informativo da casa de francisco de assis • outubro 2007 a ... · em homenagem ao convertido de...

8
Informativo da Casa de Francisco de Assis • Outubro 2007 A mulher através tempos a urgência de uma nova consciência frente à Transição Planetária Em função do amor Joana de Angelis As Encarnações de Emanuel

Upload: phamkhuong

Post on 25-Nov-2018

244 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo da Casa de Francisco de Assis • Outubro 2007 A ... · Em homenagem ao convertido de Damasco, Paulo de Tarso, ... essa trilogia não só é aceita como cultuada como

Informativo da Casa de Francisco de Assis • Outubro 2007

A mulher através temposa urgência de uma nova consciência

frente à Transição Planetária

Em funçãodo amorJoana de Angelis

AsEncarnaçõesde Emanuel

Page 2: Informativo da Casa de Francisco de Assis • Outubro 2007 A ... · Em homenagem ao convertido de Damasco, Paulo de Tarso, ... essa trilogia não só é aceita como cultuada como

EDITORIALEDITORIALEDITORIALEDITORIALEDITORIAL

Se você precisa de atendimento no Setor Terapêutico ou de Assistência Social,dirija-se à Secretaria e marque uma consulta ou entrevista. Todos os atendimentosserão feitos com hora e dia marcados com antecedência.

• Homeopatia (crianças)Dra. Roseane Debatin – CRM 52-51762-9• Homeopatia (adultos)Dr. Bruno Monteiro – CRM 52-31977-4• NutriçãoDra. Valéria W. Azevedo – CRN 2004101365• Psicoterapia de grupoMaria Augusta Delgado – CRP 05/7723• PsicologiaAngela Machado – CRP 05/18245Ângela Leão – CRP 05/1431Lúcia Angélica R. Carvalho – CRP 05/20691• Assistente socialLiliana Gomes – CRESS 2523• Psicologia p/crecheElys Therezinha C. Chargel – CRP 05/21767• AcupunturaGisela Porto de OliveiraPaulo Roberto Moreira MachadoCarlos Alexandre da Silva• Shiatsu e floraisNizete Chaffim Marcelino• Terapias AyurvédicasSheyla Quinttaneira e colaboradores• Consultório odontológico (adultos e crianças)Dr. José Ricardo Furtado – CRO 182536Dra. Tânia Takahashi – CRO 118495-4• Encaminhamento jurídicoDr. Carlos Roberto Matos – OAB/RJ 70891Dra. Aparecida das Graças Cunha – OAB/RJ 102774Dra. Denise F. Lavareda – OAB/RJ 79513

Clara Palavra é um informativo da Casa de Francisco de Assis, declarada deutilidade pública estadual pelo Decreto 808/84 de 14.12.1984 * Declarada deutilidade pública federal pela portaria 972 de 22.10.2001 * CNAS – ConselhoNacional de Assistência Social nº 44.006.001.045/01-14 * CMAS – ConselhoMunicipal de Assistência Social nº 0295/00 * CMDCA – Conselho Municipal daCriança e do Adolescente nº 49/2004 de 20/10/2004 – Inscr. Municipal/ISS nº02.923.041 * CNPJ 30.022.057/0001-52

WWW.CASADEFRANCISCODEASSIS.ORG.BRe-mail [email protected]

Rua Alice, 308 – Laranjeiras – Rio de Janeiro – RJ – CEP 22241-020tel/fax: (21)2265-9499 e (21)2557-0100

INFORME SOCIALINFORME SOCIALINFORME SOCIALINFORME SOCIALINFORME SOCIALPassados os primeiros momentos de

tantas dores, saudades e incertezas,continuamos a lutar bravamente, seguindo ocaminho traçado para nós. A união de todostem sido fundamental para superarmos osobstáculos. Estamos amadurecendo à força,aprendendo dia a dia, passo a passo, com aajuda dessa corrente tão poderosa.

Quando o imóvel da Casa de Franciscode Assis nos foi doado, pensamos que eraenorme para as nossas necessidades, mas,hoje, verificamos que já está pequeno paraabrigar todos os nossos trabalhos sociais.Sonhar alto sempre foi uma característica daminha mãe, Celi Bomfim e continuamos nessamesma trajetória, vislumbrando projetos cadavez mais ousados.

Nosso maior desafio, agora, é ampliara creche, para que possamos atender criançasaté a 4ª série do ensino fundamental (antigoprimário). Teremos, sem dúvida, muito maisdespesas e trabalho, porém a certeza deestarmos dando uma contribuição maisincisiva na formação desses futuros cidadãos.É necessário que nos conscientizemos danossa importância nessa missão, ajudando noque pudermos, captando recursos, novosassociados, trabalhando como voluntários,pagando nossas mensalidades em dia. Amanutenção de toda essa estrutura social eespiritual é muito cara, resultando empesados compromissos financeiros mensais.

“Muitos são chamados, porém poucos osescolhidos” nos disse Jesus. Não basta nosdizermos cristãos, devemos demonstrar issonos nossos atos diários, trabalhando embenefício do próximo.

Agradecemos aos médiuns, associados,colaboradores e voluntários pela colaboraçãoque nos tem sido dada, o que torna possívela todos nós continuar sonhando.

