informativo inst. cris sustentabilidade set. 2011

9
Integrar as relações humanas com a natureza de forma sistêmica e cada vez menos impactante entre si, é uma tarefa que o CRIS leva muito a sério. Para tanto, vem realizando programas, projetos e parcerias com diversas entidades nacionais e internacionais buscando disseminar e fomentar uma transição de um modo de vida insustentável para uma forma de viver menos impactante e mais duradoura, no Brasil e no mundo. Informativo da Primavera Setembro 2011 Informa REFERÊNCIA INTEGRAÇÃO SUSTENTABILIDADE Instituto CRIS Referência Integração e Sustentabilidade Índice Ecofeira da Granja Viana 2 AUescambAU 3 Gaia Education Encontro Bianual 4 Gaia Brasilandia Econômico 5 Transition Town 6 Mão na Massa 7 Agenda - Pé no Chão 8 Rede 9 A Semente esta Plantada Crianças Curtindo e Aprendendo na Prática Referência Integração Sustentabilidade O Instituto CRIS Centro de Referência e Integração para a Sustentabilidade é uma organização governamental sem fins lucrativos que tem por objetivo criar, desenvolver, promover, organizar e sistematizar a inovação para a Sustentabilidade em áreas urbanas. O trabalho da organização é de pesquisar, disseminar e desenvolver técnicas de design para a sustentabilidade integrada, e que possam trazer para a sociedade soluções para um mundo mais resiliente, com qualidade de vida e feliz.

Upload: cris-referencia-integracao-sustentabilidade

Post on 06-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo Inst. CRIS Sustentabilidade Set. 2011 Mao na Massa, Pe no Chao, Gaia Educaion, Transition Town, Arquitetura, Sustentabilidade

TRANSCRIPT

Integrar as relações humanas com a natureza de forma sistêmica e cada vez menos impactante entre si, é uma tarefa que o CRIS leva muito a sério. Para tanto, vem realizando programas, projetos e parcerias com diversas entidades nacionais e internacionais buscando disseminar e fomentar uma transição de um modo de vida insustentável para uma forma de viver menos impactante e mais duradoura, no Brasil e no mundo.

Informativo da Primavera Setembro 2011

Info

rma

REFERÊNCIAINTEGRAÇÃOSUSTENTABILIDADE

Instituto CRIS Referência Integração e Sustentabilidade

ÍndiceEcofeira da Granja Viana 2AUescambAU 3Gaia Education Encontro Bianual 4Gaia Brasilandia Econômico 5Transition Town 6Mão na Massa 7

Agenda - Pé no Chão 8Rede 9

A Semente esta Plantada Crianças Curtindo e Aprendendo na Prática

ReferênciaIntegraçãoSustentabilidade

O Instituto CRIS Centro de Referência e Integração para a Sustentabilidade é uma organização governamental sem fins lucrativos que tem por objetivo criar, desenvolver, promover, organizar e sistematizar a inovação para a Sustentabilidade em áreas urbanas. O trabalho da organização é de pesquisar, disseminar e desenvolver técnicas de design para a sustentabilidade integrada, e que possam trazer para a sociedade soluções para um mundo mais resiliente, com qualidade de vida e feliz.

20118 Oitava EcoFeira da Granja Viana - Agosto

Ecofeira da Granja Viana e AUescambAU

Mais Diversidade = Mais Resiliência Local

Em sua oitava edição a EcoFeira da Granja vai ganhando qualidade e quantidade, mais produtos, mais fornecedores, mais frequentadores e melhor organização.

Ainda é pequena, é verdade, e muito ainda pode ser feito, mas, é um passo importante para Sustentabilidade Local.

Mais Resiliência Local é um dos objetivos principais do Movimento

Transition Town, que iniciou na Granja Viana a pouco mais de dois ano.

Hoje o Transition Granja Viana tem vários projetos em andamento e EcoFeira e AUescambAU são dois deles dentre outros como do meu Lixo cuido eu e Voto onde moro.

A Ecofeira também faz parte de outro Objetivo, talvez o topo da lista dos objetivos das mais de 1000 cidades em transição espalhadas pelo mundo, que é Segurança Alimentar.

