prova escrita objetiva -...

15
COORDENADORIA PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE P P R R O O V V A A E E S S C C R R I I T T A A O O B B J J E E T T I I V V A A DATA: 11/10/2009 HORÁRIO: 09 às 12 horas DURAÇÃO: 03 (três) horas NÚMERO DE QUESTÕES: 50 LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES E AGUARDE AUTORIZAÇÃO PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES Verifique se este CADERNO contém um total de 50 (cinquenta) questões do tipo múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada. Se o caderno não estiver completo, solicite ao fiscal de sala um outro caderno. Não serão aceitas reclamações posteriores. As questões estão assim distribuídas: LÍNGUA PORTUGUESA: 01 a 10 LEGISLAÇÃO DO SUS: 11 a 20 CONHECIMENTO ESPECÍFICO: 21 a 50 Nenhum candidato poderá entregar o caderno de questões antes de decorridos 60 (sessenta) minutos do início da prova, ressalvados os casos de emergência médica Só poderá ser utilizado como borrão o próprio CADERNO DE QUESTÕES. Não será permitido ao candidato o uso de máquina calculadora (inclusive em relógios) ou similar, agenda eletrônica, notebook, palmtop, gravador, máquina fotográfica, telefone celular, BIP, walkman ou qualquer outro receptor de mensagem. Não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, bem como uso de óculos escuros, chapéu, boné, gorro ou porte de armas no recinto da prova. O descumprimento da presente instrução implicará TENTATIVA DE FRAUDE, procedendo-se à retirada imediata do candidato e a sua ELIMINAÇÃO SUMÁRIA do concurso. As respostas devem ser marcadas, obrigatoriamente, no CARTÃO-RESPOSTA, utilizando caneta esferográfica, TINTA PRETA ou AZUL ESCURO. Marque apenas uma alternativa para cada questão. Ao concluir a prova, o candidato terá que devolver o CARTÃO-RESPOSTA devidamente ASSINADO e o CADERNO DE QUESTÕES. A não devolução de qualquer um deles implicará a eliminação do candidato. CARGO: CÓDIGO 02 CIRURGIÃO-DENTISTA PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRIPIRI-PI CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EDITAL Nº 01/2009

Upload: hoanghuong

Post on 17-Nov-2018

229 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROVA ESCRITA OBJETIVA - copese.ufpi.brcopese.ufpi.br/copese/pm_piripiri/arquivos/provas/dentista.pdf · Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri –

COORDENADORIA PERMANENTE DE SELEÇÃO – COPESE

PPRROOVVAA EESSCCRRIITTAA OOBBJJEETTIIVVAA

DATA: 11/10/2009 HORÁRIO: 09 às 12 horas DURAÇÃO: 03 (três) horas NÚMERO DE QUESTÕES: 50

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES E AGUARDE AUTORIZAÇÃO

PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES

Verifique se este CADERNO contém um total de 50 (cinquenta) questões do tipo múltipla escolha, com 5

(cinco) alternativas cada. Se o caderno não estiver completo, solicite ao fiscal de sala um outro caderno. Não serão aceitas reclamações posteriores.

As questões estão assim distribuídas:

LÍNGUA PORTUGUESA: 01 a 10 LEGISLAÇÃO DO SUS: 11 a 20 CONHECIMENTO ESPECÍFICO: 21 a 50

Nenhum candidato poderá entregar o caderno de questões antes de decorridos 60 (sessenta) minutos do

início da prova, ressalvados os casos de emergência médica

Só poderá ser utilizado como borrão o próprio CADERNO DE QUESTÕES.

Não será permitido ao candidato o uso de máquina calculadora (inclusive em relógios) ou similar, agenda eletrônica, notebook, palmtop, gravador, máquina fotográfica, telefone celular, BIP, walkman ou qualquer outro receptor de mensagem.

Não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, bem como uso de óculos escuros, chapéu, boné, gorro ou porte de armas no recinto da prova. O descumprimento da presente instrução implicará TENTATIVA DE FRAUDE, procedendo-se à retirada imediata do candidato e a sua ELIMINAÇÃO SUMÁRIA do concurso.

As respostas devem ser marcadas, obrigatoriamente, no CARTÃO-RESPOSTA, utilizando caneta esferográfica, TINTA PRETA ou AZUL ESCURO.

Marque apenas uma alternativa para cada questão. Ao concluir a prova, o candidato terá que devolver o CARTÃO-RESPOSTA devidamente ASSINADO e o

CADERNO DE QUESTÕES. A não devolução de qualquer um deles implicará a eliminação do candidato.

CCAARRGGOO:: CCÓÓDDIIGGOO 0022

CCIIRRUURRGGIIÃÃOO--DDEENNTTIISSTTAA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRIPIRI-PI

CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

EDITAL Nº 01/2009

Page 2: PROVA ESCRITA OBJETIVA - copese.ufpi.brcopese.ufpi.br/copese/pm_piripiri/arquivos/provas/dentista.pdf · Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri –

Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri – Cargo: Cirurgião-Dentista

    2

LÍNGUA PORTUGUESA Texto 1

A melhor receita para proteger o coração é combinar a ginástica com os drinques 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22

Já está mais do que provado que a prática regular de exercícios físicos faz bem para o coração. Também não é segredo que o consumo moderado de álcool protege a saúde cardíaca. E quanto à combinação da ginástica com a bebida? Pois bem, essa é a melhor receita para a prevenção de doenças cardiovasculares, especialmente o infarto. Um estudo recém-publicado na revista científica European Heart Journal mostrou que as pessoas fisicamente ativas e habituadas a beber têm 50% menos risco de sofrer um problema cardíaco do que as abstêmias e as sedentárias. Para tanto bastam quatro horas por semana de caminhada leve e duas medidas de álcool por dia. Aos homens, estão liberadas duas taças de vinho, uma dose de uísque ou duas latinhas de cerveja, diariamente. Às mulheres, a metade disso. “É a primeira vez que uma pesquisa mostra que o álcool potencializa os efeitos protetores da atividade física”, diz o cardiologista Ibraim Masciarelli, do Hospital do Coração, em São Paulo.