Elisabeth Menezes Bomfim

EXPEDIENTEEXPEDIENTEEXPEDIENTEEXPEDIENTEEXPEDIENTEEditora: Ágata Messina; Sub-editor: Verter Brunner; Colaboradores: BeneditoCalheiros Bomfim, Beth Bomfim, Janet Jabour, Myrian Coutinho; Design gráfico:Marco Macedo. Jornalista responsável: Ágata Messina , RP-MTR 9444/28/84V

CASA DE FRANCISCO DE ASSISSESSÕES PÚBLICAS

Segundas-feiras – 19 horas(fechamento dos portões às 19:30 horas)

Quartas-feiras – 14 horas(fechamento dos portões às 14:30 horas)

Page 3: Informativo da Casa de Francisco de Assis • Outubro 2007 A ... · Em homenagem ao convertido de Damasco, Paulo de Tarso, ... essa trilogia não só é aceita como cultuada como

Há 2000 anos atrás, Emanuel foi PúblioLentulos, um orgulhoso senador romano,patrício de alma indiferente e ingrata quevivera tão somente para César e para as falsasglórias do mundo. Viera a compreender eaceitar o Evangelho de Jesus nos derradeirostempos de sua romagem terrestre. Após anosde cegueira, Públio Lentulos desencarna napavorosa erupção do Vesúvio, em agosto doano 79, entre géiseres de pedra e chuvas decinza, explosões ensurdecedoras, relâmpagosondas de lama, num espetáculo de horror.

Vamos encontrá-lo, cinquenta anos depoisdas ruínas de Pompéia, sob vestes humildesdos escravos, que a seu orgulhoso coraçãohavia espezinhado outrora. Como Nestório,escravo judeu de Éfeso, o judeu grego da ÁsiaMenor, estava o Senador de volta para oresgate de suas faltas e em busca da evolução.Transformou-se no cristão humilde dascatacumbas de Roma, época que Emanueliniciou sua tarefa de Obreiro do Evangelho.Morreu na arena entre milhares de cristãos:crianças, jovens, mulheres e velhos, servidode espetáculo para a platéia.

Vários séculos se passaram, antes deEmmanuel reencarnar na vila portuguesa deSanfins, entre Douro e Minho a 18 de outubrode 1517. Aquele que iria se chamar PadreManuel da Nóbrega, visitou em espírito o Brasilrecém descoberto; contemplou as florestas,apiedou-se dos indígenas e amou a Terra deSanta Cruz. Prepara-se para a grande missãoque Deus lhe reservava. Em 1549,reencarnado, vem com Tomé de Souza para oBrasil onde viveu durante 21 anos dededicação silenciosas e enormes sacrifícios.

Padre Manoel da Nóbrega colaborou nafundação de Salvador e do Rio de Janeiro;fundou São Paulo em 1554; foi conselheirodos governantes e protetor dos humildes, paicarinhoso dos curumins e enfermeiro dosabandonados, além de professor, pregador,médico, mentor esclarecido, político honesto,servidor de todos. “Manuel da Nóbrega oPrimeiro Apóstolo do Brasil.

AS AS AS AS AS ENCARNAÇÕESENCARNAÇÕESENCARNAÇÕESENCARNAÇÕESENCARNAÇÕES DE DE DE DE DE EMANUELEMANUELEMANUELEMANUELEMANUEL

Em homenagem ao convertido de Damasco,Paulo de Tarso, Manoel da Nóbrega chega aadiar a inauguração do Colégio de Piratininga,a que dá o nome de São Paulo, para o dia da con-versão do apóstolo, que a igreja comemora a25 de Janeiro, devido as fortes ligações entre eles.

Ao completar 53 anos, no dia 18 de outubrode 1570, após vários anos colocando sanguepela boca, desencarna Manuel da Nóbrega noColégio do Rio de Janeiro, no antigo Morro doCastelo.

Cinqüenta anos depois renasce em terraespanhola onde prossegue sua missão. É oPadre Damiano, sacerdote esclarecido ededicado, vigário da Igreja de São Vicente, emÁvila, a gloriosa cidade de Santa Teresa deJesus. Damiano luta, dentro de seu invariávelpadrão de nobreza e equilíbrio, contra oscruéis mercadores de escravos, com a mesmacoragem com que na personalidade deNóbrega, no Brasil, defendia os direitos e aliberdade dos indígenas.

Sempre com a mesma dedicação aopróximo, sereno, mas enérgico, destemido ecorajoso.

Contraindo implacável moléstia nospulmões, o velho sacerdote veio a desencarnarem Paris, França.

A nobreza de caráter de Públio Lentulos,embora seus defeitos humanos, continua emNestório, mas já iluminada e aperfeiçoada pelaexperiência da fé cristã acentua-se,permeando séculos e reencarnações, na almaabnegada de Nóbrega, o beneméritomissionário. Acrisola-se, nessa continuidadepsicológica, espiritual, na vida humilde dePadre Damiano, tanto quanto resplende hoje,no Espírito de Emmanuel, como testemunham,suas realizações de amor em prol dos quesofrem. Através de Francisco Cândido Xavier,seus livros mediúnicos são verdadeirosmonumentos de sabedoria e espiritualidade,com seu pensamento lúcido e sincero a tudoesclarece.

