cfm informa maio 2015

6
0800-127111 Nós preferimos CFM informa Edição nº 100 | Maio 2015

Upload: agrocfm

Post on 31-Jul-2015

212 views

Category:

Technology


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CFM Informa maio 2015

0800-127111Nós preferimos

CFMinforma

Edição nº 100 | Maio 2015

Page 2: CFM Informa maio 2015

0800-127111Nós preferimos

Edição100Comemoramos neste mês a 100ª edição do CFM Informa. Essa publicação foi criada em abril de 2006 para ser um canal de comunicação mais ativo da CFM com os clientes e o mercado, levando não apenas informações do nosso programa de melhoramento genético, mas também da pecuária brasileira, dicas técnicas, agendas, resultados dos parceiros. Tudo isso para que o cliente da CFM tenha em mãos mais dados para tomar as decisões na fazenda – não só de compra de touros.

Page 3: CFM Informa maio 2015

0800-127111Nós preferimos

Uma edição especial merece conteú-do diferenciado. Assim, aproveitamos a participação da CFM no 4º Road In Farm para conversar com clientes, técnicos e especialistas em pecuária e ouvir o que pensam sobre o nosso

programa.A visita foi excelente. Nesta 4ª edição foram mais de 70 pessoas presentes, e desde o início a CFM já recebeu mais de 250 pecuaristas, técnicos e jornalistas em todas as edições, que

conheceram de perto programas de melhoramento genético do Noroes-te Paulista. O roteiro completo durou quatro dias.A CFM apoia esta iniciativa, idealiza-da pela Central Leilões, desde a pri-

meira edição. Além de mostrar o seu trabalho aos participantes, também é uma ótima oportunidade para conhe-cer melhor os clientes, seu negócio e saber como a CFM pode ajudá-los a ter uma pecuária mais lucrativa.

Tudo sobre a Visita à Fazenda São Francisco no Road In Farm

Page 4: CFM Informa maio 2015

0800-127111Nós preferimos

A CFM recebeu os participantes do Road In Farm na Fazenda São Francisco, em Madga (SP). Lá, o coordenador de pecuária Luis Adriano Teixeira fez uma apresentação sobre o programa de melhora-mento genético da CFM, ressaltando os pilares do trabalho realizado pela empresa há mais de três dé-cadas e meia: Seleção Massal com foco econômico e mais produtividade em condições de campo.

para a equipe dos profs. José Bento Ferraz e Joanir Eler, da USP – Pirassununga, que compilaram as informações zootécnicas e retornam com as DEPs – resultado da avaliação genética - chegando aos 1,8 mil melhores touros jovens Nelore CFM CEIP, que serão colocados à venda a partir do Megalei-lão, nos dias 13 e 14 de agosto de 2015.

“Temos um objetivo que vai além do negócio propriamente dito. Trabalhamos para construir uma relação de confiança com nossos clientes. A seleção da CFM é focada nas características de valores

econômicos significativos para o produtor, como ganho de peso, rendimento de

carcaças e precocidade sexual, diminuindo a idade ao abate dos bois gordos e, assim,

gerando ganhos econômicos para os parceiros”, explicou Luis Adriano.

“Mais uma vez, a CFM deu um show na visita do 4º Road In Farm. Foi uma programação muito informativa, que

esclareceu dúvidas e apresentou a essência do programa de melhoramento genético

da CFM. O Road In Farm objetiva integrar a cadeia da carne bovina e promover uma importante troca de informações sobre a pecuária. Como aconteceu na CFM, que sem dúvida despertou muito interesse dos pecuaristas, técnicos e jornalistas participantes, conseguimos mostrar

quanto a qualidade genética potencializa os resultados produtivos das fazendas”,

comentou Lourenço Campo, proprietário da Central Leilões.

