informa - ano 7, n41, maio 2011

12
CETEL E CECC UMA EXPLOSãO DE IDEIAS Publicação da Agência Experimental de Comunicação do CECC - Universidade de Caxias do Sul maio de 2011. Ano 7, n.41.

Upload: frispit-portal

Post on 28-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Publicação da Agência Experimental de Comunicação do CECC. Ano 7, número 41. Maio de 2011

TRANSCRIPT

CETEL E CECCUMA EXPLOSãO

DE IDEIAS

Publicação da Agência Experimental de Comunicação do CECC - Universidade de Caxias do Sul maio de 2011. Ano 7, n.41.

O II Ciclo de Debates do cur-so de Comércio Internacional reuniu palestrantes brasileiros e dois representantes norte- americanos da Universidade do Estado de Illinois entre os dias 11 e 16 de maio, na UCS (foto). As palestras trouxeram temas voltados ao comportamento co-tidiano no Brasil e no mundo. Outros assuntos como logísti-ca, acordos internacionais e o Oriente Médio contemporâneo também foram discutidos.

Segundo o psicólogo Eros de Souza, palestrante que traba-lhou os aspectos culturais nos Estados Unidos, um dos assuntos em voga no país norte-america-no é o racismo sutil. “A pessoa não sabe que está sendo racista, mas aquele que recebe o racis-mo sabe, com certeza”, afirma o psicólogo da Universidade do Estado de Illinois.

Os ex-alunos do curso de Design da Moda da UCS foram destaque em um dos maiores eventos de moda em Caxias do Sul, o Iguatemi Serra Fashion Outo-no/Inverno 2011 (foto). Na sua oitava edição, o evento mostrou trabalhos de conclusão de curso de 13 egressos: André Luís Schimaniak, Andréia Ariotti, Camile Perin, Cíntia Costa Silva, Daphne Caroline da Silva Hoffmann, Franciele Righêz, Gabriela Peixe Martins, Marcos Paulo Piccoli, Mariana Pruinelli, Marina Rissinger Pedron, Paula Andréa Meirel-les Brisotto, Thaís de Almeida Perrône e Wara Tatiane dos Santos Penã Mujica.

EDITORIAL

Informativo do Centro de Ciências da Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - UCSR. Francisco Getúlio Vargas, 1130 Bloco T - Cetel - Bairro PetrópolisCEP 95070-560 - Caxias do Sul - RSFone: (54) 3218.2587Reitor: Prof. Isidoro ZorziVice-Reitor: José Carlos KöcheProdução: Agência Experimental deComunicaçãoCoordenação-geral: Profª Marliva GonçalvesSupervisão de Publicidade: Professores Marcelo Wasserman, Misael Montaña e Ronei TeodoroSupervisão de Jornalismo:Professoras Leyla Thomé, Roberta Manica e Rosane TorresRelacionamento: Professora Lirian MeneghelArte Capa: Leonardo Sandi RechDiagramação: Cláudia AlessiEditorial: Cassiane OsórioEdição: Maio e Junho 2011 Serviços gráficos - Gráfica da UCSDistribuição gratuita

Expediente

Novos desafios

A partir deste mês, a Agência Experimental de Comunicação lançou um novo desafio aos alu-nos: produzir e editar matérias para serem veiculadas mensal-mente no Informa e diariamente no Portal Frispit.

Essa nova proposta de tra-balho requer muita dedicação, pessoas qualificadas, compro-metidas, em sintonia e com sen-so de equipe, porque nada se faz sozinho. Precisamos nos ajudar, para que o resultado de nosso trabalho tenha qualidade.

A sintonia entre alunos, pro-fessores, fotógrafos e funcio-nários resultou em matérias interessantes que você pode conferir nesta edição. Prepara-mos a cobertura do Intercom Sul 2011, um papo com a ex-aluna da UCS, Denise Dambros, uma reportagem com o jornalista e professor Luís Nachbin e, nas pá-ginas centrais, o lançamento do Núcleo de Criação Audiovisual e a parceria entre UCS TV e canal Futura.

2

Trabalhos de egressos da UCS ganham as passarelas

Quatro alunos e um professor da UCS foram selecionados para participar do Programa Top China 2011. A parceria do Santander com Universidades possibilita a mobilidade internacional de universi-tários e docentes para a realização de cursos durante três semanas sobre meio ambiente e urbanismo nas Universida-des de Xangai e de Pequim.