Assim se pronunciou Emanuel através deChico Xavier:

Ante os mortos queridos,Faze silêncio e ora.

Ninguém pode apagarA chama da saudade.

Entretanto se choras,Chora fazendo o bem.

A morte para a vidaÉ apenas mudança.

A semente no soloMostra a ressurreição.

Todos estamos vivosNa presença de Deus.

EmmanuelMensagem recebida em 29/07/1976

”Grupo Espírita da Prece - Uberaba MG”Psicografada por Francisco Cândido Xavier

SAUDADE

O nome ficou mais conhecido, entre os espíritas brasileiros, pelapsicografia do médium mineiro Francisco Cândido Xavier. Segundo ele,foi no ano de 1931 que, pela primeira vez, numa das reuniões habituais

do Centro Espírita, se fez presente o bondoso espírito Emmanuel.

Page 4: Informativo da Casa de Francisco de Assis • Outubro 2007 A ... · Em homenagem ao convertido de Damasco, Paulo de Tarso, ... essa trilogia não só é aceita como cultuada como

Nos primórdios a figura feminina era muitomais valorizada do que agora. Através dostempos essa figura ficou delegada ao segundoplano. Os livros mais antigos nos dão noticiasde Deusas-Mães; Deusas que eram a facefeminina de Deus, que era considerado Pai eMãe do Universo.

A Ideação Cósmica, ou MaternidadeCósmica onde Deus se apresenta como Pai eMãe do Universo, é aceita em vários livrosreligiosos, e em várias partes do mundo, comoÍndia, Egito e na Aumbanda Esotéricapesquisada por Helena Blavatsky, autora dolivro “Doutrina Secreta”.

Na Aumbanda Esotérica onde os conhe-cimentos são trazidos dos livros de Dzyan,ainda desconhecido para muitos, essa trilogianão só é aceita como cultuada como aMaternidade Cósmica, geradora da vida emtodo o Cosmo. O Pai - o agente gerador; oEspírito Santo (ou Forhat), o agente Criador,que cria desde as mais ínfimas moléculas atéos astros; a Energia Virgem – que é fecundadapor Fohat ou Espírito Santo - a Mãe, que gerao Filho, que é todo o Universo manifestado.

O Pai envia a Energia, que é manipuladapelo Espírito Santo, que fecunda a energiaVirgem que é a Grande Mãe, dela nasce o Filhoque é o Universo. Surge então o mito daVirgem concebida sem “pecado”, e também oda Sagrada Família, que é aceito em várioscultos religiosos.

Assim como o Taoísmo primitivo, todasas religiões ancestrais visualizavam o Universocomo uma generosa Mãe. Nada mais natural:não é do ventre delas que saímos? De acordo

com o mito universal da Criação, tudo teriasaído dela da Grande Mãe.

Na aumbanda, o rosto feminino de Deus éYemanjá, que significa a Grande Mãe, “Mãecujos filhos são peixes” – a Humanidadesurgindo das águas oceânicas. Senhora daNatureza; a Divina Mãe do Cosmo, o PrincípioGerante, ou mesmo a Maternidade Cósmica.

Jesus procura resgatar a figura femininatentando vencer os preconceitos da época, einclusive entre seus apóstolos. Várias são aspassagens de resgate das mulheres, tais comoa “adultera”, que Ele salva do apedrejamento;a “Samaritana”, que lhe da água para beber;“Maria Madalena”, que unge seus pés comóleos e enxuga com seus cabelos; e Verônica,a que enxuga o rosto de Jesus no calvário,sem contar com Maria, sua mãe, e outrasmulheres que sempre o acompanham duranteas viagens. Foi Maria de Nazaré que continuoua missão de Jesus na Casa do Caminho.

MULHERES DO MUNDOMULHERES DO MUNDOMULHERES DO MUNDOMULHERES DO MUNDOMULHERES DO MUNDOVerter Brunner (pesquisa)

“Nunca se deve engatinhar quando oimpulso é voar”, Helen Keller

A presença da mulher ao longo da Históriada Humanidade tem dado demonstrações quedesmentem a qualificação de sexo frágil.Precisaríamos de centenas de páginas paralembrar de todas que foram exemplo de força,persis-tência, determinação ao longo dosséculos. Selecionamos algumas, nas maisdiversas áreas de atuação, querendo, assim,homenagear aquelas mulheres anônimas, que

enfrentam as dificuldades impostas pela vidacom a mesma força e perseverança.

Helen Keller (1880-1968) foi escritora,filósofa, conferencista e ativista socialamericana; triplamente deficiente - ficou cegae surda em criança, tornando-se também muda- foi dos maiores exemplos de que asdeficiências físicas não são obstáculos para seobter sucesso. Falava inglês, francês, latim ealemão; agraciada com títulos e diplomashonorários de universidades; membrohonorário de várias sociedades científicas eorganizações filantrópicas nos cincocontinentes. Dorina de Gouveia Nowill (1920),discípula de Helen Keller no Brasil, é a fundadora(junto com Adelaide Reis Magalhães) daFundação Dorina Nowill para Cegos, cujaprimeira atividade foi o lançamento do Livrodo Cego, destinado a suprir as necessidadesde livros em Braille para estudantes e pessoascegas. Os livros eram transcritos em Braille porprocesso manual por um grupo de voluntários.

