informativo da associação dos metalúrgicos …“foi um período que vivência muita violência,...

4
Para não perder benefícios, idosos precisam fazer o cadastro biométrico Página 3 Reforma da Previdência é tema central em debate na Plenária da 4ª Regional Página 4 sorocaba, julho/agosto de 2017 - ano 2 - nº 14 Informativo da Associação dos Metalúrgicos Aposentados de Sorocaba e Região Rua Rua Bernardo Ferraz de Almeida, 87, Jardim Faculdade, Sorocaba/SP CEP.: 18030-290 - Telefone (15) 3031-2459 - www.amaso.com.br httP://nemPensaremdrogas.bLogsPot.Com.br/ Luiz CamPos Junior ‘Não vamos admitir falcatruas’, avisa o presidente da Amaso Página 3 Frei Betto lança livros e faz críticas ao governo golpista de Michel Temer Página 4 suário por 20 anos, o advogado Hélio Rodrigues foi convi- dado a palestrar no Café da Manhã com os Aposentados. Ele se posicionou contra a liberação das drogas e revelou que quem mais sofre com o drama é a família do viciado. No en- tanto, na visão de muitos especialistas a legalização pode ser a saída para reduzir a violência e os perigos causados tanto a usuários como a sociedade em geral.. Página 2 U O secretário-geral da Amaso, Nelson Gonçalves, representou a entidade na greve geral realizada em 30 de junho. Em Sorocaba, as manifestações se concentraram, principalmente, na região central. “Foi um ato político no Brasil inteiro e serviu para dar o recado que os trabalhadores estão contra essas reformas apresentadas”, afirma. Página 3 Aposentados vão às ruas contra as reformas amaso14_capa:amaso 18/7/2017 14:04 Page 1

Upload: others

Post on 11-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo da Associação dos Metalúrgicos …“Foi um período que vivência muita violência, risco de morte, paranoias, overdose, doenças e muitas perdas materiais e humanas

Para não perder benefícios,idosos precisam fazero cadastro biométrico

Página 3

Reforma da Previdênciaé tema central em debatena Plenária da 4ª Regional

Página 4

sorocaba, julho/agosto de 2017 - ano 2 - nº 14

Informativo da Associação dos Metalúrgicos Aposentados de Sorocaba e Região

Rua Rua Bernardo Ferraz de Almeida, 87, Jardim Faculdade, Sorocaba/SP

CEP.: 18030-290 - Telefone (15) 3031-2459 - www.amaso.com.br

ht

tP

://n

em

Pe

ns

ar

em

dr

og

as

.bL

og

sP

ot

.Co

m.b

r/

Lu

iz C

am

Po

s J

un

ior

‘Não vamos admitirfalcatruas’, avisa o

presidente da AmasoPágina 3

Frei Betto lança livrose faz críticas ao governogolpista de Michel Temer

Página 4

suário por 20 anos, o advogado Hélio Rodrigues foi convi-

dado a palestrar no Café da Manhã com os Aposentados.

Ele se posicionou contra a liberação das drogas e revelou

que quem mais sofre com o drama é a família do viciado. No en-

tanto, na visão de muitos especialistas a legalização pode ser a

saída para reduzir a violência e os perigos causados tanto a

usuários como a sociedade em geral.. Página 2

U

O secretário-geral da Amaso,

Nelson Gonçalves, representou a

entidade na greve geral realizada

em 30 de junho. Em Sorocaba, as

manifestações se concentraram,

principalmente, na região central.

“Foi um ato político no Brasil

inteiro e serviu para dar o recado

que os trabalhadores estão

contra essas reformas

apresentadas”, afirma.