Na foto acima, os alunos que embar-carão em julho: Lucas Broliato da Rosa (Engenharia de Produção), Jordana Mar-chioro Mezzomo (Comércio Internacio-nal), Juliano Dossin Grandi (Comércio Internacional) e Rafael Caberlon (Co-mércio Exterior).

Faz parte do grupo que embarcará também em julho, o professor e publi-citário Fábio Verruck, do Centro de Ci-ências Contábeis, Econômicas e de Co-mércio Internacional.

Alunos e professor rumo à China

Ciclo de palestras

3

Relações Públicas da UCS comemora 40 anos

A Orquestra Sinfônica da Uni-versidade de Caxias do Sul (Osucs) completa no dia 22 de novembro deste ano seu décimo aniversário. Com o objetivo de incentivar a música de concerto erudita, a or-questra mantém uma programação mensal, incluindo projetos como a Escola de Música, a Música de Câ-mara e a Orquestra Sinfônica.

Segundo o coordenador-geral da Osucs, Moacir Lazzari, a Escola de Música tem como ideal traba-lhar com as instituições da redon-deza do Campus 8. “A ideia é pro-piciar a oportunidade de aprender música principalmente às crianças que não têm condições”, afirma.

A Música de Câmara reúne duos, trios ou quintetos que se juntam para apresentações a pú-blicos pequenos. “É uma forma de

Dez anos

aproximar o artista do público e vice-versa”, revela o coordena-dor da Osucs.

Os concertos buscam inte-grar e levar a música às regiões de abrangência da UCS. Entre as principais atividades estão as Quintas Sinfônicas, nas segun-das quintas-feiras de cada mês, e especiais como o Concerto da Primavera.

Segundo o maestro e diretor artístico da orquestra, Manfre-do Schmiedt, a música da Osucs pode ser definida como eclética. “Trabalhamos a música barroca, clássica e romântica com impul-so popular”, afirma.

Os preparativos para o ani-versário da orquestra estão em andamento. “Dependemos de algumas definições financeiras, mas o público pode esperar bons concertos”, garante.

Orquestra busca integrar e levar a música às regiões de abrangência da UCS

Uma série de eventos está programada para este ano para celebrar os 40 anos do cur-so de Relações Públicas da UCS. Na primeira semana de junho, um grupo de 25 alunos e quatro professoras participou de viagem de estudos a São Paulo, para conhecer de perto as ações de comunicação desenvolvidas por grandes organizações, como Natura, Basf, Centro de Memória Votorantim, Rede Globo e Universidade Cásper Líbero.

A professora Jane Rech, coordenadora do curso de RP da UCS, destaca a importância do profissional de Relações Públicas:

O que é ser Relações Públicas e quais as atribuições e características desse pro-fissional?

Relações Públicas é definida como uma filosofia administrativa organizacional que se materializa em todas as ações de uma or-ganização de qualquer natureza no sentido de estabelecer e manter, pela comunicação, a compreensão mútua com seus públicos. São atribuições do profissional de Relações Públicas a aplicação de conceitos e técnicas de: comunicação estratégica, com o objetivo de atingir de forma planificada os objetivos globais e os macro-objetivos para a organiza-ção; comunicação dirigida, buscando utilizar instrumentos para atingir públicos segmen-tados por interesses comuns; e comunicação integrada, com vistas a garantir a unidade no processo de comunicação com a concorrên-cia dos variados setores de uma organização.

Qual o diferencial que esse profissional traz ao mercado e às organizações?

O profissional de RP está apto a atuar nas áreas de comunicação nas organizações pú-blicas, privadas e do terceiro setor, por meio do estabelecimento de políticas, estratégias e instrumentos de comunicação e relaciona-mento. Ao longo de seus 40 anos de existên-cia, apesar da ênfase nas atividades de ensi-no, o curso também promoveu atividades de extensão e tem ampliado o desenvolvimento de atividades de pesquisa. Hoje, o curso con-ta com uma estrutura atualizada e eficiente em se tratando de laboratórios de informáti-ca, rádio, televisão e fotografia.

