informativo colog set

7
setembro 13 Página 1 “O cerne da guerra está no combate, mas a fonte da vitória apoia-se na logística.” (Gen Ex Farias - Cmt Log) Brasília, 12 de setembro de 2013 - Ano I - Número 1 (janeiro a julho) INFORMATIVO COMANDO LOGÍSTICO - COLOG O Comando Logístico foi criado com a finalidade de dotar o Sistema Logístico do Exército – (SISLOG) de um órgão central capaz de, em melhores condições, cumprir a missão de orientar e coordenar o apoio logístico em todas as atividades de preparo e emprego da Força Terrestre, prevendo e provendo, no campo das funções logísticas de suprimento, manutenção e transporte, os recursos necessários ao Exército e às necessidades de mobilização dessas funções, além da coordenação das atividades de fiscalização de produtos controlados pelo Exér- cito e de remonta e veterinária. O Decreto Nº 6.710, de 23 de dezembro de 2008 transformou o Departamento Logístico (D Log) em COLOG que passou a ter a seguinte organização: Diretoria de Abastecimento, Diretoria de Material, Diretoria de Material de Aviação do Exército, Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, Base de Apoio Logístico do Exército e Gabinete de Planejamento e Gestão. ORGANOGRAMA DO COLOG =

Upload: tgparanavai

Post on 11-Jul-2015

471 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo colog set

setembro 13 Página 1

“O cerne da guerra está no combate, mas a fonte da vitória apoia-se na logística.”(Gen Ex Farias - Cmt Log)

Brasília, 12 de setembro de 2013 - Ano I - Número 1 (janeiro a julho)

INFORMATIVO

COMANDO LOGÍSTICO - COLOG

O Comando Logístico foi criado com a finalidade de dotar o Sistema Logístico do Exército – (SISLOG) de um órgão central capaz de, em melhores condições, cumprir a missão

de orientar e coordenar o apoio logístico em todas as atividades de preparo e emprego da Força Terrestre, prevendo e provendo, no campo das funções logísticas de suprimento, manutenção e transporte, os recursos necessários ao Exército e às necessidades de mobilização dessas funções, além da coordenação das atividades de fiscalização de produtos controlados pelo Exér-cito e de remonta e veterinária.

O Decreto Nº 6.710, de 23 de dezembro de 2008 transformou o Departamento Logístico (D Log) em COLOG que passou a ter a seguinte organização: Diretoria de Abastecimento, Diretoria de Material, Diretoria de Material de Aviação do Exército, Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, Base de Apoio Logístico do Exército e Gabinete de Planejamento e Gestão.

ORGANOGRAMA DO COLOG

=

Page 2: Informativo colog set

setembro 13 Página 2

“O cerne da guerra está no combate, mas a fonte da vitória apoia-se na logística.”(Gen Ex Farias - Cmt Log)

Senhoras e senhores!

É com grande satisfação que venho, por meio

deste informativo, fazer contato com os integrantes das diversas organizações militares do Exérci-to Brasileiro. Parte do nosso obje-tivo é mostrar o trabalho realizado por este Órgão de Direção Setorial (ODS), durante os primeiros meses do ano de 2013, visando cumprir a importante missão de orientar o apoio logístico ao preparo e empre-go da Força Terrestre, prever e prover, no campo das funções logísticas de suprimento, manutenção e transporte, os recursos e os serviços necessários ao Exército e às necessidades de mobilização, e coordenar as atividades de fiscalização de pro-dutos controlados na sua área de atuação. Neste período de profícuas realizações, cada vez mais, o COLOG vem assumindo um papel de protagonista na área de aquisições de Produto de Defesa, visando modernizar e recom-pletar as dotações de nossas Unidades e, dessa forma, permitir o salto na qualificação de seus recursos materiais e humanos, em prol de um Exército mais forte, capaz e operativo. A guerra da logística é diária e real. Nesse contexto, tra-balhamos permanentemente para evitar a ineficácia e a inefi-ciência, sem nos descurarmos de nossa formação militar, cum-prindo todas as missões inerentes às demais OM, tais como TAF e o TAT. Enrijecendo nossos corpos e mentes, oferecemos à Força Terrestre nosso melhor ânimo para sustentar o adestra-mento, o preparo e o emprego da tropa. Este é o nosso Comando Logístico! Boa leitura.Logística! Brasil.

Gen Ex MARCO ANTÔNIO DE FARIASComandante Logístico

PALAVRAS DO COMANDANTE LOGÍSTICO

Page 3: Informativo colog set

setembro 13 Página 3

“O cerne da guerra está no combate, mas a fonte da vitória apoia-se na logística.”(Gen Ex Farias - Cmt Log)

No dia 24 de abril de 2013, foi realizada a passagem da função de Subcomandante Logístico do Gen Div EDUARDO SEGUNDO LIBERALI WIZNIEWSKY para o Gen Div GERALDO GOMES DE MATTOS FILHO. A cerimônia teve como anfitrião o Exmo Sr Gen Ex MARCO ANTÔNIO DE FARIAS, Comandante Logístico e contou com a presença de oficiais generais, com destaque para a presença do do Exmo Sr Gen Ex ENZO MARTINS PERI, Comandante do Exército e do Exmo Sr Gen Ex LUÍS CARLOS GOMES MATTOS, Ministro do Superior Tribunal Militar.

