informativo cosems 20 de junho de 2017 - belo horizontemg · após orientações e articulações...

4
20 DE JUNHO DE 2017 - BELO HORIZONTE Informativo COSEMS MG O 33º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde vai reunir no Centro de Convenções Ulisses Guima- rães, em Brasília, durante os dias 12 e 15 de julho, milhares de trabalhadores do cotidiano do SUS, dentre eles secre- tários municipais de saúde de todo o país, profissionais de saúde, dirigentes estaduais e do Ministério da Saúde. O tema “Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS”, tem referência no Manual do Gestor que lançamos em Janeiro de 2017 e através do encontro de ideias, troca de conhecimentos e experiências, formulação e aprofun- damento de propostas no Congresso fortaleceram as cone- xões entre a normativa dos diversos temas do SUS e sua aplicação no cotidiano atual da gestão municipal de saúde. Na programação estão oficinas, seminários, cursos e mesas que discutirão temas importantes para a gestão municipal do SUS: atenção básica, financiamento da saúde e unifica- ção dos blocos de repasses com o estabelecimento das mo- dalidades de custeio e capital a partir de janeiro de 2018 e todo o processo de transição a ser realizado em 2017 com planejamento ascendente e o processo de regionalização e organização da rede de atenção à saúde e o papel da par- ticipação da comunidade nesse planejamento, governança executiva da RAS por meio de consórcios, necessidade de integração dos sistemas de informação em saúde, gestão de custos e dos fundos municipais de saúde, cotidiano da participação da comunidade com o fim dos blocos de finan- ciamento, assistência farmacêutica, gestão do trabalho e da educação em saúde, programa Mais Médicos, Judicialização da Saúde e relação com setor privado não lucrativo. Além desses temas, o CONASEMS realizará 3 oficinas com convidados para organização e institucionalização do ob- servatório ibero-americano de políticas e sistemas de saú- de, para dar continuidade ao projeto dos apoiadores regio- nais do CONASEMS - Projeto Proadi e para aprofundarmos as experiências do apoio institucional da rede CONASEMS- -COSEMS. A 14ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS” continua este ano com apresentação oral e debate de todas as experiências sele- cionadas pelo edital com a novidade de ter um dia inteiro dedicado a ela de forma exclusiva, 13 de julho. 33º Congresso Conasems Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS INSCRIÇÕES: as inscrições para o 33º Congresso do Conasems podem ser realizadas até o dia 30/06, pelo link www.conasems.org.br/congresso. Faça já a sua! COMPROMISSOS DOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE PARA OS MESES DE JUNHO E JULHO JULHO Durante a primeira quinzena do mês, os municípios gestores ou consórcios que gerenciem CEAE, devem encaminhar à SES o projeto de execução financeira referente ao período de julho a dezembro de 2017. JUNHO Neste mês há uma avaliação fixa para o incentivo do Programa de Intervenção Precoce Avançado (PIPA). Agenda

Upload: others

Post on 04-Aug-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo COSEMS 20 DE JUNHO DE 2017 - BELO HORIZONTEMG · Após orientações e articulações junto ao Ministério Público, foi estabeleci-do em fevereiro de 2012 um protocolo

20 DE JUNHO DE 2017 - BELO HORIZONTEInformativo

COSEMSMG

O 33º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde vai reunir no Centro de Convenções Ulisses Guima-rães, em Brasília, durante os dias 12 e 15 de julho, milhares de trabalhadores do cotidiano do SUS, dentre eles secre-tários municipais de saúde de todo o país, profissionais de saúde, dirigentes estaduais e do Ministério da Saúde.

O tema “Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS”, tem referência no Manual do Gestor que lançamos em Janeiro de 2017 e através do encontro de ideias, troca de conhecimentos e experiências, formulação e aprofun-damento de propostas no Congresso fortaleceram as cone-xões entre a normativa dos diversos temas do SUS e sua aplicação no cotidiano atual da gestão municipal de saúde.