Outro espaço de aprendizagem profis-sional é a Agência Experimental de Comuni-cação, onde os alunos de RP desenvolvem projetos de comunicação, trabalhando em parceria com alunos de Jornalismo, Publici-dade e Propaganda e Fotografia.

de boa música

Programação Cinéfilus

Arte

: M

aria

na B

ones

i

4

param do projeto começaram a fazer stand up, outros viraram roteiristas do Multishow e até da Globo. O livro é uma vitrina, porque quem compra, ou ganha, nunca lê sozinho. O livro passa de mão em mão.

Como você reagiu ao ser es-colhida para trabalhar com os Cassetas?

Eu estava concorrendo com outros dois humoristas. Eles ti-nham mais experiência com ro-teiros, e isso me deixou mais insegura. Nós passamos por um teste que era escrever um roteiro sobre a Travessia dos Fortes, que ocorre em Copacabana. E eu criei um roteiro maluco, coloquei até uma boneca inflável na matéria. Devo a minha contratação a essa boneca.

Como é seu relacionamento com os integrantes do progra-ma?

Bom, eu fico na produtora que cuida apenas deles, a Toviassu. E lá eles se autodenominaram mi-nistros. Existe ministro da inter-net, dos livros, do programa... Eu me relaciono mais com o Helio, o Beto Silva e o Reinaldo. Mas todos são fantásticos. A TV não mostra 10% do que eles fazem. Eles to-cam, desenham, escrevem e têm vários outros talentos. É como se você estivesse em um museu, tendo acesso a toda essa evolução do humor dos últimos 25 anos.

E da Universidade, do que mais você sente saudade do tempo de estudante?

Dos cafés do intervalo, vale? Eu sinto saudade da integração que existia entre as disciplinas. Quando a gente redigia para a revista, precisávamos fotografar e também diagramar. Para apre-sentar um programa de TV, era preciso ter prática de rádio para saber empostar a voz, aulas de redação para escrever o texto do T.P. e foto para decidir o enqua-dramento. Mas, nada supera o

DENISE DAMBROS...ela é do Casseta

cafezinho do intervalo, onde as ideias surgiam.

O que você diria para os es-tudantes de Jornalismo que pretendem seguir carreira no humor?

Criem um blog e experimen-tem todos os estilos de humor lá até se sentirem seguros. O retor-no demora muito. Mas a vanta-gem é que vocês podem conciliar com outra profissão até que apa-reça a oportunidade certa.

No fim dos anos 80, nasceram duas pro-messas de sucesso humorístico, uma na televisão, chamada Casseta e Planeta,

e outra em Caxias do Sul, que ganhou o nome de Denise Dambros. Em 2011, nasce uma par-ceria entre esses dois talentos. Denise, 23 anos, formada em jornalismo pela Universi-dade de Caxias do Sul (UCS), é a mais nova integrante na Redação Online dos Cassetas.

Na Universidade, desenvolveu seu gosto pelo (bom) humor em um programa de rádio chamado Brega Show. Depois migrou para o twitter, onde ganhou visibilidade nacional, com o perfil @Deeercy e foi convidada para participar do projeto @Na_Kombi, criado pelo publicitário Silvio Lachtermacher e o jornalis-ta Ulisses Mattos, ambos editores da Revista M..., do Rio de Janeiro.

O perfil @Na_Kombi fez tanto sucesso que virou livro e foi ali que a equipe do Casseta e Planeta “descobriu” Denise. Na entrevista concedida à Informa, ela fala de sua trajetó-ria, do Rio de Janeiro e dos tempos que pas-sou na Universidade:

Quando descobriu que tinha jeito para o humor?

Com três anos já implorava para minha mãe me levar ao circo, além de assistir a pro-gramas de TV (que eram poucos na época). Acho que a ficha caiu durante o Brega Show, quando percebi que era possível também criar piadas. É claro, descobri que tenho mais graça escrevendo do que falando.

Antes do Brega Show já havia trabalhado com humor?

Sim. Participei da Escola de Circo da UCS, com o saudoso Palhaço Pirilampo. Animei fes-tas infantis e até fiquei fazendo palhaçadas em frente às lojas para conseguir clientes. Também fiz uns sete anos de teatro, mas nada profissional.

De onde surgiu Deeercy? Foi uma brincadeira com o meu nome.