Página 3

Aposentadosvão às ruascontra asreformas

amaso14_capa:amaso 18/7/2017 14:04 Page 1

Page 2: Informativo da Associação dos Metalúrgicos …“Foi um período que vivência muita violência, risco de morte, paranoias, overdose, doenças e muitas perdas materiais e humanas

Diretoria executiva

- Evanildo Amancio

(presidente)

- Vanderlei Pedroso de

Almeida, o Vande

(vice-presidente)

- Nelson Gonçalves

(secretário-geral)

- Vicente Vitório

(2º secretário-geral)

- Benedito Vanderlei

Trindade, o Teleco

(secretário de finanças)

- Jurandir João Aparecido

Tomasi

(2º secretário de finanças)

Conselho Fiscal

- Antônio Carlos Rodrigues, o

Amarelinho

- Salvador Antônio Pereira

Neto

- José Batista dos Santos

suplentes do

Conselho Fiscal

- Benedita Mendes Cesar

- Nelson Ferreira

- Luiz Antônio Alves

- Ailton Júlio Craveiro

- Samuel Brasil

- Antônio Roberto Brioni Vieira

Jornalista responsável

Marcelo Macaus

MTB.: 39.864/SP

Em 31 de março de 1995, quando da necessidade derepresentação dos metalúrgicos aposentados emSorocaba, fundamos a Amaso (Associação dosMetalúrgicos Aposentados de Sorocaba e Região), umaentidade eclética e representativa para nossasreivindicações.

Durante os anos que antecederam a fundação, fizemoslutas conjuntas com outros sindicatos, empunhando abandeira sindical Cutista (da Central Única dosTrabalhadores) por uma sociedade justa e igualitária. Jáse passaram 20 anos após a fundação da Amaso eestamos na incansável luta pelos trabalhadoresaposentados, idosos, enfim, por toda a sociedade.

Neste momento, estamos estarrecidos e perplexos porver que este governo do presidente interino Michel Temertem como objetivo destruir as leis trabalhistas eprevidenciárias deste nosso Brasil. As lutas de todos ostrabalhadores para avançarmos e conquistarmos nossosdireitos trabalhistas e sociais são incansáveis, inclusivecom mortes de companheiros.

Não podemos esquecer que, quando estas propostasque atacam os direitos conquistas pelos brasileiros depoisde anos de lutas, se encaminharam para a aprovação docongresso, os deputados que representam nossa regiãovotaram a favor, ou seja, apoiaram o fim de nossosdireitos trabalhistas, que garantem o mínimo de condiçõespara os trabalhadores.

Este governo está acabando com o Brasil de todas asformas, seja na Saúde, na Educação, na Infraestrutura, eas prioridades estão deixando de ser aplicadas.

Atravessamos um momento em que as votações estãocada vez mais desacreditadas pela sociedade, comacordos espúrios e sorrateiros. Não podemos aceitaressas condições que este governo está nos impondo.Infelizmente, nossa Justiça também está desacreditada,visto o julgamento da chapa da eleição presidencial.Nossa principal instituição jurídica no país está sobsuspeita por avalizar casos errôneos. Em nossa cidade,onde o governo municipal está envolvido em agressões,seja verbais ou físicas, toda sociedade sorocabana esperauma resposta a altura do ministério público e dosvereadores.

Não podemos mais aceitar esses desalinhos degovernantes. A sociedade tem de reprimir, poiscaminhamos para um verdadeiro pântano de lama.Vamos nos conscientizar de que direitos nossos foramconquistados com muitas lutas e que lutaremos por umasociedade justa e igualitária.

Expediente

Palavra da Diretoria

2 FOLHA DA AMASO Sorocaba,Julho/agosto de 2017

Folha Da amasoJulho/agosto de 2017www.amaso.com.br

www.facebook.com/amasodigital

Legalização dasdrogas ainda épolêmica no Brasil

Estamos estarrecidos e perplexos

Café da Manhãcom osAposentados,realizado

mensalmente pela Amaso,trouxe um assunto polêmicopara o debate de julho. Apalestra, ministrada peloadvogado Hélio Rodrigues,teve como tema “Memóriasde um ex-drogado”. Noencontro, o palestrantecontou sobre os dramasvividos por ter sido usuáriode drogas por cerca de 20anos. “Comecei com 13anos, fumando maconha,depois fui passando paradrogas mais fortes”, lembra.“Foi um período que vivênciamuita violência, risco demorte, paranoias, overdose,doenças e muitas perdasmateriais e humanas. É ummilagre eu estar vivo.”