Depois de acompanharem 11.914 homens e mulheres saudáveis ao longo de duas décadas, pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde Pública, da Dinamarca, constataram que, isoladamente, o álcool oferece o mesmo grau de proteção ao coração que a atividade física. Os riscos de infarto de um sedentário habituado a beber com moderação equivalem aos de um abstêmio fisicamente ativo. Eles têm 30% menos probabilidade de adoecer do que os sedentários que não bebem.

A ginástica e a bebida preservam a saúde do coração ao impedir o entupimento das artérias coronárias. Ambas aumentam a concentração de HDL, o colesterol bom, no sangue. Além disso, o álcool reduz as inflamações na parede interna dos vasos sanguíneos.

A prática de exercícios físicos, por sua vez, também dificulta a agregação das plaquetas sanguíneas, o que melhora o fluxo de sangue para o coração.

LOPES, Adriana Dias. Revista Veja, 06 de fevereiro de 2008.

01. A partir da leitura do Texto 1, é CORRETO afirmar que:

I. A combinação de atividades físicas com o consumo moderado de álcool diminui os riscos de infarto, já que ambos oferecem semelhante proteção ao coração.

II. A pesquisa não traz nenhuma novidade, pois, no primeiro parágrafo, a autora emprega as construções “Já está mais do que provado” (linha 01) e “Também não é segredo” (linha 02).

III. O aumento do colesterol bom (HDL), a redução das inflamações dos vasos sanguíneos e a dificuldade de agregação das plaquetas sanguíneas são efeitos positivos para a saúde cardíaca que resultam da ação conjunta da ginástica com a bebida.

(A) Apenas I e II são verdadeiras. (B) Apenas II e III são verdadeiras. (C) Apenas I e III são verdadeiras. (D) I, II e III são verdadeiras. (E) Nenhuma afirmativa é verdadeira.

02. O termo “abstêmio” (linha 16), que também aparece sob a forma “abstêmias” (linha 06), significa

(A) pessoa sedentária. (B) pessoa que não consome bebida alcoólica. (C) pessoa que consome bebida alcoólica moderadamente. (D) pessoa fisicamente ativa. (E) pessoa habituada a beber.

Page 3: PROVA ESCRITA OBJETIVA - copese.ufpi.brcopese.ufpi.br/copese/pm_piripiri/arquivos/provas/dentista.pdf · Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri –

Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri – Cargo: Cirurgião-Dentista

    3

03. A expressão “para tanto” (linha 07) indica ___________, e o termo sublinhado refere-se a ____________.

A opção que preenche, respectivamente, de forma correta as lacunas da frase acima é: (A) causa; quantidade de exercícios físicos e bebida alcoólica. (B) condição; quantidade de bebida alcoólica. (C) causa; diminuição dos riscos de infarto. (D) finalidade; quantidade de exercícios físicos. (E) finalidade; diminuição dos riscos de infarto.

Texto 2 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11

As bebidas alcoólicas tornam os humanos mais corajosos ao se aproximar do sexo oposto. Para entender como o álcool atua no sistema nervoso, cientistas da Universidade do Estado da Pensilvânia resolveram embriagar drosófilas, as moscas-das-frutas, um dos organismos mais propícios a experiências de laboratório. Eles submeteram as drosófilas ao vapor etílico dentro de uma câmara de plástico apelidada de flypub (em inglês, bar das moscas). Quando expostos ao álcool, os machos da espécie ficaram mais excitados e passaram a cortejar outros machos. Chegaram a formar “trenzinhos”, um subindo sobre o outro. Sem o estímulo do álcool, os machos normalmente acasalam apenas com parceiras do sexo oposto. O estudo conclui que o álcool afeta da mesma forma o sistema nervoso dos seres humanos e das drosófilas, deixando-os mais desinibidos sexualmente. Há a hipótese de que o álcool apenas interfira na capacidade da drosófila de identificar os hormônios sexuais característicos das fêmeas.

VIEIRA, Vanessa. (fragmento) Revista Veja, 06 de fevereiro de 2008.

04. Considerando-se uma possível aproximação temática entre os Textos 1 e 2, é CORRETO afirmar

que:

(A) Ambos os textos apresentam pesquisas norte-americanas sobre o efeito do álcool em seres vivos, realizadas com animais (cobaias) em experiências de laboratório.

(B) Ambas as pesquisas mostram os efeitos benéficos do álcool sobre o sistema circulatório, quando ingerido com moderação.

(C) Enquanto o Texto 1 apresenta os benefícios do consumo moderado de álcool para a saúde do coração, o Texto 2 apresenta os malefícios desse mesmo consumo.

(D) Enquanto o Texto 1 descreve positivamente a ação do álcool sobre o sistema circulatório, o Texto 2 informa apenas que o álcool afeta o sistema nervoso causando desinibição sexual.

(E) A pesquisa apresentada no Texto 2 invalida aquela do Texto 1, ao colocar em dúvida os efeitos positivos do consumo de álcool para a saúde dos seres humanos.

05. Sobre o termo sublinhado no período abaixo, extraído do Texto 2, é CORRETO afirmar:

“O estudo conclui que o álcool afeta da mesma forma o sistema nervoso dos seres humanos e das drosófilas, deixando-os mais desinibidos sexualmente.” (linhas 08 e 09)

(A) Trata-se de pronome oblíquo, masculino plural, que se refere anaforicamente a “seres humanos” e

a drosófilas. (B) Trata-se de artigo definido, masculino plural, que se refere cataforicamente a “desinibidos”,

concordando com o adjetivo em gênero e número. (C) Trata-se de pronome reto na terceira pessoa do plural, que se refere a “seres humanos” e

“drosófilas”, o que justifica o plural masculino. (D) Trata-se de pronome oblíquo, masculino plural, que se refere anaforicamente a “sistema nervoso”

e com este concorda apenas ideologicamente. (E) Trata-se de artigo indefinido, masculino plural, que se refere implicitamente ao efeito do álcool

sobre o sistema nervoso de seres humanos e drosófilas.