Sempre usei “Deee” no MSN. “Deeestempe-rada”, “Deeesconsertada” e quando a Dercy morreu, coloquei “Deeeercy”. Ficou assim até hoje.

Como foi ser uma das colaboradoras do livro Na Kombi de Silvio Lach e Ulisses Mat-tos?

Foi muito gratificante, porque, apesar de ser um projeto simples, abriu espaço para muita gente. Alguns dos nomes que partici-

Denise investe no (bom) humor

Sugestão de Leitura

Na KombiAutor: Silvio Lach

Autor: Ulisses Mattos

Editora Leya Cult, 2010. 128 p.Twitter: @Deeercy Facebook: Denise Dambros Meadiciona: deeercy

O estudante de Comunicação Social da UCS Michael Susin embarcou para Cuba no ano

passado junto com outros 370 jor-nalistas (11 deles brasileiros) e fez imagens que foram mostradas na exposição “Cuba: um olhar sobre a sociedade”, em Caxias do Sul. A viagem foi um convite da Asso-ciação Cultural José Marti-RS, do Instituto Cubano de Amistad com Los Pueblos (ICAP) e reuniu profis-sionais de 56 países.

Com o objetivo de mostrar para os brasileiros um pouco da vida dos cubanos - que há décadas enfren-tam um embargo econômico dos EUA - as fotos que registraram o cotidiano de Cuba foram expostas no Centro de Convivência da UCS em abril deste ano.

Susin contou que o povo de Cuba, além de ser muito pareci-do com o brasileiro, foi receptivo e acolhedor e tratou os visitantes como verdadeiros irmãos. “Após a viagem passei a acreditar que é possível ter qualidade de vida sem ter dinheiro”, contou o estudante.

A resposta do público foi positi-va, afirmou Susin:

Como você se sentiu por estar entre os jornalistas escolhidos?

Privilegiado. Eu fui persistente e insisti muito para conseguir esse convite, e quando consegui essa oportunidade, foi muito bom e gratificante.

Retratos da vida em CubaAluno de Comunicação expôs fotos na Universidade

Quando eu fui convidado e fui para Cuba já era com o intuito de realizar a exposição fotográfica depois, era para mostrar para os brasileiros a situação que Cuba estava viven-do com o embargo. É um cotidiano difícil e, mesmo assim, eles conseguem ter qualidade de vida elevada.

Você lembra de algum fato que o tenha marcado durante a viagem?

Na verdade, tive vários momentos ines-quecíveis. Um dia, conversei com uma se-nhora, uma antiga guerrilheira. Quando ela se referia à história do país, sempre mani-festava amor com relação às conquistas do passado. E uma frase que ela disse e eu não vou esquecer é: “Se existe um mundo me-lhor, esse mundo é Cuba”.

A professora da UCS Marlene Branca Sólio (foto) lançou a reedi-ção de seu livro Jornalismo Orga-nizacional: Produção e Recepção, resultado da sua dissertação de mestrado e destinado a jornalis-tas, profissionais ligados à gestão de pessoas e estudantes.

A obra examina o ambiente or-

ganizacional, o que é o jornalis-mo organizacional, como fazê-lo e o papel do jornalista. Analisa também o material de divulga-ção produzido para os funcio-nários e investiga como ocorre a recepção das informações, examinando os desafios do fazer jornalístico.

A professora é autora de ou-

tros livros: Comuni-cação, Psicanálise e complexidade: abordagem sobre as organizações e seus sujeitos e Violência: um discurso que a mídia cala.

Professora relança livro sobre jornalismo organizacional

A exposição “Cuba: um olhar sobre a sociedade” é o Como surgiu a ideia da mos-tra?

Michael Susin

“Acredito que é possível ter

qualidade de vida sem ter

dinheiro”

Um espaço para criar e aprender

6

Lançamento do Núcleo de Criação Audiovisual dá início às atividades de integração CECC-Cetel

Alunos, professores, gestores, fun-cionários, todos estavam convida-dos. As portas internas que ligam o

Centro Educativo de Teledifusão (Cetel) ao Bloco T se abriram. A inauguração do Núcleo de Criação Audiovisual firmou a parceria realizada entre o Cetel, repre-sentado pela UCSTV e UCSFM, e o Centro de Ciências da Comunicação (CECC), que envolve as habilitações em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Pú-blicas e o curso de Tecnologia em Foto-grafia.

