrutura necessária para um bom

funcionamento. De acordo com o Coordenador do laboratório, o Biomédico Isaac Bruno, os novos investimentos no laboratório coloca-o dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, com uma equipe multidisciplinar, formada por um biomédico, um laboratorista, três bioquímicos e três enfermeiras, atendendo em Piripiri e toda a região dos Cocais, e interligando todos os municípios ligados a essa grande região, e que poderão realizar exames através do programa de pactuaçao integrada.

O serviço de correição do município de Piripiri, desenvolvido pela Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, foi intensificado devido às

várias reclamações populares. Além da estrutura adequada para colocar

os animais, o serviço ganhou com aquisição de reboque próprio motorizado para transporte, agilizando os trabalhos e garantindo menos sofrimento aos animais. Antes os animais apreendidos eram tocados a pé para uma distância de oito quilômetros.

O novo espaço de correição é um ambiente ameno, com água, sombra, comida e separação entre grandes e pequenos animais. Outra ferramenta importante e que será usada freqüentemente diz respeito ao convênio firmado com o Governo Federal, Estado e Município, no controle de animais tanto nas rodovias federais quanto nas estaduais, e que será executado pela Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Transportes (Setrans) e Secretaria de Saúde do município.

Laboratório Central é referência no

Território dos Cocais

Correição de Piripiri intensifica ações na

apreensão de animais

LABORATÓRIO teve investimentos da prefeitura

05

Page 6: Informativo de Piripiri #1 #100dias

TAPA-BURACOSTAPA-BURACOSReynolds Benício acompanhou de perto a operação realizada nas ruas de Piripiri

A Prefeitura de Piripiri, através da Secretaria de Infraestrutura, SEINFRA, realizou a recu-peração da malha asfáltica de Piripiri, grande reclamação da população e preocupação do

próprio prefeito Odival Andrade. O Secretário da SEINFRA, Reynolds Benício, disse

que existia uma grande quantidade de buracos nas ruas e avenidas da cidade, ao final da gestão anterior da Prefeitura de Piripiri, e que foram cobertos já nestes

100 dias de trabalho. Uma fábrica de asfalto de Piracu-ruca forneceu o material para o serviço, já que Piripiri não dispõe de uma usina. O prefeito Odival Andrade também conseguiu asfalto com o Governo do Estado, inicialmente cerca de 27km, que serão utilizados em vias importantes da cidade. Serão contempladas as ruas Santos Dumont, Antenor de Araújo Freitas e Rua São Francisco, essas são as três ruas iniciais para desafogar o trânsito de Piripiri.

Prefeitura lança mutirão da limpeza

em Piripiri

Comunidadesrecebem limpeza

nos pátios

Ao assumir a prefeitura de Piripiri, a ordem do prefeito Odival Andrade foi a de passar a cidade a limpo. Numa operação denominada Mutirão da Limpeza, 70 garis foram às ruas da cidade fazerem uma faxina geral. Fizeram parte da operação caminhões e caçambas de limpeza pública.

E a batalha contra a sujeira em Piripiri continua a todo vapor. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (SEINFRA), mais de 3 mil carradas de lixo foram retiradas das ruas e avenidas do Centro e da periferia da cidade, em pouco mais de um mês de nova gestão. “No início da gestão do prefeito Odival Andrade, foram retirados das ruas cerca de 420 tambores que estavam espalhados pela cidade e que eram usados como depósito de lixo, deixando a cidade feia e suja”, finaliza Reynolds.

A Prefeitura de Piripiri, através da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SEINFRA), realizou roço e recuperação de estradas e limpeza das comunidades da zona rural. Com essa finalidade, foram pagas diárias aos próprios moradores das comunidades para realizarem o serviço, sob a orientação da SEINFRA. “O objetivo principal foi fazer o serviço para as comunidades e assim melhorar a situação das estradas”, garantiu o secretário Reynolds Benício.

Ao todo foram distribuídas cerca de três mil diárias para trabalhadores que cuidaram do roço em cerca de 90 comunidades da zona rural.

Prefeitura de Piripiri recupera estradas da zona Rural

A Prefeitura de Piripiri, através da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SEINFRA), também deu início à recuperação de estradas da zona rural, começando por: Formosa,

Pega Bem, Lages dos Fidélis, Resende, Oiticica IV e Marinheiro. Segundo o secretário da SEINFRA, Reynolds Benício, a operação emergencial visou à melhoria da situação dos pontos de atoleiro.

“Realizamos essa tarefa emergencial para sanar os locais onde os veículos estavam ficando atolados”, explica Reynolds.

Segundo o secretário, a maior dificuldade encontrada pela SEINFRA foi com relação aos maquinários uma vez que a atual administração encontrou as máquinas da Comissão de Defesa Civil sucateadas, impróprias para o uso.

