boletim informativo asbkf, n° 18, junho/julho de 2014

3
Boletim informativo, nº 18, junho/julho de 2014 Curso introduz práticas chinesas aos profissonais da saúde de Florianópolis A Professora Liz Tessmer ministrou, nos dias 22 e 29 de maio, o curso “Qigong: uma introdução às práticas corporais na medicina tradicional chinesa”aos profissionais de saúde da rede municipal de Florianópolis, através da Comissão de Práticas Integrativas e Comple- mentares (PIC) . O curso reuniu, em diversas atividades práticas, diferentes sistemas de qigong além de uma introdução teórica de conceitos da Medicina Tradicional Chinesa aplicados aos exercícios, seus benefícios à saúde e possibi- lidades de aplicação dos mesmos. Participaram do curso profissionais das áreas de Educação Física, Fisioterapia, Psico- logia e estudantes de Medicina que buscavam qualificar suas atividades profissionais já exer- cidas nas unidades de saúde do município. A receptividade foi muito boa. “No segun- do dia (29/5) alguns educadores físicos re- lataram algumas experiências que fizeram in- tegrando exercícios do bah duan jin e qigong nas suas atividades nas unidades de saúde”, relata Liz. O sucesso da iniciativa já despertou inter- esse para uma nova edição do curso, no se- gundo semestre deste ano. Pela primeira vez no Origens Gathering Festival , realizado de 12 a 15 de junho no município de West- fália-RS, a prática de Tai Chi Chuan foi oferecida pela Professora Liz Tessmer, em formato de oficina. A iniciativa teve o intuito de melhorar a qualidade da circulação energética e introduzir aos partici- pantes os princípios do Tai Chi Chuan, como suavidade, equilíbrio, coordenação dos movimentos e respiração. Nesta edição do Origens , a oficina ocorreu na sequência de uma prática de alongamento e consciência corporal, em local aberto e integrado à natureza, e contou com a participação de cerca de15 pessoas. Esta foi a oitava vez que Liz ministra a oficina em festivais que compõem o circuito alternativo de música, arte e cultura, e a proposta vem ganhando cada vez mais adeptos. Oficina de Tai Chi Chuan Fotos: Gelso Granada/PMF Foto: Luiz Gustavo Castelan Póvoas

Upload: academia-sino-brasileira-de-kung-fu-florianopolis

Post on 01-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Boletim da Academia Sino-brasileira de Kung Fu Florianópolis-SC.

TRANSCRIPT

Boletim informativo, nº 18, junho/julho de 2014

Curso introduz práticas chinesas aos profissonais da saúde de Florianópolis

A Professora Liz Tessmer ministrou, nos dias 22 e 29 de maio, o curso “Qigong: uma introdução às práticas corporais na medicina tradicional chinesa”aos profissionais de saúde da rede municipal de Florianópolis, através da Comissão de Práticas Integrativas e Comple-mentares (PIC) .

O curso reuniu, em diversas atividades práticas, diferentes sistemas de qigong além

de uma introdução teórica de conceitos da Medicina Tradicional Chinesa aplicados aos exercícios, seus benefícios à saúde e possibi-lidades de aplicação dos mesmos.

Participaram do curso profissionais das áreas de Educação Física, Fisioterapia, Psico-logia e estudantes de Medicina que buscavam qualificar suas atividades profissionais já exer-cidas nas unidades de saúde do município.

A receptividade foi muito boa. “No segun-do dia (29/5) alguns educadores físicos re-lataram algumas experiências que fizeram in-tegrando exercícios do bah duan jin e qigong nas suas atividades nas unidades de saúde”, relata Liz.

O sucesso da iniciativa já despertou inter-esse para uma nova edição do curso, no se-gundo semestre deste ano.

Pela primeira vez no Origens Gathering Festival, realizado de 12 a 15 de junho no município de West-fália-RS, a prática de Tai Chi Chuan foi oferecida pela Professora Liz Tessmer, em formato de oficina. A iniciativa teve o intuito de melhorar a qualidade da circulação energética e introduzir aos partici-pantes os princípios do Tai Chi Chuan, como suavidade, equilíbrio, coordenação dos movimentos e respiração. Nesta edição do Origens, a oficina ocorreu na sequência de uma prática de alongamento e consciência corporal, em local aberto e integrado à natureza, e contou com a participação de cerca de15 pessoas.Esta foi a oitava vez que Liz ministra a oficina em festivais que compõem o circuito alternativo de música, arte e cultura, e a proposta vem ganhando cada vez mais adeptos.