A integração do ambiente acadêmi-co e dos veículos de comunicação foi o objetivo inicial de existir uma televisão e uma rádio na Universidade. Segundo o reitor Isidoro Zorzi, as ferramentas de comunicação mostram a instituição à sociedade e à região, além de servirem para que os alunos qualifiquem sua for-mação. “A solenidade marca a reativa-ção de uma união que sempre existiu”, afirma Zorzi.

A expectativa, daqui em diante, fica por conta dos alunos, que aguardam o momento de usufruir o espaço como pla-taforma de aprendizagem. O estudante de Jornalismo Marcos Camargo acredita que o Núcleo propicia a oportunidade da criação de novos conteúdos, que pode-rão ser exibidos inclusive em rede na-cional, mediante parceria realizada com o canal Futura. “É a chance que temos de produzir um material de qualidade e mostrar nossas ideias para quem quiser ver”, comenta.

Além de buscar inovação em diferen-tes mídias, os acadêmicos podem enca-rar as atividades como um desafio prévio do mercado de trabalho.

Um ponto de intersecção entre os dois complexos, assim se pode pensar o Nú-

cleo de Criação Audiovisual. Conforme a diretora do CECC, Marliva Vanti Gonçalves, o espaço envolve o sentimento de união, de encontro e exe-cução. Emocionada, ela disse não haver palavras que ex-pressassem a importância de existir um elo entre os dois complexos. “Nós queremos e vamos nos sentir de fato in-tegrados com o Cetel a par-

tir do lançamento do Núcleo”, ressaltou.

A abertura parece que, de fato, já aconteceu. Coordena-dora de Jornalismo na UCSTV, Juliana Wexel, mostrou que as mídias aguardam os alu-nos para uma troca de expe-riência entre quem ainda está estudando e quem já está no mercado há muito tempo. Ju-liana acredita que a academia

Cerimônia de lançamento do Núcleo contou com a presença do reitor da UCS, Isidoro Zorzi (C, acima), da diretora do CECC, Marliva Vanti Gonçalves (E), do diretor geral da UCS TV, Jacob Hoffmann, alunos, professores e funcionários

“É a chance que temos de produzir um material de qualidade e mostrar

nossas ideias”

Um espaço para criar e aprender

7

Lançamento do Núcleo de Criação Audiovisual dá início às atividades de integração CECC-Cetel Um debate esperançoso, re-alizado na noite de 5 de maio, marcou o primeiro

encontro da nova parceria UCSTV e Canal Futura. Com transmissão ao vivo para Caxias do Sul e re-gião, o programa Estúdio Aberto da UCSTV contou com a presença do reitor Isidoro Zorzi, do diretor-geral da UCSTV, Jacob Hoffmann, da diretora-geral da Fundação Futura, Lúcia Araújo, do gerente de programação, João Alegria, e da gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Futura, Mônica Pinto.

A atividade proporcionou não somente aos alunos de Comunica-ção da UCS, como à comunidade caxiense, um momento de expec-tativa com a nova parceria e, ao mesmo tempo, a certeza de com-promisso firmado com o conheci-mento e a cultura.

“O Canal Futura é fruto de re-lacionamentos, é uma instituição que constrói pontes com as uni-versidades. Sempre frisei: somos pequenos de tamanho, mas com ambições muito grandes”, afir-mou Lúcia. Na opinião do reitor da UCS, a parceria entre as duas instituições qualificou muito a programação da UCSTV. “O Canal Futura plantou uma semente num solo fértil.” Mônica ressaltou o objetivo da parceria, que é estar o tempo todo construindo “novi-dades e possibilidades para que

haja uma circulação de conheci-mento e de saberes.”

De maneira geral, no meio te-levisivo o entretenimento colo-cou o conhecimento e a cultura em segundo plano. Segundo Ale-gria, a missão do Futura é rein-ventar a TV brasileira. “Devemos fugir do conceito padrão de fazer jornalismo. Abrimos espaço para as universidades, pois nelas as ideias estão frescas, esperando uma chance para fazer sucesso.”