Na programação estão oficinas, seminários, cursos e mesas que discutirão temas importantes para a gestão municipal do SUS: atenção básica, financiamento da saúde e unifica-ção dos blocos de repasses com o estabelecimento das mo-dalidades de custeio e capital a partir de janeiro de 2018 e todo o processo de transição a ser realizado em 2017 com planejamento ascendente e o processo de regionalização e

organização da rede de atenção à saúde e o papel da par-ticipação da comunidade nesse planejamento, governança executiva da RAS por meio de consórcios, necessidade de integração dos sistemas de informação em saúde, gestão de custos e dos fundos municipais de saúde, cotidiano da participação da comunidade com o fim dos blocos de finan-ciamento, assistência farmacêutica, gestão do trabalho e da educação em saúde, programa Mais Médicos, Judicialização da Saúde e relação com setor privado não lucrativo.

Além desses temas, o CONASEMS realizará 3 oficinas com convidados para organização e institucionalização do ob-servatório ibero-americano de políticas e sistemas de saú-de, para dar continuidade ao projeto dos apoiadores regio-nais do CONASEMS - Projeto Proadi e para aprofundarmos as experiências do apoio institucional da rede CONASEMS--COSEMS.

A 14ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS” continua este ano com apresentação oral e debate de todas as experiências sele-cionadas pelo edital com a novidade de ter um dia inteiro dedicado a ela de forma exclusiva, 13 de julho.

33º Congresso ConasemsDiálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS

INSCRIÇÕES: as inscrições para o 33º Congresso do Conasems podem ser realizadas até o dia 30/06, pelo link www.conasems.org.br/congresso. Faça já a sua!

COMPROMISSOS DOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE PARA OS MESES DE JUNHO E JULHO

JULHODurante a primeira quinzena do mês, os municípios gestores ou consórcios que gerenciem CEAE, devem encaminhar à SES o projeto de execução financeira referente ao período de julho a dezembro de 2017.

JUNHONeste mês há uma avaliação fixa para o incentivo do Programa de Intervenção Precoce Avançado (PIPA).

Agenda

Page 2: Informativo COSEMS 20 DE JUNHO DE 2017 - BELO HORIZONTEMG · Após orientações e articulações junto ao Ministério Público, foi estabeleci-do em fevereiro de 2012 um protocolo

LAGOA DA PRATA REALIZA PROJETODE JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE

A fi m de evitar a informalidade nas demandas levadas à Secretaria Mu-nicipal de Saúde - solicitações de medicamentos, de exames, de consul-tas, de cirurgias, de insumos, de transporte, dentre outras, o município de Lagoa da Prata idealizou o projeto de Judicialização da Saúde. Para colocar a iniciativa em prática, o Promotor de Justiça do município de Lagoa da Prata, Luis Augusto de Rezende Pena, encaminhou no ano de 2011 um ofício ao Secretário Municipal de Saúde, requisitando expedi-ção de ato normativo regulamentador da forma e dos procedimentos a serem adotados. Após orientações e articulações junto ao Ministério Público, foi estabeleci-do em fevereiro de 2012 um protocolo para o formal registro e atendimen-to dessas demandas direcionadas ao SUS, por meio de um procedimento administrativo intitulado “pedido de providências”.

De acordo com a assistente social, mestre em Desenvolvimento Social, Adriana Maria de Moraes, a forma como a judicialização tem sido trabalhada em Lagoa da Prata tem contribuído com avanços na política pública de saúde. “Ressalta-se que a administração pública brasileira, de um modo geral, é bastante burocrática. As políticas públi-cas demoram a serem implementadas. A judicialização tem colaborado para que a administração pública possa se aperfeiçoar e a instituir novas políticas”, afi rma.