EcoFeira : Domingo Dia 4 de Setembro das 9 as 14 na Escola da Granja Viana - EGV - R. José ƒélix de Oliveira, 1271Próximas:06/1104/12Trazer 4 objetos para trocarEstacionamento Gratuito

Mão na Massa também é acordar cedo no domingão e ir a EcoFeira,

Edição de 1 ano Vamos

Comemorar Juntos!

www.ecofeira.blogspot.com

Diversidade Aumentando = ++ Resiliencia Local ++ Feugiat rhoncus, accumsan id, nisl. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Pellentesque nunc tellus, iaculis quis, volutpat eget, bibendum ac, lectus. Vivamus est ipsu vehicula nec.

Feira de Trocas AUescambAUJunto com a Ecofeira sempre

acontece a feira de Trocas; uma oportunidade de trocar o que você não usa mais por algo útil.

http://youtu.be/na6tciwCU8oEncontrar pessoas desenvolver,

“ComUnidade”, conviver, ViverCom, promover saúde, um evento que aumenta o FIB (Felicidade Interna Bruta)

www.felicidadeinternabruta.org.br.Movimente-se !!! Experimente.

Resiliência um dos 7 princípios

Resiliência é a capacidade que a comunidade tem em se recuperar após qualquer evento que abale sua estrutura. Aumentar esta capacidade é um princípio do movimento “Cidades em Transição”.

transitionbrasil.ning.comDesenvolver uma Economia local e

Solidária deve estar na agenda de tod@s que de alguma forma pretendem desenvolver comunidades Fortes.

Viver em uma Economia que respeite os limites do Planeta é um dos maiores desafios dos nossos tempos.

http://issuu.com/gaia.education.library/docs/gaian_economics

Apoio: Instituto CRIS Sustentabilidade

www.cris.org.br

AUAU Trocando Tudo Dani e Teresa do Transition Granja Viana

Encontro Bi-anual dos Geese na DinamarcaEnvolvido por muitas boas energias de cumplicidade, o Encontro bianual dos GEESE reuniu na Dinamarca, no Rancho dos Jackson, pessoas do mundo inteiro relacionado ao Gaia Education; o Brasil foi representado por Marcelo Todescan, do Instituto CRIS- Centro de Referencia de Integração em Sustentabilidade, representando o Gaia Brasilandia e Projeto Mão na Massa, Franco Welang, do Gaia Village, e Potira Preiss membro do Board e representante da rede Brasileira. Para começar, May East apresentou um relatório completo sobre as novidades do Gaia, incluindo as noticias sobre os grupos de certificação, os cursos de pós-graduação e mestrado e feedback sobre comunicações “Hildur” . O destaque se deu com a apresentação da nova versão 5.1 do programa curricular Gaia, que, ainda em formato de rascunho, promete ser um excelente recurso para os educadores e estudante entusiastas da vida sustentável.Sob o título de “Programas GEDs”, grupos de trabalhos foram formados para elaborar estratégias de comunicação e desenvolvimento de produtos segundo as decisões do conselho. Este momento foi seguido por um espaço aberto para discussão entre todos os participantes, proporcionando a oportunidade de todos colaborarem com tema em questão. Além disso, foram apresentados estudos de caso e muitas outras histórias sobre Gaia Education ao redor do mundo, mostrando como o Gaia está fazendo a real diferença em comunidades marginalizadas, assim como em zonas de calamidade e conflitos naturais.Após compartilhar muitas experiências e informações, também houve o momento de consolidar os progressos sobre todos os grupos de trabalho: Certificações, Comunicação, Desenvolvimento de Produto e “GEDS”.  Foram estabelecidas novas estratégias, desenhando medidas concretas sobre tais temas. E também, novos grupos de trabalho surgiram para projetos-chaves, criando muitas expectativas para o futuro.De acordo com lema gaiano “somos a mudança que queremos ver no mundo”, os GEESE também concordaram em reduzir o impacto de carbono do Encontro e doaram  2 projetos focados na redução de carbono. Ainda mais sustentável, foi acordado em fortalecer o movimento Gaia na website, utilizando de ferramentas como skype, facebook e “ning”.Ao final do encontro GEESE 2011, aplaudida e ovacionada por todos, May East foi reeleita por unanimidade por mais 3 anos de gestão. geese-gaiaeducation.ning.com

