informativo 2011-11

8
NEWS Informativo do Colégio Guilherme de Almeida - Ano 2011 - Número 11 Aproveite com todo carinho os materiais produzidos pelos alunos no encarte PROJETO CRER. Projeto Tutoria: mais uma ferramenta de apoio ao aluno. Dentre os vários projetos implantados no Colégio Guilherme de Al- meida no ano de 2011, temos o “Projeto Tutoria” que abrange desde o Ens. Fundamental II até o Médio em suas séries inicias e finais. O tutor é o conselheiro das turmas destinadas a ele, é o orientador da aprendizagem, o dinamizador da via socioafetiva da sala de aula, o orientador pessoal, escolar e profissional dos alu- nos. Todas essas funções se aglutinam numa ação edu- cativa que, dirigida ao educando, aspira aperfeiçoar seu desenvolvimento. Continue lendo na página 5. Colégio aplica oficina de Raciocínio Lógico Já é comprovado cientificamente que o lúdico é capaz de desenvolver o aspecto cognitivo e emocional das crianças. Quando o lúdico está associado a jogos, esse desenvolvimento pode ser mais eficaz. Através de uma parceria com a Mind Lab, o Colé- gio Guilherme de Almeida possibilitou a nós, professores, integrar conhecimento e desenvolvimento. Com essa integração, as aulas embasaram-se numa metodologia inovadora. Com o objetivo de desenvolver a consciência, a habilidade de ra- ciocínio e fortalecer a habilidade social, a ORL (Oficina de Raciocínio Lógico), passou a ser mais uma das “ferramentas” pedagógicas uti- lizadas neste ano letivo. Continue lendo na página 3. Desde pequena, sempre gostei muito de escrever. Lembro-me de pas- sar as tardes criando romances de meia página, copiando poemas de grandes autores num caderninho e de criar gibis em folhas de sulfite. Ler também sempre foi uma grande paixão, visto que minha mãe, em especial, por cultivar o hábito, sempre me incentivou a fazê-lo. Fui crescendo, escrevendo, tirando notas boas em português. Mas ao iniciar o ensino médio foi que o gosto pela escrita se tornou um vício: eu havia descoberto a Literatura como arte. Passei a ver a escrita não apenas como uma forma de registro ou documentação de fa- tos, mas como uma possibilidade de expressão verdadeira do ser. Pensei inclusive, durante certo tempo, em ser Jor- nalista, redatora da grande imprensa. Mas aos poucos, per- cebi que os que gostam da comunicação é que devem cursar Jornalismo. Os que gostam de escrever - e acreditem, não é tão óbvio quanto parece - devem ser Escritores. Continue lendo na página 5. Redação de aluna G.A. é escolhida pela FUVEST. Denise Stoklos manda um fax para Colombo. O ano de 2011 começa mais uma vez em grande estilo com uma apresentação da famigerada atriz Denise Stoklos no Colégio Guil- herme de Almeida. Continue lendo na página 3.

Upload: guilherme-de-almeida

Post on 14-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo 2011-11 do Colégio Guilherme de Almeida

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo 2011-11

NEWSInformativo do Colégio Guilherme de Almeida - Ano 2011 - Número 11

Aproveite com todo carinho os materiais produzidos pelos alunos no encarte PROJETO CRER.

Projeto Tutoria: mais uma ferramenta de apoio ao aluno.

Dentre os vários projetos implantados no Colégio Guilherme de Al-meida no ano de 2011, temos o “Projeto Tutoria” que abrange desde o Ens. Fundamental II até o Médio em suas séries inicias e finais.O tutor é o conselheiro das turmas destinadas a ele, é o orientador da aprendizagem, o dinamizador da via socioafetiva da sala de aula, o orientador pessoal, escolar e profissional dos alu-nos. Todas essas funções se aglutinam numa ação edu-cativa que, dirigida ao educando, aspira aperfeiçoar seu desenvolvimento.

Continue lendo na página 5.