Expediente

Escritório Central- COSEMS/MG Rua Rio de Janeiro, 471 | 10º andarCentro | Belo HorizonteMG CEP:30.160-040www.cosemsmg.org.br

PresidênciaEduardo Luis da SilvaGestor de Taiobeiras

Secretaria ExecutivaSaulo Aparecido de Oliveira Pinto

Assessoria JurídicaAlberto CarrilhoCristiane TavaresMarcelo Azevedo

Assessoria TécnicaPaola Soares MottaMárcia Moreira MoraisMagali Brito AraújoEthiara Vieira

Assessoria de ComunicaçãoCamila Freitas

Analista de Suporte em T.I.Álvaro Santos

Logística, Compras e ConvêniosLudmila Fernandes de SouzaLidiane AraújoGustavo Siqueira

Analista de Prestação de ContasRosaine Machado

Secretária/RecepcionistaMarília do Socorro Santos Magalhães

Apoio/MotoristaGeodásio Oliveira Rocha

EstagiáriaAriani Magalhães

Projeto gráfico/diagramação/produção/ediçãoViver Comunicação e Marketing

Experiência Exitosa do COSEMS Divinópolis

CAMPANHA DE VACINAÇÃO NOTURNA EM ARAPUÁ

Diante da necessidade de manter os cartões de vacina atualizados, principalmente das pessoas que trabalham na zona rural e municípios circunvizinhos e não se encaixam no horário proposto de vacinação, foi idealizada a Campanha de Vacinação Noturna em Arapuá. Os autores do projeto foram: Secretaria Municipal de Saúde, equipe técnica de enfer-magem e agentes comunitários de saúde.

O projeto, realizado no período de 27/02 a 03/03/2017, teve uma gran-de adesão da população. “Tivemos uma procura tão grande que não con-seguimos realizar a campanha em apenas uma data. Após a realização da campanha já temos várias solicitações vindas da população por novas campanhas de vacinação noturna”, ressalta a Técnica de Enfermagem, responsável pelo controle das vacinações, Eliana Mágda Lopes.

Experiência Exitosa do COSEMS Patos de Minas

SANTA BÁRBARA DO LESTE REALIZA CAFÉ DA SAÚDE PARA FUNCIONÁRIOS DA SMS

Um bom atendimento depende do bem-estar e bom conví-vio entre funcionários e usuários. Atentos à essa importância, os colaboradores do Sistema Municipal de Saúde de Santa Bárbara do Leste idealizaram o projeto: Café da Saúde. A ini-ciativa consiste em duas visitas mensais dos funcionários da secretaria municipal de saúde (SMS) a alguns usuários. “O pa-ciente é avisado com antecedência e os funcionários levam os ingredientes para um café. A oportunidade proporciona um momento de diálogo sobre problemas vivenciados no atendimento”, destaca a secretária de Saúde de Santa Bárba-ra do Leste, Emiliana Castro Salomão Lopes.

Segundo Emiliana, o Café da Saúde teve uma resposta positiva, rápida e efetiva. Diminuindo os confl itos e mal-estar no atendimento nos diversos setores da secretaria. Permitindo ainda, conhecer a realidade dos usuários e entender melhor suas necessidades.

Experiência Exitosa do COSEMS Coronel Fabriciano

Page 3: Informativo COSEMS 20 DE JUNHO DE 2017 - BELO HORIZONTEMG · Após orientações e articulações junto ao Ministério Público, foi estabeleci-do em fevereiro de 2012 um protocolo

3

ALTO RIO DOCE CRIA GRUPO DE CUIDADORES PARA PACIENTES ACAMADOS

Após os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) constatarem uma grande demanda de atendimentos voltados para pacientes acamados necessitando de visita domiciliar de uma equipe multiprofissional, foi criado em abril de 2017, o Grupo de Cuidadores de Pacientes Acamados. O grupo surgiu com o objetivo de facilitar o dia-a-dia dos cuidadores de acamados e consequentemente, melho-rar a qualidade de vida desses pacientes, evitando complicações de-correntes da condição de restrição ao leito, como pneumonia, úlceras de pressão, atrofias e deformações.

A metodologia do projeto consiste em reuniões sempre na primeira semana de cada mês, totalizando cinco reuniões, sendo uma em cada equipe de estratégica de saúde da família. Os profissionais realizam a visita domiciliar uma vez ao mês para acompanhar se os cuidadores estão executando o que está sendo ensinado da forma correta.

Segundo a fisioterapeuta Daniela Antunes que realiza a parte de orientar sobre os exercícios adequados para cada paciente, são vá-rios os benefícios desse projeto aos pacientes. “Um dos principais, ao meu ver, é de retardar a progressão de doenças degenerativas, evitar a perda de amplitude de movimento, de massa muscular e de força e ao mesmo tempo recuperar algumas funções que foram perdidas por determinada doença ou trauma”, ressalta.