Entre os dias 12 e 15 de março de 2013, no QGEx,foi realizada a Reunião do Contrato de Objetivos Logísticos referente ao orçamento do ano de 2013 (ReCOL 2013).

Na oportunidade, foram apresentadas as diretrizes do Co-mandante Logístico, e formalizado, por meio

da assinatura do Contrato de Objetivos Logísticos (COL), o planejamento de descentralização de créditos orça-mentários para os diversos elementos apoiados, contribuin-do para integrar os Sistemas Operacionais, de Ensino e Logístico do Exército Brasileiro.

Nos dias 3 e 4 de julho, os mili-tares do Comando Logístico e das Direto-rias realizaram a 1ª chamada do 2º teste de aptidão física (TAF). A atividade ocorreu nas dependências do 1º Regimento de Cavalaria de Guarda.

O Comando Logístico realizou, juntamente com suas Diretorias, o teste de aptidão de tiro/2013 (TAT) dos Sgt nos dias 15 e 16 e dos Of/ST nos dias 22 e 29 de maio, do mes-mo mês. As atividades ocor-reram no estande de tiro Gen Darcy Lázaro.

Reunião de Contrato de Objetivos Logísticos (RECOL)

Passagem do Subcomando Logístico

TAT dos Of, STen e Sgt do COLOG e Diretorias2º TAF do COLOG e Diretorias

Page 4: Informativo colog set

setembro 13 Página 4

“O cerne da guerra está no combate, mas a fonte da vitória apoia-se na logística.”(Gen Ex Farias - Cmt Log)

O Comando Logístico apoiou a fase de treinamento das tropas envolvidas no evento, nos seguintes eixos de atuação:

- fiscalização de explosivos;

- defesa de estruturas estratégicas;

- defesa química, biológica, radiológica e nuclear;

- defesa contraterrorismo;

- emprego de helicópteros; e

- preparo e emprego da força de contingência.

O COLOG apoiou no período de 18 maio a 6 de junho de 2013, a Operação Ágata 7, operação conjunta das Forças Armadas Brasileiras, apoiada por outros órgãos federais e estaduais, com a finalidade de combater ilícitos transfron-teiriços. A operação se estendeu por 16,8 mil quilômetros da fronteira terrestre do Brasil com 10 países sul-america-nos. Na oportunidade, o COLOG se fez presente com o

apoio de suprimento nas diversas classes, entre elas a Cl I, Cl II, Cl III e Cl V.

Ao GPG compete planejar, orientar, coordenar, controlar, supervisionar, executar e avaliar os assuntos logísticos relativos ao planejamento estratégico e operacional do Comando Logístico, com foco na gestão orçamentária, atividades correntes, gestão de transporte e mobilização e controle de material do Exército Brasileiro.

GABINETE DE PLANEJAMENTO E GESTÃO

Apoio à Copa das Confederações

Operação ÁGATA

À Diretoria de Aviação do Exército compete prever e prover o suprimento e a manutenção do mate-rial de aviação do Exército relativos as classes, II ,III ,V, VII , IX , X.

No dia 27 de maio de 2013, a Diretoria de Material de Aviação do Exército, recebeu a visita do Sr Paulo Renato, diretor de marketing e demais representantes da empresa Aeroeletrônica/ELBIT.

Na oportunidade, reuniram-se com o Gen Diniz, Diretor de Material de Aviação do Exército, para apresentar uma proposta para o sistema de armamen-to para o helicóptero HA-1 (FENNEC) da Aviação do Exército.

DIRETORIA DE MATERIAL DE AVIAÇÃO DO EXÉRCITO- DMAVEX

Apresentação do Armamento do Helicóptero HA-1 (Esquilo)

Page 5: Informativo colog set

setembro 13 Página 5

“O cerne da guerra está no combate, mas a fonte da vitória apoia-se na logística.”(Gen Ex Farias - Cmt Log)

À Diretoria de Abastecimento cabe prever e prover os recursos necessários ao suprimento e à ma-nutenção relativos às classes I (subsistência), II (intendência), III (combustíveis), V (Mun), X (materiais não incluídos em outras classes) e de remonta e veterinária.

DIRETORIA DE ABASTECIMENTO - DABST

Ocorrida de 20 a 23 de maio, teve como objetivos aperfeiçoar os contatos do canal técnico do COLOG e suas OMDS com as OM Log, potencializando o seu apoio. Dessa maneira, intensifica-se o fluxo da cadeia de suprimento, bem como a interação entre todas as OM Log envolvidas no contínuo aperfeiçoamento do processo de gestão logística do Exército Brasileiro.

