overdose slides enem e unp 2015 - aulas 1-2 - redação

20
PROFESSOR JASON LIMA

Upload: jasonrplima

Post on 20-Jul-2015

266 views

Category:

Education


16 download

TRANSCRIPT

Page 1: Overdose slides Enem e UnP 2015 - aulas 1-2 - Redação

PROFESSOR JASON LIMA

Page 2: Overdose slides Enem e UnP 2015 - aulas 1-2 - Redação

O PARÁGRAFO DISSERTATIVOProfessor Jason Lima

Page 3: Overdose slides Enem e UnP 2015 - aulas 1-2 - Redação

O TÓPICO-FRASAL

A frase principal, que apresenta a informação central do parágrafo, chama-se tópico frasal. Geralmente tal período é mais curto que os outros, apresentando uma informação genérica, que as demais frases do parágrafo desenvolvem e aprofundam.

Professor Jason Lima

Page 4: Overdose slides Enem e UnP 2015 - aulas 1-2 - Redação

O TÓPICO-FRASAL

Não é obrigatório que a primeira frase do parágrafo seja o tópico frasal. No entanto, na hora de escrever uma redação em um concurso, vale lembrar que costuma ser mais rápido escrever parágrafos iniciados pelo tópico frasal, apresentando brevemente a informação central daquele bloco. Isso evita que o autor do texto se perca e facilita o trabalho do corretor, o qual identifica rapidamente a que se refere cada parágrafo do texto, logo na primeira leitura.

Page 5: Overdose slides Enem e UnP 2015 - aulas 1-2 - Redação

Nunca é pouco lembrar os três primeiros aspectos vistos por um corretor:

• a macroestrutura textual (paragrafação);

• a introdução;

• o tópico-frasal e o tamanho dos períodos.

Page 6: Overdose slides Enem e UnP 2015 - aulas 1-2 - Redação

O TÓPICO-FRASAL

As frases que se sucedem ao tópico frasal devem seremeter a ele, aprofundando ou alargando algum aspectonele contido.

Page 7: Overdose slides Enem e UnP 2015 - aulas 1-2 - Redação

O TÓPICO-FRASAL

Devem-se evitar parágrafos com uma só frase. Umparágrafo formado por um único período invariavelmenteincorrerá em um dos seguintes problemas:

• comprimento excessivo, prejudicando a leitura;

• superficialidade na abordagem, dada a exiguidade deinformações apresentadas.

Page 8: Overdose slides Enem e UnP 2015 - aulas 1-2 - Redação

O DESENVOLVIMENTO DO TÓPICO-FRASAL

• adição;

• causa;

• consequência

• exemplo;

• oposição;

• dados estatísticos;

• argumento de autoridade;

• finalidade;

• comparação;

• explicação;

• condição / hipótese / profecia.

Page 9: Overdose slides Enem e UnP 2015 - aulas 1-2 - Redação

O DESENVOLVIMENTO DO TÓPICO-FRASAL

Tópico frasal desenvolvido por enumeração:

Exemplo:

A televisão, apesar das críticas que recebe, tem trazido muitos benefícios às pessoas, tais como: informação, por meio de noticiários que mostram o que acontece de importante em qualquer parte do mundo; diversão, através de programas de entretenimento (shows, competições esportivas); cultura, por meio de filmes, debates, cursos.

Page 10: Overdose slides Enem e UnP 2015 - aulas 1-2 - Redação

O DESENVOLVIMENTO DO TÓPICO-FRASAL

Tópico frasal desenvolvido por confronto:

Trata-se de estabelecer um confronto entre duas ideias, dois fatos, dois seres, seja por meio de contrastes das diferenças, seja do paralelo das semelhanças. Veja o Exemplo:

Embora a vida real não seja um jogo, mas algo muito sério, o xadrez pode ilustrar o fato de que, numa relação entre pais e filhos, não se pode planejar mais que uns poucos lances adiante. No xadrez, cada jogada depende da resposta à anterior, pois o jogador não pode seguir seus planos sem considerar os contra-ataques do adversário, senão será prontamente abatido. O mesmo acontecerá com um pai que tentar seguir um plano preconcebido, sem adaptar sua forma de agir às respostas do filho, sem reavaliar as constantes mudanças da situação geral, na medida em que se apresentam.

Page 11: Overdose slides Enem e UnP 2015 - aulas 1-2 - Redação

O DESENVOLVIMENTO DO TÓPICO-FRASAL

Tópico frasal desenvolvido por razões:

No desenvolvimento apresentamos as razões, os motivos que comprovam o que afirmamos no tópico frasal.

As adivinhações agradam particularmente às crianças. Por que isso acontece de maneira tão generalizada? Porque, mais ou menos, representam a forma concentrada, quase simbólica, da experiência infantil de conquista da realidade. Para uma criança, o mundo está cheio de objetos misteriosos, de acontecimentos incompreensíveis, de figuras indecifráveis. A própria presença da criança no mundo é, para ela, uma adivinhação a ser resolvida. Daí o prazer de experimentar de modo desinteressado, por brincadeira, a emoção da procura da surpresa.