Page 4: PROVA ESCRITA OBJETIVA - copese.ufpi.brcopese.ufpi.br/copese/pm_piripiri/arquivos/provas/dentista.pdf · Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri –

Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri – Cargo: Cirurgião-Dentista

    4

06. A conclusão da pesquisa apresentada no Texto 2 sugere que

(A) as moscas drosófilas são homossexuais. (B) as moscas drosófilas machos e fêmeas não apresentam diferenças hormonais. (C) as moscas drosófilas alcoolizadas têm dificuldades para diferenciar machos de fêmeas. (D) as moscas drosófilas tornam-se homossexuais quando alcoolizadas. (E) as moscas drosófilas são insensíveis à ingestão de álcool na forma de vapor.

Texto 3 Grump e o acordo ortográfico

Fonte: http://blogdoorlandeli.zip.net. Postadas em 12 e 15 jan. 2009. Acesso em: 30 jul. 2009. 07. A partir da leitura das tirinhas de Orlandeli, no Texto 3, pode-se afirmar:

I. As novas regras do acordo ortográfico são aparentemente simples, mas exigem um conhecimento gramatical prévio da língua portuguesa, que o personagem das tirinhas não possui.

II. O trema era o acento menos frequente e seu desaparecimento assusta o personagem, porque ele já não o empregava em sua escrita.

III. Palavras como “ideia”, “plateia” e “jiboia” deixaram de ser acentuadas, segundo a regra do “acento agudo”, expressa na segunda tirinha.

(A) Somente I está correta. (B) Somente II está correta. (C) Somente III está correta. (D) I, II e III estão corretas. (E) Somente I e II estão corretas.

Page 5: PROVA ESCRITA OBJETIVA - copese.ufpi.brcopese.ufpi.br/copese/pm_piripiri/arquivos/provas/dentista.pdf · Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri –

Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri – Cargo: Cirurgião-Dentista

    5

08. Ainda a partir as tirinhas de Orlandeli, é possível afirmar que:

(A) a linguagem empregada no acordo e a linguagem do personagem são a mesma, tanto que ele consegue compreender aquilo que lê.

(B) o vocabulário do personagem contém termos da linguagem informal, como “besta”,“joça” e “diacho”, mas não termos técnicos gramaticais como “ditongo” e “paroxítona”.

(C) o personagem assimila rapidamente o conteúdo do novo acordo, pois, para ele, a queda do trema não é novidade e a regra do acento agudo “parece bem simples”.

(D) o personagem desiste de entender as regras do novo acordo ortográfico ao fim das tirinhas, já que ele não conhece os termos “ditongo” e “paroxítona”.

(E) o personagem é contra a reforma ortográfica da língua portuguesa e se mostra desinteressado pelas regras do novo acordo.

Texto 4 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12

(...) O mau uso do português resulta em diversos problemas de ordem prática, o primeiro dos quais é entender o que se diz e o que se escreve. Não é raro, por exemplo, advogados assinarem petições nas quais não conseguem explicar direito o que, afinal, seus clientes estão querendo – ou juízes darem sentenças em português tão ruim que não se sabe ao certo o que decidiram. Há leis, decretos, portarias e outros documentos públicos incompreensíveis à primeira leitura, ou mesmo à segunda, à terceira e a quantas mais vierem. Não se sabe, muitas vezes, que linguagem foi utilizada na redação de um contrato. Os balanços das sociedades anônimas, publicados uma vez por ano, permanecem impenetráveis.

Há mais, nisso tudo, do que dificuldades de compreensão. A escritora Doris Lessing, prêmio Nobel de Literatura de 2007, diz que, quando se corrompe a linguagem, se corrompe, logo em seguida, o pensamento. É o risco que se corre com o português praticado atualmente no Brasil de terno, gravata e diploma universitário.

GUZZO,J.R. (fragmento) Revista Veja, 06 de agosto de 2008.

09. A partir da leitura dos Textos 3 e 4, pode-se concluir que:

(A) O desconhecimento das regras gramaticais impede que as pessoas se expressem e se comuniquem em língua portuguesa.

(B) As pessoas escolarizadas são as que apresentam maior dificuldade para assimilar as regras gramaticais e se expressarem em língua portuguesa.

(C) A redação de textos técnicos depende do conhecimento de várias linguagens, o que a torna uma tarefa muito difícil mesmo para pessoas escolarizadas.

(D) O personagem das tirinhas ilustra a denúncia feita no Texto 4, pois ele não consegue compreender um documento escrito em “português tão ruim” (linha 04).

(E) As dificuldades de redação em língua portuguesa, oriundas do desconhecimento ou mau uso das regras gramaticais, interferem em outras formas de linguagem.

10. Segundo o Texto 4, “o mau uso do português” (linha 01) acarreta todos os problemas abaixo,

EXCETO,

(A) corrupção da oralidade. (B) corrupção da escrita. (C) corrupção das profissões. (D) corrupção da linguagem. (E) corrupção do pensamento.

Page 6: PROVA ESCRITA OBJETIVA - copese.ufpi.brcopese.ufpi.br/copese/pm_piripiri/arquivos/provas/dentista.pdf · Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri –

Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri – Cargo: Cirurgião-Dentista

    6

LEGISLAÇÃO DO SUS

11. A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, reunida em Alma Ata em 1978,

expressou a necessidade de ação de todos os governos e de todos que trabalham nos campos da saúde e do desenvolvimento, a fim de promover a saúde de todos os povos do mundo. Os Cuidados Primários de Saúde baseiam-se em:

(A) Liberação de recursos financeiros e acompanhamento da execução das ações preventivas de

saúde. (B) Prestação de contas, como pré-requisito para concessão de auxílio aos países pobres. (C) Instruções das entidades internacionais e publicações científicas. (D) Métodos e tecnologias práticas, cientificamente bem fundamentados e socialmente aceitáveis,

colocando-os ao alcance universal da sociedade, mediante sua plena participação. (E) Ações referentes a projetos e obras financiadas com recursos da união e dos países no campo

da medicina curativa.