A mineira Yvonne do AmaralPereira (1906-1984) começou aparticipar de reuniões práticas deespiritismo aos 13 anos de ida-de; trabalhou como receitistahomeopata (1926 a 1980) asses-sorada pelo espírito Bezerra deMenezes e outros; praticou a curade obsidiados; organizou o Pos-to Mediúnico, em sua própria

Por Celi BomfimA MULHER ATRAVÉS DOS TEMPOSA MULHER ATRAVÉS DOS TEMPOSA MULHER ATRAVÉS DOS TEMPOSA MULHER ATRAVÉS DOS TEMPOSA MULHER ATRAVÉS DOS TEMPOSNa Aumbanda, no Cristianismo, na Índia, no Egito e noNa Aumbanda, no Cristianismo, na Índia, no Egito e noNa Aumbanda, no Cristianismo, na Índia, no Egito e noNa Aumbanda, no Cristianismo, na Índia, no Egito e noNa Aumbanda, no Cristianismo, na Índia, no Egito e noOcidente contemporâneo, a mulher e a sua participaçãoOcidente contemporâneo, a mulher e a sua participaçãoOcidente contemporâneo, a mulher e a sua participaçãoOcidente contemporâneo, a mulher e a sua participaçãoOcidente contemporâneo, a mulher e a sua participaçãofundamental no caminhar da humanidadefundamental no caminhar da humanidadefundamental no caminhar da humanidadefundamental no caminhar da humanidadefundamental no caminhar da humanidade

Page 5: Informativo da Casa de Francisco de Assis • Outubro 2007 A ... · Em homenagem ao convertido de Damasco, Paulo de Tarso, ... essa trilogia não só é aceita como cultuada como

residência, provendo-o de remédios ho-meopatas a sua própria custa; aplicava inje-ções em doentes pobres, costurava para eles elhes fornecia medicamentos, tudo gratui-tamente; dedicou-se a produção de obrasmediúnicas em livros, através de crônicas,contos, novelas e romances.

Religiosa e escritora espanhola, TeresaD’Ávila (1515-1582) foi canonizada como aprimeira Santa da Igreja Católica e recebeu otítulo de Doutora da Igreja. Com sua féinabalável em Cristo, tinha o poder de curaatravés da imposição das mãos. Madre Teresade Calcutá (1910-1997) nascida capital daMacedônia, em 1929 chegou à Índia. Em 1946,enquanto orava em silêncio a nosso Senhor,recebeu uma mensagem para deixar o conventode Loreto, em Calcutá, e entregar-se ao serviçodos pobres, vivendo entre eles. Formouseguidoras espalhadas por 95 países. Em 1979,Madre Teresa recebeu o prêmio Nobel da Pazpor seu trabalho. Em 1939, Irmã Dulce (1914–1992) inaugurou o Colégio Santo Antonio,escola pública voltada para operários e filhosde operários, em Salvador. No mesmo ano, deuinício àquele que se tornaria o Hospital SantoAntonio, o cen-tro de um complexo médico,social e edu-cacional que continua com asportas abertas para os pobres da Bahia e detodo o Brasil. Ela construiu e manteve uma dasmaiores e respeitadas instituições filantrópicasdo país.

Médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns(1934) foi a criadora da metodologia de trabalhoda Pastoral da Criança, que ela fundou ecoordena desde 1983. A Pastoral é hoje umarede de assistência e atendimento básico nasáreas de saúde, nutrição e educação, que en-volve 82.755 voluntários e acompanha maisde 2 milhões de famílias e 3 milhões de crian-ças menores de 6 anos de idade em 22 mil co-munidades pobres de todo país.

Nascida na Polônia, Marie Curie (1867-1934)em 1891, na França, iniciou seus estudosuniversitários, formando-se em química. Seteanos depois, conseguiu demonstrar aradioatividade do Tório. Em meio a amostrasde minério de urânio, isolou diminutas quan-tidades de um novo elemento, o polônio.

Logo depois, identificaria outro elemento, emquantidades menores ainda, o rádio. Em 1903,ao lado do marido, recebeu o prêmio Nobel deFísica, e, oito anos após, o Nobel de Química.Faleceu devido à leucemia, adquirida pelaexcessiva exposição à radioatividade.

Por vezes chamada “Donzela de Orléans”,Joana d’Arc (1412-1431) é a santa padroeirada França e foi uma heroína na Guerra dos CemAnos. Filha de camponeses, gente modesta eanalfabeta, liderou exércitos e foi uma mártirfrancesa canonizada em 1920, quase cincoséculos depois de ser queimada viva por serconsiderada herege pela Igreja.

Cultuada no Brasil como santa e heroína,Escrava Anastácia (século XVIII) esta ex-escrava é considerada uma das maisimportantes figuras femininas da histórianegra no Brasil. Foi violentada e condena-da a viver com uma máscara no rosto, queera retirada apenas durante as refeições,

PRECE À MÃE DO MUNDO.