A construção dessa nova parce-ria propicia aos alunos, sobretudo de Comunicação Social, da UCS, uma experiência única de parti-cipar e sentir como é fazer parte de uma grande instituição como o Canal Futura. A diretora do Cen-tro de Ciências da Comunicação (CECC), Marliva Vanti Gonçalves, comentou sobre o que representa a nova parceria: “Para os alunos, é crescimento, oportunidade. É também a chance de viver a Uni-versidade de uma maneira dife-renciada”.

A animação do evento ficou por conta do projeto Ccoma, com música tradicional e ao mesmo tempo inovadora, que mistura jazz contemporâneo com música eletrônica. Após o encontro, hou-ve um debate com a plateia, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre os pontos da parceria.

Informação e cultura na TV

sintetiza o momento e o lugar certos para se experimentar e criar novas perspectivas dentro da comunicação. “Tenho fé de que esse espaço vai ser palco de muita produção de conheci-mento”, afirma.

Os veículos televisão e rádio são definidos pelo vice-reitor da Universidade, José Carlos Köche, não apenas como canais de transmissão, mas como la-boratórios, onde se processam e executam ideias, transfor-mando-as em projetos.

“A academia precisava des-se espaço”, avalia. Para Jacob Hoffmann, diretor-geral do Cetel, vale trabalhar no que pode ser feito e pensado a par-tir de agora. “Que se abram os corações para termos um sen-timento muito importante de afetividade, de integração, de contribuição e construção”, pede o professor.

Para demonstrar a união que se inicia, nada melhor do que exibir alguns trabalhos frutos da existência de um Núcleo de Criação Audiovisual. Uma vinheta produzida pelo aluno Daniel Andreas Netto Albrecht, integrante da Agência Experi-mental de Comunicação (AEC), para o programa Ação e Diver-sidade foi mostrada logo após os discursos.

Finalizando a cerimônia, a saída do Estúdio A da UCSTV foi realizada pelo corredor que une os dois Blocos, encerrando na porta de acesso ao Bloco T.

Apresentadora Viviane, Alegria e Hoffmann no programa “Estúdio Aberto”

A vinheta foi produzida pelo

aluno Daniel Albrecht, da AEC

Ele chegou.

de Ciências da Comunicação

da UCSO Portal do Centro

Ele chegou.

de Ciências da Comunicação

da UCSO Portal do Centro

Com uma mochila nas cos-tas e uma câmera na mão,

o jornalista Luís Nachbin viaja pelo mundo. A sua última para-da no Sul do país foi em Caxias, para um bate-papo na UCSTV, no dia 12 de maio.

Apresentador do programa “Passagem Para” fez palestra na UCS

Participaram alunos e profes-sores da Comunicação. O jor-nalista relembrou suas via-gens, aventuras e situações inusitadas vividas em diver-sas partes do mundo.

O encontro foi mais uma parceria entre a UCSTV e o

As aventuras de

Jornalismo e política

O dia a dia de um editor de jornal e os bastidores de uma grande reporta-

gem foram o foco da palestra da jornalista Dione Kuhn, na UCS. Editora de Política do diá-rio Zero Hora, Dione falou para alunos de Comunicação Social no dia 4 de maio, no auditório do Bloco E da Universidade.

Como repórter, Dione rece-beu os prêmios Embratel e ARI de Jornalismo, com uma série de reportagens sobre os 40 anos da Legalidade. Autora do livro-reportagem Brizola, da Legali-dade ao Exílio, Dione revelou como resgatou e aprofundou aspectos inéditos sobre a cam-panha da legalidade, liderada

por Brizola em 1961. Também teve acesso a detalhes de seu exílio de 15 anos, a partir de depoimentos exclusivos con-cedidos pelo ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro.

A palestra da jornalista de ZH fez parte das comemora-ções do aniversário do jornal gaúcho, que completou 47 anos no dia 4 de maio.

Parceria da UCSTV e Canal Futura trouxe jornalista Nachbin à Universidade

NachbinCanal Futura, onde Nachbin apresenta o programa “Passagem Para”, um proje-to com linguagem jornalística original e inovadora. O jornalista é um dos pionei-ros dessa nova forma de fazer jornalis-mo. Já trabalhou como repórter da rádio Tamoio, TV Educativa e Globo.