Experiência Exitosa do COSEMS Barbacena

PROJETO DE MATRICIAMENTO EM SAÚDE DO IDOSO É SUCESSO EM ITABIRITO

O envelhecimento da população brasileira traz grandes desafios para os serviços de saúde, principalmente se as ações inerentes à Atenção Primária não forem priorizadas. Diante desse cenário o município de Ita-birito desenvolveu em abril de 2017 o projeto de Implantação do Ma-triciamento em Saúde do Idoso junto às Equipes de Saúde da Família.

Segundo a Assistente Social e Coordenadora do NASF, Roberta Go-mes de Matos Fiedler, o projeto nasceu com o objetivo de buscar novas práticas de cuidado à população idosa, partindo de uma abor-dagem mais holística da saúde, utilizando ferramentas que permitam a identificação da vulnerabilidade clínico-funcional e a elaboração multidisciplinar de um plano de cuidados individualizado. “A implan-tação do serviço possibilita aos profissionais uma ampla visão para elaboração de um plano de cuidados integral, garantido o resgate da independência, autonomia e, consequentemente, uma melhor quali-dade de vida para o idoso”, acrescenta.

A implantação do matriciamento em Geriatria está dividida em 4 eta-pas. Definição da ferramenta para avaliação/estratificação de risco do idoso; capacitação dos profissionais da Atenção Primária; defini-ção do Processo de trabalho e fluxos de atendimento e alinhamento com a rede SUS/Itabirito. “Com esse plano, podemos otimizar o cui-dado prestado aos idosos na atenção primaria visando assim a garan-tia da saúde integral. Essa ação também facilitará a comunicação e integração entre equipes de saúde, especialistas e família sendo este o ponto mais positivo e fortalecedor para o que acreditamos como saúde”, finaliza a Secretaria Adjunta Municipal de Saúde de Itabirito, Salete Moreira Gomes.

Experiência Exitosa do COSEMS Belo Horizonte

Page 4: Informativo COSEMS 20 DE JUNHO DE 2017 - BELO HORIZONTEMG · Após orientações e articulações junto ao Ministério Público, foi estabeleci-do em fevereiro de 2012 um protocolo

4

“FELIZ IDADE” MOVIMENTA MUNICÍPIO DE MATHIAS LOBATO

VÁRZEA DA PALMA RECEBE PROJETO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

“Quem dança os males espanta”. Ciente dessa máxima, o município de Ma-thias Lobato idealizou por meio do Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (NASF), o “Grupo de Dança Sênior – Feliz Idade” para idosos do município. O projeto que surgiu devido ao alto índice de idosos com hipertensão arterial sis-têmica, diabetes Mellitus e algias corporais, consiste em levar aos idosos a prá-

tica de atividade física, visando o desenvolvimento global de suas capacidades e aptidões em favor de seu bem-estar sócio-físico-mental.

De acordo com a Fisioterapeuta do NASF, Anaile Duarte Toledo Martins, além de ser uma atividade prazerosa, as coreografias são fáceis e podem ser praticadas tanto de pé, quanto sentado - para aqueles que tem limitações físicas. “Além disso, a dança trabalha a atenção, concentração, percepção, lateralidade, ritmo, memória, orientação espacial e estimula as habilidades psicomotoras e cogniti-vas, resgatando também o companheirismo, a autonomia e a integração social”, acrescenta.

O projeto existe desde março de 2014, com encontros semanais, e tem gera-do resultados positivos entre os participantes como diminuição no número de pacientes idosos a procura de consultas médicas no PSF; um melhor controle nos níveis de pressão arterial e glicose sanguínea; controle do peso corporal, diminuindo o número de obesidade entre idosos; melhora na postura, força muscular, mobilidade articular, aptidão física, equilíbrio, coordenação motora e redução dos relatos de algias.