12. O Sistema Único de Saúde (SUS), fruto do movimento social que desaguou no movimento Sanitário Brasileiro, decisivo na construção do arcabouço jurídico-legal, tem a saúde como direito de cidadania e dever do Estado, o qual é garantido por meio

(A) da Constituição Federal de 1988 e das diversas regulamentações pós-constituição. (B) da Assembleia Nacional Constituinte e da Sociedade Civil Organizada. (C) da Sociedade, da democracia participativa, bem como da gestão em saúde. (D) da Emenda Constitucional nº 29, que garante os recursos mínimos à saúde. (E) da Lei Orgânica da Saúde, da Previdência Social e das Normas Operacionais Básicas.

13. A saúde está presente em todos os momentos da vida, nos quais somos capazes de pensar, sentir e assumir nossos atos e decisões. É um estado de bem-estar físico, social e mental e não simplesmente a ausência de enfermidades, como diz a Organização Mundial de Saúde. Este conceito de saúde requer, no entanto

(A) ações exclusivamente individuais no campo da saúde e cultura. (B) reflexões sobre o processo da saúde e da doença nos aspectos curativos. (C) proposições de políticas públicas eficientes, baseadas em pesquisas fincadas na realidade, para

combater as desigualdades sociais e econômicas. (D) ações exclusivamente coletivas que requeiram tempo para sua efetividade. (E) qualificações de profissionais em nível médio e superior, para atuarem criticamente na área da

saúde.

14. As decisões da política de alocação de recursos e critérios de gastos na saúde devem ser transparentes e passíveis de controle pela população, além disso, devem possibilitar a revisão do acesso igualitário aos serviços de qualidade em todos os níveis do sistema. A essas ações dá-se o nome de Controle Social. A participação da sociedade é garantida por meio de:

(A) Planejamento estratégico e Comissões Intergestoras Bipartites. (B) Conselhos de Desenvolvimento Social e Conferências de Saúde, respaldados pela Lei 8.142/90. (C) Ministério Público Federal e Conselho de Saúde, respaldados pelas Leis 8.142/90 e 8.080/90,

respectivamente. (D) Ministério Público e Assembleia Legislativa. (E) Conselhos e Conferências de Saúde, respaldados pela Lei 8.142/90.

Page 7: PROVA ESCRITA OBJETIVA - copese.ufpi.brcopese.ufpi.br/copese/pm_piripiri/arquivos/provas/dentista.pdf · Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri –

Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri – Cargo: Cirurgião-Dentista

    7

15. Processo técnico e político de decisões compartilhadas e consensuadas sobre as ações necessárias ao desenvolvimento territorial que assegura o envolvimento efetivo das representações territoriais na apreensão da realidade e na definição de prioridades. O texto acima descrito é referente:

(A) ao Conceito de Território. (B) ao Planejamento Participativo. (C) à Atenção Básica de Saúde. (D) à Programação Pactuada Integrada. (E) à Promoção da Saúde.

16. Os Territórios de Desenvolvimento Sustentável do Piauí constituem unidades de planejamento da ação governamental, para a promoção e desenvolvimento do Estado, para a melhoria da qualidade de vida da população através da democratização das ações governamentais e da regionalização do orçamento. Como se apresenta a divisão dos Territórios de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Piauí?

(A) 11 territórios e 28 aglomerados. (B) 11 territórios e 26 aglomerados. (C) 10 territórios e 28 aglomerados. (D) 10 territórios e 26 aglomerados. (E) 28 territórios e 10 aglomerados.

17. Um dos objetivos da Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS) é fortalecer os Conselheiros de Saúde como sujeitos sociais que participam da formulação e deliberação da política de saúde como representantes da sociedade civil organizada. Essa política tem como eixos estruturantes:

(A) Planejamento normativo; participação social; controle social; financiamento da participação e

comunicação. (B) Participação social; intersetorialidade; informação e comunicação em saúde; legislação do

Sistema Único de Saúde (SUS); financiamento da participação e do controle social. (C) Financiamento da participação e do controle social; informação e comunicação social; legislação

do Sistema Único de Saúde (SUS); participação social e pacto de gestão. (D) Intersetorialidade; comunicação; informação e informática; participação social; financiamento

setorial e o planejamento setorial. (E) Informação e comunicação em saúde; intersetorialidade; planejamento estratégico situacional;

educação e intersetorialidade.

18. Atenção Básica se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, por meio da promoção de saúde, da prevenção de agravos e da recuperação da saúde. O financiamento da Atenção Básica é operacionalizado pelo

(A) Piso de Atenção Básica (PAB) fixo e indeterminado. (B) Programa de financiamento suplementar do PAB fixo. (C) Piso de Atenção Básica (PAB) suplementar e variável. (D) Piso de Atenção Básica (PAB) fixo e o Piso de Atenção Básica (PAB) variável. (E) Programa de financiamento supletivo do PAB variável e PAB fixo.

19. Mudanças significativas para a execução do Sistema Único de Saúde (SUS), como a substituição do processo de habilitação pela adesão solitária aos termos de compromisso de gestão, pela regionalização solidária e pelo processo de descentralização, apresentam impacto sobre a situação de saúde da população, assegurado no Pacto pela Saúde por meio do:

(A) Pacto pela vida. (B) Pacto pela defesa do SUS. (C) Pacto pela solidariedade do SUS. (D) Pacto pela saúde do trabalhador. (E) Pacto de gestão.