A ideia de vender matérias com esse formato jornalístico iniciou em uma via-gem à Índia, em 1997. Ele levou ape-nas uma câmera e ideias para produzir reportagens sobre o país. A partir daí, começou a produzir e vender suas maté-rias, sempre com o formato de um via-jante com uma câmera nas mãos. Des-de 2003, Nachbin apresenta o programa “Passagem Para”.

Formado em Economia pela UFRJ, Jornalismo pela PUC-Rio e mestre em Rádio e Televisão pela San Francisco State University, Califórnia, Nachbin também é professor no Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. No en-contro com alunos da UCS, mostrou um episódio inédito de sua última viagem, que será exibido no seu novo programa “Entre Fronteiras”.

Palestra da jornalista de ZH Dione Kuhn, na UCS, foi transmitida ao vivo pelo twitter (abaixo)

10

especial, o programa veiculou os trabalhos vencedores das catego-rias Radiorrevista e Radiofoniza-ção de Textos Literários.

O júri que avaliou os traba-lhos foi composto pelo jornalista Antônio Goulart, representante da Associação Riograndense de Imprensa (ARI); pelo publicitário Wanderley Ruivo, da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert); pelo jorna-lista Arfio Mazzei, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e pelo radia-lista Everton da Silva Quadros, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão; além do jornalista Luís Augusto Campello Dill, representante da rádio FM Cultura.

A premiação tem o apoio da Associação Riograndense de Im-prensa (ARI), da Associação Gaú-cha de Emissoras de Rádio e Te-levisão (Agert), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Rio Grande do Sul. A pro-moção é da FM Cultura e Fundação Cultural Piratini.

O trabalho radiofônico O Pequeno Prín-cipe, das alunas do curso de Comu-nicação Social - Relações Públicas da

UCS, conquistou o primeiro lugar na catego-ria Radiofonização de Textos Literários do 19º Prêmio Unirádio FM Cultura. Produzido em 2010 pelas estudantes Ana Paula Goin, Jéssica Francine Knopp, Joanna da Motta Ro-meu e Kelem Zilli, na disciplina de Técnicas de Rádio, com a supervisão da professora Leyla Coimbra, a releitura narrativa foi ao ar no programa Unirádio, que é transmitido todos os sábados, da 13h30min às 14h, na 107,7 Mhz.

O prêmio mostra o resultado de uma dis-ciplina. Segundo a professora Leyla, o obje-tivo é levar para as escolas o trabalho ra-diofônico e que, ao ouvir, o aluno busque o livro e comece a ter gosto pela literatura. A solenidade de entrega do 19º Prêmio Uni-rádio ocorreu no dia 26 de abril, no estúdio principal da TVE. A ocasião também marcou o lançamento oficial da edição comemorati-va aos 20 anos do Prêmio Unirádio, que será realizada em 2012. A solenidade contou com a presença do presidente da Fundação Cul-tural Piratini, jornalista Pedro Osório, e da secretária de Comunicação e Inclusão Digital do estado, Vera Spolidoro.

Além da UCS, disputaram prêmios nas di-ferentes categoria do 19º Unirádio FM Cultura o Centro Universitário Feevale, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Passo Fundo (UFP), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). No dia 30 de abril, em edição

UCS vence Prêmio Unirádio

As alunas Ana Paula, Jéssica, Joanna e Kelem e a professora Leyla (C) momentos após receberem o prêmio, em Porto Alegre

Trabalho faz releitura da obra O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry

Palavras de sabedoria O Pequeno Príncipe, de Sain-

Exupéry, continua encantando gerações e ajudando pessoas a vencerem problemas difíceis na vida afetiva ou no trabalho. É uma parábola sobre a esperan-ça, que oferece mensagens posi-tivas como:

“O que embeleza o deserto é que ele esconde um poço em al-gum lugar.”

“Tu te tornas eternamente res-ponsável por aquilo que cativas.”

“Se tu queres um amigo, cati-va-me!”

“A gente corre risco de chorar um pouco quando se deixa cati-var.”

“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.”

“Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importan-te.”

“As pessoas grandes não com-preendem nada sozinhas, e é can-sativo para as crianças estar a toda hora explicando.”

GABRIELA ROSSETTI

tercom. A organização do evento exigiu a união e dedicação dos alunos da Agência Experimental de Comunicação e de quase 400 alunos dos cursos de Comunica-ção que, voluntariamente, con-tribuiram para que o congresso fosse bem-sucedido.