O advogado afirmou queas pessoas que mais sofremsão os familiares, pois odrogado não tem noção dodrama que vive e seposicionou contra alegalização das drogas. “Issosó vai facilitar o acesso de

quem tem predisposiçãopara ser usuário. Oimportante é trabalhar naprevenção”, sugere.

Para muitosespecialistas, porém, alegalização pode ser a saídapara reduzir a violência e osperigos causados tanto ausuários como a sociedadeem geral. A medida já foiimplementada com sucessoem vários países, comoHolanda e Uruguai. NoBrasil, um dos defensores éo ministro do STF (SupremoTribunal Federal), LuísRoberto Barroso.

Em nota da EBC(Empresa Brasil deComunicação), Barrosoafirma que a legalização dasdrogas quebraria o poder dotráfico nas comunidadescarentes e reduziria os casosde vítimas inocentes quemorrem por causa de balaperdida em favelas e dejovens humildes cooptadospelo tráfico.

O ministro disse aindaque o papel do Estado édesincentivar o consumo das

drogas e mostrar seusmalefícios. “Não estamosdefendendo as drogas,temos que enfrentar [oproblema]. A guerra àsdrogas fracassou no mundointeiro, mas o consumo sóaumenta.” Barroso concordacom a ideia de que ailegalidade só assegura omonopólio do traficante.

CraColÂnDia

O combate às drogasganhou grande repercussãonos últimos meses quando aPrefeitura de São Paulorealizou uma ação violenta,com o auxílio da PolíciaMilitar, para acabar com aCravolândia na regiãocentral da cidade. O objetivoera retirar os usuáriosforçadamente da rua, ondeeles se reuniam paraconsumir drogas, com opretexto de por fim ao tráficono local. A ocorrência voltoua despertar um debate sobrequal medida poderia acabarcom esta situação que geratanta violência no país.

o

“Perdemos um companheirocorretíssimo, de trabalhoexemplar.” Foi desta maneiraque o presidente da Amaso,Evanildo Amâncio, o Miúdo,lamentou a morte do dirigentesindical Cristiano Corrêa Silva,o Binhão, ocorrida em 16 dejunho.

Ex-diretor do Sindicato dosMetalúrgicos de Sorocaba eRegião, ele tinha 36 anos edeixou os filhos Jhenifer Eloá,6, e Gustavo, de 1 ano e três

meses. “Eu o conhecia há pelomenos uns dez anos”, lembraMiúdo. “É uma perdarealmente lastimável.”

Binhão foi dirigente sindicalpor dois mandatos - 2011 a2016. Atualmente, trabalhavana empresa VMX. Participoude várias manifestações emdefesa dos direitos dostrabalhadores e outras açõessociais. Ele foi enterrado noCemitério Jardim Eterno, emPiedade.

Binhão tinha 36 anos e trabalhava

na empresa VMX: luto

Morte de dirigente sindical sensibiliza Amaso

Fo

gu

inh

o /i

mp

re

ns

a s

me

ta

l

“Memórias de um ex-drogado”: este foi o tema da palestra realizada em julho

amaso14 pg2:amaso 18/7/2017 13:46 Page 1

Page 3: Informativo da Associação dos Metalúrgicos …“Foi um período que vivência muita violência, risco de morte, paranoias, overdose, doenças e muitas perdas materiais e humanas

m 30 de junho, umasexta-feira,Sorocaba vivencioumais um dia deparalisações em

protesto contra o governo dopresidente interino MichelTemer (PMDB) e aspropostas de reformastrabalhista e previdenciáriaque tramitam no congresso.

Em Sorocaba, as principaismanifestações da greve geral,realizada por todo o Brasil, seconcentraram na PraçaCoronel Fernando Prestes,região central, e contaram coma participações de diversasentidades sindicais emovimentos populares eestudantis. A Amaso, sempreem defesa dos aposentados eda classe trabalhadora,também marcou presença namobilização.