Page 8: PROVA ESCRITA OBJETIVA - copese.ufpi.brcopese.ufpi.br/copese/pm_piripiri/arquivos/provas/dentista.pdf · Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri –

Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri – Cargo: Cirurgião-Dentista

    8

20. A extensão de cobertura, cada vez maior, alcançada pela estratégia Saúde da Família (eSF),

transforma-a em um recurso fundamental para o desenvolvimento da atenção básica em todo país, sendo seu impacto, nos indicadores de saúde, visivelmente marcante. A eSF visa a:

(A) Servir de guia de orientação para as práticas curativas e reabilitadoras. (B) Reorientar as práticas de saúde pelo estímulo a ações de promoção da saúde e prevenção de

agravos, reconhecendo os territórios sociais onde se produzem as doenças. (C) Contribuir para o controle ou erradicação das doenças infecto-contagiosas e imunopreviníveis. (D) Qualificar o pronto-atendimento às necessidades de saúde da população em sua área de

abrangência, através do processo de trabalho das equipes. (E) Garantir a sustentabilidade ambiental com ênfase nos determinantes sociais da saúde.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO 21. Acerca das alternativas abaixo, é CORRETO afirmar que

(A) o toro palatino é uma enostose comum que ocorre na linha média do palato duro, apresenta-se radiopaco nas radiografias.

(B) a língua pilosa negra é uma condição maligna que apresenta coloração castanha no dorso da língua.

(C) a língua fissurada é uma condição benigna, relativamente comum, e requer tratamento específico com antifúngicos.

(D) o toro mandibular desenvolve-se ao longo das superfícies lingual ou vestibular da mandíbula. (E) na língua geográfica, há área delimitada de descamação de papilas filiformes localizadas no dorso

ou na borda da língua. 22. M.C.A., 20 anos, realizou 3 radiografias periapicais na região anterior da maxila, sendo duas nas

regiões de caninos e uma na região de incisivos. Observou-se, nas radiografias dos caninos, dentes com aspectos radiográficos normais e radiopacidades semelhantes, circunscritas, arredondadas, sobrepostas aos 1/3s médio e apical das raízes desses dentes. O paciente não refere dor, apresenta os dentes com teste de sensibilidade pulpar positivo, não se observando tumefação nessas regiões. Quanto ao diagnóstico, podemos afirmar que essas radiopacidades se tratam de

(A) osteosclerose periapical idiopática. (B) osteíte condensante. (C) projeção da asa do nariz. (D) hipercementose. (E) cicatriz fibrosa periapical.

23. Quanto ao leucoedema, é INCORRETO afirmar que

(A) o tratamento com nistatina é o mais indicado. (B) é uma condição comum na mucosa jugal e ocorre bilateralmente. (C) a mucosa apresenta estrias opalescentes de cor branco-acinzentada. (D) é uma condição benigna e as lesões não são removidas por raspagem. (E) o aspecto esbranquiçado diminui ou desaparece quando a bochecha é esticada.

Page 9: PROVA ESCRITA OBJETIVA - copese.ufpi.brcopese.ufpi.br/copese/pm_piripiri/arquivos/provas/dentista.pdf · Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri –

Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri – Cargo: Cirurgião-Dentista

    9

24. Sobre o tratamento proposto para as infecções odontogênicas que consiste em antibioticoterapia associada à drenagem cirúrgica e remoção da causa, É INCORRETO afirmar:

(A) As penicilinas ainda se constituem no antibiótico de primeira escolha no tratamento das infecções

odontogênicas. (B) Na presença de processos infecciosos, deve-se optar por antiinflamatórios não esteroidais, em

relação aos antibióticos. (C) As infecções odontogênicas apresentam-se nas formas de celulite ou abscesso, cuja diferença é a

presença de pus. (D) A realização de cultura e antibiograma é indicada em situações de infecções recidivantes; (E) A antibioticoterapia profilática está sempre indicada em pacientes que fazem uso de drogas

imunossupressoras. 25. Em radiografia panorâmica, A.C.F., uma criança de 8 anos, apresenta caninos, 1ºs e 2º molares

superiores decíduos presentes e, dentre os dentes inferiores ausentes, incisivos e 2º molar esquerdo; apresenta, também, dentes permanentes erupcionados (1ºs molares, incisivos centrais superiores e inferiores com processos de rizogênese avançados e 2º premolar inferior esquerdo com 1/3 da raiz formada). Diante do quadro exposto, podemos afirmar que há

(A) retardo nos processos de rizogênese dos incisivos. (B) retardo nos processos de rizogênese dos incisivos e 1ºs molares permanentes. (C) incisivos laterais superiores permanentes irrompidos precocemente. (D) perda precoce do 2º molar decíduo inferior esquerdo. (E) permanência prolongada dos caninos inferiores na arcada.

26. Quanto à anquilose, é INCORRETO afirmar que

(A) ocorre somente na dentição decídua e, com mais freqüência, em molares. (B) o espaço do ligamento periodontal, principalmente em região de furca, não é observado em

radiografias. (C) dentes anquilosados não respondem a forças ortodônticas, pela fusão do dente com o osso. (D) geralmente os dentes se apresentam em infraoclusão. (E) em avaliação clínica no dente envolvido, pode ser observado um som compacto e agudo à

percussão. 27. Acerca das alternativas abaixo, É INCORRETO afirmar que

(A) a hiperemia pulpar apresenta dor sempre provocada, de curta duração e localizada. (B) dente hígido com a ausência de fenômenos dolorosos revela polpa normal. (C) análise da dor pulpar deve ser orientada pela anamnese e exames clínico, de vitalidade pulpar e

radiográfico. (D) em necrose pulpar, o teste de vitalidade pulpar é negativo e a cavidade pode estar aberta ou

fechada. (E) A dor é um sintoma clínico importante mas não estabelece a extensão da inflamação pulpar.

28. Considerando as afirmativas seguintes:

I. Somente o óxido de etileno, o glutaraldeído (2%) e o formaldeído (8 e 10%), aplicados sobre artigos previamente limpos, são considerados esterilizantes químicos;

II. O processo de esterilização com óxido de etileno é indicado apenas para artigos que não possam ser expostos ao vapor ou calor seco;

III. Os agentes físicos esterilizantes mais utilizados são o vapor saturado sob pressão e o calor seco; IV. O tempo de validade da esterilização corresponde ao período de 48 horas para pacotes

confeccionados em tecido e papel e, para os pacotes totalmente selados, a esterilização é mantida enquanto a embalagem não estiver danificada.