Page 12: Overdose slides Enem e UnP 2015 - aulas 1-2 - Redação

O DESENVOLVIMENTO DO TÓPICO-FRASAL

Tópico frasal desenvolvido por análise:

É a divisão do todo em partes.

Quatro funções básicas têm sido atribuídas aos meios de comunicação: informar, divertir, persuadir e ensinar. A primeira diz respeito à difusão de notícias, relatos e comentários sobre a realidade. A segunda atende à procura de distração, de evasão, de divertimento por parte do público. A terceira procura persuadir o indivíduo, convencê-lo a adquirir certo produto. A quarta é realizada de modo intencional ou não, por meio de material que contribui para a formação do indivíduo ou para ampliar seu acervo de conhecimentos.

Page 13: Overdose slides Enem e UnP 2015 - aulas 1-2 - Redação

O DESENVOLVIMENTO DO TÓPICO-FRASAL

Tópico frasal desenvolvido pela exemplificação:

Consiste em esclarecer o que foi afirmado no tópico frasal por meio de exemplos:

A imaginação utópica e inerente ao homem, sempre existiu e continuará existindo. Sua presença é uma constante em diferentes momentos históricos: nas sociedades primitivas, sob a forma de lendas e crenças que apontam para um lugar melhor; nas formas do pensamento religioso que falam de um paraíso a alcançar; nas teorias de filósofos e cientistas sociais que, apregoando o sonho de uma vida mais justa, pedem-nos que "sejamos realistas, exijamos o impossível".

Page 14: Overdose slides Enem e UnP 2015 - aulas 1-2 - Redação

OUTROS EXEMPLOS DETÓPICO-FRASAL

a) O isolamento de uma população determina as características culturais próprias. Essas sociedades não têm conhecimento das ideias existentes fora de seu horizonte geográfico. É o que acontece na terra dos cegos do conto de H.G. Welles. Os cegos desconhecem a visão e vivem tranquilamente com sua realidade, naturalmente adaptados, pois todos são iguais. Esse conceito pode ser exemplificado também pelo caso das comunidades indígenas ou mesmo qualquer outra comunidade isolada.”

Page 15: Overdose slides Enem e UnP 2015 - aulas 1-2 - Redação

OUTROS EXEMPLOS DETÓPICO-FRASAL

b) Entre 1890 e 1930 Taylor e outros conceberam a administração científica.Taylor iniciou seus estudos nos Estados Unidos, no final do século XIX e odesenvolvimento das primeiras teorias sobre administração coincide com oinício do século XX. Durante esse período, em 1916, Henry Fayol, na França,idealizou a teoria clássica das organizações, enquanto Max Weber, naAlemanha, por volta de 1910, desenvolveu seu trabalho sobre a escolaburocrática de administração. Já Frederick Taylor, em 1900, pôs em práticaalgumas de suas ideias, demonstrando que as novas teorias podiam ser úteisao aumento da produção e do lucro.

Page 16: Overdose slides Enem e UnP 2015 - aulas 1-2 - Redação

OUTROS EXEMPLOS DETÓPICO-FRASAL

c) Não é fácil aprender um novo idioma. Existe um extenso vocabulário paraser aprendido. Cometemos uma porção de erros ao falar as novas palavras.Sentimos muitas dificuldades para entender os nativos falantes do idioma. Agramática do novo idioma possui uma estrutura diferente daquela queconhecemos. É necessário muita prática para escrevermos corretamente umtexto no idioma que estamos aprendendo.

Page 17: Overdose slides Enem e UnP 2015 - aulas 1-2 - Redação

OUTROS EXEMPLOS DETÓPICO-FRASAL

d) Enquanto a criminalidade aumenta nos Estados Unidos, onde se usa a penade morte, a Inglaterra, que não tem pena de morte desde 1975, apresenta umdos mais baixos índices de criminalidade do mundo. Foi por esse e por váriosoutros motivos que o Parlamento inglês recusou a proposta derestabelecimento da pena de morte.

Page 18: Overdose slides Enem e UnP 2015 - aulas 1-2 - Redação

OUTROS EXEMPLOS DETÓPICO-FRASAL

e) Como bem assinalou Albert Camus, a execução da pena de morte “é umassassinato premeditado”. O Estado programa o assassinato, marca dia e hora,contrata o assassino e usa de toda sua força para transportar a pessoa que vaiser assassinada para o local em que isso deverá ocorrer. E tudo com grandepublicidade, sabendo-se quem montou a cena da morte da pessoa, quem atransportou, quem se valeu da superioridade física e de armas para impedirque a pessoa fugisse e, afinal, quem praticou o gesto que acarretaria a mortedessa pessoa humana. E ninguém é punido e muitos recebem dinheiro doEstado por essa participação. Não pode haver maior absurdo, quando omesmo Estado pune quem matou uma pessoa, mesmo que seja apenasculpado pelas mortes e não tenha tido a intenção de matar.

Page 19: Overdose slides Enem e UnP 2015 - aulas 1-2 - Redação

Agora vocês estão prontos para iniciar a produção textual. Muito ainda há para se ver,

mas o primeiro passo tem de ser dado!

Page 20: Overdose slides Enem e UnP 2015 - aulas 1-2 - Redação

Professor Jason Lima

Professor Jason Lima