MÁQUINAS trabalham na recuperação das estradas da localidade Sertão de Dentro, na estrada da Formosa

06SEINFRA

Page 7: Informativo de Piripiri #1 #100dias

Muitos gols no Pé de Chulé e Copão Rural

Com quatro jogos pela manhã e quatro à tarde, foi realizada, no dia 7 de abril, no Couto Pereira, Três Corações, Campo do Padeiro e Cascavel, a primeira rodada do Campeonato

Pé de Chulé 2013. O prefeito Odival Andrade deu o pontapé inicial do torneio.

Na rodada de abertura do Pé de Chulé, foram marcados 36 gols em 8 jogos. Uma média de 4,5 gols por partida, mostrando que os atletas estão com fome de gol e pontaria calibrada. Já no Copão Rural, 50 gols foram marcados na rodada de abertura, resultando numa média de mais de 4 gols por partida. No último domingo (7), foram realizados 12 jogos.

CAMPEONATO Pé de Chulé iniciou com uma média de quase 5 gols por partida

Prefeito doa material esportivo para equipesNo dia 4 de abril, no auditório da Praça de Eventos,

o prefeito Odival Andrade entregou material esportivo para os clubes de futebol amador que participarão do Copão Rural e do Pé de Chulé. Todo o material adquiri-do foi devidamente licitado e comprado pelo município

para ser repassado como forma de incentivo e apoio ao esporte amador da cidade. Para as 30 equipes do Pé de Chulé a prefeitura repassou 120 pares de chuteiras e 30 bolas. Para as 26 equipes que disputarão o Copão Rural foram doadas 26 bolas e 104 pares de chuteiras.

Prefeitura recupera campos de futebol

Carnaval leva 25 mil foliões às ruas

Waldonys e Garota Safada no Portal do Forró 2013

I Circuito de Férias de Piripiri movimenta

juventude e desportistas

Atendendo a reivindicações dos desportistas de Piripiri, a Prefeitura implantou o trabalho de terra-planagem e roço dos campos de futebol que estão sendo palco dos jogos do campeonato Pé de Chulé.

A diretoria de esportes da SEJUCE, através do professor Augusto Ferro, após fazer uma vistoria nos campos de várzea do município, constatou a necessidade de fazer um trabalho de recuperação destas praças

esportivas que já não ofereciam condições adequadas para jogos de futebol.

Prontamente, o prefeito Odival Andrade (PSB) autorizou, através da SEINFRA – Secretaria de In-fraestrutura do Município -, a realização do trabalho de manutenção dos campos de futebol Couto Pereira, Três Corações, Campo do Padeiro e Campo do Cascavel que sediarão os jogos do Pé de Chulé.

Atendendo à proposta da nova gestão municipal de resgatar a participação popular, o Carnaval de Piripiri este ano levou às ruas da cidade cerca de 25 mil foliões por noite, durante

os cinco dias de realização do evento. Piripirenses e turistas puderam curtir, do dia 8 a 12, o melhor do axé, swingueira, marchinhas e música eletrônica, em um evento que, para o prefeito Odival Andrade, “já está

marcado no calendário festivo da região”. “Nosso objetivo foi, justamente, reativar o Carna-

val em Piripiri, que, nos últimos anos, esteve longe das ruas, longe da população. Trouxemos o evento, novamente, para o povo, resgatando o lado tradicio-nal ao mesmo tempo em que promovemos uma festa moderna, com novidades como o Carnagay”, destaca Andrade.

Um Portal do Forró nos moldes do que foi concebido, valorizando novas e velhas gerações forrozeiras, atendendo ao popular e ao clássico, dando espaço aos artistas da terra também. Assim será a retomada do Portal do Forró em Piripiri, confirmado para ocorrer entre os dias 6 e 9 de junho, na Praça de Eventos. A festa já tem duas atrações confirmadas: a banda Garota Safada e o sanfoneiro Waldonys, cantor e compositor cearense, parceiro de grandes nomes do Forró Nordestino, como Fágner e Dominguinhos.

Já nos primeiros dias da gestão do prefeito Odival Andrade, a cidade de Piripiri realizou, de 5 a 26 de janeiro, o Circuito Piripiriense de Férias, um evento que trouxe opções para

os piripirienses, e público de cidades vizinhas que gostam de atrações e atividades esportivas no período de férias.

Durante todo o mês de janeiro, shows musicais e várias modalidades esportivas, tais como: jiu jitsu, futebol, handebol e outras atrações foram realizadas.

O circuito teve início com shows das bandas Desejo Musical e Chicabana, na Praça da Bandeira.

Na programação do Circuito Piripiriense de Férias, aos sábados houve, no açude Caldeirão, a partir das 15 horas, shows musicais abertos para a população e, aos domingos, as disputas de voleibol de areia, no povoado Banda, a partir das 9 horas da manhã. Outras modalidades esportivas também ocorreram durante a semana, tais como futsal e jiu-jitsu.