Segundo a coordenadora re-gional do Intercom Sul, a pro-fessora da UEL Zilda Andrade, foram mais de 150 aceites na Expocom, 180 na Intercom Jr. e 120 nas Divisões Temáticas. Zilda afirma ainda que a realização do evento nas grandes regiões do país demonstra o quanto a área da Comunicação está se expan-dindo por todo território nacio-nal, atuando com a mesma força com que atua na Região Sudeste, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Em 2012, o Intercom Sul será realizada em Santa Catarina, na Unochapecó.

11

UCS no IntercomAlunos e professores foram a Londrina

Participar do Intercom, o maior congresso na área da Comunicação do país, já faz

parte da tradição da UCS. Com uma turma de 27 pessoas entre professores e alunos de Jornalis-mo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Fotografia, a Instituição foi representada no evento que ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de maio em Londrina, no Pa-raná. A realização do Congresso foi uma parceria entre a Universidade do Norte do Paraná (Unopar) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Com o tema “Quem tem medo de Pesquisa Empírica?”, o encon-tro teve como objetivo esclarecer o estudo da comunicação como função social e demonstrar para a comunidade acadêmica a relevân-cia do aprofundamento teórico das Ciências da Comunicação.

“A grande dificuldade dos pro-fessores é apresentar a importân-cia da teoria em uma área em que o domínio da técnica é fundamen-tal”, afirma a presidente cientí-fica da Intercom, Marialva Carlos Barbosa.

No ano passado, a Universida-de sediou a etapa nacional do In-

Chegou o FrispitFrispit, o novo portal do Curso de Comu-

nicação Social da Universidade de Caxias do Sul foi inaugurado no dia 23 de maio. O ambiente virtual conta com diversas mí-dias, como o Frispit TV com transmissões ao vivo de eventos e palestras via WEB; o Fris-pit Rádio, com clássicos e lançamentos do pop/rock, além é claro, de informação, e o Frispit Revista, que valoriza reportagens dos alunos. Alimentado pela Agência Experimen-tal de Comunicação, o Frispit abre espaço para que os estudantes de Jornalismo, Pu-blicidade e Propaganda, Relações Públicas e Fotografia possam ter seus trabalhos divul-gados. Acesse este novo conteúdo no portal: www.frispit.com.br. (Eduardo Borile Junior)

A Semana Interna de Prevenção de Aci-dentes do Trabalho (Sipat) ocorreu em maio, na UCS, com o tema “Harmonizando mente e trabalho”. A Sipat é uma iniciativa da Comis-são Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). A diretora do CECC, Marliva Vanti Gonçalves abordou o tema “Comunicar é mais do que ouvir e falar”. Durante a semana, ficaram no Bloco H profissionais da Unimed para realizar exames de pressão e massagem shiatzu. (Ál-varo Bernart Filho)

Verba para o CECC

Durante Asssembleia de Alunos, promovi-da pelo Centro de Ciências da Comunicação (CECC), pelos alunos de Fotografia e pelos DAs de Jornalismo, RP e PP, no início de maio, o reitor da UCS, Isidoro Zorzi anunciou uma verba de R$ 2 milhões destinada a in-vestimentos no CECC. Além de aprimorar os cursos, um dos principais desafios que a UCS terá este ano é chegar em dezembro com re-ceitas e despesas em equilíbrio, afirmou ele. (Gesiele Lordes)

“Quem tem medo de Pesquisa Empírica?” foi o tema do congresso

Assembleia reuniu alunos no prédio “E”

Prevenção de acidentes

Zilda destacou que o estudo da Comunicação se

expande pelo país

CETEL E CECCUMA EXPLOSãO

DE IDEIAS

Foto: Priscylla Xavier

Foto: Ramon Munhoz

Foto: Camila Petri

Foto: Roberta da Silva

Os alunos do Curso de Tecnologia em Fotografia colocaram em prática a proposta da disciplina de Fotografia e Natureza, ministrada pela professora Myra Gonçalves. A turma clicou os animais e aves durante uma visita ao Zoológico de Gramado. O Gramadozoo foi inaugurado em setembro de 2008 e tem como pilares o bem-estar animal, pesquisa, educação e conservação ambiental.