Programação na Fazenda São Francisco - Magda, SP

O ponto alto da visita foi a visita a campo para olhar e inspecionar os garrotes candidatos a tou-ros da próxima safra. Nessa época do ano, o tra-balho da CFM está concentrado no fechamento da avaliação dos machinhos. Os dados seguem

Page 5: CFM Informa maio 2015

0800-127111Nós preferimos

Com a palavra, os participantes do Road In Farm“O mercado de genética vem passando por uma transformação muito grande nos últimos anos, com crescimento muito forte dos animais para cruzamento industrial. Nesse cenário, os animais provados em programas de melhoramento genético com CEIP ganham espaço. É o caso do Nelore CFM. Os produtos CFM e a confiança na marca, cada vez mais forte e com profunda seleção genética, vêm se destacando no mercado. Os pecuaristas sabem que vão incorporar ao plantel características importantes, como ganho de peso, fertilidade e precocidade adquirindo a genética CFM. Pontos chave para o sucesso na engorda dos machos e das fêmeas de reposição”.

“Sempre admirei o trabalho da CFM e já uso sua genética há muito tempo. O foco é a produção e não a beleza racial. A metodologia de avaliação da CFM é confiável e este é o motivo para usá-la no Mato Grosso. A produtividade, a habilidade materna, a precocidade e o ganho de peso pós desmama são características fortes na genética CFM. Os animais possuem um padrão, têm porte mediano. O touros que usamos no repasse das fêmeas transmitem essas características fundamentais às futuras matrizes de reposição”.

“A CFM foca o seu trabalho na produtividade, em rendimento de carcaça no frigorífico. É um gado que projeta lucratividade ao criador, finalizando, rentabilidade com produtividade. Em relação à situação fenotípica, me agrada as características do gado CFM, como costelas, ossatura, estrutura de membros. Em termos de avaliações, o banco de dados da empresa é muito rico, com informações genéticas que ajudam os pecuaristas a atingir os objetivos que deseja”.

Edgar NagleAG Brasil Inseminação Artificial

Renato GirottoRG Genética (MT)

Nilson ArrudaMato Grosso

Page 6: CFM Informa maio 2015

0800-127111Nós preferimos

“A essência da seleção da criação de bovinos está calcada na seriedade. À medida que você seleciona, absorve informação e as incorpora em um banco de dados. No passo seguinte, esse conhecimento chega em produtos superiores. É o caso da CFM. O ponto de destaque do programa de melhoramento da CFM é a seriedade. Não se faz programa de melhoramento sem grupo de manejo definido, sem aparatos tecnológicos, pesquisas por trás. A CFM tem todos esses aspectos e uma equipe de extrema competência analisando esses dados e possibilitando que essas informações cheguem com qualidade ao mercado e seus clientes”.

Walter DominguesWDS Zootecnia Assessoria em Pecuária

“Nós trabalhamos exclusivamente com cria e, por isso, acompanhamos com muito interessa a evolução genética na pecuária. Uma oportunidade indiscutível é ter touros da CFM. São reprodutores altamente qualificados. Além de tudo, há o programa de melhoramento genético, que nos traz um grande ganho. Nosso gado vai para o abate com 20 meses de idade; desmamamos bezerros com 280 a 300 kg e uma precocidade que nos dá um retorno muito rápido. Vejo isso com grande importância de se trabalhar com uma excelente genética, como a da CFM”.

Paulo Roberto Artioli (MS)

“Há cinco anos, quando iniciamos nosso projeto de melhoramento, nosso gado era muito tardio. As novilhas emprenhavam numa idade muito avançada. Quando entramos com os touros CFM, já na primeira safra, no desmame, percebemos que o peso das fêmeas aumentou bastante. Com isso, ganhamos muito tempo para o primeiro trabalho. Foi uma redução drástica, para praticamente de 15 meses. Esse fato se destacou e fez com que nos interessássemos ainda mais pela genética CFM. O ponto forte da CFM é a consistência e a transparência que vimos nesta visita. É um investimento de qualidade e com retorno garantido”.

Marcelo Ribas TemporimFazenda FazCarne (MT)

“Eu conheço a CFM há muito tempo. Conheço os touros, a genética, a fazenda e o pessoal. Sei o resultado gerado pela CFM e sempre compramos touros baseados em números. Essa visita à CFM é importante para acompanhar a evolução, que é incontestável. Quanto ao programa de genética da CFM, o importante é a produção. Trabalhar com CEIP, para quem quer números, é imprescindível. E a CFM é muito tradicional, tem números consistentes. A empresa possui um rebanho de alta qualidade e extremamente útil para quem deseja comprar touros com genética superior”.

Breno BarrosBR Pec (MS)