Colégio aplica oficina de Raciocínio Lógico

Já é comprovado cientificamente que o lúdico é capaz de desenvolver o aspecto cognitivo e emocional das crianças. Quando o lúdico está associado a jogos, esse desenvolvimento pode ser mais eficaz. Através de uma parceria com a Mind Lab, o Colé-gio Guilherme de Almeida possibilitou a nós, professores, integrar conhecimento e desenvolvimento. Com essa integração, as aulas embasaram-se numa metodologia inovadora.Com o objetivo de desenvolver a consciência, a habilidade de ra-ciocínio e fortalecer a habilidade social, a ORL (Oficina de Raciocínio Lógico), passou a ser mais uma das “ferramentas” pedagógicas uti-lizadas neste ano letivo.

Continue lendo na página 3.

Desde pequena, sempre gostei muito de escrever. Lembro-me de pas-sar as tardes criando romances de meia página, copiando poemas de grandes autores num caderninho e de criar gibis em folhas de sulfite. Ler também sempre foi uma grande paixão, visto que minha mãe, em especial, por cultivar o hábito, sempre me incentivou a fazê-lo.Fui crescendo, escrevendo, tirando notas boas em português. Mas ao iniciar o ensino médio foi que o gosto pela escrita se tornou um vício: eu havia descoberto a Literatura como arte. Passei a ver a escrita não apenas como uma forma de registro ou documentação de fa-tos, mas como uma possibilidade de expressão verdadeira do ser. Pensei inclusive, durante certo tempo, em ser Jor-nalista, redatora da grande imprensa. Mas aos poucos, per-cebi que os que gostam da comunicação é que devem cursar Jornalismo. Os que gostam de escrever - e acreditem, não é tão óbvio quanto parece - devem ser Escritores.

Continue lendo na página 5.

Redação de aluna G.A. é escolhida pela FUVEST.

Denise Stoklos manda um fax para Colombo.

O ano de 2011 começa mais uma vez em grande estilo com uma apresentação da famigerada atriz Denise Stoklos no Colégio Guil-herme de Almeida.

Continue lendo na página 3.

Page 2: Informativo 2011-11

GA NEWS

EDITORIAL

Começamos o ano de 2011 com dois projetos inovadores do ponto de vista pedagógico para o G.A.Implantamos dentro da grade curricular do Pré I da Educação Infantil até o 6º ano do Fun-damental, a disciplina chamada “Oficina de Ra-ciocínio Lógico”. São jogos de criação israelita, aplicados em alguns países da Europa e Ásia, Estados Unidos e agora no Brasil. Nesse processo uti-

liza-se a metodologia baseada na mediação da aprendizagem. Foi demonstrado, estatisticamente, que as crianças que passaram por estas experiências, apresentaram progressos significativos, principal-mente, em Língua Portuguesa e Matemática.

O ambiente de aprendizagem é empolgante, onde os alunos lidam com 4 desafios:

1) Cognitivo, onde aprendem a tomar decisões, resolver problemas, estabelecer conclusões lógicas, investigar e contextualizar informações em situações problemas.

2) Desenvolvem habilidades emocionais, lidando com as emoções, adiam recompensas e aprendem também com os erros.

3) As habilidades sociais são desenvolvidas nos aspectos cooperação, colaboração, lidar com regras, trabalhar em equipe, atuar em ambiente competitivo saudável, e comunicar com clareza e coerência.

4) Aprendem a respeitar, tolerar as diferenças e agir positivamente para o bem comum, desenvolvendo habilidades éticas.

Todos os professores envolvidos estão sendo capacitados desde o ano passado para serem mediadores desse grande desafio educacional.

O segundo projeto é a implantação de Tutoria para Fundamental II e Ensino Médio, dentro do horário de aulas.

O objetivo deste projeto consiste em os professores tutores, auxiliarem os alunos no seu desenvolvimento intelectual e social, mostrando os caminhos que podem escolher para melhorar tanto no seu desempenho como nas inter relações entre colegas e professores.

Temos feito algumas obras como a construção de brinquedoteca na Edu-cação Infantil e reformas nos laboratórios de Física, Química e Biologia.

Além dos projetos educacionais citados, criamos ambientes adequa-dos para os jovens. Os alunos dos 3ºs anos do Ensino Médio de 2010 obtiveram um bom desempenho nos vestibulares alcançando 84% de aprovações nas universidades de ponta com 65% nas universidades públicas.