Gaia Education Brasilandia O Programa Gaia para Transição é o primeiro do mundo a ser fornecido para uma comunidade de baixa renda participante do Programa Cidades em Transição (Mobilização criada na Inglaterra para o desenvolvimento sustentável , baseado em ações para conter o Aquecimento Global, Degradação Ambiental e Social, e Pico do Petróleo).Trata-se de um curso presente em cerca de 20 países, que inventiva os participantes a desenharem sua atuação no mundo para gerar processos sustentáveis. Oferece um espaço de convivência de transição em quatro âmbitos da experiência humana: social, econômico, ecológico e visão de mundo. Além dos estudos conceituais e práticos, os participantes trabalharão sobre seus próprios projetos pessoais e/ou comunitários.Com 140 horas de capacitação, o curso esta acontecendo no Centro Educacional Unificado (CEU) Jardim Paulistano, até 30 de novembro. Terá a participação de professores de renome internacional, como May East (diretora do Gaia Education), José Pacheco (criador da Escola da Ponte, de Portugal), Dominc Barter (comunicação não violenta), Jefferson Costa (Economia), Isabela Menezes (Transition Brasil), Kellen Ribas (Ciclabrasil), entre outros. O curso é financiado pelo Gaia Education, UMAPAZ,  Oficina da Sustentabilidade e  Instituto CRIS.

Foto do encontro,com todos os Geeses

Gaia Education

Dinamarca 2011Primeiro DiaO lindo dia de verão Europeu deu as boas vindas aos participantes do Encontro do GEESE 2011. Abrindo o encontro, May East fez uma explanação sobre o movimento Gaia Education no mundo, apresentando todas as novidades, inclusive a versão 5.1 da grade curricular gaiana.

Segundo DiaFormação de grupos de trabalhos sobre: Certificações, Comunicação e Desenvolvimento de Produtos. Depois todos puderam compartilhar opiniões e considerações, contribuindo ainda mais para formação de estratégias.

Terceiro DiaConsolidação dos progressos sobre todos os grupos de trabalho, estabelecendo novas estratégias e desenhando medidas concretas. E também, novos grupos de trabalho surgiram para projetos chaves, criando muitas expectativas para o futuro.

Quarto DiaAplaudida e ovacionada por todos, May East foi reeleita por unanimidade por mais 3 anos de gestão.

Gaia Para Transição - Brasilandia - São Paulo

Gaia Education Econômico na Brasilandia No dia 20 de agosto começou o modulo econômico do curso Gaia- education brasilandia. Jefferson Costa, educador e terapeuta social, explanou sobre crise e oportunidade, de maneira simples e envolvente, ele desmitificou a Economia, falando sobre consumo consciente, lógica da economia e sincronicidade. No dia 21-domingo- Kellen Ribas falou sobre valorização da economia local. Seguindo a programação, Isabela Menezes falou sobre Feira de Trocas e foi realizado uma feira de trocas entre os alunos do Gaia; cada um levou alguns pertences pessoais, e depois, de acordo com o interesse de cada um as trocas foram realizadas, foi muito divertido!Nos próximos finais de semana continua a programação do curso abordando temas como: Negócios Sociais, Banco comunitário e moeda local, Economia Solidária e Vida comunitária

QUALIDADE

Make it VisibleEssa é a Missão do grupo de Comunicação e de Todos os Geese.Tornar o Gaia Education mais visível para o mundo, Virtual e Real.

Como você pode ajudar :

1. Publicando seu Estudo de Caso, Trabalho, Experiência, na rede e postando no Facebook o link

2. “ Curtindo” as publicações no Facebook 3. “ Compartilhando “ as publicações no Facebook4. Comentando os Posts no faceBook e nos Blogs do ning5. Participando dos Fórum de Discussão na rede6. Fazendo amigos e Tecendo Relações na Rede ( O Ning é só uma

Ferramenta, a Rede somos Nós, ou melhor as relações entre nós)7. Gerando Conteúdo, publicando nos Blogs, Facebook, fazendo vídeos,

Youtub8. Cooperando, Trocando Ideias na Rede (Usando a Ferramenta para

aumentar a Inteligência Coletiva, quando mais “snapces”, cooperação e diversidade mais inteligência.)