O! Senhora da Luz Revelada! Mãe do Mundo, Eterno Feminino

presente em toda a manifestação! Através de Vossa Mediadora

Mestra Maria e Sua enorme corte de Devas inundai em Vosso

infinito amor todos os seres, amparai em Vossa incomensurável

misericórdia todos os aflitos e aliviai com Vossa imaculada Luz

todos os sofredores do corpo e do espírito!

Deixai por um segundo apenas que nós, indignos párias,

inconseqüentes seres humanos, possamos nos cegar no brilho

de Vossa puríssima Luz, para que, na obscuridade de nossas

almas impuras, como meros reflexos, possamos iluminar com

uma pequenina faísca todos os irmãos desse infeliz planeta.

O! Senhora da Luz Revelada! Mãe do Mundo! Afastai as trevas

a ignorância e da maldade do mundo! E permiti, Senhora, que

Vossa Luz Eterna incendeie de amor o Universo inteiro.

AUM.

suportando este instrumento de supremosuplício por longos anos de sua dolorosae heróica resistência. Considerada mila-greira, hoje tem cerca de 28 milhões de fiéisno país.

Nascida no Rio, Celi Menezes Bomfim(1936-2007) desde muito cedo dedicousua vida às causas sociais. Em 1975,fundou a Casa de Francisco de Assis, quepresta atendimento espiritual, médico,odontológico, psicológico, jurídico ealimentar (através da distribuição decestas básicas) às comunidades carentesde Laranjeiras, Cosme Velho e adja-cências. A maior alegria de Mãe Celi, comoera conhecida pelos médiuns e amigos, foia criação da creche Santa Clara, paracrianças carentes, que nos seus dez anosde existência já atendeu a mais de ummilhar de crianças necessitadas não só dealimentação e orientação pedagógica,mas, principalmente, de amor.

Page 6: Informativo da Casa de Francisco de Assis • Outubro 2007 A ... · Em homenagem ao convertido de Damasco, Paulo de Tarso, ... essa trilogia não só é aceita como cultuada como

Benedito Calheiros Bomfim*

CONTRATO DE EXPERIÊNCIA – Como diz aprópria palavra, trata-se de uma tipo de contrato detrabalho, modalidade de contrato a prazo no qual oempregador possa avaliar o comportamento, odesempenho, a qualidade, a aptidão ou a técnica doempregado contratado. Ele pode ser prorrogado, massua duração total não poderá exceder de 90 dias. Seuobjetivo é permitir que sua execução possibilite aocontratante finalizar ou transformar em definitiva acontratação do trabalhador. Por entender que o trabalhodo doméstico é de natureza rudimentar, não exigindoqualificação, maior conhecimento, perfeição,capacitação, não se justifica sua contratação por ex-periência, sendo, portanto, uma burla à legislaçãotrabalhista. Outros, entretanto, inclusive juízes etribunais, entendem lícito o contrato de experiênciado doméstico. A anotação da Carteira de Trabalho dodoméstico, entretanto, é obrigatória. Terminado oprazo do contrato de experiência, e não sendo eletransformado em contrato definitivo ( sem prazo devigência), o contrato fica extinto, e o empregado nãotem direito ao aviso prévio nem a férias proporcionais.

Na teoria, a finalidade do contrato de experiênciaseria a de fixação de um período suficiente para aspartes (empregado e empregador) se avaliarem, umao outro, e concluírem se interessa a ambos a con-tinuação da relação de trabalho. Mas - dadas a infe-rioridade econômica do empregado, a dificuldade deemprego e a premência de suas necessidades básicas- a aceitação e a decisão da manutenção do contratoe de suas condições, dependem, na prática, exclusi-vamente do empregador.

SEGURO-DESEMPREGO – Trata-se de umbenefício social, igual a uma prestação mínima emdinheiro, paga durante determinado tempo dedesemprego, para o qual o empregado não tenha dadomotivo, e destinado à manutenção do trabalhador ede sua família. Esse auxílio vem sendo concedido desde1965, tendo sido criado pela Lei 4.923. A Constituiçãode 1988 determinou que a arrecadação do PIS-PASEPfosse destinada ao programa do seguro-desemprego.Destinação igual foi dada, a partir de 1990, à arreca-dação do Fundo de Amparo ao Trabalhador. Para terdireito ao seguro-desemprego é preciso: que o empre-gado tenha recebido salário durante 6 meses anterioresà data da dispensa; não esteja em gozo de qualquerbenefício previdenciário e não possua renda própria.O período de concessão do auxílio varia de 3 a 5 meses,e é pago da seguinte forma: 3 parcelas, se o trabalhadorprovar ter tido emprego de no mínimo 6 e no máximo11 meses, nos últimos 36 meses; 4 parcelas, se com-provar que foi empregado no mínimo 12 e no máximo23 meses, nos últimos 36 meses; 5 parcelas, se foiempregado por no mínimo 24 meses nos últimos 36meses. Os valores das parcelas serão pagos de acordocom o salário do trabalhador, não podendo ser inferiorao salário mínimo. Faz jus ao auxílio também o tra-balhador que ficou desempregado por falência; fe-chamento ou cessação da atividade da empresa. Oempregador(a) doméstico(a), entretanto, só temdireito ao referido seguro-desemprego se oempregador(a) estiver recolhendo – embora a issonão seja obrigado - os depósitos do Fundo deGarantia do Tempo de Serviço.