Com imensa satisfação parabenizo os professores, coordenadores e funcionários que em harmonia colaboraram para esta grande conquista.Nós educadores estamos sempre em busca de melhorar a qualidade de ensino e, em consequência a boa formação dos jovens.

Hiroko Ando

E olha que é só o começo!A ideia de se fazer a escola como um ambiente de reflexão e um espaço de construção do conhecimento legítimo pode parecer uma meta mais teórica do que prática. Mas, que espaço é este? Como trazer para este espaço suas verdadeiras crenças de transformação do mundo que vivemos?A resposta esta no cotidiano, no contato direto com os delicados momen-tos que fazem da relação do professor, do aluno e do ambiente educacional como um todo plural, uma espécie de caldeirão de possibilidades que moldam o mundo fora dos muros da escola que acreditamos ser mais justo, cidadão, ético e livre.E está em nossas mãos fazer o melhor, marcar uma geração e trazer as cren-ças de que o ambiente educacional pode ser ao mesmo tempo um retrato micro cósmico do mundo lá fora, mas também se arriscar de peito aberto a ser e fazer o mundo lá fora mesmo como um aprendiz imerso nesta lapidação do vir a ser.E a cada dia, a cada ano os desafios são mais prazerosos e vão aos pou-cos dando uma nova cara ao que se propõe, como é o caso do contato dos alunos pelo segundo ano consecutivo com a apresentação da mundialmente celebrada atriz Denise Stoklos que trouxe seu fax para Colombo aqui para o palco do Guilherme de Almeida. Outro momento histórico foi a saída dos alu-nos para assistir a peça “12 homens e uma sentença” que os presenteou com uma emocionante despedida do ator criador do Teatro de arena, José Renato Pécora que viria desaparecer do convívio terreno três dias após o espetáculo.Só isso já valeria a publicação, mas as novidades do ano de 2011não param por ai e você, caro leitor, acompanhará uma matéria sobre Mind-Lab, uma oficina de raciocínio lógico que o colégio implantou esse ano e que está sendo um sucesso. As tutorias seguem ampliando as novidades e trazendo para os

alunos das séries iniciais e finais de cada ciclo um contato especial e particular com um professor que acompanha os estudos e a vida dos nossos estudantes.Enfim, isso é só o começo. Aproveitem!

Prof. Lucas Limberti - Coordenador da área de Português.

2

Durante as aulas de Inglês, os alunos do 1º ano D prepararam uma surpresa para a festa do dia das mães: ensaiaram uma paródia nas línguas inglesa e portuguesa. O trabalho foi feito em parceria com a professora Ariane. A

letra da música foi composta pelas professoras e alunos e adaptada para a língua inglesa. A homenagem foi um emo-cionante presente que os pequenos ofereceram às mamães.Good Work, dear students!

Teacher Isabela

Mother’s day. Apresentação Bilingue

Alunos do 1º ano D homenageiam mães em inglês

Page 3: Informativo 2011-11

3GA NEWS

Festa das mães“Estamos crescendo, mas com você mamãe, queremos continuar aprendendo.”

Mamãe, você me ensinou...A Festa das Mães sempre é um evento muito especial, pois queremos homenagear aquela que é a base da orientação, do exemplo e da dedica-ção aos filhos, não importa a idade.Hoje seus filhos são pequenos, mas um dia eles irão crescer e vocês mamães sentirão muita saudade de pegar na mãozinha deles para ensiná-los.Foi pensando nisso que preparamos momentos especiais para você se emocionar e com certeza você se emocionou.As crianças mostraram para as mães como é importante tudo aquilo que se ensina com amor.

Eliane Avando Cintra – Coord. Pedagógica

Denise Stoklos manda um fax pra ColomboPelo segundo ano consecutivo a atriz Denise Stoklos se apresenta no G.A.