O ato reuniu centenas demanifestantes, entre eles acategoria dos condutores e dosmetalúrgicos, que paralisaramas atividades no transporte enas indústrias para mostrar odescontentamento com o rumodo governo federal, que atentacontra os direitos sociais etrabalhistas.

Antes dos discursos daslideranças do movimento, foirealizada uma passeata pelas

ruas centrais. Nela, osmanifestantes ganharam aadesão de comerciantes quefecharam as portas das lojasem demonstração de apoio àsreivindicações populares.

Representando a Amaso, osecretário-geral da entidade,Nelson Gonçalves, participou

de toda a manifestação econsiderou a mobilizaçãocomo positiva para a luta dostrabalhadores. “Foi um atopolítico no Brasil inteiro eserviu para dar o recado queos trabalhadores estão contraessas reformas apresentadas”,afirma.

E

3FOLHA DA AMASOSorocaba,julho/agosto de 2017

Fo

to

s: L

uiz

Ca

mp

os

Ju

nio

r

Nelson

Gonçalves

empunha cartaz com

críticas à Reforma da

Previdência. Manifestação tem

como concentração a Praça

Coronel Fernando Prestes e

uma passeata pela Rua São

Bento, ambas na

região central

Greve geral mobiliza população contra ataquesaos direitos dos aposentados e trabalhadores

A diretoria da Amaso esteve

reunida com o prefeito de Salto de

Pirapora, em 19 de junho, para

entregar um documento com uma

série de propostas a serem

implementadas pela administração

municipal. O objetivo é melhorar a

qualidade de vida da população

idosa do município.

No total, são 13 iniciativas

apresentadas como importantes,

sendo cinco delas fundamentais, na

visão da entidade, entre elas a

construção de centros de

convivência com atendimento em

tempo integral; capacitação de

cuidadores para a rede municipal

de saúde; acesso à medicamentos;

campanhas educacionais de

respeitos aos idosos e garantia de

aplicação do Estatuto do Idoso em

toda a cidade.

“A nossa intenção é instalar uma

subsede da Amaso em Salto de

Pirapora e, por isso, estamos

começando a mostrar nosso

empenho na luta pelos

aposentados daquela cidade”,

afirma o presidente da entidade,

Evanildo Amâncio, o Miúdo.

Vale lembrar que o mesmo

documento foi entregue ao prefeito

de Sorocaba, José Crespo (DEM),

no primeiro mês de mandato. Na

oportunidade, o chefe do executivo

sorocabano afirmou que iria

“analisar com atenção e vontade de

realizar”.

Diretoria entrega propostas aoprefeito de Salto de Pirapora

As pessoas com 70 anos ou

mais, que não são obrigadas a

votar e mesmo aquelas que não

pretendem participar das

próximas eleições, devem

procurar um dos cartórios

eleitorais de Sorocaba para fazer

o cadastramento biométrico. O

serviço também está disponível

no Shopping Iguatemi Esplanada

e no Poupatempo. O prazo é até

23 de março do ano que vem.

O chefe do cartório da 343ª

Zona Eleitoral, João Lima,

explicou que os idosos que são

aposentados ou recebem

benefícios do INSS precisam

fazer a biometria para não terem

os títulos cancelados, o CPF

bloqueado e ainda a conta

bancária e o recebimento de

aposentadorias e benefícios.

Aqueles que estão com estão

acamados, doentes e com

dificuldades de locomoção devem

providenciar um atestado médico,

relatando a situação do eleitor. O

documento deve ser entregue por

alguém de sua confiança nos

cartórios eleitorais no Mangal. O

agendamento do cadastramento

deve ser feito pelo site www.tre-

sp.jus.br. No Shopping Iguatemi

Esplanada o atendimento é de

segunda a sexta, das 9h às 18h.

Já no Poupatempo, de segunda a

sexta, das 9h às 17h, e aos

sábados das 9h às 13h.

Idosos também têm de fazer ocadastramento biométrico

Dilma Rousseff foi eleita de maneira legítima.