CONSULTÓRIOCONSULTÓRIOCONSULTÓRIOCONSULTÓRIOCONSULTÓRIOJURÍDICOJURÍDICOJURÍDICOJURÍDICOJURÍDICO

O INHAMEO INHAMEO INHAMEO INHAMEO INHAMEVocê sabia que o inhame limpa o sangue;fortalece o sistema imunológico; evita amalária, dengue e a febre amarela; é maispoderoso do que a batata? E que comoemplastro é indicado no caso deforúnculos?

Torta de Inhamecom espinafre

Sopa de inhame com missô

OS CHAKRAS – Os centros magnéticos vitais do ser humanoC.W. Leadbeater

Os charkas são os centros magnéticos vitais que fazem parteda natureza oculta do ser humano. Sete são os chakras que seacham situados nas seguintes partes do corpo: Básico, na baseda espinha dorsal; Umbilical, no umbigo; Esplênico, no baço;Cardíaco, no coração; Laríngeo, na garganta; Frontal, entre assobrancelhas; e Coronário, no alto da cabeça.

Estes sete centros dinâmicos correspondem às sete notasmusicais e às sete cores do arco-íris. São verdadeiros vórticesde matéria etérea. Despertar e ativar cada um dos sete chakraspela meditação e força de vontade é abrir-nos as portas de umnovo mundo, até aqui fechados em nosso eu interior.

Os Chakras traz ilustrações à cores e em preto-e-branco.

RESENHA LITERÁRIARESENHA LITERÁRIARESENHA LITERÁRIARESENHA LITERÁRIARESENHA LITERÁRIA

O missô, que é desintoxicante, é umalimento tradicional japonês muito utilizadocomo tempero, feito de soja fermentadacom cereais e sal. Vem em forma de pasta.É muito rico em enzimas, proteínas evitaminas B12, devido ao seu processo defermentação. Limpa os pulmões dosfumantes; restaura flora intestinal, e acimade tudo dá um gosto todo especial à sopa.

Modo de fazer

Cozinhe os inhames descascados em água,junte uma ou duas folhas de louro e algunsdentes de alho inteiros. Depois, bata noliquidificador para obter um creme fino.Acrescente o missô, na base de uma colherde chá cheia por pessoa, ou dissolva comum pouco de água numa tigelinha e deixeque cada um se sirva como quiser. Espalhepor cima cebolinha verde picada. Combinamuito bem.

Dezenas de outras receitas com legumes,verduras e frutas você encontrará naapostila “Viva a comida alternativa!” à vendana secretaria da CFA.

1 kg de inhame, 2 molhos de espinafre sal,pimenta-do-reino, 4 colheres (sopa) decheiro verde, 3 gemas de ovos, 5 colheres(sopa) de amido de milho e 3 claras batidasem neve.

Modo de fazer

Numa tigela, misture espinafre, inhame,cheiro verde, gemas, amido de milho, sale pimenta-do-reino. Junte as clarasbatidas em neve e mexa delicadamenteaté ficar homogêneo. Coloque em umaforma untada e enfarinhada. Asse emforno médio até dourar.

O PRAZER DA BOA COZINHAO PRAZER DA BOA COZINHAO PRAZER DA BOA COZINHAO PRAZER DA BOA COZINHAO PRAZER DA BOA COZINHA

*Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho,Ex-presidente da Associação Carioca de advogadosTrabalhistas e do Instituto dos Advogados Brasileiros.

Page 7: Informativo da Casa de Francisco de Assis • Outubro 2007 A ... · Em homenagem ao convertido de Damasco, Paulo de Tarso, ... essa trilogia não só é aceita como cultuada como

Convidado ao banquete do amor, esqueceas mágoas e as ofensas, rompe o rol dasqueixas e dulcifica-te, deixando-te arrastarpelas sugestivas mensagens da ternura.

Abre-te à renovação íntima e, por mo-mentos, reflexiona em torno da realidade quete aflige, reconsiderando as posições mental emoral.

Refaze a situação em que te encontras nolar, e recompõe a família, ofertando a fórmulado pão nutriente do amor.

Na oficina do trabalho, medita em tornoda dificuldade dos companheiros e desculpa-os, quando te firam, amando-os mais.

Na vida social perceberás os felizes naaparência, que te desprezam sem dar-seconta. Todavia, possuindo o élan do amor,entenderás que eles estão doentes e tãoaflitos, que se não apercebem da gravidadedo mal que os mina em silêncio.

Na comunidade religiosa a que te filias,gostarias de haurir forças; muitas vezes, po-rém, descobres, ali, que aqueles compa-nheiros vivem carentes e aflitos, apre-sentando dramas e amarguras que te causamdesencanto. Se estiveres, no entanto, afeitoà mensagem do amor, supri-los-ás de alentoe te reconfortarás. Eles estão cansados esofrem da mesma solidão que tu, não sendodiferentes de ti.