9. “Linkando” com outras Redes, Instituições e Pessoas (Não estamos sozinhos, Ampliar a Comunidade, Incluir, Tecer Relações, Todos somos necessários)

Site : http://www.gaiaeducation.orgRede : http://geese-gaiaeducation.ning.comFacebook : http://www.facebook.com/GaiaEducationYoutub : http://www.youtube.com/user/gaiaeducation

Reencontrar os amigos, fazer

novas amizades e parcerias

DIVERSIDADE

Strategy Execution SummitAconteceu em São Paulo, entre os dias 17 e 19 de agosto, o evento Strategy Execution Summit. O evento promove a interação entre organizações de diversos segmentos para refletir e descobrir: o que faz uma estratégia ser vencedora e realmente executável; por quais caminhos a inovação de negócios pode garantir à organização um espaço diferenciado e sólido no mercado; como a inclusão de stakeholders pode acelerar e promover o crescimento do negócio e, acima de tudo, como é possível crescer

de forma sustentável. Em sua 8ª edição, o Strategy Execution Summit, promovido pela Symnetics em parceria com a Infinity Conferences & Exhibitions, foi uma oportunidade ímpar para aprender, refletir e trocar experiências sobre os assuntos que diretamente impactam na qualidade e efetividade das decisões corporativas.

PRESENÇARESPEITO

AMOR

GAIA

May East selecionada como um dos Sustain Ability Showcase's top 100 leaders!

Confira: www.unitar.org

Transition

Manaus

No dia 9 de agosto, em parceria com Green Hera, foi realizada a palestra sobre Transition Town pelo Permacultor e BioConstrutor Neimar Marcus.E No dia 24 a primeira reunião do Grupo Transition Manaus.Em breve faremos o Treinamento Oficial.

Nossa Issa Direto de LiverpoolEste ano, na sua 5ª Conferencia

Internacional, contou mais uma vez com a participação do Brasil, representado por May East da Rede Nacional, Monica Picavea da rede nacional e do Transition Brasilandia e Isabela Menezes articuladora da rede nacional e do Transition Granja Viana. Aprenda com o Transition como uma conferência pode ser divertida através do relato da Issa abaixo!!Saiba mais sobre o Encontro :Click aqui para ver Relato Issa

5ª Conferencia Internacional, contou mais uma vez com a participação

do Brasil.Aconteceu em Liverpool, Inglaterra a 5ª

Conferencia Internacional Transition Towns, o movimento das Transition Towns, ou, Cidades em Transição, foi criado pelo inglês Rob Hopkins com o objetivo de transformar as cidades em modelos sustentáveis, menos dependentes do petróleo, mais integradas à natureza e mais resistentes a crises externas, tanto econômicas como ecológicas.

A conferência foi organizada pelo equipe do Transition Network. Em três dias de encontro foram promovidos diversos workshops, dinâmicas e apresentações com a participação de todos os representantes das cidades em transição do mundo inteiro, sendo o Brasil o país mais ao sul do planeta presente na conferência. Ao terceiro dia de evento, May East explanou sobre panorama geral do Transitions Town no Brasil, explicando sobre a rede nacional e zonas de influência, anunciando a marca de 1000 membros participantes da rede brasileira. Além disso, Isabela Menezes apresentou as experiências do “Transition Granja Viana”, e Monica Picavea apresentou o “Transition Brasilândia”, que são apoiados pelo Instituto CRIS - Referencia Integração Sustentabilidade &

Transition Brasil e da Oficina da Sustentabilidade.

De modo geral, todos ficaram bastante impressionados com as experiências compartilhadas sobre o processo de transição brasileira, considerado o destaque da conferência segundo os organizadores do evento.

veja tudo sobre a conferência:http://transitionnetwork.org/blogs/

conference-2011

Somos o Hub OficialEntre as muitas experiências e

conhecimentos conquistados nessa conferência, o mais importante delas foi o reconhecimento do Transition Towns- Brasil como um Hub oficial. O Hub Brasileiro é a conexão de todas as cidades em transição do Brasil cadastrados no site :

http://transitionbrasil.ning.com/, e agora o Hub Brasil no Transition Town Network.

http://www.transitionnetwork.org/search/node/hub%20brasil

Transition Brasil em

Liverpool

Monica Picavea, Rob Hopkins, Isabela Menezes e May East

http://transitionbrasil.ning.com/

www.cris.org.br

Sue esta Camisa

Não Basta Vestir tem que Suar !!!