Intitulado: Educação e Saúde: Uma parceria de Sucesso, o projeto do municí-pio de Várzea da Palma contribuiu para a mudança de postura e de atitudes da população local em relação à saúde. Realizada no período de 2015 e 2016, a iniciativa consistiu em uma parceria entre a Vigilância Sanitária e a rede de ensino local por meio do projeto já existente da Anvisa, chamado Educanvisa.

Após a capacitação dos professores sobre os temas: Vigilância sanitária, Medica-mentos e uso racional, Alimentação e Hábitos de vida saudáveis e Agrotóxicos, os educadores trabalharam os temas com os seus alunos em suas disciplinas através de palestras, visitas ao rio da cidade, visita à horta municipal, portfólio sobre alimentação, salada de frutas, jogos, e etc. Ao final, os alunos apresenta-ram os trabalhos desenvolvidos durante o projeto.

De acordo com Fiscal Sanitário do município de Várzea da Palma, João Érmen-son Gomes Filho, o projeto da Educanvisa, que no município recebeu o nome de Educação e Saúde: Uma parceria de sucesso tem um impacto significativo na

vida dos alunos e da comunidade escolar. “Percebe-se isso, quando se observa o aumento do peso nas crianças com desnutrição, e a diminuição de peso naque-las com sobrepeso, através dos dados obtidos no SISVAN (sistema de Vigilância Nutricional e Alimentar) do Ministério da Saúde, bem como nas mudanças de hábitos alimentares e de cuidados pessoais desse público”, enaltece.

Experiência Exitosa do COSEMS Governador Valadares

Experiência Exitosa do COSEMS Pirapora

PROJETO NOROESTE DE MINAS EMPREENDEDOR VISA INCLUSÃO PRODUTIVA, SEGURA E VIÁVEL

Experiência Exitosa do COSEMS Unaí

A agricultura é um setor de grande força na Região do Noroeste de Minas Gerais, no entanto foi identificada a necessidade de Promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável por meio do trabalho em rede para agregação de valor, geração de renda e segurança alimentar e nutricional. Ciente disso, foi lançado em maio de 2016 o projeto Noroeste de Minas Empreendedor: conso-lidação de parcerias para inclusão produtiva segura e viável. Além do município de Arinos, outros 23 municípios da região também participam desta iniciativa. Vários municípios já estão colhendo frutos desse projeto. No município de Unaí, por exemplo, 26 Agricultores Familiares estão em processo de regularização, sendo que três Agricultores Familiares e um microempreendedor individual (MEI) já tiveram seus negócios formalizados. Em Arinos 99 Agricultores Fami-liares e 10 MEI’s aderiram ao projeto, sendo que dois já concluíram e outros

25 estão em processo de formalização. Já em Bonfinopolis de Minas seis em-preendimentos estão em processo de regularização. “A inserção de produtos inspecionados no mercado contribui sobre maneira para diminuição das doen-ças transmitidas por alimentos, bem como contribui para geração de emprego e renda e cria oportunidade para os jovens permanecerem no meio rural, minimi-zando vários riscos sociais”, destaca o Gestor do projeto, José Juliano Espíndula. Além disso, o projeto auxiliou na formalização dos agricultores familiares e mi-croempreendedores individuais que manipulam alimentos e comercializam de forma clandestina sem garantia de segurança sanitária para às pessoas. Alguns agricultores familiares e microempreendedores comemoram resultados obtidos com participação do projeto. É o caso do comerciante Werley Gomes da Mota que, há seis anos, comercializa massa para pastel, em Unaí. Segundo ele, a venda começou na informalidade, mas como a demanda foi crescendo, decidiu formalizar para atender lanchonetes e empresas que trabalham com eventos. “Como o negócio continuou crescendo, procurei apoio no Projeto Noroeste Em-preendedor, onde recebi apoio do SEBRAE e dos demais órgãos parceiros para trabalhar questões como logomarca, rótulo, tabela nutricional em conformidade às normas da Vigilância Sanitária”, ressalta. Hoje, a venda é feita em um grande supermercado da cidade e na cooperativa de agricultores. “Em seis meses, o número de unidades vendidas mensalmente passou de uma média de 36 para 110”, comemora.