informativo asbkf florianópolis - outubro/novembro/dezembro de 2014

3
Boletim informativo, nº 20, outubro/novembro/dezembro de 2014 ASBKF se despede de 2014! Um almoço de confraternização de final de ano da ASBKF Florianópolis foi realizado no dia 22 de novembro, na casa de nosso colega Daniel Alonso Del Rio. Familiares e amigos tiveram a oportunidade de reunir-se para boas conversas e apreciar um cardápio variado, como já é tradição em nossa Academia. Um feliz 2015 para todos! * Fotos Curso de qigong Mais uma edição do Curso de Qigong foi realizada, em Florianópolis, nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro Comunitáiro do Parque São Jorge. Além das respirações da “camisa de ferro” (siu can tso) e introdução ao treinamento da “palma de ferro”, os alunos também aprenderam as sequências do Ba Duan Jin. Música e Tai Chi Chuan A Professora Liz Tessmer ministrou oficina de Tai Chi Chuan no Revolution Festival, evento de música realizado de 9 a 12 de outubro em Lages-SC. Cerca de 12 pessoas participaram da prática, oferecida no domingo de manhã (12/10). Além do tai chi chuan, foram oferecidas aulas de acro-yoga, yoga para crianças, atividades terapêuticas entre outras, todas com expressiva participação. O festival tornou-se referência no cenário alternativo multicultural brasileiro e, pela segunda edição, contou com apoio da Prefeitura de Lages. * Fotos Stand Up! Os alunos da ASBKF testam equilíbrio e força não só durante os treinos, mas também, nas horas vagas! A aluna Miriam Garcia auxiliou na organização e participou de um passeio de stand up paddle, no dia 21/6, em Florianópolis. O roteiro de mais de 3h de duração iniciou na Ponta do Sambaqui e passou pelas ilhas de Ratones Pequena, Ratones Grande e Fortaleza de Santo Antônio de Ratones. Veja as fotos!

Upload: academia-sino-brasileira-de-kung-fu-florianopolis

Post on 06-Apr-2016

223 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Boletim informativo, nº 20, outubro/novembro/dezembro de 2014

ASBKF se despede de 2014!

Um almoço de confraternização de final de ano da ASBKF Florianópolis foi realizado no dia 22 de novembro, na casa de nosso colega Daniel Alonso Del Rio.

Familiares e amigos tiveram a oportunidade de reunir-se para boas conversas e apreciar um cardápio variado, como já é tradição em nossa Academia.

Um feliz 2015 para todos!

* Fotos

Curso de qigong Mais uma edição do Curso de Qigong

foi realizada, em Florianópolis, nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro Comunitáiro do Parque São Jorge.

Além das respirações da “camisa de ferro” (siu can tso) e introdução ao treinamento da “palma de ferro”, os alunos também aprenderam as sequências do Ba Duan Jin.

Música e Tai Chi Chuan

A Professora Liz Tessmer ministrou oficina de Tai Chi Chuan no Revolution Festival, evento de música realizado de 9 a 12 de outubro em Lages-SC. Cerca de 12 pessoas participaram da prática, oferecida no domingo de manhã (12/10).

Além do tai chi chuan, foram oferecidas aulas de acro-yoga, yoga para crianças, atividades terapêuticas entre outras, todas com expressiva participação.

O festival tornou-se referência no cenário alternativo multicultural brasileiro e, pela segunda edição, contou com apoio da Prefeitura de Lages.* Fotos

Stand Up!Os alunos da ASBKF testam equilíbrio e força não só durante os treinos, mas também, nas horas vagas! A aluna Miriam Garcia auxiliou na organização e participou de um passeio de stand up paddle, no dia 21/6, em Florianópolis. O roteiro de mais de 3h de duração iniciou na Ponta do Sambaqui e passou pelas ilhas de Ratones Pequena, Ratones Grande e Fortaleza de Santo Antônio de Ratones. Veja as fotos!

17/10 - William Herden18/10 - Luiz Alberto Guardini23/10 - Patricia Sarquis Herden7/11 - Leandro Cisneros13/11 - Daiana Collato

15/11 - Alice Hadlich Markus15/11 - Andre Luiz Vieira3/12 - Francisca Loyola27/12 - Carlos Eduardo

Parabéns!Aniversariantes de outubro, novembro e dezembro

Se você ainda não preencheu a planilha de aniversários, clique AQUI

Associação Sino-brasileira de Kung Fu Florianópólis. Boletim informativo, nº 20, outubro/novembro/dezembro de 2014

Rogério Leal Soares participa de workshopO V Workshop da Senda Arte Marcial,

de Curitiba-PR, contou com a presença do Professor Rogério Leal Soares. As aulas aconteceram no dia 19 de outubro, no Ginásio da Praça Oswaldo Cruz, na capital paranaense.