Click aqui Para Ver o video:http://youtu.be/NleCYZtqQCc

Mão na Massa BrasilandiaO movimento Mão na Massa surgiu há

alguns anos quando, em um curso de Ecovilas em Nazaré, os participantes resolveram colocar a Mão na Massa, bioconstruindo a Casa da Creuza. A partir disso, foram realizadas diversas oficinas com o Monge Enjô, especialista em construções ecológicas, organizadas pelo grupo Ecovila São Paulo.

Além da bioconstrução, foram explorados temas como a Permacultura, Economia Solidária e toda transversalidade dos temas de Visão do Mundo. Durante estes anos, passaram pelo Mão na Massa diversos Mestres do mundo todo, como: Michael Shaw, May East, Creag Gibson, Enjô, Kaka Werá, Peat Web, Cristina Belfort, Zumm Bamboo, Frank Siciliano, Creusa Gomes, Monica Picavea, Gui Castanha, Valmir OIA, Marcelo Todescan e Muitos outros colaboradores e equipes.

E agora em 2011 a ideia ressurge dinamizada com duas outras partes agregadas ao processo, Cabeça nas Estrelas, a dimensão da Co-Criação do Design e das infinitas possibilidades, e a dimensão Pé no chão onde o Mão na Massa cria sua raiz que sustenta o processo através dos anos.Após o processo “Cabeça nas Estrelas”, onde foi idealizado o primeiro curso Gaia Education do mundo em uma comunidade de baixíssima renda, o estágio prático do curso, ou seja a “Mão na Massa”, foi a bioconstrução de uma Geodésica, com a participação da comunidade local, incluindo as crianças, e outras pessoas interessadas. O Estágio foi realizado pelo Instituto CRIS, UMAPAZ, apoiado pela ANAB Brasil, Oficina da Sustentabilidade e Todescan Siciliano Arquitetura e focalizado por Marcos

Ninguem, Zumm Bamboo, Isabela Menezes, Monica Picavea e Marcelo Todescan.

Para completar o processo, e realizar a dimensão “Pé no chão”, o Instituto CRIS irá promover um curso de capacitação para sustentabilidade prática aos professores, conectando o conhecimento e as experiências dos professores e as do CRIS; e assim elaborar atividades práticas e teóricas com diferentes abordagens para cada faixa-etária de alunos. O objetivo é fazer com que os professores levem seus alunos na Geodésica e façam deste espaço uma extensão da sala de aula.

A Semente Esta Plantada !O EDE - Modulo Ecológico na

Brasilandia esta indo muito bem, o Mao na Massa esta cumprindo seu papel.

A Comunidade realmente esta gostando do Projeto, que tem recebido visita de Autoridades, estudantes de diversas escolas.

As crianças ficam muito interessadas, e querem participar.

A Semente esta Plantada !Junto com o Piloto em Heliopolis

Semeando Gaia e o Projeto Pé no Chão que começa na Brasilandia em Setembro no CEU Paulistano.

http://maonamassa-cris.blogspot.com/

Marcos Ninguem e as Crianças na Brasilandia

Monica PicaveaMarCelo Todescan Zumm

Jeff e Adriana Semeando Gaia Heliopolis

Isabela Menezes

Peça a Sua : R$ 35,00 -  [email protected] Renda destinada ao Projeto

AgendaAGENDA SUJEITA A MUDANÇAS

Setembro Outubro NovembroAgendaAGENDA SUJEITA A MUDANÇAS 4

EcoFeira + AUescambAU na Granja Viana

6Transition Brasilandia

2 EcoFeira + AUescambAU na Granja Viana

6EcoFeira + AUescambAU na Granja Viana

AgendaAGENDA SUJEITA A MUDANÇAS

15Palestra sobre o movimento Transition Towns na III Semana de Gesta Ambiental na Escola de Artes, ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

14,15 e 16Treinamento Transition Town - Hub São Paulo Info

30Encerramento Gaia

Brasilandia

26Treinamento Oficial Transition Towns Guarulhos

AgendaAGENDA SUJEITA A MUDANÇAS

Carolina Ribeiro e as Crianças na visita a Geodésica.