O Comando Logístico alinhado com o planejamento estratégi-co do Exército adquiriu e distribuiu uma grande quantidade de ma-terial de emprego militar, propiciando a renovação do material e cri-ando condições para melhorar a operacionalidade das OM da Força Terrestre.

A Diretoria de Material, a “Casa da manutenção”, é o órgão de apoio setorial (OAS) do Co-mando Logístico incumbido de prever e prover, no âmbito do Exército, os recursos e serviços necessários ao suprimento e à manutenção relativos aos lubrificantes (veículos e sistemas de armas), ao armamento e ao material motomecanizado.

No ano de 2012, o Comando Logístico, adquiriu 9.884 novas viaturas, renovando a frota da Força Terrestre e aumentando exponencialmente a operacionalidade do transporte nas organizações militares do Exército Brasileiro.

Os recursos recebidos também foram destinados para a capacitação de pessoal, para a adequação das instalações destinadas à manutenção das viaturas, para a edificação e adequação de garagens e depósitos nas OM de manutenção e para a construção de bases de postos de abastecimento.

A aquisição de viaturas são parte dos inúmeros trabalhos em desenvolvimento na Diretoria de Material, que motiva e obriga seus quadros a encontrarem novas soluções para os constantes desafios que se apresentam, demandando um ju-dicioso planejamento para reorganizar a estrutura de pessoal e material, bem como as instalações, de forma a proporcionar uma manutenção mais eficaz aos produtos adquiridos, con-ferindo-lhes um ciclo de vida nas melhores condições.

DIRETORIA DE MATERIAL - DMAT

VTNE 5 Ton 4x4 MB Atego e VTNE ¾ Ton Agrale aguardando distribuição

2ª Reunião de Orientação Logística

Marerial de emprego militar (MEM)

Page 6: Informativo colog set

setembro 13 Página 6

“O cerne da guerra está no combate, mas a fonte da vitória apoia-se na logística.”(Gen Ex Farias - Cmt Log)

À Diretoria de Fiscalização Produtos Controlados cabe superintender as atividades referentes à fiscalização dos produtos controlados pelo Exército, bem como dos materiais de emprego militar (MEM) da gestão do COLOG destinados à exportação.

Foi realizado, no período de 13 a 17 de maio de 2013, na cidaded de Salvador, o Seminário de Fiscalização de Pro-dutos Controlados/2013. O evento reuniu militares das doze Regiões Militares e da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, tendo sido tratado assuntos de grande relevân-cia, voltados à fiscalização dos produtos controlados e traça-das diretrizes para a atuação do órgão durante a Copa das Confederações. A atividade contou com a presença de autori-dades militares e dos órgãos de segurança pública federal e estadual.

DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS - DFPC

O CCOF/DFPC foi inaugurado no dia 13 JUN 13, nas instalações da Diretoria de Fiscal-ização de Produtos Controlados. Dentre as diversas autor-idades que participaram do evento destacamos a presença do General de Exército Farias, Comandante Logístico, do General de Divisão Soares, Subcomandante de Operações Terrestres e do General de Divisão Gonçalves Dias, Vice Chefe do DGP.

O CCOF/DFPC dispõe de um sistema integrado de infor-mações para o apoio à decisão, controle das ações de fis-calização de explosivos e resposta eficiente às demandas

externas por informações, objetivando a otimização do emprego das equipes de fiscalização, dos meios e recursos financeiros.

À Base de Apoio Logístico do Exército cabe realizar aquisições, distribuição, transporte, manutenção e execução de serviços e coordenar o desembaraço alfandegário de importação de material. Para isso, enquadra organizações militares de apoio logístico e atua em proveito do Exército, inclusive nas missões de paz.

No dia 22 de julho, o Comandante do Exército, acompanhado de mem-bros do Alto Comando do Exército e de comandantes de Organizações Militares da área do Comando Militar do Leste, visitou as instalações do Hospital de Campanha. Na oportunidade o H Cmp en-contrava-se desdobrado, em Barra de Guar-

atiba, RJ, para apoiar o Centro de Coordenação de Defesa de Área do Rio de Janeiro (CCDA/RJ), no atendimento de saúde às tropas em operação durante a Jornada Mundial da Juventude.

BASE DE APOIO LOGISTICO DO EXÉRCITO - BaApLogEx

Seminário de Fiscalização de Produtos Controlados / 2013

Inauguração do Centro de Coordenação de Operações de Fiscalização

Visita do Comandante do Exército às instalações do Hospital de Campanha

Page 7: Informativo colog set

setembro 13 Página 7

“O cerne da guerra está no combate, mas a fonte da vitória apoia-se na logística.”(Gen Ex Farias - Cmt Log)

O PATRONO

EXÉRCITO BRASILEIROBraço Forte - Mão Amiga

COMANDO LOGÍSTICOSetor Militar UrbanoQuartel General do ExércitoBloco C, 2º PisoCEP:70630-901 - BRASÍLIA/DFFone: (61) 3415-5403/Fax 3415-5604 (Seção de Comunicação Social)E-mai: [email protected] (Sec Com Soc)