Page 10: PROVA ESCRITA OBJETIVA - copese.ufpi.brcopese.ufpi.br/copese/pm_piripiri/arquivos/provas/dentista.pdf · Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri –

Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri – Cargo: Cirurgião-Dentista

    10

Assinale a alternativa CORRETA: (A) Somente as afirmativas I e II estão corretas. (B) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas. (C) As afirmativas I, II e III estão corretas. (D) As afirmativas I, II III e IV estão corretas. (E) As afirmativas III e IV estão corretas.

29. Qual, dentre as afirmações abaixo, É INCORRETA quanto aos objetivos da Norma Operacional da

Assistência à Saúde (NOAS-SUS 01/2002)?

(A) Visar o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde - SUS; (B) Aumentar as responsabilidades dos municípios na Atenção Básica; (C) Estabelecer a hierarquização dos serviços de saúde; (D) Dar continuidade ao processo de centralização e organização do Sistema Único de Saúde – SUS. (E) Criar mecanismos para o fortalecimento da capacidade de gestão do SUS.

30. Para anestesia do nervo alveolar inferior, em um paciente que apresenta abertura bucal inferior a 10 mm,

a técnica anestésica mais indicada é

(A) A técnica de Gow-Gates, cuja grande vantagem é a baixa incidência de aspiração positiva. (B) A técnica de Vazirani-Ankinosi, indicada para situações em que o paciente apresenta trismo

severo. (C) A técnica convencional que utiliza, como pontos anatômicos de referência, a incisura coronóide e

a rafe pterigomandibular. (D) A anestesia terminal infiltrativa, uma vez que a densidade óssea na mandíbula é bastante

reduzida. (E) A anestesia na região posterior à tuberosidade maxilar, não havendo necessidade de abertura

bucal. 31. O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa

bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca) e está entre as principais causas de óbito por neoplasias ocupando, no Brasil, o segundo lugar de todos os tumores malignos do corpo humano. Dentre as alternativas abaixo, qual É CORRETA sobre o câncer bucal?

(A) O tipo histológico mais freqüente é o carcinoma de células escamosas, o carcinoma espinocelular,

compreendendo de 90 a 95% dos casos. (B) Tende a acometer o sexo masculino de forma mais intensa. (C) 70% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade superior a 50 anos. (D) Localiza-se, preferencialmente, no assoalho da boca e na língua. (E) O uso crônico de álcool e tabaco, associados, potencializa drasticamente o risco de aparecimento

do câncer de boca. 32. Sobre o preparo e montagem dos pacotes para esterilização, é INCORRETO afirmar:

(A) O tamanho dos pacotes nunca deve ultrapassar 30x30.50cm, devendo pesar até 9kg. (B) Instrumentos metálicos, bandejas, bacias e artigos de borracha não devem ser esterilizados

juntamente com roupas. (C) Não se deve empacotar material não-poroso (cubas, bacias, etc.) juntamente com material

poroso. (D) Luvas devem ser empacotadas com uma gaze dentro do punho, para facilitar a penetração do

vapor, e embaladas com uma trouxinha de talco no seu interior. (E) Deve-se acondicionar pinças, tesouras e outros instrumentais de hastes duplas, abertas em

ganchos especiais para este fim, para que o vapor penetre nas dobras e fissuras.

Page 11: PROVA ESCRITA OBJETIVA - copese.ufpi.brcopese.ufpi.br/copese/pm_piripiri/arquivos/provas/dentista.pdf · Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri –

Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri – Cargo: Cirurgião-Dentista

    11

33. Ao realizarmos a exodontia do primeiro molar superior direito de um paciente cujo seio maxilar apresenta-se muito expandido e com raízes extremamente divergentes, o procedimento operatório mais indicado é

(A) Utilização de fórceps n 18 L e realização do procedimento via alveolar. (B) Incisão de Caldwel-Luck, para prevenir comunicação com o seio maxilar. (C) Retalho palatino, para evitar deslocamento da raiz para o seio maxilar. (D) Fratura intencional das raízes com sepultamento dos fragmentos radiculares. (E) Confecção de retalho e odontossecção com extração via não alveolar.

34. NÃO constitui infração ética, segundo o Código de Ética Odontológica:

(A) Executar ou propor tratamento desnecessário ou para o qual não esteja capacitado. (B) Realizar tratamento de urgência em menores, sem a autorização de seus responsáveis ou

representantes legais. (C) Anunciar preços e modalidade de pagamento. (D) Oferecer serviços gratuitos a quem possa remunerá-los adequadamente. (E) Agenciar, aliciar ou desviar, por qualquer meio, paciente de instituição pública ou privada, para

clínica particular. 35. No controle e prevenção à cárie dentária, em se tratando de agentes químicos, o flúor tem destacada

importância e mostrado maior viabilidade. Qual, dentre as alternativas abaixo, é INCORRETA sobre o uso do flúor, com o objetivo de melhorar a saúde bucal da população?

(A) Em abrangência coletiva, a fluoretação da água de abastecimento público é o método mais efetivo

de controle de cárie dentária. (B) O uso do fio dental é o método mais recomendado e eficiente para a remoção de placa

interproximal e para a redução de Streptococos mutans nas faces interproximais, quando impregnados com fluoretos.

(C) O flúor também pode ser tóxico, sendo muito importante, portanto, verificar a dosagem; para crianças com menos de 3 anos de idade, recomenda-se o uso de dentifrícios sem flúor;

(D) O bochecho fluoretado é um método vantajoso na redução à incidência da cárie dentária, sendo recomendado o fluoreto de sódio a 0,05% para bochechos diários e a 0,2% para bochechos semanais.

(E) A fluoretação da água de abastecimento é um método abrangente e seletivo, permitindo continuidade de aplicação e exercício da educação preventiva, além de ter um custo reduzido.

36. Quanto a queilose actínica, é INCORRETO afirmar que

(A) é uma alteração difusa e pré maligna do vermelhão do lábio inferior, resultante da exposição excessiva ou em longo prazo à radiação solar.