Oficina de Tai Chi Chuan

Foto

s: G

elso

Gra

nada

/PM

F

Foto

: Lui

z G

usta

vo C

aste

lan

Póvo

as

Quando você começou a treinar kung fu?No mesmo ano em que cheguei a Flori-anópolis (1985), visitei algumas academias buscando continuar os meus estudos de dança. Na academia Wado-Kan conheci uma arte que mudaria a minha vida para sempre, o Kung Fu. Descobri naquela arte, uma dança muito mais profunda, que não apenas ensinava o corpo físico, mas também o espiritual. Qual a principal motivação que levou você a começar na prática?Da descoberta do Kung Fu, e sua prática ocasional, a passagem à prática séria e continuada em 1992, um fato relevante... Reencontrei na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) um antigo colega da Wado-Kan o João Carlos Herden, aquela altura o amigo já era namorado e o Kung Fu nossa religião. Há algum estilo abrangido pelo sistema sino brasileiro que você considere seu preferido?O Tai Chi é aonde a vida nasce e manifesta-se através da energia espiralada, girando constante e ciclicamente, é o corpo espiritual. O Shaolin é aonde a vida cresce e manifesta-se através da energia mutante de acúmulo e dispersão, é o corpo físico. Gosto igualmente dos dois estilos que são tão magnificamente complementares.

Mensagem finalO Kung Fu promove ao praticante um reencontro com seu Ser Supremo, cabe a cada um de nós, nos apropriarmos deste encontro tornando-nos seres cada vez mais luminosos.

Patrícia Sarquis Herden44 anosFlorianópolis-SC

SINOBRASILEIRA

SOU

1/6 - Gustavo Lima da Luz24/6 - Artur Aguiar1/7 - Otávio Landerdahl Garcia 1/7 - Paulo Henrique Soares

Parabéns!Aniversariantes de junho e julho

Se você ainda não preencheu a planilha de aniversários, clique AQUI

Academia Senda realiza 18a Copa de Kung Fu em Curitiba

Associação Sino-brasileira de Kung Fu Florianópólis. Boletim informativo, nº 18, junho/julho de 2014

CAMPEONATO

Arqu

ivo

pess

oal/P

atríc

ia H

erde

n

No dia 25 de maio, a Academia Senda de Kung Fu, de Curitiba-PR, realizou a 18a edição de sua Copa de Kung Fu, no Centro de Esportes e Lazer Dirceu Graeser. O Professor Rogério Leal Soares, da ASBKF Florianópolis, foi árbitro convidado para o evento.

Segundo o organizador da Copa, Professor Jorge Jefremovas, a competição reuniu 155 atletas. Além da Senda, participaram o Instituto Fu Hok (PR), a Academia Tao Shaolin (PR), a Associação Pak Hu Phai (PR), a Associação Saan Hu de Kung-Fu (PR), a Academia Shen (PR), a Academia Fênix (PR), e o Centro Cultural Chinês (RS).

Realizada desde 1996, a Copa Senda já é um evento esportivo incorporado ao calendário oficial de Curitiba. Em 2011, a Câmara de Vereadores da Capital paranaense promulgou a Lei Municipal que criou o Dia Municipal do Kung-Fu. A data é celebrada no dia 13 de abril.

* Veja as fotos da 18a Copa Senda

Arqu

ivo

Acad

emia

Sen

da

Associação Sino-brasileira de Kung Fu Florianópólis. Boletim informativo, nº 18, junho/julho de 2014

ARMAS

EXPEDIENTEAcademia Sino-brasileira de Kung Fu - FlorianópolisProfessor Rogério Leal Soares

Jornalista responsável: Camila Collato (MTE 0004594/SC)E-mail: [email protected]

O marechal de todas as armasO facão é vigoroso e rápido, tanto para defesa, quanto para o ataque, sendo comparado a um “tigre feroz”. Execução de kati com facão durante seminário de kung fu em Campo Grande-MS

Arquivo fotográfico da ASBKF em fase de digitalização

Diferente da espada, que possui mais car-acterísticas “yin”, o facão apresenta uma movimentação mais “yang”, onde além do corte a quebra se apresenta como marca nos golpes. Entre as técnicas principais da arma estão: erguer, perfurar, bloquear, empurrar e bater.

A prática constante permite uma melhor habilidade motora de coordenação entre as duas mãos, o que possibilita também o desenvolvimento de melhor equilíbrio ao praticante.O treinamento do facão não difere de qualquer outra arma, pois exige rigor e

prática constante. Durante a movimenta-ção, ele precisa estar sempre circundando o corpo para permitir uma melhor dinâmi-ca na defesa/ataque, e também é preciso coordenar pés, ombros e braços para acompanhar os golpes da arma de forma harmônica e eficaz.

Tan tou: facão simples.Sheang tou: facão duplo.Tai ma tou: facão grande de cabo curvo, muito utilizado à cavalo.Wu tip tou: facão duplo borboleta. Mais curto que o tan tou, usado normalmente aos pares e muito eficaz contra armas maiores como a lança. Kan van tou: facão de nove argolas.Kwan tou: facão de Kwan Kun*, arma tradicional chinesa.

* Um dos guerreiros mais conhecidos do chamado “Período dos Três Reinos” (220 a 280 d.C.), na China.

Variações

Nossa equipe está resgatando um pouco da história do kung fu no Sul do País através da digi-talização do acervo fotográfico da ASBKF! O Pro-fessor Rogério Leal Soares já forneceu parte do material e aceitamos contribuições. Se você tiver alguma foto, basta entregá-la para o mestre du-rante o treino ou então enviá-la para o e-mail [email protected]. Em breve disponibi-lizaremos um álbum online para todos.