Em todo lugar, há lugar para o amor.

Melhor que sejas tu aquele que ama, ir-rigando os corações com esse licor poderosoda vida.

Ninguém anda e cresce, sem o estímulo doamor.

EM FUNÇÃO DO AMOREM FUNÇÃO DO AMOREM FUNÇÃO DO AMOREM FUNÇÃO DO AMOREM FUNÇÃO DO AMORDirás que também necessitas de receber,

criatura sofrida que és.

Tens razão, sem embargo, se meditaresmais, tu, que conheces Jesus, poderás es-quecer de ti mesmo e oferecer, comentusiasmo, o que gostarias de receber.

Observa por um instante:

- a roseira apoiada no estrume transformao adubo desprezível em perfume que esparzeno ar;

- a semente aprisionada no solo quea esmaga retribui o próprio sofrimento como verde com que embeleza o chão, trans-formando-se em árvore frondosa a doarbênçãos;

- a pedra arrancada a explosivo e tra-balhada a martelo, sem queixumes desvela aestátua que lhe dormia inerme na intimidade;

- o charco abandonado, ao recebera drenagem que o fere, veste-se de vida e setorna abençoado jardim.

Ouve a lição sem palavras da laranjeiraapedrejada, reproduzindo galhos e abrindo-se em flores que balsamizam o ar...

Disputa a honra de amar, aceitando agorao convite que se te faz para que te trans-formes em vexilário do bem, amando.

Jesus, por amor, tudo sofreu, a tudo re-nunciou, experimentando rudes injunçõesclimatéricas, políticas, sociais e humanas paraconferir-nos a honra da liberdade real eplena, que somente através dele podemosencontrar.

Como Deus é Amor, não te esque-ças, filhodo Amor, que gerado pelo bem, a tua é afatalidade do próprio amor.

Tupinambá

Participações:

ANDRÉ TRIGUEIRO(Rádio CBN e

“Jornal das Dez” da Globo News)O meio ambiente na visão espírita

ENADIR TRÍPOLIDiagnóstico através da foto Kirlian

MOACYR WALDECKGinástica ocular

MARCIA MUNIZ DE MELLOCriando filhos em tempos de violência

E outros convidados.

A PARTIR DAS 9 HORAS

Ingresso: R$ 3,00 ou 1 kg de alimentonão perecível

Maiores informações:CASA DE FRANCISCO DE ASSIS

Rua Alice, 308 – Laranjeiras – [email protected]

VIVÊNCIAS DAVIVÊNCIAS DAVIVÊNCIAS DAVIVÊNCIAS DAVIVÊNCIAS DAPRIMAVERAPRIMAVERAPRIMAVERAPRIMAVERAPRIMAVERA

21 DE OUTUBRO DE 200721 DE OUTUBRO DE 200721 DE OUTUBRO DE 200721 DE OUTUBRO DE 200721 DE OUTUBRO DE 2007

BAZAR DA CFARua das Laranjeiras, nº 396Horário de funcionamento: das 9,00 às17,00 horasTelefones para contato: 2265-9499 e2557-0100e-mail: [email protected]

Precisamos de voluntários para trabalhar nobazar. Uma hora do seu tempo é de grandevalia para todos.Aceitamos doações para o bazar. Entre emcontato com a secretaria da CFA e iremosbuscar as doações aonde elas estiverem.

A CFA oferece a seus frequentadores a possibili-dade de compra de livros, no stand montado às2ªs e 4ªs feiras antes das sessões de passe. Sevocê preferir, empréstimos de livro poderão serfeitos na biblioteca da casa, que fica ao lado dacreche, apenas com a sua filiação e opagamento de uma taxa simbólica.Na biblioteca estão disponíveis mais de mil e qua-trocentos títulos de autores como Chico Xavier,Zibia Gaspareto, Helena Blavatsky, entre outros.Funciona às 2ªs e 4ªs feiras.

Page 8: Informativo da Casa de Francisco de Assis • Outubro 2007 A ... · Em homenagem ao convertido de Damasco, Paulo de Tarso, ... essa trilogia não só é aceita como cultuada como

O equilíbrio deve reinar entre os médiuns,pois, se estão em corrente energética delafazem parte em todos os sentidos. Ligadosque são entre si, projetam na casa e nosdirigentes os desalinhos cometidos no dia adia. O amor reinante dos guias espirituais,atuando sempre em harmonia com o Cristo,tenta transmitir paz ao ambiente, sem, contudo,conseguir, pois os médiuns desarmônicos sãoincapazes de sintonia conosco.

Outras forças são trazidas para cá, mas omesmo se dá, se não há sintonia. Uns sequeixam de que não foram atendidos, outrosque estão enfraquecidos. Alguns usam a vozpara acusar. A maledicência toma conta,enfim, dos médiuns de segurança, tornandoa corrente pesada, irritando os médiuns maissensíveis e enfraquecendo a totalidade deles.Com isso, nosso trabalho redobra, corremosde um lado para o outro, tentando não deixara Casa desabar.