O ano de 2011 começa mais uma vez em grande estilo com uma apresen-tação da famigerada atriz Denise Stoklos no Colégio Guilherme de Almeida.Os alunos tiveram a oportunidade pelo segundo ano consecutivo de vivenciar o espetáculo do teatro essencial de Stoklos, que se apresentou com a peça “500 anos - Um fax de Denise Stoklos para Cristóvão Colombo”.Já alguns anos a atriz não se apresentava com esta peça escrita em 1992 e

se preparou especialmente para a apresentação no G.A.O momento de reflexão vivenciado gera frutos de aproxima-ção de nossos alunos com a arte e com o teatro, e neste caso, não é qualquer teatro, é Denise Stoklos!

Prof. Lucas Limberti - Coordenador da área de Português.

Colégio aplica oficina de Raciocínio LógicoMind Lab é a mais nova parceria do Colégio Guilherme de Almeida

Já é comprovado cientificamente que o lúdico é capaz de desenvolver o as-pecto cognitivo e emocional das crianças. Quando o lúdico está associado a jogos, esse desenvolvimento pode ser mais eficaz. Através de uma parceria com a Mind Lab, o Colégio Guilherme de Almei-da possibilitou a nós, professores, integrar conhecimento e desenvolvimento. Com essa integração, as aulas embasaram-se numa metodologia inovadora.Com o objetivo de desenvolver a consciência, a habilidade de raciocínio e for-talecer a habilidade social, a ORL (Oficina de Raciocínio Lógico), passou a ser mais uma das “ferramentas” pedagógicas utilizadas neste ano letivo.As crianças, foco principal em nosso trabalho, passaram a conduzir suas ações com base em métodos que as fazem “parar, pensar, agir, tentar, elabo-rar, partilhar”. Ações que antes não eram tão praticadas e que agora estão incutidas no cotidiano.Percebeu-se uma evolução significativa no “eu” de cada um, a transição da competição para o autoconhecimento, do impossível para o “é possível”, do “não consigo” para o “sou capaz”.A cada “jogo” há a certeza de que a “partida” não se encerra...Haverá a próxima “jogada”, o próximo passo para a evolução do cognitivo e

emocional.Nesse “nosso jogo” não há perdedor, pois os desafios trazem o que há de melhor em cada um.Isso sim é vencer!

Profa. Eliana Labonia

GA NEWS

Page 4: Informativo 2011-11

4 GA NEWS

Os Jogos Olímpicos do Guilherme de Almeida, o JOGA, das salas do Ens. Fundamental II emociona a todos no final do mês de maio, entre os dias 23 e 25.O desfile de abertura, que aconteceu no dia 20, foi marcado com várias ideias diferentes, como alguns índios do Amazonas (9ºA), uma Ivete San-galo um pouco diferente (9ºB), um pouco do samba e das favelas do Rio de Janeiro (9ºC), entre outras coisas. Depois do juramento do atleta e da abertura oficial com a tocha, era a hora da preparação para os jogos de segunda-feira, com as seguintes modalidades: futsal (feminino e masculino), vôlei (masculino) e basquete (feminino). Já na terça-feira (dia 24), as modalidades disputadas foram handebol (feminino e masculino) e natação. Além disso, houveram dispu-tas de xadrez para os 8ºs e 9ºs, quebra-cabeça e damas para os 7ºs e 6ºs. As disputas foram acirradas, e a torcida sempre forte. Mas podemos ter

certeza de algo: depois de muita preparação de camise-tas, desfile, treinamentos, percebemos como tudo valeu a pena. E para nós, do 9º ano, esse último JOGA com o E.F. II ficará marcado para sempre, e deixará saudades.

Laila Moufid Mansour – 9º EF C

JOGA - 2011 Disciplina além da escolaDesde pequenos aprendemos que a escola é fundamental para nosso cresci-mento profissional, para nos entretermos socialmente e criarmos expectati-vas grandiosas ao nosso futuro.Com o tempo, passamos a ter nossas próprias vontades, fazendo cursos de esportes fora da escola, onde alguns acabam querendo profissionalizar-se em cima deste.Eu escolhi fazer faculdade de Esporte e que, além de precisar de um rendi-mento bom na escola, é preciso obter resultados no esporte.Passou de um hobbie , virou paixão e ajudou-me a crescer como pessoa, para ter mais disciplina na escola, no esporte, na vida!Na escola aprendi a ter responsabilidade, a compartilhar dificuldades no aprendizado com o professor e colegas, que jamais estarei sozinha, como se fosse uma família para mim.