Conquistou a maioria dos votos do povo

brasileiro. No entanto, assim que a eleição

terminou, os tucanos começaram a tramar o

golpe, tendo o apoio do então vice-presidente

Michel Temer (PMDB). Tudo isso porque o seu

ego falou mais alto. Conseguiram destruir o

projeto de sociedade que o PT começava a

implantar.

Recentemente, a chapa que elegeu

Dilma/Temer foi a julgamento. Estávamos

atentos a decisão que nos surpreendeu de

maneira negativa, pois ele acabou absolvido

mesmo tendo contra provas mais do que

evidentes e concretas.

Agora, após muitas denúncias de corrupção,

o líder deste governo golpista tenta se manter

no poder de todas as maneiras. A população do

país inteiro está perplexa com a atitude dos

ministros que votaram pela manutenção de

Temer na presidência. Sabemos ainda que os

votos de (alguns) ministros do Supremo estão

direcionados.

O que posso dizer, diante de tudo isso e como

aposentado, é que estamos torcendo pelo Brasil

e que não admitiremos mais falcatruas.

Evanildo Amâncio(Miúdo), presidente daAmaso

ARTIGO

Não vamos admitir falcatruas

amaso14_pg3:amaso 18/7/2017 13:51 Page 1

Page 4: Informativo da Associação dos Metalúrgicos …“Foi um período que vivência muita violência, risco de morte, paranoias, overdose, doenças e muitas perdas materiais e humanas

convite do SMetal(Sindicato dosMetalúrgicos deSorocaba e

Região), o frade dominicanoFrei Betto esteve na cidade,em 27 de junho, para lançartrês de suas obras maisrecentes: Ofício deEscrever (editora Rocco), OBudista e o Cristão(Fontanar) e Parábolas deJesus - Ética e ValoresUniversais (Vozes).

Além de autografar oslivros, ele conversou com ascerca de 150 pessoaspresentes no auditório dosindicato e, entre outrascoisas, não poupou críticasao governo golpista deMichel Temer (PMDB).Diretores da Amasoestiveram no evento.

Com mais de 60 livroseditados no Brasil e no

exterior, Frei Betto tambémconcedeu entrevista àjornalista Fernanda Ikedo,da Folha Metalúrgica. À ela,o escritor disse que tudoque vem do governo Temeré retrocesso, inclusive areforma do ensino médio.“Ela (a reforma) visafavorecer as escolasparticulares, mercantilizar aeducação que deveria serum bem universal”, justifica.“Veja esta absurdaaprovação de faculdadesvirtuais. Daqui a poucovamos ter prédiosdesabando porque osengenheiros foramformados pela internet semnunca ter sequer medido.Não saberão qual o peso doquinto andar de um prédioquando ele for mobiliado.”

Frei Betto ressaltouainda a necessidade de a

esquerda fazer umaautocrítica. “Nós temos denos perguntar por quedepois de 13 anos o PT nãoconseguiu que a Dilmacompletasse o segundomandato”, afirma. “Nóscometemos erros e temosde reconhecer”,

complementa. “Não adiantasó protestar e lamentar quea direita avança. A direitaavança porque nós,infelizmente, temos abertoespaço para ela.”

A entrevista completa deFernanda Ikedo com o autorpode ser lida em:

https://www.smetal.org.br/imprensa/frei-betto-fala-sobre-a-literatura-e-o-sonho-de-um-pais-mais-justo/20170628-121227-Y865

as oBras

“Ofício de Escrever” éuma coletânea de artigos deFrei Betto que refletem suapaixão pela escrita e pelaliteratura. “O Budista e oCristão”, concebido emparceria com o jornalistaHeródoto Barbeiro, trazuma discussão sobre astrajetórias de Buda e deJesus. Já “Parábolas deJesus - Ética e ValoresFundamentais”, Frei Bettose propõe a desvendar asriquezas e sutilezaspresentes em 33 parábolasdo Evangelho.

a

4 FOLHA DA AMASOSorocaba,

julho/agosto de 2017

Fo

gu

inh

o /iM

pr

en

sa

sM

eT

al

Escritor autografa uma de suas obras: ele também

conversou com o público presente no auditório do SMetal

A Reforma da Previdência,que vai atingir milhões deaposentados, foi o tema centralem discussão na primeiraplenária da 4ª Regional deSorocaba, realizada na manhãde 9 de maio, na sede da Apevo(Associação dos Aposentados ePensionistas de Votorantim).