MILHARES de pessoas lotaram a avenida Tomaz Rebêlo no Carnaval do Povo 2013

PREFEITO Odival Andarde realiza entrega de material esportivo para o Circuito de Férias

07SEJUCE

Page 8: Informativo de Piripiri #1 #100dias

”” ”

Antônio Airton “Chi-có”, morador do bairro Prado, sobre a ope-ração tapa-buraco. “Aqui, no bairro Prado, melhorou bastante pra gente que anda de moto ou de bicicleta. Tinha muito buraco e a gente corria o risco de levar um acidente, como já aconteceu antes”.

Luis Gonzaga, comerciante do bairro Prado, sobre a

doação de equipes para o Copão Rural. “Foi uma boa

iniciativa e nunca tinha acontecido e só quem

ganha são as equipes que receberam o material, as

chuteiras e as bolas.

João Ventura, morador do Bairro Paciência, fala da

Feira de Agricultura Fami-liar. “Isso aqui é muito bom, além dos amigos que a gen-te acaba encontrando. Tem legume aqui que eu só vejo

se for pro interior. Tomara que tenha cada vez mais.

Eu mesmo, quando tiver, eu tô aqui”.

Mais mudanças à vista08

Afora as obras e serviços já expostos aqui neste informativo, como a reforma de 30 escolas, das 50 que se encontravam em estado precário no início da gestão, listamos agora as próximas ações da prefeitura, que trarão benefícios para o povo de Piripiri.

Calçamento em várias ruas da Periferia

Asfalto para mais três corredores de tráfego

Ponte na Rua São Francisco ligando o Centro ao Prado

Coberturas das quadras esportivas do Linoca Pires e Carolina Lira

Construção de ginásios esportivos nos bairros Estação, Santa Maria e Germano

Centro Educativo do Parque Recreio

Creche Pro-Infância no Parque Recreio

Creche Pro-Infância no Petecas III

Ampliação do Posto de Saúde no Petecas

Ampliação do Posto de Saúde na Sussuarana

Construção do Posto de Saúde do Prado

Construção de uma escola na Formosa

Recuperação Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

Prefeitura garante apoio ao 4 de Julho

A Prefeitura de Piripiri garantiu apoio ao 4 de Julho Esporte Clube para a disputa do Campeonato Piauiense de 2013. Ao ser procurado pelo presidente do Colorado, radialista Djalma Morais, o prefeito

Odival, como desportista e ex-diretor do clube, acenou posi-tivamente para o apoio financeiro ao clube.

Inicialmente, a Prefeitura de Piripiri destinou R$ 40 mil mensais ao Colorado, com mais uma colaboração para a base amadora do time, a fim de revelar atletas que, futura-mente, façam caixa para o clube, viabilizando uma maior independência da verba pública.

Em virtude da dificuldade da diretoria em contratar bons jogadores, já que o mercado regional já havia fechado quando o 4 de Julho começou a se organizar para o Estadual, a Prefeitura ainda bancou a contratação de mais dois atletas e ajudou no retorno do treinador campeão em 2011, Jorge Pinheiro. “O 4 de Julho não tem coloração partidária. Não pertence a nenhum grupo político. O time é uma instituição

piripiriense, mexe com a cidade e, portanto, tem de ter o apoio da Prefeitura”, finaliza Odival.

Convocação de 359 aprovados em concurso público

Município cria Fundo Municipal

de Educação

O prefeito de Piripiri Odival Andrade convocou para tomar posse no serviço público municipal 359 concursados aprovados nos últimos concursos públicos da Prefeitura de Piripiri. Os cargos ocupados vão desde agentes administrativos, passando por ajudantes de serviços, merendeiras, vigias, professores de diversas áreas, cirurgiões dentistas, educadores físicos, enfermeiros, psicólogos, auxiliares de enfermagem, entre outras funções.

Odival Andrade também falou do Fundo da Educação, um projeto de lei que o prefeito de Piripiri mandou à Câmara Municipal e que prevê que 25% de todo recurso que entre no município sejam destinados à Educação. “Nós teremos escolas com apoio psicológico ao aluno, com conexão à internet, com autonomia, nos moldes das escolas privadas, onde a gestão faz a diferença”, frisa Andrade.

Prefeitura antecipa calendário de pagamento do servidor para 2013

Uma das primeiras ações da nova administração da Prefeitura de Piripiri foi o anúncio do calendário de pagamento do servidor público municipal para o ano de 2013. Algumas categorias chegam a receber seus salários ainda dentro do próprio mês trabalhado. A medida traz mais segurança para o funcionalismo que, sabendo da data exata do pagamento de seus vencimentos, pode fazer um melhor planejamento de seus compromissos.

Na gestão passada da Prefeitura de Piripiri o atraso de salários era fato frequente, causando uma instabilidade para servidores municipais que perderam credibilidade no comércio local. “O servidor trabalha por salários e reconhecimento, e temos mantido os salários em dia, como compromisso da nossa gestão”, garantiu o prefeito Odival Andrade.

PIRIPIRI JÁ MELHOROU!