(B) as mudanças clínicas incluem o embranquecimento da margem, entre o vermelhão e a porção cutânea do lábio inferior, e o envolvimento da comisura labial.

(C) raramente ocorre em pessoas com menos de 45 anos de idade e tem forte predileção pelo sexo masculino.

(D) o carcinoma de células escamosas, normalmente bem diferenciado, pode desenvolver-se, e raramente em pacientes com menos de 60 anos.

(E) com o avanço da progressão, a ulceração focal crônica pode se desenvolver em um ou mais locais, principalmente de uso do cigarro ou cachimbo.

37. Acerca das alternativas abaixo, É INCORRETO afirmar:

(A) A percussão é dolorosa em casos de periodontite apical sintomática e de abscesso periapical sem fístula.

(B) A percussão vertical pode diagnosticar inflamação periapical e a percussão horizontal com alterações periodontais.

(C) Nos abscessos periapicais sem fístulas, a percussão permite verificar o estágio de evolução – inicial, em evolução e evoluído.

Page 12: PROVA ESCRITA OBJETIVA - copese.ufpi.brcopese.ufpi.br/copese/pm_piripiri/arquivos/provas/dentista.pdf · Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri –

Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri – Cargo: Cirurgião-Dentista

    12

(D) no diagnóstico clínico da dor pulpar, o teste térmico com o frio é o agente estimulador mais utilizado.

(E) no diagnóstico clínico das dores pulpares, o teste térmico com o calor é utilizado para situações de diagnóstico diferencial.

38. Ao analisar uma radiografia panorâmica de um paciente do sexo masculino, 20 anos de idade, sem história de trauma, observou-se duas áreas radiolúcidas, registradas das bordas anteriores dos ramos mandibulares aos ângulos da mandíbula, junto às imagens do palato mole. Essas imagens correspondem a

(A) fratura bilateral da mandíbula. (B) orofaringe. (C) artérias faciais. (D) canais mandibulares. (E) úvula.

39. Pacientes com Displasia Cleidocraniana, apresentam todas as características abaixo, EXCETO

(A) Estatura baixa e cabeça grande, com proeminente protuberância frontal e parietal. (B) Clavículas ausentes ou hipoplásicas e ombros largos, podendo o paciente aproximá-los adiante

do peito. (C) Retenção prolongada dos dentes decíduos, podendo a dentição decídua ainda estar completa aos

15 anos de idade. (D) Retardo nos processos de erupção dos dentes permanentes e presença de dentes

supranumerários. (E) Nariz largo na base, com uma ponte nasal aplainada, e palato estreito com arco alto.

40. Não constitui forma de administração de fluoreto de uso sistêmico:

(A) Flúor na água de abastecimento. (B) Comprimidos e gotas de flúor. (C) Sal fluoretado. (D) Dentifrícios fluoretados. (E) Açúcar fluoretado.

41. No exame clínico de uma criança de 8 anos e 4 meses, observa-se a presença do 2º premolar

inferior esquerdo na arcada; em radiografia panorâmica, observa-se a presença dos caninos e molares decíduos superiores e dos caninos, 1ºs molares e 2º molar direito inferiores. Todos os dentes permanentes estão presentes e se mostram em diferentes estágios da odontogênese; 1ºs molares e incisivos e o 2º premolar inferior citado, erupcionados. Os premolares apresentam-se com 1/3 das raízes formadas. Diante do exposto, conclui-se que

(A) houve perda precoce dos incisivos laterais e do 2º molar inferior esquerdo decíduos, além de

erupção precoce dos incisivos laterais permanentes. (B) o 2º molar decíduo foi extraído no período normal mas antes do sucessor permanente se

apresentar com coroa completa, resultando em erupção precoce. (C) houve perda precoce do 2º molar decíduo inferior esquerdo e o sucessor se apresentava com

coroa completa. (D) houve perda precoce do 2º molar inferior esquerdo decíduo, erupção precoce do 2º premolar

inferior esquerdo e retardo na erupção do 2º premolar inferior direito. (E) houve retardo nos processos de rizólise dos caninos inferiores e nos processos de erupção dos

caninos inferiores e erupção precoce do 2º premolar inferior esquerdo.

Page 13: PROVA ESCRITA OBJETIVA - copese.ufpi.brcopese.ufpi.br/copese/pm_piripiri/arquivos/provas/dentista.pdf · Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri –

Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri – Cargo: Cirurgião-Dentista

    13

42. Em casos de exodontias, ou qualquer procedimento em que haja disseminação de bactérias por via hematogênica, a antibioticoprofilaxia recomendada para a profilaxia de endocardite infecciosa em pacientes adultos, não alérgicos à penicilina, será

(A) Amoxicilina, 1g, 1 hora antes da cirurgia, por via oral. (B) Clindamicina, 600 mg, 1 hora antes da cirurgia, por via oral. (C) Amoxicilina, 2 g, 1 hora antes da cirurgia, por via oral. (D) Sufa, 500 mg, 1 hora antes da cirurgia, por via oral. (E) Metronidazol 1g, uma hora antes da cirurgia, por via oral.

43. Dentre as alternativas abaixo, qual é INCORRETA?

(A) A rizogênese dos dentes decíduos completa-se entre os 2 e os 3 anos. (B) A rizólise começa entre um e três anos após a raiz completa. (C) Aos 3 anos, a coroa do 1º molar permanente está totalmente mineralizada. (D) Após 3 anos da erupção, a rizogênese do 1º molar permanente se completa. (E) A anquilose do dente decíduo no osso alveolar pode ocorrer em qualquer época após o início da

rizólise.