As vezes cansa essa rotina de não poder sair, ir a festas por ter treino, mas por mais difícil que seja, jamais desista, pois “nada é impossível para um sonhador”. Viva, sinta, sorria, grite, cante, faça o que quiser, corra atrás do que almeja.

Karina Yumi Kamazaki – 2º. EM B

Jogos Olímpicos do Guilherme de Almeida empolga alunos Fundamenta II.

PRÉ I: Cantar é preciso

Não seria ótimo se nossas atitudes rotineiras ficassem muito mais diverti-das? Essa já é uma realidade para os alunos da educação Infantil do Colégio Guilherme de Almeida.Através do Projeto Cantando e Aprendendo os alunos participam de ativi-dades diárias como escovação de dentes, troca de roupas, etc. Tudo animado com músicas, fato que facilita a memorização das etapas de ação e estimulam a independência das crianças.Na rotina escolar os resultados já podem ser percebidos. As crianças ficam felizes em poder guardar os brinquedos, organizar seu material escolar, cui-dar da sua higiene pessoal de forma autônoma, mas sempre com a presença da professora para dar uma “mãozinha”.As músicas estão na boca e na memória da garotadinha que enchem não só a escola, mas também suas casas de alegria e animação. O projeto tem por objetivo refletir diariamente essas habilidades que têm sido adquiridas.A primeira apresentação do projeto foi na Festa das Mães onde todos pu-

deram perceber o primeiro resultado.E tudo isso é só o começo. Vamos cantar e aprender o ano todo.

Profa. Vanessa Cristine - Pré I B

Projeto Cantando e Aprendendo leva música para o cotidiano do Ens. Infantil

GA NEWS

Page 5: Informativo 2011-11

Desde pequena, sempre gostei muito de escrever. Lembro-me de passar as tardes criando romances de meia página, copiando poemas de grandes autores num caderninho e de criar gibis em folhas de sulfite. Ler também sempre foi uma grande paixão, visto que minha mãe, em especial, por cultivar o hábito, sempre me incentivou a fazê-lo.Fui crescendo, escrevendo, tirando notas boas em português. Mas ao iniciar o ensino médio foi que o gosto pela escrita se tornou um vício: eu havia descoberto a Literatura como arte. Passei a ver a escrita não apenas como uma forma de registro ou documentação de fatos, mas como uma possibilidade de expressão verdadeira do ser. Pensei inclusive, durante certo tempo, em ser Jornalista, redatora da grande imprensa. Mas aos poucos, percebi que os que gostam da comunicação é que devem cursar Jornalismo. Os que gostam de escrever - e acreditem, não é tão óbvio quanto parece - devem ser Escritores.O ano de 2010, em que prestei vestibular, talvez tenha sido o período em que mais escrevi. E não para treinar os modelos de Redação exigidos nas provas das grandes universidades, mas para utilizar a escrita como válvula de escape. Páginas e páginas foram preenchidas à medida que fui ficando cada vez mais leve. Aliás, confesso-lhes ter chegado num ponto em que via sempre um verso novo entre as fórmulas de Física e as nomenclaturas da Biologia, ou entre os conceitos da Geografia e os elementos químicos. Poesia é uma questão de ponto de vista, meus caros.Fiz o tal vestibular, e minha redação selecionada entre as 15 melhores

da FUVEST, que aprova alunos para a USP. E sim, foi de fato uma sur-presa! Quando a escrevi, durante a prova, pensava em construir um bom texto, expor minhas idéias e fugir dos clichês de vestibular. Estar entre “os escolhidos” nunca foi um objetivo, uma meta. Não escrevi para estar entre os melhores: escrevi para alcançar um sonho – o de cursar História na Universidade de São Paulo. Cada palavra de cada linha de cada parágrafo estava imbuída desse meu sonho, que já existia nos meus romances de meia página, nos meus gibis em folhas de sulfite, em textos para as provas, nos artigos para o jornal do colégio. O Escritor é sonhador mesmo que não saiba, mesmo que não seja sua intenção...Um grande amigo, certa vez, me falou sobre a Verdade, com V maiúsculo, e acredito na escrita como um instrumento de manifestação da mesma. Para se construir um bom texto é necessário sim conhecer as preposições, os advérbios, as locuções adjetivas e afins. Mas acima de tudo, deve-se pen-sar, e este é um hábito pelo qual prezamos cada vez menos. Se aprender-mos a exercer o papel de seres pensantes na sociedade – vestibulandos ou universitários, professores ou alunos, jovens ou adultos, a Verdade se

manifestará. E escritores ou não, sonhadores ou não, de-vem estar prontos para recebê-la, absorvê-la, e versificá-la.