Um Dia de Visita na Geodésica. Pé no Chão começa no CEU Paulistano

A cúpula de geodésica consiste em barras de qualquer material, como bambu e canos de PVC, composta de uma rede de triângulos que da forma a uma superfície aproximadamente esférica. A sua resistência deve-se ao formato esférico, e aos triângulos que compõe sua estrutura. Qualquer força aplicada no domo se distribui igualmente até sua base. No caso da geodésica construída na praça do CEU Jardim Paulistano-brasilandia a estrutura de bambu foi revestida por telas de plástico e ferro , que por sua vez sustentou um revestimento composto por barro, areia e cimento. Essa geodésica foi construída por mãos voluntárias do pessoal do ”Mão na massa” e Curso GAIA-Education (esta acontecendo no CEU aos fins de semana), e financiado pelo Instituto CRIS, UMAPAZ, apoiado pela ANAB Brasil, Oficina da Sustentabilidade e Todescan Siciliano Arquitetura e focalizado por Marcos Ninguem, Zumm Bamboo, Isabela Menezes, Monica Picavea e Marcelo Todescan.

Após o processo “mão da massa”: a construção da geodésica, acontece a dimensão “pé no chão”, onde o Mão na Massa cria sua raiz que sustenta o processo através dos anos. Para tal, o Instituto CRIS irá promover um curso de capacitação para sustentabilidade prática aos professores, e assim elaborar atividades práticas e teóricas com diferentes abordagens para cada faixa-etária de alunos.

Para começar o processo “Pé no chão”, no dia 26 de agosto as portas da Geodésica foram abertas para os alunos do CEU Jd. Paulistano. Foram diversas turmas de diversas idades, desde pequeninos do CEI (0 a 4 anos), e também os maiorzinhos do EMEI (5 a 6 anos), até os alunos do EMEF (6 a 14 anos). Todos eles foram recebidos pela responsável do GAIA-Brasilandia Monica Picavea, e alguns alunos do GAIA como Thamires Ribeiro, Gilberto Cesar e Carolina Araujo.

Além da apresentação e explicação da Geodésica, os alunos puderam conhecer uma mini cisterna para armazenar água da chuva, e também esquema de forno solar; os alunos ficaram impressionados ao saber da experiência de aquecer água com aquecedor feito de tetra pak para fazer café durante o curso GAIA.

Independente da idade, a curiosidade para saber o que havia dentro da geodésica era geral, alguns diziam que poderiam morar lá, outros já achavam muito rústico para a vida moderna. Também foi feito rodas de histórias para os pequenos e espaço aberto para as crianças falarem suas opiniões e duvidas.

Outras pessoas que passavam por perto também aproveitaram para conhecer a geodésica, tiraram fotos e falaram que iam chamar familiares para conhecer pessoalmente, parece que a Geodésica esta surgindo como um novo ponto turístico da brasilandia, que esse seja o marco de divulgação da transição sustentável que esta acontecendo por lá.

Info: Pé no Chão

Info

rma

Rede CRIS Referência Integração Sustentabilidade

A REDE CRIS é uma rede, formada por pessoas, profissionais  e empresas.

Referência em Sustentabilidade, dispõe em sua rede, referências nacionais e internacionais em cada setor:

Energia, Sociedade, Produtos e Serviços, Comunicação, Arquitetura e Urbanismo, Educação, Ecologia, Certificação, Água, Construções Sustentáveis

Tem como missão, integrar as diversas técnicas, disciplinas gerando ações concretas, dentro de uma perspectiva de um mundo em Transição para uma Sociedade com estilo de vida  com qualidade e sustentável.

www.cris.org.br

REFERÊNCIAINTEGRAÇÃOSUSTENTABILIDADE

Faça parte dessa Rede

Todescan Siciliano Arquitetura

Oficina da Sustentabilidade

Factor 4

Planetária Comunicações

DUCA Acessibilidade

Biomatrix Water

Aktuel

UMAPAZOIAGaia Education

ZummMarcos NinguemTorresIssa MenezesUlli ZensJefferson CostaDiogo AlvinGui CastanhaEdson UrbanoZaida Amaral

crissustentabilidade.ning.com

GLOBALECOLOGIAARQUITETURA

LER >>