44. Dentre as alternativas abaixo, É INCORRETO afirmar: (A) Crianças menores de quatro anos não devem bochechar com flúor. (B) Na redução de cárie, o sal fluoretado tem efetividade semelhante a da água fluoretada. (C) No método de administração sistêmica, o flúor também tem efeito tópico. (D) A concentração de flúor, na saliva e na placa, aumenta com as aplicações tópicas. (E) O fluoreto de sódio é o principal produto presente em preparados de flúor tópico, para reagir com

esmalte e dentina. 45. Quanto aos corticosteróides em Odontologia, é INCORRETO afirmar:

(A) São indicados em curativo de demora em biopulpectomia, quando não realizada em sessão única. (B) São contra indicados para aplicações tópicas em gengivite ativa e lesões viróticas. (C) Controlam o nível da pressão interna da polpa dental e são utilizados em pulpotomias. (D) São contra indicados em hipersensibilidade dentinária e gengivites ativas. (E) Possuem uma ação antiinflamatória, mas não possuem ação analgésica, devedo ser sempre

associados a antibióticos bacteriostáticos. 46. Quanto a gestantes, pode-se afirmar que:

(A) Podem receber tratamento odontológico em qualquer fase; contudo, tomadas radiográficas devem ser evitadas no primeiro trimestre.

(B) Os analgésicos, como a aspirina ou outros salicilatos, podem ser utilizados, sendo os de princípio ativo do acetaminofen os mais recomendados para o controle da dor.

(C) Os antibióticos à base de penicilina e de cefalosporina são receitados por serem seguros, podendo a ampicilina e a amoxicilina também ser administradas.

(D) O cloranfenicol jamais deve ser administrado, pois causa toxicidade materna e insuficiência respiratória fetal, a chamada “síndrome cinza do recém-nascido”.

(E) A gengivite é um fenômeno comum e, provavelmente, está relacionada à presença de biofilme em um hospedeiro fisiologicamente alterado em função da gravidez.

Page 14: PROVA ESCRITA OBJETIVA - copese.ufpi.brcopese.ufpi.br/copese/pm_piripiri/arquivos/provas/dentista.pdf · Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri –

Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri – Cargo: Cirurgião-Dentista

    14

47. A gestação em cardiopatas é de alto risco e exige atenção multidisciplinar, sendo muito importantes os cuidados em Odontologia. Nesses casos, é INCORRETO afirmar que

(A) a manipulação odontológica e a presença de focos infecciosos bucais permanentes originam

bacteremia. (B) na cavidade bucal, as bactérias dos grupos dos estreptococos e estafilococos, principalmente o

Streptococcos viridans e o Staphylococcus aureus, são a principal causa de Endocardite Infecciosa.

(C) durante a gravidez, a odontalgia ou o medo da intervenção odontológica podem descompensar a cardiopatia materna e repercutir sobre o desenvolvimento fetal.

(D) o risco das gestantes hipertensas, cardiopatas ou saudáveis desenvolverem doença periodontal é maior do que as gestantes não hipertensas.

(E) a atenção à medicação de pacientes portadoras de cardiopatias de origem reumática ou congênita e de próteses orovalvares é imprescidível, dada a predisposição a gengivites e sangramentos excessivos.

48. Quanto as afirmações abaixo:

I. A avulsão se caracteriza pelo completo deslocamento do dente do seu alvéolo, ruptura total do feixe vásculo nervoso e das fibras do ligamento periodontal, permanecendo uma parte aderida às paredes alveolares;

II. Na avulsão traumática, o reimplante imediato, pelo próprio paciente ou por outra pessoa no local do acidente, representa a melhor opção de tratamento, tendo o cuidado de não esfregar a raiz para limpá-la;

III. O leite é um excelente meio de armazenamento do dente avulsionado porque é relativamente livre de bactérias, desde que o reimplante seja realizado imediatamente no consultório;

IV. É indicada a utilização da saliva como meio de armazenamento, através da colocação do dente debaixo da língua ou no vestíbulo bucal do próprio paciente, para manter o pH estável;

V. O paciente reimplanta o dente e se dirige ao consultório; a conduta do profissional é avaliar radiograficamente a posição do dente e fazer a imobilização rígida, se não houver fratura do processo alveolar.

A alternativa CORRETA é: (A) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. (B) As afirmativas I, II, III e V estão corretas. (C) As afirmativas III, IV e V estão incorretas. (D) Somente a afirmativa IV está incorreta. (E) As afirmativas I, II e V estão corretas.

49. As características clínico radiográficas do abscesso periapical, sem fístula (fase em evolução) são:

(A) dor espontânea, pulsátil; edema evidente com ponto de flutuação, teste de sensibilidade pulpar negativo; em radiografias periapicais, observa-se área radiolúcida periapical difusa.

(B) dor provocada, pulsátil; edema evidente sem ponto de flutuação, teste de sensibilidade pulpar negativo; em radiografias periapicais, observa-se espessamento do espaço do ligamento periodontal apical.

(C) dor espontânea, localizada, aumento volumétrico na área; edema evidente sem ponto de flutuação, teste de sensibilidade pulpar negativo; em radiografias periapicais, observa-se espessamento do espaço do ligamento periodontal apical.

(D) assintomático ou dor provocada; edema evidente sem ponto de flutuação, teste de sensibilidade pulpar positivo; em radiografias periapicais, observa-se espessamento do espaço do ligamento periodontal apical.

(E) assintomático; edema evidente sem ponto de flutuação, teste de sensibilidade pulpar negativo; em radiografia periapical, observa-se espaço do ligamento periodontal apical, normal ou espessado.

Page 15: PROVA ESCRITA OBJETIVA - copese.ufpi.brcopese.ufpi.br/copese/pm_piripiri/arquivos/provas/dentista.pdf · Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri –

Concurso Público – Edital 01/2009 / Prefeitura Municipal de Piripiri – Cargo: Cirurgião-Dentista

    15

50. L.M.V. realizou radiografia periapical ortogonal no incisivo central superior direito, para controle

radiográfico de tratamento endodôntico realizado há 3 anos, com a mesma angulagem e tempo de exposição; o dente se apresentava assintomático e, ao comparar exames radiográficos prévios com o atual, verificou-se que a imagem radiolúcida periapical se apresentava do mesmo tamanho. Dentre as hipóteses de diagnóstico, deve-se considerar, principalmente:

(A) processo inflamatório crônico. (B) displasia cementária periapical. (C) cicatriz fibrosa periapical. (D) osteosclerose periapical idiopática. (E) forame incisivo.