Cabe ao dirigente encarnado abolir de umavez por todas a maledicência entre osmédiuns, pois do contrário o trabalho doCristo será mais uma vez derrubado.

Aprendam, meus irmãos, que aquele que atiraa primeira pedra em um companheiro seráatingido pela lei do retorno. Todo aquele queenfraquece a corrente por qualquer motivoserá duramente afastado da correntefranciscana. Já fizemos todo o esforçopossível, não logramos ainda ser atendidospor vocês. Cumpre-nos, agora, exercer a lei,isto é, afastar os médiuns maledicentes efortificar aqueles que sabem ouvir e calar.

Os ideais do Cristo serão implantados, masaquele que não der início à sua melhora seráconsiderado por nós como pólo negativo, poisé por aí que os espíritos trevosos encontramforças para destruir a casa espírita.Maledicência, sexualidade exacerbada, etc.são os responsáveis pela destruição.Observem, o maledicente é sempre obsediado,doentio, egoísta, coisas que não deveriamexistir no médium cristão.

Se amam o Cristo, mordam a língua e maisuma vez não colaborem para crucificá-lo,como fizeram há mais de dois mil anos.

Frei Bernardo, da Falange Franciscana

PSICOGRAFIAPSICOGRAFIAPSICOGRAFIAPSICOGRAFIAPSICOGRAFIA

O COMPORTAMENTODOS MÉDIUNSPsicografia recebida por Celi Bomfim em 20/11/1989

Astrologia não é signo solar nem horós-copo de jornal. Porém, a maioria das pessoasdesconhece toda a riqueza de informaçõesque podem ser extraídas de um mapa. Vocêsabe qual é o seu Ascendente? Qual o seuelemento predominante? Que aspectos faz asua Lua? Se você respondeu não, então estaoficina foi feita sob medida para você.

Astrologia para o Auto-conhecimento éuma oficina leve, divertida e cheia dedescobertas que vão dar o que pensar. Emvez de consulta, trata-se de um trabalho degrupo, desenvolvido especialmente parapúblico leigo sob a condução de quatro co-nhecidos astrólogos que vão se revezar paraajudar você a entender alguns pontos espe-cialmente relevantes do seu próprio mapa.

Ao fazer a inscrição, aproveite para infor-mar data de nascimento, hora e local. Assim,você receberá seu mapa devidamentecalculado logo no início da oficina e poderáacompanhar passo a passo todos os tópicosapresentados.

Toda a receita do evento é destinada àCreche Santa Clara, que atende a mais de80 crianças de 2 a 6 anos em horário

integral, filhos de mães trabalhadoras debaixa renda.

Conheça os facilitadores:

Fernando Fernandes - Astrólogo, jornalista,profissional de RH e Mestre em Sistemas deComunicação, editor do site Constelar ediretor da Escola Astroletiva, pioneira noensino on-line no Brasil.Carlos Hollanda - Astrólogo, Mestre emHistória Comparada, produtor gráfico eprofessor universitário, autor do livroProgressão Lunar e Kabbalah - A evolução daconsciência através do ciclo da Lua.Dimitri Camiloto - Astrólogo, professor deHistória e Mestre em Sociologia e Antro-pologia pela UFRJ, curso em que desenvolveua dissertação Divinação, Mercado e Moder-nidade, um estudo sociológico do fenômenodos 0900.Valéria Bustamante - Astróloga, terapeuta,graduada em Psicologia e autora de diversaspesquisas, especialmente envolvendo temasde saúde e comportamento.Data: Sábado, 27 de outubro de 2007Credenciamento de participantes e cálculo

ASTROLOGIA PARAASTROLOGIA PARAASTROLOGIA PARAASTROLOGIA PARAASTROLOGIA PARAAUTOCONHECIMENTOAUTOCONHECIMENTOAUTOCONHECIMENTOAUTOCONHECIMENTOAUTOCONHECIMENTO

No dia 6 de setembro as crianças daCreche Santa Clara tiveram uma tardede pura magia, intensa alegria, a ficargravada por muito tempo em suasinocentes cabecinhas. Capitaneadas porNádia Vilasboas, coordenadora da cre-che, compareceram a uma vesperal doCirco Orlando Orfei, na Praça XI.Do transporte às acomodações circen-ses, tudo transcorreu com alto grau deprofissionalismo. Obrigado a todos queproporcionaram esses momentos àsnossas crianças.

TODOTODOTODOTODOTODOMUNDO VAIMUNDO VAIMUNDO VAIMUNDO VAIMUNDO VAIAO CIRCO!...AO CIRCO!...AO CIRCO!...AO CIRCO!...AO CIRCO!...

de mapas de quem fizer inscrição de últimahora: a partir das 14hOficina: das 15h às 19hInvestimento: R$ 60,00 (inclui o cálculo e aimpressão de sua carta natal)Local: Casa de Francisco de Assis / CrecheSanta ClaraRua Alice, 308 - LaranjeirasRio de JaneiroInformações: (21) 2265-9499

Inscrição antecipada na secretaria da CFA ouvia internet - sistema PagSeguro (válido paracartão de crédito, boleto bancário outransferência online).Fazer reserva | Fazer inscrição agora