Cerca de 28 alunos tiveram a oportunidade de afinar os conhecimentos de kung fu e tai chi chuan. Os Professores Rogério, Rodrigo Apolloni e Jorge Jefremovas orientaram os exercícios que

englobaram o hsing-I, kati de espada além de aplicações.

* Fotos

Copa Hung Sing - A Senda também apoiou a VI Copa Hung Sing de Kung Fu, realizada no dia 30/11, no Ginásio Tancredo Neves, em Pinhais-PR (foto ao lado).

Foram organizadas competições de kung fu tradicional, sanda/sanshou, wushu, tai chi chuan, suaijiao, tuishou e luta clássica.

Fique atento aos horários de final de ano!Em função das festas de final de

ano, o calendário de treinos da ASBKF Florianópolis na Academia Twit e no Centro Comunitário do Parque São Jorge (Conjorge) será alterado.

Na Academia Twit, as aulas acontecem até o dia 19/12, com retorno no dia 5 de janeiro, somente para o período da manhã. Após o dia 15/01, reiniciam também as atividades à tarde.

No Conjorge, os treinos reiniciam apenas no dia 20 de janeiro.

Aproveitamos para desejar um Feliz Natal e um próspero Ano Novo para todos, com muita paz, saúde, alegria e claro, kung fu!

Quando você começou a treinar kung fu?Eu comecei a treinar com o Prof. Rogério em fevereiro de 1992.

Qual a principal motivação que levou você a começar na prática?Desde a adolescência era fascinado pelo kung fu atraves de filmes e documentários que mostravam a cultura oriental. Porém, nunca se apresentou uma oportunidade devido a uma serie de problemas e compromissos profissionais. A oportunidade surgiu quando, por indicação de um antigo aluno, levei meus filhos até a Academia Sino-Brasileira de Florianópolis, ocasião em que tive o prazer de conhecer o Prof. Rogério. Como eu ficava esperando o final do treino dos meus filhos, o Prof. Rogério me convidou a acompanhá-los nos exercícios e, desde então, não parei mais. Há algum estilo abrangido pelo sistema sino brasileiro que você considere seu preferido?Apesar de um discreto contato com outros estilos, o Shaolin do Norte é o meu preferido.

Mensagem finalDepois de algum tempo treinando e muitas conversas com o Porf. Rogério, percebi que o kung fu era mais que uma simples arte mar-cial. Era um estilo, uma filosofia de vida e de grande ajuda nos con-flitos interiores, com nosso inimigo interno e suas diversas formas. Os excercícios melhoram a ressistência fisica, imunológica, a aten-ção, a concentação, os reflexos, o auto controle, auto confiança, en-fim... Uma série de conquistas que melhoram sobremaneira nossa qualidade de vida e o nosso estado interior, refletindo em nossa profissão, atividades sociais e familiares.Por menor ou mais simples que seja o exercício, o aluno sempre se beneficiará de uma forma direta ou indireta.

Daniel Alonso Del Rio69 anosNatural de Vigo, Espanha. Mora em Florianópolis-SC

SINOBRASILEIRA

SOU

Associação Sino-brasileira de Kung Fu Florianópólis. Boletim informativo, nº 20, outubro/novembro/dezembro de 2014

ARMAS

EXPEDIENTEAcademia Sino-brasileira de Kung Fu - FlorianópolisProfessor Rogério Leal Soares

Jornalista responsável: Camila Collato (MTE 0004594/SC)E-mail: [email protected]

A espada(chien)Uma das armas mais antigas do homem, a espada sofreu modificações em seu formato e manejo ao longo dos séculos Mestre Chan - espada de wudang

Considerada o “cavalheiro de todas armas”, a espada exige do praticante um treinamento rigoroso para seu manejo adequado.

Atualmente esta arma está ágil, elegante, e graciosa. Porém, em sua origem, por ser confeccionada em metais como o cobre e o bronze, ela era mais curta, larga e pesada. Graças ao desenvolvimento das técnicas de metalurgia, a manufatura das espadas foi sendo aprimorada até atingir as características que conhecemos hoje.

Na China, conta-se que elas eram utilizadas em sacrifícios a deuses ou antepassados. No período dos estados combatentes, a espada imperial foi muito utilizada por toda a sociedade chinesa.

Os movimentos desta arma são flexíveis, variáveis e completam um ao outro. Diferente do facão, a espada exige uma movimentação maior do punho e dedos do praticante, transformando-se numa extensão do corpo da pessoa. As técnicas principais incluem bater, perfurar, girar, erguer, saltar, cortar e lutar bloqueando e atacando.

Há katis de espada simples, espada dupla, e diversas formas de espada de tai chi chuan. Atualmente, dentro do sistema sino-brasileiro, são ensinadas as formas de espada do dragão (Loong Chien), espada de wu dang (dois katis), tai chi chien e a Pá Kua chien. Além destas, são ensinadas as formas de espadas duplas, espada e espadin (longa e curta).

Fonte: http://portaldekungfu.com/kung-fu/armas-chinesas/