No encontro, o secretário-geral da Amaso, NelsonGonçalves, foi escolhido para

ser o 1º secretário da entidadeque visa reunir associaçõesque lutam pelos direitos dosaposentados. “Vamos criaruma força para pressionar ogoverno, escrever a história dopaís de um modo diferente”,afirma o coordenadorestadual, Antônio Alves, vice-presidente da Fapesp(Federação das Associações eDepartamentos de

Aposentados do Estado deSão Paulo).

Além de Nelson, a diretoriada 4ª Regional de Sorocaba écomposta por Jandir Teixeira(Apevo – coordenador regional)e Jorge Hynoyo (AAPS –Associação dos Aposentados ePensionistas de Salto - 2ºsecretário. “O objetivo destaprimeira plenária foi envolvertodas as associações e traçaros planos de ações pararealização de um trabalhoalavancado aos aposentados”,explica Jandir.

Outros diretores da Amaso –Evanildo Amâncio, o Miúdo,presidente e Benedito VanderleiTrindade, o Teleco, secretáriode finanças – tambémparticiparam do encontro.Todos os líderes dasassociações presentes tiverama oportunidade de expor ideiase opiniões. Outras plenáriasserão agendadas.

Plenária da 4ª Regional de Sorocabadebate a Reforma da Previdência

Em Sorocaba, Frei Betto lança livrose critica o governo golpista de Temer

Para quem gosta de viajar,a Amaso tem uma excursãoprogramada para período de12 a 13 de agosto. O destino éa Estância Turística de Águasde Lindoia para um fim desemana de muitas atividades,que inclui também uma visita àcidade de Serra Negra. Ovalor do pacote custa R$ 300,mas os interessados devemse apressar, pois restampoucas vagas.

De acordo com NiviaScaramucci, organizadora dopasseio, os viajantes ficarãohospedados em um hotel emÁguas de Lindoia, com totalinfraestrutura e alimentaçãocompleta. “Sairemos deSorocaba na manhã desábado e retornaremos natarde de domingo, após uma

visita a Serra Negra”, explica.Quem tiver interesse emparticipar da excursão deveefetuar a reserva de lugarpelos telefones (15) 3227-0773 ou 3227-0774.

poÇos De çalDas

Em abril, o grupo deexcursões da Amaso passouum fim de semana em Poçosde Caldas, onde puderamdesfrutar de todas as atraçõesda cidade turística, localizadano sul de Minas Gerais. Osviajantes ficaram hospedadosem um hotel na região centrale aproveitaram passeios,visitas a pontos turísticosnaturais e, ainda, um jantardançante.

Excursão para Águas deLindóia é programada

Os associados da Amaso receberam oscarnês do convênio Fênix Medical, operadorade saúde que se chamava Sanamed. Asentregas, em mãos, terminaram em 10 dejunho. Os optantes agora têm à disposiçãouma série de benefícios, como consultas emclínicas particulares nas mais variadasespecialidades, atendimento em pronto-

socorro, realização de exames laboratoriais ecirurgias, internação, entre outros.

A parceria entre Amaso e Fênix Medical foirenovada em fevereiro. O convênio é voltadoàs pessoas de todas as idades e o preçovaria de acordo com a faixa etária. Paraadesão ou mais informações: (15) 3031-4271ou 3031-2459.

Associados recebem carnês doconvênio com a Fênix Medical

Th

ais

Ma

rq

ue

s/a

pe

vo

Aproximadamente 50 pessoas marcam presença no encontro

Div

ul

ga

ça

o

Grupo de associados da Amaso se diverte no ônibus

com destino a Poços de Caldas

amaso14 pg4:amaso 18/7/2017 13:55 Page 1