Mariana Ferraz Paulino Ex-aluna que cursa História na USP

Redação de aluna G.A. é escolhida pela FUVEST

5GA NEWS

Projeto Tutoria: mais uma ferramenta de apoio ao aluno.“Para falhar, existem vários caminhos, enquanto que há apenas um caminho para o sucesso.” (Aristóteles)

“O projeto é importante porque nos mostra meios para obter-

mos melhores resultados.”

Ana Carolina Zampieri – 7º EF A

“O projeto contribuiu para um melhor desempenho nas provas.”

João Vitor H. Nishi – 9º EF C

“Tutoria é uma aula em que os alunos podem tirar as dúvidas

das matérias que estão com dificuldades, ajuda no estudo, pois

vemos que precisamos de uma boa nota. Fazemos rodas de

estudo sobre matemática, português, ciências, etc. Acho que

está realmente ajudando os alunos com mais dificuldade nas

matérias”

Isabelle Desirrè Soares de Oliveira - 6º ano B

Dentre os vários projetos implantados no Colégio Guilherme de Almeida no ano de 2011, temos o “Projeto Tutoria” que abrange desde o Ens. Fundamen-tal II até o Médio em suas séries inicias e finais.O tutor é o conselheiro das turmas destinadas a ele, é o orientador da aprendizagem, o dinamizador da via socioafetiva da sala de aula, o orienta-dor pessoal, escolar e profissional dos alunos. Todas essas funções se agluti-nam numa ação educativa que, dirigida ao educando, aspira aperfeiçoar seu desenvolvimento.Confesso que tal tarefa, do qual faço parte sendo tutora das turmas de 1º ano do EM não é simples ou apresenta resultados imediatos, porém posso afirmar que as ações promovidas por esse projeto, têm sido de grande valia para os

alunos envolvidos, pois se trata de turmas que se encontram num período de transição entre os ciclos, Fundamental e Médio por exemplo, o que muitas vezes traz uma série de entraves na adaptação, principalmente de alunos novos. Estimulamos nesses alunos a autoestima e atitudes que possam minimizar ou até

acabar com determinadas dificuldades que porventura estejam atrapalhando seu entrosamento e aproveitamento escolar.

Prof.ª Meire Rodrigues – História

TUTORIA: É um projeto inovador no colégio e o resultado é conferido através dos relatos de nossos tutelados.

GA NEWS

Page 6: Informativo 2011-11

A que ponto nossa sociedade chegou? A resposta não é tão difícil quanto parece. Nós estávamos predestinados a mudar, a tomar atitudes diferentes das gerações anteriores. Mas não se concretizou, viramos a sociedade do conformismo e da preguiça. Numa época que nos dá tudo sem precisarmos fazer o mínimo esforço, ficamos acostumados a não agir. Os padrões e os costumes foram mudados. Tudo agora para nós é monótono. As aulas, a novela, o futebol de domingo à tarde, até mesmo namorar ficou chato. Tão chato que agora não nos contentamos com uma, mas sim com dez, quinze ou até mais pessoas por festa. Os relacionamentos duram minutos, as paixões, menos ainda. Conversar, quase a cima de tudo, ficou chato. Sinto isso na pele. Duas pessoas o mesmo quarto não falam, mas digitam uma para a outra, mesmo estando a menos de dois metros da outra pessoa, onde um sussurro pode ser ouvido, elas optam por usar a internet para se comunicar.

A sociedade chegou ao seu ponto de ruptura, ou mudamos drasticamente nossas atitudes ou ela perecerá.Mas, não há motivo para alarde, é só a sua vida e a de milhares de pessoas em jogo, nada demais.

Fausto Cesare – 3º EM

OPINIÃO: Monótono

GA NEWS6

Drogas e álcool são um dos assuntos mais discutidos em todas as faixas etárias, principalmente na adolescência, pois é nessa fase de ‘’empolgação’’ que queremos descobrir, experimentar, conhecer. Os jovens muitas vezes não recebem informações suficientes do poder que essas ‘’drogas’’ tem sobre nosso corpo e por isso acabam usando sem nem saber realmente o que é. O Colégio Guilherme de Almeida nos proporcionou uma palestra sobre dro-gas e violência, foi uma oportunidade excelente para ampliar nossos conheci-mentos. A palestra esclareceu muitas dúvidas, foram mostradas e explicadas as drogas ilícitas e as lícitas, eu, por exemplo, não sabia o quanto fazia mau o uso do crack e quais eram as consequências desse uso. Vídeos também mostraram os efeitos de cada droga e bebida, isso foi bom para nos alertar a gravidade daquilo que estamos lidando e nem sabemos.

Grande parte das escolas devia ter pelo menos uma vez por ano uma palestra desta que tivemos, pois esse é um assunto que parece simples, mas pelo con-trário, é um assunto grave que muitas vezes já não tem saída,você se prende a aquele vício,faz sua família sofrer e você mesmo vai se destruindo tanto fisi-camente como mentalmente.Vários casos são irreversíveis e causam morte.Nas pesquisas da APCD/IBOPE os jovens descrevem as pessoas que usam drogas como: rebeldes (51%), pessoa sem futuro (48%),agressivo(40%) e perdedor (32%).Dessa forma, gostaria de agradecer aos coordenadores, professores e a

ACOD, pois ‘’criar o diálogo entre diferentes gerações é uma forma efetiva de PREVENÇÃO. ‘’

Rebeka Mallet Isola -2ºB EM

Palestra sobre drogas e álcool.

Alunos visitam teatro e dão adeus à Jose Renato Pécora

No dia 28 de abril os alunos do Ensino médio foram ver a peça teatral “Doze homens e uma sentença”.Reginald Rose criou este roteiro inicialmente para uma série de televisão em 1954 nos E.U.A. Três anos após sua estreia, Henry Fonda, levou esse sucesso para o cinema.Em 1963 estreava a peça Twelve Angry Men (doze Homens e uma sen-tença), que teve uma repercussão muito maior que a do filme.

Dirigida por Eduardo Tolentino de Araújo, a peça conta a história de um julgamento. Em um dia quente de verão, os jurados se reúnem para julgar o rapaz. No cenário, que simula a sala de reuniões, há 12 pessoas sentadas em torno de uma mesa. O réu foi acusado de assassinar o pai, e a decisão precisa ser unânime para executá-lo ou absolvê-lo. O conflito começa quando um dos doze jurados (papel de Norival Rizzo) discorda da decisão e abala a convicção do grupo que até então havia decidido pela condenação.Os alunos do colégio adoraram o Drama.

O ator e diretor José Renato Pécora, fundador do Teatro de Arena, morreu na madrugada da segunda-feira 02/05/2011, aos 85 anos, de um infarto. Ele representava o 9° jurado da peça e foi um brilhante e carismático ator. Nós assistimos uma das últimas apresentações deste importante ator e nos emocionamos com seu desaparecimento.

“Fica em nós a saudade, que dói demais. Mas fica também a certeza de que José Renato marcou definitivamente o teatro brasileiro”. (Oswaldo Mendes)

Janaína Betel – 2º EM B

E se você fosse o Réu? O que faria se sua vida estivesse na mão de

12 jurados num dia de verão?

GA NEWS

Page 7: Informativo 2011-11

É com grande prazer que o G.A. News publica um dos nossos talentos da escrita. O aluno Victor Acosta surpreendeu a todos na leitura dramática que fez de um monólogo escrito por ele nos “Momentos Poéticos” de 2010 e que por questões editoriais não tinha sido publicado. Acompanhe e se emocione com este talento.

Parte I: O herói renegadoFilho da raiva e do amor,filho do amor irado,eu sou o herói renegado de uma terra distante,nada é o bastante,eu sou sempre o culpado.

Já me usaram de suporte como o mensageiro da morte,mas é tudo mentira,nunca matei ninguém.como se eu pudesse fazer isso com alguém.

Poucos parecem me conhecer. Poucos parecem me entender,mas minha amada é princesa de um conto de fadaou pelo menos é o que parecia ser...

e não tem nada de errado comigo,é assim que eu devo serquem me acha um mau amigo...não deve me conhecer.

Parte II: A vida no centro da TerraAgora são 5:25 no centro da terra,lugar de uma vida perfeita para quem erra.e também a melhor hora.

Quem disse “casa é onde o coração bate” não é inteligente,porque cada coração bate de forma diferente.Já esta passando a hora...

Eu leio o grafite no supermercado,como escrituras segradas do império derrubado,a maior parte das horas.

Eu sei que não diz muito, mas é serio, eu confessoque o centro da Terra não é o centro do Universo...existem outros mundos lá fora!

Também não diz muito, mas é bom confirmarque o centro da Terra é o fim do mundo, nos olhos daquele que chora.

Cidade derrubada,já no fim de outra estrada perdida,não tem como viver essa vida...Cidade devastada, já no fim de outro sonho inacabado,me levando a outro lugar... Cidade ameassada,meninos e meninas perdidos tem os rostinhos sujos e nin-guém parece ligar...

Parte III: Não faz diferença!Soldado a mais, soldado a menos,já não faz mais diferença!medo de amarmos, medo de morrermos,já não faz mais diferença!eu não ligo se você não liga,mas eu não ligo pra você se não ligar pra mim!

O mundo está de cabeça pra baixo,ou pelo menos é o que eu acho!

Corações são reciclados mais não são curados,vilões surgem sem cultura, do berço até a sepultura,nós somos as crianças da guerra pela paz,Isso é fato? tanto faz!mas antes que tudo dê errado, nasce o herói renegado,nascido para salvar vocês no dia 5 de maio de 1996!

Fazendo acreditar em quem não acredita em mim.Tentando acreditar em quem não acredita em mim.não faz diferença!

Parte IV: Minha amadaEi! ,minha amada,está me escutando?me destraí com sua beleza e esqueci sobre o que estava falando.Eu sei que entre nós existe um muro,e eu aqui me matando pra descobrir se sou insano ou inseguro...

Ah terapia! Preencha no meu coração o vacuo,com um toque de sua magia antes que eu me torne retardado.ninguém é perfeito e não tem a quem botar a culpa,mas isso eu não tinha feito, e, dizer “sou tímido” sempre foi minha melhor des-culpa...Essa declaração de amor não é fraca, é só meio curta,e por falta de melhor palavra, essa é minha melhor desculpa...

Parte V: Historias de outro Império derrubadoViver sem repirar é morrer, sem querer continuar,mas viver, fugir e morrer, é em busca do que acreditar,e eu vivo aqui, sem saber a hora de partir.

Eu perdi minha fé na humanidade,por nunca ter descoberto a verdade.Então eu corro, eu fujo e eu morro a procura de socorro.E eu fujo a procura de um milagre,pra fora da luz do massacre.

E eu já passei por aqui um milhão de vezes e mais,porque eu smpre fui dexado para tráz,mas não dessa vez!

Eu não sinto vergonha de ir até onde posso chegar,meu medo é chegar até onde posso ir.indo até onde posso chegar eu sei que posso apanhar,mas chegando até onde posso ir... eu vou me destruir.mas é só fugindo da dor que se é vitimizado...Historias de outro imperio derrubado...

Essa vida é minha sina,esse caso é o meu caos, e esse caos é minha casa!

Então eu estou parando, eu estou largando,eu estou partindo,eu estou saindo de casa!

Victor Acosta - 1º EM C

7GA NEWS

EXPEDIENTE

Editor: Lucas LimbertiDesign e Diagramação: Rodrigo Zapico (www.rodrigozapico.com.br)Revisão: Lucas LimbertiMarketing: Tereza Higa Farano

Monólogo: O herói renegado

GA NEWS

Page 8: Informativo 2011-11